histÓria de mato grosso perÍodo imperial (detran-mt 2015)

5
1/4 – Concurso DETRAN-MT Caderno de Atividades História de Mato Grosso 2015/1 – Banca UFMT MESTRES DA

Upload: edenilson-morais

Post on 19-Jul-2015

745 views

Category:

Education


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: HISTÓRIA DE MATO GROSSO PERÍODO IMPERIAL (DETRAN-MT 2015)

1/4 – Concurso DETRAN-MT Caderno de Atividades História de Mato Grosso 2015/1 – Banca UFMT

MESTRES DA

Page 2: HISTÓRIA DE MATO GROSSO PERÍODO IMPERIAL (DETRAN-MT 2015)

2/4 – Concurso DETRAN-MT Caderno de Atividades História de Mato Grosso 2015/1 – Banca UFMT

H I S T Ó R I A

Questão 1

(CEV/UFMT/IFMT/ 2013) Observe a gravura.

(Índios Apiaká no Rio Arinos. Aquarela de Aimé-Adrien Taunay - 1803/1828.

Disponível em http://odeporica.blogspot.com.br/2010/03/viagens-fantasticasexpedicao.html. Acessado em 20/10/2013)

Após a abertura dos portos brasileiros (1808), várias expedições científicas vieram para o Brasil interessadas em conhecer melhor essa terra. Muitas delas passaram por Mato Grosso e deixaram registros acerca de diferentes aspectos. Sobre esse tema, assinale a afirmativa correta. A) Essas expedições fizeram caça predatória e exploração ilegal de minério, deixando apenas destruição para os moradores de Mato Grosso. B) Tais expedições científicas legaram um precioso conhecimento sobre costumes, festas, fauna e flora, reconhecidos em seu valor até nossos dias. C) As expedições científicas interessaram-se apenas pela fauna e flora, desinteressando-se pelo registro da presença de índios. D) Tais expedições tentaram fazer um grande levantamento de informações sobre o Brasil, mas os seguidos conflitos com os povos indígenas impediram sua continuidade.

Questão 2

(UFMT 2012) O Presidente da Província de Mato Grosso, João José Pedrosa, em 1878, falando à Assembleia Legislativa Provincial, apontou as dificuldades para o desenvolvimento econômico, entre elas a baixa densidade populacional da Província. Uma das propostas do Presidente para a solução do problema, seguindo o exemplo de São Paulo, foi: O reconhecimento da paisagem em questão como patrimônio mundial deriva da A) A atração dos grupos industriais localizados nas áreas litorâneas. B) O estímulo à população local para o casamento e a geração de filhos. C) O estabelecimento de uma política de colonização que trouxesse para Mato Grosso imigrantes estrangeiros. D) A catequização dos índios e sua inclusão nas relações comerciais e industriais existentes. E) O fortalecimento de relações comerciais com as demais províncias do Império e com países vizinhos.

Page 3: HISTÓRIA DE MATO GROSSO PERÍODO IMPERIAL (DETRAN-MT 2015)

3/4 – Concurso DETRAN-MT Caderno de Atividades História de Mato Grosso 2015/1 – Banca UFMT

Questão 3

(UFMT/CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ/2011) O uso da mão de obra escrava em Cuiabá apresentou algumas peculiaridades que podem ser atribuídas à capacidade da economia local em absorver essa força de trabalho ou à pequena inserção dessa economia no mercado externo. Sobre o assunto, assinale a afirmativa correta: A) Os escravos viviam em profundo isolamento social, havendo mesmo um arraigado preconceito à sua presença. B) Os escravos constituíram um grupo merecedor de tratos privilegiados pela sociedade local, dada a relação pequeno número e alto custo. C) As condições de vida dos escravos eram muito melhores que as dos brancos pobres, o que os distinguia socialmente. D) As condições de vida de livres pobres e escravos eram muito próximas, chegando a constituir laços de solidariedade.

Questão 4

(UFMT/UFMT 2008) A Rusga em Mato Grosso, portanto, foi um dos mais precoces movimentos regenciais, visto que deflagrado em 1834. Mesmo tendo sido uma luta armada travada no interior das elites, ela engrossou uma movimentação mais ampla, tendo sido plural em suas reivindicações e expressões. (SIQUEIRA, E. M. História de Mato Grosso. Cuiabá: Entrelinhas, 2002.) Sobre o movimento A Rusga, assinale a afirmativa correta. A) Propôs a abolição do trabalho escravo com o objetivo de conseguir a adesão não só dos cativos, mas também dos grupos abolicionistas. B) Foi também impulsionada pela questão da cor, pois os revoltosos, em sua maioria mulatos ou crioulos, sentiam-se inferiorizados em relação à população branca. C) O principal alvo dos revoltosos foi a elite comercial e os pequenos proprietários. D) Em seu momento de maior radicalização, os líderes do movimento pretenderam a independência da província. E) Significou a reação das elites da província à promulgação da Constituição Imperial.

Questão 5

(UFMT/IFMT/2012) A Rusga foi um reflexo do Período Regencial no Brasil (1831 a 1840), consequência da abdicação de D. Pedro I. Dois grupos políticos dominavam a vida pública nacional, os progressistas e os regressistas. Nas províncias (em Mato Grosso não foi diferente), seus adeptos agrupavam-se sob nomes diversos. Os membros dessas duas associações disputavam ferrenhamente o poder local, e foi nessa busca obsessiva pelo “direito” de mandar em tudo e em todos, que eles protagonizaram um capítulo sangrento da história mato-grossense.

(DANNEMANN, Fernando. 1834 A Rusga. In contador de Histórias. Disponível em http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=945851.

Acessado em 20/fev./2012. Texto Adaptado Sobre as causas para a ocorrência da Rusga em Cuiabá, considere: I – Os conflitos políticos entre a Sociedade dos Zelosos da Independência e a Sociedade Filantrópica. II – O alinhamento de toda a elite cuiabana à Coroa Portuguesa contra os interesses do Rio de Janeiro. III – As alianças entre grupos revoltosos e a guarda municipal contra um governo fragilizado. São causas para a ocorrência da Rusga: A) I e III, apenas. B) I e II, apenas. C) II e III, apenas. D) I, II e III.

Page 4: HISTÓRIA DE MATO GROSSO PERÍODO IMPERIAL (DETRAN-MT 2015)

4/4 – Concurso DETRAN-MT Caderno de Atividades História de Mato Grosso 2015/1 – Banca UFMT

Questão 6

(UFMT/IFMT/2013) Durante a Guerra contra o Paraguai (1865-1870), Mato Grosso, então Província, foi invadido e teve várias de suas cidades tomadas. Sobre o tema, analise as afirmativas. I. A Província de Mato Grosso foi atacada com relativa facilidade em razão de sua precária militarização, pouca população e grande extensão territorial. II. Os paraguaios tentaram tomar o Forte Coimbra e foram facilmente derrotados. III. A cidade de Corumbá foi invadida e tomada pelas forças inimigas. IV. Augusto Leverger foi um dos comandantes do batalhão dos Voluntários da Pátria, formado para defender a capital, Cuiabá. Estão corretas as afirmativas: A) I, III e IV. B) II, III e IV. C) I, II e III. D) I, II e IV.

Questão 7

(UFMT/ PJCMT/ 2005) A partir das últimas décadas do século XIX, a pecuária passou a ocupar papel de destaque na economia mato-grossense. Sobre o assunto, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. I. A intensificação da navegação pelo rio Paraguai, a partir de 1870, proporcionou a vinda de várias empresas, inclusive estrangeiras, para a então Província de Mato Grosso visando à exploração da pecuária. II. A Primeira Guerra Mundial acelerou a expansão das indústrias de charque que exportavam parte significativa da produção para a Europa a fim de abastecer as tropas. III. Dentre as indústrias de transformação dos subprodutos bovinos: charque, caldo de carne, secamento do couro, destacou-se Descalvados, construída durante o período imperial, próximo à cidade de Cáceres, às margens do rio Paraguai. IV. Atualmente, a pecuária constitui o mais importante ramo da economia do estado, sendo a carne bovina o principal produto de exportação para o mercado externo. Marque a sequência correta A) F, F, V, V. B) V, V, V, F. C) F, V, F, F. D) V, F, V, V. E) F, V, F, V.

Questão 8

(UFMT/UFMT/2002) Considerando o contexto de euforia vivido na Província de Mato Grosso após o término da Guerra contra o Paraguai em 1870, julgue os itens. ( ) A abertura da navegação pelo rio Paraguai estimulou as atividades produtivas e as Casas Comerciais passaram a acumular lucros com a importação e a exportação de mercadorias. ( ) A existência de inúmeros engenhos de açúcar em Mato Grosso, especialmente ao longo do rio Cuiabá e na Chapada dos Guimarães, propiciou a montagem de usinas de açúcar, evidenciando o desejo de modernização da produção. ( ) A extração da erva-mate, que tinha por base a mão-de-obra escrava, representou uma exceção nesse contexto, pois entrou em decadência devido à concorrência europeia que, graças à produtividade da mão-de-obra assalariada, oferecia melhores preços no mercado internacional. ( ) A poaia ou ipecacuanha, planta nativa das matas localizadas entre Cáceres e Chapada dos Guimarães, era utilizada pelos índios para cura de várias doenças e teve um significativo papel nas exportações para a Europa, onde foi pesquisada e utilizada na fabricação de remédios. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. A) V, V, F, F B) V, F, F, V C) F, F, V, V D) V, F, V, F E) F, V, F, V

Page 5: HISTÓRIA DE MATO GROSSO PERÍODO IMPERIAL (DETRAN-MT 2015)

5/4 – Concurso DETRAN-MT Caderno de Atividades História de Mato Grosso 2015/1 – Banca UFMT

GABARITO 1.B 2.C 3.D 4.B 5.A 6.A 7.B 8.B