histórico

3

Click here to load reader

Upload: marcus-lima

Post on 27-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

trajetória da carreira

TRANSCRIPT

Page 1: Histórico

HISTÓRICO MARCUS LIMA Cantor / Compositor / Violonista

A partir de 1990, a carreira do cantor e compositor MARCUS LIMA vem se caracterizando por um investimento empenhado em direção a sua afirmação como um novo talento, reconhecido pela qualidade inovadora de seu repertório e de sua interpretação vocal singular. No amadurecimento como intérprete, MARCUS LIMA atua há muitos anos e já pôde mostrar o seu trabalho em duas turnees pela Europa, em 1991 e 1994. Em 1995 foi finalista do “FESTIVAL DA CANÇÃO DO RIO DE JANEIRO”, com a música “BATISMO DO MAR”, samba que nomeia seu primeiro CD. Em 1997, participou e venceu o “FEMPOP - Festival de Música Popular”, em Baurú (SP) com a música “QUINZE ANOS”, parceria com Ivor Lancellotti, recebendo das mãos de Mário Lago além do prêmio o troféu que exibia seu nome, homenageado especial do evento. O primeiro CD, independente, contou com a participação de músicos consagrados como Márcio Montarroyos, Marcelo Martins, Cláudio Jorge, Léo Ortiz entre outros e, à partir da sua divulgação, possibilitou chamar a atenção de alguns artistas para as suas qualidades como compositor e melodista, como por exemplo Danilo Caymmi que gravou a balada “QUEM DERA”, de sua autoria com Márcio Proença e Marco Aurélio. No ano de 2000, o artista foi convidado a participar do “Novo Canto 2000”, projeto de incentivo para renovação da MPB. Entre os 30 novos talentos do projeto, foram escolhidos os dez melhores para se apresentarem num grande show no palco consagrado do Canecão - RJ. Em 2002, foi contemplado com mais duas vitórias em Festivais de Música: foi o vencedor do 1o PRÊMIO FASG DE MÚSICA (São Gonçalo - RJ) com a música “APERTE O PASSO” e do 32º FESTIVAL DA CANÇÃO DE BOA ESPERANÇA (MG), com a canção “DEIXA ABERTA”, recebendo além do prêmio, o troféu “Lamartine Babo”. Em julho de 2005, com o samba “Danada” em parceria com a poeta Elisa Lucinda, venceu o IX Festival de Música e Ecologia de Angra dos Reis. No seu segundo cd que se intitula “Quem Canta”, o artista pretendeu acrescentar um colorido às canções, traçando um elo entre o que está sempre por vir - o novo - e o que nunca se pode esquecer - as nossas origens. Ele se aproximou mais de seu desempenho no palco e pôde mostrar a grande mistura de influências da M.P.B., num vasto e rico caminho rítmico e melódico. O cd foi indicado para concorrer em três categorias ao PRÊMIO TIM DE MÚSICA 2005.

Page 2: Histórico

Em julho de 2007, Marcus Lima venceu por mais um ano consecutivo o Festival de Música e Ecologia de Angra dos Reis, arrebatando o bicampeonato e ainda mais dois prêmios com a música “A Festa”, parceria com Márcio Proença: o de melhor intérprete e de melhor arranjo. Em janeiro de 2008 foi um dos dez classificados no 3º Concurso de Marchinhas Carnavalescas da Fundição Progresso, com a música “Dona da Noite” de parceria com Márcio Proença, marchinha romântica tradicional. E no final de março do mesmo ano, o cantor e compositor venceu o BOTUCANTO 2008 com a música “Danada”, parceria com Elisa Lucinda. Foi a 5ª Edição do Botucanto que acontece na cidade de Botucatu/SP. Lançou seu terceiro cd "Marcus Lima", que foi produzido por João Carlos Carino, e tem se apresentado em diversas cidades com o show “Ô Danada”, de música e poesia, com a atriz e parceira Elisa Lucinda. Em 2009 uma grande alegria: teve a sua canção “O Sono dos Justos”, em parceria com Márcio Proença e Rodrigo Sestrem, gravada por Alcione em seu recém lançado cd “Acesa”.

Em 2010 foi contemplado com mais uma vitória em festival, desta vez o VII FEMUVRE, em Volta Redonda, município do Estado do Rio de Janeiro, ganhando também o prêmio de melhor intérprete, além de ter tido a honra de dividir o palco com a cantora Alcione que gravou a sua música “O Sono dos Justos”, em parceria com Márcio Proença e o baiano Rodrigo Sestrem em seu cd “Acesa”, no Projeto “Sete em Ponto” no Teatro Carlos Gomes.

Page 3: Histórico

PRÊMIOS E FESTIVAIS:

- Vencedor do FEMPOP – Festival de Música Popular – Baurú (SP) – Troféu Mário Lago – setembro 1997 Música: “Quinze Anos” – parceria com Ivor Lancellotti - Projeto “Novo Canto 2000” – entre os dez escolhidos para se apresentarem no show de encerramento que aconteceu no Canecão/RJ Músicas: “As Coisas são Assim” – Márcio Proença e Marco Aurélio “Aperte o Passo” – parceria com Ivor Lancellotti - Vencedor do 1° Prêmio FASG de Música – São Gonçalo (RJ) – janeiro 2002 Música: “Aperte o Passo” – parceria com Ivor Lancellotti - Vencedor do 32° Festival de Canção de Boa Esperança (MG) – Troféu Lamartine Babo - setembro 2002 Música: “Deixa Aberta” – parceria com Márcio Proença e José Francisco - Vencedor do IX Festival de Música e Ecologia de Angra dos Reis – 2005 Música: “Danada” – parceria com Elisa Lucinda - Indicado para participar da 3ª Edição do Festival IBM – 2005 com o CD Quem Canta

- Indicado com o CD Quem Canta em três categorias do Prêmio TIM de Música 2005: . melhor cantor . mehor disco . melhor música - 4º Lugar no 31º Festival Nacional de Música de Ilha Solteira/SP – novembro 2005 Música: “Danada” – parceria com Elisa Lucinda - Vencedor do X Festival de Música e Ecologia de Angra dos Reis – 2006 Música: “A Festa” – parceria com Márcio Proença Prêmio de Melhor Intérprete Prêmio de Melhor Arranjo - 4º Lugar no XI Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande/RJ – 2007 Música: “Trinca de Noel” – parceria com Márcio Proença - Finalista no início de 2008, entre os dez classificados no 3º Concurso de Marchinhas Carnavalescas da Fundição Progresso/RJ Música: “Dona da Noite” de parceria com Márcio Proença - Vencedor do V BOTUCANTO 2008 – Botucatu – São Paulo – março 2008 Música: “Danada” – parceria com Elisa Lucinda - Vencedor do VII FEMUVRE 2010 – Volta Redonda – Rio de Janeiro – junho 2010 Música: “Deixa Aberta” – parceria com Márcio Proença e José Francisco Prêmio de Melhor Intérprete