impressões 38

8
O Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini chega a sua 21ª edição com uma mudança que deverá deixá-lo ainda mais concorrido. Ao contrário das edições anteriores, as empresas que utilizam processos digitais de impressão passam a concorrer com as gráficas analógicas. “Entendemos que o segmento digital já pode agora concorrer de igual para igual com produtos feitos em outros processos e, desta forma, ter acesso a todas as categorias do Prêmio Fernando Pini até então restritas a processos analógicos”, resume Reinaldo Espinosa, presidente da ABTG. Além dos prêmios distribuídos para as 60 categorias (divididas em 11 segmentos de trabalho gráfico), ainda serão entregues troféus de Atributo Técnico do Processo — chamados de Grand Prix –, que conferem a Melhor Impressão, o Melhor Acabamento Editorial e o Melhor Acabamento Cartotécnico entre todos os produtos finalistas. “A credibilidade do prêmio, com seu regulamento claro e critérios técnicos bem delimitados, tem auxiliado empresários de vários setores na hora de escolher a gráfica mais adequada para as suas necessidades”, explica Fabio Arruda Mortara, presidente da Abigraf Nacional. A primeira fase do julgamento acontecerá em 5 e 6 de outubro. As notas atribuídas aos produtos inscritos serão tabuladas e a média de corte para a segunda fase será de 7 pontos. Os cinco produtos com maior pontuação, dentro da sua categoria serão indicados ao Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, e receberão o título de finalistas. Os grandes vencedores só serão divulgados em 22 de novembro, na grande noite de premiação da indústria gráfica. Para mais informações acesse www.fernandopini.org.br. Começam os preparativos para o Prêmio Fernando Pini 2011 Pela primeira vez, concurso coloca a impressão digital e a analógica em pé de igualdade. Nesta edição Página 3 Página 4 Plano Brasil Maior incentiva pequenas gráficas Últimas palestras 2011 da Abigraf-SP Ano 07 | Edição 38 | Setembro e Outubro 2011

Upload: abigraf

Post on 15-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Boletim Impressões 38

TRANSCRIPT

O Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini chega a sua 21ª edição com uma mudança que deverá deixá-lo ainda mais concorrido. Ao contrário das edições anteriores, as empresas que utilizam processos digitais de impressão passam a concorrer com as gráficas analógicas.

“Entendemos que o segmento digital já pode agora concorrer de igual para igual com produtos feitos em outros processos e, desta forma, ter acesso a todas as categorias do Prêmio Fernando Pini até então restritas a processos analógicos”, resume Reinaldo Espinosa, presidente da ABTG.

Além dos prêmios distribuídos para as 60 categorias (divididas em 11 segmentos de trabalho gráfico), ainda serão entregues troféus de Atributo Técnico do Processo — chamados de Grand Prix –, que conferem a Melhor Impressão, o Melhor Acabamento Editorial

e o Melhor Acabamento Cartotécnico entre todos os produtos finalistas.

“A credibilidade do prêmio, com seu regulamento claro e critérios técnicos bem delimitados, tem auxiliado empresários de vários setores na hora de escolher a gráfica mais adequada para as suas necessidades”, explica Fabio Arruda Mortara, presidente da Abigraf Nacional.

A primeira fase do julgamento acontecerá em 5 e 6 de outubro. As notas atribuídas aos produtos inscritos serão tabuladas e a média de corte para a segunda fase será de 7 pontos. Os cinco produtos com maior pontuação, dentro da sua categoria serão indicados ao Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, e receberão o título de finalistas. Os grandes vencedores só serão divulgados em 22 de novembro, na grande noite de premiação da indústria gráfica. Para mais informações acesse www.fernandopini.org.br.

Começam os preparativos para o Prêmio Fernando Pini 2011

Pela primeira vez, concurso coloca a impressão digital e a analógica em pé de igualdade.

Nesta edição

Página 3

Página 4

Plano Brasil Maior incentiva pequenas gráficas Últimas palestras 2011 da Abigraf-SP

Ano 07 | Edição 38 | Setembro e Outubro 2011

Com a palavra

Publicação bimestral da Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo (Abigraf-SP), com apoio institucional do Sindicato das Indústrias Gráficas no

Estado de São Paulo (Sindigraf-SP).

Responsabilidade editorial: Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação, empresa filiada à Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Impressão - RWA. Redação: Clarissa Domingues,

Milena Prado Neves e Tainá Ianone. Projeto gráfico e diagramação: Merli.Design.

Impresso em papel couchê fosco 115g. Contatos Abigraf - Tel. (11) 3232-4509

E-mail: [email protected]. Site: www.abigraf.org.br

Acontece

Educação e sustentabilidade: compromisso compartilhado!

Feiras por todo o mundo De 1º a 11 de setembro, acontecerá no Rio de Janeiro a XV Bienal do Livro Rio, no Riocentro, reunindo editoras e amantes de livros para os melhores lançamentos do ano. Mais informações podem ser encontradas no site www.bienaldolivro.com.br.

A Graph Expo será realizada este ano entre os dias 11 e 14 de setembro, em Chicago, Estados Unidos, concentrando expositores e visitantes do mundo todo. Para mais informações, acesse o site www.graphexpo.com.

Acontecerá entre os dias 18 e 21 de outubro, a VII Edição da Expo Papeleria, em Buenos Aires, Argentina. Informações podem ser encontradas no endereço eletrônico www.expopapeleria.com.ar.

Em outubro, entre os dias 3 e 5, será promovido o 44º ABTCP – Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, no Expo Transamérica, em São Paulo. Mais informações no site www.abtcp.org.br.

Entre os dias 5 e 8 de outubro, o Centro de Exposição Expominas, em Belo Horizonte (MG), receberá a V Edição da Feira Nacional de Papelaria, Escritório, Informática e Livraria (Fenapel 2011). Para mais informações, acesse o site www.fenapel.com.br.

Evento

Inscrições antecipadas têm condições especiais no Congraf

A 15ª edição do Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica (Congraf) está agendada para acontecer entre os dias 8 e 11 de outubro deste ano. O encontro, promovido em Foz do Iguaçu (PR), reunirá no Hotel Mabu – Thermas & Resort profissionais gráficos para discutir temas pertinentes ao segmento.

O evento é organizado pela Abigraf Nacional e Abigraf Regional Paraná, com apoio técnico da ABTG, e patrocinado pela Ibema, International Paper, Sebrae, Calcgraf, Manroland, Metrics e Senai-PR.

Buscando oferecer mais benefícios para os associados da Abigraf São Paulo, e garantir a participação dos empresários gráficos no 15º Congraf, a entidade fechou parceria com a agência Beleza Tropical www.belezatropical.com.br ou (11) 2225-0476). A empresa oferece condições especiais para a compra de passagens aéreas, hospedagem e, até mesmo nos passeios.

Ensino de alto nível exige uma série de requisitos, a começar pela saúde e

alimentação dos alunos, estímulo e boas condições de trabalho dos professores, salas de aula com um mínimo de salubridade e conforto e acesso a material escolar adequado.

Todos os anos, a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE)

fornece aos cerca de cinco milhões de alunos da rede escolar gerida pelo Governo

do Estado de São Paulo uma média de 20 milhões de cadernos, alguns em papel reciclado.

O atendimento a essa demanda é economicamente relevante para a indústria gráfica, estimulando o

segmento caderneiro antes da fase de maior demanda, próximo ao final do ano.

O uso de papel reciclado rendeu reconhecimento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. A Abigraf também apoia estas iniciativas, através da premiação de Responsabilidade Socioambiental e da participação na Campanha de Valorização do Papel e da Comunicação Impressa.

O programa da FDE suscita reflexão sobre o desafio da democratização do ensino de qualidade. Todos devem contribuir e a indústria gráfica assume esta responsabilidade perante os alunos.

Levi Ceregato, presidente da Regional São Paulo da Abigraf-SP.

Os profissionais querealizarem as inscrições até 30de setembro poderão efetuaro pagamento parcelado no cartão de crédito. Garantajá a sua participação!Inscrições e demaisinformações sobre ocongresso no sitewww.congraf.org.br.

2 I impressões Abigraf

Papel sintético Lançado há dois anos pela Vitopel, o Vitopaper, papel sintético produzido com diversos tipos de plásticos reciclados coletados no pós-consumo - embalagens, rótulos, tampas de garrafas e sacolas plásticas –, é mais uma opção para as gráficas nacionais.

Desenvolvido após dois anos de pesquisas, e com tecnologia 100% brasileira, o Vitopaper é um material de alta qualidade visual, de textura agradável ao toque, resistente (não rasga e não molha) e totalmente reciclável. Permite a escrita manual com caneta de diversos tipos ou lápis, além da impressão pelos processos gráficos editoriais, tanto offset plana, quanto rotativa.

De acordo com José Ricardo Roriz Coelho, presidente da empresa, outra vantagem é no processo de impressão, pois absorve menos tinta, gerando uma economia de cerca de 20% em relação a outros materiais. Além disso, o Vitopaper é totalmente reciclável.

“Para cada tonelada de Vitopaper fabricado, retiramos das ruas e lixões cerca de 850 quilos de resíduos plásticos”, destaca Roriz. O produto pode ser utilizado para impressão de livros técnicos, científicos, didáticos e de arte, material corporativo institucional (relatório anual de empresas), peças para o mercado promocional e de comunicação visual.

Gestão Volte sempre!

A concorrência no mercado e a disputa por clientes cresce a cada dia. Porém, o perfil de atendimento e a exigência do consumidor mudaram consideravelmente nos últimos anos. Mais do que a procura por preço, hoje busca-se produtos e serviços de qualidade, aliado a um pós-venda eficiente.

Dalton Viesti, coordenador de graduação da Trevisan Escola de Negócios, explica que o pós-venda é uma forma de agregar serviços ao cliente. “O consumidor só consegue saber se o produto realmente valeu a pena após o uso. Por isso, o pós-venda é fundamental para conhecer a satisfação

do público-alvo”, afirma.

Esta assistência garante para as empresas um relacionamento duradouro com os consumidores. O resultado é uma venda maior, mais frequente, e indicações da marca aos amigos e parentes. “Trocar o produto efetivamente, ter peças de reposição e responder positivamente as exigências, permitem à empresa ganhar credibilidade”, orienta Dalton.

De acordo com ele, apesar dos bons resultados obtidos com um pós-venda eficiente, muitas companhias ainda limitam este serviço à realização de pesquisas, não se empenham em resolver os problemas. Como exemplo a ser seguido, ele cita as indústrias automobilísticas que atendem prontamente seus clientes. “Algumas marcas até emprestam carros só para evitar transtornos. Em contrapartida ainda há lojas que insistem em não trocar mercadorias aos sábados. Estas estão amargando o mau humor dos clientes ou simplesmente sua perda definitiva”, conta Dalton.

Panorama

Plano Brasil Maior apoia pequenas gráficas O setor gráfico, assim como diversos outros, tem sentido fortemente a concorrência dos importados devido ao dólar sobrevalorizado, já que boa parte dos manufaturados estrangeiros entram no País com suas embalagens. Somente no primeiro semestre deste ano, o segmento teve déficit de mais de US$ 103 bilhões na balança comercial.

Anunciado em agosto pelo governo federal, o Plano Brasil Maior visa a competitividade da indústria nacional. Algumas de suas medidas poderão ser aproveitadas pela indústria gráfica, como a ampliação do orçamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) Progeren, dos atuais R$ 3,4 bilhões para R$ 10,4 bilhões, com taxas de juros de 10% a 13% ao ano.

O crédito é valido para o financiamento de capital de giro das micro e pequenas empresas, que, somadas

às médias, representam 95% do setor gráfico. Foi ampliado também o prazo total do financiamento, que passa de 24 meses para até 36 meses (com 12 meses de carência). O prazo de vigência do BNDES Progeren será até 31 de dezembro de 2012.

Para mais informações, visite o site www.brasilmaior.mdic.gov.br.

Tendências & Mercados

impressões Abigraf I 3

SAG - Capacitação aos gráficos de Ribeirão Preto (SP)

Palestras Semana de Artes Gráficas

Benefícios

Desconto na redeWalmart Filiados do Sindigraf-SP agora têmdesconto nas compras realizadasna rede Walmart. Empresários,funcionários e dependentes podemadquirir diversos produtos atravésdo hotsite www.walmart.com.br/sindigraf ou pelo televendas 3003-6000, mencionando o código Sindigraf.Artigos da categoria utilidade domésticaterão 15% de desconto, móveis 10% edemais itens 5%. Boas compras!

Capacitação ao alcance de todos

Especialistas falam sobre gestão estratégica e terceirização

Na tarde do dia 21 de julho, o Sindigraf-SP, em

parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), promoveu a

palestra “Administração Estratégica”, com foco nas empresas do setor gráfico. Ministrada pelo professor doutor Antonio Marcos Vargas de Oliveira, da Universidade Cruzeiro do Sul,

o evento apresentou um panorama da evolução do conceito de

planejamento, partindo de seu sentido original enquanto metodologia para projetar o futuro, até a definição mais atual, que prevê uma reavaliação constante das

estratégias adotadas pelas organizações. O encontro teve a

participação de 35 pessoas.

Seguindo o sucesso das ediçõesanteriores da parceria entre a Abigraf Nacional e o Sebrae Nacional (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), os programas da Semanade Artes Gráficas (SAG) nos mesesde julho e agosto tiveram grandeparticipação dos gráficos das regiõesonde foram realizadas. Entre os dias 25 e 29 de julho, 444 pessoascompareceram ao evento promovidoem Ribeirão Preto. A cidade de SãoJosé do Rio Preto também reuniu gráficos para se aprimorarem durantea sexta edição da SAG realizada de 22a 26 de agosto.

Os municípios de Campinas e Barueri encerrarão o circuito da Semana de Artes Gráficas de 2011. Os encontros acontecerão de 26 a 30 de setembro (Campinas) e de 24 a 28 de outubro (Barueri). Os eventos são gratuitos. Inscrições pelo site www.abtg.org.br. Outras informações pelo telefone (11) 2797-6700 ou pelo e-mail [email protected].

No dia 2 de agosto, o tema abordado em palestra da Abigraf Regional São Paulo foi “Aspectos legais da terceirização”. O seminário discutiu sobre as principais modalidades de contratação em diferentes operações de terceirização, questões contratuais, responsabilidades respectivas e os riscos para as empresas. Cerca de 20 profissionais compareceram ao evento comandado por Daniel Dayeh Rocha, Carlos Alberto Caldarelli e Luiz Carlos de Souza Ribeiro Junior, todos profissionais do Honda Estevão Advogados.

Novos encontros Abigraf-SP “Como os desperdícios nas áreas financeiras e de marketing afetam sua empresa” será o tema da palestra promovida no dia 14 de setembro, às 9h. Ministrado pelo administrador José Pires de Araujo Júnior, o encontro abordará questões sobre desperdício e a baixa produtividade da empresa, descontrole da produção e o seu impacto nos custos, e a necessidade de tomada de recursos financeiros de curto prazo para suprir o desperdício da empresa.

O encontro seguinte será “Tendências para o mercado gráfico”. O assunto será abordado por Hamilton Terni Costa, empresário e consultor do setor gráfico nacional e internacional, no dia 18 de outubro. O encerramento da agenda de palestras acontecerá, em 8 de novembro, com o tema “Empreendedorismo” apresentado por Paola Tucunduva, empresária especialista em gestão de negócios.

Os eventos acontecerão no auditório da Abigraf, à rua do Paraíso, 529, em São Paulo. As palestras são gratuitas para os associados. Inscrições pelo site www.abigrafsp.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3232-4509.

Palestras - Antonio Marcos de Oliveira ministra palestra sobre administração estratégica

4 I impressões Abigraf

Palestras - Aspectos legais

da terceirização são discutidos em palestra

da Abigraf-SP

Abigraf em Ação

Graphia intensifica ações no Exterior Entre maio e junho, o Graphia, grupo de exportações coordenado pela Abigraf Nacional, realizou diversas missões comerciais. Honduras, El Salvador, Guatemala, Costa Rica e Estados Unidos foram os países visitados, com a meta de estabelecer redes de distribuição de artigos de papelaria e escritório. Já em Londres, o grupo participou de reuniões com atuais e potenciais clientes do segmento editorial-promocional, com o objetivo de intensificar os negócios no Reino Unido. No México, o Graphia participou da Expopack - uma das maiores feiras de embalagens do mundo -, a fim de identificar um novo representante comercial na região.

Certificações ABTG A ABTG Certificadora foi acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para a aplicação da Norma Técnica ISO

9001:2008. Com auditores especializados na indústria da comunicação gráfica, a certificadora tem como missão prover confiabilidade às empresas e fornecedores do setor, através da avaliação da conformidade de seus processos, produtos e sistema de gestão com as Normas Técnicas vigentes. Para saber mais sobre as demais certificações e cursos oferecidos, acesse: www.abtgcertificadora.org.br.

Custos e preços de vendas

Com o objetivo de orientar e esclarecer aos empresários sobre a elaboração correta do mapa de custos com base na metodologia RKW e conceitos de formação de preço de venda, a Zênite Sistemas, em parceria com a Abigraf-SP e o Sindigraf-SP, realizou o encontro “Entenda Custos e Preços de Venda”. Direcionado aos gerentes de produção, diretores, orçamentistas, supervisores e profissionais da área gráfica, o evento teve como palestrantes Walter Guimaraes, sócio-diretor da Zênite Sistemas, e João Alex, gerente comercial. Ao todo 90 pessoas participaram do encontro realizado em Ribeirão Preto, em 13 de julho, e em Bauru, no dia 14 do mesmo mês.

Orientação às editoras

O Grupo Editorial da Abigraf-SP realizou no dia 7 de julho o encontro “Programas Nacionais de Livros e Compras Governamentais”. Entre os assuntos abordados estiveram

as perspectivas do PNLD e PNBE para os próximos anos, as principais tendências na

demanda de livros do governo federal, as novas tecnologias e o mercado de livros para o setor público. A palestra, ministrada por Rafael Torino, diretor de ações educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e José Carlos de Freitas, diretor de administração e tecnologia do FNDE, teve a participação de 40 pessoas.

Tire suas dúvidas

Licença paternidade Embora seja um tempo bem inferior ao concedido às mães, os pais também têm direito a licença por ocasião do nascimento de seus filhos. O período da licença-paternidade de cinco dias é contado corrido, ou seja, a partir do dia seguinte ao do parto, ou incluindo o dia do parto, caso o funcionário acompanhe o nascimento e se ausente do trabalho.

“O benefício é válido para todos os trabalhadores urbanos e rurais, sendo concedido também nos casos de adoção”, explica a advogada Ana Letícia de Siqueira Lima. O período é remunerado sem implicações trabalhistas, conforme determina o artigo 473, III da CLT.

Entretanto, a advogada orienta que para usar este direito o funcionário precisa informar a empresa que trabalha, não podendo se ausentar sem o comunicado. Assim que a criança nascer o pai deve apresentar a certidão de nascimento. Se por algum motivo isso não for feito, essa licença não poderá ser solicitada mais tarde. Nos casos em que o nascimento do filho ocorre durante as férias, a licença começara a contar após estes dias.

De acordo com Ana Letícia, há um projeto de lei em fase final de aprovação na Câmara dos Deputados. “Ele visa ampliar o prazo da licença-paternidade de cinco para 15 dias e garantia de estabilidade de 30 dias após o nascimento do filho”.

Concurso Monografias sobretecnologia gráfica A Canon, junto ao Senai-SP, realizaráo 1º Concurso de Monografias “AldoManuzio”, destinado a alunos e ex-alunos da Faculdade Senai de Tecnologia Gráfica.

Os vencedores ganharão uma viagem para a Drupa 2012, na Alemanha, além de R$ 500 para despesas. O segundo colocado receberá netbooks. Mais informações:www.sp.senai.br/grafica.

Abigraf em Ação - Fabio Mortara participa de evento sobre Programa Nacional de Livro e Compras Governamentais

Abigraf em Ação - Bauru e Ribeirão Preto

receberam palestra sobre custos e preços de venda

impressões Abigraf I 5

Quem faz a Abigraf Nacional e a Regional São Paulo

Abigraf Nacional

Cathay Brasil Com., Imp. e Exp. Ltda.: localizada na zona Sul de São Paulo, a empresa é responsável pelo comércio de papéis da Asia Pulp & Paper (APP) no Brasil. Presente em mais de 65 países, a APP é uma das cinco maiores companhias de celulose e papel do mundo, e é também a maior em plantação-celulose-papel integrados na Ásia.Tel.: (11) 3078-3838Site: http://www.cathaybr.com/

E Papéis Representação Comercial Ltda.: há cerca de dez anos no mercado, a empresa fornece papéis importados a clientes do Brasil todo. Localizada no Jardim Paulistano, bairro nobre de São Paulo, a E Papéis oferece insumos em couché, offset, papel cartão, entre outros tipos de papéis especiais. Tel.: (11) 3095-2222Site: www.epapeis.com.br

Ibema Cia. Brasileira de Papel: desde os anos 1950, a empresa oferece matéria-prima para gráficas, se tornando uma das maiores produtoras de papelcartão da América Latina atualmente. Com sede em Curitiba, a empresa é também uma das pioneiras em reflorestamento no Sul do Brasil.Tel.: (41) 3240-7400Site: http://www.ibema.com.br/ Toyo Ink Brasil Ltda.: fundado há mais de 100 anos no Japão, o grupo é reconhecido mundialmente por oferecer tintas para os mais diversos processos de impressão, além de outros produtos que proporcionam excelente desempenho com o mínimo de agressão ao meio ambiente.Tel.: (11) 2338-9310Site: www.toyoink.com.br

Abigraf-SP Estúdio Oficina Serviços Gráficos EPP: fundada em 1988, a empresa atua nas áreas de pré-impressão, criação e assessoria gráfica. Localizada na zona norte de São Paulo, o Estúdio Oficina atende clientes principalmente de sua região.Tel.: (11) 2579-5515Site: : www.estudiooficina.com.br

Gráfica Ideal (Jcaprini Gráfica e Editora Ltda.): há mais de 75 anos, a Gráfica Ideal tem como missão alcançar a excelência em qualidade nos produtos oferecidos nas áreas promocional, editorial, logística e serviços especiais. Com modernos equipamentos de pré-impressão, impressão e acabamento, a gráfica possui unidades em Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba (PR), todas certificadas na norma ISO 9001:2000, o que garante mais qualidade em seus processos.Tel.: (19) 3729-3030Site: www.graficaideal.com.br

Hot-Color Indústria Gráfica Ltda.: há 34 anos no mercado, a empresa trabalha em hot stamping desde o início. O parque gráfico de cerca de 25 mil metros quadrados está instalado na zona leste de São Paulo, onde 30 funcionários trabalham para atender a demanda crescente do segmento editorial e de embalagens, realizando também trabalhos de laminação, relevo seco, corte e vinco dentre outros.Tel.: (11) 2217-4400Site: www.hotcolor.com.br

Lumina Acabamentos Gráficos Especiais Ltda.: fundada em 2010, a empresa presta serviços de acabamento para gráficas. Sediada na região sul de São Paulo, a Lumina conta com cinco colaboradores responsáveis por manusear as máquinas de laminação, plastificação e uma serigrafia semiautomática que faz os serviços em verniz. Tel.: (11) 5562-4064

PSI7 Printing Solutions & Internet 7 S/A: empresa atua nos segmentos editorial e industrial, produzindo livros e manuais, sejam eles impressos em offset ou digital, em CD/DVD (audiobook) ou eletrônicos (eBook). Tem como missão ser responsável pela gestão de conteúdo de editoras e indústrias, reproduzindo em mídia impressa, ótica ou eletrônica, além de comercializar e distribuir para o mercado.Tel.: (11) 2928-4900Site: www.psi7.com.br

NC Fotolito e Gráfica Digital: localizada no interior de São Paulo, na cidade de Bauru, a empresa visa ser mais que uma gráfica rápida, oferecendo serviços em pequenas e grandes quantidades em impressão digital, através do uso de fotolito digital.Tel.: (14) 3234–7855Site: http://www.ncdigital.com.br/

Vale saber

Marketing de Resultado Fundamentado em sete anos de pesquisa das melhores práticas globais, o livro Marketing de Resultado tem como foco ensinar a mensurar os gastos e retornos financeiros do marketing em uma empresa. A publicação permite que executivos mensurem o impacto das atividades de marketing e os confrontem com os objetivos da organização. Os autores Malcolm Mcdonald e Peter Mouncey apresentam um modelo de métrica de marketing que não apenas demonstra como este contribui em termos de valor para o acionista, como também oferece uma estrutura alicerçada em métricas para o desenvolvimento e implantação de estratégias mensuráveis, das quais alguém se responsabilize. (Editora Campus/Elsevier, 336 páginas, R$ 84,90)

Entre os meses de junho e agosto, a Abigraf Nacional e a Abigraf-SP receberam, juntas, a associação de oito empresas. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas:

6 I impressões Abigraf

Cursos – ABTG Agenda do Gráfico

Agenda de obrigações – setembro e outubro de 2011 Seguem abaixo as agendas contendo as principais obrigações tributárias, trabalhistas e previdenciárias, de âmbito federal, estadual e municipal, a serem cumpridas nos prazos previstos na legislação em vigor. Cumpre informar, que as agendas abaixo não esgotam certas determinações legais a serem cumpridas em razão de atividades econômicas e sociais específicas. O DEJUR – Departamento Jurídico permanece à disposição para esclarecimentos de dúvidas ([email protected]).

13 de setembro9h às 18h“Gerenciamento de cores”Assunto: dar elementos fundamentais para a implantação de fluxo de trabalho com gerenciamento de cores em empresas gráficas e seus clientes.Público-alvo: profissionais da indústria gráfica.

20 a 22 de setembro18h45 às 21h45“Ferramentas de qualidade para a indústria gráfica”Assunto: capacitar os participantes no entendimento e aplicação das sete ferramentas clássicas da qualidade; exercitar a utilização destas técnicas com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para os problemas que interferem no bom desempenho dos processos; e propor melhorias para os processos que já apresentam resultados satisfatórios.Público-alvo: profissionais da indústria gráfica.

4 a 6 de outubro18h45 às 21h45“Novas tecnologias para a redução do tempo de acerto na impressão offsetAssunto: redução do tempo de acerto da impressora offset, mecânica e automatizada, aproveitando o melhor desempenho do equipamento.Público-alvo: impressores, meio oficial e supervisores de impressão offset.

18 a 20 de outubro18h45 às 21h45“PCP - Segmento Editorial”Assunto: capacitar gráficas editoriais a melhorar o fluxo de trabalho, reduzindo prazos de entrega, eliminando as horas improdutivas e reduzindo custos.Público-alvo: gerente de produção, profissionais de PCP e vendas e interessados em conhecer sobre o planejamento e controle da produção.

25 de outubro9h às 18h“Formação de Líderes de Produção”Assunto: identificar as forças de pressão do ambiente de transformação e competitividade em que vivem as empresas e os profissionais, compreendendo a liderança como diferencial competitivo para as organizações; conscientizar sobre a diferença entre chefiar e liderar; aprimorar técnicas e desenvolver habilidade de liderança para a construção e condução de equipes de alta performance.Público-alvo: líderes de produção.

Local: Auditório da ABTG Endereço: rua Bresser, 2315 Mooca – SP Informações: [email protected] ou (11) 2797-6706

SetembroAté dia Obrigações5 (2ª feira) ICMS - Fatos Geradores - AGO/11 (CNAE - 17.31-1; 17.32-0 e 17.41-9) Pagamento dos salários de AGO/11 IRRF (fato gerador de 21 a 31/08/11)8 (5ª feira) FGTS - AGO/11 CAGED - AGO/11 DACON - mensal9 (6ª feira) Previdência Social - INSS Cópia/ GPS - AGO/11 - envio sind. profissional12 (2ª feira) ISSQN - Município de São Paulo14 (4ª feira) IRRF (fato gerador de 01 a 10/09/2011)15 (5ª feira) IRRF – PIS – COFINS – CSLL – (fato gerador de 16 a 31/08/2011) ICMS – Diferencial entre alíquota interna e interestadual (SIMPLES NACIONAL)20 (3ª feira) Previdência Social – INSS PAEX – Medida Provisória nº 303/06 DAS – SIMPLES NACIONAL22 (5ª feira) DCTF – mensal23 (6ª feira) PIS/COFINS - fato gerador - AGO/11 IPI ICMS - fato gerador - AGO/11 (CNAE - 18.11-3; 18.12-1; 18.13-0; 18.21-1; 18.22-9; 58.21.2; 58.23-9 e 58.29-8) IRRF (fato gerador de 11 a 20/09/2011)30 (6ª feira) IRPJ - apuração mensal /p/ estimativa IRPJ - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) IRRF – PIS – COFINS – CSLL – (fato gerador de 01 a 15/09/2011) CSLL - apuração mensal (estimativa) CSLL - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) REFIS/PAES/SIMPLES - Parcel./ PAEX 1/ PAEX 2/ SIMPLES NACIONAL - Parcel. Especial

OutubroAté dia Obrigações5 (4ª feira) ICMS - Fatos Geradores - SET/11 (CNAE - 17.31-1; 17.32-0 e 17.41-9) IRRF (fato gerador de 21 a 30/09/11) Pagamento dos salários de SET /117 (6ª feira) FGTS - SET /11 CAGED - SET/11 DACON - mensal10 (2ª feira) Previdência Social - INSS Cópia/ GPS - SET /11 - envio sind. profissional ISSQN - Município de São Paulo14 (6ª feira) IRRF (fato gerador de 01 a 10/10/2011) IRRF – PIS – COFINS – CSLL – (fato gerador de 16 a 30/09/2011) ICMS – Diferencial entre alíquota interna e interestadual (SIMPLES NACIONAL)20 (5ª feira) Previdência Social – INSS DAS – SIMPLES NACIONAL PAEX – Medida Provisória nº 303/0624 (2ª feira) DCTF – mensal25 (3ª feira) IRRF (fato gerador de 11 a 20/10/2011) PIS/COFINS - fato gerador - SET /11 IPI ICMS - fato gerador - SET /11 (CNAE - 18.11-3; 18.12-1; 18.13-0; 18.21-1; 18.22-9; 58.21.2; 58.23-9 e 58.29-8)28 (6ª feira) IRRF – PIS – COFINS – CSLL – (fato gerador de 01 a 15/10/2011)31 (2ª feira) IRPJ - apuração mensal /p/ estimativa IRPJ - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) CSLL - apuração mensal (estimativa) CSLL - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) REFIS/PAES/SIMPLES - Parcel./ PAEX 1/ PAEX 2/ SIMPLES NACIONAL - Parcel. Especial

impressões Abigraf I 7

ELES JÁ ESTÃO NO 15º CONGRAF. SÓ FALTA VOCÊ.Faça já a sua inscrição pelo site: www.congraf.org.br

Palestra de aberturaPerspectivas para um Brasil melhor

Economia criativa,sustentabilidade e futuros

HenriqueMeirelles

LalaDeheinzelin

SidneiOliveira

José CarlosBrunoro

O Per�l do novoconsumidor - Geração Y

Copa do Mundo e Olimpíadas Oportunidades nos negócios

MarielaCastro Flavio BotanaO Poder das Mídias

Sociais para os negóciosPlanejamento de InvestimentosEstruturando o seu crescimento deforma economicamente sustentável

HamiltonTerni Costa Cesar CallegariO futuro da grá�ca e a construção

de valor nas relações comerciaisEducação de qualidade como fatorde sustentabilidade do desenvolvimento

BrunoMortara

Tendências tecnológicas - convergênciasde Mídias ou substituição?

WalterLongo

A inovação e o futuro da comunicação voltada ao consumo

O FUTURO ESTÁ LOGO ALI.

CONHEÇA QUEM

VAI LEVAR VOCÊ

ATÉ ELE.8 a 11 de outubro de 2011

Não perca a oportunidade de fazer parte do futuro. Participe.

Fabio MestrinerOportunidades para a Indústria Grá�cano segmento de embalagem

Mário CésarMartins de Camargo

Palestra de encerramento Balanço do 15º CONGRAF - Oportunidades e ameaças na visão do empresário grá�co

A 15ª edição do CONGRAF vai acontecer em outubro, em Foz do Iguaçu, e será essencial para quem busca atualização profissional

e oportunidades de negócio. O evento terá palestras que mostram o futuro do mercado e fazem toda a diferença na sua empresa.

Patrocínio Diamante: Realização:Apoio Técnico:Patrocínio Prata:

11_ABF_003911_Anuncio_Congraf_palestras_AF.pdf 1 29/07/2011 14:22:43