girassol

27
E. E. E. Fundamental e Médio Dr. Antônio Batista Santiago Disciplina: Química Prof. Ana Claudia Dupla: ALESSANDRA DIAS 3º B CLAUDEMIR LIRA BIOCOMBUSTÍVEL : GIRASSOL Itabaiana – PB 10/11/11

Upload: claudia-melchiades

Post on 14-Jun-2015

3.674 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Utilização do girassol como biocombustível. Apresentação feita por Alessandra e Claudemir.

TRANSCRIPT

Page 1: Girassol

E. E. E. Fundamental e Médio Dr. Antônio Batista SantiagoDisciplina: QuímicaProf. Ana Claudia

Dupla: ALESSANDRA DIAS 3º B CLAUDEMIR LIRA

BIOCOMBUSTÍVEL : GIRASSOL

Itabaiana – PB 10/11/11

Page 2: Girassol

APRESENTAÇÃO

1. Introdução2. Origem do girassol3. Cultivo e plantio do girassol4. Usos e propriedades do girassol5. Transformação do óleo do girassol em

biocombustível6. Ciclo do biocombustível7. Vantagens e desvantagens do seu uso8. Biocombustível no mundo9. Investimentos nas usinas10. Usinas produtoras de biodiesel11. Considerações finais12. Referências bibliográficas

Page 3: Girassol

INTRODUÇÃO

A utilização do biocombustível gera baixos índices de poluição, não colaborando para o aquecimento global. O Brasil possui uma grande área para cultivo dessa planta. Grandes empresas como a Petrobrás investem em usinas e pesquisas para o aumento dessa nova descoberta.

Page 4: Girassol

O Girassol é uma planta originária das

Américas, que foi utilizada como alimento, pelos índios americanos, em mistura com outros vegetais.A grande importância da cultura do girassol no mundo deve-se à excelente qualidade do óleo comestível que se extrai de sua semente.

ORIGEM DO GIRASSOL

Page 5: Girassol

É um cultivo

econômico, rústico e que não requer

maquinário

especializado. Tem um ciclo vegetativo

curto e se adapta perfeitamente a condições de solo e clima pouco favoráveis. Das flores podem ser extraídos de 20 a 40 quilos de mel/hectare.

Page 6: Girassol

Operações básicas do girassol :

• Dessecação : para limpar a áreas de mato, plantio feito junto com adubo e, depois disso, talvez alguma aplicação de inseticida.

• Os principais cuidados que se deve tornar são fazer uma boa dessecação, escolher uma terra que tenha pH bom, em torno de 5% em cloreto de cálcio e que tenha bom teor de matéria orgânica, em torno de 3%.

• Evitar terras compactadas e cuidar das pragas e doenças. Em 99% das plantações de girassol não se usa nenhum tipo de agroquímico.

Page 7: Girassol

Crescimento da área plantada de girassol no Brasil

ESTADO SAFRA 2005 SAFRA 2006Mato Grosso 12.000 hectares 100.000 hectares Mato Grosso do Sul 5.000 hectares 60.000 hectaresSão Paulo 25.000 hectares 50.000 hectares Goiás 11.000 hectares 45.000 hectaresRio Grande do Sul 18.000 hectares 30.000 hectares Minas Gerais 1.500 hectares 20.000 hectares Paraná 5.000 hectares 10.000 hectares Bahia 100 hectares 3.000 hectares Maranhão 100 hectares 1.000 hectares

TOTAL 80.000 hectares 319.000 hectares

Page 8: Girassol

USOS E PROPRIEDADES DO GIRASSOL

As flores do girassol contêm quercimeritrina, que é um monoglucido da quercetina, antocianina, uma considerável quantidade de colina e betaína; ácido solantico, provavelmente em forma de solantato cálcio, etc. A matéria corante das flores é a xantofila.

Page 9: Girassol

As sementes de girassol têm várias aplicações, destacando-se principalmente a fabricação de azeite comestível.As sementes são ricas em óleo: raras vezes contêm menos de 30 %, chegando algumas variedades produzidas por hibridação a ter quantidades superiores a 50 %.

Sementes

Page 10: Girassol

ÓLEO DE GIRASSOL

O girassol vem sendo utilizado, principalmente, para

extração de óleo e é considerado, dentro os óleos vegetais, como um dos óleos de melhor qualidade nutricional e organoléptica (aroma e sabor). Além disso, a massa resultante da extração do óleo, rende uma torta altamente protéica, usada na produção de ração. O óleo de girassol é uma fonte importante do AGE ácido linoleíco e de vitamina E.

Page 11: Girassol

Os pesquisadores descobriram

que ele pode ser ainda mais útil do que já é.O óleo do girassol também pode ser usado como biocombustível.

A GRANDE DESCOBERTA

Page 12: Girassol

ETAPAS DO PROCESSO

Extrair o óleo de girassol, com a ajuda de uma prensa . 

1. Extração

Page 13: Girassol

A transesterificação de óleo vegetal é feita por meio de um processo químico que envolve a mistura de álcool e um catalisador, que, normalmente, é o hidróxido de sódio (soda cáustica).

2. Processo de Transesterificação

Page 14: Girassol

Nessa mistura forma-se o biodiesel.

3. Produto final

Page 15: Girassol

Os próprios agricultores podem fazer o biodiesel. O girassol que eles plantam na propriedade pode ser transformado no biodiesel que vai abastecer o maquinário.

Page 16: Girassol

Ciclo do Biocombustível

Page 17: Girassol

Vantagens do biocombustível

Possibilita o fechamento do ciclo do carbono (CO2), contribuindo para a estabilização da concentração desse gás na atmosfera (isso contribui para frear o aquecimento global);

No caso específico do Brasil, há grande área para cultivo de plantas que podem ser usadas para a produção de biocombustíveis;

Geração de emprego e renda no campo (isso evita o inchaço das cidades);

Page 18: Girassol

Menor investimento financeiro em pesquisas (as pesquisas de prospecção de petróleo são muito dispendiosas);

E, como é uma fonte renovável, durante o crescimento de uma planta, ele retira o gás carbônico da atmosfera e o devolve;

Redução do lixo no planeta (pode ser usado para produção de biocombustível);

Manuseio e armazenamento mais seguros que os combustíveis fósseis;

Page 19: Girassol

Desvatagens do biocombustível

Consome grande quantidade de energia para a produção;

Aumento do consumo de água (para irrigação das culturas);

As culturas para produção de biocombustíveis consomem muitos fertilizantes nitrogenados, com liberação de óxidos de nitrogênio, que também são gases estufa;

Page 20: Girassol

Devastação de áreas florestais (grandes consumidoras de CO2) para plantio das culturas envolvidas na produção dos biocombustíveis;

Contaminação de lençóis freáticos por nitritos e nitratos, provenientes de fertilizantes. A ingestão desses produtos causa problemas respiratórios, devido à produção de meta-hemoglobina (hemoglobina oxidada);

Com o uso de grãos para a produção do biodiesel, poderemos ter o aumento no preço dos produtos derivados deste tipo de matéria-prima ou que utilizam eles em alguma fase de produção.

Page 21: Girassol

Biocombustível no mundo

O Brasil está entre os maiores produtores e consumidores de biodiesel do mundo, com uma produção anual, em 2008, de 1,2 bilhões de litros e uma capacidade instalada, em janeiro de 2009, para 3,7 bilhões de litros (ANP, 2009). Várias regiões já produzem biocombustível:

MINAS GERAIS: Boa parte do biodiesel produzido em Minas Gerais está sendo destinada para São Paulo e Rio de Janeiro. Doze indústrias já produzem o biodiesel em Minas e outras fábricas estão em fase de implantação no Estado.

Page 22: Girassol

MATO GROSSO: Vinte e seis produtores organizaram uma cooperativa para produzirem o combustível que consomem em suas propriedades. Para cada tonelada de girassol entregue na Cooperativa o produtor recebe aproximadamente 380 litros de biodiesel.

PERNAMBUCO: As regiões do Agreste e Sertão de Pernambuco são áreas propícias para o plantio do girassol.

Page 23: Girassol

Investimentos

Empresas privadas começam a investir na produção de biodiesel, com o apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

A Petrobras e a BR Distribuidora também decidiram atuar com força total na produção de biodiesel. A Petrobras quer alcançar a produção de 855 mil metros cúbicos por ano de biodiesel em 2011.

Page 24: Girassol

Usinas de biocombustível

USINA DE MONTES CLAROS

USINA DE GUAMARÉ

Page 25: Girassol

USINA DE CANDEIAS

USINA DE IJUÍ

Page 26: Girassol

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Essa grande descoberta contribui muito para o planeta, pois é uma energia renovável. É uma possível solução para os atuais malefícios provocados pelo petróleo e seus derivados, reduzindo significativamente a emissão dos gases causadores do aquecimento global.

Page 27: Girassol

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.google.com.br/Usinabiocombustível http://pt.wikipedia.org/wiki/Girassol http://www.agrisustentavel.com/artigos/girassol.htm http://www.petrobras.com.br/pt/energia-e-tecnologia/

fontes-de-energia/biocombustiveis/ http://www.biodieselbr.com/biodiesel/vantagens/

vantagens-biodiesel.htm http://hotsites.sct.embrapa.br/prosarural/programacao/

2008/girassol-uma-fonte-de-energia-do-campo http://www.biodieselbr.com/biodiesel/definicao/o-que-e-

biodiesel.htm