iii seminário internacional de segurança pública na unicv · em vigo” e “o empreendedorismo...

6
Newsletter INVESTIGAÇÃO Número 30 | Setembro/Outubro de 2018 INDÍCE Aconteceu na Uni-CV .................... 2 Publicações: .................................. 6 DEFESAS ........................................ 6 III Seminário Internacional de Segurança Pública na UniCV

Upload: others

Post on 09-Jun-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: III Seminário Internacional de Segurança Pública na UniCV · em Vigo” e “O empreendedorismo na estratégia de crescimento azul em Cabo Verde”. Foram igualmente apre-sentadas

NewsletterINVESTIGAÇÃO

Número 30 | Setembro/Outubro de 2018

INDÍCE

Aconteceu na Uni-CV .................... 2

Publicações: .................................. 6

DEFESAS ........................................ 6

III Seminário Internacional de Segurança Pública na UniCV

Page 2: III Seminário Internacional de Segurança Pública na UniCV · em Vigo” e “O empreendedorismo na estratégia de crescimento azul em Cabo Verde”. Foram igualmente apre-sentadas

2 UNICV | NEWSLETTER INVESTIGAÇÃO

ACONTECEU NA UNICV

III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA NA UNICV

A Universidade de Cabo Verde, em parceria com a Universidade Federal do Pará (Brasil), acolheu o III Seminário Internacional de Segurança Pública, no âmbito do Projeto “Delinquência Juvenil e o Aumento da Criminalida-de na Cidade da Praia”. O evento teve lugar nos dias 2 e 3 de outubro. Na abertura do Seminário Internacional, o Pró-Reitor para a Pós-Graduação e Investigação, Aristides Silva, enfatizou a importância do seminário que vem contribuir para a dinâmica da inves-tigação científica envolvida nas Pós--graduações e que, consequentemente, projeta as relações entre a universidade e a sociedade no geral. O Vice-reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Gilmar Silva, sublinhou a importante parceria com a Uni-CV que permite dialogar com outras perspetivas para além da Pós-graduação e a Investiga-ção e que abarca igualmente a exten-são e o ensino. O primeiro dia do se-minário foi marcado por debates em torno de temas como “Vitimização em Cabo Verde”, “Planeamento de Ações Policiais em Eventos Populares”, “O Impacto da Coordenação e Articu-lação entre as Forças de segurança na Prevenção do Crime em Cabo Verde”, “Indicadores e Relatos de Violência sofrida por Homens em Cabo Verde”, “Violência entre parceiros Íntimos nos bairros de Achada Santo Antônio e Terra Branca”, “Relatos de Experiên-cia em Mobilidade Internacional no Brasil” e “Turismo e Segurança: uma abordagem sobre o Planeamento e Gestão da Segurança Pública e as van-tagens competitivas de Cabo Verde na

rota do turismo mundial”. No segun-do e último dia, o evento debruçou-se sobre “O modus operandi dos gangues no bairro da Ponta d’Água”, o “O perfil da violência no Bairro de Safende em Praia” e, ainda, sobre “Os produtos e resultados de cooperação entre a Uni--CV e a UFPA e as perspetivas futu-ras”.

REITORA DA UNICV PROFERE PALESTRA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CEARÁ (BRASIL)

A Professora Doutora Judite Medina do Nascimento, proferiu uma palestra intitulada “O Ordenamento do Ter-ritório e o Desenvolvimento Susten-tável: o caso da Cidade da Praia”, no dia 21 de setembro, no auditório do Departamento de Geografia da Uni-versidade Federal de Ceará, Brasil. O ciclo de palestras foi organizado pelo PET - Programa de Educação Tuto-rial e contou com o apoio da Univer-sidade Federal de Ceará e da Universi-dade de Cabo Verde. Ainda a Reitora da Uni-CV assinou duas adendas ao protocolo que a Universidade de Cabo Verde tem com a Universidade Fede-ral de Ceará e fez parte do júri de um doutoramento na UFC. Fundada em 1954, a Universidade Federal do Cea-rá é uma instituição de ensino supe-rior pública brasileira, mantida pelo Governo Federal do Brasil, localizada no Estado do Ceará. É uma das maio-res universidades federais do Brasil e

um dos centros brasileiros de excelên-cia no ensino e pesquisa.

COMITÉ DO PROGRAMA EMPREAMAR CABO VERDE FAZ BALANÇO POSITIVO

O Comité do Programa Empreamar CV reuniu-se no dia 27 de setembro, com o objetivo de fazer um balanço do programa de Empreendedorismo Marítimo. O balanço feito foi con-siderado bastante positivo graças ao engajamento de todos os parceiros envolvidos no programa que se mos-traram abertos a dar o seu contributo na próxima fase do Programa de Eco-nomia Azul. Os resultados do Progra-ma Empreamar CV foram apresenta-dos pelo Coordenador da Unidade de Empreendedorismo da Uni-CV, Pro-fessor Victor Tavares. A próxima fase, que vai ser voltada para a inovação, foi apresentada pela Coordenadora Geral do Projeto da Campus do Mar, Profes-sora Yolanda Molares.

ENCERRAMENTO DO PROGRAMA EMPREAMAR CV

A Universidade de Cabo Verde, o Ins-tituto Nacional do Desenvolvimen-to das Pescas e o Campus do Mar da Universidade de Vigo, realizaram a cerimónia de encerramento do Pro-grama Empreamar CV, no dia 28 de setembro. O evento incluiu um Wor-kshop de apresentação dos resultados do referido Programa e de reflexão so-bre a relevância do empreendedorismo na estratégia de crescimento azul de

Page 3: III Seminário Internacional de Segurança Pública na UniCV · em Vigo” e “O empreendedorismo na estratégia de crescimento azul em Cabo Verde”. Foram igualmente apre-sentadas

3Número 26 | Maio/Junho de 2018

Cabo Verde, debruçando-se sobre os temas “Economia Azul e o Empreen-dedorismo: A Experiência do desenho e implementação da Economia Azul em Vigo” e “O empreendedorismo na estratégia de crescimento azul em Cabo Verde”. Foram igualmente apre-sentadas ao público as ideias empreen-dedoras resultantes da fase final da pré--incubação. O Programa Empreamar CV iniciou em 2016, tendo formado, na 1ª fase, 30 participantes de diversos municípios de Cabo Verde e, destes, 16 concorreram para a fase de pré-incu-bação em empreendedorismo maríti-mo. Para a fase final da pré-incubação foram selecionados 8 projetos aptos a iniciar as suas atividades empresariais. Este Programa, que agora termina, foi financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o De-senvolvimento (AECID), com as com-participações da Uni-CV, Instituto Nacional Desenvolvimento de Pescas e Campus do Mar, e será reforçado com um novo financiamento para a sua continuidade, pela AECID e a Junta da Galiza. O EMPREAMAR CV é um programa de Empreendedorismo para o setor marítimo que visa a inova-ção para o desenvolvimento sustentável das comunidades costeiras de Cabo Verde, contribuindo, assim, para a me-lhoria da qualidade de vida das pessoas que dependem da economia marítima, através da implementação de soluções inovadoras nas áreas do turismo, pes-cas, transportes e energia.

DOCENTE INVESTIGADOR DA UNICV PARTICIPA NA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL “FUTURE SMART CITIES”

O docente investigador Claudino Mendes, da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Uni-CV, participou

numa conferência internacional inti-tulada “Future Smart Cities”, na cida-de de Cairo, no Egipto, nos dias 28 e 29 de setembro.

A conferência reuniu vários especia-listas, de vários quadrantes científicos e académicos, e de diferentes nacio-nalidades, para abordar e aprofundar temas como “Smartcity, Smart Grid, Sustainability, and Computing for Fu-ture Cities”.

O artigo selecionado, “Smart Grids for the city of Praia: Benefits and Challenges”, foi desenvolvido com outros 3 co-autores: o Professor e co-lega da FCT Alvaro Elgueta Ruiz e os Professores da Universidade de Zara-goza José L. Bernal-Agustín e Rodolfo Dufo-López.

O artigo está publicado no livro de conferências “Advances in Science, Te-chnology & Innovation” (ASTI) que é uma serie com livros peer-reviewed, dos melhores estudos sobre pesquisa emergente que predefine os limites disciplinares existentes em Ciência, Tecnologia e Inovação (STI), entre-tanto será revisado para ser publicado nos livros da Springer.

Oferecendo cobertura interdiscipli-nar, esta série apresenta abordagens inovadoras e destaca como elas podem apoiar a melhorar o desenvolvimento económico e sustentável para o bem--estar de todas as sociedades.

Particularmente, a série inclui con-tribuições conceituais e empíricas de diferentes campos inter-relacionados da ciência, tecnologia e inovação que se concentram em fornecer soluções práticas para garantir a segurança ali-mentar, hídrica e energética.

Também apresenta novos estudos de caso onde se evidenciam exemplos concretos de como resolver problemas ambientais e de urbanização sustentá-vel. A série é dirigida a profissionais de investigação e ensino, consultorias e indústrias e organizações governa-mentais e internacionais.

DELEGAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) EM MISSÃO DE COOPERAÇÃO NA UNICV

A Universidade de Cabo Verde aco-lheu a missão do Vice-reitor da Uni-versidade Federal do Pará (UFPA), Gilmar Silva, juntamente com o Se-cretário-geral da Reitoria, professor Marcelo Galvão Baptista, no dia 2 de outubro, com o intuito de fortalecer os laços de cooperação académica en-tre as duas universidades.

A reunião de trabalho, agendada pre-viamente, para um balanço dos pro-jetos de cooperação já existentes e identificação de novas demandas aca-démicas para o futuro da cooperação. Na reunião foi discutida a elaboração de projetos conjuntos de extensão universitária, bem como de iniciação científica, educação a distância e de formação de professores.

REPRESENTANTES DE AÇÃO EXTERIOR DO CABILDO DE TENERIFE RECEBIDOS NA UNICV

A Uni-CV, através da sua Reitora, Profª Judite Medina do Nascimento, acolheu, no dia 4 de outubro, uma reunião de trabalho com representan-tes da Acão Exterior do Cabildo de Tenerife, no quadro da cooperação entre Canárias e Cabo Verde (Progra-ma MAC 2014-2020.

Os representantes da Acão Exterior do Cabildo de Tenerife, o Diretor dos Serviços Administrativos de Relações Exteriores do Cabildo de Tenerife,

Page 4: III Seminário Internacional de Segurança Pública na UniCV · em Vigo” e “O empreendedorismo na estratégia de crescimento azul em Cabo Verde”. Foram igualmente apre-sentadas

4 UNICV | NEWSLETTER INVESTIGAÇÃO

Francisco Paredes Pérez e a Diretora de projetos do Instituto Tecnológi-co de Energias Renováveis, Nata-lia Losada Márquez, estiveram em Cabo Verde para apresentar o projeto Cloud-Mac (Computação Nuvem), que pretende que a Universidade de Cabo Verde faça parte. Através da cooperação, o projeto Cloud-Mac procura gerar novas atividades de pes-quisa e inovação, especialmente em tecnologias emergentes, bem como consolidar redes de cooperação inter-nacional para a promoção de grupos de trabalho e o fortalecimento da in-fraestrutura regional.

O centro de competência fortalecerá a colaboração dos seus atores no campo europeu, possibilitando o intercâm-bio de pesquisadores e a aquisição de habilidades avançadas, além de atrair pessoal altamente qualificado. Na reu-nião, a Reitora manifestou todo inte-resse da Universidade de Cabo Verde em se integrar no Projeto.

DELEGAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (BRASIL) EM MISSÃO NA UNICV

Uma delegação de docentes da Uni-versidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil, reuniu-se no dia 05 de Outubro, com a equipa reitoral com o objetivo de discutir uma pos-sível cooperação na área da extensão universitária e apresentar os projetos: “Nutrição, “Atividade Física e Saúde” (Pós-Graduação), “Crescer com Saú-de” e “Uni-CV no meu Quintal”. Na reunião, foram discutidas ações de fortalecimento da cooperação, atra-vés da mobilidade académica e de-senvolvimento de projetos conjuntos especialmente na área da Nutrição e da Educação Física. A Uni-CV e a

UFPE assinaram, recentemente, um memorando de entendimento, que abrange o intercâmbio de docentes, pesquisadores, técnicos e estudantes; a implementação de projetos conjun-tos de ensino, pesquisa e extensão; a promoção de palestras e simpósios; o intercâmbio de informações e publi-cações académicas, tais como atas de congressos, colóquios, seminários e a promoção de atividades de formação de pessoal docente-pesquisador, técni-co e estudante. O Projeto “Uni-CV no meu quintal” tem por objetivo levar o conhecimen-to produzido na academia para a co-munidade carente em localidades com baixos Índices de Desenvolvimento Humano. Estudantes de todos os cur-sos de graduação ministram cursos de curta duração, palestras, rodas de diá-logo com um público formado, prefe-rencialmente, por agentes multiplica-dores, tais como: professores, equipas de saúde, lideranças comunitárias, além da população em geral. O Projeto “Crescer com Saúde”, visa avaliar a influência do peso ao nascer sobre parâmetros antropométricas e de composição corporal, desenvolvimen-to neuromotor, nível de aptidão física, nível de atividade física habitual, con-sumo alimentar e hábitos alimentares de crianças com idade entre os 7 e os 10 anos, residentes em Cabo Verde. A Pós-graduação em “Nutrição, Ativi-dade Física e Saúde” é um programa temático que está inserido na recém--criada área de Nutrição da CAPES. A Pós-graduação é composta por duas áreas de concentração: (1) Bases expe-rimentais e clínicas da plasticidade Fe-notípica e (2) Fatores Ambientais mo-duladores da Plasticidade Fenotípica. Este programa atuará de forma mul-tidisciplinar no estudo da plasticidade fenotípica. No âmbito da cooperação entre as duas universidades, realiza-se em junho de 2019, o I Fórum inter-nacional de Alimentação e Nutrição.

NOVO CAMPUS DA UNICV RECEBE VISITA DO ADMINISTRADOR-GERAL DA EMPRESA LONGXIN CONSTRUCTION GROUP COMPANY LTD (LXCG)

O Novo Campus da Uni-CV rece-beu, no dia 16 de outubro, o respon-sável pelas obras, o administrador-ge-ral da empresa construtora Longxin Construction Group Company Ltd (LXCG), Senhor Xu Weison, para um balanço das obras. Durante uma conferência de impren-sa com os jornalistas, o encarregado da obra do Novo Campus da Uni--CV afirmou que um dos objetivos da construção de um campus grande é fazer com que os cabo-verdianos es-tudem no país e também atrair mais estudantes estrangeiros, além de sa-tisfazer a necessidade de todo o corpo docente e dos alunos da instituição. A empresa LXCG está também a pen-sar na melhor forma de promover a empregabilidade do país e encontrar uma boa forma de incentivar o en-tusiasmo e o empreendedorismo dos jovens cabo-verdianos. De acordo com programação feita, a fase de construção das estruturas deve ficar concluída dentro de dois meses, isto é, até finais de Dezembro pró-ximo, devendo a fase seguinte, dos acabamentos, iniciar em Janeiro de 2019. Trata-se da maior e mais mo-derna infraestrutura construída, até este momento, pela República Popu-lar da China em Cabo Verde. De sublinhar, a sua importância e re-levância para o país, nomeadamente no que concerne ao desenvolvimento do Ensino Superior cabo-verdiano e, ainda, à pretensão da empresa LXCG em concorrer a um prémio interna-cional com o projeto do Novo Cam-pus da Uni-CV. De relembrar que o Novo Campus foi projetado com

Page 5: III Seminário Internacional de Segurança Pública na UniCV · em Vigo” e “O empreendedorismo na estratégia de crescimento azul em Cabo Verde”. Foram igualmente apre-sentadas

5Número 26 | Maio/Junho de 2018

a capacidade de acolhimento para 4.890 estudantes e 476 docentes, em cada período letivo, e que conta com estruturas para a administração, salão de eventos, salas de aula/estudo, la-boratórios, auditórios, refeitórios, bi-blioteca e salas especializadas, dormi-tórios, casa técnica, torre de relógio, portão oeste, portão principal, esta-cionamentos e pavilhão desportivo.

UNICV RECEBE CERCA DE 400 LIVROS DA ONU-HABITAT

No âmbito do Projeto “Performances de Género em Cabo Verde: dinâmicas de exclusão/inclusão social num con-texto plural”, estiveram em Brasília, en-tre os dias 21 a 27 de maio, as pesquisa-doras da Universidade de Cabo Verde, Clementina Furtado e Carmelita Silva, para participarem no Seminário Inter-nacional de encerramento do projeto. Este projeto, que é financiado pelo CNPq e executado pelo Laboratório de Etnologia em Contextos Africanos da Universidade de Brasília, conta com a parceria da Universidade de Cabo Verde, através do CIGEF, sendo coor-denado pela Professora Celeste Fortes, também pesquisadora, mas, que, por motivos profissionais, não pôde deslo-car-se a Brasília.

Conta ainda com a parceria da Oficina de Utopias e visa a construção de um panorama amplo sobre as relações de género em Cabo Verde. As participan-tes apresentaram comunicações, resul-tantes de pesquisa de terreno que estão a realizar em Cabo Verde, enquadrada no âmbito do projeto, sendo que a pró-xima fase será a publicação conjunta dos resultados da pesquisa. Por ser um evento que aconteceu no quadro da Semana Africana, além do Seminário,

foram também apresentados documen-tários produzidos em Cabo Verde e em Moçambique. A docente Carmelita Silva proferiu uma comunicação inti-tulada “Do processo da criminalização dos maus-tratos ao processo de crimi-nalização da VBG em Cabo Verde” e a docente Clementina Furtado focalizou o tema “Imigração Oeste-africana em Cabo Verde: casamentos mistos, con-versão das cabo-verdianas e construção de novas relações de género”.

UNICV CONDECORADA PELA REDE MUNDIAL DAS CIDADES MAGALHÂNICAS

A Universidade de Cabo Verde (Uni--CV) foi distinguida pela Rede Mun-dial das Cidades Magalhânicas com um diploma de reconhecimento. A condecoração teve como pano de fun-do a cerimónia de abertura do VIII Encontro - Rede Mundial das Cidades Magalhânicas, que decorreu no dia 18 de outubro, na Cidade da Praia. A condecoração foi feita pelo presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos. Para Óscar Santos a condeco-ração representa “o importante papel das universidades” dentro desta rede de cidades.

CONFERÊNCIA ALUSIVA AO VIII ENCONTRO – REDE MUNDIAL DAS CIDADES MAGALHÂNICAS

No âmbito do VIII Encontro-Rede Mundial das Cidades Magalhânicas, a Universidade de Cabo Verde (Uni-

-CV), enquanto parceira do VIII ERMCM, acolheu no dia 19 de ou-tubro, no Auditório da Escola de Ne-gócios de Governação (ENG), uma conferência alusiva ao encontro.

As boas vindas à comitiva dos dele-gados da Rede Mundial das Cidades Magalhânicas, ficou a cargo da Rei-tora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, que se mostrou lison-jeada com a escolha da Uni-CV para ser palco da referida conferência. Du-rante a conferência foram abordados os temas “Cabo Verde e as disputas Luso-Espanholas pelo controlo das Rotas Interoceânicas. O caso da 1ª Viagem da Circum-navegação” que foi proferida pelo historiador, Dou-tor António Correia Silva. E “1492-1522 - 30 anos que mudaram o mun-do. Do Mare Nostrum ao Planeta Oceano.

A forçada globalização da Moderni-dade”, apresentada pelo historiador, Doutor Juan Marchena Fernández, com a moderação do professor e investigador da Uni-CV, Lourenço Gomes. O VIII Encontro da Rede Mundial das Cidades Magalhânicas na cidade da Praia é o primeiro a ser realizado em África e coincidiu com a comemoração do V Centenário His-tórico da Primeira Volta ao Mundo concretizada por Fernão de Maga-lhães.

ESTUDANTES BRASILEIRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE EM MOBILIDADE NA UNICV

Estudantes brasileiras do curso de dou-torado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência: Química da Vida e Saúde - PPGEC, da Universi-dade Federal do Rio Grande (FURG), Sabrina Pereira e Sirlei Schirmer, en-

Page 6: III Seminário Internacional de Segurança Pública na UniCV · em Vigo” e “O empreendedorismo na estratégia de crescimento azul em Cabo Verde”. Foram igualmente apre-sentadas

6 UNICV | NEWSLETTER INVESTIGAÇÃO

contraram-se em mobilidade acadé-mica na Uni-CV, durante os meses de setembro e outubro, no âmbito do Pro-grama Pró-Mobilidade Internacional AULP (Associação de Universidades de Língua Portuguesa), sob a orientação da Profª Dr. Gionara Tauchen, docente do PPCEC/FURG. O objetivo desta missão de estudos é compartilhar vi-vências e conhecimentos nas áreas da Assistência Estudantil/Evasão e Ciên-cias Biológicas/Ecologia. As estudantes foram recebidas pelo Pró-reitor para Ação Social, Assuntos Estudantis e Cultura Universitária, Professor Mário Lima e o Diretor dos Serviços de Ação Social Dr. Adilson Neto.

PUBLICAÇÕES:

COORDENADORES E MESTRANDOS EM INTEGRAÇÃO REGIONAL AFRICANA (MIRA) PUBLICAM NA REVISTA DE ESTUDOS PAN-AFRICANOS

Os coordenadores e os estudantes do Mestrado em Integração Regional Africana (MIRA) publicaram artigos científicos na edição especial do “The Journal of Pan African Studies” (Re-vista de Estudos Pan-africanos), con-siderada a revista Afro-negra mais lida do mundo e uma das que se encontra no top da percentagem das revistas mais lidas do mundo. Por conseguin-te, esses ensaios, fruto do seminário lecionado pelo Prof. Doutor Abdul Karim Bangura, em Maio de 2017, serão lidos por milhões de Académi-cos, Ativistas e outros. O link para a Revista: http://www.jpanafrican.org/

vol11no10.htm.DEFESAS

DOCENTE DA FCSHA CONCLUI DOUTORAMENTO

A docente da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Uni-CV, Carmelita Afonseca Silva, defendeu, no dia 10 de setembro, a sua tese de doutoramento intitulada “A Rede Sol e a Lei Especial contra Violência Ba-seada no Gênero: processos institucio-nais e narrativas de mulheres e homens em situação de violência conjugal em Cabo Verde”, desenvolvida no âmbi-to do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

IDRISSA DJOLÓ

Idrissa Djoló, do curso de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Am-biente, defendeu a sua dissertação in-titulada “Sustentabilidade em Áreas Protegidas: valoração dos Recursos Ambientais e Gestão Participativa no Parque Natural ‘Serra Malagueta, Ilha de Santiago - Cabo Verde”, no dia 18 de outubro de 2018. Fizeram parte do júri os seguintes membros: Presidente: Professora Doutora Vládia Pinto; Ar-guente: Professora Doutora Maria de Lourdes Gonçalves; Orientador: Pro-fessor Doutor José Manuel Pereira.

BENVINDO SEMEDO

Benvindo Semedo do curso de Mes-trado em Educação para o Desen-volvimento Sustentável, defendeu a sua dissertação intitulada “Políticas Educativas e Desenvolvimento Local Sustentável – O Papel das Autarquias: Caso de Santa Cruz”, no dia 25 de outubro de 2018. Fizeram parte do júri os seguintes membros: Presidente: Professor Doutor Arlindo Vieira; Ar-guente: Professor Doutor Carlos Spí-nola; Orientador: Professor Doutor Vladmir Silves Ferreira.

FICHA TÉCNICA

NEWSLETTER – INVESTIGAÇÃO Bimestral – nº 30, Setembro/Outubro de 2018

COORDENAÇÃOEquipa ReitoralServiços de Documentação e Edições

COLABORADORESSecretariado da Investigação, Diretora do Serviço de Documentação e Edições, Gabinete de Comunicação e Imagem

E-MAIL:[email protected]

[email protected]

UNIVERSIDADE DE CABO VERDEPraça António Lereno, CP 379C - Praia, Santiago - Cabo Verde

Tel. (00238) 3340 202