i unidade prova de português - 8º ano

6
Texto para responder às questões de 01 a 03. 35 ANOS PARA SER FELIZ [...] Foi realizado em Madri o Primeiro Congresso Internacional da Felicidade, e a conclusão dos congressistas foi que a felicidade só é alcançada depois dos 35 anos. Quem participou desse encontro? Psicólogos, sociólogos, artistas de circo? Não sei. Mas gostei do resultado. A maioria das pessoas, quando são questionadas sobre o assunto, dizem: "Não existe felicidade, existem apenas momentos felizes". É o que eu pensava quando habitava a caverna dos 17 anos, para onde não voltaria nem puxada pelos cabelos. Era angústia, solidão, impasses e incertezas pra tudo quanto era lado, minimizados por um garden party de vez em quando, um campeonato de tênis, um feriadão em Garopaba. Os tais momentos felizes. Adolescente é buzinado dia e noite: tem que estudar para o vestibular, aprender inglês, [...] não beber quando dirigir, dar satisfação aos pais, ler livros que não quer e administrar dezenas de paixões fulminantes e rompimentos. Não tem grana para ter o próprio canto, costuma deprimir-se de segunda a sexta e só se diverte aos sábados, em locais onde sempre tem fila. É o apocalipse. Felicidade, onde está você? Aqui, na casa dos 30 e sua vizinhança. Está certo que surgem umas ruguinhas, umas mechas brancas e a barriga salienta-se, mas é um preço justo para o que se ganha em troca. Pense bem: depois dos 30, você paga do próprio bolso o que come e o que veste. Vira-se no inglês, no francês, no italiano e no iídiche, e ai de quem rir do seu sotaque. Não tenta mais o suicídio quando um amor não dá certo, [...] apaixonou-se por literatura, trocou sua mochila por uma Samsonite [...]. Talvez não tenha se tornado o ATIVIDADE AVALIATIVA FINAL Av. Antonio Bacelar, nº201 – Centro Amélia Rodrigues-BA Tel: (75) 3242-1565 Email: [email protected] Diretora: Ir. Maria Auxiliadora Araujo de Oliveira Nome:Nº Data: Unidade: Professor (a): DAIANE PAIM /GEISA DOS SANTOS Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série/Turma: 7ª 01 ( ) 02 ( ) 1

Upload: dpport

Post on 16-Aug-2015

93 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: I unidade   prova de português - 8º ano

Texto para responder às questões de 01 a 03.

35 ANOS PARA SER FELIZ

[...] Foi realizado em Madri o Primeiro Congresso Internacional da Felicidade, e a conclusão dos congressistas foi que a felicidade só é alcançada depois dos 35 anos. Quem participou desse encontro? Psicólogos, sociólogos, artistas de circo? Não sei. Mas gostei do resultado.

A maioria das pessoas, quando são questionadas sobre o assunto, dizem: "Não existe felicidade, existem apenas momentos felizes". É o que eu pensava quando habitava a caverna dos 17 anos, para onde não voltaria nem puxada pelos cabelos. Era angústia, solidão, impasses e incertezas pra tudo quanto era lado, minimizados por um garden party de vez em quando, um campeonato de tênis, um feriadão em Garopaba. Os tais momentos felizes.

Adolescente é buzinado dia e noite: tem que estudar para o vestibular, aprender inglês, [...] não beber quando dirigir, dar satisfação aos pais, ler livros que não quer e administrar dezenas de paixões fulminantes e rompimentos.

Não tem grana para ter o próprio canto, costuma deprimir-se de segunda a sexta e só se diverte aos sábados, em locais onde sempre tem fila. É o apocalipse. Felicidade, onde está você? Aqui, na casa dos 30 e sua vizinhança.

Está certo que surgem umas ruguinhas, umas mechas brancas e a barriga salienta-se, mas é um preço justo para o que se ganha em troca. Pense bem: depois dos 30, você paga do próprio bolso o que come e o que veste. Vira-se no inglês, no francês, no italiano e no iídiche, e ai de quem rir do seu sotaque. Não tenta mais o suicídio quando um amor não dá certo, [...] apaixonou-se por literatura, trocou sua mochila por uma Samsonite [...]. Talvez não tenha se tornado o bam-bam-bam que sonhou um dia, mas reconhece o rosto que vê no espelho, sabe de quem se trata e simpatiza com o cara.

Depois que cumprimos as missões impostas no berço — ter uma profissão, casar e procriar — passamos a ser livres, a escrever nossa própria história, a valorizar nossas qualidades e ter um certo carinho por nossos defeitos.

Somos os titulares de nossas decisões. A juventude faz bem para a pele, mas nunca salvou ninguém de ser careta. A maturidade, sim, permite uma certa loucura. Depois dos 35, conforme descobriram os participantes daquele congresso curioso, estamos mais aptos a dizer que infelicidade não existe, o que existe são momentos infelizes. Sai bem mais em conta.

MEDREIROS, Martha. 35 anos para ser feliz. Disponível em http://www.releituras.com/mamedeiros_serfeliz.asp.

Questão 01 Sobre a crônica de Martha Medeiros, é correto afirmar. (0,20) (A) No Primeiro Congresso Internacional da Felicidade, realizado em Madri, os congressistas concluíram que a felicidade só é alcançada antes dos 35 anos.

Série/Turma: 7ª 01 ( ) 02 ( )

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESAProfessor (a): DAIANE PAIM /GEISA DOS SANTOS

Unidade:

Data:

Nome: Nº

Av. Antonio Bacelar, nº201 – CentroAmélia Rodrigues-BA Tel: (75) 3242-1565 Email: [email protected]

Diretora: Ir. Maria Auxiliadora Araujo de Oliveira

ATIVIDADE AVALIATIVA FINAL

1

Page 2: I unidade   prova de português - 8º ano

(B) A autora do texto afirma que a felicidade é relativa e que na adolescência é possível encontrar a felicidade nas pequenas coisas do dia a dia. (C) A maturidade não permite mais loucuras. (D) A juventude faz bem para a pele e torna a pessoa feliz. (E) Depois que o indivíduo tem uma profissão, casa e tem filhos, começa a escrever sua própria história, começa a ser livre.

Questão 02 No trecho “Se somos os titulares de nossas decisões. A juventude faz bem para a pele, mas nunca salvou ninguém de ser careta.”, podem-se classificar os sujeitos dos verbos sublinhados, respectivamente, como: (0,20)

(A) sujeito simples, sujeito desinencial e sujeito simples. (B) sujeito desinencial, sujeito desinencial e sujeito simples. (C) sujeito indeterminado, sujeito desinencial e sujeito simples. (D) sujeito desinencial, sujeito simples e sujeito desinencial. (E) sujeito indeterminado, sujeito simples, sujeito simples.

Questão 03 "Não existe felicidade, existem apenas momentos felizes". Na troca do verbo existir pelo haver no pretérito imperfeito tem-se, respectivamente: (0,20)(A) houve – houve (B) houvem - houve(C) houve- houvem (D) houvem – houvem(E) haverá - haverão

Questão 04 Relacione as colunas. (0,25) (1) Sujeito simples (2) Sujeito composto (3) Sujeito desinencial (4) Sujeito indeterminado (5) Oração sem sujeito

Questão 05 Leia as frases abaixo e preencha a lacuna com o verbo adequado, de acordo com a variedade padrão da língua. (0,40)

(A) Apressem-se, pois ainda não foi divulgado o relatório afirmando que os efeitos do aquecimento global _____________ ser ainda mais nefastos do que se supõem. (pode/ podem)

(B) Com a migração dos investimentos_____________ novos desafios, onde o tempo de retorno do capital investido tem que ser o menor possível. (surge/ surgem)

(C) A história das civilizações ________________________ como a busca por combustíveis capaz de gerar a energia necessária para nos aquecer no inverno e cozinhar alimentos. (pode ser contada/ podem ser contadas)

(D) Os críticos da globalização, ao alegar que os ricos estão ficando mais ricos e os pobres mais pobres, _______________, com frequência, o campo de batalha errado. ( escolhe/ escolhem)

Questão 06 Identifique a alternativa em que não aparece sujeito indeterminado. (0,20)a) Telefonaram para você nesta manhã e não deixaram recado. b) Vivemos bem nesta cidadezinha. c) Durante as comemorações, trouxeram muitos brinquedos para os garotos do orfanato. d) Come-se bem neste restaurante.

( ) Não se é feliz sem um amor verdadeiro.( ) Já faz anos que não o vejo.( ) Faremos hoje a apresentação do nosso trabalho.( ) O afeto e o amor contribuem para um mundo melhor.( ) Ontem nossa turma fez uma excelente apresentação em aula.

2

Page 3: I unidade   prova de português - 8º ano

Nota Zero

Depois de liderar as manifestações contrárias à realização do provão do MEC para avaliar a qualidade dos cursos superiores, o presidente da UNE, [...], explicou o protesto às câmaras de TV:- Na minha opinião não houveram tumultos.Agora sim, dá para entender por que a UNE queria que os estudantes entregassem a prova em branco...

O Estado de S. Paulo, 12/11/1996

e) Fala-se muito mal de estrangeiros por aqui, não?

Questão 07 (UFAC/AC - adaptada) Considere estas orações: (0,20)

1ª) “E havia muitas vozes de homens e de outras mulheres...”2 ª) “Amanhã faz dois meses que ele nasceu.”3ª) “Finalmente, chovia no Nordeste após longa estiagem.”4ª) “Não existia ninguém com tantas qualidades.”

Agora, identifique a afirmação correta.a. Todas estão sem sujeito.b. Somente a 3ª não tem sujeito.c. Somente a 1ª, a 2ª e a 3ª não tem sujeito.d. Somente a 2ª não tem sujeito.e. Somente a 3ª e a 4ª não tem sujeito.

Questão 08 Leia este texto de jornal:

a. Que tipo de erro gramatical o falante cometeu, motivando o jornal a lhe dar “nota zero”? O que teria levado esse falante a cometer o erro? (0,20)

__________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________

b. Como o presidente da UNE ( União Nacional dos Estudantes) deveria ter falado, para não receber “nota zero”? (0,20)

__________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________

Questão 09 Identifique e classifique os verbos das frases abaixo segundo a sua predicação. (0,70)

3

Page 4: I unidade   prova de português - 8º ano

(1) Verbo de Ligação(2) Verbo Transitivo Direto(3) Verbo Transitivo Indireto

(4) Verbo Bitransitivo(5) Verbo Intransitivo

( ) A seca castiga o Nordeste. ( ) Penso muito em meu namorado. ( ) Eu gosto de música popular brasileira. ( ) No Natal, dei a Pedro uma bonita camisa. ( ) Entregaram-te o livro? ( ) A noite chegou chuvosa. ( ) A leitura é uma viagem de autodescoberta.

Questão 10. Para os termos destacados, marque: (0,25)

(1) para adjunto adnominal(2) para predicativo do sujeito

( ) Os convidados estavam animados.( ) O homem trabalhador progride.( ) Aqueles dois meninos estudiosos passaram no IFBA.( ) O professor parecia apreensivo.( ) Aquele jogador roubou a minha bola.

Questão 11. Nos pensamentos a seguir, faça a análise sintática identificando SUJEITO, PREDICADO/ NÚCLEO DO SUJEITO/ TRANSITIVIDADE VERBAL/ COMPLEMENTO VERBAL: (1,00)

a) “A essência do prazer é a espontaneidade.”

b) “Certas palavras não podem ser ditas.” (Carlos Drummond de Andrade)

c) “ Seus verdadeiros amigos não precisam de explicação.”

d) “Cada pessoa deixa em nós um pouco de si”.

4

Page 5: I unidade   prova de português - 8º ano

Sucesso!!

5