hype, candieiro e casanova estão em obras para /8 /2 /3 ... · como o arquiteto argentino perez...

20
PATRÍCIA MIRANDA J ORNAL DO P OVO SAIU O LISTÃO PARA TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO PELO PRONATEC-TEC /4 Hoje no JP tem Osni e Armando /2 /3 Correria para colocar as casas noturnas em ordem Hype, Candieiro e Casanova estão em obras para atenderem exigências do Corpo de Bombeiros. /8 CACHOEIRA DO SUL, TERÇA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2013 ANO 84 - Nº 217 - R$ 2,00 www.jornaldopovo.com.br Exame dos EUA não ajuda o soldado cachoeirense Eriston Santos, ferido em serviço, não consegue provar que sofre de sequela da agressão. /8 6 condenados por tráfico na Operação PATRÃO JUSTIÇA Penas para o grupo liderado por Guigui no Beco dos Trilhos variam entre oito e 10 anos de cadeia. /15 Jornalista encara hoje júri popular Mário Martins ale- ga que matou amigo com golpes de espeto para se defender. /14 Ministério da Saúde proíbe funcionamento de unidades mistas em todo o país /11 SOS SAÚDE Hospital é obrigado a fechar a UTI pediátrica CARTÓRIO ABRE O LIVRO Caiu o número de novos bebês em Cachoeira No ano passa- do foram 1.099 nascimentos, uma queda de 1,25% em relação aos nascidos em 2011. Houve queda tam- bém no número de mortes. E mais: tem moda nova na hora de dar o nome às crianças /5 Márcio e Rubiele com Manuela: pais escolheram um nome tradicional para a garotinha

Upload: vuonghuong

Post on 10-Nov-2018

225 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Hype, Candieiro e Casanova estão em obras para /8 /2 /3 ... · como o arquiteto argentino Perez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, ... será o professor José Luís de Freitas, coor-denador

PATR

ÍCIA

MIR

AN

DA

JORNAL DO POVO

SAIU O LISTÃO PARA TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO PELO PRONATEC-TEC /4

Hoje no JPtem Osni

e Armando/2 /3

Correria para colocar ascasas noturnas em ordem

Hype, Candieiro e Casanova estão em obras para atenderem exigências do Corpo de Bombeiros. /8

CACHOEIRA DO SUL, TERÇA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2013 ANO 84 - Nº 217 - R$ 2,00

www.jornaldopovo.com.br

Exame dos EUA não ajudao soldado cachoeirense

Eriston Santos, ferido em serviço, não consegue provar que sofre de sequela da agressão. /8

6 condenadospor tráfi cona Operação

PATRÃO

JUSTIÇA

Penas para o grupo liderado por Guigui no Beco dos Trilhos variam entre oito e 10 anos de cadeia.

/15

Jornalistaencara hojejúri popular

Mário Martins ale-ga que matou amigo com golpes de espeto para se defender.

/14

Ministério da Saúde proíbe funcionamento de unidades mistas em todo o país /11

SOS SAÚDE

Hospital é obrigado afechar a UTI pediátricaCARTÓRIOABRE O LIVRO

Caiu onúmerode novosbebês emCachoeira

No ano passa-do foram 1.099 nascimentos, uma queda de 1,25% em relação aos nascidos em 2011. Houve queda tam-bém no número de mortes. E mais: tem moda nova na hora de dar o nome às crianças

/5

Márcio e Rubiele com Manuela:

pais escolheram um nome

tradicional para a garotinha

Page 2: Hype, Candieiro e Casanova estão em obras para /8 /2 /3 ... · como o arquiteto argentino Perez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, ... será o professor José Luís de Freitas, coor-denador

ASSINATURASTamires

3722-9600

DIÁRIO REGIONAL CIRCULA DE SEGUNDA A SÁBADO

Fundado em 29/6/1929

PABX .................... (51) 3722-9696Linha do Assinante ... (51) 3722-9600Linha Diretada Redação ............ (51) 3722-9666Fax ......................... (51) 3722-9601Classifone ................ (51) 3723-5000

[email protected]

REDAÇÃO Ricardão

3722-9696Ramal 9619

GUIAFONE JPGilmar

3722-9696Ramal 9634

JORNAL DO POVO LTDA CNPJ 90.512.682/0001-04 Rua 7 de Setembro, 1015 CEP 96.508-011Cachoeira do Sul - RS

JORNAL DO POVO

www.jornaldopovo.com.br

PUBLICIDADEJuliana

3722-9696Ramal 9635

Associado à

Ouro no PGQP

SOCIEDADINTERAMERICANADE PRENSA

Filiado ao

DIRETORIA

Diretor-geralEládio Dios Vieira da Cunha

Diretora de relações com a comunidadeHelena Vieira da Cunha

Diretor-comercialMárcio Vieira da Cunha

Diretor-editorLiberato Dios

GERÊNCIASAdministraçãoCristina Kelling

IndustrialJuliano Freitas

ProdutosGilmar Ayres da Cruz

RedaçãoJosé Ricardo Gaspar do Nascimento

Sucursal em Porto Alegre: GRUPO DE DIÁRIOSRua Garibaldi, 659 - Conj. 102 Fone (51) 3272-9595

Representante em Brasília: CENTRAL DE COMUNICAÇÃO Setor Comercial Sul - Bloco D - 10º andar, salas 1002 e 1003 - CEP 70.316-900 - Fone (61) 3323-4701

Representante em São Paulo: CENTRAL DE COMUNICAÇÃORua Pamplona, nº 1465 - São Paulo - SP - Fone/Fax 11 3887 2193 - Cep 01.405-002.

COM QUEM FALAR NO JORNAL DO POVO

Osni Schroeder

HOJE

Tempo

160 / 250 Chuva: 80%Volume: 3mm

AMANHÃ

160 / 220 Chuva: 90%Volume: 42mm

QUINTA

160 / 240 Chuva: 0%Volume: 0mm

MINUTOSPadre João Flesch, reitor do Seminário Menor Monsenhor Armando Teixeira

TRÊS PERGUNTAS PARA

Hoje a fofoca pode tornar-se assunto mundial, bastando um simples toque num botão

[email protected]

Cachoeira do Sul, terça-feira, 19 de março de 2013 2JORNAL DO POVO

5

Sol e poucas nuvens

Sol e poucas nuvens

Nublado com pancadas de chuva

A fofoca está vivaSou de um tempo em que o ano

2001 era um futuro tão distante que se imaginava que, quando che-gasse, as cidades estariam numa redoma envidraçada e os carros dispensariam as ruas e se deslo-cariam pelo ar. No novo milênio pensava-se que a modernidade implantaria um ritmo dinâmico na vida para atendimento das nossas necessidades, tornando-nos todos felizes. O mundo sem pressa seria coisa do passado!

Agora, esta-mos em 2013 e a felicidade da moder-nidade não veio da forma esperada! Se muitas novida-des eletrônicas

melhoraram nossa vida, as cidades e a relação entre as pessoas se tornaram muito complicadas.

Profetas messiânicos prega-

vam também que no novo milênio ingressaríamos na Era de Aquário, onde nada fi caria escondido por-que tudo seria revelado! Isto acon-teceu efetivamente, com a internet e sua comunicação fácil, instantâ-nea e de amplitude mundial. Nada fi ca escondido hoje, se depender deste meio de comunicação! As redes sociais que se formaram com a internet são tão fortes que conseguem até derrubar governos, simplesmente porque transportam instantaneamente assuntos locais para uma escala mundial!

No passado, a verdade ou a mentira de uma história circula-va como fofoca no âmbito local, parando por aí se não fosse inte-ressante ao ponto de expandir-se além de fronteiras geográfi cas mais amplas. Hoje qualquer histó-ria pode tornar-se assunto mun-dial, bastando vontade de fazê-lo e um simples toque num botão.

Um exemplo claro disto está nas afi rmações depreciativas sobre o recém eleito papa Francisco I. Tão logo seu nome despontou da fumaça branca da Capela Sistina, correu pelo mundo sua biografi a atribuindo-lhe o fato de ter sido co-nivente com a ditadura argentina no passado. E, tão rápido quanto circulou a acusação, veio também sua defesa, patrocinada por pes-soas acima de qualquer suspeita, como o arquiteto argentino Perez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, que testemunhou o cardeal Mário Bergoglio como um crítico ativo da repressão política na Argentina da década de 70.

No passado, a fofoca da esquina

interessava pela novidade, mas já recomendava prudência antes de ser aceita como verdade. Com a internet ela não mudou quase nada, ultrapassando o milênio com a mesma característica de poder ser verdadeira ou mentirosa. A única diferença é que chega longe e alcança mais pessoas! Ela é uma das poucas instituições humanas que sobrevivem ao tempo!

Como foi seu primeiro mês na direção do seminário?

"Está sendo uma experiência nova e de reen-contro do que vivi por 14 anos enquanto eu estive no seminário em minha preparação. Estamos trabalhando junto com os jovens do Seminário Maior para incentivar as vocações. O seminário de Cachoeira tem um ambiente muito bom e aos poucos vamos dando rumos aos trabalhos. Estamos agora procurando im-plantar aulas de canto e oferecer mais esporte para os garotos".

Quantos meninos estão no seminário atualmente?

"Temos 13 meninos. Eles são das cidades de Ibarama, Sobradinho, Segredo e Santana da Boa Vista. As cidades da área norte da Dio-cese são um celeiro de vocações. Não temos nenhum de Cachoeira do Sul, mas estamos co-memorando também que quatro meninos que estavam em Cachoeira foram para o Seminário Maior, em Santa Maria, seguindo seus estudos".

Como está a estrutura do seminário?

"A estrutura é boa. Temos também um grande número de colaboradores que auxiliam para que as atividades com os meninos sejam feitas da melhor forma possível. Esta semana ainda recebemos 20 colchões novos doados por um grupo de Arroio do Tigre".

Oficina dearbitragem

O curso de Educação Física da Ulbra/Cacho-eira do Sul terá uma ofi -cina de arbitragem de atletismo neste sábado, das 9h às 12h. A ofi cina é gratuita e foi criada para preparar acadêmi-cos e egressos para os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jer-gs), etapa municipal, e atender arbitragens escolares na região. As inscrições podem ser feitas até amanhã, no campus. O ministrante será o professor José Luís de Freitas, coor-denador do curso de Educação Física.

"Banana com canela" grátis na SUCO grupo de teatro Vagamundo, de Santa Maria, traz

quinta-feira a Cacho-eira do Sul a peça de teatro “Banana com canela”. O monólogo é uma comédia livre para todas as ida-des. A apresentação acontecerá às 10h, na Sociedade União Cachoeirense (SUC), com entrada gratuita. Durante o espetácu-lo, o palhaço Rabito aborda o fracasso de maneira divertida junto com uma bici-cleta e algumas bana-nas. Errando onde menos se espera e surpreendendo com suas habilidades, o palhaço, diverte o público ao mostrar que encontra nas próprias falhas a sua maior alegria. A promoção do evento é do projeto Arte Sesc.

MÁXIMA: 24,3º MÍNIMA: 13,1º

Temperatura em Cachoeira domingo Fases da luaCrescente CheiaMinguante Nova

19/3 27/34/3 11/3

Page 3: Hype, Candieiro e Casanova estão em obras para /8 /2 /3 ... · como o arquiteto argentino Perez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, ... será o professor José Luís de Freitas, coor-denador

AGENDA

Armando Fagundesarmandofi [email protected]

Bom Dia, LeitorCorreria na noite

Reportagem nesta edição chama a atenção para a corrida contra o tempo das casas notur-nas de Cachoeira do Sul para a adequação às exigências dos bombeiros. O pós-tragédia de Santa Maria tornou mais rigorosa a fi scalização e, desde o episódio, no fi nal de janeiro, Cacho-eira praticamente fi cou sem local para eventos

(sobrou a SUC) e sem nenhuma opção das casas noturnas que já operavam na cidade.

A noite, estigmatizada por muitos, é geradora de empregos e impostos, oferece possibilidades de atração de divisas e acolhe

visitantes acostumados com a programação se-manal de eventos noturnos oferecidos por estas casas. É salutar que elas retomem a normalida-de e dentro da exigência de segurança prevista em lei. Já estão fazendo falta.

HÁ 1 ANO NO JP

Baú do Guidugli

Da Redação

Cachoeira do Sul, terça-feira, 19 de março de 2013Opinião 3JORNAL DO POVO

As casas noturnas são geradoras de empregos e impos-tos e estão fazen-do falta

AGENDA

QUINTA-FEIRA Cacisc ao Meio-dia,

com o prefeito Neiron Viegas. No Sindilojas

26 DE MARÇO Audiência pública

convocada pela Câma-ra de Vereadores para discutir o trânsito em Cachoeira do Sul

27 DE MARÇO Espetáculo "Paixão

de Cristo", do Grupo Luz EncenAção, do Colégio Marista Roque. 20h, no Estádio Cham-pagnat

Pastor Martin Dietz assume a Igreja Luterana em Cachoeira

Plano da área do porto retorna à estaca zero. Estado deve desistir da cedência e tentar a compra dos terrenos

Sem alunos, Uergs substituirá cursos de tecnólogos

ExpodiretoFoi favorável a repercussão do que foi dito sobre a Expodireto da pe-

quena Não Me Toque, que, com apenas 14 anos, ultrapassou a nossa quase cinquentenária Fenarroz (1967). O Luis Fernando Godoi, na direção de uma das empresas do Banrisul, registra que 174 países estiveram representados na Expodireto, sendo que 47 deles estavam lá para importar arroz para seus países. E a feira, imaginem, era do trigo, soja e milho, muito pouco sobre arroz. E ainda temos gente que é contra o marketing e a propaganda, que considera exploração da mídia.

Espaço limitado

A oportunidade de crescimento da Fe-narroz começou a ser destruída a partir de 1990 quando do con-fi sco “manu militari” pela Prefeitura de parte de área na confl uência da Rua Conde com a esquina da Rua José M. de Carvalho, que havia sido adquirida em 1975, para construção de um módulo da Brigada Militar e uma escola, aliás, parte da rua foi também confi scada e não indenizada à Fe-narroz. Outro projeto de crescimento perdido pelo tempo e por falta de perspectiva de gran-deza foi a intenção da Fenarroz de adquirir a área que fi ca em frente ao parque para esta-cionamento, hoje com prédio de apartamentos populares.

FalsidadeO secretário quer

defi nir se o projeto tem ou não funda-mento? Que coisa estranha. Já alertáva-mos nesta coluna, ano passado, que entre as pessoas ventiladas até então para nos ajudar nesse traçado não havia ninguém de peso ou que se pu-desse confi ar. A coisa piorou. Os deputados, em regra, são falsos. Prometem que vão ajudar, mas escondem a verdadeira intenção para não perder vo-tos. O Peixe, que disse ter prestígio nos gabi-netes dos deputados, certamente encontrou deputados falsos. Es-condem o jogo.

Só milagreO grupo que

defende o traçado mais ao oeste para atender a região mais pobre do estado (metade sul) é fraco e inerte em relação ao pessoal de Roca Sales e Montenegro. Infelizmente, temos as piores lideranças, inclusive o gover-nador que é de São Borja e se criou em Santa Maria, mas não vai nadar contra a correnteza de votos que o traçado mais próximo da capital pode lhe proporcio-nar. Não está nem aí. Confi ar em deputa-dos eleitos com votos da Grande Porto Alegre é muita in-genuidade. Estamos perdidos.

E o camping?A propósito, consta que a Prefeitura é credora

da Fenarroz em torno de 100 mil reais de tributos não pagos. E a área do camping já foi compensa-da com débitos da Fenarroz? Recorde-se: a área do camping foi adquirida pela Fenarroz, também em 1975, doada ao Estado para fazer o camping e quando este desistiu do mesmo deveria ter re-tornado à Fenarroz e não o fez, doou à Prefeitura. O ex-prefeito Ghignatti assumiu o compromisso de realizar a compensação quando o Conselho da Fenarroz anuiu com a assinatura da escritura. Isso foi feito?

Norte-SulA declaração do secretário de

Indústria e Comércio foi desastrosa. Acredito também que o projeto da Ferrovia Norte-Sul seja coisa de lon-go prazo, pois não temos um governo realizador e ferrovia, como hidrovia, nunca foram prioridades, mas não podemos deixar de acreditar que o melhor traçado é por Cachoeira e lutar por isso. Se fi carmos em “berço esplêndido” estamos ralados.

Multimodal O secretário Peixe quer saber primeiro

se o projeto tem fundamento? Ora, ele já ouviu falar no plano rodohidroferroviário? Desde a década de 70 é a maior reivindi-cação dos cachoeirenses. Num país sério e comprometido com um desenvolvimento sustentável e com infra-estrutura capaz de tornar nossos produtos competitivos este projeto já estaria funcionando há muito tempo. É uma pena que o Peixe não saiba disso.

Reforma doPaço adiada

O início da obra de recuperação do Paço Municipal, marcado para ontem, fi cou para 1º de abril. É nesta nova data que está prevista a en-trega das chaves do prédio para iniciar os trabalhos de escora-mento emergencial do telhado do segundo pavimento do prédio histórico. A coordena-dora geral do Movi-mento pela Restaura-ção do Paço Munici-pal, arquiteta Elizabe-th Thomsen, explica que o adiamento da desocupação deve-se à difi culdade de trans-ferência do arquivo que está no local. São documentos adminis-trativos importantes que devem ser cata-logados por especia-listas e realocados em local adequado.

Sergio Cardoso, fa-nático torcedor do Grêmio, aposentou-se trabalhando no co-mércio. É genro de seu Floriano, que vendia bilhetes da sorte no Centro e mancava de uma perna. O fi lho de Floriano, Carlinhos, também vendia bilhe-tes da sorte. Cardoso jogou no futsal do Tabajara.

Quinta-feira

Coordenadoria Municipal da Igual-dade Racial irá co-memorar o Dia In-ternacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Ra-cial. Programação ainda não foi divul-gada.

Page 4: Hype, Candieiro e Casanova estão em obras para /8 /2 /3 ... · como o arquiteto argentino Perez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, ... será o professor José Luís de Freitas, coor-denador

DIV

ULG

ÃO

JP

Cachoeira do Sul, terça-feira, 19 de março de 2013Cidade 4JORNAL DO POVO

LISTÃOOs selecionados para o Técnico

em Administração do Pronatec-Tec

QUALIFICAÇÃO DE GRAÇA

Sai o listão do Pronatec-TecHouve disputa para as vagas do turno da tarde e seleção foi por sorteio Patrícia Loss

105 estudantes inscreve-ram-se para cursar Técnico em Administração grátis pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec-Tec). O curso tinha 70 vagas, sendo 35 para o turno da manhã e 35 para o da tarde. Para o da manhã o número de candidatos foi exatamente o mesmo de vagas.

Já para o da tarde foram 70 inscritos e a seleção dos contemplados com as vagas foi por sorteio, que ocorreu sábado, na 24ª Coordena-doria Regional de Educação (CRE). Os 35 alunos que não garantiram vaga no sorteio entraram para a lista de suplentes.

A 24ª CRE encaminhará para as escolas o comprovan-te de pré-matrícula de cada aluno. Assim que receberem o documento, os estudantes que estão entre os titulares nas turmas da manhã e da tarde deverão se dirigir ao Senac, escola de cursos que ministrará o Técnico em Administração pelo Pronatec-Tec.

MATRÍCULA - A matrí-cula deverá ser feita até o próximo dia 26. Caso algum titular não confi rme a vaga, nos dias 27 e 28 serão matri-culados suplentes (por ordem de chegada). Os suplentes deverão conferir se há sobra de vagas no Senac.

MANHÃNOME ..................................................... ESCOLAAlice Gonçalves Ferreira ......................... Diva costa FachinAna Maria Liz Marques ........................... Virgilino Jayme ZinnAngelaine Dutra Farinha ........................ Liberato SalzanoBruna Alves da Silva ............................... Borges de Medeiros Bruna da Silveira Rodrigues ................... Liberato SalzanoCaciele Karaski Rodrigues ....................... Liberato SalzanoCaroline Tallowitz de Oliveira ................. João Neves da FontouraCatarine Moraes Jacques ........................ Borges de Medeiros Claudia Rodrigues Kasper ....................... Diva Costa FachinDaniel Kanan dos Santos Cosa ................ Diva Costa FachinDienifer Porto da Silva ............................ Borges de Medeiros Dienifer Santos da Silva .......................... Vital BrasilEliana Lobato Santiago ........................... Diva Costa FachinFabíola Carvalho Chagas ........................ Virgilino Jayme ZinnGabriel Alves Barbosa ............................. Liberato SalzanoGideão Guedes da Silveira ....................... Virgilino Jayme ZinnIgor Oliveira Pereira ................................ João Neves da FontouraLucas Athaídes da Silva .......................... João Neves da FontouraLuis Henrique Lopes Pedroso .................. Liberato SalzanoMaira Molineli Ferrari ............................ Diva Costa FachinMaisa Mota da Rosa ............................... Borges de Medeiros Marcela Menisch ..................................... Paulo FreireMarcelle Camargo de Oliveira ................. Borges de Medeiros Mayxine da Silva Feijó ............................ Virgilino Jayme ZinnMichelli Carvalho Lopes .......................... Borges de Medeiros Natalia Bulsing da Silva .......................... Ciro Carvalho de AbreuNathana de Medeiros Machado .............. João Neves da FontouraPaola Lara Bohrer ................................... Diva Costa FachinPedro Henrique Timm ............................. Liberato SalzanoRodrigo de Oliveira Dias ......................... Vital Brasil Sandra Regina Santos da Siva ................. Paulo FreireStefani de Moraes Alencastro .................. João Neves da FontouraTainara Rossi da Cunha .......................... Liberato SalzanoTiéle Canto Dias ...................................... Diva Costa FachinWalace Cardoso de Lima ......................... Liberato Salzano

TARDENOME ..................................................... ESCOLAAline de Freitas Vargas ........................... Virgilino Jayme ZinnAlison Pereira de Freitas ......................... Vital BrasilBruno Treichel dos Santos ...................... Diva Costa FachinCarlos Henrique Kelling da Costa ............ Borges de MedeirosCaroline Schmidt Luiz ............................. Borges de MedeirosCatiana Dorneles de Moraes ................... Paulo FreireDienifer Laís Lisboa da Silva ................... Nossa Senhora da ConceiçãoEduarda Cassol da Silva .......................... Diva Costa FachinEtiane Escouto Rodrigues Barbosa ......... João Neves da FontouraFranciele Vieira ....................................... João Neves da FontouraFrancine Coss Sima................................. Virgilino Jayme ZinnGabriela Machado Xavier ........................ João Neves da FontouraGabriela Oliveira Abdala ......................... João Neves da FontouraIgor de Almeida Dorneles........................ Diva Costa FachinIsabelle Mochetti Tatsch .......................... Vital BrasilIuri Pereira Guimarães ........................... João Neves da FontouraLetícia Moraes Alves ............................... Ciro Carvalho de AbreuLorrana Vargas Teixeira ......................... Ciro Carvalho de AbreuLuana Luísa de Oliveira Fortes ............... Ciro Carvalho de AbreuMaik Pereira Baumhardt ......................... Nossa Senhora da ConceiçãoMarcelo Pedroso Alves ............................ Ciro Carvalho de AbreuMaristela Kiefer de Moraes ..................... Virgilino Jayme ZinnMarla Silva dos Santos ............................ João Neves da FontouraMárvenes Etiel Moreira ........................... Nossa Senhora da ConceiçãoMaurélei Juliana da Silva ........................ João Neves da FontouraMireila Vieira Fagundes .......................... Virgilino Jayme ZinnNathalia dos Santos Araujo ..................... João Neves da FontouraPaola Marques Souza .............................. Virgilino Jayme ZinnRafaela Guerres Machado ....................... Antônio Vicente da FontouraRafaela Madeira Peixoto ......................... Virgilino Jayme ZinnSamanta Quetlin da Silva Silveira ........... Vital BrasilScheila Kochenborger ............................. Virgilino Jayme ZinnStefani da Silva Bittencourt ..................... Borges de MedeirosTainara Rodrigues Machado ................... Nossa Senhora da ConceiçãoYuri Macedo Peres .................................. Virgilino Jayme Zinn

ATENÇÃO

As aulas do Técnico em Administração do Pronatec-Tec iniciarão no próximo dia 8. Além de não pagarem nada pelo curso, os alunos ganham auxílio para transporte e para ali-mentação.

IMPORTANTE

Além do curso Técnico em Administração, será oferecido neste primeiro semestre, pelo Pronatec Idiomas, o curso básico de Inglês. As inscrições acontecerão de 25 de março a 5 de abril, dire-to na 24ª CRE. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. Só po-derão se inscrever alunos com pelo menos 15 anos de idade e que estejam cursando o ensino médio. FONTE: 24ª CRE

BOA NOTÍCIA

Bombeiros de viatura zero

Entrega da Palio para o Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombei-ros de Cachoeira do Sul recebeu nesta sexta-feira uma viatura leve zero-quilômetro, uma Palio Weekend Adventure. O veículo foi comprado pelo governo do estado para

atender a um pedido da comunidade cachoeiren-se na consulta popular de 2011. O carro será usado no trabalho administra-tivo e nas atividades de prevenção contra incên-dios na cidade.

Estão abertas as ins-crições até 10 de abril, às 17h, para os cursos de Técnico em Nutrição e Dietética e Secretaria Escolar do Instituto Fe-deral Farroupilha para o polo e-Tec/Cachoeira. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do site www.iffarroupi-lha.edu.br. Após a inscri-ção online, o candidato deverá fazer a entrega dos documentos solicita-dos em edital no polo de Cachoeira.

Os candidatos às vagas dos cursos técnicos não precisam passar por pro-va de conhecimento, mas precisam somar os pontos

necessários com o preen-chimento das informações solicitadas pelo edital e entrega da documentação solicitada até as 21h do dia 10 de abril. Há reserva de vagas para candidatos portadores de defi ciência, alunos de escolas públicas e autodeclarados negros e pardos.

VAGAS - Para o fun-cionamento de cada um dos cursos devem ser preenchidas pelo menos 70% das 40 vagas ofere-cidas, ou seja, 28 vagas. Os cursos têm duração de dois anos e as aulas devem iniciar no próximo mês de agosto.

ENSINO TÉCNICO

e-Tec terá novas turmasde Nutrição e Secretaria

Page 5: Hype, Candieiro e Casanova estão em obras para /8 /2 /3 ... · como o arquiteto argentino Perez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, ... será o professor José Luís de Freitas, coor-denador

PATR

ÍCIA

MIR

AN

DA

Cachoeira do Sul, terça-feira, 19 de março de 2013Cidade 5JORNAL DO POVO

INDICADORESNascimentos e óbitos em Cachoeira do Sul

2012 REVELADO

Caiu o número de nascimentos em CachoeiraNo ano passado foram 1.099 novos bebês, uma queda de 1,25% em relação aos nascidos em 2011 Patricia Miranda

O número de crianças que ganham sua certidão de nascimento no Cartório de Registro Civil de Cachoeira do Sul diminuiu no ano de 2012, assim como diminuiu o número de certidões de óbi-tos no ano passado. Enquanto em 2011 foram 1.113 nascimentos, em 2012 foram 1.099, uma diminuição de 1,25%. Desde 2001 quando iniciou a pesquisa do número de nascimentos junto ao Cartório de Registro Civil de Cachoeira do Sul, vem sendo registrada queda no número de crianças na cidade. Em 12 anos de pesquisa, o que teve maior número de registros foi 2001 com 1.387 crianças. O menor foi em 2010 com 1.067 certidões emitidas. De 2001 até o ano passado a queda foi de 20,76%.

O número de mortes registradas no Cartório de Registro Civil em Cachoeira também diminuiu. Foram 880 óbitos no ano passado enquanto que no ano an-

terior foram 973 óbitos, uma diferença de 93 falecimentos, o que representa 9,55% a menos. Desde 2001, o ano com maior número de óbitos foi em 2011. Entre o ano de 2001 até 2012, o número de óbitos registrados pelo Cartório de Registro Civil cresceu 47,15%.

NÚMEROS - Os números de mortes e nascimentos que constam nos relatórios do Cartório de Registro Civil de Cachoeira não representam exatamente os totais de cachoeirenses que nasceram e mor-reram. É que o volume de óbitos inclui todas as mortes ocorridas no Hospital de Caridade e Benefi cência (HCB). Isso acontece porque, mesmo que o falecido seja de outra cidade, o registro é feito em Cachoeira, pois nenhum corpo pode ser transportado sem a certidão de óbito. Já os bebês podem nascer em Cachoeira do Sul e serem registrados em suas cidades natais, assim como os de Cachoeira po-dem ser registrados em outras cidades.

Tem moda nova na hora de dar nome aos bebês

Márcio e Rubiele com Manuela: pais escolheram um nome tradicional para a garotinha

Há pais que usam a criatividade na hora de registrar seus bebês. A nova moda na hora de dar nome à criança que acaba de nascer é colocar nomes com y ou dobrar as letras l, m, n e também o h. Apesar de ser permitido, para evitar transtornos futuros para as crianças, o chefe do Cartório de Registro Civil, Clóvis Hahn vem ten-tando coibir principalmente as letras duplas que apenas difi cultam a grafi a do nome. “Preciso cuidar de quem está sendo registrado para que este nome não lhe cause difi culdades no futuro”, explica o chefe do Cartório.

Hahn relembra que uma mãe foi às lágrimas quando ele disse que não au-torizaria que ela registrasse o nome de seu fi lho com a letra n dobrada. Hahn disse não recordar o nome da criança, mas tem na memória que além do n, havia mais letras que ela queria que aparecessem em duplicidade. “Sugeri para ela simplifi car o nome ou então

que submetêssemos ao juiz e que ele decidisse se ela poderia registrar a criança com o nome que ela desejava. Então ela aceitou tirar algumas letras”, conta Hahn.

TRADICIONAIS - O casal Márcio de Souza Moreira, 34 anos e Rubiele de Oliveira Camillo, 19, optou por um nome mais simples para a fi lha: Manue-la, que está com sete meses. O nome, conta a mãe, foi defi nido depois de um sonho, onde ela ouviu o nome Manuela. A primeira opção do casal era Antônia. O nome da garotinha alegre que mora no Bairro Oliveira foi um dos preferidos dos pais na hora de escolherem nome para as meninas em 2012. Maria e Ana, com seus acompanhamentos e Isabel e suas variações, também estão entre os que mais apareceram. Para os pais de meninos a principal escolha foi João, acompanhados de Augusto, Francisco e Guilherme.

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2011

2012

NASCIMENTO ÓBITOS

1.3871.3811.2301.3291.3071.1421.0761.0941.0781.0621.1131.099

598756644516843797835830915902973880

Page 6: Hype, Candieiro e Casanova estão em obras para /8 /2 /3 ... · como o arquiteto argentino Perez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, ... será o professor José Luís de Freitas, coor-denador

Cachoeira do Sul, terça-feira, 19 de março de 2013Economia/Política 6JORNAL DO POVO

Diário da Prefeitura Patrícia Loss

Chipagem de veículosoficiais está parada

Ainda não evoluiu a ideia do prefeito Neiron Viegas de instalar chips nos veículos da Prefeitu-ra, que passariam a ter os destinos monitorados. Diretor da secretaria municipal de Obras e Trân-sito, o advogado Jeferson Silveira observa que a proposta depende de estudo técnico, o que deverá ser providenciado pela Secretaria Municipal de Administração. A Prefeitura tem hoje 132 veículos e máquinas rodando. Outros 17 serão colocados à venda a leilão de bens inservíveis para a Prefeitura. O remate está previsto para o início de abril.

OP das escolas játem equipe definida

Está formada a equi-pe que vai criar as regras e acompanhar a execução do Orçamento Participativo (OP) das escolas municipais de Cachoeira do Sul. Pelo projeto, cada colégio defi nirá obras e servi-ços prioritários a serem patrocinados pela Se-cretaria Municipal de

Educação (Smed). O OP das escolas ainda não tem valores defi nidos e nem data para o início da proposta. A comissão do OP escolar tem nove integrantes, sendo dois da Smed, dois de escolas rurais, dois de colégios urbanos, dois de creches e um da Procuradoria Jurídica Municipal.

LISTA

A comissão do OP escolarSmed

Maristela Almansa, titular da pasta

Ana Leonor Trindade, que é responsável pelo setor fi nanceiro

Procuradoria Jurídica Indefi nido

Escolas urbanas Débora Schunemann, diretora da Escola

Milton da Cruz Maria Helena de Souza, diretora da

Escola Dora Abreu

Escolas rurais Josiê da Rosa, diretora da Escola Nossa

Senhora Medianeira Sandra Badch, diretora da Escola Taufi k

Germano

Creches Carina Behrend, diretora da Creche

Apcrim Andréa Corrêa, diretora da Creche Irmão

Pedro

VENDAS DIRETAS- 01 (um) balcão frigorífi co, marca Lothar Johann, com 4 portas, todo em aço inox, em médio estado de conservação pois encontra-se sem utilização, com aproximadamente 8 anos de uso. Avaliação: R$ 2.000,00 (Dois Mil Reais).

- 30 (trinta) mesas em madeira, medindo aproximadamente 1,50x1,00m, com tampo de vidro, em bom estado de conservação. Avaliação R$ 600,00 (Seiscentos Reais), cada ou R$ 18.000,00 ( Dezoito Mil Reais), total. 120 (cento e vinte) cadeiras de madeira, estofadas, em bom estado de conservação. Avaliação R$ 100,00 (Cem Reais), cada ou R$ 12.000,00 (Doze Mil Reais), total.

- 01 (um) microônibus Kia Besta 12 P GS, placas IIX 3700, fabricação/modelo 1998/1999, diesel, cor verde. Avaliação: R$ 25.000,00 (Vinte e Cinco Mil Reais).

- 01 (um) automóvel Ford Pampa GL 1.8, ano/modelo 93/94, placas IBE 1900, cor branca, motor a gasolina. Avaliação: R$ 11.000,00 (Onze Mil Reais).- 01 (um) imóvel, situado nesta cidade, com frente à BR-153, medindo 16,28m de frente a BR-153, por 66,00m de frente a fundos, com as seguintes confrontações: pela frente a leste, com a BR-153, pelos fundos, a oeste, com terrenos de propriedade de Floriano Neves da Fontoura; por um lado, ao norte, com o remanescente da proprieda-de vendedora; e, pelo outro lado, ao sul, com a chácara da herança do casal de João José de Loreto, localizado no quarteirão ainda não delimitado, devidamente registrado no Cartório de Registro Geral de Imóveis sob nº 1.18.082, e a respectiva benfeitoria, qual seja o prédio de alvenaria para indústria, com área de 165,00m². Avaliação: R$ 400.000,00 (Quatrocentos Mil Reais).

Os bens podem ser adquiridos por 60% (sessenta por cento) do valor de avaliação, mais 10% (dez por cento) de comissão ao leiloeiro.

MAIORES INFORMAÇÕESFONE 3722-4599 ou 9678-3565

Site: www.bartmannleiloes.com.br

IVAN BARTMANNLEILOEIRO OFICIAL – JUCERGS 248/10 Rua 15 de Novembro, 577 – 96.508-571

Fone 3722-4599 - Cachoeira do Sul – RS

EDITAL DE 1ª e 2ª PRAÇA E INTIMAÇÃO PROCESSO: 006/1.07.0001699-1EXEQUENTE: META ALCINA DRESSLER MÜCKLEREXECUTADOS: EDEMAR EMÍLIO MÖHLLER e ILGA NELGA SCHUMACHERDATA: 1ª PRAÇA: 26 de março de 2013 – 10:30h 2ª PRAÇA: 11 de abril de 2013 – 10:30hLOCAL: Átrio do Fórum, Rua Silvio Scopel, 1200, nesta cidade.IVAN BARTMANN, Leiloeiro Ofi cial, devidamente autorizado pela Exma. Srª. Drª. Juíza de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de Cachoeira do Sul – RS venderá em PÚBLI-CO LEILÃO/PRAÇA, pela melhor oferta, no dia, hora e local supracitados, os bens pe-nhorados nos autos do processo nº 006/1.07.0001699-1, e assim descrito: Uma fração de terras do executado, constante de 03 (três) hectares e 4.285,03 metros quadrados. Trata-se de uma área de terras de coxilhas, onde parte é mata nativa, parte própria para plantação, contendo benfeitorias uma casa de madeira, coberta com telhas de zinco, dois fornos de fumo e um galpão de madeira coberto com zinco. Conforme Matrícula nº 32.877 do Livro nº 2, do RI desta Comarca. Avaliação R$ 70.000,00 (setenta mil reais). A venda se fará por valor igual ou superior ao da avaliação, que poderá ser atualizado por ocasião do Leilão. Não havendo licitantes, fi ca designado o dia 11 de abril de 2013, no mesmo horário e local para venda em 2ª Praça/Leilão, pelo maior lanço oferecido, desde que não seja considerado preço vil. Sobre os valores da arrematação será devida ao Leiloeiro a comissão de 5% (CINCO POR CENTO), calculada sobre o valor do lanço, a qual será no ato da lavratura do AUTO DE ARREMATAÇÃO e paga pelo ARREMA-TANTE. Em caso de acordo, adjudicação ou pagamento antecipado, o leiloeiro faz jus à comissão de 1% (UM POR CENTO) calculada sobre o valor de avaliação. Ficam os DE-VEDORES INTIMADOS pelo presente edital, desde que não encontrados pelo Sr Ofi cial de Justiça.

MAIORES INFORMAÇÕES COM O LEILOEIRO FONE: 3722-4599 / 9678-3565www.bartmannleiloes.com.br

IVAN BARTMANNLEILOEIRO OFICIAL – JUCERGS 248/10 Rua 15 de Novembro, 577 – 96.508-571

Fone 3722-4599 - Cachoeira do Sul – RS

COMPRA VENDA

COM. 1,987 1,989

TUR. 1,900 2,040

PAR. 1,700 1,800

DINHEIROIndicadores

Infl açãoÍNDICES ANO

INPC (IBGE) - Jan- +0,92 0,93%

IPC (FIPE) - Jan - +1,15 1,15%

ICV - DIEESE - Jan - +1,77% 1,77%

IGP - M (FGV) - Fev - +0,29% 0,63%

IGP - DI (FGV) - Jan - +0,31% 0,31%

IPC (IEPE) - Jan - +1,20% 1,20%

TR - DiáriaDATA

* ÍNDICE DE REMUNERAÇÃO MÉDIA

19/2 a 19/3 0,0000

20/2 a 20/3 0,0000

21/2 a 21/3 0,0000

Nova PoupançaDIA RENDIMENTO %

19/3 0,4134

20/3 0,4134

21/3 0,4134

Trabalhadores assalariadosSALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO

ATÉ R$ 1.247,70 8%

DE 1.247,71 A 2.079,50 9%

DE 2.079,51 A 4.159,00 11%

JANEIRO 2012 E MARÇO/2012

Nacional R$ 622,00

Regional de R$ 700,00

a R$ 761,28

JAN 2013 E FEV 2013

Nacional R$ 678,00

Regional de R$ 770,00

a R$ 837,40

Salário-famíliaRENDIMENTO DEV

ATÉ R$ 608,80 R$ 31,22

DE 608,80 ATÉ R$ 915,05 R$ 22,00

Ouro

ACIMA DE R$ 915,05 NÃO TEM DIREITO

Salário

CUB R1-B R$ 975,97

UFIR Março R$ 1,0641

URM 2013 R$ 43,75

UPF Março R$ 13,7420

COMPRA R$ 103,40

Preços recebidos pelos produtores esta semana

Mercado

Dólar

PRODUTO R$ Mín MáxArroz casca/50 kg 31,00 35,00Feijão/60 kg 90,00 140,00Milho/60 kg 26,00 29,50Soja/60 kg 55,00 60,00Trigo/60 kg 30,00 35,00Boi/kg vivo* 3,20 3,40Vaca/kg vivo* 2,90 3,00Suíno/kg vivo 2,10 2,80* Pagamento em 30 dias

Euro COMPRA VENDA

COM. 2,567 2,568

Page 7: Hype, Candieiro e Casanova estão em obras para /8 /2 /3 ... · como o arquiteto argentino Perez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, ... será o professor José Luís de Freitas, coor-denador

DIV

ULG

ÃO

JP

Cachoeira do Sul, terça-feira, 19 de março de 2013Geral 7JORNAL DO POVO

PARA SABER MAISO que as empresas têm que cuidar na hora de circular

PARA SABER MAIS

LINHA DURA

Sai a lista do transporte escolar em diaAlém dos condutores que prestam

serviço para a Prefeitura, o departamen-to de Transporte Escolar do Município passou a fi scalizar neste ano também as empresas fretadas que atendem as escolas particulares. A medida é uma exigência do decreto do ex-prefeito Sergio Ghignatti que estabeleceu crité-rios para o transporte estudantil sob o regime de fretamento.

De acordo com o responsável pela fi scalização do serviço, José Antônio Souza dos Santos, 12 empresas estão em condições de fazer o transporte de estudantes em Cachoeira do Sul. “A nova lei foi uma exigência do Ministério Público”, destacou o fi scal, que encami-nhou à promotora Giani Pohlmann Saad a lista com as empresas que operam dentro da legalidade.

ACIDENTE – Em julho do ano pas-sado, depois que uma van escolar com crianças se envolveu em um acidente no centro da cidade, o MP propôs um termo de ajuste de conduta (TAC) à Pre-feitura. Além de regularizar a situação do transporte fretado, a nova lei obriga as empresas a cumprirem as mesmas regras estabelecidas para o transporte estudantil da Prefeitura.

Conforme o fi scal do Departamento de Transporte Escolar as empresas que

fretam carros para carregar estudantes também estão sujeitas às mesmas penas aplicadas aos prestadores do serviço ao poder público. Santos revelou que pelo menos três transportadores que atuavam na rede fretada desistiram de prestar o serviço com a aplicação da nova lei.

Assim como os demais transporta-dores, os que atendem a rede privada de ensino terão que submeter os veí-culos periodicamente às vistorias na Prefeitura, explicou o responsável pela fi scalização. Santos disse que o depar-tamento vai monitorar a frota privada do transporte escolar da mesma forma que acompanha os veículos que atendem a rede de escolas públicas.

Legal: Prefeitura libera lista com empresas que operam sem problemas

SELOO VEÍCULO deverá ter o selo de vistoria obrigatória do Departamento de Trânsi-to (Detran). O selo precisa ser anexado no vidro dianteiro do veículo, que é autorizado pela Prefeitura Municipal.

FISCALOS TRANSPORTADORES podem con-tratar o seu próprio engenheiro para vistoriar os carros, desde que o profi s-sional se credencie na Prefeitura.

VIDA ÚTILDE ACORDO com o decreto, a idade máxima de um veículo destinado ao transporte de estudantes é de 20 anos.

TACÓGRAFOTACÓGRAFO, cintos de segurança em número igual à lotação e extintor de

incêndio são itens obrigatórios nos veículos de transporte escolar.

PENASQUEM for apanhado circulando com irregularidades pode ter a revogação ou a suspensão da autorização de fre-tamento, remoção do veículo e sofrer multa que pode chegar a R$ 1.093,75, com valor dobrado em caso de reincidência. VISTORIAS VEÍCULOS até cinco anos - a cada quatro meses.VEÍCULOS até 10 anos - a cada três meses.VEÍCULOS com mais de 10 anos - a cada dois meses.

Fonte: Departamento de Transporte Escolar

Empresas que operam de acordo com a lei Transporte Escolar L & D Transporte Escolar Anjo Bom Transporte Escolar Fênix Transporte Escolar J M C Transporte Escolar M & L Transporte Escolar Helotur Transporte Escolar Felipetur Transporte Escolar J C Transporte Escolar Tio Carlos Transporte Escolar Vinícius

Coimbra Transporte Escolar Zaluar Paludo Transporte Escolar Regimar

JannerFonte: Departamento de Transporte Escolar

SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Neiron decide manterapenas três lombadasForam priorizados pontos escolhidos pelo Comtram

Patrícia Loss

Das seis lombadas eletrônicas que funcionavam em Cachoeira do Sul até agosto do ano passado, apenas três serão mantidas na nova concorrência pública ao serviço. Prevista para abril, a licitação será para o aluguel de lomba-das para a Rua Júlio de Castilhos (perto do Posto do Pingo) e para as avenidas Brasil (em frente à Igreja São José) e João Neves da Fontoura (próximo da concessionária de veículos Itaimbé). As lombadas excluídas do processo licitatório são as das ruas Pinheiro Machado, Aparício Borges e Saldanha Marinho.

O prefeito Neiron Viegas destaca que sua intenção é manter as lombadas em trechos de ruas mais movimentadas da cidade e adotar, posteriormente, radares móveis, que poderão ser usados em variados pontos. Os três pontos de controladores de velocidade que serão licitados foram priorizados pelo Conselho Municipal de Trânsito (Comtran). “Sugerimos os pontos com maior fl uxo de veículo”, destaca o presidente do conselho, o engenheiro mecânico Robison Weber.

O Comtran ainda propôs para o prefeito a colocação de uma lombada eletrônica na Avenida Marcelo Gama, no Bairro Fátima (nas imediações da passarela de pedestres desativada). A ideia não foi levada adiante por conta da Marcelo Gama ser uma estrada federal (BR 153). “Só quem tem au-tonomia para colocar lombada nesta avenida é o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)”, explica o diretor municipal de Obras, o advogado Jeferson Silveira.

Para dar mais segurança aos pe-destres que atravessam a BR 153 nas proximidades da passarela desativada, a Prefeitura anunciou a compra de uma sinaleira inédita na cidade para a Marcelo Gama. O equipamento tem um botão que ao ser pressionado faz o sinal fi car vermelho (indicativo de que os veículos devem ser parados para a

TRÊS PERGUNTAS SOBRELombadas eletrônicas em Cachoeira do Sul

Qual foi a arrecadação, em multas de trânsito, das seis lombadas eletrôni-cas de Cachoeira no ano passado?Juntas, as seis lombadas renderam uma média de R$ 30 mil por mês em multas por excesso de velocidade entre janeiro e agosto do ano passado. O contrato com a prestadora do serviço, a Kopp, venceu em agosto, quando as lombadas foram desligadas. Os equipamentos seguem instalados, mas desativados. A Kopp pretende participar da nova licitação das lombadas, por isto manteve os aparelhos na cidade.

Para onde ia o dinheiro das lombadas?Dos cerca de R$ 30 mil que a Prefeitu-ra arrecadava por mês com as multas das lombadas, a maior parte - R$ 24 mil - tinha como destino o pagamento do aluguel dos equipamentos que de-tectam motoristas trafegando acima da velocidade máxima permitida nos pontos. O restante era aplicado em uma

conta bancária e só podia ser usado em ações municipais envolvendo trânsito. A conta está com um saldo de cerca de R$ 20 mil.

Por que a Prefeitura teve de alterar seu contrato com a Kopp?Por orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Prefeitura alterou seu contrato com a Kopp em 2010. Ini-cialmente a empresa tinha um contrato de risco com a Prefeitura: só receberia o valor integral do aluguel das lomba-das se a arrecadação das multas fosse sufi ciente para isto. Caso contrário, a empresa fi cava só com o valor arre-cadado, o que nunca ocorreu, pois o rendimento das multas sempre passou dos R$ 24 mil mensais do aluguel dos equipamentos (R$ 4 mil cada um). “No relatório do TCE foi esclarecido que nenhum serviço pode ser vinculado com arrecadação”, explica o diretor municipal de Obras, Jeferson Silveira.

travessia de pedestre). A sinaleira deve ser licitada também no mês que vem. “Este tipo de equipamento a Prefeitura pode instalar em uma rodovia federal, pois, diferentemente das lombadas eletrônicas, não resulta em multas de trânsito”, esclarece Jeferson Silveira.

APROVAÇÃO - O presidente do Comtran aprovou a substituição da lombada pela sinaleira na Marcelo Gama. “O importante é a segurança dos pedestres”, ressalta. O conselho ainda sugeriu a instalação de sinaleiras nos três pontos em que as lombadas eletrô-nicas serão extintas.

MEMÓRIANo segundo semestre de 2007, logo

que as primeiras três lombadas foram instaladas, eram mais de R$ 150 mil por mês lançados em multas por ex-cesso de velocidade. No ano passado, com o dobro de lombadas, o valor não passava de R$ 30 mil por mês. “Isto mostra que as lombadas cumpriram bem o seu papel de educação no trân-sito”, avalia Jeferson Silveira.

PARA ENTENDER MELHORBalanço das lombadasLOMBADAS QUE FICARÃO

Rua Júlio de Castilhos (perto do Posto do Pingo) Avenida Brasil (em frente à Igreja São

José) Avenida João Neves da Fontoura

(próximo da concessionária de veículos Itaimbé)LOMBADAS EXCLUÍDAS Rua Pinheiro Machado (perto da casa

de frangos Nicolini) Rua Aparício Borges (nas imediações

da Ferragens Horbach) Rua Saldanha Marinho (próximo da

Afubra)

Page 8: Hype, Candieiro e Casanova estão em obras para /8 /2 /3 ... · como o arquiteto argentino Perez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, ... será o professor José Luís de Freitas, coor-denador

ON

EID

E T

EIX

EIR

A

Cachoeira do Sul, terça-feira, 19 de março de 2013Geral 8JORNAL DO POVO

QUEM É ERISTON

TRATAMENTO EM CASA

Exame dos EUA não ajuda o soldado Eriston Cachoeirense ferido em serviço não consegue provar que sofre de sequela da agressão Oneide Teixeira

O exame sobre a ori-gem da doença que afl ige o cachoeirense Eriston Mateus de Moura Santos, o brigadiano de 25 anos que em outubro do ano passado foi atingido em serviço por uma pedrada na cabeça, trouxe uma boa e uma má notícia. A boa é que o rapaz não sofre da síndrome neu-ropsiquiátrica NMDA, que acreditava-se ser a responsável pela parali-sação do seu corpo. A má é que, mesmo assim, o re-sultado não é conclusivo para provar que o estado de saúde do soldado é consequência da pancada que atingiu seu crânio.

A família de Eriston es-perava pelo resultado do exame, feito nos Estados Unidos, para provar que a paralisia que o mantém na cama foi consequência da agressão sofrida no Largo Glênio Peres, no centro de Porto Alegre, durante uma manifesta-ção contra um boneco do Tatu Bola, o mascote da Copa do Mundo de 2014. Eriston estava de serviço e, mesmo usando capacete, sofreu um corte na cabeça.

A Brigada Militar não está patrocinando a me-

dicação do soldado ca-choeirense sob a alegação de que ele já possuía a síndrome NMDA antes do episódio do Tatu Bola. A doença, segundo o Esta-do, teria se manifestado coincidentemente após a pancada na cabeça.

MÃE - A mãe de Eris-ton, a professora Belquis de Moura Santos, 48 anos, que mora em Cachoeira do Sul, no Bairro Media-neira, recebeu a notícia neste fim de semana, em ligação telefônica feita para o neurologista Ricardo Santin. Segundo o médico, o exame - feito em um líquido coletado próximo ao cérebro do soldado - deu negativo para a NMDA e para ou-tras nove síndromes, mas não permite um diagnós-tico conclusivo.

Santin relatou à mãe de Eriston que a pedrada pode ter ajudado a agra-var alguma doença que Eriston já tivesse, por isso continuará investigando o caso. Eriston será sub-metido a novos exames dia 25, quando será novamente levado para o Hospital Ernesto Dor-nelles, de Porto Alegre. Santin também disse que os sintomas apresentados podem ser os de uma variação da NMDA.

Belquis e o fi lho Eriston: drama que nunca chega ao fi nal

ENTREVISTA COM BELQUIS DE MOURA SANTOS, 48 ANOS, MÃE DE ERISTON DOS SANTOS E PROFESSORA MUNICIPALO que a senhora sentiu ao ver seu fi lho adoecer e como consegue se manter fi rme e tranquila neste momento?

“No início, entrei em desespero, mas encontrei forças em Deus e no senhor Jesus Cristo. Faço parte da Igreja da Comunidade Evangé-lica de Cachoeira do Sul. Isso me fortalece. Também me fortalece saber que não estamos sozinhos e que inúmeros amigos conheci-dos, desconhecidos e anônimos ajudaram, ajudam e oram pelo meu fi lho. Agradeço a todos pela solidariedade”.

Como é a vida do seu fi lho Eris-ton hoje?

“Ele precisa de tudo: carinho, atenção, banho, troca de fraldas, curativos, alimentação na sonda e 11 medicamentos ao dia. Tenho na parede um cronograma com a hora e dosagem certa de cada um. Eriston tem evoluído. Sua expressão está melhor, sua atenção também. Ele ouve e entende tudo, mas ainda não consegue falar. Se comunica com pequenos sinais de positivo ou negativo feitos com a mão”.

COMO AJUDAR

DESDE o acidente, em outubro do ano passado, a saúde de Eriston piora gra-dativamente. Ele fi cou 71 dias internado e agora recebe os cuidados na casa de sua mãe, no Bairro Medianeira. Segundo Belquis, o caso foi encaminhado à Jus-tiça no fi nal de janeiro. Ela conta com a ajuda de um advogado voluntário para conseguir que o fi lho seja assistido com o tratamento e receba benefício do Estado. A família precisa de ajuda.

OS DEPÓSITOS podem ser feitos noSicredi

Titular da conta: Belquis Reani de Moura Santos

Agência 0116 Conta 58343-0

Banco do Brasil Titular da conta: Ari Luz dos Santos Agência: 2952-1 Conta: 19.393-3

E o tratamento em casa, como ocorre?

“Além dos medicamentos, Eriston tem recebido a visita de psicóloga e de fi sioterapeutas, que fazem principalmente exercícios respi-ratórios e para as mãos dele, que estão atrofiadas. Todos foram recrutados voluntariamente pelo fi sioterapeuta Maurício Rezende, que viu o nosso pedido de ajuda no Facebook e organizou um ver-dadeiro mutirão de apoio profi s-sional. Estamos à procura de uma fonoaudióloga para que Eriston reaprenda a falar”.

Eriston Mateus de Moura Santos, 25 anos, nasceu em Cachoeira do Sul. Estudou nas escolas Zilah da Gama Mór, João Neves da Fontoura e Borges de Medeiros. Serviu no 13º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) e foi policial militar temporário em Rio Pardo. Aos 21, depois de prestar concurso em Porto Alegre, conseguiu realizar seu sonho de infância, que era ingressar efetivamente na Brigada Militar. Ele faz parte do Pelotão de Operações Especiais (POE). É casado com a comerciária Ana Carla dos Santos, 20 anos, e pai de Pietra, 2 anos.

Qual o seu maior desejo?

“Que ele volte a ter uma vida normal e seja saudável como antes. Os médicos me disseram que isso poderá ocor-rer, pois das cinco pessoas que eles trataram com esses sintomas, quatro voltaram ao normal e uma faleceu. A demora para meu fi lho melhorar pode ser de três meses, um ano ou talvez mais. Não sabemos, mas eu confi o em Deus e acredito que tudo vai dar certo”.

Ele precisa de cuidados em tempo integral. Como faz para conciliar a sua nova jornada?

“Eu dava aulas para turmas de primeiro a quarto ano na Escola Emília Vieira da Cunha e pedi afastamento por três me-ses em forma de licença-prêmio. Hoje cuido dele o dia inteiro, com o apoio da minha mãe, amigas, nora, esposa de Eriston e cunhada, que sempre me visitam e ajudam em alguma coisa no serviço da casa. À noite, o meu esposo, Ari dos Santos, se reveza comigo nos cuidados. Uma vez por semana, vou à aula presencial do curso a distância de Educação do Campo, na UAB. Estou no terceiro semestre. Vou à aula, mas estou sempre com o telefone ligado”.

A Brigada Militar está lhe ajudando?

“Sim. Eles sempre telefonam e se preocupam. Mandaram uma assistente social para nos acom-panhar e também uma médica da Brigada Militar de Santa Maria. Além de visitar e ajudar a cui-dar do Eriston, ela trouxe uma cama hospitalar, equipamentos e lençóis. Nossa família ainda é responsável por comprar todos os medicamentos, entre eles a ciclofosfamida, que custa R$ 430,00 por mês. Eu sou professora municipal e meu esposo é aposentado. Vamos tentar conseguir a medicação pelo SUS, pois, se não fossem as doa-ções da comunidade, não conseguiríamos pagar tudo. É difícil calcular quanto gastamos por mês, mas só na última semana gastamos R$ 500,00 em remédios”.

Page 9: Hype, Candieiro e Casanova estão em obras para /8 /2 /3 ... · como o arquiteto argentino Perez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, ... será o professor José Luís de Freitas, coor-denador

PATR

ÍCIA

LO

SS

Cachoeira do Sul, terça-feira, 19 de março de 2013Geral 9JORNAL DO POVO

MAPA DA FISCALIZAÇÃOInventário da inspeção

NOITE SOB FISCALIZAÇÃO

Correria para colocar casas em ordemHype, Candieiro e Casa Nova estão em obras para atender exigências dos bombeiros Patrícia Loss

Sacos de cimento, montes de areia, betoneiras, pilhas de tijolos e trabalha-dores da construção civil estão ocupando o lugar do público nas boates Hype, Casa Nova e Candieiro, todas interditadas pelo Corpo de Bombeiros por falta de segurança contra incêndio. Em obras há cerca de um mês e meio, estas casas noturnas estão recebendo os reparos necessários para as adequações exi-gidas pelos bombeiros e passando por remodelações.

A Hype e a Casa Nova, quando interditadas, no início de fevereiro, já estavam fechadas para reforma e prati-camente só as paredes principais foram mantidas. O mesmo ocorre na Candieiro, que estava funcionando normalmente quando foi proibida de receber público. Neste estabelecimento, até o forro terá de ser trocado para que o alvará contra incêndio seja liberado.

Desde o incêndio na Boate Kiss (que deixou 241 mortos), em Santa

Maria, cerca de 30 estabelecimentos de Cachoeira do Sul foram vistoriados pelo Corpo de Bombeiros e apenas quatro estão liberados: a Sociedade União Cachoeirense (SUC), o Show Clube do Rio, a Casa de Pedra Vitor Razzera e o Bailão Estrela. “Enquanto as melhorias não forem providencia-das, os estabelecimentos notificados estão proibidos de receber público”, frisa o comandante do Corpo de Bom-beiros de Cachoeira do Sul, o tenente Jorge Freitas.

PREFEITURA - Sem a regularização junto aos bombeiros, a Prefeitura não libera alvarás sanitários para as casas noturnas, que devem ser renovados anualmente. Para conseguir adequar-se às exigências de prevenção contra incêndio, as casas noturnas devem ter, por exemplo, saída de emergência, extintores de incêndio, sinalização dos extintores, sistema de iluminação de emergência e corrimão e piso antider-rapante em escadas e desníveis.

Obras na danceteria Hype: casa noturna investe em infraestrutura e segurança

CTGs E CENTROS NATIVISTAS Os Gaudérios Lanceiros do Sul Estância do Chimarrão Estância da Tradição José Bonifácio Gomes Tropeiros da Lealdade

CLUBES Grêmio Náutico Tamandaré Sociedade Rio Branco Comercial (sede social) Comercial (salão de festas da sede

campestre) Subtenentes e Sargentos AABB Caiçara

BOATES Hype Casa Nova Candieiro

GINÁSIOS Derli Steinmetz (Derlizão) Arrozão (do parque da Fenarroz)

ASSOCIAÇÃO Círculo Operário Cachoeirense Associação dos Contabilistas Liga Operária Cachoeirense

BAILÃO Bailão do Quinta

Hype quer ser uma casa de luxo“A nossa boate será uma das tops

do estado em infraestrutura e em segurança”. É com esta frase que o proprietário da Hype, Maison Baierle, defi ne as mudanças na casa noturna. Até as paredes principais da frente e de uma das laterais da boate serão parcialmente derrubadas, dando lugar a vidros. “Será possível enxergar de dentro para fora, mas não de fora para dentro”, observa Maison. A disposição do palco, dos camarotes e da copa também mudarão na Hype.

O gesso do forro será todo substitu-ído e a nova saída de emergência dará acesso a uma área externa especial para fumantes. Outra novidade na Hype será

a acessibilidade. Além de rampas para cadeirantes, a boate terá um banheiro adaptado para usuários de cadeira de rodas. Baierle não revela o valor do investimento na remodelação da boate. As obras estão sendo executadas pela Construtora Amaral e o arquiteto res-ponsável é João Scarparo.

REINAUGURAÇÃO - A reabertura da Hype está agendada para 6 ou 12 de abril. Se for no dia 6, a atração principal será o DJ Billi, do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo. Se até lá as obras não estiverem concluídas, a reinauguração fi cará para o dia 12, com show da banda de rock Matanza.

Principais estabelecimentos inspecionados pelos bombeiros e que precisam de melhorias em segurança:

Interditado pelo Corpo de Bombeiros, o Ginásio Municipal Derli Steinmetz (Derlizão), a casa do Cachoeira Futsal, conta com voluntários para que seja liberado até o próximo dia 30, quando iniciam os jogos do time local na Série Ouro do Campeonato Gaúcho. O enge-nheiro elétrico Gilson Della Valentina é um dos que se dispôs a emitir gra-tuitamente laudos de sua área para o Derlizão.

A engenheira civil Ângela Scheidt também abraçou a adequação do giná-sio municipal e listará todas as obras necessárias. Servidores da Secretaria Municipal de Obras executarão os serviços e uma equipe terceirizada pela Prefeitura deverá ser contratada para colocar o Derlizão em ordem até o próximo dia 30. Na manhã de hoje, uma reunião defi nirá os detalhes da força-tarefa no ginásio.

Até o fi nal desta semana, o prefeito Neiron Viegas deve publicar um de-creto tornando o Derlizão um espaço

exclusivo para a prática de esportes. A medida reduzirá a capacidade do ginásio, que hoje é um espaço também voltado a eventos (como shows), em que a lotação é 3,9 mil espectadores. Com a mudança, o limite de público deverá ser, no máximo, mil pessoas. “Quanto menor a capacidade de público, menos exigências são feitas pelos bombeiros”, justifi ca o diretor municipal de Obras, o advogado Jeferson Silveira.

PLANO B - Caso o Derlizão não esteja liberado até 30 de março, o Cachoeira Futsal estuda duas possibilidades. A primeira é solicitar o adiamento do jogo de estreia na cidade. A outra é jogar em Sobradinho, a casa do time adversário. No caso de perda de mando de campo, o Cachoeira Futsal fi ca sem a renda da bilheteria do jogo. Nos jogos do ano pas-sado, pela Série Prata do campeonato estadual, o Cachoeira Futsal faturava com a venda de ingresso de R$ 3 mil a R$ 7 mil por jogo.

Voluntários ajudam a adequar o Derlizão

PARA SABER MAISObras em outras casas noturnas

CANDIEIROSÓ SOBRARAM as paredes e o telhado na casa noturna Candieiro. Até as portas serão substituídas para as adequa-ções exigidas pelo Corpo de Bombeiros. Em torno de 10 operários trabalham nas obras determinadas pelo arquiteto André Müller e ainda não há uma data prevista para reinau-guração.

CASA NOVAPREVISTA para reinaugurar em 22 ou 30 de março, a boate Casa Nova está passando por uma remodelação geral. Supervisionados pelo engenheiro civil Osni Schroeder, 11 operários tocam as obras nos banheiros, na pista de dança, nos camarotes, nas copas e no depósito. As portas de emergência serão alargadas e o piso e o forro serão substituídos, bem como o revestimento das paredes. O investimento na reforma da casa noturna Casa Nova deverá custar em torno de R$ 200 mil.

Page 10: Hype, Candieiro e Casanova estão em obras para /8 /2 /3 ... · como o arquiteto argentino Perez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, ... será o professor José Luís de Freitas, coor-denador

Cachoeira do Sul, terça-feira, 19 de março de 2013Geral 10JORNAL DO POVO

LINHA DIRETA

SÃO JOSÉ

SUCESSÃO NO VATICANO

Papa Franciscoé devoto de JoséHoje é dia de São José, santo representadono novo brasão papal. Entronização será hoje

Papa Francisco reza missa hoje para 32 chefes de estado e 132 comitivas

José Ricardo Gaspar do Nascimento

Assume em defi nitivo hoje o co-mando do Vaticano o novo papa da Igreja Católica, o jesuíta José Mario Bergoglio, agora apenas Francisco, uma homenagem a São Francisco de Assis. A entronização ocorre, entretanto, no dia de outro santo, São José, que coin-cidentemente é o santo lembrado no novo brasão papal, divulgado ontem pela Santa Sé.

O brasão traz como lema “Com misericórdia o chamou”, inscrito em latim (“Miserando atque eligendo”), referindo-se à sua eleição pelo conclave. O brasão tem as cores azul, vermelho, preto e amarelo, além do branco, sim-bolizando Jesus, Maria e José. O escudo azul traz a mitra disposta entre chaves cruzadas de ouro e prata ligadas por um cordão vermelho. No topo, está o emblema da ordem de origem do papa: a Companhia de Jesus (os jesuítas), um sol brilhando com as letras em vermelho IHS - o monograma do nome de Jesus Cristo.

ENTRONIZAÇÃO - O papa Francisco

assume o trono de Pedro a partir das 5h30min (horário de Brasília), com missa que será acompanhada por 31 chefes de estado e 132 comitivas de países. A missa será transmitida pela TV Globo e canais por assinatura.

O CULTOO culto a São José co-meçou provavelmente no Egito, passando mais tarde para o Ocidente, onde hoje alcança gran-de popularidade. Em 1870, o papa Pio IX o proclamou “O patrono da igreja universal” e, a partir de então, passou a ser cultuado no dia 19 de março. Em 1955 Pio XII fi xou o dia 1º de maio para “São José operário, o trabalhador”.

O MARIDODescendente de Davi, São José era carpinteiro na Galileia e comprometido com Maria. Segundo a tradição popular, a mão de Maria era aspirada por muitos pretendentes, porém, foi a José que ela foi concedida. Quando Maria recebeu a anun-ciação do anjo Gabriel de que daria à luz ao Menino Jesus, José fi cou bastante confuso porque apesar de não ter tomado parte na gravidez, confi ava na fi delidade dela. Resolveu, então, terminar o noiva-do e deixá-la secretamen-te, sem comentar nada com ninguém. Porém, em um sonho, um anjo lhe apareceu e contou que o menino era fi lho de Deus e que ele deveria manter o casamento.

O PAIJosé esteve ao lado de Maria em todos os mo-mentos, principalmente na hora do parto, que aconteceu em um estábu-lo, em Belém. Quando Je-sus tinha dois anos, José foi novamente avisado por um anjo que deveria fugir de Belém para o Egito, porque todas as crianças do sexo mas-culino estavam sendo exterminadas, por ordem de Herodes. José, Maria e Jesus fugiram para o Egito e permaneceram lá até que um anjo avisasse da morte de Herodes. Temendo um sucessor do tirano, José levou a família para Nazaré, uma cidade da Galileia.

O GUARDIÃOOutro momento da vida de Cristo em que José aparece na condição de seu guardião foi na celebração da Páscoa Judaica, em Jerusalém, quando Jesus tinha 12 anos. Em companhia de muitos de seus vizinhos, José e Maria voltavam para a Galileia com a certeza de que Jesus es-tava no meio do grupo. Ao chegar a noite e não terem notícias de seu fi lho, regressaram para Jerusalém em uma busca que durou três dias. Para a surpresa do casal, Jesus foi encontrado no templo em meio aos doutores da lei mais eruditos, explicando coisas que o deixavam admirados.

A MORTEApesar da grande impor-tância de José na vida de Jesus Cristo não há referências da data de sua morte. Acredita-se que José tenha morrido antes da crucifi cação de Cristo, quando este tinha 30 anos.

O aposentado Juarez Barbosa Florence, 68 anos, decepcionou-se com o comando da Câmara Muni-cipal e da Prefeitura pelo o que classifi ca de falta de consideração com um homem que fez história em Cachoeira do Sul, o ex-vereador Luís Carvalho Bernardes. Florence lamenta que além de não ter visto representantes da Câmara e da Prefeitura no

velório e no enterro de Bernardes, nem fl ores os governantes municipais mandaram em homenagem à memória do falecido. Bernardes foi vereador de 1960 a 1968. Vítima de parada cardíaca, ele faleceu na semana passada, aos 78 anos. O ex-vereador estava morando em Tramandaí e foi sepultado no Cemitério Municipal de Cachoeira do Sul.

Crítica para a deselegância das autoridades

Page 11: Hype, Candieiro e Casanova estão em obras para /8 /2 /3 ... · como o arquiteto argentino Perez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, ... será o professor José Luís de Freitas, coor-denador

FOTO

S D

IVU

LGA

ÇÃ

O J

P

Cachoeira do Sul, terça-feira, 19 de março de 2013Geral 11JORNAL DO POVO

O assessor parlamen-tar Cristiano Silva de Lima, o Limão, admite a improbidade e salienta que acabou usando o di-nheiro da Justiça Federal devido a ter perdido o controle por causa das drogas. “Eu achava que era um usuário eventual de drogas e que poderia dominar o vício. Porém, quando comecei a ganhar dinheiro eu perdi o con-trole”, desabafa Limão.

De acordo com Limão, quando o seu dinheiro acabava ele usava o re-curso da conta da Justiça Federal e depois cobria. No entanto, após perder o controle “virou uma bola de neve”. Na época, para

cada bimestre o dinheiro repassado à Justiça era de R$ 3,4 mil, recorda Limão.

DESESPERO - Do-minado pela cocaína e depois pelo crack, Limão conta que perdeu a esposa e acabou perdendo o em-prego. Ele então procurou tratamento e esteve por cinco meses internado. Limão garante que des-de 2008 está longe das drogas e que agora tenta levar uma vida tranquila longe do vício. Ainda não intimado sobre a senten-ça, o assessor parlamen-tar pretende recorrer e espera um dia voltar para a Justiça Federal.

JUSTIÇA

Assessor de vereadorcondenado por desvio

O assessor parlamen-tar Cristiano Silva de Lima, o Limão, 39 anos, foi condenado por im-probidade administrativa pela Justiça Federal de Cachoeira do Sul. Quando era servidor concursado da Justiça Federal, Limão ocupou por nove meses o cargo de supervisor do apoio judiciário e admi-nistrativo da subseção de Cachoeira. De acordo com o Ministério Público Federal, neste período o ex-servidor emitiu, para uso próprio, cheques da conta corrente destinada para o pagamento de suprimento de fundos da Justiça.

Atualmente traba-lhando como assessor do vereador Augusto Cesár (PP), Limão foi conde-nado pelo juiz federal Gabriel Tedesco Wedy a restituir para os cofres da Justiça os valores dos quais teria se benefi ciado indevidamente, além de pagar uma multa. A sua exoneração do cargo, ocorrida em 2008, deve ser convertida em demis-são. O ex-funcionário pú-blico teria se benefi ciado da isenção de cobrança de taxas e de CPMF con-cedida à conta bancária designada à gestão de recursos, que devem ser devolvidos.

IMPORTANTEOs valores fi xados pelo juiz Gabriel Tedesco

Wedy serão apurados na liquidação da sentença e devem ser reajustados observando o IPCA-E como critério de correção monetária, desde a data de cada operação indevida (em relação às taxas e ao CPMF) e desde o recebimento da última remuneração (em relação ao pagamento da multa). Deverão incidir ainda juros de 1% ao mês, a contar da citação.

Drogas derrubaram Limão

SOS SAÚDE

HCB vai desativara UTI pediátricaMinistério proíbe funcionamento de unidades mistas

Luis Bacedoni

O Hospital de Caridade e Benefi cên-cia (HCB) desativará o atendimento de terapia intensiva pediátrica, que funcio-na junto com a UTI ne-onatal. A medida será adotada para atender à norma do Ministério da Saúde que proibiu o funcionamento de UTIs mistas em todo o país, explicou o administra-dor do HCB, Luciano Morschel.

Ontem à tarde a ex-tinção da UTI pediátrica foi votada e aprovada na reunião extraordi-nária promovida pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), no Hospi-tal da Liga. Para manter o setor funcionando o HCB teria que investir R$ 115 mil por mês e precisaria contratar um novo quadro de profi ssionais, incluindo médicos pediatras intensivistas. “Já é difícil encontrar esses profi ssionais para manter a neonatal, quanto mais para estruturar uma nova unidade”, observou Morschel.

REFERÊNCIA – Além disso o HCB fez as contas e descobriu que 90%

dos atendimentos de terapia intensiva prestados na UTI mista são para recém-nascidos. A neonatal se destina para bebês com até 28 dias de vida, explicou o administrador do HCB. No ano passado

os atendimentos para pacientes pediátricos, da faixa etária que vai dos 29 dias de vida aos 14 anos, não pas-saram de 10%.

M o r s c h e l destacou que ainda não há data definida para a extinção da UTI pediátri-ca, que depende de autorização da Secretaria Es tadual da Saúde. Na Re-gião dos Vales o centro de re-ferência para atender os casos de terapia inten-

siva pediátrica será a cidade de Estrela. De acordo com o administrador do HCB a central de regulação de leitos do Estado será acionada toda vez que um paciente pediátrico ingressar na emergência. “O primeiro procedimento será achar um leito para atendê-lo fora de Cachoeira do Sul”, completou Morschel.

IMPORTANTE

A reestruturação do atendimento de terapia intensiva para recém-nascidos e pacientes pediátricos faz parte do processo de qualifi cação dos serviços materno-infantis que o Ministério da Saúde quer assegurar para hospitais de todo o país. Em Cachoeira do Sul a meta é estabelecer ações para melhorar o atendimento prestado aos recém-nascidos e às gestantes.

UMA PERGUNTA

Para o administrador do HCB, Luciano Morschel.Uma criança que completar 29 dias de vida e estiver na UTI neonatal

deverá ser transferida para uma UTI pediátrica?

"Não. A UTI neonatal, que continuará funcionando normalmente, receberá recém-nascidos com até 28 dias de vida e que não precisarão ser transferidos caso ultrapassem essa idade internados na unidade. O limite de faixa etária vale para o ingresso na neonatal".

Marta diz que custo inviabiliza atendimentoA secretária da Saúde, Marta Cami-

nha, confi rmou ontem que o HCB deverá encerrar o serviço de terapia intensiva pediátrica para se adequar às normas do Ministério da Saúde. Ela ressaltou também que no momento o Município não tem condições de bancar a manu-tenção da UTI pediátrica, tendo em vista a inexpressiva demanda do setor. “No ano passado só 10% dos pacientes da UTI mista foram pediátricos”, observou Marta.

A secretária da Saúde informou também que Santa Cruz do Sul deverá investir na implantação de uma UTI exclusiva só para receber casos que exijam terapia intensiva para pacientes que tenham entre 29 dias de vida a 14 anos. A secretária Marta Caminha destacou que o objetivo do Ministério da Saúde ao determinar o fi m das UTIs mistas é assegurar mais qualidade ao atendimento prestado a pacientes ne-onatais e pediátricos.

TIRO DE LAÇO

LaçadoraLeidilenavolta semtroféu

A conselheira tutelar e laçadora Leidilena Marques Festinalli, que representou o prefei-to Neiron Viegas na Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars) no fi nal de semana e também participou do laço prenda pela 5ª Região Tradicionalista, não trouxe troféu para Cachoeira.

Representando Neiron, ela não acertou todos os tiros de laço que precisava acertar. No sábado, quando se preparava para o laço prenda, foi desclassi-fi cada devido à bom-bacha que usava estar em desacordo com as regras da competição. O avaliador alegou que ela era muito justa. Além de Leidi, outras 14 mu-lheres foram desclassifi -cadas da prova.

ADULTA - “Fiquei triste, chorei, mas con-sigo administrar me-lhor a situação por ser adulta. Mas as gurias de 13, 14 anos que foram desclassifi cadas sofre-ram muito mais. Está-vamos laçando desde quinta-feira com o mes-mo tipo de bombacha e só acharam que estava errada no penúltimo dia? O sonho de um ano todo se desmoronou”, lamentou a laçadora. Venceu a Fecars a 27ª Região Tradicionalista.

Leidilena: fora

ADMINISTRATIVO - Submetido a processo ad-ministrativo disciplinar em 2007, Limão restituiu para a União os valores indevidamente usados, mas sem as taxas. Limão foi então exonerado do cargo no Judiciário. No entanto, o MPF entende que a sua conduta violou os princípios norteadores da administração pública e por isso o processou por improbidade administra-tiva. Além de devolver o dinheiro e de sua demis-são, ele foi condenado ao pagamento de multa civil no valor de duas vezes a última remuneração recebida. Limão era téc-nico judiciário, cargo que possui hoje um salário inicial de R$ 4,8 mil.

Page 12: Hype, Candieiro e Casanova estão em obras para /8 /2 /3 ... · como o arquiteto argentino Perez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, ... será o professor José Luís de Freitas, coor-denador

2

Cachoeira do Sul, terça-feira, 19 de março de 2013

ALUGA-SE casa para pes-soas sem fi lhos pequenos. E uma peça para uma pessoa. Rua Patrício de Albuquerque, 594. Atrás do Imec da Av. Brasil. Fone 3723-3205._____________________

ALUGA-SE apartamento de esquina na rua Sílvio Scopel, com 2 dormitórios, gradeado. R$400,00. Fone 9702 1356, em horário comercial._____________________

[1 DORMITÓRIO]_____________________

LC PORTAL ALUGAALUGA-SE apartamento, a meia quadra da rodoviária, 1 dormitório, sala, cozinha e área de serviço.R$ 330,00 + taxas. IMOBILIÁRIA L C PORTAL IMOVEIS. Rua Senador Pinheiro Macha-do, 1260. Centro. Fones: 3723-1879, 9623-1761, 8524-0388 ou 8425-9816._____________________

[3 DORMITÓRIOS]_____________________

LC PORTAL ALUGAALUGA-SE uma casa 3 dormitórios, sala, coz-inha + uma cozinha de inverno com fogão a lenha, garagem para 2 carros com churrasqueira, portão eletrônico, toda gradeada, R$ 500,00+ IPTU. IMO-BILIÁRIA L C PORTAL IMOVEIS. Rua Senador Pinheiro Machado, 1260. Centro. Fones: 3723-1879, 9623-1761, 8524-0388 ou 8425-9816._____________________

LC PORTAL ALUGAALUGA-SE casa 3 dor-mitórios, sala, varanda, cozinha, área de serviço, garagem, churrasqueira, R$ 470,00 + IPTU:ag:685. IMOBILIÁRIA L C PORTAL IMOVEIS. Rua Senador Pinheiro Machado, 1260. Centro. Fones: 3723-1879, 9623-1761, 8524-0388 ou 8425-9816.

Dormitório1

Dormitórios3

ALEVINOSPronta entrega, Suru-bi, Jundiá, Dourado, Carpa e Traíra. Fone 9319-4023.

VENDE-SE Filhotes Cocker, 3 pretos e 1 caramelo. R$ 200,00 cada. Fone 9536-5498.

VENDE-SE galinha de postura. Tratar fone 9393-4013._____________________

BARBADA vende-se fil-hote de Border Collie. R$ 130.00. Fone 3722-5102 ou 9860-7129._____________________

LABRADORVende-se fi lhotes de lab-rador preto, 3 machos, 4 fêmeas cada filhote R$ 250.00. Fone 9807-6902 ou 3722-4647.

CANIL Nalanda. Qua-lidade em animais. Vende-se filhotes de yorkshire, shih-tzu, lin-guicinha, machos e fê-meas. Fone 9696-4256. Ótimo presente para a páscoa. Promoção de shih-tzu macho até a páscoa.

CLIO Sedan RT, 03, com-pleto, 1.6, prata chum-bo, placa DIM 6268. R$ 18.000,00. Fone 8414-7364._____________________

VENDE-SE S10, 98, di-reção hidráulica, ar quente, 3 lugares, 84.000 km origi-nal, IPVA pago, placa IIJ 9302. Fone 9808-8753._____________________

BARABADAVende-se Renault Master Furgão, 03, 2.8, aceita-se carro no negócio e assumir as parcelas, placa IKZ 4262. Fone 9928-8363._____________________

PARATI 91/92, motor AP 1.8, prata, pneus novos, rodas de liga leve, placa IBD 2024. R$ 8.500,00. Fone 9920-5773. _____________________

VENDE-SE CELTACELTA 03/04, ar quente, limpador e desembaçador. Quatro pneus novos, docu-mentação 2013, placa ILK 2775. R$14.500,00. Fone 9870 8667 ou 8435 7277._____________________

VENDE-SE Corsa Hatch, 1.4, 10, preto, ar condicio-nado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, placas IQI 7327. Fone 9865-1620.

CAMINHÃO GMC 15190, (frontal), ano 98, placa IIW 2263. Fone 3722-2863.

VENDE-SE uma carreta scania 112H, ano 84, car-reta 95, em ótimo estado. Fone 9727 4669.

PRECISÃOCurso Preparatório da ESA, SARGENTOS DO EXÉR-CITO; SUSEPE e POLÍCIA CIVIL (Inspetor e Escrivão), matrículas abertas, nível Superior. PC/SUSEPE, no mínimo 35 alunos. Garanta sua vaga, turmas limitadas. Reserva de vagas para o PRÉ-VESTIBULAR E ENEM 2013, início das aulas em julho. Outros Cursos, aguardando Edi-tais: PREFEITURA, COR-REIOS, PRF (nível médio e superior), e 2ª Turma da Brigada Militar. Ligue e reserve sua VAGA! Turmas específicas com profes-sores de qualidade com material didático completo. Curso Precisão, o CURSO que mais aprova!. Quali-dade comprovada pela aprovação! Marechal Flo-riano, 49 – fone: 3724.5005_____________________

BANCO BRASIL MAGISTÉRIO ALICERCES

ALICERCES promove curso preparatório para os concursos do BANCO DO BRASIL (início 18/03/13) e MAGISTÉRIO/RS (início 11/03/13). Informe-se. Cur-sos previstos para 2013: BRIGADA, CORREIOS, PREFEITURA, PRF. Al-icerces a base para o seu futuro. Registre seu inter-esse por telefone ou e-mail! Maiores informações ligue 3722 1679 ou 9268 6988 ou e-mail: [email protected] ou Rua Dr. Milan Krás, 1055._____________________

CONCURSO MAGISTÉRIO

Curso preparatório profes-sora Delmira. Novas turmas manhã e noite. Inscrições Saldanha Marinho, 635. Fone 3722-3092 ou 3722-3694._____________________

BALLETOferecemos aula de ballet para crianças e adoles-centes. Início: 1º de Abril. Informações fone 3722-3092 ou 9150-2273._____________________

CABELEIREIRO Lavagem, Escovação, Corte, Pintura, Colori-metria Básica, Técnicas de mechas e hidratação. 120h/a. R$79,00 mensais. SEAC Rua Juvêncio Soares, 1744 ao Lado do Bar Candieiro. Fone 3723 1758._____________________

MARCENEIRO Tenha uma Profissão

R$49,90 mensais. Início 23/03 SEAC Rua Juvêncio Soares, 1744 ao Lado do Bar Candieiro. Fone 3723 1758._____________________

FOTOGRAFIA PROFISSIONAL

Aprenda a trabalhar com câmeras, edição, luz e iluminação. Início 26/03. R$25,50 mensais. 24h/a. SEAC Rua Juvêncio Soares, 1744 ao Lado do Bar Candieiro. Fone 3723 1758.

Contrata-se emprega-da que pose no empre-go. Salário R$ 750,00, quarto privativo com TV. Marcar entrevista com referências, fone 3723.9892 a partir das 14h.

CIA DE NEGÓCIOSMilitares e pensionistas do Exército, aposen-tados e pensionistas do INSS, funcioná-rios públicos federais, pensionistas do IPE, funcionalismo esta-dual, refinanciamos seus empréstimos e compramos suas dí-vidas. Ligue ou venha nos visitar. Rua Silvio Scopel, 796. Acima da Lauri Esportes. Fone 3724-0288, 9826-8847 ou 9899-1690. Email: [email protected]

CRÉDITO RÁPIDOEmpréstimos consignados para aposentado e pension-ista do INSS, militares de carreira, Federais (Siape). Financiamentos e refi nan-ciamentos de motos, carros e caminhões. Atendimento de segunda a sábado. Rua Bento Gonçalves, 680. Próximo à Rodoviária. Fone 3722-4039 e 8434-4777 ou 9350-9166._____________________

EXERCITO - EMPRESTIMOS NOVA MARGEM

Atenção ! Já estamos cadastrando emprés-timos com aumento março. Ativos, Inativos e pensionistas. Aproveite acrescente refinan-ciamneto ou quita-ção dividas. Tire mais dinheiro. Sem taxas, sem seguro menor juro. Consulte-nos Saldanha Marinho, 1275, ( em frente Bramato ) Fone 3722-7037, 3724-4109, 9125-2866 e 8269-2125.D a m b r o s C N P J 02837407/0001-01.

DISNEY 2013EXPRESS 11 Dias - U$ 3590. VIP 15 dias - U$ 4290. DISNEY + Nova york 18 dias - U$ 4890. Com guia desde Porto Alegre - preço para acomodação em apartamento quádruplo. Férias de JULHO 2013 - já a venda! Fone 3722-7538. Email: [email protected]_____________________

BUENOS AIRESFeriado de Corpus Christi de 29/05 a 03/06/13 e Férias de Julho - feira de Palermo de 24/07 a 29/07/13 Ônibus luxo, saída de Cachoeira, 3 noites Hotel Reconquista Plaza, Seguro, City tour e Guia. Fone 3722-7538. Email: [email protected]_____________________

TURQUIA E GRÉCIA COM CRUZEIRO MSC FANTASIA DE VENEZA

A ATENAS Período: 24/05/2013 a 10/06/2013. Veneza Bari Katakollon Santorini Ate-nas Capadócia Pamukkale Kusadasi Éfeso Pérgamo Tróia Çanakkale e Istambul. Aéreo Porto Alegre/São Paulo/Veneza//Istambul/São Paulo/Porto Alegre e Atenas/Capadócia com taxas; 12 noites em hotéis turística superior, com café da manhã. 4 noites no MSC FANTASIA-Veneza/Bari/Katakolon/Santorini/Atenas( café, almoço, jan-tar) 8 refeições durante a Turquia, Traslados e visitas conforme roteiro, Seguro viagem, Acompanhante du-rante todo o roteiro (mínimo de 20 pessoas) desde Porto Alegre, Guia Local durante Tour na Turquia falando Espanhol ou Português. Pagamento em até 10x. Fone 3722-7538. Email: [email protected]

RUSSIA E ESCANDINÁVIA DE

06 A 24/08/13Passando por RÚSSIA: Moscou e San Petersburgo. FINLANDIA: Helsinki. SUE-CIA: Estocolmo, Karlstad. NORUEGA: Oslo, Região dos Fiordos, Gudvangen, Valle del Voss, Bergen. Aéreo Porto Alegre/São Paulo/Moscou/Bergen/São Paulo/Porto Alegre, classe econômica, com taxas. 15 noites hospedagem em hotéis padrão superior, com café da -1 noite de Trem Moscou/St Petersburgo. 1 noite em Cruziero Helsinki/Estocolmo. Transfers in/out; Guias locais em espanhol, durante as visitas indicadas no itinerário; Seguro de Assistência; 6 refeições. Acompanhante da Opera-dora desde Porto Alegre. Pagamento em até 10x. Fone 3722-7538. Email: [email protected]_____________________

EXCURSÕESRivera 20/4. Pavanato, viagens, turismo. Fone 9219-0751, 3722-1104 ou 3724-0283, com Madalena._____________________

EXCURSÕESSão Paulo 18/3. Direto na ferinha da madrugada, com lanche, R$ 230,00. Ônibus leito. Paraguai, bate e volta. Saídas terças e sextas. R$ 200,00. RIVERA 9/3, R$ 60,00. CATARATAS Do Iguaçú 22/3 á 24/3. Turismo e compras. Parques das aves, Itaipú, R$ 350,00 ( passagem, hotel e in-gresso incluso). 6/4 á 11/4 CORUMBA-MS na Bolívia para compras. R$ 650.00 ou (3x no cartão). Maiores in-formações fone 3724-0472 ou 9688-7360, com Bia. _____________________

FELIPETUR VIAGENS E TRANSPORTE

ESCOLARRIVERA 5/2. Excursões, parques aquáticos, for-maturas e aniversários. Em 2013 também com transporte escolar. Fone 3724-1002 ou 9948-0416._____________________

DETRAN UFRGS BANCO DO BRASIL

Inf.c/DAVI – Rua 7 de Setembro, 732- 102. Ao lado ed.Moços Católi-cos. Fones:3724-4885 o u 9 3 5 8 - 1 8 7 4 . Email:daviexcursõ[email protected]

_____________________

VITRINE TURISMOMicro-ônibus de turismo com 28 lugares. Excursões, turismo, shows, festa, for-maturas, etc. Fone 3722-5431, 9836-1425 ou 9307-1401._____________________

EXCURSÃO para Itapema na Páscoa, ônibus leito, pousada a uma quadra do mar. R$ 300.00, saída dia 28/03 e retorno dia 31/03. Fone 3722-4580 ou 9179-5344 com Guido._____________________

EXCURSÃO para compras em São Paulo dia 10/03, bate e volta. R$ 280.00, ônibus leito cama. Tratar com Guido Fone 3722-4580 ou 9179-5344.

COMPRAS para lojista em Farroupilha e Santa Catarina, somente com CNPJ, cliente com cadas-tro. Tratar na Sul Viagens com Guido fone 3722-4580 ou 9179-5344._____________________

RIVERA 13/4. Farroupilha, Bento, Caxias 5/5. Fone 3723-8200, 9825-8018, 8461-3167 ou 9406-4548, com Celita._____________________

EXCURSÃO RIVEIRAExcursão para Riveira, dia 21/03 e 01/05. Valor R$ 70,00. Tratar com Guido 3722 4580 ou 9179 5344._____________________

EXCURSÃO SÃO PAULO

Excursão para compras em São Paulo, dias 24/3, com hotel. Valor R$ 400,00, ôni-bus leito. Tratar com Guido 3722 4580 ou 9179 5344.

GABI BRINQUEDOSAlugamos cama elásti-ca, castelo de bolinhas, balanço, escorregador e outros. Kits de brin-quedos para festas. Ligue e confira fone 3722-7079, 9291-7700 ou 9866-1043.

[2 DORMITÓRIOS]_____________________

IBRAIM IMÓVEISAg. 650 – VENDE-SE casa fi n. Caixa, nova de alvenaria, 2 dormitórios, sala, cozinha americana e banheiro. Terreno medindo 7,5 x 35m. Rua Prudêncio Schirmer. Bairro COHAB. R$ 115.000,00. IBRAIM IMOVEIS. RUA MORON, CRECI 35.016, 1228 – CACHOEIRA DO SUL FONE: 3723-3981 – 9168-8113 – 98299171 www.ibraimimoveis.com.br _____________________

IBRAIM IMÓVEISAg.772- VENDE-SE Casa de alvenaria, 2 dormitórios, sala, varanda, cozinha, banheiro, área de serviço fechado. Terreno medindo 10 x44m. Rua Eduardo Dicklhuber, bairro Tibiriçá. R$ 90.000,00. Financia pelo Banrisul. IBRAIM IMOVEIS. CRECI 35.016. RUA MORON, 1228. CA-CHOEIRA DO SUL. Fone

Dormitórios2

3723-3981 ou 9168-8113 www.ibraimimoveis.com.br._____________________

[3 DORMITÓRIOS]_____________________

IBRAIM IMÓVEISAg. 841- VENDE-SE Casa de alvenaria, 3 dormitóri-os, sendo 1 suíte, sala, cozinha, banheiro social, lavanderia, churrasqueira, garagem, pátio todo mu-rado e gradeado, portão eletrônico e anexo mais uma garagem, sala e ban-heiro próprio para comercio. Rua Gustavo Peixoto, bair-ro Noemia. R$ 160.000,00. IBRAIM IMÓVEIS, CRECI 35.016. Rua Moron, 1228, centro – Cachoeira do Sul. Fones: 3723-3981 – 9168-8113 – 98299171 www.ibraimimoveis.com.br_____________________

IBRAIM IMÓVEISAg.809 – VENDE-SE Casa de alvenaria, 3 dormitóri-os., sala, cozinha, banheiro. Rua Jose Francisco Duarte, quase esquina Orlando da Cunha Carlos, Bairro Alto do Amorim. R$ 65.000,00. IBRAIM IMOVEIS, CRECI 35.016. RUA MORON, 1228 – CACHOEIRA DO SUL FONE: 3723-3981 – 9168-8113 – 98299171 www.ibraimimoveis.com.br_____________________

[4 DORMITÓRIOS]_____________________

IBRAIM IMÓVEISAg.807 - VENDE-SE Casa de alvenaria, com 4 dor-mitórios, sala, varanda, cozinha, 2 banheiros, am-pla garagem com chur-rasqueira e lareira, terreno medindo 16x44m. Rua Ramiro Barcelos, próximo ao colégio João Neves, bairro Frota. R$ 420.000,00. IBRAIM IMOVEIS, CRECI 35.016. RUA MORON, 1228 - CACHOEIRA DO SUL FONE: 3723-3981 - 9168-8113 - 98299171 www.ibraimimoveis.com.br_____________________

[5 DORMITÓRIOS]_____________________

IBRAIM IMÓVEISAg.648 – VENDE-SE ou aluga-se, casa de alve-naria com 5 dormitórios, ampla sala social, sala de TV, sala de jantar, cozinha, salão de festas com chur-rasqueira, garagem para 5 carros, terreno de esquina medindo 30 x 30. Rua Or-lando da Cunha Carlos, próximo ao trevo da Granol, ótima localização. Aluguel R$ 1.500,00, Venda R$ 240.000,00, aceita casa de menor valor. IBRAIM IMOVEIS, CRECI 35.016. RUA MORON, 1228 – CA-CHOEIRA DO SUL FONE: 3723-3981 – 9168-8113 – 98299171 www.ibraimi-moveis.com.br

Dormitórios3

Dormitórios4

Dormitórios5

PRAIA DA ARMAÇÃOCASA Florianópolis 50m da praia, ter. 540m², à.c 400m², 4 dorm., sendo 3 suítes, 2 salas, mirante

Page 13: Hype, Candieiro e Casanova estão em obras para /8 /2 /3 ... · como o arquiteto argentino Perez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, ... será o professor José Luís de Freitas, coor-denador

JORNAL DO POVO Cachoeira do Sul, terça-feira, 19 de março de 2013 13

EDITAL DE LEILÃO ÚNICODATA: 28 de março de 2012 – 10:00h LOCAL: Rua 15 de novembro, 577 – Nesta cidade IVAN BARTMANN, Leiloeiro Ofi cial, devidamente autorizado pela Exma. Srª. Drª. Juíza do Trabalho da Vara de Cacho-eira do Sul – RS, venderá em PÚBLICO E ÚNICO LEILÃO, pela melhor oferta, no dia, hora e local supracitados, os bens penhorados e descritos nos autos do processo nº 0074500- 70.2003.5.04.0721, que JEFERSON FRANCO DE MEDEIROS e outros (2) move contra CARLOS KIPPER & CIA LTDA. (KI-LAJE), constante de: LOTE 01: 1500 (mil e quinhentas) vigas de concreto e ferro, para construção civil, medindo 2m em média, total R$ 9.000,00 (nove mil reais); LOTE 02: 107 (cento e sete) vigotas tipo T, com medida média de 5,50m, total R$ 2.354,00 (dois mil trezentos e cinquenta e quatro reais); LOTE 03: 100 (cem) metros de vigas treliçadas, total R$ 600,00 (seis-centos reais); LOTE 04: 85 (oitenta e cinco) vigotas tipo T, com medida média de 5,50m, total R$ 1.870,00 (um mil oitocentos e setenta reais); LOTE 05: 50 (cinquenta) metros de vigas tre-liçadas, total R$ 300,00 (trezentos reais); LOTE 06: 102 (cento e duas) vigotas tipo T, com medida média de 65 cm, total R$ 265,20 (duzentos e sessenta e cinco reais e vinte centavos); LOTE 07: 56 (cinquenta e seis) vigotas tipo T, com medida média de 3,20m, total R$ 716,80 (setecentos e dezesseis reais e oitenta centavos). LOTE 08: 38 (trinta e oito) vigotas tipo T, com medida média de 3,55cm, total R$ 539,60 (quinhentos e trinta e nove reais e sessenta centavos); LOTE 09: 18 (de-zoito) vigotas tipo T, com medida média de 2,65cm, total R$ 190,80 (cento e noventa reais e oitenta centavos); LOTE 10: 70 (setenta) vigotas tipo T, com medida média de 1m, total R$ 280,00 (duzentos e oitenta reais); LOTE 11: 09 (nove) vigotas tipo T, com medida média de 4,55cm, total R$ 163,80 (cento e sessenta e três reais e oitenta centavos); LOTE 12: 25 (vinte e cinco) vigotas tipo T, com medida média de 1,50m, total R$ 150,00 (cento e cinquenta reais); LOTE 13: 23 (vinte e três) vi-gotas tipo T, com medida média de 5,70m, total R$ 524,40 (qui-nhentos e vinte e quatro reais e quarenta centavos); LOTE 14: 01 (um) aparelho transformador para soldagem, marca Merkle Balmer, modelo super 260, geração 4, potência 30/260A, nº de série 092008, avaliado em R$ 200,00 (duzentos reais); LOTE 15: 01 (uma) máquina policorte, marca Fankorte, com disco de corte para cimento e ferro, avaliada em R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais); LOTE 16: 38 (trinta e oito) formas para viga tipo T, com comprimento de 6,00m, total R$ 3.040,00 (três mil quarenta reais); LOTE 17: 05 (cinco) formas para viga treliça-da, com comprimento de 12m, total R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais); LOTE 18: 100 (cem) metros de vigas treliça-das, total R$ 600,00 (seiscentos reais). Os bens poderão ser adquiridos com lanço a partir de 40% (quarenta por cento) do valor da avaliação. Os bens encontram-se localizados com o Sr. Carlos Ernesto Kipper Barraras à Travessa Ibiquí nº 300, Bairro Fátima, nesta cidade. Remoção e transporte por conta e risco do arrematante. Em caso de acordo, adjudicação ou pagamento antecipado, o leiloeiro faz jus à comissão de 5% (cinco por cento) calculada sobre o valor de avaliação. Na hi-pótese da arrematação será devida ao Leiloeiro a comissão de 10% (DEZ POR CENTO), calculada sobre o valor do lanço, a qual será no ato da lavratura do auto de arrematação e paga pelo ARREMATANTE.

MAIORES INFORMAÇÕES COM O LEILOEIRO FONE: 3722-4599 / 9678-3565 www.bartmannleiloes.com.br

IVAN BARTMANNLEILOEIRO OFICIAL – JUCERGS 248/10 Rua 15 de Novembro, 577 – 96.508-571

Fone 3722-4599 - Cachoeira do Sul – RS

EDITAL DE 1º e 2º LEILÃO E INTIMAÇÃO

PROCESSO: 006/1.12.0000639-1EXEQUENTE: COOPERATIVA AGRÍCOLA MISTA CANDELÁ-LIAEXECUTADO: JOSÉ ALDO CORRÊA DA SILVADATA: 1º LEILÃO: 27 de março de 2013 – 10:30h 2º LEILÃO: 10 de abril de 2013 – 10:30hLOCAL: Átrio do Fórum, Rua Silvio Scopel, 1200, nesta cidade.IVAN BARTMANN, Leiloeiro Ofi cial, devidamente autoriza-do pela Exma. Srª. Drª. Juíza de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de Cachoeira do Sul – RS venderá em PÚBLICO LEILÃO/PRAÇA, pela melhor oferta, no dia, hora e local supracitados, o bem penhorado nos autos do processo nº 006/1.12.0000639-1, e assim descrito: Uma plantadeira, 5 li-nhas, marca IBIRUBA-RS, própria para plantio de grãos, como soja, feijão e arroz, com tração hidráulica a trator, com dois pneus bons, cor vermelha, em bom estado de conservação. Avaliação R$ 15.000,00 (quinze mil reais). O bem se encontra depositado na localidade de Sanga Funda, Novo Cabrais - RS. A venda se fará por valor igual ou superior ao da avaliação, que poderá ser atualizado por ocasião do Leilão. Não havendo licitantes, fi ca designado o dia 10 de abril de 2013, no mesmo horário e local para venda em 2º Leilão, pelo maior lanço ofe-recido, desde que não seja considerado preço vil (mínimo 60% do valor da avaliação). Sobre os valores da arrematação será devida ao Leiloeiro a comissão de 10% (DEZ POR CENTO), calculada sobre o valor do lanço, a qual será no ato da lavratu-ra do AUTO DE ARREMATAÇÃO e paga pelo ARREMATANTE. Em caso de acordo, adjudicação ou pagamento antecipado, o leiloeiro faz jus à comissão de 1% (UM POR CENTO) calcula-da sobre o valor de avaliação. Ficam os DEVEDORES INTI-MADOS pelo presente edital, desde que não encontrados pelo Sr Ofi cial de Justiça.

MAIORES INFORMAÇÕES COM O LEILOEIRO FONE: 3722-4599 / 9678-3565

IVAN BARTMANNLEILOEIRO OFICIAL – JUCERGS 248/10 Rua 15 de Novembro, 577 – 96.508-571

Fone 3722-4599 - Cachoeira do Sul – RS

c/ vista mar, alto padrão. R$ 700mil escrit. pública. Tratar (48) 9981-8800 ou 3237-5543. Creci 5307. www.portalsul.com.br

COLHEITADEIRA SLC 6200, ano 84, com pneus e esteiras, valor 2.000 sacos arroz. Tratar fone 9996-2010.

VENDE-SE Yamara Fazer YS 250, 06,placa INB 0659. Fone 9849-1610._____________________

SUPER PROMOÇÃO Bento motos na revisão geral. Ganhe lavagem e polimento. _____________________

BENTO Motos super pro-moção. Pneus e camaras, todas motocicletas, kit tran-missão, capacetes e muito mais. Agende a revissão de sua moto. Fone 3723-3070, 9115-1505 ou 8173-2280, com Ivan ou Jussara.

NX 400 Falcon, bordo, placa IOH 3797, 08, 32.000 quilômetros, super inteira, revisada, com garantia. Aceita-se troca. Fone 9115-1505 ou 8173-2266, com Ivan.

BIZ + 04, prata, placa ILX 1707, aro liga leve e partida elétrica, re-visada, com garantia. Aceita-se troca. Fone 9115-1505 ou 8173-2266, com Ivan.

XR 200R, 02, branca, placa IKM 5247, re-visada, com garantia. Aceita-se troca. Fone 9115-1505 ou 8173-2266, com Ivan.

TITAN 150 ES, 08, ver-melha, placa IOO 7800, revisada, com garantia. Aceita-se troca. Fone 9115-1505 ou 8173-2266, com Ivan.

FAN 125,08, preta, placa IPB 2927, re-visada, com garantia. Aceita-se troca. Fone 9115-1505 ou 8173-2266, com Ivan.

POP 100, 0 KM, preta, nova, 12,. Aceita-se troca. Fone 8173-2266 ou 9141-3070, com Ivan.

TITAN 150 ES, azul metálica, 15.000 km, 08, super original, placa IOB 2083. Revisada com garantia, aceita-se troca. Fone 9115-1505 ou 8173-2266, com Ivan.

KASINSKI GT 650R, branca 11, 7.500 km, placa ISC 3100. Aceita-se troca. Fone 9115-1505 ou 8173-2266 com Ivan.

TITAN 150 EX com-pleta, fl ex, preta, 01, revisada, com garantia. Aceita-se troca. Fone 9115-1505 ou 8173-2266, com Ivan.

POP 100 amarela, com aros, liga leve, revisada, com garantia. Aceita-se troca. Fone 9115-1505 ou 8173-266, com Ivan.

HONDA 125 Titan KS, 03/03, vermelha, in-teira, placa ILD 3637. R$ 2.800,00. Fone 9653 1731.

INDENIZAÇÕESDoenças, limitações, aci-dentes e incapacidades para o trabalho ou Exé-rcito. Zarur Mariano & Advogados Associados. Fone 3723-5300. www.zmadvogados.adv.br.

MS MENSAGENSMensagens ao vivo, telemensagem, ligue 3722-7123 ou 9996-3791.

Seja uma Revendedora Hermes. Ganhe comis-sões + brindes. Gerente 9884-1131._____________________

OFEREÇO-ME para tra-balhar como cuidadora de idosos, com referências. Das 21:30 até 7:30. Fone 9466-5133, com Rafaela._____________________

LAN ACESSO TOTTALServiço de assistência para PC, notebook, netbook. Digitação e formação de trabalhos ABNT; xerox; scanner; FAX; impressão; encadernação; currícu-los; aulas de informática e assessoramento em monografi as, relatórios e TCC. Rua 7 de Setembro, 816. Ed. Imperial. Fones 3723-4944 ou 8183-6446._____________________

VENDE-SE sala com-ercial ótima localização, segurança e estado de conservação. Confi ra 9559 7664 ou 8466 2130._____________________

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

Loja com 3 anos de ex-istência no ramo de jóias e decoração, clientela já formada, oferece espaço Central com preço (valor) a negociar. Motivo: mudança da cidade. Fone 9980-2067._____________________

ALUGA-SE pavilhão indus-trial com aproximadamente 700m², nas proximidades da Av. Brasil. Tratar pelos fones: 9371-9499 ou 3722-4726. Cachoeira Imóveis._____________________

VENDE-SE Empresa de tele-entulho com 1 camin-hão poliguindaste e 40 caçambas estacionarias. Fone 9652-8010.

MAPASAdquira mapas atualizados de Cachoeira do Sul. R$ 5,00. Gráfi ca Jacuí Ltda. Fone 3722-9595.

CHAPAS DE ALUMÍNIO

Vendo chapas super-fi nas, 58,6x78cm, alu-mínio puro, resistentes para várias utilidades. Cada R$ 5,00 ou 3 por R$ 10,00. Rua 7 de Setembro, 1015. Horá-rio das 8:30 às 11hs e 13:30 às 16hs.

COMPROMóveis, eletrodomésticos e eletrônicos. Rua João Leitão, 1023. Fone 3724-4202._____________________

VENDE-SE Lustre em bronze puro, com seis braços e as devidas tulipas. Tratar fone: 37239892, somente á tarde._____________________

Vende-se lancha de fi bra marca FIBRAFORM, 5 lugares, partida elétrica, direção, motor EVINRUD 70HP levantamento elé-trico (revisado), com car-reta reboque em dia. R$ 16.000.00 aceito carro no negócio. Tratar 3724-3627 ou 9720-2746._____________________

VENDE-SE GRADE de muro 100 X 25m. Tratar com Fernando fone 9996-2010.

Page 14: Hype, Candieiro e Casanova estão em obras para /8 /2 /3 ... · como o arquiteto argentino Perez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, ... será o professor José Luís de Freitas, coor-denador

AR

QU

IVO

JP

Cachoeira do Sul, terça-feira, 19 de março de 2013Geral 14JORNAL DO POVO

PARA SABER MAISO que Mário Martins relatou à Justiça

Resultado extraofi cialLoterias

LOTOFÁCIL

QUINA - 3146

02 08 56 72 73

Prêm

io

em R

$

Acer

tos

Núm

ero

de

ganh

ador

es

5 1 1.769.696,63

4 116 4.036,93

3 6.367 105,06

ServiçoJUSTIÇA

Jornalista Mário Martinsencara júri popular hojeAcusado alega que matou amigo com espeto para se defender

Robson Neves

O jornalista Mário Luis da Silva Martins, 46 anos, enfrenta o júri popular hoje por matar o seu amigo Juliano Mo-raes Ribeiro, executado com golpes de espeto. O assassinato ocorreu em novembro de 2010, na casa onde Martins mora-va, no Bairro Noêmia. Ele é acusado de homicídio qualifi cado, crime com a pena prevista entre 12 e 30 anos de prisão.

Réu confesso, Martins é um jornalista conheci-do em Cachoeira do Sul, pois atuou nas redações do Jornal do Povo e de O Correio. Além disso, Martins foi assessor de imprensa na Fenarroz e na Sociedade Rio Branco. Ele afi rma que matou o amigo para se defender, argumentando que, após lhe bater com socos, Ribeiro pegou uma faca para lhe matar. Martins afirma que conseguiu derrubar o amigo e, em seguida, desferiu os gol-pes de espeto. Os dois haviam bebido e usado drogas na noite do ho-

Mário no momento da prisão: acusado e vítima estavam alcoolizados e drogados

micídio, admite Martins.FLAGRANTE - Depois

do crime, o próprio jor-nalista acionou a Brigada Militar e comunicou que havia matado Ribeiro, en-tregando o espeto para os policiais. Martins foi preso

em fl agrante e passou 359 dias na cadeia até ganhar a liberdade provisória, em novembro de 2011. No julgamento de hoje, marcado para iniciar às 13h30min, no Fórum, a tese de legítima defesa

deverá ser sustentada em plenário. A defensora pú-blica Raquel Dorneles Loy tentará convencer os jura-dos a absolverem Martins e a acusação será feita pelo promotor de Justiça Daniel Soares Indrusiak.

DUAS PERGUNTAS PARA MÁRIO MARTINS

Juliano Ribeiro estava dormindo quando foi morto?

“Não, não estava de forma alguma. Ele insistiu para que fosse dormir num colchão no chão do lado da minha cama. Eu não queria. Eu queria evitar que houvesse um confronto entre nós dois porque ele já estava muito alterado e sem condições de luta, porque ele estava completamente alcoolizado e drogado, assim como eu”.

O senhor acertou ele com o espeto mais de uma vez?

“Sim. Eu acertei mais de uma vez. Foram golpes rápidos e eu tenho consciência de que acertei mais de uma vez para me libertar. Eu estava meio que enroscado nas pernas dele quando ele caiu e eu queria me libertar pra fugir do quarto em que nós estávamos”.

O jornalista Mário Martins rela-tou para a Justiça que na noite do crime o seu amigo Juliano Ribeiro estava bastante alterado e por isso propôs, com a ideia de tirar ele de casa, que a vítima buscasse mais drogas para eles usarem.

Ele salienta que, após Ribeiro sair, chaveou as portas e o portão de acesso ao pátio para evitar que o amigo entrasse de novo e afi rma que fi cou quieto dentro de casa. Estava amanhecendo quando Ri-beiro voltou.

Martins alega que não abriu a porta para atender a Ribeiro e afi rma que o amigo então pulou o muro e passou a forçar a porta da

frente, quebrando dois vidros. Em seguida, Martins observa que Ribei-ro arrombou a porta da cozinha e entrou na casa, onde lhe agrediu.

Martins conta que pediu para Ri-beiro se acalmar, pois o soco havia quebrado a sua prótese dentária. Segundo o jornalista, Ribeiro se-guiu enfurecido e afi rmou que “ia arrancar todos os outros dentes”.

O jornalista salienta que Ribeiro chegou a cochilar, mas sempre acordava e tentava lhe agredir, até levantar e ir até a cozinha. “Ele buscou uma faca e iria me matar. Quando ele voltou ao quarto, eu dei uma rasteira nele. Ele caiu por cima do colchão devido ao estado

de embriaguez”, relata Martins.

O homicida enfatiza que tinha no quarto um espeto, que era uma arma de defesa contra qualquer pessoa que entrasse ou tentasse invadir sua casa. “Eu peguei o espeto e cravei, nem olhei onde”, descreve Martins. Ele garante que a ideia era apenas ferir Ribeiro para que pudesse fugir de dentro de casa.

Depois disso, Martins relata que foi até a casa de uma vizinha, esperando qual seria a reação de Ribeiro, pensando que o amigo poderia lhe perseguir. Ao voltar para a sua casa, ele encontrou o amigo caído na área e acionou a Brigada Militar.

LINHA DIRETATorneirasdo Centrojorramágua sujaMoradores da Rua

Moron, no centro da cidade, fi caram apa-vorados no fi nal da tarde de ontem com a cor da água da Corsan que jorrou das tornei-ras. Ao invés da água incolor, o que saía era uma água de colora-ção escura com uma camada espessa de gordura. O panorama se manteve ao menos até as 19h.

Segundo a morado-ra Jane Sena Corrêa, 59 anos, ofi cial de Jus-tiça, é a segunda vez que isto acontece. “A primeira vez ocorreu na semana passada. Percebi que a água estava escura quan-do meu fi lho ligou o chuveiro”, conta Jane, indignada. Sueli Ma-galhães Almeida, 64, pensionista, confi rma: “Eu acabei tomando um pouco da água po-luída”, conta. Por volta das 20h, a água já tinha voltado ao normal.

O OUTRO LADO - O JP tentou entrar em contato com o geren-te da Corsan, Mauro Adolfo, mas ele não atendeu o telefone nas duas oportunidades em que foi procurado antes do fechamento da edição.

Mortes MARGARETE TERE-

SINHA DA CRUZ BITEN-COURT, 51, cozinheira do Burriko, faleceu no HCB e será sepultada nesta terça-feira, às 9h, no Cemitério Municipal. Deixa o esposo Lauro Ge-raldo, as fi lhas Ana Paula e Ana Patrícia e os irmãos Tadeu, Sidnei, Marlete e João Batista. (Funerária Valmarques)

Até o fechamento desta edição, a Caixa Econô-mica Federal não havia informado o resultado da Lotofácil.

CARTÓRIO - O Cartório Eleitoral muda a partir desta segunda-feira o horário de atendimento, que será das 10h às 17h. A 10ª Zona Eleitoral abrange os municípios de Cachoeira do Sul, Cerro Branco e Novo Cabrais.

CPERS - Os seguintes servidores públicos es-taduais precisam com-parecer na sede do Cpers/Sindicato, em Cachoeira do Sul, com a maior brevidade possí-vel, para tratar assuntos urgentes: Eliane Rosely Schuch, familiares de Dalva Gladis Rehbein, Luciana Dornelles da Silva, Regina Barros de Souza, Tania Regina da Silva Halberstadt e Veny Machado da Cunha.

SEICHO-NO-IE - Todas as quartas e quintas-fei-ras, às 20h, há reuniões na Rua Moacir da Cunha Rösing, 145. Todos os sábados há reuniões às 15h.

TUTELAR - O telefone de plantão do Conselho Tutelar é o 9864-4759. No horário de expedien-te, o atendimento ocorre pelo 3724-6108.

BATISMO - As inscri-ções e preparação para o batismo na Paróquia Nossa Senhora da Con-ceição são do dia 20 a 30 de cada mês.

AMOR EXIGENTE - O grupo de prevenção para familiares e ami-gos de dependentes químicos Amor Exigente reúne-se nas quartas-feiras, das 20h às 22h, nos fundos da Igreja Santo Antônio.

Page 15: Hype, Candieiro e Casanova estão em obras para /8 /2 /3 ... · como o arquiteto argentino Perez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, ... será o professor José Luís de Freitas, coor-denador

AR

QU

IVO

JP

Cachoeira do Sul, terça-feira, 19 de março de 2013Polícia 15JORNAL DO POVO

PARA SABER MAISO esquema de tráfi co de drogas

GUERRA ÀS DROGAS

6 condenados por tráfico na Operação PatrãoPenas para o grupo liderado por Guigui no Beco dos Trilhos variam entre oito e 10 anos de cadeia Robson Neves

A juíza Lilian Astrid Ritter conde-nou as seis pessoas presas pela Polícia Civil na Operação Patrão a oito anos de cadeia por tráfi co e associação ao tráfi co de drogas. Desencadeada em julho de 2011, a ofensiva desbaratou o esquema liderado pelo comerciante Reni Giambastiani Sobrinho, o Guigui, que possui residência na entrada do Beco

dos Trilhos, onde a venda de drogas é constante em Cachoeira do Sul.

Apesar dos condenados negarem o envolvimento com o tráfi co, na sentença a juíza Lilian relata que a prova apre-sentada no processo indica que todos participaram dos crimes. Apontado como o chefe do esquema, Guigui recebia a ajuda dos fi lhos Maurício, Laudemir e Aureo Medeiros Giambastiani, que também foram condenados na sexta-

feira. Os outros dois réus considerados culpados são Eraldo Eugênio Lange e Márcia Andréia Andrade Guimarães. Dos seis, apenas Guigui e Márcia con-tinuam presos.

INVESTIGAÇÃO DIFÍCIL - Ao conde-nar o grupo, a juíza Lilian considerou o conjunto de provas apresentado pela Po-lícia, formado por denúncias anônimas e depoimentos de testemunhas, além de escutas telefônicas onde foram fl agrados

os diálogos dos condenados. Segundo a magistrada, foi uma investigação difícil, pois os réus “sempre foram espertos e dissimulados”. A magistrada salienta que eles tinham trabalhos lícitos, como comércio de veículos, fretes, táxi, pin-tura e faxina. “Contudo, a ganância e a ambição levaram os réus a, paralela-mente, atuarem na trafi cância”, destaca a juíza Lilian na sentença. Todos ainda podem recorrer ao Tribunal de Justiça.

IMPORTANTE

Dos seis réus do processo da Operação Patrão, dois também foram condenados por receptação de um notebook. O comerciante Reni Giambastiani Sobrinho, o Guigui, e a diarista Márcia Andréia Andrade Guimarães pegaram um ano de prisão por este crime. O aparelho foi furtado de dentro de um carro e apreendido na residência de Márcia. Ela recebeu o aparelho de presente de Guigui. Além disso, Márcia pegou um ano de prisão por posse de arma de fogo.

Na decisão que con-dena os réus, a juíza Li-lian Astrid Ritter observa que, mesmo morando em um casebre onde sequer havia banheiro, o réu Eraldo Lange dava-se ao luxo de alugar veículos. Os carros eram usados para buscar a droga vendida pelo grupo em Cachoeira do Sul.

Morador de casebre alugava carros Carros serão devolvidos

Os veículos apreendidos pela Polícia Civil na Operação Patrão serão devolvi-dos aos réus. A juíza Lilian Astrid Ritter afi rma que não houve comprovação de que tenham, efetivamente, sido utiliza-

dos a serviço do tráfi co. Além disso, eles foram adquiridos em datas anteriores ao período indicado na denúncia contra os réus, que são acusados de tráfi co em outubro de 2010 e julho de 2011.

ATENÇÃOUma testemunha re-

latou que estava sendo ameaçada de morte e por isso denunciou o esquema criminoso para a Polícia Civil. Ela chegou a viajar com Eraldo Lange para bus-car droga, alegando ter sido obrigada. “Ela era uma verdadeira escrava do réu Eraldo, sendo obrigada, premida pelo medo, a participar das inúmeras viagens em busca da droga”, desta-ca a juíza Lilian Ritter. Para a magistrada, o depoimento da teste-munha, que esclareceu em detalhes o esquema, confi rmando as investi-gações policiais, são fruto do medo e da busca por proteção. As ameaças contra ela eram feitas por Lange e Reni Giam-bastiani, diz a juíza.

OS CONDENADOS E AS PENAS

As penas aplicadas pela juíza Lilian Astrid Ritter

Taxista Aureo Medeiros Giambastiani

Cinco anos de prisão por tráfi co de drogas Três anos de prisão por associação

ao tráfi co

Pintor Maurício Medeiros Giambastiani, o Pé

Cinco anos de prisão por tráfi co de drogas Três anos de prisão por associação

ao tráfi co

Pedreiro Laudemir Medeiros Giambastiani, o Preguiça

Cinco anos de prisão por tráfi co de drogas Três anos de prisão por associação

ao tráfi co

Agricultor Eraldo Eugênio Lange, o Alemão

Cinco anos de prisão por tráfi co de drogas Três anos de prisão por associação

ao tráfi co

Comerciante Reni Giambastiani Sobrinho, o Guigui

Cinco anos de prisão por tráfi co de drogas

Três anos de prisão por associação ao tráfi co Um ano de prisão por

receptação

Diarista Márcia Andréia Andrade Guimarães, a Neneca

Cinco anos de prisão por tráfi co de drogas Três anos de prisão por associação

ao tráfi co Um ano de prisão por receptação Um ano de prisão por posse irregular

de arma de fogo

O AGRICULTOR Eraldo Lange era responsável pela compra da maconha. Para fazer o transporte, ele alugava carros em Santa Cruz do Sul.

ESTE trabalho vinha sendo feito por ele há quatro anos, aponta a investigação da Polícia.

PARA a compra da droga, a Polícia informa que Reni Giambastiani destinava de R$ 10 mil e R$ 15 mil por semana.

A MACONHA era adqui-

rida nas cidades de Porto Mauá, Três de Maio ou Santa Rosa. As viagens não tinham dia certo para ocorrer, pois tudo dependia de como era a venda no varejo.

A DROGA era deixada na madrugada na residência de Márcia Guimarães, no Bairro Marina.

DE ACORDO com a Polí-cia, depois disso a droga era fracionada para ser vendida no varejo no Beco dos Trilhos.

Fonte: Polícia Civil

AVISO DE LICITAÇÕESO Município de Cachoeira do Sul-RS torna público que realizará a seguintes licitações: PREGÃO PRESENCIAL-EDITAL 10/2013-PROCESSO 3.549/2013, referente à aquisição de uniformes e coturnos para os agentes de trânsito, a pedido da Secretaria Municipal de Obras. Inicio da sessão: 02/04/13 às 9h00min. PREGÃO ELETRÔNICO-EDITAL 13/2013-PROCESSO 3727/2013, refe-rente à aquisição de tinta, madeira, pincel, lixa, trena, lâmina e chapa, para confecção de placas de sinalização de acordo com a legislação vigente, a pedido da Secretaria Municipal de Obras. Início de Acolhimento de Propostas: 19/03/2013 – 8h30min. Limite para Impugnação: 28/03/2013 – 13h30min. Final de Acolhimento de Propostas: 02/04/2013 – 13h30min. Início dos Lances: 02/04/2013 – 14h00min. O edital de pregão eletrônico está disponível no site www.cidadecompras.com.br. Os editais também estão disponíveis no site www.cachoeiradosul.rs.gov.br e na Secretaria Municipal de Administração, Departamento de Compras, Rua Moron nº 1.013, fone: 0 (xx) 51 3724 6052, em horário de expediente.

Cachoeira do Sul, 18 de março de 2013.

Cristina da Gama MórSecretária Municipal de Administração.

PREFEITURA DE CACHOEIRA DO SUL - RSSECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃODEPARTAMENTO DE COMPRASRua Moron, 1.013 – Fone/Fax (51) 3724-6052

Condenados: Guigui, Preguiça, Aureo e

Alemão. Neneca e Pé estão sentados

Page 16: Hype, Candieiro e Casanova estão em obras para /8 /2 /3 ... · como o arquiteto argentino Perez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, ... será o professor José Luís de Freitas, coor-denador

JPESPORTE

DESIR

Ê A

LLR

AM

■ Terça-feira,

16 de março de 2013

Cachoeirense graduado no jiu-jitsu em Santa CruzO cachoeirense Alan Brum e o santa-cruzense Moises Doerr (professor

em Cachoeira do Sul) receberam nova graduação no jiu-jitsu. Brum agora é faixa azul e Doerr é faixa preta. A troca de faixa foi feita em Santa Cruz pelo mestre Amauri Santos, da Equipe Brazuka, de Porto Alegre. Doerr ministra aulas de jiu-jitsu e MMA na Sociedade União Cachoeirense e na Academia Impacto.

FUTSALp

Unisc patrocina o Cachoeira FutsalParceria com a universidade foi assinada ontem, em Santa Cruz Robson Neves

O Cachoeira Futsal conquistou o apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul para a disputa da Série Ouro do Gauchão de Futsal 2013. O contrato para o patrocínio para a temporada foi assinado ontem pelo presidente do Cachoeira, Márcio Vieira da Cunha, e pelo reitor da Unisc, Vilmar Thomé, em Santa Cruz. O Cachoeira fará a sua estreia no estadual no próximo dia 30, contra a Associação Sobradinho, no Ginásio Derlizão.

De acordo com o reitor Thomé, a Unisc tem o esporte como um meio para difundir valores. “Esperamos que esse seja o primeiro de uma série de contratos que nós vamos assinar com o clube”, destaca Thomé. Vieira da Cunha agradeceu o apoio da universidade e enfatizou que o clube vai retribuir o apoio. “Não viemos aqui à toa. Sabemos do potencial da Unisc e a contrapartida que podemos oferecer à universidade”, frisa o presidente.

Para Vieira da Cunha, a parceria com uma universidade de fora da cidade ajuda a engrandecer o pro-jeto do Cachoeira Futsal. “A Unisc não está investindo no Cachoeira à toa. Ela está enxergando o potencial do nosso grupo, da mobilização da torcida e da comunidade”, ressalta o dirigente. Ele observa que a parceria deve se estender pelos próximos anos. O valor do patrocínio não foi relevado pelo clube.

SURPRESO - O vice-presidente do Cachoeira, Rafael Vieira da Cunha, voltou para Cachoeira do Sul empol-gado após o encontro em Santa Cruz. “O que nos surpreendeu é que quando chegamos para negociar com eles, eles já sabiam tudo sobre o Cachoeira e elogiaram inclusive a mobilização do empresariado na Campanha Empresa Amiga”, destaca Rafael. Para ele, isso mostra que o trabalho desenvolvido pelo clube está no caminho certo e que inclusive é conhecido fora da cidade.

Rafael e Márcio Vieira da Cunha, Vilmar Thomé e Ever-son Bello: Cachoeira ganha patrocinador de outra cidade

Cachoeira encarao Atlântico

O Cachoeira Futsal estreia o seu novo uniforme no amistoso contra o Atlân-tico de Erechim, em Arroio do Tigre. Hoje, o clube deve anunciar mais duas empresas parceiras para a temporada. “Estamos trabalhando desde novembro do ano passado, incansavelmente, pla-nejando e desenvolvendo um projeto coeso, e agora estamos começando a colher os frutos”, avalia o presidente Márcio Vieira da Cunha.

Torcedor pode ajudar o clube

O presidente Márcio Vieira da Cunha espera o apoio do torcedor do Cachoeira Futsal para a temporada. A meta é conquistar 100 sócios e lotar o Derlizão em todas as partidas em casa. “Um time se faz com uma torcida apaixonada, vestindo a camiseta”, con-vida o presidente. Para se associar ao clube, o torcedor paga 10 parcelas de R$ 50,00 e garante a entrada gratuita em todos os jogos.

Page 17: Hype, Candieiro e Casanova estão em obras para /8 /2 /3 ... · como o arquiteto argentino Perez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, ... será o professor José Luís de Freitas, coor-denador

2JP

JORNAL DO POVO Terça-feira,

19 de março de 2013

Quem brilha está em Helena

/4

ASSIM CANTAM OS GALOS4ª EDIÇÃO DO FESTIVAL REUNIU COMPOSITORES DE VÁRIAS CIDADES NA FAZENDA GERIBÁ

Yoná Magalhães volta às novelasLonge das novelas desde "Cama de gato", de 2009, YONÁ MAGALHÃES

estará em "Sangue bom", próxima novela das 19h da Globo. Na trama, ela interpreta a falida Glória Pais, uma mulher nascida em berço de ouro e que fez parte da alta sociedade por muito tempo. A substituta de "Guerra dos sexos" tem estreia prevista para abril.

Oneide Teixeira

O 4º Canto dos Galos reuniu no último fi nal de semana, na Fazenda Geribá, em Cachoeira do Sul, 50 cantores, melodistas, instrumentistas e compositores nativistas de pelo menos 20 muni-cípios do Rio Grande do Sul, além de um con-vidado uruguaio. O resultado foi a produção de 14 músicas e dois poemas inéditos sobre o tema deste ano: distância. Oito participantes recebe-ram troféus. O evento estendeu-se por sexta-feira, sábado e domingo.

O encontro é restrito a músicos e letristas convidados. Tem o objetivo de promover a criação musical nativista e o intercâmbio entre participantes cachoeirenses e seus parceiros musicais. O patrono desta edição foi o declama-dor Patrocínio Vaz Ávila, considerado por muitos o principal declamador gaúcho. Ele também foi homenageado com uma placa de prata pelo con-junto de sua obra.

O ENCONTRO - Após a apresentação dos participantes, a chegada das bandeiras por cava-leiros do Geribá e a execução do Hino Rio-gran-dense, Patrocínio Vaz Ávila executou o "Toque de silêncio" no clarim. A seguir, apresentou a poesia “Romance do João da gaita”, de Apparicio Silva Rillo, acompanhado na guitarra por Daniel Petry.

Em seguida, o compositor Marcelo Paz Car-valho adentrou a porteira executando na gaita botoneira a canção “La calandria”, de Isaco Abitbol, e deu o tema do festival: distância. No sábado, 14 músicas e dois poemas inéditos, elaborados no encontro, foram apresentados no palco da Geribá. Entre os cantores estavam Raineri Spohr, Maurício Barcelos e Rodrigo Du-arte, Jader Duarte, Otélo Corrêa, Fábio Tiecher, Everton “Gaudério” Hernandez e Alex Har.

!O Canto dos Galos é realizado anualmente pelos compositores João Rafael Teixeira Chiapetta, Mateus Neves da Fontoura e Cleiton Santos. Para Neves da Fontoura, a importância do Canto dos Galos está na produção cultural.

“As composições que surgem neste ambiente, e chegarão aos palcos dos festivais, são um referencial da qualidade do trabalho musical dos cachoeirenses e seus parceiros musicais”, destaca. João Rafael Tei-xeira Chiapetta enfatiza que essa é uma oportunida-de para mais de 20 compositores e músicos cachoei-renses radicados em outras cidades se encontrarem. “É sempre bom rever os amigos, fazer novas amiza-des, e tudo isso num ambiente de tradição e música”, comenta.

A ORIGEMO coordenador Cleiton Santos enfatizou que o Canto

dos Galos teve origem na união de amigos e composi-tores locais que moram fora da cidade e costumavam se reunir na casa de Chiapetta no fi nal do ano. “Muitos moram fora e visitam a família no fi nal do ano. Então, encontramos um motivo não só para rever os amigos, mas também para fazer o que a gente gosta, que é mú-sica, promovendo o Canto dos Galos”, explica. Em 2014, o responsável pelo tema do festival será o poeta Fábio Maciel, de Bagé.

PREMIADOS4º Canto dos Galos

Homenagem especial: Patrocínio Vaz Ávila

Tema de 2013: distância, de Marcelo Paz Carvalho

Responsável pelo tema do festival em 2014 – Fábio Maciel - Bagé

Responsável pelo tema em 2015 – Daniel Barcelos Petry – São Gabriel

OS TROFÉUS Primeira autoria: Diego da Silveira

Moura - Encruzilhada do Sul Participante mais festivo: Raineri Spohr

- Dom Pedrito Personagem de fato inusitado: Gabriel

Duarte Weber - Jaguarão Que mais se esforçou para participar:

Cauê Machado - Arroio Grande Contribuiu com a experiência: Zeca

Motta - Três de Maio Maior participação no palco: Fábio Tie-

cher - Porto Alegre Mais jovem participante: Alex Har -

Santana do Livramento Quem mais auxiliou na realização do

encontro: Carlos Machado - Cruz Alta O Canto dos Galos não tem premiação

para composiçõesFonte: Organização

Músicos e letristas: representantes de pelo menos 20 cidades gaúchas participaram do festival

ZECA MOTTA

Page 18: Hype, Candieiro e Casanova estão em obras para /8 /2 /3 ... · como o arquiteto argentino Perez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, ... será o professor José Luís de Freitas, coor-denador

CRUZADAS

JP2

TelinhaRBS TV4h45 Missa do Papa - entronização do Papa Francisco 7h30 Bom Dia Rio Grande 7h40 Bom Dia Brasil 8h30 Mais Você 10h Bem Estar 10h35 Encontro 12h Jornal do Almoço 12h50 Globo Esporte 13h20 Jornal Hoje 13h55 Vídeo Show 14h30 Vale a Pena Ver de Novo - O profeta 16h Sessão da Tarde - "Casamento grego" 17h50 Malhação 18h20 Flor do Caribe 19h10 RBS Notícias 19h30 Guerra dos sexos 20h30 Jornal Nacional 21h10 Salve Jorge 22h25 Big Brother Brasil 23h30 Louco por Elas 0h15 Jornal da Globo 0h50 Programa do Jô 2h25 Terra Nova 3h10 Corujão - "Primitivo"

TVE 6h30 Caminhos da Reportagem 7h30 Cidadania 8h Repórter Brasil Manhã 8h30 Jornal Visual 8h45 Espaço Público TVE + AL 9h35 Batatinhas 9h40 Mamma Mirabelle 10h05 Pequenos Rôbos 10h25 Contos de Tatonika 10h45 Meu Amigaozão 11h15 Cedric 11h30 Clube do Travesseiro12h Cultura Ponto a Ponto 12h30 Jornal da TVE 12h45 Estação Cultura 13h15 Pandorga 13h25 Mamma Mirabelle 13h50 Batatinhas 13h55 Pequenos Rôbos 14h15 Contos de Tatonika 14h35 Meu amigaozão 15h Galera do Surf 15h30 Pandorga 16h Sem censura 17h30 Conhecendo Museus 18h Estúdio móvel 18h30 Radar 19h Viva Bem 19h30 Jornal da TVE 20h Estação Cultura 20h30 Memória 21h Repórter Brasil Noite 22h Samba na Gamboa 23h Arte do Artista 23h30 Observatório da Imprensa 0h30 Jornal da TVE 1h Radar

BAND4h Igreja Mundial 6h45 Primeiro Jornal 7h30 Esporte em Revista 8h Dia Dia 9h10 Band Kids 11h10 Jogo Aberto 12h30 Jogo Aberto RS 13h10 Brasil Urgente RS 14h Ponto de Luz 15h Futurama 15h50 iCarly 16h50 Brasil Urgente 18h50 Band Cidade 19h20 Jornal da Band 20h25 Momento da Sorte 20h30 Show da Fé 21h20 Zoo 21h30 Os Simpsons 22h30 The Walking Dead 0h Agora é Tarde 1h Jornal da Noite 1h45 Claquete 2h45 Show de Desenhos

TV

RECORD 6h15 Balanço Geral SP Manhã 7h25 São Paulo no Ar 8h40 Fala Brasil 10h Hoje em Dia 12h Balanço Geral SP 14h30 Programa da Tarde 17h15 Cidade Alerta 20h30 Jornal da Record 21h15 CSY Nova York 22h15 Balacobaco 23h15 Grimm 0h15 CSI Miami 1h15 Programação IURD

TV PAMPA 3h Show da Fé 7h Pampa Kids 8h Show da Fé 8h30 Se Liga Brasil 10h30 Pampa Kids 11h25 Pampa Show 12h Pampa Meio-dia 12h55 Pampa Kids 15h A Tarde é Sua17h Baladão 17h30 Pampa Debates 18h10 Programa Pampa News 19h Jornal da Pampa 19h30 TV Fama 20h45 RedeTV News 21h30 Igreja Internacional da Graça de Deus 22h30 Feira do Riso 23h Luciana by Night 0h Studio Pampa 2h50 Leitura Dinâmica

SBT6h Jornal do SBT - manhã 7h SBT Rio Grande Manhã 7h30 Carrossel Animado com Patati Patatá 9h Bom Dia & Cia 12h10 SBT Rio Grande 12h45 Três é Demais 13h15 Arnold 14h Chaves 14h30 Rosalinda 15h15 Jamais te esquecerei 16h15 A usurpadora 17h15 Quem Convence Ganha Mais 18h15 As Visões da Raven 19h20 Eu, a Patroa e as Crianças 19h45 SBT Brasil 20h30 Carrossel 21h15 Programa do Ratinho 22h45 Cine Espetacular - "A orfã" 1h15 Jornal do SBT 2h Dois Homens e Meio 2h30 Big Bang - a Teoria 2h45 História Fora do Normal 3h30 Cadê Você, Chelsea? 4h Jornal do SBT - madrugada

ULBRA TV 6h25 TPM - Tudo para Mulher 7h10 EAD na TV 8h Toque de Vida 8h10 Sessão Galerinha 10h30 O Elo Perdido 11h20 TPM - Tudo para Mulher12h05 Toque de Vida 12h15 Buffy - a caça- vampiros 13h Versão Brasileira - "O poder da esperança" 14h45 Tarde Toon 16h10 Garajão Ulbra TV 17h10 Informação 18h10 Ulbra Notícias 18h30 Buffy - a caça- vampiros 19h20 Atividade 20h10 Cadeira Cativa 21h Interação 21h30 2 Toques 22h15 Festival de Verão Cine 48 - "A musa" 23h50 Toque de Vida 0h Garajão Ulbra TV 1h Insônia Class - "Em defesa da verdade " 2h30 Insônia - "Nark" 4h05 "O poder da esperança" 5h40 Macgyver

MATEUS ROCHA (foto) acaba de acertar uparticipação em "Balacobaco". Na novdas 22h da Record, o ator dará vida a udelegado que fi cará à frente das investigaçõrelacionadas aos crimes do vilão Norberinterpretado por BRUNO FERRARI.

Mateus Rocha voltará às novela

ANA BEATRIZ NOGUEIRA e CLAUDIA RAIA de-moraram três horas para gravar a cena de “Salve Jorge” em que Lívia (Claudia) aplica a injeção letal em Raquel (Ana). Asatrizes ensaiaram com cuidado a sequên-cia, que foi ao ar ontem. “Eu tinha que cair do jeito certo. Não quis dublê”, contaAna Beatriz.

Mês que vem, o JORNAL DA BAND mostrao dia a dia de quem fi cou milionário atravda música. Em “Sertanejos milionários”telejornal retratará o cotidiano das principduplas sertanejas da música nacional, coZEZÉ DI CAMARGO e LUCIANO, BRUNO e MARRONVICTOR E LÉO, além da rotina dos "sertanesolitários", aqueles que cantam sozinhos.

Page 19: Hype, Candieiro e Casanova estão em obras para /8 /2 /3 ... · como o arquiteto argentino Perez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, ... será o professor José Luís de Freitas, coor-denador

Terça-feira, 19 de março de 2013

JORNAL DO POVO/3

HORÓSCOPO

ÁRIES (21/3 a 20/4) - Não perca as opor-tunidades que podem surgir, principalmente no trabalho.

TOURO (21/4 a 20/5) - Júpiter ingressa em seu signo, deixando você mais otimista e confi ante.

GÊMEOS (21/5 a 20/6) - Boa noite para defen-der a sua privacidade. Seja mais ambicioso.

CÂNCER (21/6 a 21/7) - Não é hora de pensar pequeno, mas sim de investir em projetos ambiciosos.

LEÃO (22/7 a 22/8) - No amor, cuidado com a sua inconstância: os excessos podem ser prejudiciais.

VIRGEM (23/8 a 22/9) - Não desanime diante das mudanças. Sorte com sagitário.

LIBRA (23/9 a 22/10) - Você terá a nítida sensação de que os seus horizontes estão se abrindo.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) - Deixe a indivi-dualidade de lado. No amor, o seu entusias-mo será visível.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) - O momento estimula a sua cami-nhada para a liberdade e a independência.

C A P R I C Ó R N I O (22/12 a 20/1) - No campo afetivo, esta é uma fase de alegria e aventura.

AQUÁRIO (21/1 a 19/2) - Dia para mudar de cidade, residência ou até mesmo a sua rotina no trabalho.

PEIXES (20/2 a 20/3) - Talvez precise resolver impasses e confl itos esta manhã.

Sal fi nge arrependimen-to após discussão com Luana. Surge um clima de romance entre Mor-gana e Orelha. Luana vê Vitor e Lia juntos. Pilha e Fera provocam Orelha, que acaba magoando Morgana. Marcela fala com Axel e Lia desconfi a que a professora já saiba que ele é seu admirador secreto. Vitor anuncia seu namoro com Lia. Lorenzo informa a Raquel que vai morar com Marcela defi nitivamente. Orelha acusa Vitor de ter feito uma armadilha contra ele e Luana fi nge não saber quem foi. Raquel coloca Tatá contra Lorenzo. Morgana é hostil com Orelha. Sal confronta Olavo, que adverte Bruno sobre o rapaz. A unidade Rio vence a Olimpíada Cultural do Quadrante, e Morgana e Orelha acabam se beijando. Lia percebe que Luana não está bem.

Cassiano tenta conven-cer Dom Rafael a ligar para Alberto a fi m de esclarecer a presença do cristal de sal junto com os diamantes. Dom Rafael avisa a Cassiano que, se ele fugir, Duque pagará pelos seus atos. Cristal avisa a Amparo que descobrirá o que há de errado em sua casa. Donato insinua para Bibiana que Hélio pode ser o autor do acidente com o casal. Taís fi ca encantada com Lino. Ester decide ir com Alberto para o Caribe procurar o noivo de-saparecido. Cassiano convida Duque para fugir com ele. Hélio pede ajuda a Dionísio para tirar o pai da cadeia. Ester chega ao Caribe com Alberto. Cassiano cruza a cida-de dentro do carro de Dom Rafael.

Lívia fi nge emoção ao ver o corpo de Raquel. Drica reclama da falta da atenção de Helô. Lívia é consolada pela morte de Raquel. Irina decide ir com Wanda para a Capadócia. Russo desiste de entrar no hotel ao ver Helô chegar. Lívia fi nge emoção com a chegada da delegada, que estra-nha sua reação. Stenio e Haroldo não sabem como dar a notícia da morte de Raquel para Leonor. Celso reclama de ter que conversar com Antônia. Helô acusa Lívia de ter matado Raquel, mas logo se arrepende e faz um falso pedido de desculpa. Morena pensa em Theo. Bianca confessa para Maitê que está apaixona-da por Zyah. Wanda e Iri-na visitam o restaurante de Cyla. Stenio e Haroldo comunicam a morte de Raquel. Thompson fi ca desolado e Lucimar o consola. Vanúbia provoca Pescoço. Morena volta para o restaurante de Cyla com Almir. Áurea discute com Érica. Luci-mar fala para Theo que acredita que Lívia esteja envolvida com a morte de Raquel. Lívia orienta Rus-so a dar fi m em Helô. Lívia fala para Élcio esquecer Raquel e se preocupar com a competição. Russo atira em Helô.

NOVELASMALHAÇÃORBS TV - 17H50MIN

GUERRA DOS SEXOS RBS TV - 19H30MIN

FLOR DO CARIBE RBS TV - 18H20MIN

SALVE JORGE RBS TV - 21H10MIN

"A musa " Ulbra TV - 22h15min

Albert Brooks, Sharon Stone, Andie MacDowell e Jeff Bridges. Steven sem-pre foi um roteirista bem-sucedido, até que um dia sua criatividade o abandona. Desesperado, ele procura a ajuda de um amigo, que lhe conta o segredo de seu sucesso: uma musa inspiradora. Ele procura a musa em busca de ajuda, mas nem imagina o quanto essa ajuda vai lhe custar. Comédia.

"Casamento grego"

" A órfã"SBT - 22h45min

Vera Farmiga, Peter Sarsgaard, Isabelle Fuhrman e CCH Pounder. Depois de sofrer um terrível aborto, Kate e seu marido decidem adotar uma criança. Durante a visita a um orfanato, os dois se encantam por Esther, uma doce criança de 9 anos. O que o casal nem imagina é que estranhos acontecimentos fazem parte do histórico da menina. Terror.

RBS TV - 16hNia Vardalos, John Corbett, Michael

Constantine e Christina Eleusiniotis. Toula Portokalos, solteira aos 30 anos, é uma mulher desengonçada que trabalha com sua família em um restaurante. O sonho de seu pai, um tradicionalista grego, é ver Toula casada com um conterrâneo, mas ela é correspondida pelo professor americano Ian Miller. Comédia romântica.

FILMES DE HOJE

Isadora teme ser demi-tida e Ronaldo a con-sola. Juliana descobre que Nando contou a Roberta sobre os dois. Nenê convence Nieta a não brigar com ele por ter vendido os recibos de Vitório para Felipe. Nando fica confuso quando Dominguinhos demonstra não saber nada sobre o bigode preto. Juliana afi rma a Analú que não está interessada em Nando. Dominguinhos deixa a mansão magoado. Montanha repreende Ulisses por enganar Lucilene. Baltazar fala para Olívia que Domin-guinhos não é Otávio. Juliana e Felipe fi cam com ciúmes de Nando e Roberta. Analú separa suas joias para pagar pelo plano armado com Nenê. Lucilene procura Vânia para falar sobre Ulisses. Juliana aceita se casar com Fábio. Charlô tenta provar a fraude de Otávio. Feli-pe vai ao encontro de Dominguinhos.

OSINEL COSTA

Afastada da TV desde "Avenida Bra-sil" (2012), DÉBORA BLOCH está confi rmada na nova versão de "Saramandaia", que será exibida na fai-xa horária das 23h, que no ano passado abrigou “Gabriela”. A trama começará a ser gravada em abril.

FLÁVIA ALESSANDRA, a tenente Érica de "Salve Jorge", será a outra de novo na novela "Amor à vida", a próxima das 21h da Globo. Ela será a terceira ponta do triângulo com MALVINO SALVA-DOR e PAOLA OLIVEIRA, mas entrará só lá pelo capítulo 80. A substi-tuta de "Salve Jorge" estreia em maio.

Débora Bloch estará em

“Saramandaia”

Page 20: Hype, Candieiro e Casanova estão em obras para /8 /2 /3 ... · como o arquiteto argentino Perez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, ... será o professor José Luís de Freitas, coor-denador

[email protected]

Por que repetir velhos erros, se há tantos

erros novos para cometer?

Bertrand Russel, fi lósofo inglês (1872-1970)

PROGRAME-SE

27 DE MARÇO Espetáculo Paixão

de Cristo, às 20h, no Estádio Champagnat do Colégio Marista Ro-que. Entrada franca.

LOJAS Pompéia come-moram neste 2013 seis décadas de operações no mercado gaúcho. A fi lial cachoeirense, em julho, comemora seus 25 anos.

PACIENTES da Liga Feminina de Combate ao Câncer serão presenteados com pães em formato de pombas, uma tradição italiana para a Páscoa. Maria Ines Jaeger é quem colocará a mão na massa. Presidenta do conselho da LFCC, Ana Both, vibra com a boa ação.

Gente que é notíciaROSINHA e Lavi, a dupla do Restaurante Supremo, a mil com a Noite do Peixe marcada para sábado próximo. Mas só com reserva antecipada, pois os jantares com cardápio exclusivo estão com ótima adesão pela clientela da casa. Ensopado de pintado, lasanha de peixe, peixe à escabeche, bolinho e peixe assado reche-ado serão vedetes no bufê.

MAGLIA Machado, Carmen Raddatz, Flaviane Bonnel, Cecília Chaves, Elizabeth Pelzer, Elen Bitencourt Cor-rea, Sandra Pötter, Regina Wolff, Silvia Minssen Giulia-ni, Valquiria Castagnino, He-lena Carvalho, Adriane Kury, Luciane Germanos, Juliana Scheidt e Vanessa Stoll estão como patronesses da T Liga. A camiseta está a R$ 25,00. Recepção do Jornal do Povo também é posto de venda.

ALBA Mazuim, Leni Mazuim Barreto, Andressa Mazuim Schirmer com Felipe estão em temporada em Porto de Gali-nhas, em Pernambuco.

JOÃO Ricardo Tavares teve o carinho de amigos e mui-tos colegas do Fórum que o surpreenderam com jantar no El Fogon comemorando seus 20 anos como promotor. A noite foi agradabilíssima, com os bons assados do restaurante, e a simpatia e cordialidade do homenage-ado.

O que ele disseEstilo pessoal é ter a confi ança de ser quem você é, não necessaria-

mente extravagante ou excêntrico.Ralph Lauren, estilista

JULIANA Teles e Eduardo Roggia na troca de alianças D

IVU

LGA

ÇÃ

O J

P

CANDICE Rohde (coordenadora do setor jovem), a diretora social Alba Mazuim, a

vice-presidenta Beatriz Schwab, a presiden-ta Mariele Schiefelbein e a vice-presidenta Luciane Hintz Germanos: trabalho fi rme na promoção T Liga, agendada para o dia 13 de abril na Hype, colocando as camisetas personalizadas da festa da Liga Feminina

de Combate ao Câncer, nesta edição com o valioso apoio do deputado federal José Otávio

Germano

ONEIDE TEIXEIRA

HILDO e Sandra Scherer: nas festas do verão

JE M

ÍDIA

VIS

UA

L

SIMPATIA de Gabriela Helbert

ROBISPIERRE GIULIANI

CLARI e Lauro Lima: na roda social

JE MÍDIA VISUAL

JUAREZ e Solange Peixoto: festivamente

ROBISPIERRE GIULIANI

JEFERSON e Alice Trevisan com o fi lhote Ney: em bom momento

ROBISPIERRE GIULIANI

ERICA Chaves: feliz com o sucesso da festa do primei-

ro aniversário do Rotary Arrozais, sábado último

DIV

ULG

ÃO

JP

JOSIANI e Régis Fardin: divertindo-se

ROBISPIERRE GIULIANI