história · na destruição dos impérios asteca e inca pelos espa-nhóis. questão 2 ... romano,...

12
www.irium.com.br LISTA DE EXERCÍCIOS 1º ANO GAB LISTA - 11 História GABARITO Questão 1 Letra C A questão, que tem como referência o texto cita- do, ressalta elementos de análise do choque cultural entre europeus e nativos da América à época da Ex- pansão Marítimo-Comercial europeia. Em geral, tanto os conquistadores espanhóis que dominaram o Impé- rio Asteca (no caso citado pelo texto), quanto os que dominaram o Império Inca ficaram bastante surpresos diante das manifestações culturais dessas civilizações americanas. Contudo, cabe lembrar que prevaleceu a vontade dos europeus sobre a América, o que implicou na destruição dos Impérios Asteca e Inca pelos espa- nhóis. Questão 2 Letra D A questão analisa, a partir de uma profecia maia e da citação a frei Bartolomeu de Las Casas, o proces- so de conquista da América pelos espanhóis, marcado pela extrema brutalidade destes contra as populações nativas. Em sua obra “A Conquista do Paraíso”, o frei, assim como fizeram outros religiosos, denuncia tal violência, contribuindo para que a Coroa Espanhola, já no século XVI, proibisse a escravização dos nativos. Porém, para minimizar as dificuldades à empresa co- lonizadora, os indígenas foram submetidos a duas for- mas de trabalho consideradas menos injustas: a mita (instituição herdada dos incas), pela qual os nativos passavam a dever trabalho compulsório e a encomien- da, direito concedido a alguns colonos de exploração de mão de obra indígena mediante o compromisso de evangelizá-los na fé católica.

Upload: hathu

Post on 30-Sep-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS1º ANO

GAB

LIS

TA -

11

História

GABARITOQuestão 1

Letra CA questão, que tem como referência o texto cita-

do, ressalta elementos de análise do choque cultural entre europeus e nativos da América à época da Ex-pansão Marítimo-Comercial europeia. Em geral, tanto os conquistadores espanhóis que dominaram o Impé-rio Asteca (no caso citado pelo texto), quanto os que dominaram o Império Inca ficaram bastante surpresos diante das manifestações culturais dessas civilizações americanas. Contudo, cabe lembrar que prevaleceu a vontade dos europeus sobre a América, o que implicou na destruição dos Impérios Asteca e Inca pelos espa-nhóis.

Questão 2 Letra DA questão analisa, a partir de uma profecia maia e

da citação a frei Bartolomeu de Las Casas, o proces-so de conquista da América pelos espanhóis, marcado pela extrema brutalidade destes contra as populações nativas. Em sua obra “A Conquista do Paraíso”, o frei, assim como fizeram outros religiosos, denuncia tal violência, contribuindo para que a Coroa Espanhola, já no século XVI, proibisse a escravização dos nativos. Porém, para minimizar as dificuldades à empresa co-lonizadora, os indígenas foram submetidos a duas for-mas de trabalho consideradas menos injustas: a mita (instituição herdada dos incas), pela qual os nativos passavam a dever trabalho compulsório e a encomien-da, direito concedido a alguns colonos de exploração de mão de obra indígena mediante o compromisso de evangelizá-los na fé católica.

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS1º ANO

GAB

LIS

TA -

14

História

GABARITOQuestão 1a) A Contra-Reforma (Reforma Católica) e a estreita ligação das Coroas Ibéricas com a Igreja Católica. Em virtude do avanço protestante na Europa, através da ação dos jesuítas a Igreja procurou expandir a fé católica entre os nativos americanos.b) O padre Manoel da Nóbrega considera possível a conversão dos índios ao cristianismo desde que se permita aos indígenas preservar aspectos de sua cultura.

Questão 2a) O interesse da metrópole em repassar a particulares os gastos com a colonização.b) Centralizar a administração na colônia, buscar riquezas minerais no interior, coordenar esforços para a defesa do território, desenvolver a construção naval, visitar e fiscalizar as capitanias, estabelecer a política de relação com as comunidades indígenas.c) O controle exercido pela classe produtora escravista e o isolamento das vilas e seu afastamento dos centros de poder metropolitano. Questão 3a) Os jesuítas exerceram um papel de grande importância em relação à educação dos filhos dos grandes proprietários de escravos e terras até sua expulsão. Sua presença foi tão significativa que seus colégios constituíram-se enquanto marcos da ação colonizadora portuguesa na América.b) Convocação do Concílio de Trento;Restauração da Inquisição;Obrigatoriedade da frequência de futuros sacerdotes a seminários;Criação de um Índice de Livros Proibidos (Índex). Questão 4

Letra B.A charge satiriza a constante preocupação da me-

trópole portuguesa em promover seu projeto de inte-gração das terras brasileiras à lógica mercantilista exis-tente e as dificuldades em implantar esse projeto, dada a concorrência com as novas potências emergentes e os constantes ataques sofridos pela colônia brasileira.

Questão 5Letra E.

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS1º ANO

GAB

LIS

TA -

14

Questão 5Letra D.Apesar de receber a posse das terras, o donatário

não podia vender as terras recebidas nem doá-las, apenas poderia entregar as sesmarias a colonos por-tugueses.

História

GABARITOQuestão 1a) A capitania de São Paulo conheceu intenso desenvolvimento no século XVIII devido à mineração. Como o texto destaca as duas regiões integravam a mesma capitania. Pensando na região que atualmente é denominada de São Paulo, destacava-se o comércio de passagem, como a principal atividade, com destino às regiões mineradoras – inclusive Goiás – tanto de gêneros agrícolas, como de animais provenientes do sul.b) Nesse período houve grande preocupação com as redefinições das fronteiras, pois brasileiros ocupavam porções significativas além do limite de Tordesilhas. Atividades mineradoras e de exploração de drogas do sertão na região norte. Diversos tratados de limites foram assinados, destacando-se o Tratado de Madri, que mais que duplicou o território brasileiro.

Questão 2a) A baixa densidade demográfica portuguesa era insuficiente para explorar uma colônia de tamanha dimensão territorial como o Brasil.b) Pessoas pobres de Portugal se deslocaram para o Brasil e negros da África foram arrancados do seu mundo e vendidos como escravos na América colonial. c) A Europa Moderna no campo político era caracterizada pelo Absolutismo com o poder nas mãos dos reis e na esfera econômica havia o Mercantilismo que preconizava o Estado intervencionista, o protecionismo alfandegário, o metalismo, entre outras características. A colonização da América era uma forma de angariar recursos para os Estados Modernos Europeus.

Questão 3a) Identificar a passagem em que Felisberto Caldeira Brant ordena matar o ouvidor-geral. Pode-se também sublinhar o conflito aberto entre Caldeira Brant e o representante da metrópole e o fato de que o ouvidor-geral não conseguiu impor sua autoridade como representante da Coroa.b) Selecionar o seguinte trecho: “Brant estava protegido por mais de cem negros armados...”. Questão 4

Letra A.Como o texto afirma no trecho “eu por vezes tenho

dito a V. A. aquilo que me parecia acerca dos negócios da França, e isto por ver por conjecturas e aparências grandes aquilo que podia suceder dos pontos mais aparentes, que consigo traziam muito prejuízo ao es-tado”, as tentativas de invasão da França na América Portuguesa constituíam fator de preocupação para o governo português.

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS1º ANO

GAB

LIS

TA -

15

História

GABARITOQuestão 1

O candidato deverá indicar duas prerrogativas das Câmaras Municipais coloniais, entre as quais:

- participar da administração da justiça;- inspecionar o abastecimento de gêneros;- supervisionar os terrenos e vias públicas; - negociar junto à monarquia os interesses da região;- em alguns conselhos, administrar tributos especi-

ficamente locais e gerar posturas municipais. Questão 2a) Os proprietários de terras e escravos, conhecidos como homens bons; Elite Colonial; Latifundiários; Aristocracia; Nobres da Colônia; Classe alta.b) I. Fiscalização das condições da vida urbana (abastecimento, salubridade, posturas, etc.).II. Arrecadar tributos e administrar contratos.III. Justiça de primeira instância. Questão 3a) Dois dentre os grupos sociais:- vadios- judeus- ciganos- escravos- prostitutas- libertos ou forros- homens livres pobresb) Os grandes proprietários de terra, por controlarem os cargos preponderantes na vida administrativa local, votavam e podiam votar nas Câmaras Municipais. Questão 4

Letra A.

Questão 5Letra A.

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS1º ANO

GAB

LIS

TA -

15

História

GABARITOQuestão 1a) Os franceses que se estabeleceram no Rio de Janeiro em meados do século XVI, sob a liderança de Nicolau Durand de Villegaignon, eram huguenotes (calvinistas), perseguidos pelo governo católico da França, que buscavam refúgio no Brasil. Fundaram um núcleo protestante denominado França Antártica. Após longa resistência, foram expulsos do litoral carioca por forças luso-brasileiras, na época do governo geral de Mem de Sá.b) No início do século XVII, outro grupo de franceses tentou estabelecer-se no Maranhão, fundando a chamada França Equinocial. Desse período, destacam-se a construção de um forte e, no seu entorno, de um povoado denominado São Luís (homenagem ao rei da França, Luís IX).

Questão 2a) O atual litoral do Rio de Janeiro. A afirmação do autor se justifica pelo fato de que na referida época não havia na região expressivos núcleos de ocupação portuguesa.b) Da parte dos franceses estabeleceu-se um núcleo de povoamento protestante em virtude dos conflitos religiosos entre católicos e protestantes na França. Por parte de Portugal, as autoridades determinaram a expulsão dos franceses conduzida por Estácio de Sá que fundou em 1565 o povoado de São Sebastião do Rio de Janeiro. Questão 3a) Tratado entre Portugal e Espanha que partilhava o novo mundo.b) Foram excluídos dessa partilha. Exemplo: França. Questão 4

Letra A.

Questão 5Letra B.

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS1º ANO

GAB

LIS

TA -

15

montar e equipar a marinha bem como manter a burocracia estatal. A política econômica denominada de “Mercantilismo” tinha a função de gerar recursos para o Estado, daí a colonização e o monopólio colonial.b) Antigo Regime é uma expressão utilizada para denominar a política na Idade Moderna (absolutismo) e a economia (mercantilismo). O comércio foi de fato a mola propulsora neste contexto chamado de capitalismo comercial mercantil.

História

GABARITOQuestão 1a) O conceito de Guerra Justa, derivado do Império Romano, era empregado em qualquer caso no qual a guerra era considerada um dever moral. A teoria da Guerra Justa teve vários teóricos, desde Cícero (Roma Antiga) até Immanuel Kant (Prússia Oriental, atual Alemanha). O termo era usado para justificar um conflito considerado necessário, seja por ser preventivo, seja por ser contra os inimigos do poder em vigor, seja para civilizar os não-civilizados. Tal conceito foi empregado pelos europeus em eventos como as Cruzadas e a escravização dos indígenas da América. b) Dos costumes indígenas na América, dois, em particular, eram considerados bárbaros pelos europeus: a poligamia e a antropofagia.

Questão 2a) O candidato deve relacionar a noção de que os escravos são as mãos e os pés dos senhores de engenho com os trabalhos na propriedade rural, do plantio ao fabrico do açúcar. Isto é, constituem as bases fundamentais da economia colonial.b) Em relação ao tratamento dispensado aos escravos, Antonil observa que, embora seja recomendado que se empreguem os PPP, muitas vezes os castigos são mais abundantes que a vestimenta e a alimentação, ou seja, Antonil indica o desequilíbrio no tratamento dado aos escravos. Em outras palavras, recomenda aos senhores que castiguem os escravos na “medida correta”, sem exageros. Questão 3

Letra B.O Pacto Colonial regia a relação entre Metrópole e

Colônia, determinando que qualquer riqueza ou lucro encontrada ou existente na Colônia pertencia 100% à sua Metrópole. Questão 4

Letra B. O texto descreve espacialmente o Engenho, desta-

cando a Casa-Grande e a Senzala, locais de trabalho e de hierarquização social.

Questão 5a) Monopólio colonial ou exclusivo metropolitano significa que a colônia era exclusividade da metrópole não possuindo vida própria, sua função era complementar a economia metropolitana. No final da Idade Média e início da Idade Moderna surgiram os Estados Nacionais Modernos que necessitavam de muitos recursos para montar e equipar exércitos,

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS1º ANO

GAB

LIS

TA -

16

diversos locais do mundo, como se verifica em “todos os reinos e províncias da Europa” e “muito afamado em todas as quatro partes do mundo”. O autor também salienta os lucros gerados pelos produtos (“cabedal” e “emolumentos”).

Questão 5Letra A.A produção econômica brasileira era baseada no

regime de plantation e, logo, era baseada na grande propriedade, com produção voltada para o mercado externo. Mesmo assim, pequenas propriedades coe-xistiam nesse sistema, com produção voltada para o mercado interno.

História

GABARITOQuestão 1

A estrutura de exploração da colônia baseou-se nos interesses mercantilistas de sua respectiva metrópole. Sob esse ponto de vista, Portugal interessou-se pela agricultura em grande escala da cana-de-açúcar e pos-teriormente pela mineração, fonte de riqueza.

Nesse sentido, a pecuária foi uma atividade com-plementar, destinada ao mercado interno e que não representou fonte de lucro para a metrópole. A par-tir da pecuária, as regiões onde se desenvolveram a agricultura e mineração foram abastecidas de animais para o transporte e mesmo de carne.

Questão 2a) A pecuária.b) Nos primeiros tempos do período colonial no Brasil, a criação de gado bovino e asinino ocorreu principalmente no sertão nordestino para atendeder às demandas por alimentos e transporte de carga nos engenhos localizados na Zona da Mata. Com o deslocamento do eixo econômico para o Centro-Sul da colônia, a pecuária, sobretudo o gado bovino, expandiu-se na região dos Pampas gaúchos, orientada para a exportação e para o abastecimento das Minas Gerais.c) Na criação de rebanhos predominava o trabalho livre, uma vez que o gado era criado em regime extensivo o que inviabilizava o emprego do trabalho escravo. Questão 3a) Na lavoura açucareira empregava-se o trabalho escravo, na pecuária predominava o trabalho livre de mestiços, negros e índios.b) A sociedade do engenho caracterizou-se pela divisão simbolizada na “Casa Grande e Senzala”, constituída pela família do senhor de engenho que exercia total autoridade, alguns poucos trabalhadores livres e os escravos negros.Na sociedade do couro os vaqueiros experimentavam a mobilidade social por receberem pagamentos em crias. Questão 4

Letra E. [Resposta do ponto de vista da disciplina de História]Apesar da ênfase dada ao açúcar no Brasil colonial, outros produtos eram cultivados – como o tabaco – e, à medida que ganhavam mercado na Europa, davam retorno lucrativo a Coroa Portuguesa.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Português]O texto aborda produtos cultivados no Brasil do século XVIII, açúcar e tabaco, ambos comercializados em

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS1º ANO

GAB

LIS

TA -

16

Questão 4Letra DUma das principais características da administração

de Nassau no Nordeste brasileiro foi a concessão da liberdade religiosa entre a população.

Questão 5 Letra ADurante o chamado período da União Ibérica,

quando Portugal e Espanha passaram a ser governa-dos pelo mesmo Monarca, os Países Baixos (Holanda), então uma possessão espanhola, decretaram sua In-dependência. O Rei espanhol, Filipe II, em retaliação, proibiu todas as possessões espanholas – incluindo o Brasil – de fazer comércio com sua antiga possessão. Os holandeses, reagindo a isso, decidiram invadir o Nordeste brasileiro para não perder os lucros advin-dos da venda do açúcar brasileiro na Europa, pois esse comércio já era feito por intermédio dos Países Baixos.

História

GABARITOQuestão 1

As invasões holandesas no Brasil através da Com-panhia das Índias Ocidentais tiveram um caráter niti-damente econômico: o açúcar. A Espanha fez um boi-cote econômico contra a Holanda e esta, por sua vez, reagiu criando duas companhias de comércio: a Orien-tal e a Ocidental. Em 1624 ocorreu a fracassada inva-são holandesa na Bahia. Em 1630, a Companhia das Índias Ocidentais invadiu Pernambuco permanecendo até 1654 deixando um legado significativo. O auge do império holandês no Brasil ocorreu entre 1637-1644 com a chegada de João Maurício de Nassau, um cal-vinista de visão humanista. Nassau trouxe inúmeros intelectuais para o Brasil, artistas, engenheiros, arqui-tetos que deixaram um legado importante para nossa história. Nassau adotou uma política de concessão de empréstimos melhorando a produtividade. Concedeu liberdade de culto a população. Ocorreram realizações urbanísticas e culturais, saneando e modernizando a cidade de Recife. Estudos e registros sobre a flora e fauna tropicais entre outras tantas realizações.

Questão 2

Importante perceber que a questão não exige que o aluno destaque elementos quaisquer da obra, mas aqueles que mostram o “olhar europeu”, ou seja, a vi-são do conquistar/colonizador, frente a uma nova rea-lidade. Nesse sentido pode-se destacar:

1. A folha cobrindo o sexo da indígena, elemento introduzido pelo autor da obra, devido ao moralismo cristão da época, uma vez que os índios andavam nus.

2. Os pedaços de corpos carregados pela índia, em sua mão e na cesta, indicando a visão de que os na-tivos eram selvagens e canibais, representando uma ameaça.

3. A exuberância da natureza, em uma visão idílica, influenciada pela ideia bíblica de “paraíso perdido”. Questão 3

a) Uma interpretação considera que a luta contra os holandeses foi movida por um elemento ideológico, abstrato, o sentimento de pertencer a uma “nacionali-dade” – a brasileira - e de pertencer a um país, o Brasil, ocupado por elementos estrangeiros. A segunda inter-pretação valoriza os interesses econômicos, conside-rando que a luta pela expulsão dos holandeses se deve ao processo de exploração imposto aos latifundiários ligados a produção canavieira.

b) O interesse dos holandeses – na verdade da WIC – no comércio do açúcar, já praticado pelos holande-ses antes mesmo da União Ibérica; e a luta contra a Espanha, maior potência da época, da qual a Holanda havia se separado em 1579.

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS1º ANO

GAB

LIS

TA -

17

a ação de alguns bandeirantes na liderança dos movi-mentos que se enfrentavam e destruição os quilom-bos, a mando de grandes proprietários rurais e dos governantes.

Questão 3 a) De acordo com o texto, as condições de ventos e marés no litoral do Brasil constituíam um obstáculo ao tráfico de escravos indígenas por mar, diferentemente do tráfico negreiro cujo transporte entre a África e a costa brasileira era favorecido. Isso se explica em razão do movimento das correntes marítimas no Atlântico Sul em direção ao Brasil e o conhecimento que navegadores portugueses tinham da movimentação dessas correntes.b) Considerando-se, de acordo a questão o bandeirismo de apresamento, sobretudo a partir de São Paulo, essa atividade foi favorecida pelas condições geográficas, quais sejam rede fluvial, as condições do relevo e a regularidade das chuvas. Questão 4

Letra C Questão 5

Letra A

História

GABARITOQuestão 1

a) As bandeiras de apresamento ocorreram devido ao desenvolvimento agrícola, sendo necessária uma maior oferta de mão de obra. Embora a Coroa Portu-guesa, em conformidade com a lógica do mercantilis-mo, impusesse o uso de escravos africanos na colônia a fim de estimular o tráfico negreiro, para o colono era mais vantajoso o uso de escravos indígenas. A mão de obra escrava indígena só foi substituída pela africana nas regiões ricas no século XVII. Nas regiões pobres, continuou sendo usada por todo o período escravista.

b) Pode-se citar como processos históricos decor-rentes das Expedições de Apresamento:

– a dizimação da população indígena devido à es-cravização;

– a perda da identidade cultural dos índios;– a retirada dos jesuítas, que eram espanhóis, das

regiões que seriam ocupadas por portugueses poste-riormente;

– a expansão territorial da colônia portuguesa na América para além da Linha de Tordesilhas.

c) Os jesuítas tinham como objetivo maior a cate-quização dos indígenas, enquanto as bandeiras de apresamento visavam obter lucros com a venda dos escravos indígenas para as regiões açucareiras. Tanto as Missões jesuíticas quanto as bandeiras de apresa-mento utilizaram o índio como mão de obra.

Questão 2

a) A historiografia tradicional - principalmente pau-lista – retrata os bandeirantes como heróis, pois teriam sido responsáveis por grandes façanhas, tanto no que se refere à conquista e ocupação de novos territórios, como na descoberta de pedras e metais preciosos, sempre enfrentando e superando as adversidades na-turais, doenças tropicais e os ataques indígenas. Con-tribuíram dessa forma para o alargamento do territó-rio e para o enriquecimento do Brasil. Apesar de ser um elemento da sociedade colonial, tal mito foi cons-truído no século XX, em 1932, quando da Revolução Constitucionalista contra o governo Vargas, movimen-to que procurou congregar “os paulistas”, independen-temente de condição socioeconômica ou de opção po-lítica, em uma grande aliança contra o governo federal, e que buscou fortalecer o “sentimento regionalista”, do “povo paulista”

b) A construção do mito implica na exaltação de as-pectos vistos como positivos e carecem de uma análi-se mais acabada do papel desenvolvido pelo elemento mitificado. No caso dos bandeirantes, a historiografia tradicional omite o confronto com índios e jesuítas, com ataques às missões e a captura dos nativos para escraviza-los ou vendê-los como escravos. Omite ainda

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS1º ANO

GAB

LIS

TA -

17

História

GABARITOQuestão 1

1. Tratado de Tordesilhas: a linha de Tordesilhas é imaginária e foi estabelecida para dividir o mundo entre Portugal e Espanha; Tratado de Madri: a linha demarcatória divide as terras de Portugal e Espanha na América e baseia-se no princípio do uti possidetis, que leva em consideração a ocupação dessas regiões

2. O Tratado de Tordesilhas foi definido em 1494, época em que apenas Portugal e Espanha realizavam a expansão marítima e a conquista de terras fora da Eu-ropa. As duas nações eram as grandes potencias eco-nômicas europeias. O Tratado de Madri foi definido em 1750, época de apogeu da exploração aurífera no Brasil, que garantia riqueza significativa para Portugal; ao mes-mo tempo, a Espanha vivia um período de decadência, com a redução da extração de minérios em suas colô-nias e com a derrota na Guerra de Sucessão, encerrada em 1715, que a forçou a fazer diversas concessões.

Questão 2a) O tratado baseou-se no princípio do “uti possi-

detis” (os territórios deveriam pertencer a quem efe-tivamente os ocupasse), utilizado pelo representante português, o brasileiro Alexandre de Gusmão. Desse modo, a linha de Tordesilhas seria abandonada, fican-do Portugal e Espanha com a posse das terras que já ocupassem. Pelo Tratado de Madri, o território do Bra-sil passou a ter os limites muito semelhantes aos que possui atualmente. No Sul, Portugal entregou à Espa-nha a Colônia do Sacramento e recebeu em troca os Sete Povos das Missões.

b) Com a recusa dos índios e jesuítas de origem espanhola de abandonar o território dos Sete Povos das Missões, teve início a chamada Guerra Guaraníti-ca, que resultou no massare dos índios, quando um exército luso-espanhol atacou a região. O apoio dos jesuítas aos índios reforçou as tensões já existentes entre a Companhia de Jesus e os governos de Lisboa e Madri, contribuindo para a posterior expulsão dos ina-cianos de Portugal, da Espanha e de suas respectivas colônias, alguns anos depois da assinatura do Tratado de Madri.

Questão 3a) Bandeirismo, atividade missionária e criação de

gado no sul do país.b) “Uti posseditis”, ou seja, tem a terra quem dela

se apossou.

Questão 4 Letra A

Questão 5 Letra B

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS1º ANO

GAB

LIS

TA -

18

História

GABARITOQuestão 1

a) A capitania de São Paulo conheceu intenso de-senvolvimento no século XVIII devido à mineração. Como o texto destaca as duas regiões integravam a mesma capitania. Pensando na região que atualmente é denominada de São Paulo, destacava-se o comércio de passagem, como a principal atividade, com destino às regiões mineradoras – inclusive Goiás – tanto de gê-neros agrícolas, como de animais provenientes do sul.

b) Nesse período houve grande preocupação com as redefinições das fronteiras, pois brasileiros ocupa-vam porções significativas além do limite de Tordesi-lhas. Atividades mineradoras e de exploração de dro-gas do sertão na região norte. Diversos tratados de limites foram assinados, destacando-se o Tratado de Madri, que mais que duplicou o território brasileiro.

Questão 2 a) Para as autoridades, os quilombos representa-

vam uma subversão à ordem; uma comunidade for-mada por escravos foragidos, propensos ao banditis-mo, representando constante ameaça aos fazendeiros – vistos como os “homens de bem”.

b) Durante todo o século XVIII, devido à mineração, a região conheceu grande crescimento, e a população de escravos se ampliou em escala vertiginosa. Chega-vam escravos novos da África, mas, também, de outras regiões da colônia. As eventuais fugas deram origem a essas comunidades, em locais mais afastados das prin-cipais áreas mineradoras ou das principais rotas de co-mércio que ligavam a região a áreas portuárias a leste.

c) Enquanto o primeiro analisa os quilombolas como uma ameaça aos fazendeiros da região, o segun-do considera que os foragidos viviam isolados em “paz e felicidade”, portanto, sem molestar as comunidades ou fazendas vizinhas.

Questão 3a) Semelhança: as duas eram realizadas em gran-

des propriedades.Diferença: a atividade criatória voltava-se para o

mercado interno, enquanto a produção açucareira era voltada para a exportação.

b) O deslocamento do eixo econômico deveu-se, essencialmente, à exploração mineral no Sudeste e à crise do açúcar no Nordeste

Questão 4Letra A.

Questão 5Letra A.

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS1º ANO

GAB

LIS

TA -

19

História

GABARITOQuestão 1

a) Apesar da queda da arrecadação do ouro, a Capi-tania das Minas Gerais manteve seu fluxo populacional e a diversidade econômica, o que produziu uma eco-nomia agroexportadora, que passou a abastecer Mi-nas, Rio e São Paulo.

b) Os tropeiros foram responsáveis por interligar as Capitanias da região Sudeste em termos de caminhos, características culturais e economia.

Questão 2 a) A diferença está no fato de o contrabando do

ouro ser maior no norte devido às dificuldade de con-trole para impedir esse extravio. O ouro bruto era mais facilmente contrabandeado.

b) A função era fundir o ouro extraído na capitania, retirar a quinta parte para o tributo régio da Metrópo-le, transformá-lo em barras com o selo da Coroa portu-guesa e ampliar o controle da produção para aumen-tar a arrecadação.

Questão 3a) Mudança na capital da colônia de Salvador para o

Rio de janeiro; menor concentração de renda.b) Portugal tornou-se dependente das manufaturas

Inglesas por valorizar apenas o metalismo.

Questão 4Letra C

Questão 5Letra E