fundamentos teóricos e metodológicos do serviço social

16
Fundamentos teóricos e metodológicos do Serviço Social NIBALDO, Augusto; TRIVINOS, Silva. Três enfoques na pesquisa em Ciências Sociais. In: ______. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais. Atlas. cap. 2. LINHARES, Maria Yeda. Da República Velha ao Estado Novo. In: ______. História Geral do Brasil. cap. 7. LINHARES, Maria Yeda. As bases do desenvolvimentismo. In: ______. História Geral do Brasil. cap. 8. Quando a Sociologia, no século XIX, se desenvolve enquanto disciplina, ocorreu uma separação entre este conhecimento científico e o senso comum. Sobre esta realidade, NÃO seria correto afirmar que Faz parte desta atitude científica a constatação de um problema social, observar os fatos e a realidade dos indivíduos e grupos, suas relações, formular uma hipótese de explicação e, ao final, pronunciar leis ou tendências de que um fato ocorre por motivos específicos As décadas de 60 e 70 do séc. XX foram consideradas por Netto (1991) os anos de chumbo do regime militar brasileiro, implantado em 1964. Nesse contexto de desenvolvimento econômico associado e dependente, o Serviço Social viveu um momento de reflexão quanto ao seu desempenho profissional. Qual expressão identifica esse momento da profissão? Serviço Social Reconceituado. No que diz respeito à construção do conhecimento vinculado à prática do desenvolvimento da Pesquisa Social, NÃO é correto afirmar que: Uma não substitui a outra e cada qual tem sua lógica própria. AULA 2 Três enfoques na pesquisa em Ciências Sociais. INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL CAP.2 Linhares, Maria Yeda. Da República Velha ao Estado Novo. In: HISTORIA GERAL DO BRASIL CAP. 7 E As bases do desenvolvimentismo. 8 Nesta aula, vamos estudar o que foi o Positivismo e quais implicações para a prática profissional resultaram da apropriação deste paradigma de conhecimento pelo Serviço Social

Upload: bruno-viana

Post on 10-Aug-2015

3.005 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Fundamentos teóricos e metodológicos do Serviço Social

Fundamentos teóricos e metodológicos do Serviço Social

NIBALDO, Augusto; TRIVINOS, Silva. Três enfoques na pesquisa em Ciências Sociais. In: ______. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais. Atlas. cap. 2.

LINHARES, Maria Yeda. Da República Velha ao Estado Novo. In: ______. História Geral do Brasil. cap. 7.

LINHARES, Maria Yeda. As bases do desenvolvimentismo. In: ______. História Geral do Brasil. cap. 8.

Quando a Sociologia, no século XIX, se desenvolve enquanto disciplina, ocorreu uma

separação entre este conhecimento científico e o senso comum. Sobre esta realidade, NÃO

seria correto afirmar que

Faz parte desta atitude científica a constatação de um problema social, observar os fatos e a realidade dos indivíduos e grupos, suas relações, formular uma hipótese de explicação e, ao final, pronunciar leis ou tendências de que um fato ocorre por motivos específicos

As décadas de 60 e 70 do séc. XX foram consideradas por Netto (1991) os anos de chumbo do regime militar brasileiro, implantado em 1964. Nesse contexto de desenvolvimento econômico associado e dependente, o Serviço Social viveu um momento de reflexão quanto ao seu desempenho profissional. Qual expressão identifica esse momento da profissão?

Serviço Social Reconceituado.

No que diz respeito à construção do conhecimento vinculado à prática do desenvolvimento

da Pesquisa Social, NÃO é correto afirmar que:

Uma não substitui a outra e cada qual tem sua lógica própria.

AULA 2

Três enfoques na pesquisa em Ciências Sociais. INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL CAP.2

Linhares, Maria Yeda. Da República Velha ao Estado Novo. In: HISTORIA GERAL DO BRASIL CAP. 7 E As bases do desenvolvimentismo. 8

Nesta aula, vamos estudar o que foi o Positivismo e quais implicações para a prática profissional resultaram da apropriação deste paradigma de conhecimento pelo Serviço Social

O Positivismo, filosofia criada por Auguste Comte  no século XIX,  surge num contexto marcado  pela queda do antigo regime de base agrária e surgimento  do Capitalismo. Constitui-se como um caminho contrarrevolucionário que visava à manutenção da ordem e progresso  para garantir a civilização. Na ideia de progresso, está implícito o conservadorismo, pois os anseios individuais devem ser controlados para garantir a “harmonia” social.

Com a destruição revolucionária de sua própria alienação estatal, a sociedade se torna autoconsciente de seu protagonismo histórico, a ciência adquire um sentido messiânico na hora de remediar a situação social: o padrão atual não é a decisão política, ética ou

Page 2: Fundamentos teóricos e metodológicos do Serviço Social

teleologicamente fundamentada, mas a aplicação das leis científicas que regem a sociedade humana.

Deve-se, por conseguinte, construir positivamente a ciência social como ciência da vida coletiva. Uma fisiologia social, constituída pelos fatos materiais que derivam da observação direta da sociedade, e uma higiene, que contenha os preceitos aplicáveis a tais fatos, são, portanto, as únicas bases positivas sobre as quais se pode estabelecer o sistema de organização reclamado pelo estado atual da civilização (SAINT – SIMON, op.cit.58).

A Racionalidade Positivista

O caráter pragmático da ciência instituído pelo Positivismo, baseado na eficácia e eficiência, defendeu a separação entre a teoria e a prática. Para o pragmatismo, a separação entre a teoria e a prática é uma forma de justificar um mundo eficiente, produtivista e consumista que serve à reprodução da acumulação de capital (FALEIROS, 1982, p.62).  

O Positivismo exprime uma intenção de um conhecimento positivo  de sociedade baseado nos modelos das ciências da natureza.

Observa-se uma tentativa de transpor o método das ciências físicas às ciências sociais.

Para Comte, é com a observação das ciências naturais que se encontra o caminho a seguir, pela observação e experimentação descobrem-se as relações permanentes que ligam os fatos, cuja importância básica está na reforma política e social da sociedade.

A ciência pelo método positivo se baseia no estudo dos fatos e suas relações, e tais fatos são percebidos somente pelos sentidos exteriores. Trata-se de um dogmatismo físico por afirmar a objetividade do mundo físico.

A lógica científica é dividida em dois elementos fundamentais: a descrição e a explicação.

Descrição – medir, quantificar, exprimir fenômenos pela atribuição de números e medidas, reduzindo a realidade a aspectos quantificáveis e mensuráveis.

“Uma das funções da quantificação, entre outras, é justamente padronizar os dados para obter o máximo de precisão e controle. O saber vincula-se ao controle (FALEIROS, 1982, p. 63)”.  

 “A explicação faz-se no universo da aceitação e da contemplação, segundo uma “hipótese” formulada pelo investigador, para, em seguida, buscar fatos que se relacionem com ela. Partindo-se da posição de observador isolado na realidade que observa – exterioridade radical do observador “. (FALEIROS, 1982, p.64)

Isolam-se os acontecimentos em variáveis, particularizam-se as condições causais dos fenômenos, buscando o controle de determinada relação . A descrição pretende-se restringir ao observável, sem questionar que os próprios sentidos são socialmente formados e que a observação depende das relações sociais.

Sujeito – Conhece o objeto, segundo a ideia de o observador estar por cima do observado. É o sujeito que estabelece o nexo entre os fatos.

“Na perspectiva positivista, tanto a explicação como a descrição supõem uma representação das relações sociais de forma bastante parcializada, empírica, tentado ordenar  fatos sensíveis, mas submetendo-se a eles.” (FALEIROS, 1982, p.65)

Na perspectiva positivista, não havia questionamentos, e sim a procura de leis, observa-se o mundo ao invés de inventá-lo.

Para Comte, a humanidade passa por três estados que são incompatíveis entre si:

Page 3: Fundamentos teóricos e metodológicos do Serviço Social

O estado teleológico – físico: em que o espírito humano explica o fenômeno por meio de vontades transcendentes ou agentes sobrenaturais. Neste estágio, a imaginação se sobrepõe à razão, inventando um ser absoluto que explica todas as coisas e soluciona problemas.

O estado metafísico ou abstrato: os fenômenos são explicados por meio de forças ou entidades ocultas e abstratas. A imaginação  ainda predomina sobre a razão, as divindades foram substituídas  por entidades ou conceitos abstratos como os de essência, alma etc.

O estado positivo – científico: os fenômenos são explicados por meio de leis experimentalmente demonstradas.

Para o Positivismo, o objeto da ciência é somente o positivo, ou seja, aquilo que está sujeito ao método de observação e da experimentação.

A sociedade compreendida por Augusto Comte era um organismo cujas partes constitutivas são heterogêneas, mas solidárias, pois se orientam para a conservação do conjunto. Assim, a semelhança do organismo encontra-se na divisão  das funções especiais em que se nota a presença de espontaneidade, da necessidade, da imanência e da subordinação  de todas as suas partes a um poder central superior (RIBEIRO JUNIOR, 1982).

Comte concebe a sociedade de forma harmônica, refletindo as diversas fases da vida de um homem. Assim, os organismos não podem mudar bruscamente, não se passa da infância à velhice de forma abrupta. É a sociedade sendo incompatível com a revolução violenta, levando a sociedade de um estado a outro, mas de forma paulatina, pois a sociedade está sujeita à mesma norma de evolução.

Positivismo no Brasil

No Brasil, o Positivismo foi divulgado aproximadamente no século XIX por Luiz Pereira Barros Pinto.

 Os positivistas brasileiros eram os alunos da Faculdade de Direito, pertencentes à classe burguesa, e os alunos das escolas técnica e militar, que defenderam que a burguesia deveria participar do comando político do país, substituindo os monarcas e os latifundiários.

 Os militares que participaram da queda da república se basearam nos ideais comtistas.

Ordem e progresso da bandeira.

A quinta e última bandeira do Brasil veio com a Proclamação da República.

A bandeira do Brasil foi projetada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares.   Ela é inspirada na bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, com a esfera azul-celeste e a divisa positivista "Ordem e Progresso" no lugar da coroa imperial. Benjamim Constant que a sugeriu a Raimundo Teixeira Mendes. A expressão foi extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", que se decompõe em duas divisas usuais - Uma moral, 'Viver para outrem' (altruísmo - termo criado por Comte), ou seja, colocar o interesse alheio acima de seu próprio interesse, e outra estética, 'Ordem e Progresso', ou seja, cada coisa em seu devido lugar para a perfeita orientação ética da vida social. Dentro da esfera está representado o céu do Rio de Janeiro, com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8:30 horas de 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República. As estrelas foram inspiradas nas que, realmente, brilhavam no céu do Brasil, na histórica madrugada de 15 de novembro de 1889.

A Igreja Positivista do Brasil foi fundada no dia 11 de maio de 1881 por Miguel de Lemos, na atual rua Benjamin Constant, n. 74, no bairro da Glória, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro.

Page 4: Fundamentos teóricos e metodológicos do Serviço Social

“Dominado as consciências das classes privilegiadas, o Positivismo irá repercutir intensamente nas escolas, influenciando a mocidade, cuja cultura intelectual era mais literária do que científica. Na época, só os militares, os médicos e os engenheiros entregavam-se aos estudos científicos”

(RIBEIRO JÚNIOR, 1982, p.67)

Serviço Social e o Positivismo

 • O Positivismo aparece no Serviço Social em oposição ao conhecimento que se baseava  na subjetiva  interpretação pessoal da situação – problema verificado no psicologismo filosófico.

 • A presença desta perspectiva no Serviço Social fez com que a profissão  passasse a se preocupar  mais com o “como” do que  com “o quê”, acentuando-se consequentemente a sua tendência à neutralidade (MACEDO, 1986, p. 43).

 • Fundamentada na perspectiva Positivista, a prática do Serviço Social se caracterizava como instrumento da sociedade para alcançar determinado nível de bem-estar.

Segundo Faleiros (182, p.65), "o objetivo desta prática era  eliminar carências, disfunções, problemas de condutas desviadas. Buscava-se melhorar a sociedade existente, sem, entretanto, colocá-la em questão".

Os profissionais, baseados no empirismo de ensaio e erro, tratavam cada uma das problemáticas de forma fragmentada. Além da fragmentação, também se observa um formalismo, desenvolvido pela tecnocracia, no sentido de envolvê-lo em técnicas de planificação, controle e administração.

As técnicas utilizadas eram destinadas a reconduzir os desviados e marginalizados à sociedade, para a manutenção da ordem através da utilização de esquemas de observação, medição e controle da vida cotidiana de indivíduos e grupos.

“A prática do assistente social usa a técnica de interpretação da conduta individual, considerando-a de acordo  com os valores e parâmetros estabelecidos. Essa interpretação se baseia numa série de pesquisas, dados, amostras, fichas e outros instrumentos descritivos. Cada indivíduo passa a  constituir um caso, que é enquadrado entre vários problemas classificados como econômico, psicológico, social, religioso, moral, dividindo não só a realidade estrutural, mas o próprio indivíduo “(FALEIROS, 1982, p.66)

O Serviço Social desenvolve uma abordagem focal, voltada para as possíveis causas dos desajustamentos ou problemas de indivíduos ou grupos, para trazer a ordem a uma sociedade ou grupo em desordem.

    Nesta perspectiva, a produção de conhecimento pelo Serviço Social destinava-se a uma compreensão da realidade para enquadrá-la em parâmetros observáveis e não para transformá-la.  

Conforme Pinto 1993 p. 40

“Os conhecimentos produzidos exclusivamente  através de um método positivista, o método hipotético dedutivo, não são suficientes  e adequados para orientar o fazer profissional do assistente social. Por privilegiar  o âmbito do imediatamente dado (observável) e, consequentemente, por priorizar a quantificação e a formalização, tal método  gera conhecimentos que, via de regra, não vão além do meramente descritivo, excluindo uma visão crítico-compreensiva do social, que estimule e favoreça  sua transformação”.

ORGANIZANDO O ESTUDO: Bases do Pensamento Positivista

Integração, adaptação, correção, controle, organização, harmonização, conservação, racionalização, cientificismo, neutralidade cientifica.

Page 5: Fundamentos teóricos e metodológicos do Serviço Social

Repercussões da perspectiva Positivista para a prática profissional do Serviço Social.

• Prática do Serviço Social na perspectiva positivista.

• Adaptação do Homem  ao meio social.

• Questão social comparada ao desajustamento social.

• Pseudo ideia de uma sociedade perfeita e harmônica.

• Busca da eficácia e eficiência.

• Ações profissionais voltadas para o controle e ajuste da sociedade.

• Burocratização das atividades institucionais.

A matriz teórico-metodológica positivista restringe a teoria ao âmbito do verificável, da experimentação e da fragmentação. Tal matriz foi dominante no Serviço Social até o início dos anos oitenta. A proposta da profissão, segundo esta vertente, apresenta a seguinte configuração: ) A proposta aponta para praticas ajustadas a um perfil manipulatório com crescente burocratização das atividades profissionais.

O positivismo foi uma das grandes correntes de pensamento social, destacando-se, entre

seus principais teóricos, Augusto Comte e Émile Durkheim.

Sobre a concepção de conhecimento científico, presente no positivismo do século XIX, é

correto afirmar:

A ciência social tem como função organizar e racionalizar a vida coletiva, o que demanda a necessidade de entender suas regras de funcionamento e suas instituições forjadas historicamente.

A palavra “Sociologia” foi usada, pela primeira vez, pelo teórico francês Augusto Comte, nas primeiras décadas do século XIX no seu Curso de Filosofia Positiva, à base do pensamento positivista, que influenciaria vários outros pensadores. Nele Comte afirmou que “...no fundo, nada há de real a não ser a humanidade”; essa máxima repercute no seu conceito de Sociologia, o qual consiste em:

Aplicar às ciências sociais os métodos da matemática, para deduzir leis que devem reger o desenvolvimento e o destino da sociedade

Aula 3

TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Três enfoques na pesquisa em Ciências Sociais. In: ______. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais. Atlas. cap. 2

LINHARES, Maria Yeda. Da República Velha ao Estado Novo. In: ______. História Geral do Brasil. cap. 7.

______. As bases do desenvolvimentismo. História Geral do Brasil. cap. 8.

Funcionalismo: p.4

Método proposto em sociologia para atender exigências de explicação cientifica

Talcott parsons e o estrutural,

- A estrutura social é o  objeto de sua investigação. O processo de institucionalização  está na origem da estrutura.

- A institucionalização traduz os elementos culturais mais gerais, valores e símbolos, as normas de ações que se inscrevem nos papéis concretos que são vividos na ação social.

Page 6: Fundamentos teóricos e metodológicos do Serviço Social

- Para Parsons, as funções se efetuam pela estrutura. Para o sistema cuja função é a integração social temos as seguintes estruturas:

papéi desempenhado pelos atores;

as coletividades;

as normas;

os valores;

os recursos da instituição.

B. Malinovski

O primeiro uso dessa noção foi feito em antropologia por B. Malinovski, considerado o pai do funcionalismo. Os postulados que ele apresenta são os seguintes:

a função e concebida em relação a todo o sistema social;

todos os elementos sociais e culturais preenchem funções sociológicas;

os elementos acima referidos são indispensáveis ao funcionalismo.

Esse autor explica, por exemplo, que certos usos, costumes e sentimentos sociais podem ser funcionais para um grupo e não ser para outro numa mesma sociedade. Certos costumes e hábitos sociais, antigos ou arcaicos, embora às vezes não tendo mais função a preencher, desempenham um papel na sociedade.

Merton diz que ao lado do estudo das funções é preciso examinar as disfunções que atrapalham o sistema.

A função permite analisar certas situações e fornecer observações que a causalidade, no sentido de relações de necessidade entre causa e efeito, não poderia fornecer.

Parsons enumera quatro funções que estão encarregadas de fazer face aos problemas que ocorrem com maior frequência em uma estrutura, visando manter o seu equilíbrio.

Função de estabilidade normativa (a mais estática das funções).

Função de integração, que coordena os elementos do sistema.

Função dos objetivos  e serem alcançados.

Função de adaptação de que o sistema dispõe para atingir os seus objetivos.

Emile

“O método sociológico, tal como o praticamos, repousa inteiramente sobre o princípio fundamental de que os fatos sociais devem ser estudados como coisas, isto é, como realidade exteriores ao indivíduo” (Durkheim,1930, p.9)

Para Durkheim, o indivíduo, como membro da sociedade, não é totalmente  livre para tomar suas próprias decisões morais mas, num certo sentido, “coagido” a aceitar as orientações comuns à sociedade da qual faz parte.

Educação tem um caráter integrador. A sociedade não pode sobreviver, a não ser que exista entre seus membros homogeneidade suficiente: a educação perpetua e reforça essa homogeneidade, fixando de antemão, na alma da criança, as similitudes essências exigidas pela vida coletiva.    

Page 7: Fundamentos teóricos e metodológicos do Serviço Social

Aplica-se ao conjunto de instituições políticas, sociais e de trabalho. Ela permite a análise desses conjuntos institucionais sob o ponto de vista descritivo, de seu funcionamento e de sua organização.

As instituições sociais existentes numa dada sociedade podem ser analisadas, quanto ao seu funcionamento e à sua organização.  

Os métodos usados na visão sistêmica do Serviço Social podem ser reduzidos a três opções básicas:

Estudo da situação do problema.

Diagnostico social.

Intervenção social e avaliação. O Serviço Social de Caso, de Grupo e de Comunidade deve ser considerado como subsistema que funciona integradamente no Serviço Social.

As funções desempenhadas pelo assistente social visam desencadear a mudança social no seio de um dado sistema social. Isso se faz a partir  dos seguintes pressupostos funcionais:

ESTABILIDADE NORMATIVA, integração social

Segundo Balbina ottoni o sistema de serviço social compõe-se de: p. 14

Objetivos, ambiente, recursos, componentes, administração.

Criticas ao funcionalismo p.17

Visão sistemática que exclui

Segundo Montaño, nesta perspectiva teórica, “não se considera o papel que o Serviço Social representa na ordem  social. Sua tarefa só é considerada autonomamente na prestação de serviços a pessoas, grupos, comunidades particulares. Quer dizer, vê-se o assistente social e as funções que desempenha  na relação com os usuários, aos destinatários  da sua intervenção. Não se consegue visualizar.” ( MONTAÑO, 2007, p. 29).

Quem entre os clássicos da sociologia professa que para alcançar a objetividade no estudo dos fenômenos sociais é fundamental separar sujeito e objeto de estudo adotando para tanto uma perspectiva de neutralidade?

Émile Durkheim

As concepções de política social supõem sempre uma perspectiva teórico-metodológica, o

que por seu turno tem relações com perspectivas políticas e visões sociais de mundo. Sobre

sujeito-objeto, enumere indicando a relação que assumem em cada perspectiva teórica.

1. Funcionalismo ( ) Sujeito-objeto assumem uma perspectiva relacional.

2. Idealismo ( ) O objeto se sobrepõe ao sujeito.

3. Teoria Social de Marx ( ) O papel do sujeito é superdimensionado, sobrepondo-se ao

objeto.

A sequência CORRETA é:3,2,1

Os problemas sociais resultam do processo de inadequação dos indivíduos às normas sociais vigentes. Essa compreensão é peculiar a qual perspectiva teórica?

Funcionalista

Page 8: Fundamentos teóricos e metodológicos do Serviço Social

Av 1 - Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I?Questão 1

Denominação utilizada para denominar o acesso por benesse ou doação, se dá de forma pontual e não possui caráter continuo. Estamos nos referindo a:Alternativas1 - Caridade2 - Auxilio3 - Ajuda4 - Solidariedade5 - Assistência Sua resposta1 - Caridade

Questão 2 

Era uma expressão utilizada pelos adversários da política do Imperador Romano a quem acusavam de distrair os cidadãos com diversão para que o povo não se rebelasse do estado de miséria e das mas condições que viviam. Que política era essa? Alternativas1 - Política assistencial de proteção aos pobres2 - Política de incentivo à cultura3 - Política do pão e circo4 - Política romana de caridade5 - Política de emprego e alimentação. Sua resposta3 - Política do pão e circo

Questão 3 

Observe as imagens abaixo e indique a que se referem:

Alternativas1 - Nobres/ vassalos e socialismo/funcionários. 2 - Monarquia/ escravos e socialismo/ funcionários3 - Nobres/ vassalos e capitalismo / trabalhadores4 - Feudalismo/ servos e capitalismo/proletariados5 - Monarquia/escravos e capitalismo/ proletariados

Page 9: Fundamentos teóricos e metodológicos do Serviço Social

Sua resposta4 - Feudalismo/ servos e capitalismo/proletariados

Questão 4 Segundo Marx, a divisão da sociedade em classes sociais fundamentais é uma característica marcante do capitalismo. Baseado na sua compreensão acerca do conteúdo trabalhado identifique as duas classes que estão sendo retratadas através da imagem abaixo:Alternativas1 - Patrão e empregado2 - Industrial e trabalhador 3 - Classe A e Classe B4 - Classe A e classe C5 - Burguesia e proletariado Sua resposta5 - Burguesia e proletariado 

Questão 5 A introdução das máquinas automáticas e o surgimento das grandes unidades fabris foram resultados materiais da ________________________ . Alternativas1 - Revolução Francesa2 - Revolução Americana3 - Revolução Russa4 - Revolução Industrial5 - Reforma Protestante Sua resposta4 - Revolução Industrial

Av 3 - Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I?Questão 1 (UnB / CESPE – TJAC ) Os estudos baseados no paradigma da correlação de forças concebem o Serviço Social como:Alternativas1 - Instrumento de dominação2 - Veículo de integração social3 - Relações de poder4 - Profissionalização da benemerência5 - Sistema de saber sincréticoSua resposta1 - Instrumento de dominação

Questão 2 Segundo MARTINELLI, 2007, p. 31 A separação entre os camponeses e a terra, entre o produtor e os meios de produção, vai infiltrando-se sorrateiramente, fazendo-se acompanhar de seu habitual coronário [ ...] acentuam a separação entre o proprietário e o produtor . De que a autora está se referindo?Alternativas1 - Da sociedade medieval2 - Da condição de subsistência dos camponeses3 - Conceituando alienação e contradição4 - Do poder da burguesia5 - Da divisão social do trabalhoSua resposta5 - Da divisão social do trabalho

Page 10: Fundamentos teóricos e metodológicos do Serviço Social

Questão 3 

Observe a imagem abaixo:

Assinale a alternativa incorreta:

Alternativas1 - A identidade atribuída pelo capitalismo ou Serviço Social era construída de avessos, coerção, intimidação, repressão2 - A prática social produzida pela burguesia era contraditória, submetendo a função social da assistência à sua função econômica3 - A vinculação orgânica do Serviço Social ao capitalismo podia ser interpretada como inquebrantável inexorável4 - A identidade atribuída pelo capitalismo ao Serviço Social era uma identidade forte, capaz de resistir a um autêntico movimento de construção de identidade5 - Todas as alternativas estão incorretasSua resposta1 - A identidade atribuída pelo capitalismo ou Serviço Social era construída de avessos, coerção, intimidação, repressão

Questão 4 Segundo MARTINELLI,p. 37 A expressão material e concreta de tais antagonismos (burguesia e proletariado) será a _____________________________________, instituindo-se como um verdadeiro signo das relações entre burguesia e proletariado.

Complete com as sentenças abaixo:Alternativas1 - Relações de dominação2 - Relações humanitárias3 - Luta de classes4 - Relações sociais5 - Contradição e antagonismoSua resposta3 - Luta de classes

Questão 5 Tinha como essência manter e conservar a ordem posta pela burguesia através de uma imagem de legitimidade destas práticas, era imperioso torná-las inquestionáveis e aceitas pelo proletariado, que sempre recorria a elas. Desta forma, a burguesia tinha como objetivo a manutenção de seu projeto hegemônico de domínio de classe.Assinale a alternativa que corresponde corretamente a afirmação acima:Alternativas1 - Devido a pauperização dos operários e a precariedade de trabalho, habitação e saúde, a burguesia lançou meios para sanar essa problemática e minimizar essa situação. 2 - Para fortalecer o trabalho das damas de caridade que por intermédio da classe burguesa ajudava os desfavorecidos.3 - Para dar continuidade às práticas de caridade, que na realidade sempre existiam, mas foi na sociedade burguesa que elas se intensificaram.4 - Para manter e conservar as lutas sociais através da caridade, assim os trabalhadores passam a aceitar a assistência social como algo a favor do comunismo.5 - Para as primeiras iniciativas das práticas sociais que culminaram no surgimento do Serviço Social. Sua resposta5 - Para as primeiras iniciativas das práticas sociais que culminaram no surgimento do Serviço Social.

Page 11: Fundamentos teóricos e metodológicos do Serviço Social

Quem entre os clássicos da sociologia professa que para alcançar a objetividade no estudo

dos fenômenos sociais é fundamental separar sujeito e objeto de estudo adotando para tanto

uma perspectiva de neutralidade?

Émile Durkheim

As concepções de política social supõem sempre uma perspectiva teórico-metodológica, o

que por seu turno tem relações com perspectivas políticas e visões sociais de mundo. Sobre

sujeito-objeto, enumere indicando a relação que assumem em cada perspectiva teórica.

1. Funcionalismo (3 ) Sujeito-objeto assumem uma perspectiva relacional.

2. Idealismo (2 ) O objeto se sobrepõe ao sujeito.

3. Teoria Social de Marx (1 ) O papel do sujeito é superdimensionado, sobrepondo-se ao

objeto.

A sequência CORRETA é:

3,2,1

Os problemas sociais resultam do processo de inadequação dos indivíduos às normas sociais

vigentes. Essa compreensão é peculiar a qual perspectiva teórica?

Funcionalista

No período 64/68, as propostas de ruptura do serviço Social com o tradicionalismo sugeriam

que a interação entre os profissionais e o marxismo se operava preferentemente pela:

Militância política

Sobre a perspectiva da intenção de ruptura, Netto não afirma que:

Recorre a tradição marxista

Os pensadores alemães Karl Marx e Friedrich Engels desenvolveram uma teoria empírica que

se tornou um dos pilares teórico-metodológicos da Sociologia. Esse núcleo científico e social

da teoria marxista, que não consiste em uma filosofia, “designa uma visão do desenrolar da

história que procura a causa final e a grande força motriz de todos os acontecimentos

históricos importantes no desenvolvimento econômico da sociedade, nas transformações dos

modos de produção e de troca, na consequente divisão da sociedade em classes distintas e

na luta entre estas classes” (ENGELS, F. Do socialismo utópico ao socialismo científico).

Como Marx e Engels denominaram essa teoria empírica?Materialismo histórico

Page 12: Fundamentos teóricos e metodológicos do Serviço Social

Olá amigos estudante da Estacio, estamos fazendo um banco de dados com as AVS de diversos cursos via EAD, em nosso web site https://sites.google.com/site/admeadunesa/ onde já disponibilizamos mais de 200 AVS de disciplinas e cursos diferentes, o importante e sempre aumentar este banco de dados para que tenhamos sempre mais e mais AVS para estudarmos e nos exercitarmos, e com isto atingir o objetivo que é a aprovação no final dos períodos, lembre-se este é uma maneira exclusiva de nós nos exercitarmos além dos exercícios feitos nas web aulas, a troca de experiências de AVS é de imensa importância para o crescimento acadêmico, pelo site é possível visualizar e fazer o donwload das AVS, porem para enviar sua AV. é necessário que você copie e cole no word sua AV, porem sem apagar as respostas corretas, se não, não vai adiantar nada, depois você envia para o e-mail [email protected] depois que for recebido, vamos publicar e ajudar novos estudantes, o que vocês acham? Salve suas provas e nos envie, você poderá um dia. > Caixero

OLÁ PESSOAL,COM A AJUDA DE VCS, JA FORAM ADICIONADAS QUASE 100 NOVAS AVALIAÇÕES EM NOSSO SITE PARA VOCES ESTUDAREM, AGORA JA SAO MAIS DE 600 AVALIAÇÕES DE DIVERSAS CADEIRAS DIFERENTES, CONFIRA EM https://sites.google.com/site/admeadunesa/ CONTINUEM ENVIANDO SUAS AVALIAÇÕES ELAS SAO ESSENCIAIS PARA NOSSOS ESTUDOS, COPIE, COLE, SALVE, ENVIE PARA [email protected] E NOS AJUDEM A AUMENTAR NOSSA CENTRAL EXTRA DE ESTUDOS, NAO ESQUEÇA DE AVISAR A SEUS AMIGOSCAIXEIRO

[email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected] [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected],

POLÍTICA SOCIAL I

Page 13: Fundamentos teóricos e metodológicos do Serviço Social

POLÍTICA SOCIAL I (SDE0550/1274911) 9001

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DA ESCRITACOMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DA ESCRITA (SDE0551/1274912) 9001

PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL IPROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL I (SDE0553/1274914) 9001

ESTATÍSTICA SOCIALESTATÍSTICA SOCIAL (SDE0552/1274913) 9001

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL IFUNDAMENTOS HIST. TEÓR. METODOL. DO SERV. SOC. I (SDE0549/1274910) 9001

LEGISLAÇÃO SOCIAL ILEGISLAÇÃO SOCIAL I (SDE0557/1274915) 9001

,