infocampo . jul/ago 2010

8
Projeto do curso de Enfermagem levará alegria a crianças hospitalizadas. Pág. 3. Melhorias na estrutura Visitas de alunos de colégios da região. Confraternização em alto astral! Pág. 3. Pág. 5. Acolhida Festa julina Campo Real realiza ações sociais em Pinhão. Parceria com a Federação Paranaense de Motocross. Pág. 8. Pág. 7. Blitz Campo Real Apoio ao esporte Alegria Real Informativo da Faculdade Campo Real Julho - Agosto 2010 Modificações na estrutura melhoram o atendimento aos acadêmicos. Pág. 5.

Upload: faculdade-campo-real

Post on 12-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição de julho/agosto de 2010 do informativo impresso da Faculdade Campo Real.

TRANSCRIPT

Page 1: InfoCampo . jul/ago 2010

Projeto do curso de Enfermagem levará

alegria a crianças hospitalizadas.

Pág. 3.

Melhorias na estrutura

Visitas de alunos de colégios da região.

Confraternização em alto astral!

Pág. 3.

Pág. 5.

Acolhida

Festa julina

Campo Real realiza ações sociais em Pinhão.

Parceria com a Federação Paranaense de Motocross.

Pág. 8.

Pág. 7.

Blitz Campo Real

Apoio ao esporte

Alegria Real

I n f o r m a t i v o d a F a c u l d a d e C a m p o R e a lJ u l h o - A g o s t o 2 0 1 0

Modificações na estrutura melhoram o atendimento aos acadêmicos. Pág. 5.

Page 2: InfoCampo . jul/ago 2010

Editorial

02

A busca pela excelência no ensino su-perior é uma constante, que visa atender da melhor maneira possível as necessida-des acadêmicas desta instituição. Com tal propósito, a Faculdade Campo Real dá as boas vindas aos novos alunos, assumindo este compromisso de insistentemente ir ao encontro de melhorias na área da educa-ção. Recepcionamo-os com novidades nos cursos de Publicidade e Propaganda, En-genharia Agronômica e nos cursos da área de Saúde, além dos investimentos na parte estrutural da instituição, como ampliação da cantina e dos estabelecimentos de foto-cópias.

São destaques desta edição do In-focampo a implementação de quatro novos laboratórios, sendo eles o de Microbiolo-gia e Análises clínicas, o de Embriologia e Histologia geral, o de Genética e Biologia celular e o de Física experimental e resis-tência de materiais, que serão usados para

estudos na área de Saúde. Há, também, um novo estúdio de TV, recém-reformado, com novos equipamentos de filmagem e de fotografia. Além de muitos outros investi-mentos, como, por exemplo, a aquisição de um terreno onde será construída a Unidade Experimental I para o curso de Engenharia Agronômica.

Destacamos ainda, nesta edição do Infocampo, os novos projetos de exten-são Alegria Real e Plenitude que propor-cionam aos alunos a prática dos conteúdos apreendidos em sala de aula, além de exer-cerem cidadania, por meio de ações sociais.

Desejamos boas-vindas aos calou-ros. Que eles mantenham a excelência edu-cacional desta instituição. Um brinde às nossas novas conquistas e uma boa leitura a todos.

Prof. Edson Aires da SilvaDiretor da Faculdade Campo Real

EX

PE

DI

EN

TE

Colaboração: Coordenações dos cursos e seto res da Facu ldade Campo Rea l .

Diagramação: Market ing Campo Rea l

Tiragem: 5.000 exempla res.

Fale conosco:Participe de nossas edições do Infocampo com críticas, sugestões, dicas e artigos. Queremos saber sua opinião para que nosso jornal fique cada vez mais interativo.

Escreva para a gente:

[email protected].

Aconteceu na Campo Real21

3

4 5

1. A acadêmica de Enfermagem, Mayra Algeri Schimim, 20 anos, é a Rainha da Expoguá 2010. 2. Se-mana pedagógica reúne professo-res no início do semestre. 3. Lan-çamento do projeto “Dê voz a um livro”. 4. Aula inaugural do curso de Psicologia. 5. Café fi losófi co.

Page 3: InfoCampo . jul/ago 2010

03

A Coordenação de Enfermagem im-plantou dois projetos de extensão que aten-derão crianças e idosos: Alegria Real e Plenitude.

A proposta do Alegria Real é in-centivar os alunos para que desenvolvam práticas humanitárias, em prol da cida-dania e da inclusão social, por meio de visitas aos hospitais de Guarapuava e re-gião.

O projeto funcionará da seguinte ma-neira: os acadêmicos de Enfermagem darão apoio às crianças hospitalizadas, desenvol-vendo trabalhos em busca da sensibilização para a humanização da saúde, tendo como intuito principal oferecer conforto e quali-dade de vida aos menores.

A realização do projeto acontecerá no segundo semestre deste ano. A carga horá-ria proposta em horas-aula por semana é de 8 horas, resultando em 168 horas no total.

A Campo Real abre suas portas para que colégios de Guarapuava e região e seus alunos conheçam o funcionamento de uma instituição de ensino superior. As visitas ocorrem durante a semana. O Colégio Esta-dual Manoel Ribas, o Colégio Estadual César Stange, o Colégio Aliança, o Colégio Esta-dual Francisco Carneiro Martins e o Colégio Estadual Professor Amarílio visitaram recen-temente a Faculdade.

Em uma dessas visitas, Lorena I. de Lima, professora do curso de Letras da Campo Real, ministrou uma palestra sobre o novo Acordo Ortográfico, abordando bre-vemente a história da Língua Portuguesa e as mudanças provocadas pelo Acordo.

Os alunos conheceram as instalações da instituição, especialmente a Biblioteca, os estúdios de Rádio e Tv e demais laboratórios.

Extensão e cidadania

Conhecendo a Campo Real

Crianças e idosos serão benef ic iados

As inscrições já estão abertas e os interessados devem procurar a Secretaria Acadêmica.

O projeto Plenitude: Espaço de convivência e saúde para a terceira idade oferecer-se-á assistência bio-psico--social aos idosos residentes no município de Guarapuava, por meio de atividades aca-dêmicas executadas pelos alunos dos cur-sos de Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Letras da Faculdade Campo Real. As vagas estarão disponíveis do seguinte modo:

Enfermagem: 4 vagasNutrição:2 vagasPsicologia:2 vagasLetras: 2 vagas

O início deste projeto será divulgado em breve através dos editais e do site da Campo Real.

Extensão e cidadania

Page 4: InfoCampo . jul/ago 2010

6

9

3

Festa julina da Campo Real

04

A Faculdade Campo Real deu as boas--vindas aos novos alunos no divertido jeito caipira. Na última sexta-feira (30), a ins-tituição realizou uma grande festa julina. Alunos, professores e funcionários foram dispensados para que pudessem degustar as delícias da confraternização: amendoim doce, milho cozido, quentão, bolos e do-ces caseiros, além das tradicionais maçã do amor e paçoquinha. Jogos como pescaria e argola animaram os presentes. A cadeia do amor e os correios elegantes fizeram a timidez desaparecer. Brinquedos como to-bogã e cama elástica fizeram despertar o espírito infantil dos alunos. O touro me-cânico fez a alegria de meninos e meninas que mostraram toda a sua performance para se equilibrar no brinquedo. Nessa competição, quem levou a melhor foi o ga-rotinho de 9 anos, Nathan Poletto Felix.

A organização ficou por conta dos cursos de Direito e de Administração, mas outros cursos participaram a exemplo o curso de Publicidade e Propaganda.

Page 5: InfoCampo . jul/ago 2010

3

05

Investimentos na estruturaEscritório de Práticas Jurídicas

A Faculdade Campo Real deu uma nova aparência para o Escritório de Práti-cas Jurídicas da instituição. O escritório está instalado em uma nova sala, recém--reformada, adaptada para o atendimento ao público, com o intuito de que os futuros advogados possam praticar a representação dos legítimos interesses das pessoas.

Modificações na Unidade IVVisando sempre atender melhor os alu-

nos da instituição, a Campo Real aprovei-tou o período de férias do mês de julho para fazer algumas modificações na Unidade IV. Nesta parte da instituição, estão localizadas a xerocadora e a cantina, que passaram por ampliações. A Faculdade ganhou mais uma xerocadora, com duas máquinas fotocopia-

doras, otimizando tempo e proporcionan-do maior facilidade de acesso ao material. O espaço entre a antiga xerocadora e porta frontal da unidade foi aproveitado para am-pliar a cantina e nesse espaço haverá um nú-mero maior de mesas e cadeiras, oferecendo aos acadêmicos mais conforto e qualidade no atendimento.

Publicidade e PropagandaPara o curso de Publicidade e Pro-

paganda da Campo Real foram compra-dos novos equipamentos para iluminação de estúdio em fotografia, uma nova câ-mera para produção em vídeo, além de acessórios e materiais de consumo, que auxiliam os alunos na execução de tra-balhos acadêmicos. O estúdio foi refor-mado, com pintura do piso e do fundo adequado para efeitos de chroma, melho-rando a capacidade técnica para produ-ções audiovisuais dos acadêmicos.

Laboratórios da área de SaúdeNo início deste semestre, os alunos que

fazem parte dos cursos da área de Saúde terão acesso a quatro novos laboratórios construídos pela Campo Real. São eles: o de Microbiologia e Análises Clínicas, o de Embriologia e Histolo-gia geral, o de Genética e Biologia celular e o de Física experimental e resistência de materiais.

Os laboratórios serão utilizados para aulas práticas e, assim, os acadêmicos terão conheci-mento empírico, para que, no futuro, saibam cuidar profissionalmente do estado de comple-to bem-estar físico, mental e social das pessoas.

Investimentos na bibliotecaA Biblioteca da Campo Real abre o

semestre com novidades para os alunos. Os investimentos em materiais bibliográ-ficos neste ano de 2010 passaram de R$ 100.000,00 e, na parte estrutural, foram adquiridos novos armários para melhor dispor os 29.832 livros e periódicos que a Biblioteca possui. Durante o período de pri-meiro de janeiro a dezenove de julho deste ano, foram cadastrados 1.199 mil títulos e 2.290 mil exemplares de obra provenientes de compra, doação e permuta de multas.

Campo Real terá Unidade ExperimentalA Faculdade Campo Real

está providenciando o local onde será construída a Unida-de Experimental I. Esta unida-de será a primeira parte do que, futuramente, formará a fazenda experimental do curso de Enge-nharia Agronômica. Ela abriga-rá, ainda, um complexo forma-do por salas de aula e por la-boratórios de Solos, Botânica, Entomologia, Anatomia Animal, Fisiologia Vegetal, Fitopatologia

e Biotecnologia Agrícola.Nessa área será construída,

também, uma casa de vegeta-ção para o desenvolvimento de atividades de iniciação cientifi-ca e apoio didático às discipli-nas técnicas.

Haverá, além disso, um espa-ço destinado aos implementos agrícolas e à realização de tra-balhos experimentais nas áreas de olericultura, fruticultura e ir-rigação.

1. Escritório de Práticas Jurídicas. 2. Novo xerox. 3. Cantina.

4. Estúdio de vídeo. 5. Microscó-pios em laboratórios da área de

saúde. 6. Novos livros.

1

4

2

5

3

6

Page 6: InfoCampo . jul/ago 2010

06

Seminário das coligadas

Formação continuada

Capacitação de funcionários

Aconteceu no dia 19 de junho, na Faculdade Campo Real, o 2º Seminá-rio Acadêmico das Coligadas da UB, ou seja, o encontro reuniu colaborado-res da Uniguaçu, da Campo Real e da UCP.

O objetivo deste encontro foi dis-cutir temas centrais para a comunidade acadêmica como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENA-DE), ética no ensino superior, relações entre professores e alunos, o exame da ordem dos advogados.

Estiveram presentes o Diretor Geral da Campo Real, Professor Edson Aires da Silva, o presidentente da man-tenedora Antônio Cesar Ribas Pacheco e a diretora das Faculdades do Centro do Paraná (UCP), de Pitanga e do Pi-nhão, Jane Aires da Silva.

Funcionários do corpo técnico-admi-nistrativo da Faculdade Campo Real rece-beram treinamento no curso “Ampliação do Capital Profissional de Recepcionistas e Telefonistas”, ministrado pela Empresa Imprendere – assessoria, consultoria e pla-nejamento Ltda., no período de 05 a 09 de julho de 2010.

Excelência em ensino superior exi-ge constantes aperfeiçoamentos. Com essa filosofia, a Campo Real constantemente investe na formação de seu corpo docente oferecendo cursos diversos.

O curso teve como objetivos a me-lhoria do desempenho das funções, a aprendizagem de técnicas de comunicação eficiente, a organização de uma agenda de trabalho, além de apresentar a Empresa aos funcionários como prestadora de serviços educacionais cujo foco é o aprimoramento no relacionamento com os acadêmicos, do-centes, corpo técnico-administrativo e co-munidade na qual está inserida a Faculdade Campo Real.

Buscou-se, também, chamar a atenção de cada um para a importância de utilizar seus talentos, suas competências e habili-dades em prol da busca pela excelência no atendimento aos clientes/acadêmicos.

Page 7: InfoCampo . jul/ago 2010

07

Cidadania Real

Campo Real apóia motocross

O projeto Cidadania Real retomou suas atividades. Foram apresentadas aos alunos as ações já desenvolvidas e a programação para o semestre. Alunos já participantes relataram suas experiências aos que estão ingressando no projeto. A conclusão geral é que nossas ações no Cidadania Real devem também nos auxiliar nas ações dentro da IES, a mesma solidariedade que temos com a comunidade devemos também aos colegas, professores e funcionários,assim tornando nosso ambiente cada vez melhor, a partir de nosso envolvi-mento.

A Faculdade Campo Real, por meio dos trabalhos realizados pelo piloto Nathan Polet-to Felix, de 9 anos, patrocinado pela Campo Real, está com uma nova parceria com a Fede-ração Paranaense de Motocross. O propósito desta união é o de divulgar a instituição, por meio do atendimento feito pelos alunos da área da saúde, prestados aos competidores e ao pú-blico que prestigia este esporte.

Page 8: InfoCampo . jul/ago 2010

08

Ações sociais em PinhãoA Blitz Campo Real esteve no últi-

mo final de semana na cidade de Pinhão, realizando ações sociais na comunidade. Este projeto é realizado há alguns anos em Guarapuava, proporcionando pres-tação de serviços e informação aos que participam.

A coordenadora de Atividades Complementares, professora Patrícia Melhem, disse que a experiência é de grande valia: “É válida no sentido de le-var a Faculdade Campo Real para fora, integrando alunos e professores de di-versos cursos. Há, assim, um compro-mentimento do aluno com a faculdade e a comunidade”.

Atividades como orientação jurídi-ca, orçamento familiar, avaliação nutri-cional, aferição da pressão arterial, exa-mes de glicemia, enfim, diversas ações foram proporcionadas por alunos de di-ferentes cursos da Campo Real.

A professora Patricia Melhem des-taca, ainda, que o projeto é de grande importância, pois proporciona ao aluno a chance de praticar conteúdos apreendi-dos em disciplinas.

Morgana Nunes Marketing Campo Real

10 de setembro