projeto braskem notícias jan/fev/mar 2014

6
Notícias Jan | Fev | Mar| 2014 Premiação IP Braskem UNIB 1: Somos Prata! PARADA UNIB 2-RS Nova turma de Aprendizes 2 anos de REPOT dos Fornos sem acidentes de qualquer natureza Nova mochila é projetada com melhor ergonomia Dia da Saúde Seminário de Lições Aprendidas Parada PVC 2014

Upload: projeto-braskem-noticias

Post on 13-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Projeto Braskem Notícias jan/fev/mar 2014

NotíciasJan | Fev | Mar| 2014

Premiação IP Braskem UNIB 1: Somos Prata!

PARADA UNIB 2-RS

Nova turma de Aprendizes

2 anos de REPOT dos Fornos sem acidentes de qualquer natureza

Nova mochila é projetada com melhor ergonomia

Dia da Saúde

Seminário de Lições Aprendidas

Parada PVC 2014

Page 2: Projeto Braskem Notícias jan/fev/mar 2014

Carregar ferramentas para o local de trabalho sempre foi motivo de esfor-ço extra, especialmente para a colu-na. Este problema foi levantado pelo COERGO – Comitê de Ergonomia, e então foi criada uma nova solução. Uma mochila maior, mais anatômica e ergonômica, proporcionando uma melhor distribuição do peso e assim aliviando a carga que antes era dire-cionada para um só ponto da coluna.

Os soldadores foram os primeiros integrantes a usar a nova mochila. Com esse trabalho foi dado um novo passo na busca por uma melhor in-teração entes os integrantes e seus instrumentos de trabalho, proporcio-nando maior bem estar ao realizar as atividades no dia a dia.

No dia 24 de janeiro o Projeto Braskem Base Nordeste realizou o Seminá-rio de Lições Aprendidas da PARADA EMAP 1/UNIB 1-BA. O evento reuniu integrantes de várias áreas para com-partilhar experiências e trocar ideias

O excelente trabalho que vem sendo feito nos Fornos da UNIB 1, na Bahia, já ultrapassou as fronteiras do Estado. A conquista agora é na planta da UNIB 3 no ABC Paulista. Planejado para 35 dias de execução, o REPOT do forno BA-223 tem como principal serviço a substituição das serpentinas de uma forma nunca feita antes, principalmen-te por ser este o primeiro REPOT deste Forno, que foi montado em 2008.

Para garantir o sucesso do evento e a satisfação deste mais novo clien-te, toda a equipe mobilizada para este desafio é da Base Nordeste, que tem grande experiência em REPOT de For-nos. Parabéns à equipe de Fornos por mais esta conquista!

Novidade | Nova mochila é projetada com melhor ergonomia

Novidade | Informações serviços de SP

O ano de 2014 começou dando con-tinuidade ao crescimento e sucesso comemorados no ano anterior.

Em respeito aos nossos colabo-radores, nos comprometemos diaria-mente a proporcionar-lhes sempre as melhores condições de trabalho, como boa infraestrutura, preocupação com segurança e cuidados com saú-de. Acreditamos que o sucesso chega através de muito trabalho e principal-mente com a colaboração e empenho de todos.

Pensando no bem estar dos in-tegrantes do Projeto Braskem, com o apoio da área de SSMA e da CIPA

– que elegeu em março a Gestão 2014/2015 – foi realizado o Dia da Saúde visando minimizar os riscos a que ficam expostos os integrantes du-rante o Carnaval. E ainda no sentido da prevenção, o COERGO desenvolveu um novo produto mais ergonômico para o transporte de ferramentas.

Através do Seminário de Lições Aprendidas na Parada UNIB1-BA e das novas Turmas de Aprendizes bus-camos avaliar as experiências para melhorar cada vez mais e disseminar conhecimento e valores que julgamos de grande importância para a empre-sa. Nesse primeiro trimestre tivemos

ainda os desafios da Parada PVC-BA e também a Parada UNIB 2-RS que mo-bilizou mais de 1.100 integrantes.

Já colhemos hoje os frutos desse compromisso e trabalho, como o Prê-mio na categoria Prata da Premiação IP pelos índices de prevenção, e tam-bém com mais uma conquista da Equi-pe de Fornos que completou 1 milhão de horas sem ocorrências de qualquer natureza de SSMA – fato que mereceu um evento especial de comemoração – e, em conseqüência desse bom tra-balho, conquistamos mais um cliente, a planta da UNIB 3 no ABC Paulista. Mais uma vez Parabéns a todos!

Editorial | Continuamos crescendo

Evento | Seminário de Lições Aprendidas

relativas à Parada, no sentido de apontar os pontos fortes e as oportu-nidades de melhoria para as próximas, promovendo assim o desenvolvimen-to das pessoas e da Organização de um modo geral.

Mochila desenvolvida pelo COERGO

Integrantes do Projeto Braskem no evento Lições Aprendidas

Page 3: Projeto Braskem Notícias jan/fev/mar 2014

Encarte EspecialPARADA UNIB 2-RS

As áreas de Treinamento de Camaçari e Triunfo são a prova de que a união faz a força. Com a missão de treinar em média 1.100 integrantes até o começo da Parada UNIB 2-RS, foi mobilizado um instrutor de Triunfo até Camaçari para adiantar o processo de formação dos integrantes, que chegaram ao Rio Grande do Sul com todos os treinamen-tos em dia, atendendo às exigências da Braskem. Foram treinados também os novos integrantes da Base Sul, com o apoio da área de STMA.

A parada de manutenção da UNIB 2-RS/2014, englobando as unidades de Olefinas I e Aromáticos I, teve iní-cio no dia 14/03/2014 e teve como principal parceira nas áreas de cal-deiraria e andaime a OEI (Odebrecht Engenharia Industrial). Fazendo par-te do nosso escopo inicial estavam tarefas na fase de pré-parada que consistiram na montagem de todos os andaimes deste evento, num total de 300 mil metros entre os meses de maio/2013 e fevereiro/2014.

Durante a parada, a OEI foi res-ponsável pela execução de serviços de manutenção nas unidades de Aro-máticos I, Butadieno I e Olefinas I.

A OEI foi contratada também pela

área da DIO (Investimento Operacional) da Braskem para execução dos serviços de substituição integral dos trocadores A-408 1/2 e de seus sistemas de tubu-lações na unidade da PE-05.

No pico do evento chegamos a um efetivo de 1.100 pessoas entre enge-nheiros, supervisores e executantes, dos quais 650 foram provenientes da Base Nordeste, alojados entre Porto Alegre e região metropolitana.

Os serviços de caldeiraria foram entregues antecipadamente entre os dias 18/04 e 21/04, sendo que as atividades de andaime deverão per-manecer até agosto/2014, quando se dará a finalização da desmontagem dos mesmos neste projeto.

Mais um trabalho de sucesso A palavra é... Treinamento!

O novo vestiário da Base Sul, implanta-do na área do Pipe Shop, se caracteriza como um investimento na qualificação das ações na Base Sul, além de demons-trar o compromisso da Odebrecht En-genharia Industrial em prestar serviços cada vez melhores à Braskem.

O prédio conta com instalações am-bientalmente responsáveis. Foi monta-do um sistema de reaproveitamento da água das pias de lavagem de mãos para descarga dos mictórios, além de reapro-veitar materiais em boas condições de uso dos antigos canteiros (Eteno Verde e

Butadieno) como os pilares, telhas, vasos, pias e chuveiros.

Esse vestiário atendeu cerca de 1.100 integrantes ao longo de dois tur-nos. No mesmo prédio foi construída também uma rouparia, com capacidade de atendimento em 16 guichês.

Investimentos em infraestrutura na Base Sul

Antigo vestiário e rouparia

Equipe em treinamento

Novo vestiário e rouparia

Page 4: Projeto Braskem Notícias jan/fev/mar 2014

COMPROMISSO,PROFISSIONALISMO EDEDICAÇÃO.MUITO OBRIGADO!1º de maio, Dia do Trabalhador

Page 5: Projeto Braskem Notícias jan/fev/mar 2014

No dia 13 de janeiro foi recebida a nova turma de Aprendizes 2014. São 11 jovens da área de Caldeiraria que agora tem a oportunidade de colocar em prática tudo que aprenderam du-rante um ano no curso de Qualifica-ção Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Estes jovens estão atuando nas áre-as de: Pipe Shop, Fornos e Caldeira. A madrinha escolhida para essa turma foi a Engª Helen Araújo. Desejamos sucesso nesta nova etapa!

A Parada da PVC 2014 aconteceu no período de 10 a 22/02/14 no Pólo Petroquímico de Camaçari-Ba. A Ode-brecht Engenharia Industrial, que teve um efetivo de aproximadamente 400 colaboradores, ficou responsável pela execução dos serviços de caldeiraria na Unidade de MVC. O escopo de ma-nutenção contemplou 1 reator, 7 tor-res, 21 permutadores, 10 vasos, 1 flare, 1 filtro e 81 REC’s de tubulação.

Alguns desses trabalhos merece-ram destaque devido à sua complexi-dade e à sua importância, salientadas pelo Cliente. Dentre estes, o reator (R-1101) onde foi substituído o spar-ger, 42 aircups e foram instaladas 84 arruelas nos aircups, a torre (T-1301) onde foram instaladas chapas de re-forço no costado e foram substitu-ídos distribuidores, e o permutador (P-1106) para o qual foi fabricado um dispositivo específico para sacar o seu feixe. Mais uma vez a Parada atendeu todas as expectativas do Cliente com relação ao cumprimento do prazo, à qualidade do serviço, à produtividade e às demandas que surgiram durante o evento.

No dia 07/02 a equipe integrada de For-nos comemorou 1 milhão de horas sem ocorrência de qualquer natureza de SSMA. O evento contou com um café da manhã que reuniu todas as empresas envolvidas nos serviços dos Fornos e também foi fei-ta uma exposição no Hall do Refeitório Central da UNIB-Ba com os dispositivos e melhorias que foram criados pela equipe

neste período para minimizar os riscos da montagem e movimentação das peças, otimizando os serviços, minimizando o esforço e garantindo a produtividade ao longo destes 2 anos. Na oportunidade, a Braskem reconheceu as empresas parcei-ras, ressaltando o comprometimento de todos no êxito deste evento. Parabéns a toda a equipe de Fornos!

Aproveitando os festejos do Carnaval, o Dia da Saúde foi realizado no dia 27/02 com iniciativa da CIPA e apoio da área de SSMA com a campanha “Carna-val Seguro”. O Evento contou com uma peça teatral com o tema “Carnaval, eu me amo eu me cuido”, com a dis-tribuição de cartilhas com dicas para um carnaval seguro e preservativos. O objetivo foi minimizar os riscos aos quais os foliões são expostos durante o festejo, como doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a AIDS, o abuso de álcool e a direção perigosa.

Novidade | Nova turma de Aprendizes

Parada PVC 2014 Evento | Dia da Saúde

2 anos de REPOT dos Fornos sem acidente de qualquer natureza

Nova turma de Aprendizes 2014

Entrega de preservativos aos integrantes

“Confiança nas Pessoas, em sua capacidade e em

seu desejo de evoluir”

Tecnologia Empresarial Odebrecht

Page 6: Projeto Braskem Notícias jan/fev/mar 2014

Odebrecht Engenharia Industrial – Projeto

Braskem: Camaçari-BA Rua Benzeno S/N PV

13/14 –Polo Petroquímico de Camaçari

Sugestões, críticas ou dúvidas: Comunicação & RS: [email protected]

Telefone: (71) 3413-1485

Tiragem: 1.000 unidades

Redação: Área de Comunicação & RS

Projeto gráfico e diagramação: Árvore Criativa Design

Colaboração nesta edição: CIPA / Social /

STMA / Coordenação Base Sul

Este informativo é uma publicação da

Odebrecht Engenharia Industrial - Projeto

Braskem com fins de publicação e divulga-

ção de assuntos inteiramente restritos ao

âmbito da empresa, esta publicação tem

tiragem de 1.000 exemplares. Proibida a re-

produção sem prévia autorização.

No dia 07 de março, foi realizada a elei-ção da CIPA para a gestão 2014/2015. Foram inscritos 17 candidatos que disputaram 11 vagas. A eleição contou com a participação de mais de 60%

do efetivo e também com a presença de vários representantes do Sindicato e fiscais dos próprios candidatos, que colaboraram com a contagem e vali-dação dos votos.

O IP é uma ferramenta de Saúde, Segu-rança e Meio Ambiente, com objetivo de estabelecer e monitorar esforços preventivos alinhados com os valores e diretrizes da Organização na cons-trução de uma cultura de prevenção, evoluindo gradativamente o desempe-nho de SSMA, com vistas à redução de perdas tais como acidentes materiais e de processo, incidentes, doenças ocu-pacionais e impactos ambientais.

No último dia 25/03, a Braskem – UNIB 1-BA realizou um evento de reconhecimento das empresas parcei-ras que se destacaram em 2013 pelo desempenho de suas ações. Dentre as premiadas, o Projeto Braskem con-quistou a categoria Prata.

Os critérios para a premiação são acompanhados mensalmente, são eles: as taxas de ocorrência de aci-dentes com e sem afastamento, taxa

de primeiros socorros, resultados do Índice de Prevenção (IP) que é com-posto por 11 indicadores preventivos como o DSSMA, Diálogos Comporta-mentais, treinamentos, Auditorias de PT, Inspeções de área, plano de inspe-ção e manutenção dos equipamentos (70%), três indicadores reativos (30%) e o resultado da Auditoria do IP do ano anterior.

Aconteceu | Eleição da CIPA

Reconhecimento | Premiação IP Braskem UNIB 1 – Somos Prata!

TITU

LARE

S

1 Gelmiro de Souza

2 Geraldo Conceição Raquel

3 Carlos Alberto da Silva

4 Rosalvo Santos Santana

5 Irecê Araújo

6 Adnelson Pereira de JesusSU

PLEN

TES

7 Pedro Santos de Almeida

8 Josemir Nascimento dos Santos

9 José Otacílio Santana Bacelar

10 Jorge Antônio G. dos Santos

11 Edmilton Conceição dos Santos

;

AÇÕ

ES R

EALI

ZADA

S PE

LA C

IPA

GEST

ÃO 2

013/

2014

Caixa de sugestões para a CIPA;

Troca de luva do pessoal de andaime - Equipe do gaveteiro responsável pela lubrificação das braçadeiras;

Faixa de isolamento na área de containers e resíduos;

Identificação dos Cipistas por meio de um selo no capacete;

Inspeção nos ônibus, vans e táxis;

Treinamento em movimentação de cargas;

Instalação de espelhos nas es-quinas das ruas PV-13;

Dia da Saúde;

Cobertura do relógio de ponto - PV-13

Suporte da linha adjacente a do Flare;

Construção de um banheiro na área do Jato e Pintura.

Eleição da CIPA

Equipe recebendo prêmio IP Troféu do Prêmio IP categoria prata