inês de castro e o rei de portugal

7
Inês de Castro e o rei Pedro de Portugal

Upload: enlfelixmuriel

Post on 06-Aug-2015

904 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Inês de Castro e o Rei de Portugal

Inês de Castro e o rei Pedro de Portugal

Page 2: Inês de Castro e o Rei de Portugal

Introdução

• É uma lenda romântica de uma galega chamada Inês de Castro e o rei Pedro Portugal de quem teve quatro filhos. Foi executada às ordens do pai deste, o Rei D. Alfonso IV.

Page 3: Inês de Castro e o Rei de Portugal

Inês de Castro• Inês de Castro era filha de um mordomo-mor

do rei e de uma dama portuguesa, Aldonça Lourenço de Valadares.

• O romance entre ela e Pedro começou a ser comentado de mal aceite na corte e pelo própio povo. D. Alfonso IV que era o pai do Pedro não aprovava esta relação, não só por motivos de diplomacia. E mandou exilar a D. Inês no castelo de Alburquerque, na fronteira castelhana, ainda que, segundo a lenda, continuavam a corresponder-se com frequência.

Page 4: Inês de Castro e o Rei de Portugal

• Depois da morte de D.Constança, que era a muher de D.Pedro, el mandou regresar a D.Inês do exílio e os dous foram viver juntos em sua casa, o que provocou grande escândalo na corte, para enorme desgosto de El-Rei seu pai, el tentou remediar a situação casando novamente o seu filho com uma dama de sangue real, mais D. Pedro rejeitou a proposta e D.Inês foi tendo filhos del.

Page 5: Inês de Castro e o Rei de Portugal

Assassinato de D. Inês• Havia boatos de que o Príncipe tinha se casado

secretamente com D. Inês. Na Família Real um incidente deste tipo assumia graves implicações políticas mais o rei D. Afonso IV decidiu que a melhor solução seria matar a dama galega e queriaos casar, mais o  Pedro percebeu que se tratava de uma cilada e respondeu que não pensava casar-se com ela.

• En janeiro de 1355 aproveitando a ausência de D. Pedro que iva numa excursão de caça, o rei mandou que matarem a D.Inês em Santa Clara.

• Segundo a lenda, as lágrimas derramadas no rio Mondego pela morte de Inês teriam criado a Fonte dos Amores da Quinta das Lágrimas, e algumas algas avermelhadas que ali crescem seriam o seu sangue derramado.

• A morte de D. Inês provocou a revolta de D. Pedro contra D. Afonso IV. Após meses de conflito, a Rainha D.Beatriz conseguiu intervir para selar a paz em Agosto de 1355.

Page 6: Inês de Castro e o Rei de Portugal

Rainha póstuma• D. Pedro tornou-se no oitavo rei de Portugal e afirmou

que se tinha casado secretamente com D. Inês, em 1354, «em dia que não se lembrava». E perseguiu os assassinos de D. Inês, que tinham fugido para o Reino de Castela e forom apanhados e executados. Segundo a lenda o Rei mandou arrancar o coração de um pelo peito e o do outro pelas costas, assistindo à execução enquanto se banqueteava, mais un conseguiu escapar.

• A cerimónia foi tétrica mais D.Pedro teria imposto beijar a mão da rainha morta. D. Pedro mandou construir os dois esplêndidos túmulos de D.Pedro e de D.Inês no mosteiro de Alcobaça, para onde transladou o corpo da sua amada Inês e os restos de ambos jazem juntos até hoje, frente a frente, para que segundo a lenda «possam olhar-se nos olhos quando despertarem no dia do juízo final».

Page 7: Inês de Castro e o Rei de Portugal

• O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça é um dos principais monumentos de Portugal e é a primeira obra de estilo gótico, que se realizou em Portugal e está classificado como Património da Humanidade. foi iniciada em 1178.

• Foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal.