informativo aserv edicao 114 maio junho web · 2018-05-16 · profissionais e o código de ética...

8
Edição nº 114 Informativo ASERV Mai/Jun 2018 Associação Serrana das Empresas da Reparação Veicular Combustíveis e Lubrificantes Ligue-se na ASERV (54) 8407.5586 ASERV selou uma parceria com a Martins & Polidoro para a prestação de assessoria e consultoria jurídicas. Parceria jurídica Mulher em Foco Mais uma edição do Evento Mulher em Foco realizada com muito sucesso. O evento foi pensado especificamente para elas que fazem parte do dia a dia da ASERV, elas que além de cuidar da casa e família também são mulheres de negócios. A ASERV fez parceria com o projeto Mão Amiga, a fim de auxiliar no conserto de duas Parati. Os carros foram doação, mas precisam de reparos. Duas mecânicas, associadas da ASERV, se dispuseram a fazer a avaliação e o conserto gratuitamente, tendo em vista o trabalho que o projeto Mão Amiga realiza. A partir de agora, haverá um rodízio entre as empresas para a realização dos reparos, quando houver necessidade. A parceria será pelo período de um ano, com grande possiblidade de que seja Parceria com Mão Amiga ampliado o tempo, pois o projeto Mão Amiga necessita de ajuda.

Upload: truonghanh

Post on 11-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Edição nº 114

Informativo

ASERVMai/Jun

2018Associação Serrana das Empresas da Reparação Veicular

Combustíveis e Lubrificantes

Ligue-se naASERV (54) 8407.5586 ASERV selou uma parceria com a Martins & Polidoro

para a prestação de assessoria e consultoria jurídicas. Parceriajurídica

Mulher em FocoMais uma edição do Evento Mulher em Foco realizada com muito sucesso. O evento foi pensado especificamente para elas que fazem parte do dia a dia da ASERV, elas que além de cuidar da casa e família também são mulheres de negócios.

A ASERV fez parceria com o projeto Mão Amiga, a fim de auxiliar no conserto de duas Parati. Os carros foram doação, mas precisam de reparos. Duas mecânicas, associadas da ASERV, se dispuseram a fazer a avaliação e o conserto gratuitamente, tendo em vista o trabalho que o projeto Mão Amiga realiza. A partir de agora, haverá um rodízio entre as empresas para a realização dos reparos, quando houver necessidade. A parceria será pelo período de um ano, com grande possiblidade de que seja

Parceria com Mão Amiga

ampliado o tempo, pois o projeto Mão Amiga necessita de ajuda.

2

Palavra da Diretoria

Informativo da ASERV - Maio/Junho 2018

Excelência em motores

Retífica e peças para todasas marcas de motores

BR 116, Km 148, nº [email protected]

www.retificadoracaxiense.com.br

(54) 2101.6400

É indiferente se somos proprietários ou funcionários. São muitas as demandas para assumirmos uma posição de sucesso. Ser qualificado, ter conhecimentos técnicos, dons, talentos, facilidade de relacionamento interpessoal, saber trabalhar em equipe, ser flexível e de boa comunicação – estas são algumas das qualidades que a sociedade espera e valoriza em um profissional.A conquista da credibilidade no meio profissional depende muito mais que isso, assumir uma postura ética seguindo padrões e valores é fundamental.O código de ética profissional se apresenta como um conjunto de normas que devem ser utilizadas pelos profissionais no exercício do seu trabalho, seguindo os princípios determinados pela sociedade e seu grupo de trabalho.Na Medicina, o código de ética, por exemplo, descreve: “O presente código contém as normas éticas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício da profissão, independentemente da função ou cargo que ocupem.”Na reparação automotiva, bem como na Medicina, os deveres e responsabilidades no desempenho da função merecem destaque, porque ambos estão relacionados com vidas onde erros podem gerar problemas e riscos para todos os envolvidos.Nas oficinas, frequentemente, efetuamos serviços de baixa complexidade e alto grau de responsabilidade. Por mais simples que possa parecer, o serviço deve ser executado seguindo um código de ética. Isso deve ser seguido à risca pelos profissionais e compreendido pelos clientes.Já faz parte do nosso conhecimento a postura ética coerente na reparação – ela não é estática –, alterando-se com o passar do tempo, contudo algumas são primordiais como utilizar apenas peças de alta qualidade, e distribuídas por empresas de reconhecida reputação, efetuar reparação com preço justo e alta qualidade, alertar o cliente sobre manutenção preventiva ou corretiva, corrigindo problemas e falhas, fornecer garantias de mão de obra e peças quando necessário, manter os controles de serviços prestados por pelo menos um ano dentre outras.No passado ressente o restrito acesso à informação fazia com que as pessoas ficassem vinculadas às questões legais que envolvem direitos e deveres dos profissionais e o código de ética ficava em segundo plano. Hoje, com a informação ao alcance de todos, qualquer erro de conduta ou execução será facilmente percebido, podendo comprometer seriamente a carreira do profissional ou empresa, independentemente da área de atuação.Valores morais e éticos corretos só nos fazem prosperar, fazem muito bem aos nossos negócios, nossos empregos e nossa vida. Não nos deixemos levar pelos atuais exemplos políticos ou do famoso jeitinho brasileiro, de condutas questionáveis, que geram passivos indesejados e passam a rotular a vida e os negócios de quem os praticam.Sucesso a todos.

Clademir TrentinDiretor de Divulgação

A ASERV, no dia 22 abril, proporcionou um almoço de confraternização entre os associados, na sede do Meu Galpão em Ana Rech.

Almoçoda ASERV

Informativo da ASERV - Maio/Junho 2018 3

MAIOAR CONDICIONADO AUTOMOTIVOData: 04, 05 e 06/05/2018Carga horária: 28 horasInstrutor: Sérgio

CURSO DE ELÉTRICA BÁSICA, VIDRO ELÉTRICO, TRAVAS E ALARMES AUTOMOTIVOSData: 21, 22, 23, 24, 28 e 29Instrutor: Alexandre MaiaCarga horária: 20 horas

JUNHOAIRBAG E VEÍCULOS HÍBRIDOSData: 15, 16, 21, e 22/06Carga Horária: 13 horas Instrutor: Vinicio Grimalt Pigozzo

JULHOCURSO INJEÇÃO ELETRÔNICA

Programação de cursospara 2018

DOS MOTORES 3 CILINDROSVW (UP E FOX), FORD (KA) E HYUNDAI (HB20)Data: 20, 21 e 22Instrutor: Carlos Alexandre de OliveiraCarga horária: 18 horas

CURSO DE OSCILOSCÓPIO Data: 27 e 28Instrutor: Eloi SchommerCarga horária: 12 horas

AGOSTOINJEÇÃO DIRETAData: 06 a 11/08/2018Carga horária: 32 horasInstrutor: Flávio Xavier

SETEMBROTÉCNICO INJEÇÃO ELETRÔNICAData: 10 a 15/09/2018Carga horária: 32 horasInstrutor: Flávio Xavier

OUTUBROCURSO DE TRANSMISSÕES AUTOMATIZADAS EASYTRONIC DUALOGIC – I-MOTIONData: 05, 06 e 07Instrutor: Carlos Napoletano NetoCarga horária: 27 horas

4 Informativo da ASERV - Maio/Junho 2018

Atividades na ASERV

Ser diferente para fazera diferençaNo dia 06 de março, a ASERV promoveu uma palestra com o tema “Ser diferente para fazer a diferença” que contou com a participação do Master Executive Coach Edelar Schwambach, da Constant Impacto. A palestra direcionada para donos de oficinas mecânicas abordou alguns itens instigar os participantes – Como está indo o seu negócio? Prospere de forma eficiente e Inovar e crescer fazendo mais com menos.

A importância de usar a máquina de efluentes para efetuar a troca de óleo da caixa automática dos veículos, foi o tema da palestra ministrada no dia 12 de março, pelo responsável técnico da Tectino Brasil, Carlos Stern.

Uso da máquina de efluentes

No dia 10 de abril, o auditório da ASERV foi palco para palestra de Medições OBD II -avançado MODO 6, com Waldomiro Silva Neto e Cassio Augusto B. Silva. Os palestrantes também abordaram temas como: novidades

Medições OBD II

A ASERV e a Carburgo promoveram, no dia 17 de abril, a palestra interativa sobre injeção direta de combustível do UP! TSI, transmitida pela TV Oficina VW.

Injeção direta

Rafael Recio, responsável Técnico da Motul, ministrou a palestra do dia 19 de abril, na ASERV. Ricio falou sobre definições e teoria da lubrificação automotiva, aspectos relevantes na formulação do lubrificante compatível com os sistemas de pós-tratamento, princípio do sistema de pós-tratamento, normas e homologações.

Lubrificação automotiva

automotivas – IBOOST e alternadores inteligentes.

Informativo da ASERV - Maio/Junho 2018 5

A ASERV promoveu visita técnica na RHD Indústria Automotiva, que está desde 2008 fornecendo articulações axiais, pivôs de suspensão e terminais de direção para o mercado de reposição nacional. A empresa possui mais de 20 anos de experiência no fornecimento de peças para o setor automotivo, com usinagem própria.

Visita técnica

As empresas associadas tiveram a oportunidade de participar do curso de Atendimento ao Cliente, nos dias 05 e 06 de

Curso de atendimento

Curso de Elétrica Básica, ministrado por Alexandre Maia aconteceu de 02 a 05 de abril, no centro de treinamento da ASERV. O professor abordou: conceitos básicos de elétrica automotiva; alimentação, carga positiva e fuga de corrente; relés universais, relê 5 pinos; funcionamento alarmes automotivo; programação, configuração, instalação e ligação de alarme; fixação de sensores; interface via alarme universal e original; instalação de kit trava elétrica; travamento pulso positivo c/ p negativo; instalação de kit vidro elétrico e sensorização antiesmagamento.

Curso de Elétrica Básica

abril, o curso desenvolveu técnicas de atendimento direcionadas às oficinas mecânicas e também abordou assuntos como: conhecimento de práticas de atendimento ao cliente, sensibilizando a importância da existência de um padrão de excelência em atendimento. O curso preparou os participantes para boa comunicação verbal, bom domínio emocional, com linguagem clara e objetiva, saber ouvir, lidar com objeções, ser conciso e claro no atendimento de reclamações e saber argumentar com os clientes nos atendimentos.

6 Informativo da ASERV - Maio/Junho 2018

Informativo da ASERV - Maio/Junho 2018 7

Rua Henrique Rech, 575 - Bairro Cinquentenário(54) 3026.5000

[email protected]@qualitatautopecas.com.br

Caros colegas, creio que grande parte dos associados da ASERV conhece a nossa oficina, a BV Import. Pudera, neste ano estamos completando 26 anos de existência e o mesmo tempo de membro desta renomada associação. Para os que não me conhecem, meu nome é Ubiratan Caselani Kintschner, sou formado em Engenharia Mecânica pela UCS e sou um apaixonado por automóveis. Muita coisa mudou desde aquele tempo e graças a gestões passadas muito eficientes, e a contínua colaboração de seus associados, a ASERV acabou tornando-se referência, seja pela sua estrutura física ou pelos treinamentos, palestras, seminários e tantas outras atividades por ela organizada. Desde o ano passado, estou morando nos EUA, onde continuo trabalhando com o mercado brasileiro, porém com o segmento de autopeças, mas meu coração ainda bate forte pela mecânica automotiva. Desde que mudei para cá, é constante o questionamento sobre realidades tão diferentes (Brasil – EUA) e, por isso, surgiu a vontade de poder dividir a minha experiência aqui na América do Norte. Por certo poderia fazê-la de diversas maneiras, seja pelo âmbito politico, cultural, religioso e etc. Mas, obviamente, tais assuntos não caberiam discutir dentro desta associação, onde o contexto deve ser estritamente profissional e com foco em veículos. Então, graças ao espaço cedido na revista bimestral da ASERV, nas próximas edições irei partilhar alguns conhecimentos e experiência vividas por aqui e que possam vir a colaborar de alguma maneira ao mundo do reparo automotivo no qual estamos envolvidos e que tanto amamos.

Coluna do Ubiratan

Um grande abraço.Bira

Para muitas pessoas ficar um minuto longe do apa-relho celular é praticamente impossível. No entan-to, além de danos psicológicos, essa dependência pode acarretar em prejuízos no dia a dia no traba-lho e a consequente perda de direitos. A Justiça entende que as empresas podem demitir o colabo-rador que faz uso indevido do aparelho celular e da internet durante o expediente. Nos casos em que os colaboradores continuam desrespeitando as regras da empresa podem ser demitidos inclusive por justa causa, perdendo o acesso a vários direi-tos trabalhistas e prejudicando sua imagem profis-sional no mercado de trabalho. De acordo com artigo 482 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os atos de indisciplina ou insubordinação podem ser caracterizados como atitudes que cons-tituem no desligamento do colaborador por justa causa. No entanto, é importante ressaltar que os empregadores comuniquem toda sua equipe sobre a política e as normas da empresa referente a utili-zação da internet e celulares. Essa postura tornará mais sólida a posição da empresa, caso a decisão de demitir alguém por justa causa venha ser ques-tionada. Dessa maneira, antes de se levar adiante a demissão por justa causa é recomendada a aplica-ção de advertências ou suspensão, uma vez que, tais medidas podem causar consequências educa-tivas. Porém, caso os colaboradores não quiserem aceitar ou cumprir as políticas determinadas pela empresa a demissão pode sera única alternativa.

Uso de celular no trabalhopode resultar em perdas dedireitos dos trabalhadores

NACIONAIS E IMPORTADOS

8 Informativo da ASERV - Maio/Junho 2018

EXPEDIENTE

DIRETORIA DA ASERV

Imagens do Depto. de Comunicação daASERV e divulgação de órgãos.

Presidente: Ismael MaggiVice-presidente: Marcelo de OliveiraSecretária: Andréia FiorioVice-secretária: Cintia ReckziegelTesoureira: Daniela Baggio BandieraVice-tesoureira: Vilma CecconeloDiretor de Patrimônio: Daniela Baggio BandieraDiretores de Cursos: Marcelo Marques e Alexandre MaiaDiretores de Eventos: Cristiano de Araújo, Anderson de França e Elton TrentinDiretor de Divulgação: Clademir Trentin

Conselho FiscalPaulo Calbar, Franco Paolo Dani, Ademir Reckziegel, Raul Atilio D'Ambroz e Ramiro Tissot

REPRESENTANTES DA ASERV NA REGIÃOBento Gonçalves: Adilson PaludoFarroupilha: Marcelo MarquesFlores da Cunha: Gilberto Pagno

3025.1736

A soluçãodenitivaem auto

peças.3022.2020(54)

Shop Car

Freio - Suspensão - Motor - Embreagem Rua Alexandre de Antoni, 105B. Universitário - Caxias do Sul

Distribuidora lubrificantes

www.shopcarvieccelli.com.br www.reveza.com.br