guia de eventos - jul | ago'16

56
julho/agosto 2016

Upload: camara-municipal-de-setubal

Post on 03-Aug-2016

237 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Edição de julho e agosto da agenda Setúbal - Guia de Eventos

TRANSCRIPT

Page 1: Guia de Eventos - jul | ago'16

julho/agosto

20

16

Page 2: Guia de Eventos - jul | ago'16

A informação a divulgar no Setúbal – Guia de Eventos, publicação de periodicida-de bimestral, deve ser enviada até ao dia 9 do mês anterior ao primeiro da edição respetiva, por e-mail ([email protected]). Essas informações e outras que não cheguem a tempo de ser publicadas podem ser divulgadas na página de internet www.mun-setubal.pt/guiaeventos caso venham acompanhadas de ima-gem. Reservamo-nos o direito de selecionar a informação a divulgar e a forma de o fazer e não nos responsabilizamos por alterações na programação.

Os pedidos de receção por correio de publicações municipais devem ser feitos em www.mun-setubal.pt ou por contacto com o Serviço Municipal de Comu-nicação e Imagem pelo e-mail [email protected] ou telefone 265 541 500.

SETÚBALGUIA DE EVENTOSN.º 109julho | agosto 2016

FICHA TÉCNICA

PropriedadeCâmara Municipal de SetúbalDiretoraMaria das Dores Meira, Presidente da CMSEdiçãoSMCI - Serviço Municipalde Comunicação e ImagemCoordenação Geral Sérgio MateusCoordenação de RedaçãoJoão MonteiroRedaçãoHugo Martins, Marco Silva, Raquel Proença, Vera MarianoFotografiaJosé Luís Costa, Mário PenequeConselho EditorialAna Bichinho, Carlos Anjos,João Monteiro, Marco Silva, Paulo Anjos, Sérgio MateusProjeto GráficoAntónio Cunha, Miguel Farropas, Raquel Lopes, Rita PereiraPaginaçãoJosé Miguel Farropas,Rita Firmino PereiraImpressãoPros – Produções e Serviços Publicitários Lda.RedaçãoSMCI – Câmara Municipalde Setúbal, Paços do Concelho,Praça de Bocage, 2901-866 SetúbalTelefone265 541 [email protected] mil exemplaresISSN 1646-0464CapaPormenor de decorações da Baixa

Os interessados em participar na rubrica Foto do Leitor devem remeter-nos as imagens para o endereço eletrónico [email protected], com indicação do nome do autor, numa referência à parte e não como assinatura inclusa. Reservamo-nos o direito de selecionar o trabalho a divulgar em cada edição e agradecemos que seja mencionado que a Câmara Municipal de Setúbal está autoriza-da a utilizar as imagens noutros suportes.

Foto do Leitor Fonte Nova de Armanda FM

Page 3: Guia de Eventos - jul | ago'16

3nota de abertura

gu

iaju

l/a

go

Em cada ponto do concelho há uma festa com as espe-cialidades gastronómicas que fazem deste um local úni-co do país e cada vez mais apreciado por quem o visita.

Nesta edição de julho/agosto do Guia de Eventos, marcam presença o Fest’Asso, o Círio de Nossa Se-nhora da Arrábida, a Festanima e as festas da Arrábi-da e de Azeitão, de Verão da Gâmbia, de São Simão, de São Lourenço, de Nossa Senhora da Conceição, do Rosário de Troia e do Moinho de Maré da Mourisca.

Há também os festivais gastronómicos da sardi-nha, do carapau e do marisco e muitos outros moti-vos de interesse, como a 8 ½ Festa do Cinema Italiano, certame que passa pela primeira vez por Setúbal, com sessões a 11, 12 e 13 de agosto, no Charlot, a que se-gue a XVIII Festa do Teatro, entre os dias 18 e 28.

Também em agosto, no dia 6, Setúbal, Cidade Euro-peia do Desporto em 2016, revive as emoções da Volta a Portugal em Bicicleta, quarenta e dois anos depois.

Este é também o tempo da Feira de Sant’Iago, com uma edição, entre 29 de julho e 7 de agosto, que ofe-rece espetáculos todas as noites, com Tiago Betten-court a abrir, Marco Paulo a fechar e, pelo meio, nomes como Deolinda, Carolina Deslandes, António Zambujo, Carlão, Cuca Roseta e Dengaz.

Setúbalem festa

Page 4: Guia de Eventos - jul | ago'16

4sumário JULHO | AGOSTO 2016

28BASTIDORESPassos de dançaconduzem à felicidadeO Enclave solta o tango, leva mãos à cintura, junta corpos e deixa que o ritmo da música leve felicidade em amizades sem idade.

08

VOLTA A PORTUGALMais de quarenta anos depois, a Volta a Portugal em Bicicleta

regressa a Setúbal. É retorno cheio de simbolismo, não tivesse

a cidade sadina feito parte do elenco da primeira edição

da carismática prova. Este ano recebe a reta da meta da

penúltima etapa, uma das mais importantes para a definição do vencedor da competição. Inclui

também passagens por Azeitão e a Serra da Arrábida, onde há um

Prémio de Montanha.

25

XVIII FESTA DO TEATROEntre 18 e 28 de agosto a

dramatização de palco, seja de sala ou de rua, está no centro

das atenções. O Teatro Estúdio Fontenova e a Câmara Municipal

apresentam mais uma edição da Festa do Teatro, certame

com perto de duas dezenas de espetáculos de companhias estrangeiras e de diferentes

quadrantes de Portugal.

42PESSOA“O que mais me atrai são as pessoas”Desde 2005 ligada a projetos em Setúbal, Rosa Mota tem intensificado a relação com a cidade, ao ponto de já se sentir da família.

Page 5: Guia de Eventos - jul | ago'16

jul/agosumário

45ROTASQuilómetros cicláveispoupam saúde e ambienteA rede de ciclovias da cidade totaliza mais de cinco quilómetros, com pistas desde a zona ribeirinha até à entrada norte.

cidade do desporto 06 eventosjulho 10 eventosagosto 20 eventos

bastidores 28 enclave

exposições 30 mostras de artesagir 34 cursos e concursosinfantil 36 júnior e famíliaretrovisor 55 como foiprojetor 55 setembro e outubro

ver 38 antónio galrinhocompasso 39 nuno marquesleituras 40 manuel augusto araújofitas 41 lauro antónio

pessoa 42 rosa motarotas 44 cicloviascidade 45 volta a portugalprazeres 46 menta frescaafazer 47 bocage

espaços 48 contactosintervir 52 atividades fixas

23

CINEMA ITALIANOPela primeira vez a 8 ½ Festa do Cinema Italiano passa por Setúbal. Durante três dias, 11, 12 e 13 de agosto, o Cinema Charlot – Auditório Municipal projeta o melhor que a Itália tem criado na sétima arte, entre obras recentes e clássicas, além de incluir, também, antestreias. O super-herói Jeeg Robot, apresentado em 2015 e responsável pela abertura do certame, contrasta com a cópia restaurada de obra-prima de Fellini “8 ½” a fechar o evento.

18

FEIRA DE SANT’IAGO“Mais uma volta, mais uma viagem, a menina hoje não paga, mas também não anda.” A Feira de Sant’Iago está aí, de 29 de julho a 7 de agosto. A Cidade Europeia do Desporto é o tema principal, mas o certame continua a ser ponto de encontro para repastos e palco de diversões e espetáculos. Logo na estreia há Tiago Bettencourt, mas o cartaz reserva ainda nomes como Deolinda, Luís Represas, António Zambujo, Carlão e Cuca Roseta.

Page 6: Guia de Eventos - jul | ago'16

6JUHO | AGOSTO 2016

Atividade garantida

Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 começa a aquecer o verão de julho logo no dia 2, data da primeira sessão do mês de Ati-vamente no Parque, destinado à promoção de atividades de fitness. O evento repete-se nos sábados de julho, sempre às 10h30, em Setúbal na Praia da Saúde, no Parque de Va-nicelos e na Avenida Luísa Todi e em Azeitão nos parques do Morango, no primeiro e ter-ceiro sábados, e da Bacalhôa, no segundo e quarto sábados.O Campeonato Nacional de BMX 2016 sal-ta para a nova pista setubalense, no Parque Verde da Bela Vista, nos dias 2, com treinos das 17h00 às 19h00, e 3, com noventa atle-tas a competir a partir das 10h00.Aos domingos, a partir do dia 3 e sempre com início às 10h30, o Parque Urbano de Al-barquel vira-se a oriente, para aulas de Taiji Quan – Qigong.Respeite o Ciclista é o apelo do passeio de cicloturismo de 55 quilómetros agendado para dia 3, com início às 09h00 no Largo José Afonso.Ao longo de todo o mês a Casa da Cultura acolhe o Ciclo de Cinema de Desporto CED 2016, nos dias 7, 14, 21 e 28, com mais por-menores nas páginas de programação.Com inauguração marcada para o dia 9, às 15h00, a exposição Instantâneos do Movi-mento – O Desporto na Coleção Fotográfica de Américo Ribeiro revela, na Galeria Muni-cipal do 11, até 27 de agosto, imagens des-portivas de Setúbal das primeiras décadas do século XX.Crianças e jovens atletas federados, dos 6 aos 16 anos, participam na Copa Atlântica da Juventude – Pentatlo Moderno, com esgrima, às 09h30, na Piscina Municipal de Azeitão, e, a partir das 13h30, com natação no Complexo Municipal de Piscinas das

Page 7: Guia de Eventos - jul | ago'16

7programa

Manteigadas e combinado (tiro e corrida) no Pavilhão Desportivo Municipal das Mantei-gadas.Seguem-se dois campeonatos nacionais de ténis, ambos no Clube de Ténis de Setúbal. O primeiro, de sub-14, decorre entre os dias 10 e 16, das 09h00 às 19h00, e o segundo, da segunda divisão de equipas seniores fe-mininas, realiza-se de 13 a 17, no mesmo horário.O já tradicional espetáculo de patinagem ar-tística do Clube Patinagem do Sado, Patinar ao Luar, realiza-se na noite do dia 15, com início às 21h00, no Auditório José Afonso.O Complexo Municipal de Atletismo recebe, nos dias 16, das 15h00 às 20h00, e 17, das 09h00 às 13h00, as finais das primeira e se-gunda divisões do Campeonato Nacional de Clubes.As artes marciais regressam com um encon-tro de jiu jitsu, a 16, pelas 18h00, no Auditório José Afonso, com os desportos motorizados a ocuparem a Avenida da Europa, dia 17, das 11h00 às 19h00, através do impressionante Setúbal Especial Sprint, constituído por pro-vas de slalom e perícia.Setúbal é o local escolhido para a edição deste ano do Encontro Nacional dos Centros de Formação Desportiva de Vela, Canoagem e Remo, a 21 de julho na Escola Secundária Sebastião da Gama e a 22 no Fórum Munici-pal Luísa Todi.O aquatlo regressa a Setúbal através do Campeonato Nacional Jovem de Clubes, prova que decorre no dia 23, a partir das 11h30, no Parque Urbano de Albarquel, seguindo-se, a 24, com início às 12h30, no mesmo local, o Campeonato Nacional Indi-vidual de Triatlo.Já o Clube Naval Setubalense propõe a Volta à Anicha – Remo no dia 30, às 10h00, com

embarcações yolles e shells, com partida e chegada nas instalações do clube.Também para o penúltimo dia de julho está previsto, para as 21h00, com partida na Ca-pela do Alto das Necessidades, o passeio pedestre Rota Noturna, de baixa dificuldade e com 10 quilómetros de distância.Cabe à Regata do Sado – Baixada a Sines encerrar o programa de julho de Setúbal Ci-dade Europeia do Desporto 2016, com parti-da da baía de Setúbal às 11h00 do dia 30 e chegada, no mesmo dia, ao porto de recreio de Sines. O regresso está previsto para o dia 31.O mês de agosto apresenta, desde o dia 5, com inauguração às 22h00, e até 1 de se-tembro, a exposição Esculturar na Despor-tiva, mostra de peças de Alberto Kissola pa-tente ao público na Casa da Cultura.A baía de Setúbal é o palco de eleição das Regatas do Sado IV, com velas de cruzeiro a rasgarem o rio no dia 13, a partir das 11h00, numa organização do Clube de Vela do Sado e da Troia Marina.Nos dias 19, 20 e 21, no Pavilhão Desporti-vo Municipal das Manteigadas, realiza-se o Torneio Internacional de Basquetebol Cida-de de Setúbal, no qual a seleção nacional se prepara para o Campeonato da Europa, em setembro, juntamente com as equipas da Holanda e da Hungria.A VI Gala de Andebol consagra, no dia 27, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, os melhores atletas, dirigentes e clubes da última temporada.A terminar estes dois meses de intensa atividade desportiva, uma ação de sensibi-lização, também no âmbito do andebol, dá o mote ao Desporto na Avenida, previsto para 28 de agosto, às 10h00, na Avenida Luísa Todi.

Page 8: Guia de Eventos - jul | ago'16

8

Verão a rolar

As opções para ver ou praticar atividades desportivas são muitas entre julho e agos-to, mas, ainda assim, no vasto programa Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 sobressaem eventos que merecem atenção especial.Entre o elenco aliciante de iniciativas, os des-taques recaem, em julho, para a Marginal do Rio Azul e o Campeonato da Europa de Biatle e Triatle.Agosto inclui a Supertaça de Andebol e, num dos momentos mais altos de todo o progra-ma da Cidade Europeia do Desporto, o regres-so a Setúbal da Volta a Portugal em Bicicleta.Após 78 edições daquela que é uma das competições com mais tradição no quadro desportivo nacional, a Volta a Portugal pas-sa agora pela 17.ª vez por Setúbal, meta da nona, e penúltima, etapa, a 6 de agosto.O regresso à cidade sadina cumpre-se pas-sados 42 anos, sendo que a ligação de Setú-bal à Volta a Portugal em Bicicleta é tão an-tiga que remonta, inclusivamente, à primeira edição da prova, em 1927, altura em que Se-túbal acolheu a chegada da etapa inaugural. Algumas curiosidades sobre a relação entre a cidade e o evento podem ser recordadas no artigo “Cidade”, na página 45.Este ano de regressos conta ainda com o retorno à competição de Sporting Clube de Portugal e do Futebol Clube do Porto, em que a equipa nortenha, denominada W52-FC Porto-Porto Canal, se apresenta com o ven-cedor das duas últimas edições, Gustavo Ve-loso, preparado para atacar a terceira vitória consecutiva na carismática competição.A 78.ª Volta a Portugal Santander Totta de-corre entre 27 de julho e 7 agosto, com 144 ciclistas de 18 equipas nacionais e estran-geiras a percorrerem um total de 1618,7 qui-lómetros em estradas do país.

8JUHO | AGOSTO 2016

Page 9: Guia de Eventos - jul | ago'16

9programa

MARGINAL AO LUAR

A frente ribeirinha da cidade e a baía de Se-túbal voltam a ser o palco e o cenário de mais uma edição da Marginal do Rio Azul. No dia 2 de julho, com partida às 21h00 na Avenida José Mourinho, centenas de partici-pantes dão início a uma corrida de atletismo de estrada que se estende por um percurso traçado ao longo de 10 quilómetros. A prova, com partida e chegada próximo do Parque Urbano de Al-barquel, é uma parceria da Câ-mara Municipal e da Associação de Atletismo Le-bres do Sado.

EUROPA À PROVA

Entre 15 e 17 de julho, Setúbal recebe, no Parque Urbano de Albarquel, o Campeo-nato da Europa de Triatle e Biatle. São esperados cerca de duzentos atletas de países como Rússia, Suécia, Espanha e, naturalmente, Portugal. A prova de tria-tle decorre na sexta-feira, dia 15, e a de biatle no sábado e domingo, 16 e 17. Ambas as modalidades, de iniciação ao pentatlo moderno, incluem prestações de corrida e de natação. No caso do triatle acres-centa-se um segmento de tiro laser.

DE VOLTA À VOLTA

Setúbal vive, a 6 de agosto, as emoções da chegada da nona etapa da 78.ª Volta a Por-tugal em Bicicleta. Com meta na Avenida Luísa Todi, defronte do Largo José Afonso, os ciclistas são aguardados pelas 17h30. Nesta penúltima etapa, os atletas partem de Alcácer do Sal e percorrem cerca de 180 quilómetros durante sensivelmente quatro horas e meia. Após uma primeira passagem pela cidade, s e g u e m - s e Azeitão e Arrá-bida, onde há um Prémio de Montanha, an-tes do sprint fi-nal em Setúbal.

SUPER ANDEBOL

O dia 28 de agosto assinala o início de uma nova temporada no andebol na-cional. No Pavilhão Antoine Velge são disputadas as Supertaças de Andebol em seniores masculinos e femininos. Com início marcado para as 14h00, o Madeira SAD e o Sports Madeira com-petem pelo ambicionado troféu nas mulheres. A partir das 17h00 é a vez de os históricos ABC de Braga e Sport Lisboa e Benfi-ca esgrimirem argumentos ao longo de ses-senta minutos do melhor an-debol nacional.

Page 10: Guia de Eventos - jul | ago'16

julho

exposições pág. 30 | agir pág. 34 | infantil pág. 36

VITÓRIA REVELA GINÁSTICARODRIGO GRAVA FESTA DE CARREIRAFONTENOVA RECUPERA OBRA DE NATÁLIAPALESTRA VÊ BOCAGE NO CINEMAFOTOGRAFIA DIZ PROJETO 33SANT’IAGO ABRE NA DESPORTIVA

0 1 S E X0 2 S A B0 9 S A B1 6 S A B1 9 T E R2 9 S E X

10JULHO | AGOSTO 2016

Page 11: Guia de Eventos - jul | ago'16

11programa

FESTAS DE VERÃOAnimação com noites de baile e atuações de vários artistas.Sede do Clube Desportivo Cultural e Recreativo de GâmbiaOrg.: CDCR de Gâmbia | Junta de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra

SARAU DE GINÁSTICAFestival gímnico do Vitória Fu-tebol Clube, com apresentação de trabalhos e modalidades de-senvolvidas na época desportiva 2015/2016.Pavilhão Antoine VelgeOrg.: Ginástica do VitóriaApoio: CMSUnião das Freguesias de Setúbal

FESTIVAL DE BANDAS FILARMÓ-NICAS DA CIDADE DE SETÚBALA 12.ª edição do festival con-ta com a participação de seis bandas filarmónicas, incluindo a anfitriã Sociedade Musical Ca-pricho Setubalense.Largo da MisericórdiaOrg.: Capricho Setubalense | CMSApoio: União das Freguesias de Setúbal

THE FLYConcerto das Noites da Baía 2016 com músicas de tributo à banda irlandesa U2. Casa da Baía Org.: Associação da Baía de Setúbal Apoios: CMS | Coca-Cola | Troia Design

2 1 h 0 0Gratuito

+ dias 2 e 3

2 1 h 1 54 € | diário7 € | passe

Gratuito |até 12 anos

+ dia 2

2 1 h 3 0Gratuito

+ dia 2

2 2 h 0 05 €

FEST’ASSOEspetáculos musicais e tasqui-nhas gastronómicas compõem a terceira edição do certame. Largo José Afonso Org.: União das Freguesias de Setúbal

FESTAS DA ARRÁBIDAE DE AZEITÃO 27.ª edição do certame, com espetáculos musicais e tasqui-nhas com os sabores da região.Rossio de Vila NogueiraOrg.: Junta de Freguesia de Azeitão

TIC@PORTUGAL 2016 Conferência que decorre em si-multâneo em vários pontos do país sobre as Tecnologias da In-formação e Comunicação. Escola Superior de EducaçãoInscrições:http://projectos.ese.ips.pt/ccticOrg.: ESE/IPS | Educom

IV ARRUADA DE LIVROS CULSETEExposição com venda de livros e apontamentos culturais diá-rios. Livraria Culsete Org.: CulseteApoio: CMS

0 1 S E X

GratuitoAté dia 10

GratuitoAté dia 3

0 9 h 3 0//19h00Evento pago

1 4 h 3 0//23h00

Até dia 9

Page 12: Guia de Eventos - jul | ago'16

12JULHO | AGOSTO 2016

CÍRIO DE NOSSA SENHORADA ARRÁBIDACelebração religiosa com o tra-dicional círio entre Azeitão e o Convento da Arrábida.Org.: Comissão do CírioJunta de Freguesia de Azeitão

A PESTEO Grupo de Leitura debate a obra de Albert Camus.Piscina Municipal de Azeitão – GinásioOrg.: CMS

OS ASSALTOS À PADARIAO livro de Haruki Murakami em destaque em sessão do Grupo de Leitura.Biblioteca MunicipalServiços CentraisOrg.: CMS

ARRAIAL POPULARBAIRRO GRITO DO POVOComemoração dos santos po-pulares, no âmbito do Progra-ma Municipal de Intervenção no Território da Anunciada, com música e gastronomia.Rinque Desportivo Grito do PovoOrg.: Grupo Luta Pela Juventude Apoios: CMSUnião das Freguesias de Setúbal

FESTIVAL DE BANDAS FILARMÓ-NICAS DA CIDADE DE SETÚBALO segundo e último do certame conta com concertos à tarde e à noite.Largo da Misericórdia

RODRIGO – 55 ANOS DE FADOConcerto que assinala os 55 de carreira do fadista Rodrigo. O espetáculo é gravado ao vivo, pela primeira vez, para posterior lançamento de um CD.Fórum Municipal Luísa Todi

THE AL CAPONEA banda do Seixal percorre o uni-verso musical de Skunk Anansie e Queen.Bigodes Bar Org.: Overground Bookings

MEXER NO PARQUE Iniciativa do São Sebastião Mexe Comigo, com basquetebol, fute-bol de 5, zumba, chi kung, ioga do riso, jogos tradicionais e matra-quilhos humanos. Parque da LanchoaOrg.: Junta de São Sebastião | Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal

0 2 S A B

+ dia 3

1 4 h 0 0Gratuito

1 5 h 0 0Gratuito

1 8 h 3 0//02h00

Gratuito

1 8 h 3 02 1 h 0 0

Gratuito

2 1 h 3 015 € | balcão20 € | plateia

2 3 h 0 0Gratuito

0 3 D O M

1 0 h 0 0Gratuito+ dia 10

Page 13: Guia de Eventos - jul | ago'16

13programa

A RODA DA FORTUNA O filme de Vincente Minnelli, de 1953, com Cyd Charisse, é apresentado na Lauro António Masterclass com o tema A Atriz – Arte e Sedução.Fórum Municipal Luísa Todi

CONVERSASSOBRE FOTOGRAFIAReuniões informais sobre o tema da fotografia.Casa da CulturaEspaço das ArtesOrg.: Artiset

COMO UM LEÃOA obra de Samuel Collardey, de 2013, sobre um jovem senega-lês que sonha jogar futebol num grande clube europeu, é o Filme Francês do Mês. Iniciativa inte-grada em Setúbal Cidade Euro-peia do Desporto 2016.Casa da CulturaSala José Afonso Org.: Alliance Française | CMS

ODRAN TRÜMMELConcerto do músico francês com sonoridades que variam entre o weirdo jazz e o pop pro-gressivo.Casa da CulturaPátio do DimasOrg.: Experimentáculo | CMS

TECLA TÓNICADocumentário de Eduardo Mo-rais que explora a alquimia da eletrónica na música em Por-tugal, com a participação de Carlos Maria Trindade, José Cid, Carlos Zíngaro, Vítor Rua, Tó Pe-reira e Moullinex, entre outros.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Experimentáculo | CMS

FADO EM SETÚBAL Espetáculo com os fadistas Eu-génio Almeida, Sara Margarida e Ana Rita Caleiro, acompanhados de Manuel Casalão e Carlos Pinto.Jardim do Bairro Afonso Costa Org.: CMS | Junta de São Sebastião

0 4 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

0 5 T E R

2 1 h 0 0Gratuito

0 7 Q U I

2 1 h 3 0Gratuito

2 2 h 3 0Gratuito

0 8 S E X

2 1 h 3 0Gratuito

2 1 h 3 0Gratuito

Page 14: Guia de Eventos - jul | ago'16

14JULHO | AGOSTO 2016

CONCERTOPedro Junot, Davis Ventura e Deolinda de Jesus, acompa-nhados na guitarra portuguesa por Custódio Magalhães e na viola por Carlos da Fonseca, em concerto das Noites da Baía 2016. Casa da Baía Org.: Associação da Baía de Setúbal Apoios: CMS | Coca-Cola | Troia Design

CORAL LUÍSA TODI Espetáculo comemorativo do 53.º aniversário da primeira apresentação pública da insti-tuição musical.Club Setubalense

GRANDE FILARMÓNICA SETÚBALConcerto com um reportório em tributo ao poeta Bocage. Evento integrado nas Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage.Sociedade FilarmónicaPerpétua AzeitonenseOrg.: CMS

O HOMÚNCULO Reposição da peça do Teatro Estúdio Fontenova, com texto de Natália Correia, do programa Animação na Baixa.Largo da MisericórdiaOrg.: CMS | Teatro Estúdio Fontenova

ASH IS A ROBOTA banda setubalense apresenta versões acústicas de músicas originais.Bigodes Bar Org.: Overground Bookings

FESTIVAL DA SARDINHAQuinzena gastronómica de pro-moção da sardinha em restau-rantes do concelho. Org.: CMS Apoio: Makro | Leland | Coca-Cola

0 8 S E X

2 2 h 0 05 €

0 9 S A B

2 1 h 3 02 €

2 2 h 0 0Gratuito

2 2 h 0 0Gratuito

2 3 h 0 0Gratuito

Até dia 24Evento pago

Page 15: Guia de Eventos - jul | ago'16

15programa

A ÚLTIMA VEZ QUE VI PARISLauro António apresenta o filme de Richard Brooks, de 1954, com Eli-zabeth Taylor, na masterclass com o tema A Atriz – Arte e Sedução.Fórum Municipal Luísa Todi

JAM SESSIONNoite musical com a atuação de vários artistas.Bigodes Bar Org.: Overground Bookings

UM DIA NAS CORRIDASA comédia com os irmãos Marx, de Sam Wood, de 1937, passa no ciclo Cinema no Pátio e no âmbito de Setúbal Cidade Euro-peia do Desporto 2016.Casa da Cultura Pátio do DimasOrg.: CMS

WHAT’S GRAMMAR IN L1EDUCATION TODAY?Seminário de debate sobre os desafios do ensino da gramá-tica, no ensino básico e secun-dário. Escola Superior de Educação Informações: projectos.ese.ips.pt/arlesig2016/Org.: ESE/IPS | ARLE

FESTANIMA Música, bailes, tasquinhas gas-tronómicas e artesanato mar-cam a 14.ª edição do evento.Escarpas de Santos NicolauOrg.: Associação de FestasPopulares de São SebastiãoApoios: Junta de São Sebastião | CMS

FADO EM SETÚBAL Espetáculo no Bairro da Terroa com Eduardo Silva, António Al-meida e Sara Margarida, acom-panhados à guitarra por Manuel Carlos Casalão e à viola por Car-los Pinto. Largo da Rua da Serra do Louro Org.: CMSJunta de Freguesia de São Sebastião

1 1 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

1 4 Q U I

2 1 h 0 0Gratuito

2 1 h 3 0Gratuito

1 5 S E X

0 9 h 3 0//18h00Evento pago

+ dia 16

GratuitoAté dia 24

2 1 h 3 0Gratuito

Page 16: Guia de Eventos - jul | ago'16

16JULHO | AGOSTO 2016

2 2 h 0 0Gratuito

1 7 D O M

1 0 h 0 0

1 1 h 0 0//18h00

Gratuito

1 8 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

MICHEL WILLIAMEspetáculo das Noites da Baía 2016 com música de Bob Marley. Casa da Baía Org.: Associação da Baía de Setúbal Apoios: CMS | Coca-Cola | Troia Design

BOCAGE E O SEU TEMPONO CINEMAPalestra em que o crítico e ci-neasta Lauro António aborda as diferentes formas como o poeta Bocage foi interpretado em dis-tintas obras cinematográficas e televisivas. Iniciativa das Co-memorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage.Fórum Municipal Luísa TodiSala Multiusos

FADO NA ALDEIA Noite de fadistas do concelho, acompanhados pelos guitarris-tas Carlos Pinto e Manuel Carlos.OleirosOrg.: CMSJunta de Freguesia de Azeitão

PRÉMIOS MARCHASPOPULARES 2016Cerimónia de entrega de pré-mios do concurso Marchas Po-pulares de Setúbal 2016, com a atuação das madrinhas das marchas participantes e a parti-cipação especial das madrinhas das marchas extraconcurso.Fórum Municipal Luísa TodiOrg.: CMS

BOSSA E OUTRAS NOVASEspetáculo com Sílvia Nazário, na voz, e Cláudio Kumar, na guitarra.Casa da CulturaPátio do DimasOrg.: CMS

PRÉMIO JUVENIL DE CICLISMO Prova de ciclismo de estrada e de destrezas, para as categorias de pupilos, benjamins, infantis, inicia-dos, juvenis e cadetes femininas.Avenida Emídio Graça Org.: Associação de Ciclismo de Setúbal Apoio: CMS

FEIRA DA BAGAGEIRAAs bagageiras dos automóveis servem de bancas para a venda dos mais variados artigos em segunda mão.Largo José AfonsoOrg.: CMS | EcoSapiens

AS DIABÓLICASO filme de Henri-G Clouzot, de 1955, com Simone Signoret, passa na Lauro António Master-class com o tema A Atriz – Arte e Sedução.Fórum Municipal Luísa Todi

1 5 S E X

2 2 h 0 05 €

1 6 S A B

1 8 h 0 0Gratuito

2 1 h 3 0Gratuito

2 1 h 3 0Gratuito

Page 17: Guia de Eventos - jul | ago'16

17programa

FOTOGRAFIAPalestra do Projeto 33, com o convidado Flávio Andrade.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Artiset | Artphoto

FUGA PARA A VITÓRIAO filme de John Huston, de 1982, passa no ciclo Cinema no Pátio. Iniciativa integrada em Setúbal Ci-dade Europeia do Desporto 2016.Casa da CulturaPátio do DimasOrg.: CMS

FADO NA ALDEIA Espetáculo com fadistas do concelho, acompanhados dos guitarristas Carlos Pinto e Ma-nuel Carlos.Parque Urbano de Brejos de AzeitãoOrg.: CMSJunta de Freguesia de Azeitão

FADOMiguel Camões e Deolinda de Jesus, acompanhados na gui-tarra portuguesa por Custódio Magalhães e na viola por Carlos da Fonseca, atuam nas Noites da Baía 2016. Casa da Baía Org.: Associação da Baía de Setúbal Apoios: CMS | Coca-Cola | Troia Design

JAZZConcerto do Ciclo de Jazz com Sara Serpa e André Matos. Casa da CulturaPátio DimasOrg.: CMS

BOCAGE NA RUA – 30 POEMAS Inauguração de mais quatro es-truturas de um roteiro público, três na Avenida Luísa Todi e outra junto do Museu do Trabalho Mi-chel Giacometti, que compila uma seleção de 30 poemas de Bocage. A iniciativa, das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage e do 30.º aniversário do Teatro Estúdio Fontenova, inclui uma visita com início na Avenida Luísa Todi, defronte da Galeria Municipal do Banco de Portugal.Org.: Teatro Estúdio Fontenova | CMS

FADO NA ALDEIA Noite de fadistas do concelho, acompanhados dos guitarristas Carlos Pinto e Manuel Carlos.Vendas de AzeitãoOrg.: CMSJunta de Freguesia de Azeitão

BOCAGE SOUNDS Apresentação dos projetos par-ticipantes em concurso musical, com temas inspirados na vida e obra do poeta setubalense. Inicia-tiva das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage. Avenida Luísa TodiPlaca centralOrg.: CMS

1 9 T E R

2 1 h 3 0Gratuito

2 1 Q U I

2 1 h 3 0Gratuito

2 2 S E X

2 1 h 3 0Gratuito

2 2 h 0 05 €

2 2 h 0 0Gratuito

2 3 S A B

1 9 h 0 0Gratuito

2 1 h 3 0Gratuito

2 2 h 0 0Gratuito

Page 18: Guia de Eventos - jul | ago'16

18JULHO | AGOSTO 2016

DUQUES DE CORDASA banda eborense traz a Setúbal versões de Paulo Gonzo, Rui Ve-loso, Pink Floyd e outros êxitos do rock nacional e internacional.Bigodes Bar Org.: Overground Bookings

LADRÃO DE CASACAO clássico de Alfred Hitchcock, de 1955, com Grace Kelly, é exibido na Lauro António Masterclass com o tema A Atriz – Arte e Sedução.Fórum Municipal Luísa Todi

COMO É SER AVÓ… E NETO?Atividade de partilha de experi-ências entre gerações, dirigida à população em geral. Biblioteca Municipal Polo da GâmbiaOrg.: Junta de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra

LIGA DE MULHERESO filme de Penny Marshall, de 1993, é exibido no ciclo Cine-ma no Pátio. Iniciativa integrada em Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.Casa da CulturaPátio do DimasOrg.: CMS

2 3 S A B

2 3 h 0 0Gratuito

2 5 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

2 6 T E R

1 0 h 0 0

2 8 Q U I

2 1 h 3 0Gratuito

JULHO | AGOSTO 2016

2 3 h 0 0Gratuito

Desporto inspira Sant’Iago

A Feira de Sant’Iago proporciona, entre 29 de julho e 7 de agosto, dezenas de expositores, es-paços de restauração, muita diversão e espetá-culos todas as noites. “Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016” dá o mote ao maior certame do sul do país e inspira uma exposição patente ao longo dos dez dias do evento, que se realiza, como habitualmente, no Parque Sant’Iago, nas Manteigadas. São esperados muitos visitantes, que podem fazer compras, divertir-se ou assis-tir a um dos muitos espetáculos musicais pre-vistos, como o concerto de Tiago Bettencourt, que inaugura esta edição da feira.

2 9 S E X

TIAGO BETTENCOURTConcerto de abertura da Feira de Sant’Iago 2016. Antes de Tiago Bettencourt, atuam, a partir das 21h00, os Loosense, que foram a melhor banda do concelho na edição deste ano do Concurso Bandas de Garagem de Setúbal, além de terem ficado em segun-do lugar na classificação geral, a que se segue um espetáculo de Joaquim Gouveia Urban Trio. Parque Sant’IagoOrg.: CMS

Page 19: Guia de Eventos - jul | ago'16

19programa

FESTAS DE SÃO SIMÃOEvento com celebrações religio-sas, gastronomia, divertimentos e música.Parque de Vendas de AzeitãoOrg.: Junta de Freguesia de Azeitão

CIÊNCIA VIVA NO VERÃOJogos didáticos e experiências científicas para miúdos e graúdos.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: Instituto Dom LuizApoio: CMS

LIMBOConcerto das Noites da Baía 2016 com músicas de Sting. Casa da Baía Org.: Associação da Baía de Setúbal Apoios: CMS | Coca-Cola | Troia Design

FADO LELÉEspetáculo que revisita a músi-ca de Alfredo Marceneiro, Amá-lia Rodrigues, Hermínia Silva e Lucília do Carmo, entre outros.Casa da CulturaPátio do DimasOrg.: CMS

VINTE DEGRAUSE OUTROS CONTOS O Grupo de Leitura debate a obra de Hélia Correia.Biblioteca MunicipalServiços CentraisOrg.: CMS

STB URBAN MARKETMostra e venda de artigos em segunda mão, vintage, design urbano, artesanato nacional e internacional, roupa, sapatos e acessórios.Praia da Saúde Org.: CMS

CAPTAIN BOYCaptain Boy é o alter-ego de Pedro Ribeiro, vagabundo com voz rouca e guitarra a tiracolo que canta his-tórias que transcendem o tempo.Casa da CulturaPátio do DimasOrganização: CMS | Experimentáculo

DEOLINDAA banda de Ana Bacalhau é cabe-ça de cartaz na segunda noite da Feira de Sant’Iago. O concerto é antecedido de outros espetáculos musicais com início às 21h00.Parque Sant’IagoOrg.: CMS

Gratuito+ dias

30 e 31

1 0 h 0 0Gratuito

2 2 h 0 05 €

2 2 h 0 0Gratuito

3 0 S A B

1 5 h 0 0Gratuito

1 8 h 0 0//24h00

Gratuito

2 2 h 0 0Gratuito

2 3 h 3 0Gratuito

Page 20: Guia de Eventos - jul | ago'16

agosto

exposições pág. 30 | agir pág. 34 | infantil pág. 36

ZAMBUJO PICA NA FEIRASARDINHA DELICÍA CONCELHOITÁLIA PARA LÁ DE OITO E MEIOTEATRO INVADE PALCOS EM FESTABOCAGE LIDO PELAS RUASRITMOS LATINOS NO FINAL DO VERÃO

0 2 T E R0 4 Q U I1 1 Q U I1 8 Q U I2 1 D O M 2 7 S A B

20JULHO | AGOSTO 2016

Page 21: Guia de Eventos - jul | ago'16

21programa

O PECADO MORA AO LADOLauro António apresenta a obra de Billy Wilder, de 1955, com Marilyn Monroe, na masterclass com o tema A Atriz – Arte e Se-dução.Fórum Municipal Luísa Todi

MESTIÇOCAROLINA DESLANDESO projeto Mestiço, que junta os músicos Luís Represas e Pau-lo Flores, abre a noite de espe-táculos na Feira de Sant’Iago, que termina com um concerto da nova promessa da música nacional Carolina Deslandes, às 23h00.Parque Sant’IagoOrg.: CMS

CONVERSASSOBRE FOTOGRAFIAReunião informal sobre temas fotográficos.Casa da Cultura Espaço das ArtesOrg.: Artiset

ANTÓNIO ZAMBUJOO autor de “Pica do 7” regressa a Setúbal e à Feira de Sant’Iago. Antes, há outras atuações, no-meadamente do jovem cantor setubalense Miguel Guerreiro, às 21h30, que tem feito enorme sucesso no Japão. Parque Sant’IagoOrg.: CMS

CARLÃOCarlão, o “Pacman” dos Da Weasel, que atuaram na Feira de Sant’Iago, participa em mais uma noite de espetáculos do certame, que co-meça às 21h00 com outros artis-tas.Parque Sant’IagoOrg.: CMS

SUPERNOVAConcerto da Feira de Sant’Iago com a banda de rock nacional de Moimenta da Beira, que, desde 2008, tem dado espetáculos aca-démicos e em feiras e festivais de verão. Antes e depois desta atua-ção, há mais música.Parque Sant’IagoOrg.: CMS

0 1 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

2 1 h 0 0Gratuito

0 2 T E R

2 1 h 0 0Gratuito

2 3 h 0 0Gratuito

0 3 Q U A

2 3 h 0 0Gratuito

0 4 Q U I

2 1 h 4 5Gratuito

Page 22: Guia de Eventos - jul | ago'16

22JULHO | AGOSTO 2016

SUSANA MARTINSA cantora setubalense atua no ciclo Lugar ao Fado e apresenta o primeiro trabalho discográfico de fado, “A Voz do Povo”.Casa da CulturaPátio do DimasOrg.: CMS | Deriv@status

DENGAZ“Dizer Que Não” é o grande su-cesso do último álbum de Den-gaz, “Para Sempre”, com partici-pações como António Zambujo, Marcelo D2, Valete, Matay e Agir. A sonoridade rap/hip hop ani-ma o penúltimo dia da Feira de Sant’Iago, com espetáculos a partir das 21h00.Parque Sant’IagoOrg.: CMS

0 4 S A B

Evento pagoAté dia 14

0 5 S E X

Gratuito+ dia 6

2 2 h 0 05 €

2 3 h 0 0Gratuito

0 6 S A B

1 9 h 0 0Gratuito

2 3 h 0 0Gratuito

FESTIVAL DO MARISCOQuinzena gastronómica de pro-moção do marisco em restau-rantes do concelho.Org.: CMS Apoio: Makro | Leland | Coca-Cola

FESTAS DE SÃO LOURENÇOEvento de cariz religioso, que in-clui gastronomia, divertimentos e música.Azeitão Bacalhôa ParqueOrg.: Paróquia de AzeitãoApoio: Junta de Freguesia de Azeitão

FADOPedro Lisboa e Inês Duarte con-vidam Nelson Abreu em espe-táculo das Noites da Baía 2016. São acompanhados por António Jorge na guitarra portuguesa, Manuel Mendes na viola de fado e Fernando Costa na viola baixo. Casa da Baía Org.: Associação da Baía de Setúbal Apoios: CMS | Coca-Cola | Troia Design

CUCA ROSETAUma das vozes da nova gera-ção do fado encerra uma noi-te de espetáculos na Feira de Sant’Iago dedicada ao Patrimó-nio Cultural Imaterial da Huma-nidade. O Quarteto de Fado Deo-linda de Jesus, que atua a partir das 21h45, é outro destaque do programa de dia 5. Parque Sant’IagoOrg.: CMS

Page 23: Guia de Eventos - jul | ago'16

FEIRA DA BAGAGEIRAAs bagageiras dos automóveis são as bancas das vendas dos mais variados artigos em se-gunda mão.Largo José AfonsoOrg.: CMS | EcoSapiens

MARCO PAULOSe há músicos que dispensem apresentações, este é, sem dúvida, um deles. O cantor de sucessos de sempre como “Eu tenho dois amores”, “Maravilho-so Coração”, “Joana“ e “Nossa Senhora” encerra com chave de ouro a edição deste ano da Fei-ra de Sant’Iago. Antes há outra atuação, às 21h00.Parque Sant’IagoOrg.: CMS

PIQUENIQUEO filme de Joshua Logan, de 1955, com Kim Novak, é apre-sentado na Lauro António Mas-terclass com o tema A Atriz - Arte e Sedução.Fórum Municipal Luísa Todi

0 7 D O M

1 1 h 0 0//18h00

Gratuito

2 3 h 0 0Gratuito

0 8 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

LO CHIAMAVANO JEEG ROBOTO filme de Gabriele Mainetti, de 2015, sobre um homem que ga-nha superpoderes ao entrar em contacto com uma substância radioativa, abre a Festa do Cine-ma Italiano em Setúbal.Cinema Charlot– Auditório MunicipalOrg.: Associação Il SorpassoApoio: CMS | Embaixada de Itália Instituto Italiano de Cultura de Lisboa

1 1 Q U I

2 1 h 3 02 € |

cartão jovem,estudantes e + 65 anos

2,5 € | sessão

5 € | passe

Itália vista em Setúbal

Setúbal recebe pela primeira vez a 8 ½ Fes-ta do Cinema Italiano, certame organizado desde 2008, que inclui a exibição de filmes italianos em antestreia, recentes e antigos, alguns dos quais integram uma secção competitiva. O evento, que se estende a mais 14 cidades portuguesas e nove dos países lusófonos, está em Setúbal nos dias 11, 12 e 13 de agosto, com a exibição de grandes produções. Destaque, no primeiro dia, para a antestreia de “Lo Chiamavano Jeeg Robot”, de Gabriele Mainetti, e a apresentação, no último dia de festa, da cópia restaurada da obra-prima de Federico Fellini “8 ½”.

23programa

Page 24: Guia de Eventos - jul | ago'16

24JULHO | AGOSTO 2016

1 2 S E X

GratuitoAté dia 15

1 8 h 0 0 2 € |

cartão jovem, estudantes e + 65 anos

2,5 € | sessão5 € | passe

2 1 h 3 0 2 € |

cartão jovem, estudantes e + 65 anos

2,5 € | sessão5 € | passe

2 2 h 0 05 €

2 2 h 0 0Gratuito

1 3 S A B

1 6 h 0 0 2 € |

cartão jovem, estudantes e + 65 anos

2,5 € | sessão5 € | passe

1 9 h 0 0Gratuito

FESTAS DE NOSSASENHORA DA CONCEIÇÃOCertame popular com caracte-rísticas religiosas.Aldeia de São PedroOrg.: Comissão de Festas de Nossa Senhora da ConceiçãoApoio: Junta de Freguesia de Azeitão

LE COSE BELLEAs histórias de quatro jovens napolitanos no documentário de Agostino Ferrente e Giovanni Pi-perno, de 2013, na 8 ½ Festa do Cinema Italiano.Cinema Charlot– Auditório MunicipalOrg.: Associação Il SorpassoApoio: CMS | Embaixada de Itália Instituto Italiano de Cultura de Lisboa

ALMAS NEGRASO filme de Francisco Munzi, de 2014, que conta a história de uma família do crime organiza-do, passa na 8 ½ Festa do Cine-ma Italiano.Cinema Charlot– Auditório MunicipalOrg.: Associação Il SorpassoApoio: CMS | Embaixada de Itália Instituto Italiano de Cultura de Lisboa

HEATA banda de tributo a Stevie Won-der toca nas Noites da Baía 2016. Casa da Baía Org.: Associação da Baía de Setúbal Apoios: CMS | Coca-Cola | Troia Design

CONVERSASCOM REALIZADORESSessão da iniciativa Set’Curtas.Casa da CulturaPátio do DimasOrg.: CMS

8 ½ A cópia restaurada em digital da obra-prima de Federico Fellini é exibida no último dia da 8 ½ Fes-ta do Cinema Italiano.Cinema Charlot – Auditório MunicipalOrg.: Associação Il SorpassoApoio: CMS | Embaixada de Itália Instituto Italiano de Cultura de Lisboa

RITA SANTOSA artista, que prepara o primei-ro trabalho de originais, dá um concerto do ciclo Lugar ao Fado.Casa da CulturaPátio do DimasOrg.: CMS | Deriv@status

Page 25: Guia de Eventos - jul | ago'16

MA CHE BELLA SORPRESAO filme de Alessandro Genove-si, de 2015, conta as aventuras de um romântico e sonhador professor de literatura cuja vida se desmorona quando a namo-rada o deixa por outro homem. Sessão de 8 ½ Festa do Cinema Italiano.Cinema Charlot– Auditório MunicipalOrg.: Associação Il SorpassoApoio: CMS | Embaixada de Itália Instituto Italiano de Cultura de Lisboa

NOSSA SENHORA DE PARISLauro António apresenta o fil-me de Jean Delannoy, de 1956, com Gina Lollobrigida, na mas-terclass A Atriz – Arte e Sedu-ção. Fórum Municipal Luísa Todi

2 1 h 3 0 2 € |

cartão jovem, estudantes e + 65 anos

2,5 € | sessão5 € | passe

1 5 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

XVIII FESTA DO TEATROCertame com perto de duas de-zenas de espetáculos. Além do anfitrião Teatro Estúdio Fonte-nova, há produções de Teatro Corsario, de Espanha, Cão à Chuva/Rui Paixão, Io Appolloni, Peripécia Teatro, Teatro dos Alo-és, Passos e Compassos, Colec-tivo Sophiemarie e Companhia João Garcia Miguel.Informações: [email protected] 233 299 | 967 330 188Org.: Teatro Estúdio Fontenova | CMS

1 8 Q U I

Até dia 285 € |

estudantes, menores

de 25 anos7 € | normal

Contribuição solidária |

secção off

Teatro mostra talento

O Festival Internacional de Teatro de Setúbal – XVIII Festa do Teatro regressa, entre os dias 18 e 28, com uma programação que inclui es-petáculos cénicos de sala e de rua, música, ci-nema, palestras, exposições e manifestações artísticas emergentes. Na festa, que se realiza em vários espaços e equipamentos públicos, apresentam-se companhias nacionais e es-trangeiras, com algumas estreias previstas. Além da secção oficial, com espetáculos a decorrer às 22h00, é mantida a secção off “Mais Festa”, às 19h00 e às 23h30, a qual abre as portas a jovens criadores e a novos projetos teatrais, que usufruem da logística e promoção do certame.

25programa

Page 26: Guia de Eventos - jul | ago'16

26JULHO | AGOSTO 2016

NOITE DE FADOSEspetáculo com Carla Lança, Joana Lança e Ramiro Costa, acompanhados à guitarra por Manuel Carlos Casalão e à viola por Carlos Pinto. Miradouro de São SebastiãoOrg.: Junta de São Sebastião

JOSÉ DA CÂMARAEspetáculo das Noites da Baía 2016 em que José da Câmara é acompanhado na guitarra por-tuguesa por Luís Petisca e na viola por Armando Figueiredo. Casa da Baía Org.: Associação da Baía de Setúbal Apoios: CMS | Coca-Cola | Troia Design

FESTAS DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE TROIAA tradição marítima é cumprida com noites de baile, animação po-pular e o habitual concurso de bar-cos engalanados. Destaque para o círio fluvial entre Setúbal e Troia.Org.: Comissão de Festas

FESTIVAL DO CARAPAUQuinzena gastronómica de pro-moção do carapau em restau-rantes do concelho. Org.: CMS Apoio: Makro | Leland | Coca-Cola

INÊS DUARTEConcerto do ciclo Lugar ao Fado no qual a setubalense apresenta o último trabalho discográfico, “Este Fado”.Casa da CulturaPátio do DimasOrg.: CMS | Deriv@status

BOCAGE NA RUA – 30 POEMAS Inauguração de mais quatro estruturas, junto da Igreja de S. Sebastião, onde começa a visita, perto da Casa Bocage, no Jar-dim do Quebedo e no Largo de Santa Maria. Iniciativa dinami-zada no âmbito das Comemo-rações dos 250 Anos do Nasci-mento de Bocage e dos 30 anos do Teatro Estúdio Fontenova. Org.: Teatro Estúdio Fontenova | CMS

1 9 S E X

2 1 h 3 0Gratuito

2 2 h 0 05 €

2 0 S A B

GratuitoAté dia 22

Evento pagoAté 4 SET

1 9 h 0 0Gratuito

2 1 D O M

1 9 h 0 0

Page 27: Guia de Eventos - jul | ago'16

27programa

O ACOSSADOO filme de Jean-Luc Godard, de 1960, com Jean Seberg, em des-taque na Lauro António Master-class com o tema A Atriz – Arte e Sedução.Fórum Municipal Luísa Todi

FESTA DO MOINHODE MARÉ DA MOURISCAO certame à beira-rio, na 17.ª edição, inclui animação musical, tasquinhas e os habituais con-cursos gastronómicos.Herdade da MouriscaOrg.: Juntas do Sado e de Gâmbia, Pontes e Alto da GuerraApoio: CMS

2 2 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

2 6 S E X

GratuitoAté dia 28

ENTREPAREDES | DUO AVESSOEspetáculo que surge de uma simbiose entre um violino e uma guitarra.Casa da CulturaPátio do DimasOrg.: CMS

CORONEL CANTIGAEspetáculo das Noites da Baía 2016 de tributo aos Queen. Casa da Baía Org.: Associação da Baía de Setúbal Apoios: CMS | Coca-Cola | Troia Design

PAULO ROCHAConcerto do ciclo Lugar ao Fado.Casa da CulturaPátio do DimasOrg.: CMS | Deriv@status

NOITE ESPANHOLAEspetáculo musical e de dança com ritmos latinos.Rossio de Vila Nogueira de AzeitãoOrg.: Junta de Freguesia de Azeitão

2 2 h 0 0Gratuito

2 2 h 0 05 €

2 7 S A B

1 9 h 0 0Gratuito

2 1 h 3 0Gratuito

Page 28: Guia de Eventos - jul | ago'16

2014, na altura com apenas uma aluna. Hoje tem três turmas, incluindo na Uniseti, e chega a mais de sete dezenas de pessoas.

A cubana Lilian Rivera e o setubalense João Santos ensinam uma vez por sema-na, em duas aulas gratuitas de uma hora às quartas-feiras, passos de salsa, merengue, cha cha cha, tango, bachata e quizomba e que conduzem a algo muito mais precioso do que meras coreografias.

Através das danças sociais promovem o envelhecimento ativo, fintam o isolamento e dão ritmo ao bem-estar físico e mental.

Lilian começa sem música. Há que aque-cer corpos e entrar em compassos. Recapitu-la aulas antigas para os alunos mais experien-tes e apresenta passos a novos instruendos.

Os semblantes da turma, salvo exceções, variam entre dois tipos: os das mulheres e os dos homens. Os delas mostram, claramente, muitos mais sorrisos. Os deles exalam con-centração, denunciadora das lutas individuais com a coordenação motora, menos talhada no grupo masculino para estas andanças dos ritmos latinos.

São alunos dos 65 aos 86 anos, mas coma dança não parecem ter mais de 20. Pelas danças sociais viajam até à América Latina e África e é lá que encontram os ritmos certos para mais saúde. A proposta nasce do Enclave e a Casa da Cultura vai enchendo com entusiastas. De caminho nascem amizades e dá-se um bailinho à solidão

O prazer desta dança

Embora ainda falte uma dúzia de minutos para o início da aula, grande parte da turma das quatro da tarde já marca presença na Casa da Cultura.

Reina um bulício algo colegial, com con-versas cruzadas pela Sala José Afonso, des-pida de cadeiras e com o estrado desimpedi-do para que a professora Lilian Rivera ensine os primeiros passos do dia.

O grupo está alegre, um dos objetivos da proposta “Envelhecer com Saúde”, do Enclave – Cultura em Movimento, iniciada em abril de

28JULHO | AGOSTO 2016

Page 29: Guia de Eventos - jul | ago'16

29bastidores

“Reparem em mim. Estou a fazer uma coisa mal. O que é?” Os sorrisos escondem--se e as concentrações quebram-se perante a pergunta da professora.

Sugere-se o movimento das ancas, mas a resposta correta está mais acima. “Não es-tou a mexer os braços. Pareço uma estátua da cintura para cima. Já viram alguma es-tátua a dançar? Pois…” A turma ri-se com o apontamento e uns braços começam desde logo a rodopiar para assimilar a lição.

Solta-se finalmente a música e os pas-sos lentamente aprendidos até então acele-ram para o compasso audível. “Um, dois, três, pausa, cinco, seis, sete, pausa. Ou se respeita este ritmo ou não estão a dançar salsa”, expli-ca a simpática cubana Lilian num português rendilhado de sílabas “castelhânicas”.

João Santos quebra depois o grupo. “Da-mas para um lado e cavalheiros para o outro, por favor. Senhoras, vamos lá convidar um cavalheiro para dançar”, desafia, numa inver-são da etiqueta sobre os protagonistas dos convites, intencional para instigar o convívio na turma.

No grupo há alunos que se conhecem de outras aulas, mas muitos, não. “O senhor dá--me o prazer desta dança?”, ouve-se aqui e ali nos convites, alguns complementados por breves apresentações. “Com certeza. Muito gosto, sou o José.”

Mas João Santos alerta. “Uma senhora ficou sem par. Sabem porque isto aconteceu? Não se mexeu. Camarão que dorme, a onda leva. A gente já resolve isso”, sossega o ins-trutor com humor.

Esta componente social, de proatividade e integração, acaba por ser outro grande obje-tivo. O Enclave, inclusivamente, é parceiro do Instituto Politécnico de Setúbal num estudo de avaliação do impacte das aulas no bem-estar físico e emocional dos alunos.

Parecem ter passado cinco minutos, mas já lá vão sessenta. Chega ao fim a primeira aula do dia e praticamente não há pausa para o início da segunda. Poucos arredam pé no interlúdio, mesmo com a Seleção Nacional a disputar o Europeu de futebol. “Esta malta é de valor. Nem o Ronaldo os arranca daqui”, brinca João Santos.

Page 30: Guia de Eventos - jul | ago'16

30JULHO | AGOSTO 2016

DE ÁFRICATrabalhos fotográficosde Zica Capristano.Casa da CulturaGaleria de ExposiçõesTer a qui, das 10h00 às 24h00Sex e sab, das 10h00 à 01h00Dom, das 10h00 às 20h00Org.: DDLX | CMS

Imagens da alma africanaZica Capristano apresenta duas dezenas de fotografias, retiradas do livro “De África”, fru-to de quatro décadas de viagens e de uma profunda admiração pelo continente afri-cano. As imagens mostram muitos rostos humanos, na perspetiva do antropólogo por-tuguês, mas também retratam o ambiente e a arquitetura de países africanos onde as condições de sobrevivência são precárias. À venda no local da exposição está também o livro que a originou, uma extensa obra com mais de quatrocentas fotografias que reve-lam uma marcante paixão por África, com memórias de cada viagem, retratadas em figuras, horizontes, comunidades, sons, am-bientes e tradições que compõem a singula-ridade da alma africana.

0 2 J U L //02AGO

Gratuito

VISITANDO SETÚBALMostra coletiva da Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa.Casa da CulturaEspaço das ArtesTer a sab, das 16h00 às 19h30e das 20h30 às 23h00Dom, das 14h30 às 20h00Org.: Artiset

U MEDUVREMENU / ENTRETANTOExposição das obras resultan-tes do trabalho da pintora sér-via Ena Sadikovic em Setúbal, durante a residência artística na associação Experimentáculo. Bar-Galeria La BohèmeTer a dom, das 21h30 às 02h00Org.: Experimentáculo | CMS

DIÁRIO GRÁFICODE UMA ESCAVAÇÃOImagens e ilustrações que dão a conhecer o quotidiano de uma intervenção arqueológica, nes-te caso de uma ala claustral do Convento de Jesus, com os en-terramentos das freiras entre os séculos XVIII e XIX.Casa da CulturaSala anexaTer a qui, das 10h00 às 24h00Sex e sab, das 10h00 à 01h00Dom, das 10h00 às 20h00Org.: CMS

J U L01 // 28

Gratuito

J U L01 // 31

Gratuito

0 2 J U L //03AGO

Gratuito

Page 31: Guia de Eventos - jul | ago'16

31programa

FORMAS DE OLHARPinturas de Isabel Chora e Ma-nuela Conceição. Inauguração a 30, às 16h00.Casa da CulturaEspaço das ArtesTer a sab, das 16h00 às 19h30e das 20h30 às 23h00Dom, das 14h30 às 20h00Org.: Artiset

(EN)CANTOS DA BAÍAMostra de pintura de Acácio Malhador, Amália Oliveira, Perei-ra da Silva, Vira, Graciete Lança, Olinda Lima e Valter Jordão. Casa da BaíaClaustrosDom a qua, das 09h00 às 22h00Qui a sab e vésperas de feriado, das 09h00 às 24h00Org.: CMS

ESCULTURAR NA DESPORTIVAMostra de esculturas de Alber-to Kissola, com inauguração às 22h00. Iniciativa de Setúbal Ci-dade Europeia do Desporto.Casa da CulturaGaleria de ExposiçõesTer a qui, das 10h00 às 24h00Sex e sab, das 10h00 à 01h00Dom, das 10h00 às 20h00Org.: CMS

POR ESTE RIO ACIMAPinturas de Olinda Lima inspira-das no rio Sado.Restaurante ChampanheriaAvenida Luísa Todi, 414Ter a sab, das 12h30 às 15h00e das 19h00 às 23h00Dom, das 12h30 às 15h00Org.: Olinda Lima

O SÁBIO É CIDADÃODO MUNDO INTEIROMostra sobre a viagem em balão do capitão Lunardi e o poema escrito por Bocage sobre a mes-ma, integrada nas Comemora-ções dos 250 Anos do Nasci-mento de Bocage. Inauguração às 15h00.Biblioteca Municipal Serviços CentraisSeg a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30Org.: CMSEscola Secundária du Bocage

INSTANTÂNEOSDO MOVIMENTO Imagens da coleção do fotógra-fo Américo Ribeiro sobre o des-porto em Setúbal no século XX.Galeria Municipal do 11Ter a sex, das 11h00 às 13h00e das 14h00 às 18h00Sab, das 14h00 às 18h00Org.: CMS

J U L05 // 15

Gratuito

09 JUL // 27 A G O

Gratuito

29 JUL // 11 A G O

Gratuito

A G O04 // 30

Gratuito

05 AGO //01SET

Gratuito

05 AGO //09SET

Gratuito

31

Page 32: Guia de Eventos - jul | ago'16

3232

ARTE DA PESCAMostra de acervo artístico muni-cipal relacionado com o mar e a arte da pesca.Casa da Baía Galeria de ExposiçõesDom a qua, das 09h00 às 22h00Qui a sab e vésperas de feriado, das 09h00 às 24h00Org.: CMS

POESIA SILENCIOSAExposição de pintura de Carmo Candeias. Inauguração no dia 13, às 16h00.Casa da CulturaEspaço das ArtesTer a sab, das 16h00 às 19h30e das 20h30 às 23h00Dom, das 14h30 às 20h00Org.: Artiset

ATRAVÉS DO MEU OLHARExposição de pintura de Graça Sant’ana. Inauguração no dia 27, às 19h30.Casa da CulturaEspaço das ArtesTer a sab, das 16h00 às 19h30e das 20h30 às 23h00Dom, das 14h30 às 20h00Org.: Artiset

DESENHAR EM CIMADA CONSERVAMostra de banda desenhada feita ao longo do último ano por diversos autores, ao vivo no Mercado da Ribeira, em Lisboa, como Nuno Saraiva, Susana Carvalhinhos e Lord Mantraste. André Carrilho completou o tra-balho em Setúbal, com o 12.º painel. Iniciativa da Festa da Ilustração 2016.Museu do TrabalhoMichel GiacomettiTer a sex, das 09h30 às 18h00Sab, das 15h00 às 19h00Org.: CMS | DDLX | Abysmo Editora

BARTOONMostra dos desenhos que Luís Afonso publica há mais de vinte anos no jornal Público. Exposi-ção da Festa da Ilustração 2016.Teatro de BolsoQui a dom, das 15h00 às 19h00Org.: CMS | DDLX | Abysmo Editora

0 6 A G O// 02OUT

Gratuito

A G O12 // 25

Gratuito

26 AGO //08SET

Gratuito

A T É0 3 J U L

Gratuito

A T É0 3 J U L

Gratuito

JULHO | AGOSTO 2016

Page 33: Guia de Eventos - jul | ago'16

3333

A T É1 5 S E T

Gratuito

A T É2 4 S E T

Gratuito

A decorrer

Gratuito

ILUSTRAÇÃOLuís Filipe Abreu, responsável, entre muitos outros trabalhos, pela criação de centenas de selos e de notas, como a anti-ga nota de cem escudos com a imagem de Fernando Pessoa, mostra conjunto de originais, no âmbito da Festa da Ilustração.Galeria Municipal do 11Ter a sex, das 11h00 às 13h00e das 14h00 às 18h00Sab, das 14h00 às 18h00Org.: CMS | DDLX | Abysmo Editora

CADERNOS DE VIAGEMHans Christian Andersen é recor-dado através de desenhos de di-versos autores, em mostra coor-denada por Niels Fisher. Iniciativa da Festa da Ilustração 2016.Biblioteca MunicipalServiços CentraisSeg a sex, das 09h00 às 19h00Sab, das 14h00 às 19h00Org.: CMS | DDLX | Abysmo Editora

BOCAGE 250 | 1765/2015Reposição da exposição que es-teve patente da última edição da Feira de Sant’Iago, com diversas imagens e textos, além de ou-tros artigos, alusivos a Bocage. Iniciativa dos 250 Anos do Nas-cimento de Bocage.Avenida Luísa TodiDefronte da PSPOrg.: CMS

VER E DAR A VEREscultura, desenho e fotografia de Clara Menéres, que revelam diferentes incidências da inves-tigação da escultora no campo das Artes Visuais.Museu de Arqueologiae Etnografia do Distrito de SetúbalTer a sab, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30Org.: MAEDS/AMRS

A ALQUIMIA DA CERÂMICADoze esculturas de cerâmica de Nikolay Amzov numa síntese e cruzamento das visões retrata-das na célebre obra de Rafael “A Escola de Atenas”.Parque do BonfimOrg.: CMS

A T É0 3 J U L

Gratuito

A T É0 4 J U L

Gratuito

exposições

Page 34: Guia de Eventos - jul | ago'16

agir34

JULHO | AGOSTO 201634

WINE TASTING EXPERIENCE Descida de galeão a Alcácer do Sal com degustação de produtos regionais, almoço e provas com vinhos Filipe Palhoça, com saí-das nos dias 2, 9, 16, 22 e 30, na Doca das Fontainhas.Informações: [email protected] 334 398 | 265 545 010Org.: CMS | Rota de Vinhosda Península de SetúbalApoio: Comissão VitivinícolaRegional da Península de Setúbal

WORKSHOP SEMIFRIOSOficina de sobremesaspelo chef Osvaldo.Casa da Baía Inscrições (até dia 6):[email protected]@rotavinhospsetubal.com Org.: CMSApoio: Rota de Vinhosda Península de Setúbal

À VOLTA DA CIDADECurso sobre a História da Arte em Setúbal, aos sábados e do-mingos, por António Almeida, em vários locais da cidade.Inscrições: 960 002 [email protected].: Elucid’Arte

Ateliers ocupam verão

Cerca de mil participantes, entre crianças e jovens, dos 6 aos 18 anos, e a população sénior do concelho, são esperados na vigé-sima edição dos Ateliers de Verão, iniciativa de ocupação de tempos livres promovida pela Câmara Municipal de Setúbal. Ativi-dades desportivas e criativas, informática, teatro comunitário, danças latinas, urbanas e contemporâneas, canto, olaria, culinária e cinema são algumas das áreas disponibili-zadas em cerca de meia centena de ateliers, que se realizam em vários locais, como os parques da cidade, as piscinas municipais e espaços de entidades parceiras neste proje-to municipal.

A T É2 9 J U L

Gratuito

ATELIERS DE VERÃO 2016Atividades para crianças, jovens e população sénior. Informações: 265 454 170Org.: CMS

J U L

1 0 h 0 025 € |

crianças dos 4 aos 12

40 € | adultos

J U L1 0 D O M

1 4 h 3 020 €

J U L15 // 30

1 8 h 0 0//20h30125 € | inclui

jantar

Page 35: Guia de Eventos - jul | ago'16

infantil

A CIDADE DE SETÚBALRui Pereira dá a conhecer a foto-grafia enquanto forma diferente de interpretar a realidade.Informações: 960 002 422Org.: Associação Elucid’Arte

PINTURAAtelier de pintura e recuperação de peças antigas ou usadas em diferentes técnicas. Monte da Elvira n.º 1Informações: 925 437 232 Org.: Renov’art

ARTES PERFORMATIVASOficinas abertas.Centro SocioculturalElmano SadinoInformações: 927 751 881Org.: Teatro do Elefante

WORKSHOP DE TEATROAtividade orientada por Célia David.Teatro de BolsoOrg.: TAS

ROTA DOS GOLFINHOS– ROTA DA BAÍA MAIS BELACruzeiros diários numa das mais belas baías do mundo. Em Setú-bal o embarque é feito na Doca de Recreio das Fontainhas.Informações: 962 405 933Org.: TroiaCruze

TUDO COMEÇOU NO MUDOCurso de iniciação cinematográ-fica conduzido pelo cineasta e crítico de cinema Lauro António, para um máximo de 40 partici-pantes. Nesta segunda edição, que inclui certificado de partici-pação, é revelada a riqueza do cinema mudo. Fórum Municipal Luísa TodiSala MultiusosInscrições: 265 522 127

IPSTARTUP WEEK 2016Iniciativa para estudantes do en-sino secundário e profissional, com atividades de equipa, que dá a conhecer os campus de Se-túbal e Barreiro do Politécnico.Instituto Politécnico de Setúbal Inscrições: www.ips.ptOrg.: IPS | Fórum Estudante

INTRODUÇÃOÀ FOTOGRAFIA DIGITALWorkshop sobre os princípios básicos da fotografia digital, com Rui Pereira.Associação Elucid’ArtePraceta Manuel Nunesde Almeida, 21Inscrições: 960 002 [email protected]

J U L2 0 / / 2 4

1 8 h 0 0Gratuito

J U L25 // 29

Gratuito

J U L27 // 29

0 9 h 3 0//12h00 1 8 h 0 0 //20h30

60 €

A G O02 // 03

1 7 h 3 0//21h30

40 €

A decorrer

S A B0 9 h 3 0 //13h00

20 € | material

A decorrer

M/16 anos

A decorrer

40 € | mês

A decorrer

1 0 h 3 01 4 h 3 0

30 € | geral15 € | 4 // 12

Gratuito | até 4 anos

agir35

Page 36: Guia de Eventos - jul | ago'16

36JULHO | AGOSTO 2016

J U L/ / A G O

0 9 h 0 0//12h00 13h00// 1 7 h 0 0

Gratuito

J U L / / A G O

0 9 h 0 0//18h00Evento pago

6//15 anos

J U L 0 8 S E X

1 1 h 0 0Evento pago

OCUPAÇÃO DE TEMPOS LIVRES Atividades para os mais novos, com pintura, desenhos e jogos tradicionais. Biblioteca MunicipalPolo da GâmbiaInformações: 265 708 209Org.: Junta de Freguesia de Gâmbia,Pontes e Alto da Guerra

ATELIERS DE VERÃOAtividades ocupacionais de âm-bito cultural, desportivo e am-biental, entre outras. Estão pre-vistas idas à praia e à piscina, passeios, visitas e piqueniques, bem como a prática de des-portos como golfe, canoagem, bowling, futebol, karting e surf, além de ateliers de artes, pintura, culinária, escrita criativa, infor-mática, cinema, dança, música e inglês, entre outras atividades.Informações: 918 690 724| [email protected] Org.: Plano d’Estudo

O MUNDO FABULOSODE BOCAGEProdução da autoria de Miguel Assis, numa encenação livre de textos de La Fontaine e do poeta sadino. Evento inserido nas Co-memorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage.Cinema Charlot– Auditório MunicipalOrg.: Grupo de Animaçãoe Teatro Espelho Mágico | CMS

À descoberta do museu

“Plantas Criativas”, de 5 a 8 de julho, “Des-cobrindo a Arqueologia”, de 12 a 15, “Dete-tives à Solta”, de 19 a 22, e “Construção de Marionetas”, de 26 a 29, são os ateliers que o Museu de Arqueologia e Etnografia do Dis-trito de Setúbal proporciona para ocupação dos tempos livres de verão das crianças. Em “Plantas Criativas” são utilizadas maté-rias naturais na construção de esculturas, desenhos, colagens e pinturas, e há lugar a jogos lúdico-pedagógicos. Em “Descobrindo a Arqueologia”, as crianças criam objetos que possibilitem vivenciar diferentes épo-cas e em “Detetives à Solta”, em forma de jogo, descobrem as coleções permanentes do museu. No restante atelier, dão largas à imaginação para construir marionetas com materiais reciclados.

ATELIERS NO MAEDSAs crianças dos 7 aos 13 anos encontram no MAEDS a pos-sibilidade de ocupar os tem-pos livres de verão em ateliers lúdico-pedagógicos. Museu de Arqueologiae Etnografia do Distrito de SetúbalInformações: 265 239 365 Org.: MAEDS/AMRS

J U L05 // 29

1 0 h 0 0//12h30

Gratuito

Page 37: Guia de Eventos - jul | ago'16

37infantil

O MUNDO FABULOSODE BOCAGEEvento das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage.Sociedade Filarmónica Perpétua AzeitonenseOrg.: Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico | CMS

DIA DAS FAMÍLIAS– VILA DOS HERÓISA Feira de Sant’Iago oferece um espetáculo para as famílias, com A Vila dos Heróis, um mu-sical infantil que engloba quatro espetáculos das personagens “Winx”, “Lazy Town”, “Mestre André” e “Comboio dos Dinos-sauros”, do Canal Panda.Parque Sant’IagoOrg.: CMS

QUERO A LUA!Teatro de marionetas pela companhia Partículas Elemen-tares, com Carlos Silva, numa história sobre o amor, a humil-dade e outros sentimentos.Casa da CulturaSala José AfonsoReservas: 265 236 [email protected] Org.: Teatro Estúdio Fontenova | CMS

J U L1 0 D O M

1 8 h 0 0Gratuito

J U L 3 1 D O M

1 8 h 0 0Gratuito

A G O21 DOM

1 6 h 0 0Gratuito

A decorrer

Gratuito

A decorrer

1 0 h 3 01 4 h 3 0

Gratuito

NA MERCEARIA, QUEM DIRIA?Atividade que, a partir do con-to “Cinderela”, explora o espaço da Mercearia Liberdade, a qual reconstituiu um famoso estabe-lecimento comercial de Lisboa, cujo espólio foi doado pelos pro-prietários à Câmara Municipal de Setúbal. A exposição permanente “Mercearia Liberdade – Um Patri-mónio a Salvaguardar” foi inaugu-rada no dia 11 de maio de 2002.Museu do TrabalhoMichel GiacomettiInscrições: 265 537 880Org.: CMS

SÓ SABE DO CONVENTOQUEM LÁ ESTÁ DENTRO!Recriação da história do Con-vento de Jesus, da fundação à atualidade, para alunos do jardim de infância ao ensino básico.Convento de JesusInscrições: 265 537 880Org.: CMS

Consultar ainda as páginas da secção Espaços

Page 38: Guia de Eventos - jul | ago'16

ver38

JULHO | AGOSTO 2016

Joaquín Sorolla começou por ser um pintor naturalista, adotando um colorido conser-vador que lembrava os longínquos tempos de tenebrismo barroco, de que Espanha teve excelentes representantes no séc. XVII. Ab-sorveu tal influência nas muitas idas que fez ao Museu do Prado; mas nas estadias em Roma e em Paris, ainda nos tempos de ju-ventude, a sua paleta alargou-se um pouco. Contudo, a grande reviravolta da sua pintura dá-se em Valência a partir de 1900.

Nos dias longos dos meses de verão, as praias de Valência ficavam plenas de luz, cor e movimento: a luz intensa irradiava da atmosfera e do mar; a cor forte era proje-tada pelos corpos das crianças, roupas das mulheres e reflexos da água; o movimento constante estava presente na faina dos pes-cadores, nas brincadeiras das crianças e na agitação da água, mas também nas roupas largas e finas das mulheres e nas velas dos barcos quando sopradas pelo vento.

Luz, cor e movimento seriam os ingre-dientes que mais fascinariam o pintor na sua fase de maturidade, consolidada nos quadros das praias, que se caraterizam es-sencialmente por: pincelada larga e solta, onde os detalhes não são representados,

mas sugeridos; pintar no local, para melhor captar as dinâmicas e os coloridos; utiliza-ção da fotografia para a captação rigorosa do instante.

Crianças correndo na praia foi pintado em 1908. Mostra duas meninas à beira da água, perseguidas por um menino. Outros banham-se ao longe, sendo que um deles observa a cena que se passa no primeiro plano, protegendo a vista do sol intenso com a mão. Elas têm apenas um pé apoiado na areia e projetam o corpo para o passo se-guinte; ele tem ambos os pés no ar e segue--as em passo célere.

As crianças estão como era hábito na praia de Valência naqueles tempos: as meni-nas com vestidos finos e claros; os meninos completamente nus. A agitação dos vesti-dos, a direção dos gestos e a cumplicidade dos olhares acentuam a dinâmica própria daquele instante. A luz projetada pela roupa, a pele molhada, a água que recua na areia e a que se agita logo atrás, formando espuma, surpreendem pela intensa luminosidade.

António GalrinhoArtista plástico

Crianças correndo na praia

Page 39: Guia de Eventos - jul | ago'16

compasso39

boa, por iniciativa da média burguesia urbana começam a formar-se bandas filarmónicas, que beneficiarão de ampla disseminação no séc. XIX e durante a primeira República.

As bandas filarmónicas e as suas colec-tividades foram e continuam a ser as princi-pais estruturas de descentralização cultural e de democratização do acesso ao ensino da música em Portugal.

O Festival de Bandas de Setúbal é organi-zado pela Capricho Setubalense e pela Câma-ra Municipal há 12 anos. Tem por objectivos a promoção da música e destas formações, es-timulando o intercâmbio entre bandas e músi-cos de diversas regiões e estreitando laços de cooperação e amizade entre as associações.

Os músicos que compõem as bandas são filarmónicos e amadores, ou seja, são amigos da música e tocam por amor a esta arte. Esta é a razão de ser das bandas e das suas associações. E é neste renovado espí-rito que Setúbal anualmente prepara o festi-val, acolhendo centenas de músicos em dois dias de concertos. Assim se faz mais uma festa da música, com muita dedicação, ani-mação e amizade.

Nuno MarquesPresidente da Sociedade Musical

Capricho Setubalense

texto escrito com as regras anterioresao novo acordo ortográfico

As bandas filarmónicas, em Portugal, são um produto do século XIX. Para o compreender, há que recuar no tempo. No final do Antigo Regime o absolutismo marcava a Europa e a produção cultural era centralizada. A partir de 1750 surge a emergência de uma cultura urbana e nas principais cidades da Europa a classe média desenvolve uma prática de separação do espaço religioso do profano. Criam-se os espaços públicos de sociabili-dade, à imagem do que a aristocracia prati-cava desde a Idade Média. Em Portugal, to-davia, há limitações ao encontro público fora do contexto religioso, pelo que a sociabilida-de se desenvolve no espaço doméstico.

A Igreja perde rendimentos para asse-gurar uma produção cultural de ponta, pas-sando a garantir apenas a liturgia tradicional. Simultaneamente desaparecem as ordens religiosas e os ducados. Com as revoluções liberais emerge a cultura urbana, difundin-do-se as bibliotecas, a literatura de cordel, a música urbana. O Estado e a Igreja reduzem bastante o mecenato cultural.

No século XIX, embora o território na-cional continue a caracterizar-se por uma prática cultural rural, associada às colheitas e às estações, nas cidades do país afirma-se uma elite burguesa local que enriquece mui-to rapidamente. Copiam o que vêem em Lis-boa e surgem os teatros de modelo italiano, bibliotecas, associações. Na impossibilidade de formar músicos e orquestras fora de Lis-

12.º Festival de Bandas Filarmónicas

Page 40: Guia de Eventos - jul | ago'16

40leituras JULHO | AGOSTO 2016

Em “Lavoura Arcaica” há as pragas nos campos e há o desejo, a praga que corrói um círculo familiar fechado pelas regras impostas pelo pai que estouram quando um dos irmãos, André, se apaixona pela irmã mais nova, Ana.

O desejo é omnipresente. Pedro, irmão mais velho, tem o desejo de manter a família unida à imagem do pai, que tem o desejo de uma família nos moldes das famílias sagra-das. Na mãe, o desejo latente e recalcado por André, seu filho preferido. Ana, o desejo carnal e espiritual, entre o lascivo e o transcendente. André, a representação maior do desejo. De-sejo recalcado pela mãe transferido em tran-se para Ana. Foge e regressa. É uma parábola moderna do filho pródigo.

Raras vezes a literatura nos conduz pe-las cumeadas do sublime que Raduan Nas-sar nos faz percorrer.

Manuel Augusto AraújoMembro do Conselho de Redação da “Vértice”

texto escrito com as regras anterioresao novo acordo ortográfico

Abrir as portas do sublime

Raduan Nassar escreve cerca de seiscentas páginas em três livros. Um romance, “Lavou-ra Arcaica”, uma novela, “Um Copo de Cólera”, um livro de contos, “Menina a Caminho”. Deixa de escrever. Abandona os meios intelectuais e literários em 1984, são raríssimas as suas aparições, dedica-se à agricultura.

Seiscentas páginas que o colocam entre os maiores escritores brasileiros, como Clari-ce Lispector, Guimarães Rosa ou Machado de Assis. Um caso único na literatura mundial em que um escritor com cinquenta anos já podia visitar as suas Obras Completas.

A escrita de Nassar é extremamente exi-gente para o leitor. Uma prosa poética de vo-cabulário elaborado mesmo quando usa pala-vras vulgares, o uso de metáforas que se têm de decifrar, uma sonoridade absorvente obri-gam o leitor a um exercício constante e exal-tante no caminho para o deslumbramento.

Tanto em “Um Copo de Cólera” como em “Lavoura Arcaica” há uma forte carga sexual mesmo quando não é explícita. O desejo move os personagens. Dilacera-os de prazer, dor, so-frimento e alegria. Faz explodir o que as regras da sociedade atiram para debaixo do tapete.

Lavoura ArcaicaRaduan NassarRelógio D’Água EditoresCapa: Fernando Mateus sobre pintura de Mark RothkoPosfácio: Sabrina Sedlmayer1.ª edição: Outubro 19991.ª edição original: 1975

Page 41: Guia de Eventos - jul | ago'16

41fitas

era figura central. Convidei Manuel Cavaco para este trabalho e creio que a sua criação do poeta e do boémio é brilhante, o que se pode verificar num anúncio institucional de dois minutos, onde a figura deambula pela noite lisboeta do seu tempo, e por um teaser de 20 segundos, este assumidamente publicitário. Sobre este diálogo meu com Bocage principiarei a minha conversa sobre “Bocage e o seu tempo no Cinema”.

Entretanto, ainda em Julho, prolongando o acontecido no ano passado, surgirá o II Curso Livre de Iniciação ao Cinema, subordinado ao tema “Tudo começou no mudo”. Este II Cur-so vai tentar revelar a riqueza impressionante do “cinema mudo”, onde tudo começou e de uma forma extremamente criativa. Para lá das duas horas do curso, das 18 às 20h, entre 20 e 24, no Fórum Luísa Todi (6.º andar), haverá sessões extra, complementares, durante as quais se poderão ver algumas obras-primas das principais correntes deste período: “O Nascimento de uma Nação”, “Metropolis”, “O Couraçado Potemkin”, “Berlim, Sinfonia de uma Cidade” ou “Pamplinas Maquinista”. En-trada livre, na sala principal, a partir das 21h30.

Lauro António Cineasta, crítico

texto escrito com as regras anteriores ao novo acordo ortográfico

Será a 16 de Julho, no Fórum Luísa Todi, que, a convite da Comissão Organizadora das Ce-lebrações dos 250 anos sobre a data do nas-cimento de Bocage, irei falar sobre “Bocage e o seu tempo no Cinema”.

Poeta e personalidade fascinante do seu tempo, figura que fica marcada pela passagem do século XVIII para o XIX, em Bocage (1765--1805) vamos encontrar influências manifes-tas do Iluminismo e antecipações do Roman-tismo, surgindo como o mais importante nome do arcadismo poético português. No cinema, Bocage tem cativado a atenção dos cineastas nacionais, desde 1936, quando Leitão de Bar-ros entregou a Raul de Carvalho o desempenho desta figura, num filme de que infelizmente não existem senão excertos. Miguel Guilher-me foi mais recentemente (2008) Bocage na série televisiva, em oito episódios, de Fernan-do Vendrell. Conhecem-se referências a uma outra série brasileira, de 1955, protagonizada por Jaime Barcellos. Ainda no Brasil, mas em 1997, Djalma Limogi Batista realizou “Bocage, o Triunfo do Amor” com Victor Wagner no pro-tagonista. Interessante seria reunir estes retra-tos de Bocage para se ter uma ideia da forma como o poeta foi visto no cinema e na televisão.

Também eu me cruzei cinematografica-mente com Bocage, mas a um outro nível. Em 1985, tive a sorte de me ser encomendado pelo café Nicola um filme publicitário onde Bocage

Bocage e o seu tempo

Page 42: Guia de Eventos - jul | ago'16

Álvaro Arranja

“A investigaçãoé como uma droga”

Rosa Mota

“Sinto-meuma filhade Setúbal”

Page 43: Guia de Eventos - jul | ago'16

pessoa43

Rosa Mota dispensa grandes apresentações. Eterna campeã e um dos símbolos maiores do desporto nacional, ganhou tudo ao longo da carreira. Títulos nacionais, europeus, mun-diais e olímpicos. A alta competição já lá vai e agora corre por causas mais nobres. Setúbal é uma segunda casa.

O projeto “Uma Escola, Um Amigo”, lan-çado pela autarquia em 2005 para aproximar figuras públicas e instituições da comunidade escolar, marcou a aproximação a Setúbal. “Fui convidada para ser madrinha da escola do Peixe Frito e, desde então, a ligação à cidade tem-se intensificado.”

A relação cresceu e a ligação à identidade sadina tornou-se mais forte. Abraçou vários projetos, de cidadania, cultura e, sobretudo, de desporto. O mais recente é o da Cidade Eu-ropeia do Desporto 2016, da qual é patrona. “Sinto-me uma filha de Setúbal.”

O título europeu atribuído à cidade setu-balense não surpreende a antiga maratonista, nascida no Porto, a 29 de junho de 1958. “Foi uma boa aposta. Não era difícil alcançar o es-tatuto uma vez que Setúbal tem muita ativi-dade, educação e formação desportiva.”

Da cidade só coisas positivas. “O que mais me atrai são as pessoas, simpáticas e carinhosas. Mas também o trabalho muni-cipal desenvolvido. A autarquia não cruza os braços a nada e por isso se explica também o sucesso alcançado.”

A “Setúbal Bay”, prova de natação em águas abertas, com etapas da Taça do Mun-do na cidade desde 2006 e duas qualificações olímpicas, em 2012 e 2016, é um dos exem-plos. “Nunca tive a experiência de competir na água, mas partilho, da parte de fora, o esforço e o sacrifício dos atletas.”

Rosa Mota foi, juntamente com outros atletas, destaque nas comemorações do Dia Olímpico, este ano em Setúbal, com várias atividades, incluindo experiências olímpicas, “com muitas crianças a participar”.

Rosa Mota iniciou-se no atletismo aos 14 anos, no Futebol Clube da Foz, no qual teve as primeiras alegrias como campeã nacional de corta-mato. Mudou-se para o Futebol Clube do Porto e, a seguir, para o Centro Atletismo do Porto. José Pedrosa foi o treinador mais influente.

O percurso olímpico marca a carreira de Rosa Mota. No Jogos de 1988, em Seul, na Coreia do Sul, conquistou o ouro na maratona. Quatro anos antes, em Los Angeles, nos Esta-dos Unidos, arrebatara a medalha de bronze.

A primeira maratona feminina oficial em termos internacionais, que marcou igualmen-te a estreia de Rosa Mota naquela distância, decorreu em 1982, em Atenas, Grécia, no Campeonato Europeu de Atletismo. Bateu a favorita, a norueguesa Ingrid Kristiansen, e subiu ao mais alto lugar do pódio.

Em 1987, conquistou o mundo, com mais ouro, no Campeonato Mundial de Atletismo realizado em Roma, Itália. Em participações internacionais, destaque ainda para os triun-fos nas maratonas de Boston, nos Estados Unidos, em três edições, e de Osaka e Tóquio, ambas no Japão.

Portuguesa, portuense, mas também já setubalense, Rosa Mota acredita que é um exemplo para os jovens. “Pela paixão que tenho pelo desporto e pelo comportamen-to que tento ter a nível social. Não podemos ser só atletas. Temos deveres para com a sociedade. E também por isso somos mais acarinhados.”

Page 44: Guia de Eventos - jul | ago'16

rotas44

JULHO | AGOSTO 2016

Mobilidade em duas rodas

MOURINHO (1). A via especial para as bicicletas tem lugar de destaque no requali-ficado corredor ribeirinho, devolvido ao usu-fruto da população com novas funções de lazer. Com 750 metros, vai do Parque Urbano de Albarquel à Doca dos Pescadores.

TODI (2). A primeira e também mais extensa ciclovia criada em Setúbal está na mais emblemática avenida da cidade. A faixa ciclável, que atravessa de nascente a poente a placa central da via, tem um total de 1300 metros e ligações a outros troços.

QUENTAL (3). A operação de reperfila-mento urbanístico promovida nesta avenida, impulsionada no âmbito da obra do Alegro Setúbal, permitiu a criação de uma ciclovia com 860 metros, que terá continuidade nas avenidas dos Ciprestes e Álvaro Cunhal.

SARAMAGO (4). A avenida, que materia-liza o primeiro troço da Via Urbana P1, serve os polos comerciais do Monte Belo e de Po-çoilos. Está dotada de uma ciclovia com uma extensão de 930 metros, com faixas dedica-das em ambos os sentidos de circulação.

Há mais mobilidade em Setúbal. A cidade pensa no futuro e moderniza-se, de forma sustentável e planeada. A nova visão urbana é contemporânea e mais amiga do ambiente, a qual inclui uma rede de ciclovias, desde a frente ribeirinha a toda a cidade.

A utilização da bicicleta não é uma moda passageira, apenas para ser usada em mo-mentos de recreio ou competição. É, cada vez mais, uma alternativa de transporte, so-bretudo na malha urbana.

E Setúbal acompanha a nova realidade citadina.

Na frente ribeirinha, a ciclovia da Avenida José Mourinho é uma das mais frequenta-das, sobretudo para o lazer à beira-rio, num percurso no qual é possível apreciar o Par-

que Urbano de Albarquel, a Praia da Saúde e a Doca dos Pescadores.

A duas rodas, a aproximação da cidade ao rio também é feita em via dedicada às bi-cicletas, que atravessa toda a Avenida Luísa Todi, com ramificações em construção e já criadas por toda a urbe, como é exemplo a Avenida Alexandre Herculano.

Mais recente é a ciclovia da renovada Avenida Antero de Quental. Na entrada nor-te da cidade existe uma outra faixa para as bicicletas, concretamente na Avenida José Saramago.

A rede ciclável de Setúbal, atualmente com 5400 metros, contará com mais três troços urbanos e dois intermunicipais de li-gação a Palmela e Sesimbra.

Page 45: Guia de Eventos - jul | ago'16

cidade45

A Volta a Portugalem Bicicleta passou16 vezes por Setúbal,entre 1927 e 1974.O fotógrafo Américo Ribeiro captou alguns desses momentos, como em 1946, quando Onofre Tavares, do Porto, venceu uma etapa que partiu da Cova da Piedade

Emoções da Volta regressam

No dia 11 de agosto de 1974, menos de qua-tro meses após a revolução, Setúbal viveu a última festa da Volta a Portugal em Bicicleta. Era a décima terceira etapa de uma edição que decorreu entre 3 e 18 de agosto.

As ruas encheram-se de gente para as-sistir à partida com destino a Lagos e ver as vedetas do ciclismo nacional da altura, entre elas César Aires, do Ginásio de Tavira, que saiu de Setúbal como líder da prova.

“Havia muito calor nas ruas”, recorda o antigo ciclista setubalense Rogério Manata, que não participou na edição da Revolução dos Cravos porque abandonou o ciclismo no ano anterior.

O calor não era por ser agosto ou pela maior liberdade de sair à rua. Era da multidão que enchia passeios e estradas só para ver passar os ciclistas e apoiar os favoritos, com aplausos e gritos de força porque a meta ainda estava longe, a 208 quilómetros, cortada em primeiro lugar por Américo Silva, do Benfica.

Este ano não é a meta da partida, mas sim da chegada que estará instalada em Setúbal, sendo que é preciso recuar a 1971

para recordar a última vez que a Volta che-gou à cidade, numa etapa que saiu de Alma-da com um percurso de 65 quilómetros, que Joaquim Agostinho, do Sporting, ganhou.

De salientar que a ligação de Setúbal à Volta de Portugal em Bicicleta remonta à pri-meira edição da prova, em 1927, tendo sido nesse ano a meta da etapa inaugural, que saiu de Cacilhas, e a partida da etapa que se seguiu, até Sines. O evento passou pela urbe sadina mais 15 vezes.

A festa local em redor da prova sempre foi grande, sentimento que se espera reen-contrar a 6 de agosto, quando a penúltima etapa da edição deste ano, com início em Alcácer do Sal, chegar a Setúbal 180 quiló-metros depois.

Depois de uma primeira passagem pela urbe sadina, a prova, destaque do programa Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, segue para Azeitão, com os últimos quiló-metros percorridos na Arrábida, para disputa de um Prémio de Montanha. A etapa termina, por volta das 17h30, na Avenida Luísa Todi, com meta instalada no Largo José Afonso.

Page 46: Guia de Eventos - jul | ago'16

JULHO | AGOSTO 2016prazeres46

Verão de mentol

No regresso da praia, nada como celebrar os fins de tarde ou noites com um petisco ou de copo na mão. Pequenas refeições, do peque-no-almoço ao jantar, sempre na companhia de música, são propostas da Menta Fresca.

Situada num cotovelo da Avenida Luísa Todi, no Largo do Carmo, acha-se aquela es-planada, de nome peculiar. De lá, a vista anda entre uma espreitadela aos verdes da placa central da avenida, a linha dos edifícios e o busto do pintor João Vaz.

O estabelecimento, que impera desde março, destaca-se pela sobriedade e design cuidados e imaginativos e, acima de tudo, por uma ementa repleta de atrações habitu-almente bem tratadas e provadas.

“O espaço pretende dar mais vida a esta zona histórica de Setúbal e conquistar e re-frescar os que por aqui passam”, sintetiza Bruno Soeiro, proprietário da Menta Fresca.

Aberto sete dias por semana, conta com decoração invadida por branco, verde e transparências de cima a baixo, que surge como uma caixa de painel fenólico integra-da na área envolvente. O chão, inspirado no mosaico de tradição portuguesa, embeleza o interior.

O nome deve-o ao verde da Serra da Ar-rábida, “claro, ao Vitória Futebol Clube” e à frescura do rio.

Na carta, há petiscos e pratos, limonada com hortelã, caipirinha e sangria com frutos do bosque, sumos naturais, frescura do me-lão ou da melancia, vinhos, gins e uns esme-rados chocolates quentes.

Tostas de frango, atum, delícias do mar, presunto e mistas são algumas das propos-tas sempre presentes no menu, que conta, todos os dias, com refeições diferentes, com sopas, saladas, carnes e peixe.

MENTA FRESCALargo do Carmo

• Batidos de bolacha oreo e de baba de camelo, milkshake de menta e de caramelo e chá de limãoe de gengibre são sabores sempre disponíveisao longo do ano.

• Os finais de tarde pedem uma sangria de frutos vermelhos a acompanhar as tapas de enchidose queijos, terminando com um crepe de frutas.

• No verão, sessões temáticas animam os finaisde tarde, onde a música, do chillout aos blues,do lounge ao jazz, pauta o ritmo do cardápio.

• O estabelecimento disponibiliza diversõespara os mais novos, como pinturas faciaise peças de teatro.

• Aberto todos os dias, das 08h00 às 24h00. Às sextas e sábados, o horário é alargado até às 02h00. Capacidade para 80 pessoas sentadas.

Page 47: Guia de Eventos - jul | ago'16

47afazer

Sons du BocageO desafio é simples: apresentar duas músicas, ambas origi-nais e em que pelo menos uma seja inspirada em Bocage.

Enquanto as Comemorações dos 250 Anos do Nasci-mento de Bocage caminham para a reta final, com o encer-ramento do programa de duração de um ano agendado para setembro, a Câmara Municipal recebeu até 24 de junho as propostas musicais, coletivas ou individuais, que responde-ram ao desafio lançado pelo Bocage Sounds.

A 23 de julho, na placa central da Avenida Luísa Todi, fica a conhecer -se o projeto vencedor do concurso. Este é o dia de ver e ouvir ao vivo os projetos selecionados pelo júri de entre os trabalhos rececionados pela autarquia.

A prova, organizada a partir do Gabinete da Juventude, tem como principal objetivo a divulgação da vida e obra de Bocage junto da população mais jovem.

Para garantir o acesso à fase final, os candidatos, além da boa qualidade musical, tiveram de assegurar que um dos dois temas entregues fosse inspirado num poema de Bocage ou em factos biográficos do poeta. O segundo trabalho foi de tema livre.

O projeto vencedor recebe 500 euros e a oportunidade de atuar num evento promovido pela Câmara Municipal. Os segundo, terceiro e quarto classificados recebem, respetiva-mente, 300, 200 e 100 euros.

Música intemporal

A página do Museu Na-cional da Música, em www.museudamusica.pt, proporciona um vislumbre do rico acervo do espaço museológico. Todos os períodos estão contem-plados nas coleções, in-cluindo, claro, o de Bocage

www. dancascom historia.ptA Associação Danças com História recria diferentes momentos da história nacional.O reportório abrange os séculos XV e XVI e a primeira meta-de do século XVII

myspace.com/clandestinokrewNuma perspetiva contem-porânea, o grupo Clan-Destino Krew (CDK) usa o hip hop e o rap para falar do que lhe vai na alma. El-mano Sadino já foi inspi-ração, quando venceram o Bocage Rap, em 2005

Page 48: Guia de Eventos - jul | ago'16

espaços48

JULHO | AGOSTO 2016

Galeria Municipal do 11

Avenida Luísa Todi, 5Tel.: 910 040 402Ter a sex, das 11h00 às 13h00e das 14h00 às 18h00Sab, das 14h00 às 18h00

Casa do Corpo SantoMuseu do Barroco

Rua do Corpo Santo, 7Tel.: 265 236 066Ter a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30Sab, das 15h00 às 19h00Preço: 1,5 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolares

Decoração em azulejos barrocos do primeiro terço de setecentos, do mestre P.M.P., tetos pintados setecentistas e talha dourada na Capela.Exposição permanente: Coleção de instrumentos de ciência náutica, doados por Ireneu Cruz.

Museu de Arqueologiae Etnografia do Distrito de Setúbal

Avenida Luísa Todi, 162Tel.: 265 239 365E-mail: [email protected] a sab, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Exposições de longa duração: • Etnografia e Arqueologia RegionalServiços: Visitas guiadas, centro de estudos arqueológicos e biblioteca especializada.

MUSEUS/GALERIAS(encerrados nos feriados)

Museu de Setúbal

Convento de Jesus. MuseuReceçãoLargo de JesusTel.: 913 873 015Preço: 2 € (inclui audioguia) | 1 € (grupos organizados)Gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolaresTer a sab, das 10h00 às 18h00Dom, das 15h00 às 19h00

Exposição de longa duração:Cerca de cinco dezenas de peças de coleções do Museu de Setúbal, com arte do final da Idade Média, do Renascimento e do Barroco, num roteiro cronológico espaciotemporal entre o final do século XIV e o século XX.

Galeria Municipal do Banco de PortugalAvenida Luísa Todi, 119Tel.: 913 213 920Preço: 1,5 €Gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolaresTer a sex, das 11h00 às 14h00 e das 15h00 às 18h00Sab, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00Dom, das 14h00 às 18h00

Exposições de longa duração:• “Tesouros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus”Peças arqueológicas e obras de arte sacra e arte contemporânea, incluindo o Retábulo da Capela-Mor da Igreja do Convento de Jesus.• “Antimonumentos”Esculturas de Virgílio Domingues.• “Arte e Arqueologia da Antiguidade”Peças do Egito, Império Romano, Grécia e Mé-dio Oriente, entre os séculos VIII a.C. e VII d.C.

Page 49: Guia de Eventos - jul | ago'16

espaços49

Museu Sebastião da Gama

Rua de Lisboa, 11, Vila Nogueira de AzeitãoTel.: 212 188 399Ter a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h00Sab, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00Preço: 1,5 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolares

Exposição de longa duração:• Espólio bibliográfico e de artigos do poeta e imagens da história local e objetos de pastorícia e vinicultura.Serviços: Visitas guiadas, maleta pedagógica, exposição itinerante, animações, ateliers de verão.

Museu do TrabalhoMichel Giacometti

Largo Defensores da RepúblicaTel.: 265 537 880E-mail: [email protected] a sex, das 09h30 às 18h00Sab, das 15h00 às 19h00(última entrada trinta minutosantes do encerramento)Preço: 1,5 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolares

Exposições de longa duração:• A Indústria Conserveira (Da lota à lata)• Mundo Rural – Coleção Etnográfica Michel Giacometti e a Génese do Museu• Mercearia Liberdade – um patrimónioa salvaguardar

Serviços: Centro de documentaçãoe serviço educativoExtensão: C.A.O. 1 da APPACDM de SetúbalRua Vale Cerejeiras, n.º 26 (Tel.: 265 235 646)

Casa Bocage

Rua Edmond Bartissol, 12Tel.: 265 229 255Ter a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30Sab, das 15h00 às 19h00Preço: 1,5 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolares

Exposição de longa duração:• Peças de arte e livros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus e documentos da Biblioteca Municipal retratam a figura e obra de Bocage.Serviços: Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro e Centro de Documentação Bocagiano.

Museu OceanográficoLuís Saldanha

Fortaleza de Santa Maria – Portinho da ArrábidaTel.: 265 009 982Ter a sex, das 10h00 às 16h00 Sab, das 15h00 às 18h00Preço: 1,75 €

Casa d’Avenida

Avenida Luísa Todi, 286/288Tel.: 917 038 187Ter a dom, das 11h00 às 18h00Aberto nos feriados, exceto Natal e Ano Novo

Page 50: Guia de Eventos - jul | ago'16

espaços50

JULHO | AGOSTO 2016

SALAS DE ESPETÁCULOS

Casa da Cultura

Rua Detrás da Guarda, 28 | Tel.: 265 236 168Ter a qui, das 10h00 às 24h00Sex e sab, das 10h00 à 01h00Dom, das 10h00 às 20h00

Serviço EducativoMúsica. Aulas de expressão musical, pela Capricho Setubalense, aos sábados, às 10h00 e às 11h00, que tem escola de música de segunda-feira a sábado. Artes. Ateliers de pintura sobre material reciclado, para crianças dos 6 aos 12 anos, aos sábados, às 10h00, e aos domingos, 14h30, por Margarida Rodrigues (963 034 025). Aulas de desenho artístico, terças-feiras, por Maria José Brito (966 048 038), e pintura com pincel seco, quartas, por Valentin Gutu (918 928 573), ambas às 18h00. Pintar com o Malhador, às terças-feiras, às 10h30, desenho e pintura, quartas e quintas, às 10h00, por Hugo da Silva (966 788 209), e pintura com Pequenos Jovens Artistas, dos 8 aos 12 anos, domingos, 11h00 (918 928 573).Dança. Aulas em julho, às quartas-feiras, às 16h00, de dança sénior, do Enclave – Cultura em Movimento (917 052 293).

Fórum Municipal Luísa Todi

Av. Luísa Todi, 61-67 | Tel.: 265 522 [email protected]

Cinema Charlot – Auditório Municipal

Rua Dr. António Manuel GamitoTel.: 265 522 446

Teatro de Bolso

Rua Dr. Aníbal Alvares da Silva, 9Tel.: 265 532 402 | [email protected]

Casa do Elefante_Espaço37

Rua Luís de Camões, 35/37 | Tel.: 927 751 881

ARQUIVOS (dias úteis)

Arquivo Municipal de Setúbal

Paços do Concelho, Praça de Bocage265 541 500 | [email protected] 09h00 às 16h00

Serviços: Visitas guiadas, apoio à consulta pública da documentação municipal, reserva de documentação para consulta em sala, serviço de fotocópias/digitaliza-ção e apoio externo na avaliação de documentação.

Arquivo Distrital de Setúbal

Rua Prof. Borges de Macedo, 2, Manteigadas265 006 500 | [email protected] 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Serviços: Leitura e referência, pesquisa, reprodução e certificação documental, visitas guiadas e venda de publicações.

Page 51: Guia de Eventos - jul | ago'16

Casa da Baía de Setúbal

Av. Luísa Todi, 468 Tel.: 265 545 010 | 915 174 442E-mail: [email protected] a qua, das 09h00 às 22h00Qui a sab e vésperas de feriado,das 09h00 às 24h00

Posto Municipal de Turismo de Azeitão

Praça da República, 47 – Vila NogueiraTel.: 212 180 729Seg a sab, das 09h30 às 12h00e das 13h30 às 17h00Dom e feriados, das 09h00 às 13h00

Ask Me Arrábida

Travessa Frei Gaspar, 10Tel.: 265 009 993 Todos os dias, das 10h00 às 19h00

Moinho de Maré da Mourisca– Herdade da Mourisca

Tel.: 265 783 090 | 914 162 354E-mail: [email protected] a dom, das 09h30 às 19h30

Turismo de natureza com passeios pedestrese fluviais, observação de aves e visitas guiadas.

Mercearia Confiança de Troino

Praça Machado dos Santos, 2Ter a sab, das 10h00 às 18h30

espaços51

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL

catálogo: http://www.mun-setubal.pt/biblioteca

Serviços Centrais

Av. Luísa Todi, 188 | Tel.: 265 537 240Seg a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30

Polo da Bela VistaRua do Moinho, 5 | Tel.: 265 751 003Seg a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30

Polo de S. JuliãoPraceta Ilha da Madeira | Tel.: 265 552 210Seg a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30

Polo de Gâmbia, Pontes e Alto da GuerraEN 10 – Pontes | Tel.: 265 706 833Seg a sex, das 09h00 às 13h00e das 14h00 às 17h00

Polo Sebastião da GamaRua de Lisboa, 11, Vila Nogueira de AzeitãoTel.: 212 188 398Ter a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h00Sab, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00

TURISMO

Espaço“Coisas de Setúbal”

Paços do Concelho, Praça de BocageSeg a sex, das 09h00 às 19h00Sab, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00

Page 52: Guia de Eventos - jul | ago'16

ARTES

ArtesanatoDesenho e Pintura

• Centro de Cidadania AtivaInfo: 265 547 450

Artes plásticas

• Ateliê de António GalrinhoInfo: 936 269 466

• Arte & ImaginaçãoInfo: 933 754 530

• Atelier A GaragemInfo: 265 537 326

• Atelier Antónia CalixtoInfo: 917 347 908

• Atelier Espaço do PaiInfo: 939 841 119

• Atelier Pólvora d’CruzInfo: 931 309 093

• Atelier d’Artes EstúdioInfo: 966 788 209

• Atelier de Artes PlásticasRita MeloInfo: 914 337 854

• Atelier de Vitral TiffanyInfo: 933 323 203

Capricho SetubalenseInfo: 265 522 327

Club SetubalenseInfo: 968 938 682

Dança & CompanhiaInfo: 912 146 513 | 968 997 732

Enclave– Cultura em MovimentoInfo: 917 052 293 | 916 831 783

RITMUSSociedade Musical e Recreativa União SetubalenseInfo: 265 522 818 | 917 062 217

Music and MovementInfo:[email protected]

DESPORTO

CapoeiraAulas do Centro de Capoeira Água de Beber, terças e quintas, 19h00, e sábados, 11h00.Pavilhão do Comércio e IndústriaInfo: 918 667 108

Escola Municipalde Desporto de SetúbalNúcleos de Pentatlo, Nataçãoe Atletismo.Info: 212 199 540 | 265 793 980

• Atelier :2 PontosInfo: 914 337 854 | 919 142 246

CIDADANIA

“Português e Cidadania”,línguas e oficinas de informáti-ca. São aceites voluntários.Centro de Cidadania AtivaInfo: 265 547 450

Poemas do País da VidaProjeto cultural para conhecer e viver.Info: 265 591 592 | 933 246 119poemasdopaisdavida.wordpress.com

Escola de ilusionismoTOP MAGICUnião SetubalenseInfo: 265 522 818

DANÇA

Academia de DançaContemporâneaInfo: 265 236 463

Academia de Dançase Artes de SetúbalPavilhão Municipal de AranguêsInfo: 916 905 279

Academia União Desportiva e Recreativa das PontesInfo: 919 895 681 | 937 085 665

52intervir JULHO | AGOSTO 2016

Page 53: Guia de Eventos - jul | ago'16

Centro Municipalde Marcha e CorridaAtividades no Complexo Munici-pal de Atletismo de Setúbal e na Avenida Luísa Todi.Info: 265 793 980 | 934 077 [email protected]

Centro NáuticoMunicipal de SetúbalAtividades enquadradas por téc-nicos do Clube de Canoagem de Setúbal para maiores de 10 anos.Parque Urbano de AlbarquelInfo: 965 602 951

TriatloPara todas as idades, pelo Remo Clube Lusitano.Parque Urbano de AlbarquelInfo: 919 896 695

BEM-ESTAR

Ioga

• Centro do Yoga de SetúbalInfo: 265 551 072

BiodanzaInfo: 919 193 246 | 925 638 520966 322 777

Ioga, Pilates e Preparação para o NascimentoEscola para PaisInfo: 265 221 609 | 968 348 773

• Grupo Musical e DesportivoUnião e ProgressoInfo: 210 873 097

• Club SetubalenseInfo: 961 238 571

• Parque Urbano de AlbarquelInfo: 934 904 330

MOSTRAS

Mercado AgrobioQuintas-feiras,das 10h00 às 16h00Jardim do Quebedo

Mercado Mensal de AzeitãoPrimeiro domingo do mês,das 09h00 às 17h00.Vila Nogueira de Azeitão

Mercadinho do MoinhoMostra de produtos regionais, no último domingo do mês. Moinho de Maré da Mourisca

Feira de ColecionismoSegundo sábado do mês,das 09h00 às 13h00. Mercado 2 de Abril – 1.º

Feira de Velharias de AzeitãoSegundo domingo do mês,das 08h00 às 18h00.Vila Nogueira de Azeitão– Praça da República

Mostr’Arte!Artesanato, artes performativas, animações e workshops, sextas e sábados, das 18h00 às 24h00.Avenida Luísa Todi

Mostra de VelhariasPrimeiro e terceiro sábados,das 09h00 às 18h00.Avenida Luísa Todi

STB Urban MarketMostra de artigos alternativos, no último fim de semana do mês, das 10h00 às 19h00.Praia da Saúde

Motos e carros antigosSegundo domingo do mês,das 10h00 às 13h00.Largo José Afonso

MÚSICA

Academia de Músicae Belas-Artes Luísa TodiPiano, viola dedilhada, violino, violoncelo, flauta transversal, saxofone e clarinete.Info: 265 522 563

Conservatório Regionalde SetúbalTodos os cursos de instrumento do ensino oficial de música.Info: 265 529 350

intervir53

Page 54: Guia de Eventos - jul | ago'16

Sociedade Filarmónica ProvidênciaInstrumentos de sopro e percussão, guitarra elétrica e cavaquinhos.Info: 917 730 599

Arena– Criatividades MusicaisBaixo, bateria, guitarras clássica e elétrica, piano, órgão, violino, instrumentos de sopro, canto, técnica vocal e criação e acompanhamento de bandas.Info: 910 556 609

Coral Infantil de SetúbalInclui Coro Feminino TuttienCantus, a partir dos 16 anos.Info:[email protected]

Coral Luísa TodiCoral adulto e juvenil (12 aos 16 anos) e Conservatório de Artes com cursos oficiais de música e cursos livres de música, teatro, pintura e dança para todos os públicos.Info: 265 572 190 | 967 668 202

Coro Gospel de AzeitãoVozes tenores e baixosInfo: 960 157 475

Club SetubalenseGuitarra clássica.Info: 962 588 875

DámsomFormação musical, acordeão, piano, órgão, violino, guitarra clássica, elétrica, baixo, bateria, flauta, concertina, jazz, canto e técnicas vocais.Info: 265 732 781 | 968 063 818

Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de SetúbalEscola de música gratuita com metais e percussão.Info: 918 767 350 | 963 160 779

Instituto Musical PatrícioAcordeão, guitarras clássica e elétrica, baixo, violino, teclas, bateria e educação musical. Estúdio de gravação, oficina e aluguer de materiais.Info: 265 400 099Instituto Musical MozartGuitarra clássica e piano.Info: 265 522 957 | 919 315 606

Sociedade FilarmónicaPerpétua AzeitonenseInstrumentos de sopro, guitarras clássica e elétrica, violino, piano, bateria, teatro e bailado.Info: 212 181 364 | 932 181 364

Sociedade MusicalCapricho SetubalenseInstrumentos de sopro, percussão e cordas.Info: 265 522 327

SENIORES

“Desportivamenteem (Re)Forma”Ginástica, hidroginástica e danças sociais.Info: 265 545 170 | Org.: CMS

Mais SaberInformática, inglês e fotografia.Info: 265 545 170 | Org.: CMS

“Memórias, Identidadese Patrimónios”Visitas guiadas.Info: 265 545 170 | Org.: CMS

Oferta variadaInformática, acordeão e risoterapia.Org.: Junta de S. Sebastião

intervir54

JULHO | AGOSTO 2016

Page 55: Guia de Eventos - jul | ago'16

retrovisor / projetor55

MARCO ALONSO GROUPO grupo apresenta uma aborda-gem a um estilo muito próprio de flamenco moderno com in-fluências jazzísticas e novas so-noridades no contexto da world music. Casa da CulturaOrg.: CMS

DIA DA CIDADEOs festejos do feriado muni-cipal são marcados pelo en-cerramento do programa das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage, com diversas iniciativas ao longo do dia para distintos públicos, em vários pontos da cidade.Org.: CMS

VÍTOR BAPTISTA Sessão do ciclo de Conversas ao Final do Dia sobre o futebo-lista setubalense Vítor Baptis-ta, falecido em 1999. Atividade de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.Galeria Municipaldo Banco de PortugalOrg.: CMS

MODA SADODesfile de moda que apresenta coleções de novos criadores se-tubalenses e das lojas da Baixa comercial, inspirado no tema de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.Avenida Luísa Todi Org.: CMS

S E T1 0 S A B

2 1 h 3 03 €

S E T1 5 Q U I

Gratuito

O U T0 6 Q U I

1 8 h 0 0//20h00

Gratuito

O U T2 2 S A B

2 2 h 0 0Gratuito

Setúbal voltou a estar no centro das grandes decisões, com os últimos trinta atletas de natação em águas aber-tas que estarão presentes nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro a serem conheci-dos na competição sadina, a 11 e 12 de junho.

A FINA Marathon Swim-ming Olympic Qualification Tournament – Setúbal 2016 contou com um total de 109 nadadores e a participação recorde de 52 países.

Num Parque Urbano de Albarquel multicultural, atle-tas e staff das equipas parti-lharam momentos de emo-

ção desportiva, mas também de convívio e confraterniza-ção e troca de experiências nas águas abertas.

O público correspondeu. Em passeio, num piqueni-que na relva à sombra, tudo serviu de pretexto para ver alguns dos melhores nada-dores do mundo, sobretudo a partir de um ecrã gigante.

Na prova, que constitui um dos eventos desportivos âncora de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, sagraram-se vencedores os atletas chineses Lijun Zu, com o tempo de 1h52m18s, e Xin Xin, com 1h55m12s.

Sado na rota do Rio

Page 56: Guia de Eventos - jul | ago'16

PU

B