informativo aserv 110 site aserv_110_site.pdf · 2017-07-10 · informativo da aserv - julho/agosto...

8
Edição nº 110 Informativo ASERV Jul/Ago 2017 Associação Serrana das Empresas da Reparação Veicular Combustíveis e Lubrificantes Ligue-se na ASERV (54) 8407.5586 ASERV selou uma parceria com a Martins & Polidoro para a prestação de assessoria e consultoria jurídicas. Parceria jurídica O Supremo Tribunal Federal, nos autos do Recurso Extraordinário nº 574.706, sedimentou a tese de que o valor arrecadado a título de ICMS não se incorpora ao patrimônio do contribuinte e, portanto, não pode integrar a base de cálculo do PIS/Pasep e da COFINS. Tal entendimento se deve pelo fato de que não há como a empresa faturar ICMS ou qualquer outro tributo. Restou entendido que os valores atinentes ao ICMS não são receitas da empresa, mas despesas. Apenas transitam no caixa da empresa, pelo fato de ser um imposto não- cumulativo, mas que ao final, se incorporarão aos cofres públicos, por serem, em verdade, receitas tributárias. O voto da Ministra Carmen Lúcia observou que faturamento tem direta correlação com receita auferida, portanto, ingresso efetivo A inconstitucionalidade da inclusão dos valores pagos a título de ICMS na base de cálculo do PIS e da COFINS de recursos à contabilidade da empresa. Em contrapartida, tributo é despesa, e, portanto, não gera ingresso de receita. Segundo a Ministra Relatora Carmen Lúcia, é descabido considerar que os contribuintes do PIS e da COFINS faturam ICMS. Logo, descabe a incidência da contribuição sobre imposto, mesmo que este seja compensado nas operações subsequentes. Sendo inconstitucional a inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da COFINS, todo contribuinte tem direito de recuperar esses valores pagos indevidamente.

Upload: others

Post on 14-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: informativo aserv 110 site aserv_110_site.pdf · 2017-07-10 · Informativo da ASERV - Julho/Agosto 2017 3 Rua Henrique Rech, 575 - Bairro Cinquentenário (54) 3026.5000 vendas@qualitatautopecas.com.br

Edição nº 110

Informativo

ASERV Jul/Ago

2017Associação Serrana das Empresas da Reparação Veicular

Combustíveis e Lubrificantes

Ligue-se naASERV (54) 8407.5586 ASERV selou uma parceria com a Martins & Polidoro

para a prestação de assessoria e consultoria jurídicas. Parceriajurídica

O Supremo Tribunal Federal, nos autos do Recurso Extraordinário nº 574.706, sedimentou a tese de que o valor arrecadado a título de ICMS não se incorpora ao patrimônio do contribuinte e, portanto, não pode integrar a base de cálculo do PIS/Pasep e da COFINS. Tal entendimento se deve pelo fato de que não há como a empresa faturar ICMS ou qualquer outro tributo. Restou entendido que os valores atinentes ao ICMS não são receitas da empresa, mas despesas. Apenas transitam no caixa da empresa, pelo fato de ser um imposto não-cumulativo, mas que ao final, se incorporarão aos cofres públicos, por serem, em verdade, receitas tributárias. O voto da Ministra Carmen Lúcia observou que faturamento tem direta correlação com receita auferida, portanto, ingresso efetivo

A inconstitucionalidade dainclusão dos valores pagos atítulo de ICMS na base de cálculodo PIS e da COFINS

de recursos à contabilidade da empresa. Em contrapartida, tributo é despesa, e, portanto, não gera ingresso de receita. Segundo a Ministra Relatora Carmen Lúcia, é descabido considerar que os contribuintes do PIS e da COFINS faturam ICMS. Logo, descabe a incidência da contribuição sobre imposto, mesmo que este seja compensado nas operações subsequentes. Sendo inconstitucional a inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da COFINS, todo contribuinte tem direito de recuperar esses valores pagos indevidamente.

Page 2: informativo aserv 110 site aserv_110_site.pdf · 2017-07-10 · Informativo da ASERV - Julho/Agosto 2017 3 Rua Henrique Rech, 575 - Bairro Cinquentenário (54) 3026.5000 vendas@qualitatautopecas.com.br

11/07/2017 – PalestraPalestra Motores 3 cilindros – MTE THOMSON

15 e 16/07/2017 – CursoInjeção Eletrônica Flex Fiat de 2010 a 2014 - Motores Fire Evo e e-Torq - Professor Carlos A. Oliveira

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOUnidades de comando e suas principais estratégias de funcionamento; Estratégias de reconhecimento do combustível; Componentes específicos do sistema flex; Partida a frio por resistores; Sensores; Interruptores; Atuadores; Medições dos componentes; Defeitos mais comuns e como solucioná-los; Equipamentos de teste e medição; Análise de esquemas elétricos.

22/08/2017 – PalestraPalestra Transmissão I-Motion – Carro UP

01 a 03/09/2017 – CursoMotor VW 3 cilindros (UP e Fox) e Motor Fiat e.torqInstrutor Carlos Alexandre de Oliveira – Carga horária: 18 horas – Investimento por aluno de empresas associadas à ASERV: R$ 750,00 (Entrada + 30, 60,90 dias)

30/09/2017 – Workshop ASERV

03/10/2017 – EleiçõesAssembleia e eleições.

7 e 8/10/2017 – CursoInjeção Eletrônica dos motores 3 cilindros - VW (UP e Fox), Ford (KA) e Hyundai (Hb20) - Professor Carlos A. Oliveira

10/10/2017 – PalestraInjeção Direta do Motor EA888 – Carro Jetta 2.0 TSI

22/10/2017 – ConfraternizaçãoAlmoço de confraternização da família ASERV e posse da diretoria, no Salão da Paróquia São José.

2

Palavra da Diretoria

Informativo da ASERV - Junho/Agosto 2017

Excelência em motores

Retífica e peças para todasas marcas de motores

BR 116, Km 148, nº [email protected]

www.retificadoracaxiense.com.br

(54) 2101.6400

A ASERV é nossa!

AGENDA ASERV

Já estamos na metade do ano de 2017 e podemos ver pequena melhora no setor automotivo brasileiro e muitos são os fatores que ainda não deixam a economia brasileira se reestabelecer. A crise política e econômica, citada por muitos brasileiros, acaba interferindo nos demais fatores. Há um receio muito grande por parte de todos de como será o amanhã. Muitas são as dúvidas e as incertezas que pairam em nosso país. E a cada dia surgem novos rumores, novas informações que nos deixam mais preocupados em relação ao que ainda poderá vir.Diante do cenário que estamos vivendo, fica o questiona-mento: será que chegamos ao fundo do poço? Será que ainda poderá piorar? Será que está começando a melhorar? Será que somente em 2018 vamos ter perspectivas? Não encontramos respostas concretas, apenas suposições.Muitas vezes, a desmotivação e o medo do que ainda poderá acontecer faz com que não tenhamos esperança no nosso país. O importante é saber que nosso Brasil é muito rico em todos os aspectos e que precisamos acima de tudo acreditar em nós mesmos e ter fé! Sim, a fé em que ainda seremos uma nação livre de corrupção e digna de gover-nantes íntegros e que nosso país será melhor para as próximas gerações.A ASERV procura disponibilizar mecanismos para que seu associado a utilize da melhor maneira possível. Por isso, que cada vez mais precisamos nos unir como reparadores veiculares, como ASERV! Assim cada vez mais seremos fortes e competitivos no nosso ramo comercial e automotivo.Utilize os benefícios e convênios que a ASERV proporciona aos seus associados. Participe da ASERV! Seja sócio ativo! Vá às palestras, seminários e treinamentos. Participe dos cursos técnicos e eventos sociais. Traga seus colaboradores – eles também fazem parte da família ASERV. Faça valer o que é nosso!

Daniela Baggio BandieraDiretora de Patrimônio e Representante de Farroupilha

Page 3: informativo aserv 110 site aserv_110_site.pdf · 2017-07-10 · Informativo da ASERV - Julho/Agosto 2017 3 Rua Henrique Rech, 575 - Bairro Cinquentenário (54) 3026.5000 vendas@qualitatautopecas.com.br

Informativo da ASERV - Julho/Agosto 2017 3

Rua Henrique Rech, 575 - Bairro Cinquentenário(54) 3026.5000

[email protected]@qualitatautopecas.com.br

Aconteceu em 3 de junho, o Jantar Dançante da ASERV, evento para reunir associados e amigos. A animação ficou por conta da Banta Rota 60, com excelente repertório e no intervalo show com o The Hawk's.

Jantardançante

Em sintonia com a Conaren, a Riosulense também falou sobre Tecnologia de Cabeçotes, ministrada por Jairo Cesar Silva que apresentou dicas importantes sobre a manutenção de motores e cabeçotes.

A Automotore Retífica de Motores, empresa associada à Aserv, trouxe para Caxias do Sul a palestra com o Presidente do Conarem, José Arnaldo Laguna, para falar de Normas Técnicas ABNT para o setor automotivo e também falou sobre as perspectivas do mercado automotivo.

Presidente do Conarempalestra sobre normasda ABNT

Page 4: informativo aserv 110 site aserv_110_site.pdf · 2017-07-10 · Informativo da ASERV - Julho/Agosto 2017 3 Rua Henrique Rech, 575 - Bairro Cinquentenário (54) 3026.5000 vendas@qualitatautopecas.com.br

4 Informativo da ASERV - Julho/Agosto 2017

Atividades na ASERV

Em 4 de maio, a ASERV foi palco de um treinamento que teve como proposta teoria e prática em geometria.O professor Adilson E. da Silva, técnico da SUN, considerou que, para começar a fazer uma geometria, há alguns processos a serem seguidos.Primeiramente, se analisa como está a suspenção do veículo e se deve calibrar os pneus corretamente. É importante, também, fazer o balanceamento das rodas (se estiver muito fora de balanceamento, isso implicará na geometria do carro).Sempre começar o alinhamento pela parte de traseira do carro (acertar o alinhamento traseiro e, após, acertar o dianteiro). Isso é necessário para que se tenha um melhor acerto para não ficar o volante torto. Na questão da cambagem, não se deve colocar esticador para puxar as torres. É importante acertar ou cuidar para não alterar essa cambagem, pois isso pode influenciar na falta de estabilidade e dirigibilidade nas curvas.

Teoria e práticaem geometria

Dia 13/06 a ASERV, por meio de uma parceria com a concessionária Carburgo, transmitiu a palestra sobre Transmissão e Sistema de Tração 4x4 da Amarok, um excelente público prestigiou a palestra.Nosso agradecimento a Carburgo e a TV Notícias da Oficina Wolkswagen.

Transmissão e Sistemade Tração 4x4 da Amarok

Atenção, importante: o Ângulo de KPI-SAI, que é a inclinação do pino mestre, é o responsável para o retorno automático das rodas ao sair das curvas e manobras e mantém as rodas em linha reta.

Page 5: informativo aserv 110 site aserv_110_site.pdf · 2017-07-10 · Informativo da ASERV - Julho/Agosto 2017 3 Rua Henrique Rech, 575 - Bairro Cinquentenário (54) 3026.5000 vendas@qualitatautopecas.com.br

De 20 a 23 de junho, aconteceu na ASERV o Treinamento Bosch que teve como proposta, Gerenciamento de Motor Ciclo Otto – Diagnóstico Eletroeletrônico II – Medições de Diagnóstico, que abordou sistemas de freios ABS, sistemas de controle e estabilidade EPS, controle de tração ASR e sistemas multiplexados.O treinamento foi ministrado pelo professor Ivanaldo Manuel da Silva e teve a participação de 20 empresas da Rede Bosch, muitas delas associadas à ASERV. Segundo Ivanaldo, houve muita interatividade dos participantes culminando em um grandioso evento com muita informação técnica.

Treinamento BOSCH

A aula prática foi realizada em uma Amarok por ser uma geometria completa ter todas as regulagens necessárias para ser mostrado como se executa o trabalho. Também, foram expostos todos os recursos que um aparelho 3D tem e possibilita ao profissional executar os trabalhos com mais eficiência e com resultados mais positivos. Com isso, todos puderam observar e praticar para aplicar a teoria na prática. E, por fim, mas não menos importante, ficou a mensagem de não ter mais espaço para gambiara. Agradecemos à parceria da SNAP-ON Brasil pelo treinamento e BV Imports que cedeu o espaço físico para a realização da parte prática.

Page 6: informativo aserv 110 site aserv_110_site.pdf · 2017-07-10 · Informativo da ASERV - Julho/Agosto 2017 3 Rua Henrique Rech, 575 - Bairro Cinquentenário (54) 3026.5000 vendas@qualitatautopecas.com.br

6 Informativo da ASERV - Julho/Agosto 2017

Tipos de Injeção - Parte 4Por que usar borboletas direcionadas de arno coletor de admissão?

Page 7: informativo aserv 110 site aserv_110_site.pdf · 2017-07-10 · Informativo da ASERV - Julho/Agosto 2017 3 Rua Henrique Rech, 575 - Bairro Cinquentenário (54) 3026.5000 vendas@qualitatautopecas.com.br

Informativo da ASERV - Junho/Agosto 2017 7

Nos Chevrolet Vectra-B, com velocidade constante, ao manter a aceleração parcial, a RPM do motor não estabiliza com falhas de funcionamento.

Dicas de Flavio XavierDica 1

Chevrolet Vectra-B (1997 a 2006)Oscilação de marcha lenta

ESPECIALIZADAS EM VEÍCULOS IMPORTADOS

(54) 3025.1736Freio - Suspensão - Motor

Reveza eShop Car,

unindoforças

paraoferecer

o melhor.Rua Alexandre de Antoni, 105B. Universitário - Caxias do Sul

www.reveza.com.br [email protected] -

(54) 3022.2025 - 3022.2027

Distribuidora lubrificantes

Motor 2.0 8V =sensor BOSCH 0.261.230.013

Motor 2.2 8V/16V =sensor BOSCH 0.261.230.022

Dica 2Toyota Hilux SRV 3.0 e Sw4 3.0

Bomba DENSO HP3 Válvula SCV Pistão da válvula SCV

Examine a aplicação correta do sensor MAP

ao voltar, remover o anel elástico e, com um Bombril, limpar o corpo de pistão.

SÃO COMUNS OS CASOS DE FALHA NESTE PISTÃO, o que ocasiona a perda de controle de pressão interna do rail pela UCE do motor.

Quando apresentar os códigos de falhas:P0088 – pressão no tubo rail distribuidor de combustível excessivamente alta;P1229 – falha no sistema de controle de combustível;P0093 – foi detectada uma vazão de combustível muito grande no sistema de controle.Remova a válvula SCV da bomba e examine o pistão de controle de vazão.Este pistão fica SEMPRE na posição FECHADO.

Pegue a uma chave de fenda pequena e empurre o pistão para DENTRO.O movimento deve ser fácil, ELE TEM QUE IR ATÉ O FUNDO e voltar, onde se apóia em um anel elástico.Se empurrar até o fundo e o pistão TRANCAR

Page 8: informativo aserv 110 site aserv_110_site.pdf · 2017-07-10 · Informativo da ASERV - Julho/Agosto 2017 3 Rua Henrique Rech, 575 - Bairro Cinquentenário (54) 3026.5000 vendas@qualitatautopecas.com.br

EXPEDIENTE

DIRETORIA DA ASERV

Imagens do Depto. de Comunicação daASERV e divulgação de órgãos.

8 Informativo da ASERV - Julho/Agosto 2017