ecc historia

12
ECC ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO

Upload: presentepravoce-sos

Post on 09-Aug-2015

5.055 views

Category:

Spiritual


1 download

TRANSCRIPT

ECCENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO

ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO

É um serviço da Igreja na evangelização das famílias, para despertar os casais na construção do Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrandopistas para que os casais se reencontremcom eles mesmos, com os filhos, com acomunidade e, principalmente, comCristo.

COMO NASCEU:Pe. Alfonso Pastore que dedicou sua vida sacerdotal à Pastoral Familiar, à Pastoral da Saúde e à Pastoral Carcerária e foi o idealizador do Encontro de Casais com Cristo.

O 1º ECC - Encontro de Casais com Cristo, aconteceu em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em São Paulo. De São Paulo, foi para o Rio de Janeiro e Vitória. Hoje acontece em todo o Brasil.

ESPÍRITO DO ECC:

O ECC é um serviço-escola. Não é um movimento. Não visa prender a si os casais, nem os casais devem querer ficar presos ao ECC.

Apresenta-se como um “SERVIÇO DA IGREJA ÀS FAMÍLIAS DA PARÓQUIA”.Pe. Alfonso Pastore chega a dizer que “quem lhe retirar essa característica (paroquialidade) arranca-lhe a alma”.

“O ECC é feito de casais para casais”. Espiritualidade - É a tônica do ECC e se fundamenta em 5 pontos: DOAÇÃO, POBREZA, SIMPLICIDADE, ALEGRIA E ORAÇÃO. Juntam-se as estes valores: FRATERNIDADE, GRATUIDADE E MISSIONARIDADE

FINALIDADES DO ECCQue os casais vivam seu casamento de uma maneira cristã, a partir dos valores humanos e cristãos e da espiritualidade conjugal, familiar e apostólica; Inspirar um relacionamento entre os cônjuges; ajudar o casal a dialogar e a compreender melhor os filhos;

FINALIDADES DO ECCLevar os casais da Igreja a atuar nos seus diversos setores; Procurar os casais, amá-los e posicioná-los; dar-lhes uma visão de sua razão de ser, como célula vital da humanidade; e possibilitar-lhes a corresponsabilidade no serviço pastoral; Despertar o casal para o sentido da vocação religiosa e matrimonial dos filhos.

25. Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, 26. para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra, 27. para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível. 28. Assim os maridos devem amar as suas mulheres, como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.(Efésios 5,25)