historia

3
1 Exercício de História da Educação: Práticas Educativas das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo em Mariana no século XIX Albelene Maria Santos NF2C 1. Qual a principal fonte de pesquisa utilizada pela autora do artigo? Qual o significado deste tipo de fonte para a pesquisa em História da Educação? Explique. A principal fonte de pesquisa utilizada pela autora eram as castas enviadas para Paris pela irmã superiora de Mariana, entre os anos de 1849 e 1854. São importantes porque traziam relatos da rotina e fundamentação da escola e continham princípios e valores da cultura francesa, assim como diretrizes católicas e congregacionistas. Nos anos iniciais eram detalhadas e contavam as impressões sobre as pessoas que viviam no Brasil e tiravam dúvidas sobre como regularizar as atividades do convento. Nos últimos anos só tinham as informações mais importantes, dado que as freiras já estavam acostumadas ao lugar e o colégio já estava em pleno funcionamento. 2. Qual deveria ser o perfil das vicentinas segundo a Casa de Mãe Paris? O primeiro passo seria se dedicar a comunidade, segundo, cultivar a piedade e fervor a deus e que sem ele não somos nada. Terceiro, seguir os planos de deus com resignação, renunciando as fraquezas do espírito e sempre pedir conselho a deus antes de tomar uma decisão. Quarto, seguir as normas da companhia, que são as únicas maneiras de conversar o pensamento do mal e se dedicar a deus. Também deveriam realizar a obra de São Vicente em qualquer lugar, seguindo os princípios aprendidos. Deveriam também praticar as sete caridades: dar de comer a quem tem fome; água a quem tem sede; abrigar os peregrinos; visitar os prisioneiros; visitar os doentes; vestir os que estão nus; e preparar os mortos. 3. Explique como foram os primeiros contatos das Irmãs

Upload: albelene-santos

Post on 09-Dec-2015

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Trabalho texto Freias de Mariana

TRANSCRIPT

Page 1: Historia

1

Exercício de História da Educação: Práticas Educativas das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo em Mariana no século XIX

Albelene Maria SantosNF2C

1. Qual a principal fonte de pesquisa utilizada pela autora do artigo? Qual o significado deste tipo de fonte para a pesquisa em História da Educação? Explique.

A principal fonte de pesquisa utilizada pela autora eram as castas enviadas para Paris pela irmã superiora de Mariana, entre os anos de 1849 e 1854. São importantes porque traziam relatos da rotina e fundamentação da escola e continham princípios e valores da cultura francesa, assim como diretrizes católicas e congregacionistas. Nos anos iniciais eram detalhadas e contavam as impressões sobre as pessoas que viviam no Brasil e tiravam dúvidas sobre como regularizar as atividades do convento. Nos últimos anos só tinham as informações mais importantes, dado que as freiras já estavam acostumadas ao lugar e o colégio já estava em pleno funcionamento.

2. Qual deveria ser o perfil das vicentinas segundo a Casa de Mãe Paris?

O primeiro passo seria se dedicar a comunidade, segundo, cultivar a piedade e fervor a deus e que sem ele não somos nada. Terceiro, seguir os planos de deus com resignação, renunciando as fraquezas do espírito e sempre pedir conselho a deus antes de tomar uma decisão. Quarto, seguir as normas da companhia, que são as únicas maneiras de conversar o pensamento do mal e se dedicar a deus. Também deveriam realizar a obra de São Vicente em qualquer lugar, seguindo os princípios aprendidos. Deveriam também praticar as sete caridades: dar de comer a quem tem fome; água a quem tem sede; abrigar os peregrinos; visitar os prisioneiros; visitar os doentes; vestir os que estão nus; e preparar os mortos.

3. Explique como foram os primeiros contatos das Irmãs com a sociedade brasileira, quais as dificuldades encontradas e como ocorreu a adaptação delas ao país.

Em novembro de 1848 elas saíram de Paris, atravessaram com dificuldade o Atlântico e chegaram ao Rio de Janeiro no início de fevereiro de 1849. Ficaram lá com as irmãs enclausuradas, de acordo com as regras das Religiosas Franciscanas, contatando os padres apenas por grades, sem sair sem que o bispo deixasse. Andavam de duas a duas em fila e estranharam as escravas falando alto, as atividades das irmãs do convento e os orfanatos, que lhes parecia fábricas de mulheres objeto que não seriam boas esposas. Saíram do Rio em fevereiro de 1849 para um sítio próximo e aprenderam a andar de cavalo para chegar a Mariana, viagem onde tiveram dificuldade com hospedagem e comida e chegaram a abril de 1849. Sem saber português e como o bispo não sabia francês, foi necessário um padre tradutor que as ensinasse o português para que elas saíssem pelas ruas fazendo caridade.

Page 2: Historia

2

Mariana parecia à França, calma e sem nenhum barulho, mas sem ninguém que fabricasse as cortinas e móveis que elas necessitavam. Não gostavam também das ruas sem calçada que dificultavam sua caminhada. Aprenderam novos métodos de cura, já que não conheciam a maioria das doenças do Brasil. No final de 1949 já estavam adaptadas ao clima, eram respeitadas, consideradas como nativas e assim iniciaram a criação da escola.

4. Faça uma análise da organização do ensino no colégio das Irmãs Vicentinas em Mariana, considerando: a organização das classes e disciplinas ensinadas; as transformações no conteúdo curricular; a influência das famílias incluindo a organização das classes e aceitação de todas as alunas postulantes ao ingresso na Congregação.

As classes eram divididas entre as duas professoras, cada uma com um grupo, de acordo com a idade e não com a condição, já que as órfãs não pagantes ficavam nas mesmas salas das pagantes. No início as disciplinas eram decididas pelos pais, e seguiam as escolas públicas e de primeiras letras. Uma das primeiras mudanças foi aceitar meninas pardas e mulatas e, se não fosse possível que elas terminassem os estudos ali por conta do preconceito, eram enviadas para Paris.

5. Qual o significado das Filhas de Caridade para a história da orfandade em Minas Gerais?

Instituiu um novo momento para a orfandade de Minas Gerais, ampliando as ideias liberais e novas formas de caridade, que estava começando a ser controlada pelo estado.

6. Elabore uma questão que você considera relevante para o estudo deste texto.

O que acontecia as estudantes enviadas a Paris, por sofrerem preconceito, durante e após os estudos? Como era a vida delas no novo país?