ibef em revista -...

12
IBEF EM REVISTA Publicação do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - Campinas Edição nº 121 - Abril/2012 Cenário Econômico Pág. 6 Diretor da IBM fala sobre ‘computação em nuvem’ Pág. 12 Entidades recebem doação em dinheiro Pág. 9 Convênio assegura desconto em faculdade Pág. 3

Upload: hathuy

Post on 12-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

IBEF em revistaPublicação do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - Campinas

Edição nº 121 - Abril/2012

Cenário Econômico

Pág. 6

Diretor da IBM fala sobre ‘computação em nuvem’Pág. 12

Entidades recebemdoação em dinheiro Pág. 9

Convênio assegura desconto em faculdade Pág. 3

2 - IBEF Em rEvIsta

Mulher, Jovens e Candidatos a prefeito: 2012 agitado

Expediente

Tome Nota‘Sócio Esportivo Nacional’ contará com representantes locais

Associados do IBEF Campinas já estão com o programa nas mãos para participar da 28ª edição do ‘Encontro socioesportivo 2012’, que acontecerá de 6 a 10 de junho, no Hotel Tivoli Praia do Forte, na Bahia.

Participarão do evento, junta-mente com seus familiares, os asso-ciados: Amilcar Amarelo, Carlos Gui-lherme Ramasco Gargantini, Dorian Lacerda Guimarães, Ernesto Delbon Fantini, Fernando Alves Perches, Flá-vio Leite, Francisco Edmir Bertolacci-ni, Jesus Aparecido Ferreira Pessoa, José Roberto Morato, Pedro Luiz Chinelatto Chiliatto e Saulo Duarte Pinto Junior.

IBEF Campinas tem nova assessoria de imprensa

A Griffo Assessoria assumiu a as-sessoria de imprensa do IBEF Cam-pinas em 1º de março. Com 16 anos de mercado, a empresa vem com a proposta de implantar novo projeto gráfico à Revista do IBEF e ampliar a comunicação com a mídia regio-nal, entre outras. Anote o e-mail: [email protected]; telefo-nes: 19 9796.5617, 19 7851.5257, id: 83*43662

Iniciamos o ano de 2012 com expecta-tiva em relação a dois projetos em es-

pecial: a criação e o fortalecimento, no âmbito do IBEF Campinas, do IBEF Mu-lher e do IBEF Jovem sob a coordenação, respectivamente, de duas das mais atu-antes associadas – Gislaine Cristina Heit-mann G. Teixeira e Cristina Budin Amaro.

A cada dia o papel das mulheres torna-se mais importante no ambiente empresarial e muitas assumem cargos diretivos em todos os setores. Portanto, nada mais lógico que incentivemos em nossa associação práticas que atraiam empresarias, executivas, profissionais li-berais, entre outras; para refletirmos este destaque tão expressivo que as mulheres ocupam na comunidade de negócios.

Em relação aos jovens executivos, entendemos também ser imprescin-dível incentivar sua participação para contarmos com seu entusiasmo, que-bra de paradigmas, bem como prepa-rarmos as lideranças que vão gerir os caminhos de nosso Instituto no futuro.

ELEIÇÃO – Em um cenário mais amplo cabe citar que, juntamente com outras entidades representativas de inúmeros segmentos de Campinas, es-tamos planejando um evento com a participação dos candidatos a prefeito de Campinas no período 2013 a 2016. A proposta é que o evento seja realizado no mês de setembro, em um único perí-odo do dia: manhã, tarde ou noite.

Como grande parte de nossos asso-ciados reside ou trabalha em Campinas é importante que participe deste ato de cidadania, para que, como formadores de opinião, possamos assumir o papel de multiplicadores de propostas, ideias, ideais, práticas, entre outros.

É de fundamental importância que nosso voto seja decidido pela transpa-rência das propostas e atitudes, para que não tenhamos que conviver com os problemas que Campinas – infelizmente – experimenta há meses.

O Instituto Brasileiro de Execu-tivos de Finanças (IBEF) é uma entidade sem fins lucrativos, formada por profissionais de fi-nanças que têm como objetivo o desenvolvimento profissional e social, através do intercâmbio de informações.

A entidade foi fundada no Rio de Janeiro em 1971. Em Campinas, o IBEF foi constituído em 1985. É uma entidade pública municipal (Lei nº 12.070 de 10/09/2004). No Brasil, o IBEF tem também entidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ceará, Mi-nas Gerais, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

CONSELHO DIRETOR – Gestão 2011/2013Presidente: Saulo Duarte Pinto JúniorPrimeira Vice Presidente: Flávia Crosara Gomes AndradeVice-Presidente Secretário: Jarib Duarte FogaçaVice-Presidente Tesoureiro: Antonio Horácio KleinVice-Presidente de Admissão e Frequência: Amilcar AmareloVice-Presidente Técnica: Gislaine Cristina Heitmann G. TeixeiraVice-Presidente de Desenvolvimento: José Roberto MoratoVice-Presidente Jurídico: Arthur Pinto de Lemos NettoVice-Presidente de Relacionamento: Valdir Augusto Assunção

CONSELHO FISCALAna Maria Cajueiro Toffolo (Presidente), André Luiz Felizardo, Jesus Aparecido Ferreira Pessoa, João Batista Castelnovo (suplente) Anto-nio José Fabrício (suplente) e Miguel Arcângelo Ruzene (suplente).

CONSELHO CONSULTIVOAires Roberto Cardoso Almeida, Amilcar Amarelo, Antonio Wellington da Costa Lopes, Francisco José Danelon, José Rober-to Morato, Luiz Antonio Furlan, Marcos de Mello Mattos Haaland, Moacir Teixeira Dias.

GRUPOS DE ESTUDOSControladoria: Gislaine Cristina Aquino / Rodrigo Vieira LemesCrédito/Cobrança: Ramon Molez Neto / Luciana J. CecconelloEmpresas Familiares: José Luiz Finocchio.Tecnologia da Informação: Hamilton Hamamoto / Rodrigo Marcos da CostaTesouraria: Rafael Marques dos SantosTributário: Octávio Teixeira B. Ustra / Estela Y. K. Zanata

IBEF EM REVISTATiragem: 1.000 exemplaresPublicação Bimestral do IBEF CampinasRua: Barão de Jaguara, 1481 – 11º andar – conj. 113.Campinas, SP – CEP 13015-910.Fones (19) 3233-0902/3233-1851/Fax 3232-7365www.ibefcampinas.com.brContato: [email protected]

Jornalista Responsável:Vera Marcelino (MTb 17.487)Contato: [email protected]ção Gráfica: MGDesign

Saulo Duarte Jr. - Presidente

IBEF Em rEvIsta - 3

Os associados do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF)

Campinas, passam a ter descontos de 15% nos cursos de graduação e 20% nas pós-graduações oferecidas pela Faculda-de Técnica de Campinas – Policamp. O be-nefício se estende ainda aos dependentes diretos dos associados do IBEF Campinas.

José Carlos Pacheco Coimbra, diretor da Policamp, salienta que buscar este tipo de parceria “é meta constante da Faculdade, que oferece inúmeros cur-sos”. “Capacitar o profissional é sempre uma das metas do Instituto”, diz Saulo Duarte Jr, presidente do IBEF.

A Policamp mantém os seguintes cursos: Administração, Ciências Con-tábeis, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Com-putação, Engenharia de Controle e

Automação, Engenharia Elétrica, Enge-nharia de Produção, Comércio Exterior, Comunicação Institucional (Marketing e Publicidade e Propaganda), Logística,

Gastronomia, Recursos Humanos, Redes de Computadores, Análise e Desenvolvi-mento de Sistemas, Automação Indus-trial e Sistema de Informação.

Convênio com a Policamp garante descontos para associados e familiares

José Carlos Pacheco Coimbra e Saulo Duarte Jr: parceria

4 - IBEF Em rEvIsta

Grupos de Estudosdebatem temas importantes no cotidiano das empresas

Redes sociais Luiz Alberto Piovesana,

co-fundador e diretor da Empreendemia, rede social para acelerar negócios en-tre empresas e do ‘Saia do Lugar’, um dos maiores blo-gs de empreendedorismo do Brasil; falou sobre ‘Como as redes e mídias sociais in-fluenciam o dia a dia empre-sarial’, dentro do GE Tecno-logia da Informação.

Ele mostrou casos e ex-periências, todos brasileiros, de atos falhos e ações, que geraram negócios. O espe-cialista fornecerá orienta-ções de como agir nas redes e mídias sociais, lembrando sempre que nestes

meios de comunicação interage-se com pessoas e não com máquinas. Por isso, deve-se ter cuidado com a forma

e o conteúdo das mensagens. “Ambos são itens de sobrevivência no universo virtual”, pontua o debatedor.

Checklist de EncerramentoO Grupo de Estudos ‘Controlado-

ria’ debateu o “Checklist de Encerra-mento – o que não podemos esque-cer para emitirmos as demonstrações financeiras com todas as atualizações requeridas”, com Renata Sichiroli.

Gerente de auditoria da KPMG Auditores, Renata coordenou pro-jetos de auditoria, revisões espe-ciais de informações trimestrais de empresas listadas na Comissão de Valores Mobiliários, dentre outros. Ministrou treinamentos internos e externos, abordando temas técnicos desde questões contábeis até os de auditorias.

Temas instigantes, que pontilham o dia a dia das empresas estiveram na agenda dos Grupos de Estudos do IBEF Campinas – Controladoria, Tributário, Tecnologia da

Informação e Crédito e Cobrança – no mês de março. Confiram:

IBEF Em rEvIsta - 5

debatem temas importantes no cotidiano das empresasIncentivos Fiscais

“Incentivos Fiscais à Inova-ção Tecnológica – Principais aspectos da Instrução Nor-mativa RFB 1.187/2011”, foi o tema dos palestrantes Wiliam Calegari de Sousa e Luís Au-gusto Moreira. O objetivo foi um amplo debate em torno desta nova norma, buscando delimitar a sua aplicabilidade e as suas consequências para o incentivo fiscal.

No final do ano de 2005 foi publicada a Lei 11.196, que ins-tituiu uma série de incentivos fiscais aplicáveis às empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica no país. Os principais tributos abrangidos por estes incentivos são o Imposto de Renda (IRPJ), a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e o Im-

posto sobre Produtos Industrializa-dos (IPI). Esta lei foi regulamentada pelo Decreto nº 5.798/06.

Ocorre que, no final do ano pas-sado, após cinco anos da publicação da Lei 11.196/05, a Receita Federal do Brasil, através da Instrução Nor-mativa 1.187/2011, manifestou o seu

entendimento sobre os principais procedimentos que devem ser ob-servados para a utilização destes incentivos. Dentre outros aspectos, essa norma apresentou algumas res-trições e condições, o que tem pro-vocado muitas dúvidas e discussões por parte dos contribuintes.

Dívida ‘Prescrição – Até

quando se pode cobrar uma dívida?’. Para res-ponder a esta questão, o advogado Daniel de Leão Keleti, da Leão Keleti Ad-vogados Associados, es-pecialista em Direito dos Contratos pelo Centro de Extensão Universitário – São Paulo, falou para os integrantes do Grupo de Estudos ‘Crédito e Co-brança’.

Fique atento à agenda dos Grupos de Estudo!

O economista professor Luiz Gon-zaga Belluzzo abriu o ciclo 2012

de palestra no Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF), seccio-nal Campinas para um público seleto e atento. Com sua vasta experiência no segmento, Belluzzo fez importantes avaliações sobre o cenário econômico nacional e internacional, além de des-tacar as perspectivas para o ano.

A crise econômica europeia – já que a maioria dos países daquele con-tinente têm dificuldades para refinan-ciar suas dívidas - foi um dos enfoques da palestra, assim como o momento atual dos Estados Unidos, que registra déficit de investimento em função de diversos aspectos, incluindo a disputa entre republicanos e democratas e ao endividamento das famílias america-nas. Para o economista, estes aspec-tos aliados às perspectivas positivas da economia brasileira representam oportunidade para os investimentos nacionais e internacionais.

Belluzzo avalia que a presidente Dilma Rousseff está empenhada em realizar esses investimentos que, na grande maioria, estão focados em infraestrutura. “Temos uma vanta-gem relativa aos demais países sul americanos porque temos um banco público de desenvolvimento chama-

do BNDES, que tem uma carteira que é maior do que a carteira do Banco Mundial”, frisou.

Ele afirmou ainda que a política adotada pelo governo brasileiro de acesso e velocidade na expansão do crédito e a consolidação de políticas sociais “criaram oportunidades de crescimento, desenvolvimento e ge-ração de emprego e renda que pro-vocou uma ascensão das classes so-ciais brasileiras e consequentemente maior poder de consumo fortalecen-do a economia brasileira através do

mercado interno”. “A inflação está sob controle e deverá permanecer em 2012”, pontuou.

Para o presidente do Ibef-Cam-pinas, Saulo Duarte, a presença do economista na abertura da progra-mação de 2012 da entidade é impor-tante para os executivos de finanças e demais profissionais que atuam no segmento, tendo em vista os desafios que todos terão neste ano, onde a conjuntura internacional pode ter um peso determinante nos rumos da eco-nomia brasileira.

6 - IBEF Em rEvIsta

Belluzzo avalia cenário econômico na

abertura do ciclo de palestras 2012

Para o economista, a inflação está sob controle e deverá continuar em 2012

Plateia atenta participou do debate

IBEF Em rEvIsta - 7

Adriano Gama e Valmir Piton

Fernando Madeira e Hamilton Hamamoto

Fernando Paiva e Fernando Perches

Giancarlo Porta e Carina Budin Amaro

Arnaldo Rezende, Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo e Saulo Duarte Pinto Junior

Marco Padilha, Maria Letícia de Barros e Gonçalves e José Afonso Bittencourt

Rosana Mariano, Sergio Reis e Ana Toffolo

Gilton Pacheco, Luis Antonio Furlan e Arthur Lemos

Ian Assis, Rafael Mendes de Lima e Marcelo Duchovni Silva

Luiz Afaz, Erley Medeiros e Fernando Torres Liris Marchiori e Edgard Machado Filho

8 - IBEF Em rEvIsta

IBEF Campinas Mulher:que tal participar deste grupo?

O crescimento gradativo da participação da mulher no

mundo corporativo é uma reali-dade. A cada dia, mais mulheres assumem postos de comando nas áreas financeiras das em-presas, ao mesmo tempo que ampliam presença nas mídias sociais e demais segmentos, consolidando o perfil de forma-doras de opinião. Dentro deste cenário, a seccional Campinas do Instituto vislumbra a criação do grupo “IBEF CAMPINAS MU-LHER”, que se alinhasse a esta tendência.

O IBEF Mulher já existe em outras seccionais, como em São Paulo, onde o grupo é norteado pelas seguintes propostas, que pretendemos trazer para Campinas, salienta a vice-presi-

dente Técnica, Gislaine Cristina Heit-mann G. Teixeira:

* Considerar a visão e a perspectiva da mulher executiva no ambiente IBEF SP;

• Representar o pensamento da mulher executiva;• Ampliar a participação das mu-lheres executivas no ambiente IBEF SP;• Facilitar a integração entre os executivos.

Gislaine explica que o fun-damental neste momento é co-nhecer as integrantes do IBEF Campinas, seus anseios, realida-de e necessidades. “Por isso, ela-boramos um questionário com temas variados. A partir da com-pilação destes resultados serão

definidas a criação do grupo e suas ações”, pondera. “E complementa: sua opinião é muito importante, pois mos-trará o melhor caminho para lidar com assuntos voltados à nossa realidade”.

Gislaine Cristina Heitmann G. Teixeira: visão da associada definirá ações

IBEF Em rEvIsta - 9

Entidades assistenciais de Campinas recebem doaçãoO Instituto Brasileiro de Executivos

de Finanças (IBEF) – seccional Cam-pinas – reuniu representantes de quatro entidades beneficentes da cidade para doar R$ 14 mil, resultantes da venda de convites do prêmio Equilibrista 2011.

Foram beneficiadas a Associação e Oficina de Caridade Santa Rita de Cás-sia (R$ 2.000,00), o MVM – Movimento por uma Vida Melhor (R$ 5.000,00), Vi-centinos São Domingos da Caridade (R$ 2.000,00) e Irmandade de Miseri-córdia de Campinas (Casa de Saúde) (R$ 5.000,00).

A doação é uma ação do IBEF Cam-pinas no setor de responsabilidade so-cial, que ocorre desde 1997. “Temos que fazer nossa parte. É salutar e imprescin-dível voltarmos o olhar às pessoas que atuam seriamente neste segmento e é o caso hoje: pessoas e entidades idô–neas. Nós é que agradecemos a oportu-nidade de contribuir”, diz Saulo Duarte Jr, presidente do IBEF Campinas.

Para Duarte, o Prêmio Equilibrista – que anualmente homenageia os exe-cutivos de finanças e suas empresas –

também fortalece a cidadania por meio deste tipo de atitude.

CAMISETAS – A Vicentinos São Do-mingos da Caridade utilizou parte da verba para atender aos alunos da “E. E. Prof. Joaquim Ferreira Lima”, situada na Vila Trinta e Um de Março, área de atu-ação da entidade. Adquiriu um jogo de camisetas que, naturalmente, foi recebi-do com muito entusiasmo!

Crianças recebem as camisetas, ao lado de Eurides Luis e Vera Lúcia Mortari Marangoni, diretora da escola

José Roberto Morato, André Luiz Oliveira diretor financeiro da Irmandade de Misericórdia de Campinas; Amilcar Amarelo; Tavi Leite de Barros, 1ª tesoureira da Associação e Oficina de Caridade Santa Rita de Cássia, Jarib Brisola Duarte Fogaça, Gal. Mário de Oliveira Seixas, superintendente geral MVM – Movimento por uma Vida Melhor; Saulo Duarte Pinto Junior e Eurides Luis, presidente dos Vicentinos São Domingos da Caridade

10 - IBEF Em rEvIsta

‘Espumantes’ inicia ‘Degustação’ 2012O IBEF Campinas abriu a série de

eventos “Degustações Temáti-cas” com “Espumantes – Risoto e Mas-sa. Os associados aproveitaram as ins-talações da Cave Pavesi, e obtiveram orientações sobre as características de três espumantes muito diferentes en-tre si – um francês, um australiano e o terceiro, um italiano servidos com um espaguete com manjericão, tomate e azeitona azzapa e o risoto de funghi com baunilha.

Mensalmente o evento serve como ponto de encontro e confraterniza-ção para os associados da entidade, além de propiciar orientações sobre a harmonização do cardápio escolhido para a ocasião. Participe!

Villa Fabrizia Prosecco: Um italia-no da região de Veneto, produzido com uva prosecco. É extremamente elegan-te, leve, com aromas de frutas amarelas como maracujá. Na boca é agradavel e fácil de beber.

O Veuve Deveaunne, é o francês, do Vale do Loire produzido com Ugli Blanc, Chenin Blanc. Feito pelo método

Charmat, é intenso, agradável e fácil de beber. Na boca apresente sabores de mel e frutas amarelas. Ótimo para acom-panhar queijos, e massas leves.

O australiano Banrock Station Brut é produzido a partir das uvas Chardon-nay e Pinot Noir. É intenso, aromático e muito persistente. É elegante na boca e tem final prolongado.

Conheça os espumantes

apresentados pelo sommelier

Leonardo Pavesi

IBEF Em rEvIsta - 11

Rene Augusto Marzagão - Eaton LtdaDenise Cremonini - IBM BrasilMariana Ramos Teixeira - PKT Desenvolvimento Empresarial

PARABÉNS!! AniversariantesMAIO

01.05 Elcias de Sousa

01.05 João Augusto Gil Martins

01.05 Marcio Funcia Sarmento

03.05 Geraldo Figueiredo Filho

09.05 Fabiana Bressani Costa

09.05 Flavio Silva Belchior

11.05 Carlo Gramani

11.05 Miguel Carlos Hyssa Brondi

12.05 Luiz Gustavo Lemos Fernandes

12.05 Luiz Aparecido Silva

13.05 Vanderlei de Araújo

14.05 Ana Maria Cajueiro Toffolo – Conselho Fiscal

14.05 Mauricio de Mello Paiva Caetano

15.05 Ederaldo Miquilini

16.05 Luiz Antonio Furlan

18.05 Elaine Cristina Bassanin

18.05 Floriano de Lima Bueno

22.05 Mauricio Gil Amarelo

25.05 Ernesto Delbon Fantini

26.05 Maria Letícia de Barros e Gonçalves

26.05 Carlos Wilson Silva Ribeiro

27.05 Karim Samra

28.05 Luiz F.F.Camargo

30.05 Aloisio C. da Cunha Menegazzo

JUNHO03.06 Francisco Edmir Bertolaccini

03.06 Marcos de Mello Mattos Haaland

03.06 William Sanches Campagnone

03.06 Gislaine Cristina de Aquino

04.06 Luis Alexandre Marini

06.06 Lucimar Antonio Cardozo

08.06 José Eduardo Mascaro de Tella

11.06 Antonio Carlos de Moraes Salles Filho

12.06 Lucas Maia Carrenho

15.06 Fernando Pazzinato Borges

16.06 Mauro Yasunori Funabashi

17.06 Ronaldo Marsolla

18.06 Azael Álvares Lobo Neto

18.06 Carlos Alberto Alves de Castro

19.06 Flavia Crosara Gomes de Andrade – Vice Presidente

19.06 Luiz Augusto Baggio

19.06 Rodrigo Benatti

20.06 Waldemar Rodrigues

20.06 Reginaldo Pereira

22.06 Luiz Gobette

23.06 Ronaldo José de Santana Mangini

24.06 Carlos Humberto Rodrigues da Silva

26.06 Márcia Marina dos Santos Sampaio

28.06 Pedro Claudio da Silva

28.06 Valdir Augusto de Assunção – V.P.Relacionamento

29.06 Fernando Vecchi Marins

30.06 Armim Andreas Wuzella

01.07 Luis Fernando Poletti C. e Siva

02.07 Edgar Marçon

02.07 José Roberto Migotto

06.07 José Roberto Correa

08.07 Raimundo Danes

08.07 Eliane Maria de Araújo

10.07 Magno Luciano Barcellos

11.07 Walquiria Carvalho Bertho

11.07 Pedro Luiz Chinelatto Chiliatto

14.07 Marcelo Lodetti

15.07 Henrique Raimundo do Carmo Sperandio

16.07 Zélia J. Santos de Brito

18.07 Miguel Arcângelo Ruzene

19.07 Dorian Lacerda Guimarães

JULHO

19.07 Elson Sampaio

20.07 Edgar Jabbour

21.07 Antonio M.F.Junior

22.07 Luciana Jorgina Cecconello

23.07 José Antonio de Souza Melo

23.07 José Luzia Molina

23.07 Rafael de FreitasToffoli

24.07 Leda Simões Cunha Temer

24.07 Lílian Regina Zeolo

25.07 Emerson Caldo Guizilini

26.07 Liris Conceição Molena Marchiori

30.07 Renata Sichiroli

31.07 Rita de Cássia Nunes Fernandes Vicençotti

BEM-VINDOS! Novos Associados

Os impactos e desafios da compu-tação em nuvem na gestão das

empresas” foi o tema da palestra de José Carlos Duarte Gonçalves, diretor de Tecnologia da IBM, que reuniu asso-ciados na manhã de 03 de abril, dentro do grupo de estudos de Tecnologia da Informação.

A “Cloud Computing”, disse Gonçal-ves, promete fazer mais com menos: “o

objetivo principal é otimizar o uso de recursos e investimentos”, afirmou. Para isso, lança mão, basicamente, de virtu-alização, padrões e automação; o que torna possível, por exemplo, utilizar--se temporariamente de um ambiente computacional, apenas para a homolo-gação de um sistema, acelerando a im-plementação e provendo agilidade na adoção de soluções de negócios.

A infraestrutura de sistemas pode ser adquirida como um serviço, expli-cou Gonçalves. A IBM possui soluções de Computação em Nuvem (Cloud Computing) no mercado, nos diversos modelos disponíveis: pública, privada ou híbrida. O modelo financeiro é o de custo fixo ou pagamento por uso do serviço, é o uso da TI de forma bi-lhetada, paga-se por uso, por hora no modelo de Nuvem Pública.

Em uma cloud pública, pratica-mente não há investimento. Além disso, reduzem-se custos em geral de TI, de mão de obra, de configurações e de gerenciamento. Ao invés de in-vestimento para aquisição de infraes-trutura a empresa contrata o serviço necessários para a necessidade de negócio.

O maior benefício deste tipo de so-lução é a agilidade, e a adoção de uma estratégia de despesas versus investi-mento, provendo respostas rápidas às necessidades de negócio.

‘‘

José Carlos Duarte Gonçalves: objetivo é otimizar o uso de recursos e investimentos

Diretor de tecnologia da IBM fala sobre 'Computação em Nuvem'

Patrocínio: KPMG, PWC e Unimed. Apoio: Lemos e Associados Advocacia.

IBEF em revistaPublicação do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - Campinas