guia de eventos - jul | ago'14

56
julho/agosto 2014

Upload: camara-municipal-de-setubal

Post on 31-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição de julho e agosto de 2014 da agenda Setúbal - Guia de Eventos

TRANSCRIPT

Page 1: Guia de Eventos - jul | ago'14

julh

o/ag

osto

201

4

Page 2: Guia de Eventos - jul | ago'14

A informação a divulgar no Setúbal – Guia de Eventos, publicação de periodicida-de bimestral, deve ser enviada até ao dia 9 do mês anterior ao primeiro da edição respetiva, por e-mail ([email protected]). Essas informações e outras que não cheguem a tempo de ser publicadas podem ser divulgadas na página de internet www.mun-setubal.pt/guiaeventos caso venham acompanhadas de ima-gem. Reservamo-nos o direito de selecionar a informação a divulgar e a forma de o fazer e não nos responsabilizamos por alterações na programação.

Os pedidos de receção por correio de publicações municipais devem ser feitos em www.mun-setubal.pt ou por contacto com o Serviço Municipal de Comu-nicação e Imagem pelo e-mail [email protected] ou telefone 265 541 500.

SETÚBALGUIA DE EVENTOSN.º 97julho | agosto 2014

FICHA TÉCNICA

PropriedadeCâmara Municipal de SetúbalDiretoraMaria das Dores Meira, Presidente da CMSEdiçãoSMCI - Serviço Municipalde Comunicação e ImagemCoordenação Geral Sérgio MateusCoordenação de RedaçãoJoão MonteiroRedaçãoHugo Martins, Marco Silva, Susana ManteigasFotografiaJosé Luís Costa, Mário PenequeConselho EditorialAna Bichinho, Carlos Anjos,João Monteiro, Marco Silva,Miguel Farropas, Paulo Anjos, Sérgio MateusProjeto GráficoAntónio Cunha, Miguel Farropas, Raquel Lopes, Rita PereiraPaginaçãoMiguel Farropas, Raquel LopesImpressãoDaniel & Lino, LdaRedaçãoSMCI – Câmara Municipalde Setúbal, Paços do Concelho,Praça de Bocage, 2901-866 SetúbalTelefone265 541 [email protected] mil exemplaresISSN 1646-0464CapaPormenor do Coretoda Avenida Luísa TodiContracapa10 anos -10 capas

Foto do Leitor de Cília Costa

Os interessados em participar na rubrica Foto do Leitor devem remeter-nos as imagens para o endereço eletrónico [email protected], com indicação do nome do autor, numa referência à parte e não como assinatura inclusa. Reservamo-nos o direito de selecionar o trabalho a divulgar em cada edição e agradecemos que seja mencionado que a Câmara Municipal de Setúbal está autoriza-da a utilizar as imagens noutros suportes.

Page 3: Guia de Eventos - jul | ago'14

3nota de abertura

gu

iaju

l/a

go

Faz em agosto dez anos que a Câmara Municipal de Setúbal lançou esta publicação, com o objetivo de fazer chegar aos públicos informação sobre as iniciativas que acontecem no concelho e de contribuir para a promoção do trabalho dos agentes culturais, desportivos e outros.

Ao longo deste decénio, o Setúbal – Guia de Even-tos tem registado alterações, seja para se adaptar aos anseios dos leitores, seja para tornar mais aliciante e fa-cilitada a consulta, seja para incluir rubricas que aumen-tem o interesse da publicação, seja ainda para reduzir os custos de produção.

Somos uma agenda de algum modo distinta das congéneres, com o pioneirismo de, há dez anos, incluir artigos assinados de reflexão sobre diferentes expres-sões artísticas, a que juntamos rubricas inovadoras.

Tal como nós, o Festival de Bandas Filarmónicas de Setúbal cumpre agora os primeiros dez anos de existên-cia e, também por isso, foi escolhido para evento princi-pal desta edição e, por efeito, tema de capa, ilustrado por um pormenor do Coreto da Avenida Luísa Todi.

Como é habitual desde a primeira hora, este número divulga um vasto conjunto de iniciativas, como são os casos da Feira de Sant’Iago, do Carnaval e das anima-ções de verão e da Festa do Teatro.

10 anosde cultura

Page 4: Guia de Eventos - jul | ago'14

4JULHO | AGOSTO 2014sumário

44PESSOA“Sou incapaz de fazerduas receitas iguais”Fernanda Amaro, 50 anos, chef, tempera o trabalho com uma boa dose de instinto e inovação e, como detesta rotinas, nunca anota as suas criações.

28BASTIDORESUma décadade divulgaçãoO Setúbal – Guia de Eventos, lançado em agosto de 2014, completa 10 anos a informar todos os públicos sobre o que acontece no concelho.

08FEIRA DE SANTÍAGO

O maior certame a sul do Tejo assenta arraiais nas

Manteigadas entre 25 de julho e 3 de agosto, com os 40 anos

do 25 de Abril como mote de inspiração para muita animação

e convívio entre o público. O foral manuelino, que celebra

500 anos, também é evocado. De resto, a festa habitual, com

muita gastronomia e espetáculos todas as noites

em dois palcos.

06BANDAS FILARMÓNICAS

O décimo Festival de Bandas Filarmónicas de Setúbal marca

a internacionalização de um certame preocupado em manter

viva a tradição cultural e social sempre com os olhos postos no futuro. Durante um fim de

semana e na sexta-feira seguinte, Setúbal recebe oito grupos

portugueses e um espanhol, apostados em dar música

e animação ao centro da cidade.

Page 5: Guia de Eventos - jul | ago'14

julho 6 eventosagosto 24 eventos

bastidores 28 guia de eventos

exposições 34 mostras de artesinfantil 37 júnior e famíliaagir 40 cursos e concursosretrovisor 42 como foiprojetor 42 setembro e outubro

ver 44 andreas stöckleincompasso 45 fernando marquesleituras 46 manuel augusto araújofitas 47 marta pinho alves

pessoa 48 fernanda amaro

intervir 50 atividades fixasespaços 53 contactos

jul/agosumário

47FITASTanto mudounos audiovisuaisQuando o Guia de Eventos começou a sair ainda não havia YouTube, a internet estava a anos-luz do que é hoje e o cinema digital dava os primeiros passos.

24FESTA DO TEATROTEATRO

A Festa do Teatro entra na décima sexta edição a 23 de agosto, para garantir, durante uma semana, diversos espetáculos em variados espaços de Setúbal, oferecidos por companhias nacionais e estrangeiras. O certame do Teatro Estúdio Fontenova tem este ano como novidade a inclusão de uma mostra de novas criações de artistas emergentes.

10CARNAVAL DE VERÃO

A folia carnavalesca volta a Setúbal no pino do verão, inspirada no maior evento do género no mundo. As escolas de samba com os trios elétricos e as baterias não faltam à festa, este ano transferida para a Avenida Jaime Rebelo, bem junto do rio, para aproveitar a desejável brisa fresca em noites que prometem ser escaldantes. O ponto altoé a 19 de julho com um desfile noturno.

Page 6: Guia de Eventos - jul | ago'14

6JULHO | AGOSTO 2014

exposições pág. 34 | infantil pág. 37 | agir pág. 40

J U L05 // 11

Gratuito

10.º FESTIVAL DE BANDAS FILARMÓNICAS DE SETÚBALA décima edição do festival in-clui o habitual desfile pelas ruas da Baixa, concertos no Parque do Bonfim, um espetáculo com a presença de um grupo espa-nhol no coreto da Avenida Luísa Todi e a exposição “Bandas Fi-larmónicas” na Casa das Cultura (ver exposições).Org.: CMS | Capricho Setubalense

julho

Page 7: Guia de Eventos - jul | ago'14

7programa

7programa

Internacional aos dez anos

Um desfile das sete bandas participantes nos primeiros dois dias do 10.º Festival de Bandas Filarmónicas de Setúbal pelas ruas da Baixa, a 5 de julho, às 11h00, dá início ao evento. No primeiro fim de se-mana, sempre às 15h00, há concertos no Parque do Bonfim, que culminam, no do-mingo, às 18h00, com uma atuação da

Deixem passar as bandasA música volta a sair à rua no Festival de Bandas Filarmónicas de Setúbal. No evento, a celebrar, tal como o Guia de Eventos, uma década de existência, conjuntos de vários pontos do País fazem da cidade o palco, nos dias 5 e 6 de julho.

A Capricho Setubalense, anfitriã, e as filarmónicas Providência e Perpétua Azeito-nense, todas com origem na segunda meta-de do século XIX, são as representantes con-celhias deste universo sonoro. Em Portugal, ao todo, são cerca de meio milhar.

A harmonia das filarmónicas é feita de sopros e percussão, em concertos em sa-las de espetáculos e coretos ou em desfiles de rua. Atuam com fardamento, unidos pelo prazer de tocar, sempre com a inabalável vontade de partilhar a música com o público.

A aventura começa pelo ensino. Jovens aspirantes descobrem e treinam aptidões nestas escolas seculares. São cativados, fre-quentemente, por valores mais maduros, por familiares que já lá estão e procuram nos mais novos a continuidade da linhagem musical.

As bandas estão em constante muta-ção. Há um núcleo central que se mantém por vários anos, enquanto outros entram e saem, por razões diversas. As mais comuns estão relacionadas com os estudos acadé-micos e as questões profissionais.

Renovam-se os músicos, evolui o re-portório. As interpretações das filarmó-nicas variam, num estilo mais ou menos característico da região ou do tipo de pú-blico. Do clássico ao moderno, da origem nacional à internacional, tocam de tudo um pouco.

O ímpeto pela procura de novas criações musicais leva a que um concerto nunca seja igual. A surpresa surge com novos arranjos musicais, especialmente preparados com base em obras para orquestras ligeiras ou até inspirados em música pop.

Por tudo isto, Setúbal volta a acolher mais uma edição deste festival que perpetua uma tradição que cruza gerações, pelo qual já passaram, ao longo de dez anos, perto de uma centena de bandas filarmónicas.

Banda de Música da Capricho Setubalen-se. Na sexta-feira seguinte, a 11, o festival torna-se internacional com um espetáculo em que participam a Banda de Música de Piedrahita, província de Ávila, Espanha, e a banda da Sociedade Filarmónica Providên-cia, agendado para as 21h30, no coreto da Avenida Luísa Todi.

Page 8: Guia de Eventos - jul | ago'14

88JULHO | AGOSTO 2014

Sant’Iago e a Liberdade

A Feira de Sant’Iago de 2014, que decorre en-tre 25 de julho e 3 de agosto, promete tantas ou mais emoções como as edições que têm cati-vado os visitantes ao longo dos anos.

“Setúbal 1974-2014 | 25 de Abril 40 Anos” é o tema que dá o mote ao certame, com o pavilhão da Câmara Municipal a exibir uma grande exposição que recupera os momen-tos, todos eles tão preciosos, que constituí-ram a Revolução dos Cravos, tanto no País, como em Setúbal.

Imbuído neste clima de liberdade, o cer-tame apresenta, numa outra área, uma zona dedicada ao foral manuelino, responsável, há 500 anos, pela reorganização do concelho, no-meadamente ao nível normativo.

Esta área da Feira, dinamizada pelo Arquivo Municipal de Setúbal, inclui uma exposição alu-siva, ateliers lúdico-pedagógicos, encenações de época de um picadeiro e mercadores, ani-mações de rua e jogos e restauração medievais.

Claro que na Feira de Sant’Iago também marcam presença largas dezenas de fei-rantes, o verdadeiro pulsar do certame, e de diversões, entre as quais consta uma roda gigante. Sem esquecer os espetáculos cul-turais, repartidos por dois palcos, num cartaz repleto de concertos.

Só que a Feira é muito mais.As juntas de freguesia participam com

stands institucionais e, pela primeira vez, tas-quinhas de petiscos.

O Parque Sant’Iago acolhe ainda o Espaço Ciência, todo ele interativo com o público. O IPS leva experiências científicas e o Circo Matemáti-co, em ambiente circense, propõe aos visitantes desafios de matemática inspirados em elemen-tos como o origami.

No Espaço Ciência encontra-se também o Champimóvel, “cápsula” da Fundação Cham-palimaud que convida a uma viagem pedagó-gica ao corpo humano através de um filme em 3D e com simulação de movimento.

A Feira de Sant’Iago apresenta ainda o Festival do Desporto, com área radical, incluin-do paintball e karts, e aulas de artes marciais e esgrima. Aqui, além de um minitorneio de ande-bol, há uma pista de skate, fazem-se rastreios de saúde, praticam-se jogos de tabuleiro e aprecia -se a exposição “Setúbal e o Desporto”.

No Pavilhão das Manteigadas há galas de patinagem artística e de kickboxing e um tor-neio de futsal. Com partida e chegada no recinto da Feira, decorre uma caminhada, pelo projeto Nosso Bairro, Nossa Cidade, um passeio de ci-cloturismo e a corrida de obstáculos Setubatlon.

No Turismo, a Sant’Iago dá destaque aos produtores vitivinícolas e de produtos regio-nais, que estão ao alcance de um acolhedor largo com esplanada.

Com tudo isto para viver, só é difícil encon-trar motivos para faltar à Feira de Sant’Iago. Programação completa em www.facebook.com/feiradesantiagooficial.

Page 9: Guia de Eventos - jul | ago'14

99

FACE 21h30NELSON FREITAS 22h30DJ MONCHIKE 24h00

NOITE DE FADOS SETUBALENSES21h00Com Deolinda de Jesus, Eduardo Silva, Fernando Machado, Geor-gette de Jesus, Inês Duarte, Maria Madalena, Piedade Fernandes, An-dré Gomes e Joana Lança. Custó-dio Magalhães (guitarra portugue-sa) e Vítor Pereira (viola de fado).JORGE NICE 23h30

ESPETÁCULO PARA CRIANÇAS19h30Ruca, Princesas e Três Porquinhos.TOY 22h30

BANDAS JOVENS 21h30CAPITÃO FAUSTO 22h30

EMANUEL 22h00

GISELA JOÃO 22h00

AZEITONAS 22h00

LUCKY DUCKIES 21h30 NOITE FACTOR X 22h30Com Aurora, Berg, D8 e José Freitas.

JOÃO DA ILHA 21h30ESPETÁCULO JOSÉ AFONSO 22h30Com Couple Coffee. DJ JOVIZINDAHOUSE 24h00

ANAQUIM 21h30PEDRO ABRUNHOSA 22h30

2 5 J U LS E X

2 6 J U LS A B

2 7 J U LD O M

2 8 J U LS E G

2 9 J U LT E R

3 0 J U LQ U A

3 1 J U LQ U I

0 1 A G OS E X

0 2 A G OS A B

0 3 A G OD O M

Cartaz do Palco Setúbal

PALCO MUNDO

Aqui as atenções centram-se nas expres-sões culturais setubalenses, portuguesas e do resto do mundo. Da música ao tea-tro, o Palco Mundo recebe as mais varia-das atividades. É aqui, por exemplo, que são entregues os prémios do concurso das Marchas Populares, a 26 de julho. Mas também por este palco passam a Asso-

ciação Cabo-Verdiana de Setúbal (27 de julho), corais alentejanos (28 de julho) e associações de comunidades imigran-tes (2 de agosto), só para referir algumas presenças. É neste Palco Mundo que de-corre igualmente a Noite Eurovision (30 de julho), num serão dedicado aos melhores momentos do Festival da Eurovisão.

programa

Page 10: Guia de Eventos - jul | ago'14

MINIFEIRA DE CARNAVALEvento com gastronomia, artesa-nato, animações, divertimentos para os mais novos e espetáculos.Jardim da Beira-MarQua, qui e dom, das 18h00 às 24h00Sex e sab, das 18h00 à 01h00Org.: CMS e ACOES

DESFILE CARNAVALESCOUma dezena de escolas de samba, dois grupos carnavalescos e um trio elétrico, de Sesimbra, Quinta do Conde e Ovar, a que se juntam gru-pos informais, num total de perto de meio milhar de elementos, des-filam no Carnaval de Verão 2014.Avenida Jaime RebeloOrg.: CMS e ACOES

J U L H O1 7 / / 2 0

Gratuito

1 9 J U LS A B

2 2 h 0 0Gratuito

Samba à beira-rioO Carnaval de Verão, a realizar pelo quar-to ano consecutivo em Setúbal, assenta arraiais mais junto do rio, transitando da Avenida Luísa Todi para a Jaime Rebelo, em plena zona ribeirinha, o que promete uma desejada brisa fresca nas noites es-caldantes oferecidas por esta animação popular.

O desfile é o ponto alto dos festejos, no qual é esperado meio milhar de parti-cipantes. À cabeça, uma dezena de es-colas de samba de Sesimbra, Quinta do Conde e Ovar, com muita dança e pouca roupa e a música oferecida pelas bate-rias. Atrás, os grupos informais que sem-pre se associam a este evento, uns de coletividades, outros de formação quase espontânea, podendo juntar-se um outro carro alegórico, até porque as saudades do Carnaval são muitas.

A Avenida Jaime Rebelo, em toda a sua extensão, vai transformar-se num verdadeiro sambódromo com o desfile noturno de 19 de julho das escolas de samba, de um trio elétrico, de dois gru-pos e dos muitos foliões.

O Carnaval de Verão, organizado pela Câmara Municipal e pela ACOES – As-sociação do Carnaval e Outros Eventos de Setúbal, proporciona ainda convívio e animação numa minifeira, que decor-re entre os dias 17 e 20, junto do Jardim da Beira-Mar, com tasquinhas, esplana-das, artesanato, animação, um programa de espetáculos e divertimentos para os mais novos.

10JULHO | AGOSTO 2014

Page 11: Guia de Eventos - jul | ago'14

FESTIVAL DA SARDINHAEvento gastronómico em res-taurantes e, no último dia, às 19h00, show cooking na Casa da Baía.Org.: CMSApoio: Makro | Lallemand

FEST’ASSOTasquinhas, artesanato, músi-ca e transmissão de jogos do Campeonato do Mundo de Fu-tebol em ecrã gigante.Cais 3 do Porto de SetúbalOrg.: União das Freguesiasde SetúbalApoio: CMS

FESTAS DA ARRÁBIDAE AZEITÃOA 25.ª edição do certame inclui música, bailes e dança, a par de tasquinhas gastronómicas.Praça da RepúblicaVila Nogueira de AzeitãoOrg.: Junta de Freguesiade AzeitãoApoio: CMS

CÍRIO DE NOSSA SENHORADA ARRÁBIDAFesta popular de cariz religioso.Vila Nogueira de AzeitãoOrg.: Comissão do Círiode Nossa Senhora da Arrábida

FESTAS DE VERÃOAnimação musical e bailes.Clube Desportivo, Culturale Recreativo de GâmbiaOrg.: CDCRG e Junta de Fregue-sia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra

AT É 0 6

Evento pago

AT É 1 3

Gratuito

03 // 06

Gratuito

05 // 06

Gratuito

11 // 13

Gratuito

No calor da tradição

O Festival da Sardinha, a decorrer até 6 de julho em mais de sessenta restaurantes e, no último dia, às 19h00, na Casa da Baía, com uma sessão de cozinha ao vivo e degusta-ção, abre o apetite a um conjunto de celebra-ções populares e religiosas, de uma ponta à outra do concelho.

Os jogos do Mundial de futebol, trans-mitidos num ecrã gigante instalado no Cais 3 do Porto de Setúbal, durante o Fest’Asso, são atrativos do certame, a decorrer até dia 13. Ali, há petiscos, divertimentos e espetá-culos musicais com Os Alcorrazes, Jorge Nice, Toy e Belito Campos, entre outros.

Em Vila Nogueira, entre 3 e 6, as Festas da Arrábida e de Azeitão contam com espe-táculos musicais e bailes, a par de tasqui-nhas com os sabores da região. Durante o certame, o Museu Sebastião da Gama está aberto das 21h00 às 24h00.

Igualmente em Azeitão, no dia 5, co-meçam as celebrações religiosas com uma missa na Igreja de S. Lourenço, a que se se-gue a partida do Círio de Nossa Senhora da Arrábida até ao Convento da Arrábida, que regressa na tarde do dia seguinte.

De volta a Setúbal, o fim de semana de 11 a 13 é preenchido com as Festas de Verão do Clube Desportivo Cultural e Recreativo de Gâmbia, certame que junta na sede da asso-ciação sócios e visitantes em momentos de animação e convívio, com bailes e música.

11programa

Page 12: Guia de Eventos - jul | ago'14

12JULHO | AGOSTO 2014

CONVERSAS SOBRE FOTOGRAFIACasa da Cultura Espaço das ArtesOrg.: Artiset

CAMINHADAS NO PARQUEPasseios pedestres às quartas --feiras pelos principais parques verdes da cidade. Iniciativa do projeto “Ativo dos 0 aos 100”.Parque do BonfimInformações: 265 739 890Org.: CMS

CAMPEONATO DE ABSOLUTOS DE LISBOA – PISCINA LONGAPerto de 400 jovens são esperados nesta prova regional de natação.Piscina Municipaldas Manteigadas Informações: www.anlisboa.ptOrg.: Associação de Nataçãode Lisboa | CMS

ARRUADA DE LIVROSDA CULSETESegunda edição da atividade des-tinada à exposição e venda de livros e que inclui vários aponta-mentos culturais, como concertos, encontros com escritores, sessões de autógrafos e serões de poesia.Livraria Culsete

RECITAL DE PIANOMiguel Sousa interpreta Beetho-ven, Chopin, Brahms, Ravel e Ra-chmaninoff.Fórum Municipal Luísa TodiOrg.: Coral Luísa Todi

0 1 T E R

2 1 h 0 0Gratuito

0 2 Q U A

1 5 h 3 0Gratuito

0 4 S E X

0 9 h 0 0//18h00

Gratuito+ dias 5 e 6

1 5 h 0 0//23h30

Até dia 13

2 1 h 3 08 € | plateia6 € | balcão

Em 2004, ainda o Dia Mundial da Juventude, a 28 de março, era comemorado em Setúbal numa semana, realiza-se a 1.ª Meia Ma-ratona Fotográfica. No mesmo ano, Mazgani esteve no Festival de Música Moderna, denominação que, a partir de 2005, mudou para Concurso de Bandas de Garagem, com o m@rço.28.

Page 13: Guia de Eventos - jul | ago'14

13programa

SEXTAS DE FOTOGRAFIASessão com Alexandre Murti-nheira.Museu de Arqueologiae Etnografia do Distrito de SetúbalOrg.: Synapsis | MAEDS

NOITE DE FADOSConcerto ao som de “Gerações de Fado”.Casa da CulturaPátio do DimasOrg.: CMS

CAMPEONATO DE ABSOLUTOS DE LISBOA – PISCINA LONGAProva regional de natação.Piscina Municipaldas Manteigadas Org.: Associação de Nataçãode Lisboa e CMS

CAMINHADA E YOGA NA SERRAPasseio pedestre pela Serra de S. Luís que inclui aula de ioga. Partida e chegada no Parque Urbano de Albarquel. Iniciativa integrada no projeto municipal “Ativo dos 0 aos 100” .Org.: CMS | Clube de Montanhis-mo de Setúbal | Centro de Yoga de Setúbal

O MUSEU DAS PALAVRASApresentação do romance de António Galrinho que conta a his-tória da relação entre um livreiro e uma cliente.Biblioteca MunicipalServiços Centrais

ROMÉNIATarde Intercultural desenvolvida no âmbito da exposição “Olhares sobre a multiculturalidade | Arte e Cultura da Casa Romena”. O programa deste dia inclui a exi-bição de uma curta-metragem sobre turismo de saúde e lazer na Roménia e dois workshops, um por Gabriela Conceição e Rúben Filipe sobre escrita criati-va inspirada nos contos popula-res da cultura romena e, o outro, sobre danças tradicionais.Museu do TrabalhoMichel Giacometti

2 1 h 3 0Gratuito

2 2 h 0 0Gratuito

0 5 S A B

0 9 h 0 0//18h00

Gratuito+ info dia 4

1 0 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

+ dias 12, 19 e 26

2004 é o ano de uma das mais notáveis mudanças no centro da cidade, com a deslocalização da Feira de Sant’Iago para as Man-teigadas, para dar lugar à requalificação da Avenida Luísa Todi. O tema “A História da Feira” inaugura o recinto de um certame com condições renovadas para receber visitantes e feirantes.

Page 14: Guia de Eventos - jul | ago'14

14JULHO | AGOSTO 2014

2005 é o “Ano Bocage”, um vasto programa cultural que assinala o segundo centenário da morte do poeta. A recriação da inaugu-ração da estátua e a do voo, comandado por Vicent Lunardi, a que Bocage assistiu em Lisboa, em 1794, são pontos altos no 15 de Setembro, Dia de Bocage e da Cidade.

II MARGINAL DO RIO AZULProva de atletismo de 10 quilóme-tros aberta a populares, realizada na frente ribeirinha, entre a Praia da Saúde, local da meta, e o porto de Setúbal. Iniciativa dos 12.os Jo-gos do Sado, inclui, antes da par-tida, uma ação de promoção des-portiva por um ginásio da cidade.Informações: www.lebresdosado.ptOrg.: CMS | Associaçãode Atletismo Lebres do Sado

CAMPEONATO DE ABSOLUTOS DE LISBOA – PISCINA LONGAProva regional de natação.Piscina Municipaldas Manteigadas Org.: Associação de Nataçãode Lisboa | CMS

2.º ENCONTRO DE MOTOSE MOTORIZADAS CLÁSSICASConvívio e passeio motard pela freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra em clássicos das duas rodas.Informações: [email protected].: Alto da Guerra Sport Clube

SANGUE NO DESERTOExibição do clássico de Anthony Mann, de 1957, na “Lauro Antó-nio Masterclass”.Fórum Municipal Luísa Todi

CAMINHADAS NO PARQUEPasseios pedestres às quartas --feiras pelos principais parques verdes da cidade. Iniciativa do projeto “Ativo dos 0 aos 100”.Parque do BonfimInformações: 265 739 890Org.: CMS

OS TENENBAUMExibição do filme de Wes Ander-son, de 2001, do ciclo “Cinema Cá em Casa”.Casa da CulturaPátio do DimasOrg.: CMS

0 5 S A B

2 1 h 0 05 €

0 6 D O M

0 9 h 0 0//18h00

Gratuito+ info dia 4

0 9 h 3 015 € | Inclui

almoço

0 7 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

0 9 Q U A

1 5 h 3 0Gratuito

1 0 Q U I

2 1 h 0 0Gratuito

Page 15: Guia de Eventos - jul | ago'14

15programa

Num único mês de 2005, o TAS celebra o 30.º aniversário, sen-do capa do Guia de Eventos em novembro, e, em “Ano Bocage”, estreia a 100.ª produção, “Bocage e as Ninfas”. No mesmo mês, é inaugurado, no âmbito do Polis, o Auditório José Afonso, anfi-teatro com capacidade para 2500 espetadores.

WHATGrupo com versões de artistas como John Mayer, Sting, Muse, Eric Clapton e Dave Matthews Band. Espetáculo do programa municipal “Noites da Baía”.Casa da BaíaOrg.: CMSApoio: Coca-Cola | Casino de Troia

CONVERSAS NO MOINHOSessão dedicada ao tema “A Os-tra do Sado”, em que Célia Rodri-gues, da Neptunpearl, apresenta a palestra “Da extinção à revita-lização da produção”. Inclui de-gustação de ostras (1 €).Moinho de Maré da MouriscaInformações: 914 162 [email protected].: CMS

VAMOS PATINAR AO LUARO Clube de Patinagem do Sado realiza, no âmbito das comemo-rações do 10.º aniversário, uma exibição com todos os atletas, na qual estão em destaque os pati-nadores mais jovens e os esque-mas participantes no Campeona-to Europeu de Show e Precisão.Auditório José Afonso

RODRIGO LEÃOConcerto daquele que é um dos mais conceituados músicos e compositores portugueses da atualidade.Fórum Municipal Luísa Todi

OS MONSTROS S.A.Filipe Crawford e Rui Paulo inter-pretam a peça, criada a partir de textos de Roland Dubillard, que trata, com humor, a temática da crise em Portugal.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS

7,50 €10 € | duplo

Gratuito | até 16 anos

1 1 S E X

1 6 h 0 0Gratuito

+ 10 AGO

2 1 h 0 0Gratuito

2 1 h 3 019 €

2 2 h 0 04 €

Page 16: Guia de Eventos - jul | ago'14

16JULHO | AGOSTO 2014

“Outubro – Mês da Música” surge em 2005. Várias instituições da cidade, em colaboração com a Câmara Municipal, proporcio-nam um diversificado programa musical. Nesta primeira edição realiza-se o I Festival de Bandas Filarmónicas de Setúbal. Todos os anos, a cidade enche-se de eventos dedicados à música.

FITNESSRealização de diferentes ativi-dades de fitness, promovidas no âmbito do projeto municipal “Ativo dos 0 aos 100” .Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMS | WomanFit

VOLEIBOL DE PRAIATorneio para duplas masculinas e femininas integrado no programa municipal 12.os Jogos do Sado e no Circuito Voleibol de Praia, da Associação de Voleibol de Lisboa.Praia da FigueirinhaInformações: 910 658 803Regulamento: www.avlisboa.ptInscrições (até 5 jul): [email protected].: CMS | Vólei Clube de Setúbal Associação de Voleibol de Lisboa

ROMÉNIATarde Intercultural desenvolvida no âmbito da exposição “Olhares sobre a multiculturalidade | Arte e Cultura da Casa Romena”. As atividades nesta data incluem uma curta-metragem sobre a vida e obra de Lucian Blaga e um workshop sobre os alfabetos ro-meno e português e numerologia romena, além de dança e música tradicionais romenas.Museu do TrabalhoMichel Giacometti

CORAL LUÍSA TODIEspetáculo comemorativo do 51.º aniversário da primeira apresen-tação pública do Coral Luísa Todi. Participações da soprano Ângela Silva, do barítono Rui Baeta e do pianista Miguel Sousa. Com o tí-tulo “Viagem Coral pela Europa Romântica e Modernista”, o con-certo apresenta temas de Johan-nes Brahms, Gabriel Fauré, Jean Sibelius, Vaugham Williams e Joly Braga Santos.Fórum Municipal Luísa Todi

1 2 S A B

1 0 h 0 0Gratuito

1 0 h 0 0//19h0015 € | equipa

+ dia 13

1 6 h 0 0Gratuito+ dias 5, 19 e 26

2 1 h 3 010 € | plateia

8 € | balcão

Page 17: Guia de Eventos - jul | ago'14

17programa

Recuperada e integrada, em 2003, nos “1.os Jogos do Sado”, a Tra-vessia do Sado a Nado dá lugar, em 2006, à Setúbal Bay, prova da Taça do Mundo de Natação em Águas Abertas que se mantém, agora com a denominação “FINA 10 Km Marathon Swimming World Cup”. Em 2012, houve um apuramento olímpico.

RITMO DAS ILHASConcerto ao som da música de Cabo Verde.Casa da CulturaPátio do DimasOrg.: CMS

PASSEIOS DE BTT E PEDESTRETrata-se do 3.º Passeio Marato-na BTT, de 50 quilómetros livres ou de 25 quilómetros guiados, e do 3.º Passeio Pedestre pelos Caminhos do Sal e do Arroz.Informações: 265 914 360Org.: CDCR de GâmbiaApoio: Junta de Freguesia de Gâm-bia, Pontes e Alto da Guerra

XII EDIÇÃO DA COPA ATLÂNTICA 3.º ETAPA DO CIRCUITONACIONAL SUPERJOVEMEvento para federados dos 6 aos 16 anos de ambos os sexos. Par-ticipação prevista de 120 atletas de 15 clubes portugueses e de North Kent, Inglaterra. Provas de natação e combinado (tiro e cor-rida) nos escalões de aprendizes, benjamins, infantis, iniciados e juvenis. Inscrições até 8 de julho.Piscina Municipal de AzeitãoPolidesportivo Exteriorde S. LourençoInformações: www.fppm.pt/Convite_Copa2.pdfOrg.: Federação Portuguesade Pentatlo ModernoApoio: CMS

A DESAPARECIDAExibição do filme de John Ford, de 1956, em mais uma sessão “Lauro António Masterclass”.Fórum Municipal Luísa Todi

2 2 h 0 0Gratuito

1 3 D O M

0 9 h 0 010 € | geral12,50 € | c/

almoço8 € | acomp.

1 2 h 3 0Gratuito

1 4 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

Page 18: Guia de Eventos - jul | ago'14

Depois das obras de requalificação, a Casa Bocage reabre em setembro de 2006. A musealização do espaço, com objetos alu-sivos à época do poeta, da pintura às edições literárias, é o prin-cipal atrativo. No primeiro andar funcionam o Arquivo Américo Ribeiro e o Centro de Documentação Bocagiano.

CAMINHADAS NO PARQUEPasseios pedestres às quar-tas-feiras pelos principais par-ques verdes da cidade. Inicia-tiva integrada no projeto “Ativo dos 0 aos 100”.Praia da SaúdeInformações: 265 739 890Org.: CMS

UM PEIXE FORA DE ÁGUAO filme de Wes Anderson, de 2004, no “Cinema Cá em Casa”.Casa da CulturaPátio do DimasOrg.: CMS

PESSOA NA PRIMEIRA PESSOAConferência pelo cenógrafo e ator Carlos Otero.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Centro de EstudosBocageanos

ORQUESTRA CHINESA DE MACAUInterpretação de reportório con-temporâneo e tradicional chinês. Direção artística e musical do maestro Pang Ka Pang e partici-pação dos solistas Wei Qing, no instrumento “liuqin”, e Liu Xinran, que interpreta “erhu”. Participa-ção especial da fadista Maria Ana Bobone.Fórum Municipal Luísa Todi

1 6 Q U A

1 5 h 3 0Gratuito

1 7 Q U I

2 1 h 3 0Gratuito

1 8 S E X

2 1 h 3 0Gratuito

2 2 h 0 010 €

18JULHO | AGOSTO 2014

Page 19: Guia de Eventos - jul | ago'14

Setúbal é escolhida para as comemorações do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, em 2007. Durante dois dias, é centro da lusofonia, palco de demonstrações mili-tares, em terra e no rio, e das sessões solenes associadas ao programa do feriado nacional, mostrando-se ao resto do País.

DESCIDA DO RIO SADODescida do rio Sado em canoas, barcos a remos e embarcações à vela, de diferentes dimensões. Partida e chegada no Parque Urbano de Albarquel. Atividade integrada no programa dos 12.os

Jogos do Sado.Informações: 265 793 980Org.: CMS | Clube de Canoagem de Setúbal | Clube Naval Setuba-lense | Clube de Vela do Sado

CAMPEONATOS DA EUROPA DE BIATLE/TRIATLE – PROVA OPENProvas de biatle (natação e cor-rida) e triatle (tiro, natação e corrida), disciplinas do pentatlo moderno, para federados, e in-tegradas na Taça do Mundo da especialidade. O período de ins-crições, pagas, termina no dia 15.Parque Urbano de AlbarquelInformações: www.fppm.pt/ConviteEuropeu2014.pdf Org.: Federação Portuguesade Pentatlo ModernoApoio: CMS

ROMÉNIATarde Intercultural no âmbito da exposição “Olhares sobre a mul-ticulturalidade | Arte e Cultura da Casa Romena”, inclui curta-metra-gem sobre a Roménia, a Moldávia e a Ucrânia, palestra sobre as regi-ões e os trajes populares romenos e encenação do conto infantil de Ion Lucian “O Galo Vaidoso”.Museu do TrabalhoMichel Giacometti

HORIZONTE PERDIDOReunião aberta do Grupo de Lei-tura sobre o livro de James Hilton.Biblioteca MunicipalPolo Sebastião da GamaOrg.: CMS

1 9 S A B

0 8 h 0 0// 18h00

1 1 h 0 0+ dia 20

1 6 h 0 0Gratuito+ dias 5, 12 e 26

1 6 h 3 0Gratuito

19programa

Page 20: Guia de Eventos - jul | ago'14

20JULHO | AGOSTO 2014

O Parque Urbano de Albarquel, obra do Polis em Setúbal, traz maior proximidade entre a cidade e o rio. Um espaço privilegiado que, desde a abertura, em 2008, tem permitido momentos de lazer, lúdicos e desportivos. Em 2012, a requalificada Praia da Saúde passa a ser outra alternativa à beira-rio.

GUITARRA PORTUGUESAE VIOLA DE FADOConcerto por José Duarte e Car-los Garcia.Casa da CulturaPátio do DimasOrg.: CMS | Deriv@Status– Associação

O GIGANTEClássico de 1956 de George Ste-vens, com James Dean, em ses-são “Lauro António Masterclass”.Fórum Municipal Luísa Todi

CAMINHADAS NO PARQUEPasseios pedestres às quartas--feiras pelos principais parques verdes da cidade. Iniciativa in-tegrada no projeto “Ativo dos 0 aos 100”.Parque Verde da Bela VistaInformações: 265 739 890Org.: CMS

THE DARJEELING LIMITEDO filme de Wes Anderson, de 2007, em exibição no ciclo “Cine-ma Cá em Casa”.Casa da CulturaPátio do DimasOrg.: CMS

1 9 S A B

2 2 h 0 0Gratuito

2 1 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

2 3 Q U A

1 5 h 3 0Gratuito

2 4 Q U I

2 1 h 3 0Gratuito

Page 21: Guia de Eventos - jul | ago'14

21programa

O número 50 do Guia de Eventos, em fevereiro de 2009, é assi-nalado com uma retrospetiva das edições anteriores. No mesmo ano, a Câmara Municipal, em parceria com a Capricho Setuba-lense, lança o Concurso de Fado Amador de Setúbal. O vencedor, em cada edição, atua na Feira de Sant’Iago.

DANIELA 4TETOWorld music, jazz, fado e MPB são referências deste grupo, que apresenta novas abordagens a músicas de artistas como Seu Jorge, Maria Rita, Paulo de Car-valho, Mayra Andrade e John Legend. Espetáculo do progra-ma municipal “Noites da Baía”.Casa da BaíaOrg.: CMSApoio: Coca-Cola | Casinode Troia

VOLTA À PEDRA DA ANICHAPasseio em embarcações de remo do tipo shall e yolle até à Pe-dra da Anicha. Partida e chegada na doca do Clube Naval Setuba-lense. Atividade dos 12.os Jogos do Sado.Informações: 265 523 915Org.: CMS e Clube NavalSetubalense

O ÚLTIMO SETEMBRO EM TEERÃOO livro de Dalia Sofer é analisado no Grupo de Leitura.Biblioteca MunicipalServiços CentraisOrg.: CMS

ROMÉNIATarde Intercultural desenvolvida no âmbito da exposição “Olhares sobre a multiculturalidade | Arte e Cultura da Casa Romena”. O programa deste encontro reser-va uma palestra sobre os temas “Portugal e Roménia, influências dos povos migratórios”, “Trans-disciplinaridade física quântica” e “Cerâmica, olaria e pintura: Galo de Horezu e de Barcelos”.Museu do TrabalhoMichel Giacometti

2 2 h 0 07,50 €

10 € | duploGratuito |

até 16 anos

2 6 S A B

0 9 h 0 0// 13h00

1 5 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito+ dias 5, 12 e 19

Page 22: Guia de Eventos - jul | ago'14

22JULHO | AGOSTO 2014

O Cinema Charlot é admitido, em 2010, na rede europeia de sa-las de cinema pela qualidade da programação exibida. Setúbal é, assim, a terceira cidade portuguesa a constar da Europa Ci-nemas, com sede em Paris, estrutura financiada pelo programa MEDIA e pelo Centre National de la Cinématographie.

PATINAGEM ARTÍSTICAEspetáculo de exibição com a participação de cerca de 200 atletas de clubes do distrito de Setúbal, incluindo do Clube de Patinagem do Sado, o anfitrião, que comemora este ano o 10.º aniversário.Pavilhão Municipaldas Manteigadas

AULASDança para seniores.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Enclave – Culturaem Movimento

HÁ FADO NA ALDEIAEspetáculo de fado.Fonte de OleirosOrg.: Junta de Freguesia de Azeitão

BIOLOGIA NO VERÃOPasseio guiado de observação de aves pela Reserva Natural do Estuário do Sado.Herdade da MouriscaInscrições: www.cienciaviva.pt/veraocv/maisinfo.aspOrg.: Ciência Viva | CMS

MERCADINHO DO MOINHOMostra de produtos regionais. Inclui atividades para os mais novos.Moinho de Maré da MouriscaOrg.: CMS

2 6 S A B

2 1 h 0 0Gratuito

1 5 h 0 0// 17h00

Gratuito

2 1 h 3 0Gratuito

2 7 D O M

0 8 h 3 0// 13h00

Gratuito+ 2, 23 e 31 AGO

0 9 h 3 0// 19h30

Gratuito+ 31 AGO

Page 23: Guia de Eventos - jul | ago'14

23programa

O Portinho da Arrábida é distinguido, em 2010, como a melhor praia nacional nas “7 Maravilhas Naturais de Portugal”. No ano seguinte, a sardinha assada, que, em 2010, entrou para o Guin-ness com uma sardinhada de 6340 quilos, é eleita o melhor pra-to de peixe e uma das “7 Maravilhas da Gastronomia”.

GEOLOGIA NO VERÃOA atividade “À descoberta do sapal e do raso de maré: venha ver como é”, realizada através o programa “Geologia no Verão”, do projeto “Ciência Viva no Ve-rão”, propõe uma conversa sobre a evolução do Estuário do Sado nos últimos 200 anos. Inclui ativi-dades de medição de parâmetros físico-químicos da água e recolha e observação de sedimentos.Moinho de Maré da MouriscaInscrições: www.cienciaviva.pt/veraocv/maisinfo.aspOrg.: Ciência Viva | CMS

COMEMORAÇÃO DO DIADOS AVÓSSessão de cinema com o clássico “Aniki Bobó”.Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da GuerraAuditórioInformações: 265 706 124

OS DEZ MANDAMENTOSÉpico de Cecil B. DeMille, apre-sentado em 1956. Sessão “Lau-ro António Masterclass”.Fórum Municipal Luísa Todi

MOONRISE KINGDOMO filme de Wes Anderson, de 2012, passa no “Cinema Cá em Casa”.Casa da CulturaPátio do DimasOrg.: CMS

1 5 h 0 0// 19h00

Gratuito+ 2 AGO

2 8 S E G

1 0 h 0 0Gratuito

2 1 h 0 0Gratuito

3 1 Q U I

2 1 h 3 0Gratuito

Page 24: Guia de Eventos - jul | ago'14

A G O23 // 30

XVI FESTA DO TEATRO– FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SETÚBALUma festa que traz novos talentos na área do teatro e companhias teatrais já conhecidas. Uma ofi-cina de cinema faz da Festa do Teatro um evento multidisciplinar.Org.: Teatro Estúdio FontenovaApoio: CMSProgramação: www.mun-setubal.ptwww.teatrofontenova.blogspot.com

agosto

exposições pág. 34 | infantil pág. 37 | agir pág. 40

24JULHO | AGOSTO 2014

Page 25: Guia de Eventos - jul | ago'14

Cinema em cena

Uma oficina de cinema intergeracional, para jovens e adultos, é proporcionada pela CIA D’Artes do Brasil. Dois grupos, no total de trinta elementos, criam um filme, adicionando imaginação e outras histórias, para ser apresentado ainda no decorrer do certame.Inscrições: [email protected] 330 188 | 265 233 299

Teatro com mais festaO XVI Festival Internacional de Teatro de Se-túbal, entre os dias 23 e 30 de agosto, abre as portas a jovens criadores e a novas estru-turas teatrais para usufruírem da logística e promoção do certame.

“Mais Festa”, a novidade em jeito de “secção não oficial”, como apelida o Teatro Estúdio Fontenova, organizador do festival, pretende, desta forma, mostrar novas cria-ções e artistas emergentes, mas também possibilitar a interação com os espetáculos de profissionais.

Indicações sobre se é teatro/performance de rua ou de interior em espaços convencio-nais são alguns dos dados a indicar na ficha de inscrição, que deve ser entregue até 7 de julho.

Para que haja “Mais Festa”, os interessa-dos devem ler o regulamento e fazer a res-petiva inscrição em www.teatrofontenova.blogspot.com. A seleção de espetáculos, a integrar a programação do festival, é reve-lada a 11 de julho no e-mail dos inscritos e no blogue e no facebook do Teatro Estúdio Fontenova. Um júri irá escolher o melhor es-

petáculo “Mais Festa”, que, entre outros pré-mios, será incluído na programação oficial do certame na edição seguinte.

Pautada pela qualidade artística, a Fes-ta do Teatro tem proporcionado aos espe-tadores uma programação variada com companhias de vários pontos geográficos. Circ Panic, de Barcelona, Jangada Teatro, Teatro das Beiras, Companhia JGM e Artis-tas Unidos são presenças garantidas nesta 16.ª edição.

Tal como em edições anteriores, são muitos os palcos que o certame percorre, do Fórum Municipal Luísa Todi ao Parque do Bonfim, passando pela Escola Secundá-ria Sebastião da Gama, pelo Auditório José Afonso e pela Casa da Cultura.

Do teatro à música, passando pelas curtas-metragens, exposições, debates, es-petáculos de sala e de rua, além da apresen-tação de novas formas artísticas e de natu-reza pluridisciplinar, o Festival de Teatro tem alcançado relevo a nível nacional, em parte pela exigência do público.

25programa

Page 26: Guia de Eventos - jul | ago'14

26JULHO | AGOSTO 2014

FESTAS DE S. SIMÃOTasquinhas, artesanato e anima-ção musical.Vendas de AzeitãoOrg.: Junta de Freguesia de Azeitão

FESTAS DE S. LOURENÇOEvento com celebrações religio-sas, gastronomia, divertimentos e espetáculos musicais.Azeitão Bacalhôa ParqueOrg.: Paróquia de S. LourençoApoio: Junta de Azeitão | CMS

12.ª FESTANIMAGastronomia e música na festa das coletividades da freguesia de São Sebastião.Escarpas de Santos NicolauOrg.: Associação de FestasPopulares de São SebastiãoApoio: Junta de S. Sebastião | CMS

FESTAS DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃOFestas populares com caracterís-ticas religiosas.Aldeia de São Pedro Org.: Comissão de Festasde Nossa Senhora da Conceição Apoio: Junta de Azeitão

FESTIVAL DO MARISCOEvento gastronómico, a decorrer entre as 18h00 e as 24h00.Largo José AfonsoOrg.: CMS | Essência do Vinho

FESTAS DO MOINHO DE MARÉ DA MOURISCADécima quinta edição do certame à beira do rio Sado.Herdade da MouriscaOrg.: Juntas de Gâmbia e do Sado

01 // 03

Gratuito

08 // 10

Gratuito

13 // 17

Gratuito

14 // 17

Gratuito

14 // 24

Evento pago

29 // 31

Gratuito

Ao sabor do verão

Festa que é festa, como manda a tradição, faz-se com comes e bebes e com música. Em agosto, além de certames populares, há festi-vais gastronómicos para cair em tentação.

As Festas de S. Simão, de 1 a 3, em Ven-das de Azeitão, têm, logo a abrir, Toy e Jorge Nice. No fim de semana seguinte, há anima-ção e celebrações religiosas nas Festas de S. Lourenço, de 8 a 10, no Azeitão Bacalhôa Parque, que incluem noite de fados, bailes e, a 9, a Orquestra Bohemia.

Em terra e no mar, as Festas de Nossa Se-nhora do Rosário de Troia cumprem a tradição marítima, entre 9 e 11, com destaque para o círio fluvial de barcos engalanados no Sado.

Na 12.ª Festanima, nas Escarpas de San-tos Nicolau, um dos locais privilegiados para contemplar o Sado, entre 13 e 17, há sabores da região a degustar e espetáculos para ver e ouvir.

Os prazeres gastronómicos estão à prova no Festival do Marisco, entre 14 e 24, no Largo José Afonso, certame com entrada paga, e no Festival do Carapau Manteiga, de 23 de agos-to a 7 setembro, em restaurantes do concelho. No último dia, às 19h00, na Casa da Baía, há um show cooking com degustação de pratos tradi-cionais e gourmet. As entradas custam 6 euros.

Na despedida de mais um verão, em pleno Estuário do Sado, a Herdade da Mourisca aco-lhe as Festas do Moinho de Maré da Mouris-ca, agendadas para o último fim de semana do mês, de 29 a 31.

Page 27: Guia de Eventos - jul | ago'14

27programa

A reconstituição do incêndio que destruiu, na madrugada de 5 de outubro de 1910, os Paços do Concelho durante o assalto ao edifício por parte de republicanos e populares para destituir a monarquia foi uma das iniciativas no âmbito das comemora-ções do Centenário da Implantação da República, em 2010.

BIOLOGIA NO VERÃOPasseio guiado de observação de aves pela Reserva Natural do Estuário do Sado, na Herdade da Mourisca.Moinho de Maré da MouriscaInscrições: www.cienciaviva.pt/veraocv/maisinfo.aspOrg.: Ciência Viva | CMS

GEOLOGIA NO VERÃOA atividade “À descoberta do sapal e do raso de maré: venha ver como é”, realizada através do programa “Geologia no Ve-rão”, do projeto “Ciência Viva no Verão”, propõe uma conversa sobre a evolução do Estuário do Sado nos últimos 200 anos. In-clui ainda atividades de medição de parâmetros físico-químicos da água e recolha e observação de sedimentos.Moinho de Maré da MouriscaInscrições: www.cienciaviva.pt/veraocv/maisinfo.aspOrg.: Ciência Viva | CMS

DOZE HOMENS EM FÚRIAObra clássica de Sidney Lumet, de 1957. Sessão “Lauro António Masterclass”.Fórum Municipal Luísa Todi

0 2 S A B

0 8 h 3 0// 13h00

Gratuito+ 23 e 31

1 5 h 0 0// 19h00

Gratuito

0 4 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

Page 28: Guia de Eventos - jul | ago'14

sobre a publicação anterior. A análise é cen-trada na imagem de capa utilizada. Inspirada na bandeira do Japão, ilustrou um dos te-mas em destaque, a exposição de arte nipó-nica que passou pela cidade. A avaliação é positiva.

A reunião continua com a discussão sobre os conteúdos a constar na agenda de julho/agosto. A preocupação imediata é de-cidir os assuntos fortes. Depois, o que desta-car, que espaço atribuir a cada tema e como gerir a informação prevista até ao fecho da edição.

Para assinalar os dez anos, decide-se preparar áreas especiais. Abdica-se de qua-tro rubricas fixas para a inclusão, nas cabe-ças das páginas de programação, de uma resenha que destaca acontecimentos rele-vantes de Setúbal entre 2004 e 2014.

“10 anos, 10 capas”. A ideia é abraçada por todos, mas a forma de a materializar gera divergências. As melhores são esco-lhidas entre as 96 feitas até hoje. A seleção demora e nem sempre é unânime. Mas as dez, uma por ano, estão na contracapa deste número.

O Guia de Eventos faz 10 anos.A marca é assinalada com uma edição especial que destaca momentosque se cruzam com a história da agenda cultural setubalense. Este “bastidores” dá a conhecer todo o processoque leva a publicação aos leitores

Guia por dentro

Areunião do conselho editorial para a pre-paração de mais um Guia de Eventos co-

meça ligeiramente atrasada. A azáfama é in-vulgar pois não se trata apenas de mais uma edição. É a nonagésima sétima, que celebra o primeiro decénio da agenda de aconteci-mentos setubalense.

A marcação do encontro é o primeiro de-safio. Encontrar um ponto comum na agen-da dos sete elementos nem sempre é fácil. Surgem compromissos de última hora e apenas quatro conseguem marcar presença na sala de reuniões do Serviço Municipal de Comunicação e Imagem.

Antes da próxima edição, há que refletir

Page 29: Guia de Eventos - jul | ago'14

Até ao final, entre outros, é escolhida a individualidade a entrevistar, o tema de capa e as possibilidades de imagem. Também a celebrar dez anos, a opção de capa recai na-turalmente no Festival de Bandas Filarmóni-cas de Setúbal. Já a fotografia é feita no co-reto da Avenida Luísa Todi, datado de 1899.

Definido o plano de edição, os interes-sados em divulgar as atividades e iniciativas são contactados por correio eletrónico. Entre as instruções para o envio da informação, segue um dado importante, o deadline de re-ceção, o dia 9 do mês anterior ao primeiro da edição respetiva.

As tarefas são distribuídas aos três ele-mentos da redação. A prioridade é fazer con-tactos. A agenda do fotógrafo cresce, porque é necessário compatibilizar estes serviços com as outras tarefas. As rubricas fixas e os temas de destaque são os primeiros a ser “atacados” enquanto não chegam os even-tos a constar na programação bimestral.

O som dos dedos a bater no teclado ga-nha intensidade ao aproximar do prazo esta-belecido para fechar a edição. Os prazos são para cumprir. Entre os dois meses, chega a

haver mais de uma centena de atividades para divulgar. E nem sempre a informação chega com a antecipação desejada.

Toca o telefone. É um dos fornecedores de informação do Guia de Eventos que se atrasou no envio. “Vamos ver se é possível colocar ainda”, responde o coordenador de redação à solicitação. E foi possível.

A imagem de capa é uma das últimas a ser tratada. No coreto da Avenida Luísa Todi, que surgiu aquando do florescimento das bandas filarmónicas, o fotógrafo estuda o melhor ângulo e testa enquadramentos para várias hipóteses de imagem.

Conteúdos prontos, entram os desig-ners, que tratam da paginação das perto de seis dezenas de páginas. A equipa é incum-bida da difícil tarefa de “aconchegar” toda a informação, na forma mais apelativa possí-vel. Concluído, o trabalho segue para produ-ção, em gráfica.

Tudo isto para que o Setúbal – Guia de Eventos chegue às mãos dos leitores, infor-mando-os sobre as várias opções que têm ao dispor em todo o concelho, nas mais di-versas áreas.

bastidores29

Page 30: Guia de Eventos - jul | ago'14

30

NATURAL 3 SOULA voz de Salomé Caldeira é acompanhada pela guitarra de David Piçarra e o trompete de Renato Batista, num pro-jeto em que percorrem vários temas atuais e, outros, intem-porais, em que a soul music exerce forte influência. Espe-táculo do programa municipal “Noites da Baía”.Casa da BaíaOrg.: CMSApoio: Coca-Cola | Casinode Troia

RICARDO RIBEIROO fadista Ricardo Ribeiro apre-senta em Setúbal o álbum “Largo da Memória”, editado em 2013.Fórum Municipal Luísa Todi

CONVERSAS NO MOINHOSessão dedicada ao tema “Ecos de Maré”, sobre experiências, histórias e lendas das gentes do Sado.Moinho de Maré da MouriscaInformações: 914 162 [email protected].: CMS

0 7 Q U I

2 2 h 0 07,50 €

10 € | duploGratuito |

Até 16 anos

0 8 S E X

2 1 h 3 014 €

1 0 D O M

1 6 h 0 0Gratuito

As primeiras edições do Festival de Música de Setúbal e do Se-túbal Mais Bonita marcam 2011. Duas iniciativas bem diferentes mas que têm em comum o sucesso alcançado ano após ano. A primeira resulta de uma parceria com a fundação The Helen Hamlyn. A segunda é um exemplo de cidadania.

JULHO | AGOSTO 2014

Page 31: Guia de Eventos - jul | ago'14

31programa

O GRANDE AMORDA MINHA VIDAFilme de Leo McCarey, de 1957, em exibição no ciclo “Lauro An-tónio Masterclass”.Fórum Municipal Luísa Todi

ROCK NO SADOO festival apresenta, no primeiro dia, Børge, Million Dollar Lips, Zop, Get a Dog, Ol’Jolly Roger, Electric Divinity e Dead Stone, à tarde, e Richie Campbell e Klepht, à noite.Parque Sant’IagoOrg.: CJP Produção de EventosParceria: Maya EventosApoio: CMS

ROCK NO SADONo segundo dia do festival atu-am Switchtense, Hills Have Eyes, The Quartet of Woah, Low Tor-que, Fokker e Phazer, à tarde, e Boss AC e Lemm Project, à noite.Parque Sant’Iago

2 1 h 0 0Gratuito

1 5 S E X

1 6 h 0 015 € | 1 dia

30 € | 3 dias

1 6 S A B

1 6 h 0 015 € | 1 dia

30 € | 3 dias

Setúbal recebe em 2012 dois equipamentos culturais. O Fórum Municipal Luísa Todi reabre após obras de modernização que o dotam de melhores condições técnicas e de conforto para de-senvolver programação regular de qualidade. A Casa da Cultura nasce como polo de promoção da criação de autor.

Page 32: Guia de Eventos - jul | ago'14

32

José Mourinho recebe, em 2005, a Medalha da Cidade em Ouro. Regressa noutras ocasiões, em 2007 como convidado nas cele-brações do 10 de Junho, em 2008 para arbitrar um jogo de vetera-nos do Vitória de Setúbal e do Benfica e, em 2013, para inaugurar uma exposição pelos seus 50 anos, na Galeria Municipal do 11.

ROCK NO SADOÚltimo dia do festival, com União das Tribos, Karpe Diem, Um Zero Azul, Booster, Gente Estranha e Rysko, à tarde, e Xutos & Ponta-pés, UHF e Alcoolémia, à noite.Parque Sant’Iago

HORIZONTES DE GLÓRIAUm olhar de Stanley Kubrick, de 1957, sobre a crueldade da guerra. Sessão do ciclo “Lauro António Masterclass”.Fórum Municipal Luísa Todi

THE JOE’S BANDBanda de versões de temas que fizeram fama nas décadas de 50, 60 e 70. Espetáculo do programa municipal “Noites da Baía”.Casa da BaíaOrg.: CMSApoio: Coca-Cola | Casino de Troia

1 7 D O M

1 6 h 0 015 € | 1 dia

30 € | 3 dias

1 8 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

2 1 Q U I

2 2 h 0 07,50 €

10 € | duploGratuito |

até 16 anos

JULHO | AGOSTO 2014

Page 33: Guia de Eventos - jul | ago'14

33programa

Uma exposição de grandes dimensões com obras de 180 artistas japoneses esteve patente entre maio e junho de 2014 em quatro galerias municipais da cidade. A mostra “Arte Atual do Japão”, inédita em Portugal, incluiu 225 trabalhos de pintura, caligrafia ja-ponesa, gravura, cerâmica, escultura, origami e têxteis.

GRUPO DE LEITURAEncontro de tema livre.Biblioteca MunicipalPolo Sebastião da GamaOrg.: CMS

NOITE ESPANHOLAConcerto com o melhor da mú-sica espanhola.Praça da RepúblicaVila Nogueira de AzeitãoOrg.: Junta de Freguesia de Azeitão

BIOLOGIA NO VERÃOPasseio guiado de observação de aves pela Reserva Natural do Estuário do Sado, na Herdade da Mourisca.Moinho de Maré da MouriscaInscrições: www.cienciaviva.pt/veraocv/maisinfo.aspOrg.: Ciência Viva e CMS

BIOLOGIA NO VERÃOMoinho de Maré da MouriscaInscrições: www.cienciaviva.pt/veraocv/maisinfo.asp

MERCADINHO DO MOINHOMostra de produtos regionais. Inclui atividades para os mais novos.Moinho de Maré da MouriscaOrg.: CMS

2 3 S A B

1 6 h 3 0Gratuito

2 1 h 3 0Gratuito

0 8 h 3 0// 13h00

Gratuito+ dia 31

3 1 D O M

0 8 h 3 0// 13h00+ info dia 23

0 9 h 3 0// 19h30

Gratuito

Page 34: Guia de Eventos - jul | ago'14

0 5 J U L//30 AGO

Gratuito

34JULHO | AGOSTO 2014

AZEITÃO D’OUTROS TEMPOSApresentação de espólio fotográfi-co sobre o património da freguesia de Azeitão.Museu Sebastião da GamaTer a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h00Sab, das 11h00 às 13h00e das 14h00 às 19h00Org.: Junta de Freguesia de AzeitãoApoio: CMS

ARTISTS ACROSS CONTINENTSMostra internacional de artes plás-ticas e apresentação de livro. Inau-guração às 16h00.Casa da Cultura Espaço das ArtesOrg.: Artiset | Artecom | Aaagp

TRAÇOS & ESPAÇOSMostra de desenhos a caneta Bic, de Samuel Malaia. Inauguraçãoàs 19h00.Casa da CulturaAnexo da galeriaTer a qui, das 10h00 às 24h00Sex e sab, das 10h00 à 01h00Dom, das 10h00 às 20h00Org.: Artiset

RECORDAÇÕES INFINDÁVEISHumberto Marçal, nascido em Setúbal, mestre da serigrafia e da gravura, é apresentado numa mostra antológica. As suas gra-vuras editadas por prestigiadas entidades estão incluídas em importantes coleções de arte, quer nacionais, quer estrangeiras. Inauguração às 15h00.Galeria Municipal do 11 Ter a sex, das 11h00 às 13h00e das 14h00 às 18h00Sab, das 14h00 às 18h00

J U L0 3 / / 2 6

Gratuito

J U L0 4 / / 3 1

Gratuito

J U L0 4 / / 3 1

Gratuito

Impressão digital

Bom filho a casa torna. Humberto Marçal, um dos grandes mestres da gravura contempo-rânea portuguesa, vem à cidade onde nasceu mostrar o percurso ímpar de uma dedicação apaixonada às técnicas artísticas de impres-são, sobretudo litografia e gravura. Responsável pela conservação e restauro de importantes co-leções de arte sobre papel no Museu Calouste Gulbenkian, Humberto Marçal foi professor de técnicas especiais de impressão na Escola An-tónio Arroio e formador em diversos cursos de litografia e gravura na Cooperativa Gravura, em Lisboa, e na Cooperativa Árvore, no Porto. Des-de 1994, orienta as edições de gravura e litogra-fia do Centro Português de Serigrafia.

Page 35: Guia de Eventos - jul | ago'14

35exposições

35exposições

PINTURA E ESCULTURAHomenagem a Sebastião da Gama com trabalhos dos associados da IMARGEM – Associação de Artis-tas Plásticos de Almada. Inaugura-ção às 16h00.Museu Sebastião da Gama

TODAS AS CORES DE SETÚBALFotografia de Christophe-Paul Sau-vage sobre estados emocionais, ambíguos e em constante mu-tação das pessoas afetadas pela crise em Setúbal. Inauguração às 16h00.Casa BocageTer a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30Sab, das 15h00 às 19h00

IMPULSOSExposição de pintura de Gamy.Casa da CulturaEspaço das ArtesOrg.: Artiset

02 AGO//06 SET

Gratuito

02 AGO//04 OUT

Gratuito

29 AGO//11 SET

Gratuito

BANDAS FILARMÓNICASExposição de esculturas integrada no 10.º Festival de Bandas Filar-mónicas de Setúbal.Casa da CulturaEspaços ComunsOrg.: CMS | Associação José Afonso

FOTOGRAFIA“Lugares Vagos”, de Ana Rai-nho, António Lopes, Fernando Mota, Marta Araújo Amorim e Pedro Araújo Amorim, e “Rostos do Alentejo da Luta pela Jorna-da das 8 Horas de Trabalho”, de Pedro Soares. Inauguração às 21h30.Museu de Arqueologiae Etnografia do Distrito de SetúbalTer a sab, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30

11.ª MEIA MARATONAFOTOGRÁFICA DE SETÚBALMostra com os melhores traba-lhos do concurso.Casa da CulturaEspaço das ArtesOrg.: CMS

0 6 J U L//31 AG0

Gratuito

1 8 J U L//15 SET

Gratuito

A G O0 1 / / 2 8

Gratuito

Page 36: Guia de Eventos - jul | ago'14

36JULHO | AGOSTO 2014exposições

ATÉ 24J U L

Gratuito

ATÉ 26 J U L

Gratuito

AT É 3 0 A G O

Gratuito

A decorrerGratuito

DO PILRITO AO FLAMINGODivulgação do Projeto de Mo-nitorização das Aves Aquá-ticas da Margem Norte do Estuário do Sado através de uma exposição de fotografias em tamanho real das espécies limícolas e não limícolas mais representativas daquela reser-va natural. Moinho de Maré da MouriscaTer a dom, das 09h30 às 19h30Org.: Projeto de Monitorizaçãoda Birds & Nature

ALTA TENSÃO,ALTO CONTRASTEExposição de fotografia de Raquel Esperança. Casa Bocage

COLETIVA DO LESTEMostra de pintura e artesanato “Olhares sobre a Multicultura-lidade | Arte e Cultura da Casa Romena”, representando a cul-tura da Moldávia, Ucrânia e Ro-ménia. Programa de atividades associado.Museu do TrabalhoMichel GiacomettiTer a sex, das 09h30 às 18h00Sab e dom, das 14h00 às 18h00Em agosto encerra aos domingosOrg.: CMS | Fratia

TESOUROS DO MUSEUDE SETÚBAL/CONVENTO DE JESUSDiversidade do acervo do Museu de Setúbal, incluindo peças ar-queológicas e obras de arte sa-cra e arte contemporânea, com destaque para o Retábulo da Capela-Mor da Igreja do Convento de Jesus, obra-prima da pintura quinhentista.Galeria Municipaldo Banco de PortugalTer a sex, das 11h00 às 14h00e das 15h00 às 18h00Sab, das 11h00 às 13h00e das 14h00 às 18h00Dom, das 14h00 às 18h00

Page 37: Guia de Eventos - jul | ago'14

37infantil

FÉRIAS DE VERÃO NA GÂMBIAAteliers com atividades como pintura, desenho e jogos, dirigi-das aos mais novos.Biblioteca MunicipalPolo da GâmbiaInformações: 265 706 124939 [email protected].: Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra

ATELIERS“A cara da vizinha é melhor do que a minha”, até dia 4, “Portugal e o Ser Português”, de 7 a 11, e “Cinema de animação em plasticina”, de 14 a 18.Atelier :2 PontosAvenida General Daniel de Sousa, 98Inscrições: 914 337 854www.atelier2pontos.weebly.com

ATELIERS NO MAEDS“A Magia da Arte”, de 1 a 4, “Pe-quenos Arqueólogos”, de 8 a 11, “Jogos com arte”, de 15 a 18, e “O sabor das cores”, de 22 a 25.Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de SetúbalInformações: 265 239 365

AT É 0 8 A G O

6//18 anosGratuito

Férias divertidasQuais são os teus desportos favoritos? Os náuticos, como a vela e a canoagem? Talvez a dança te atraia mais ou as artes plásticas… Qualquer uma destas áreas está disponível no conjunto de Ateliers de Verão que a Câmara Municipal, uma vez mais, preparou. Meia centena de atividades que proporcionam diversão e aprendizagem. As férias escolares são também uma oportu-nidade para se fazerem novas amizades ou reencontrar amigos. Para participar, basta preencher a ficha de inscrição, selecionar os ateliers preferidos e embarcar na oportu-nidade de fazer coisas novas nas férias. Os Ateliers de Verão encerram com uma festa no Auditório José Afonso que inclui uma mostra de atividades.

ATELIERS DE VERÃOConjunto de atividades para crianças e jovens do concelho. Natação, hip-hop, esculturas recicláveis, oficina de circo, pa-tinagem, râguebi, danças do mundo e zumba são algumas propostas. Inscrições: 265 545 170Org.: CMS

J U L

0 9 h 0 0//12h001 3 h 0 0//17h00

Gratuito

J U L

0 9 h 3 0//12h301 4 h 3 0//17h30

8//12 anos45 € | material

incluído

J U L

1 0 h 0 0//12h30

10 € | atelier7 // 13 anos

Page 38: Guia de Eventos - jul | ago'14

38JULHO | AGOSTO 2014

J U L

6//12 anosEvento pago

J U L

05 SAB13 DOM20 DOM27 DOM

Evento pago

WORKSHOPS“O Mundo dos Afetos” e “O Mundo dos Saberes Divertidos” permitem desenvolver com-petências sociais, pessoais e cognitivas.Escola para PaisInformações: [email protected] 265 221 609 | 968 348 773Org.: Psicoset

ATIVIDADES NO ALAMBREIoga para pais e filhos com “Funyoga no Parque”, no dia 5, oficina de pintura “A Magia das Cores”, a 13, “Construção de Mandalas Genealógicas”, a 20, canoagem pela Reserva Mari-nha Professor Luís Saldanha e visita às praias da Arrábida, a 27, e, no mesmo dia, “Contos no Parque”. Atividades pagas, me-diante inscrição. YMCA CAMP AlambreInformações: 212 183 103936 297 899 [email protected]

ATELIERS FAMÍLIAEm julho, pais e filhos juntos constroem a árvore das quatro estações do ano e contam-se histórias acerca delas. Em agosto, jogam ao Jogo da Gló-ria humano.Made in KidsParque Urbano de AlbarquelInformações: 934 904 330

FEIRA DE SANT’IAGOA Feira de Sant’Iago dedica, em cada edição, um Dia das Famílias. O Ruca, as prince-sas e os Três Porquinhos fa-zem uma grande festa para pais e filhos, a que se junta outra grande família, o Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico.Parque Sant’Iago

A PRINCESA BAIXINHAPeça de teatro para bebés, pelo Teatro do Elefante, que conta a história da princesa Catarina, para quem crescer se tornou uma aventura fantástica.Casa da CulturaSala José AfonsoInscrições: 265 535 640927 751 881

1 9 J U LS A B30 AGOS A B

1 1 h 3 0//13h30

1 €M/4 anos

2 7 J U LD O M

1 9 h 3 0Gratuito

2 7 J U LD O M31 AGOD O M

1 1 h 0 08 € | criança

+ acomp.5 € |

acomp. extra

Page 39: Guia de Eventos - jul | ago'14

39infantil

J U L / / A G O

0 9 h 0 0//12h301 4 h 0 0//17h00

6//12 anosGratuito

J U L / / A G O

6//12 anosEvento pago

AT É 0 4 J U L0 7 / / 11 J U L

100 € | 1 semana

150 € | 2 semanas

FÉRIAS NO BAIRROAtividades socioeducativas, cul-turais, ambientais e desportivas com a finalidade de preencher formativamente os tempos livres de crianças.Org.: Projeto Nosso Bairro, Nossa Cidade - grupos organizados de monitores dos bairros Alameda das Palmeiras, Bela Vista, Forte da Bela Vista, Quinta de Santo António e ManteigadasInformações: 265 724 466914 001 524

CAMPUS DE FÉRIASPrograma de ocupação de fé-rias, não residencial, que integra atividades diversificadas para crianças.Org.: Junta de Freguesia de São Sebastião, em parceria com o Teatro do Elefante.Informações: 265 719 [email protected]

FÉRIAS DESPORTIVASBasquetebol, piscina e cano-agem, entre outras atividades, em vários locais e com almoço incluído. Informações: 966 393 [email protected].: Scalipus Clube de Setúbal FAMÍLIAS E CRIANÇAS

Noites das Crianças e do Pija-ma e ateliers de verão.Made in KidsParque Urbano de AlbarquelInformações: 934 904 330

ANIMAÇÕES MUSEOLÓGICASAnimações “O Bomboca Quer Trabalhar” e “Nós Dançamos com as Máquinas” e visitas guiadas à oficina-museu, in-cluindo a exposição “Nós Traba-lhamos com as Máquinas”, com recriação dos processos de fa-brico de ferragens, e animações.CAO1 da APPACDMRua Vale Cerejeiras, 26Informações: 265 235 646

BIODANZAAtividade para crianças dos 6 aos 9 anos.Informações: 966 322 [email protected]

Consultar ainda as páginas da secção Espaços

AT É 1 4 S E T

Evento pago

ATÉ DEZ

GratuitoM/4 anos

A decorrerS E X

1 8 h 3 0//20h00

Page 40: Guia de Eventos - jul | ago'14

agir40

JULHO | AGOSTO 2014

J U L

Evento pagoM/12 anos

J U L02 QUA0 7 S E G

09h30 //1 7 h 3 0

Gratuito

J U L0 4 S E X

2 1 h 3 0Gratuito

J U L08 / / 11

25 €

J U L1 1 S E X

10h00 //1 3 h 0 0

M/15 anos

DIÁLOGOS COM GÉNEROEncontros e outras atividades orientadas para o debate e re-flexão sobre temas associados à orientação sexual e identidade de género.Casa do ElefanteInformações: 927 751 881Org.: Teatro do Elefante

PLANO DE FORMAÇÃO 2014Formações para técnicos da área da deficiência. Workshop de expressão dramática, dia 2, e formação sobre igualdade de género e deficiência, a 7.Casa da CulturaOrg.: Grupo Concelhiopara as Deficiências

SEXTAS DE FOTOGRAFIASessão com Alexandre Murtinheira.Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de SetúbalOrg.: Synapsis | MAEDS

ARRÁBIDA ARQUEOLÓGICACurso de verão dedicado ao processo de neolitização no Oci-dente Ibérico, com coordenação de Joaquina Soares.Informações: 265 239 365Org.: MAEDS

O SONHOCasting de jovens atores/figu-rantes para elenco da peça de Strindberg. Os selecionados e alunos da ADCS participam em workshop de teatro, entre os dias 14 e 18. Teatro de BolsoInformações: 265 532 402Org.: Teatro Animação de Setúbal

J U L12 SAB13 DOM

1 0 h 0 0 1 4 h 0 0

50 €

J U L19 S A B

09h00//1 3 h 3 0

20 €

J U L26 SAB

1 0 h 0 0145 €

TÉCNICAS DE EXPRESSÃO DRAMÁTICAWorkshop por Lídia Franco, ba-seado no método de Lee Stras-berg, para maiores de 14 anos.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS

URBAN SKETCHINGWorkshop “Diários de Viagem – Urban Sketching”, por Pedro Cabral e Pedro Ribeiro Ferreira.Moinho de Maré da MouriscaInformações: 914 162 354Inscrições: www.takinguthere.comOrg.: Takinguthere | CMS

WORKSHOP DE ESCRITA CRIATIVACom o título “Há Mulheres que Trazem o Mar nos Olhos”, convida os participantes a vivenciar experi-ências sensoriais, como mergulho e degustação de vinhos e queijos, para as transmitirem em texto. Informações: www.terracorpo.ptOrg.: Terra.Corpo

Page 41: Guia de Eventos - jul | ago'14

agir41

J U L/ / A G OT E RQ U I

1 7 h 0 0Gratuito

AT É 1 1J U L

25 € | público em geral

ATÉ SETS A B

1 8 h 3 024 € | geral15 € | 4 // 12

PROJETO TEATRO COMUNITÁRIOArtistas profissionais e amado-res trocam vivências pessoais e apresentam-nas em espetácu-los. Para maiores de 16 anos.Centro Sociocultural Elmano SadinoBairro 2 de AbrilInscrições: 265 535 640Org.: Teatro do Elefante | Junta de Freguesia de S. Sebastião

UNIVERSIDADE DE VERÃOPrograma com seminários, pales-tras e workshops, aberto igualmente a toda a população.Universidade Sénior de SetúbalInformações: 265 540 230

WINE SUNSET PARTYCruzeiros enoturísticos com mú-sica e observação de golfinhos, provas de vinhos comentadas e degustações.Informações: 265 545 010Org.: Sado ArrábidaParceria: CMS e outros

ATÉ DEZ

Gratuito

AT É 2 5 J U L

Gratuito

A decorrer

10h30 //1 4 h 3 0

30 € | geral15 € | 4 // 12

Gratuito | até 4

DAR DE VOLTAEntrega de manuais escolares usados na Biblioteca Pública Municipal para uso de outros estudantes.Org.: CMS

CLUBE DE LEITURA DE VERÃO 2014Ação intitulada “Verão que é bom ler”, para os escalões dos 8 aos 11 anos e dos 12 aos 17. Biblioteca MunicipalServiços CentraisInformações: 265 537 240Org.: CMS

ROTA DOS GOLFINHOS– ROTA DA BAÍA MAIS BELACruzeiros diários. Embarque na Doca de Recreio das Fontainhas.Informações: 962 405 933Org.: TroiaCruze

Page 42: Guia de Eventos - jul | ago'14

JULHO | AGOSTO 201442

retrovisor/projetor

Doze espetáculos musicais inspirados no mar, com con-certos ao ar livre e em espa-ços culturais, realizaram-se na quarta edição do Festival de Música de Setúbal, entre 29 de maio e 1 de junho.

O certame promoveu a cultura e o património musical do concelho, numa organi-zação da A7M – Associação Festival de Música de Setúbal, resultante de uma parceria da Câmara Municipal e da The Helen Hamyn Trust, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Com o tema “Mar”, o fes-tival chegou ao fim na noite de

1 de junho, no Fórum Municipal Luísa Todi, num espetáculo da Orquestra de Câmara Portu-guesa, dirigida pelo maestro Pedro Carneiro, com a parti-cipação da soprano Susana Gaspar.

O certame abriu, a 29 de maio, com um concerto dirigi-do por Tony Haynes. Ao palco do Fórum subiu meia centena de crianças e jovens da Acade-mia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, do Conservatório Regional de Setúbal e do gru-po de percussão BelaBatuke, a que se juntaram dez músicos de todo o mundo da Grand Union Orchestra.

Música inunda Setúbal

BANHEIRAS E INSÓLITOSTerceira Regata de Banheiras e Insólitos, para a população, com a construção no local das embarca-ções com materiais improvisados, seguindo-se a prova, em que ga-nha a última a ir ao fundo.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMS

DIA DE BOCAGE E DA CIDADESetúbal comemora o Dia do Mu-nicípio e do nascimento do poeta com um programa que inclui ain-da a entrega de prémios do Con-curso Literário Manuel Maria Bar-bosa du Bocage e a XV edição da Tertúlia “Eis Bocage… Conversas de Botequim”.

TRAVESSIA DO SADO A NADORegresso da Travessia do Sado a Nado, nos 12.os Jogos do Sado, numa prova que, como é tradicio-nal, liga as duas margens do rio, entre Troia e o Parque Urbano de Albarquel.Org.: CMS

PATRIMÓNIOAs Jornadas Europeias do Patri-mónio são assinaladas com uma tarde intercultural, exposições de pintura, fotografia e maquetas de arquitetura e palestras.Museu do TrabalhoMichel GiacomettiOrg.: CMS | ISCTEartistas plásticos

1 4 S E TD O M

1 5 S E TS E G

2 1 S E TD O M

2 7 S E TS A B

1 5 h 0 0Gratuito

Page 43: Guia de Eventos - jul | ago'14

43retrovisor/projetor

Arte Atual do Japão

EXPOSIÇÃO. Mais de duas centenas de obras de arte de 180 artistas japoneses foram apreciadas em Setúbal na exposição “Arte Atual do Japão”, entre 18 de maio e 22 de junho, em qua-tro galerias municipais da cidade. Os 225 trabalhos estiveram expostos na Casa da Baía, na Casa da Cultura, na Galeria Muni-cipal do Banco de Portugal e na Galeria Municipal do 11.

No dia 30, o habitual desfi-le de percussão desceu a Ave-nida Luísa Todi até ao Largo José Afonso, onde alunos de diversas escolas e elementos da Edinstvo, do projeto “Agora Sim E5G” e da APPACDM de Setúbal atuaram em conjun-to, sob direção de Fernando Molina.

O Grupo Vocal Olisipo, o Instituto Gregoriano de Lisboa, a Sociedade Musical Capricho Setubalense, o Coral Infantil de Setúbal e o Externato Rumo ao Sucesso, entre outros, nomea-damente diversas escolas do concelho e de fora, também participaram no festival.

DIA MUNDIAL DA MÚSICADiversos géneros musicais po-dem ser ouvidos em vários es-paços da cidade, num programa que celebra a música ao longo do mês de outubro, organizado pela Câmara Municipal e por diversas instituições ligadas a esta arte.

DIA DO IDOSOAtividades diversas que propor-cionam convívio e momentos de partilha entre a população sénior. O programa, organizado pela Câmara Municipal e juntas de freguesia, decorre de outubro, as-sinalando o Dia Internacional das Pessoas Idosas.

0 1 O U TQ U A

0 1 O U TQ U A

Page 44: Guia de Eventos - jul | ago'14

44JULHO | AGOSTO 2014ver

Esta edição assinala o décimo aniversário do Guia de Eventos. O tempo correu de igual medi-da para todos, mas o conteúdo dessa medida é sempre pessoal.

Há precisamente 10 anos passei várias es-tadias na zona de Grândola a reencontrar a prá-tica do desenho da natureza na Natureza. Nesta modalidade de trabalho existe uma resistência e tensão, uma harmonia combativa, próprias da realidade, manifestas em calor, poeira, pingos de suor, insectos atraídos por este, suportes instáveis e irregulares do papel, posições incó-modas… às quais o corpo, a mão e a mente rea-gem infiltrando-se na intenção e na expressão. O diálogo nessa proximidade é uma dádiva.

Ora, este desenho de um tronco nu de ár-vore caída, à escala de 1/1, foi desenhado como um travelling: o seu registo é a síntese do meu olhar em movimento lento ao longo dele.

Enquanto este corpo deitado à minha frente naquela ocasião chegou a um registo concreto e definido, a envolvente do tronco desenhado – a cama em que estava estendido – perma-neceu num estado de suspensão, esboçado e inacabado. Assim ficou, dormente, durante

anos. Passou uma década. Só recentemente emergiu a vontade de despertar aquele corpo de novo. Foi preciso esse lapso de tempo, com o percurso pessoal e profissional pelo meio, com as leituras e vivências pelo caminho, para me ver impulsionado a dar um sentido ao tronco nu.

Tal como o registo em tamanho natural de-terminava a constante adaptação da perspecti-va ao longo do tronco, também a perspectiva da vida teve de se adaptar para encontrar hoje uma resposta à intuição e sedução inicial.

A actual distância da visão permite concluir o caminho iniciado, agora já longe das circuns-tâncias originais, a procurar proximidade num espaço construído e paciente. É o fecho de ciclo que inicia um novo.

O tempo correu como areia fina por entre os dedos, mas os dez dedos retêm o coração nas palmas das mãos.

Andreas StöckleinArtista plástico

texto escrito com as regras anterioresao novo acordo ortográfico

Tronco Nu

Page 45: Guia de Eventos - jul | ago'14

compasso45

Esta banda tem também uma fiel legião de autênticos discípulos seguidores, que vão com eles para todo o lado, posto que os seus con-certos são sempre diferentes e uma autêntica festa; eu próprio já os vi pelo menos meia dúzia de vezes, reconhecendo nos seus shows uma componente musical e cénica únicas no país (e se calhar mesmo no mundo), dando total razão à afirmação de Valdjiu, um dos fundadores do projeto, que reconhece no seu público o com-bustível para a tremenda energia que aqueles fantásticos músicos espalham no palco.

Embora a sua música seja contagiante, não se poderá catalogar em nenhum género que os puristas gostam de escalonar; desde o rock, ao pop, ao drum’n’bass (talvez um dos percussores no país), ao hip-hop, e mesmo outros estilos mais radicais, como o balkan beat-box, ou o nosso folclore, vemos que a eletrónica é transversal às suas composições, alicerçadas num complexo de percussão tribal, em que as raízes de Fred, na bateria, e Winga, na percussão, asseguram uma torrente de rit-mo frenético e contagiante.

São também únicos pela sua capacidade de inovação, criando os seus próprios instru-mentos, como a kalachakra, o bambuleco ou a sitar, já para não falar do didgeridoo, de origem aborígene “down-under”.

Fernando MarquesMúsico

“A celebração do Mecanismo Explosivo”

Os projetos sólidos perduram, pois sempre que nas suas bases estão objetivos comuns, em que o alcance se destina ao maior núme-ro de pessoas, os resultados são garantidos e mesmo antecipados.

Sempre acreditei que podemos evoluir mais e melhor se conseguirmos dar corpo a uma ideia – tudo nasce aqui – transforman-do-a em projeto ganhador e, essencialmente, consistente no tempo.

Certamente que na génese deste nosso Guia de Eventos, que celebra o seu 10.º aniver-sário, esteve o propósito de servir uma popula-ção ávida de informação fidedigna e isenta, no que concerne aos eventos e ações a decorrer na cidade, mas cujo objetivo não se esgota ali.

Esta ferramenta permite, além da informa-ção geral e específica no que respeita às artes e acontecimentos sociais, uma integração de elementos culturais e criativos, com o intuito de proporcionar aos nossos munícipes uma humilde lufada de ar fresco, procurando uma maior participação na cultura, para todos.

E é particularmente curioso, falando por ou-tro lado em projetos musicais, que também nes-te ano decorra o 20.º aniversário duma banda única no panorama musical português, porven-tura por muitos desconhecida, mas que continua teimosamente a desenvolver a sua atividade.

Este coletivo dá pelo nome de BLASTED MECHANISM, para o qual, talvez no sentido de se poderem vir a internacionalizar, tenham es-colhido um nome anglo-saxónico, mas sem-pre mantendo uma enorme alma lusitana.

Page 46: Guia de Eventos - jul | ago'14

leituras46

JULHO | AGOSTO 2014

nalista, belga, casado, três filhos, família em Bru-xelas, chegara ao seu termo. “Escrevo para acabar com a história, escrevo para que a história come-ce.” Leon desaparecera há quatro anos.

A história persiste para lá desse desapa-recimento. A história procura fazer sobreviver a história de amor entre reportagens, narrativas de viagens, sms e e-mails com canções de Brel, Si-gur Rós, Ferré; versos de Eliot, Kavafis; citações do Gilgamesh, Dylan Thomas. Ver Saraband de Berg-man, ouvir um concerto em Ramallah com a or-questra de jovens israelitas e palestinianos. Maes-tro Barenboim, um arquipélago de referências.

Um belíssimo romance de amor, onde duas geografias, a real e a da paixão, obstinadamente se cruzam. Onde nos reconhecemos em frag-mentos. “Há sempre qualquer coisa que está a acontecer, qualquer coisa que eu deva resolver, eu não meti o barco ao mar para ficar pelo caminho. Porquê não sei, mas sei que essa coisa é que é linda.”

Manuel Augusto AraújoMembro do Conselho de Redação da “Vértice”

Texto escrito com as regras anterioresao novo acordo ortográfico

Geografias da paixão

“Noite na terra. Nunca é noite na terra porque a noite roda. Mas é noite na terra quando duas pes-soas estão coladas uma à outra. Só nós estamos vivos, somos a Arca de Noé.”

O que acontece ao amor num cenário de conflito, objecto de reportagem jornalística? O que aconte-ce ao trabalho jornalístico quando é invadido pela paixão? No romance, a cronologia é subvertida pela geografia dos lugares por onde Ana e Leon, protagonistas da história de amor narrada por Ana, transitam por urgências e exigências pro-fissionais. Cenário: Israel e Palestina. A morte de Arafat.

Nessa geografia real, os mapas da paixão vi-vem de encontros de intenso enamoramento eró-tico e de desencontros em que as distâncias são preenchidas pelo discurso amoroso da era digital, sms e e-mails. As cartas de amor são ridículas ou não seriam cartas de amor, escreveu Pessoa. Os e-mails e sms não escapam à vulgaridade. “Isto está mesmo a acontecer-me? Um folhetim de cordel, uma opereta”, regista, com violência, Ana.

Sabemos, na primeira página do romance, que a paixão entre Ana Blau, jornalista catalã, sem relacionamento conhecido, e Leon Lannone, jor-

E a Noite RodaAlexandra Lucas CoelhoGrande Prémio de Romance e Novela APE/DGLAB 2012Edições Tinta da ChinaRevisão e Composição da Capa: Tinta da China1.ª edição: 20121.ª edição de bolso: Fevereiro 2014248 páginas

Page 47: Guia de Eventos - jul | ago'14

fitas47

ainda de baixa definição. Começavam, nessa data, a aparecer os primeiros telemóveis com câmara, ainda não smart, e alguns experimen-talistas testavam a possibilidade de uma cine-matografia de telefone portátil que se caracteri-zava por assumir as suas evidentes debilidades e limitações técnicas. Estávamos ainda longe do cenário contemporâneo em que um comum telemóvel pode ser utilizado para filmar uma longa-metragem em alta definição.

Também nessa altura, em que a indústria já mostrava procurar explorar todas as potencia-lidades da digitalização, ao estrear, por exem-plo, “Polar Express” (Robert Zemeckis, 2004), uma longa-metragem de animação elaborada a partir de um processo de motion capture de personagens reais, a esmagadora maioria das salas de cinema, ao contrário do que ocorre hoje, ainda exibia os seus filmes em película e nenhum estúdio pensava admissível deixar de distribuir cópias analógicas dos seus filmes. Mais ainda, o The Pirate Bay, o website mais co-nhecido de partilha de conteúdos audiovisuais da Internet, fazia a sua estreia, mas ainda não podíamos conceber um cenário em que se for-mariam cinéfilos que nunca passaram pela sala de cinema e que esta deixasse de ser o contex-to privilegiado de exibição de um filme.

Marta Pinho AlvesProfessora de Guionismo, Cinema e Televisão

Regresso ao Futuro

No momento em que o Guia de Eventos (GE) da Câmara Municipal de Setúbal comemora 10 anos de existência, é pertinente que pen-se no percurso que fez o cinema durante este período. Na edição anterior, havia precisamente começado uma série de pequenos artigos que pretendiam mostrar cronologicamente o pro-cesso de digitalização do cinema. Ia ainda, nes-ta viagem no tempo, no início dos anos 1990. Façamos, contudo, um salto temporal, ficando a promessa de que compensaremos o hiato agora criado.

Em 2004, data em que o GE começava a re-flexão sobre cinema, o YouTube, um elemento essencial do cinema do tempo do digital, ainda não existia. A sua fundação só teria lugar em fevereiro do ano seguinte e, só em 2006, após a sua aquisição pela Google, começaria a ser utilizado em larga escala e a nível global. Aliás, as funcionalidades da Web que se convencio-nou assumir que atribuíam à Internet novas características e que a designaram como Web 2.0, em particular a possibilidade de o utilizador poder não apenas descarregar informação mas também publicá-la, e que, como temos dito, permitiram a entrada no cinema de um número mais vasto de participantes, só começaram a delinear-se naquele ano. Se parece extraordiná-rio que tudo isto tenha passado de uma fantasia de ficção científica para uma prática banalizada num espaço de uma década, lembremos tam-bém que, embora os amadores já pudessem fil-mar em digital em 2004, os seus registos eram

Page 48: Guia de Eventos - jul | ago'14

MAIO | JUNHO 2014

“Nunca escreviumareceita”Fernanda Amaro

Page 49: Guia de Eventos - jul | ago'14

49pessoa

A regra principal é que não há regras. Das com-binações mais estranhas que se lembra de ter feito foi choco acompanhado com arroz de sushi e molho de chocolate com chá verde. Inspiração em Setúbal, Japão e México, onde é habitual usar chocolate nos pratos. “Um dos melhores que já fiz”, garante a chef Fernanda Amaro.

Apresenta-se como “uma saloia”, num de-safio de charada, lançando dúvidas entre uma inesperada confissão ou um facto do bilhete de identidade. Natural de Caneças, Loures, é a res-posta correta, embora tenha sido adotada pelo Bairro do Troino ainda em criança, para onde se mudou com os pais quando tinha 11 anos, após o 25 de Abril.

Como chef gosta do caos gastronómico. Só não abdica de usar produtos de qualidade, que não precisam de ser caros, e o resto resume-se a um jogo eterno de casar sabores. Princípios que aplica no restaurante Amarobom, de que é dona.

O melhor peixe é em Setúbal, mas se quer especiarias mais raras recorre aos mercados do Martim Moniz, em Lisboa.

“E o moscatel! Tem tanto por explorar”, afiança, elogiando especialmente a variante “roxo”, capaz de mudar completamente, para melhor, uma receita convencional.

Raramente tira apontamentos. “Nunca es-crevi uma receita. O pior é que nunca as deco-ro. Já me arrependi... Mas sou incapaz de fazer duas receitas iguais. Mesmo escritas. Não gosto de rotinas”, diz, sempre com um sorriso, um ele-mento constante.

Fernanda Amaro é um cocktail de sensações. Impelida por uma curiosidade inexaurível, gosta de aprender sobre tudo. Não se cinge à gastrono-mia. “Gosto de saber como funciona o motor de um carro, por exemplo. Não sei, parece-me impor-tante. Acho que faz sentido”, reflete.

A curiosidade é bebida energética para, quando pode, abdicar do automóvel e andar de

comboio e, “o melhor de tudo”, a pé. “É a andar por ruas e travessas que se veem coisas fantás-ticas. Muitas pessoas andam com o nariz apon-tado para o chão. Não entendo. Só descobrem buracos nas calçadas. Prefiro olhar para cima e ver o que me rodeia.”

Com 50 anos, a chef continua a vibrar com o trato com pessoas. “Gosto de conhecer gente, culturas. Adoro os mercados”, resume, comple-mentando, com simpatia encabulada, que gosta “muito de falar.”

A sede de conhecimento confere-lhe na vida um certo gosto pelo risco, embora “sensato”, uma vez que já tem “idade para isso”.

Atualmente deseja explorar a cozinha asiáti-ca, por ser aquela que lhe esconde mais segredos e onde sabe existir um sem número de texturas e sabores.

Aparentemente é uma curiosidade ilimita-da. “Porque não experimentaria um gafanhoto frito?!” Ao Setúbal – Guia de Eventos ocorreram, à cabeça, alguns motivos. Nenhum, todavia, tão razoável quanto: “Só depois será possível fazer um verdadeiro juízo.”

São “as texturas moles” que lhe causam ar-repios no paladar. Tudo bem. Nesse caso, quais? “Cogumelos. Sou incapaz de comer!”, afirma, com a mesma expressão de quem repugna ga-fanhotos fritos.

Também há os cheiros, onde “começa por provar’’ os alimentos. As associações não têm fim. Os limões lembram a Dinamarca, onde a irmã, a viver lá, lhe fez uma sobremesa fantástica de que não se recorda. O aroma acabou preso ao país.

Coincidência ou não, a pituitária apurada valeu-lhe uma carreira de 16 anos nos perfumes, antes de abraçar a restauração, onde se “mata a trabalhar”, mas é “feliz.”

A nós, a chef Fernanda Amaro também pro-voca sensações olfativas. Tem claras notas de delicioso caos gastronómico.

Page 50: Guia de Eventos - jul | ago'14

50JULHO | AGOSTO 2014intervir

ARTES

Artes plásticas

• Arte & ImaginaçãoInfo: 933 754 530

• Atelier A GaragemInfo: 265 537 326

• Atelier Antónia CalixtoInfo: 917 347 908

• Atelier Espaço do PaiInfo: 939 841 119

• Atelier Pólvora d’CruzInfo: 934 739 320

• Atelier d’Artes EstúdioInfo: 966 788 209

• Atelier de Artes PlásticasRita MeloInfo: 914 337 854

• Atelier de Vitral TiffanyInfo: 933 323 203

• Atelier :2 PontosInfo: 914 337 854 | 919 142 246

Artesanato, Pinturae Desenho

• Centro de Cidadania AtivaInfo: 265 547 450

DANÇA

Academia de DançaContemporâneaInfo: 265 236 463

Academia de Dançase Artes de SetúbalPavilhão Municipal de AranguêsInfo: 916 905 279

Academia União Desportiva e Recreativadas PontesInfo: 919 895 681 | 937 085 665

Capricho SetubalenseInfo: 265 522 327

Club SetubalenseInfo: 968 938 682

Dança & CompanhiaInfo: 912 146 513 | 968 997 732

Enclave– Cultura em MovimentoInfo: 917 052 293 | 916 831 783

RITMUSSociedade Musical e Recreativa União SetubalenseInfo: 265 522 818 | 917 062 217

DESPORTO

CapoeiraAulas do Centro Culturalde Capoeira Água de Beber,às terças e quintas, 19h00.Clube de Futebol “Os Sadinos”Info: 918 667 108

Centro Municipalde Marcha e CorridaAtividades no Complexo Munici-pal de Atletismo de Setúbal e na Avenida Luísa Todi.Info: 265 793 980 | 934 077 [email protected]

Centro NáuticoMunicipal de SetúbalAtividades enquadradas por téc-nicos do Clube de Canoagem de Setúbal para maiores de 10 anos.Parque Urbano de AlbarquelInfo: 965 602 951

Escola Municipalde Desporto de SetúbalNúcleos de Pentatlo, Nataçãoe Atletismo.Info: 212 199 540 | 265 793 980

TriatloIniciação pelo Remo ClubeLusitano, às segundas e quartas--feiras, para todas as idades.Colégio de S. FilipeInfo: 919 896 695

Page 51: Guia de Eventos - jul | ago'14

intervir51

CIDADANIA

“Apoio na procura de emprego”, “Como vender o meu peixe”, “Português e Cidadania” e oficinas de informática.São aceites voluntários.Centro de Cidadania AtivaInfo: 265 547 450

Poemas do País da VidaProjeto cultural para conhecere viver.Info: 265 591 592 | 933 246 119poemasdopaisdavida.wordpress.com

LÍNGUAS

AlemãoInfo: 265 530 087 | 961 817 550 965 653 896

Várias línguas

• Centro de Cidadania AtivaInfo: 265 547 450

• Espaço Futuro Seguro AranguezInfo: 265 283 377

MOSTRAS

Mercado AgrobioQuintas-feiras,das 09h00 às 14h00.Jardim do Quebedo

STB Urban MarketMostra de artigos alternativos, no último fim de semana do mês, das 10h00 às 19h00.Praia da Saúde

Mercadinho do MoinhoMostra de produtos regionais, no último domingo do mês. Moinho de Maré da Mourisca

Motos e carros antigosSegundo domingo do mês,das 10h00 às 13h00.Largo José Afonso

Feira de ColecionismoSegundo sábado do mês,das 08h00 às 13h00.Mercado 2 de Abril

Feira de Velharias de AzeitãoSegundo domingo do mês,das 07h00 às 17h00.Vila Nogueira de Azeitão– Praça da República

Mostr’Arte!Artesanato e animações, no primeiro fim de semana do mês, das 09h00 às 18h00.Atlantic Retail Park

Mostra de VelhariasPrimeiro e terceiro sábados,das 09h00 às 18h00.Avenida Luísa Todi

BEM-ESTAR

Ioga

• Centro de Cidadania AtivaInfo: 265 547 450

• Centro do Yoga de SetúbalInfo: 265 551 072

• Club SetubalenseInfo: 961 238 571

• Grupo Musical e DesportivoUnião e ProgressoInfo: 210 873 097

• Instituto Português da JuventudeInfo: 265 521 200

• Parque Urbano de AlbarquelInfo: 934 904 330

Ioga, Pilates e Preparação para o NascimentoEscola para PaisInfo: 265 221 609 | 968 348 773

BiodanzaInfo: 919 193 246 | 925 638 520966 322 777

LITERATURA

Grupos de LeituraEspaço de discussão de obras literárias. Biblioteca Municipal–S. Centrais e Polo Sebastião da GamaInfo: 265 537 240

Page 52: Guia de Eventos - jul | ago'14

intervir52

JULHO | AGOSTO 2014

MÚSICA

Academia de Músicae Belas-Artes Luísa TodiPiano, viola dedilhada, violino, violoncelo, flauta transversal, saxofone e clarinete.Info: 265 522 563

Sociedade Filarmónica ProvidênciaInstrumentos de sopro e percussão, guitarra elétrica e cavaquinhos.Info: 917 730 599

Arena– Criatividades MusicaisBaixo, bateria, guitarras clássica e elétrica, piano, órgão, violino, instrumentos de sopro, canto, técnica vocal e criação e acompanhamento de bandas.Info: 910 556 609

Conservatório Regionalde SetúbalTodos os cursos de instrumento do ensino oficial de música.Info: 265 529 350

Coral Infantil de SetúbalInclui Coro Feminino TuttienCantus, a partir dos 16 anos.Info: [email protected]

Coral Luísa TodiCoral adulto e juvenil (12 aos 16 anos) e Conservatório de Artes com cursos oficiais de música e cursos livres de música, teatro, pintura e dança para todos os públicos.Info: 265 572 190 | 967 668 202

Coro Gospel de AzeitãoVozes tenores e baixosInfo: 960 157 475

Club SetubalenseGuitarra clássica.Info: 962 588 875

DámsomFormação musical, acordeão, piano, órgão, violino, guitarra clássica, elétrica, baixo, bateria, flauta, concertina, jazz, canto e técnicas vocais.Info: 265 732 781 | 968 063 818

Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de SetúbalEscola de música gratuita com metais e percussão.Info: 918 767 350 | 963 160 779

Instituto Musical PatrícioAcordeão, guitarras clássica e elétrica, baixo, violino, teclas, bateria e educação musical. Estúdio de gravação, oficina e aluguer de materiais.Info: 265 400 099

Instituto Musical MozartGuitarra clássica e piano.Info: 265 522 957 | 919 315 606

Sociedade FilarmónicaPerpétua AzeitonenseInstrumentos de sopro, guitarras clássica e elétrica, violino, piano, bateria, teatro e bailado.Info: 212 181 364 | 932 181 364

Sociedade MusicalCapricho SetubalenseInstrumentos de sopro, percussão e cordas.Info: 265 522 327

SENIORES

“Desportivamenteem (Re)Forma”Ginástica, hidroginástica e danças sociais promovem bem--estar, saúde e qualidade de vida.Info: 265 545 170Org.: CMS

Mais SaberInformática, inglês e fotografia.Info: 265 545 170Org.: CMS

“Memórias, Identidadese Patrimónios”Visitas guiadas a monumentos e a locais de interesse.Info: 265 545 170. Org.: CMS

Page 53: Guia de Eventos - jul | ago'14

53espaços

Museu de Arqueologiae Etnografia do Distrito de Setúbal

Avenida Luísa Todi, 162Tel.: 265 239 365E-mail: [email protected] a sab, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30Exposições permanentes: • Etnografia e Arqueologia RegionalServiços: Visitas guiadas, centro de estudos arqueológicos e biblioteca especializada.

Museu Sebastião da Gama

Rua de Lisboa, 11, Vila Nogueira de AzeitãoTel.: 212 188 399Ter a sex, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00Sab, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00Preço: 1,15 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolaresExposição permanente:• Espólio bibliográfico e de artigos do poeta e imagens da história local e objetos de pastorí-cia e vinicultura.Serviços: Visitas guiadas, maleta pedagógica, ex-posição itinerante, animações, ateliers de verão.

Casa Bocage

Rua Edmond Bartissol, 12Tel.: 265 229 255Ter a sex, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30Sab, das 14h00 às 18h00Preço: 1,15 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolaresExposição permanente:• Peças de arte e livros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus e documentos da Biblioteca Municipal retratam a figura e obra de Bocage.Serviços: Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro e Centro de Centro de Documentação Bocagiano.

MUSEUS (encerrados nos feriados)

Museu do TrabalhoMichel Giacometti

Largo Defensores da RepúblicaTel.: 265 537 880E-mail: [email protected] a sex, das 09h30 às 18h00Sab e dom, das 14h00 às 18h00Preço: 1,15 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolaresExposições permanentes:• A Indústria Conserveira (Da lota à lata)• Mundo Rural – Coleção Etnográfica Michel Giacometti e a Génese do Museu• Mercearia Liberdade – um património a salvaguardarServiços: Centro de documentação e serviço educativoExtensão: C.A.O. 1 da APPACDM de SetúbalRua Vale Cerejeiras, n.º 26 (Tel.: 265 235 646)

Museu de Setúbal/Conventode Jesus

Serviços técnico e administrativo:Rua do Balneário Dr. Paula BorbaTel.:265 537 890Exposição de longa duração:“Tesouros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus”Galeria Municipal do Banco de PortugalAvenida Luísa Todi, 119Ter a sex, das 11h00 às 14h00 e das 15h00 às 18h00Sab, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00Dom, das 14h00 às 18h00Apresentação de obras representativas da diversi-dade cronológica e temática do acervo do Museu, com arte sacra (artes plásticas e decorativas), com especial destaque para o retábulo de pintura da Igreja do Convento de Jesus, da primeira metade do século XVI, arte contemporânea (pintura e escultu-ra), dos séculos XIX e XX, e achados arqueológicos.Serviços: Centro de documentação e serviço educativo

Page 54: Guia de Eventos - jul | ago'14

espaços54

JULHO | AGOSTO 2014

Casa do Corpo SantoMuseu do Barroco

Rua do Corpo Santo, 7Tel.: 265 236 066Ter a sex, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30Sab, das 14h00 às 18h00Preço: 1,15 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolaresDecoração em azulejos barrocos do primeiro terço de setecentos, do mestre P.M.P., tetos pin-tados setecentistas e talha dourada na Capela.Exposição permanente: Coleção de instrumentos de ciência náutica, doados por Ireneu Cruz.

Museu Oceanográfico Luís Saldanha

Fortaleza de Santa Maria – Portinho da ArrábidaTel.: 212 189 791Ter a sex, das 10h00 às 16h00 Sab, das 15h00 às 18h00Preço: 1,75 €

ARQUIVOS (dias úteis)

Arquivo Municipal de Setúbal

Paços do Concelho, Praça de Bocage265 541 500 | [email protected] 09h00 às 16h00Serviços: Visitas guiadas, apoio à consulta públi-ca da documentação municipal, reserva de documentação para consulta em sala, serviço de fotocópias/digitalização e apoio externo na avaliação de documentação relevante.

Arquivo Distrital de Setúbal

Rua Prof. Borges de Macedo, Manteigadas265 709 900 | [email protected] 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30Serviços: Leitura e referência, pesquisa, trans-crição paleográfica, reprodução documental, emissão de certidões, visitas de estudo guiadas e venda de publicações.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPALCatálogo: www.biblioteca-municipiosetubal.com

Serviços Centrais

Av. Luísa Todi, 188 | Tel.: 265 537 240Seg a sex, das 09h00 às 19h00Sab, das 14h00 às 19h00

Polo da Bela VistaRua do Moinho, 5 | Tel.: 265 751 003Seg a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30Polo de S. JuliãoPraceta Ilha da Madeira | Tel.: 265 552 210Seg a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30Polo de Gâmbia, Pontes e Alto da GuerraEN 10 – Pontes | Tel.: 265 706 833Seg a sex, das 09h00 às 13h00e das 14h00 às 17h00Polo Sebastião da GamaRua de Lisboa, 11, Vila Nogueira de AzeitãoTel.: 212 188 398Ter a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h00Sab, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00

Page 55: Guia de Eventos - jul | ago'14

55espaços

SALAS DE ESPETÁCULOS

Fórum MunicipalLuísa Todi

Av. Luísa Todi, 61-67 | Tel.: 265 522 [email protected]

Cinema Charlot – Auditório Municipal

Rua Dr. António Manuel GamitoTel.: 265 522 446

Casa da Cultura

Rua Detrás da Guarda, 28 | Tel.: 265 236 168Ter a qui, das 10h00 às 24h00Sex e sab, das 10h00 à 01h00Dom, das 10h00 às 20h00

SERVIÇO EDUCATIVOMÚSICA. Aulas de expressão musical, pela Capricho, sábados, 10h00 e 11h00, instituição que tem escola de música de segunda a sábado. Workshop de DJ (969 757 241), dos 10 aos 16 anos, a 19 e 20 de julho. ARTES. Ateliers de pintura sobre material reciclado, sábados, 10h00, e domingos, 14h30 (963 034 025). A Artiset (918 928 573) promove, às 18h00, aulas de desenho a carvão, terças, e de pintura a óleo sobre tela, quartas. Oficina de brinquedos, 11 e 18 de julho, 10h00, arqueologia, 5 e 6 de agosto, 10h00, e ilustração com carimbos, 9 de julho e 20 de agosto, 10h00.DANÇA. Oficina para crianças, 1 e 3 de julho e 12 e 14 de agosto, 10h30, cursos de bachata, salsa e kizomba, terças, 19h30, e “Envelhecer com Saúde”, 27 de julho e 31 de agosto (917 052 293).TEATRO. Oficina de improvisação, 15 a 18 de julho e 19 a 22 de agosto, 10h00, e teatro para crianças, 27 de julho e 31 de agosto, 11h00.CINEMA. Atelier para crianças, 6 de julho e 13 e 15 de agosto, 10h00, e filmes infantis, 13 de julho e 10 de agosto, 10h30.

TURISMO

Casa da Baía de Setúbal

Av. Luísa Todi, 468 | Tel.: 265 545 010 | 915 174 442E-mail: [email protected] a qua, das 09h00 às 22h00Qui a sab e vésperas de feriado, das 09h00 às 24h00

Posto Municipal de Turismo de Azeitão

Praça da República, 47 – Vila NogueiraTel.: 212 180 729Seg a sab, das 09h30 às 12h00 e das 13h30 às 17h00Dom e feriados, das 09h00 às 13h00

Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa

Travessa Frei Gaspar, 10 | Tel.: 265 539 120 Sab e seg, das 09h30 às 12h30e das 15h00 às 19h00Ter a sex, das 09h30 às 19h00Dom, das 09h30 às 12h30

Espaço“Coisas de Setúbal”

Paços do Concelho, Praça de BocageSeg a sex, das 09h00 às 19h00Sab, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00

Moinho de Maré da Mourisca– Herdade da Mourisca

Tel.: 265 783 090 | 914 162 354E-mail: [email protected] a dom, das 09h30 às 19h30Turismo de natureza com passeios pedestrese fluviais, observação de aves e visitas guiadas.

Page 56: Guia de Eventos - jul | ago'14