eco curitiba 114

16
Sessão Extra: Sensação do humor na TV, ‘Poderoso Castiga’, faz show no Positivo DOMINGO 01/06 Previsão do TemPo FONTE: SEGUNDA 02/06 TERÇA 03/06 QUARTA 04/06 SEXTA 30/05 SÁBADO 31/05 Mín.: 11 Máx.: 22 Mín.: 14 Máx.: 21 Mín.: 18 Máx.: 22 Mín.: 10 Máx.: 19 Mín.: 12 Máx.: 20 Mín.: 11 Máx.: 23 eCo Curitiba Curitiba, 30 de maio a 02 de junho de 2014 | Ano ii | edição 114 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco Consórcio continua sendo melhor negócio na hora de comprar imóvel Pág. 06 Pág. 15 Joaquim Barbosa pediu para sair Ministro do Supremo Tribunal Federal deixa o cargo de presidente e antecipa aposentadoria. Leia na pág. 03 Curitiba é a sede com maior aumento na busca por passagens CoPA do mUNdo A capital paranaense atrai brasileiros de outros estados devido à imagem que carrega de ser estruturada, detentora de um transporte coletivo de qualidade e com bons atrativos turísticos e culturais. Pág. 02

Upload: eco-central

Post on 21-Feb-2016

250 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Confira as principais notícias desta sexta-feira!

TRANSCRIPT

Page 1: ECO Curitiba 114

Sessão Extra: Sensação do humor na TV, ‘Poderoso Castiga’, faz show no Positivo

domingo01/06

Previsão do TemPoFonte:

SegUndA02/06

teRÇA03/06

QUARtA04/06

SextA30/05

SábAdo31/05

mín.: 11máx.: 22

mín.: 14máx.: 21

mín.: 18máx.: 22

mín.: 10máx.: 19

mín.: 12máx.: 20

mín.: 11máx.: 23

eCo CuritibaCuritiba, 30 de maio a 02 de junho de 2014 | Ano ii | edição 114 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco

Consórcio continua sendo melhor

negócio na hora de comprar imóvel

Pág. 06

Pág. 15

Joaquim Barbosa pediu para sair

Ministro do Supremo Tribunal Federal deixa o cargo de presidente e antecipa aposentadoria.

Leia na pág. 03

Curitiba é a sede com maior aumento na busca por passagens

CoPA do mUNdo

A capital paranaense atrai brasileiros de outros estados devido à imagem que carrega de ser estruturada, detentora de um transporte coletivo de qualidade e com bons atrativos turísticos e culturais. Pág. 02

Page 2: ECO Curitiba 114

paraná02 Curitiba, 30 de maio a 02 de junho de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco Curitiba

Circulação de 15.000 exemplares todas as

terças e sextas-feiras.

DEPARTAMENTO COMERCIAL

Pierpaolo Nota - Curitiba e Região MetropolitanaFone: 41 9974-3311 / E-mail: [email protected]

Cesar Alberto Teixeira de Oliveira - Litoral do ParanáFone 41 8511-5336 / E-mail: [email protected]

Flavio Machado - Costa Esmeralda/SCFone: 47 9942 0128 / E-mail: [email protected]

Tiragem e circulação auditadas.

Nelson [email protected]

41 3224-4322

FDiretor-Executivo

Pierpaolo Nota | [email protected]

Editor-ChefeEliseu Tisato | [email protected]

Os artigos, colunas e espaços assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Correspondências:Rua Pres. Epitácio Pessoa, 158, Tarumã - Curitiba - PR - CEP 82.530-270

Eco Central é uma publicação da Editora Eco Central Ltda.

Universidades do Paraná estão entre as melhores da América Latina

O ranking publicado pela “QS – Quacquarelli Symonds Universisty Rankings: Latin America 2014” destaca a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) entre as 100 melhores instituições de ensino superior da América Latina. A avaliação envolveu 395 instituições no continente latino-americano e 300 foram ranqueadas. A UEL ocupa a 74ª posição continental e a UEM o 88º lugar.

Segundo o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, a boa posição das universidades estaduais nos rankings

internacionais reflete a atenção dada pelo Governo do Estado por meio de investimentos crescentes no sistema estadual de ensino superior. “O inves-timento do governo do Paraná nas universidades, que em 2014 ficará em torno de R$ 2,4 bilhões, reflete na qualidade das pesquisas, projetos e atividades acadêmicas desenvolvidas pelas instituições de ensino superior do Paraná. O resultado é este que estamos vendo, as nossas universida-des sendo sempre destaque entre as melhores do mundo”, disse.

A ‘QS University Rankings’ é uma organização internacional de pesquisa

educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação em todo o planeta. Des-de 2011, publica ranking específico do continente latino-americano. O ranking utiliza sete critérios de avaliação com pesos diferenciados. A reputação acadê-mica tem maior peso (30%), sendo cal-culado com base nos resultados de uma pesquisa global de acadêmicos realizada a cada ano. Em seguida vêm os critérios de reputação de empregabilidade (20%), relação aluno/professor (10%); profis-sionais com doutorado (10%), artigos publicados (10%), citações por artigo (10%) e impacto na internet (10%).

O Museu Oscar Nie-meyer (MON) realiza neste domingo 01) o “Domingo + Arte”, dia em que o museu tem entrada gratuita du-rante todo o horário de funcionamento, das 10h às 18 horas, e pro-gramação especial.

A part ir das 11 horas, haverá visita guiada pela exposição “Plumária- Arte maior do indígena brasilei-ro”, com a mediação de Juliana Podolan Martins, na sala 10. A mostra apresenta cerca de 100 objetos e utensílios indígenas e propõe um mergulho na história do Brasil, com foco na arte indí-gena brasileira.

Também às 11 horas, no vão livre (chão de vidro), haverá a apre-

sentação da Orquestra Sinfônica da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Com o tema “Eu apoio a Belas Artes”, a orques-tra apresenta a Sinfonia nº 5 de Tchaikovsky e a Dança Eslava nº 8, em Sol Menor, de Antonin Dvórak.

À tarde, em três ho-rários – às 14h, 15h15 e 16h30 – a artista Juliane Fuganti dará oficina de gravura em isopor, no espaço da Ação Educativa. As vagas são limitadas. O projeto, chamado “Artista do Acervo” propõe que um artista com obras na coleção do museu ofereça au-las de arte no primeiro domingo de cada mês.

MON tem entrada gratuita e programação especial no próximo domingo

Curitiba é a sede da Copacom maior aumento na procura por passagens

A menos de três semanas do pri-meiro jogo da Copa do Mundo 2014 em Curitiba, a cidade tem

bons motivos para esperar um bom número de visitantes, principalmente brasileiros de outros estados, durante o período de jogos. Uma pesquisa do Viajanet – agência virtual que trabalha com a compra de passagens aéreas – revela que a capital paranaense é, nos últimos dois meses, o destino com maior aumento na procura por brasileiros para o período da Copa do Mundo entre todas as cidades-sede da Copa.

O aumento de quase 103% na procura por passagens aéreas para Curitiba foi revelado na comparação entre os intervalos de 26 de março a 18 de abril e 19 de abril a 12 de maio. Logo atrás de Curitiba estão São Paulo, com aumento de 78%, Brasília (69%) e Cuiabá (68%).

O aumento na busca por passagens aéreas ocorreu nas 12 cidades que vão receber jogos do Mundial e é um

bom indicativo da movimentação de público, de acordo com o gerente de marketing da Viajanet, Gustavo Ma-riotto. “Tradicionalmente a busca por passagens aéreas aumenta na véspera e a expectativa é de um crescimento ainda maior quando o mundial de fu-tebol começar”, afirmou.

A capital paranaense atrai brasilei-ros de outros estados devido à ima-gem que carrega de ser estruturada, detentora de um transporte coletivo de qualidade e com bons atrativos tu-rísticos e culturais. “Curitiba, ao longo dos anos, construiu uma imagem de cidade bem organizada, com preocu-pação ambiental o que é um diferencial no País. Temos muitas coisas boas para mostrar aos nossos turistas”, disse o presidente do Instituto Municipal de Turismo (Ctur), Paulo Colnaghi.

Ainda conforme os dados da pes-quisa, Curitiba deve receber mais vi-sitantes das cidades do Rio de Janeiro (15%), seguido de São Paulo (14%) e Porto Alegre (8%).

Outra pesquisa recente também mostrou dados muito positivos em relação à capital paranaense e que repercutiram em jornais de grande circulação nacional. O Reputation Institute – consultoria que atua no setor de Gestão de Reputação – avaliou as 12 cidades sede da Copa do Mundo com a participação de mais de quatro mil pessoas, que analisaram além de sua cidade, outra com a qual tivessem alguma familiaridade.

Page 3: ECO Curitiba 114

Curitiba, 30 de maio a 02 de junho de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba03

curitiba

))) Franciele Lima

O mercado de construção civil no Brasil não para de crescer, mesmo em meios a boatos de bolha imobiliária. Prova desse crescimento é que, além da construção civil, outros setores, como o de decoração, estão em franco desenvolvimento também. O aumento da procura por produtos para decoração e acabamentos, segundo estudo do Ibope Inteligência, somente em 2013, chegou a R$ 5,4 bi-lhões gastos pelos brasileiros para a compra de artigos para a casa: um crescimento de 8% em relação a 2012.

E a tendência para 2014 é ainda mais forte. Segundo João Carlos da Silva, diretor comercial da Talent Decor - empresa especializada em papéis de parede, pisos lami-nados e cortinas, a procura por papéis de parede aumento significativamente nos últi-mos tempos: um aumento de mais de 50%.

Aproveitando o bom mo-mento do mercado, a Talent Decor lança uma nova coleção exclusiva de papéis de parede. Além das opções com estam-pas, listras, texturas e 3D, a nova coleção de papéis de parede da Talent Decor traz a tendência natural para dentro dos ambientes: texturas de al-godão, folhas, flores, plantas e madeiras, com um toque de

sofisticação, usando cores vi-brantes e brilhos. João conta que a nova linha de papéis de parede aumenta ainda mais o leque de opções para quem deseja aplicar uma mudança rápida e muito moderna na decoração.

A novidade é da Decobela. A Talent Decor é a revende-dora exclusiva da marca em Curitiba. As opções de papéis de parede texturizados da nova coleção contam ainda com sugestões para usar pa-pel de parede no ambiente todo: uma parede com deta-lhe marcante, para contrastar com a neutralidade do papel liso nas demais paredes, em um efeito “tom sob tom”.

CriatividadE é tEma dE promoção

A procura por papel de pa-rede é grande. Pensando em promover essa opção rápida de decoração que transforma o ambiente, a Talent Decor inova e lança uma promoção: três ganhadores irão receber 10 metros de papel de parede para dar uma cara nova a um dos ambientes da casa.

Para participar, basta aces-sar o link http://talentdecor.com.br/contato/, preencher o formulário com os dados cadastrais e mandar uma res-posta criativa para a pergunta: “Porque sua casa merece uma cara nova?”. As três melhores respostas serão escolhidas pelo departamento de marke-ting da Talent Decor. O sorteio será no dia 06 de junho e o resultado será divulgado na fanpage da Talent.

Serviço:Talent Decor: loja especializa-da em papéis de parede, pisos laminados, carpetes, decks de madeira e cortinaswww.talentdecor.com.brTelefone: (41) 3328-4837

Mercado de decoração está aquecido: vendas de papelde parede batem recordes

arquitetura

Paraná aumenta em 54,6% ogasto em saúde em quatro meses

O secretário da Fazenda, Luiz Eduardo Sebastiani, afirmou du-rante audiência pública na Assem-bleia Legislativa, que o Governo do Paraná aplicou R$ 717 milhões na área de saúde nos primeiros quatro meses de 2014. O volume é 54,8% superior ao valor aplicado na área no mesmo período do ano passado e representa 9,61% da receita líquida de impostos (RLI).

“Os gastos em saúde são meno-res no início do ano, mas fizemos um esforço para acelerar os in-vestimentos a partir de março, e

já superamos a margem de 16,6% em abril”, explicou o secretário.

Ele projeta essa despesa para um nível superior a 12%, ao final do ano, o que permite comple-mentar um porcentual residual referente ao período de 2013. “Parte desse esforço inclui o pro-jeto que encaminhamos, e que foi aprovado pelos deputados, de um crédito extraordinário de até R$ 900 milhões ao orçamento da saúde”, disse ele.

Na área de educação, os inves-timentos do governo estadual so-

maram R$ 2,4 bilhões no primeiro quadrimestre deste ano. O valor representa 32,7% da receita líqui-da de impostos e transferências constitucionais, superando o limite mínimo constitucional de 30%.

A despesa com a folha de paga-mento alcançou 54,29% da Receita Corrente Líquida (RCL), com gasto total de R$ 19,3 bilhões, incluindo-se os poderes Executivo, Judi-ciário, Legislativo e o Ministério Público. O resultado está abaixo do limite prudencial de 57% da Lei de Responsabilidade Fiscal (RCL).

Crianças aprendem e se divertem no ritmo da Copa

A Copa do Mundo já começou para os 51 alunos do Centro Mu-nicipal de Educação Infantil (CMEI) Vila Macedo, no Uberaba. Há um mês, as crianças estão realizando atividades divertidas e educati-vas, utilizando o mundial como tema. “É uma maneira criativa e diferente de aprender sobre vários assuntos”, disse a diretora Maria Letícia Alves. Entre outras ações, os pequenos estudantes, com idades de 2 a 5 anos, fizeram uma bandeira gigante com garra-fas pet, que está em exposição na entrada do CMEI.

Um mapa mundi feito de papel amassado, com a sinalização das seleções que irão jogar em Curi-tiba, foi outra criação conjunta das crianças. Aryanne Hayane da Silva, de 5 anos, soube dizer com rapidez a localização dos países no mapa. “Aprendi onde eles estão e qual a comida típica de cada um”, disse.

Um álbum de figurinhas ca-seiro, com os jogadores das sele-

ções que irão jogar em Curitiba, também foi confeccionado pelas crianças. “Elas criaram as próprias regras para a troca de figurinhas, que são adquiridas com um di-nheiro fictício criado pela turma”, contou Maria Letícia.

Para a educadora Patrícia Tavares Duarte, o tema Copa possibilita um aprendizado rico e abrangente aos alunos e edu-

cadoras. “Podemos trabalhar com eles desde os números das figu-rinhas do álbum, até as cores das bandeiras, geografia e pintura”, explicou

Divididas em quatro grupos, as crianças trabalharam com es-pecial atenção informações sobre as quatro seleções que estarão na cidade: Espanha, Nigéria, Austrá-lia e Rússia.

Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na Vila Macedo, no Uberaba já estão vivenciando o clima de copa

Jaelson Lucas/SMCS

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joa-quim Barbosa, disse ontem

que vai deixar o cargo no próximo mês. A decisão foi anunciada aos presidentes do Senado, Renan Ca-lheiros, e da Câmara dos Deputa-dos, Henrique Eduardo Alves, em uma visita rápida ao Congresso.

Segundo Renan Calheiros, o ministro não explicou os motivos de sua decisão, apenas informou que irá se aposentar. “Foi sur-preendente e triste. O ministro veio se despedir”, disse Renan

ao atribuir a Barbosa a marca de uma das melhores referências do Brasil. “Sempre tivemos relacio-namento muito bom e sempre o tivemos como uma das melhores referências”, completou.

A conversa entre os represen-tantes dos dois Poderes durou menos de 30 minutos e Barbosa seguiu para a Câmara dos Depu-tados sem falar com a imprensa. À pergunta sobre a data da apo-sentadoria, Barbosa limitou-se a sorrir e afirmou: “Aguardem, aguardem”.

Renan Calheiros disse que tratou com Barbosa de alguns projetos que esbarram em pro-cedimentos do Judiciário, como o novo Código de Processo Civil que será concluído ainda neste se-mestre. “Isso é uma oportunidade para reduzir à metade o tempo dos processos”. Renan negou que tenha conversado sobre a decisão da Corte de transferir para as turmas do STF os julgamentos de políticos, mas disse que é favo-rável às medidas que agilizam os processos judiciais.

Joaquim Barbosa diz que deixará o SFT

Page 4: ECO Curitiba 114

04 Curitiba, 30 de maio a 02 de junho de 2014www.leiaeco.com.brEco Curitiba esporte

[email protected] Felipe Borges

PLANETA BOLAainda sem vitória

Oba oba

Com apenas 13 dias para a Copa do Mundo, o clima para o torneio começa a esquentar. Todas as seleções já estão treinan-do e a primeira delas já até pousou no Brasil, a Austrália. Para quem gosta de futebol, as próximas semanas serão um prato cheio. Programas dedicados inteiramente ao assunto, seleções treinando por todo o país, turistas chegando, os jogos, a Copa finalmente chegou ao Brasil.

A nossa seleção já se prepara em Teresópolis. Um período importante para treinar a equipe, mas também perigoso, já que o oba oba pode ser um dos maiores inimigos do Brasil ne Mundial. A conquista da Copa das Confederações ano passado tirou um peso enorme das costas dos jogadores, eles têm o apoio irrestrito da maior parte dos torcedores, o que pode ser bom por um lado, mas também tem seu aspecto negativo. Das cinco Copas vencidas, apenas em 1962 a seleção brasileira não entrou pressionada. Nas outras quatro, o clima era de desconfiança, algo que foi muito bem utilizado para motivar os atletas. Quando o ambiente era favorável, como por exemplo, em 2006, o que se viu foi um verdadeiro carnaval na preparação, jogadores acima do peso e descomprometidos.

Outro aspecto a ser destacado é o Felipão atual, midiático, solicito com a imprensa, que aparece sorrindo em comerciais e tem a imagem de simpático, alguém muito diferente do Scolari de 2002. Na época, ao barrar Romário, apostar na interrogação que era Ronaldo e em diversos jogadores que não eram os preferidos da maioria, ele comprou uma enorme briga. Isso o obrigou a fechar o grupo internamente, e na base do “contra tudo e contra todos” levou o Brasil ao pentacampeonato. Esse foi o Felipão que construiu uma carreira sólida e vencedora, um treinador ranzinza e que pouco se importava em agradar. Uma de suas maiores virtudes sempre foi a parte emocional, saber motivar os jogadores. Resta saber se onde o Scolari atual vai achar os argumentos para unir o elenco, já que a imprensa está a favor e a torcida confia no título. Ele precisará se reinventar.

))) Felipe Borges

A crise está definitivamente instalada no Alto da Glória. Ainda sem vencer no Bra-

sileirão, o Coxa acumula quatro empates e quatro derrotas, per-manecendo na zona de rebaixa-mento. Na rodada passada, foi a vez do Criciúma aproveitar a má fase alviverde e vencer por 1 a 0. Amanhã será a última oportu-nidade da equipe vencer antes da parada da Copa do Mundo. O jogo diante do Goiás acontece às

18h30, na Vila Capanema, já que o Couto Pereira foi cedido à Fifa para treinamentos da Copa do Mundo.

Outra preocupação é com o setor ofensivo. Na quarta-feira Zé Love foi o titular e mais uma vez não conseguiu marcar. Júlio César entrou no segundo tempo e pouco fez. Até agora, foram apenas cinco gols marcados na competição. A tendência é que Celso Roth mantenha Zé Love como o comandante de ataque diante dos goianos. A boa no-

tícia fica por conta das voltas de Alex e Carlinhos, o primeiro tinha sido poupado, enquanto o lateral cumpriu suspensão pelo terceiro amarelo. Leandro Al-meida ainda é dúvida. O lateral direito Reginaldo fez sua estreia contra o Criciúma e foi bem, com isso pode ser mantido no time titular. O provável Coritiba vai a campo com Vanderlei; Reginaldo, Luccas Claro, Welinton (Leandro Almeida) e Carlinhos; Baraka, Chico, Dudu (Jajá) e Alex; Roni e Zé Love.

Coritiba enfrenta o Goiás para sair da crise

Reginaldo teve boa estreia diante do Criciúma e pode ser mantido no time titular

))) Rodrigo Chiamulera

Tricolor viaja ao interior paulista para se reabilitar no Campeonato Brasileiro. Após mais uma derrota, agora em casa, o time pre-cisa recuperar estes pontos perdidos para não acabar a rodada na zona de rebaixa-mento. Ainda no início da competição, a parte debaixo da tabela é a mais analisada pelo torcedor paranista. Com oito rodadas disputadas até o momento, o Paraná vê o Z-4 de perto, já que tem o mesmo número de pontos

que o Boa Esporte, décimo sétimo colocado e primeiro dentro da temida zona da degola. Para iniciar essa reabilitação, a equipe para-nista enfrenta o Oeste, em Itápolis, na noite de hoje. O adversário também não está em situação confortável, mas vem de um bom triunfo fora de casa, o que pode ser um sinal de melhora dentro da competição. O jogo no estádio dos Amaros está marcado para as 19h30.

Para a partida, válida pela nona rodada da Sé-rie B, o técnico Claudinei

Oliveira conta com alguns desfalques por lesão. Além de Lúcio Flávio, que já está fora faz algumas partidas, o treinador perdeu também praticamente todo o meio campo titular. Cambará, Henrique Santos e Juliano Mineiro foram vetados pelo departamento médico e se-quer viajaram para Itápolis. Precisando quebrar a cabeça para armar o time, Claudinei também pode fazer alguma alteração no setor ofensivo, já que Giancarlo chegou até a reclamar do fato de ficar isolado no ataque tricolor.

Paraná luta para fugir da zona de rebaixamento

Giancarlo está confirmado no setor ofensivo

Page 5: ECO Curitiba 114

Curitiba, 30 de maio a 02 de junho de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba05

curitiba

Curitiba saiu na frente mais uma vez, lançando a primeira Via Calma do Brasil. Um novo

conceito de compartilhamento do trânsito, com espaço para ônibus, carros, motos, bicicletas

e pedestres. Na Avenida Sete de Setembro, entre a Rua Mariano Torres e a Praça do Japão,

a Via Calma vai proporcionar um tráfego mais amigável, com menos poluição no ar, menos

barulho e, principalmente, mais respeito para todos no trânsito.

Correndo menos, Curitiba chega na frente.

Travessias elevadas para pedestres

Velocidade máxima de 30 km/h

Faixas preferenciais para ciclistas

Bicicaixas nos cruzamentos

Menos pressa. Mais respeito.

Page 6: ECO Curitiba 114

negócios06 Curitiba, 30 de maio a 02 de junho de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

O consórcio continua em alta este ano. Segundo um levantamento da

Associação Brasileira de Ad-ministradoras de Consórcios, o sistema apresentou cresci-mento no primeiro trimestre de 2014. Em março, o número de consorciados ativos aumentou 9,1%, chegando à marca de 5,87 milhões em todo o país, com relação ao mesmo mês do ano passado. Isso confirma, segundo a ABAC, que o consu-midor está mais consciente ao pensar em adquirir bens ou contratar serviços com plane-jamento e baixos custos.

E é pensando nesta manei-ra mais consciente de investir que o consórcio vem atraindo, a cada ano, um número maior de adeptos, segundo Tatiana Schuchovsky Reichmann, diretora-superintendente da Ademilar, uma das maiores empresas de consórcio de imóveis do Brasil. “Por meio do consórcio é possível com-prar imóveis novos ou usados em qualquer lugar do país, construir, reformar, investir, planejar a aposentadoria,

garantir o futuro dos filhos ou netos, quitar financiamento e também o saldo devedor de imóvel na planta. São muitas as opções de investimento”, explica. De janeiro a abril deste ano, a Ademilar cresceu 36,78%, em comparação ao mesmo período de 2013.

Ao adquirir uma cota, o cliente passa a pagar parcelas que formam a poupança do grupo. Esse dinheiro é utiliza-do mensalmente para contem-plar um ou mais consorciados por sorteio e lance. Com a carta de crédito em mãos, o consorciado pode comprar imóveis residenciais ou co-merciais, novos ou usados, construir ou reformar. Muitas pessoas têm adquirido cotas com o objetivo de investir em imóveis, pensando no futuro – uma alternativa à aposen-tadoria concedida pelo INSS e à previdência privada. Vale lembrar que é possível ainda utilizar o saldo do FGTS para quitar ou amortizar as parcelas do consórcio, assim como para dar lances ou complementar o valor da carta de crédito.

Para motivar seus funcio-nários, as empresas costumam oferecer alguns benefícios. Mas existem aquelas que procuram ações mais criativas que ajudam também a vida pessoal deles, como o casamento coletivo, re-alizado no mês de maio pelo Grupo Pioneiro. “Ações como essa transmitem a mensagem que mais que seus resultados e desempenhos, consideramos e valorizamos sonhos e desejos particulares. Os resultados são muitas vezes imensuráveis, mas é evidente a motivação e alegria, além do comprometimento refle-tidos em seu retorno ao trabalho após utilizar um programa ou participar de alguma ação”, afirma Tatiane Garcia Pereira, psicóloga de Recursos Humanos do Grupo Pioneiro.

O casamento coletivo acon-teceu na Paróquia de Joaquim Távora, cidade onde a empresa está situada e toda a comunidade podia participar. A ideia surgiu nas pesquisas que são realizadas periodicamente com os funcioná-rios. “Descobrimos que muitos co-

laboradores já viviam uma união estável com seus companheiros ou companheiras, mas tinham um certo receio em falar sobre isso. Pesquisando mais, descobrimos que muitos queriam casar, alguns tinham se conhecido dentro da empresa, mas adiavam a cerimô-nia por questões financeiras. Foi quando tivemos a ideia de pro-porcionar esse momento especial para eles”, conta a psicóloga.

Mas, não é só o casamento coletivo que foi realizado. Com o objetivo de mostrar o quanto o funcionário é importante para o Grupo Pioneiro, dentro da em-presa foi implantada a biblioteca itinerante, que funciona com car-rinhos de mercado personalizados com livros e revistas para leitura nas áreas de descanso.

“Já contávamos com uma bi-blioteca em parceria com o Sesi, que tem bom acervo e internet gratuita, mas percebemos que os funcionários não tinham tempo para ir até lá. Foi então, que decidimos levar esse serviço até eles”, relata Renato José Módolo, gerente de Recursos Humanos do

Grupo Pioneiro.Outro programa existente é o

Plantão Psicológico, que oferece atendimento gratuito para os colaboradores. Segundo Tatiane Garcia Pereira, essa orienta-ção é importante para ajudar a desmistificar algumas crenças e informações erradas, evitar a automedicação e amparar em momentos difíceis. “As pessoas se sentem acolhidas e seguras para desabafar suas angústias e dificuldades na vida e trabalho. Com a popularização de alguns termos psicológicos, muitos aca-bam fazendo um autodiagnóstico errado e procurando medica-mentos sem orientação especia-lizada. Quando necessário, ainda encaminhamos para tratamentos externos”, ressalta.

Todas essas ações trazem re-sultados positivos. A rotatividade de funcionários está abaixo de 3% por mês. “A rotatividade em nosso segmento é considerada normal devido ao grande número de co-laboradores, mas estamos conse-guindo um resultado muito bom”, aponta Renato José Módolo.

Com quase 1,5 milhão de pacientes atendidos, indicados por mais de 6 mil diferentes médicos, e cerca de 8 milhões de exa-mes realizados em 2013, o Laboratório Frischmann Aisengart se consolida mais um ano como o maior laboratório ambulatorial do Sul do Brasil.

Para Milton Zymberg, diretor do Laboratório, mais importante que os números, é a satisfação dos clientes. “De acordo com as pesquisas constantes que realizamos, nosso índice de satisfação é de 97%, uma média que nos deixa

muito felizes. Lidamos com a saúde das pessoas, qua-lidade e bom atendimento são premissas básicas de nosso trabalho”, revela.

O Frischmann Aisengart comemora também nes-te ano sua concretização como referência no setor de vacinas. O Frischmann Aisengart conta com uma variedade de vacinas que atende desde crianças em seus primeiros anos de vida até idosos. Outro di-ferencial é estar presente em campanhas de utilidade pública, como é o caso da vacinação contra o HPV e a vacinação contra a gripe.

Consórcio continua sendo tendência

O tema sustentabilidade tem se tornado cada vez mais recorrente nas empre-sas. Em pleno século 21, é difícil imaginar uma insti-tuição que não esteja atenta a esses conceitos e que não os aplique no dia a dia. Para o professor associado da Fundação Dom Cabral Leonardo Araújo, com um cliente e cidadão cada vez mais informado, as empresas precisam ter um papel cada vez mais consciente.

“Hoje temos um consumi-dor com acesso amplo à in-formação. E esse consumidor está cobrando uma atuação cada vez mais global da em-presa. Ela não pode, apenas, entregar um simples produto. O consumidor quer algo além disso. Ações sustentáveis são importantes não apenas para melhorar a imagem da empresa, mas também para aumentar a competitividade e o lucro dos negócios”, con-ta Araújo.

Segundo o especialista, as empresas têm que cuidar do produtos e das suas respecti-vas imagens, tanto para atrair mais consumidores quanto para atrair funcionários. “Se o produto for bom e a imagem dele também, haverá uma in-teração muito positiva nesse meio. A boa reputação é um artigo estratégico para reter funcionários, para haver uma boa relação com fornecedo-res, entre outros”, explica.

Sustentabilidade deve ser um tema cada vez mais recorrente nas organizações, diz especialista

Laboratório Frischmann Aisengart comemora 69 anos

aniversário

modelo

A Eismann, líder no mercado europeu de ali-mentos ultracongelados e primeira do Brasil com atuação na venda direta de alimentos, está contra-tando representantes comerciais. A ação faz parte do projeto de expansão da empresa para 2014. Com sistema europeu de venda direta em domicílio, com produtos importados e exclusivos, a empresa ofere-ce treinamento e suporte ao futuro representante e, ainda, a possibilidade de altas remunerações. Para se candidatar às vagas é preciso ter carteira de motorista B ou C, experiência em vendas, 2.º grau completo, ter disponibilidade de horário e empresa constituída.

Eismann contrata vendedoresem Curitiba e região

Ações motivacionais criativas ajudam a reter talentos

Page 7: ECO Curitiba 114

07 Eco Curitiba

Curitiba, 30 de maio a 02 de junho de 2014www.leiaeco.com.br

saúde

O 31 de maio é marcado como o Dia Mundial Sem Tabaco. Um estudo realizado pelo Banco Mundial estimou que o tabagismo resulta em uma perda global de US$ 200 bilhões por ano em função de mortes prematuras, incapacita-ção, adoecimento, aposentadoria precoces e de faltas ao trabalho, sendo que aproximadamente a metade deste montante ocorre em países em desenvolvimento. No Brasil, a arrecadação de impostos provenientes do tabaco é bastante sig-nificativa para a economia do país. No entanto, os gastos sociais determinados pelo consumo de cigarros superam, em muito, esta arrecadação.

Segundo Alexandre Cury, cardiologista do Laboratório Frischmann Aisengart, o tabaco é o principal fator de risco evitável para as doenças cardiovasculares. O fumo aumenta em até 300% o risco de um ataque cardíaco, além de provocar inúmeras outras doenças, como o câncer. O Brasil tem 35 milhões de fumantes e 80 mil pessoas morrem precocemente todos os anos por causa do cigarro. Segundo estudos internacionais, o ta-baco mata um em cada dois usuários. “A proibição total e abrangente, como a lei antifumo aprovada em 2010, pode contribuir na redução do consumo de tabaco e evitar também os efeitos do fumo passivo”, analisa o especialista.

Cury explica que o fumante passivo, ou seja,

aquele que não fuma, mas está próximo de um fumante, tem contato direto com 30 substâncias cancerígenas, presentes na fumaça do cigarro. O fumo passivo é responsável por 40% dos in-fartos, matando seis pessoas por dia no Brasil e causando, ainda, 30% de cânceres de pulmão, entre outras doenças.

Segundo o cardiologista, alguns mitos sobre o cigarro devem ser debatidos. “O primeiro é que não há diferenças nos riscos à saúde entre as diferentes marcas de cigarro, nem entre os su-postos cigarros com alto e baixo teor de nicotina”, revela. O médico também lembra que não exis-tem níveis seguros para o consumo de alcatrão, monóxido de carbono e nicotina. Os cigarros são os únicos produtos de consumo no mercado que matam seus consumidores regulares ao serem consumidos. Cury também alerta que os fuman-tes adultos, em grande parte, estão morrendo e/ou adoecendo devido a doenças causadas pelo cigarro ou estão parando de fumar. A indústria do tabaco, então, tenta captar novos fumantes entre os jovens através de propaganda enganosa, que serão seus futuros clientes nos próximos 25 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é uma doença pediátrica, pois quase 90% dos fumantes regulares começam a fumar antes dos 18 anos de idade.

Conheça os riscos do tabagismo

dia mundialsem tabaco

O projeto verão de toda mulher deve ter início na temporada de outono/inver-no, seja para tratamentos corporais ou faciais. As mu-danças necessárias para um processo estético eficiente ocorrem de forma lenta e tendem a ter um resultado melhor e mais duradouro se feitas com planejamento. Além disso, o inverno possi-bilita uma queima calórica mais rápida e definitiva, auxiliando o resultado dos tratamentos estéticos, princi-palmente quando conciliado a uma atividade física, para potencialização dos resul-tados.

Segundo a fisioterapeuta Renata Bassani, da clínica Siluets, assim como os pri-meiros resultados dos exer-cícios físicos aparecem dois ou três meses após o início dos treinos, os resultados de tratamentos estéticos tam-bém precisam deste tempo para apresentar os primeiros

sinais de melhora.A “celulite” é uma altera-

ção no relevo cutâneo que atinge principalmente as mulheres na cintura pélvica, membros inferiores e ab-dome, sendo caracterizado por um aspecto acolchoado, semelhante a uma casca de laranja. Estima-se que atinja 85% das mulheres desde a pré-adolescência.

Muito se discute sobre a “causa” da celulite, porém a única verdade absoluta é que não existe apenas um motivo. Diversos fatores somados contribuem para o aparecimento dela como: Hereditariedade, Idade, Sexo, Desequilíbrios Hormonais, Stress, Fumo, Sedentarismo, Constipação Intestinal, Dese-quilíbrio glandular e metabó-lico, Má alimentação (dietas hipercalóricas, hiperlipídica e hiperglicídica), Disfunção Hepática, Disfunção Renal, Perturbações circulatórias e posturais.

O Paraná já registra mais de oito mil casos confirmados de dengue, considerando o período de agosto de 2013 ao início de maio de 2014, conforme divul-gado pela Secretaria de Saúde do Estado. Desse total, 89 pacientes evoluíram para a forma grave da doença, a dengue hemorrágica. “Nestes casos, não se deve usar medicações que contenham ácido acetilsalicílico, pela probabilidade da piora do sangramento”, diz o clínico médico credenciado da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, Carlos Sperandio.

De acordo com o especialista, o ácido acetilsalicílico é encontrado em medicamentos analgésicos e

anti-inflamatórios de uso comum no dia a dia. Em casos de dengue hemorrágica, a substância pode potencializar os sangramentos. “O melhor tratamento é com analgésicos simples, como o pa-racetamol. Porém, é importante ressaltar que a automedicação não é indicada e o paciente deve procurar um médico imediata-mente em caso de suspeita de dengue”, alerta.

O quadro de dengue é similar ao da virose comum: dores no corpo e na cabeça, mal estar e febre. No entanto, os sintomas são mais severos: as dores musculares são bastante intensas e a cefaleia é de localização característica,

bem atrás dos olhos. Podem sur-gir manchas de pele, náuseas e vômitos. Outro dado relevante, de acordo com Sperandio, é se o paciente esteve em áreas en-dêmicas de dengue. “O paciente deverá sempre procurar orien-tação especializada, em qualquer caso”, explica.

Uma dúvida comum da popula-ção é a respeito do uso de antibi-óticos no tratamento da dengue. “Dengue é uma virose e, como toda virose, não se trata com an-tibióticos”, diz Sperandio. O clínico médico explica que as doenças bacterianas que são tratadas com antibióticos devem apresentar melhora entre 48 e 72 horas.

Uso de ácido acetilsalicílico deve ser suspenso em caso de suspeita de dengue

Inverno: Combate à celulite e flacidez deve ser iniciado agora

Cortar calorias pode evitar que câncer se espalhe

Cientistas descobriram que cortar calorias reduz a proba-bilidade de que um tipo de câncer de mama migre para outros órgãos. A doença em questão é o câncer triplo-ne-gativo, uma das formas mais ameaçadoras e menos sensí-veis ao tratamento padrão.

Uma teoria é que uma die-ta com menos calorias pode diminuir as chances de o cân-cer se espalhar por meio do fortalecimento do tecido que envolve o tumor. Muitas pa-cientes com câncer de mama são tratadas com terapia hormonal e esteroides, para neutralizar os efeitos colate-rais da quimioterapia. No en-tanto, ambos os tratamentos podem alterar o metabolismo, o que pode impulsionar o ga-nho de peso, com a média de mulheres engordando cerca de 5 quilos no primeiro ano de tratamento.

Pílulas para emagrecer podem levar à morte

O governo do Reino Unido iniciou uma campanha para identificar os vendedores ilegais de pílulas para ema-grecer. Os remédios — bani-dos nos países e com propa-ganda dirigida às mulheres que querem perder peso rápido, a tempo do verão no hemisfério norte — têm ingredientes manufaturados em laboratórios ilegais da China e da Índia.

“Você não sabe o que há dentro das pílulas, e elas são perigosas: podem causar der-rames e ataques cardíacos”, diz Danny Lee-Frost, chefe de operações da Agência Regula-dora de Produtos de Medicina e Cuidados com a Saúde. “No passado, já fizemos batidas em lugares que misturavam os ingredientes dos remédios em betoneiras. O que caía no chão era varrido e jogado de volta para a mistura.”

PesQuisa Risco

Page 8: ECO Curitiba 114

turismo08 Curitiba, 30 de maio a 02 de junho de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

PRÓXIMAPARADA

[email protected] Batista

Leidinara Batista é jornalista por formação, curiosa de nascença e viajante por natureza! Além desta página

sobre turismo, escreve no blog www.feriasnow.com.br

))) leidinara Batista

O Barreado é o delicioso prato típico de Morretes, litoral do Pa-raná. E existem algumas versões

para a origem da receita. Uma delas conta que o prato seria uma invenção dos portugueses que habitaram o lito-ral paranaense por volta do no século XVIII. Outros afirmam que a iguaria era servida aos caboclos que iam às vilas levar produtos da lavoura.

Independentemente das versões de sua origem, o barreado é um dos moti-vos que leva milhares de curitibanos a descer o litoral todos os anos. E agora, entre 6 de junho e 6 de julho, há um motivo a mais, além do prato típico: o Festival Sabores do Litoral.Um evento que reúne 34 restaurantes de Anto-nina, Morretes, Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Paranaguá e Ilha do Mel. Cada um deles vai oferecer 20% de desconto em um prato do menu. O evento é uma forma de estimular o turismo na baixa temporada.

Selecionamos 3 restaurantes para você fazer uma viagem gastronô-mica.

Neste fim de semana: Roteiro Poty Lazzarotto

Um dos artistas mais representativos da arte curitibana e paranaense, PotyLazzarotto, é o tema de um roteiro cultural que poderá ser percorrido de bicicleta ou de ônibus, no dia 01 de junho (domingo), dentro da programação do Mia Cara Curitiba 2014. O objetivo é fazer um passeio por cinco murais do artista espalhados pela capital paranaense, tendo como guia a especialista Daniela Pedroso, autora do livro “Poty – Murais Curitibanos”.

Pela manhã, com saída às 9h30, um ônibus levará os interessados. Quem pretende unir cultura com esporte, po-derá fazer o mesmo circuito de bicicleta, às 14h30. Ambas as modalidades são gratuitas, com duração aproximada de 1h45 cada uma. O percurso abrange 46 murais de Poty espalhados pela cidade. Para participar é necessária inscri-ção antecipada.

Serviço:9h30 – Roteiro pelo painéis e murais de Poty de ônibus14h30 - Roteiro pelo painéis e murais de Poty de bicicletaGratuito. Inscrições prévias pelo fone (41) 3225-6232SAÍDA: em frente ao Teatro Guaíra.

Sabores do Litoral:

um motivo a mais para visitar o litoral do Paraná

O Rodízio de Frutos do Mar com Barreado está no car-dápio do Le Bistrô desde que o local abriu, no ano 2000, em Antonina. O prato é servido à vontade. Depois das entradas vem uma sequência de delícias regionais: o barreado e seus acompanhamentos – banana, laranja, farinha de mandioca e arroz branco, seguido de filé de peixe à milanesa, camarão branco à milanesa, camarão ao molho com pupunha da região e carne de siri refo-gada. Uma refeição que irá encantar a todos com os sabores da culinária litorânea.

Em Antonina, orestaurante Casa Verde, criou para o Festival um prato que demonstra o carinho dos proprietáriospela região. O Banquete Caiçara traz um pouco da cozinha regional com o toque exclusivo do casal. A moqueca de peixe é prepa-rada com leite de coco, cebola, tomate e coentro, acompanhados de arroz, palmito pupunha com óleo de amêndoas, banana-da-terra assada e farofa de dendê.

Em Matinhos, o Mata Atlântica Restaurante é um lugar para almoçar e aproveitar as belezas naturais. Participando pela primeira vez do Festival Sabores do Litoral, o restaurante trouxe um prato que mostra sua filosofia de resgatar pratos regionais, o Baião Caiçara. Uma deliciosa combinação de arroz com açafrão e frutos do mar: camarão, peixe e marisco grelhados. O toque final do prato fica por conta da banana caturra, que é do próprio terreno.

Page 9: ECO Curitiba 114

carros&motos

Nissan New March jáé fabricado no BrasilPág. 12

Bruno Vicaria comenta os

bastidores da Fórmula 1

Pág. 11

Novos modelos da Citroën já estão nas revendas

Page 10: ECO Curitiba 114

10 Curitiba, 30 de maio a 02 de junho de 2014www.leiaeco.com.brEco Curitiba automóveis

BastidoresBispo Neto [email protected]

Um dos lançamentos automo-tivos mais esperados dos últimos anos – o do Novo

XC90 – começou na terça-feira. Para isso, a Volvo Cars criou um programa que vai revelar o SUV de dentro para fora – ou seja, começará com a apresentação de novas funcionalidades e equi-pamentos do interior do carro e culminará com a revelação do mo-delo por completo, em agosto.

O modelo XC90 original foi lançado em 2002 e revolucionou o segmento de SUV com a combi-nação de espaço, versatilidade e segurança, tornando-se um fenô-meno de vendas global. E, como ficará claro em algumas semanas, o novo XC90 será um veículo de transformação desse segmento do mercado. Como prévia do que está por vir, hoje, a Volvo Cars apresen-ta a primeira imagem do interior.

O novo interior é o mais luxu-oso já desenhado para um Volvo, tomando como inspiração o país onde a Volvo surgiu, a Suécia, que traz uma reputação global de tecnologia de ponta e design puro,

Novo Volvo XC90 foilançado oficialmente

belo e feito com os melhores ma-teriais. “O equipamento mais mar-cante é o console central similar a um tablet, com controles acionados por toque na tela, que atua como o coração do novo sistema de entretenimento do carro”, explica Thomas Ingenlath, vice-presidente sênior de Design da Volvo Cars. O sistema é virtualmente livre de botões e representa uma nova forma para os motoristas controla-rem seus carros e acessarem uma variedade de produtos e serviços pela internet.

O novo interior do XC90 com-bina materiais como o couro macio e a madeira, com detalhes produzidos a mão, como a ala-vanca de câmbio feita de cristal, da famosa marca sueca Orrefors, bem como os botões de partida e de controle do volume, com cortes precisos. “Esses detalhes são de-senhados para serem as joias do interior. Eles adicionam ao carro uma exclusividade lúdica além da pura funcionalidade”, explica Robin Page, diretor de Design de Interiores da Volvo Cars.

O novo Volvo XC90 é o pri-meiro carro da marca a adotar a nova plataforma SPA (Scalable Product Architecture), que cria ampla gama de possibilidades de design, aumenta a dirigibilidade e permite a adição das últimas tec-nologias de segurança e conectivi-dade, além de aumentar o espaço interno. “Nossa nova arquitetura de interior é pura e organizada, e irradia sofisticação, segurança e formalidade, da forma que os consumidores de utilitários es-portivos de luxo esperam”, explica Peter Mertens, vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvi-mento da Volvo Cars.

As novidades em segurança e em qualidade do ar interior no novo XC90 serão reveladas entre o fim de julho e o início de agosto. Nesse período, serão mostrados outros destaques de tecnologia, incluindo as variações de chassi e motorizações, que serão apre-sentadas no meio de julho e con-tinuarão sendo desvendadas até a revelação completa do carro, no fim de agosto.

Conheça o novo Fit na Honda PrixxO novo Fit, da Honda,

chegou recentemente às concessionárias e já tem o status de ser um dos carros mais vendi-dos, em sua categoria, monovolume. O hatch é o principal lançamento da montadora para o ano e teve seu layout bastante modernizado, com designer harmônico, imponente e arrojado. Outras novida-des são a motorização 1.5 para as quatro versões e o câmbio CVT, como adicional, em todos os modelos, o que dá a sensa-ção de marcha contínua. O novo Fit apresenta motor i-VTEC Flexone, que dispensa o tanque externo, utilizado para partida a frio, em caso de abastecimento com etanol. Nesse modelo, o funcionamento do motor é facilmente ativado em temperaturas extremamente baixas. Este sistema evita incômodos e torna o motor mais compacto, possibilitando a inclusão de outro itens que melhorem o desempenho e o rendimento do veículo. Outro detalhe, é que o veículo também ganhou evolução em conforto, com mais espaço interno. Venha à Honda Prixx, faça um test drive e comprove a superioridade do novo hatch da Honda. Em Curitiba a concessionária está localizada na Avenida General Má-rio Tourinho, 1156 e, em São José dos Pinhais, está na Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres), 2531.

LEAF chega a 50 mil unidade nos EUAA Nissan comemo-

ra mais um marco do LEAF, primeiro modelo 100% elétrico produ-zido em massa: 50 mil unidades comercializa-das apenas nos Estados Unidos. A unidade des-se resultado histórico foi adquirida pelo casal Todd e Lisa Bolt, que mora em Lewisville, estado do Texas. O LEAF do casal é preto, versão SL. Os dois trabalham na igreja Gateway Church e de-cidiram pela compra do Nissan LEAF após um dos pastores da instituição religiosa adquirir o modelo 100% elétrico e, assim, terem conhecido melhor o carro. Além disso, as regiões de Dallas-Fort Worth e Houston estão entre os dez mercados dos Estados Unidos onde a Nissan lançou a campanha nacional ‘Não paga nada para carregar’. Nela, quem compra o LEAF desde o dia 1º de abril não terá custos para recarregar as baterias em locais públicos por dois anos. Graças aos proprietários entusias-tas, à infraestrutura de carregamento público e ao lançamento da campanha de recarga grátis, o estado do Texas tornou-se um mercado em franco crescimento para o Nissan LEAF.

MINI SuperleggeraTM VisionO BMW Group ce-

lebra a união entre o contemporâneo e o atemporal no Concor-so d’ Eleganza Villa d’Este 2014, com um modelo-conceito muito especial: o MINI Super-leggeraTM Vision. Esta interpretação exclusiva de um conversível de dois lugares foi criada pela MINI e pela Touring Superleggera, a casa de construção de carrocerias e design tradicional sediada em Milão. O MINI SuperleggeraTM Vision é, por um lado, um ro-adster clássico e ágil de dois assentos, expressando o estilo mais minimalista e emocional do automobilismo, e por outro lado, o seu sistema de transmissão elétrica dá ao carro uma dinâmica de condução distintamente moderna. Em colaboração com a MINI, a Touring SuperleggeraTM projetou e construiu um modelo único e elaborado artesanalmente, que combina a tradição da construção de carrocerias clássicas com autêntico estilo britânico da MINI, para criar um apelo estético atemporal.

Page 11: ECO Curitiba 114

11Curitiba, 30 de maio a 02 de junho de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

automóveis

Para a Citroën, 2015 já co-meçou! Chegam aos conces-sionários da marca as novas

linhas C3, C3 Picasso e AIRCROSS 2015, modelos inovadores em estilo, requinte e referências de segurança e prazer ao dirigir em seus segmentos. Novas versões, cores e equipamentos, tudo para oferecer ainda mais conforto e bem estar a bordo, superando os anseios de um público cada vez mais exigente.

Novo C3 2015Um dos pioneiros do conceito

compacto premium e grande su-cesso de vendas no Brasil - com mais de 300 mil unidades já co-mercializadas, o Citroën C3 é um modelo adequado ao ir e vir das grandes cidades, recheado com tecnologias de ponta e soluções criativas. Produzido desde 2003 no Centro de Produção de Porto Real (CPPR), Estado do Rio de Ja-neiro, o Citroën C3 se torna ainda mais atraente na linha 2015. A começar pela criação de três novas versões, passando de quatro para seis disponíveis no total: Origine 1.5 Flex - R$ 40.990,00; Attraction 1.5 Flex (nova) - R$ 43.990,00; Tendance 1.5 Flex - R$ 45.490,00; Exclusive 1.5 Flex (nova) - R$ 48.990,00; Tendance 1.6 Flex BVA (nova) - R$ 49.990,00; e Exclusive 1.6 Flex BVA - R$ 55.490,00, todos com frete incluso.

A nova Attraction 1.5 Flex alia conteúdo com grande atratividade comercial. A Exclusive 1.5 Flex, sempre equipada com câmbio manual, inova ao tornar mais acessível o requinte da versão top Exclusive com a utilização do moderno motor 1.5 Flex, de 93

SpeedcenterBruno Vicaria

A Fórmula 1 tem o domínio da Mercedes com dois pilotos disputando entre si - e, por causa disso, a amizade (ou co-leguismo) entre os dois virou rivalidade das mais ferrenhas. Não, não estou falando de Ayrton Senna e de Alain Prost; estou falando de Lewis Hamil-ton e Nico Rosberg.

Hamilton se assemelha a Senna, principalmente pela agressividade e temperamen-to; Rosberg parece com Prost, pela pilotagem mais cuidado-sa e o jeito mais político de lidar com o paddock. O que diferencia os dois de Senna e Prost é que este duelo aconte-ce desde os tempos de kart.

Rosberg chegou mais cedo na Fórmula 1, mas foi Ha-milton quem brilhou antes. Ambos campeões da GP2 e apoiados por uma equipe, mas o alemão teve o azar de pegar uma Williams em declí-nio e apostar numa Mercedes do zero.

Hamilton já entrou na McLaren com todos os be-nefícios, desfrutou disso por seis temporadas, conquistou vitórias, um título mundial, construiu uma carreira de popstar, namora uma cele-bridade e entrou na Mercedes já desvirginada de vitórias e encaminhada ao sucesso.

Ambos têm a gana de se-rem campeões, mas Rosberg

ainda não teve esse gosto. E provavelmente se sente na responsabilidade de conquis-tar este campeonato como uma recompensa pelo traba-lho de formiga feito desde o ano de 2010, ao lado de Michael Schumacher.

Rosberg pode ter iniciado o ano na frente, mas as vitórias seguidas de Hamilton deram um banho de água fria no ale-mão, pois o inglês foi elevado a favorito pela mídia, mesmo com o companheiro tendo terminado todas as corridas. Mônaco era uma corrida cha-ve e ele sabia disso.

Aí veio o episódio da esca-pada de pista na classificação por parte de Rosberg, que impediu Hamilton de melho-rar seu tempo e, consequen-temente, tomar-lhe a pole. O inglês, com razão, ficou p da vida, mas o alemão alega não ter errado propositalmente quando viu que sua volta já tinha sido perdida.

Ainda existe muito chão pela frente e, por enquanto, os dois foram bastante cordiais dentro da pista. Porém, se eles não tomarem cuidado, o que poderia ser uma reedição de 1988 por parte da Mercedes pode virar um 1986, quando os dois pilotos da Williams perderam o título na última corrida por conta das disputas internas.

Revendas Citroën já têm o C3, C3 Picassoe AIRCROSS 2015

cv. Já a Tendance 1.6 Flex BVA, democratiza o câmbio automático, passando a ser a versão mais aces-sível para quem deseja o conforto de uma transmissão automática. E a top Exclusive 1.6 16V Flex BVA, conhecida pelo seu alto nível de conforto, também evolui, passan-do a oferecer na linha 2015 ainda mais equipamentos de série. Man-tendo sua filosofia de inovação e criatividade, todas as versões Tendance e Exclusive trazem de série o exclusivo para-brisa Zeni-th, que oferece visão panorâmica e proporciona grande luminosidade ao interior do modelo.

AIRCRoSS 2015Sucesso de público desde seu

lançamento, o Citroën AIRCROSS ganha em 2015 detalhes visuais distintos e a aplicação de DOT (detector de obstáculos traseiro) de série, tornando-se ainda mais atraente para o público que deseja um veículo compacto, espaçoso, com estilo moderno e bom desem-penho. Denominadas new look, as alterações estéticas se carac-terizam pela utilização de faróis com máscara negra e acabamento na cor grafite nas barras do teto, molduras dos faróis de milha e estribos. Nas versões Exclusive, as maçanetas das portas e os espelhos retrovisores externos também recebem a nova cor. Na gama 2015, o AIRCROSS passa a ser oferecido também na cor Blanc Nacré (branco perolizado). As versões de entrada, agora denominadas Tendance, assim como as Exclusive, continuam sendo oferecidas com duas con-figurações mecânicas: motor 1.6 16V Flex Start com câmbio ma-

nual ou automático sequencial. O modelo tem preço a partir de R$ 55.190,00 (AIRCROSS Tendance 1.6 BVM).

C3 PICASSo 2015A versão de entrada do Citroën

C3 Picasso passa a ser denomina-da Origine 1.5. Além da ampla lis-ta de equipamentos já existente, passa a contar com vidros elétri-cos traseiros de série. O preço, de R$ 46.890,00 (frete incluso), inclui direção assistida, ar condicionado, 2 airbags frontais, freios com ABS + EBD, pneus 195/60 R15, com-putador de bordo, retrovisores elétricos, vidros elétricos nas 4 portas anti-esmagamento, entre outros. Versão intermediária Tendance é oferecida em duas configurações mecânicas: motor 1.5 com câmbio manual ou 1.6 com câmbio automático. Ela soma equipamentos como faróis de neblina, Rádio CD Player com co-mando satélite, pneus195/55 R16 e look externo na cor da carroce-ria. Ambas passam a contar com o DOT (detector de obstáculo tra-seiro) como equipamento de série, custando R$ 49.790,00 (manual) e R$ 54.890,00 (automática).

As versões top de linha Exclusi-ve 1.6 permanecem com o mesma ampla oferta de equipamentos, por R$ 55.890,00 (manual) e R$ 59.890,00 (automática), acrescen-tando ar condicionado digital, Rá-dio CD Player com Hifi-like + USB + Bluetooth, bancos em tecido 3D/couro, mesas tipo avião, piloto automático, volante em couro, look externo cromado, para-brisa com sensor de chuva/sensor de acendimento automático dos fa-róis, entre outros.

Chega ao mercado brasilei-ro o Mercedes-Benz CLA 45 AMG, um cupê compacto de quatro portas com personali-dade exclusiva e desempenho extraordinário. Desenvolvido pela AMG, marca de perfor-mance da Mercedes-Benz, o novo modelo é o precursor de um segmento totalmente novo. O conjunto formado pelo motor de quatro cilin-dros de série mais potente do mundo, tração integral permanente, transmissão es-portiva SPEEDSHIFT DCT de sete velocidades e suspensão

especialmente desenvolvi-da pela AMG garante uma fantástica experiência de condução.

A combinação de alta po-tência e torque proporciona-da pelo motor AMG 2.0 turbo, potencializada pelo sistema de transmissão AMG 4MA-TIC voltado à performance, garante ao CLA 45 AMG ca-racterísticas de dirigibilidade à altura de um superesporti-vo: o cupê de quatro portas acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos e chega rapidamente à velocidade máxima de 250 km/h (limi-tada eletronicamente).

Membro da família BlueDI-RECT, o motor AMG 2,0 litros quatro cilindros turbo utiliza injeção direta de gasolina com aspersão controlada por meio de injetores piezelétricos posi-cionados no centro das quatro câmaras de combustão.

Ih... Acho que já vi esse filme

M-Benz anuncia chegada do CLA 45 AMG

Page 12: ECO Curitiba 114

12 Curitiba, 30 de maio a 02 de junho de 2014www.leiaeco.com.brEco Curitiba automóveis

O consumidor brasileiro está cada vez mais maduro e, assim, exigente, desejando produtos modernos, tecnológicos, bonitos, seguros e bem equipados com muita personalidade. Atenta a esta realidade, a Nissan lançou este mês um carro que incorpora estes anseios e é sucesso em todo o mundo: o Nissan New March. Produzido no Brasil, no novo Complexo Industrial da marca em Resende (RJ), o modelo chega com estilo marcante, adaptado ao gosto dos brasileiros e com muitas novidades em tecnologia e conectividade, com preços entre R$ 32.990,00 e R$ 42.990,00.

Apresentado mundialmente no Salão de Frankfurt de 2013, o Nissan New March traduz de forma clara o DNA japonês da em-presa, com alto nível de qualidade, atenção minuciosa aos detalhes, inovação, e uma ampla lista de equipamentos de série. Com de-sign arrojado e conjunto mecânico moderno, que inclui os motores 1.0 16V e 1.6 16V flexfuel com nível

O BMW Group Brasil anun-cia a chegada do novo BMW 640i Gran Coupé, ainda mais luxuoso e esportivo, à rede de concessionárias da marca em todo o país. Equipado com uma série de novos itens de conforto, design e sofisti-cação, o modelo apresenta o desempenho e a construção premium características da marca BMW. Com novos equipamentos, dez opções de cores e diversos tipos de aca-bamentos, modelo chega ao Brasil por R$ 369.950,00.

“O BMW 640i Gran Coupé retrata o equilíbrio perfeito entre conforto e performance.

Sua construção segue o padrão premium já reconhecido mun-dialmente e é o modelo ideal para quem não abre mão de sofisticação com um toque de exclusividade”, avalia Martin Fritsches, diretor de vendas da BMW do Brasil.

Na versão 2015, o BMW 640i Gran Coupé apresenta uma nova gama de equipa-mentos de série que eviden-ciam ainda mais a vocação do modelo para a esportividade. As rodas de liga leve de 19” agora têm um desenho di-ferenciado, no modelo Star Spoke, que destacam as belas pinças de freio.

Nissan New March jáé fabricado no Brasil

máximo de eficiência energética, é um carro perfeito para o ritmo da cidade e apresenta uma tecnologia surpreendente com conteúdos inéditos em seu segmento. Proje-tado no Japão, com a participação de equipes de vários países do mundo, inclusive do Brasil, e uti-lizando a versátil plataforma ‘V’, o compacto da Nissan é vendido – e aprovado – em mais de 100 países, tendo mais de 6,7 milhões de unidades comercializadas em

sua história. E, desde o dia 23 de maio, está nas concessionárias da marca no Brasil.

A frente 100% nova do Nissan New March traz muito das opi-niões dos clientes da marca no Brasil, ouvidas em pesquisas. As informações colhidas aqui ajuda-ram o departamento de design no Japão, responsável pela nova cara do compacto, a desenhar o reno-vado modelo, que está chegando ao mercado brasileiro.

BMW 640i Gran Coupé: sofisticação e esportividade

Page 13: ECO Curitiba 114

Curitiba, 30 de maio a 02 de junho de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba13

Coluna do PierEspaço do jornalista Pierpaolo [email protected]

Domingo no teatro

O Teatro Lala está com três peças para crianças em cartaz aos domingos. “As Aventuras da Princesa Jezebel”, às 11h, traz uma menina alegre, ex-trovertida e que vive atrás de aventuras. É uma princesinha diferente, danadinha de es-perta. Certo dia ela conhece Marcopolo e precisa ajudá-lo a escapar de duas bruxas mal-

vadas. A história acontece em meio à fada madrinha, bruxas e seres pra lá de esquisitos. Às 15h é a vez de “A Cigarra e a Formiga”, um mediador com um violão vai narrando o clássico infantil que conta a fábula da formiga que trabalha e da cigarra que só cantava. As duas entram em cena e vão mostrando o que se passa na primavera, verão, outono e inverno. E para fechar o menu, às 17h tem o “O Patinho Feio”, que é bem colorida e animada e super fiel ao clássico. Os ingressos estão à venda no local a R$ 24 inteira e R$ 12 meia. (Rua Treze de Maio, 629).

Férias chegando

Começa nesta segunda-feira, dia 2 de junho, a colônia de férias do grupo Navegadores. Com o tema “Colônia da Copa”, a criançada de três a 12 anos vai entrar no clima da Copa do Mundo partici-pando de oficinas de dedoches de torcedor, crianção de enfeites para a Copa, dobradura de camisa de futebol e por aí vai. Às terças-feiras serão destinadas a sessões pipoca com muito filme. O investimento é de R$ 130 por semana ou R$ 30 por dia. Inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo 41 3044 4797.

Circo

Segue em cartaz o Circo Vostok. Ele está montado no Pinhei-rão, no bairro Tarumã e tem sessões de terça à sexta-feira às 20h30 e sábados e domingos às

Estreia

Está chegando a Curitiba o primeiro Festival de Contos de Fadas do Brasil. “Era uma...eram duas, eram três”, estreia dia 7 de junho, no Teatro Bom Jesus. E a primeira peça será “A Roupa Nova do Rei”. fala de um rei que foi iludido por um falso alfaiate, que lhe prometera uma roupa que somente as pessoas inteligentes poderiam vê-la e que esta, por sua vez, seria a roupa mais cara do mundo. Na realidade não existia roupa alguma e tudo era um golpe bem elaborado, pois atingia a vaidade do rei e das pessoas que o cercava. Mas uma criança que observava o desfile do meio da multidão, desprovida desse compromisso de ter que se mostrar “inteligente”, grita o que realmente vê, ou seja, que “o rei estava nu!”. E com isso ele acabou criando uma das melhores histórias representando a vaidade humana, direcionada não apenas para crianças, mas também adultos. Ingressos à venda pelo Disk Ingres-sos a R$ 36 inteira e R$ 21 meia. O valor integral arrecadado com os ingressos será em prol do Hospital Pequeno Príncipe.

Criança na Plateia

Paula Martins

Acesse: www.criancanaplateia.com.br Curta: www.facebook.com/criancanaplateia

Siga: @CNPlateia

Neto

Mer

hy

A diretora social do Alphaville Graciosa Clube, Eloísa Hultmann, com as dançarinas Silvana Paixão, Eliane Friesen e Jessica Galvão, em jantar árabe promovido no local.

Kauana Bechtloff

Ana Pereira conferindo o som do DJ Chuva no

TAJ Curitiba.

O saxofonista e flautista carioca Mauro Senise apresenta-se hoje no Clube Curitibano, 22 horas, no Salão Rosa.

A anfitriã da noite, Alessandra Abage Gomes (à dir.), com a arquiteta Ana Letícia Virmond, em recente bate-papo sobre LED promovido pela Irmãos Abage Barigui em parceria com a empresa Interlight.

Gerson Lima

Page 14: ECO Curitiba 114

entretenimento14 Curitiba, 30 de maio a 02 de junho de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

GARFIELD

LULUZINHA TEEN

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2013

COQUETEL MOBILE

BAIXE agora!BOMBA e PIRÂMIDE

Agora com os novos jogos

www.samsungapps.com

BANCO 34

TAOFAOROGRAFIAFREINCIDENTERPOLUAR

FEUDOSIIORDLTEMORO

YESIOHIVLANCETARCIOEOPFIA

INCAAMORDODARAEERA

RMROASAMEPICURISMO

INSETOSPUIRÃEAÇORT

HOMBRIDADE

Local daexecução

de AnaBolena

Ópera deLudwig

van Beethoven

Síntese de yine yang(Filos.)

Elementodo sanguearterial

(símbolo)

Sem mo-vimento(fem.)

A regênciaque suce-deu as Tri-nas (Hist.)

"(?) wecan",

frase deObama

(?) rei!, saudaçãoa Iansã

(Candom.)

O mais conhecidoretrovírus

(sigla)Cortar

com umobjeto

cirúrgico

O conjun-to das

víscerasdo boi

A civiliza-ção quefundouCuzco

Vencedorde umtorneio

Fibra coma qual

se faz obarbante

Player de áudiodigital

da Apple

Desgas-tar-se

pelo uso(a roupa)

Ave derapina dehábitosdiurnos

Réguausada emdesenhotécnico

Nobrezade cará-ter (fig.)

Darwin, por seuconceito de Deus

Sentimento deaversão

Adjetivo inicial decartas amistosasClaridade natural que inspira poetas

Já (?):acabou

(?) Raimi,cineasta

Medo;receio

(?) Shoe-maker,

sonda queestudou oasteroide

Eros

Poeta de"O Corvo"

Dividirpor dois

Regula-menta as

regrasda F1

Gaste;carcomaCláusula de contrato

Paixão

Parte dabalestra

Atrever-se

Máquinade uso

agrícola

Descriçãodas mon-

tanhasO réu que

volta adelinquir

Terraconcedi-da pelo

senhor aovassalo

(pl.)

Epíteto da estradade trem Madeira-

Mamoré

Sufixo de"rubor"

Aqui, emfrancês

RenéMagritte,

pintorDoutrinafilosóficaseguida

porLucrécio

Pessoasinsignificantes

(fig.)

E R A

3/ici — yes. 4/near. 7/fidelio. 8/lancetar. 10/epicurismo.

horóscopo

Em momento de gran-de sucesso no país com o hit “Beijinho no

ombro”, a funkeira carioca Valesca popozuda desem-barca em curitiba, hoje, para show na 3ª edição do Luxúria e ostentação, no Trésor Eventos (rua Desembargador Whes-tphalen, 4000 - rebouças). com realização da Multi Eventos, Valesca traz no repertório, além da nova música, que atingiu mais de 27 milhões de visua-lizações no YouTube, os grandes sucessos da car-reira, como “Agora sou

solteira” e “Late que eu tô passando”.

outro destaque da noi-te é a presença de Mc Gui-mê, o artista do momento do funk ostentação, que deve embalar a noite com os sucessos “Tá patrão”, “Na pista, eu arraso”, e “país do futebol”, que no clipe tem participação do jogador Neymar, além de “plaquê de 100”, que tem mais de 47 milhões de views no YouTube . A noite de funk ainda será embalada pelos Mc´s ro-dolfinho, Tekinho e Lon.

É a primeira vez neste

ano que a cantora Vales-ca popozuda, que se des-tacou ao liderar o grupo Gaiola das popozudas, se apresenta em curitiba.

No videoclipe “Beiji-nho no ombro”, a funkei-ra aposta em uma ima-gem com uma produção sofisticada, gravado no luxuoso castelo de Itai-pava, localizado na re-gião serrana do rio de Janeiro. No vídeo a diva do funk aparece cheia de glamour e poderosa na pele de quatro rainhas fictícias, comandando um exército de dançarinos.

Valesca Popozuda e MC Guimê se apresentam nesta sexta

Page 15: ECO Curitiba 114

Curitiba, 30 de maio a 02 de junho de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba11

entretenimento

Em um espetáculo ar-rebatador Cazuza Pro Dia Nascer Feliz, O Musical traz pela primeira vez aos palcos de Curitiba a história de um dos maiores ídolos da música brasileira. Em performance impecável o ator Emílio Dan-tas protagoniza o musical so-bre a trajetória do cantor Ca-zuza. Apresentações dias 31 de maio, amanhã, às 21h15 e 1º de junho, domingo, às 19 horas, no Guairão.

No elenco, destaque tam-bém para Susana Ribeiro, que interpreta Lucinha Araújo

A viagem pelo tempo da banda Delorean vai ter um gostinho especial hoje a noi-te no Sheridan’s Irish Pub. O grupo curitibano, especia-lizado em releituras de hits do pop e rock das décadas passadas, completa oito anos de estrada e comemora em grande estilo. A noite tem ainda as bandas Banks e Jack Vermuth, com abertura da casa às 19h e shows a partir das 20h30.

Com um estilo inconfun-dível, a Delorean, banda li-derada pelo jornalista Luigi Poniwass, traz a proposta de ser uma máquina do tempo musical. O nome é o mesmo do veículo utilizado por Marty

Um dos maiores sucessos da carreira do humorista Edu-ardo Sterblitch na televisão,

agora salta das telas e ganha os palcos. “Poderoso Castiga & Banda em... Poderoso Castiga & Banda” está em turnê pelo país e faz esca-la na capital paranaense, amanhã, dia 31 de maio. A apresentação será realizada no Teatro Positivo Grande Auditório (R: Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300) às 21h30. Devido a grande procura foi aberta uma sessão extra às 18horas. O espetáculo faz uma paródia dos cultos evangélicos, porém usando toda sua irreverência para arrastar fiéis à procura de boas risadas.

Com seus bordões e voz ca-racterística, o Poderoso Castiga realiza milagres e exorcismos no palco, tudo em prol do bom humor. A comédia, dirigida por

Rafael Queiroga, estreou em janeiro deste ano e proporcionou ao humorista toda a liberdade antes não encontrada devido à classificação etária televisiva. Para cantar os seus “louvores” durante o “culto”, ele conta com a ajuda do guitarrista Marcinho Ei-ras e da banda You Guys, com seu coral de vozes angelicais: as irmãs Bibba Chuqui e Jamilly Pereira. O coroinha Pedro Gardim também participa da peça. Os textos são de Sterblitch e Kenny Lopes.

ARTISTAEduardo Sterblitch, 27 anos, é

responsável pela criação de ou-tros personagens, como O Melhor Melhor do Mundo, César Polvilho, Freddie Mercury Prateado e Ursi-nho Gente Fina para o programa “Pânico na Band”. Em 2011, rodou

o país em turnê de sucesso com o espetáculo “ Sinceras Desculpas”, uma cômica-tragédia moderna que envolvia dramaturgia, cinema e músicos de alto gabarito, como o mestre das guitarras Marcinho Eiras, parceria que agora se repe-te no novo espetáculo. Em 2012, estreou a comédia A Velha, de sua própria autoria, que girava em torno dos humores e as his-tórias de uma velha narcoléptica de 180 anos. No cinema, foi um dos protagonistas da comédia Os Penetras, ao lado de Marcelo Ad-net, Stepan Nercessian e Mariana Ximenes. Nos palcos, o carioca coloca em prática seus mais de 20 anos de estudo e teatro - foram nove anos de aulas particulares clown, oito anos de curso livre no Teatro O Tablado e quatro anos de Casa de Cultura Laura Alvim.

Cazuza, Pro dia Nascer Feliz

PODEROSO CASTIGA

MUSICAL

Depois de arrebatar milhões de fiéis fervorosos com sua palavra, no ar aos domingos no programa “Pânico na Band”, o pastor Poderoso Castiga vem a Curitiba.

DELOREAN COMEMORA 8 ANOS NO SHERIDAN’S HOJE

McFly, personagem de Michael J. Fox, e Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd) no clássico “De Volta Para o Futuro”. O gru-po, que fez sua estreia em 28 de

maio de 2006, no extinto Café Curaçao, parte desta inspiração cinematográfica rumo a uma viagem de volta ao passado da música.

(mãe de Cazuza). Escrito por Aloísio de Abreu, com direção de João Fonseca, o espetáculo reúne alguns dos maiores clássicos de Cazuza em carreira solo ou no Barão Vermelho, como “Pro Dia Nascer Feliz”, “Codinome Beija Flor”, “Bete Balanço”, “Ideologia”, “O Tempo não para”, “Exagerado”, “Brasil”, entre outros.

Para a construção do tex-to, Aloísio de Abreu partiu das conversas com pessoas próximas a Cazuza e fez uma ampla pesquisa para a criação da estrutura dramá-tica do espetáculo. “Apesar de frequentar os mesmos lugares, eu não conhecia o Cazuza. Entretanto, sempre tive uma profunda identifi-cação com a obra dele, que tem um quê de crônica da nossa época, revelando de forma rasgada comporta-mentos típicos dos jovens que todos éramos nos anos oitenta”, explica Aloísio.

Como a vida do perso-nagem foi curta e, ao mes-mo tempo, muito intensa,

o autor procurou contar a história de forma ágil, avançando sempre a partir dos momentos de virada na carreira e na vida dele: a descoberta do teatro, o gosto pelo rock, o momen-to em que resolve cantar, montar uma banda, se pro-fissionalizar, o estouro, as brigas, a mudança no estilo de sua obra, o estrelato solo, a descoberta da doença, a urgência poética no fim das forças. Enfim, momentos que levam a história adian-te. “As músicas se inserem

quase como parte do texto. Estrutura de musical mes-mo. Claro que tem momento show, mas a trajetória do Cazuza é contada através das letras e da poesia dele. Tudo no texto ‘faz parte do show’“, complementa.

A montagem dá continui-dade à pesquisa desenvolvi-da por João Fonseca de uma cena musical brasileira mais despojada e teatral. “Este espetáculo é mais um passo do trabalho que comecei com ‘Gota d’água’ e que cul-minou no ‘Tim Maia’. É uma nova possibilidade de de-senvolver e aperfeiçoar uma linguagem muito autoral de musical iniciada há alguns anos”. O diretor conta que os depoimentos de Lucinha Araújo foram fundamentais na estruturação cênica do espetáculo: “A partir das lembranças dela, vamos conhecendo a vida e a obra desse artista e, tal como sua obra, a peça alterna momen-tos exagerados e de puro rock’n’roll a mais intimistas e delicados”, finaliza.

Page 16: ECO Curitiba 114

especial16 Curitiba, 30 de maio a 02 de junho de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba