iii jornada nicos poulantzas chamada trabalhos2

2
III JORNADA NICOS POULANTZAS CAMPINAS/SP/BRASIL 16 A 18 DE NOVEMBRO DE 2016 CHAMADA DE TRABALHOS Prazo para submissão de trabalhos: 30 de junho de 2016 Esta terceira edição da Jornada Nicos Poulantzas ocorrerá no Brasil, na cidade de Campinas, estado de São Paulo, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com organização no Centro de Estudos Marxistas (Cemarx). Esta nova edição dá continuidade aos encontros realizados em anos anteriores no Chile e na Argentina, reunindo pesquisadores que se inspiram na obra desse teórico marxista. Objetivos Haverá palestras de convidados, entre notórios estudiosos do autor, e mesas-redondas que reunirão os trabalhos aprovados, aglutinados, primeiramente, sob a seguinte divisão geral: (I) que tenham por objeto a própria te oria  poulantziana, de sorte a analisá-la, desenvolvê-la ou criticá-la; (II) trabalhos que busquem utilizar os instrumentos teóricos poulantzianos para a análise das formações sociais contemporâneas. Eixos  Nessa linha, estabelecem-se grandes eixos temáticos, dentro dos quais a comissão organizadora distribuirá os trabalhos, levando-se em conta o enquadramento que os próprios proponentes deverão dar e as possibilidades de organização das mesas.  I- Teoria na obr a de Nicos Poula ntzas a) A teoria do Estado capitalista  b) O bloco no pod er e a questão da hegemonia c) A política e as classes sociais d) A questão da ideologia e) A transição e a estratégia socialista f) As fases, os temas e as polêmicas da obra de Nicos Poulantzas  II- Análise Concr eta a) As análises concretas na obra de Nicos Poulantzas: ascensão do fascismo, crise das ditaduras, transformações do imperialismo, a crise do Estado etc.  b) Apresentação de análises das formações sociais contemporâneas a partir da obra teórica poulantziana. Submissões de trabalho A submissão de trabalhos poderá ser feita até 30 de junho de 2016, por correio eletrônico:  jornadapoulant zas@gmail.com A proposta deverá conter desde logo o texto do trabalho a ser apresentado durante o evento, obedecendo as seguintes especificações: a) máximo de vinte mil toques;  b) documento e m formato “.doc” ou “.docx”;  c) fonte Times New Roman, tamanho 12; d) intertítulos em negrito, tamanho 12. O proponente deverá indicar no pedido de inscrição em qual eixo pretende enquadrar o trabalho. O resultado das inscrições será divulgado na página do evento no site do Cemarx com pelo menos três meses de antecedência à realização da III JORNADA NICOS POULANTZAS. Hospedagem e transporte  Em breve, estarão disponíveis na página do evento no site do Cemarx (www.unicamp.br/cemarx) as informações a respeito do deslocamento e das possibili dades de hospedagem.

Upload: andreses2

Post on 06-Jul-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

8/17/2019 III Jornada Nicos Poulantzas Chamada Trabalhos2

http://slidepdf.com/reader/full/iii-jornada-nicos-poulantzas-chamada-trabalhos2 1/1

III J ORNADA N ICOS P OULANTZAS C AMPINAS /SP /B RASIL

16 A 18 DE NOVEMBRO DE 2016

CHAMADA DE TRABALHOS

Prazo para submissão de trabalhos: 30 de junho de 2016

Esta terceira edição da Jornada Nicos Poulantzas ocorrerá no Brasil, na cidade de Campinas, estado de SãoPaulo, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas(Unicamp), com organização no Centro de Estudos Marxistas (Cemarx). Esta nova edição dá continuidade aosencontros realizados em anos anteriores no Chile e na Argentina, reunindo pesquisadores que se inspiram naobra desse teórico marxista.

ObjetivosHaverá palestras de convidados, entre notórios estudiosos do autor, e mesas-redondas que reunirão os trabalhosaprovados, aglutinados, primeiramente, sob a seguinte divisão geral: (I) que tenham por objeto a própria teoria

poulantziana, de sorte a analisá-la, desenvolvê-la ou criticá-la; (II) trabalhos que busquem utilizar osinstrumentos teóricos poulantzianos para a análise das formações sociais contemporâneas.

Eixos Nessa linha, estabelecem-se grandes eixos temáticos, dentro dos quais a comissão organizadora distribuirá ostrabalhos, levando-se em conta o enquadramento que os próprios proponentes deverão dar e as possibilidadesde organização das mesas.

I- Teoria na obra de Nicos Poulantzas

a) A teoria do Estado capitalista b) O bloco no poder e a questão da hegemonia

c) A política e as classes sociaisd) A questão da ideologiae) A transição e a estratégia socialistaf) As fases, os temas e as polêmicas da obra de Nicos Poulantzas

II- Análise Concreta

a) As análises concretas na obra de Nicos Poulantzas: ascensão do fascismo, crise das ditaduras,transformações do imperialismo, a crise do Estado etc.

b) Apresentação de análises das formações sociais contemporâneas a partir da obra teórica poulantziana.

Submissões de trabalho A submissão de trabalhos poderá ser feita até 30 de junho de 2016, por correio eletrônico:

[email protected] A proposta deverá conter desde logo o texto do trabalho a ser apresentado durante o evento, obedecendo asseguintes especificações:a) máximo de vinte mil toques;

b) documento em formato “.doc” ou “.docx”; c) fonte Times New Roman , tamanho 12;d) intertítulos em negrito, tamanho 12.O proponente deverá indicar no pedido de inscrição em qual eixo pretende enquadrar o trabalho.O resultado das inscrições será divulgado na página do evento no site do Cemarx com pelo menos três mesesde antecedência à realização da III J ORNADA N ICOS POULANTZAS .

Hospedagem e transporte Em breve, estarão disponíveis na página do evento no site do Cemarx (www.unicamp.br/cemarx) asinformações a respeito do deslocamento e das possibilidades de hospedagem.