grupo a em revista i jan fev mar 2012

16
MedicinaNET lança novo portal Prescrições Médicas Algoritmos ACP Medicine MedCalc 3000 Casos Clínicos Artigos Científicos Comentados Aulas em Vídeo Bulário MedicinaNET Mais completa ferramenta de consulta médica agora tem a marca do Grupo A Informativo com as novidades do Grupo A Janeiro / Fevereiro / Março 2012 www.grupoa.com.br / SAC 0800 703 3444 Informativo com as novidades do Grupo A Janeiro / Fevereiro / Março 2012 www.grupoa.com.br / SAC 0800 703 3444 7 O desafio das cidades com o envelhecimento da população 9 Entrevista: José Luiz Soares fala sobre Métodos Diagnósticos

Upload: grupo-a

Post on 08-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Publicação trimestral do Grupo A, o Grupo A em Revista comenta as últimas novidades e lançamentos da editora. Nesta edição: MedicinaNET lança novo portal: Mais completa ferramenta de consulta médica agora tem a marca do Grupo A. O desafio das cidades com o envelhecimento da população. Entrevista: José Luiz Soares fala sobre Métodos Diagnósticos.

TRANSCRIPT

Page 1: Grupo A em Revista I jan fev mar 2012

MedicinaNET lança novo portal

Prescrições Médicas

Algoritmos

ACP Medicine

MedCalc 3000

Casos Clínicos

Artigos Científicos Comentados

Aulas em Vídeo

Bulário MedicinaNET

Mais completa ferramenta de consulta médica agora tem a marca do Grupo A

Info

rmat

ivo

com

as

novi

dade

s do

Gru

po A

Ja

neir

o / F

ever

eiro

/ M

arço

201

2

ww

w.g

rupo

a.co

m.b

r /

SAC

080

0 70

3 34

44In

form

ativ

o co

m a

s no

vida

des

do G

rupo

A

Jan

eiro

/ Fe

vere

iro

/ Mar

ço 2

012

w

ww

.gru

poa.

com

.br

/ S

AC 0

800

703

3444

7O

des

afio

das

cida

des

com

o

enve

lhec

imen

to d

a po

pula

ção

9En

trev

ista

: Jos

é Lu

iz S

oare

s fa

la

sobr

e M

étod

os D

iagn

óstic

os

Page 2: Grupo A em Revista I jan fev mar 2012

www.grupoa.com.br

Com um cadastro simples, o professor tem acesso a diversos materiais complementares, como vídeos e arquivos em PowerPoint® das obras.

ÁREA DO PROFESSOR

REDES SOCIAIS

/bookmaneditora

FACEBOOK/grupoaeducacao/Coachingourselvesbr

YOUTUBE/GrupoAEducacao/ArtmedEditora /BookmanEditora

/PensoEditora/Revistas_Patio/BMJ_Brasil

TWITTER

/revistaspatio/MedicinaNET/CoachingOurselvesBrasil

/pensoeditora/grupoaeducacao/artmededitora

/Coaching_Br/Blackboardbr/MedicinaNet

Lançado em setembro, o Prêmio Bookman de Design escolheu a capa do livro Abduzeedo: guia de inspiração para designers. O concurso cultural atraiu estudantes de publicidade, design e áreas afins. As inscrições terminaram no dia 15 de novembro e os vencedores foram conhecidos em dezembro. Acesse a página do concurso e confira as capas vencedoras!www.grupoa.com.br/premiobookman

Quer saber como funciona o dia a dia dos editores do Grupo A? Na coluna Papo de Editor, publicada quinzenalmente no BlogA, os editores revelam os detalhes de produção dos livros, os desafios da edição das obras, suas manias, dúvidas e muito mais! Leia todos os posts em:www.grupoa.com.br/blogA/category/Papo-de-Editor.aspx

Agora é possível baixar e ler online os catálogos de

publicações do Grupo A! Organizados por

áreas do conhecimento, os documentos estão

disponíveis no link abaixo:www.grupoa.com.br/site/

catalogos

Biologia molecular básica – 4.ed., de Arnaldo Zaha e Cols.

Métodos estatísticos para as ciências sociais – 4.ed., de Alan Agresti e Barbara

Finlay: disponibiliza apresentações em

PowerPoint que podem ser utilizadas como

recurso em sala de aula.

Geossistemas: uma introdução à geografia física, 7.ed. – de Robert W. Cristopherson: apresenta, em português, todas as ilustrações e fotografias do livro e apresentações em PowerPoint com os conceitos e os pontos principais de cada capítulo. O Manual do Instrutor e os testes, com respostas, estão em inglês. Embriologia – 3.ed.,

de Sônia M. R. Garcia e Cols.

Estão disponíveis as figuras e tabelas que podem ser úteis como recurso adicional de ensino.

Page 3: Grupo A em Revista I jan fev mar 2012

Diretora editorial Adriane Kiperman Rojas

Jornalista responsável Sandra Chelmicki (MTB 11.116)[email protected]

RevisãoLuciane Corrêa Siqueira

Projeto gráfico e diagramação Rafael Ocaña

Impressão Gráfica Editora Pallotti

O ano de 2012 começa com uma gran-de novidade no ramo de Novos Negó-cios do Grupo A: o mais completo portal brasileiro de aprendizado e atualização médica, o MedicinaNET, passa a ser ge-renciado pela nossa empresa. Isso signi-fica que o portal passou por uma trans-formação completa, oferecendo, com a mesma isenção e credibilidade, novos conteúdos e ferramentas digitais, além de um visual totalmente redesenhado, que o torna ao mesmo tempo mais atra-tivo e de navegação facilitada. Leia a ma-téria completa na pág. 4.

A entrevista do trimestre é com o autor do livro Métodos diagnósticos, José Luiz Moller Flôres Soares (pág. 9). O internista e cardiologista, que lidera a produção desta

obra pioneira com mais de 300 coautores, fala sobre o surgimento do livro e a sua atualização na última década. Da revista BMJ Brasil, selecionamos uma matéria que fala de um tema que merece urgente re-flexão: o isolamento dos idosos em casas de repouso e o preparo das cidades para acolher uma população que envelhece em um ritmo acelerado (pág. 7). Além disso, apresentamos vários lançamentos muito aguardados, como o Atualização Terapêu-tica, de Prado, Ramos e Valle.

Boa leitura!

Adriane Kiperman RojasDiretora Editorial

Mantenha a cidade limpa, não jogue papel no chão

BIOCIÊNCIAS EXATAS, SOCIAIS E APLICADAS HUMANAS30º Ciosp - Congresso Internacional de Odontologia de São PauloSão Paulo (SP), de 28 a 31 de janeiro Informações: www.ciosp.com.br

Palestra: Wikibrands com Genaro GalliPorto Alegre (RS), 12 de janeiroInformações: 51 3218 1459

Geduc - 10º Congresso Brasileiro de Gestão EducacionalSão Paulo (SP), de 28 a 30 de março Informações: www.humus.com.br

Vamos construir a melhor experiência em educação

Acesse www.blackboard.com/brasile conheça as soluções em educação acadêmica e profissional.

Page 4: Grupo A em Revista I jan fev mar 2012

4

O mais completo portal brasileiro de aprendizado e atualização médica passou por uma transformação completa e está sendo relançado em 2012. O Medi-

cinaNET, tradicional por disponibilizar informação médica da maneira mais isenta possível, passa a ser gerenciado pelo Gru-po A em parceria com a Artmed / Panamericana. Com isso, no-vos conteúdos e ferramentas digitais estão sendo oferecidas, além de um novo visual, que torna o site ao mesmo tempo mais atrativo e de navegação facilitada.

O portal é pioneiro no seu objetivo e não possui concorren-tes que sejam tão completos. Segundo o coordenador da co-missão editorial e médico colaborador da disciplina de clínica médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Euclides Cavalcanti, há algumas adaptações muito boas de grandes sites internacionais, mas que não tem como característica contemplar a realidade brasileira. “Além disso, costumam ter o seu modelo de negócios baseado no financiamento através de publicidade da indústria farmacêu-tica, o que diminui a isenção das informações apresentadas”, afirma, assegurando que o portal não veicula publicidade de medicamentos ou equipamentos médicos.

Com a entrada do Grupo A no negócio, o portal está tra-zendo muitas novidades, além das já conhecidas aulas  em vídeo, revisões médicas, artigos científicos comentados, tex-tos sobre gerenciamento de risco e segurança do paciente, casos clínicos, informações sobre medicamentos e fórum de bioética, entre outros. “Capítulos traduzidos do ACP Medicine, do American College of Physician, e a Medcalc 3000, uma das melhores ferramentas médicas atuais, em português, são as principais novidades que estamos trazendo ao portal”, afirma Rogério Ribeiro Duarte, gestor da Artmed / Panamericana res-ponsável pela implantação do projeto.

Segundo a diretora editorial do Grupo A, Adriane Kiperman Rojas , outra novidade é a concentração de esforços, ainda maiores, na atualização. “Temos o compromisso de publicar um conteúdo novo, ao menos, por dia, sempre contemplan-do as necessidades de consulta e atualização dos profissionais brasileiros”, conta.

Para Bruno Weiblen, gerente de novos negócios, o Medi-cinaNET pode trazer grandes frutos no sentido de fortalecer a atuação da empresa no mundo digital, através da entrega de conteúdos médicos de uma forma dinâmica, com porta-bilidade e modelo de negócio fundamentado em assinaturas. “Além disso, vislumbramos uma consolidação da empresa na área médica, fortalecendo o relacionamento com toda a co-munidade médica”, afirma.

A reestruturação do portal, de acordo com Duarte, prevê ainda uma maior sinergia entre as diversas empresas do Gru-po A, como Artmed Editora e Semcad/Paramericana. “Com a produção gerenciada, os processos controlados e um de-partamento comercial e de marketing mais forte, pretende-mos triplicar o número de assinantes e de visitas ao mês”, diz. Atualmente o MedicinaNET tem cerca de 5 milhões de visitas mensais.

Cavalcanti elogia o andamento do processo: “O Grupo A é um dos maiores grupos editoriais médicos da atualidade e, além do extremo profissionalismo e retidão, está acostumado a lidar com autores médicos de todo país, tornando a convi-vência conosco amena e sem dificuldades”. Também fazem parte do portal o coordenador científico, professor Dr. Milton de Arruda Martins, e os editores gerais José Paulo Ladeira, Lu-cas Santos Zambon, Rodrigo Antonio Brandão Neto e Rodrigo Diaz Olmos, também professores da FMUSP.

Portal renova sua interface e oferece uma série de novas ferramentas ao assinante

MedicinaNET lança novo portal

Page 5: Grupo A em Revista I jan fev mar 2012

5

Vantagens para os assinantes

Grupo A em Revista - Como começou a história do portal? Euclides Cavalcanti - O nosso grupo de médicos tinha

participado da produção de diversos livros didáticos em medicina. Foi quando notamos que nós mesmos estáva-mos usando cada vez menos estes e outros livros, optan-do pelo uso mais frequente dos grandes portais médicos internacionais para o auxílio de nossa prática médica. Percebemos, desta forma, que o nosso país não tinha um site equivalente para atualização e consulta e, inspirados nestes projetos internacionais, demos início então ao Me-dicinaNET.

A escolha pelo Grupo A como parceiro no caminho para a maior profissionalização do portal se deu de que forma?

O MedicinaNET cresceu e se tornou referência para mui-tos médicos do país, o que tornou o site mais complexo de administrar. De certa forma, o sucesso do site trouxe ques-tões para as quais não estávamos preparados. Por outro lado, sabíamos que a solução não seria simplesmente trazer um sócio investidor que tomasse conta da administração do site, pois isso poderia levar a perda da isenção editorial. A partir do início das conversas com o Grupo A percebe-mos que este seria o parceiro ideal, uma vez que traria a expertise editorial e de gestão, profissionalizando o negó-cio e possibilitando o seu crescimento, ao mesmo tempo em que permitiria a manutenção das virtudes que nos levaram a ser referência para tantos colegas de profissão.

Quais são as expectativas dos editores do portal nesta nova fase?

Pretendemos nos consolidar ainda mais como o maior portal de atualização e consulta médica do país, mas sem perder as características que nos trouxeram até aqui, que são isenção, preocupação com o sistema de saúde brasilei-ro e crítica a práticas que julgamos inadequadas. O nosso principal e maior objetivo sempre será, em última instân-cia, fornecer uma ferramenta que possa ajudar os nossos colegas médicos na atenção à saúde da nossa população.

ENTREVISTA

Euclides Cavalcanti

Objetivo é ajudar os colegas médicos

Um grupo de médicos e professores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) se dedica, há alguns anos, a fomentar a atualização profissional através do MedicinaNET. O coordenador da comissão editorial e um dos idealizadores do por-tal, Euclides Cavalcanti, conversou conosco sobre o caminho percorrido até agora, quando a plataforma passou a fazer parte do Grupo A, e sobre os novos rumos para 2012.

Ferramenta utilizada na tomada de decisões e na investigação de condições clínicas de alta prevalência.

ALGORITMOS

Capítulos traduzidos do ACP Medicine do American College of Physicians com exclusividade para o portal.

ACP MEDICINE

Uma das melhores ferramentas médicas atuais, oferece cerca de 300 calculadoras médicas, 200 critérios clínicos e 50 árvores de decisão. Conteúdo traduzido com exclusividade para o MedicinaNET.

MEDCALC 3000

Estudos de casos clínicos com as condutas diagnóstica e terapêutica, comentados em vídeos práticos e objetivos.

CASOS CLÍNICOS

As mais recentes publicações de grande impacto internacional atualizadas e comentadas de forma didática, estabelecendo reais aplicações para a prática clínica.

ARTIGOS CIENTÍFICOS COMENTADOS

Aulas com condutas práticas em todas as especialidades, ministradas por especialistas vinculados às principais instituições de ensino do país.

AULAS EM VÍDEO

E MAIS:

IMAGENS EM MEDICINA

BIBLIOTECA LIVRE

PRESCRIÇÕES MÉDICAS

SEGURANÇA DO PACIENTE

ARTIGOS DE REVISÃO

BPR GUIA DE REMÉDIOS

BULÁRIO MEDICINANET

Page 6: Grupo A em Revista I jan fev mar 2012

6

Métodos de pesquisa em atividade física – 6.ed. Thomas, J.R.; Nelson, J.K.; Silverman, S.J.21x28, 478p., 2 coresNesta nova edição, os autores apresentam métodos e processos de pesquisa com exemplos que se aplicam às áreas voltadas às ciências do exercício, mantendo a abordagem acessível e bem-humorada que tornou esse livro bem-sucedido em diversos países.

CIÊNCIAS BÁSICAS E BIOLÓGICAS

ESPORTE E EDUCAÇÃO FÍSICA

Guia para educação ambiental em costões rochososGhilardi-Lopes, N.P.; Hadel, V.F; Berchez, F. (Orgs.)16x23, 200p., 4 coresAmplamente ilustrado, são abordados aqui os principais ecossistemas de substrato consolidado do litoral brasileiro, os fatores que os influenciam e os impactos aos quais estão sujeitos. O conteúdo principal é complementado por propostas de atividades de educação ambiental e um glossário dos termos menos usuais.

Biologia marinha – 8.ed.Castro, P.; Huber, M.E.23x28, 480p., 4 coresEscrito para reforçar e aumentar o encantamento dos nossos leitores por esta área, ao mesmo tempo em que fornece uma introdução rigorosa à biologia marinha como ciência.

Biologia molecular: princípios e práticasCox, M.M.; Doudna, J.A.; O’Donnell, M.21x28, 944p., 4 coresAo reunir os princípios e as práticas relativas à biologia molecular, sempre em linguagem acessível e com conteúdo amplamente ilustrado, esta obra torna-se fonte de consulta indispensável a estudantes de biologia e áreas afins. Inclui ppts na área do professor.

Indicação de alongamento: eliminando a dor e prevenindo as lesõesBerg, K. 21x28, 152p., 4 coresEste livro apresenta programas de alongamento a serem seguidos ou adaptados conforme as necessidades de seu corpo. O autor mostra como avaliar de forma rápida a dor e identificar o alongamento correto para aliviá-la.

A biologia marinha e toda a sua riquezaReúne conhecimentos básicos sólidos, incluindo princípios da metodologia científica, de física e biologia básica.

Ricamente ilustrado

Apresentações em Powerpoint® com as imagens da obra

Page 7: Grupo A em Revista I jan fev mar 2012

7

Os idosos e as cidadesPara ler o texto completo, acesse a edição 40 da revista

no site www.bmjbrasil.com.br.

Em um mundo que está envelhecen-do – no qual se prevê que a pro-porção de pessoas com mais de 60

anos vá quase dobrar na próxima década –, a questão é a seguinte: como essas pes-soas – que foram despachadas para casas de repouso – podem ser trazidas de volta? Como as cidades, formatadas para a juven-tude, podem ser encorajadas a acomodar uma população em processo de envelhe-cimento, garantindo assim a própria sobre-vivência como locais heterogêneos e vivos? E, como se essa não fosse uma pergunta complexa o suficiente, ela é ainda compos-ta por uma consideração maior: como são os idosos? Certa vez, falei com um homem com câncer terminal que havia sido colo-cado em um asilo e que passava os dias olhando o gramado e as árvores. Ele me disse que isso o lembrava da paisagem insossa e soporífera de um crematório e que tudo o que ele mais queria era ver um pouco da vida na cidade, ver as moças pas-sando e tomar uma cerveja.

Se houve alguma pressuposição em ar-quitetura e planejamento, foi a de que ido-sos são enfermos e precisam de espaços nivelados, rampas e ausência de obstáculos. Precisam de grandes e vistosos sinais e ban-heiros adaptados, bancos e muito espaço verde. No entanto, a maioria dos indivíduos com mais de 60 anos não é inválida – na ver-

dade, a maioria trabalhará por muito tempo ainda. Conforme melhoram o cuidado à saúde e seus desfechos, os idosos continu-arão mantendo-se em forma e viverão mais – e um número maior deles será ativo. Não há um “indivíduo médio” acima dos 60 anos, o que torna o planejamento de uma cidade propícia às suas necessidades um problema particularmente complexo, mas ainda as-sim singularmente fascinante.

A questão do envelhecimento nas ci-dades está finalmente atingindo alguma maturidade. A Organização Mundial de

Saúde lançou um programa ambicioso para desenvolver cidades “acolhedoras para os idosos”, locais que estimulariam o envelhe-cimento ativo, otimizando oportunidades para a saúde, a participação e a segurança, de modo a melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem. As ci-dades terão de acomodar populações mais velhas; será fascinante ver se uma mudança demográfica poderá realmente fazer o que deve e melhorar as cidades para todos nós, transformando-as em lugares de onde ja-mais desejaremos sair.

7

HOMER SYKES/MANSION EDITIONS/ALAMY

ODONTOLOGIA

Planejamento, gestão e avaliação em saúde bucalGoes, P.S.A.; Moysés, J.S. (Orgs.)17,5x25, 256p., 2 coresO livro oferece ferramentas que ajudam o leitor a pensar e fazer melhor a saúde bucal na esfera pública, tanto no Brasil quanto em outros países. Voltado para sanitaristas, gestores, professores e alunos, une o rigor teórico com a prática, mostrando como os conceitos podem ser aplicados no cotidiano de serviços de saúde.

Ortodontia e ortopedia facial: tratamentoRakosi, T. (Org.)23x31, 378p., 4 coresNesta obra ricamente ilustrada, os leitores vão encontrar um material valioso sobre os métodos mais seguros, modernos e eficientes de tratamento ortodôntico e ortopédico dentofacial. Fotos e desenhos anatômicos deixam o conteúdo acessível e didático.

Edwin Heathcote

Page 8: Grupo A em Revista I jan fev mar 2012

8

ENFERMAGEM

Enfermagem em saúde mental e psiquiatria – 5.ed.Videbeck, S.L.21x28, 534p., 2 coresApresenta o cuidado de enfermagem psiquiátrica, enfatizando temas como avaliação, comunicação terapêutica, teoria neurobiológica e farmacologia. As intervenções apresentadas abordam todos os aspectos do cuidado, incluindo a comunicação, o fornecimento de instruções ao cliente e à sua família.

Fundamentos de enfermagem em terapia intensiva da AACN – 2.ed.Chulay, M.; Burns, S.M.21x28, 590p.Escrito por especialistas em enfermagem em cuidados intensivos, este livro define um novo padrão para o ensino de enfermagem em terapia intensiva, fornecendo informações essenciais a respeito do atendimento a pacientes adultos criticamente enfermos e seus familiares.

Manual de habilidades de enfermagem clínica de TaylorLynn, P.12x20, 1.010p., 2 coresEste livro é um guia de consulta rápida, que traz instruções passo a passo e reforça os conhecimentos cognitivos e técnicos necessários à realização segura e eficiente das habilidades.

CHEGOU! ATUALIZAÇÃOTERAPÊUTICA

D EP R A D OR A M O SV A L L E

D IAGNÓST ICO E TRATAMENTO

U R G Ê N C I A S E E M E R G Ê N C I A S

Nova edição do grande clássico da literatura médica nacional

Lançamento inédito

Manual de cirurgia estética – 2.ed.Mang, W.L.21x28, 712p., 4 coresA 2ª edição do aclamado Manual de cirurgia estética, apresentado em volume único, aborda os procedimentos mais utilizados em cirurgia estética. Os capítulos foram atualizados e ampliados, com adição de novos tópicos, dicas úteis e diversos métodos cirúrgicos.

Atlas de cirurgia ginecológica – 7.ed. rev. ampl.Wallwiener, D.; Jonat, W.; Kreienberg, R.; Friese, K.; Diedrich, K.; Beckmann, M.W.25x30, 828p., 2 coresObra mundialmente conhecida, a qualidade das ilustrações e a forma didática como o conteúdo é apresentado a tornam referência indispensável a todos os profissionais que atuam em cirurgia ginecológica.

MEDICINA - ESPECIALIDADES MÉDICAS

D EP R A D OR A M O SV A L L E

Page 9: Grupo A em Revista I jan fev mar 2012

Grupo A em Revista – Quais as principais mudanças nesta nova edição do Métodos diagnósticos?

José Luiz Moller Flôres Soares – Em um trabalho de quatro anos, que envolveu 300 coautores de diversas áreas, atualizamos todo o texto. Capí-tulos foram acrescidos e novas informações foram adicionadas nos já exis-tentes, para dar conta das transformações que envolveram a área nesse pe-ríodo, como por exemplo, nos exames de ressonância magnética. O formato também foi readequado (para 17,5x25), em função do aumento no número de páginas.

A primeira edição foi produzida em 2001. Conte-nos um pouco sobre a história desse livro?

Esse projeto surgiu na residência do Hospital Conceição, que é referência no Rio Grande do Sul em medicina interna, em virtude de uma carência que sentíamos de informações relacionadas aos exames e suas respectivas inter-pretações. O livro é fruto, especialmente, de uma iniciativa minha com três residentes formados pela instituição nas áreas de oncologia, infectologia e endocrinologia.  Qual o principal diferencial da obra?

Acredito que seja o resultado dessa busca pelas informações sobre to-dos os métodos diagnósticos, que acabou originando uma obra pioneira e agregadora. A abordagem não segue o modelo das especialidades; a orga-nização dos assuntos segue os tipos de exames – os de laboratório, os de métodos gráficos, os de imagem e os de punções-biópsias. Com a quantida-de e diversidade de profissionais que nos ajudaram na criação desta obra, um dos excelentes resultados, também, é o tratamento multidisciplinar do assunto. Para quem o livro se destina?

Estudantes de medicina, áreas médicas de pós-graduação nas diversas áreas da clínica, profissionais clínicos e especialistas das diversas áreas clí-nicas. Nosso objetivo é apresentar os tipos de exames e apontar o melhor método para cada situação. Com isso, até mesmo laboratoristas e auditores podem se beneficiar do conteúdo do livro, que pode ser um instrumento a mais na avaliação de risco/benefício e custo/efetividade dos diversos tipos de exames nos quadros mais variados.

O conhecimento e a experiência adquiridos ao longo dos anos no local que é referência estadual em medicina interna se renovaram e agora são apre-sentados pelo Grupo A nesta nova edição do Mé-todos diagnósticos. O internista e cardiologista José Luiz Moller Flôres Soares lidera a produção desta obra pioneira, que conta com mais de 300 coautores, e fala sobre o surgimento do livro e a sua atualização na última década.

ENTREVISTA

José Luiz Moller Flôres Soares

Métodos diagnósticos chega à 2ª edição

9

Manual de ginecologia e obstetrícia do Johns Hopkins – 4.ed.Hurt, K.J.; Guile, M.W.; Bienstock, J.L.; Fox, H.E.; Wallach, E.E.14x21, 682p., 2 coresA nova edição atualizada inclui as mais recentes informações sobre a especialidade. É referência rápida perfeita para médicos que trabalham com problemas obstétricos e ginecológicos e cobre praticamente toda situação clínica na obstetrícia, obstetrícia de alto risco, ginecologia, endocrinologia reprodutiva, infertilidade e oncologia ginecológica.

CURRENT / Pediatria: diagnóstico e tratamento – 20.ed.Hay, W.W.Jr.; Levin, M.J.; Deterding, R.R.; Sondheimer, J.M.20x25, 1.408p., 2 coresEscrito por pediatras experientes para assegurar que cada capítulo reflita as necessidades e realidades da prática diária, este livro aborda uma ampla variedade de condições pediátricas, desde imunização e diabetes até reações alérgicas.

Manual de psiquiatria clínica: referência rápida – 5.ed.Sadock, B.J.; Sadock, V.A.14x21, 586p.Nova edição da obra de referência rápida de Kaplan & Sadock, este livro apresenta, de forma resumida e acessível, a etiologia, a epidemiologia, as características clínicas, o diagnóstico e o tratamento de todos os transtornos psiquiátricos, com dicas clínicas ao longo dos capítulos.

Métodos diagnósticos – 2.ed.Soares, J.L.M.F. & Cols. 17,5x25, 1.200p., 2 cores

Page 10: Grupo A em Revista I jan fev mar 2012

10

Violência contra crianças e adolescentes: teoria, pesquisa e prática Habigzang, L.F.; Koller, S.H. & Cols.17,5x25, 280p.De forma interdisciplinar, este livro é um instrumento teórico-prático de grande valor para todos os profissionais que lidam com crianças e adolescentes vítimas de violência, como psicólogos, juristas, médicos, assistentes sociais.

PSICOLOGIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA

TÉCNICA DIAGNÓSTICA

PSICANÁLISE

MÉTODOS DE PESQUISA

XADREZ

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

NEUROPSICOLOGIA

Reabilitação neuropsicológica: abordagem interdisciplinar e modelos conceituais na prática clínica Abrisqueta-Gomez, J. & Cols.17,5x25, 368p.Apresenta a reabilitação neuropsicológica de forma interdisciplinar, com destaque para a importância da adaptação de modelos holísticos para o tratamento e a recuperação de pacientes com múltiplas deficiências cognitivas.

Medidas de avaliação em treinamento, desenvolvimento e educaçãoAbbad, G. da S.; Mourão, L.; Meneses, P.P.M.; Zerbini, T.; Borges-Andrade, J.E.; Vilas-Boas, R. & Cols.17,5x25, 300p.Esta obra supera o abismo que há entre a produção científica acadêmica e o que os gestores empresariais necessitam e utilizam no cotidiano. É uma ferramenta indispensável para pesquisadores e profissionais responsáveis por programas de TD&E e todos os interessados em psicologia organizacional.

Ludodiagnóstico: investigação clínica através do brinquedo Affonso, R.M.L. & Cols.17,5x25, 288p.O ludodiagnóstico é um instrumento de investigação clínica no qual, por meio da utilização de brinquedos, estruturados ou não, o profissional procura estabelecer um vínculo terapêutico com a criança, visando ao diagnóstico de sua personalidade.

A questão infinitaBollas, C.16x23, 174p.Promove a reflexão a respeito da prática clínica, desperta o olhar sobre o trabalho do psicanalista junto aos pacientes e estimula a que, mais do que buscar teorias e interpretações, haja um trânsito mais livre no espaço criado entre a mente do profissional e a do paciente.

Regras essenciais de estilo da APA – 6.ed.American Psychological Association12x21, 296p.Este livro oferece rápido acesso às normas e seleciona as orientações-chave do novo Manual de Publicação da American Psychological Association (obra que será publicada no primeiro semestre de 2012). É o guia de bolso oficial para todos que desejam escrever para publicações que exigem o estilo da APA.

Métodos estatísticos para as ciências sociais – 4.ed.Agresti, A.; Finlay, B.17,5x25, 674p.Esta é uma obra completa, que inicia com a introdução de conceitos estatísticos básicos e vai até a apresentação de técnicas mais avançadas, mas muito utilizadas, como a ANOVA, a regressão linear múltipla e a regressão logística.

Gigantes do xadrez agressivoMcDonald, N.16x23, 332p.O autor seleciona cinco grandes enxadristas que, com consistência e sucesso, empregaram o xadrez agressivo – estilo que é uma mistura potente de dinamismo, preparação e psicologia, e que visa deixar o adversário sob pressão constante.

Page 11: Grupo A em Revista I jan fev mar 2012

As redes sociais na internet e seu potencial na educaçãoPatricia Alejandra Behar & Cols.

Para ler o texto completo acesse a edição 10 da Pátio – Ensino Médio, Profissional e Tecnológico no site www.revistapatio.com.br.

As funcionalidades da Web 2.0 am-pliaram os horizontes das redes so-ciais, propiciando o surgimento das

chamadas redes sociais na internet (RSI). Es-sas redes têm colaborado para que os con-sumidores de informações tornem-se pro-dutores, criando e compartilhando dados e ideias, bem como participando ativamente do processo de construção coletiva. Geral-mente, as RSI são usadas para conhecer pes-soas, disponibilizar fotos, vídeos e comen-tários. Considera-se que a aprendizagem seja um processo que envolve, entre tantos aspectos, a comunicação. Nesse sentido, as RSI têm grande potencial para apoiar a inte-ração e a cooperação entre os seus usuários.

O uso desses recursos no contexto edu-cacional pode modificar a relação entre o professor e o aluno, assim como o processo de construção de conhecimento. Os alunos partilham informações, por meio das redes, assim como o professor, ou seja, horizontal-

mente. As RSI proporcionam mais autono-mia aos discentes, mas aumentam a respon-sabilidade na aprendizagem. Além disso, possibilitam que os anseios e as necessida-des dos discentes sejam considerados de uma perspectiva flexível e contextualizada.

As redes sociais, tal como outras tecno-logias, são muito novas para alguns pro-fessores – fato que inibe o seu uso e a sua exploração – enquanto os alunos, em sua maioria “nativos digitais”, usam esses recur-sos com desenvoltura. Portanto, é essencial que os professores conheçam as referidas redes e suas funcionalidades para que pos-sam adaptá-las à sua realidade e ajudar os alunos a usá-las com limites, com senso crítico, sem exposições pessoais nem exa-gero e sem prejudicar o outro. Um estudo realizado recentemente sinalizou que a cria-ção de espaços virtuais complementares à aprendizagem presencial é importante para a promoção e o reforço das interações pro-

fessor-aluno e aluno-aluno na partilha de conhecimentos e nas estratégias de traba-lho cooperativo.

O uso das RSI para fins educacionais tem ocorrido em iniciativas pontuais, como, por exemplo, o uso de blogs e outros recursos em aula, mas geralmente por interesse par-ticular de alguns profissionais. Na maioria dos casos, não são ações inovadoras, pois apenas contribuem para a transmissão de informação. Não se questiona o valor des-ses usos, mas considera-se que é possível ir além, criando laços mais fortes e um movi-mento mais dinâmico, utilizando platafor-mas para fins educacionais como a Elgg.

Considera-se que o uso de RSI não é a so-lução para os problemas educacionais, mas pode contribuir para o processo à medida que amplia as interações entre todos os en-volvidos no processo. O valor do uso de RSI no contexto educacional não está na tecno-logia, mas no uso que é feito dela.

11

EDUCAÇÃO

Educação ambiental: abordagens múltiplas – 2.ed. Ruscheinsky, A. (Org.)16x23, 312p.

Nosso planeta verde: 100 ótimas propostas para trabalhar na educação infantilCharner, K. (Org.)21x28, 117p.

Desenho e escrita como sistemas de representação – 2.ed. Pillar, A.D.16x23, 248p.

Computadores em sala de aula: métodos e usosBarba, C.; Capella, S. (Orgs.)16x23, 272p.Apoiados no tripé conteúdos, metodologias e ferramentas tecnológicas, os autores mostram as mudanças que vêm ocorrendo no ensino e apresentam o potencial das TICs para desenvolver o trabalho cooperativo, a criatividade e a interdisciplinaridade.

O paradigma da educação continuadaLópez-Barajas Zayas, E. (Org.)16x23, 176p.O livro apresenta a educação continuada como uma urgência da sociedade atual para adaptação aos novos modelos produtivos, econômicos, sociais e tecnológicos. É necessário criar espaços de formação permanente a fim de garantir a adaptação a essas diferentes transformações, sem esquecer os valores e os direitos universais.

Este livro enfoca os processos de desenho e de escrita na infância, discutindo as construções em cada um deles e constatando suas interações no processo de alfabetização e aprendizagem.

O livro traz 100 ideias de atividades sobre responsabilidade ambiental para crianças de 3 a 5 anos que podem ser utilizadas dentro e fora de sala de aula. As atividades foram escritas por profissionais que utilizam esse tipo de recurso diariamente e proporcionam a oportunidade de trabalhar com reciclagem e reúso de materiais.

Esta nova edição atualiza as pesquisas empíricas na educação ambiental que se constituem fontes estratégicas de informação e subsidiam os processos em curso quanto a elaboração, implementação, monitoramento e controle social das políticas públicas ambientais.

Page 12: Grupo A em Revista I jan fev mar 2012

12

ENGENHARIA

GEOCIÊNCIAS

Geossistemas: uma introdução à geografia física – 7.ed.Christopherson, R.W.21x28, 752p., 4 coresDefine toda a geografia física, oferecendo o que há de mais atual na organização dos sistemas da Terra, utilizando imagens por satélite e de sensoriamento remoto detalhadas, informação estatística, excelente cartografia e fotografias.

Princípios de estatística para ciências exatasNavidi, W.17,5x25, 616p.Texto moderno com inúmeras aplicações à engenharia e ao controle estatístico de qualidade. Extremamente didático, traz grande quantidade de exemplos.

MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA

Matemática aplicada: economia, administração e contabilidade – 12.ed.Goldstein, L.J & Cols.21x23, 656p.Amplamente adotado e aclamado, apresenta o cálculo de maneira intuitiva em aplicações da vida real contemporânea na administração e nas ciências biológicas e sociais, com muitos exercícios e análise de gráficos e provas geométricas informais.

Métodos estatísticos para geografia: um guia para o estudante – 3.ed.Rogerson, P.A.17,5x25, 366p.Única obra sobre métodos estatísticos escrita especialmente para alunos de geografia, utilizando exemplos espaciais e geográficos. Livro atualizado, com exercícios e exemplos resolvidos.

ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO

Autodesk Revit Architecture 2012: Série EssencialRead, P. & Cols. 17,5x25, 396p., 4 coresGuia de treinamento oficial da Autodesk, aborda os fundamentos do Revit Architecture. Com explicações claras, tutoriais práticos e exercícios passo a passo, ensina tudo o que o aluno precisa saber para se tornar rapidamente produtivo com o software de arquitetura BIM.

AutoCAD Civil 3D 2012: Série EssencialChappell, E.17,5x25, 384p., 4 coresGuia de treinamento oficial da Autodesk, aborda os fundamentos do Civil 3D e ensina como importar dados de levantamentos topográficos,  projetar em 2D e 3D, definir poligonais e redes de tubulações, projetar estradas usando alinhamentos, perfis e corredores, criar documentos de construção e muito mais. 

Uma forma fascinante de estudar a geografia física!

Ilustrações e fotos coloridas; quadros com explicações adicionais sobre temas-chave, e outros com temas de especial interesse.

Page 13: Grupo A em Revista I jan fev mar 2012

13

COMPUTAÇÃO E TI

Comunicação de dadosRochol, J.16x23, 394p.Apresenta a fundamentação teórica básica de comunicação de dados de forma simples e didática, incluindo avanços tecnológicos da área de codificação de canal, técnicas de modulação e transmissão.

Introdução à abstração de dadosNunes, D.F. 16x23, 280p.A obra ensina a especificar, ou modelar, soluções de problemas computacionais em alto nível de abstração e a desenvolver o raciocínio algorítmico, utilizando a linguagem de programação funcional MAUDE.

Complexidade de algoritmos – 2.ed.Toscani, L.V.; Veloso, P.A.S. 16x23, 276p.A obra apresenta a complexidade de algoritmos, métodos e problemas, com ênfase em conceitos e seu emprego em análise de projeto.

Princípios e práticas de programação com C++

Stroustrup, B. 17,5x25, 1.244p.Introduz a programação em geral, incluindo programação orientada a objetos e programação genérica. Apresenta técnicas modernas de programação C++ desde o início, introduzindo a biblioteca padrão C++ para simplificar as tarefas de programação.

QUÍMICA

Introdução à estereoquímica e à análise conformacionalJuaristi, E. & Cols. 17,5x25, 200p.

FÍSICA

Introdução à análise de erros – 2.ed.Taylor, J.R.17,5x25, 348p.

SÉRIE MICROSOFT

Microsoft Excel 2010 passo a passoFrye, C.17,5x25, 480p.

Microsoft PowerPoint 2010 passo a passoCox, J.; Lambert, J. 17,5x25, 444p.

Microsoft Access 2010 passo a passoCox, J.; Lambert, J.17,5x25, 448p.

Microsoft Project 2010 passo a passoChatfield, C.; Johnson, T. 17,5x25, 508p.

Aprenda a utilizar os principais programas do Office 2010 com os guias oficiais da Microsoft. Arquivos de exercício e eBook (em inglês) disponíveis em www.grupoa.com.br.

Escrito com o propósito de facilitar aos leitores o entendimento dos fundamentos da estereoquímica, é voltado para alunos de graduação em química, engenharia química e farmácia.

Best-seller da área, este livro introduz o estudo e a avaliação de incertezas, partes vitais de qualquer experimento científico. Ideal para os cursos de física, química e engenharia.

Page 14: Grupo A em Revista I jan fev mar 2012

14

ADMINISTRAÇÃO

Aprenda a entregar os projetos do modo certo e na hora certa, em uma obra totalmente compatível com os exames PMBOOK do PMI.

Saiba como ir além do básico e produzir planos de negócios coerentes, convincentes e inteligentes.

Veja como as empresas podem tirar proveito do poder das redes sociais, das conexões de marca e da participação do cliente para criar verdadeiro valor. Mais do que o futuro do marketing, este livro é sobre o futuro dos negócios.

O mundo não é plano, como muitos pensam. Ghemawat mostra como atuar em um mundo em que fronteiras e nações ainda importam.

Fundamentado na reflexão de profissionais das mais variadas áreas sobre o tema, este livro analisa e sugere práticas baseadas em rede, comparando-as com as teorias já consagradas sobre negócios.

Veja o que a empresa mais admirada do mundo aprendeu com a recessão e a crise dos recalls.

COMUNICAÇÃO E ARTES

Design básico: layout – 2.ed.Ambrose, G.; Harris, P.16x23, 216p., 4 coresEsta nova edição traz conteúdos novos e atualizados, como estudos de caso e exercícios, para examinar as várias técnicas de organização do texto e da imagem em um projeto.

Abduzeedo: guia de inspiração para designersSasso, F.17,5x25, 208p., 4 coresFiel ao espírito do site Abduzeedo, uma das fontes de design mais populares do mundo, este guia fornece as bases para diferentes abordagens de design por meio de trabalhos de designers contemporâneos, entrevistas e tutoriais passo a passo.

Smashing HTML5: técnicas para a nova geração da WebSanders, B.17,5x25, 368p.HTML5 está cheia de recursos incríveis, e este livro apresenta inúmeras técnicas que ajudarão a construir sites modernos e atraentes, aproveitando todas as vantagens desta nova versão da linguagem da Web.

Moulage: arte e técnica no design de modaDuburg, A.; Tol, R. 17,5x25, 248p. 4 coresDidático e ricamente ilustrado, este guia apresenta, passo a passo, todos os aspectos da moulage, técnica de criação e produção tridimensional, mostrando os principais componentes das peças de roupas em suas variações mais comuns.

WikiBrands: como reinventar sua empresa em um mercado orientado para os clientesMoffitt, S.; Dover, M.16x23, 360p.

O guia definitivo do plano de negócios – 2.ed. revisadaStutely, R.17,5x25, 346p.

O guia definitivo do gerenciamento de projetos – 2.ed.Nokes, S. & Cols.17,5x25, 383p.

A crise da ToyotaLiker, J.K.; Ogden, T.N.14x21, 272p.

O desafio das redes: estratégia, lucro e risco em um mundo interligadoKleindorfer, W.; Wind, Y.17,5x25, 554p.

Mundo 3.0: como alcançar a prosperidade globalGhemawat, P.16x23, 414p.

Page 15: Grupo A em Revista I jan fev mar 2012

Arysinha Affonso é gerente editorial de Ciências Exatas, Sociais e Aplicadas

Arysinha Affonso

Vamos de livro ou revista?A série A está chegando em janeiro nas boas casas do ramo.

Trata-se de uma das apostas da editora no ano de 2012. Vol-tados para os estudantes de administração, os livros valem-se de um projeto gráfico e editorial arrojado que procura captar o espírito jovial, conectado e contemporâneo dos alunos que estão começando agora no ensino superior.

A ideia é de fato sacudir esse mercado. A concorrência é grande, mas nada que impeça o sucesso de um projeto diferente. Tão diferente que mobilizou as nossas equipes editoriais e de marketing para discutir uma questão apa-rentemente sem importância, mas que para nós faz muito sentido. Quando recebemos os originais publicados pela editora McGraw-Hill nos Estados Unidos ficamos nos per-guntando: isso é um livro ou uma revista?

Em fevereiro você poderá tirar sua conclusão. Eles têm cara de revista, foto de revista, papel de revista e linguagem de revista. E falam de coisas que falam algumas revistas! Acreditamos que o aluno de hoje, com o perfil que tem, deve achar uma delícia estudar com um material assim.

Ainda assim, tínhamos receio que os livreiros e os leito-res pudessem não entender exatamente o produto. O que fazer? Colocar uma capa de livro, com orelhas, para evitar qualquer confusão? Mas aí teríamos um produto igual aos demais. Perderíamos justamente a cara da série, o que ela tem de diferente já à primeira vista a identifica claramente. O que estávamos vendo como uma fraqueza poderia ser, na verdade, sua força.

Resolvemos usar o modelo que a McGraw-Hill lançou com sucesso no mercado americano. Vamos de livro-revista, total-mente colorido e com preço muito atraente para os estudan-tes de administração. As publicações abrangem os principais temas do curso – marketing, sistemas de informação, com-portamento organizacional, finanças e propaganda – e seus autores são professores experientes em sala de aula, que já escreveram livros-texto clássicos, testados no dia a dia.

15

COLEÇÃO ACom projeto gráfico arrojado, histórias de casos reais, texto claro e dinâmico, a Série A aborda conceitos fundamentais nas disciplinas introdutórias do curso de Administração. Os livros também contarão com material de apoio e material interativo que será disponibilizado a alunos e professores no site da editora.

Sistemas de informação

Baltzan, P.; Phillips, A.21x28, 384p., 4 cores

Administração – 2. ed.Bateman, T.S.; Snell, S.A.21x28, 416p., 4 cores

Marketing – 2. ed.Grewal, D.; Levy, M.

21x28, 472p., 4 cores

Quem não gostaria de estudar em um livro assim?

Page 16: Grupo A em Revista I jan fev mar 2012

IDENTIFICAÇÃO DO REPRESENTANTE

www.grupoa.com.br

0800 703 3444