hoje macau 18 jan 2012 #2534

16
TEMPO MUITO NUBLADO MIN 16 MAX 20 HUMIDADE 70-90% CÂMBIOS EURO 10.2 BAHT 0.2 YUAN 1.2 AGÊNCIA COMERCIAL PICO 28721006 PUB MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ QUINTA-FEIRA 19 DE JANEIRO DE 2012 ANO XI Nº 2534 PUB Ter para ler PROSTITUTAS EM MACAU SÃO DIVORCIADAS, COM FILHOS E NÃO TÊM DINHEIRO Página 7 Proposta de lei do “Quadro Geral do Pessoal Docente das Escolas Particulares do Ensino Não Superior” está em final de discussão, com uma certeza: a escola pode pôr professores com avaliação negativa “a fazer outra coisa que não ensinar”. PÁGINA 6 NOVA LEI DE APOIO JUDICIÁRIO FEITA PARA SIMPLIFICAR, SEGUNDO OS DEPUTADOS SÓ COMPLICA Página 5 CASO GEOFREDO AFM JUSTIFICA-SE: TREINADOR FALA MAL INGLÊS Página 12 Má avaliação pode significar adeus às aulas Professores em risco de chumbo

Upload: jornal-hoje-macau

Post on 19-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição do Hoje Macau de 19 de Janeiro de 2012 • Ano X • N.º 2534

TRANSCRIPT

TEMPO MUITO NUBLADO MIN 16 MAX 20 HUMIDADE 70-90% • CÂMBIOS EURO 10.2 BAHT 0.2 YUAN 1.2

AGÊNCIA COMERCIAL PICO • 28721006

PUB

MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ • QUINTA-FEIRA 19 DE JANEIRO DE 2012 • ANO XI • Nº 2534

PUB

Ter para ler

PROSTITUTAS EM MACAU

SÃO DIVORCIADAS,COM FILHOS

E NÃO TÊM DINHEIRO Página 7

Proposta de lei do “Quadro Geral do Pessoal Docente das Escolas Particulares do Ensino Não Superior” está em final de discussão, com uma certeza: a escola pode pôr professores com avaliação negativa “a fazer outra coisa que não ensinar”. PÁGINA 6

NOVA LEI DE APOIO JUDICIÁRIO

FEITA PARA SIMPLIFICAR, SEGUNDO OS DEPUTADOS

SÓ COMPLICA Página 5

CASO GEOFREDO

AFM JUSTIFICA-SE: TREINADOR

FALA MAL INGLÊS Página 12

Má avaliação pode significaradeus às aulas

Professoresem riscode chumbo

QUINTA-FEIRA 19.1.2012

2www.hojemacau.com.mo ACTUAL

A Índia e a China assi-naram terça-feira um

acordo em Nova Déli para estabelecer um protocolo de actuação com o objectivo de controlar a longa fronteira que separa os dois países, cuja delimitação nalgu-mas áreas ainda é alvo de disputa.

Segundo a agência “Ians”, os representantes dos dois países asiáticos assi-naram o acordo no fim da 15ª ronda de negociações sobre fronteiras, que ocorreu na capital indiana nos últimos dois dias.

Os representantes en-carregados das negociações sobre fronteiras foram o conselheiro de Estado chinês, Dai Bingguo, e o conselheiro

de Segurança Nacional in-diano, Shivshankar Menon.

Com esta medida de controlo, o contacto entre os ministérios das relações exteriores dos dois países será facilitado no caso de in-trusões ao longo da linha de controlo actual - a fronteira real entre a Índia e a China.

RIVALIDADE ANTIGA“As partes concordam em estabelecer um mecanismo de consulta e de coordenação para avaliar as questões fron-teiriças importantes, com vista à manutenção da paz e da tranquilidade”, indicou o documento conjunto.

Estas conversas estavam programadas para Novem-bro passado, mas foram adia-

das porque a Índia negou-se a ceder diante das objecções chinesas sobre a participação do líder espiritual tibetano, o Dalai Lama, numa conferên-cia budista em Deli.

A relação entre a Índia e a China é complicada: ambos reivindicam territórios sob soberania da outra parte e têm um histórico de conflitos que teve na guerra que tra-varam em 1962 o seu ponto culminante.

Actualmente, as auto-ridades têm-se esforçado para intensificar as relações económicas, embora a China denuncie o asilo que a Índia concede ao Dalai lama, e este último país suspeite do apoio estratégico chinês ao seu tradicional rival, o Paquistão.

A Índia anunciou esta terça-feira que vai con-

tinuar a comprar petróleo ao Irão, apesar da intensi-ficação da campanha do Governo de Barack Obama para limitar as compras de petróleo a este país enquanto Teerão prosseguir com o seu programa nuclear.

“Aceitámos as sanções que foram votadas pelas Nações Unidas”, disse o ministro dos Negócios Es-trangeiros indiano, Rajan Mathai, considerando, no entanto, que outras sanções não têm que envolver a Índia. “Vamos continuar a comprar petróleo ao Irão.”

O Irão é o segundo maior fornecedor de petróleo à Ín-dia, depois da Arábia Saudi-

ta, assegurando cerca de 12% das necessidades do país.

A Índia, por sua vez, é o segundo maior cliente do Irão depois da China, recebendo cerca de 20% das exportações de petróleo da República Islâmica, a quem compra à volta de 400 mil barris de petróleo por dia.

PRESSÃONORTE-AMERICANAWashington está a desen-volver uma campanha de

bloqueio das exportações iranianas de petróleo. O presidente Barack Obama assinou recentemente uma lei autorizando as autori-dades norte-americanas a penalizarem bancos es-trangeiros que realizem operações com o banco central iraniano relativas a pagamentos de petróleo iraniano.

Neste contexto, as em-presas estrangeiras terão de escolher entre fazer negócios com a República Islâmica ou com os Estados Unidos, estando previstas isenções para empresas localizadas em países que reduzam significativamen-te as suas importações de petróleo iraniano.

A Organização das Nações Unidas para a Alimenta-ção e Agricultura

(FAO) afirmou ontem que os investimentos da indústria agro-alimentar aumentam nalguns casos a fome, ao deixarem os mais pobres sem terra.

A informação foi di-vulgada num comunicado da FAO, que inaugurou ontem uma conferência de três dias em Banguecoque

O lado negro dos investimentos agro-alimentares

Mais cultivo dá mais fomepara abordar os efeitos dos grandes investimen-tos agro-alimentares na propriedade das terras e a segurança alimentar na Ásia e Pacífico.

Segundo a FAO, estes

investimentos realizaram--se “nalgumas ocasiões à custa do direito da terra dos pobres, para quem estas propriedades são um importante seguro social” e a subnutrição e a fome estão

NOVA DÉLI VAI CONTINUAR A COMPRAR PETRÓLEO AO IRÃO

Nem pensar, ObamaÍNDIA E CHINA ASSINAM ACORDO PARA MANTER A PAZ

Fronteira serena

relacionados com a “distri-buição injusta” da terra.

“O acesso e a proprieda-de da terra são meios para aliviar a pobreza e a fome e proteger a cultura e o ecos-sistema”, afirmou Hiroyuki

Konuma, representante da FAO para a Ásia e Pacífico. “A terra é um dos bens mais apreciados no mundo rural.”

CONFERÊNCIA MUNDIALA conferência, que celebra-

rá outras duas sessões em África e na América Latina, servirá para a criação de um protocolo para o Comité de Segurança Alimentar da ONU, para harmonizar a segurança alimentar contra a exploração dos recursos agro-alimentares.

Cerca de 685 milhões de pessoas de um total de 1.200 milhões que padece de fome e subnutrição vivem na região da Ásia--Pacífico.

QUINTA-FEIRA 19.1.2012

3www.hojemacau.com.mo

AS exportações portu-guesas para a China ultrapassaram os MOP dez mil mi-

lhões em 2011, colocando o país entre os dez maiores parceiros comerciais de Portugal, disse ontem à o embaixador portu-guês em Pequim, José Tadeu Soares.

Desde 2009, as exportações portuguesas para a China mais do que duplicaram, o que, na opinião de Tadeu Soares, é uma consequência do maior esforço português nas exportações e da maior abertura chinesa. “Atingi-mos pela primeira vez a fasquia dos MOP dez mil milhões e, neste momento, a China está entre os dez maiores parceiros de Portugal.”

Em 2009, a China era o 16º mercado de Portugal e, no início do século XXI, ocupa-va o 33º lugar. Após a visita a Portugal do presidente Hu Jintao, em Novembro de 2010, “a China atribuiu uma grande prioridade ao desenvolvimen-to das relações económicas luso-chinesas”.

O embaixador de Portugal exortou as empresas portugue-sas a irem mais vezes à China,

UM conhecido blogger chinês afirmou que os livros de Han Han, o mais

famoso escritor chinês da nova geração, terão sido escritos pelo pai dele. Diz o acusador, Mai Tian, que um editor e o pai de Han Han estarão por detrás da criação da imagem de sucesso do jovem autor.

Han Han respondeu oferecendo cerca de MOP 243 milhões a quem provasse que as suas obras teriam sido criadas por um escritor fantasma, relata o portal de língua chinesa ITxinwen.com. O autor de best-sellers, de 29 anos - também piloto profissional de ralis - é uma figura contro-versa desde a publicação do seu primeiro livro, no ano 2000.

As suas últimas obras, onde reflecte sobre a revolução, a democracia e a liberda-de, têm recebido muitas críticas por parte de outros profissionais, que o acusam de se ter tornado conservador.

Quatro grandes empresas chinesas de comunicação estão a expandir a sua presença em Nova Iorque, procurando estabelecer alicerces para começar a competir no cenário global.A Xinhua, uma das principais agências de notícias do governo chinês, mudou-se no ano passado para o último andar de um prédio de escritórios na Broadway, com 30 jornalistas, e instalou um ecrã de vídeo de 18 metros com o seu lógotipo em Times Square, nas proximidades do escritório.Enquanto isso, o “China Daily”, o maior jornal de língua inglesa na China, aumentou a presença em Nova Iorque para mais de 20 jornalistas, além de outros funcionários. A China Central Television, principal agência estatal de televisão, está a planear contratar 62 jornalistas na cidade e noutras partes dos Estados Unidos.

OUTRA VISÃOAlgumas empresas de comunicação mais peque-nas também se estão a instalar em Nova Iorque. A “Caijing Magazine”, publicação parcialmente independente, dedicada a negócios, tem planos de expansão, segundo informou a sua correspondente naquela cidade americana, Yu Wang. A jornalista declarou, que a procura incide sobretudo sobre matérias como o superavit comercial, o debate sobre o câmbio e os aspectos desconhecidos do funcionamento da Bolsa de Nova York.Jornalistas e assessores destas empresas chinesas de comunicação admitem que estão longe de ri-valizar com outras como a Reuters e a CNN, mas que também têm grandes ambições de cobrir as notícias dos EUA e divulgá-las, não só na China como noutras partes do mundo.O governo chinês, que financia a maior parte das organizações de comunicação do país, planeia fazer enormes investimentos na sua expansão mundial, declararam especialistas da área. As agências de comunicação querem dar a sua própria interpretação sobre acontecimentos ameri-canos, tais como o movimento “Ocupem Wall Street” ou o debate sobre o câmbio dólar-yuan. Também querem competir mais com a imprensa americana nos debates sobre cultura e ideias.

IMPRENSA DA CHINATENTA SER MAIS GLOBAL

Invasão em Nova Iorque

DIZEM DE QUE OS SEUS LIVROS SÃO DE ESCRITOR FANTASMA

Han Han acusado de não ter obra

China está no top-10 dos parceiros comerciais de Portugal

Cada vez mais amigos

INVESTIMENTOEXTERNO SUBIU 9,7%O investimento externo na China aumentou 9,7% em 2011, para cerca de MOP 908 mil milhões, apesar da perturbação económica global, anunciou ontem o ministério chinês do Comércio. O investimento oriundo da União Europeia e dos Estados Unidos diminuiu, mas o dos países asiáticos e de outras regiões cresceu, disse o porta-voz do ministério, Shen Dayang, citado pela agência noticiosa oficial chinesa. Em 2011, o governo aprovou a criação de mais 27.712 empresas com capitais externos, um aumento de 1,12 por cento em relação ao ano anterior. Comparado com 2010, o crescimento do investimento externo na China abrandou quase oito pontos, de 17,4% para 9,72%. Em Dezembro, pelo segundo mês consecutivo, o investimento externo na China caiu 12,7% em relação a igual período de 2010.

salientando que o país tem 300 milhões de pessoas da classe média e que consomem em enormes quantidades. “Os produtos de qualidade são fa-cilmente vendáveis na China. É um mercado muito aberto.”

ENSINO TAMBÉM EM ALTAEm declarações à Lusa em Pequim, Tadeu Soares real-çou também que o ensino do português na China tem-se desenvolvido extraordina-riamente. “Hoje em dia há 16 universidades chinesa com licenciaturas em português. A língua portuguesa é, de facto, um elemento de penetração noutros mercados e uma mais--valia para Portugal.”

Há cerca de uma década, sem contar com Macau, em toda a China havia apenas duas uni-versidades com licenciaturas em português.

A China, entretanto, tor-nou-se o maior parceiro co-mercial do Brasil, ultrapassan-do os Estados Unidos. Além disso, dezenas de grandes empresas chinesas trabalham em Angola e o comércio luso--chinês aumenta acima dos 40% ao ano.

O país não pára de rir. O humorista é Eduardo Catroga. O homem até conseguiu que o gelo aqui da Serra da Estrela derretesse com tanta risada. O ex-ministro de Cavaco Silva foi agora escolhido para presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP, assim um “pequeno” cargo onde se pode auferir, em tempos de quase um milhão de desempregados, mais de 40 mil euros mensais... Carlos M. Cordeiro, P.15

QUINTA-FEIRA 19.1.2012

4www.hojemacau.com.mo POLÍTICA

Joana [email protected]

INSCREVERAM-SE para falar e vieram preparados com discur-so. O tempo não permitiu a in-tervenção de dois portugueses,

ontem presentes na sessão de debate público sobre a reforma política, mas falaram aos jornalistas.

“Mais quatro deputados directos em 2013 e mais quatro em 2017, isto feito gradualmente até todos serem directos”, defendeu António Aze-vedo. O engenheiro electrotécnico, a viver no território desde 1978, acredita no sufrágio directo, com uma democratização progressiva.

Também Jorge Godinho, pro-fessor de direito da Universidade de Macau, afirma ser esta a solução futura. “Sou favorável ao sufrágio directo, mas o pedido geral de

A 8ª e última sessão de debate sobre a reforma

política contou com a par-ticipação de 37 pessoas e poderia ter dado voz a mais, não fosse o tempo limitado. A sessão terminou de forma atribulada, com Lee Kin Yun - detido por diversas vezes devido a manifestações, especialmente no dia do tra-balhador – e outros “activis-tas” a manifestaram-se por não terem oportunidade de

falar (um dos quatro homens foi mesmo convidado a sair da sala). No pólo oposto, a demonstração extrema d serenidade: uma senhora que passou a sessão a fazer tricô tranquilamente.

Durante duas horas, as opiniões versaram sobretudo sobre a necessidade de au-mentar mais quatro lugares na Assembleia Legislativa e trazer jovens à política. Mas houve quem quisesse marcar

a diferença e apelar ao voto directo. “Não vêem que esses lugares [da via directa] são para vocês?”, questionou Lei Kok Keong dirigindo-se a outros intervenientes que pediam calma na implemen-tação do sufrágio universal. “Dizem que não há civismo para votar directamente, mas é o regime de eleição que nos está a limitar.”

Lei Kok Keong apelou a um hemiciclo totalmente

destinado à população. Jason Chao, presidente da Associação Novo Macau Democrático, foi outra das figuras na sessão de ontem. Só com todos os 29 depu-tados eleitos directamente, diz, as vozes da sociedade são realmente ouvidas.

Mais dirigido a Chui Sai On, Chefe do Executivo presente na sessão, Chan Meng In, um jovem de Ma-cau, justificou a escolha pelo

voto individual. “Fala-se sempre em mais representa-tividade, se eu tivesse o voto na minha mão, eu próprio me podia representar. E olhe, sua excelência tem de esclarecer o método de escolha dos nomeados e dos indirectos, porque tentei entrar na AL e não consegui, mas se comparássemos por campanhas eleitorais, o senhor tinha menos votos que eu.” - J.F.

INTERNET LENTA CRITICADA POR ÂNGELA LEONGAndreia Sofia [email protected]

EM mais uma sessão de interpelações na Assem-

bleia Legislativa (AL) antes dos trabalhos da ordem do dia, a deputada Ângela Leong levantou a questão das baixas velocidades da banda larga em Macau, no que diz respeito aos “uploads” e “downloads”, e por afectarem o tecido económico do território.

As associações locais con-fessaram à deputada que “o upload da internet de banda larga é demasiado restritivo”, enquanto “os serviços de banda larga de 100 megabytes abrangem apenas a velocidade de download e de upload, que está estagnada e é inferior a 1 megabyte”.

O desenvolvimento senti-do por Macau e o fomento do tecido empresarial passa pela utilização da internet e, como frisou a deputada, problemas na qualidade são sinónimo de entraves à concorrência econó-mica. “O serviço de internet tem influência sobre o desenvolvi-mento de Macau, atenuando a capacidade concorrencial da cidade. A grande limitação do upload da banda larga vai afectar o adequado desenvol-vimento da diversidade das indústrias.”

Perante estes números, culpa a actual operadora do território, a CTM. Face a Hong Kong, “a velocidade e a quali-dade dos serviços prestados em Macau ficam muito aquém”, tendo a deputada pedido mais intervenção governativa. “A administração deve solicitar que os operadores aumentem a transparência quanto à ve-locidade de funcionamento de banda larga, para permitir que o público e as empresas possam optar pelos serviços de internet de acordo com a velocidade de download e upload de que necessitam e que os operadores aperfeiçoem a qualidade dos serviços prestados.”

MAIS DE 500 PARTICIPANTES NA ÚNICA SESSÃO POLÍTICA

Povo discute reforma política

Portugueses querem mais deputados eleitos na AL

Pelo sufrágio directoAntónio Azevedo e Jorge Godinho quiseram mostrar o que pensam sobre a reforma política, mesmo que não lhes tenham dado tempo de antena

acrescentar mais dois deputados por esta via parece-me pouco. Seria melhor um passo mais ambicioso, mais três, quatro ou cinco.” A ma-nutenção dos deputados indirectos é que não agrada a nenhum.

NOMEADOS TÊM PAPEL Se os escolhidos para desapare-cerem primeiro do hemiciclo são os indirectos, António Azevedo e Jorge Godinho mostram-se aber-tos à manutenção dos nomeados mais algum tempo. O professor da UMAC deixa uma sugestão. “Um

deputado que fosse representante da comunidade lusófona ou ma-caense, porque se reconhece que esta comunidade é um elemento essencial de Macau. É o que chamo de minoria qualificada - pequena mas importante. Por isso, talvez fosse importante conhecer for-malmente essa necessidade de representação.”

Ainda que admita a existência de dois deputados que utilizam a língua de Camões para se expressa-rem – Leonel Alves e Pereira Cou-tinho -, Jorge Godinho diz que não

estão directamente relacionados com a representação da lusofonia.

A tradição, porém, tem peso. “Há uma tradição dos deputados nomeados ainda do tempo da Administração Portuguesa e esta é uma forma de equilibrar alguns sectores que possam não estar re-presentados na AL”, frisa António Azevedo. “Se virmos a história, desde 1976 que o sistema dos no-meados era precisamente para o Governador preencher lacunas em termos de representantes sociais”, concorda Godinho.

E OS PORTUGUESES?À primeira vista, seriam só três os portugueses que participaram ontem na sessão. António Azevedo justifica a pouca participação com o peso do passado. “Na fase final da Admi-nistração Portuguesa, o governador considerava que não devia existir muita participação política.”

Jorge Godinho acredita na participação da comunidade por-tuguesa. “Esse sentimento esteve na origem da Casa de Portugal, que nasceu como se fosse uma força de intervenção política.”

QUINTA-FEIRA 19.1.2012

5www.hojemacau.com.mo

PUB

Andreia Sofia [email protected]

DEZASSETE votos na Assembleia Le-gislativa levaram ontem para a análi-

se na especialidade a proposta de lei para rever o Regime Geral de Apoio Judiciário, em vigor desde 1994. Contu-do, várias vozes criticaram a proposta de lei perante Flo-rinda Chan, Secretária para a Administração e Justiça, e André Cheong, da Direcção dos Serviços de Assuntos de Justiça (DSAJ).

Na opinião de vários deputados, a adopção de uma Comissão de Apoio Ju-diciário (CAJ) para analisar as capacidades económicas dos indivíduos que reque-rem este tipo de ajuda não é a melhor solução, porque no actual regime quem está encarregado dessa decisão são os juízes.

A ideia é uma simplifi-cação do sistema judicial, mas podem ocorrer compli-cações. “Todos concordam que a intenção legislativa é a simplificação dos pro-cedimentos”, apontou o deputado Mak Soi Kun. “Até agora os tribunais decretavam o apoio, porque têm credibilidade. Será que a nova comissão tem capaci-dade? Preocupam-me vícios e eventuais falhas.”

Já a deputada Kwan Tsui Hang falou em “con-tradições” legislativas com a criação da CAJ. Isso porque a avaliação das capacidades económicas dos requerentes “implica analisar se as pes-soas têm requisitos e direitos

NOVOS PROCURADORES DO MP TOMAM POSSEOs antigos delegados do Procurador vão assumir as funções de Procurador-Adjunto do Ministério Público, numa cerimónia que decorre hoje. A nomeação de Choi Keng Fai e Cheng Lap Fok por parte de Chui Sai On pretendem suprir a vaga deixada pela aposentação e pela transferência para o TUI dos antigos profissionais. O magistrado Vítor Carvalho Coelho também toma posse como Procurador-Adjunto.

PUB

AVISOCONCURSO PÚBLICO N.º 1/P/2012

Nova lei de apoio judiciário aprovada na generalidade

Ajudas decididas por regulamentos

para receber o apoio, o que vai além do lado administrativo”.

Contudo, se a ideia ini-cial é aliviar o sistema, tal pode não acontecer. Lam Heong Sang prevê mesmo um “bloqueio” nos serviços que actualmente sofrem com falta de magistrados e insta-

lações. “Se o pedido não for aprovado, as pessoas podem recorrer judicialmente. Esta-mos perante uma novidade e a tentar aliviar a pressão do sistema judicial, mas podemos criar problemas.”

André Cheong, da DSAJ, apenas falou da intenção

de Macau. Contudo, teme--se incapacidade financeira do Executivo para dar esta resposta. “Estamos preocupa-dos com o número crescente de TNR”, afirmou André Cheong. “Caso se envolvam em lutas laborais, podem pedir apoio.” Preocupações também sentidas por alguns deputados. “O Governo avaliou a inclusão dos TIR? ”, disse Mak Soi Kun. “Com o seu número a aumentar, podemos suportar isso? No futuro como serão os encargos financeiros do Executivo?”

A sessão da AL terminou com a aprovação na espe-cialidade da “Alteração ao Regulamento do Imposto sobre Veículos Motorizados”, com 21 votos.“REGRAS OCULTAS” NAS

EMPREGADAS DOMÉSTICASLee Chong Cheng usou da palavra para apontar o dedo ao facto de as empregadas domésticas importadas do continente terem de pagar uma comissão entre MOP 10 mil a 30 mil para estarem incluídas na lista de candidatos a emprego, e terem de descontar um montante do salário para a agência. São “regras ocultas” que podem levar a que, com uma dívida sobre os ombros, as empregadas possam realizar “actos de furto nas famílias onde trabalham”.

POUCA QUALIDADE DAS FRACÇÕES ECONÓMICASNa sessão de interpelações antes da ordem do dia, o deputado Ho Ion Sang levantou o problema da má qualidade das casas económicas concedidas à população na Alameda da Tranquilidade. Infiltrações e ferrugem foram alguns dos problemas encontrados. Faltam ainda vender 84 fracções T1, o que, para o deputado, é sinal de que “os pedidos iniciais já não satisfazem as necessidades”.

de tornar as normas actuais mais rigorosas. “Há pessoas que não necessitam e abu-sam do apoio judiciário. Tal como noutras regiões, está agora a cargo de um órgão administrativo porque é apenas um pedido de apoio e não há uma questão judicial em causa.”

Florinda Chan apenas disse que o objectivo é “sim-plificar formalidades para ter uma resposta expedida aos beneficiários”.

APOIO COM NOVAS NORMAS DE CÁLCULOSe a CAJ decide quem terá ajuda, o artigo 8º da propos-ta de lei determina que um regulamento administrativo impõe limites e métodos

de cálculo para o montante atribuído. Muitos deputados confessaram ter dúvidas face às definições e critérios de insuficiência económica. O próprio André Cheong admitiu que “na proposta de lei a fórmula de cálculo mu-dou, mas não existem normas claras”, mas já se sabe que os rendimentos dos agregados familiares serão tidos em con-ta. Florinda Chan frisou que estão previstos “rendimentos mensais, activos e passivos”, além de que será “definido um limite máximo” de ajuda a um processo.

Os Trabalhadores Não Residentes (TNR) vão conti-nuar com acesso a este apoio, mas terão de declarar todos os bens que possuírem fora

Faz-se público que, por despacho do Ex.mo Senhor Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, de 4 de Janeiro de 2012, se encontra aberto o Concurso Público para «Forneci-mento e Instalação de Três Multifuncionais para Tratamento Otorrinolaringológico aos Serviços de Saúde», cujo Programa do Concurso e o Caderno de Encargos encontram à disposição dos interessados desde o dia 18 de Janeiro de 2012, todos os dias úteis, das 9,00 às 13,00 horas e das 14,30 às 17,30 horas, na Divisão de Aprovisionamento e Economato sita na Cave 1 do Centro Hospitalar Conde de S. Januário, onde serão prestados esclarecimentos relativos ao concurso, estando os interessados sujeitos ao pagamento do custo das respectivas fotocópias ou ainda mediante a transferência gratuita de ficheiros pela internet no website dos S.S. (www.ssm.gov.mo). As propostas serão entregues na Secção de Expediente Geral destes Serviços, situada no r/c do Centro Hospitalar

Conde de São Januário e o respectivo prazo de entrega termina às 17,45 horas do dia 16 de Fevereiro de 2011. O acto público deste concurso terá lugar no dia 17 de Fevereiro de 2012, pelas 10,00 horas, na sala do «Museu» situada no r/c do Edifício da Administração dos Serviços de Saúde junto ao C.H.C.S.J. A admissão a concurso depende da prestação de uma caução provisória no valor de $30.360,00 (trinta mil, trezentas e sessenta patacas) a favor dos Serviços de Saúde, mediante depósito, em numerário ou em cheque, na Secção de Tesouraria destes Serviços ou através da Garantia Bancária/Seguro-Caução de valor equivalente. Serviços de Saúde, aos 10 de Janeiro de 2012

O Director dos Serviços,Lei Chin Ion

QUINTA-FEIRA 19.1.2012

6www.hojemacau.com.mo SOCIEDADE

Gonçalo Lobo [email protected]

OS deputados já estão a chegar ao fim da dis-cussão da proposta de lei do “Quadro Geral do

Pessoal Docente das Escolas Parti-culares do Ensino Não Superior”. De acordo com o presidente da 2.ª Comissão Permanente da Assem-bleia Legislativa (AL), Chan Chak Mo, o processo está “avançado” e espera-se que o documento seja entregue ao plenário no início de Fevereiro. “A próxima reunião com o Governo terá lugar depois do Ano Novo Lunar. Depois disso o documento deve seguir para a generalidade.”

O documento está mais siste-matizado do que o apresentado em Outubro do ano passado e a reunião de ontem chegou a algu-mas conclusões. Por exemplo, aos professores que recebam avaliações de satisfaz pouco ou não satisfaz, “a escola deve proporcionar um apoio especial” e, em último caso, “colocá-los a fazer outra coisa que não ensinar”.

DOCENTES PODEM RECORRERNa avaliação do professor, cujas normas foram criadas com a nova versão do documento, “os princí-pios de justiça são tidos em conta”, isto é, “não pode haver avaliação mútua entre os diversos conselhos de avaliação”.

Os profissionais da educação que desejaram impugnar qualquer tipo de avaliação que julguem injusta podem fazê-lo no prazo de dez dias. Se não lhes for dada razão, podem ainda apresentar recurso em 15 dias. Numa situação mais adiantada, o conselho profissional terá 30 dias para dar uma conclusão ao caso.

DIREITOS SALVAGUARDADOSO que ficou salvaguardado, com o novo articulado, são os direitos dos professores. À entrada da lei em vigor, os contratos que estão vigentes não podem ser alterados. “Se o contrato existente tiver nor-mas mais favoráveis ao professor, o contrato não pode ser mexido”, explicou Chan Chak Mo. “As rega-lias como férias ou remunerações continuam e a lei laboral vigora em matéria não regulamentada pela nova proposta de lei.”

Virginia [email protected]

WOLFRAM Diener, vice--presidente da United Bu-

siness Media Limited, disse num fórum sobre “A Orientação e o Desenvolvimento das Exposições em Macau” que o território tem sido capaz de promover o bom acolhimento dos seus visitantes, com grandes salas de conferências e boas condições de alojamento. Assim, assumiu uma posição de liderança em matéria de confe-rências e incentivos de viagem no mercado asiático. Por isso, Macau pode figurar entre os cinco, ou mesmo três, destinos mais popu-lares para reuniões e conferências, defendeu, salientando que, com os alicerces que a cidade possui, pode atingir o top 10 da Ásia nos próximos dez anos e tornar-se uma cidade de referência para este mercado.

Li Zhizhong, representante da Associação de Convenções e Ex-posições de Macau, declarou que as pequenas e médias empresas de Macau estão em condições de acolher exposições de acordo com os padrões internacionais. No en-

tanto, para exposições de grande dimensão esperam que Macau cres-ça em reputação, de modo a poder acompanhar o desenvolvimento de cidades como Guangzhou, Shen-zhen, Zhuhai ou HengQin.

OPORTUNIDADESLi Zhizhong sublinhou também que as condições de aquisição de vistos para a China Continental ainda não são as melhores. Sugeriu a importação contínua de recursos que possibilitem ao governo ter a longo prazo uma melhor política ambiental. Para que Macau seja uma marca de referência neste mercado, Li desejou que o turismo fosse mais diversificado, com mais cadeias de hotéis na cidade.

Edward Liu, Presidente da Associação de Exposições e Con-venções Asiática declarou que a Alemanha se deve tornar nos próximos dez anos no maior or-ganizador de exposições de classe mundial. Estima, no entanto, que dez grandes exposições interna-cionais possam ocorrer na China, nomeadamente de mobiliário e de automóveis. Afirmou ainda que Macau deve vir a ter mais oportunidades neste sector.

RELAÇÕES COM TAIWAN EM ALTA

Optimismo em Macau

APÓS a reeleição de Ma Ying--jeou, a Universidade de

Macau promoveu um fórum para debater “As tendências do rela-cionamento dos dois territórios após os resultados eleitorais”. Os académicos manifestaram-se optimistas e prevêem um grande desenvolvimento nas relações entre Macau e Taiwan. Alguns dos intervenientes declararam que os dois territórios têm de enfrentar as questões políticas e que a melhor maneira de o fazer é assinar o “Acordo de Paz”.

Wang Jianmin, investigador do Instituto de estudos de Taiwan, deu conta do alívio generaliza-do sentido pela reeleição de Ma Ying-jeou , declarando que os dois territórios podem continuar

a desenvolver-se de forma pa-cifica. Acrescentou ainda poder haver grandes progressos em áreas como a economia e as trocas culturais, alertando para o período duro que se avizinha e que pode apresentar novos desafios e mais dificuldades. Para Wang Jianmin, o caminho a seguir é o da assina-tura do “Acordo de Paz”

ABOLIÇÃO DE VISTO Luo Mu-kun, do Centro Económi-co e Cultural de Taipei em Macau, realçou que o centro irá promover a abolição de visto para os residen-tes de Macau e fomentar as trocas culturais dentro das indústrias criativas, assim como a equivalên-cia das qualificações académicas entre Macau e Taiwan. - V.L.

INDÚSTRIA DO SECTOR DE EXPOSIÇÕESSUGERE SENTIDO DE DESENVOLVIMENTO

Macau como marca de referência

Quem for mau professor pode deixar de leccionar

Não satisfaz, não faz

QUINTA-FEIRA 19.1.2012

7www.hojemacau.com.mo

Virginia [email protected]

A Comissão de Luta Contra a Sida de Macau publicou on-

tem “Prostitutas em Macau: Con-dições de Trabalho e Avaliação de Riscos de Saúde, 2009”. Vicky Lei Wai Kei, técnica superior dos Serviços de Saúde (SSM) estabe-leceu uma diferença evidente na amostra analisada. “As chinesas que participaram no estudo são na sua maioria empregadas por conta própria, enquanto que as não chinesas são empregadas por conta de outrem.” Susanne Choi, Professora Associada da Universidade de Hong Kong, assinalou algumas das razões que levam as mulheres a prostituir-se. “As prostitutas são geralmente mulheres divorciadas, com filhos para criar, que sofrem enormes pressões económicas.”

CLIENTES RECUSAM PRESERVATIVOOs dados recolhidos pelo inqué-rito da Comissão de Luta Contra a Sida de Macau, que entrevistou

ENORMES PRESSÕES ECONÓMICAS SÃO A RAZÃO

Divorciadas cedem à prostituição

491 mulheres, revelam que a maioria das prostitutas chinesas são mulheres de meia idade, oriundas de meios rurais da China Continental, com pouca educação e de classes desfavo-

blinhou que, contrariamente às acusações de que as prostitutas transmitem o vírus por comporta-mento negligente, são na maioria dos casos os clientes que recusam o uso de preservativo.

O consumo de álcool e a fami-liaridade com as prostitutas, são segundo a académica, as principais razões apontadas para a recusa de prevenção por parte dos clientes. “A ideia de familiaridade é com-pletamente errada, porque é muito fácil ser infectado.”

MUDAR A MENTALIDADEO uso de violência por parte dos consumidores de sexo é outra das grandes fontes de preocupação para a professora. “Os clientes acham que as prostitutas podem ser violadas, porque a polícia não dá importância ao assunto.”

Susanne Choi afirma ainda que devia haver uma mudança de ati-tude na sociedade, de modo a que as prostitutas pudessem usufruir dos mesmos direitos dos outros cidadãos e encoraja as mulheres a denunciar à polícia os casos de violência quando estes ocorrem.

PUB

recidas. As não chinesas são em média mais novas.

O estudo revela que as prosti-tutas chinesas cobram em média por cada “serviço” entre 50 a 100 MOP. As mulheres com poucos

conhecimentos sobre as doenças de transmissão sexual e sobre o HIV aceitam frequentemente a prática sexual sem protecção, de forma a conseguir um maior rendimento.

Entretanto, Susanne Choi su-

COCO DESFIADO CRISTALIZADO COM ENXOFRE A MAISOs Serviços de Saúde em conjunto com o Conselho de Consumidores recolheram 130 amostras aleatórias de géneros alimentares próprios dos festejos do Ano Novo Chinês e vendidos no mercado local. De acordo com o resultado das análises, uma amostra do coco desfiado cristalizado teve quantidade excessiva de dióxido de enxofre, superior aos valores limites de parâmetros que podem causar risco à saúde, razão pela qual a autoridade sanitária exigiu imediatamente aos retalhistas e fornecedores a recolha dos produtos em questão dos escaparates e informou os serviços competentes para efeitos de acompanhamento necessário.

Anúncio[N.º 8/2012]

Paraosdevidosefeitosvimosporestemeionotificarosrepresentantesdosagregadosfamiliaresdalistadecandidatosahabitaçãosocialabaixoindicados,nostermosdon.º2doartigo72.ºdoCódigodoProcedimentoAdministrativo,aprovadopeloDecreto-Lein.º57/99/M,de11deOutubro:

Nome N.ºdoBoletimdecandidatura

CHANPEKLUN 5020766*CHANLENG 5022388

ApósasverificaçõesdesteInstituto,notamosqueoselementosdosagregadosfamiliaresdecandidatoahabitaçãosocialacimamencionadossãoproprietáriosdefracçõesautónomasnaRegiãoAdministrativaEspecialdeMacau,desdeotermodoprazoparaentregadoboletimdecandidaturaatéàdatadeassina-turadocontratodearrendamentocomesteInstituto,peloquenãoreúnemosrequisitosexigidosparaacandidatura,nostermosdaalínea2)don.º4doartigo3.ºdoRegulamentoAdministrativon.º25/2009. TendoesteInstitutopublicadoumanúncionaimprensadelínguachinesaelínguaportuguesa,nodia1deDezembrode2011,asolicitaraosinteressadosacimamencionadosparaapresentaremporescritoassuascontestaçõespelosfactosacimareferidosnoprazode10(dez)diasacontardadatadepublicaçãodoreferidoanúncio,entretantonãoofizeram.Nostermosdosartigo5.º,n.º2doartigo9.ºealínea2)doartigo11.ºdoRegulamentodeCandidaturaparaAtribuiçãodeHabitaçãoSocial,aprovadopeloDespachodoChefedoExecutivon.º296/2009,assimcomododespachodoPresidentedoInstituto,exaradonaInformaçãon.º0080/DAHP/DAH/2011,asrespectivascandidaturasforamexcluídasdalistageraldeespera. *Simultaneamente, é cessado a concessão de abono de residência, quando o agregado familiarbeneficiadofoiexcluídodalistageraldeespera,nostermosdaalínea1)don.º1doartigo8.ºdoRegula-mentoAdministrativon.º23/2008(PlanoProvisóriodeAtribuiçãodeAbonodeResidênciaaAgregadosFamiliaresdaListadeCandidatosaHabitaçãoSocial). Enostermosdosartigos148.ºe149.ºen.º2)doartigo150.ºdoCódigodoProcedimentoAdminis-trativo,aprovadopeloDecreto-Lein.º57/99/M,de11deOutubro,podemreclamardarespectivadecisãoadministrativa,aoPresidentedesteInstituto,noprazode15(quinze)diasacontardadatadepublicaçãodopresenteanúncio,areclamaçãonãotemefeitosuspensivo;oupodeapresentardirectamenterecursojudicialaoTribunalAdministrativo,noprazode30(trinta)diasacontardadatadepublicaçãodopresenteanúncio,nostermosdoartigo25.ºdoCódigodeProcedimentoAdministrativoContencioso,aprovadopeloDecreto-Lein.º110/99/M,de13deDezembro. OPresidente,

TamKuongMan 13deJaneirode2012

Anúncio[N.º 9/2012]

Paraosdevidosefeitosvimosporestemeionotificarorepresentantedoagregadofamiliardalistadecandidatosahabitaçãosocialabaixoindicado,nostermosdon.º2doartigo72.ºdoCódigodoProcedimentoAdministrativo,aprovadopeloDecreto-Lein.º57/99/M,de11deOutubro:

Nome N.ºdoBoletimdecandidatura

HOICHENGWAI 5006155

ApósasverificaçõesdesteInstituto,notamosqueoselementosdoagregadofamiliardecandidatosahabitaçãosocialacimamencionadosãoelementosquefiguremnosboletinsdecandidaturadeoutrosagregadosfamiliares,aosquaisesteInstitutojátenhaautorizadoaaquisiçãodahabitaçãoconstruídaemregimedecontratosdedesenvolvimentoparaahabitaçãonostermosdoDecreto-Lein.º13/93/M,de12deAbril,peloquenãoreúneosrequisitosexigidosparaacandidatura,nostermosdaalínea3)don.º4doartigo3.ºdoRegulamentoAdministrativon.º25/2009. TendoesteInstitutopublicadoumanúncionaimprensadelínguachinesaelínguaportuguesa,nodia1deDezembrode2012,asolicitaraointeressadoacimamencionadoparaapresentarporescritoassuascontestaçõespelosfactosacimareferidosnoprazode10(dez)diasacontardadatadepublicaçãodoreferidoanúncio,entretantonãoofez.Nostermosdosartigo5.º,n.º2doartigo9.ºealínea2)doartigo11.ºdoRegulamentodeCandidaturaparaAtribuiçãodeHabitaçãoSocial,aprovadopeloDespachodoChefedoExecutivon.º296/2009,assimcomododespachodoPresidentedoInstituto,exaradonaInformaçãon.º0083/DAHP/DAH/2011,arespectivacandidaturafoiexcluídadalistageraldeespera. Enostermosdosartigos148.ºe149.ºen.º2)doartigo150.ºdoCódigodoProcedimentoAd-ministrativo,aprovadopeloDecreto-Lein.º57/99/M,de11deOutubro,podereclamardarespectivadecisãoadministrativa,aoPresidentedesteInstituto,noprazode15(quinze)diasacontardadatadepublicaçãodopresenteanúncio,areclamaçãonãotemefeitosuspensivo;oupodeapresentardirectamenterecursojudicialaoTribunalAdministrativo,noprazode30(trinta)diasacontardadatadepublicaçãodopresenteanúncio,nostermosdoartigo25.ºdoCódigodeProcedimentoAdministrativoContencioso,aprovadopeloDecreto-Lein.º110/99/M,de13deDezembro.

OPresidente,

TamKuongMan 13deJaneirode2012

QUINTA-FEIRA 19.1.2012

8www.hojemacau.com.mo vida

AUTORIDADES TEMEM MORTE DE ELEFANTES, BÚFALOS E ANTÍLOPES

Antraz mata hipopótamos

UM tesouro incal-culável de fósseis antigos - incluindo alguns recolhidos

pelo naturalista britânico Charles Darwin - foi redes-coberto num velho armário do Reino Unido.

Os fósseis, cuja impor-tância passou despercebida durante 165 anos, foram en-contrados por acaso nos cofres do quartel-general da British Geological Survey, perto de Keyworth (Reino Unido), re-lata a BBC. Já foram fotografa-dos e estão agora disponíveis numa exposição online .

John Ludden, director--executivo da British Ge-ological Survey referiu à BBC que é uma descoberta extraordinária. “Isto faz-nos pensar o que é que poderá mais estar escondido nas nossas colecções.”

A descoberta destes fós-seis foi feita pelo paleontólogo Howard Falcon-Lang, que nem queria acreditar no que

PELO menos 88 hipo-pótamos morreram

no Parque Nacional de Mana Pools (norte do Zimbabué) em conse-quência de um surto da bactéria antraz. Agora teme-se a morte de ele-fantes, búfalos e antílo-pes, informaram nesta semana as autoridades zimbabueanas.

Os exames de labora-tório confirmaram que todos os hipopótamos morreram por antraz, declarou a porta-voz da Autoridade de Parques Nacionais, Flora e Fauna, Caroline Washaya-Moyo.

As mortes acontece-ram depois de um surto de antraz nos distritos do norte de Mbire e Mount Darwin em Dezembro, onde 40 moradores re-

Fósseis recolhidos redescobertos num armário britânico

O tesouro de Darwin

Clickecológico

O MELHOR PÔR-DO-SOL DO MUNDO

• A savana africana dá imagens como estas. A silhueta de três gnus no fim de mais um dia. Muitos zoólogos defendem que o pôr-do-sol de África é dos mais espectaculares do mundo. A imagem não desmente.

Foto: TravelHouse

os seus olhos viam, quando levantou uma lâmina de vidro com uma amostra à contraluz e leu o nome que figurava na etiqueta: “C. Darwin Esq.”.

“Demorou um bocado até me convencer que aquela era a assinatura de Darwin na lâmina”, disse o paleontólogo, acrescentando que rapida-mente percebeu também que aquele era um “importante e esquecido” espécime.

“Dentro de um armário estavam centenas de amos-tras fossilizadas de plantas”, acrescentou Howard Falcon--Lang, que trabalha para o

departamento de Ciências da Terra no instituto Royal Holloway da Universidade de Londres.

VIAGEM MARCANTEVeio a confirmar-se poste-riormente que muitas das amostras redescobertas por Falcon-Lang foram recolhidas por Darwin durante a sua famosa expedição a bordo do HMS Beagle, em 1834. Esta foi a viagem na qual o naturalista britânico começou a desenvol-ver a sua teoria da evolução das espécies.

Muitas das amostras reco-

lhidas na viagem foram des-pachadas para Inglaterra e era Joseph Hooker, um botânico e amigo de Darwin, que estava responsável por receber e ca-talogar as amostras enviadas, durante um breve período em que trabalhou para a British Geological Survey, em 1846.

Mas os fósseis entretan-to “perderam-se”, porque Hooker saiu em expedição para os Himalaias antes de poder concluir o trabalho. Depois disso a exposição foi sendo mudada de sítio e aca-bou por ser esquecida.

“Reencontrar um tesouro de espécies recolhidas por Darwin da viagem do Beagle é simplesmente extraordiná-rio”, disse ainda Falcon-Lang, acrescentando que uma das mais bizarras amostras agora redescobertas é a de um fungo de 400 milhões de anos que pode atingir o tamanho de uma árvore. “Há muitos fós-seis importantes que nem se-quer sabíamos que existiam.”

ceberam atendimento médico contra doença causada pela bactéria.

De acordo com a

QUINTA-FEIRA 19.1.2012

9www.hojemacau.com.mo

Sabia que...

AUTORIDADES TEMEM MORTE DE ELEFANTES, BÚFALOS E ANTÍLOPES

Antraz mata hipopótamosESTE ano, os relógios podem

ter um segundo a mais. O ob-jectivo é fazer a sincronização dos relógios com a rotação da Terra.

O Serviço Internacional de Sistemas de Referência sobre a Rotação da Terra quer adicionar um segundo ao ano de 2012 para sincronizar os relógios humanos com o movimento de rotação da Terra.

A agência das Nações Uni-das vai reunir esta semana em

TRÊS FERIDOS EM INCIDENTE CONTRA BALEEIRO JAPONÊSTrês pessoas, incluindo dois activistas contra a caça às baleias, sofreram ferimentos ligeiros numa acção contra um navio japonês no Oceano Antárctico, disse a organização ecologista Sea Shepherd Conservation Society. Os feridos eram de nacionalidade norte-americana, sul-africana e francesa, sendo este último um fotógrafo. O incidente ocorreu a cerca de 300 milhas náuticas de Mawson Península, na Antárctida, quanto activistas e jornalistas tentaram abordar o navio Yushin Maru 2, que participa na campanha nipónica de caça às baleias.

... 84% do lixo

doméstico é reciclável?

É PROVÁVEL QUE 2012 TENHA MAIS TEMPO

Um segundo a maissem terem sido concluí-dos os exames que com-provam o facto.

MEDIDAS PREVENTIVASPara impedir a propa-gação da bactéria, os veterinários restringiram o movimento dos ani-mais de Mana Pools, um parque popular entre os turistas sul-africanos. “Vários animais morre-ram, mas isolámos a área e queimámos os corpos para evitar a dissemina-ção” da doença, contou o veterinário Chris Foggin.

No final de 2008, o an-traz, que causa uma infec-ção cutânea que costuma acarretar febre e mal-estar, matou três zimbabueanos, durante um surto que coincidiu com uma epi-demia de cólera.

porta-voz, é provável que ainda morram outros 45 búfalos, 30 elefantes e dois antílopes, mesmo

Genebra, na Suíça, para decidir a alteração de hora, já que a en-tidade é responsável por manter os padrões de horários entre os países.

A velocidade inconstante da rotação do nosso planeta faz com que o horário hu-mano fique desactualiza-do, daí que seja necessário acrescentar um segundo ao ano.

A ser aprovada a altera-ção refletir-se-á nos relógios, aos quais se deve proceder ao acréscimo de um segundo no final do dia de 30 de Junho. Assim, o último minuto desse dia terá 61 segundos em vez dos normais 60.

31 de Dezembro de 2008 foi a última vez que se alteraram os relógios. Em prol do acerto com a rotação terrestre, esta será já a 25ª vez que se recorre a uma operação deste género.

QUINTA-FEIRA 19.1.2012

10www.hojemacau.com.mo CULTURA

PUB

Conferências de acesso gratuito

Joana [email protected]

JUNTAR dois patrimó-nios da humanidade num só lugar. Foi este objectivo que deu o mote para a mais recen-

te surpresa da 1ª edição do Festival Rota das Letras: a fadista portuguesa Aldina Duarte vem actuar a Macau. “Sempre quisemos encon-trar espaço para o Fado, nes-te festival”, revelou Ricardo Pinto, director do evento. “O Fado vive muito da palavra, é a forma como muitos dos nossos poetas são falados e faz todo o sentido trazê-lo ao festival.”

Aldina Duarte lançou re-

• 29 DE JANEIRO – 15H00 Instituto Politécnico de Macau “China e os países de língua portuguesa, um romance”Um olhar sobre as trocas comerciaise os intercâmbios de cultura.

• 30 DE JANEIRO – 11H00Instituto Politécnico de Macau “Oriente e Ocidente – Pólos imaginários que se atraem?”A história da literatura escrita soba égide das diferenças.

• 30 DE JANEIRO - 15H30 Instituto Politécnico de Macau

“Inspiração: mito ou realidade?”Escrever é profissão ou paixão?

• 31 DE JANEIRO – 11H Instituto Politécnico de Macau “A escrita ainda pode ser política?” O discurso narrativo e a sua utilização.

• 31 DE JANEIRO – 14H30Instituto Politécnico de Macau “A tradução: limites e possibilidades”Podem obras ser revertidas para outras línguas sem perder o essencial?

• 1 DE FEVEREIRO – 11HInstituto Politécnico de Macau

“Editar em Macau: demasiado pequeno para dar certo?”Como rentabilizar a literatura portuguesa num mercado pequeno.

• 2 DE FEVEREIRO – 11HInstituto Politécnico de Macau “A geografia da escrita”Saiba a importância do local da história para o seu autor.

•3 DE FEVEREIRO – 15H30Instituto Politécnico de Macau “Quanto vale um romance histórico?”É uma moda ou tem elementos agradáveis para os leitores?

Festival Rota das Letras junta escritores, música e cinema

Silêncio, que vão começar os espectáculoscentemente o álbum “Contos de Fados”, um tributo à lite-ratura e considerado um dos melhores do ano. De Lisboa para Macau, a cantora actua gratuitamente na Casa do Mandarim. Sítio que não foi escolhido ao acaso. “Vai ser um concerto especial, uma vez que é um local patrimó-nio material da humanidade onde vamos ouvir cantar o fado, recentemente conside-rado património imaterial da humanidade.”

Ainda que sem confirma-ção, a organização do Rota das Letras diz mesmo que a actuação de Aldina Duarte poderá trazer a RTP a Macau.

Mas, como não é só de música que se faz um festi-

val, Ricardo Pinto e Hélder Beja, sub-director do evento, levantam mais um pouco do véu. “Os concertos são importantes, mas vamos ter também exibições de arte de artistas locais, de Cabo Verde e do cartoonista André Carrilho e exibição de filmes, como é o caso de ‘José e Pilar’, que tem direito a um concerto tocado pelo autor da banda sonora”, explica Ricardo Pinto.

CANCELAMENTOSSem os previstos Alice Vieira e Luís Veríssimo – que can-celaram a visita por motivos pessoais -, mas com muitos outros escritores, o Festival Rota das Letras quer ainda marcar a diferença na cultura que se faz no território. “Um festival literário era algo que faltava a Macau, porque até agora os escritores pareciam estar a ser um pouco igno-rados”, frisa o director do evento.

Ricardo Pinto caracteriza a realização do Rota das Letras como um tributo a Macau, não devido ao seu tradicional papel comercial, mas pela libertação dessa lógica.

E, se uma das primeiras razões para a realização do evento foi impulsionada

José Rodrigues dos Santos

Macau Love Stories

Aldina Duarte

QUINTA-FEIRA 19.1.2012

11www.hojemacau.com.mo

Concertos, sessões de autógrafos e mais…

Conferências de acesso gratuito

Agenda cinematográfica

PUB

• 29 DE JANEIRO Instituto Politécnico de Macau 11h - Workshop de escrita criativaem inglês com Xu Xi17 h - Apresentação de livro e sessãode autógrafos com Xu Xi

• 31 DE JANEIRO – 12H00Instituto Politécnico de Macau Apresentação de livro e sessãode autógrafos com Paulo Aidoe Marvin Farkas

• 31 DE JANEIRO - 21H00Universidade de MacauConcerto da fadista Aldina Duarte 200 patacas

• 1 DE FEVEREIROInstituto Politécnico de Macau 14h - Apresentação de livro e sessãode autógrafos com Jimmy Qi e Lolita Hu15h30 - Apresentação de livro e sessãode autógrafos com José Luís Peixoto,João Paulo Cuenca e Tatiana Salem Levy16h30 - Masterclass de literatura brasileira contemporânea com Tatiana Levy e João Cuenca

• 1 DE FEVEREIRO – 20H30Casa do MandarimConcerto da Fadista Aldina DuarteEntrada gratuita

• 2 DE FEVEREIROInstituto Politécnico de Macau 11 h – “Private Zoom: tempo de bichos”,

Performance vídeo do artista cabo verdiano Mito Elias com poemasde Arménio Vieira 14h30 - Apresentação de livro e sessãode autógrafos com Jade Y Chene J. Rentes Carvalho

• 3 DE FEVEREIRO - 14H30Instituto Politécnico de Macau Apresentação de livro e sessãode autógrafos com Su Tonge José Rodrigues dos Santos• 3 DE FEVEREIRO – 20H00Fórum MacauConcertos Soler, Turtle Giant e YFM280 patacas

• 4 DE FEVEREIRO - 10H00Instituto Politécnico de Macau “Escrever Macau” – Masterclasse organizada pelo Pen Clubde Macau

• 4 DE FEVEREIRO - 15H00Livraria PortuguesaExposição do Cartoonista André Carrilho • 4 DE FEVEREIRO - 16H30Exposição de Mito Elias, Lino Damiãoe duas colectivas de Macau e do Deltado Rio das Pérolas

• 4 DE FEVEREIRO - 20H00Fórum Macau Concerto de Nancy Vieira, Noiserve Andreia Dacal280 patacas

• “JOSÉ E PILAR”, de Miguel Mendes Dia 29 de Janeiro às 18h15Centro Cultural de Macau (pequeno auditório)50 patacas

*a exibição conta ainda com a presençado realizador e do autor da banda sonora

• “MACAU LOVE STORIES”, de Albert Chu, Harriet Wonge Fernando EloyDia 30 de Janeiro às 20hCentro Cultural de Macau (pequeno auditório)50 patacas

*com a presença do produtor e dos realizadores

• “PORQUÊ AQUI? HISTÓRIAS DE CHINESES EM ÁFRICA”, de Yara Costa “Vai com o Vento”, de Ivo FerreiraDia 31 de Janeiro às 16hInstituto Politécnico (anfiteatro B)

*com a presença dos realizadores

• “ALDINA DUARTE”, de Manuel Mozos Dia 1 de Fevereiro às 16h30Instituto Politécnico (anfiteatro B)

• “THE HOME SONG STORIES”, de Tony AiresDia 2 de Fevereiro às 16hCinema Alegria50 patacas

*com a presença do realizador

• “SADNESS”, de Tony AyresDia 3 de Fevereiro às 11hInstituto Politécnico (anfiteatro B)

*o filme conta ainda com uma palestrasobre escrita para cinema

Festival Rota das Letras junta escritores, música e cinema

Silêncio, que vão começar os espectáculos

CONCURSO DE CONTOS O Rota das Letras convidou os autores que vêm ao território a escreverem um conto sobre Macau, depois de cá passarem. Após muitos aceitarem, o convite estende-se a todos os cidadãos – residentes ou não – que queiram expressar-se através da escrita. Em português, inglês ou chinês, o concurso aceita todos as histórias apenas com uma condição: têm de ser sobre Macau. O prémio não podia ser mais inspirador: a publicação do conto nas três línguas, ao lado dos grandes nomes da literatura. O regulamento estará disponível no site www.rotadasletras.org.

pelo 20 º aniversário do jor-nal Ponto Final, há mais ar-gumentos que se levantam. “Vai assinalar factos bem relevantes de um passado próximo,como é o caso do desaparecimento de Henri-que Senna Fernandes e de Cesária Évora e a elevação de Fado a património da humanidade.”

SEGUNDAEDIÇÃO NA FORJAA 2ª edição do Festival está já marcada para 2013 e a recentemente criada Socie-dade de Artes e Letras – co--organizadora do evento e da qual fazem parte Ricardo Pinto e Hélder Beja -, prevê edições anuais. “Ao longo dos festivais queremos tra-zer cá pessoas de todos os países, porque a ideia é ter um espaço aberto a todos”, adianta Ricardo Pinto.

O público pode contar com mais de duas dezenas de escritores, artistas, cineastas, cantores e até editores – desde Portugal à China e passando por Cabo Verde, Brasil e Moçambique. O convite fica lançado, os motivos são da-dos pelos organizadores. “É um festival muito rico para quem gosta de literatura, arte, música e cinema.”

O festival começa no dia 29 de Janeiro e estende-se até dia 4 de Fevereiro. Os bilhetes estão à venda na Livraria Portuguesa, Kong Seng ou www.macauticekt.com. Pode consultar o pro-grama do Rota das Letras em www.rotadasletras.org.

ESTRELAS DE BOLLYWOOD REGRESSAM A MACAUPela segunda vez, os Zee Cine Awards regressam a Macau. A entrega de prémios do mundo do cinema indiano vai realizar-se no Venetian, a 21 de Janeiro. Shah Rukh Khan, “o rei de Bollywood”, e a ex-miss mundo Priyanka Chopra, “rainha do cinema indiano”, são as estrelas encarregues de entregar os prémios da mais alta nomeação feita pelos espectadores. Katrina Kaif, Shahid Kapoor, Ranbir Kapoor e muitos outros juntam-se ao painel de convidados. Os bilhetes já estão à venda no Venetian.

QUINTA-FEIRA 19.1.2012

12www.hojemacau.com.mo DESPORTO

Gonçalo Lobo [email protected]

O seleccionador de futebol de Macau, Leung Sui Wing, “não é um pro-fundo conhecedor da

língua inglesa”. Esta é a grande conclusão da Associação de Fute-bol de Macau (AFM) para o voto duplo do seleccionador na eleição do Bola de Ouro.

No comunicado enviado ao Hoje Macau, a AFM desculpabiliza Leung Sui Wing, resguardando-o na sua incapacidade de entender inglês. “Terá pensado, errada-mente, que a votação deveria ser apenas feita por ele”, pode ler-se no documento.

Mas à AFM também têm que ser assacadas culpas, pois se Geofredo Cheung nunca votou significa que o seleccionador tem sempre votado por ele.

Seja como for, e apesar da de-mora incompreensível da resposta da AFM, a associação pede des-culpas a Geofredo, aos residentes

Sérgio [email protected]

O piloto português Carlos Sousa escreveu história

no automobilismo chinês. Não só por ter obtido o séti-mo lugar na geral na edição 2012 do rali Dakar - a melhor posição alguma vez obtida na prova por um construtor au-tomóvel chinês - mas também por se ter tornado o primeiro piloto contratado por um fabricante do país da Grande Muralha para um projecto desportivo com dimensão mundial.

Apesar dos contratempos, com este resultado obtido na América do Sul Sousa colo-cou a Great Wall Motors em evidência, algo que até aqui nunca tinha acontecido com um construtor automóvel do Império do Meio. “Face à juventude deste projecto e às várias condicionantes que en-volviam a participação – como estar parado desde Abril e ter testado o carro apenas três dias, em Marrocos –, é evidente que só posso estar

AFM pede desculpa aos amantes do futebol

O treinador fala mal inglês

CARLOS SOUSA ESCREVEU HISTÓRIA NO AUTOMOBILISMO CHINÊS

O português que levou a China ao Dakarmuito satisfeito com o resul-tado”, resumiu Carlos Sousa após a consagração no inédito pódio instalado em Lima, no Peru. “Cumpri a promessa de concluir a prova no top-10 e sei que dei todos os dias o meu melhor ao longo destas duas semanas.”

Regular e consistente, ape-sar da arreliadora gripe que o limitou durante a primeira

semana e os sintomáticos pro-blemas com a refrigeração do motor e a afinação do seu SUV Haval, Sousa chegou ainda a temer uma desistência já perto do final, devido à lesão no pescoço diagnosticada ao seu navegador, Jean-Pierre Garcin, que obrigou o francês a cumprir as últimas duas etapas com um colar cervical. “Passámos por situações algo

insólitas neste Dakar, mas que ajudam a reforçar ainda mais o mérito do resultado”, revelou Sousa, na véspera de festejar o seu 46º aniversário e também de se reunir com o vice-presidente da Great Wall Motors para discutir o futuro e uma eventual renovação do seu contrato. “Evidenciámos o enorme potencial que o projecto pode vir a ter caso a equipa decida investir um pouco mais na preparação do próximo Dakar e na resolução de alguns problemas de base do próprio carro. Mas é uma decisão que caberá sobretudo à marca.”

O impacto positivo na im-prensa chinesa poderá forçar, no bom sentido, o maior cons-trutor privado de automóveis da China a investir ainda mais que as cerca de 50 milhões de patacas gastas este ano. “Inde-pendentemente do que possa

reservar o futuro, sinto que já contribuí para que o desporto mundial ganhasse mais um construtor interessado em investir no automobilismo e em promover-se internacio-nalmente através do Dakar”, concluiu Sousa, que também foi o melhor dos pilotos por-tugueses na prova.

O MISTÉRIO CHINÊSDesde o início da campanha que a Great Wall Motors guar-dou para si os detalhes técni-cos da sua viatura à comuni-cação social, o que obviamente levantou várias questões nos meios especializados. O Haval SUV em muito se assemelha ao BMW X3 construído pela equipa x-Raid, a mesma equipa que preparou os Mini que venceram a prova este ano. Thomas Quandt, o chefe máximo da x-Raid, limitou-se dizer sobre o assunto, citando

o site marathonrally.com, que a sua equipa apenas ajudou a Great Wall como fez com o Volvo da Pewano.

Mas se o jipe sueco não teria mais de 20% de mão da equipa germânica, o carro chinês assemelha-se, e mui-to, ao BMW X3 CC, desde a carroçaria ao posicionamento das entradas de ar. A “mão disfarçada” da x-Raid neste projecto chinês é maior ainda se tivermos em conta que te-rão existido negociações para algo mais.

Apesar de não existir uma palavra oficial sobre o assunto, a x-Raid terá tentado “empur-rar” Guerlain Chicherit para o lugar de Sousa na Great Wall Motors mas os chineses prefe-riram a experiência do piloto luso face à exposição mediá-tica garantida que teriam com o rival francês e ex-campeão do mundo de esqui.

de Macau e a todos os amantes de futebol pelo “erro não intencional” de Leung Sui Wing.

GUATEMALA TAMBÉM DEBAIXO DE FOGODe acordo com o jornal Lance!, a Guatemala também terá tido

problemas com as votações para Melhor Jogador do Mundo. O jornal brasileiro adianta que a federação guatemalteca votou em branco, deixando a impressão de “má vontade à FIFA”.

O Lance! Entrou em contacto com a Federação Nacional de Futebol da

Guatemala “cujo secretário anun-ciou, aos gritos, que o presidente Bryan Jiménez proibiu qualquer um de falar sobre o assunto”. Os brasilei-ros só conseguiram uma reacção do director Manuel Vásquez que, com poucas palavras, disse que “não vai haver qualquer explicação, e a Fede-

ração vai simplesmente ignorar as perguntas, não querendo sequer pu-blicar uma nota de esclarecimento”.

O único voto guatemalteco foi o da imprensa, pelo jornalista Francisco Aguilar. O Lance! tentou chegar até ao seu contacto mas até ao momento não foi possível.

TEMA CONTINUA A SER FALADOO Brasil, mas também Portugal e Espanha, tem demonstrado bastante interesse no caso Geofredo. Desta vez foi o maior portal de desporto do país a dar destaque a Macau e ao Hoje Macau. A Globo Esporte fez um apanhado exaustivo de todo o processo, contactou a nossa redacção, e falou com Geofredo Cheung e com Leung Sui Wing. Aliás Geofredo admitiu mesmo que tudo não passou de uma “falha de comunicação”. “Na minha opinião, a AFM deveria esclarecer isso”, pode ler-se na notícia da Globo, que está devidamente ilustrada com fotos de Geofredo, Leung e da selecção de da RAEM. “Tudo bem que agora já não se pode fazer mais nada, a votação já foi, mas devemos fazer algo para evitar esse tipo de coisa no futuro. Acredito que ninguém tenha agido de má fé. Acho que ocorreu realmen-te um simples engano, um problema de comunicação, de acordo com que a entidade inicialmente me disse. E acredito nisso.”

TDM13:00 TDM News - Repetição13:30 Jornal das 24h14:30 RTPi DIRECTO18:30 That 70\’s Show (Que Loucura de Família)19:00 Montra do Lilau (Repetição)19:30 Amanhecer20:30 Telejornal21:00 TDM Talk Show21:30 Castle22:00 Passione23:00 TDM News23:45 Herman 201100:20 Reportagem Sic01:01 Telejornal (Repetição)01:30 RTPi DIRECTO

INFORMAÇÃO TDM

RTPi 8214:00 Telejornal Madeira14:30 Grandes Livros I15:30 Correspondestes 16:00 Bom Dia Portugal17:00 O Elo Mais Fraco18:00 Resistirei18:45 Os Compadres19:30 Tempo Final - Despedida20:00 Jornal Da Tarde 21:20 O Preço Certo22:15 Com Ciência22:45 Portugal no Coração

ESPN 3012:30 (Delay) Innsbruck Winter Yog 2012 Daily H/L13:30 NCAA Women’s Volleyball Championship Final UCLA vs. Illinois15:30 Big East Conference Basketball Cincinnati vs. Connecticut17:30 Len European Short Course Swimming Championships 19:30 (LIVE) Sportscenter Asia 2012 20:00 ABL 2012 Weekly H/L 20:30 Global Football 2011 21:00 Winter X Games Classix22:00 Sportscenter Asia 2012

22:30 ABL 2012 Weekly H/L 23:00 Global Football 2011 23:30 Innsbruck Winter Yog 2012 Daily H/L

STAR SPORTS 3108:00 (LIVE) Australian Open 2012 Men’s / Women’s 2nd Round20:00 Motorsports@Petronas 2011 20:30 FA Classics 2006/07 FA Cup Final Chelsea vs. Manchester United21:30 (LIVE) Score Tonight 2012 22:00 Global Football 2011 22:30 (Delay) Australian Open 2012 Day #4 Highlights 23:30 Australian Open 2012 Men’s / Women’s 2nd Round FOX MOVIES 4012:30 Sacrifice14:10 Date Night15:55 Clash17:35 Lies & Illusions19:15 Maximum Risk21:00 The Switch22:45 Tron: Legacy00:50 Clash

HBO 4112:00 The Social Network14:00 Mona Lisa Smile16:00 Something To Talk About17:45 Battle For Terra20:00 Hollywood Homicide22:00 Burlesque23:55 True Blood00:55 Junkyard Dog

CINEMAX 4212:00 Ticking Clock13:45 Funny People16:00 I Married A Monster From Outer Space17:20 2001: A Space Odyssey20:05 Boardwalk Empire22:00 The Final Destination23:20 Inglourious Basterds

[f]utilidadesQUINTA-FEIRA 19.1.2012www.hojemacau.com.mo

13

[Tele]visão

Aqui há gato

À VENDA NA LIVRARIA PORTUGUESA

RUA DE S. DOMINGOS 16-18 • TEL: +853 28566442 | 28515915 • FAX: +853 28378014 • [email protected]

Su doku

[ ] Cru

zadas

REGRAS |Insira algarismos nos quadrados de forma a que cada linha, coluna e caixa de 3X3 contenha os dígitos de 1 a 9 sem repetição

SOLUÇÃO DO PROBLEMADO DIA ANTERIOR

SOLUÇÕES DO PROBLEMA

HORIZONTAIS: 1-Guardam bem na memória. Cada um dos caracteres do abecedário. 2-Nome do homem. Nome de mulher.O. m. q. vale. 3-Relativo à taxidermia. 4-Semelhança. Apelido. Hélio (s.q.). 5-Trabalho. Registos, escrituras. 6-Deus dos Maometanos. Pequeno poema cantado pelos jograis na idade Média. 7-Sem mistura, pura. Cada um dos frutos que formam o cacho. 8-Aprovado (abrev.). Orar. Existes. 9-Servem de modelo. Feiticeiras. 10-Cheiro desagradável (Bras.). Preceptora. Visitado. 11-Vestuário de meulher. (pl.). Argumentos, temas.

VERTICAIS: 1-Desastroso. Cartas celestes. 2-Causara ira a. Espaço de tempo. 3-19 (rom.). Balção onde se servem bebidas. Desocupa, afasta-se. 4-Tornara incomunicável ou solitário. 5-Avaliara a medida. Espécie de avestruz (pl.). 6-Substância preparada pelas abelhas. Esquadrão. 7-Relativo a fantasma (Poét.). Condutor de palanquim na India. 8-Fúnebre. 9-Televisão Indepedente (sigla). Mulher solteira já de certa idade. Bebida alcoólica. 10-Abre fendas.Orvalho congelado. 11-Planta liliácea de suco amargo. As partes difíceis de um empreendimento (Fig.).

[ ] CinemaCineteatro | PUB

SALA 1KOKURIKOZAKA KARA [A]FALADO EM CANTONÊS Um filme de: Gora Miyazaki14.30, 16.30

I LOVE HONG KONG [B]FALADO EM CANTONÊSUm filme de: Chin Kwok WaiCom: Stanley Fung, Teresa Mo, Eric Tsang19.30, 21.30

SALA 2THE DARKEST HOUR 3D [B]Um filme de: Chris GorakCom: Emile Hirsch, Olivia Thirlby14.30, 18.00

JOURNEY 2: THE MYSTERIOUS ISLAND 3D [B]Um filme de: Brad PeytonCom: Vanessa Hudgens, Dwayne Johnson16.15, 19.45, 21.30

SALA 3THE MUPPETS [A]Um filme de: James BobinCom: Jason Segel, Amy Adams14.30, 16.30, 19.30

THE DARKEST HOUR 3D [C]Um filme de: Chirs GorakCom: Emily Hirsch, Olivia Thisrlby21.30

OS 50 GRANDES ACONTECIMENTOS DA HISTÓRIA • Hugh WilliamsSão 50 factos essenciais que alteraram o curso da História, recordando Jesus Cristo, Henry Ford, Vasco da Gama ou a Internet. Compilados pelo prestigiado especialista britânico Hugh Williams, estes 50 momentos são basilares para compreensão da sociedade em que vivemos hoje, recheados ainda de apontamentos curiosos e factos históricos que nunca sonhou descobrir. Um livro repleto de personalidades, locais, batalhas e objectos, descritos com rigor e entusiasmo e tornando vivas as passagens mais marcantes da nossa História.

CONTOS CARNÍVOROS • Bernard QuirinyUm botânico enamorado da sua planta carnívora. Um padre argentino que tem a faculdade de se desdobrar em corpos diferentes. Onze escritores mortos que o leitor nunca leu. Uma mulher-laranja que se deixa literalmente beber pelos seus amantes. Uma sociedade de estetas fascinados pelas marés negras. Uma tribo de índios da Amazónia que nenhum linguista compreende. E o extraordinário Pierre Gould, que ressurge incessantemente em diferentes trajes e disfarces…

HORIZONTAIS: 1-FIXAM. LETRA. 2-ARI. EMA. VAL. 3-TAXIDERMICO. 4-AR. SILVA. HE. 5-LABOR. ACTAS. 6-ALA. LAI. 7-MERA. A. BAGO. 8-AP. REZAR. ES. 9-POSAM. MAGAS. 10-ACA. AIA. IDO. 11-SAIAS. LEMAS.VERTICAIS: 1-FATAL. MAPAS. 2-IRARA. EPOCA. 3-XIX. BAR. SAI. 4-A. ISOLARA. A. 5-MEDIRA. EMAS. 6-MEL. AZ. I 7-LARVAL. AMAL. 8-E. MACABRA. E. 9-TVI. TIA. GIM. 10-RACHA. GEADA. 11-ALOES. OSSOS.

“GOSTO” O Facebook é uma rede social muito popular. Os pais abrem contas para os filhos, ainda bebés, para que eles possam recordar os seus primeiros passos, e até os avós têm contas, por graça. Mas será que a rede social nos está a aproximar, ou, pelo contrário, está a aumentar a distância que nos separa uns dos outros? De cada vez que deixas um comentário, partilhas uma ligação ou fazes uma observação sobre uma opinião de um amigo, o item “gosto” é activado. Mas o que significa “gosto”? Por vezes associamos o número de “gostos” que detemos ao número de amigos ou de fãs. Se tiveres boa aparência, não interessa o que dizes, provavelmente vais receber centenas de “gostos”, mas quantos deles exprimem um sentimento de verdadeira concordância? As pessoas usam o Facebook para “partilhar” todos os acontecimentos. Se estiveres doente, provavelmente pesquisas um hospital na tua área, encomendas os medicamentos e em breve terás mais não sei quantos comentários e “gostos” de amigos e conhecidos. Eu sei que as pessoas estão a comunicar mais com a rede social, mas será que o “gosto” reflecte quem verdadeiramente se preocupa connosco? Quando estás doente, o número de “gosto” que recebes dos amigos e fãs é o suficiente para te deixar satisfeito e mais confortado? Não podemos negar que a rede social é um bom instrumento para divulgar informação, mas também não podemos negar que nos está, de certa forma, a afastar uns dos outros. Uma mensagem ou um telefonema seria mais caloroso.

Pu Yi

OPINIÃOQUINTA-FEIRA 19.1.2012

14www.hojemacau.com.mo

Luís Rego in Económico

decisão da Standard & Poor’s de baixar o ‘rating’ de nove países do euro voltou a deixar os responsá-

veis europeus em pé de guerra.É verdade que as agências de ‘rating’

foram cúmplices da crise financeira de 2007 e depois disso têm abatido os alvos mais fáceis. Mas desta vez têm toda a razão.

O que diz a agência de notação é que detrás do novo “pacto orçamental” - ou da estratégia portuguesa de “cerrar os dentes e esperar que a tempestade passe” - não há mais e melhor emprego ou crescimento sustentável, como prometeram os líderes em Dezembro. A estratégia centrada em austeridade é descrita como sendo “auto-destrutiva” porque a ini-bição da procura agregada deixa as receitas a descoberto, provoca um ciclo vicioso de défices, dívida e recessão (basta pensar na Grécia). Por isso, conclui que a última cimeira foi “insuficiente para responder ao stress sistémico em curso na zona euro” - só o BCE

A StAndArd & Poor’S tem rAzão

Bruxelas diz que tem “mais e melhor informação dos Estados do que as agências”, mas durante anos recebia as estatísticas gregas pelo telefone e, ainda hoje, é incapaz de detectar uma derrapagem, seja na Madeira ou nas autonomias espanholas.

está a fazer o seu papel dando liquidez aos bancos e segurando os juros soberanos.

A agência diz que a actual crise não resulta do descontrolo orçamental na periferia mas sim de desequilíbrios macroeconómicos entre países do euro. Lisboa, em vez de criticar, devia ter aplaudido este diagnóstico porque conforta a posição de Portugal ao demonstrar que a crise é sistémica e a responsabilidade é partilhada. Ou Vítor Gaspar já pensa em alemão ou o governo desistiu de pressionar Berlim e o resto da zona euro a procurar alter-nativas. O país esperava um reconhecimento do seu esforço mas a S&P - e bem - não se impressiona com cortes salariais. Querem resultados sustentáveis e Portugal cai para notação “lixo” porque estes não se vêem - antes pelo contrário. É tudo muito lógico mas, claro, o resultado é terrível: é mais um passo na senda da Grécia com os investidores sem argumentos para segurar títulos nacionais.

A Comissão ainda encontrou coragem para se queixar de que a S&P “não teve em conta as últimas decisões europeias”. Quais? A flexibilidade do fundo de resgate decidida

car toonpor Steff

A CANDIDATA SUU KYI

há seis meses e que continua na gaveta? A alavancagem do fundo acordado há três me-ses e que não produziu efeitos? O segundo “resgate” grego que não sai do papel desde Julho? Ou a nova estratégia de crescimento que está a ter tanta sorte como a agenda de Lisboa? Bruxelas diz que tem “mais e melhor informação dos Estados do que as agências”, mas durante anos recebia as estatísticas gre-gas pelo telefone e, ainda hoje, é incapaz de detectar uma derrapagem, seja na Madeira ou nas autonomias espanholas. Por outro lado, critica a excessiva atenção dada às agências mas mantém em funcionamento um sistema de regulação financeira que é bem mais dependente dos ‘ratings’ que o norte-americano.

A decisão da S&P só peca por não dei-xar também a Alemanha com ‘Outlook’ negativo, como faz aos outros AAA da zona euro, pois a própria agência reconhece que excedentes comerciais conduzem a desequi-líbrios, tal como os défices. Neste momento, nem uma agência de ‘rating’ tem coragem de enfrentar a Alemanha.

A

da es t re laCarlos M. Cordeiro

QUINTA-FEIRA 19.1.2012

15www.hojemacau.com.mo

Propriedade Fábrica de Notícias, Lda Director Carlos Morais José Redacção Andreia Sofia Silva; Gonçalo Lobo Pinheiro; Joana Freitas; José C. Mendes; Nuno G. Pereira; Virginia Leung Colaboradores António Falcão; António Graça de Abreu; Carlos Picassinos; Hugo Pinto; Marco Carvalho; Maria João Belchior (Pequim); Michel Reis; Rui Cascais; Sérgio Fonseca; Tiago Quadros; Vanessa Amaro Colunistas Arnaldo Gonçalves; Carlos M. Cordeiro; Boi Luxo; Correia Marques; Hélder Fernando; Jorge Rodrigues Simão; José I. Duarte, José Pereira Coutinho, Marinho de Bastos; Paul Chan Wai Chi; Pedro Correia; Peng Zhonglian Cartoonista Steph Grafismo Catarina Lau; Paulo Borges Ilustração Rui Rasquinho Agências Lusa; Xinhua Fotografia António Falcão, Gonçalo Lobo Pinheiro; Lusa; GCS; Xinhua Secretária de redacção e Publicidade Laurentina Silva ([email protected]) Assistente de marketing Vincent Vong Impressão Tipografia Welfare Morada Calçada de Santo Agostinho, n.º 19, Centro Comercial Nam Yue, 6.º andar A, Macau Telefone 28752401 Fax 28752405 e-mail [email protected] Sítio www.hojemacau.com.mo

Quem de si diz mal e o pensaé porque já aprendeu a pensar.Por Fernando

Ciclone

país não pára de rir. O humorista é Eduardo Catroga. O homem até conseguiu que o gelo aqui da Serra

da Estrela derretesse com tanta risada. O ex-ministro de Cavaco Silva foi agora esco-lhido para presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP, assim um “pequeno” cargo onde se pode auferir, em tempos de quase um milhão de desempregados, mais de 40 mil euros mensais...

A nomeação das personalidades para o tal conselho da empresa de electricidade tem causado a maior polémica nos quadrantes políticos, e não só. Até os intelectuais se interrogam como é que um general na reser-va como Vasco Rocha Vieira, que se devia manter no recato da sua histórica credencial de último governador de Macau, aceita pertencer a um lobi que primordialmente tratará de umas negociatas. E neste caso, negociatas com chineses. Mais risível ainda porque, segundo Eduardo Catroga, tudo aconteceu devido às caras dos escolhidos. “São caras que os chineses já conhecem”, imaginem, diz Catroga. Mas, estes assun-tos serão sérios? Estaremos a tratar de algo que o Estado português anunciou como fundamental e estruturante para o futuro da economia como a privatização da EDP? Quantos serão os milhões de chineses que conhecem as caras dos ditos cujos, e que tenham uma impressão positiva sobre a sua “amizade” com a China? De pessoas como Rocha Vieira, Miguel Stilwell, Ilídio Pinho, Braga de Macedo e Marques Cruz.

Eduardo Catroga chegou ao cúmulo do absurdo, ao afirmar que a escolha destes no-mes se ficou a dever ao facto de “os chineses já lhes conhecerem a cara e porque têm andado a conversar com eles antes da privatização”. Isto é grave. Até parece que os negociadores receberam um prémio por terem escolhido o concorrente chinês. O novo “chairman” Catroga nem se deve ter dado conta da gravidade das suas palavras. Leiam só um pouco do humorismo catroganiano com ca-

As cArAsque os chinesesconhecem

rácter surrealista: “Estou a falar de Marques Cruz, um homem de Macau e que já andava a falar com os chineses antes da privatização. Miguel Stilwell foi quem analisou do lado da EDP as propostas industriais. Foi ele que discutiu com os chineses. Eles conheciam-lhe a cara. Rocha Vieira tem todo o sentido, foi o último governador de Macau. Ilídio Pinho também tem ligações a Macau e é accionista da EDP. Braga de Macedo aparece, na minha opinião, porque tinha ligações com a Ásia e com a China”. Não, não joga a bota com a perdigota. Aqui, alguma coisa está errada ou Portugal já é uma sucursal da Sicília.

O nome de Macau é merecedor do maior respeito, dignidade e transparência de pro-cessos. Desde quando é que um português realiza uma ou duas viagens a Macau, ou foi contratado para uma comissão de serviço, ou foi nomeado para governador e fica logo a conhecer todos os chineses e vice-versa? Não, nada disto deve ser verdade e só quero que riam, riam muito. Até porque Eduardo Catroga terminou as suas declarações jus-tificativas das dúvidas existentes sobre um eventual conflito ético ligado à sua própria nomeação para presidente do tal conselho de “sábios” da EDP, de uma forma absolu-tamente caricata, concluindo: “Eu nem sou do PSD”...

O nome de Macau é merecedor do maior respeito, dignidade e transparência de processos. Desde quando é que um português realiza uma ou duas viagens a Macau, ou foi contratado para uma comissão de serviço, ou foi nomeado para governador e fica logo a conhecer todos os chineses e vice-versa?

O

PUB

QUINTA-FEIRA 19.1.2012www.hojemacau.com.mo

OBAMA ALICIA KEYSE JAY-Z PODEM APOIARBarack Obama quer uma recandidatura à presidência dos Estados Unidos cheia de grandes nomes da música. Segundo um jornal do Tennessee, citado pela revista Rolling Stone, Alicia Keys é desejada para a campanha, assim como Jay-Z, que já o apoiou em 2008. Arcade Fire, Adam Levine, dos Maroon 5, e Janelle Monae também constam na lista dos desejos.

EUA PORNOCOM PRESERVATIVOS OBRIGATÓRIOSO tribunal de Los Angeles aprovou esta terça-feira uma lei que obriga os actores da indústria de pornografia a usar preservativos, sendo a cidade dos Estados Unidos a aprovar este tipo de medida. Esta medida pretende ser um meio para prevenir doenças como o HIV, mas uma associação do sector, a Free Speech Coalition, afirmou que os preservativos não são necessários.

AFEGANISTÃO SOLDADOS PRESOS DEPOIS DE VIOLAÇÃODois soldados britânicos foram presos por “comportamento inadequado” no Afeganistão, adiantou à Reuters o Ministério da Defesa do Reino Unido. Este anúncio aconteceu depois de uma reportagem publicada no jornal The Sun, que dá conta de abusos cometidos pelos dois oficiais a duas crianças de dez anos.

ALEMANHA URSOPOLAR TRANSFORMADOEM ESTÁTUAO urso polar “Knut”, cuja morte, em Março do ano passado, trouxe uma enorme tristeza aos visitantes do jardim zoológico de Berlim, vai continuar perto dos fãs. Isto porque Josef Tabachnyk, escultor ucraniano, criou a estátua de bronze “Knut – O sonhador”. Segundo a Reuters, a obra custa cerca de 19 mil dólares.

CHINA AUMENTOU COMÉRCIO COM A EUROPA

A justiça italiana deci-diu apontar o coman-dante do navio Costa Concórdia como um

dos principais culpados do aci-dente ocorrido na sexta-feira na costa de Itália. Isto porque a juíza Valeria Montesarchio decretou prisão domiciliária a Francesco Schettino. A de-cisão foi fundamentada pelo facto de o comandante não ter feito “nenhuma tentativa séria” para voltar “pelo menos para perto do navio”. À fuga ocorrida em pleno processo de evacuação dos sobrevi-ventes a bordo, acrescenta-se o facto de Francesco Schettino ter assistido, durante horas, às operações de salvamento sentado nas rochas. Tal facto mostra “graves indícios de culpabilidade”. A “ausência do risco de fuga” pesou na hora de decidir a libertação de Schettino, mas o risco de “ocultação de provas” levou à sua prisão domiciliária. Tal decisão significa que o coman-dante não pode abandonar a sua residência, além de ter de limitar os seus contactos ao ad-vogado e familiares próximos.

“Outros membros do pesso-al e oficiais que desenvolviam esforços para retirar passagei-ros desmentem objectivamente

Francesco Schettino é “o homem mais odiado de Itália”

Prisão domiciliária para comandante de navio

as declarações do comandante sobre a impossibilidade de dirigir os procedimentos de emergência e socorro”, referiu a juíza nos documentos. Valeria Montesarchio referiu ainda que as declarações do comandante não diminuíram os indícios de culpa. A “manobra de emer-gência” feita para que o navio naufragasse junto à costa foi uma decisão “lógica” por for-ma a “limitar o mais possível as consequências de um erro grave”.

Schettino, que já é consi-derado pela imprensa italiana como “o homem mais odiado de Itália”, pode vir a sofrer uma pena de 15 anos por homicídio múltiplo por negligência, nau-frágio e abandono do navio. Até ao momento, morreram 11 pessoas e 28 continuam desaparecidas.

Uma fonte ligada ao Ministério do Comércio da China adiantou à Lusa que o ano passado as ligações comerciais com a Europa aumen-taram 57,3%, para 4,61 mil milhões de dólares. No total, o investimento situou-se nos 60,07 mil milhões de dólares.

Um terço destes nú-meros são referentes a “aquisições e fusões, principalmente no sector mineiro, manufactura, electricidade, comunica-ções e retalho”, explicou o mesmo responsável. O porta-voz do Ministério,

Shen Dayang, citado pela Xinhua, afirmou que o investimento dos Esta-dos Unidos e da União Europeia diminuiu, mas que os investimentos asiáticos aumentaram.

África foi outro conti-nente que recebeu muito da China. Verificaram-se aumentos de 58,9%, para 1,7 mil milhões de dóla-res. A mesma fonte do Ministério do Comércio adiantou que o inves-timento externo chinês aumentou também 9,7% o ano passado, mesmo com as crises económicas sentidas no mundo.