gostaria de dedicar este livro a meus filhos, jessica e · É aí que entra este livro, que vai...

31

Upload: phamtram

Post on 08-Nov-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Gostaria de dedicar este livro a meus filhos, Jessica e

Oliver, que me iniciaram em minha jornada em busca

de equilíbrio e a tornaram tão alegre e gratificante. E

principalmente ao meu marido, Richard, que me mostrou

o significado de ser feliz e fez disso uma realidade.

– Jan Bruce

Aos meus pais, Betty e Lloyd, que me ensinaram a

importância de ter um significado e um propósito.

À minha mulher, Veronica, e a meus filhos, Vivien e

Julian, a mais viva tradução de uma vida significativa.

– andrew Shateé

Gostaria de dedicar este livro à minha esposa, Laurice,

e a meus filhos, Sarah, Ben, Matt, Rebecca e Charlie;

eles me mantêm equilibrado e me fazem lembrar

o que realmente importa na vida.

– adam Perlman

SUMÁRIO

PREFÁCIO 9

INTRODUÇÃO 12

PARTE UM A PAZ PERDIDA 17

CAPÍTULO 1 UMA SOCIEDADE ESTRESSADA 18

CAPÍTULO 2 UMA NOVA ABORDAGEM 22

PARTE DOIS O PROGRAMA DE 14 DIAS 35

CAPÍTULO 3 14 DIAS PARA O EQUILÍBRIO 36

DIA UM: ACALME AS SUAS EMOÇÕES 38

DIA DOIS: DURMA BEM 55

DIA TRÊS: LIBERTE O SEU PODER DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 64

DIA QUATRO: CALMA INSTANTÂNEA 81

DIA CINCO: ABASTEÇA SEU CORPO 91

DIA SEIS: CONTORNE SUAS CRENÇAS ICEBERG 107

DIA SETE: ACABE COM A EXAUSTÃO 127

DIA OITO: SINTONIZE SEU RADAR DE COISAS POSITIVAS 141

DIA NOVE: DESCUBRA AS FALHAS EM SEU PROGRAMA

DE EXERCÍCIOS 159

DIA DEZ: ESTABELEÇA UM EQUILÍBRIO ENTRE

TRABALHO E VIDA PESSOAL 172

DIA ONZE: LIBERTE-SE 187

DIA DOZE: VIVA OS SEUS OBJETIVOS DE VIDA 201

DIA TREZE: ENERGIZE O SEU TRABALHO 207

DIA QUATORZE: CONECTE-SE A ALGO MAIOR 215

PARTE TRÊS SIGA EM FRENTE 225

CAPÍTULO 4 VIVA EM EQUILÍBRIO 226

AGRADECIMENTOS 232

9

PREFÁCIO

Bem-vindo à revolução do bem-estar! Só pelo fato de ter esco-lhido este livro, você já faz parte dela.

Nessa “revolução”, nossa cultura está finalmente despertando para o fato de que, se quisermos ser felizes e saudáveis, preci-samos pensar grande. Por muito tempo, as pessoas recorreram a respostas rápidas para suas lutas contra as doenças e o exces-so de peso. Experimentamos dietas, nos automedicamos com comida e álcool para acalmar a mente. Nada disso funcionou. Acabamos ficando mais gordos, mais doentes, mais infelizes e mais estressados.

Por quê? Porque, como Jan Bruce, o Dr. Andrew Shateé e o Dr. Adam Perlman revelam neste livro inovador, estávamos nos concentrando em soluções fugazes e não no verdadeiro proble-ma. O que precisávamos não era mudar o que acontecia em nossa vida e ao nosso redor: tínhamos que ir mais fundo e transformar o que estava acontecendo dentro de nós mesmos.

Nas duas últimas décadas, tenho praticado Medicina Funcio-nal e escrevi alguns livros baseados em seus princípios, que se concentram na busca pela saúde, e não no tratamento para as doenças. Todos os males físicos têm uma causa mais profunda, e é necessário levar em consideração a totalidade da pessoa para eliminar essa causa. Observamos tudo; não apenas o que dizem os exames de sangue, mas a maneira como os pacientes se alimen-tam e, sobretudo, como lidam com o estresse. Se eu continuasse a tratar apenas os sintomas e deixasse de lado essa complexa rede que está por trás do bem-estar, os pacientes estariam de volta ao consultório em menos de um ano. Essa visão da pessoa como

10

um todo coloca em xeque as crenças básicas daqueles que ain-da aceitam a abordagem “tome um comprimidinho” (também conhecida como “a solução mais rápida”). Ironicamente, como milhões de pacientes e leitores podem atestar, quando você se concentra na construção da saúde, acaba erradicando as doenças e revertendo o excesso de peso naturalmente. É simples assim.

O estresse é o mais terrível vilão da saúde, responsável por causar ou piorar 95% de todas as doenças. Ter uma mente calma é tão importante para a saúde que se tornou uma das bases da minha prática. O estresse não apenas nos faz adoecer, mas tam-bém nos impede de alcançar a cura. Ele inunda nosso corpo com hormônios que nos levam a acumular aquela perigosa gordura abdominal e sabotam nossos esforços para perder peso. Em nos-sa sociedade, estamos testemunhando uma epidemia de doenças relacionadas ao estresse, da depressão à senilidade, da ansiedade à obesidade. A grande indústria farmacêutica e alimentícia ama a epidemia de estresse, já que milhões de pessoas se tornam de-pendentes de medicamentos, açúcar e cafeína para se “sentirem melhor”. Mas, como já escrevi em outros livros, a resposta não está nas prateleiras das farmácias – está em nossa mente!

É aí que entra este livro, que vai mudar a sua vida. Sem estres-se apresenta um programa pioneiro que vai além da abordagem “tome um comprimidinho” na luta contra o estresse. Pare de ten-tar erradicar o estresse com medidas infrutíferas e passageiras. Aposto que você já experimentou muitas delas! Da mesma forma que uma mudança em seu estilo de vida promove a perda de peso e uma boa saúde, uma nova forma de lidar com o estresse está ao seu alcance se você aprender a mudar o seu modo de pensar. E é exatamente isso que este livro vai ensinar a você. Este poderoso programa é uma maneira nova e radical de transformar a sua forma de pensar e reagir ao estresse. Os autores – três guerreiros do bem-estar em suas respectivas áreas de trabalho – juntaram

11

os princípios da medicina funcional, da psicologia positiva e es-tratégias reais comprovadas para criar uma abordagem sistêmica que vai ajudá-lo a alcançar a paz de espírito e a saúde que você tanto procura.

Você não precisa se expor aos perigos do estresse nem mais um dia sequer. Você não precisa mais ficar cansado, sem forças, deprimido, nem lutar contra problemas de peso ou de saúde. Existe uma vida melhor, mais saudável e mais feliz à sua espera. Entre nesta jornada por 14 dias e ela será sua!

Dr. Mark Hymanautor de Ultrametabolismo

12

INTRODUÇÃO

A vida pode ser estressante. Você não precisa que ninguém lhe diga isso. E provavel-

mente também não precisa que lhe expliquemos por quê. Inter-mináveis listas de tarefas, cargas de trabalho exageradas, prazos urgentes, a obrigação de realizar mais com menos, malabarismos para dar conta da agenda dos filhos, cuidados com pais idosos, conflitos no relacionamento... O simples fato de ler este trecho já pode lhe causar estresse!

Não é novidade que o estresse crônico cobra um alto preço à nossa qualidade de vida. Ele confunde nossos pensamentos, atra-palha nossa capacidade de tomar decisões, prejudica nossa saúde e nossos relacionamentos e – o que talvez seja seu efeito mais importante – nos torna imensamente infelizes.

Até hoje, a prática que tem prevalecido é aliviar o estresse com um comprimido, uma massagem, uma viagem de férias. Mas não estamos aqui para ensiná-lo a relaxar. Não vamos pro-meter que a resposta está em uma nova técnica de respiração nem sugerir que você desligue seus dispositivos eletrônicos durante uma tarde. Com certeza essas soluções rápidas ofere-cem uma pausa momentânea nos problemas, mas os resulta-dos são passageiros e nos levam de volta ao ponto de partida. “Aliviar o estresse” não é o nosso objetivo. Estamos em busca de um estado de calma consistente, de longo prazo, firmemen-te enraizado, apesar de todos os contratempos que a vida lhe apresentar.

Aqui está uma breve lista do que não vamos sugerir que você faça para se livrar do estresse:

13

Arranjar outro emprego.Trabalhar menos.Mudar-se para um ambiente mais calmo.Terminar seu relacionamento.Reduzir a sua lista de tarefas.Investir em um sistema de organização do tempo.Abrir mão de qualquer coisa que você ame fazer.

Por quê? Porque na verdade você não pode se livrar do estresse. Isso não é possível. O estresse é uma consequência incontestável da vida moderna. Mas você pode aprender a administrá-lo com tranquilidade – e, para isso, não precisa mudar radicalmente a sua vida. Se pensar bem, o estresse parece sempre surgir da ten-tativa de equilibrar tudo aquilo que mais valorizamos: nossa rela-ção familiar, trabalho, amigos, cuidados com a saúde, atividades que nos dão prazer. Portanto, isso não tem nada a ver com se li-vrar do estresse: trata-se de modificar a sua resposta ao estresse. E isso muda tudo. Em apenas 14 dias, vamos lhe ensinar uma nova maneira de reagir às circunstâncias da vida e, consequentemente, uma nova maneira de viver.

É quase impossível evitar engarrafamentos de trânsito, chefes exigentes, adolescentes cheios de vontades, pressões financeiras, pequenos problemas de saúde e outros desafios que formam a intrincada teia de estresse da vida moderna. Mas é possível con-trolar a sua forma de pensar ao deparar com esses contratempos – que é o que dita a sua reposta ao estresse. Esse é o segredo, pois é aí que está a solução. Quando começa a enxergar suas reações aos aborrecimentos de forma diferente, você estimula o melhor antídoto para o estresse: a resiliência.

Crie um novo sistema operacional interno e, de repente, não importa mais que as causas do estresse não tenham mudado, porque você terá mudado. Você vai descobrir que pode fazer

14

muitas coisas que nunca imaginou ser capaz, como, por exemplo, concentrar-se mais no trabalho, resolver problemas com mais eficiência e comunicar-se com mais clareza. Seu cansaço e seu mal-estar vão começar a se dissipar e você vai se sentir capaz e inspirado para fazer as mudanças em seu estilo de vida, o que, com o passar do tempo, diminuirá seus níveis de estresse. E o melhor de tudo é que você poderá direcionar essa energia que vem desperdiçando com preocupações, ansiedade, culpa, tristeza e frustração para atividades de fato gratificantes: aprofundar rela-cionamentos, dedicar-se a trabalhos que lhe tragam prazer e até curtir sua vida tão ocupada, em vez de simplesmente passar por ela no piloto automático.

Em 2010, fundamos o meQuilibrium, um sistema de treina-mento personalizado e interativo, criado para oferecer às pessoas métodos comprovados e mensuráveis para aumentar sua resiliên-cia ao estresse. Tomando como base nossas áreas específicas de conhecimento, combinamos a abordagem holística da medicina integrativa com a ciência da resiliência e os princípios da psico-logia positiva para criar uma metodologia capaz de administrar o estresse em qualquer nível. Esse programa proporcionou uma abordagem revolucionária em relação ao estresse. Não se trata de como as pessoas podem erradicá-lo, mas de como elas podem melhorar sua capacidade de lidar com ele. Vamos apresentar a você técnicas inovadoras para ajudá-lo a recuperar – e manter – o controle sobre a sua vida.

A eficácia deste programa já foi comprovada em nove experi-mentos. Em apenas 60 dias, os usuários do meQuilibrium relata-ram uma melhora significativa na maneira como se sentiam física e emocionalmente, em sua capacidade de se concentrar e lidar com a ansiedade e em sua satisfação em relação à própria vida.

Nós temos uma missão e não vamos desistir. O programa está disponível para qualquer um, e nós o encorajamos a visitar nosso

15

site (em inglês) em www.mequilibrium.com para aprender ainda mais. Queremos oferecer a cada vez mais pessoas uma oportuni-dade para recuperar o controle de suas vidas. Além disso, quere-mos que você chegue lá em menos de 60 dias.

Escrevemos este livro como uma forma de apresentar as ferra-mentas básicas de que você vai precisar em um programa intensi-vo de 14 dias. Pense nisso como uma reinicialização de toda a sua vida – uma atualização completa que vai melhorar a sua maneira de pensar, sentir e viver. Este plano foi cientificamente projetado para abordar os componentes mais importantes da administra-ção do estresse – e eles valem cada minuto de sua atenção. Em outras palavras: assimile essas 14 técnicas e você logo poderá criar uma rede de mudanças positivas em todas as áreas de sua vida. Nós passamos muitos anos elaborando a nossa metodolo-gia, testando-a inúmeras vezes para assegurar a sua eficácia, para que tudo o que você precise fazer seja dedicar alguns minutos diários para restaurar a sua resposta ao estresse – e o resto vem automaticamente.

Você vai aprender a conviver em paz com seu estresse e se tor-nar mais feliz, mais calmo e mais produtivo, retomando o con-trole sobre sua vida – e, o que é melhor: sem demora. A última coisa que uma pessoa estressada deseja é um programa compli-cado e demorado que cause ainda mais estresse! As ferramentas são rápidas e fáceis de serem colocadas em prática, portanto você vai começar a se sentir mais tranquilo quase imediatamente. Ao mesmo tempo, elas têm como alvo o pensamento e outros fatores subjacentes que geram o estresse em primeiro lugar. Assim, os resultados são duradouros.

A Parte Um do livro traz uma visão geral do programa: o que é, como foi elaborado e – o mais importante – por que funciona. Embora saibamos que você está ansioso para começar a mudar a sua vida agora mesmo, recomendamos que não pule essa parte,

16

uma vez que ela apresenta as informações básicas sobre o progra-ma que virá a seguir.

A Parte Dois traz um plano diário e detalhado do programa. O material de cada dia deve levar cerva de 15 minutos para ser lido e colocado em prática. Você não precisa seguir o plano por 14 dias consecutivos para que ele funcione. Não há nenhum proble-ma em interrompê-lo por um dia (ou mais) sempre que for preci-so, mas é importante que os exercícios sejam feitos na ordem em que os apresentamos. Cada insight toma como base os anteriores. Por isso, para tirar o maior proveito do livro, coloque-o em prá-tica na ordem proposta.

Mais adiante, na Parte Três, nós lhe daremos as ferramentas para criar um novo modelo de trabalho e para transformar o que você aprendeu em hábitos duradouros.

A vida pode mesmo ser estressante. Mas, em sua complexidade, também estão as alegrias que nos revigoram, os desafios que nos fortalecem e as recompensas que tornam tão rica a experiência hu-mana. Não queremos que você perca mais nem um minuto de vida por causa do estresse. Com essas ferramentas, você será capaz de passar pelos altos e baixos do cotidiano com tranquilidade e dis-posição, cultivando a inabalável confiança que advém da certeza de possuir os recursos necessários para enfrentar o que quer que apareça em seu caminho.

PARTE UM A PAZ PERDIDA

18

CAPÍTULO 1

UMA SOCIEDADE ESTRESSADA

Heather tem 46 anos. Ela trabalha fora, tem marido e dois filhos, de 14 e 9 anos. Para quem olha de fora, ela tem tudo de

que precisa para ser feliz. Ela é boa no que faz, na área de marketing. Parece competente e sob controle. Heather é feliz no casamen-to, seus filhos são saudáveis, bem-ajustados, excelentes alunos. Ela tem bons amigos, com quem, de vez em quando, toma um café (ou algo mais forte). É uma vida boa.

Mas, se você examinasse um pouco mais profundamente e olhasse mais de perto, veria que Heather é como um pato num lago. Acima da água, parece estar deslizando sem qualquer esfor-ço. Mas, logo abaixo, suas pernas batem incessantemente, só para mantê-la no mesmo lugar. No trabalho, há a pressão constante para que ela produza mais resultados com menos recursos, o que quase todo dia a empurra de um extremo ao outro na escala do estresse. Nos últimos 18 meses, ela vem realizando dois traba-lhos: o dela e o do sujeito que foi demitido e nunca substituído – cuja carga de trabalho não desapareceu junto com ele. Assim, o copo de Heather agora está cheio, a ponto de transbordar.

Além disso, há Heather, a mãe, com seu papel de diretora de atividades e motorista dos filhos. O infindável ciclo de consultas médicas, feiras de ciência e torneios de futebol, que quase sempre coincidem com compromissos importantes de trabalho, fazendo com que ela se sinta culpada e triste, sempre temerosa de decep-cionar o chefe ou a família. Acrescente-se a isso o automóvel que

19

precisa ir para a oficina, preocupações financeiras e sua mãe ido-sa, que está sempre caindo, mas se recusa a se mudar para um lar próprio para idosos... Heather pode se achar facilmente na zona do desespero uma, duas, três ou mais vezes na semana.

Ela se lembra com saudade de como costumava jogar tênis para relaxar – algo que não faz há meses. Nem precisamos men-cionar o que costumava ser uma agradável vida social. Há pouco tempo, ela descobriu um convite para o casamento de uma ami-ga, que já ocorreu há muito tempo – em uma pilha de correspon-dências que ela nunca chegou a abrir, e muito menos responder. Está ganhando peso na mesma proporção em que perde horas de sono. Heather volta para casa quase sempre exausta e irritada e, embora não queira fazê-lo, desconta no marido, provocando discussões que parecem não ter solução.

É claro que ela sabe que exercícios físicos a ajudariam, mas para isso teria que sacrificar parte do tempo com a família, algo que não está disposta a fazer. É claro que trabalhar menos seria o ideal, mas isso não é uma opção. Heather tem consciência de que o estresse está prejudicando sua saúde, seu relacionamento e sua qualidade de vida, mas não vê saída. Ela apenas aceitou que as coisas são assim mesmo.

Essa história lhe parece familiar?Nós imaginamos que você tenha a sua própria versão da his-

tória de Heather. E não está sozinho – longe disso. O estresse está se tornando rapidamente uma epidemia da modernidade. Bem-sucedidos ou desempregados, casados ou solteiros, somos uma cultura de indivíduos superestressados. Segundo uma pes-quisa feita em 2010 pela Associação Americana de Psicologia, 75% dos americanos se sentem sobrecarregados e sob máxima tensão. Pense nisto: três quartos da população afirmaram que se sentiam no limite de sua capacidade. E a situação não melhorou desde então: em 2012, 73% dos americanos relataram que seu

20

nível de estresse havia permanecido igual ou piorado. É mui-ta gente por aí vivendo em um estado constante de opressão e ansiedade.

As consequências do estresse

O estresse é mesmo esse grande vilão? Bem, sim e não. O es-tresse, em si, é uma resposta biológica normal a situações amea-çadoras; ele nos ajuda a superar as situações de alta pressão da vida. Nossas surpreendentes conexões cerebrais nos proporcio-nam o mecanismo de luta ou fuga, que nos dá o estímulo de que precisamos em situações extremas.

Mas o estresse crônico é outra história. O sistema de estresse humano foi desenvolvido há pelo me-

nos 400 mil anos, para lidar com ameaças repentinas, como, por exemplo, a necessidade de correr de um leão. Sem essa resposta imperiosa, você não teria reflexos nem velocidade e acabaria vi-rando almoço. Mas agora esse mesmo sistema de estresse está sendo requisitado para lidar com situações estressantes de baixo nível, como o medo de ser demitido, a necessidade de transpor-tar os filhos de uma atividade para outra, a falta de tempo de qualidade com seu cônjuge, a necessidade de estar de prontidão 24 horas por dia e a preocupação com planos de aposentadoria e pais cada dia mais velhos. Fatores estressantes como esses não são situações de “luta ou fuga”. Todos os dias, nós passamos pelo pico de adrenalina, repetidas vezes, sem, no entanto, obter aquela sensação de paz e alívio quando a crise chega ao fim.

Níveis cronicamente elevados de estresse esgotam o corpo e o cérebro. É mais ou menos como pisar no acelerador com o car-ro parado. Faça isso por tempo suficiente e algo no motor irá se quebrar. Nosso corpo não foi projetado para processar o fluxo constante de informações e exigências da vida no século 21, da

21

mesma forma que não fomos planejados para digerir uma inges-tão constante de comida. Na verdade, estamos ficando esgotados em um ritmo alarmante.

Segundo a Academia Americana de Médicos de Família, duas em cada três consultas referem-se a sintomas relacionados ao estresse, que aumenta o risco de incidência de doenças graves, como as do coração e alguns tipos de câncer. Colocando de for-ma simples, podemos dizer que usar o sistema de estresse do ho-mem das cavernas para lidar com nosso estilo de vida moderno está nos matando.

Poderíamos falar bastante sobre o que o estresse crônico causa à nossa mente, ao nosso corpo e à nossa vida, mas é provável que, se você está lendo este livro, já esteja vivendo essa situação. Você já conhece por experiência própria quanto o estresse atrapalha a sua concentração, suga a sua energia e prejudica a sua saúde e os seus relacionamentos. Não vamos gastar páginas e mais páginas detalhando os males desse fenômeno; não é preciso convencê-lo de que o estresse é um obstáculo para a sua qualidade de vida. Aliás, é por isso mesmo que você está lendo este livro.

Se você for parecido com as centenas de pessoas com quem trabalhamos, que estão ansiosas, deprimidas e frustradas pela maneira como se sentem diariamente, o que você deseja é sentir--se melhor. E depressa. Você não quer mais se sentir como se ti-vesse que dar conta de dez mil coisas diferentes ao mesmo tempo, precisa recuperar o controle sobre a sua própria vida. Você quer ter a calma e a confiança de saber que está bem equipado para lidar com qualquer coisa que apareça em seu caminho. Você quer saber como sair do labirinto do estresse, parar de sobreviver e começar a viver.

É para isso que estamos aqui.

22

CAPÍTULO 2

UMA NOVA ABORDAGEM

Aposto que você já acordou um dia e, de repente, descobriu que sua vida e seu bem-estar estavam totalmente fora de

controle. E tenho certeza de que já procurou e tentou colocar em prática outros métodos para recuperar o equilíbrio e se sentir mais vivo e realizado.

Então por que ainda está aqui? Por que ainda está em busca de uma solução?

A resposta para essa questão é que os métodos tradicionais de redução do estresse só oferecem alívio temporário. Eles não fun-cionam porque têm uma abordagem única. Relaxar é maravilho-so e até saudável, mas é um samba de uma nota só. O relaxamento não elimina o estresse – da mesma maneira que recusar uma fatia de torta depois do jantar nunca fez ninguém emagrecer.

Meditação, biofeedback, exercícios de respiração, sair para pes-car ou correr: tudo isso é útil para descontrair, mas não uma so-lução permanente. Essas atividades tratam os sintomas, não as verdadeiras causas por trás deles, por isso os efeitos são passagei-ros. Uma massagem, por exemplo, pode nos dar uma sensação física maravilhosa e até acalmar o espírito, mas a sensação de paz se evapora assim que um e-mail de um cliente ou colega de tra-balho insatisfeito chega à sua caixa de entrada.

O estresse não é uma equação simples de causa e efeito; ele é provocado (e maximizado ou diminuído) por um conjunto de fatores. Nosso objetivo com o programa meQuilibrium foi criar

23

uma nova abordagem holística para resolver o problema de den-tro para fora – e para sempre. Não se trata de erradicar o estresse, mas de lhe ensinar os segredos para viver em equilíbrio com ele.

É isso que torna este programa diferente de qualquer outro que você já tenha experimentado. Ao associar nossas especialidades e linhas de pesquisa, criamos um sistema comprovado pela prá-tica, que atacará a fonte de seu estresse por todos os ângulos, dis-solvendo o poder que ele tem sobre você.

A história do programa meQuilibrium

Em 2009, Jan Bruce estava no comando da principal publicação sobre bem-estar dos Estados Unidos. Como uma executiva bem--sucedida na área de mídia, com grande experiência em identifi-car novas tendências no campo da saúde, ela estava no ponto alto da carreira, em uma posição cheia de glamour, que muitos inve-javam. Ainda por cima, tinha um marido dedicado e dois filhos – teria sido fácil concluir que Jan tinha uma vida perfeita.

Entretanto, apesar de todo esse sucesso, ela estava perdida. As-sim como Heather, que você conheceu ainda há pouco, ela estava ligada 24 horas por dia, sete dias por semana, com pouco ou ne-nhum descanso. E não estava sozinha: cercada dos mais brilhan-tes e bem-sucedidos executivos das maiores empresas no ramo de saúde e bem-estar, Jan observava como eles – indivíduos que possuíam os conhecimentos e os recursos necessários para incor-porar em sua rotina alimentação saudável, exercícios, descanso suficiente, equilíbrio entre vida profissional e pessoal – também estavam lutando para colocar tudo isso em prática. Para qualquer lado que olhasse, ela encontrava pessoas inteligentes e perspica-zes frustradas, sob muita pressão, exaustas.

Jan era especialista em bem-estar e vida saudável, mas não parecia ser capaz de implementar isso em sua própria vida. Foi

24

então que ela percebeu que faltava algo. Se alguém como ela, que conhecia tudo sobre o assunto, não conseguia encontrar equilí-brio, estava claro: era necessário encontrar alguma solução.

Um dia, Jan e uma colega estavam conversando sobre as úl-timas tendências da área de saúde e bem-estar e fizeram uma descoberta. Segundo os Centros para Controle de Doenças, 847 bilhões de dólares são gastos anualmente para combater o estresse e 60% de todos os custos com saúde são atribuídos a doenças evitáveis, ligadas ao estilo de vida, como a obesidade. Com seus instintos aguçados, Jan identificou no estresse a pró-xima barreira ao estilo de vida saudável. Como os exercícios físicos e a nutrição nas décadas passadas, chegara a hora de co-locar o estresse sob os holofotes. Há um enorme número de pessoas andando por aí à procura de equilíbrio, sem nenhum recurso comprovado para auxiliá-las nessa busca. Jan percebeu que estava na hora de criar uma abordagem de estilo de vida para administrar o estresse – não apenas mais uma “dieta” da moda, mas um sistema holístico, que fosse acessível e prático, e que ajudasse as pessoas a assumir o controle de suas atarefadas vidas e a recuperar o equilíbrio.

“Estresse é a nova gordura. Ele nos deixa doentes,

emocionalmente esgotados e compromete nossa

qualidade de vida.” – Jan

Jan decidiu reunir o trabalho das mentes mais brilhantes para tentar enfrentar esse problema. Sua primeira parada foi o Dr. Andrew Shatté, renomado psicólogo e professor pesquisador da Escola de Medicina da Universidade do Arizona e membro da Brookings Institution. Autor de The Resilience Factor (“O fator resiliência”), Andrew é o mais importante especialista no tema.

25

Ele passou mais de vinte anos pesquisando a resiliência e desen-volvendo técnicas para aumentá-la, tendo desenvolvido progra-mas que são aplicados em vários países. A pesquisa de Andrew demonstrou que a resiliência é uma habilidade fundamental, que pode ter efeitos poderosos em muitos casos, inclusive para prevenir a depressão em crianças em situações de risco, ajudar jovens a vencer os problemas do início da vida adulta e melhorar a produtividade e o desempenho em organizações que vão desde a NASA até as 100 mais importantes citadas na revista Fortune. A partir desses resultados impressionantes, Jan e Andrew perce-beram que a resiliência era o antídoto óbvio para o estresse.

Andrew tinha uma experiência incomparável, acostumado a ajudar as pessoas a desenvolver essa habilidade crucial. O modo como nos sentimos e a maneira como agimos em resposta à adversidade (nossa resiliência) são ditados por nossos hábitos de pensamentos – o que Andrew chama de estilos de pensamen-to. Nós construímos a resiliência através da forma como pen-samos. Andrew isolou os estilos fundamentais de pensamento que têm um impacto direto sobre o estresse e desenvolveu fer-ramentas concretas e comprovadas para mudar nossas respos-tas diante dos desafios.

“O lugar mais importante para começar a levar vantagem

sobre o estresse não é aquilo que fazemos – mas

o modo como pensamos.” – andrew

Isso deu ao programa o material necessário para ajudar as pes-soas a lidar com o mal (ou seja, o estresse) – o que foi simples-mente maravilhoso. Mas, através de seu trabalho com a psicologia positiva, Andrew sabia que, para fazer com que a solução fosse duradoura, precisaríamos nos concentrar nas coisas positivas.

26

Nós criamos resiliência ao mudar o modo como pensamos, e a consolidamos ao acrescentar amortecedores naturais contra o es-tresse, como, por exemplo, as emoções positivas (alegria, conten-tamento, orgulho e prazer) e um senso de significado e propósito no trabalho e na vida. As técnicas revolucionárias que ele criou para eliminar o que há de ruim e cultivar o que há de bom forma-ram a base para o programa meQuilibrium.

Com Jan e Andrew, já tínhamos dado conta das habilidades mentais e de sua aplicação na vida real, mas o problema ia além daí. O estresse tem implicações em todas as áreas da vida: na mente, no cotidiano e, é claro, no corpo. Nós precisávamos de alguém com conhecimentos suficientes para explicar essa rede de questões, e quem melhor que um dos mais importantes médicos dos Estados Unidos na área da medicina integrativa? Então procuramos o Dr. Adam Perlman, diretor-executivo da Duke Integrative Medicine e uma das vozes mais importantes na promoção de uma verdadeira revolução na assistência mé-dica. Os conhecimentos de Adam nos proporcionaram as ha-bilidades essenciais para enfrentar as maiores manifestações do estresse no organismo (pense em insônia e na compulsão alimentar). Além disso, seus conhecimentos clínicos e sua ex-periência em lidar com a poderosa conexão entre mente, corpo e estilo de vida nos ajudaram a juntar todas as informações para desenvolver o programa em conjunto.

Como explica Adam, muitas coisas têm impacto sobre nossa saúde e qualidade de vida em geral: nossos relacionamentos, o que fazemos e comemos, se nos movimentamos (ou não), assim como nosso senso de significado e propósito. Na medicina tradi-cional, há uma tendência a pensar apenas na saúde física. Mas e coisas como o ambiente? As relações sociais? Nossa espirituali-dade? Ou mesmo nossa missão na vida? A medicina integrativa enxerga a pessoa como um todo e investiga como os elementos

27

individuais da vida funcionam juntos para afetar negativamente ou positivamente nosso bem-estar físico e mental.

“A raiz da palavra saúde não significa curar. Ela significa

tornar inteiro. Essa filosofia está no centro da medicina

integrativa e de nossa abordagem.” – adam

O mesmo acontece ao estresse, que tem causas e consequên-cias em nossa mente, em nossas emoções, em nossa saúde física, em nossos hábitos de vida e em nosso ambiente. Assim como todos esses fatores se combinam em uma complexa teia para fa-zer de você quem você é, eles também abrangem o seu estresse. Eles estão conectados e têm um impacto uns sobre os outros. É difícil pensar com clareza ou controlar as emoções, por exemplo, se você não estiver dormindo bem. Se não estiver pensando cla-ramente, é provável que esteja atrasando as tarefas do trabalho, sobrecarregado de problemas que parecem não ter solução... O que leva a ainda mais estresse. Tudo está interligado.

Para enfrentar o estresse, precisamos atacá-lo por todos os ân-gulos e foi isso que fizemos com este programa. Através da com-binação de nossas especialidades e linhas de pesquisa, isolamos os 24 fatores centrais que influenciam o estresse (alguns dos quais o criam, outros o aumentam e alguns o aliviam ou agem como para-raios contra ele) e criamos um sistema prático capaz de transformar cada uma de suas facetas. Nosso programa mudou a vida de centenas de pessoas. E agora é a sua vez.

O estresse não é uma medalha de honra ao mérito. Sentir-se sobrecarregado não é um estado inevitável que precisamos su-portar, cerrando os dentes e sofrendo. Embora não possamos banir o estresse por completo, trata-se de algo que podemos ad-ministrar. Está na hora de aprender a viver com ele.

28

Da mesma forma que você faz quando controla o seu peso, administrar o estresse consiste em tomar consciência de suas decisões e fazer escolhas melhores, e em reprogramar seu pen-samento para que seus hábitos contribuam para a permanência, e não para a sabotagem, do bem-estar. Consiste também em criar um estilo de vida que leve a mente e o corpo em conside-ração e em estabelecer sistemas de apoio para que o verdadei-ro equilíbrio se torne um estilo de vida integrado e enraizado em você.

O que torna este programa diferente de qualquer outro é que ele não ensina apenas a aliviar o estresse. Ele mostra como ir além e enfrentar suas principais causas, criando um centro de calma sustentável. Então você poderá lidar com os desafios da vida com leveza. É uma abordagem totalmente baseada no com-plexo corpo/mente, por dentro e por fora, para alcançar um alí-vio duradouro.

A recompensa

Vamos ao que interessa: você. O que você vai ganhar com tudo isso? Aqui está sua recompensa por investir entre 15 e 30 minutos de seu dia durante os próximos 14 dias:

ENFRENTAR SEUS ESTILOS DE PENSAMENTO

A sua resiliência determina a sua habilidade de se manter à tona, o que, por sua vez, determina seus níveis de estresse e sua qualidade de vida. Mas como saber quem é resiliente ou não? O que faz uma pessoa se recuperar das adversidades, enquanto ou-tra não consegue superá-las?

A resposta é: estilos de pensamento. Um dos ingredientes mais importantes da resiliência é o controle das emoções e compor-tamentos – isso significa controlar nossos pensamentos. Como

29

veremos adiante, nossa maneira de pensar tem uma enorme influência em nossa capacidade de lidar com o estresse. Se qui-sermos aproveitar todas as coisas boas que a resiliência oferece, além de aprender uma melhor forma de lidar com o estresse, pre-cisamos mudar nossos estilos de pensamento.

Os estilos de pensamento são as formas como estamos acos-tumados a enxergar o mundo e o lugar que ocupamos nele. Eles ditam como vemos a nós mesmos, as circunstâncias e o futuro – até mesmo como acreditamos que o mundo e nós mesmos deveríamos ser.

“Mais do que o nível de instrução e a experiência,

é a resiliência que determina quem é bem-sucedido

e quem fracassa, quem está satisfeito com

seu trabalho e seus relacionamentos, quem

está física e emocionalmente saudável,

quem é feliz.” – andrew

O problema é que desenvolvemos hábitos em torno do modo como pensamos. Nós agimos assim porque poupa tempo, mas não é algo eficaz, já que, com frequência, nossos hábitos de pen-samento estão errados. Um dos motivos pelos quais temos tanta dificuldade para lidar com os conflitos do trabalho e da vida em geral é o fato de usarmos os mesmos velhos hábitos de pensa-mento todos os dias.

Vamos demonstrar com clareza como a sua maneira de pensar exerce um efeito profundo sobre o que você sente e faz. Você vai aprender a pensar de forma diferente para se tornar mais preciso em suas análises das situações, a reconhecer estilos de pensamen-to problemáticos e a navegar ao redor deles para operar algumas mudanças.

30

Com este programa, você aprenderá a:

n Identificar as armadilhas comuns do seu pensamento.n Abandonar os pensamentos que prejudicam sua capacidade

de resolver problemas.n Livrar-se de emoções negativas injustificadas que o colocam

para baixo.n Recuperar o controle sobre o seu tempo.n Alcançar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.n Manter a calma quando estiver sob pressão.n Recuperar a clareza e o foco.

Como resultado, você se tornará muito mais capacitado e es-tará bem equipado para sair das confusões geradas pelo estres-se e passar com mais tranquilidade pelos altos e baixos do dia a dia.

REMOVER OS OBSTÁCULOS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL

Você é inteligente e intuitivamente sabe que seu corpo ficará muito mais bem preparado para espantar o estresse se for abas-tecido com o tipo correto de alimentação, se seu estado de espí-rito e sua energia forem impulsionados por exercícios físicos e se você tiver um descanso restaurador e um bom sono. Você já deve conhecer inúmeras ferramentas para uma vida melhor – dietas, exercícios, técnicas de gerenciamento do tempo – e sabemos que está tentando viver da melhor forma possível e da maneira mais equilibrada que conseguir. Sabemos também que você está em busca de uma vida mais sensata, calma e saudável; mas por que isso não está acontecendo?

Vamos lhe dar duas boas razões. A primeira é que o estresse é uma das maiores “pegadinhas” da vida: quanto mais estressado você fica, menos capaz se torna de fazer as mudanças necessá-

31

rias para se livrar dele. O estresse suga as energias e a motivação, deixando-nos exauridos demais para cuidarmos de nós mesmos a fim de evitá-lo. Pense nisto: que motivação você tem para cozi-nhar uma refeição saudável ou se exercitar quando está exausto? Quando você está com problemas no trabalho, qual a chance de procurar maneiras divertidas de animar o espírito? Se está sufo-cado pelas tarefas que tem que cumprir, quais são as chances de ter um sono tranquilo para revigorar a mente e dar conta da lista de amanhã?

A segunda razão é um pouco mais profunda: maus pensa-mentos. Toda vez que assumimos comportamentos absurdos e autossabotadores, há sempre um motivo. Existem forças (estilos de pensamento) que alimentam nossas atitudes habituais. Vamos lhe mostrar como revelar essas forças para que elas não consigam mantê-lo nesse processo constante de repetição de padrões de comportamento.

Se você já tentou fazer mudanças nessas áreas, mas não con-seguiu, isso se deve ao fato de haver tentado mudar no nível do comportamento, e não dos pensamentos que estão por trás dele e o determinam. Para que sejam duradouras, as mudanças não podem ser superficiais. Se não mergulhar mais fundo e encarar a sua maneira de pensar, será impossível mudar. Mesmo que con-siga alguma resposta, ela não será permanente, pois as mesmas velhas armadilhas do pensamento e os erros que cometeu no pas-sado vão se sobrepor a essas mudanças comportamentais. Não é falta de força de vontade; você está apenas caindo em algumas ciladas comuns.

Nós não vamos ofender a sua inteligência lhe empurrando mais uma dieta, um novo exercício ou um plano de gerencia-mento do tempo. Em vez disso, vamos ajudá-lo a obter as habili-dades essenciais para fazer com que tudo isso aconteça.

32

“Idealmente, você não deve esperar até estar diante de

um verdadeiro problema de saúde para começar a mudar

o seu estilo de vida e lidar melhor com o estresse. É como

usar uma furadeira pela primeira vez no dia em que

precisa construir uma casa.” – adam

Você aprenderá a:

n Identificar e assumir o controle dos estilos de pensamento e dos gatilhos que atrapalham os seus esforços para ter uma vida mais saudável.

n Dormir melhor, por mais tempo e mais profundamente.n Eliminar a falta de disposição para exercitar-se.n Conquistar facilmente o controle de seus hábitos alimentares.

Nós vamos fazê-lo parar de se sentir ocupado demais, sufocado demais, exausto demais ou apenas estressado demais para tomar providências em relação à sua saúde física, e começar a se sentir motivado, cheio de energia e bem equipado com estratégias com-provadas para tornar duradouros seus novos hábitos saudáveis.

REFORÇAR SEUS AMORTECEDORES NATURAIS

CONTRA O ESTRESSE

Ter um senso de significado e propósito... alegria e gargalha-das... relacionamentos que nos oferecem apoio... uma conexão profunda com algo maior do que você mesmo – essas experiên-cias positivas podem mais do que apenas nos fazer sentir bem. Assim como exercícios, alimentação saudável e sono profundo, elas são nossos amortecedores naturais contra o estresse.

Se você está estressado, a última coisa que quer ouvir é que precisa se sentir mais realizado ou encontrar um senso de sig-

33

nificado e propósito em sua vida. Você só está procurando uma forma de lidar com a vida! E nós o levaremos até lá. Mas, para mantê-lo lá, precisamos conduzi-lo pelo território do positivo.

Este programa vai muito além do gerenciamento do estresse. Ele é um sistema que leva em consideração a vida como um todo para criar satisfação e equilíbrio sustentáveis. Nós sabemos que você deseja ter uma vida plena e feliz, mas que está apenas en-contrando obstáculos. Apenas vamos ajudá-lo a remover esses obstáculos e a desenvolver habilidades concretas para conquistar uma vida boa. (Para os que estiverem lendo isto e pensando “Eu não tenho tempo para encaixar nada na minha vida”, pedimos que nos deem um voto de confiança. No fim do programa, você terá dominado as habilidades que lhe darão muito mais tempo para aproveitar a vida do que você pode imaginar.)

“O contrário de estresse não é felicidade. Não é sentir-se

satisfeito ou inspirado. É sentir-se apenas... não estressado.

Mesmo que pudesse erradicar o estresse, consertar o que

está quebrado só pode levá-lo ao nível zero. Mas, pense bem,

quem quer viver a vida no zero? Nós queremos – e podemos

– levar nossa vida para a positividade.”– andrew

Nos próximos 14 dias, você aprenderá habilidades concretas para:

n Livrar-se do cansaço.n Virar a seu favor a balança dos bons e maus acontecimentos

da vida (quanto mais coisas boas você acumular, menos será impactado pelas ruins).

n Reenergizar o seu trabalho.n Identificar seu propósito mais profundo e dar passos simples

para alinhar suas ações com seus objetivos.

34

n Penetrar nas águas seguras da resiliência que será capaz de encontrar na conexão com algo maior do que você mesmo.

n Voltar a encher a sua vida de satisfação e alegria.

Tudo isso, afinal de contas, é o motivo pelo qual você está aqui. O meQuilibrium é mais do que um simples programa. É um

estado de espírito. No fim dessas duas semanas, você vai desco-brir aquele estado de alegria, prazer, equilíbrio e vitalidade que está buscando. Chega de se sentir sobrecarregado, ansioso ou à deriva. Chega de lutar para ficar apenas “não estressado” ou ex-perimentar um alívio temporário. Já passou da hora de encontrar a calma sustentável que você tanto procura e aproveitar sua vida em paz.

INFORMAÇÕES SOBRE A SEXTANTE

Para saber mais sobre os títulos e autoresda EDITORA SEXTANTE,

visite o site www.sextante.com.br e curta as nossas redes sociais.

Além de informações sobre os próximos lançamentos, você terá acesso a conteúdos exclusivos

e poderá participar de promoções e sorteios.

www.sextante.com.br

facebook.com/esextante

twitter.com/sextante

instagram.com/editorasextante

skoob.com.br/sextante

Se quiser receber informações por e-mail, basta se cadastrar diretamente no nosso site

ou enviar uma mensagem para [email protected]

Editora Sextante Rua Voluntários da Pátria, 45 / 1.404 – Botafogo

Rio de Janeiro – RJ – 22270-000 – Brasil Telefone: (21) 2538-4100 – Fax: (21) 2286-9244

E-mail: [email protected]