histÓria de vila isabel - correiocarioca.com.br · na próxima coluna falarei sobre como a ... a...

12
Desde 2008 | Ano IX | Nº 100 | maio de 2016 Tranquilo e tradicional, o bairro atrai visitantes que buscam sua consagrada gastronomia e boemia, que encantou Noel e Martinho da Vila. Confira sua história. Pág 2 e 7. Foto: Correio Carioca HISTÓRIA DE VILA ISABEL HISTÓRIA DE VILA ISABEL Camisa jeans masculina. Qual é a cidade perdida nas nuvens? Turismo Pág. 8 Moda Pág. 3 A linguagem do cheiro Sexualidade Pág. 11 HIV e defesa da cidadania. Peça: 6 personagens à procura de um autor Teatro Pág. 12 Consumidor Pág. 10 Lagarto recheado e bolo pintadinho. Culinária Pág. 5

Upload: vanlien

Post on 25-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: HISTÓRIA DE VILA ISABEL - correiocarioca.com.br · Na próxima coluna falarei sobre como a ... a Independência do Brasil e no mês de ... linguiça, pedaços de bacon, as azeitonas

Desde 2008 | Ano IX | Nº 100 | maio de 2016

Tranquilo e tradicional, o bairro atrai visitantes que buscam sua consagrada gastronomia e boemia, que encantou Noel e Martinho da Vila. Confira sua história. Pág 2 e 7.

Foto: Correio Carioca

HISTÓRIA DEVILA ISABELHISTÓRIA DEVILA ISABEL

Camisa jeans masculina.

Qual é a cidade perdida nas nuvens?

Turismo Pág. 8

Moda Pág. 3

A linguagem do cheiro

Sexualidade Pág. 11

HIV e defesa da cidadania.

Peça: 6 personagens à procura de um autor

Teatro Pág. 12Consumidor Pág. 10

Lagarto recheado e bolo pintadinho.

Culinária Pág. 5

Page 2: HISTÓRIA DE VILA ISABEL - correiocarioca.com.br · Na próxima coluna falarei sobre como a ... a Independência do Brasil e no mês de ... linguiça, pedaços de bacon, as azeitonas

ANUNCIAR: 3681-5302 correiocarioca.com.br CORREIO CARIOCA2 ATENÇÃO! O JORNAL NÃO TEM VENDEDOR EXTERNO!

VILA ISABEL

Um dos berços do samba no Brasil, dentro da Grande Tijuca, é um dos bairros mais tradicionais e valorizados da zona norte. Mas não é só de gente bamba que ela vive. De rica história, o bairro possui uma excelente estrutura, uma população de classe média e alto padrão de qualidade de vida, e muitas áreas de lazer, com destaque para a gastrono-mia e os bares, que atraem muita gente de fora.

Tranquilo e tradicional, bairro atrai visitantes que buscam sua consagrada gastronomia e boemia, que encantou Noel e Martinho da Vila.

CONTINUA NA PÁGINA 7

HISTÓRIAO bairro surgiu do empreendedorismo do então empre-

sário Barão de Drummond, que ainda não era assim deno-minado. Ele adquiriu as terras da Imperial Quinta do Ma-caco, logo após a Lei do Ventre Livre, em 1871, quando muitos escravos da propriedade foram libertados.

De acordo com a descrição da propriedade, a Fazenda dos Macacos era enorme e ficava entre o Morro dos Maca-cos, o Rio Joana, a rua São Francisco Xavier e a Rua Barão do Bom Retiro.

Bem relacionado e abolicionista, Drummond deu às ruas e praças nomes e datas referentes à libertação de escravos. O próprio nome do bairro é uma homenagem à Princesa Isabel e a sua principal via, a Boulevard 28 de Setembro, é uma homenagem à data em que esta lei foi sancionada.

Fundado em 3 de janeiro de 1872, Vila Isabel foi inspi-rado no urbanismo parisiense. Para urbanizá-lo e loteá-lo,

Petisco e Feitiço: duas das mais tradicionais casas do bairro, que encantam gerações que gostam da vida noturna.

Fotos: Correio Carioca

Page 3: HISTÓRIA DE VILA ISABEL - correiocarioca.com.br · Na próxima coluna falarei sobre como a ... a Independência do Brasil e no mês de ... linguiça, pedaços de bacon, as azeitonas

3ANUNCIAR: 3681-5302CORREIO CARIOCA ATENÇÃO! O JORNAL NÃO TEM VENDEDOR EXTERNO!

GESTANTEHOMEM: CAMISA JEANS

Porque ainda existe o medo do atendimento às gestan-tes? Não precisa se negar a atendê-las e sim saber como se proceder. É necessário conhecer as dúvidas, transformações (emocionais, físicas e fisiológicas) da gestante para conse-guir atendê-la decentemente e conquistar sua participação efetiva no programa preventivo. Ela precisa e deve ser tra-tada!!!

A futura mamãe também tem o papel-chave na questão de transmissibilidade da cárie ao seu bebê, o que justifica a preocupação em trabalhar precocemente os hábitos, atitudes e crenças da gestante em prol da adoção de práticas rotinei-ras de higiene bucal. A promoção de saúde bucal da gestante é possivelmente um instrumento eficaz na obtenção de uma geração livre de doenças bucais.

Quando ir ao dentista?De preferência, antes de engravidar já ter o hábito de fa-

zer o exame de rotina de seis em seis meses. Se isso não foi possível, ir logo que se descobrir grávida, pois é importante o papel do dentista no pré-natal. Isso vai evitar possíveis dores futuras durante a gestação.

Quando o dentista pode tratar?Sempre, contanto que não use anestésico durante os três

primeiros e os três últimos meses de gravidez, pois nos três primeiros meses pode-se causar aborto e nas três últimas po-de-se induzir ao parto precoce.

Não fique em situação desagradável e evite a dor duran-te a gestação. Cuide-se, vá ao dentista durante o pré-natal, faça limpezas regulares, pois a grávida também tem uma propensão a doenças da gengiva (periodontais).

Na próxima coluna falarei sobre como a futura mamãe tem um papel-chave na transmissibilidade da cárie para o seu filho.

Um abraço, Dra. Renata Pescadinha

A camisa jeans é uma peça que entra e sai do armário mas-culino constantemente. Não há como negar que é uma roupa alternativa simples e incrível para diversos estilos diferentes.

O jeans é um dos tecidos mais comuns em roupas, seja na camisa, bermuda, calça, shorts, e até mesmo calçados. Mas tem algo na camisa jeans masculina que dá um toque especial, o caimento perfeito e a jovialidade que ressalta a beleza do homem. Uma das coisas que mais encantam é que ela combina com vários estilos diferentes, desde um visual casual com com um blazer a um passeio pela orla da praia com short. Seja nos dias frios ou quentes, ela vai combinar e arrasar!

“Usar a camisa jeans com blazer ou em visual mais es-porte fino, casual, dá um glamour especial no estilo. O visual fica bem moderno e elegante. É uma escolha interessante para os homens jovens que querem construir um efeito diferente”, relata Bruna Lioncio, consultora de moda e estilista. A Stylist fala que a dica é interessante para trabalhar ou para eventos que não são tão formais, como trajes esporte fino, mas que seja descolado! Nesses casos, uma gravata com a camisa por dentro da calça pode ajudar bastante. Afirma.

A camisa jeans poder ser usada com calça jeans também. Essa combinação é um pouco mais difícil, mas interessante. Ela cria um visual bem casual e ajuda na postura masculina. Uma das principais dicas para usar esse visual é a escolha da lavagem do jeans, se as tonalidades são próximas, pode ficar parecendo um macacão, então, tente usar tons diferentes.

Agora, se a escolha for por bermudas coloridas, fique à vontade. As mais claras também entram na lista pra qualquer homem. Elas não tem esse mesmo efeito que as calças. No caso das bermudas jeans, a dica da calça prevalece. O sobre-tom de jeans com jeans pode ser uma boa escolha para os shorts. Só não use lavagens parecidas!

Por Eliz França | [email protected] e 97961-0456.

CURIOSIDADES

A INDEPENDÊNIA DO BRASILE O DIA DO FICOA independência é um dos fatos mais importantes do país,

pois marca o fim do domínio português e a autonomia da na-ção. Ocorreram muitas tentativas e muitos morreram nessa luta, inclusive Tiradentes, que foi executado pela coroa por de-fender a liberdade do país.

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ide-al. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou a famosa frase: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”.

E DEPOIS DE DESAFIAR A COROA?Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas

para a independência de fato: convocou uma assembleia para criar uma constituição, organizou a Marinha de Guerra, obri-gou as tropas de Portugal a voltarem para o reino e chamou o povo a lutar pela independência.

Ele viajou, então, a Minas Gerais e a São Paulo para acal-mar setores da sociedade que estavam preocupados com pos-sível desestabilização do país. Durante a viagem, D. Pedro soube que Portugal anulava a constituição e exigia sua volta. E quando estava indo de Santos para São Paulo, próximo ao riacho do Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822, levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte!”. Este fato marcou a Independência do Brasil e no mês de dezembro D. Pedro, que era príncipe, foi declarado imperador.

APÓS A INDEPENDÊNCIA DO BRASILOs primeiros países que reconheceram a independência

do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Já Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.

Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais. Os mais pobres sequer acompanha-ram ou entenderam a independência.

HISTÓRICAS

Page 4: HISTÓRIA DE VILA ISABEL - correiocarioca.com.br · Na próxima coluna falarei sobre como a ... a Independência do Brasil e no mês de ... linguiça, pedaços de bacon, as azeitonas

correiocarioca.com.brANUNCIAR: 3681-5302 correiocarioca.com.br4 CULINÁRIA & ESPORTE CORREIO CARIOCA

Informe Publicitário

Page 5: HISTÓRIA DE VILA ISABEL - correiocarioca.com.br · Na próxima coluna falarei sobre como a ... a Independência do Brasil e no mês de ... linguiça, pedaços de bacon, as azeitonas

5ANUNCIAR: 3681-5302correiocarioca.com.brCORREIO CARIOCA ATENÇÃO! O JORNAL NÃO TEM VENDEDOR EXTERNO!

LAGARTO RECHEADOIngredientes: um peso de lagarto (2 quilos), suco de laranja ou vinho tinto, sal, alho, 1 folha de louro, lingüiça fina, bacon, cenoura, azei-tonas verdes sem caroços, óleo, um pouco de açúcar, ceboli-nhas pequenas e batatinhas pequenas.Modo de fazer: abra o peso da carne no sentido de seu comprimento. Tempere com o suco ou vinho, sal, alho e louro (a gosto). Deixe neste tempero de um dia para o outro na geladeira. No dia seguinte retire da geladeira e recheie o peso de carne com rodelas de linguiça, pedaços de bacon, as azeitonas sem caroço e tirinhas bem finas de cenoura. A seguir enrole a carne e amarre bem com linha grossa. Coloque uma panela no fogo com óleo e açúcar (o suficiente para cobrir o óleo) a fim de fazer um molho ferrugem e deixe dourar bem; então coloque a carne enrolada para assar nesta panela em fogo baixo, molhando a com água sempre que secar até ficar macia. Depois de assada coloque mais água e junte as cebolinhas e batatinhas descas-cadas até ficarem douradas e cozidas.

MAIONESE ESPECIALIngredientes: 1 quilo de batatas, 2 cenouras pequenas, maionese, azeite, sal, 3 ovos, 1 lata de ervilhas, meia lata de milho verde, 1 tomate e 150 gramas de presunto magro picadinho.Modo de fazer: descasque as batatas e as cenouras, partindo as em quadrados pequenos, lave-as bem e coloque tudo para cozinhar numa panela com água e sal. Cozinhe também os ovos. Depois de tudo cozido, escorra, descasque os ovos, parta-os em pedaços miúdos e coloque tudo num refratário.Junte as ervilhas e o milho já lavados e escorridos e o presunto já picado. Regue com muito azeite e vá juntando a maionese até ficar tudo envolvido. Enfeite com uma rosa formada com

o tomate lavado. Leve à geladeira até a hora de servir.

BOLO PINTADINHOIngredientes massa: 2 pacotes de margarina, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 4 ovos, 1 vidro de leite de coco, 2 xícaras (chá) de açúcar, 1 colher (sopa) de fermento em pó e 1 pacote de chocolate granulado.Ingredientes cobertura: 1 lata de creme de leite gelado (sem soro), 4 colheres (sopa) de chocolate em pó e 1 colher (sopa) de margarina.

TRÊS RECEITAS PARA FAZER SUCESSO EM CASA!

Modo de fazer massa: numa batedeira bata as claras em neve e reserve. Separadamente, bata as gemas com o açúcar e a mar-garina, quando estiver a massa esbranquiçada coloque a fari-nha, o leite de coco e o fermento; bata mais um pouco. Então junte as claras em neve e misture bem com uma colher. Por fim jogue o chocolate granulado e mexa bem sem bater. Coloque numa forma untada e leve ao fogo para assar.Modo de fazer cobertura: Leve ao fogo uma panela com os ingredientes até formar um creme grosso; logo depois jogue o creme por cima do bolo já assado e bem furadinho.

GASTRONOMIA: CHÁDepois da água, o chá é a bebida mais popular do mundo,

com bilhões de xícaras consumidas anualmente. Originário da China, o chá já era popular no século IV a.C.

No século I, era comum enviar os melhores chás aos imperado-res chineses como uma forma de homenagem.

No século VIII a bebida foi adotada como um passatempo elegante pela realeza e pela nobreza.

No século IV um monge budista levou o chá para o Japão, país onde ele se tornou mais que uma bebida: os japoneses ce-lebram a cerimônia do chá, um ritual espiritual e de paz que pode durar várias horas e que se mantém até os dias de hoje.

Depois de percorrer a Mongólia, o Irã e a Rússia, o chá che-gou à Holanda no início do século XVII num navio mercante, e de lá espalhou-se para os outros países da Europa. Por volta de 1636 popularizou-se na França, onde passou a ser tomado também com leite.

No século XIX, a Rainha Vitória transformou o chá na be-bida nacional da Inglaterra e instituiu o hábito de tomá-lo todas as tardes, às 5 horas. A Grã Bretanha é o maior importador de chá do mundo, além de apresentar o consumo mais elevado, aproximadamente quatro xícaras diárias por habitante.

A Índia é o maior produtor, produzindo anualmente cerca de 850 milhões de quilos, seguida pela China. Outros grandes produtores de chá são a Argentina, o Sri Lanka, a Turquia, a Geórgia, o Quênia, Açores, Indonésia e Japão.

No Brasil, embora não seja tão popular quanto o café, o consumo de chá cresceu cerca de 50% nos últimos anos, devi-do à crescente preocupação com a saúde.

Alguns cozinheiros usam o chá em sobremesas – principal-mente o chá verde – e para defumar e dar sabor a carnes, peixes e frutos do mar.

Nádia Lamas | http://vieirasetrufas.blogspot.com/

Page 6: HISTÓRIA DE VILA ISABEL - correiocarioca.com.br · Na próxima coluna falarei sobre como a ... a Independência do Brasil e no mês de ... linguiça, pedaços de bacon, as azeitonas

correiocarioca.com.brANUNCIAR: 3681-5302 correiocarioca.com.br CORREIO CARIOCA6 ATENÇÃO! O JORNAL NÃO TEM VENDEDOR EXTERNO!

Page 7: HISTÓRIA DE VILA ISABEL - correiocarioca.com.br · Na próxima coluna falarei sobre como a ... a Independência do Brasil e no mês de ... linguiça, pedaços de bacon, as azeitonas

Drummond organizou a Companhia Arquitetônica de Vila Isabel (1873), contratando o arquiteto Francisco Joaquim Béthencourt da Silva, discípulo de Grandjean de Montigny.

As terras da fazenda eram cortadas por duas antigas es-tradas, a do Macaco e a de Cabuçu, que se tornaram, respec-tivamente, a Boulevard 28 de Setembro e a Rua Barão do Bom Retiro.

O sistema de transporte era por meio de bondes à tração animal, realizado por uma empresa do Barão.

EDIFICAÇÕESUma importante empresa de tecelagem do século retra-

sado foi a Companhia de Fiação e Tecidos Confiança In-dustrial, que empregou muita gente, próximo ao Andaraí, e fundada em 1885. A edificação até hoje permanece de pé, com sua arquitetura da época, e hoje é um supermercado.

O bairro tem nove prédios tombados pelo Patrimônio Histórico. No antigo Jardim Zoológico, o primeiro do Bra-sil, hoje denominado de Recanto do Trovador, Barão de Drummond criou o famoso jogo do bicho, hoje uma con-travenção.

No meio da Boulevard 28 de Setembro, encontra-se a Igreja Matriz de Vila Isabel, a Basílica Nossa Senhora de Lourdes. A matriz recebeu o título de basílica menor, em 23 de maio de 1959, concedido pelo Papa João XXIII. Aos domingos, de manhã bem cedo, os sinos da Igreja de San-to Antônio, a segunda maior, repicam continuamente. Esse templo fica no alto do morro e para chegar até lá é necessá-rio subir uma longa escadaria.

BARES E GASTRONOMIA A fama de bairro da boemia só veio no início do século

XX, quando tornou-se ponto de encontro de músicos e boê-mios, como Noel Rosa.

Muitos bares antigos ainda persistem na região, atraindo muitas pessoas. Na Boulevard 28 de Setembro, o tradicio-nalíssimo Petisco da Vila ajuda a manter essa fama. Aldir Blanc, Martinho da Vila, Neguinho da Beija-Flor, Jamelão e o cartunista Jaguar foram clientes ilustres do Petisco por muitos anos. Não se sabe se é verdade ou apenas conversa de bar, mas há quem diga que, graças a esses e tantos outros fregueses, a casa foi a maior vendedora de chope do país em

7ANUNCIAR: 3681-5302correiocarioca.com.brCORREIO CARIOCA ATENÇÃO! O JORNAL NÃO TEM VENDEDOR EXTERNO!

SALVE UMA VIDA. DOE SANGUE!

MUITA HISTÓRIAdeterminado momento.

Outro bar badalado é o Carioca da Vila, bar requintado e irreverente, cujos pratos tem nomes que fazem referência ao bairro, enaltecendo o espírito bairrista dos moradores da Vila. A tradicional adega Vilas Boas, na esquina da 28 de Setembro com a Rua Silva Pinto, tem a fama de melhor bo-linho de bacalhau da Grande Tijuca. Uma loucura para os imigrantes e descendentes portugueses.

Já na esquina das rua Visconde de Abaeté e Torres Ho-mem se encontra um dos polos gastronômicos do bairro. Conhecido por Quadrilátero do Álcool, possui quatro bares, um em cada esquina. O mais tradicional é o Bar do Costa, um dos mais antigos do bairro. O Bar Vilarejo também é outra excelente opção, destaque para a cozinha do bar que é excelente, com variedades de pratos e petiscos.

A rua dos Artistas também conta com uma variedade de bares e restaurantes, como uma filial do Bar do Adão, tra-dicional bar do vizinho Grajaú, famoso por seus pasteis. O Restaurante Siri, também é bastante tradicional, mas é espe-cializado em frutos do mar.

MÚSICA E POESIAVila Isabel é famosa pela presença de inúmeros poetas e

compositores que nasceram no bairro ou que nele foram re-velados. O mais famoso é Noel Rosa, que nasceu no bairro em 11 de dezembro de 1910. No largo de entrada do Bou-levard 28 de Setembro, existe uma estátua em tamanho na-tural do compositor em bronze, sentado numa mesa sendo atendido por um garçom. Na mesa, está escrita uma letra de música de Noel, Conversa de Botequim.

Martinho da Vila é outro nome importante que dignifi-cou o nome do bairro, usando a Vila como seu nome artís-tico.

E não se fala em Vila Isabel sem se falar em samba. A escola homônima é uma das principais do carnaval e come-çou como um simples bloco. Já foi vermelho e branco, já foi chamada de Azul e Branco de Vila Isabel, quando ganhou as novas cores, mas em 1947 já desfilava como Grêmio Recre-ativo Escola de Samba Unidos de Vila Isabel.

História, estrutura, diversão, boemia, música e muito samba. Assim é Vila Isabel.

Page 8: HISTÓRIA DE VILA ISABEL - correiocarioca.com.br · Na próxima coluna falarei sobre como a ... a Independência do Brasil e no mês de ... linguiça, pedaços de bacon, as azeitonas

ATENÇÃO! O JORNAL NÃO TEM VENDEDOR EXTERNO!ANUNCIAR: 3681-5302 correiocarioca.com.br CORREIO CARIOCA8

SALVE UMA VIDA. DOE SANGUE!

A CIDADE PERDIDA NAS NUVENS

No coração do Peru, situada a 2400 metros acima do nível do mar e a pouco mais de 100 km de Cuzco, encontra-se Ma-chu Picchu, considerada por muitos o principal achado arqueo-lógico do século XX.

Descoberta há 100 anos a cidade hoje atrai centenas de mi-lhares de turistas anualmente e é geradora de boa parte da recei-ta de turismo do Peru. Seu nome quer dizer montanha velha em Quéchua, o idioma dos incas.

A cidade tem uma grande área agrícola, com vários terra-ços. Essa região de Machu Picchu possui centenas de metros de profundidade.

Além de admirar os belíssimos monumentos, como o templo do sol, as enormes pedras, como a rocha sagrada, e a maravilhosa arquitetura inca, o visitante ficará deslumbrado com a vista do alto da cidade. O conjunto de montanhas que cerca Machu Picchu e o Rio Urubamba que corre na parte bai-xa do vale formam um cenário magnífico. Também é muito interessante notar e admirar o sistema hidráulico, pois até hoje a água flui pelos dutos e jorra nas fontes. Na cidade percebe-se claramente a admiração dos incas pelos elementos naturais. Há uma representação em pedra de uma montanha localizada a vários km de distância. Há também uma rocha no solo com um condor esculpido. As janelas e portas das casas da cidade têm a forma clássica da arquitetura inca, o trapézio. Esse tipo de construção ajuda a dar mais segurança aos edifícios em casos de terremotos.

O turista poderá encontrar lhamas circulando pela cidade. É interessante notar que elas são enfeitadas com adornos va-riados.

O turista que vá visitar Machu Picchu a partir de Cuzco deverá comprar o bilhete (passaporte) em alguma agência de turismo. O visitante encontrará muitas no centro da cidade, na Praça de Armas. Não é recomendável comprar esses bilhetes com vendedores ambulantes. A mais usual forma de viagem é realizada em três etapas. A primeira parte é feita de ônibus até a

Durante quatro séculos local ficou escondido debaixo de espessa vegetação e por sua localização de difícil acesso na Cordilheira dos Andes, mas hoje é um dos lugares mais conhecidos do mundo

e atrai centenas de milhares de turistas ao coração do Peru

localidade de Ollantaytambo. Posteriormente o turista embar-cará no trem que o deixará na cidadezinha de Águas Calientes, às margens do Rio Urubamba. Nesse ponto, ônibus circulares fazem o transporte até Machu Picchu. Esse último trajeto dura 20 minutos. É importante observar o horário da última saída para descer.

Em Águas Calientes, o turista encontrará muitos hotéis, restaurantes e até mesmo uma feirinha de artesanato local.

Os mais aventureiros podem chegar a Machu Picchu atra-vés de uma trilha chamada de Caminho Inca. Esse percurso é feito em quatro dias de caminhada através de montanhas.

A cidade de Machu Picchu é considerada patrimônio mun-dial pela UNESCO e foi escolhida uma das sete maravilhas do mundo moderno em eleição realizada em 2007.

Dentro da cidade de Machu Picchu não há restaurantes ou lanchonetes. O ideal é que o turista leve alimentos e bas-tante água, pois o estabelecimento que funciona na entrada da cidadela inca possui preços não muito acessíveis ao bolso do visitante. Durante o dia costuma fazer muito calor no local e é recomendável o uso de chapéu e de repelente, em razão dos mosquitos.

Page 9: HISTÓRIA DE VILA ISABEL - correiocarioca.com.br · Na próxima coluna falarei sobre como a ... a Independência do Brasil e no mês de ... linguiça, pedaços de bacon, as azeitonas

SOM, IMAGEM E INFO

RELIGIÃO E ESOTERISMO

GASTRONOMIA

REFORMAS E ENGENHARIA

SAÚDE

REVISOR E LIVROS

DIREITO

SERVIÇOS

CONTABILIDADE

IMÓVEIS

Page 10: HISTÓRIA DE VILA ISABEL - correiocarioca.com.br · Na próxima coluna falarei sobre como a ... a Independência do Brasil e no mês de ... linguiça, pedaços de bacon, as azeitonas

10 ANUNCIAR: 3681-5302 correiocarioca.com.br CORREIO CARIOCALAZER E CULTURA

> EDIFÍCIO OPEN (Prédio Comercial)Rua 28 de Setembro, 44 - Vila Isabel.> TEMPERO CASEIRORua Jorge Rudge, 12 – Vila Isabel. Tel. 3872-1594.> CONDOMÍNIO VARANDAS DA VILARua 28 de Setembro, 86 – Vila Isabel> JULIO’S COIFFEURAv. 28 de Setembro, 134 – Vila Isabel. Tel. 2568-4995.> SALÃO TOP VILARua Sousa Franco, 386 A – Vila Isabel. Tel. 2577-4252.> CONDOMÍNIO VILA SPACE CENTERRua Sousa Franco, 425 - Vila Isabel. Tel. 3879-0728> PADARIA VILLAS GARDENAv. 28 de Setembro, 253/255 – Vila Isabel. 2234-7734> VILA SHOPPING – GALERIA 226Av. 28 de Setembro, 226- Vila Isabel.> ÓTICA APOLOAv. 28 de setembro, 258 lj D – Vila Isabel. Tel. 2576-0726.> OFFICE PHOTOCOPY TRADER. Teodoro da Silva, 507 A – Vila Isabel. Tel. 2576-3099.> VILA TRADE CENTERRua 28 de setembro, 389 – Vila Isabel.> VILA TRADE SQUARER. Barão de São Francisco, 373 - Vila Isabel. 3879-5600.> CENTRO EMPRESARIAL THE OFFICER. Visconde de Santa Isabel, 20 – Vila Isabel. Tel. 3879-5570> CONDOMÍNIO VILA TRADE OFFICER. Barão de São Francisco, 322 – Vila Isabel. 2576-4624.> SEBO LIVROS EREVISTA – NOVOS E USADOSRua Luís Barbosa, 14 – Vila Isabel. Tel. 2298-9297.> LOJA EDUARDO - MERCEARIARua Vega, 16, loja 02 – Tijolinho – Vila Isabel. 2578-7555> GALERIA SAN REMORua Barão de Mesquita, 891 – Andaraí. Tel. 2238-3986.> NUTRIDEAL TORTASRua Uruguai, 151 – Andaraí. Tel. 2208-4908.> CRIE FABRIKR. Barão de Mesquita, 663, lj 18 – Andaraí. Tel. 3507-7689.> ENCANTO DOS ORIXÁSRua Farias Brito, 8, loja C – Grajaú. Tel. 2571-4566.> GRAJAÚ TÊNIS CLUBEAv. Engenheiro Richard, 83 – Grajaú. Tel. 2577-2365.> MUNDO VERDE GRAJAÚRua Barão de Mesquita, 1061 – Grajaú. Tel. 2258-7065.

PONTOS DE DISTRIBUIÇÃO DO CORREIO CARIOCAEstes parceiros contribuem com a informação no seu bairro.

> LOTERIA DO MATHEUSRua Barão de Mesquita, 948 – Grajaú. Tel. 2571-9852.> RENASCER LOTERIASPraça Edmundo Rêgo – Grajaú. Tel. 2571-3713.> ANTUNES LOTERIASRua Uruguai, 329 – Tijuca. Tel. 2575-9453.> DISK KI-SOPARua Desembargador Izidro, 49 B – Tijuca. Tel. 3684-1211.> LABORATÓRIO RICHETRua Pinto de Figueiredo, 55 lj A – Tijuca. Tel. 3184-3000.> LIVRARIA ELDORADORua Conde de Bonfim, 383, lj B – Tijuca. Tel. 2569-4747.> LOTERIA CHIANELLORua General Roca, 894 – Tijuca. Tel. 2568-0384.> VILA CENTER SHOPPING Rua Silva Pinto, 49. > MARINA’S ADVANCED – INSTITUTO DE BELEZARua Conde de Bonfim, 746 lj A – Tijuca. Tel. 2278-3809.> HOSPITAL DOS ÓCULOSR. Conde de Bonfim, 310, lojas C e D - Tijuca. 2234-0265 > CENTRO COMERCIAL SAENS PEÑAR. Conde de Bonfim, 310 - Tijuca 2568-5993> EDIFÍCIO SAENS PENA MEDICAL CENTERRua Conde de Bonfim, 255 – Tijuca. Tel. 2196-0255> GALERIA THORRua Conde de Bonfim, 142 - lj 13– Tijuca. > ESPAÇO DAS ARTES DE A a ZRua Araújo Pena, 88 – Tijuca. Tel. 3872-3735> DENTISTA MONIQUERua Major Ávila, 455 / lj G – Tijuca. Tel. 3474-4757> ESTRELUZRua Santo Afonso, 153 / lj A – Tijuca. 3359-5305> CRECHE E ESCOLA PEQUENO POLEGARRua Carvalho Alvim, 653 – Tijuca. Tel. 3172-3003.> CONSULTÓRIO DENTÁRIO DR. RAFAELRua Costa Pereira, 3 – Tijuca. 3904-4844.> ELETRICISTA JAIRTv. Soledad, 32 - Maracanã. 3149-8988 / 99553-2777.> AULAS PARTICULARES R. Maxwell, 202 - Vila Isabel. Tel: 2572-7510 / 9133-0406> IMANTADO DIGITALR. São Francisco Xavier, 228 B Tijuca. Tel. 2179-8236

HIV E DEFESA DA CIDADANIA

A Constituição Federal de 1988 é conhecida como Constituição Cidadã, porque traz uma série de direitos e garantias aos brasileiros e estrangeiros aqui residentes, como o direito à vida, liberdade, à manifestação do pen-samento, à honra e à imagem, entre outros tantos previs-tos no artigo 5º e seus incisos. Além disso, é estabelecido como objetivo fundamental da República a promoção do “bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, e quaisquer outras formas de discriminação” (art. 3º, IV).

Esta cidadania e uma República livre de preconceitos e discriminações não são plena realidade, mas ainda ideais e sempre em construção. A constante luta pelo direito é tra-vada por indivíduos e instituições na busca pela manuten-ção de direitos já assegurados, assim como na efetivação de outros que estão ainda somente elencados nos “ideais” da nossa Carta Política. Um exemplo disso é a luta contra a discriminação das pessoas portadores de HIV.

Desde a década de 80, a Justiça e o Estado vêm bus-cando assegurar inúmeros direitos às pessoas, como medi-

camentos fornecidos pelo SUS, obrigatoriedade de aceita-ção e realização de procedimentos e cirurgias por planos de saúde e também a vedação à discriminação em vários aspectos. Apesar desses esforços, violações ainda ocor-rem, como foi o caso atendido recentemente pelo Núcleo de Prática Jurídica – NPJ do Curso de Direito da FACHA, de um candidato aprovado em 2010 para o cargo de praça na Marinha do Brasil, na função de Técnico em Radiologia Médica, e que foi excluído do concurso após sua aprova-ção, sendo impedido de tomar posse por ser portador do HIV.

Os Alunos e a Advogada do NPJ da FACHA obtiveram no início deste ano uma sentença em primeira instância para que o candidato fosse integrado na Marinha e rece-besse uma indenização de R$ 25.000,00 por danos morais. Mais um passo dado na consolidação de direitos!

O NPJ da FACHA está capacitado a atender estas e outras demandas de pessoas carentes. Funciona na Rua Muniz Barreto, nº 51, de 2ª à 6ª, de 17hs às 21hs. Telefone 2102-3136.

Por Eduardo Domingues, Coordenador do Curso de Direito da FACHA

AULAS

GRÁFICAS E PAPELARIAS

VESTUÁRIO

Page 11: HISTÓRIA DE VILA ISABEL - correiocarioca.com.br · Na próxima coluna falarei sobre como a ... a Independência do Brasil e no mês de ... linguiça, pedaços de bacon, as azeitonas

11ANUNCIAR: 3681-5302correiocarioca.com.brCORREIO CARIOCA ATENÇÃO! O JORNAL NÃO TEM VENDEDOR EXTERNO!

A LINGUAGEM DO CHEIRO Vários fatores são responsáveis pela atração

interpessoal. Um deles, grande ativador sexu-al, é insensível, invisível e tem mexido com a curiosidade dos neurocientistas: os feromônios,

que eles também podem ser estimulantes para os parceiros, mas esconder o cheiro através de outras substâncias químicas não é suficiente para esconder aquele aroma que cada um pos-

que afetam in-conscientemente o nosso compor-tamento.

Hoje, exis-tem inúmeras pesquisas com o objetivo de dar uma de cupido. O poder do chei-ro já foi testado e aprovado pela indústria de per-fumaria, não nos deixando dúvidas sobre isso. Mas é possível que os feromônios influenciem os humanos? Parece que sim. Como os hormônios, os feromônios são mensageiros químicos que, ao invés de trans-portar informação dentro de um indivíduo, tem como objetivo principal promover a atração se-xual entre a mesma espécie. Ou seja, mesmo que usemos os olhos para escolher o parceiro, a atra-ção depende do olfato.

Numa sociedade tão perfumada como a nos-sa, é prática comum a eliminação do cheiro natu-ral do corpo com desodorantes e perfumes. Claro

sui, ou seja, seu próprio fero-mônio, pessoal e instransfe-rível, que tem uma fixação muito maior do que qualquer perfume fran-cês.

Claro que os produtos de higiene têm a função

de transformar o que captamos em sensações agradáveis. Mas os odores corporais vão além dos perfumes e podem levar a reações primiti-vas e não racionais, pois nosso afrodisíaco na-tural funciona como um código de barras capaz de marcar de forma tanto positiva quanto ne-gativa, aproximando ou distanciando pessoas.

Então, já sabe: da próxima vez que você encontrar com alguém que não foi com a sua cara, já pode dividir a responsabilidade daque-le ditado popular “santo que não bateu” com o nosso amiguinho feromônio.

Page 12: HISTÓRIA DE VILA ISABEL - correiocarioca.com.br · Na próxima coluna falarei sobre como a ... a Independência do Brasil e no mês de ... linguiça, pedaços de bacon, as azeitonas

ANUNCIAR: 3681-5302 correiocarioca.com.br CORREIO CARIOCA12 ATENÇÃO! O JORNAL NÃO TEM VENDEDOR EXTERNO!Informe Publicitário

SEIS PERSONAGENS À PROCURA DE UM AUTOR

A peça inicia-se em um ensaio de teatro. O palco é invadido por seis personagens que, rejeitados por seu criador, tentam convencer o diretor da companhia a encenar suas vidas.

No início, o diretor fica perturbado por ter seu ensaio interrompido, mas aos poucos começa a interessar-se pela situação inusitada que se apresenta diante de seus olhos. Com isso, acabam convencendo-o a encenar suas vidas.

Texto: Luigi PirandelloDireção: Eliza Pragana

Elenco: Belle Calixto, Bernardo Vieira, Caio Fornasari, Cynthia Lanzillotta, Eline Dec-cache, Igor Costa, Letícia Robbles, Luisy Trott, Marcela Casolari, Renata Alvez e Tai-

ná Alvin.Convidados: Ana Carolina Garrana, Eric

Poly e Paula Trovão. Duração 100 minutos.

Sede da Cia. de Teatro Contemporâneo - Te-atro I – Rua Conde de Irajá 253 – Botafogo

(estacionamento próximo). Sábados, às 21hs e domingos às 20h30.

R$ 40. 21 de maio a 12 de junho de 2016.

MEMÓRIA DO ESPORTEÉDER JOFRE

Os mais experientes vibraram e se empolgaram com suas inúmeras vitórias e títulos e os mais novos, mesmo sem tê-lo visto entrar nos ringues para lutar, já escutaram falar em seu nome e em suas grandes façanhas. Éder Jofre nasceu na cidade de São Paulo em 1936 e o boxe já corria em suas veias, porque seu pai, o argentino José Jofre, era lutador. Inspirado pelas lutas do pai, logo cedo Éder come-çou no esporte.

Chamado de Galinho de Ouro devido às inúmeras con-quistas, Éder Jofre ainda muito jovem disputou as Olimpía-das de Melbourne, na Austrália, em 1956. Dois anos depois conquistou o título de campeão brasileiro na categoria Peso Galo. Em 1959 tornou-se campeão sul-americano. Em 1961 Éder Jofre, já campeão mundial, unificou os títulos da sua categoria. Até 1965 a honra desses títulos foi ostentada pelo pugilista brasileiro.

No ano seguinte, o Galinho de Ouro abandonou o es-porte. Porém, não conseguiu ficar muito tempo afastado do boxe e retornou às lutas no ano de 1970. Entretanto, passou a disputar em outra categoria, a Peso Pena. Novas vitórias, dezenas delas, concederam-lhe o título mundial também nessa outra categoria. Em 1976 Éder Jofre abandonou de-finitivamente a brilhante carreira.

A expoente trajetória de Jofre nos ringues de boxe, de lon-ge o maior nome brasileiro na história do esporte, foi conquis-tada com mais de 70 vitórias e com muitos títulos. Ao longo de toda sua longa carreira Éder sofreu apenas 2 derrotas.

Estreia neste mês, dia 21 de maio, na Sede da Cia de Teatro Contemporâneo, o espetáculo “Seis Personagens à Procura de um Autor”.