arte asteca

29
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO POLO UAB ARACRUZ HISTÓRIA DA ARTE PRÉ-COLOMBIANA ARTE ASTECA ARTES VISUAIS MAGDA PALAURO DOS REIS ANTUNES SÍLVIA TEIXEIRA PEREIRA SARTÓRIO

Upload: ioliberato

Post on 18-Jun-2015

4.512 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Arte Asteca

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOPOLO UAB ARACRUZ

HISTÓRIA DA ARTE PRÉ-COLOMBIANA

ARTE ASTECA

ARTES VISUAISMAGDA PALAURO DOS REIS ANTUNES

SÍLVIA TEIXEIRA PEREIRA SARTÓRIO

Page 2: Arte Asteca

ARTE PRÉ-COLOMBIANADEFINIÇÃO

Manifestações artísticas dos povos nativos da América espanhola antes da chegada de Cristóvão Colombo, em 1492. Após a colonização do continente americano, o que restou das grandes civilizações foi sua “arte”, templos e casas quanto as esculturas, relevos, pinturas, utensílios domésticos, objetos ornamentais, amuletos e tecidos. É através do que representa cada obra por determinados materiais (pedra, barro, metal, etc) que predominam as crenças ou a ciência de cada povo. Pela identificação, interpretação e comparação dos sistemas de representação dos povos ameríndios que se classificam e decifram sua cultura como um todo.

Descobertas arqueológicas indicam a presença do homem na América há pelo menos 20 mil anos. Porém, as três principais civilizações ameríndias conhecidas são:

MAIA: a mais antiga, surge na península de Yucatán, na América Central, por volta de 2.600 a.C. e ocupa a região mesoamericana.

ASTECA: inicia-se em 1376 e vai até 1521, quando Tenochtitlan, a capital do império, é conquistada e destruída pelos espanhóis, que sobre ela edificam a atual Cidade do México.

INCA: a terceira maior civilização pré-colombiana, se desenvolve nos Andes, na América do Sul, nas regiões atuais do Peru, Bolívia, Equador, expandindo-se a partes da Colômbia, Chile e Argentina.

Page 3: Arte Asteca

LOCALIZAÇÃO

Tenochtitlan

Page 4: Arte Asteca

ARTE ASTECA

Povo dedicado à guerra, os astecas habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI. Fundaram no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México), numa área de pântanos, próxima do lago Texcoco.

A sociedade era hierarquizada e comandada por um imperador. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população. Esta camada mais baixa da sociedade era obrigada a exercer um trabalho compulsório para o imperador.

Durante o governo do imperador Montezuma II (início do século XVI), o império asteca chegou a ser formado por aproximadamente 500 cidades. O império começou a ser destruído em 1519 com as invasões espanholas. Os espanhóis dominaram os astecas e tomaram grande parte dos objetos de ouro desta civilização. Não satisfeitos, ainda escravizaram os astecas, forçando-os a trabalharem nas minas de ouro e prata da região. 

Page 5: Arte Asteca

ARQUITETURA

As ruínas astecas indicam muito mais grandeza do que qualidade. Sua arquitetura era menos refinada que a dos maias.

A arquitetura religiosa tinha por forma mais comum a pirâmide coroada de um santuário. Com escadas em declive abrupto, orladas de serpentes emplumadas e estátuas porta bandeiras. Traço tipicamente asteca, a pirâmide apresentava na sua plataforma terminal, dois templos ligados.

As pirâmides propriamente ditas não representavam em si nada, constituíam apenas uma forma de elevar os templos mais importantes até uma área alta, onde ficassem mais perto do céu.

Page 6: Arte Asteca

Pirâmide Teocalli

Page 7: Arte Asteca

OS ASTECAS SE DESTACARAM NA CONSTRUÇÃO DE TEMPLOS E OUTROS TIPOS DE PRÉDIOS.

Praça das três culturas (ruínas do Império Asteca), Cidade do México

Page 8: Arte Asteca

Tenochtitlán, capital do Império Asteca, era uma cidade muito bem estruturada do ponto de vista da arquitetura e engenharia. Esta cidade apresentava um gigantesco conjunto arquitetônico, no qual se destacavam a "pirâmide do Sol" (60m de altura, 225m de lado na base quadrada, resultando em 1 milhão de metros cúbicos de terra revestida de pedra) e a "pirâmide da Lua" (42m de altura, 1600 m² na base).

Page 9: Arte Asteca

Pirâmide do Sol

Page 10: Arte Asteca

Pirâmide da Lua

Arquitetura Militar – fortalezas e redutos munidos de torres defendiam os pontos de passagem

Page 11: Arte Asteca

ESCULTURAAs escultura tinham grande expressividade e eram bem acabadas. Apresentavam significativo realismo e evocação. Os escultores astecas usavam, principalmente, basalto, ouro, pedras e argila. Fizeram estátuas de corpos humanos, figuras sagradas, divindades astecas, máscaras, calendários e imagens de animais.

Page 12: Arte Asteca

A mais famosa escultura asteca é a Pedra do Sol. Está no Museu Nacional de Antropologia da Cidade do México. Com 3,6 m de diâmetro, com 24 toneladas e esculpida num bloco de basalto, a pedra tem no centro a imagem do deus sol (Tonatiuh), mostrando os dias da semana asteca e versões astecas da história mundial, além de mitos e profecias.

Page 13: Arte Asteca

ESCULTURAS RELIGIOSAS

Deus Quetzalcóatl, a Serpente Emplumada, é um dos mais complexos e enigmáticos.

Page 14: Arte Asteca

DEUS DA PRIMAVERA

“O senhor esfolado”, nome dado pelos

astecas a Xipe-Totec, Deus da Primavera.

Em seu louvor realizava-se o

esfolamento de uma pessoa sacrificada, e um sacerdote vestia sua pele, dançando para simbolizar a

abertura da folha que cobre a espiga.

Page 15: Arte Asteca

SACRIFÍCIOS

Praticavam os ritos sacrificais para alimentar as divindades com sangue. Um dos instrumentos usados era o tecpatl, um punhal sacrifical associado ao culto do deus Xipe-Totec. Aqui se reproduzem dois exemplares de tecpatl de forma amidalóide, frabricados com sílex trabalhado por pressão e percussão, e enfeitados com fragmentos de conchas e obsidiana.

Page 16: Arte Asteca

OFERENDAS

Cofrinho de pedra era destinado a guardar oferendas voltadas para os deuses, que variavam segundo o contexto e as possibilidades econômicas de quem fazia a oferenda. No interior da tampa está pintado o “centro do universo” com os quatro pontos cardeais.

Page 17: Arte Asteca

PINTURAEram feitas em paredes de templos, tecidos

ou potes de cerâmica. Com cores fortes, os artistas representavam cenas do cotidiano, batalhas, rituais e imagens de personagens importantes do império.

As pinturas eram chapadas, sem profundidade e, muitas vezes, não seguiam a proporcionalidade. Elas são ricas fontes de informações sobre a história desta civilização.

Page 18: Arte Asteca

ARTE DECORATIVA

Os astecas eram artesãos hábeis. Tingiam algodão, faziam cerâmica e ornamentos de ouro e prata e esculpiam muitas jóias finas em jade.

Quanto à ourivesaria, "tão natural o ouro e a prata que não há ourives no mundo que melhor fizesse". Os astecas foram surpreendidos pelos Espanhóis em pleno apogeu da Idade do Bronze, dominavam com perfeição as técnicas de fundição e forja de diversos metais, no entanto, o ferro ainda não era conhecido. Os Mexicas (outro nome para os Astecas) também consideravam valiosas as plumas de aves, sendo estas incluídas na ourivesaria. As plumas tinham um valor tão grande dentro da cultura Asteca que serviam mesmo como divisor social, sendo atribuída a cada classe um tipo de pluma e sendo empregadas pesadas punições aos que utilizassem plumas relativas a uma classe hierarquicamente superior à sua.

Page 19: Arte Asteca

OURO

Page 20: Arte Asteca

O Toucado de Montezuma

Page 21: Arte Asteca

DIVERSOS

Faca asteca, talvez fabricada para fins sacrificiais. A lâmina é de calcedónia e o punho é de madeira com incrustações de turquesas e conchas. Pensa-se que foi um dos presentes dados por Motecuhzoma Xocoyotzin a Cortés e enviado para a Europa para o imperador Carlos V.

Page 22: Arte Asteca

TONATIUH – DEUS DO SOL

Era uma divindade solar mais antiga, cujo papel foi usurpado por Huitzilopochtli. Usa nas costas o glifo de “dia”, ou “tremor de terra”, símbolo do fim da presente “idade” ou “sol”, quando o universo será destruído por tremores de terra.

Page 23: Arte Asteca

Coatlicue, ou ”Saia de Serpente” Coatlicue, ou ”Saia de Serpente”, era a mãe do deus tribal asteca do Sol, Hiutzilopochtli, que fora magicamente impregnada por uma bola de penas quando varria a casa. Os seus outros filhos, as 400 estrelas dos céus do Sul e a irmã, Coyolxaeuhqui, a Lua, cortaram-lhe a cabeça por ciúmes, mas Hiutzilopochtli nasceu inteiramente adulto e armado e matou os seus rivais, o que é obviamente um mito astronômico da derrota das luzes noturnas pelos raios do Sol.

Page 24: Arte Asteca

COSTUMES

Possuiam o costume de queimar incenso e outras substâncias aromáticas. Este incensório de terracota policromada representa a divindade tutelar do milho; é datado de cerca de 1470 d. C., e provém do Templo Maior de Tenochtitlã.

Page 25: Arte Asteca

INSTRUMENTOS MUSICAIS

Acima um tambor de madeira horizontal (teponaztli do século XVI), ferido por baquetas revestido de borrachas, emitia dois sons de tonalidade diferente.Abaixo o teponaztli está esculpido a imagem de uma coruja: este tipo de instrumento era entalhado num tronco oco.

Page 26: Arte Asteca

INSTRUMENTOS MUSICAIS

Acima, esta ocarina representa um curioso pássaro estilizado e abaixo, este instrumento musical é uma espécie de flauta em forma de papagaio. A embocadura ficava na extremidade da longa cauda, enquanto o som era modulado pelo furo no dorso e emitido pelo bico.

Page 27: Arte Asteca

A GUERRATorso de cerâmica

de um guerreiro asteca que permite observar um tipo de couraça acolchoada

com algodão e revestida com

penas, que usavam para se proteger dos golpes, e armadura

acolchoada com algodão, com

conchas e madrepérolas que deviam ter um uso puramente ritual.

Page 28: Arte Asteca

BIBLIOGRAFIA

Longhena, Maria. Grandes civilizações do passado, O México Antigo, 2006, 287 f., Folio;

Coe, Michael, Snow, Dean, e Benson, Elizabeth, Antigas Américas, Mosaico de Culturas, Volume

I, 1997, 150 f., Edições Del Prado;

Ragghianti, Carlo Ludovico, e Collobi, Licia Ragghianti, Enciclopédia dos Museus, Museu

Nacional de Antropologia Cidade do México, 1970, 172 f., Editore Arnoldo Mondadori;

Soustelle, Jacques, Os Astecas, DIFEL Saber Atual, 1972, 128 f., Sifusão Européia do Livro SP;

Page 29: Arte Asteca

SITES PESQUISADOS

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=

http://www.klepsidra.net/klepsidra6/escultura.jpg&imgrefurl=

http://www.klepsidra.net/klepsidra6/astecas.html&usg=__aAqU_oOWWxWDmSqhF7ykjpnmg0M=&h=333&w=213&sz=13&hl=pt-BR&start=5&um=1&itbs=1&tbnid=1GGwHkxTcJNZvM:&tbnh=119&tbnw=76&prev=/images%3Fq%3Desculturas%2Bastecas%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26tbs%3Disch:1

http://portalsaofrancisco.com.br/alfa/civilizacao-asteca/pedra-do-sol-asteca.php