hohoho comércio em horário especial e papai noel atraem … · dutos e acessórios para piscinas,...

12
1 Comércio em horário especial e Papai Noel atraem consumidor Hohoho Páginas 4 Páginas 3 Páginas 7 Produtos importados Crescimento 24 horas Empório Dona Augusta é inaugurado na região central Piscinaria Sumaré investe em maquinário para produção de vinil Pronto Atendimento da Unimed começa a atender neste dia 5 O estabelecimento chegou para inovar, com uma gama de produtos regionalizados e impor- tados: bebidas, especiarias, condimentos e laticínios, nas melhores procedências e marcas. A direção da Piscinaria Sumaré é um bom exemplo de que investimento e inovação são fundamentais em todas as épocas, inclusive na crise. Atacadista e distribuidora de pro- dutos e acessórios para piscinas, a empresa que até então dependia de fornecedor, desde junho do ano passado está fabricando o vinil. A chuva não deu muita trégua, como na segunda-feira (14/12), pri- meira noite de abertura do comércio em horário especial até às 22h. Nem todas as demais noites de dezembro foram estreladas, mesmo assim os consumidores vieram para a Ave- nida 7 de Setembro – principal via comercial sumareense, assim como nas transversais e paralelas, onde os lojistas atenderam até mais tarde. Além da opção de comprar o pre- sente no período noturno ou finais de semana (sábados e domingos até 18h), uma programação especial de Natal movimentou a Praça, com trenzinho, barracas de artesanato, brinquedos infláveis, palco com atrações musicais e teatro, e a Casa do Papai Noel, onde ele ficou até a véspera do Natal. Tudo isso, somado a variedade de produtos e marcas, e preços e condições especiais de pa- gamento atraíram o consumidor.

Upload: dothien

Post on 08-Feb-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Hohoho Comércio em horário especial e Papai Noel atraem … · dutos e acessórios para piscinas, a empresa que até então dependia de fornecedor, desde junho do ano passado está

1

Comércio em horário especial e Papai Noel atraem consumidor

Hohoho

Páginas 4

Páginas 3

Páginas 7

Produtos importados

Crescimento

24 horas

Empório Dona Augusta é inaugurado na região central

Piscinaria Sumaré investe em maquinário para produção de vinil

Pronto Atendimento da Unimed começa a atender neste dia 5

O estabelecimento chegou para inovar, com uma gama de produtos regionalizados e impor-tados: bebidas, especiarias, condimentos e laticínios, nas melhores procedências e marcas.

A direção da Piscinaria Sumaré é um bom exemplo de que investimento e inovação são fundamentais em todas as épocas, inclusive na crise. Atacadista e distribuidora de pro-dutos e acessórios para piscinas, a empresa que até então dependia de fornecedor, desde junho do ano passado está fabricando o vinil.

A chuva não deu muita trégua, como na segunda-feira (14/12), pri-meira noite de abertura do comércio em horário especial até às 22h. Nem todas as demais noites de dezembro foram estreladas, mesmo assim os consumidores vieram para a Ave-nida 7 de Setembro – principal via comercial sumareense, assim como nas transversais e paralelas, onde os lojistas atenderam até mais tarde. Além da opção de comprar o pre-sente no período noturno ou finais de semana (sábados e domingos até 18h), uma programação especial de Natal movimentou a Praça, com trenzinho, barracas de artesanato, brinquedos infláveis, palco com atrações musicais e teatro, e a Casa do Papai Noel, onde ele ficou até a véspera do Natal. Tudo isso, somado a variedade de produtos e marcas, e preços e condições especiais de pa-gamento atraíram o consumidor.

Page 2: Hohoho Comércio em horário especial e Papai Noel atraem … · dutos e acessórios para piscinas, a empresa que até então dependia de fornecedor, desde junho do ano passado está

2

Expediente Jornal da ACIASPublicação mensal da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré, filiada à Facesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e à CACB (Con-federação das Associações Comerciais), localizada à Rua Antonio Jorge Chebab, 1.212 – Centro – Sumaré/SP.Fone: (19) 3873.8701E-mail: [email protected]: www.acias.com.brDiretoria Executiva – Biênio 2015/2016Presidente: Rodolfo Azevedo Germano (G2 Contabilidade)Vice-Presidentes: Gustavo Caron (Ótica Caron) e Domingos Guerreiro (Guerreiro Locadora)Tesoureiros: Eduardo Cesar Padovani (Ferreira e Padovani Soc. de Advogados) e Cidney Frizzarin Jr (Escritório Veneza & Objetivo)Secretários: Rafael Thiago de Paula (D&D Revestimentos) e Claudio Padovani (Imo-biliária Dom Barreto)

CONSELHO FISCALAparecido A. Gonçalves, o Cido do Valle (Do Valle Veículos)Antonio Celso Nardi (Transportadora Nevalma)Roberto Cordenonsi (Cordenonsi Ass. Imobiliária Ltda)

COMISSÃO DE SINDICÂNCIALuiz Carlos Armidoro (Luck Pel Papelaria)Marissa Nardini Dias (Marissa Presentes)Silvio Cesar Coltro (C.P.C. Central Proc. Contábeis)

DIRETORIA ADJUNTAAlexandre José Cecílio (Faculdade e Colégio Network)Angelo Ongaro (Posto Ongaro)Ataíde Siconha Zague (Eletro Santa Rita)Carlos Alberto Ravagnani (Grafismo Artes Gráficas)Divino Donizete Romão (Filadélfia Assessoria Empresarial)Eduardo Gigo (Supermercados Good Bom)Helena Pereira Rosário (Global Viagens e Turismo)José Roberto dos Santos (Strategic Cont. Cons. e Assessoria)Juarez Pereira da Silva (Transição Consultoria)Laércio Siqueira (Concessionárias Carlos Cunha)Marcos Rodrigo de Souza (Clínica é o Bicho)Mario Antonio Maiale (Farmácia do Gildo)Wander Lousada Junior (Cebrac Cursos Profissionalizantes)

Jornalista Responsável: Alzeni Maria Duda GambetaDiagramação: Alef SilvaFotos: Alzeni Maria Duda GambetaTiragem: 5 mil exemplaresImpressão: Editora O Liberal LtdaDepoimentos dos entrevistados e artigos assinados refletem o pensamento de seus autores.

ExpEdiEntE | Jornal da ACiAS Artigo, por Blog do Sebrae/MS

O que é empreendedorismo?Algumas pessoas já nascem com maior qualificação para o empreen-dedorismo. Outras não têm tantos talentos inatos, mas isso não quer dizer que não possam aprender e desenvolver esses talentos. Esse de-senvolvimento é fundamental para toda pessoa que almeja implantar e gerir um pequeno negócio. Pode-mos perguntar, então, em primei-ro lugar: O que torna uma pessoa empreendedora? E quais são os elementos essenciais da capacidade empreendedora? Diversos estudio-sos do assunto reconhecem que os empreendedores têm algumas ca-racterísticas básicas: como inicia-tiva. Auto-confiança: as pessoas não fi-cam esperando que os outros (o governo, o empregador, o parente, o padrinho) resolvam seus proble-mas. Elas começam coisas novas, iniciam. Enfim, tendo um pro-blema qualquer, age: arregaça as mangas e parte para a solução. Tem autoconfiança, pois se não acredi-tasse, seria difícil tomar iniciativa. Aceitação do risco: o empreende-dor aceita riscos, ainda que seja cauteloso e precavido contra o ris-co, a verdade é que ele o aceita. Sem temor do fracasso e da rejeição, fará tudo o que for necessário para não fracassar, mas não é atormentado pelo medo paralisante do fracasso.

Decisão e responsabilidade: o em-preendedor não fica esperando que os outros decidam por ele. Ele toma decisões e aceita a responsa-bilidade.Energia: é necessária uma dose de energia para se lançar em novas re-alizações, que usualmente exigem intensos esforços iniciais. O em-preendedor dispõe dessa reserva de energia, vinda provavelmente de seu entusiasmo e motivação.Automotivação e entusiasmo: pes-soas empreendedoras são capazes de desafios e tarefas em que acre-ditam. Não necessitam de prêmios como compensação financeira. Controle: o empreendedor acredi-ta que sua realização depende de si mesmo e não de forças externas sobre as quais não tem controle.Voltado para equipe, cria equipe, delega, acredita nos outros, obtém resultados por meio de outros.Otimismo: o empreendedor é oti-mista, o que não quer dizer sonha-dor ou iludido. Acredita nas possi-bilidades que o mundo oferece, na possibilidade de solução dos pro-blemas, no potencial de desenvol-vimento.Persistência: o empreendedor mo-tivado, convicto, entusiasmado e crente nas possibilidades é capaz de persistir até que as coisas comecem a funcionar adequadamente.

Não sei quem foi que saiu com o jargão de que o país só começa a funcionar após o carnaval! Pura bobagem. Talvez para quem está preocupado com a fantasia, ou pra alguns políticos que ‘pegam carona’ pra fugir das responsabi-lidades, como deixar de aprovar leis importantes ou usar isso como subterfúgio para as acusações as quais têm a cara de pau de não aceitar. O país pra quem trabalha mesmo, não para. Aliás, jamais parou; inclusive para muitos pro-fissionais, que precisam trabalhar no dia de Natal e Ano Novo. Resu-mindo: é preciso acabar com esse ‘estigma’ de que o país para antes disso.Como para se em janeiro é o mês

de mais contas para o brasileiro? Lamentavelmente o povo brasilei-ro é o povo que mais paga imposto no mundo! Ou seja, precisa traba-lhar quatro meses só para pagar impostos.Vamos começar 2016 diferente: com fé, foco e força. Ou seja, mu-dar a mentalidade, porque no fi-nal das contas cada um sabe onde é que o calo aperta. Em entrevista concedida ao programa Cara a Cara, do SBT (https://www.youtu-be.com/watch?v=UfGvGmXAeSg&feature=youtu.be), o palestrante e Coach Levy Corrêa falou sobre comportamento, dicas sobre rela-cionamento e cotidiano, finanças e como entrar 2016 com o pé direi-to. São sugestões óbvias e merecem

ser colocadas em prática. Ele fala de muitos profissionais que focam muito no trabalho, e esquece-se de outras coisas. Levy Corrêa fez questão de citar que muitas empresas crescem e ficam impessoais: falta aquele sorriso e o cara a cara. E citou um bom exemplo de como as coisas andam muito no automático ultimamen-te: as pessoas chegam ao caixa e não recebem um bom dia ou boa tarde, mas simplesmente ‘quer o CPF na nota’?Ressaltou que é preciso tirar o ‘s’ da crise; simplesmente crie! De que forma reinventar o negócio em dias difíceis? A crise pode estar dentro de casa, e começa, às vezes, quando levantamos pela manhã...

Precisamos curtir o trajeto, o ca-minho, e fazer valer a pena. Sem-pre há espaço para bons profissio-nais, bons empresários, enfim pra quem tem um foco. Com fé tudo é possível. É preciso rever todas as áreas da vida: família, saúde, espi-ritualidade, diversão. E se 2015 não foi o ano que espe-rava, vamos ver o ano que se inicia por outro ângulo, e mais, saber que tudo depende de cada um de nós. E nas projeções para 2016, revisite aquilo que pensou e não conseguiu nesse ano que passou. Quais pas-sos demos e quais passos que não demos; e o que devemos fazer pra traduzir isso em esforço, e esforço em resultado. Porque 2016 começa no dia 1º de janeiro...

Vamos começar 2016 com fé, foco e força

Page 3: Hohoho Comércio em horário especial e Papai Noel atraem … · dutos e acessórios para piscinas, a empresa que até então dependia de fornecedor, desde junho do ano passado está

3

Crescimento

Qualidade é tudo!

Piscinaria Sumaré investe em maquinário para produção de vinil

Romil Móveis e Decorações, há 20 anos no mesmo endereço

A direção da Piscinaria Sumaré é um bom exemplo de que investimento e inovação são fundamentais em todas as épocas, inclusive na crise. Ataca-dista e distribuidora de produtos e acessórios para piscinas, a empresa que até então dependia de fornecedor, desde junho do ano passado está fa-bricando o vinil. E o que era limitado agora passa a ser atendido sem restri-ção na principal época do ano, o ve-rão. Ou seja, os pedidos não são mais limitados, e a empresa pode atender a todos, com qualidade e melhor preço. “Antes adquiríamos com fornecedor; hoje fabricamos, e com isso garanti-mos melhor custo benefício aos clien-

Qualidade é tudo, seja nos produ-tos, seja no atendimento. E isso tem feito da Romil Móveis e Decorações referência na região da Área Cura. A loja é também uma das primeiras associadas da ACIAS. Há 20 anos e no mesmo endereço, o proprietário Milton Rovai garante que jamais dei-xou um cliente na mão. Isso significa fidelização de todos, tanto da Área Cura, como dos bairros adjacentes e até de outras cidades da região, como Indaiatuba, Campinas e Pira-cicaba. A loja faz entrega num raio de até 50km. “Se os meus fornece-dores, que são muitos, não conse-guirem resolver um problema, por exemplo; eu resolvo. E depois me viro com eles. O importante é satis-fazer o cliente”, comenta.A loja oferece tudo em móveis e de-coração para todos os cômodos da cada - tanto nas linhas tradicionais como na retrô, com peças e cores di-ferenciadas.

to. Segundo o fundador da empresa, Wilson Silano, no galpão há uma área de metalúrgica para a linha de produ-ção. A Piscinaria Sumaré conta com aproximadamente 15 colaboradores, entre eles, um técnico qualificado com 22 anos de experiência profissio-nal para operar a máquina de confec-cionar vinil.A empresa foi fundada em 1998, e neste ano completa 18 anos de bons produtos e serviços de qualidadepres-tados aos clientes de Sumaré, do Esta-do e de todo o País. É que além de abastecer 200 lojas no Estado de São Paulo com logística própria, a atacadista Piscinaria Su-

e ambientes.Por essa fidelização dos clientes, além dos novos que chegam diaria-mente, a Romil ainda reserva a venda no sistema de crediário para aqueles antigos da loja. “Temos clientes que estão conosco desde a abertura, e que ainda fazem questão de pagar no sistema de crediário próprio”. Mas a loja trabalha com cartões de crédito e parcela as compras. No caso dos

tes”, comentou Breno Silano.E o vinil não é tudo que é fabricado nos galpões da Piscinaria Sumaré. No local são produzidos vários acessó-rios, como peneira, mangueira, kit de biribol, cabo e telescópico de alumí-nio, capa térmica, de proteção ou tela. Enfim, além de ser distribuidora de dezenas de fabricantes em potencial – com marcas brasileiras e importadas - também conta com marca própria. “Ampliamos o prédio para abrigar a máquina de confecção do vinil, até porque junto a ela há uma bancada enorme”, explica Breno Silano.A empresa não para de crescer, e sem-pre com qualidade e bom atendimen-

Em duas décadas de existência, Mil-ton Rovai se orgulha de jamais ter re-cebido qualquer tipo de reclamação. Por isso, preza pela venda e também pelo pós-venda. “Somos uma loja de bairro, e hoje vendo móvel para quem vendi o berço no passado ou a cama de solteiro. Isso é gratificante e não tem preço”, diz.E esse atendimento ímpar não é só com clientes e fornecedores. Os co-laboradores são tratados de maneira especial, tanto é que todos têm vá-rios anos de ‘casa’.A Romil Móveis e Decorações fica em um prédio de aproximadamente 1000m², em dois pisos. A novidade é que a parte de decoração será repagi-nada a partir de 2016. É que a sócia e esposa Débora acaba de formar--se em arquitetura. Fez a mesma fa-culdade que a filha Giovanna. Com isso, vão montar o escritório no piso superior da loja, e dar uma repagina-da em tudo que se refere à decoração

maré cobre o território nacional por meio de um escritório especializado em venda on line, com entrega via transportadora. “Atendemos vários segmentos, desde lojas, engenharias e construtoras, como o próprio pisci-neiro e o consumidor final”, explicou Wilson Silano.A Piscinaria Sumaré está localizada em uma área de 7 mil metros qua-drados nas Chácaras Bela Vista, dos quais aproximadamente 1000m² são do galpão. Para conhecer melhor basta acessar www.piscinariasumare.com.br. A empresa fica na Rua Her-mínio Ôngaro, 455. Mais informa-ções pelo fone 3873.2038.

modulados as compras podem ser parceladas em até 10x. A Romil funciona de forma diferen-ciada durante o horário verão - de segunda a sexta, das 8h30 às 18h30, e aos sábados das 8 às 14h. Está loca-lizada na Rua Leonir Dutra Pereira, 610 – esquina com a Rua Engenhei-ro Jaime Pinheiro Ulhôa Cintra, pró-ximo ao balão da Área Cura. Mais informações pelo fone 3864.0043.

Romil foi uma das primeiras a ficar associada da ACIAS

Wilson e Breno Silano, atendimento com qualidade e melhor preço Funcionários produzem o vinil

Page 4: Hohoho Comércio em horário especial e Papai Noel atraem … · dutos e acessórios para piscinas, a empresa que até então dependia de fornecedor, desde junho do ano passado está

4

Regionalizados e importados

91,9%

Empório Dona Augusta, variedade em produtos requintados e diferentes

Fiesp e Ciesp definem apoio a processo de impeachment

Sumaré acaba de ganhar o Empório Dona Augusta. O estabelecimen-to foi inaugurado no dia 05 de de-zembro, com deliciosa degustação aos convidados, e já é sucesso entre os paladares mais exigentes. A mais nova opção gastronômica chegou para inovar. A casa oferece uma gama de produtos regionalizados e importados, como bebidas, especia-rias, condimentos e laticínios, nas melhores procedências e marcas. O Empório Dona Augusta é uma em-presa familiar. Pertence aos irmãos Alexandre e João Roberto de Souza

Em reunião conjunta de suas direto-rias, realizada no dia 14/12, a Fede-ração e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp) decidiram apoiar o processo de im-peachment da presidente Dilma Rousseff. Esse posicionamento refle-te o desejo dos industriais paulistas, demonstrado em levantamento feito pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp e do Ciesp (Depecon). A maciça maioria (91,9%) dos entrevistados respondeu que a Fiesp deveria se posicionar a respeito do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. “Essa pesquisa foi endossada por todos os

cisavam ir pra fora se quisessem to-mar um refrigerante importado, por exemplo. Assistindo a uma repor-tagem sobre o assunto fiquei mais entusiasmado ainda. E calhou com o interesse do Alexandre e da minha tia e o prédio em local estratégico e de muita movimentação”, explicou João Roberto de Souza.A casa também oferece cachaças artesanais e uma gama de refrige-rantes, como a coca cola de cereja e vanilla; de gengibre e a linha ameri-cana Dr Pepper. “Temos refrigerante francês, e outros - o Cajuina, Guara-ná Jesus de São Luís do Maranhão - e a novidade, o Guaraná Abacatinho, diretamente de Ubá, Minas Gerais. Também temos a Gengibirra, Oran-gina e Mati Couro. Enfim, coisas di-ferentes só aqui”, garante.Na linha de bomboniere o Empório Dona Augusta conta com os deli-ciosos chocolates suíços Lindt, em barras, sortidos e bombons, e nos sabores ao leite, meio amargo e cre-moso, além de outras marcas e varie-dade de doces em geral. “Para quem perdeu a inauguração, na qual tive-mos degustações de muitos produ-tos, comercializamos aqui inúmeras marcas, como os da Lecrocq, frutos secos agridoce, e o mix de noz Pe-can, Macadamia, castanha de caju e amendoim, entre outros. São produ-tos diferentes e deliciosos”, comenta Alexandre.E aos apaixonados por cerveja ar-tesanal, fica a dica: Shoppen Bier, estilo Belgian Witbier - muito leve, refrescante, com notas cítricas (se-

para solucionar os problemas”, disse Skaf.O presidente da Fiesp e do Ciesp res-saltou que os trâmites legais têm que ser respeitados. “Não estamos conde-nando a presidente”, lembrou, e sim defendendo o prosseguimento do processo dentro das normas legais. “Há um encaminhamento legal, de acordo com a Constituição, de um pedido de impeachment. Não se pode falar em golpe com tudo feito de ma-neira correta.”Na pesquisa, realizada entre os dias 9 e 11 de dezembro de 2015, foram ouvi-das 1.113 empresas no Estado de São Paulo. O questionário foi preenchido,

e a tia deles, Maria Elizabete Bento.No Empório Dona Augusta a adega com uma belíssima carta de vinhos de várias nacionalidades chama a atenção: argentino, italiano, africa-no, australiano, chileno, espanhol, francês, português, uruguaio e até americano. Há também água mine-ral nacional e importada da Noruega com PH altíssimo; além de bebidas variadas (whisk, frisante, espumante e licores), e o sucesso da casa - o suco de uva branco integral. “Vimos que a cidade carecia de um estabelecimen-to como esse, já que as pessoas pre-

fóruns da Casa”, disse Paulo Skaf, pre-sidente da Fiesp e do Ciesp. Ele expli-cou que a decisão foi tomada “devido à situação política e econômica do Brasil, devido ao momento a que nós chegamos”.Skaf citou problemas como o estou-ro das contas públicas neste ano – e a perspectiva de novo estouro em 2016. Lembrou que o PIB brasileiro vai encolher 3,5% este ano, enquan-to o mundo tem crescimento, e que o Brasil vai fechar 1,6 milhão de empre-gos com carteira assinada. O Governo não tem “nenhuma credibilidade, não há confiança” nem investimentos. “O país está à deriva, e não há atitudes

mentes de coentro e casca de laran-ja); Warsteiner Fresh, da Alemanha, que apesar de 0% de teor alcoólico, preserva o sabor da cerveja, e muito mais. “Essa cerveja alemã é sem quí-mica e sem aditivos ou conservantes. É muito consumida após atividades físicas”, diz João Roberto.Quem ama pimenta, o Empório ofe-rece as sugestões dos chefs Fogaça (MasterChef), Bertolazzi (Cozinha Sob Pressão) e do baterista Marky Ramone (Banda Ramones). Desta-que para condimentos, massas italia-nas, temperos, presuntos espanhóis, queijos, patês, entre outros.

CASA DIFERENTEQuer produtos selecionados? Então conheça o Empório Dona Augusta – uma casa diferente que preza pela qualidade do que vende e ao aten-dimento familiar com excelência. O nome do estabelecimento surgiu como homenagem a Augusta Ultra-mar Bento – que faleceu há 2 anos, aos 90 anos de idade. Ela era avó de Alexandre e João Roberto, e mãe de Maria Elizabete. Bom lembrar ainda as opções de presentes, como os kits cerveja, com garrafas com copo ou taça. “Agora, é só vir conhecer e se encantar com o Empório Dona Au-gusta”, completou Alexandre. O Empório Dona Augusta funciona de segunda a sábado, das 9 às 20h; e aos domingos das 9 às 12h. Está lo-calizado na Avenida Marcelo Pedro-ni, 505, em frente ao salão da Leda Manzano. Mais informações pelo fone 3722.9666

preferencialmente, por proprietário, presidente, diretor ou uma pessoa da empresa que tenha uma percepção mais ampla de seus negócios e dos efeitos sobre eles da situação política. Entre os entrevistados, 91% se disse-ram pessoalmente favoráveis ao pro-cesso de impeachment. Entre as em-presas, 85,4% são favoráveis.Ao apresentar a pesquisa, Skaf lem-brou a crise na indústria. “Somando a queda do ano passado com a de 2015 e de 2016, a indústria vai encolher quase 20%”, afirmou. “É chegada a hora de ter a visão de onde está o pro-blema. Na minha visão, o problema ficou todo na parte política.”

Alexandre, João Roberto Junior, João Roberto, Maria Elizabete e Julia

Empório em excelente localização e com fácil estacionamento

Page 5: Hohoho Comércio em horário especial e Papai Noel atraem … · dutos e acessórios para piscinas, a empresa que até então dependia de fornecedor, desde junho do ano passado está

5

Desde 1917

Babbo Giovanni comemora um ano de Sumaré e com clientela fidelizada

Forno à lenha e a tradição que vem desde 1917, com o primeiro pizzaio-lo do Brasil - Giovanni Tussato – a Babbo Giovanni comemora o su-cesso da franquia. E a unidade su-mareense, de propriedade dos em-presários João Francisco Barauna Junior e Fabiana Martins Barauna, ambos formados em Administração de Empresas, acaba de completar 1 ano. Apesar da crise atual que o Bra-sil está enfrentando a direção afirma ter alcançado os objetivos, e para co-memorar o 1º aniversário e devido a vários pedidos dos clientes, inovou um pouco mais: além do sistema delivery (que é o forte da marca), a Babbo Giovanni de Sumaré atende também no próprio estabelecimen-to. “Abrimos nosso salão, como mais uma opção para as famílias de Suma-ré e região, que assim além de fazer o pedido para receber a pizza em casa, também podem degustar nossas pi-zzas em um ambiente climatizado e agradável”, explica João Francisco. A ideia de abrir uma franquia em Sumaré, de acordo com Fabiana é

grande o cliente ganha outra).O carro chefe da Babbo Giovanni é a Paulo Cotrim (feita com Presunto Parma) e a mais pedida é a Margue-rita Babbo. De acordo com os em-presários João Francisco e Fabiana o diferencial da Babbo Giovanni são os produtos de alta qualidade – uma exigência da franqueadora- com ex-celente atendimento e cardápio di-versificado.A Babbo Giovanni abre de terça a domingo, das 18 às 23h. Trabalha com dinheiro e cartões de débito e crédito. A franquia sumareense fica na Praça Manoel de Vasconcelos, 573 – Centro. Mais informações ou disk deliciosas pizzas pelos fones: 3365.8098 – 3324.0874.

BABBO GIOVANNINo início do século 20 a família Tus-sato, de imigrantes italianos, enfren-tou dificuldades trabalhando nas plantações de café que se expandiam por Ribeirão Preto. Mudou-se para a Capital em busca de novas opor-tunidades e melhores condições. Giovanni Tussato, o mais jovem, in-gressou então no ramo de panifica-ção onde rapidamente aprendeu os segredos da especialidade, desenvol-vendo a arte de preparação de sabo-rosas pizzas. No ano de 1917, o então caçula dos Tussato se tornava o primeiro pi-zzaiolo do Brasil de que se tem notí-cia, responsável ao lado de Valentin Tussato pela versão saborosa da re-ceita que no futuro se tornaria uma paixão nacional: a pizza!Com qualidade indiscutível veio à fama e a partir daí suas 'redondas', como ele mesmo as chamava, ‘corre-ram’ a cidade de São Paulo cativando consumidores de todos os bairros

pelo fato de realizar o sonho de ter o próprio negócio. “Começamos a estudar diversas franquias no ramo alimentício por apreciar uma boa comida, e conhecemos a Babbo Giovanni que nos encantou por sua qualidade, cardápio diversificado e pizzas de sabor inigualável assadas em forno à lenha”, diz.Apesar de nunca ter trabalhado nes-se segmento, o casal tem mostrado tino empreendedor, e o sucesso da Babbo Giovanni é notório. A casa oferece 60 sabores entre pizzas sal-gadas, light e doces, na opção broto e grande, além dos Calzones e Cor-niccioni. As deliciosas pizzas Babbo Giovan-ni custam a partir de R$ 30. E para quem deseja saboreá-las no próprio Babbo Giovanni o salão comporta 40 pessoas sentadas. Atualmente a Babbo Giovanni está com promo-ções de terça a quinta, com 20% de desconto. Já de sexta a domingo - a cada duas pizzas grandes – o clien-te ganha a Pizza broto doce, além da Fidelidade (a cada 8 pizzas salgada

a experimentar as deliciosas pizzas que eles produziam. Convidado pela família Siniscalchi, assume a cozinha da 'Castelões' e mais tarde do 'Gior-dano'. Mas o objetivo de Giovanni Tussato era ter a sua própria 'cucina'. Com o apoio de um sócio, inaugu-ra a sua 'Uei Paesano'. Seus filhos, já crescidos e unidos pela vocação aclamada do pai, conseguem uma casa exclusiva da família Tussato. Eram os anos 50 e nascia a 'Canti-na e Pizzaria Celeste', localizada nos Jardins, bairro da elite paulistana da época. Mais tarde, seus herdeiros, dando continuidade à fama e a de-terminação dos pais, criaram a fran-quia 'Babbo Giovanni'. Com o apoio da família que sempre cultuou a receita original e do bom gosto de seus clientes, a ´Babbo Gio-vanni´ tem conseguido elevar com carinho, capricho e profissionalismo seu nome e, principalmente, a quali-dade inigualável de suas receitas.

Sul coreana

Kwangjin começa a funcionar no segundo semestre deste anoA empresa sul-coreana Kwangjin iniciará suas atividades em Suma-ré no segundo semestre deste ano. Decidida a operar com fôlego total em sua primeira planta na América Latina, a companhia adquiriu um prédio ao valor aproximado de R$ 13,5 milhões. A Kwangjin é forne-cedora de peças para a indústria au-tomobilística. Na fábrica de Sumaré serão produzidos mecanismos e módulos para janelas de automó-

parceria entre a iniciativa privada e o Poder Público para a contra-tação de mão de obra local para a empresa. “A política municipal que visa atrair novos investimentos para Sumaré, implantado pela atual Administração Municipal, e o bom relacionamento que temos com as empresas, são fatores bastante positivos. Apesar das dificuldades econômicas que o país enfrenta, Sumaré continua recebendo novos

veis. A fábrica vai gerar 170 vagas de empregos diretos e 30 indiretos, segundo divulgou a empresa em agosto último.A expectativa da empresa é forne-cer peças para 600 mil veículos por ano até 2017, porém, a capacidade total da fábrica é atender até 1,3 mi-lhão de veículos por ano. Em reunião com o CEO da Kwan-gjin Brasil, Jeoung Su Kim, a pre-feita Cristina Carrara reforçou a

investimentos privados, e as empre-sas que já estão instaladas por aqui estão ampliando seus negócios”, lembrou o secretário de Desenvol-vimento Econômico da Prefeitura, Gustavo Tomazin.A companhia atende as montadoras KIA, General Motors, Volkswagen e Hyundai, fornecendo peças como reguladores de vidro, módulo para portas, pedais, dobradiças para capô e para tampa de porta malas.

Os clientes têm opção de saborear na própria Babbo Giovanni

Variedade em sabores salgados e doces

Page 6: Hohoho Comércio em horário especial e Papai Noel atraem … · dutos e acessórios para piscinas, a empresa que até então dependia de fornecedor, desde junho do ano passado está

6

2ª geração

Volta às aulas

Nelsinho Pneus comemora três décadas de confiança e credibilidade

Papelarias associadas da ACIAS oferecem descontos e parcelamentos no material escolar

O Nelsinho Pneus – uma das mais tra-dicionais nesse segmento em Sumaré – comemora o sucesso da loja com clientela fidelizada, afinal são mais de três décadas de confiança e credibili-dade. Sob a administração da segunda geração, a empresa mantém a mesma missão de quando iniciou: qualidade no atendimento, produtos e serviços. Nelson Moiano iniciou a empresa na Avenida 7, e só no endereço atual – em prédio próprio, está há 25 anos. Atual-mente a direção está sob o comando

Todo início de ano é a mesma coisa: a volta às aulas provoca um corre--corre dos pais em busca do material escolar. Em Sumaré os lojistas estão na expectativa do ano letivo de 2016 e oferecem qualidade nos produtos, preços bons e parcelamento dos ma-teriais. Mas, antes de sair às compras, os pais devem verificar os itens que restaram do período anterior e ava-liar se é possível reaproveitá-los. Na hora da compra, os pais devem lem-brar que nem sempre o material mais sofisticado é o de melhor qualidade

empresa está em reformas e virá com novo layout neste início de 2016. “Já estamos construindo a sala do cliente, que será climatizada e terá aquele deli-cioso cafezinho enquanto ele aguarda orçamento ou conclusão do serviço. Nossa ideia é oferecer mais conforto aos nossos clientes, a fim manter os fidelizados, e também fidelizar os que vêm pela primeira vez, pois acabam sempre voltando”.O Nelsinho Pneus conta com uma equipe especializada de sete colabo-

risco ao consumidor.Algumas escolas exigem que o mate-rial escolar seja comprado no próprio estabelecimento. Esta é uma prática abusiva, pois é obrigação da escola fornecer as listas de material escolar aos alunos para que os pais ou res-ponsáveis possam pesquisar preços e escolher o local em que irão adquirir os produtos.É importante esclarecer ainda que a escola não pode solicitar a compra de materiais de uso coletivo, como ma-terial de higiene e limpeza, nem co-brar taxas para suprir despesas com água, luz e telefone. O estabelecimen-to também não pode exigir a aquisi-ção de produtos de marca específica; determinar a loja ou livraria onde o material deve ser comprado. Em caso de produtos de higiene, os pais podem colaborar, principalmente se a escola for pública.A ACIAS traz a relação de papelarias associadas que oferecem descontos e parcelamentos aos clientes. Confira:Copsul Papelaria e Informática – Rua Maria Elisabete Menuzzo, 275 – Parque Virgílio Viel. Fone: 3903.1198

dos filhos Rodrigo e Renato Moiano, formados em Mecânica e Administra-ção de Empresas, respectivamente.São aproximadamente 500m² de área de atendimento, com variedade em rodas de todos os tamanhos e para todos os modelos de veículos, me-lhores marcas de pneus do mercado, com serviços de alinhamento e balan-ceamento. O Nelsinho Pneus também oferece o serviço de Monobloco - que é o desempeno de chassi. De acordo com Renato Moiano, a

ou o mais adequado. Evite comprar produtos com personagens, logoti-pos e acessórios licenciados, porque geralmente os preços são mais eleva-dos.A dica é para que fiquem de olho nas embalagens de materiais como colas, tintas, pincéis atômicos, fitas ade-sivas, entre outros itens, que devem conter informações claras, precisas e em língua portuguesa a respeito do fabricante, importador, composição, condições de armazenagem, prazo de validade e se apresentam algum

radores, fora os proprietários, a fim de prestar um atendimento ímpar. Os clientes têm 10% de descontos nos serviços de alinhamento e balancea-mento. A empresa facilita o pagamen-to. No caso de rodas, parcela em até 6x nos cartões de crédito; pneus e demais serviços em até 5x nos cartões.A loja funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 18h; e aos sábados, das 7h30 às 12h. Fica na Avenida Rebou-ças, 1.630. Mais informações pelos fo-nes: 3873.3179 e 3883.5590.

Luck-Pel Papelaria – Rua Antonio de Carvalho, 110 – Sala 2 – Centro. Fone: 3873.3414. Luck-Pel Papelaria e Cafeteria – Rua José Maria Miranda, 749 – Centro – fone: 3873.3635Papelaria Abboud – Rua José Ma-ria Miranda, 707 – Centro – Fone: 3873.5600.Papelaria e Armarinho Verinha – Rua dos Namorados, 80 – Jardim Pi-cerno II. Fone: 3883.3588Papelaria Brasil – Avenida Brasil, 211 – Sala 2 – Nova Veneza. Fone: 3854.2834Papelaria Colegial - Avenida 7 de Setembro, 130 - Centro – Fone: 3873.1789Papelaria Hammer – Avenida Rebouças, 1.860 – Centro. Fone: 3883.5513Papelaria Universo – Avenida São Judas Tadeu, 294 – Sala 4 – São Judas Tadeu. Fone: 3854.6537Shassil Papelaria – Rua Formosa, 174 – Jardim Picerno II. Fone: 3883.2502Vitrine Papelaria – Rua Vicente Ro-drigues, 395 – Sala 23 – Jardim Bom Retiro. Fone: 3864.3471.

A empresa tem mais de 30 anos de tradição Segunda geração na administração, Renato e Rodrigo

Page 7: Hohoho Comércio em horário especial e Papai Noel atraem … · dutos e acessórios para piscinas, a empresa que até então dependia de fornecedor, desde junho do ano passado está

7

Comida de boteco

24 horas

Petiscaria do Ceará é a nova sensação gastronômica de Sumaré

Pronto Atendimento da Unimed começa a atender neste dia 5

Se perguntar sobre o pastel do Ubal-do, ninguém conhece. Agora, se per-guntar se alguém conhece o pastel do Ceará a resposta é unanimidade. Eles são a mesma pessoa. O suces-so do pastel do Ceará levou Ubaldo Alves Bezerra a inaugurar há cinco meses na Avenida Rebouças a Petis-caria do Ceará. E a casa tem sido a

Com investimentos na casa dos R$ 12 milhões, o Pronto Atendimento da Unimed Campinas começará a funcionar neste dia 5, em Sumaré. O novo PS particular conta com 11 mil m² de área total, e está localiza-do na Rua Fioravante Mancino, nº 211, no Jardim Vista Alegre, para-lelo à Rodovia Virgínia Viel Campo Dall’Orto (a via de acesso da Região Central à Rodovia Anhanguera). O serviço deve absorver atendimentos que hoje são realizados pela Rede Pública de Saúde. A nova unidade de atendimento de urgência e emer-gência vai atender 24 horas por dia, possui 24 leitos de observação adul-tos e infantis, laboratório interno, equipamentos de ultrassom, raio-X e ressonância magnética. O local terá especialistas em Pediatria, Clínica

teco: porções de panceta, frango a passarinho, torresmo, frios, peixes; caldos (frango, mocotó, verde, fei-jão, provolone, palmito e costela); e outras receitas especiais, como mo-ela, sarapatel e dobradinha. “Se qui-ser me encontrar precisa vir aqui na cozinha”, diz sorridente.É que Ceará não abre mão de co-

forte com a cidade de Sumaré e com sua gente. Aqui eu construí minha carreira, sedimentei minha vida pro-

nova sensação gastronômica de Su-maré, principalmente quando o as-sunto é happy hour ou para passar horas agradáveis entre amigos ou com a família.É que além da delícia do famoso pastelzinho do Ceará, em vários e apetitosos sabores, a petiscaria ofe-rece variedade em comida de bo-

Geral e Ortopedia. Além de clientes de Sumaré, o PS também vai atender usuários de Monte Mor, Hortolândia e Paulínia. Segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), cerca de 110 mil moradores de Sumaré possuem algum convênio médico. A própria Unimed Campinas atende a 95 mil “vidas” nas quatro cidades cobertas pelo novo Pronto Socorro, e estima que 43% desse total sejam morado-res de Sumaré. Um terço das 1.425 empresas atendidas também é da ci-dade. “Tenho grata satisfação em com-partilhar este momento, já que se trata do primeiro serviço próprio de Pronto Atendimento da Unimed Campinas viabilizado fora de Cam-pinas, e por eu ter uma ligação muito

zinhar. Começou a gostar do ofício ainda em São Paulo, quando sua es-pecialidade era pastel de frutos do mar. Há seis anos trouxe a tradição para Sumaré, apesar de que aqui os mais procurados são Marelli (carne, ovo e azeitona), frango, pizza, enfim, todos os que estão no cardápio já ca-íram no gosto popular.Com ele trabalha a esposa Adriana, e os sócios Camila Silva e Benedito França. De acordo com Ceará, a Pe-tiscaria tem movimento diariamen-te, mas às sextas-feiras lota. E tem cliente que precisa aguardar lugar. “Também fazemos para viagem, só que o cliente precisa retirar aqui”, garante Ceará.A Petiscaria do Ceará fica num pré-dio amplo, com espaço para aco-modar os clientes na parte externa (na frente). Dentro, conta até com área kids. E para este ano muitas novidades estão a caminho, como os pasteizinhos doces e outras de-lícias para incrementar ainda mais o cardápio. A Pestiscaria do Ceará abre sempre a partir das 17h para o famoso ha-ppy hour. Está localizada no núme-ro 428 da Avenida Rebouças. Mais informações pelo fone 3396.0242.

fissional e fiz muitos amigos”, afir-mou o presidente da cooperativa, o médico urologista José Windsor.

O médico urologista José Windsor

Adriana e o famoso Ceará, com a mão na massaLocal tem sido o novo point, principalmente para Happy Hour

Page 8: Hohoho Comércio em horário especial e Papai Noel atraem … · dutos e acessórios para piscinas, a empresa que até então dependia de fornecedor, desde junho do ano passado está

8

Page 9: Hohoho Comércio em horário especial e Papai Noel atraem … · dutos e acessórios para piscinas, a empresa que até então dependia de fornecedor, desde junho do ano passado está

9

Cursos

Multinacional

Educatec Brasil oferece capacitação e qualificação de mão de obra

YaraVita vai construir nova fábrica em Sumaré

Oferecer cursos de capacitação e qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho com metodo-logia moderna, dinâmica e veloz. Em outras palavras, contribuir com a formação e crescimento pessoal e profissional dos alunos. Essa é a mis-são da Educatec Brasil, que iniciou as atividades no ano de 2010, em São José dos Campos. Em pouco tempo a empresa já conta com algumas fran-quias, entre elas, a unidade de Suma-ré – que funciona na região de Nova Veneza. E a única da RMC (Região Metropolitana de Campinas).A franquia local tem como diretor o engenheiro Natanael Creato, que atuou na área de treinamento em in-dústria metalúrgica. E ele comemora o crescimento da escola nesses seis meses de funcionamento em Suma-ré. Segundo Creato, a procura está boa, até porque diferentemente de outros segmentos, a crise acaba fa-zendo com que as pessoas recorram à capacitação, retomem os estudos ou invistam em novos cursos. “Ape-

A multinacional YaraVita vai cons-truir nova fábrica em solo sumare-ense. A afirmação foi feita durante lançamento da pedra fundamental no último dia 08, e cuja cerimônia contou com a presença do Presi-dente e CEO da Yara International, Svein Tore Holsether; o presidente da Yara Brasil, Lair Hanzen; o dire-tor de Projetos e Meio-Ambiente da Yara Brasil, Renato Tavares, diversos diretores e clientes da empresa; auto-ridades, entre elas, a prefeita Cristina Carrara, e o secretário municipal de Desenvolvimento, Gustavo Toma-zin. A nova fábrica de fertilizantes foliares (líquidos) e micronutrientes da linha YaraVita será construída na Área Cura e a previsão de inaugura-ção é para o ano que vem. Trata-se da segunda unidade da empresa no Município, e que receberá investi-mentos de R$ 41,4 milhões, além de ser responsável por 70% dos produ-tos YaraVita distribuídos aos agri-cultores brasileiros.A YaraVita Sumaré é a primeira fá-brica destes produtos fora da Euro-pa, e seu projeto segue todos os pa-râmetros de qualidade, automação e tecnologia da unidade existente em

Games, Gestão Empresarial, Aten-dente de Farmácia, Projetista Digi-tal, Turismo e Hotelaria, Supervisor de Marketing e Vendas, e até Infor-mática para a melhor idade. “Temos os cursos interativos, com instrutor em sala e micro individual por alu-no”, disse Creato.Além desses, a escola também ofere-ce curso de Inglês, e cursos voltados

Holsether, afirmou ser um prazer anunciar o novo investimento. “Isto demonstra o comprometimento da empresa com o Brasil e com Sumaré. Nós acreditamos no futuro da agri-cultura brasileira. O mundo precisa de alimento, e a agricultura é a solu-ção para alimentarmos a população mundial, que cresce cada vez mais. E o Brasil é importante nesta área gra-ças às condições favoráveis. A uni-dade da YaraVita de Sumaré vai co-laborar para atender as necessidades

sar da recessão, estamos crescendo, pois todos querem se garantir no mercado de trabalho ou estão à pro-cura de uma recolocação, e para isso é necessário se (re)qualificar”, expli-ca.São mais de setenta cursos à dispo-sição, entre eles, Operador de Com-putador, Assistente de RH, Logística, Petróleo e Gás, Desenvolvedor de

Pocklington, na Inglaterra, notada-mente nas questões envolvendo a segurança do Trabalho – uma das maiores preocupações da empre-sa em nível mundial. Os produtos YaraVita, líquidos e voltados para a aplicação foliar de micronutrientes, são utilizados também no tratamen-to de sementes e no “reforço” de nu-trientes em outros fertilizantes nitro-genados sólidos.Falando em inglês, o presidente mundial da empresa, Svein Tore

para a área da beleza: Cabeleireiro Profissional, Barbeiro Profissional, Manicure e Pedicure Profissional, e Maquiagem, todos com habilitação para abertura de salão. Para quem faz Maquiagem, por exemplo, está incluso o de Designer de Sobrance-lhas. “A vantagem é que além da prá-tica, nossos alunos aprendem como administrar o salão. E todos os cur-sos de beleza já têm estágio garanti-do”, diz Natanael Creato.A Educatec Brasil de Nova Veneza oferece bolsas de estudos com des-contos especiais por meio de par-ceria. O certificado é reconhecido em todo o País. Bom destacar que a escola virá com mais cursos em sua grade neste ano de 2016, e já está re-cebendo inscrições para novas tur-mas para o início do ano. A Educatec Brasil fica na Rua Ser-gipe, 117 – esquina com a Avenida Brasil – no piso superior da Panifi-cadora Marclau, próximo ao Car-tório. Mais informações pelo fone 3854.4099.

específicas do agricultor brasileiro. E não vamos parar aqui”, afirmou.Lembrando que há pouco mais de um ano foi inaugurada em Sumaré a unidade misturadora (de fertilizan-tes sólidos) que é a mais moderna do Brasil. A fábrica de foliares da Yara no Município, assim como as unida-des inglesas, seguirá os padrões da le-gislação mais rigorosa do mundo - a australiana - que garantem uma qua-lidade superior aos produtos e um maior controle de metais pesados.

Gustavo, Monize, Natanael Creato, e o instrutor Alberto Joia Jr

Vista da Yara Brasil Fertilizantes instalada na região da Área Cura

Page 10: Hohoho Comércio em horário especial e Papai Noel atraem … · dutos e acessórios para piscinas, a empresa que até então dependia de fornecedor, desde junho do ano passado está

10

O diretor adjunto Laércio Siquei-ra é diretor das Concessionárias Carlos Cunha – autorizado Che-vrolet -, que em novembro últi-mo conquistou pela 12ª vez, em dez anos consecutivos, o prêmio mais importante da General Mo-tors: a Classificação de Revenda Classe. O prêmio é uma espécie de “Oscar das Concessionárias”. Entre aproximadamente 600 lo-jas da marca no país, menos de 10% recebem a premiação, que é um reconhecimento mundial e atesta a qualidade dos servi-ços prestados pela empresa no

atendimento aos clientes Che-vrolet. A matriz foi inaugurada no ano de 1994 em Sumaré. Com sede própria, a rede conta com unidades nas cidades de Paulínia e Cosmópolis. As lojas comercializam seminovos de to-das as marcas do mercado, prin-cipalmente a Chevrolet - marca referência em tecnologia, inte-ligência e inovação - aliados a grandes ofertas, além de ofere-cer as facilidades do Banco GM. Os clientes contam com preços baixos, ótimos planos e as me-lhores taxas.

CONHEÇA SEU DIRETORLAÉRCIO SIQUEIRA

Page 11: Hohoho Comércio em horário especial e Papai Noel atraem … · dutos e acessórios para piscinas, a empresa que até então dependia de fornecedor, desde junho do ano passado está

11

O diretor da Comissão de Sindi-cância Luiz Carlos Armidoro está há três mandatos na diretoria da ACIAS. Ele comanda as duas lojas da família: a Luck Pel Papelaria na Rua Antonio de Carvalho, e a Luck-Pel Cafeteria e Papelaria na Rua José Maria Miranda. A Luck--Pel Cafeteria e Papelaria foi pla-nejada minuciosamente por Luiz Carlos. É aconchegante, bonita e reúne num único prédio de 125 metros quadrados dois ramos diferentes: cafeteria e papelaria. Depois de muitos anos no seg-

mento de papelaria, ele inovou para oferecer algo novo e criati-vo, considerada o point dos exe-cutivos, com serviço de wirelles. Os clientes têm um cardápio di-versificado de muitas guloseimas: salgados, lanches naturais, pão de queijo comum e recheado, crepe de pão de queijo, bolos e doces artesanais, entre outros. Já no quesito bebidas, são oferecidos cafés variados, coquetéis de café, sucos e etc. O carro chefe da casa é a famosa tapioca, com mais de 30 sabores salgados e doces.

CONHEÇA SEU DIRETORLUIZ CARLOS ARMIDORO

Page 12: Hohoho Comércio em horário especial e Papai Noel atraem … · dutos e acessórios para piscinas, a empresa que até então dependia de fornecedor, desde junho do ano passado está

12

Food Truck

Cursos gratuitos

Cantata

Cerimônia

‘Tapiocas Bem Querer’:o sabor da solidariedade

World Camp trará para

Sumaré Coral Gracias, da

Coreia do Sul

Formandos recebem certificados de conclusão

Promad forma nova turma

‘Tapioca Bem Querer’ - o verdadei-ro sabor da solidariedade! Essa é a nova aposta do Instituto Bem Querer (IBQ) em busca da autossustentabili-dade. A entidade tem vendido a de-liciosa iguaria para levantar recursos visando a manutenção da entidade. A ‘Tapioca Bem Querer’ pode ser encontrada no Food Truck duran-te os eventos realizados em Sumaré. Lançada em julho durante o Festival Food Truck Participação (04 e 05/07), já marcou presença em vários bairros do Município.A ideia surgida da necessidade de encontrar alternativas para a autos-sustentabilidade econômica da enti-dade e consequentemente a redução da dependência de recursos públicos para o custeio dos atendimentos de

A cerimônia de formatura dos alunos capacitados por meio dos cursos oferecidos gratuita-mente pela Prefeitura em par-ceria com o SENAI por meio do PCFP (Programa Comunitário de Formação Profissional) acon-teceu no último dia 17. Desta vez, 104 formandos rece-beram os diplomas dos cursos de Inspetor de Qualidade, As-sistente de Controle de Quali-dade, Leitura e Interpretação de Desenhos de Obras Civis e Tra-çador de Caldeiraria. São cursos do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) em

A última formatura do ano dos alu-nos do Promad – Programa Anti-drogas da Guarda Municipal Suma-ré, foi realizada no último dia 7. A cerimônia aconteceu no prédio da Escola Municipal Professora Mar-tha Smolli Domingues, Jardim Ba-silicata, e foi marcada com a entrega de certificados aos alunos da EMEF Professora Neusa de Souza Campos.

de, como Mamãe Bem Querer, Imã, Movimento & Arte, Conquistando Emoções e Além do Asfalto, voltados para crianças e adolescentes e conser-vação ambiental, bem como projetos voltados a adultos e idosos a exemplo do: Dança Comigo e Fortalecer.Para a viabilização deste trabalho com o food truck, a direção do IBQ conta com o empréstimo do veículo, por meio de parceria de simpatizan-te do trabalho do Instituto e mora-dor de Indaiatuba. O fato de contar com um veículo cedido não signifi-ca o desejo da entidade de adquirir o próprio food truck. O IBQ já está elaborando um projeto, que além da aquisição, prevê a sua moderniza-ção interna e externa, a fim de pro-porcionar a identificação visual que dialogue com as atividades, objeti-vos e projetos sociais desenvolvidos. “Para que este projeto torne-se uma realidade, esperamos contar com a sensibilidade de empresários, pessoas físicas, e empresas que se identificam com o voluntariado, a prática do bem e o exercício da doação, para patroci-nar as cotas deste projeto”.Até o momento, aproximadamente 500 tapiocas já foram comercializa-das no food truck, que vem acom-panhando de outras barracas com Churrasquinho, Lanche de Pernil e Pastel, a fim de aumentar a oferta de produtos aos presentes. Para conhe-cer mais o IBQ basta acessar o site www.institutobemquerer.org.br.

Sumaré recebe neste dia 5 de janeiro a “Cantata de Natal”, com a apresentação do Co-ral Gracias, da Coreia do Sul, considerado o melhor coral do mundo diversos concur-sos internacionais. A apresen-tação, aberta e gratuita, acon-tecerá na Estância Árvore da Vida, e faz parte da progra-mação do World Camp, even-to jovem anual organizado no Brasil pela IYF (International Youth Fellowship).O Coral Gracias já recebeu diversas premiações inter-nacionais, como 1º lugar em concursos da Coreia do Sul, Itália, Suíça e Alemanha.

Assistência Social, Educação e Saúde, ofertados gratuitamente pelo Institu-to a população de Sumaré, tem atin-gido as expectativas. “A entidade bus-ca continuamente, alternativas para alcançar sua autossustentabilidade econômica e o Food Truck nos pa-rece uma iniciativa que propõe algo diferente e novo para o mercado de Sumaré. Acreditamos na soma de es-forços e na sensibilidade de empresas e indivíduos de Sumaré para o patro-cínio deste importante projeto para nossa entidade”, diz a presidente do IBQ, Maria Aparecida Sampaio Sans Camargo.O lucro das vendas do food truck e de todas as demais iniciativas do IBQ de captação de recursos revertem inte-gralmente para os projetos da entida-

parceria com a Secretaria Muni-cipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social.Os cursos foram realizados e atenderam jovens e adultos be-neficiados por programas so-ciais do Município, desempre-gados e adultos encaminhados pela Central de Penas Alterna-tivas. Segundo o diretor da Escola SE-NAI de Sumaré “Celso Charu-ri”, prof. Cláudio Rafael Téti, a ideia é ampliar a parceria para o próximo ano a fim de beneficiar mais pessoas interessadas em adquirir uma formação.

O público conferiu a apresentação do GOC (Grupo de Operações com Cães), o Canil da Guarda Municipal. A exibição, conhecida como “Do-gshow”, expõe a obediência dos cães aos guardas, por meio de comandos dos adestradores. Além disso, houve a premiação para as melhores reda-ções elaboradas pelos alunos com o tema “O que aprendi com o Promad”.

A ONG tem levado a tapioca para todos os eventos da cidade