hoje macau 27 jan 2012 #2537

20
TEMPO PERÍODOS DE CHUVA MIN 8 MAX 12 HUMIDADE 80-95% • CÂMBIOS EURO 10.5 BAHT 0.2 YUAN 1.2 AGÊNCIA COMERCIAL PICO 28721006 PUB PUB MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ SEXTA-FEIRA 27 DE JANEIRO DE 2012 ANO XI Nº 2537 PUB Ter para ler Macau vive um paradoxo: ao restringir a vinda de profissionais prejudica todos os que cá vivem. O economista Albano Martins diz que é preciso liberalizar a contratação de trabalhadores para que as empresas reduzam custos com mão-de-obra. Só assim os preços param de subir e o turismo se mantém competitivo. PÁGINA 5 ESTUDO DE SALÁRIOS DA FUNÇÃO PÚBLICA Comissão tem elementos do sector privado PÁGINA 2 LEI DE COMBATE AO CRIME DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Protecção às vítimas está mais perto PÁGINA 4 Liberalizar ou morrer Sem importar trabalhadores até o turismo está em risco Cavaco Silva E não se pode exterminá-lo? EDITORIAL P.19 Senna Fernandes Tema de palestra em Oxford PÁGINA 15 ANTÓNIO FALCÃO

Upload: jornal-hoje-macau

Post on 18-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição do Hoje Macau de 27 de Janeiro de 2012 • Ano X • N.º 2537

TRANSCRIPT

Page 1: Hoje Macau 27 JAN 2012 #2537

TEMPO PERÍODOS DE CHUVA MIN 8 MAX 12 HUMIDADE 80-95% • CÂMBIOS EURO 10.5 BAHT 0.2 YUAN 1.2

AGÊNCIA COMERCIAL PICO • 28721006

PUB

PUB

MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ • SEXTA-FEIRA 27 DE JANEIRO DE 2012 • ANO XI • Nº 2537

PUB

Ter para ler

Macau vive um paradoxo: ao restringir a vinda de profissionais prejudica todos os que cá vivem. O economista Albano Martins diz que é preciso liberalizara contratação de trabalhadorespara que as empresas reduzam custos com mão-de-obra. Só assim os preços param de subir e o turismose mantém competitivo.

PÁGINA 5

ESTUDO DE SALÁRIOSDA FUNÇÃO PÚBLICA

Comissão tem elementos do sector privado

PÁGINA 2

LEI DE COMBATE AO CRIME DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Protecçãoàs vítimasestá mais perto

PÁGINA 4

Liberalizarou morrer

Sem importar trabalhadoresaté o turismo está em risco

Cavaco SilvaE não se podeexterminá-lo?EDITORIAL P.19

Senna FernandesTema de palestraem Oxford

PÁGINA 15

ANTÓNIO FALCÃO

Page 2: Hoje Macau 27 JAN 2012 #2537

PUB

2 política sexta-feira 27.1.2012www.hojemacau.com.mo

Joana [email protected]

A Secretária para a Administração e Justiça, Florinda Chan, já tinha dito

que iria tomar uma decisão sobre os salários da função pública nos primeiros seis meses deste ano, ainda que de fora ficassem os aumentos dos ordenados. Ontem, surgiu o primeiro passo: foi criada a Comissão de Deliberação das Remunerações dos Trabalha-dores da Função Pública.

O grupo terá como funções “estudar e fixar” os princípios para o ajustamento dos venci-mentos dos trabalhadores da administração, assim como estabelecer regras para a sua actualização.

José Pereira Coutinho é um dos membros da comis-são presidida pelo director dos Serviços de Adminis-tração e Função Pública,

Nova comissão para estudar salários da função pública conta com elementos do privado

Positiva, mas com defeitos

José Chu. Para o presidente da Associação dos Traba-lhadores da Função Pública (ATFPM), ainda que a co-missão seja um passo muito positivo, há pormenores que deixam dúvidas.

Um deles é a integração de membros do sector privado na comissão. “É estranho que estejam pessoas estranhas à função pública e que repre-

sentam o sector privado na comissão”, disse ao Hoje Macau. Segundo o Boletim Oficial, a comissão integra elementos da Associação Comercial de Macau (ACM) e da Federação das Associa-ções dos Operários de Macau (FAOM). “O Governo é o único patrão dos trabalhadores da função pública, para quê ter outro tipo de patronato?”,

interroga Pereira Coutinho.O também deputado

assegura ter-se manifestado contra a escolha dos repre-sentantes destas associa-ções, mas o assunto não me-receu muitas justificações. “Então se é assim, também devíamos ter representantes da função pública no Conse-lho de Concertação Social.”

O Conselho de Concer-

tação Social é responsável, por exemplo, pelo estudo do salário mínimo e conta com representantes da FAOM e da ACM, mas não com mem-bros da Função Pública.

FELICITAÇÕESApesar das controvérsias, Pereira Coutinho felicita a criação da comissão. Por dois aspectos principais: “vai esta-

bilizar e manter uma regulari-dade de actualização salarial sempre que a inflação suba e, pela primeira vez, o Governo decidiu ouvir os legítimos interessados”.

A funcionar na tutela da Secretária Florinda Chan, a comissão poderá ter já resulta-dos no início de Fevereiro mas com retroactivos a Janeiro. “Pedimos que o aumento sa-larial aconteça o mais rápido possível e contamos ter, em Fevereiro, um número da estimativa de aumento.”

Recorde-se que, nas reuniões do presidente da ATFPM com Chui Sai On antes da apresentação das Linhas de Acção Governa-tiva (LAG), foi proposto um aumento de 7% nos salários e um mecanismo de actua-lização salarial de forma de recuperar o poder de compra dos trabalhadores da Função Pública, diminuído pela inflação.

Page 3: Hoje Macau 27 JAN 2012 #2537

3políticasexta-feira 27.1.2012 www.hojemacau.com.mo

Virginia [email protected]

O deputado Lee Chong Cheng afirmou que a implementação

no início do mês da nova lei do tabaco, nos restaurantes e noutros locais públicos, tem vindo a obter sucesso e os casos de ilegalidades estão a diminuir. No en-tanto, sublinhou que esta é uma questão de consciência dos cidadãos e que não se deve apenas contar com as medidas e multas das inspecções. Nesse sentido, o deputado sugeriu que o Governo deveria promover acções educativas de modo a motivar a população para o cumprimento da lei.

Lee Chong Cheng acres-

AU Kam San interpe-lou o governo sobre

a existência de grupos de especuladores da China Continental que possuem pilhas de notas dragão para venda, enquanto os residen-tes de Macau apenas tiveram acesso limitado às mesmas. O deputado mostrou-se bastante indignado com o assunto. “Como é que eles conseguiram as notas? Será que os bancos locais estão a participar em especulações ilegais? Ou será que foram impressas na China Conti-nental quantidades de notas extra ilegalmente?”

O deputado democrata acusou o Governo e os respectivos departamentos relacionados com o tema de falta de sensibilidade e de responsabilidade e ain-da de deficientes relações públicas, que na sua opinião levaram à frustração das pessoas quando começou a especulação.

TROCAS E BALDROCASAu Kam San sublinhou que enquanto os residentes apenas podiam trocar 20 ou 50 notas de cada vez, os especuladores possuíam mais de mil notas com nú-meros de série consecutivos e acrescentou que existe um site que publicita a venda das notas dragão (http://w w w. x x 0 0 7 . c n / i n d e x .asp?boardid=151&page=).

“Como é que as notas chegaram a estes grupos?”, questionou.

LEI Cheok Kuan, Vice--Presidente Executivo

da Associação de Mútuo Auxílio dos Moradores da Avenida Almeida Ribeiro, declarou ao jornal Ou Mun que o encerramento do corredor especial de trans-portes públicos durante as festividades do Novo Ano Lunar foi um sucesso e aconselhou o Governo a cancelar este corredor durante os feriados e ainda a mudar a praça de táxis daquela rua para a Av. Da Praia Grande (junto ao

restaurante Solmar), de modo a aliviar o constante congestionamento de trân-sito naquela área.

Sublinhou também que a praça de táxis junto do Leal Senado, para além de não ter abrigo, está sempre com grandes filas, o que aumenta a confusão do trânsito naquela zona, sugerindo a sua mudança com melhoramentos para a Av. da Praia Grande.

Iun Ioc Va, vice-su-pervisor da Comissão de Trabalhadores das Ilhas

da União Geral das As-sociações dos Moradores de Macau, também em declarações ao Ou Mun, afirmou que o Governo deve continuar a promo-ver a regulamentação dos táxis e a combater as “ovelhas negras”. Sa-lientou que o reforço das medidas de fiscalização anunciadas para o período das festas do Novo Ano Lunar se fizeram sentir no melhoramento dos ser-viços prestados naquele sector. - V.L.

Em tempo de suspeita de importação ilegal de tabaco

Deputado ataca os cigarros

Melhoramentos para as praças de táxis

“Ovelhas negras” andam calmas

Deputado quer descobrir o destino da “Nota Dragão”

Já há dragões falsos?

Insistiu ainda no controlo do fumo em casas de jogos e lojas com internet.

FAÇAM QUEIXASegundo o jornal Ou Mun, o aumento do preço do tabaco está a ter grande impacto no mercado local e a provocar, de acordo com declarações de residentes, o aumento da “importação paralela de tabaco”.

Au Ka Fai, presidente da Associação Abstenção Fumo e Protecção Saúde, instigou os cidadãos a denunciar às au-toridades as lojas que vendam tabaco de forma ilegal. Au Ka Fai recordou que os cigarros com licença válida têm o selo dos Serviços de Saúde e que os que não o possuírem devem ser imediatamente denuncia-dos àquela instituição.

centou que a implementação da lei é positiva, mas que ainda há muito a fazer quanto ao seu desenvolvimento, de modo a que visitantes e jovens ganhem outra consciência e diminuam o consumo de tabaco.

O deputado sublinhou que teve sempre especial atenção na forma como o tabaco atinge a juventude e propôs o lançamento de uma campanha dirigida aos adolescentes que teria por lema “Fumar é cool, mas não fumar ainda é mais cool”.

Au Kam San perguntou ainda se o Governo iria entrar em contacto com o departamento de segurança da China Continental, para averiguar se a imensa quan-tidade de notas anunciadas no site eram verdadeiras, e em caso afirmativo de onde é que tinham vindo.

Para além disto, o depu-tado sublinhou o facto de haver apenas dois bancos

emissores da nota, sendo portanto fácil de verificar os números de emissão, e questionou se o Governo iria pedir aos bancos os dados necessários de modo a apurar responsabilidades neste caso. Terminou per-guntando se o Executivo tinha “aprendido a lição”, de modo a não repetir o erro com as emissões de notas dos próximos 11 anos. - V.L.

Au Kam San acusa o Governo e os departamentos que lidam com a emissão e controlo das notas do dragão de falta de sensibilidade e de responsabilidade e ainda de deficientes relações públicas, que na sua opinião levaram à frustração das pessoas quando começou a especulação.

Page 4: Hoje Macau 27 JAN 2012 #2537

4 sociedade sexta-feira 27.1.2012www.hojemacau.com.mo

Joana [email protected]

DEPOIS de ter passado quatro anos sem qual-quer definição

concreta, a Lei de Combate ao Crime de Violência Doméstica vai finalmente chegar à Assembleia Legis-lativa (AL). “Prevê-se que a proposta será submetida ao hemiciclo antes dos meados de 2012”, disse ao Hoje Macau o Instituto de Acção Social (IAS).

A proposta ainda terá de passar por muitas análises e discussões antes de qualquer aprovação e de poder ser sequer aplicada. Mas as ví-timas de violência doméstica estão mais perto de alcançar protecção realmente eficaz.

Desde 2008 a ser estu-dada, a proposta teve algum avanço o ano passado, quando o presidente do IAS

Violência Doméstica Vítimas poderão ter medidas mais eficazes já este ano

A protecção está mais pertomereceram também a aten-ção do público – 20% das opiniões falavam nos dois assuntos.

O IAS quis saber o que pensam as pessoas da cober-tura do âmbito de familiares que devem ficar abrangidos pela lei. Actualmente, vigora a lei para ascendentes ou descendentes, cônjuges ou ex com quem ainda vivam e a pessoa com quem existam filhos comuns. Os casais do mesmo sexo que vivam juntos estão abrangidos na nova proposta, mas esse é um tema que tem levantado dúvidas no território.

O sociólogo Kai Yin e o democrata Jason Chao admitem poder haver lobby contra a inclusão dos casais gay na lei da violência do-méstica. Segundo o jornal Ponto Final, o jurista Antó-nio Katchi lembra ainda que os casais homossexuais não são considerados, em termos legais, como uma família.

Em Hong Kong, em 2009, relembra o mesmo jornal, a aprovação da lei contra a violência doméstica com esta protecção levou a tensões entre a igreja cató-lica e casais gay. No fórum online de discussão, 25% das pessoas falaram sobre este tema.

As medidas para prote-ger a vítima são outro dos pontos em vista, com o IAS a querer saber a opinião dos cidadãos sobre se as medidas actuais são suficientes e qual o tratamento a ser dado ao abusador caso este desres-peite as ordens do tribunal. Não contactar com o ofendi-do e sair da casa onde mora com a vítima são algumas das protecções avançadas.

FINALMENTE NA ALAinda antes do segundo se-mestre, a lei que muitas das vítimas de violência domés-tica vêem como uma melhor hipótese de protecção pode es-tar no hemiciclo. As opiniões, diz o IAS, foram já enviadas à Direcção dos Serviços dos Assuntos de Justiça. “Vão servir de referência à DSAJ e, depois do ajuste adequado da proposta, prevê-se ser subme-tida à AL para ser agendada a sua discussão antes do meio de 2012.”

Ainda sem dados recen-tes sobre os casos de violên-cia doméstica, informações na imprensa davam conta de mais de dois mil pedidos de apoio em seis anos, tendo a Associação Geral das Mu-lheres de Macau dado abrigo a mais de 300 mulheres e 200 crianças alvo de abuso.

avançou com as disposições legais definidas pela propos-ta de lei. As autoridades, que querem “criar uma lei ajus-tada à realidade”, falam em tolerância zero, transposição de crime semi-público para público e penas de prisão que podem ir de um a 15 anos, algo que não acontece actualmente.

Em Setembro do ano passado e até 14 de Outubro, o IAS lançou a proposta à segunda ronda de ausculta-ção pública. Apesar de terem sido colocadas perguntas muito concretas aos cida-dãos, a entidade tem ainda resultados preliminares. Os primeiros dados apontam para uma maior preocupação sobre quais os actos do cri-me de violência doméstica e a sua classificação como crime público.

CONSENSOForam 369 as opiniões

que chegaram até ao IAS, debruçadas sobre 52 temas. Segundo os dados que o organismo entregou ao Hoje Macau, o assunto que mais despertou a atenção dos cidadãos foi o relacionado com os actos do crime da violência doméstica. A proposta prevê que estes sejam classificados como ofensa sexual, maus tratos psíquicos e físicos, privação de liberdade e ofensa corpo-ral. Das opiniões enviadas,

20% debruçam-se sobre se deveriam ser acrescentadas mais formas de crime. No fórum de discussão sobre a proposta, o tema mereceu ainda maior destaque: 50% das pessoas falou sobre ele.

Dez por cento pondera-ram a situação de categorizar o crime de violência domés-tica como crime público. O IAS não tem ainda a resposta concreta sobre o tema, mas este coloca-se em segundo na lista que mais preocupa

os cidadãos, já que é uma situação pedida por muitas das mulheres que sofreram este tipo de crime. Mas é também a mais controversa numa sociedade tradicional como a de Macau.

Em 2010, a directora do Centro Social do Bom Pastor, irmã Juliana Devoy, disse ao Hoje Macau que não é comum as mulheres pedirem ajuda devido à cul-tura conservadora da China ou por causa dos filhos. Num relatório da Polícia Judiciária sobre o assunto, escreveu-se também que “as vítimas acham que não devem divulgar os escânda-los da família”, tolerando a situação e impedindo a acção das autoridades.

Transformar o crime de violência doméstica em crime público implica alterar o próprio enuncia-do do Código Penal – que actualmente denomina esta violação como “maus tra-tos” – e passá-lo de semi--público para público. Mas não são só mudanças legais as que acontecem. O ditado “entre marido e mulher ninguém mete a colher”, que é actualmente defendido por muitas das famílias de Macau, pode deixar de fazer sentido. Hoje, se as vítimas não quiserem fazer queixa às autoridades, o crime fica arquivado e o agente da violação não tem qualquer responsabilidade penal. Com a nova lei em vigor, basta o crime ser detectado para que seja analisado, independentemente da von-tade da vítima. QUEM É A FAMÍLIA?Divididas por categorias, as temáticas da proposta de lei debruçam-se ainda no “conceito dos familiares” e na “ordem de protecção”. Estes foram assuntos que

公告 ANÚNCIOHM-2ª Vez 27-01-2012簡易執行裁判案 第 PC1-08-0770-COP-A 號 輕微民事案件法庭Execução Sumária de Sentença n.º Juízo de Pequenas Causas Cíveis

Exequente: Companhia de Administração de Propriedades New Tecsan Limitada, residente em Macau, na Avenida do Nordeste, Edifício La Baie Du Noble, Bloco 1, 5 andar D.Executado: CHU MAN SANG ALIAS ZHU MINSHENG e ZHU XIAO W, com última residência conhecida em Macau, na勞動節大馬路311-403號保利達花園15樓T座.

Faz-se saber que nos autos acima indicados são citados os cre-dores desconhecidos do executado CHU MAN SANG ALIAS ZHU MINSHENG para, no prazo de quinze dias, que começa a correr depois de finda a dilação de vinte dias, contada da data da segunda e última publicação do anúncio, reclamar o pagamento dos seus créditos pelo produto dos bens penhorados sobre que tenham garantia real e que são os seguintes:

Bens penhoradosDinheiro

I Saldo:MOP$58,000.00 (cinquenta e oito mil patacas), que se encontra depositado actualmente no Banco da China, S.A., à ordem dos presentes autos.

Passei o presente e mais dois de igual teor para serem ficados nos lugares designados pela Lei. R.A.E.M., aos 13 de Janeiro de 2012.

PUB

Page 5: Hoje Macau 27 JAN 2012 #2537

5sociedadesexta-feira 27.1.2012 www.hojemacau.com.mo

ONTEM foi dia de apresenta-ção dos novos efectivos da

polícia e dos bombeiros, em ce-rimónias que tiveram em comum o orgulhos dos protagonistas recém-formados, mas também de chefias, colegas e familiares presentes.

O Corpo de Bombeiros (CB) realizou a cerimónia no Edifício do Comando e Posto Operacional do Lago Sai Van, dando posse ao 15.º Curso de Formação de Instruendos das Forças de Segurança de Macau, com 24 bem-sucedidos novos elementos, sob olhar atento do Comandante Substituto do CB, Chefe-Mor Adjunto Iu Chong Hin.

Entretanto, no Aquartelamen-to da UTIP, decorreu a cerimónia de tomada de posse de novos agentes, presidida pelo Segundo Comandante Superintendente Lai Kam Kun. Foram no total 91 instruendos que chegaram ao cargo de guarda policial, dos quais 75 elementos masculinos e 15 femininos.

Turismo Conflito sobre pernoitaA Direcção dos Serviços de Turismo (DST) enviou pessoal para averiguar uma disputa turística ocorrida ontem, que envolveu uma excursão do Interior da China a Hong Kong e Macau. De acordo com investigações preliminares, um grupo organizado por uma agência de Shenzhen, com 29 pessoas, oriundas das províncias de Hubei, Sichuan, Fujian, Liaoning, Jilin, Guangxi, Shanxi, foi entregue a uma agência de viagens do território. Membros do grupo alegaram que o itinerário previa pernoita em Macau, mas não mostraram qualquer documento que evidenciasse que o contrato com a agência do Interior da China, ou outro comprovativo válido, incluía essa estadia. Após mediação do pessoal da DST, a disputa foi ultrapassada.

Tabaco Mais multasEm 22 dias de vigência da lei de controlo de tabagismo, registou-se um total de 207 pessoas acusadas em 15.136 estabelecimentos, das quais 202 são do sexo masculino e apenas cinco do feminino, incluindo 110 residentes de Macau e 97 turistas. Cerca de 50% das acusações foram emitidas na Freguesia da Areia Preta e 18 casos obrigaram ao recurso à polícia. Relativamente ao pagamento de multa, 123 casos foram efectuados. A par disso, dois infractores apresentaram a sua defesa por escrito. No mesmo período, o Gabinete para a Prevenção e Controlo do Tabagismo atendeu um total de 992 chamadas, das quais 636 foram casos de esclarecimento e 338 de reclamações.

Andreia Sofia [email protected]

OS visitantes pagaram mais o ano passado pelos bens e serviços que consumiram e a

causa encontra-se nos altos custos de mão-de-obra que as empresas de Macau têm de suportar. Segundo o economista Albano Martins, o Governo deveria apostar numa maior liberalização do sistema de contratação dos Trabalhadores Não-Residentes (TNR), por forma a libertar as empresas dos custos elevados da mão-de-obra, o que se traduziria num decréscimo dos preços do produto final.

“Liberalizar a contratação signi-fica autorizar as empresas que não tenham mão-de-obra suficiente a dizerem que precisam de um número de pessoas com determinada quali-ficação”, explicou Alberto Martins ao Hoje Macau. “O recurso à mão--de-obra local é sempre garantido.”

O economista garantiu que a Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais (DSAL) ainda apresenta limites à importação de trabalhadores. “Não só demora muito tempo a analisar os casos como não dá as respostas devidas. A DSAL deve fiscalizar e tem de ver se as empresas vão buscar pessoas apenas se necessitarem.”

Recorde-se que Francis Tam,

Falta de mão-de-obra estrangula economia

Sem liberalização, turismo cai

Indexação ao dólar “não faz sentido”Para Albano Martins, a economia do território só teria a ganhar se a moeda deixasse de estar indexada ao dólar americano para se associar ao chamado “cabaz de moedas”, composto pelo yuan ou dólar de Hong Kong. “Economicamente é um erro indexar a pataca ao dólar, porque Macau e os Estados Unidos têm ciclos diferentes. A moeda deveria estar associada a países com quem Macau possui relações económicas, o que daria mais estabilidade”. A medida “depende de Hong Kong” e “é uma questão de tempo” para a sua implementação.

Secretário para a Economia e Finanças, afirmou em Novembro último que Macau necessita de mais 10% de população activa nos próximos anos.

CASINOS VS. PMEO facto de os casinos estarem obri-gados pelo Governo a contratarem mão-de-obra local torna a vida mais difícil às Pequenas e Médias Empresas (PME) do território, que não têm a mesma capacidade de pagar a um empregado vindo de fora. “Os casinos sugam a mão--de-obra às empresas e na maior parte das vezes ainda precisam de importar trabalhadores. Com uma economia em crescimento, o aumento do número de TNR ainda não é suficiente, e as empresas locais são as que mais sofrem.”

Desta forma, a escassez de tra-balhadores em Macau faz com que “restaurantes e empresas paguem mais pelos recursos humanos”, o que explica o valor médio de 15,5% do Índice dos Preços Turísticos em 2011. Para Albano Martins, tal facto “constitui o maior estrangulamento da economia”.

Quem também falou ao Hoje Macau dos custos laborais foi

Bihong Huang, docente da Facul-dade de Gestão de Empresas da Universidade de Macau. “Os preços laborais aumentaram muito depres-sa e, no caso da indústria hoteleira, será difícil diminuir o preço. Os custos do emprego poderiam ser mais baixos para diminuir o IPT.”

RESIDENTES TAMBÉM PAGAMO aumento do IPT acaba por

influenciar também os preços pra-ticados junto dos residentes. Não sendo frequentadores habituais dos hotéis, o mesmo não acontece na restauração, que registou um dos maiores aumentos. “A restauração é uma área comum a todos”, diz Albano Martins. “O crescimento do índice dos preços turísticos é um indicativo da aceleração dos preços do consumidor.”

Tal facto acaba por levar a uma perda progressiva de competiti-vidade de Macau como destino turístico mundial. “Crescimen-tos de dois dígitos enfraquecem a economia e levam à perda de competitividade. A curto e médio prazo isso vai-se sentir. O visi-tante vai olhar para os preços de Macau e notar que é mais barato ir a outros sítios.”

Prontos para

a acção

O aumento dos preços do turismo em 2011 traduz-se em maiores custos de vida dos turistas e dos próprios residentes, com consequências para a competitividade do sector. O economista Albano Martins garantiu ao Hoje Macau que tudo pode ser melhorado se o Governo liberalizar a contratação de trabalhadores importados.

Page 6: Hoje Macau 27 JAN 2012 #2537

6 nacional sexta-feira 27.1.2012www.hojemacau.com.mo

MAL entra o ano do Dragão, os líderes chineses começam a visitar países es-

trangeiros, sendo África um dos principais destinos. No próximo dia 27, o presidente da Conferên-cia Consultiva Política do Povo Chinês, Jia Qinglin, deixará o país rumo à Etiópia para uma visita de Estado e para participar da cerimónia de abertura da 18ª Cimeira da União Africana. O evento reunirá mais de 30 líderes de países africanos.

A sede da reunião, o Centro de Conferência da UA, concluída há poucos dias com auxílio do gover-no chinês, é considerada uma nova marca histórica da parceria entre China e África. Actualmente, os

A China defendeu que as sanções da União Eu-

ropeia (UE) contra o Irão, nomeadamente ao nível de exportações petrolíferas, “não foram construtivas”, segundo a imprensa oficial de ontem. “Pressionar ce-gamente e impor sanções ao Irão não são aborda-gens construtivas”, refere a agência oficial Xinhua, citando a reação por parte do ministério dos Negócios Estrangeiros às medidas europeias.

A UE endureceu esta segunda-feira as sanções contra o Irão, com a inter-dição imediata de qualquer novo contrato no sector petrolífero entre Teerão e

qualquer país do espaço comunitário. O acordo entre os 27 prevê uma fase de tran-sição até 01 de julho para que contratos existentes possam ser anulados.

Em paralelo, foi aprova-da uma proibição da maior parte das transacções euro-peias com o banco central iraniano, permitindo apenas aquelas consideradas ino-fensivas e benéficas para a população iraniana.

A decisão é uma resposta à recusa das autoridades iranianas em retomar as negociações sobre o progra-ma nuclear que a Agência Internacional de Energia Atómica suspeita que tenha fins militares.

COM a sua reeleição este ano em dúvida, o presidente Barack

Obama no discurso do Estado da União, esta quarta-feira, anunciou uma agência anti-China, criticou o

Irão Pequim contra sanções da UE

“Não foram construtivas”

Cooperação com África não pára. Com vantagens, ao que parece, para ambas as partes

Diz o Dragão ao Leão: o menino dança?Presidente da CCPPC participa em Cimeira da União Africana. Sendo o maior parceiro comercial do continente africano, a China pretende desenvolver ainda mais a cooperação. E os africanos parece que estão muito satisfeitos

dois parceiros, o “dragão chinês” e o “leão africano”, estão a reforçar cada vez mais a cooperação.

É notável o desenvolvimento da cooperação entre China e África nos últimos anos. Na Cimeira de Pequim do Fórum de Cooperação China-África, realizada em 2006, foi anunciada a criação da nova parceria estratégica com confiança mútua na política, cooperação de benefício recíproco na economia e intercâmbio e estudo mútuo na área da cultura.

A China lançou oito metidas de cooperação com África, in-cluindo a construção do Centro de Conferência da UA. Após a eclosão da crise financeira global, a economia mundial ficou enfraquecida, mas a co-operação entre China e África nunca foi suspensa. Em 2011, o investimento directo da China no continente africano atingiu US$1,7 mil milhões, um aumento de 59% em relação a 2010.

A Etiópia, destino da visita de Jia Qinglin, é um bom exemplo da cooperação entre China e África. O director do Departamento da África do Ministério das Relações Exteriores da China, Lu Shaye, apontou que, embora a Etiópia não seja um país com recursos naturais valiosos, a cooperação tem sido bem sucedida.

“Primeiro, os dois governos apoiam muito o desenvolvimento

“Exactamente o que nós precisamos”Em Novembro do ano passado, o volume comercial entre China e África ultrapassou a casa de US$ 150 mil milhões. O país asiático já se tornou o maior parceiro comercial do continente. Além disso, as colaborações nas áreas de finanças, turismo, telecomunicações e transportes fluviais também estão a desenvolver-se bem. Para os analistas, existe uma forte complementaridade na cooperação comercial e económica sino-africana, maior até do que com alguns países desenvolvidos. O economista da África do Sul, Martyn Davis, afirmou: “Há dez anos, as empresas chinesas que investiram na África do Sul eram de pequeno porte e, principalmente, na área da indústria leve. Hoje, cada vez mais empresas de electricidade, automóveis e agrícolas entram no mercado sul-africano. As companhias chinesas trazem-nos custos mais baixos, mais tecnologia e melhor infra-estruturas, ou seja, exactamente o que nós precisamos.”

Obama anuncia agência de combate a práticas de comércio ilegais

Um alvo chamado China

da cooperação. Segundo, o go-verno da Etiópia tem um conheci-mento completo e racional sobre o próprio país e possui um sistema jurídico perfeito, o que cria boas

condições para a cooperação bila-teral. O primeiro-ministro etíope, Meles Zenawi, pediu ajuda à China para a industrialização do país, o que também corresponde à vontade

Congresso, prometeu empregos e evocou uma sociedade em que todos assumam a sua justa participação.

A China foi mencionada quatro vezes no discurso, no que parece vir a ser parte da estratégia de campanha de Obama, que promete a criação de mais emprego e de mais oportunidades para as empresas americanas.

A maior novidade do discurso anual, que acontece no fim de Janeiro e serve para o presidente anunciar os seus planos para os próximos 12 meses, foi o anúncio da criação duma agência para “investigar práticas comerciais injustas, em países como a China”.

“Não é justo que outros países permitam que os nossos filmes, a nossa música e o nosso software sejam pirateados. Não é justo que empresas estrangeiras atropelem as nossas só porque são fortemente subsidiadas”, disse Obama.

Por enquanto ainda não se ouvem reacções do gigante asiático, embre-nhado nas celebrações do Novo Ano Lunar, no entanto, o Professor Shi Yinhong, director do Centro de Es-tudos Americanos da Universidade de Renmin, declarou que a retórica sino americana, embora faça parte de um discurso de campanha, é um assunto algo melindroso numa altura de disputas comerciais e de um en-fraquecimento da economia global.

Obama tem sido frequentemente atacado pelos candidatos presiden-ciais republicanos de ter uma atitude demasiado branda perante a China. No entanto, o académico sublinha que “ Os discursos de endurecimento de posições contra a China já são uma tradição nas disputas eleitorais Norte--Americanas, mas a actual politica dos EUA face à China, continua a ser extraordinariamente consistente, independentemente do partido que esteja no poder”.

chinesa. Por isso, a cooperação com a África não depende só da força chinesa, mas também da coordenação do governo local”, disse Lu.

Na mesma proporção da coo-peração económica, o intercâmbio cultural e pessoal entre China e África também se desenvolveu. Em 2011, foram criadas linhas aéreas entre o país asiático e vários países africanos. Ao longo do continente, 27 locais estão já na lista de destinos turísticos dos chineses. O número de Institutos Confúcio aumentou para 28, es-palhados por 21 países africanos. Aliás, foram criados sucessivos fóruns de juventude, think-tank e cooperação científica e tecnológica entre a China e a África.

Page 7: Hoje Macau 27 JAN 2012 #2537

7nacionalsexta-feira 27.1.2012 www.hojemacau.com.mo

FMI China tem permitido maior valorização do yuanO Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou um relatório ontem no qual afirma que a China está a permitir que o yuan se valorize num ritmo mais rápido do que o observado anteriormente, mas que o país precisa de continuar a impulsionar o valor da sua moeda, para que atinja níveis que reflictam os fundamentos do mercado. Segundo o FMI, nos últimos três meses a China permitiu que o yuan se valorizasse a uma taxa anualizada de 19%, levando em conta a inflação. Em 2011, a valorização ficou em 8%. “As autoridades chinesas precisam continuar a permitir que o seu câmbio se valorize, para chegar mais perto de um equilíbrio, além de avançar com a reforma do sector financeiro”, diz o FMI no documento enviado ao G-20. “Esses dois elementos são ingredientes essenciais - quiçá pré-requisitos - para a transformação do modelo de crescimento económico da China”. Na terça-feira, o FMI havia afirmado, no seu relatório Previsão Económica Global, que os desequilíbrios comercias da China permanecem “apreciáveis”. O Fundo espera que o saldo da balança comercial do país aumente para 5,6% este ano, de 5,4% em 2011.

O aeroporto de Chek Lap Kok, em Hong Kong, registou em

2011 um recorde de 53,9 milhões de passageiros, mais 5,9 por cento do que em 2010, informou a Auto-ridade dos Aeroportos, citada pelo diário South China Morning Post. Com mais 13 companhias aéreas em operação em 2011, o movimento de aeronaves em Chek Lap Kok cres-ceu 8,9 por cento para um total de 333.760 descolagens e aterragens.

“O volume de passageiros e os movimentos de aeronaves deverão continuar a aumentar, embora a um

ritmo mais moderado”, indicou o director executivo da Autorida-de dos Aeroportos, Stanley Hui Hon-Chung. Por outro lado, o abrandamento da economia global reflectiu-se no processamento de carga, que diminuiu 4,6 por cento, para 3,9 milhões de toneladas, uma tendência que deverá continuar a registar-se em 2012. “O volume da carga pode decrescer devido à di-minuição do comércio global, mas o declínio não será tão acentuado quanto aquele a que assistimos em 2011”, previu.

Dados da Autoridade dos Ae-roportos indicam que o tráfego de passageiros cresceu de forma mais acelerada no aeroporto de Hong Kong do que no vizinho aeroporto de Shenzhen, na zona económica especial chinesa adjacente à antiga colónia britânica.

SHENZHEN TAMBÉM CRESCEUA infraestrutura aeroportuária de Shenzhen, com forte predomi-nância de voos domésticos, com-parativamente aos movimentos internacionais registados em Chek

Lap Kok, registou um crescimento de 5,7 por cento no número de passageiros para um total de 28,2 milhões, e um aumento de 2,4 por cento no volume de carga transpor-tada para 828.400 toneladas.

Apesar da incerteza económica a nível mundial, face ao crescimen-to registado, o director executivo do Autoridade dos Aeroportos continua “confiante em relação às perspectivas de crescimento do aeroporto de Hong Kong a médio e longo prazo”, acrescentou o South China Morning Post.

A Apple vendeu nada menos que 100 milhões de aparelhos em 2011. Destes, 70 milhões são iPhones, comercializados a

partir de um preço médio de US$ 600, dos quais, pelo menos US$250 são de lucro. A informação é do Business Insider, publicada no jornal americano New York Times.

O chocante da reportagem, no en-tanto, não é a clara dimensão de poder económico da empresa fundada por Steve Jobs, mas as margens de lucro extravagantes. Nos Estados Unidos, o custo de produção é de US$ 73 por cada aparelho vendido por mais de US$ 500. Mas boa parte dos iPhones, na verdade, é produzida fora do território americano, de preferência na China, onde fabricar um desses aparelhos custa cerca de US$ 8.

Como grande parte dos componentes do iPhone são fabricados fora dos Es-tados Unidos, a importação do material para finalização do aparelho em território americano traria custos desnecessários à Apple, diminuindo a margem de lu-cro. Junte-se esse factor à dimensão e agilidade das fábricas chinesas e eis a fórmula do sucesso.

Para se ter uma ideia, o ecrã do iPhone, como foi concebido, foi altera-do do plano original semanas antes de chegar ao mercado, o que, obviamente, interferiu directamente nas linhas de montagem. Na China, a mudança foi encarada como um desafio natural e cerca de oito mil empregados, que dormiam dentro de uma das próprias fábricas da Foxconn, foram acordados e colocados a trabalhar durante doze horas seguidas, repondo os ecrãs dos aparelhos, depois de receberem apenas chá e um biscoito, cada. Depois de quatro dias, a unidade já produzia 10 mil aparelhos diariamente.

ConocoPhillipspaga compensações por derramamentode crudeO Ministério da Agricultura da China anunciou que a petrolífera norte-americana ConocoPhillips aceitou pagar mil milhões de yuan em compensações pelos danos causados pelo derramamento de crude na costa nordeste chinesa. A fuga de petróleo ocorreu em Junho de 2011 numa plataforma petrolífera operada pela empresa norte-americana numa baía do Mar Amarelo. Em comunicado, o ministério disse ter chegado a um acordo com a ConocoPhillips e com a petrolífera estatal CNOOC, que explorava a plataforma «Penglai 19-3» em conjunto com a norte-americana. De acordo com as autoridades, o derramamento de crude poluiu uma área marítima oito vezes superior ao tamanho de Singapura.

Hong Kong Tráfego aéreo cresceu 5,9% em 2011

Passageiros sim, carga não

Apple produz iPhones na China a 8 dólares. E vende-os a 600

Os lucros pecaminosos da maçãUm chá e um biscoito. Foi esta a compensação dos trabalhadores da Foxconn por terem de trabalhar 12 horas extras para mudar o ecrã do iPhone. Assim se fazem bilionários

Nos Estados Unidos, o custo de produção é de US$ 73 por cada aparelho vendido por mais de US$ 500. Mas boa parte dos iPhones, na verdade, é produzida fora do território americano, de preferência na China, onde fabricar um desses aparelhos custa cerca de US$ 8.

Page 8: Hoje Macau 27 JAN 2012 #2537

8 nacional sexta-feira 27.1.2012www.hojemacau.com.mo

HONG Kong suspendeu hoje o teleférico que faz

a ligação entre a cidade e a ilha de Lantau, depois de uma avaria ter deixado cerca de 800 turistas suspensos no ar gelado, no feriado do Ano Novo Chinês. Segundo um responsá-vel, cerca de 800 passageiros ficaram suspensos no ar, sob temperaturas inferiores a 3ºC negativos, depois de o teleféri-co ter registado na quarta-feira a quarta avaria nas últimas seis semanas.

O porta-voz da empresa es-tatal Ngong Ping-360 disse que a decisão de parar o teleférico de 5,7 quilómetros foi tomada porque o cabo “não estava a operar correctamente”.

Prevê-se que o plano abranja 20 milhões de deficientes e esteja cumprido em 2020.

A China criou um plano para tirar 20 milhões de chineses com

deficiência, nas áreas ru-rais do país, da pobreza. A notícia foi divulgada pela agência Xinhua e refere--se a um comunicado da Federação Chinesa dos Portadores de Deficiência, instituição que foi dirigi-da por um dos filhos de Deng Xiaoping, que ficou paraplégico depois de ter sido defenestrado durante a Revolução Cultural .

De acordo com a nota divulgada, um terço dos deficientes moradores de áreas rurais ainda vivem na pobreza, com nível de rendimento muito abaixo da média nacional.

O plano chinês, com a duração de nove anos, terá projectos e metas até 2020. Assim, até 2015, o padrão de vida em geral dos cidadãos deficientes rurais deve chegar a um nível “relativamente compatível” com “mecanismos institu-

Novo ano Tradição alterou-seAo contrário do habitual, este ano registaram-se números grandes de viajantes chineses a escolher o estrangeiro como destino das mini-férias. Segundo o Serviço de Viagens Juventude Chinesa - uma agência de viagens com destinos internacionais - 2012 teve um aumento de 35% nos turistas que preferem ir para fora em vez de viajar dentro da China.

Fenómeno Olhos de criança chinesa brilham e vêem no escuro Uma criança chinesa nasceu com olhos profundamente azuis que brilham no escuro. E, com eles, consegue ver perfeitamente sem luz. Essas características intrigaram os médicos do hospital de Dahua, no sudoeste da China. Para confirmar as afirmações da criança, do sexo masculino, os médicos fizeram um teste de leitura no escuro, o que Nong Youhui passou com distinção.Nong Shihua, pai do miúdo, disse em entrevista à CCTV que os médicos acreditavam que a cor dos olhos do seu filho mudaria com a idade. Mas o que se vê ainda hoje é Nong com os “olhos de gato” e brincando ao ar livre, como uma criança normal.

Avaria deixa 800 no ar no teleférico em Hong Kong

Turistas em pânico

China cria plano para tirar deficientes que vivem no campo da pobreza

Diferentes mas com direitos iguaiscionais”, para sustentar as suas necessidades básicas.

Também foi estabelecida uma meta de longo prazo para 2020, quando a população de portadores de deficiência do país deverá ter acesso igual e abrangente a serviços de saúde, educação e habitação, subsidiadas pelo governo, além de serviços de reabili-tação. O rendimento familiar destas pessoas deve atingir a média local.

Para alcançar a meta, o plano pede uma maior cobertura de apoios gover-namentais em empréstimos relacionados com a redução de pobreza, melhores servi-ços de previdência social, além de mais empregos para a população deficiente.

A China tem aproximada-mente 83 milhões de portado-res de deficiência, 62% dos quais vivem em zonas rurais. As especificidades do pro-grama, no entanto, não foram divulgadas à população, de acordo com a agência Xinhua.

Até 2015, o padrão de vida em geral dos cidadãos deficientes rurais deve chegar a um nível “relativamente compatível” com “mecanismos institucionais”, para sustentar as suas necessidades básicas.

Os passageiros ficaram suspensos nas cabinas durante mais de meia hora. “Estava um frio de rachar lá em cima, e o vento soprava forte”, disse um passageiro citado pelo jornal

The Standard. “Não sabemos o que aconteceu. Não foi feito nenhum anúncio e ninguém nos disse nada.”

“Foi como se estivésse-mos sentados em cima de um

frigorífico, sem sabermos o que aconteceu”, disse outro passageiro ao South China Morning Post. “Tudo o que víamos era nevoeiro e chuva. O nosso feriado foi estragado.”

DINHEIRO DEVOLVIDOA empresa restituiu o dinheiro dos bilhetes aos passageiros. O custo da viagem de ida e volta é de cerca de 125 dólares de Hong Kong. O teleférico vai ficar suspenso durante dez dias até que sejam reparadas as anomalias no sistema, indicou o porta-voz da empresa.

O percurso de teleférico, entre a ilha de Hong Kong e Tung Chung, no litoral norte da ilha de Lantau, está listado entre os maiores do mundo. Além da vista proporcionada, o trajeto de 5.700 metros leva os turistas até ao Mosteiro Po Lin, onde está localizada a estátua gigante do Tian Tan Buddha.

Page 9: Hoje Macau 27 JAN 2012 #2537

9regiãosexta-feira 27.1.2012 www.hojemacau.com.mo

Americanos e sul-coreanos vão partir para a guerra. Para já, a fingir

OS exércitos sul-corea-no e norte-americano estão a preparar exer-cícios militares con-

juntos anuais, que vão decorrer nas próximas semanas, disse ontem um porta-voz militar norte--americano. Os dois países «estão a preparar-se para o exercício ‘Key Resolve’», disse o porta--voz, citado pela agência noticiosa francesa AFP, sublinhando que o calendário ainda não tinha sido finalizado.

O Ministério da Defesa sul--coreano declinou fazer qualquer comentário. De acordo com os

Fogo real já começouA marinha sul-coreana iniciou ontem na ilha de Yeonpyeong, atingida em 2010 pela artilharia da Coreia do Norte, exercícios com fogo real naquele que é o primeiro treino desde a morte de Kim Jong-il. “A marinha está a realizar exercícios com fogo real” nas duas ilhas de fronteira - Baengnyeong e Yeonpyeong - revelou um porta-voz do Ministério sul-coreano da Defesa. Um exercício semelhante em Novembro de 2010 provocou uma reacção da Coreia do Norte que atacou a ilha de Yeonpyeong com morteiros que provocaram a morte a quatro pessoas, dois civis e dois militares. Responsáveis militares da Coreia do Sul escusaram-se a dar pormenores dos exercícios militares, mas salientaram tratar-se de operações de rotina.

A Nintendo, gigante japonês de videojo-

gos, anunciou ontem ter obtido maus resultados financeiros ao longo dos nove meses do exercício fiscal de 2011-2012 – que finda em março –, ape-sar dos lucros no último trimestre impulsionados pelas vendas da quadra natalícia.

A empresa, produtora do Super Mário e dos

Pokemon, mergulhou no vermelho entre Abril e Dezembro de 2011, ao acumular perdas de quase 48,35 mil milhões de ienes (474 milhões de euros) so-bre um volume de negócios que caiu 31,2 por cento até aos 556,17 mil milhões de ienes (5,4 mil milhões de euros), devido à quebra de popularidade dos seus produtos e à valorização da moeda nipónica.

Vítima ainda de uma forte concorrência gerada designadamente pelos telemóveis de terceira geração, a pioneira das consolas de bolso, que já teve um negro exercício em 2010-2011, não conse-guiu recuperar, apesar de o período entre Outubro e Dezembro ter permitido reduzir o défice registado durante o primeiro semes-tre do actual ano fiscal.

Japão/Nuclear Peritos avaliam segurança de reactoresUma equipa da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) iniciou ontem a avaliação de dois reactores da central nuclear japonesa de Oi de forma a certificar a sua capacidade a provas de resistência a que foram submetidos. A visita dos inspectores da AIEA à central, cujos reactores em análise estão parados, vai prolongar-se durante o dia, segundo o Ministério da Indústria do Japão. Os inspectores vão rever as provas de resistência realizadas pela operadora da central nuclear, a Kansai Electric Power (KEPCO), mediante simulações de computador aos reactores 3 e 4, refere um despacho da agência Kyodo. Os testes de resistência, obrigatórios desde o acidente na central de Fukushima, servem para estabelecer se os sistemas de segurança possuem a capacidade para proteger as barras de combustível nuclear dos reactores no caso do complexo ser atingido por terramotos e tsunamis como aconteceu em Fukushima. A inspeção de ontem acontece depois da Agência de Segurança Nuclear japonesa ter validado preliminarmente os testes de resistência. Contudo, só em Fevereiro é que o organismo nacional concluirá o seu estudo para que depois o chefe do Governo nipónico e os ministros implicados nas questões do nuclear tomem a decisão final de retomar, ou não, a produção de energia com aqueles reactores. Por outro lado, na central nuclear de Shimane será hoje suspensa a actividade do único reactor nuclear ainda em funcionamento para inspeção, o que fará com que o Japão passe a ter apenas em operação três dos seus 54 reatores nucleares. Até agora, nenhum dos reactores parados pelo Japão, quer por razões de segurança quer para revisões regulares, depois do acidente de Fukushima, foi reactivado e o país optou por gerar grande parte da electricidade nas suas centrais térmicas.

Coreia do Sul PIB cresce apenas 3,6% em 2011O Produto Interno Bruto da Coreia do Sul cresceu 3,6 por cento em 2011, abaixo das estimativas oficiais, devido sobretudo ao abrandamento que a quarta economia da Ásia registou no último trimestre, revelou ontem o Banco da Coreia (BOK). Entre Outubro e Dezembro de 2011, a economia da Coreia do Sul aumentou apenas 0,4 por cento face ao período homólogo de 2010, afectada pela crise da dívida soberana na Europa, que prejudicou as exportações e enfraqueceu a despesa pública e privada, justifica o BOK. O crescimento económico sul-coreano no quarto e último trimestre de 2011 é o mais baixo desde finais de 2009, tendo caído para metade face ao trimestre terminado em Setembro, altura em que o aumento do PIB foi de 0,8 por cento. “As despesas privadas e do Governo estiveram abaixo do esperado e as exportações também se mostraram debilitadas”, indicou à agência Yonhap fonte do BOK.

Coreia do Sul em exercícios militares com os EUA. Pyongyang espuma

Sob o olhar tenso do Norte

Japão Nintendo com perdas superiores a 470 ME

Game over?

rotina, mas Pyongyang considera tratar-se de um ensaio para uma invasão. De acordo com o diário Korea JoongAng, o «Key Resol-ve» vai começar a 27 de fevereiro.

O líder da Coreia do Norte Kim Jong-il morreu a 17 de dezembro e foi substituído pelo filho mais novo Kim Jong-un.

As relações entre os dois vizinhos deterioraram-se desde 2010, ano marcado por dois inci-dentes graves: o torpedeamento em Março de uma corveta sul--coreana, atribuído a Pyongyang por um inquérito internacional (46 mortos) e o bombardeamento de uma ilha sul-coreana pelo Norte em Novembro (quatro mortos).

As duas Coreias continuam oficialmente em guerra, uma vez que o conflito de 1950-53 terminou com um armistício, sem que tenha sido assinado um tratado de paz.

«media», os exercícios vão decorrer como planeado, apesar da transfe-rência de poder na Coreia do Norte.

No ano passado, Pyongyang ameaçou responder militarmente ao exercício «Key Resolve», que se prolongou por 15 dias e é seguido por treinos conjuntos das forças aéreas, terrestres e navais, denominados «Foal Eagle» que

duram várias semanas. Em 2011, 12.300 soldados dos Estados Unidos e cerca de 200.000 sul--coreanos, incluindo reservistas, participaram no treino que decor-reu sem incidentes.

Seul e Washington, que tem estacionados 28.500 soldados na Coreia do Sul, afirmam que os exercícios são defensivos e de

Page 10: Hoje Macau 27 JAN 2012 #2537

sexta-feira 27.1.2012www.hojemacau.com.moarquitectura10

É tudo uma ques-tão de geome-tria, Feng Shui, números e ima-

ginação. Caso venha a ser edificado, em Xangai, o novo Palácio do Povo deverá representar “uma ponte entre a China tradi-cional e moderna”. Depois da apresentação do pro-jecto há dois anos, já há matemáticos, engenheiros e arquitectos a trabalhar na projecção do edifício, que deverá ter um hotel, um centro de conferências e ainda um local dedicado à cultura da água.

Com uma dimensão de 250.000 m2, o Palácio do Povo será edificado tendo como base uma torre e uma ponte, que deverão unir-se segundo três particulari-dades: a sensibilidade, a forma e padrões. Aqui a ligação entre profissionais de diferentes áreas preten-de, sobretudo, aliar todo o design com um plano geométrico.

Todo o projecto está a ser pensado e estruturado

segundo uma escala que vai permitir manter as proporções chinesas. O futuro Palácio do Povo vai ter como base a reciclagem de anteriores projectos que não correram da me-lhor forma, sem esquecer a presença de elementos relacionados com monta-nhas e escadas. Por forma a criar harmonia ao futuro hotel e centro de conferên-cias, o Feng Shui também será tido em conta neste projecto.

A forma do Palácio do Povo deverá transparecer a junção dos padrões ge-ométricos com fórmulas matemáticas. Espera-se criar um edifício conso-ante o pictograma ren, muito comum nas línguas japonesa e chinesa, e que significa “pessoa”.

Os engenheiros pro-metem utilizar, nesta fase, as últimas inovações tec-nológicas para conseguir uma ligação forte entre a parte mais técnica do processo com a geometria utilizada.

O novo Palácio do PovoFoi proposto para a Expo-2010em Xangai, mas aindapermanece como um sonho.Irá ser construído?

Page 11: Hoje Macau 27 JAN 2012 #2537

sexta-feira 27.1.2012 arquitectura 11

Page 12: Hoje Macau 27 JAN 2012 #2537

sexta-feira 27.1.2012www.hojemacau.com.mo12 vida

A Capitania dos Portos encontrou cerca de uma tonelada de peixes mortos no Canal

dos Patos. Os peixes que se encontravam a boiar à superfície já foram removidos e o assunto seguiu para a Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental para análises de laboratório.

A Capitania declarou que podem apare-cer mais peixes mortos nos próximos dias e avisou a população dos perigos para a saúde que podem advir da ingestão destes peixes.

Para já, não foram avançadas explicações sobre as causas das mortes dos peixes.

INVESTIGADORES estão a estudar a incidência da nose-ma ceranae em Portugal, uma doença que se suspeita poder

estar na origem da síndrome do colapso das colónias de abelhas, problema que tem afectado a api-cultura em vários países.

O projecto é promovido pela Federação Nacional dos Api-cultores de Portugal e está a ser executado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Instituto Politécnico de Bragança, Universidade de Évora e Labo-ratório Nacional de Investigação Veterinária.

“Em Portugal, ainda não temos dados sobre esta problemática”,

No Canal dos Patos

Encontrados milharesde peixes mortos

Investigadores portugueses estudam doença que afecta colónias

As abelhas também adoecem afirmou à Agência Lusa Paulo Russo Almeida, investigador da UTAD. “Contudo, este projecto visa identificar esta espécie e saber qual é a sua distribuição.”

FENÓMENO MUNDIALA síndrome do colapso das coló-nias foi detectada nos EUA por volta de 2006, reflectindo-se numa redução drástica e inexplicável

dos efectivos de abelhas naquele país e em consequências graves a nível económico. As abelhas são os principais agentes polinizadores, estimando-se que cerca de um terço das culturas agrícolas dependam da polinização destes insectos.

O alerta foi lançado e foram sendo desenvolvidas várias in-vestigações com o objectivo de identificar a causa deste fenómeno.

No mesmo ano, investigado-res espanhóis identificaram pela primeira vez o agente nosemae ceranae na Europa e, desde então, o trabalho desenvolvido por essa equipa tem sido no sentido de demonstrar se há uma relação de causa entre este novo agente e a síndrome.

A doença é causada pelo de-senvolvimento de um ou de dois

microsporídios – nosema apis ou nosema ceranae, duas espécies que só se conseguem distinguir através de métodos de genética molecular.

Ainda não há certezas quanto à relação da nosema ceranae com as perdas inexplicáveis das colónias. Em Portugal, está identificada a existência da espécie apis, não estando, no entanto, comprovada a existência da ceranae.

Page 13: Hoje Macau 27 JAN 2012 #2537

sexta-feira 27.1.2012 www.hojemacau.com.mo 13vida

ClickecológicoSabia que...

O risco de morrer de cancro de próstata qua-se duplica nos

homens com excesso de peso superior a 20 quilos durante a sua vida adulta, indica uma investigação australiana. “Este estudo mostra que a obesidade está relacionada com as formas agressivas de

cancro mortal”, advertiu Dallas English, um dos au-tores do ensaio publicado pela Revista Internacional do Cancro.

O director de um centro de investigação em genética e epidemiologia da Universidade de Mel-bourne defendeu assim a necessidade de “manter um peso saudável durante

a vida adulta”. A inves-tigação tem por base o estudo de casos de 17 mil homens com idades entre os 40 e 69 anos, parte de uma geração em que a obesidade não era um problema generalizado na Austrália.

De acordo com um estudo de saúde reali-zado em 2008, 42,1%

dos homens australianos têm excesso de peso, en-quanto 25,6% são obesos, num país com 22 milhões de habitantes. O mesmo estudo indica que 600 mil menores com idades entre os cinco e 17 anos sofrem de excesso de peso ou obesidade, o que repre-senta 21% da população infantil.

... a Avenida de Horta e Costa, na zona norte de

Macau, é os mais ruidoso

dos locais onde existem

medidores de som?

Em Dezembro de 2011,

esta zona detectou um nível

contínuo médio de 73,8 decibéis por dia.

O PLANETA AZUL• Nova imagem do planeta Terra captada a 4 de Janeiro de 2012 pelo satélite de observação terrestre da NASA, Suomi NPP.

Foto: NASA/Reuters

Cancro da próstata

Excesso de peso quase duplica risco de morte

Page 14: Hoje Macau 27 JAN 2012 #2537

14 publicidade sexta-feira 27.1.2012www.hojemacau.com.mo

Page 15: Hoje Macau 27 JAN 2012 #2537

ANTÓ

NIO

FALC

ÃO15culturasexta-feira 27.1.2012 www.hojemacau.com.mo

A colossal versão de Cecil B. DeMille sobre a vida de Moisés - “Os Dez Mandamentos”, com Charlton Heston - promete ter uma nova versão ainda mais impressionante, por Steven Spielberg. O realizador junta-se agora à Warner Bros para criar um já intitulado “épico” filme que retrata a vida de Moisés, o libertador dos judeus. Com o título provisório de “Deuses e Reis”, prevê-se que a produção “seja uma versão tipo Braveheart da história de

Moisés”, como sugere o site Deadline Hollywood. “Ele a ser trazido pelo rio, a ser adoptado, a deixar a família, a formar um exército e a chegar aos dez mandamentos.” A Warner Bros já queria ter Spielberg na produção desde Setembro, na primeira vez em que o realizador leu o guião. Apesar de as negociações ainda decorrerem, o acordo deverá estar fechado no final do mês. A Warner Bros quer começar a produção em Março ou Abril do

próximo ano, mas o filme não estará disponível em 3D. Em 1956, a Paramount Pictures lançou uma primeira versão dos Dez Mandamentos em filme, realizada por Cecile B. DeMille, mas as previsões são que a produção de Spielberg seja ainda mais épica. “Há muitas versões brilhantes da história de Moisés, mas isto será a verdadeira história de um guerreiro”, escreve o Deadline Hollywood.

“Amor e Dedinhos de Pé” vai ser tema de palestra em Oxford

Senna Fernandes discutido em LondresDepois da apresentação de “A Trança Feiticeira” na Universidade de Londres, o académico Rogério Miguel Puga vai levar “Amor e Dedinhos de Pé” para Oxford, em Junho. Tudo para mostrar uma cultura ainda desconhecida pelos britânicos.

Andreia Sofia [email protected]

A ideia era apre-sentar um autor de língua por-tuguesa. Foi aí

que Rogério Miguel Puga, académico da Universidade Nova de Lisboa (UNL), pensou em mostrar a obra do escritor macaense Hen-rique de Senna Fernandes, falecido em 2010. A palestra sobre o romance “A Trança Feiticeira” aconteceu esta segunda-feira no Instituto de Estudos Germânicos e Românicos da Universidade de Londres e mostrou aos alunos ingleses um pouco mais sobre a literatura de Macau. Segundo o acadé-mico, terá sido a primeira vez que uma obra de Senna Fernandes foi apresentada no Reino Unido.

Mas as palavras escri-tas pelo autor macaense prometem continuar pelas universidades inglesas. Em Junho, Rogério Miguel Puga vai à Universidade de Oxford falar sobre “Amor e Dedinhos de Pé”, principal-mente por ter sido adaptada ao cinema, numa realização de Luís Filipe Rocha.

Henrique de Senna Fer-nandes será também recor-dado na Índia no próximo mês de Março, por ocasião de uma palestra proferida por Rogério Miguel Puga na Universidade de Goa, sobre cultura e literatura macaense.

IDENTIDADE DESCONHECIDAQuando recebeu o convite da parte da Universidade de Londres, o investigador da UNL levou “A Trança

Feiticeira” não só para debater a literatura lusa mas também para mostrar uma cultura desconhecida pela maioria dos alunos e professores do Reino Unido. “É um autor muito pouco conhecido, tal como

Macau. Quis aproveitar a proximidade com Hong Kong, antiga colónia britâ-nica, para criar mais pontos de identificação.”

Com “A Trança Feiti-ceira”, o investigador quis divulgar sobretudo a mulher

Spielberg realiza filme épico sobre a vida de Moisés

macaense e pormenores des-ta cultura. “É interessante porque esta é uma visão de um macaense sobre o seu passado, não é sobre alguém externo a Macau.”

Para além de Henrique de Senna Fernandes, o

lugar de Macau na litera-tura ocidental também vai ser abordado este ano na Royal Asiatic Society, “a instituição britânica mais importante sobre estudos orientais”, como frisou Rogério Miguel Puga.

Charlton Heston na versão original “Os Dez Mandamentos”

Page 16: Hoje Macau 27 JAN 2012 #2537

16 desporto sexta-feira 27.1.2012www.hojemacau.com.mo

O médio Fábio Rochemback, capitão do Grémio nas duas

últimas temporadas, foi negocia-do com o Dalian Shide FC, da China. A confirmação veio de Paulo Pelaipe, director executivo de futebol do clube brasileiro.

Segundo o dirigente, alguns factores foram decisivos para a saída do jogador, como, por

Ex-craque do Barcelona e do Sporting

Rochemback no futebol chinês

PUB

CLUBES E SELECÇÃOANOS EQUIPA JOGOS GOLOS

1998-2001 Internacional 40 (7)

2001-2005 Barcelona 45 (3)

2003-2005 Sporting CP (empréstimo) 46 (10)

2005-2008 Middkesbrough 68 (5)

2008-2009 Sporting CP 20 (1)

2009-2009 Grémio 69 (3)

SELECÇÃO NACIONAL

2004 Brasil U23 6 (0)

2001 Brasil 7 (0)

exemplo, o seu contrato acabar em 31 de Dezembro deste ano e ele ter perdido espaço na equipa titular após a chegada de Léo Gago.

“Ele deve viajar na próxima semana para fazer os exames médicos”, disse Pelaipe, que não revelou os valores da ne-gociação, em entrevista à Rádio

Gaúcha. “É uma proposta boa para o Grémio, muito boa para o atleta. Conversamos com a direcção e resolvemos libertá-lo, até porque estava em seu último ano de contrato.”

Rochemback desembarcará na China entre segunda e quarta--feira da próxima semana, para realizar os exames médicos ne-cessários e assinar com o Dalian, que foi apenas o 14º classificado no último campeonato chinês.

JOGOS EM PORTUGALFábio Rochemback chegou a jogar no Barcelona, mas acabou por ser no Sporting Clube de Portugal que se tornou conhe-cido dos portugueses. Fez uma primeira época boa, as outras nem por isso. E se no princípio da aventura lusitana agradou aos adeptos leoninos, a fraca forma física - até “barriguinha” chegou a apresentar - conduziu depois à desilusão.

O médio brasileiro chegou mesmo à selecção principal do seu país, que representou por sete vezes. Agora, vai começar a aventura na China.

Page 17: Hoje Macau 27 JAN 2012 #2537

17futilidadessexta-feira 27.1.2012 www.hojemacau.com.mo

[ ] Cinema Cineteatro | PUB

SALA 1I LOVE HONG KONG 2012 [B]FALADO EM CANTONÊSUm filme de: Chin Kwok WaiCom: Stanley Fung, Teresa Mo, Eric Tsang14.15, 19.45, 21.45, 23.45

KOKURIKOZAKA KARA [A]FALADO EM CANTONÊS Um filme de: Gora Miyazaki16.15, 18.00

SALA 2PUSS IN BOOTS [3D] [A]Um filme de: Chris Miller14.30, 18.00

JOURNEY 2: THE MYSTERIOUS ISLAND [3D] [B]Um filme de: Brad PeytonCom: Vanessa Hudgens, Dwayne Johnson14.30, 18.00, 19.45, 21.30

SALA 3THE MUPPETS [A]FALADO EM CANTONÊSUm filme de: James BobinCom: Jason Segel, Amy Adams14.15, 16.15, 20.00

THE DARKEST HOUR [3D] [B]Um filme de: Chirs GorakCom: Emily Hirsch, Olivia Thisrlby18.15, 22.00, 23.45

TDM13:00 TDM News - Repetição13:30 Jornal das 24h14:30 RTPi DIRECTO18:30 That 70\’s Show (Que Loucura de Família)19:00 TDM Talk Show (Repetição)19:30 Amanhecer20:35 Telejornal21:00 Ásia Global21:30 Desperate Housewives (Donas de Casa Desesperadas)22:15 Passione23:00 TDM News23:30 Moonlight Mile (Sonhos Desfeitos)01:20 Telejornal (Repetição)01:50 RTPi DIRECTO

INFORMAÇÃO TDM

RTPi 8214:00 Telejornal Madeira14:30 Couto & Coutadas15:15 Poplusa16:00 Bom Dia Portugal17:00 Portugal de Negócios17:30 GNR 20 Anos – Voos Domésticos19:00 Estado de Graça20:00 Jornal Da Tarde 21:15 O Preço Certo22:00 Ler +, Ler Melhor22:15 Prova dos 322:45 Portugal no Coração

ESPN 3013:00 Asean Basketball League 2012 Indonesia Warriors vs. Westports Malaysia Dragons15:00 Global Football 201115:30 Big Ten Basketball 2011/1217:30 Winter X Games Aspen 19:30 (LIVE) Sportscenter Asia 2012 20:00 Football Asia 2011/12 20:30 Spirit Of London 21:00 Spirit Of London 21:30 FA Cup 2011/12 Preview Show 22:00 Sportscenter Asia 2012

22:30 Football Asia 2011/12 23:00 Spirit Of London H/L

STAR SPORTS 3112:00 (LIVE) Australian Open 2012 Women’s Doubles Final/Mixed Doubles Semifinal 16:30 (LIVE) Australian Open 2012 Men’s Singles Semifinal 19:00 Motorsports@Petronas 2011 19:30 Asean Basketball League 2012 Indonesia Warriors vs. Westports Malaysia Dragons21:30 (LIVE) Score Tonight 2012 22:00 Spirit Of London 22:30 Australian Open 2012 Men’s Singles Semifinal

FOX MOVIES 4012:35 Hancock14:15 The Chronciles Of Narnia16:05 The One17:35 It’s A Wonderful Afterlife19:20 The House Bunny21:00 Percy Jackson & The Olympians23:00 Knight & Day00:55 Tucker & Dale Vs Evil

HBO 4112:00 The Tourist13:45 Teen Wolf15:30 Battle For Terra17:00 Cats & Dogs18:25 Shrek Forever After20:00 The Book Of Eli 22:00 Life As We Know It00:00 Frozen

CINEMAX 4211:45 Assassins14:00 G.I. Joe16:00 2001: A Space Odyssey18:30 Agent For H.A.R.M.20:00 Ticking Clock21:45 Epad On Max22:00 Hush 23:35 The King Of Fighters

[Tele]visão

Aqui há gato

À VENDA NA LIVRARIA PORTUGUESA

RUA DE S. DOMINGOS 16-18 • TEL: +853 28566442 | 28515915 • FAX: +853 28378014 • [email protected]

Su doku [ ] Cruzadas

REGRAS |Insira algarismos nos quadrados de forma a que cada linha, coluna e caixa de 3X3 contenha os dígitos de 1 a 9 sem repetição

SOLUÇÃO DO PROBLEMADO DIA ANTERIOR

SOLUÇÕES DO PROBLEMA

HORIZONTAIS: 1-Voar sem sair do mesmo sítio. Atar, ligar. 2-Maciço montanhoso do Níger. Produz. Liga, une. 3-Passar, decorrer rapidamente. A atmosfera. 4-Sucedido há pouco. 5-Duas vogais. Cavidade em que entram os machos do leme de uma dobradiça. Osmio (s.q.). 6-Rocha constituída por orgãos de areia fina. Voz imitativa do som da campanhia ou sineta. 7-Apelido. Lisonjeai. Profissão (Suf.). 8-Acto de fariscar. 9-Exprimir pelo som. Esvaziam. 10-Cartilha para aprender a ler. Grande doçura. Junta, soma. 11-Gritar, gemer (Gír.). Tinham conhecimento.

VERTICAIS: 1-Torcida envolvida em cera. Pagam sisa. 2-Pedagogo. Comandante de um corpo turco. Nome da noz da cola, em África. 3-Entraivecer. Instrumento cortante com cabo. 4-Fazer refegos. 5-Afixo (abrev.). Nome de homem. 6-Esmigalhem. Espécie de avental, com mangas, para as crianças (pl.). 7-Redes de arrastar. Nota musical. 8-Relativo ao etal. 9-Navio de pequena lotação. Tornai oco. 10-Indicação de limite. Cru (Pref.). Nome de mulher. 11-Pouco densas. Movam os remos.

SONATAS PARA VIOLINO Nº 1 & 2 • Luís de Freitas Branco, Carlos DamasUm dos compositores mais talentosos e proeminentes do século XX português, Luís de Freitas Branco escandalizou os mais conservadores com a nova linguagem harmónica desta obra. O tom sonhador da primeira sonata contrasta com a clareza neo-clássica da sonata n º 2. Carlos Damas foi professor no Conservatório de Música de Macau, integrou a Orquestra de Macau e participou no Festival de Música de Macau, no Festival de Artes de Macau e no Quinto Festival de Artes da República Popular da China.

O HOMEM QUE GOSTAVA DE CÃES • Leonardo PaduraEm 2004, com a morte da mulher, Iván, um aspirante a escritor, relembra um episódio que lhe aconteceu em 1977, quando conheceu um homem enigmático que passeava pela praia acompanhado de dois galgos russos. Após vários encontros, «o homem que gostava de cães» começou a confidenciar-lhe relatos singulares sobre o assassino de Trótski, Ramón Mercader, de quem conhecia pormenores muito íntimos. Graças a essas confidências, Iván irá reconstituir a trajetória de Liev Davídovitch Bronstein, mais conhecido por Trótski, e de Ramón Mercader, e de como se tornaram em vítima e verdugo de um dos crimes mais reveladores do século XX. Através de uma escrita poderosa sobre duas testemunhas ambíguas e convincentes, Leonardo Padura traça um retrato histórico das consequências da mentira ideológica e do seu poder destrutivo sobre a utopia mais importante do século XX.

HORIZONTAIS: 1-PAIRAR. LIAR. 2-AIR. FAZ. ATA. 3-VOAR. L. ETER. 4-I. RECENTE. A. 5-OA. FEMEA. OS. 6-GRES. TLIM. 7-SA. GABAI. OR. 8-I. FARISCO. E. 9-SOAR. B. OCAM. 10-ABC. MEI. ADE. 11-MIAR. SABIAM.VERTICAIS: 1-PAVIO. SISAM. 2-AIO. AGA. OBI. 3-IRAR. R. FACA. 4-R. REFEGAR. R. 5-AF. CESAR. M. 6-RALEM. BIBES. 7-Z. NETAS. LA. 8-L. ETALICO. B. 9-IATE. I. OCAI. 10-ATE. OMO. ADA. 11-RARAS. REMEM.

SALVEMA PRINCESA Nos meus tempos livres, entre o Pilates e o Hip Hop (sim, dou aulas), gosto de me dedicar à História. Faço-o lendo profusamente, sobre qualquer registo da aventura universal do homem. Para ver se o percebo melhor. Tal desígnio é difícil, porque quanto mais estudo, menos compreendo esta espécie tão cheia de contradições. Por exemplo, ver a oposição ideológica entre EUA e China, já antiga e ainda subsistente, mas cada vez menos lógica. Antes, os arautos do capitalismo berravam contra o comunismo da China. Para lá das questões políticas - as óbvias, já que tudo, afinal, é político - a economia era o paradigma da separação. De um lado, o mercado livre e os lucros colossais nas mãos da iniciativa privada; do outro, o proteccionismo acérrimo do Estado, que intervinha em todo o lado.Na teoria, a coisa permanece igual, mas acontecem fenómenos estranhos. Como ser Macau, território da China, a salvar os negócios de mega-capitalistas norte-americanos. Pois é, esta malta dos casinos, com dividendos a cair a pique nas Las Vegas da vida, salvou-se com a bóia flutuando a Oriente. Uma bóia num mar de patacas, onde cada vez mais tubarões querem vir nadar.A História está cheia de exemplos destes, mas nestes tempos conturbados a Ocidente, talvez tudo acabe como num conto infantil: o príncipe comunismo e a princesa capitalismo casaram-se e viveram felizes para sempre. É que eu também gosto muito de histórias de encantar.

Pu Yi

Page 18: Hoje Macau 27 JAN 2012 #2537

perspect ivasJosé Rodrigues Simão

18 opinião sexta-feira 27.1.2012www.hojemacau.com.mo

“The euro is not economic at all. It is a completely political step... the historic significance of the euro is to construct a bi-polar economy in the world. The two poles are the dollar and the euro. That is the political meaning of the single European currency. It is a step beyond which there will be others. The euro just an antipasto.”

Romano Prodi

Alemanha aceitou o aumento do montante do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) de 440 mil milhões de euros para 750 mil milhões de euros, crian-do dessa forma a protecção pos-

sível no actual quadro, e não tão forte como afirmam e pretendem os alemães, sem que se produza um agravamento da euro-crise, com a possibilidade remota da desintegração ou desconstrução do Sistema Monetário Europeu (SME) e da União Monetária Europeia (UME), que poderia levar no seu aprofundamento mais grave ao terminus da União Europeia (UE), que em cenário mais horribilis não se prevê, e que vem responder aos apelos feitos pelo novo primeiro-mi-nistro italiano, de não serem suficientes os fundos existentes para solucionar o resgate da Itália – terceira economia da zona euro – e fazer face à crise da dívida soberana dos Estados-membros que a constituem.

A adopção por parte dos Estados-mem-bros da zona euro de medidas fiscais mais restritas, a par com a subida do montante global do FEEF em cerca de 70%, é mais um erro somado a tantos outros, que os lideres da UE têm cometido, por ser tardio e surgir depois da segunda advertência efec-tuada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Idêntico aviso do FMI tinha motivado a tomada das mais recentes medidas, a 9 de Dezembro de 2011 pela UE, tentando delimitar a crise fiscal grega da zona euro, ou seja, que aquela, tal como um câncer existente na periferia, não viesse a criar metástases ao núcleo duro desta.

Tudo decidido após a reunião dos Mi-nistros das Finanças da zona euro, terem reconhecido que a crise grega piorava e en-viarem um novo aviso ao governo grego, para

Euro, umantepasto

acelerar o acordo com os bancos privados, de modo a serem criadas as condições para uma diminuição efectiva e drástica da sua dívida e evitar a declaração de insolvência. Foi reconhecida igualmente, que a Espanha não tinha cumprido no ano transacto a sua meta de controlo do déficit fiscal, tendo o novo governo espanhol de restaurar a credi-bilidade, que só será possível em exercício de mera magia, e logo após o Banco da Espanha ter emitido um relatório, onde indica que a economia continuará em recessão este ano, devido ao diminuto consumo das famílias, que são atingidas no seu poder de compra, dadas as estritas medidas de austeridade impostas e a taxa olímpica do nível de de-semprego, que é inaceitável para a UE, mas que irá continuar inevitavelmente a subir.

Existem quatro situações que urge ponde-rar, sendo a primeira de que os 750 mil mi-lhões de euros continuarão a ser insuficientes para fazer face à crise da dívida soberana dos Estados-membros da zona euro, e por consequência de salvar de imediato a Grécia, mais tardiamente, Portugal, Espanha e Itália e demais que se irão atrelar a este comboio desgovernado, em que o tempo de tomada de decisões quanto às ajudas monetárias e psicológicas (confiança) fará decidir a sorte do aliviar ou aprofundar da euro-crise. A se-gunda situação é da impossibilidade de criar um “Muro de Berlim” virtual, tipo firewall, que evite o contágio dentro da zona euro. A terceira situação é da UE ter de reconhecer que a euro-crise passou a ser sistémica, mesmo com os prejuízos sérios que podem advir e que passará pela revisão dos tratados constitucionais europeus e redesenho do SME e da UME. A quarta situação prende--se com saber se na realidade a Alemanha está preparada para o aumento do FEEF, ou se trata mais de uma pausa para alimentar a confiança perdida.

Na realidade a soma inicial do FEEF de 440 mil milhões de euros tinha sido reduzida para pouco mais de 250 mil milhões de euros. O seu sucessor Mecanismo Europeu de Es-tabilidade (MEE) será posto em prática em

Julho. No plano fiscal a mais recente versão do acordo permitia aos Estados-membros da zona euro de não respeitar o limite de 3% do déficit em relação com cada PIB em períodos de recessão, ainda agarrado e limitado ao “Síndroma de Maastricht”, que tem sido um dos grandes condicionantes, senão mesmo um dos mais fortes mecanismos de criação e aprofundamento da euro-crise. O Banco Central Europeu (BCE) considera como um mecanismo para tornear a sua rigidez. As três fases previstas pela Comissão presidida por Jacques Delors foram concretizadas com as-sinatura do Tratado de Maastricht, em 1992, que introduziu os Critérios de Convergência económica para adopção da moeda comum europeia. Foi a passagem da Comunidade Económica Europeia (CEE) à UE.

Os critérios de adesão à UE e de adopção do euro foram definidos em três documentos, sendo o primeiro o dito tratado que entrou em vigor a 1 de Novembro de 1993. Os Critérios de Convergência estabelecidos pelo Tratado de Maastricht são constituídos por quatro requisitos, em que se definiu que as divisas têm que se manter nos limi-tes fixados pelo Mecanismo Europeu das Taxas de Câmbio (MET), que constituía a primeira fase da UEM, após o cumprimento

A Tudo decidido após a reunião

dos Ministros das Finanças da zona euro, terem reconhecido que a crise grega piorava e enviarem um novo aviso ao governo grego, para acelerar o acordo com os bancos privados, de modo a serem criadas as condições para uma diminuição efectiva e drástica da sua dívida e evitar a declaração de insolvência.

dos Critérios de Copenhaga, pelo menos durante dois anos; as taxas de juro a longo prazo não podem ser superiores a mais de dois pontos percentuais, relativamente às dos três Estados-membros com melhor de-sempenho; a inflação deve ser inferior a um valor de referência (num período até 3 anos, os preços não podem ser superiores a 1,5% do Estado-membro melhor posicionado); a dívida pública deve ser inferior a 60% do PIB (ou caminhar nessa direcção) e o défice orçamental inferior a 3%. Na realidade, poucos foram os Estados-membros que os cumpriram nestes 19 anos de vigência, em que a responsabilidade pertence única e exclusivamente aos governantes e não aos governados, pelo que o desespero, queixa e lamentação política é inútil e a crise de liderança ou governabilidade faz cada dia acentuar mais a crise sistémica do euro.

A apresentação do aumento do montante total do FEEF pela Alemanha surgiu após uma reunião com o FMI. Nessa sequência, veio a Alemanha a insistir na necessidade de um cronograma credível pela alteração do FEEF em MEE, justificando o aumento até 750 mil milhões de euros, ou seja, os cerca de 250 mil milhões de euros remanescen-tes, acrescentados do montante global de 500 mil milhões euros do MEE, dado que sem um resgate de maiores dimensões que o original, uma vez que tão só os referidos 440 mil milhões de euros, faria que países essencialmente solventes como a Espanha e a Itália fossem empurrados para uma crise financeira, o que seria o desastre completo para a estabilidade sistémica do euro e dos Estados-membros da zona euro. Neste ce-nário cinzento carregado da UE, a chanceler alemã tem um sério problema nacional, que é um iminente choque com o Parlamento (Bundestag), pois resiste a expor os contri-buintes a supervenientes resgates ao estilo grego. No presente momento demasiado crítico para a sobrevivência do sistema, está disposta a atingir o limite da sua capacidade política, sem antes acordar no futuro acordo fiscal da região.

Page 19: Hoje Macau 27 JAN 2012 #2537

um gr i to no deserto edi tor ia lPaul Chan Wai Chi*

Carlos Morais José

19opiniãosexta-feira 27.1.2012 www.hojemacau.com.mo

Propriedade Fábrica de Notícias, Lda Director Carlos Morais José Editores Nuno G. Pereira; Gonçalo Lobo Pinheiro Redacção Andreia Sofia Silva; Joana Freitas; José C. Mendes; Virginia Leung Colaboradores António Falcão; António Graça de Abreu; Carlos Picassinos; Hugo Pinto; Marco Carvalho; Maria João Belchior (Pequim); Michel Reis; Rui Cascais; Sérgio Fonseca; Tiago Quadros; Vanessa Amaro Colunistas Arnaldo Gonçalves; Boi Luxo; Carlos M. Cordeiro; Correia Marques; Helder Fernando; Jorge Rodrigues Simão; José I. Duarte, José Pereira Coutinho, Marinho de Bastos; Paul Chan Wai Chi; Pedro Correia; Peng Zhonglian Cartoonista Steph Grafismo Catarina Lau; Paulo Borges Ilustração Rui Rasquinho Agências Lusa; Xinhua Fotografia António Falcão, Gonçalo Lobo Pinheiro; Lusa; GCS; Xinhua Secretária de redacção e Publicidade Laurentina Silva ([email protected]) Assistente de marketing Vincent Vong Impressão Tipografia Welfare Morada Calçada de Santo Agostinho, n.º 19, Centro Comercial Nam Yue, 6.º andar A, Macau Telefone 28752401 Fax 28752405 e-mail [email protected] Sítio www.hojemacau.com.mo

Não é meu hábito recorrente escrever sobre o que se passa em Portugal e o modo como é dirigido, bem como as idiossincrasias dos nossos governantes. Mas, no caso vertente, trata-se do Presidente da República. E, por isso mesmo, entendo que, na medida em que ele é, antes de mais, um símbolo do país, mesmo alguém que vive no estrangeiro deve pronunciar-se sobre o assunto.Ora Cavaco mentiu. E mentiu com todas as migalhas de bolo-rei que lhe restavam na boca. Quem não tem a memória curta como o pavio de um panchão, provavelmente lembrar-se-á das consequências de uma mentira presidencial. Refiro-me ao caso Bill Clinton/Monica Lewisky. Mas o melhor presidente dos Estados Unidos desde Roosevelt mentiu sobre um caso sexual, o que no meu entender até será admissível, na medida em que está em questão a honra e o bom nome de uma mulher e, confessemos, os factos ocorridos são de índole estritamente privada.Contudo, a justiça americana moveu-lhe uma intensa perseguição. Isto porque se entende que o presidente não pode mentir. E não pode mentir porque, em primeiro lugar, se trata de um péssimo exemplo. E também não pode mentir, como Cavaco o fez, porque na mesa estava a questão dos seus rendimentos, ainda por cima de dinheiro que o presidente recebe mensalmente da bolsa depauperada do Estado.Como confiar neste tipo de homem? Como mostrar o mais alto magistrado da Nação, que tem de ser um exemplo de integridade, aos nossos filhos? Como encarar o estrangeiro, como defender o país, quando o presidente é um aldrabão quando toca às suas finanças? Para agravar tudo isto, para além da mentira em si mesma, trata-se aqui da sua qualidade específica num momento determinado. O país atravessa uma crise gravíssima, a maioria dos portugueses sofre com o aumento de impostos, os cortes de salários, o desemprego galopante. E é precisamente neste contexto que Cavaco Silva resolve queixar-se de só auferir 1300 euros por mês, o que nas suas palavras não chega.Pois não chega, senhor Presidente. Que o digam aqueles que tendo trabalhado realmente muito mais que o senhor se limitam a receber pensões de 300, 500 ou mesmo 800 euros por mês. Mas o doutor Cavaco, provavelmente um dos mais incompetentes políticos/economistas que se sentou na cadeira de primeiro-ministro, não faz ideia de nada disto.Durante o seu consulado, Cavaco se não roubou deixou roubar. E Portugal esbanjou todo o dinheiro que, nessa época, entrava às carradas da União Europeia. E agora, se não é ladrão ou cúmplice de ladrões, é mentiroso. Apanhado de mentira na boca, dificilmente as migalhas da peta serão esquecidas, o que significa que Cavaco não tem neste momento sequer dignidade para ocupar o cargo. Resta-lhe a porta de saída e aos portugueses o bom senso de, para a próxima, escolherem um homem digno e impoluto para o cargo de Presidente da República. Por mim, tenho pressa. É que, enquanto português que vive no estrangeiro, gosto de andar de cabeça bem levantada.

PÓS a realização das eleições presidenciais em Taiwan, um nova anedota apareceu a circular na inter-net, brincando com o tempo de anúncio dos resultados

eleitorais. Os habitantes de Taiwan declaram orgulhosos: nós votámos durante o dia e à noite já sabíamos os resultados. Os chineses dizem com sarcasmo: isso não é nada! Nós votámos hoje, mas já sabíamos os resultados desde ontem à noite. Os de Hong Kong respondem: Mas do que é que estão a falar? Nós nunca votamos e sabemos sempre os resultados antecipadamente.

A anedota não tem a ver com a população de Macau, embora eu pense que Macau e Hong Kong partilham o mesmo cenário para a eleição do Chefe do Executivo, que depende do voto dos 300 e tal membros da Comissão Eleitoral do Chefe do Executivo, uma vez que a população não tem direito a exercer direito de voto nesta matéria. O resultado da eleição do Chefe do Executivo é conhecido a partir do mo-mento em que aparece um candidato. Na primeira eleição havia mais do que um, mas na segunda e na terceira, apenas um concorrente se candidatou ao cargo. Será isto uma bênção ou uma maldição para a população de Macau? As eleições para a Assembleia Legislativa e para Chefe do Executivo terão lugar em 2013 e 2014, respectivamente, de acordo com o calendário eleitoral estabelecido. No entanto, ainda nada de substancial se fez, no que diz respeito à reforma do sistema eleitoral.

De cada vez que o Governo é pres-sionado a dar andamento à reforma eleitoral, responde sempre que ainda não existe um consenso social gene-ralizado, e que as recolhas de opinião ainda estão em curso. Esta falta de sen-satez do governo face às reformas tem levado Macau a perder repetidamente oportunidades de realizar verdadeiras sessões de debate sobre a reforma política. Apenas quando as eleições estão à porta, e sob a orientação do governo central, é que o executivo da RAEM decide fazer as consultas. Das oito sessões de debate, apenas uma foi aberta ao público. Embora o espaço de acolhimento tenha mudado do Auditório do Instituto Politécnico de Macau para o grande Auditório do Centro Cultural, de modo a poder

CAVACO, O MENTIROSOOutra Anedotareceber mais participantes, a duração da sessão manteve-se em uma hora e meia. O que se segue é o comunicado à imprensa do governo, aquando da realização da mesma.

“A Palestra Pública sobre o De-senvolvimento do Sistema Político terá lugar no dia 18 de Janeiro de 2012, entre as 20:00 e as 21:30, no Grande Auditório do Centro Cultural de Macau. O Chefe do Executivo e a Secretária para a Administração e Justiça estarão presentes para auscul-tarem as opiniões. A inscrição para a Palestra Pública a realizar-se no dia 18 de Janeiro de 2012 termina no dia 16 de Janeiro. As inscrições têm decorrido com sucesso desde o primeiro dia da sua abertura (10 de Janeiro). 657 pes-soas inscreveram-se na palestra, tendo 109 pessoas manifestado vontade de intervir. Como o número de pessoas inscritas para intervir na palestra é muito elevado e, para que mais parti-cipantes possam ter oportunidade de intervenção, cada intervenção será reajustada para 3 minutos.”

suas opiniões. Por que é que o governo não promove mais sessões abertas aos cidadãos? Será que os delegados das as-sociações/organizações estão acima da generalidade da população? O Governo da RAEM queixa-se frequentemente da falta de consciência cívica dos ha-bitantes de Macau. Poderia aproveitar esta oportunidade para promover essa consciência, em vez de acabar a consulta pública de forma apressada, como se tivesse um comboio para apanhar. Este debate público foi fraudulento, deso-nesto e demonstrativo de uma enorme falta de respeito pela opinião pública. Isto é completamente inaceitável! As auscultações sobre a reforma política em Macau serão motivo de anedota para outros.

Na sessão aberta à população o número de inscritos já tinha aumentado para 111. Foi anunciado por volta das 21h00 que seriam acrescentados 30m à sessão que terminaria às 23h00. Mas havia tanta gente a querer falar, que apenas 37 pessoas o conseguiram. Os restantes 74 (o dobro dos que falaram), não tiveram hipótese de o fazer. Se o governo da RAEM leva a sério estes debates, não deveria permitir que fossem ridicularizados. Quem não teve direito ao uso da palavra deve estar certamente desapontado. Mesmo os que falaram se sentem frustrados por não perce-berem o critério usado para escolher os inscritos, e pensam que o processo teve falta de transparência. Muitos dos oradores salientaram a importância de uma “participação equilibrada”. Mas se essa “participação equilibrada” é apenas uma espécie de combinação, um favor oferecido por quem está no poder, qual é então o verdadeiro sentido das participações?

O ano do Dragão está aí. Este ani-mal mítico tem sido descrito como um habitante do céu, e simboliza a busca de liberdade segundo os antepassados do povo chinês. A nossa vida só estará livre de obstáculos se perseguirmos a liberdade e caminharmos para a demo-cracia. Com a chegada do Novo Ano Lunar Chinês, gostaria de desejar aos leitores do Hoje Macau uma vida num lugar saudável, livre de preocupações, num ambiente caracterizado pela de-mocracia e liberdade.

*Deputado e presidenteda Associação Novo Macau Democrático

A

“Este debate público foi fraudulento, desonesto e demonstrativo de uma enorme falta de respeito pela opinião pública. Isto é completamente inaceitável! As auscultações sobre a reforma política em Macau serão motivo de anedota para outros. “

O que terão sentido os cidadãos, de-pois de ler este comunicado? O governo pode organizar sete sessões de debate para os representantes das diversas associações/organizações, onde cada interveniente tem direito a cinco mi-nutos para expressar as suas opiniões. O total de participantes dessas sete sessões foi inferior a uma única aberta ao público. Nestas circunstâncias, não deveria o governo promover mais ses-sões abertas à população? A hora e meia da audição, dividida em intervenções de três minutos, foi manifestamente insuficiente para o público exprimir as

Page 20: Hoje Macau 27 JAN 2012 #2537

sexta-feira 27.1.2012

car toonpor Steff

OS DRAGÕES

Ciclone Este tempo deve ser do ano do caracol, uma vez que toda a gente anda escondida dentro da casca, só com os corninhos de fora. POR FERNANDO

Crime Homicidacome cérebroUm americano foi detido por matar uma pessoa e comer um olho e parte do cérebro da vítima, segundo um relatório da polícia divulgado esta quinta-feira. Tyree Lincoln Smith, de 35 anos, foi preso após ter chegado ao estado norte-americano da Florida procedente de Bridgeport, Connecticut, onde o próprio confessou a um familiar ter atacado um indigente, identificado como Ángel González. O relatório detalha o testemunho prestado por uma prima, chamada Nicole Rabb, que explica que, em meados de Dezembro, Smith foi a sua casa tendo-lhe dito que queria “ter sangue nas mãos”. No dia seguinte voltou a aparecer, com calças ensanguentadas. Smith terá passado a noite a dormir ao relento num prédio devoluto até que um hispânico o acordou e o convidou a dormir debaixo de tecto, numa outra zona do mesmo imóvel.

Rio de Janeiro Cinco mortos confirmadosCinco corpos foram retirados ontem dos escombros de três prédios que desabaram, na noite de quarta-feira, no Rio de Janeiro. O presidente da Câmara afirmara antes que existiam 19 desaparecidos. Os corpos não foram ainda identificados. Durante a madrugada foram resgatadas cinco pessoas. Duas já tiveram alta. O caso com maior gravidade é o de uma mulher que teve de ser operada devido a uma lesão no couro cabeludo. Os números podem ser alterados, porque não há uma lista oficial. A Protecção Civil já admitira entretanto que a probabilidade de encontrar sobreviventes é “pequena”. As causas do desabamento dos três prédios, num bairro histórico do Rio muito frequentado durante o dia, ainda estão por apurar. No entanto o presidente da câmara afirmou que as autoridades já praticamente descartaram a possibilidade de ter ocorrido uma explosão de gás e que, neste momento, se averigua a existência de danos estruturais nos edifícios, de 20, 10 e quatro andares.

Nova Zelândia 33 baleias abatidas Trinta e três baleias, de um grupo de 99 que deu à costa na Nova Zelândia na segunda-feira, foram abatidas pelas autoridades, após todas as tentativas para as devolver ao mar terem fracassado. Na quarta-feira, os elementos das equipas de salvamento pensavam estar a ser bem-sucedidos nas operações quando devolveram ao mar as 33 baleias-piloto que ficaram encalhadas na praia de Golden Bay, na ilha sul da Nova Zelândia. Porém, viram as suas tentativas de resgate goradas quando os cetáceos começaram a regressar a terra. Além das 33 baleias abatidas, que se encontravam já muito deterioradas, outras 36 morreram naturalmente desde segunda-feira. As baleias-piloto são a espécie mais comum nas águas da Nova Zelândia e podem atingir sete metros de comprimento.

Concordia Comandante quer mudar de vidaFrancesco Schettino, o homem que estava ao comando do Concordia no momento do naufrágio, confiou a um amigo que quer mudar de vida. “Não quero voltar a subir a um navio, quero mudar a minha vida”, afirmou Francesco Schettino. Estava-se a 14 de janeiro e o comandante do Concordia, então na esquadra de Orbetello, falava ao telefone com um amigo enquanto esperava que o interrogassem. De nervoso que estava, Schettino nem percebeu que a sua conversa estava a ser gravada. E até confessou: “Quando vi que o navio se inclinava, fui-me embora”. Em conversa com outro amigo, o comandante reconhece ter cometido uma “imprudência” ao aproximar-se demasiado da costa, onde as “rochas eram pontiagudas”. Mas, garante que o fez sob pressão de um “responsável” - que não identifica - da empresa. Depois acrescenta que agiu “com o máximo de profissionalismo” e que os salvou a todos.

BASTOU George Soros ter dito que o aumento de tensões políticas e económicas poderiam

destruir a União Europeia (UE) para que o euro descesse nas bolsas internacionais. O conhecido espe-culador financeiro multimilionário atacou a inércia dos políticos euro-peus, num comentário que afectou directamente o valor da moeda do velho continente. “Infelizmente, as autoridades europeias têm um co-nhecimento muito leve de como os

mercados financeiros funcionam e fizeram tudo mal.” Imediatamente após estas declarações, o euro desceu um cêntimo face ao dólar.

ROUBINI APOIOUMas o comentário de Soros foi apoiado por outros economistas. Nouriel Roubini, por exemplo, um dos poucos economistas que previu a crise financeira mundial, defendeu que o que a Europa precisa é de menos austeridade e mais crescimento.

Soros alertou que as medidas políticas actuais da Europa estão a atirar as nações mais fracas do velho continente para países de terceiro mundo, altamente endi-vidadas em moeda estrangeira. “A austeridade que a Alemanha quer impor à Europa só vai puxá--la para uma espiral de dívidas.”

George Soros diz mesmo que quem inventou a moeda única já sabia das suas fraquezas e que esta iria ser incompleta, mas, mesmo assim, ignorou o caso.

Especulador individual faz descer euro face ao dólar

O homem que podia ser uma agência financeira

Implantes Detido fundador dos PIPO fundador da sociedade francesa de implantes mamários Poly Implant Prothese (PIP), Jean-Cleaude Mas, foi preso pela polícia francesa, informou fonte da polícia à AFP. No início do mês, o Presidente francês, Nicolas Sarkozy, tinha prometido “trans-parência total” na resolução do caso das próteses mamárias da empresa envolvida num escândalo mundial. “Estamos totalmente empenhados em garantir que todas as responsabilidades vão ser identificadas”, assegurou. A empresa PIP, em falência desde Março de 2010, está envolvida num escândalo internacional por ter utilizado um gel industrial que substituía fraudulentamente o gel médico e que se suspeita estar na origem de uma taxa anormal de rupturas dos implantes. A PIP produzia cerca de 100.000 im-plantes por ano, 84% dos quais eram exportados, nomeadamente para a América Latina, Espanha e Reino Unido. As estimativas apontam que entre 400.000 a 500.000 mulheres terão colocado implantes PIP em todo o mundo.