hoje macau 10 jan 2012 #2528

16
TEMPO MUITO NUBLADO MIN 11 MAX 19 HUMIDADE 55-85% CÂMBIOS EURO 10.2 BAHT 0.2 YUAN 1.2 AGÊNCIA COMERCIAL PICO 28721006 PUB MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ TERÇA-FEIRA 10 DE JANEIRO DE 2012 ANO XI Nº 2527 PUB Ter para ler AGORA POLÉMICA É AO CONTRÁRIO ESCRITORES CHINESES PROCESSAM APPLE Página 3 AUMENTO DA BANDEIRADA GOVERNO TENTA NÃO PASSAR DOS 10% MAS TAXISTAS DISCORDAM Página 6 AIR MACAU PILOTO FALTA AO TRABALHO E FOGE PARA O MÉDIO ORIENTE Página 7 Estudo governamental diz que 80,4%dos chineses estão preocupados com uso de pesticidas, óleos reciclados e animais doentes na produção alimentar. Wen Jiabao já tinha falado em “nível alarmante nas falhas da segurança alimentar”, mas não há registos de melhorias. PÁGINA 3 Mais de 80% da população tem medo dos produtos alimentares Angústia ao jantar

Upload: jornal-hoje-macau

Post on 18-Feb-2016

263 views

Category:

Documents


22 download

DESCRIPTION

Edição do Hoje Macau de 10 de Janeiro de 2012 • Ano X • N.º 2527

TRANSCRIPT

Page 1: Hoje Macau 10 JAN 2012 #2528

TEMPO MUITO NUBLADO MIN 11 MAX 19 HUMIDADE 55-85% • CÂMBIOS EURO 10.2 BAHT 0.2 YUAN 1.2

AGÊNCIA COMERCIAL PICO • 28721006

PUB

MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ • TERÇA-FEIRA 10 DE JANEIRO DE 2012 • ANO XI • Nº 2527

PUB

Ter para ler

AGORA POLÉMICA É AO CONTRÁRIO

ESCRITORES CHINESES PROCESSAM APPLE

Página 3

AUMENTO DA BANDEIRADA

GOVERNO TENTA NÃO PASSAR DOS 10% MAS TAXISTAS DISCORDAM

Página 6

AIR MACAU

PILOTO FALTAAO TRABALHO E FOGE PARA O MÉDIO ORIENTE

Página 7

Estudo governamental diz que 80,4%dos chineses estão preocupados com usode pesticidas, óleos reciclados e animais doentes na produção alimentar. Wen Jiabao já tinha falado em “nível alarmantenas falhas da segurança alimentar”, mas não háregistos de melhorias.

PÁGINA 3

Mais de 80% da população tem medo dos produtos alimentares

Angústiaao jantar

Page 2: Hoje Macau 10 JAN 2012 #2528

TERÇA-FEIRA 10.1.2012

2www.hojemacau.com.mo ACTUAL

JAPÃO GOVERNO INSTALA SISTEMA PARA DETECTAR TSUNAMISO governo japonês vai instalar em Março de 2013, no fundo do mar da costa leste do país, um sistema de detecção de tsunamis, informou ontem a televisão pública NHK. Serão instalados sismómetros e detectores de tsunamis subaquáticos na península Boso e na costa de Sanriku, onde se encontram as zonas mais devastadas pelo sismo e tsunami de 11 de março de 2011.

PESCADORESNORTE-COREANOS DEVOLVIDOS AO PAÍSOs governos do Japão e da Coreia do Norte acordaram ontem o regresso dos três pescadores norte-coreanos que alcançaram sexta-feira a costa ocidental japonesa após vários dias à deriva ao seu país de origem. Os pescadores, que deverão hoje regressar à Coreia do Norte via Pequim, garantiram que a sua intenção não era desertar do regime comunista, tendo pedido para regressar ao seu país de origem, de acordo com a agência noticiosa japonesa Kyodo.

FILIPINAS EXPLOSÃO FERE MAIS DE 76EM PROCISSÃOPelo menos 76 pessoas ficaram ontem feridas na sequência de tumultos ocorridos no início de uma procissão em Manila, realizada sob fortes medidas de segurança, devido à ameaça de bomba revelada domingo pelo presidente Benigno Aquino. O incidente ocorreu quando os fiéis procuraram aproximar-se da imagem de Nazareno Negro, depois da missa. Fontes da Cruz Vermelha indicam que 33 pessoas sofreram ligeiros ferimentos.

SEGUNDO um in-quérito recentemen-te apresentado pelo Ministério dos As-

suntos Sociais da China, dinheiro e casa própria são as principais condições que as mulheres chinesas exigem num homem para se casarem com ele.

O inquérito elaborado pelo Ministério, em conjunto com o website de encontros Baihe, questionou 50.384 pessoas sobre a sua vida amo-rosa. Cerca de 92% das mu-lheres inquiridas referiram um “rendimento estável”

do noivo como a principal condição para se casarem e quase 70% concordam que ele deve possuir casa própria antes de pensar na boda.

Entre os homens, 40% afirmaram que não dividi-riam a posse da habitação com as mulheres, no caso de ter sido adquirida com o seu próprio dinheiro, en-quanto que quase metade das mulheres disseram que o pagamento da casa tem de estar a cargo do homem.

A PAIXÃO TEM UM PREÇODois quintos das mulheres

afirmaram que não se apai-xonariam por um homem que ganhasse menos de MOP 5 mil, um aumento de 10% em relação a outro inquéri-to, efectuado em Agosto do ano passado, e mais de um quarto declarou que o salário mínimo aceitável para um futuro marido é de cerca de MOP 12mil.

No que diz respeito à idade certa para assumir uma união, quase 50% dos inquiridos responderam que para um homem seria entre os 28 e os 30 anos, en-quanto 60% declarou que as

mulheres deveriam contrair matrimónio entre os 25 e os 27 anos de idade.

Os “casamentos relâm-pago” (entre indivíduos que se conhecem apenas há uns meses), assim como os di-vórcios, também não param de aumentar. As separações, entretanto, cresceram 12%, quando comparadas com os números do ano passado.

Também 50% dos inqui-ridos declarou que tinha amigos que se casaram pouco tempo depois de se conhecerem, enquanto 21,7% revelaram conhecer casais

cuja união não durou mais de seis meses.

Fan Aiguo, Secretário Chefe da Associação do Casamento e Estudos Fami-liares declarou que a socie-dade chinesa tem-se vindo a tornar mais tolerante face a uma grande variedade de matérias, como o divórcio ou os casamentos secretos, mas acrescentou que a falta de harmonia tenderá a aumen-tar se as pessoas encararem o casamento e o divórcio de forma ligeira. “Temos de reforçar os valores éticos na educação dos mais jovens.”

MARIDO Precisa-se” foi o anúncio que Lin Yu,

uma licenciada em Agronomia, publicou no Renren, equivalente chinesa do Facebook. No anúncio, Lin enumera os 15 requisitos que os candidatos devem preencher, muitos comuns à maioria dos anseios partilhados em sites de encontros. O pretendente deverá abster-se de fumar, beber e jogar, terá de ter um rendimento anual de pelo menos MOP 63 mil e medir pelo menos 172cm, além de possuir mestrado. Outras con-dições mais específicas afastam os nativos dos signos Virgem e Capricórnio, assim como os habi-

tantes de Wuhan. Lin refere ainda que o marido terá de partilhar pelo menos quatro refeições por semana com ela e que nunca se casará menos de um ano depois do primeiro encontro.

Outras das exigências passam por ser filho único, oriundo de uma área urbana, ter os pais ainda casados e vivido romances prévios com duas a quatro ex-namoradas.

Por cada característica preen-chida os candidatos ganham seis pontos, numa tabela que atinge os 100. Quem atingir a pontuação mais elevada, poderá ser o “Sr. Certo” para Lin Yu, que se mostra esperançada em casar até ao Verão.

Relatório revela exigências das mulheres chinesas para casar

Mostra-me a carteira primeiro

UMA jovem de Nanquim, de 24 anos, casou finalmente com o seu

amor de infância. Tudo começou quan-do a rapariga tinha apenas dois anos e, durante um funeral, espontaneamente deu a mão àquele que viria a ser seu ma-rido. Apesar de os comentários sobre a condição social do rapaz, que não se equipara à da rapariga, oriunda duma família abastada, Zue Yuan diz-se uma mulher sortuda, nada preocupada com o facto de o marido não ter meios para adquirir carro ou casa. Pelo contrário, sente-se feliz por finalmente ter casado com aquele que era o seu “noivo” desde a mais tenra idade.

As famílias de Zue e do marido, Wang Yu, são de cidades diferentes, Nanquim e Guangdong, respecti-vamente, e estiveram sem contacto durante cerca de 20 anos. Foi apenas

UMA PAIXÃO QUE NASCEU MUITO CEDO

Casamento começou num funeral

ANÚNCIO PUBLICADO NA REDE SOCIAL RENREN

As 15 condições para ser marido

em 2009 que o pai de Zue conseguiu descobrir o rasto do futuro genro, através de um amigo comum. A his-tória está na internet e tem comovido muitos cibernautas. “Numa era em que as pessoas preferem chorar den-tro do BMW, em vez de rir a andar de bicicleta, esta história de amor é comovente”, comenta um deles.

O “caso” teve início em 1990, quan-do o pai deWang Yu levou a família de Guangdong até Nanjing para assistir ao funeral da avó de Zue. Em décadas anteriores, o pai de Wang, soldado em Nanquim, foi ferido com gravidade e abandonado à sua sorte. Acabou por ser descoberto pela avó de Zue que o tratou , resgatando-o da morte. O pai de Wang nunca esqueceu este acon-tecimento e acabou por reconhecer a sua salvadora como sua madrinha. As duas famílias acabaram por se tornar próximas desde então.

Durante o funeral da avó, as duas crianças tornaram-se inseparáveis, brincando como irmãos. “Porque é que não os casamos quando crescerem?”, comentou o pai de Wang na altura.

Em 2009, o pai de Zue encontrou finalmente Wang Yu, que é agora ofi-cial de policia, através de um amigo comum. Zue e Wang passaram os últimos dois anos a namorar e trocar mensagens, até que finalmente consu-maram o noivado em Outubro passado.

Page 3: Hoje Macau 10 JAN 2012 #2528

TERÇA-FEIRA 10.1.2012

3www.hojemacau.com.mo

Estudo revela que mais de 80% da população está preocupada

Chineses duvidam da segurança alimentar

Observar o que está à volta, começa por ouvirmos o que nos diz a voz interna. Esta, vale mais, a maior parte das vezes, do que os sons de muitas falas que anunciam reformas e a gente a ver que o melhor do desejo é tudo ficar na mesma. Helder Fernando, P.15

UM estudo reali-zado pelo gover-no chinês revela que mais de 80%

da população se mostra preocupada com o uso de pesticidas, aditivos ilegais, óleos reciclados e animais doentes na produção ali-mentar.

O inquérito, condu-zido pela Inside China, revista de análise politica publicada quinzenalmente pelo Partido Comunista Chinês, mostra que 80,4% dos inquiridos não se sen-tem seguros em relação a cinco tipos de alimentos: produtos cozinhados de-rivados da carne, fritos, carne fresca, lacticínios e vegetais. Mais de metade

BEI Zhicheng, porta-voz da Associação Chinesa para a

Protecção dos Direitos de Autor, anunciou que um tribunal de Pequim deu início à acusação contra a Apple, num caso de violação de direitos de autor que envolve quase 40 livros de escritores chineses. As queixas envolvem nove escritores, entre os quais o conhecido romancista e blogger Han Han, que recla-mam cerca de MOP15 milhões de prejuízos.

Segundo Bei, a Apple é a única empresa estrangeiras que vende obras não autorizadas online, oferecendo aos com-pradores descontos de 30%. “Estão a roubar, descarada-mente as obras dos escritores”, sublinhou, acrescentando que a Apple se recusou a retirar os livros da sua loja online, mesmo depois de ter sido questionada pelas editoras sobre as respecti-vas autorizações. “Cerca de 200 milhões de utilizadores chineses da Apple descarregam as obras não autorizadas, aumentando consideravelmente os lucros da empresa e prejudicando o mercado literário.”

AS autoridades do aeroporto de Hainan abateram a tiro, há pou-

cos dias, um poodle que corria pela pista, depois de ter escapado da caixa onde era transportado. A decisão de abater o animal foi tomada sob o pretexto do perigo que poderia trazer para a segurança dos passageiros, caso fosse sugado pelas turbinas de um dos aviões prestes a descolar.

O acontecimento foi posto a circular na popular rede social Weibo pelo dono do animal, Sunny Meow, e tem desper-tado a atenção de inúmeros cibernautas.

Sunny Meow viajou de Pequim para Haikou, com o seu poodle, “Princess”, e foi informado pouco

tempo depois de aterrar, que o animal tinha escapado da gaiola, quando era transportado, com as bagagens, junto à pista. Dez funcionários do aeroporto foram enviados na missão de resgate do animal, que corria em pânico pela pista, mas o medo de pôr em causa a segurança dos passageiros das ae-ronaves prestes a descolar levou as autoridades a abatê-lo.

As opiniões no blog dividem-se entre os que acham a reacção dos funcionários exagerada, defendendo o salvamento do desafortunado poodle, e os que aplaudem as autoridades por colocar a segurança de vidas humanas à frente da vida do cão.

POODLE VÍTIMA DE “QUESTÃO DE SEGURANÇA”

Abatido a tiro no aeroporto de Hainan

CHINA | DIREITOS DE AUTOR EM CAUSA

Escritores processam Apple

dos entrevistados crê que os padrões de qualidade dos alimentos são ainda menores do que eram há um ano atrás.

Os cinco elementos que mais preocupam os parti-cipantes do inquérito são o excesso de insecticidas e pesticidas nos vegetais, os aditivos ilegais em todo o tipo de alimentos, carne proveniente do abate de animais doentes, substân-cias venenosas como a me-lanina e o “gutter oil”, (óleo alimentar feito a partir de alimentos podres, óleo reciclado e desperdícios).

PASSOS A DARSegundo este estudo, os três grandes passos que

têm de ser dados de for-ma a melhorar o nível de qualidade alimentar referem-se a: produção e processamento; inspecção e monitorização; e qua-rentena alimentar. Mais de 67% dos entrevistados pen-sa que a questão alimentar é “muito grave”, enquanto 91,3% se mostram “mui-to preocupados” com as questões desta natureza. Por fim, 55,2% declaram que o governo afrouxou o supervisionamento na área alimentar.

Apesar dos esforços go-vernamentais para evitar o uso de aditivos ilegais, mais de metade dos inqui-ridos acha que a situação piorou em comparação

com o ano passado e 52.5% mostra-se descontente.

GOVERNO ALARMADOEm 2011, o Presidente Hu Jintao disse que “a segu-rança alimentar é uma questão que tem de ser acompanhada de perto”, enquanto o primeiro mi-nistro Wen Jiabao subli-nhou que “as falhas que levaram à desconfiança na segurança alimentar, assim como a degradação moral no sector atingiram níveis alarmantes”.

A China irá publicar este ano uma lista de marcas que não cumprem os requisitos nacionais para uma alimen-tação segura, de forma a proteger os seus cidadãos.

Page 4: Hoje Macau 10 JAN 2012 #2528

PUB.TERÇA-FEIRA 10.1.2012

4www.hojemacau.com.mo

I. Requisitos do pedido e critérios de atribuição do subsídio1. O requerente, ao abrigo do n.o 1 do artigo 34.o do Decreto-Lei n.o 67/93/M, de 20 de Dezembro, deve

satisfazer uma das seguintes condições: 1) Ser natural da Região Administrativa Especial de Macau (R.A.E.M.);2) Ser de nacionalidade portuguesa ou chinesa e ter na R.A.E.M. a sua residência há mais de 1 ano;3) Residir na R.A.E.M. há, pelo menos, 3 anos.

2. O requerente deve, ainda:a) Ser sócio da Associação Geral de Automóvel de Macau, China (AAMC), e ser portador de todas as

licenças legais e indispensáveis para a participação em corridas no exterior e obter a representividade da AAMC;

b) Ter terminado e obtido classificação oficial nas corridas do Grande Prémio de Macau (GPM) realizado no ano de 2011.

3. A atribuição de subsídio será limitada à participação em corridas homologadas pela Fédération Internationale de Motocyclisme (FIM) ou pela Fédération Internationale de l’Automobile (FIA), devendo estas competições no exterior ser do mesmo tipo e de nível equivalente ao da efectivamente participada pelo piloto requerente no GPM em 2011 (motos, carros de turismo ou fórmula 3). A atribuição está sujeita aos seguintes padrões de avaliação:1) Classificação geral numa das corridas do Grande Prémio de Macau realizado no ano de 2011 (em

comparação com o resultado dos primeiros 3 classificados na mesma corrida), analisando o nível de competição do requerente nestas corridas;

2) Classificação geral do requerente nas corridas realizadas no exterior (em comparação com o resultado dos primeiros 3 classificados da mesma corrida), analisando-se o nível de competição do requerente nestas corridas;

3) Potencialidade de desenvolvimento do requerente no desporto motorizado (incluindo idade, etc.);4) Importância e popularidade da corrida em que irá participar, analisando-se o nível de competição do

requerente em diferentes tipos de corridas, internacionais ou regionais;5) Efeito promocional e divulgação de Macau.

4. A atribuição será calculada com base na percentagem correspondente à participação efectiva nas corridas declaradas pelo piloto no pedido de atribuição de subsídio no ano de 2011.

II. Documentos a apresentar com o requerimento:1) Carta de pedido, indicando obrigatoriamente o valor do subsídio requerido;2) Plano de actividades (incluíndo a designação, datas, locais e os nos. das corridas no exterior da RAEM

e respectivas mangas);3) Mapa pormenorizado das despesas previstas;4) Curriculum vitae do requerente;5) Cópia do B.I.R. do requerente;6) Cópia do cartão de sócio na Associação Geral de Automóvel de Macau, China;7) Cópia de todas as licenças legais e indispensáveis para a participação em corridas no exterior da RAEM;8) Documento comprovativo da obtenção de representatividade da Associação Geral de Automóvel de

Macau, China;9) Prova de participação obrigatória e obtenção de resultados oficiais das corridas do Grande Prémio de

Macau no ano de 2011;10) Prova da classificação final e oficial do requerente obtida em corridas realizadas no exterior da RAEM

no ano de 2011.

III. Qualquer alteração às informações apresentadas deve ser comunicada dentro do prazo de 30 dias a contar da apresentação do pedido de subsídio, com declaração expressa do motivo justificativo, findo o qual, salvo comprovadas situações de cancelamento por parte da organização do evento ou motivos de força maior, o piloto terá necessariamente que concretizar as restantes corridas que no pedido de atribuição de subsídio declarou ter a intenção de participar, para lhe ser reconhecido o direito ao subsídio.

Endereço da Comissão do Grande Prémio de Macau: No.207, Av da Amizade, Edif. do Grande Prémio de Macau. Telefone: (853) 87962200 ou 87962204.

Atribuição de subsídio a pilotos locais participantes nas corridas no exterior em 2012Os interessados podem apresentar o requerimento, a partir do dia 3 até ao dia 31 de Janeiro de 2012, na Comissão do Grande Prémio de Macau.

Para os devidos efeitos, vimos por este meio notificar os representantes dos agregados familiares seleccionados da lista de espera de habitação económica abaixos mencionados:N.º do boletim de candidatura Nome N.º do boletim de

candidatura Nome63233 SO KWAN CHAI 72127 NG LAI IENG58191 LAM IENG 72167 MERLIE CALIXTO BA-

CAYON68795 CHAN PENG 68214 LEONG SIO MAN68951 HONG IOK CHAN 66515 NIP HIU SAN66368 KEONG IAT KONG 63691 LAO CHOI HONG71214 WONG UN FONG 66744 PUN KAN HAU62043 LO U SOI 69163 CHAN KIN MEI51472 DA SILVA JOAO JOSE FELIX 62407 LAM SZE MAN63334 EDUARDO NASCIMENTO DE

SOUSA 72118 TOU WAI MENG

67855 HO WENG NENG ALIAS HA VINH LIEN 57660 UN KIN MENG

53962 LON WUN HA 71370 TAM LAI FONG53557 DA ROCHA HO VIVIANA 71342 ALBERTO LUIS AZEDO

AUGUSTO62128 IP SI KA ALIAS ESCOLAS-

TICA IP 53457 U KAM IENG ALIAS YEE KIM YAIN

62497 BASTO DA SILVA JORGE ALBERTO 62827 CHONG WAI HONG

63622 WU CHENG PONG 57836 GLORIA HELDA DE ASSIS63777 UNG MEI LENG 66694 FONG SAI IEONG55016 CHAO LAI KENG 27413 NG SOI LEONG30028 WONG SUT MUI 32129 HA MAO1345 NG KIN WAI 8074 WONG MIO CHAN33158 CHEONG KA UN 24746 LEI VENG FAT ALIAS

SAMUEL LEE31460 KOU KAM LIN 351 LEE HUNG DENIS33946 LEONG WAI MAN 64458 CHOW KA WAI*720 *LOK IOK WAN *51006 *WONG SIU PING54867 WONG MIO LENG *16524 *WONG PENG KAN*54461 *LAM WAI OI 80030 KUAN KEANG CHUN92431 CHEONG TAK IAO 119267 NG MUI CHAI114517 VONG KWOK LEONG 114188 LOI SI NGA127408 WONG KAM SU 77159 LO WAI PO93885 MA CHON HOU 92819 WU CHON CHON92901 KAM IEK U 101412 CHAN MENG WAI

De acordo com os termos do artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 26/95/M, de 26 de Junho, o Instituto de Habitação (IH) informa os representantes dos agregados familiares acima referidos, através de ofícios, para se dirigirem pessoalmente ao IH, sita na Travessa Norte do Patane, n.º 102, Ilha Verde, Macau (perto da Escola Primária Luso-Chinesa do Bairro Norte), no dia 31 de Janeiro de 2012, às horas fixadas nos respectivos ofícios, para escolha das fracções de habitação económica disponíveis de T3 na zona de Taipa. Nessa altura, os agregados familiares da lista de espera acima referidos devem apresentar os documentos comprovativos (originais e cópias) abaixo mencionados, para efectuar a nova verificação dos requisitos da can-didatura da aquisição de habitação económica. Caso as respectivas informações afectem os actuais requisitos da aquisição de fracção ou existirem mudança da composição dos agregados familiares acima referidos, este Instituto irá suspender, imediatamente, o procedimento da escolha de habitação económica: 1. Documentos de identificação de todos os elementos do agregado familiar e os seus cônjuges (caso houver) registados no boletim de candidatura de habitação económica. 2. Prova de casamento (aplicável aos indivíduos casados. Caso tenha entregue ao IH, nos últimos três meses, não é necessário a entregar de novo.) 3. Boletim de candidatura dos dados dos agregados familiares de habitação económica devidamente preenchidos e assinados. De acordo com os termos do n.º 2 do artigo 13.º do decreto-lei acima referido, com as alterações introduzidas pelo Regulamento Administrativo n.º 25/2002, caso os agregados familiares da lista de espera acima referidos não tenham comparecido no IH, no dia e horas fixados, e apresentado os documentos acima referidos, para escolha de habitação ou não pretendam adquirir nenhuma das fracções de habitação económica disponíveis no momento podem optar entre, por motivo não justificado, implica a perda do direito de escolha e passagem automática para o último lugar da lista geral; ou após a apreciação dos dados apresentados, verifique que não reunirem com os requisitos da candidatura, os agregados familiares seleccionados serão excluídos na lista geral. * Em caso da 2.ª convocação, os agregados familiares seleccionados que não tenham comparecido no IH, no dia e horas fixados, e apresentado os documentos acima referidos, para escolha de habitação ou não pretendam adquirir nenhuma das fracções de habitação económica disponíveis no momento podem optar entre, serão excluídos na lista geral, de acordo com os termos das alínea a) do artigo 14.º do decreto-lei acima referido, com as alterações introduzidas pelo Regulamento Administrativo n.º 25/2002 e alínea 2 do n.º 5 do artigo 60.º da Lei n.º 10/2011. No intuito de proporcionar os agregados familiares seleccionados para terem mais conhecimentos sobre as in-formações das fracções de habitação económica disponíveis, o IH juntamente os ofícios enviará em anexo o catálogo com descrições das fracções para venda, tabela dos preços, rácio bonificado, pontos de observação, informações sobre a fracção de modelo. Caso os agregados familiares seleccionados não tenham recebidos os ofícios remetidos pelo IH, até sete dias antes da data fixada, poderão dirigir-se ao IH sito na Travessa Norte do Patane n.º 102, Ilha Verde, Macau) ou consultar através do telefone n.º 2859 4875, durante o horário de expediente.

O Presidente, Tam Kuong Man 3 de Janeiro de 2012

ANÚNCIO [N.º 5/2012]

Page 5: Hoje Macau 10 JAN 2012 #2528

TERÇA-FEIRA 10.1.2012

5www.hojemacau.com.moPOLÍTICA

Joana Freitas*[email protected]

CHUI Sai On chegou ontem a Bruxelas, onde se reúne hoje com Durão Barroso, presidente da Comissão

Europeia. O Chefe do Executivo partiu de Macau rumo àquela que é a primeira visita à União Europeia (UE) desde que assumiu o cargo de líder do Governo.

Para o Chefe do Executivo, a cooperação com a UE desdobra-se em várias áreas desde 1992, quan-do Macau ainda se encontrava sob administração portuguesa, e é algo que “está assente em bons alicer-ces”. A visita a Bruxelas tem como

Virginia [email protected]

PAUL Chan Wai Chi não concorda com a realiza-

ção de apenas um simpó-sio dedicado à população. Numa interpelação escrita ao Governo, o deputado critica-o por ter proposto a realização de oito palestras sobre o Desenvolvimento do Sistema Político, sendo ape-nas uma aberta ao público. “Este é um número obvia-mente inadequado para a população e reflecte que o Governo não está a prestar atenção à opinião pública.”

Chui Sai On reúne hojecom Durão Barroso em Bruxelas

Estreia europeia

mundo. Numa altura em que Ma-cau atravessa uma possível reforma política e eleitoral, Pereira Coutinho acredita que seria pertinente, antes de analisar a proposta, uma visita dos deputados à UE, para verem o modo de funcionamento dos parla-mentos democráticos. “A China não pode servir de exemplo, porque tem apenas um partido político e não é essa via que queremos para Macau.”

O deputado já fez a sugestão na Assembleia Legislativa e di-rectamente a Chui Sai On, mas tal nunca aconteceu. Importante, diz, seria também organizar este tipo de visitas para os representantes de associações que pedem deputados eleitos pela via indirecta. “Não temos o poder de representar o povo de Macau, porque a lei diz que todos podemos eleger e ser eleitos e isso não acontece.”

Enquanto o Governo salienta que os encontros na capital belga procuram reforçar as relações e aprofundar a cooperação e inter-câmbio em diversas áreas, Pereira Coutinho não acredita que uma dessas áreas seja a política. “Chui Sai On não vai trazer nada de es-pecial da UE para Macau a nível de reforma politica, isso tem de ser Macau a trabalhar.”

Na agenda do líder do Governo de Macau estão ainda encontros com os dirigentes do Governo belga e com o encarregado de ne-gócios da Embaixada da República Popular da China na Bélgica, Chen Xiaoming. Na quarta-feira, último dia da visita oficial, Chui Sai On é recebido pelo vice-presidente do Parlamento Europeu, Libor Roucek.* com LUSA

PAUL CHAN WAI CHI PEDE MAIS UMA SESSÃO PÚBLICA SOBRE REFORMA POLÍTICA

É preciso ouvir o povo O Governo já alterou

o local da sessão – do Instituto Politécnico para o Grande Auditório do Centro Cultural de Macau -, devido à falta de lugares, mas o deputado continua a dizer que o tempo de

intervenção é curto. À se-melhança do que aconteceu com as palestras anteriores – dedicadas aos políticos e representantes de associa-ções do território -, cada pessoa tem cinco minutos para a sua opinião. “Desta

forma, não será possível dar mais oportunidades aos re-sidentes para expressarem a sua opinião.”

Para Paul Chan Wai Chi, o passo mais importante para a alteração do sistema político é compreender to-talmente o que pretendem as diferentes áreas da socie-dade e a própria população.

O deputado pede ao Governo que pondere a realização de mais uma sessão pública, algo já anteriormente requerido por deputados como José Pereira Coutinho e Ng Kuok Cheong.

GONÇALO LOBO PINHEIRO

objectivo “reforçar a cooperação em diversas áreas, especialmente, no comércio, indústrias criativas e culturais, protecção ambiental e educação”.

Apesar de não ter um peso político determinante para as instituições europeias, Macau não passa despercebido a Bruxelas.

Para a representante da UE no escritório de Hong Kong e Macau, Maria Castillo Fernandez, o ter-ritório desempenha um papel de plataforma. “É uma ponte usada pelos negócios da comunidade comercial, mas Macau tem ainda um papel mais importante na ligação da China aos países de

língua portuguesa, que é algo que também nos interessa”, disse à Agência Lusa.

DEPUTADO PEDE MAISPara José Pereira Coutinho, o encontro de Chui Sai On com os representantes da UE é um aspecto positivo, mas não chega. “As outras entidades governamentais têm de participar também”, disse ao Hoje Macau. “A AL, por exemplo, não vai à UE há mais de dez anos.”

O facto de os deputados – ou, pelo menos, um grupo – não se deslocarem a outros países com sistema democrático é um défice não só nas relações entre parlamentos, mas também pela forma de ver o

Audição é no dia 18

A Palestra Pública sobre o Desenvolvimento do Sistema Político terá lugar no dia 18 de Janeiro, entre as 20:00 e as 21:30, no Grande Auditório do Centro Cultural de Macau. Os interessados deverão inscrever-se através de fax (89870789 ou 89871017), e-mail ([email protected]) ou telefone (88668866).

GONÇ

ALO

LOBO

PIN

HEIR

O

Page 6: Hoje Macau 10 JAN 2012 #2528

TERÇA-FEIRA 10.1.2012

6www.hojemacau.com.mo SOCIEDADE

Andreia Sofia [email protected]

A proposta de aumentos nas tarifas dos táxis para 15 patacas ainda está a ser discutida entre as as-

sociações dos taxistas e o Governo, que não está disposto a avançar para aumentos superiores a 10%. Wong Wan, que tutela a Direcção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego (DSAT), afirmou ontem, à margem da apresentação do novo Centro de Aprendizagem e Exame de Condução, que tanto o Governo como as associações do sector deverão tomar uma decisão em meados de Abril ou Maio.

Wong Wan explicou ainda que a proposta do Governo, já entregue, aguarda uma resposta do outro lado. “No ano passado, eles já tinham pedido aumentos, embora mais elevados. Conside-rando a capacidade financeira da população e a vida dos taxistas, elaborámos uma proposta, mas ainda não é uma decisão final.”

DE 13 a 15 de Janeiro, Macau está em exposição em Guangzhou.

A “Feira de Produtos Famosos de Macau-Guangzhou”, organizada pelo Instituto de Promoção do Co-mércio e do Investimento de Macau (IPIM) e pelo Gabinete de Comércio Externo e Cooperação Económica do Município de Guangzhou, é o primeiro evento económico e comercial de grande envergadura no continente.

Fazendo parte de um dos projectos do Acordo-Quadro de Cooperação Guangdong-Macau, a feira pretende não só incentivar a interacção entre os sectores económico e industrial dos dois territórios, como também promo-ver a cooperação económica entre Guangzhou, Macau e os países de língua portuguesa.

O objectivo principal é pro-mover os produtos de Macau e Guangzhou. O recinto da feira conta, por isso, com 8500 metros quadrados que recebem 200 em-presas expositoras. Macau leva até ao continente a “Macao Ideas”, produtos criativos concebidos no território: de vestuário a artigos de decoração e bolos e vinhos de mesa a azeite português. Móveis, doces típicos e leques artesanais são outros dos itens que Macau pode oferecer.

Durante o período da Feira, o IPIM irá organizar uma “Reunião Conjunta das Associações Comer-ciais e Câmaras de Comércio de Guangzhou e de Macau e Bolsas de Contacto entre os Sectores”, proporcionando oportunidades para intercâmbio entre as empresas de Guangzhou e Macau. A feira estará aberto ao público durante três dias consecutivos.

DSAT aponta limite a taxistas, mas ainda não há consenso

Aumento da bandeiradaa menos de 10%

NOVO LUGARPARA APRENDER A CONDUZIRO novo Centro de Aprendizagem e Exame de Condução vai abrir portas no próximo dia 27 de Fevereiro e pretende substituir as instalações do actual centro, na Estrada Flor de Lótus. A partir dessa data, todos os alunos terão de fazer o exame de ligeiros e de motociclos no novo centro, que tem uma dimensão de seis mil metros quadrados. Luís Gageiro, chefe do departamento dos assuntos de veículos e condução da DSAT, explicou que a mudança se deveu às obras do Metro Ligeiro. Com 36 escolas de condução em Macau, Luís Gageiro considerou que os cerca de 400 instrutores existentes são suficientes.

MACAU EM EXPOSIÇÃO NO CONTINENTE

Vendero que

é nosso

No meio deste processo, exis-tem pontos divergentes entre as partes. Enquanto os taxistas exi-gem não só o aumento das tarifas da bandeirada, que corresponde aos primeiros 1600 metros, como também da fracção (período de tempo a cada 230 metros), o Exe-cutivo apenas pretende aumentar a bandeirada.

“A nossa proposta é apenas para aumentar a taxa no início”, diz Wong Wan. “Por cada viagem propomos menos de 10% de au-mento. Temos de reconsiderar as tarifas, porque os últimos aumen-tos ocorreram em 2008.”

MAIS TÁXIS PRETOS ATÉ MAIOAnunciada nas Linhas de Acção Governativa (LAG) para 2012, a concessão de mais 200 licenças para táxis pretos deverá começar no início deste ano. Contudo, e tal como foi sugerido pelas associações de taxistas, a sua distribuição deverá ser feita de forma faseada.

“Poderemos fazer o concurso

público ainda no início deste ano, depois teremos a abertura das propostas”, sublinha Wong Wan. “Posto isto, temos de es-perar que as pessoas comprem os carros.” Acrescenta que em meados de 2012 “novos táxis poderão surgir na cidade”. Actualmente, são mais de 10 mil os taxistas com licença para transportar passageiros.

Sem data concreta está a alteração ao Regulamento dos Transportes de Passageiros em Automóveis Ligeiros de

Aluguer de Táxis. Também co-nhecido como regulamento dos táxis, este documento tem sido discutido pela DSAT e associa-ções do sector.

O Governo vai entregar até ao final do ano uma proposta que visa “melhorar as condições do serviço”. Dentro desta questão, os taxistas querem ver regulamenta-do o funcionamento dos táxis nas épocas de tufão, e saber, de forma mais clara, quais as infracções impostas aos profissionais deste sector.

Page 7: Hoje Macau 10 JAN 2012 #2528

TERÇA-FEIRA 10.1.2012

7www.hojemacau.com.mo

PUB

ANÚNCIO

Gonçalo Lobo [email protected]

À hora marcada não compareceu ao trabalho. No co-ckpit só estava o

comandante. O co-piloto, que deveria compor a restante tripulação, abandonou a Air Macau sem dar qualquer cavaco. De acordo com fontes bem informadas estará já a trabalhar numa companhia aérea do Médio Oriente.

O piloto, de nacionalida-de italiana, estava na Air Ma-cau há um ano e sempre foi visto como um profissional exemplar. Contudo, dizem alguns colegas, o piloto estaria bastante descontente com as chefias da Air Macau. “Não é o único”, referiu ao Hoje Macau um dos pilotos que abandonaram a com-panhia. “Por isso é que os pilotos têm saído. Quase 30 pilotos saíram durante o ano passado e muitos deles com milhares de horas de voo. Pessoas experientes, portanto.”

Para suprir qualquer tipo de incómodo aos pas-sageiros da Air Macau, a companhia chamou um dos

Virginia [email protected]

O Deputado da assembleia Legis-lativa Au Kam San interpelou o

Governo sobre as medidas relativas ao consumo de electricidade, estabe-lecidas pelo Instituto de Habitação (IHM) para a habitação económica. Segundo o deputado, “a decisão do Chefe do Executivo não vai de encontro às recomendações dos profissionais”. A configuração dos contadores de electricidade para todas as unidades habitacionais de T1 a T4 não terá seguido as re-comendações dos especialistas da Companhia de Electricidade, critica o deputado, questionando como é que o Governo pensa resolver problemas importantes se não dá ouvidos aos profissionais do sector.

Au Kam San sublinhou que as sugestões recebidas apontavam

Air Macau | Piloto não comparece à chamada

Italiano à deriva

DEPUTADO PREOCUPADO COM CONTADORES DE ELECTRICIDADE DE POTÊNCIA ÚNICA

Decisão ignorarecomendações de especialistas

pilotos de reserva disponí-veis e o voo lá seguiu com dois comandantes ao leme.

Os pilotos têm saí-do da Air Macau porque se mostram descontentes com as políticas internas da companhia. Além de problemas nas aeronaves e na manutenção, os pro-fissionais têm-se queixado de feriados não pagos, de promoções de pilotos sem experiência, de alegadas in-competências na gerência. “A Air Macau não merece isto”, referiu um ex-piloto. “O piloto abandonou o bar-co de uma forma abrupta, é certo, mas as coisas só têm acontecido assim porque a companhia, infelizmente,

está a bater no fundo. Pare-ce que nem o Governo, com o seu aumento de capital, resolveu os problemas. A Air Macau está numa fase em que se promovem instrutores de voo sem qualquer experiência, em detrimento de diversos profissionais com milhares de horas de voo.”

AINDA O VOO CCA101Os ex-pilotos ouvidos pelo Hoje Macau também se demonstraram tristes com a situação que os pilotos do voo CCA101 de Pequim para Hong Kong (avião operado pela Air China em wet--lease com a Air Macau). “A culpa não é só dos pilotos”, atirou um ex-colega, que contextualizou de seguida: “Sei que um deles tem tido problemas com a sua filha recém-nascida e até pediu para não voar para Pequim, algo que a Air Macau negou de imediato.”

para que as unidades com 2 quar-tos poderiam solicitar contadores de 69.000 volts, enquanto que as de três divisões ou mais deveriam ser equipadas com contadores de

115.000 volts, para evitar problemas de energia. No entanto, quando os compradores de apartamentos de 3 e 4 divisões do Edifício da Tranquilidade, requisitaram contadores com aquela potência, foram confrontados com a notícia de que o IHM já tinha regula-mentado medidores de 69.000 volts para todas as unidades. O deputado realçou ainda o facto de que se os compradores quiserem aumentar a potência eléctrica das suas habitações terão de suportar os custos de toda a instalação.

Au Kam San, questionou ainda que medidas serão adoptadas pelo Governo nos casos de compradores que instalem novos contadores, e dei-xem os cabos eléctricos espalhados por todo o lado e se para as restantes 15 mil unidades habitacionais em construção, também será adoptada esta politica de um contador de po-tência única.

TABACO | PRIMEIROS DIAS SOMAM 45 MULTASNos primeiros oito dias desde que entrou em vigor a nova lei do tabaco, 45 pessoas foram acusadas de transgredir a proibição de fumar. No total, 3.157 estabelecimentos foram inspeccionados e todas as pessoas multadas são do sexo masculino. Entre os transgressores estão 26 residentes de Macau e 19 turistas. Cerca de 40% das acusações foram feitas na Freguesia da Areia Preta (20 acusações na Areia Preta, 17 no Tap Seac, 5 no Fai Chi Kei e 3 em São Lourenço). Em quatro casos foi necessário chamar a polícia.

HM-1ª Vez 10-01-2012簡易執行裁判案 第 CV3-08-0031-CAO-B 號 第三民事法庭Execução de Sentença sub a forma Sumária n.º 3º Juízo Cível

EXEQUENTE: CHEONG MENG SENG, residente em Macau, na Rua da Tribuna, nº 21, Edifício Yi Nam, r/c “L”.---------------------------------------------EXECUTADOS: LEONG SEK MENG e HONG LAI CHON, ausentes em parte incerta, e com último domicilio conhecido em Macau, Avenida da Re-pública, Fu Keng, nº 40, 2 andar A, ou Alameda Dr. Carlos D’Assumpção, nº 18, Centro Comercial Tong Nam Ah, 20º andar E e F------------------------.

*****

FAZ-SE SABER que, pelo Juízo, secção e Tribunal acima identificados, correm éditos de TRINTA (30) dias, contados da segunda e última publica-ção dos respectivos anúncios, notificando, por esta forma, os executados acima identificados, ora ausentes em parte incerta, de todo o conteúdo do requerimen-to executivo, do despacho determinativo da conversão do arresto em penhora, e da realização da penhora de fracção autónoma denominada pela letra “A” do 2º andar, para habitação, do prédio sito em Macau, na Avenida da República, nº 40, descrito na Conservatória do Registo Predial de Macau sob o nº 13511, podendo, no prazo de DEZ (10) dias, posterior ao dos éditos, deduzir embargos de execu-tado ou oposição à penhora, bem como requerer a substituição dos bens penho-rados por outros de valor suficiente, tudo como melhor consta do requerimento inicial da execução, cujo duplicado se encontra nesta Secretaria à disposição dos notificados.-------------------------------------------------------------------------

Macau, 15 de Dezembro de 2011

Page 8: Hoje Macau 10 JAN 2012 #2528

TERÇA-FEIRA 10.1.2012

8www.hojemacau.com.mo vida

OS níveis de poluição do ar em Hong Kong foram os piores de sempre, afirmou o jornal South China Morning Post

esta segunda-feira. A nova realidade pode comprometer ainda mais o papel da cidade como um centro financeiro asiático fazendo com que executivos de negócios mudem para outras cidades, como Singapura, com preocupações com a sua saúde .

A maior causa dessa poluição advém das emissões de gases po-luentes dos veículos automóveis bem como da poluição industrial

É uma borboleta azul que apenas sobrevive se for adoptada por

formigas. O insecto ganhou esta semana uma micro-reserva na serra de Montemuro, no Norte do país, graças a um projecto da Quercus que teve o apoio da paróquia local, frisa o Público.

Ao contrário do que acontece com as lagartas de outras espécies que, no Inverno, aguardam, es-condidas na vegetação, pelo calor e sol da Primavera para voar, a Phengaris alcon está debaixo da terra, dentro de um formigueiro.

Leva uma vida predatória, alimentando-se das larvas das formigas até estar pronta para surgir nos lameiros como uma das borboletas mais ameaçadas

OS destroços do cargueiro “Rena”, que se partiu em dois na noite

de sábado depois de ter encalhado no Recife Astrolábio a 5 de Outubro, começaram a chegar hoje às praias da Nova Zelândia.

Pelo menos cinco contentores deram à praia de Waihi, muito pro-curada como destino de férias, disse o porta-voz do Instituto Marítimo neozelandês, Bruce Fraser. “Há muitos contentores e destroços nas águas e que estão a dar à costa”, acrescentou.

As autoridades deram conta, ainda, de uma mancha de combus-tível que se está a espalhar, a três quilómetros do cargueiro, e peque-nas porções de fuelóleo que estão a chegar às praias e ilhas da região.

DESTROÇOS DO CARGUEIRO CHEGARAM ÀS PRAIAS DA NOVA ZELÂNDIA

Rena dá à costaMadeira, plástico e dezenas de sacos atingiram a zona costeira.

O navio de 47.230 toneladas, com pavilhão da Libéria, encontra-se a 22 quilómetros de Tauranga. As autoridades marítimas neozelan-desas tentaram remover o fuelóleo e os contentores do cargueiro, mas grande parte da carga continua no navio, agora quebrado. A Nova Zelândia já considerou este como o seu pior desastre ambiental das últimas décadas.

A polícia fechou o acesso público à praia Waihi. “As pessoas não se devem aproximar dos destroços que derem à costa por razões de saúde e apelamos àqueles que reco-lheram objectos das praias para os entregarem a fim de serem descon-

UMA MICRO-RESERVA PARA PROTEGERA BORBOLETA AZUL QUE IMITA FORMIGAS

A larvaque precisade formigas

de Portugal. Actualmente apenas são conhecidas populações no Parque Natural do Alvão e na serra de Montemuro, esta última descoberta no Verão de 2011 pelo Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Na semana passada, a Quercus – Associação Nacional de Conser-vação da Natureza comprou 3500 metros quadrados no município de Castro Daire, na Serra de Monte-muro, para criar uma micro-reserva e ajudar à sobrevivência dessa população de borboleta azul. “É um terreno privado, rodeado de baldios e pequenas propriedades, que comprámos com donativos de privados”, disse Paulo Lucas, do Grupo de Trabalho de con-servação da natureza daquela organização.”Esta era uma am-bição antiga nossa e quisemos perseguir o sonho de ter um espaço para esta borboleta”, acrescen-tou, em declarações ao Público. No Verão, centenas de borboletas azuis esvoaçam nos lameiros de altitude. Mas há milhares de ovos que não sobrevivem, comidos por predadores como os gafanhotos.

A poluição está cada vez pior na vizinha Hong Kong

Ar putrefactovinda da província de Guangzhou.

De acordo com os Serviços de Protecção Ambiental, e com leituras em três estações de monitorização – Central Hong Kong, Causeway Bay e Mong Kok -, os resultados são claros: os níveis de poluição aumentaram

mais de 20% em relação ao ano de 2010, que foi dez vez pior do que 2005, ano em que os níveis de po-luição também foram bastante altos.

A estação Central de Hong Kong, onde se localizam diversas sedes de bancos mundiais como o HSBC Hol-

Page 9: Hoje Macau 10 JAN 2012 #2528

TERÇA-FEIRA 10.1.2012

9www.hojemacau.com.mo

Clickecológico

Sabia que...

... com o simples isolamento do telhado poderá ser poupada cerca de 20%de energia?

“ESCOLHA o seu peixe”. Esta é a frase que a Comissão

Europeia, através do comissariado das pescas, quer deixar na mente dos consumidores europeus. A campanha, presente nos 27 Estados-Membros, apela a que sejam escolhidas, no momento da compra, espécies de pescado sustentáveis.

A iniciativa surge no âmbito da reforma da Política Comum de Pescas (PCP), mas também como uma forma de sensibili-zação do consumidor final para a importância de fazer escolhas sustentáveis, em função da infor-mação existente sobre a origem do pescado.

Actualmente, o consumo de peixe na União Europeia (UE) é de 22,3 quilogramas anuais por pessoa. A média é bastante superior ao consumo global, que se situa nos 16,1 quilogramas. Em termos de produção, a pesca europeia representa cerca de 40 por cento da procura.

Do lado da sustentabilidade, três em cada quatro unidades popu-lacionais de peixes estão a ser alvo de sobrepesca, o que representa 82 por cento das unidades do mar Mediterrâneo e 63 por cento do Atlântico.

O LIXO NO BAIRRO MAIS POPULOSO• Num dia de semana, lixo acumulado sai dos contentores, no bairro do Fai Chi Kei. A falta de locais de depósito de lixo e a pouca recolha na zona aumenta o lixo nas ruas, naquele que é o bairro com maior densidade populacional do território.

Foto Hoje Macau

DESTROÇOS DO CARGUEIRO CHEGARAM ÀS PRAIAS DA NOVA ZELÂNDIA

Rena dá à costa

taminados”, disse o sargento Dave Litton, da polícia de Waihi. Mais de 20 contentores estão cheios de um químico tóxico.

Nos últimos três meses foram bombeados para fora do “Rena” mais de mil toneladas de combustível mas isso não conseguiu evitar um derrame. Centenas de aves marinhas morreram por causa da poluição.

CONSUMO RESPONSÁVEL DE PEIXE É PRIORIDADE EUROPEIA

Cozido, grelhado,assado ou gratinado

TUBARÕES COM RAZÕES PARA FESTEJAROs Shanghai Hotels de Hong Kong decidiram parar de servir sopa de barbatana de tubarão em todas as propriedades hoteleiras que detêm desde o início deste ano. A notícia, avançada pelo Fundo de Protecção à Natureza (WWF), foi aplaudida pelas organizações de protecção ambiental, que esperam que sirva para inspirar outras empresas a seguir o mesmo caminho. Actualmente, já 112 empresas fizeram a promessa de não comercializar este prato. Já 97 hotéis e restaurantes em Hong Kong estão a participar na proposta “Menu Shark-free “ da WWF.

Também a Ocean2012, alian-ça de organizações ambientais não-governamentais, tem dado constantes alertas sobre o impacto da sobrepesca nos ecossistemas. A plataforma divulgou a publicação “Os Impactos da Sobrepesca 2”, na qual chama a atenção para a situação frágil de alguns dos stocks piscícolas da Europa.

Dando destaque aos casos do

A poluição está cada vez pior na vizinha Hong Kong

Ar putrefactodings Plc e o Goldman Sachs Group Inc, apresentou os piores números, com leituras consideravas bastante excessivas, observou o relatório.

As leituras dos níveis de poluição são feitas de hora a hora junto e ao longo das estradas e tratam valores

dos principais poluentes como partí-culas suspensas respiráveis e óxidos de nitrogênio. Quando a leitura passa o patamar 100 (valor referência) isso significa que pelo menos um dos poluentes está presente em demasia e afecta seriamente a qualidade do ar.

Os ambientalistas já se meteram ao barulho e acusaram o Governo liderado por Donald Tsang de, delibe-radamente, ter retardado a introdução de procedimentos que tornem boa a qualidade do ar, dando prevalência aos grandes projectos de construção que se erguem nos céus de Hong Kong.

salmão selvagem, da enguia-eu-ropeia e do esturjão, a Ocean2012 quer também garantir que a nova PCP preveja limites de pesca em linha com o aconselhamento cien-tífico. Desta forma, seria possível «acabar com as práticas piscató-rias destrutivas e distribuir o uso justo e equitativo de populações de peixe saudáveis», defende a plataforma.

Page 10: Hoje Macau 10 JAN 2012 #2528

PUB.TERÇA-FEIRA 10.1.2012

www.hojemacau.com.mo

10

Page 11: Hoje Macau 10 JAN 2012 #2528

TERÇA-FEIRA 10.1.2012

11www.hojemacau.com.moCULTURA

LADRÕES DEVOLVEM QUADRO DE MAGRITTEUm quadro do pintor surrealista belga René Magritte, roubado há dois anos em um museu de Bruxelas, acabou sendo devolvido pelos ladrões, que, aparentemente, não conseguiam vendê-lo, informou a imprensa belga. Intitulada “Olympia”, a pintura, que era avaliada em três milhões de euros, tinha sido roubada de um museu de Jette, um distrito da cidade, que é dedicado ao consagrado artista. O especialista em arte Janpiet Callens, que foi contatado há duas semanas de forma anônima pelos supostos autores do crime para devolver a obra, entregou a pintura às autoridades e explicou que os ladrões não tinham conseguido colocá-la no mercado negro. “Olympia” é um retrato nu de Georgette Magritte, esposa do artista, que aparece deitada em uma toalha branca. Ao fundo, se destaca uma paisagem junto ao mar.

FILME SOBRE AYRTON SENNA CANDIDATO AOS BAFTAA primeira lista de nomeados, com 15 filmes em cada categoria, foi anunciada. A partir desta lista serão escolhidos, no próximo dia 17, oito nomeados por categoria. Os premiados pela Academia Britânica serão anunciados a 12 de Fevereiro. ‘Senna’, realizado por Asif Kapadia, está nomeado para melhor filme, melhor filme britânico, montagem, documentário e som. ‘A Toupeira’, de Thomas Alfredson, e ‘A Minha Semana com Marilyn’, de Simon Curtis (ambos neste momento em exibição em Portugal) lideram a lista com 15 nomeações cada. ‘A Dama de Ferro’, de Phyllida Lloyd, e ‘O Artista’, de Michael Hazanavicius, aparecem empatados com 12 indicações. Entre os nomeados estão outros dos filmes mais falados de 2011, como ‘Meia Noite em Paris’, de Woody Allen, ‘Drive’, de Nicolas Winding Refn, ‘The Ides of March’, de George Clooney, The Descendants’,de Alexander Payne (e com Clooney), ‘Moneyball’, de Bennett Miller (com Brad Pitt) - estes dois estreiam-se ainda este mês em Portugal.

PENÉLOPE CRUZ TRAUMATIZADACOM PRIMEIRAS CENAS DE SEXOPenélope Cruz ficou traumatizada com as primeiras cenas de sexo que filmou, aos 18 anos. Foi no filme “Jamón, Jámon”, de 1991, que a actriz espanhola gravou as primeiras cenas de sexo, com Javier Bardem, actual marido e pai do filho de Cruz. “Tive rejeição a tudo o que tivesse a ver com sexo ou tudo o que fosse sensual. Cortei o cabelo à rapaz e não fiz cenas de amor, nem sequer com beijos, durante vários anos”, confessou Penélope Cruz, ao jornal britânico “The Sun”. Apesar do trauma, a actriz espanhola reconhece a “grande oportunidade” que o realizador do filme de “Jámon, Jámon”, Bigas Luna, lhe deu ao confiar-lhe aquele o papel. Foi a primeira vez que entrou num filme de cinema. A actriz, de 37 anos, lembrou o grande apoio que teve da mãe, com quem aprendeu que há coisas de que é melhor não falar.No filme “Jámon, Jámon”, Penélope Cruz contracena com Javier Bardem, com quem casou anos mais tarde e com quem tem um filho.

Universidade portuguesa lança revista online sobre a RAEM

Análises de um território “multidisciplinar”

A Universidade Nova de Lisboa prepara-se para lançar o European Journal of Macau Studies, uma revista online que pretende mostrar diversas investigações sobre a realidade do território, tendo a colaboração de professores da Universidade de Macau. Ao Hoje Macau, Rogério Miguel Puga, editor do projecto, falou de uma publicação que se pretende “multidisciplinar” e que resulta do Seminário Permanente de Estudos sobre Macau, realizado desde 2010

Andreia Sofia [email protected]

NO início, a ideia surgiu “para suprimir uma lacuna”. Na cabeça de Rogério Miguel Puga e

dos seus colaboradores, responsá-veis pela realização do Seminário Permanente de Estudos sobre Macau (SPEM), este servia para mostrar que Portugal “deveria ser uma plataforma para a divulgação de Macau no mundo ocidental”, por forma a que “investigadores de todo o mundo pudessem parti-lhar os seus conhecimentos sobre a RAEM”, contou este académico do Centro de Inglês, Tradução e Estu-dos Anglo-Portugueses (CETAPS, na sigla inglesa), da Universidade Nova de Lisboa (UNL).

Esta entidade, juntamente com o Centro de História de Além-Mar da UNL, são responsáveis pela coordenação deste seminário per-manente, que desde 2010 enquadra uma série de palestras sobre o território, em diversas áreas.

Com um “balanço positivo”, segundo Rogério Miguel Puga, o SPEM prepara-se agora para “ser consolidado”. Isto porque em breve vai surgir online o European Journal of Macau Studies (Jornal Europeu de Estudos sobre Ma-cau), uma revista anual, de acesso gratuito, e que junta trabalhos de investigadores de todo o mundo.

O primeiro número deverá arrancar em breve e terá artigos não só de Macau mas também de

Portugal e até do Reino Unido. As áreas, essas, são diversas, e passam pela história, literatura, antropolo-gia ou sociologia. Tudo para criar “um jornal multidisciplinar”.

A PARTICIPAÇÃO DA UMACNeste “jornal”, vão participar acadé-micos de todo o mundo, responsáveis pela revisão das investigações publi-cadas. No grupo de colaboradores contam-se docentes da Universidade de Macau (UMAC), tal como Alan

Baxter, antigo director do Departa-mento de Estudos Portugueses da instituição, a socióloga Eva Hung ou Kit Kelen. Ana Paula Laborinho, do Instituto Camões, também consta no painel.

De acordo com Rogério Miguel Puga, o objectivo desta revista é “chegar mais perto e rapidamente às pessoas”, onde “os investigadores conseguem partilhar o seu trabalho de forma mais rápida”. A revista on-line sobre Macau vai também conter uma secção literária, onde “pessoas que queiram narrar a RAEM podem enviar os seus textos”.

Mesmo sem ter “uma ligação directa” com o SPEM, esta publica-ção online acaba por ser fruto deste projecto. Sobretudo, pretende-se “que haja uma simbiose”, numa iniciativa que quer mostrar cada pedaço de Macau ao mundo.

Page 12: Hoje Macau 10 JAN 2012 #2528

TERÇA-FEIRA 10.1.2012

12www.hojemacau.com.mo DESPORTO

ANDEBOL PORTUGAL VOLTAA VENCER A TURQUIAA Seleção Nacional venceu hoje a Turquia, em Mersin, por 34-26, no segundo jogo do Grupo 2 da fase de qualificação para o Mundial de 2013. Após o folgado triunfo (35-22) sobre a Turquia em Lamego, na semana passada, Portugal sentiu maiores dificuldades no terreno do adversário e chegou ao intervalo o marcador a registar um empate a 16 golos. No segundo tempo, os pupilos de Mats Olsson foram claramente superiores, com David Tavares a destacar-se no que respeita à finalização. Com este triunfo, Portugal assume a liderança do com o mesmo número de pontos que a Ucrânia, que é o próximo adversário da equipa das ‘quinas’, no próximo dia 12 de Janeiro.

NBA OKLAHOMA VENCE SAN ANTONIO E REFORÇA LIDERANÇA A OESTEOs Oklahoma City Thunder receberam e venceram os San Antonio Spurs por 108-96, em mais um jogo da fase regular da NBA, e reforçaram a liderança na Conferência Oeste. Kevin Durant, com 21 pontos e 10 ressaltos, esteve em destaque pelo conjunto de Oklahoma, que passa a somar oito vitórias e duas derrotas na conferência, mais dois triunfos que os Portland Trail Blazers, que assumiram a vice-liderança após o triunfo sobre os Cleveland Cavaliers. Em casa, os Lakers continuam a mandar – somaram o sexto triunfo consecutivo e só perderam a ronda inaugural com os Chicago Bulls. Desta feita, os de Los Angeles bateram os Memphis Grizzlies com Kobe Bryant a juntar 26 pontos à conta pessoal.

FUTEBOL RONALDO MARCOU MAS NÃO FESTEJOUCristiano Ronaldo fechou a goleada (5-1) do Real Madrid sobre o Granada com mais um golo – o 21.º esta temporada – de belo efeito. Porém, o internacional português recusou-se a festejar com os seus companheiros. Porquê? No final da partida, Sergio Ramos desvalorizou a ação do companheiro de equipa: «Ele é assim. Estamos satisfeitos por ele.» A decisão de Ronaldo pode justificar-se com o facto de outro lado estar o companheiro de Seleção Carlos Martins, que foi titular pelo Granada. O médio continua a luta por encontrar um dador de medula compatível para o filho Gustavo e, talvez por isso, em vez de festejar, o jogador do Real Madrid tenha preferido manifestar a sua solidariedade.

FUTEBOL SCHOLES VOLTA DEPOIS DE ARRUMAR CHUTEIRASO treinador do Manchester United está satisfeito por Paul Scholes ter regressado aos relvados pouco mais de seis meses depois de ter decidido terminar a carreira. “Acelerámos a preparação de Scholes nas últimas semanas e começou a treinar com o plantel principal na semana passada. É um reforço tremendo para o plantel nesta fase extremamente importante do campeonato”, disse Ferguson em declarações ao site do clube. Scholes, 38 anos, que tinha anunciado a carreira no Verão passado depois de 19 temporadas consecutivas ao serviço dos red devils, regressou ontem aos relvados na condição de suplente utilizado no jogo com o Manchester City para a Taça de Inglaterra.

ACABOU a polémica! Pedro Neto, presidente da Federação Angolana de Futebol, deslocou-se a

Cabinda para discutir com os jogadores como será compensada a participação no CAN-2012, mas fez mais, saldou as dívidas existentes no que a prémios diz respeito, o que foi acolhido no seio do grupo com grande felicidade.

Na última edição de A Bola demos conta do incó-modo que estava a provocar o atraso no pagamento dos prémios e os riscos que isso poderia acarretar para o rendimento da Seleção no Campeonato Africano. Neste contexto, Pedro neto fez questão de se deslocar pessoalmente para junto dos jogadores e com eles discutir como será no futuro, porque o passado, esse parece agora enterrado, com a FAF a liquidar todas as dívidas.

E para que não houvesse qualquer questão por resolver, todo o grupo esteve na conversa com Pedro Neto. Fontes contactadas por A Bola dizem que houve

cedências de parte a parte e após longos minutos de debate o acordo chegou finalmente, o que põe ponto final naquele que era nesta fase o maior foco de instabilidade junto dos Palancas Negras.

Dos oito milhões que o Governo disponibilizou para a FAF, chegaram aos cofres da instituição dois milhões e graças a esse esforço foi possível satisfazer as exigências dos jogadores, que desde a primeira hora disseram a Pedro Neto que não queriam voltar a viver uma situação recorrente... chegarem ao CAN sem estar definida a questão dos prémios, diárias e compensação pelos objectivos alcançados.

Será este o grande mérito de Pedro Neto neste início de mandato. Antes da partida para Malabo já todos sabem com o que podem contar e por isso a única preocupação será cumprir a promessa de Angola ter a melhor participação de sempre num Campeonato Africano. Um olhar para, pelo menos, as meias-finais.

MISSÃO cumprida. À se-gunda tentativa, o Benfica

isolou-se no comando da Liga com vitória, por 4-0, diante do UD Leiria, na Marinha Grande.

Depois de falhar o assalto à liderança isolada na 10.ª jor-nada, tratou o Benfica de não desperdiçar nova oportunida-de, e fê-lo de forma categórica.

Quatro golos sem resposta atestam a superioridade encar-

nada na Marinha Grande, casa emprestada de um UD Leiria que ainda não tinha sofrido qualquer golo na condição de visitado, com Manuel Cajuda ao leme.

Bruno César, na primeira parte, Cardozo e Rodrigo (por duas vezes), na segunda, de-ram expressão ao domínio das águias, que tiraram partido de três canhotos do plantel para

construir triunfo folgado e voar para o topo da classifi-cação, com mais dois pontos que o FC Porto.

Desde 9 de Maio de 2010, após o jogo com o Rio Ave, no Estádio da Luz, que garan-tiu a conquista do título de campeão nacional na época 2009/10, que o Benfica não olhava para os rivais pelo retrovisor.

A decisão do Tribunal do Porto de recusar os efeitos suspensivos do recurso apresentado em

conjunto por Liga Portuguesa de Futebol Profissional e da Bwin con-tra a sentença de 28 de Setembro, que considerou ilegal a actividade da casa de apostas em Portugal na sequência de uma queixa apresen-tada pela Associação Portuguesa de Casinos e da Santa Casa da Misericórdia, coloca para já em risco o patrocínio da Bwin à Taça da Liga, que esta época se cifra em quarenta milhões de patacas, distribuídos pelos clubes que na

PALANCAS NEGRAS JÁ RECEBERAM PRÉMIOS EM ATRASO

De cabeça lavada para o CAN

BENFICA GOLEIA (4-0) UD LEIRIA E ISOLA-SE NA LIDERANÇA

Jesus é o primeiro

Futebol pode perder mais de 200 milhões de euros

Misericórdia, por favorcompetição participam e tendo em conta os objectivos que atingem.

A decisão ainda não é definitiva, a Liga Portuguesa de Futebol Pro-fissional aguarda que uma decisão sobre o recurso apresentado seja tomada em Fevereiro, mas a verdade é que se a sentença for negativa a Bwin deixa de facto de poder dar o seu nome à Taça da Liga (esta época denominada Bwin Cup), obrigando a Liga a procurar novo patrocinador para a prova. Mas o desfecho deste caso pode encerrar cenário bem mais grave para o futebol em Portugal.

É que se neste processo está ape-nas em causa o patrocínio da Bwin,

uma nova decisão que confirme a ilegalidade da actividade desta casa de apostas em Portugal abre um precedente para todas as outras que operam no país. E que patrocinam também o futebol, nomeadamente através de publicidade, nos estádios ou nas camisolas de quase todos os clubes das ligas profissionais. E aí não estaremos a falar de apenas quarenta milhões de patacas, mas sim de uma comparticipação que na globalidade ultrapassa os 200 milhões. O que, percebe-se, num momento de enorme aperto finan-ceiro para quase todas as empresas, poderá provocar enormes danos aos

orçamentos dos clubes portugue-ses, que poderão ver-se privados de parceiros importantes. Muitos emblemas portugueses poderão mesmo ter o seu futuro ameaçado por aquilo que, independentemente das interpretações que se possam dar ao caso, constitui um violentíssimo ataque ao futebol.

Em causa em todo este processo está, já se sabe, a legalização das ca-sas de apostas online em Portugal, pretensão há muito defendida mas à qual o Governo ainda não acedeu.

Page 13: Hoje Macau 10 JAN 2012 #2528

TDM 13:00 TDM News - Repetição13:30 Jornal das 24h14:30 RTPi DIRECTO16:35 Liga Sagres: U. Leiria - Benfica (Repetição)18:00 That 70\’s Show (Que Loucura de Família)18:30 TDM Desporto (Repetição)19:30 Amanhecer20:30 Telejornal21:00 TDM Entrevista21:30 Linha da Frente22:00 Passione23:00 TDM News23:30 A Verde e as Cores00:00 Telejornal (Repetição)00:30 RTPi DIRECTO

INFORMAÇÃO TDM

RTPi 8214:00 Telejornal Madeira14:30 Alta Pressão15:00 Ingrediente Secreto15:30 Low Cost16:00 Bom Dia Portugal 17:00 O Elo Mais Fraco17:45 Resistirei18:30 A Hora de Baco19:00 Himalaias – A Viagem dos Jesuítas Portugueses20:00 Jornal Da Tarde 21:15 O Preço Certo22:00 Nativos Digitais22:45 Portugal no Coração

ESPN 3013:00 (Delay) Argentina Chile Peru Dakar Rally 2012 Day 9 13:30 Big 12 Men’s Football 2011/12 - AT&T Cotton Bowl Classic 201216:30 2012 Allstate Bcs National Championship LSU vs. Alabama19:30 (LIVE) Sportscenter Asia 2012 20:00 The Football Review20:30 Closeness Of Victory 21:00 Breaking The Record 21:30 Argentina Chile Peru Dakar Rally 2012 Day 9

22:00 Sportscenter Asia 2012 22:30 The Football Review23:00 Breaking The Record 23:30 Geico PBA Team Shootout

STAR SPORTS 3113:00 Sri Lankan Airlines Pro 13:30 Motorsports@Petronas 2011 14:00 Australian Open Classic Match 200617:00 2011 Ana Open 18:00 Rolex FEI World Cup Jumping 2011/12 19:00 Motorsports@Petronas 2011 19:30 FA Cup 2011/12 Arsenal vs. Leeds United21:30 (LIVE) Score Tonight 2012 22:00 Asian Rugby Sevens 2011 23:00 Australian Open Tennis 2006 Official Film FOX MOVIES 4012:05 Born To Raise Hell13:40 X-Men: The Last Stand15:25 Shadow Man17:05 The 6Th Day19:10 Chain Reaction21:00 Stealth23:05 It’s A Wonderful Afterlife00:50 The A-Team

HBO 4112:00 Primo13:40 Analyze That15:45 Pretty Bird17:25 Midnight In The Garden Of Good And Evil20:00 The Last Of The Mohicans22:00 Ronin 00:00 Goodfellas

CINEMAX 4212:30 Hackers14:15 Spaceballs16:00 2001: A Space Odyssey18:30 Earth Vs. The Flying Saucers20:05 Boardwalk Empire22:00 Inglourious Basterds00:25 Uncommon Valor

[f]utilidadesTERÇA-FEIRA 10.1.2012www.hojemacau.com.mo

13

[Tele]visão

Aqui há gato

À VENDA NA LIVRARIA PORTUGUESA

RUA DE S. DOMINGOS 16-18 • TEL: +853 28566442 | 28515915 • FAX: +853 28378014 • [email protected]

Su doku

[ ] Cru

zadas

REGRAS |Insira algarismos nos quadrados de forma a que cada linha, coluna e caixa de 3X3 contenha os dígitos de 1 a 9 sem repetição

SOLUÇÃO DO PROBLEMADO DIA ANTERIOR

SOLUÇÕES DO PROBLEMA

HORIZONTAIS: 1-Insensível (fig.); Pé ou mão de animal. 2-Recorda; Fundar. 3-Lítio (s.q.); Animal microscópico gerador da sarna e de alegrias; Sinal abreviativo de matemática, cujo valor é 3,4116. 4-Ouvido (pref.); Acolá; Gracejava. 5-Palavra sagrada pra o hinduísmo, usada para iniciar as orações; Transporte Internacional Rodoviário. 6-Voltar; Intervalo com dois meios-tons (Mús.). 7-Prefixo designativo de vida; Maior rio da Suíça. 8-Lagarta que vive nas folhas das árvores (prov.); Fruto de ateira; Pano de arrás. 9-Interjeição que se emprega para cumprimentar (Bras.); Maquinismo com calabre para levanter grandes pesos (pl.); Além. 10-Queda sem consequências graves; Limpai; banhando em líquido. 11-Aranha grande africana; Símbolo da Música.

VERTICAIS: 1-Estampilha; Histrião. 2-Foge a; Vinho ordinário (gír.). 3-Cobalto (s.q.); Escutou; Medida itinerária do Japão. 4-Vazia; Miadela; Prefixo designativo de terra. 5-Cachaça de mau gosto; Sapo do Amazonas (Bras.). 6-Fileira; Pau-ferro. 7-Acreditei; Árvore cuja casca aromatiza o vinho. 8-A favor; Cabo de reboque; Cloreto de sódio. 9-Suspiro; Versejar; Observei. 10-Anta-do-brasil; Atormentar. 11-Cançonte; Vestuário de mulher, que fica da cintura para baixo.

HORIZONTAIS: 1-Seco; Pata. 2-Evoca; Criar. 3-Li; Ácaro; Pi. 4-Oto; Ali; Ria. 5-Aum; TIR. 6-Vir; To,. 7-Bio; Aar. 8-Bru; Ata; Rás. 9-Oi; Gruas; Lá. 10-Boléu; Lavai. 11-Ólio; Lira.VERTICAIS: 1-Selo; Bobo. 2-Evita; Briol. 3-Co; Ouviu; Li. 4-Oca; Mio; Geo. 5-Aca; Aru. 6-Ala; Itu. 7-Cri; Aal. 8-Pró; Toa; Sal 9-Ai; Rimar; Vi. 10-Tapir; Ralar. 11-Ária; Saia.

[ ] CinemaCineteatro | PUB

SALA 1LAUGHING GORTURNING POINT 2 [C]Um filme de: Herman YauCom: Michael Tse, Francies Ng, Chapman To14.30, 16.15, 18.00, 21.45

THE TWILIGHT SAGABREAKING DAWN PART1 [C]Um filme de: Bill CondonCom: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner19.45

SALA 2THE AWAKENING [C]Um filme de: Nick Murphy

Com: Rebecca Hall, Dominic Wes14.30, 16.30, 19.30, 21.30

SALA 3NEW YEAR’S EVE [B]Um filme de: Garry MarshallCom: Halle Berry, Jessica Biel, JonBon Jovi14.30, 16.45, 19.15

SHERLOCK HOLMESA GAME OF SHADOWS [B]Um filme de: Guy RitcheCom: Robert Downey Jr., Jude Law, Noomi Rapace21.30

THE LOVEBIRDS (DVD) • Bruno de AlmeidaThe Lovebirds é uma longa-metragem que se passa em Lisboa no decorrer de uma noite onde, seis histórias se desenrolam em simultâneo. Histórias labirínticas e fragmentadas, que falam de amizade, de amor, de paixão, da falta de amor e do desejo de ser amado. Através delas, o retrato de uma cidade comovente com as emoções que nela habitam, misto de enamoramento e nostalgia, “cidade triste e alegre”, ”Lisboa e Tejo e Tudo”, como Álvaro de Campos lhe chamou...

VIXEN (DVD) • Russ MeyerEste é o primeiro filme daquela que viria a ser a mais conhecida série do realizador de culto da comédia erótica americana, Russ Meyer, o mestre inconfundível do cinema que deu a conhecer as mais generosamente dotadas mulheres do mundo. Vixen é uma força da natureza e no convívio diário com a vida selvagem, os seus sentidos estão sempre à beira de explodir.

THE CELLULOID CLOSET - O CINEMA NO ARMÁRIO (DVD) • Rob Epstein e Jeffrey FriedmanThe Celluloid Closet – O Cinema no Armário é um olhar divertido e provocador sobre Hollywood e a forma como reflectiu e definiu a maneira de pensarmos sobre a homossexualidade. Dos gay cómicos às vampiras lésbicas, das patéticas “rainhas” aos predadores sádicos, dos bons aos maus, as personagens gay existem desde o iní-cio da sétima arte. Um filme directo que confirma o talento de Rob Epstein e Jeffrey Friedman enquanto montadores de ideias e imagens, tirando o melhor proveito de centenas de clips de filmes clássicos, conta com uma narração concisa de Lily Tomlin e inúmeras entrevistas com estrelas de Hollywood como Tom Hanks, Shirley Ma-cLaine, Susan Sarandon, Whoopi Goldberg, Tony Curtis e Gore Vidal.

A HELLO KITTY É PIOR QUE PÃO COM RANHOCara Hello Kitty:

À medida que cresço vou-me apercebendo da tua influência no Mundo, em particular aqui em Macau. Por isso resolvi escrever-te. Não uma carta de amor, mas uma carta-piparote. Para ver se desamparas a loja, pois és uma vergonha para a raça felina.Começo pela tua aparência. O que se passa com essa roupa ridícula? Milhares de anos até os gatos terem este pêlo ideal para qualquer temperatura e apareces de vestidinho? O que vais fazer a seguir? Calçar galochas para não arranhares?Como se não bastasse, tens zero em elegância. Coxas musculadas e flexibilidade de bailarina eram assim tão má ideia? Para ti, pelos vistos, sim, já que preferiste ser uma bola que mal se mexe. Ao pé de ti, aliás, melancias rolando ribanceira abaixo parecem manequins a desfilar. Para que tudo corresse um bocadinho melhor, podias ao menos ter personalidade vincada. À gato, com atitude, percebes-me? É pouco provável, pois como explicam os génios que te criaram, “a Hello Kitty não tem boca para melhor reflectir os sentimentos daqueles que a observam - está contente quando estão contentes, está triste quando estão tristes”. Sobre “personalidade” estamos conversados, quanto ao resto, enfim, é melhor nem comentar não teres boca.Resta-te o argumento dos fãs, aos milhões espalhados pelo planeta. É verdade que o número é grande, mas que tipo de pessoas são? Um bom exemplo é a cantora Mariah Carey, talvez a tua admiradora mais conhecida. Boneca como tu, animada como tu e cativante como tu. Lê lá estas palavrinhas mágicas que esse rouxinol rechonchudo disse há uns tempos.“Sempre que vejo na TV aquelas pobres crianças a morrer de fome, não consigo deixar de chorar. Quer dizer, adorava ser assim magra, mas sem as moscas e a morte e isso tudo.”Os teus fãs, estás a ver? Adeusinho, ó Kitty.(e se algum dia te desenharem a boca, por favor fica calada, porque cheira-me que vais ladrar)

Pu Yi

Page 14: Hoje Macau 10 JAN 2012 #2528

H

OPINIÃOTERÇA-FEIRA 10.1.2012

14www.hojemacau.com.mo

Um país?Alberto CastroIn Jornal de Notícias

Á dias, foi divulgada uma fotogra-fia nocturna de Portugal na qual é evidente a litoralização do país

em que, ainda, assim, sobressaem dois pólos, um em Lisboa (bastante maior) e, outro, no Porto.

A imagem não é muito diferente em Es-panha, embora o núcleo mais forte se situe no Centro do país, onde se localiza Madrid. Arrisco dizer que, se continuássemos pela Europa adentro, o panorama não seria muito diferente com a excepção de países com uma extensão de costa limitada ou daqueles que são ilhas ou, então, estritamente continentais, que tendem a ser mais policêntricos. A ideia de um povoamento territorialmente equilibrado parece ser uma utopia. Em rigor, talvez não pudesse deixar de ser assim: há economias de aglomeração evidentes e factores produtivos ou recursos naturais que não se distribuem homogeneamente. As actividades que mais beneficiariam da proximidade e complemen-taridade com outras indústrias ou serviços concentrar-se-iam em algumas zonas, mais ou menos polarizadas. Noutras regiões a especia-lização seria em actividades mais extensivas. E assim sucessivamente. Não é este nem o espaço nem o propósito para discutir a teoria do desenvolvimento nem a forma como se dá a sua expressão territorial. O ponto não será esse mas o de saber em que medida essa diferente especialização e territorialização salvaguarda, por um lado, a igualdade de oportunidades

no acesso a níveis de vida condignos e, por outro, não limita ou colide com o propósito do próprio desenvolvimento global do país.

O excesso de polarização pode acontecer por razões que se diriam naturais e que o tem-po corrigirá. A atracção de pessoas e recursos faz-se, nas economias de mercado, de uma forma espontânea, não planeada, reagindo a incentivos e expectativas. Quando esse processo vai longe de mais, geram-se deseco-nomias e desperdícios: o custo dos terrenos ou os alugueres sobem, os congestionamentos sucedem-se, o custo de vida aumenta despro-porcionadamente, a produtividade estagna, a competitividade perde-se, o desemprego emerge. Havendo flexibilidade, pessoas e em-presas deslocam-se para outras regiões que se antecipa oferecerem um futuro melhor. Entre nós, a lei das rendas, forçando à aquisição de casa própria, cerceou a mobilidade territorial e impôs, sobretudo aos mais jovens, a aceitação de condições de vida e emprego bem abaixo do que inicialmente antecipavam.

Pior, muito pior, ocorre quando os interes-ses entretanto instalados se recusam a aceitar o natural processo de ajustamento e se arrogam estatuir que, pelo contrário, o país precisa de reforçar a capital. Quando o congestionamento produz ineficiência, o simples objectivo de repor o nível inicial de rendimento requer que se drenem proporcionalmente mais meios que, desta forma, vão minguar no resto do país, so-bretudo nas regiões e comunidades com menos peso e força política, onde a esperança fenece, alimentando o ciclo vicioso de empurrar os que ainda têm alguma mobilidade para onde lhes

Pior, muito pior, ocorre quando os interesses entretanto instalados se recusam a aceitar o natural processo de ajustamento e se arrogam estatuir que, pelo contrário, o país precisa de reforçar a capital.

parece haver alternativa. Para tornar as coisas piores, aqueles recursos tendem a ser apropria-dos por uma oligarquia de interesses, públicos e privados, que se torna a única beneficiária de todo o processo. O resultado final é aquele a que assistimos: um país dual mas também uma metrópole com enormes assimetrias internas, com os mais jovens e desfavorecidos reféns do processo de centralização, sem alternativas, empurrados para a periferia da cidade, com diminuta qualidade de vida, com acesso a serviços de qualidade limitada e consumindo nas deslocações o tempo e o dinheiro que pouparam na habitação.

Crescer, assim, consumirá sempre mais recursos do que o necessário.

Para sobreviver a esta crise, a coesão é um imperativo. Nela se entrecruzam as dimensões social e territorial, a salvaguarda da dignida-de da pessoa humana e a subsidiariedade. Em conjunto, seriam a expressão de um país mais solidário. Na verdade, a expressão de UM país. Não inscrever a descentralização e a subsidiariedade na agenda política é, mais uma vez, adiar o país.

Page 15: Hoje Macau 10 JAN 2012 #2528

TERÇA-FEIRA 10.1.2012

15www.hojemacau.com.mo

Propriedade Fábrica de Notícias, Lda Director Carlos Morais José Redacção Andreia Sofia Silva; Gonçalo Lobo Pinheiro; Joana Freitas; José C. Mendes; Nuno G. Pereira; Virginia Leung Colaboradores António Falcão; António Graça de Abreu; Carlos Picassinos; Hugo Pinto; Marco Carvalho; Maria João Belchior (Pequim); Michel Reis; Rui Cascais; Sérgio Fonseca; Tiago Quadros; Vanessa Amaro Colunistas Arnaldo Gonçalves; Carlos M. Cordeiro; Boi Luxo; Correia Marques; Hélder Fernando; Jorge Rodrigues Simão; José I. Duarte, José Pereira Coutinho, Marinho de Bastos; Paul Chan Wai Chi; Pedro Correia; Peng Zhonglian Cartoonista Steph Grafismo Catarina Lau; Paulo Borges Ilustração Rui Rasquinho Agências Lusa; Xinhua Fotografia António Falcão, Gonçalo Lobo Pinheiro; Lusa; GCS; Xinhua Secretária de redacção e Publicidade Laurentina Silva ([email protected]) Assistente de marketing Vincent Vong Impressão Tipografia Welfare Morada Calçada de Santo Agostinho, n.º 19, Centro Comercial Nam Yue, 6.º andar A, Macau Telefone 28752401 Fax 28752405 e-mail [email protected] Sítio www.hojemacau.com.mo

à f l o r da pe leHelder Fernando

Praia, sol e calor secam o pensamento.Por Fernando

Ciclone

IEm Macau, a mais recente palavra mágica é reforma. Mesmo entre os contra-refor-madores, esses mesmos que dizem apoiar reformas, limitando-se, afinal, a proporem que se pinte de amarelo limão o que está em amarelo canário. São muito engraça-das estas propostas ditas reformadoras, tresandando a passivo juizinho, cautela e caldos de galinha. Ninguém está à espera de outra coisa, naturalmente. Podiam é não tratar mal a palavra reforma, respeitá-la no seu significado.

Reformar é organizar de novo, é mo-dificar. Foram as reformas registadas em várias épocas da História, essas sim, que fizeram avançar a Humanidade - na polí-tica, nas religiões, em todos os sectores da vida, extirpando malefícios. Reformar é ter a inteligência e a coragem de mudar, é de-volver a esperança, é recriar para melhor, é aperfeiçoar, tornar justo. A reforma é o eixo, o ponto central das mudanças estruturais. Não construindo assim o gesto de reformar, adivinha-se o fracaso, a devolução do que não interessa, a maquilhagem que borrará na primeira curva apertada do caminho colectivo. Por favor, chamem-lhe outra coisa: remendos, alterações, acrescentos. Reformas, por enquanto, e até sabermos realmente o que é autorizado a mudar, não. Por muito agradável de ouvir e até pomposo que seja esse cliché no discurso político local.

IIObservar o que está à volta, começa por ouvirmos o que nos diz a voz interna. Esta, vale mais, a maior parte das vezes, do que os sons de muitas falas que anunciam reformas e a gente a ver que o melhor do desejo é tudo ficar na mesma. Sem pudor, lá vão falando de Este a Oeste, amparados em altas jogadas de profundidade, onde colocam os peões de brega para pegas de cernelha. Como os peões de brega não são forcados, a incompetência e a desavergo-nhice salta à vista. Até no futebol, onde o caso português está muito longe de ser único. O António Oliveira que conte mais umas histórias antes que o abatam.

Assistir a um telejornal de Portugal é presenciar um filme de terror com muito sangue, insistentes morticínios. Um mi-nistro chamado Relvas a repetir o trágico

RefoRmas e contRa-RefoRmas

disparate já dito pelo chefe daquele gover-no, no sentido de influenciar portugueses a abandonarem o País, sob o argumento hipócrita de que na época dos Descobri-mentos fomos os maiores. Como o civismo e a complacência parecem aconselhar que nenhum português vá às trombas aos se-nhores ministros, eles continuam a gozar com a desgraça. Se esses fulanos vierem até este Delta, haja alguém capaz de lhes apresentar alguns dos muitos portugueses,

sobretudo jovens, desempregados. Esse tipo de gente mal palavrosa, há muito instalada no poder em Portugal, terá algum futuro político depois da revolta colectiva? Ou, sequer, não haverá revolta?

Bom, as palavras também se revoltam. Umas com as outras; todas contra quem as usa constantemente mal. As palavras sempre atrapalham aqueles que se atra-palham com elas e com as idéias. As pa-lavras preferem quem as ame, respeitando a inteligência das pessoas. As palavras ficam indiferentes com quem as usam apenas mecanicamente e para falsidades. As palavras desprezam quem as silencia.

IIIEsteve fria a semana anterior. Deu para alterar estados de espírito, quebras ou acrescentos emocionais. Por curtas sema-nas, vestimos as roupas menos usadas em Macau, pensando em nós, no nosso agasalho. Assistindo a alguns que as usam pensando nos outros. A roupa também é um termómetro social. O Tintim e o Rato

Mickey é que andam eternamente com a mesma roupa. Ambos fazem anos hoje. O repórter, 83, o rato faz 80.

IVAs sistemáticas violações de instituições relevantes, algumas delas todos julgá-vamos impenetráveis, colocando online informações altamente confidenciais, mais terde ou mais cedo provocará alterações substanciais no modo como recebemos e consultamos a internet. Talvez não leve ao desligar abrupto da rede, mesmo momenta-neamente, mas o facto é que o apagão total é uma hipótese cada vez mais falada. Alguma consequência haverá, depois das mais re-centes acções de uma série de “haktivistas” que penetraram nos serviços de segurança britânicos e norte-americanos, expondo ao mundo centenas de textos encriptados, senhas de acesso, e-mails, etc.

Por outro lado, a coincidência de alguma imprensa europeia e não só, estar mencio-nando como realidade hipotética (ainda), uma grande união entre empresas como Google, Yahoo, Twiter, Facebook, Mozilla, Paypal, Aol, Amazon e outras, integradas na plataforma “Netcoalition”, com eventual intenção de levar à prática a desconexão di-gital que hoje coloca grande parte do mundo em contacto no tempo real. Aparentemente, o porquê deste gigantesco apagão da internet, mesmo por algumas horas, será uma alta pressão contra um projecto de lei denomi-nado “Stop Online Piracy Act” (SOPA), que desde Outubro passado se discute no Con-gresso dos Estados Unidos, e cuja votação está agendada para 24 deste Janeiro.

O mencionado projecto “SOPA” prevê a perseguição à pirataria ilegal, colocando nas mãos do Departamento de Justiça dos Estados Unidos de criminalizar todos os que alojam na internet conteúdos ilegais, desde um anónimo blog a qualquer rede social, impondo o bloqueio da “web” como medida mais gravosa. Assim se derrubarão as “wikileaks”, talvez pensem eles.

As já referidas empresas e motores de busca, observam estas medidas projectadas pela tal “SOPA” como “novas ferramentas para silenciar a liberdade de expressão na internet”. Daí, colocarem como assunto de estudo, e em resposta à pressão, o tal gigantesco apagão digital. 2012 problemas gigantes, este ano.

Esteve fria a semana anterior. Deu para alterar estados de espírito, quebras ou acrescentos emocionais. Por curtas semanas, vestimos as roupas menos usadas em Macau, pensando em nós, no nosso agasalho. Assistindo a alguns que as usam pensando nos outros.

ca r toonpor Steff

AHMADINEJAD NA AMÉRICA LATINA

Page 16: Hoje Macau 10 JAN 2012 #2528

TERÇA-FEIRA 10.1.2012www.hojemacau.com.mo

REI GHOB EM SILÊNCIONO ARRANQUEDO JULGAMENTOO julgamento do «rei Ghob», como é mais conhecido Francisco Leitão, arrancou esta segunda-feira em Torres Vedras, numa sessão marcada pelo silêncio do sucateiro de Carqueja. Para além da leitura da acusação, estava previsto que o arguido prestasse declarações, o que não se verificou, à semelhança do que já tinha acontecido quando foi detido pela Polícia Judiciária. Francisco Leitão, de 43 anos, é acusado do homicídio de quatro pessoas - duas raparigas, um jovem e um idoso - permanecendo desconhecido o local onde estarão os cadáveres. Está em prisão preventiva desde 2010. A próxima sessão foi agendada para o próximo dia 16, onde se espera a audição de algumas das 37 testemunhas arroladas.

GUINÉ-BISSAU MORREU PRESIDENTE MALAM BACAI SANHÁMalam Bacai Sanhá, presidente da Guiné-Bissau, morreu esta segunda-feira, num hospital de Paris, segundo a AFP. O chefe de Estado, de 67 anos, estava internado desde o final de Novembro em Paris, devido a problemas de saúde. Malam Bacai Sanhá tinha sido eleito presidente da Guiné-Bissau em 2009, tornando-se o quarto chefe de Estado do país. A notícia da morte de Malam Bacai Sanhá pode abalar a estabilidade política e social do país, depois de no mês passado, na ausência do presidente, dois chefes militares se terem envolvido num conflito. Em causa desentendimentos entre o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, António Indjai, e Bubo Na Tchuto, chefe do Estado-Maior da Armada, por alegado tráfico de droga envolvendo este último elemento, bem como uma suposta tentativa de golpe de Estado.

O Partido Democrático de Hong Kong escolheu o candidato às próximas eleições para o chefe do

executivo, após a realização das primeiras “primárias” para desig-nar um representante do campo pró-democrata.

Hong Kong | Partido Democrático escolhe Albert Ho como candidato

O Ho do ladoO presidente do partido, Al-

bert Ho, foi escolhido, com 67% dos votos, obtidos na votação de domingo e num inquérito con-duzido por telefone, de acordo com os resultados divulgados no domingo.

O escrutínio foi aberto a todos

os residentes permanentes maiores de idade, tendo participado 33.932 pessoas. Albert Ho obteve 22.148 votos contra 10.791 para Frederick Fung Kin-kee, da Associação para a Democracia e Bem-estar da Popu-lação, de acordo com a imprensa de Hong Kong.

Num inquérito realizado por telefone entre 3 e 6 de Janeiro, 6217 pessoas “aprovaram” Al-bert Ho, enquanto 180 Frederick Fung Kin-kee. Contudo, 547 dos inquiridos afirmaram não apoiar qualquer dos dois candidatos democratas.

Albert Ho necessita agora de reunir 150 assinaturas para par-ticipar nas eleições para Chefe do Executivo, marcadas para 25 de Março. Na corrida ao cargo, encontram-se mais dois candida-tos de peso: o ex-secretário-chefe do governo Henry Tang e o ex--membro do Conselho Executivo Leung Chun-ying.

De acordo com a imprensa, Pe-quim vai escolher Henry Tang ou Leung Chun-ying para suceder a Donald Tsang na chefia do Governo. Albert Ho reconheceu que não tem hipótese de vencer, frisando que os candidatos pró-Pequim “têm agora de enfrentar o desafio”.

O líder do Governo de Hong Kong não é eleito por sufrágio universal mas por um comité representativo dos principais sec-tores da Região Administrativa Especial, composto por cerca de 1200 elementos.

PUB