almoço de posse e confraternização da aserv · • abs † air – bag † câmbio automatizado...

8
Informativo da Associação Serrana das Empresas da Reparação Veicular 1 Edição n. 90 novembro e dezembro de 2013 www.aserv.com.br No dia 24 de novembro de 2013, foi empossada a nova diretoria da ASERV. Franco Paolo Dani e seu vice, Volnei Hollas, assumem, ao lado de sua nova diretoria, com um grande desafio: capacitar o associado, concluir a reestruturação e fortalecer a entidade que representa um importante setor da economia. Almoço de posse e confraternização da Aserv Após a cerimonia de posse, a ASERV aproveitou o momento especial, para entregar uma placa homenageando o sr. Aldoir De Morais, do Sebrae, pelo trabalho desenvolvido. Essa parceria tem proporcionado grandes ganhos no setor, e tem auxiliado na gestão de oficinas mecânicas, de autopeças e chapeações. Almoço de posse e confraternização da Aserv

Upload: truongdan

Post on 11-Nov-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Informativo da Associação Serrana das Empresas da Reparação Veicular1

Edição n. 90 novembro e dezembro de 2013

www.aserv.com.br

No dia 24 de novembro de 2013,foi empossada a nova diretoria daASERV. Franco Paolo Dani e seu vice,Volnei Hollas, assumem, ao lado de suanova diretoria, com um grande desafio:capacitar o associado, concluir areestruturação e fortalecer a entidade querepresenta um importante setor daeconomia.

Almoço de posse econfraternização da Aserv

Após a cerimonia de posse, aASERV aproveitou o momentoespecial, para entregar uma placahomenageando o sr. Aldoir De Morais,do Sebrae, pelo trabalho desenvolvido.Essa parceria tem proporcionadograndes ganhos no setor, e tem auxiliadona gestão de oficinas mecânicas, deautopeças e chapeações.

Almoço de posse econfraternização da Aserv

Informativo da Associação Serrana das Empresas da Reparação Veicular 2

A palavra da Diretoria Agenda ASERV

ANO-NOVO!

Mais um final de ano se aproxima e, com ele, operíodo de revisão para as férias. É necessáriagrande atenção por parte dos proprietários nosentido de gerenciar da melhor maneira seunegócio, visto que o setor de serviços vem crescendomuito e sendo mais valorizado, dandooportunidade aos que se especializam e se mantêmatualizados de se destacarem nesse mercado cadavez mais competitivo.

Nesse sentido, um atendimento de qualidade,otimização do tempo, controle administrativo,gerenciamento de custos, a fim de cobrar demaneira justa, mas ao mesmo tempo rentável, e,mesmo com todas as despesas de fim de ano comos funcionários, programar sempre um valor parareinvestir no negócio, com novos cursos eferramental novo para atender aos novos veículos,mostra-se imprescindível para o sucesso daempresa.

Desejo a todos os colegas que tenham sucessoneste período de “safra” e agradeço a participaçãonos eventos deste ano. Reafirmo a importância dapresença do associado nos eventos, cursos, palestras,fortalecendo a entidade e incentivando a ASERVa melhorar cada vez mais como entidade de classe.

Sigo para mais um mandato como presidente,e juntamente com a nova Diretoria, queroagradecer também a colaboração dos patrocinadoresde gestão, que vem tornando possível, a melhorestruturação da nossa sede e dos nossos eventos.Pedimos aos colegas que prestigiem os nossospatrocinadores, dando preferência de compra, já quese tratam de marcas de renomada qualidade.

Um Feliz Natal e Próspero Ano-Novo a todos!

Franco Paolo DaniPresidente da ASERV

• ABS• Air – Bag• Câmbio automatizado• Esquema elétrico e multímetro• Rede Can• Injeção direta;• Análise de gases• Curso de financeiro e gerenciamento

Programe-se!

A Aserv está organizandocursos e palestras para 2014.Participe das atividades daAserv, elas são desenvolvidascom o objetivo de proporcionarmais conhecimento, atualizaçãoe melhorias no segmentoautomotivo. Destacamos:

A norma celetista dispõe que as férias coletivas pode ser concedidas atodos os empregados de uma empresa.

A CLT estabelece algumas regras para que seja possível a concessão deférias coletivas aos empregados, as quais devem ser cuidadosamenteobservadas pelo empregador para que sejam consideradas válidas.

A norma celetista dispõe que as férias coletivas podem ser concedidasa todos os empregados de uma empresa, a um ou alguns estabelecimentosda organização de determinada região, ou ainda, a determinados setoresespecíficos.

Outro requisito que a legislação estabelece como necessário para validaras férias coletivas é que poderão ser gozadas em até 2 (dois) períodosanuais distintos, desde que nenhum deles seja inferior a 10 (dez) diascorridos (art. 139 da CLT).

Assim, também poderão ser consideradas inválidas as férias gozadasem períodos inferiores a 10 dias ou se dividas em 3 (três) ou mais períodosdistintos.

Outros requisitos necessários e situações específicas para que oempregador possa conceder férias coletivas sem correr o risco de pagarmultas em caso de fiscalização, também estão na CLT.

Férias Coletivas – Aspectos legais a serem observados

Valmor LimaContabilidade Veneza Ltda.Rua: Feijó Júnior, 390, Interfone 02 – São Pelegrino, Caxias do SulTelefone/Fax: 3223 4471 – 3028 3389

Informativo da Associação Serrana das Empresas da Reparação Veicular3

Nos dias 24, 25 e 26 de outubro, a ASERV esteve representadapelos Srs. Franco Paolo Dani e Marcelo de Oliveira no 4° Encontro deReparadores de Veículos, na cidade de Sinop (MT). Evento realizadopelo SEBRAE Mato Grosso e que contou com o apoio do SENAI –MT, onde se reuniram empresários da área de reparação de veículosdas cidades de Cuiabá, Rondonópolis, Cáceres, Barra do Garças, AltaFloresta, Lucas do Rio Verde e Sorriso. Também estiveram presentesrepresentantes do Núcleo Estadual de Automecânicas de Santa Catarina,Rio de Janeiro e de Vilhena – RO.

O evento contou com palestras técnicas sobre gerenciamento deoficinas, clínicas tecnológicas, mostra de produtos e serviços, além deum painel onde foram debatidos os avanços que cada associaçãoconseguiu alcançar em prol dos seus associados. Foram expostas ascondições de estrutura da ASERV e sua sede própria, os benefícios emser um associado, as melhorias obtidas pelas oficinas, os avanços na áreada organização e as conquistas para o setor em termos de atualização eaprendizado.

Encontramos um setor que está engatinhando no que tange aoassociativismo, havido pelo conhecimento e pelas melhorias técnicas,mas que já conta, por exemplo, com nota fiscal eletrônica para venda eserviços e com o amplo apoio do SEBRAE e SENAI. Em um estadoonde a maioria das cidades tem menos de 40 anos, composta por umapopulação em geral de paranaenses e gaúchos, o setor está em franca

4° Encontro de Reparadores de Veículos

expansão, com as mesmas dificuldades de contratar mão de obraqualificada e de ter acesso à informação.

Ficamos surpresos em encontrar núcleos estaduais organizados, comestrutura simples, mas extremamente avançadas em termos de garantias,compras coletivas, manuais de capacitação.

Trouxemos de lá, além de novas amizades, informação, experiências,a certeza de que o caminho que estamos trilhando é o correto, e quenão existe outra maneira de permanecer no mercado competitivo a nãoser com profissionalização, organização e busca constante porconhecimento e informação.

Informativo da Associação Serrana das Empresas da Reparação Veicular 4

Perimetral, 6533, próximo à rótula da Júlio - Caxias do SulDe segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30min às 18h20min. Sábado das 9h às 12h.

Produção em outubro é recorde histórico

A Associação Nacional dosFabricantes de VeículosAutomotores (Anfavea),divulgou os dados da indústriaautomobilística referentes aomês de outubro e doacumulado do ano. Aprodução no mês – recordehistórico para o período – foide 323,8 mil unidades, uma alta de 0,5% com relação às 322,2mil de outubro de 2012 e uma redução de 2,5 contra as 332mil de setembro passado.

A soma correspondente a dez meses transcorridos do ano, oacréscimo foi de 12,4% quando confrontadas com as 3,17milhões deste ano com as 2,82 milhões de 2012. Foi a primeiravez na história que a marca de três milhões de unidades foisuperada ainda no mês de outubro (nos últimos três anos talmarco foi atingido somente em novembro).

As exportações ascenderam 30,6% no acumulado do ano,com 480 mil unidades em 2013 ante 367,4 mil unidadesno ano anterior – o volume deste ano até outubro já superouo resultado completo de 2012. Só em outubro, 51,8 milunidades deixaram o País, o que representa um aumento de22,9% ante as 42,2 mil do mesmo mês do ano passado e de13,9% com relação às 45,5 mil unidades de setembro de 2013.

O licenciamento de outubro deste ano comparado a 2012com 330,2 mil unidades, avançou 6,6% quando comparadocom o mês anterior, que registrou 309,9 mil, e recuou 3,3%com relação às 341,6 mil de outubro de 2012 – o resultadoestá acima da média de 308,9 mil unidades comercializadasnos primeiros nove meses do ano. No acumulado de 2013, aretração foi de 0,7%: foram 3,11 milhões de unidadeslicenciadas contra 3,13 milhões de 2012. (Fonte: Anfavea).

O Guia Automotivo junto comvocê pretende contribuir para que seviva o presente e um futuro melhores.Acesse: www.guiautomotivo.com

AUTOLATAAASERV, a AUTOREDE e aAFRA realizaram, em 31 deoutubro de 2013, um encontro com o objetivo de discutir epromover a metodologia de trabalho e o alinhamento nas relaçõesentre o setor de funilaria e pintura, corretoras e seguradoras. Foiidealizado com intuito de reconhecer as funções de cada um, traçarestratégias de gestão entre os setores e fortalecer o trabalho em conjuntopara propiciar ao cliente final, qualidade e satisfação. O evento reuniurepresentantes dos três segmentos e teve grande repercussão. Contoucom a presença do presidente da UNICS Brasil, Marcos Pozza.

Atividades ASERV

AUTOPATSEm outubro, a Fiergs, em Porto Alegresediou a Feira Autopats, e a ASERV, semprepreocupada em disponibilizar várias formasde conhecimento, buscou apoio no Sebraepara levar o associado à feira. Visitação afeiras sempre proporciona grandeaprendizado e conhecimento acerca dediversas técnicas e melhorias para oscrescimentos pessoal e profissional.

NOTA FISCAL ELETRÔNICAO advento da Nota FiscalEletrônica, em todos ossegmentos da sociedade, estáchegando mais próximo tambémda realidade dos reparadoresautomotivos. Para esclarecer asnovas regras e requisitos para os

documentos fiscais, a ASERV conviou Rodrigo Pedó para palestraraos associados sobre Nota Fiscal Eletrônica – NF-e -, manifestaçãodo destinatário, guarda de arquivos, notas de entrada via XML,Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e), Nota Fiscal Gaúcha(CAT52) e EFD fiscal para Simples Nacional. A palestra teve oapoio da Millennium Software – Gestão Empresarial.

Informativo da Associação Serrana das Empresas da Reparação Veicular5

Dicas especiais da ASERV

DICA 9/2013

Enviadas porRogério Luvison

Focus 1.6 moderno• Defeito: Correia do alternador.• Histórico: O veículo tem correia elástica,ou seja, sem esticador. Para ser montada, anova correia necessita de uma ferramentaespecial que vem junto com a correia. Oproblema é que não conseguíamos montar anova correia com essa ferramenta.• Solução: Conseguiu-se uma ferramentaoriginal usada pela concessionária.

PEUGEOT 206 2008• Defeito: O veículo cortava e dava trancos.• Histórico: Quando examinamos o veículo,já desconfiávamos do chicote, porque, separado, o veículo não apresentava problemas.Começamos testando os cabos de bateria eentão descobrimos o cabo negativo quebrado.Esse cabo é muito curto e é comum elequebrar.• Solução: Trocar o cabo por um maiscomprido.

Informativo da Associação Serrana das Empresas da Reparação Veicular 6

PALESTRA DAYCO: Com o objetivode aprimorar técnicas de aplicação, apalestra sobre correias e tensionadoresDayco foi de extrema importância paraos aplicadores, o técnico Davi Cruz expossobre a aplicabilidade do produto, suavida útil e os benefícios da revisãoperiódica. A palestra foi intermediadapela Karsul distribuidora.

Marajó

PALESTRA TUPERA Organização Mundial da Saúde (OMS)considera a poluição do ar uma das maioresameaças à saúde humana e pensando emfazer parte dessa conscientização, a ASERVorganizou junto com a Tuper, uma palestraesclarecedora sobre exaustão e inspeçãoveicular, ministrada por Salvador Parisi.

INJEÇÃO ELETRÔNICA: A palestra conduzida porFlávio Xavier abordou a história da injeção direta,gerenciamento, vantagens e desvantagens do sistema,modos de operação, modo estratificado, modo homo-gêneo pobre, modo homogêneo, componentes do sistema,bomba de alta pressão, injetores, coletor de admissão comcontrole de vazão de ar, controle da bomba elétrica dotanque por pulso PWM, sonda lambda de banda larga esensor de NOx.

PALESTRA TÉCNICA BOSCH:Cesar Cavalhais foi o palestrante de 24de outubro, trazendo informações sobreo desenvolvimento dos sistemas degerenciamento, estratégias defuncionamento da injeção eletrônica emuitas dicas do mercado automotivoatual.

CAPACITAÇÃO AUTOMOTIVA:Treinamento de diagnóstico e manutençãoautomotiva com Salvador Parisi, paracapacitar os reparadores à manutenção dosveículos estabelecendo procedimentos paradiagnóstico e manutenção das falhas defuncionamento dos motores ciclo Otto,execução de serviços de diagnóstico,manutenção dos sistemas de motores do cicloOtto. Análise técnica e científica que consistena aplicação de um método lógico e rigorosode todas as informações possíveis de reunirdo sistema através de scanner e outrosequipamentos necessários.

M A G N E T IMARELLIA palestra deValdo Cardoso(Técnico daM a g n e t iMarelli) sobre Injeção Eletrônica Flex t, foirealizada no dia 7 de novembro e apresentouas novas tecnologias sobre o sistema e suaaplicação nos veículos. O encontro foiintermediado pela Karsul Distribuidora.

FERRAMENTAS GERAIS:A ASERV está desenvolvendo novasparcerias com o intuito de agregarmais conhecimento àas empresasassociadas e foi assim que aFerramentas Gerais realizou oworkshop com o técnico da RavenRogério Merizio, falando sobrediagnóstico de sistema de eletrônicaembarcada, as possíveis causas e osdefeitos mais comuns. Participaramtambém a Tramontina e TMX, comsorteio de muitos brindes aosparticipantes.

Informativo da Associação Serrana das Empresas da Reparação Veicular7

FIAT STRADA 2014Terceira porta é a grande novidade da picape, que ganha

novo visualLançada no País em 1998, a picape chega à linha 2014

com importantes mudanças no design e nas opções decarroceria, com uma inédita versão com três portas. Oferecidanas versões com cabine dupla, a porta auxiliar está posicionadado lado direito, facilitando o acesso ao (pequeno) bancotraseiro. Ela pode ser aberta (em sentido invertido àconvencional) somente quando a porta do passageiro tambémestá aberta, por meio de uma alavanca. Para abrigar essaterceira porta, aliás, a picape perdeu a coluna central do ladodireito – o cinto de segurança do passageiro da frente ficafixado justamente na terceira porta. Outras pequenasnovidades foram introduzidas, incluindo manopla do câmbioe do freio de mão na cor preta, vidro traseiro redesenhado enovo volante para as versões Trekking e Adventure. Assim, alinha Strada 2014 passa a ser composta por seis versõe:Working (com cabines simples, estendida e dupla); Trekking(com cabine dupla); e duas Adventure (oferecidas com cabinesestendidas e dupla).

RENAULT LOGANNovidades automobilísticas da ASERV

FICHA TÉCNICA

Motor: Diant, transv, 4 cil, 16v, 1747cm³, flexPotência: 132/130 cv a 5.250rpmTorque: 18,9/18,4mkgf a 4500rpmDiâmetro x curso: 80,5 x 85,8mmTaxa de compressão: 11,2:1Câmbio: Manual/5 marchas/ tração dianteiraDireção: Hidráulica/2,6 voltasSuspensão: Dianteira: McPherson, traseira: eixo rígido e molaslongitudinaisFreios: disco ventilado (diant.)/tambor (trans.)Pneus: 205/60 R16

Redesenhado, o sedã deixa o estigma de “patinho feio’’ para trásO Logan não é uma nova geração, mas uma reestilização do mesmo modelo.

O estilo do modelo brasileiro é quase igual ao Symbol europeu, com exceçãode um friso cromado na parte inferior do para-choque. Na parte traseira, aslanternas verticais foram trocadas por outras menores com luzes retangulares.O novo Logan será oferecido em três versões de acabamento e duas opções demotorização – 1.0 16V, com até 80 cv, e 1.6 8V, com 106 cv, ambos cometanol. A opção de entrada é a Authentique 1.0 16V, que traz de série: freiosABS, airbag duplo, calotas e brake light. E o Expression (com motores 1.016V e 1.6 8V) e todos os itens da Authentique, mais direção hidráulica, ar-condicionado (na versão 1.6), retrovisores e maçanetas na cor da carroceria,banco traseiro rebatível, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas das portas,alarme, computador de bordo e rádio CD Player com reprodução de arquivosem MP3, USB e Bluetooth. A versão topo-de-linha é a Dynamique 1.6 8V,que acrescenta retrovisores elétricos, rodas de liga leve de 15 polegadas, bancorebatível bipartido, vidros elétricos nas quatro portas, piloto automático comlimitador de velocidade, luzes repetidoras de direção nos retrovisores e ar-condicionado. A lista de opcionais tem o sistema Media NAV 1.2, sensor deestacionamento e faróis de neblina.

FICHA TÉCNICA

Motor: diant., transv., 4 cil., 16V, 1.598 cm³,flexPotência: 106/98 cv a 5250 rpmTorque: 15,5/14,5 mkgf a 2850rpmDiâmetro x curso: 79,5x80,5mmTaxa de compressão: 12:1Câmbio: Manual/5 marchas/tração dianteiraDireção: Hidráulica/3,3 voltasSuspensão: Dianteira: independente,McPherson, traseira: eixo de torção

Freios: Disco ventilado (diant.)/tambor (trans.) – Pneus: 185/65 R15

CARROS FRANCESEScurso sobre injeção eletrônica flex das linhasfrancesas: Renault e Peugeot, ministrado porCarlos Alexandre de Oliveira, foi de grandevalia para o crescimento profissional dosreparadores. Foram abordados: unidade decomando e suas principais estratégias defuncionamento; estratégias dereconhecimento do combustível dos sistemas utilizados pelas montadoras,componentes específicos do sistema flex, sensores, interruptores, atuadores, mediçãodos componentes, defeitos mais comuns e como solucioná-los, equipamentos demedição e análise de esquemas elétricos.

Font

e: R

evis

taQ

uatr

o R

odas

Informativo da Associação Serrana das Empresas da Reparação Veicular 8

Coord. e textos: Adriana Berna Relações Públicas Reg. 2323Jornalista resp.: Dirce R. Perini MTB 7893Planejamento gráfico: Traço Diferencial (54) 3229 7740 – 9908 1569Tiragem: 1.000 exemplares

Associação Serrana das Empresasda Reparação Veicular

Rua Rosa Nesello Mussói, 62 – Cidade Nova II95112-135 – Caxias do Sul – RS

(54) 3217 4641 E-mail: [email protected]

Expediente

Presidente: Franco Paolo DaniVice-Presidente: Marcelo de Oliveira

Tesoureiro: Angelo FrozzaVice-tesoureira: Fabiana Araldi Trentin

Secretária: Tania M. B. MelatiVice-secretário: Gustavo Molardi

Diretores de Eventos: Vilmar Molinaro Silomar de Oliveira Alberto Biazus Paulo ToméDiretores de Cursos: Rogério Luvison Vinício Grimalt Pigozzo Eduardo BianchiDiretor de Patrimônio: Jonatas CasaraDiretor de Divulgação: Vanderlei Pedrotti Fernando SettimRepres. Elétrica: Casemiro Sobis Vilma CecconeloRepres. Chapeações: Paulo Calbar

Conselho Fiscal (ex-presidentes)Ademir ReckziegelRaul Atílio D’AmbrósRamiro Sebastian TisottMarcos Cecconi

ComendadoresBento Gonçalves: Adilson PaludoFarroupilha: Rosimar Regalin

Expediente