história-teste

7

Click here to load reader

Upload: antonio-teixeira

Post on 28-Jun-2015

28 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: História-Teste

-Da Rússia dos czares à Rússia dos sovietes

No início do século xx a Rússia tinha um sistema político assente na figura de czar, que exercia um poder autocrático e apoiava-se no exército e na igreja ortodoxa. A nível económico a Rússia estava fragilizada.

A agricultura ocupava 85% da população, a agricultura neste momento estava pouco produtiva, devido à utilização de técnicas rudimentares e as propriedades pertencerem quase todas à nobreza, que explorava camponeses com rendas e impostos muito altos.

A indústria era fragilizada devido a estar localizada na cidade de Moscovo e Sampetersburgo que dependiam de capitais do Estado e do estrangeiro.

Como a agricultura e a indústria eram pouco produtivas, o comércio era um sector pouco dinâmico.

A sociedade era dominada pelas classes privilegiadas. Os camponeses e os operários viviam com condições miseráveis devido aos baixos salários excesso de horas de trabalho e más condições de saúde e habitação.

Esta situação agravou-se com as sucessivas derrotas com o Japão em 1904 e 1905 e na 1ª Guerra Mundial em 1914. Estas condições levaram a um clima de contestação, através de greves dos trabalhadores e de revoltas dos camponeses russos. Uma dessas revoltas ficou conhecida como o “Domingo Sangrento” mesmo depois das tropas de czar terem esmagado esta revolta, houve mais até que czar empreendeu reformas sociais e política, permitiu existência de partidos políticos e a criação de um parlamento, a Duma. Estas medidas não foram eficazes porque eram controladas por czar e pela aristocracia.

No Domingo Sangrento os trabalhadores pediam justiça, protecção, direitos, não ser tratados como escravos e direito ao voto.

-Revolução Burguesa

Page 2: História-Teste

Em Fevereiro de 1917 houve mais uma manifestação dos operários, contra czar, os soldados recusaram lutar contra os manifestantes, que fizeram com que czar abdicasse do poder.

Foi o início de uma revolução.

Os soldados e operários juntaram-se e criaram os sovietes, que defendiam a revolução. Entregaram o poder a um Comité Executivo Provisório, apoiados pelos liberais e socialistas moderados (mencheviques).

Tomando medidas mais liberais para se aproximarem dos países ocidentais. As medidas foram:

- Abolição de pena de morte;

- Amnistia para presos políticos e exilados;

- Abolição das diferenças de raças e religiões;

- Convocação de uma assembleia constituinte.

-Revolução Bolchevique

Depois da revolução de Fevereiro o governo provisório começou a ter a oposição dos sovietes mas mais dos bolcheviques, que não queriam uma reforma superficial mas sim uma revolta profunda. Lenine e Trotsky basearam-se na ideologia socialista marxista assim iniciou uma forte oposição aos governos provisórios. Lenine defendia a nacionalização e a colectivização para a economia russa e uma ditadura do proletariado. Em Outubro de 1917 as tropas militares dos bolcheviques ocuparam o Palácio de Inverno destruindo o governo e instaurando um governo revolucionário, liderado por Lenine. Como Lenine nunca tinha concordado com a entrada da Rússia na primeira Guerra Mundial, em Março de 1918 assinou o tratado de Brest-Litovsk. Com a guerra a Rússia perdeu a posse de territórios.

-Guerra Civil

Page 3: História-Teste

Depois de Lenine subir ao poder elementos da burguesia e da aristocracia apoiados por países como Inglaterra, França, EUA e Japão começaram a fazer oposição ao regime dos bolcheviques. Este grupo formou o exército branco.

Em resposta os bolcheviques tinham um exército de 5milhões de homens – exército vermelho. Começou a Guerra Civil, que fez com que matassem o czar e sua família que estavam detidos na Sibéria e milhares de russos mortos. Em 1921 os bolcheviques conseguiram controlar todo o território pondo fim à Guerra Civil, que durou cerca de dois anos.

-Comunismo de guerra

Lenine quis pôr em prática o regime socialista, aboliu a propriedade privada, para a nacionalização da economia.

Tomou medidas:

- Expropriação das grandes propriedades;

- Requisição das colheitas agrícolas;

- Nacionalização das empresas;

- Nacionalização da banca e do comércio externo.

Devido à oposição que teve Lenine teve dificuldades, e assim pôs em prática “comunismo de guerra”. Instituindo um só partido (Partido Comunista Bolchevique), criou uma polícia política (tcheka) e estabeleceu a censura.

-NEP – Nova Política Económica

O regime Bolchevique foi colocado em perigo devido à população ameaçar revoltar-se novamente. Assim Lenine definiu uma Nova Política Económica para a Rússia, estas medidas foram aprovadas em Março de 1921, proponha aquilo que se chama capitalismo do

Page 4: História-Teste

estado, onde se misturava elementos socialistas e capitalistas. Esta política fez com que chega-se atrás os ideais socialistas:

- Existência de pequenas empresas de explorações privadas;

- Comércio interno;

- Entrada de capitais estrangeiros.

A NEP cumpriu os seus objectivos permitindo uma recuperação da Rússia. A produtividade agrícola aumentou e formou-se uma nova burguesia de pequenos e médios comerciantes. Mas também indústrias e proprietários rurais.

-Da Rússia à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas

A Rússia tinha um vasto território com diferentes povos e em 1918 foi criada uma estrutura federal. Em 1922, uma nova constituição veio reforçar esta constituição formando-se União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, constituída pela Rússia, Transcaucásia, Ucrânia, Bielorrússia, Uzbequistão, Turquemenistão e Cazaquistão. Neste mesmo ano Lenine sofre uma doença grave e prepara a sua substituição. Após a morte em 1924, Estaline sobe ao poder, tendo afastado os seus opositores, entre eles Trotsky que teria sido exilado e mais tarde assassinado no México. Durante 1924 até 1953 a Rússia desenvolveu a sua economia tornando-se a segunda maior potência mundial.

-Crise e queda da Monarquia – Descontentamento da população

O país nos finais do séc. XIX estava mal financeiramente devido a:

- Empresas fecharam;

- Aumentou o desemprego;

- Poucas condições de vida.

Os sinais desta crise que se vivia em Portugal foram:

Page 5: História-Teste

- Desvalorização da moeda;

- Falência de alguns bancos;

- Aumento das importações.

Para combater esta crise o governo pediu empréstimos ao estrangeiro e aumentou impostos. Dúvida no regime monárquico.

-Difusão das ideias

Na década de 1870, dois partidos lutavam pela monarquia. Eram:

- Partido Republicano Português;

- Partido Socialista Operário Português.

Os partidos espalhavam as suas ideias por jornais, revistas livros, etc.

Escritores portugueses que estavam pelo republicanismo:

- Ramalho Ortigão; Acreditavam que a implantação da república

- Teófilo Braga; traria um futuro de felicidade, democracia

- Manuel Arriaga; liberdade e para o país.

- Sampaio Bruno.

Escritores portugueses que estavam pelo socialismo:

- Antero Quental; Os socialistas defendiam uma sociedade mais justa,

- Oliveira Martins; e melhores condições para os operários.

- Eça de Queiróz.

-Antecedentes da Revolução

Page 6: História-Teste

Os republicanos fizeram algumas sociedades secretas como a maçonaria e a carbonária e soube aproveitar o descontentamento da população devido:

- Ultimato inglês e cedência imediata do poder aos ingleses;

- Dificuldades financeiras.

Acontecimentos que prepararam a guerra:

- Revolta de 31 de Janeiro de 1891 no Porto;

- Instauração do regime ditatorial de João Franco;

- Regicídio em 1908;

- Inexperiência política e governativa de D. Manuel II.

-Implantação da república

A 5 de Outubro de 1910 houve uma revolução que pôs fim à monarquia e deu início à República, os revoltosos eram os que pertenciam à classe média, pequena burguesia, operários e militares. Teófilo Braga foi eleito provisoriamente. E Manuel de Arriaga eleito 1º Presidente da República com a Constituição de 1911.