games e mundos melhores crie futuros nave-rj, jun 2009

21
“CRIE FUTUROS GAMES E MUNDOS MELHORES” Rio de Janeiro, 10 de junho de 2009 Local: NAVE – Núcleo Avançado de Educação (Oi Futuro) Realização: Enthusiasmo Cultural Coordenação: Lala Deheinzelin

Upload: claudia-deheinzelin

Post on 16-Jan-2015

542 views

Category:

Entertainment & Humor


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Games e mundos melhores crie futuros nave-rj, jun 2009

“CRIE FUTUROS GAMES E MUNDOS MELHORES”

Rio de Janeiro, 10 de junho de 2009

Local: NAVE – Núcleo Avançado de Educação (Oi Futuro)

Realização: Enthusiasmo Cultural

Coordenação: Lala Deheinzelin

Page 2: Games e mundos melhores crie futuros nave-rj, jun 2009

Campus Party do Futuro

Participação do máximo possível de pessoas, conectadas, de outros países e de fora do evento presencial, com colaboração e construção/ interação coletiva. Misto de evento presencial e virtual (totalmente wireless), com convívio social, o Campus Party passa a ser uma grande celebração para interação, conexão e trocas criativas de serviços, mas principalmente de ideias e relações.

Possui agora, um espaço mais aconchegante para instalação de barracas em áreas gramados, lado a lado com centros de discussões para games, blogs, conteúdos, design, desenvolvimento, em clima de aprendizados colaborativos e compartilhados, além de uma gestão não apenas de resíduos de informática, como reciclagem de ideias inovadoras voltadas para a sustentabilidade do planeta.

Autores: Marcio Burochowsky (Diretor Geral da FuturaNetworks/ Campus Party) e participantes do encontro do NAVE.

Page 3: Games e mundos melhores crie futuros nave-rj, jun 2009

Games para a Sustentabilidade

Profusão de games voltados para sustentabilidade e inspiradores de situações que podem ser vividas por todos os participantes de jogos virtuais, seja em termos de campeonatos on-line, seja reunindo pessoas em espaços para a prática real e interativa com outros que compartilham as mesmas vivências.

Games podem ir de simulações de situações concretas, que levem pessoas a propor soluções para problemas reais, até encontros ao ar livre para prática de esportes virtuais, também desenvolvidos de maneira presencial.

Autores: Criação coletiva com participantes do debate + provocações de Marcio Burochowsky (Diretor Geral da FuturaNetworks/ Campus Party).

Page 4: Games e mundos melhores crie futuros nave-rj, jun 2009

Cenários para Games Colaborativos

Produção e re-criação de cenários para games através de fotoblogs interatividade entre virtual e real, do real com o virtual e benefícios concretos para participantes/ populações dessas localidades visitadas.

Com isso, inclui-se os resultados dessas caminhadas (fotografias, desenhos e outras criações) na montagem de cenários para os novos games produzidos de maneira colaborativa (interação entre games e sustentabilidade).

Autores: Artur Potásio (Centro de Tecnologia e Sociedade/FGV-RJ) e participantes do evento do NAVE.

Page 5: Games e mundos melhores crie futuros nave-rj, jun 2009

Fóruns para tomada de decisões compartilhadas

Tomadas de decisões compartilhadas e efetuadas dentro de um espírito colaborativo e compartilhado, como o do Campus Party, no qual as pessoas se encontram e convivem, favorecendo a troca de experiências e aprendizados compartilhados, fortalecidos pelas vivências e interações com outras pessoas.

Exercícios de cidadania com fóruns de resoluções de problemas da comunidade, de maneira interativa e colaborativa.

Com participação de pessoas representativas de diversos setores que queiram resolver essas questões, e que se proponham a resolvê-los levando em conta os diversos pontos de vista da sociedade, convidadas a participar desses fóruns.

Autores: Lala Deheinzelin e participantes do evento do NAVE.

Page 6: Games e mundos melhores crie futuros nave-rj, jun 2009

Interações de Games com outras expressões artístico-culturais

Game como expressão cultural e artística, integrando com outras artes e tecnologia, possibilitando que os games alcancem um status semelhante ao de outras expressões artístico-culturais. Isso, porque ele já ocupa um lugar de expressão e manifestação cultural, integrando diversas outras artes.

Formação de espaços de convivência e interação (“Jogokês”/”luderias”) para se compartilhar, interagir e trocar experiências (jogar junto e compartilhar ideias, em ambientes que lembrem temas dos jogos e contos que estejam sendo jogados na hora), com reinvenções das narrativas e recriações dos personagens. Autores - Convidados: Artur Potásio (Centro de Tecnologia e Sociedade/FGV-RJ) + Público: Fita 1 (50:40 até o final – público: Fita 2)

Page 7: Games e mundos melhores crie futuros nave-rj, jun 2009

Ideias em geral para Games Colaborativos

1) Leonardo - Jogos on line com dicas e lições de vida.

2) Leandro – Simulador de Genérico Multiplayer On Line para simulação de novas sociedades on line (hoje mais simplificado, no próprio browser de internet).

3) Debate do público em geral: Game com questões de saneamento, etc. para que cada personagem desenvolva soluções individuais e coletivas para os problemas que forem surgindo (ex.: obtenção de financiamento para saneamento, etc.), com futuros desejáveis, dentro do jogo e na vida real. Autores: Artur Potásio (Centro de Tecnologia e Sociedade/FGV-RJ) e participantes do evento do NAVE.

Page 8: Games e mundos melhores crie futuros nave-rj, jun 2009

Ideias gerais de futuros para o Rio de Janeiro

- Futuros desejados, a partir de apresentação da Marvus Ludens, visando redução de emissões de CO2 no RJ e outros futuros desejáveis:

1) lugar amplo para lazer e abrigo para crianças desabrigadas, tirando-as da rua;2) Lucas: combustíveis renováveis para transportes alternativos3) Outras formas de transporte (bicicleta, movida a oxigênio e metrô)4) RJ sem crianças carentes, com teletransporte não-poluente;5) Áreas de lazer e formas de incentivar uso de bicicleta com geração de energia a partir de movimento (a partir do andar da bicicleta – motor movida a energia acumulada pelas pedaladas);6) Academias com games interativos: pontuações a partir das atividades desenvolvidas na academia (como nos games, em que personagens acumulam pontos);7) Reinvenção da economia e criação de novas moedas (baseadas em informação e em bits, infinitos, além do trabalho) – como utilizar melhor as informações e conhecimentos/ habilidades existentes;

Autores Alunos/ participantes do NAVE e da Marvus Ludens Projeto Phoenix (Ives Albuquerque, Bruna Lombardo, e Marcos Vericelli?).

Page 9: Games e mundos melhores crie futuros nave-rj, jun 2009

Escolas e Educação do Futuro

Reformulação da universidade e das escolas/ metodologias utilizadas na educação: renovação dos objetivos e métodos com promoção de uma educação mais colaborativa.

Estas escolas passam a interagir de forma mais constante e articulada com as questões da comunidade, passando a utilizar moedas sociais e participando de economias solidárias.

Autor: Yves Albuquerque, da Marvus Ludens com colaboração de outros participantes do evento do NAVE.

Page 10: Games e mundos melhores crie futuros nave-rj, jun 2009

Propostas de Games para o Futuro

1) Game para pessoas cegas (com áudio) ou com outras limitações

2) Game para resolução da fome em país pobre (7 fases – já existente)

3) Marcos Arcanjo: criação de uma cultura em que o diferente possa ser desejável/ atraente, possibilitando sua valorização;

4) Congregate – um tipo de Youtube de jogos, com soluções participativas na busca de dicas e sugestões;

5) Karen: trabalhar com games e futuros desejáveis, dentro das escolas e voltadas para formações específicas (caso de escolas técnicas).

Autores: Roger Tavares - Doutor em games, do Gamecultura e do SENAC-SP e participantes do evento.

Page 11: Games e mundos melhores crie futuros nave-rj, jun 2009

Futuros desejáveis para o Proyecto Trinitária, da República Dominicana:

1) Conseguir mais pessoas na República Dominicana que possa trabalhar com games e educação;

2) Aumentar interatividade entre as pessoas;

3) Aprendizagem através de jogos sobre desafios concretos e possibilidades de solucioná-los;

4) Fortalecimento e interação entre comunidade de jogadores na Universidade (ITLA) em cooperção com desenvolvedores de games brasileiros e os de República Dominicana. Autores: Rodolfo Eduardo Pezzotti Fernández - República Dominicana (ITLA-Instituto Tecnológico de las Americas, Santo Domingo, Proyecto Trinitária) e participantes do NAVE.

Page 12: Games e mundos melhores crie futuros nave-rj, jun 2009

Profissões do Futuro:

1) Multiplicador cultural – diversidades regionais no Brasil: NE para RJ, propondo atividades de integração entre culturas diversas e existentes;

2) Integrador artístico – entre diversas linguagens e culturas (sinestesia);

3) Cinetista (cineasta com cientista) – apresentado no evento do dia anterior na Oi Futuro.

Autores: Karen (e pessoal da Oficina Oi Futuro, no dia anterior) e Guilherme Xavier – Game designer e Diretor de Artes da Dansof Enterteinment, com game sobre capoeira, difundido no mercado internacional, Rio de Janeiro.

Page 13: Games e mundos melhores crie futuros nave-rj, jun 2009

Culturódromo:

Culturódromo: local para integradores artísticos e multiplicadores culturais, com uma bolsa de valores culturais e voltada para o fortalecimento de uma cultura dos valores.

Medidas de valor possíveis: inovação, novidade, desejo/atratividade, tradição/ memória, reputação, felicidade.

Autores: Guilherme Xavier, Game designer e Diretor de Artes da Dansof Enterteinment, com game sobre capoeira, difundido no mercado internacional, Rio de Janeiro, e participantes do evento do NAVE.

Page 14: Games e mundos melhores crie futuros nave-rj, jun 2009

Futuros desejáveis da Optiko, Valparaíso/Chile:

- Utilização racional de recursos para espetáculos (50m2, para até 1600 pessoas/ dia),com experiências de luz, som e espaço numa linguagem não-racional, criativa – Usina Planet);

- Futuro desejável: possibilitar a cada vez mais pessoas, que experimentem “Outras maneiras de ver, para novas formas de atuar”:

- Jogos para alcançar outras dimensões da realidade que não percebemos hoje, ampliando níveis de consciência e conhecimento (distinção entre o que percebemos e sentimos, compreendemos).

Autor: Ignácio Saavedra, Arquiteto do Optiko (www.optiko.cl), Valparaíso/Chile.

Page 15: Games e mundos melhores crie futuros nave-rj, jun 2009

Bloco 3: Adaílton Medeiros, Diretor Executivo Ponto Cine, Rio de Janeiro (Fita 4-02: 07:40) :

- Adaílton Medeiros (fita 04_02) :- Cinema Digital: futuro de presente, para exibição de filmes de arte nas Zonas Oeste e Norte, do Rio de Janeiro (prioridade para filmes brasileiros – 73 lugares).- Levar cidadania, dignidade e como maior exibidor de filmes brasileiros (no. De filmes, taxa de ocupação e exibições);- Filme digital, sem película, sem poluentes/ contaminantes do filme (06 a 09 latas por filme, incineradas), etc. com menores custos e portanto acessíveis, mas com dignidade para todas as pessoas (ex. rendas e bens, na zona norte e zona sul, do RJ)

-Futuros desejáveis:- Maior produtor de filmes do mundo Nigéria + questão dos usos da garagem, com filmes e games! (Lala) – Dinheiro: energia – bens como moedas sociais e culturais (conta da Oi, como entrada de cinema) - Adaílton.Palestrante:Adaílton Medeiros, Diretor Executivo Ponto Cine, Rio de Janeiro.

Page 16: Games e mundos melhores crie futuros nave-rj, jun 2009

Futuros desejáveis a partir da experiência do Ponto Cine, Rio de Janeiro:

- Futuros desejáveis e presente compartilhados:1) Levar cidadania, dignidade e como maior exibidor de filmes brasileiros (no. de filmes, taxa de ocupação e exibições);2) Filme digital, sem película, sem poluentes/ contaminantes do filme (06 a 09 latas por filme, incineradas), etc. com menores custos e portanto acessíveis, mas com dignidade para todas as pessoas 3) Game em cinemas (exemplo do Japão);4) Tampas de produtos e outros, como entradas para cinemas/ eventos culturais (novas moedas)5) Ampliação de experiências como o Oficine-se (Núcleos de oficinas de exibição para alfabetização do olhar, formação de públicos e empreendedores).6) Acessibilidade para cadeirantes, mais legendeira para surdos e outra de som para deficientes visuais (som em 7.1) 7) Centros culturais em escolas geridas pelos próprios alunos.8) Rafael Perez dos Santos (participante do NAVE): exemplo da tartaruga para integrar meio ambiente com o tecnológico.

- Autores: Adaílton Medeiros, Diretor Executivo Ponto Cine, Rio de Janeiro, Guilherme Xavier (Dansof Enterteinment) e participantes do evento do NAVE.

Page 17: Games e mundos melhores crie futuros nave-rj, jun 2009

Outros Futuros Desejáveis desenhados:

-Futuros desejáveis compartilhados e registrados em desenhos:

- Máquina de captar pensamentos e sonhos, com legenda (Leonardo);- Uma sensação de futuro;- Game virtual de criação de novos jogos, de modo colaborativo;- Nature game;- Tecnologia e comunicação “of Doom”;- A Cidade de Selva;- Busque seu sonho a todo custo, nunca desista;- Tudo será coordenado pela fala: google que s\e entende;- Integrador cultural;- Multiplicador/ Antropólogo cultural;- Games de interação;- Precisamos mudar, inovar, ajudar e melhorar (Vinicius)- Ressignificador.

Page 18: Games e mundos melhores crie futuros nave-rj, jun 2009
Page 19: Games e mundos melhores crie futuros nave-rj, jun 2009

Guilherme Xavier [email protected]

Roger Tavares [email protected]

Yves J. Albuquerque [email protected]

Arthur Protasio [email protected]

Eduardo Menedu [email protected]

Bruno Moreira de Carvalho [email protected]

Alberto Marcelo Leite [email protected]

Zilma V. Ferreira [email protected]

Gustavo Bohrer Dorneles [email protected]

Paula Martini [email protected]

Tetsuo Takita [email protected]

Tiago Campaw [email protected]

Leandro Martins [email protected]

Maria Pereira [email protected]

Daniel Neal Assis Ribeiro [email protected]

Adriana Urruha [email protected]

Leonardo P. Nogueira [email protected]

Bruna Spinola Saddy [email protected]

Gabriel Marcezino Lopes [email protected]

Marcos H. P. Aguiar [email protected]

Rodrigo Carnevali [email protected]

Pedro Taranto [email protected]

Page 20: Games e mundos melhores crie futuros nave-rj, jun 2009

Keli Freitas [email protected]

Jéssica Almeida [email protected]

Mariana Dias C. da Silva [email protected]

Karen Kristen S. Santos [email protected]

Ana Karina Sousa [email protected]

Caio Tulio Costa [email protected]

Andréia Soares Leal Goulart [email protected]

Rodrigo Roussoulieres [email protected]

Evandro V. Miques [email protected]

Rakel Cogliatti [email protected]

Nina Luz [email protected]

Viviane B. Lepsch [email protected]

Marcela d'Avila [email protected]

João Lima [email protected]

Erika Wurts Bertú [email protected]

Ivonne de Lima sem e-mail

Vera Laporte [email protected]

Fabio Gandour [email protected]

Pablo Matos [email protected]

Wallace Goulart G. Ley [email protected]

Carla Branco sem e-mail

Rodrigo N. sem e-mail

Luiz Pio Borges [email protected]

Ana Borges [email protected]

Hugo Richard [email protected]

Luana Lopes Pereira [email protected]

Marcos Pereira Mulatinho [email protected]

Helen Ehling sem e-mail

Marcelo Santos de Melo [email protected]

Marcello Melo Junior [email protected]

Luiz Otávio Fernandes [email protected]

Page 21: Games e mundos melhores crie futuros nave-rj, jun 2009

Hugo Richard [email protected]

Luana Lopes Pereira [email protected]

Marcos Pereira Mulatinho [email protected]

Helen Ehling sem e-mail

Marcelo Santos de Melo [email protected]

Marcello Melo Junior [email protected]

Luiz Otávio Fernandes [email protected]