geografia protocolo de quioto

51
Gestão Ambiental Aula 01 - Introdução [email protected]

Upload: padme-vader

Post on 25-Jul-2015

1.902 views

Category:

Business


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Geografia   Protocolo De Quioto

Gestão Ambiental

Aula 01 - Introdução

[email protected]

Page 2: Geografia   Protocolo De Quioto

Introdução

• A questão “meio ambiente” nasorganizações;

• Evolução dos conceitos de gerenciamentoambiental;

• Para onde vamos.

Page 3: Geografia   Protocolo De Quioto

• Nas décadas de 1980 e 1990, a função meioambiente ganha força com a ocorrência de acidentes significativos:

• Em dezembro de 1984 ocorreu umvazamento de 40 toneladas de gases letaisda fábrica de pesticidas da Union CarbideCorporation em Bophal, Índia, matando maisde 16 mil pessoas.

Page 4: Geografia   Protocolo De Quioto

• O incidente ocorreu durante uma operaçãorotineira de manutenção, quando uma grande quantidade de água infiltrou um dos tanques de armazenamento através de válvulas defeituosas e canos enferrujados, disparando uma reação em cadeia. O vento carregou as nuvens de gás até a comunidade vizinhaexpondo mais de 500 mil pessoas àssubstâncias químicas, que contavam comisocianato de metila e cianureto hidrogênico, monometil amina, monóxido de carbono e mais de 20 outras.

Page 5: Geografia   Protocolo De Quioto

• Efeitos imediatos da inalação da substância: vômitos e irritação nos olhos, nariz e garganta. Muitas das mortes foram por insuficiência respiratória e em alguns casos os gases tóxicos fizeram com que os pulmões se enchessem de líquido, emoutros, a asfixia se produziu por obstruçãodos brônquios.

Page 6: Geografia   Protocolo De Quioto

• Estudos posteriores também danos nos sistema músculo-esquelético, reprodutivo e imunológico.

• As cenas desta noite descreviam as pessoaspegas desprevenidas em suas camas e casas, com os olhos e as vias respiratóriasdanificadas e que morriam instantaneamenteou a caminho de socorro médico.Calcula-se que até o terceiro dia do desastre 8 mil pessoas tenham morrido, por exposiçãodireta aos gases. Mas esse foi só o começo.

Page 7: Geografia   Protocolo De Quioto

• A Union Carbide abandonou a fábrica para trás grandes quantidades de substânciasperigosas e um suprimento de águacontaminada e um legado tóxico que aindahoje causa danos. Atualmente, cerca de 520 mil das pessoas que foram expostas aosgases podem ter as substâncias em suacorrente sanguínea e os filhos dos afetadossofrem as seqüelas do desastre.Os mais de 150 mil doentes crônicos que sobreviveram àcatástrofe ainda necessitam de tratamento.

Page 8: Geografia   Protocolo De Quioto

• Chernobyl: 00:28-01:23 - 26 de abril de 1986

• Nas primeiras horas do dia 26 de abril de 1986, uma explosão atingiu o Reator 4 da usina de Chernobyl. Uma combinação de violação de regulamentos, falhas no projeto, queda nas comunicações e a falta de procedimentos adequados de segurançalevou ao pior acidente nuclear da história.

Page 9: Geografia   Protocolo De Quioto

• O acidente aconteceu durante um teste de segurança para checar se a turbina do reatorpoderia produzir energia suficiente para manter as bombas de refrigeraçãofuncionando, em caso de queda de energia. Mas quando a paralisação de emergênciafalhou, o reator ficou fora de controle, como uma gigantesca panela de pressão. A violenta explosão pôde ser vista a quilômetros de distância.

Page 10: Geografia   Protocolo De Quioto

• A tampa isolante de 1.000 toneladas explodiue, a temperaturas acima de 2.000°C, o núcleo do reator derreteu. A cobertura de grafite do reator pegou fogo, e no verdadeiroinferno que se seguiu, os produtos da fissãoradioativa liberados durante o derretimentodo núcleo foram despejados na atmosfera. Uma nuvem de material potencialmente letal pairou sobre a Escandinávia e a Europa, e chegou à Escócia.

Page 11: Geografia   Protocolo De Quioto

• 31 membros da equipe de Chernobyl e bombeiros morreram imediatamente, ou logo após a explosão. Calcula-se que cerca de 2.500 pessoas que moravam nos arredorestenham morrido desde 1986, e milharesainda sofrem de problemas de saúderelacionados aos altos níveis de radiaçãoproduzidos pelo acidente. Três milhões e meio de pessoas foram evacuadas da Ucrânia, mas cerca de cinco milhões aindavivem em áreas contaminadas.

Page 12: Geografia   Protocolo De Quioto

• Depois da evacuação inicial, centenas de pessoas voltaram a Chernobyl. Elas lutaramcorajosamente para limitar a contaminaçãonos meses seguintes à explosão, muitos semusar trajes protetores. O reator foi selado emum imenso sarcófago de concreto, mas aindavai levar anos e milhões de dólares para descontaminar o local adequadamente.

Page 13: Geografia   Protocolo De Quioto

Até onde chegou a contaminação de Chernobyl

http://users.owt.com/smsrpm/Chernobyl/Chernobyl4a.GIF

Page 14: Geografia   Protocolo De Quioto

• Exxon Valdez: O acidente do navio ExxonValdez, despejou 41 milhões de litros de petróleo em uma área de vida selvagem no Alasca (EUA), o Greenpeace exige que a empresa petrolífera ExxonMobil limpe a área atingida. Maior companhia petrolífera do mundo, a empresa, que comercializa seusprodutos sob a marca Esso, utiliza seu poder financeiro e sua influência para fugir de qualquer responsabilidade sobre o desastre.

Page 15: Geografia   Protocolo De Quioto

• A empresa foi multada em mais de US$5 bilhões pelos danos ambientaisdecorrentes do acidente do ExxonValdez, porém entrou na justiça com umpedido para recorrer da decisão.

• Em 1991, a ExxonMobil foi considerada culpada por infringir inúmeras leis ambientaise foi multada em mais de US$ 1 bilhão.

Page 16: Geografia   Protocolo De Quioto

• Essa foi a maior punição da história com o objetivo de minimizar os danos causados por um desastre ambiental corporativo. A gigante petrolífera também tenta encontrar um crimepara acusar formalmente 38 voluntários do Greenpeace, que entraram na sede da ExxonMobil no Texas (EUA) a fim de protestar contra a posição da companhiasobre as mudanças climáticas.

Page 17: Geografia   Protocolo De Quioto

Consequências do derrame causado pela Exxon Valdez

http://slaaptherapeut.files.wordpress.com/2007/03/exxon_valdez.jpghttp://www.pwsrcac.org/images/0037.jpg

Page 18: Geografia   Protocolo De Quioto

Eventos Internacionais

• Clube de Roma (1968): Acadêmicos, executivos de multinacionais e membros dos governos de países industrializados criaram, em 1968, o Clube de Roma, para estudar o impacto ambiental da industrialização e propor soluções capazes de manter o desenvolvimento capitalista,

Page 19: Geografia   Protocolo De Quioto

• Empresários de multinacionais, acadêmicos e cientistas ligados a eles fizeram, na década de 1960, esforços paralelos aos da ONU, para equacionar os problemas ambientais e sua relação com a industrialização.

• O mais notável e influente deles teve a participação de executivos de multinacionaiscomo a Fiat, a Olivetti e a Volkswagen, dirigentes da OCDE, de organismos dos governos italiano e japonês, e professores de universidades alemãs e do MIT (Massachusetts Institute of Technology, dos EUA).

Page 20: Geografia   Protocolo De Quioto

• Eles criaram, em abril de 1968, o chamado Clube de Roma, na Academia dei Lincei, nacapital italiana, um marco fundamental no processo de construção da ideologiaambientalista.

• O Clube de Roma foi responsável por váriosestudos e, em 1970, apresentou, comfinanciamento da Volkswagen, seu primeirorelatório, publicado sob o título Limites do crescimento (publicado nos EUA em 1972 e, no Brasil, em 1973).

Page 21: Geografia   Protocolo De Quioto

• Aquele estudo elaborou um modelo mundial com base na investigação de cinco grandes tendências: o ritmo acelerado da industrialização, o rápido crescimentodemográfico, a desnutrição generalizada, o esgotamento dos recursos naturais nãorenováveis e a deterioração ambiental.

Page 22: Geografia   Protocolo De Quioto

• E revelou o caráter daquela organização, que poderia, com razão, chamar-se "Clube contra o desenvolvimento". As conclusõespessimistas daquele estudo reforçam a tese, que está na origem da ideologia ecológica contemporânea, segundo a qual o desenvolvimento precisa ser contido para evitar as agressões contra o meio ambiente.

Page 23: Geografia   Protocolo De Quioto

• Declaração de Estocolmo: O primeiro marco no trato da ONU das questões ambientais foia I Conferência Mundial sobre a MeioAmbiente, realizada em Estocolmo, Suécia, em 1972. Apesar de suas modestas conquistas, esse evento pioneiro foi deverasrelevante, tendo aberto discussões frutíferasa respeito de temas outrora relegados a umsegundo plano, não obstante o carátercontroverso dos mesmos.

Page 24: Geografia   Protocolo De Quioto

• Os trabalhos da conferência foram maisdifíceis do que se pensava, dado que esta foirealizada num contexto de pouca efetividadedos órgãos da ONU graças às tensões e limites próprios da Guerra Fria entre Estados Unidos e a então União Soviética. Quando o direito de participar da República Democrática Alemã não foi reconhecido, os Estados do Pacto de Varsóvia (socialistas) boicotaram a conferência em umademonstração de solidariedade.

Page 25: Geografia   Protocolo De Quioto

• Com a ausência desses estados, as maioresdiferenças se deram entre os estados industrializados do Norte e os estados emdesenvolvimento do Sul.

• Tais diferenças dominaram as abordagensatinentes às questões ambientais pelas duasdécadas seguintes.

Page 26: Geografia   Protocolo De Quioto

• Em Estocolmo, muitos estados emdesenvolvimento deixaram claro que não era de seu interesse adotar os mesmos níveis de proteção ambiental de alguns estados do Norte. Eles reclamavam responsabilidades e soluções diferenciadas, alegando que as causas dos problemas ambientais diferiam de acordo com os níveis de desenvolvimento.

Page 27: Geografia   Protocolo De Quioto

• Assim, a Declaração de Estocolmo incluiu umnúmero de princípios destinados àsnecessidades especiais dos estados do Terceiro Mundo, demandando "a transferência de quantidades substanciais de assistência financeira e tecnológica (...) para os estados em desenvolvimento", para superar as "deficiências ambientais geradaspelas condições de subdesenvolvimento" (Princípio 9) e "preservar e melhorar o meioambiente" e cobrir os custos de "incorporação de salvaguardas ambientais" (Princípio 12).

Page 28: Geografia   Protocolo De Quioto

• Protocolo de Montreal: Em 16 de setembrode 1987, 46 países assinaram o Protocolo de Montreal sobre substâncias que Destroem a Camada de Ozônio. Desde 1995 a Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o dia 16 de setembro como o DiaInternacional para a Preservação da Camada de Ozônio para comemorar a assinatura do Protocolo de Montreal.

Page 29: Geografia   Protocolo De Quioto

• O Protocolo de Montreal exigiu cortes de 50% em relação aos níveis de 1986 tanto naprodução quanto no consumo de cinco principais CFCs até 1999, com reduçõesinterinas. A produção e o consumo de trêshalons principais foram congeladas nos níveis de 1986 em 1993.

Page 30: Geografia   Protocolo De Quioto

• Embora essas reduções pudessem ser criticadas ou como muito pequenas (se a hipótese da destruição do ozônio fosse tidacomo verdadeira) ou como excessivas (emcaso negativo), o acordo marcou umimportante avanço político e psicológico. E mais uma vez a ciência validou as ações dos negociadores.

Page 31: Geografia   Protocolo De Quioto

• Em março de 1988 foi publicado o relatório a Comissão de Tendências do Ozônio, revisando particularmente evidências de expedições antárticas dos Estados Unidos em 1986 e 1987, e fornecendo, pela primeiravez, evidências convincentes de ligação entre a destruição do ozônio e os CFCs.

Page 32: Geografia   Protocolo De Quioto

Países que ratificaram o Protocolo de Montreal

http://www.ambiente.sp.gov.br/prozonesp/Actiozon/0z0800.htm

Page 33: Geografia   Protocolo De Quioto

• As oposições ao princípio Países que ratificaram o Protocolo de Montreal (atéoutubro de 1996) de controles sobre substâncias destruidoras de ozônio entãoperderam força, e a indústria começou a concentrar recursos no desenvolvimento de alternativas aos CFCs não destruidoras de ozônio.

• Uma característica importante do Protocolo de Montreal era a sua flexibilidade, planejadapara permitir o seu futuro desenvolvimento àluz de novos conhecimentos científicos e avanços tecnológicos.

Page 34: Geografia   Protocolo De Quioto

• Mesmo antes que ele entrasse em vigor, em1 de janeiro de 1989, planos estavam sendo feitos para fortalecer suas condições, avançando-se os cronogramas de eliminaçãopara os CFCs e halons nele especificados, e acrescentando-se mais produtos químicos destruidoresde ozônio.

• O Protocolo foi então submetido a trêsconjuntos de ajustes das medidas de controle (acordados em encontros das partes em1990, 1992 e 1995), acelerando os cronogramas de eliminação para substânciasdestruidoras de ozônio.

Page 35: Geografia   Protocolo De Quioto

• Ele também foi submetido a duas Emendas. A Emenda de Londres (1990) acrescentoumais uma gama de CFCs aos cronogramas de eliminação e estabeleceu um mecanismo para a assistência técnica e financeira aospaíses em desenvolvimento. A Emenda de Copenhague (1992) acrescentouhidroclorofluorcarbonos (HCFCs), hidrobromofluorcarbonos (HBFCs), e brometode metila aos cronogramas de eliminação e formalmente criou o Fundo Multilateral como uma rota para transferências financeiras para os países em desenvolvimento.

Page 36: Geografia   Protocolo De Quioto

• Convenção da Basiléia: A Convenção da Basiléia começou a ser negociada em 1989 e pretendia dar conta do grave problema e, aomesmo tempo, moralmente indecente crescimento das exportações de lixo perigosodo mundo industrializado para o mundo emdesenvolvimento. Nos anos 80, a crescenteconsciência ambiental no mundo industrializado criava enormes dificuldades àconstrução de novos aterros e incineradores para resíduos perigosos.

Page 37: Geografia   Protocolo De Quioto

• Isso que veio a ser chamado de Nimby Efect- Not in my backyard - , traduzido como "nãona minha vizinhança", aliado a legislaçõesambientais mais severas e aos novoscompromissos internacionais de não mais se despejar resíduos perigosos nos oceanos, fez que os custos de manejo de lixo perigososubissem vertiginosamente nos países industrializados.

Page 38: Geografia   Protocolo De Quioto

• O comércio de lixo perigoso apresenta-se, então, como a alternativa, pois por baixoscustos era possível encontrar companhiasque comprassem esse lixo e o despejassemnos países em desenvolvimento. Ditadorescorruptos de países africanos ou centro-americanos autorizavam a descarga de barris em praias desertas e áreas abandonadas, em troca de depósitos bancários em algum paraíso fiscal.

Page 39: Geografia   Protocolo De Quioto

• Eco 92: Previsto no Relatório “Nosso Futuro Comum”, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento(CNUCED), também conhecida como ECO-92, foi realizada de 3 a 14 de junho de 1992. A convite do Brasil, a cidade do Rio de Janeiro foi a sede do encontro que reuniurepresentantes de 175 países e de Organizações Não-Governamentais (ONGs). Considerado o evento ambiental maisimportante do século XX, a ECO-92 foi a primeira grande reunião internacional realizada após o fim da Guerra Fria.

Page 40: Geografia   Protocolo De Quioto

• Os compromissos específicos adotados pela ECO-92 incluem três convenções: uma sobre Mudança do Clima, sobre Biodiversidade e uma Declaração sobre Florestas. A Conferência também aprovou documentos com objetivos mais abrangentes e de natureza mais política: a Declaração do Rio e a Agenda 21. Ambos endossam o conceitofundamental de desenvolvimento sustentável, que combina o progresso econômico e material com a necessidade de umaconsciência ecológica.

Page 41: Geografia   Protocolo De Quioto

• Desde a conferência, as relações entre países ricos e pobres têm sido conduzidaspor um novo conjunto de princípiosinovadores, como os de "responsabilidades comuns, mas diferenciadas entre os países", de "o poluidor paga" e de "padrõessustentáveis de produção e consumo".

Page 42: Geografia   Protocolo De Quioto

• Além disso, com a adoção da Agenda 21, a Conferência estabeleceu, objetivos concretos de sustentabilidade em diversas áreas, explicitando a necessidade de se buscaremnovos recursos financeiros para a complementação em nível global do desenvolvimento sustentável.

Page 43: Geografia   Protocolo De Quioto

• Convenção da Biodiversidade: A Convençãoda Biodiversidade foi acordo aprovadodurante a ECO-92, por 156 Estados e umaorganização de integração econômicaregional. Foi ratificada pelo CongressoNacional e entrou em vigor no final de dezembro de 1993. Os objetivos da convenção são a conservação da biodiversidade, o uso sustentável de seuscomponentes e a divisão eqüitativa e justa dos benefícios gerados com a utilização de recursos genéticos.

Page 44: Geografia   Protocolo De Quioto

• Neste documento destaca-se o “Protocolo de Biosegurança”, que permite que países deixem de importar produtos que contenhamorganismos geneticamente modificados.

• Agenda 21: O principal documento produzidona ECO-92, o "Agenda 21" é um programa de ação que viabiliza o novo padrão de desenvolvimento ambientalmente racional. Ele concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Este documento está estruturado em quatroseções subdivididas num total de 40 capítulos temáticos.

Page 45: Geografia   Protocolo De Quioto

• Dimensões Econômicas e Sociais;

• Conservação e questão dos recursos para o desenvolvimento;

• Medidas requeridas para a proteção e promoção de alguns dos segmentos sociaismais relevantes;

• Revisão dos instrumentos necessários para a execução das ações propostas.

Page 46: Geografia   Protocolo De Quioto

• A aceitação do formato e conteúdo da Agenda - aprovada por todos os países presentes à Rio 92 - propiciou a criação da Comissão de Desenvolvimento Sustentável(CDS), vinculada ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc). A CDS tem por objetivo acompanhar e cooperar comos países na elaboração e implementaçãodas agendas nacionais, e vários países jáiniciaram a elaboração de suas agendas nacionais. Dentre os de maior expressãopolítica e econômica, somente a China terminou o processo de elaboração e inicioua etapa de implementação.

Page 47: Geografia   Protocolo De Quioto

• Protocolo de Quioto: O Protocolo de Kyoto foio resultado da 3ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada no Japão, em 1997, após discussões que se estendiamdesde 1990. A conferência reuniurepresentantes de 166 países para discutir providências em relação ao aquecimentoglobal.

Page 48: Geografia   Protocolo De Quioto

• O documento estabelece a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2), que responde por 76% do total das emissõesrelacionadas ao aquecimento global, e outrosgases do efeito estufa, nos países industrializados. Os signatários se comprometeriam a reduzir a emissão de poluentes em 5,2% em relação aos níveis de 1990. A redução seria feita em cotas diferenciadas de até 8%, entre 2008 e 2012, pelos países listados no Anexo 1.

Page 49: Geografia   Protocolo De Quioto

• Um aspecto importante do protocolo é que apenas os países ricos, do chamado Anexo 1, são obrigados a reduzir suas emissões. Países em desenvolvimento, como Brasil, China e Índia, grandes emissores de poluentes, podem participar do acordo, mas não são obrigados a nada.

Page 50: Geografia   Protocolo De Quioto

• O conceito básico acertado para Kyoto é o da ''responsabilidade comum, porémdiferenciada'' - o que significa que todos os países têm responsabilidade no combate aoaquecimento global, porém aqueles que maiscontribuíram historicamente para o acúmulode gases na atmosfera (ou seja, os países industrializados) têm obrigação maior de reduzir suas emissões.

Page 51: Geografia   Protocolo De Quioto

Bibliografia

• www.ambiente.sp.gov.br• www.discoverybrasil.com• www.pco.org.br• www.revistaepoca.globo.com• www.scielo.br• www.semar.pi.gov.br• www.unb.br• www.universia.com.br