fluxo de caixa no excel · alguns dos maiores grupos empresariais locais e internacionais, são...

14
04/11/2017 Renovação da frota colocou o Brasil entre as quatro maiores indústrias navais | GGN https://jornalggn.com.br/noticia/renovacao-da-frota-colocou-o-brasil-entre-as-quatro-maiores-industrias-navais 1/14 | Fluxo de Caixa no Excel Baixe a versão Demo grátis Renovação da frota colocou o Brasil entre as quatro maiores indústrias navais Daniel Mori Jornal GGN - Mais um navio construído no Brasil foi lançado às águas nos últimos dias. Trata-se do Dragão do Mar, um suezmax (para o transporte de óleo cru) de 274 metros de comprimento, 51 de altura, 48 de largura e uma capacidade de transporte de 157 mil toneladas de porte bruto. Apesar da magnitude, a embarcação é extremamente ágil, atendendo, inclusive, as limitações do estreito Canal de Suez. O navio foi o mais recente a ser lançado ao mar pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), criado em 2004 pelo Governo Federal. Há cerca de um mês atrás, foi a vez do panamax Irmã Dulce, que tem a mesma função dos suezmax, com dimensões menores. O reconhecimento da Petrobrás de que a exploração de petróleo demandava mais navios de apoio veio de encontro com o fato de que a frota de petroleiros para transporte de petróleo e derivados na costa brasileira era composta de navios com mais de 20 anos e precisavam ser renovados”, disse o presidente do SINAVAL, Ariovaldo Rocha. Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) Outros seis navios, construídos a partir do Promef, estão em operação. São eles: Navio Celso Furtado, Rômulo de Almeida, Sergio Buarque de Holanda e José Alencar (estes navios para transporte de produtos claros e derivados de petróleo), João Cândido e Zumbi dos Palmares (tipo suezmax). Outros dois estão em construção: Navio Anita Garibaldi (navio de produtos claros e escuros) e Oscar Niemeyer (para o transporte de gás liquefeito de petróleo pressurizado). Já o Dragão do Mar seguirá para alguns ajustes finais e depois para a fase de testes operacionais, para aí então operar oficialmente. Você precisa se registrar ou fazer o login para poder postar neste grupo. Ver conteúdo 2 Ver conteúdo 1 Ver conteúdo 6 Manutenção de elevadores Você sabia que seguro cobre danos elétricos em elevadores? Entre em contato e saiba mais. As condições da Força de Submarinos da Marinha do Brasil Anuncie Posts recentes Mais comentados do dia Sábado, 04/11/17 Cadastre-se Login Assine

Upload: hakiet

Post on 19-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Fluxo de Caixa no Excel · alguns dos maiores grupos empresariais locais e internacionais, são parceiros e atuam em projetos conjuntamente com grande s empresas internacionais. Esses

04/11/2017 Renovação da frota colocou o Brasil entre as quatro maiores indústrias navais | GGN

https://jornalggn.com.br/noticia/renovacao-da-frota-colocou-o-brasil-entre-as-quatro-maiores-industrias-navais 1/14

GRUPOS | POLÍTICA INDUSTRIAL

SAÚDE ESPORTE EDUCAÇÃO BLOGS GRUPOS MEMBROS SEMINÁRIOS MUTIRÕES GESTÃO PALESTRAS

DESENVOLVIMENTO CIÊNCIA GESTÃO INFRAESTRUTURA PROPOSTAS PARA UM NOVO TEMPO SAÚDE TECNOLOGIA

GGN POLÍTICA INDUSTRIAL

DANIEL MORI

POLÍTICA INDUSTRIAL

QUA, 26/03/2014 - 16:55ATUALIZADO EM 14/04/2014 - 16:56

Fluxo de Caixa no ExcelBaixe a versão Demo grátis

Renovação da frota colocou o Brasil entre asquatro maiores indústrias navais

Daniel Mori

Jornal GGN - Mais um navio construído no Brasil foi lançado às águas nos últimos dias. Trata-sedo Dragão do Mar, um suezmax (para o transporte de óleo cru) de 274 metros de comprimento,51 de altura, 48 de largura e uma capacidade de transporte de 157 mil toneladas de porte bruto.Apesar da magnitude, a embarcação é extremamente ágil, atendendo, inclusive, as limitações doestreito Canal de Suez.

O navio foi o mais recente a ser lançado ao mar pelo Programa de Modernização e Expansão daFrota (Promef), criado em 2004 pelo Governo Federal. Há cerca de um mês atrás, foi a vez dopanamax Irmã Dulce, que tem a mesma função dos suezmax, com dimensões menores.

“O reconhecimento da Petrobrás de que a exploração de petróleo demandava mais navios deapoio veio de encontro com o fato de que a frota de petroleiros para transporte de petróleo ederivados na costa brasileira era composta de navios com mais de 20 anos e precisavam serrenovados”, disse o presidente do SINAVAL, Ariovaldo Rocha.

Programa de Modernização e Expansão daFrota (Promef)

Outros seis navios, construídos a partir do Promef,estão em operação. São eles: Navio Celso Furtado,Rômulo de Almeida, Sergio Buarque de Holanda eJosé Alencar (estes navios para transporte deprodutos claros e derivados de petróleo), JoãoCândido e Zumbi dos Palmares (tipo suezmax).Outros dois estão em construção: Navio AnitaGaribaldi (navio de produtos claros e escuros) eOscar Niemeyer (para o transporte de gás liquefeitode petróleo pressurizado). Já o Dragão do Marseguirá para alguns ajustes finais e depois para a

fase de testes operacionais, para aí então operar oficialmente.

POLÍTICA INDUSTRIAL

Você precisa se registrar ou fazer o loginpara poder postar neste grupo.

CLIPPING DO DIA

FORA DE PAUTA

MULTIMÍDIA DO DIA

Ver conteúdo 2

Ver conteúdo 1

Ver conteúdo 6

Manutenção de elevadoresVocê sabia que seguro cobre danos elétricos em elevadores? Entre em contato e saiba mais.

ÚLTIMAS DESTA EDITORIA

DEFESAAs condições da Força de Submarinosda Marinha do Brasil

AGRONEGÓCIO

Anuncie

Posts recentes Mais comentados do dia

Sábado, 04/11/17 Cadastre-se LoginREVISTA GGN Assine

POLÍTICA DESENVOLVIMENTO ECONOMIA CULTURA CONSUMIDOR CIDADANIA LUIS NASSIF REVISTA

Page 2: Fluxo de Caixa no Excel · alguns dos maiores grupos empresariais locais e internacionais, são parceiros e atuam em projetos conjuntamente com grande s empresas internacionais. Esses

04/11/2017 Renovação da frota colocou o Brasil entre as quatro maiores indústrias navais | GGN

https://jornalggn.com.br/noticia/renovacao-da-frota-colocou-o-brasil-entre-as-quatro-maiores-industrias-navais 2/14

Além das embarcações já citadas, o Promef tem como meta construir até 2020 mais 17 navios sóna primeira fase do programa e outros 23 na segunda fase. Todos voltados para cabotagem(Navegação ao longo da costa, geralmente ligando portos de um mesmo país). A demanda doprograma é feita pela Transpetro, que desde sua criação, em 1998, contribui para o avançotecnológico e modernização do setor.

Os quase 20 anos de depressão da construção naval no país mostraram o quão importante é aparticipação efetiva do estado como indutor desse tipo de indústria. Segundo o presidente doSINAVAL, o Brasil apresenta resultados mais surpreendentes que os três principais produtoresnavais. “Os principais competidores da indústria naval internacional – Japão, Coreia do Sul eChina – levaram mais de 30 anos para atingir níveis de competitividade. A construção navalbrasileira já apresenta resultados em 14 anos de operação”, afirmou. Hoje o Brasil é o 4º maiorprodutor naval do mundo.

Programa de renovação da Frota de Apoio Marítimo (Prorefam)

Assim como o Promef, outro programa do governo, o Prorefam é um dos grandes responsáveispela recuperação do setor e da geração de mais de 70 mil empregos em 14 anos. Só em 2013foram entregues 21 embarcações de apoio offshore que seguem a pauta da inovação tecnológicado setor. “Os navios de apoio marítimo, em construção ou recentemente entregues, incluemprojetos da mais avançada tecnologia hoje existente, como os dos tipos AHTS (Anchor HandlingTug Supply) e PLSV (Pipe Laying Support Vessel), atestando a crescente especialização e aqualificação dos estaleiros e da engenharia nacional”, ressaltou Ariovaldo Rocha.

Ainda em 2013 foram entregues 10 embarcações de apoio portuário (que atuam nas operações deatracação e desatracação de embarcações nos portos brasileiros), 44 de navegação interior, aschamadas barcaças graneleiras (embarcações utilizadas no transporte de cargas pelos rios dopaís). Quatro projetos de novos estaleiros também foram lançados: Vard Pomar (PE), Wilson Sons(SP) e Aliança (RJ), assim como a ampliação do Estaleiro São Miguel (RJ).

Ariovaldo Rocha avalia as conquistas como uma das políticas públicas mais bem sucedidas dahistória do país, já que em parceria com o governo estão 17 grandes grupos, sendo 14 de capitalinternacional, listados entre os mil maiores do país. “Os estaleiros brasileiros têm como acionistasalguns dos maiores grupos empresariais locais e internacionais, são parceiros e atuam emprojetos conjuntamente com grandes empresas internacionais. Esses investidores acreditam nacontinuidade da política do governo brasileiro quanto ao conteúdo local dos projetos”, finalizou opresidente do SINAVAL.

Tagsindústria Naval estaleiros sinaval ariovaldo rocha promefprorefam suezmax panamax dragão do mar irmã dulce

COMENTAR

Recomendadas para você

3.8K

Esta Mulher 'Tratou' Os SeusFungos Nas Unhas Em 10Minutos, Veja Agorahealthnewstips.today

Planilha calcula quanto investirpor mês para ter liberdadefinanceira!GuiaInvest

Carlos Henrique Raposo: amaior farsa do futebolbrasileirodesafiomundial

LEIA MAIS

AGRONEGÓCIOOportunismos: Ricardo Amorim eADUSP, por Rui Daher

CIDADESAs chuvas estão chegando e Doria sógastou 21% da verba antienchente

CRISEA triagem ideológica na Esalq, emPiracicaba

DEBATEANDIFES e SBPC poderão aderir àPlataforma Brasilianas

Manutenção de elevadoresVocê sabia que seguro cobre danos elétricos em elevadores? Entre em contato e saiba mais.

Page 3: Fluxo de Caixa no Excel · alguns dos maiores grupos empresariais locais e internacionais, são parceiros e atuam em projetos conjuntamente com grande s empresas internacionais. Esses

04/11/2017 Renovação da frota colocou o Brasil entre as quatro maiores indústrias navais | GGN

https://jornalggn.com.br/noticia/renovacao-da-frota-colocou-o-brasil-entre-as-quatro-maiores-industrias-navais 3/14

77 comentários

Recomendado por

ComentáriosESPAÇO COLABORATIVO DE COMENTÁRIOS

Data - mais recentes primeiro 50 comentários por página Salvar as configurações

6 casais brasileiros famosos quenão combinamBetterdeals BR

Conheça o cartāo de créditopara quem cansou dos grandesbancosNubank

Homens trocam implantecapilar por solução eficaz e até30 vezes mais barataHairCaps - Conversa de Homem

hc.coelho

Coitado do pig/psdbter, 15/04/2014 - 21:31

O governo da Dilma/Lula está aumentando muito a Petrobrás e a Industria naval. O pig/psdb estãopreocupados porque se ganham a eleição vão ter muito trabalho para desativar tanta coisa. Vão ter queacabar com o pleno emprego, mandar para a pobreza 40 milhões de pessoas, para centenas de escolastécnicas, etc.

Usarão a reserva de 400 bi us$ para contratar consultorias internacionais para bolar como desativar tantacoisa. Nisto eles são especialistas.

Quem não desconfia de si próprio não merece a confiança dos outros (ditado árabe).

LINK PERMANENTE RESPONDER

Maria Izabel L Silva

Isso o PIG não informa. Éter, 15/04/2014 - 12:31

Isso o PIG não informa. É coisa boa. Portanto, se calam. Eu nem sabia que existia essa coisa chamadapromef e que o Brasil era o 5º em construção naval.

LINK PERMANENTE RESPONDER

Luís CPPrudente

Era FHC uma desgraça para o Brasilter, 15/04/2014 - 11:50

Na era FHC o Brasil perdeu uma oportunidade grande de começar o seu desenvolvimento, mas este nãoera e nunca foi o objetivo do governo FHC. Ele tinha como objetivo desmontar a indústria brasileira,entregar o que de mais valioso o Brasil tinha para os estrangeiros, pois o governo FHC e o PSDB têmcomplexo de vira-lata doentil.

Ainda bem que demos um basta ao governo do finado FHC. Temos que manter o PSDB longe do GovernoFederal.

LINK PERMANENTE RESPONDER

Filipe Rodrigues

Por quê o PT não faz outraster, 15/04/2014 - 00:02

Por quê o PT não faz outras políticas industriais tão boas assim?

LINK PERMANENTE RESPONDER

jose carlos lima...

O mundo está de olho na indústria naval brasileiraseg, 14/04/2014 - 22:58

Frota brasileira contabiliza 397 embarcações, mas a Agência Nacional de Transportes Aquaviários estimademanda para mil embarcações até 2020

Brasília – A indústria naval do mundo inteiro e os fabricantes de equipamentos para o setoracompanham com interesse o mercado que mais tem se desenvolvido nos últimos anos, tanto na

t ã d i d d d l t f l ã íti d

Page 4: Fluxo de Caixa no Excel · alguns dos maiores grupos empresariais locais e internacionais, são parceiros e atuam em projetos conjuntamente com grande s empresas internacionais. Esses

04/11/2017 Renovação da frota colocou o Brasil entre as quatro maiores indústrias navais | GGN

https://jornalggn.com.br/noticia/renovacao-da-frota-colocou-o-brasil-entre-as-quatro-maiores-industrias-navais 4/14

[...] ver mais

construção de navios como nas encomendas de sondas e plataformas para exploração marítima depetróleo, na camada pré-sal. "Todo o empresariado e comércio marítimo internacional estão de olho noBrasil, porque somos o mercado que mais cresce", disse à Agência Brasil o presidente da AssociaçãoBrasileira das Empresas de Construção Naval e Offshore (Abenav), Augusto Mendonça.

Segundo ele, “a construção naval do país está em franca expansão e vai ajudar na

...spin

LINK PERMANENTE RESPONDER

jose carlos lima...

[...] ver mais

Derrotistas, morram de invejaseg, 14/04/2014 - 22:47

Pela primeira vez, Petrobras conclui nove plataformas em um ano

sex, 11/04/2014 - 09:24

Sugerido por Mário de Oliveira

Do Jornal do Brasil

Aumento da produção de petróleo eleva em 12% arrecadação de royalties Operação de novas plataformasda Petrobras e recordes de produção no pré-sal manterão crescimento

Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que a arrecadaçãoem royalties pela União, estados e municípios foi de R$ 4,657 bilhões no primeiro trimestre de 2014,crescimento de 11,9% comparado com o último trimestre, devido ao aumento da produção de petróleono Brasil.

A Petrobras concluiu em 2013, pela primeira vez em sua história, nove plataformas em um ano. Algumasdessas unidades já começaram a operar e

...spin

LINK PERMANENTE RESPONDER

Alexandre Weber - Santos -SP

BDIseg, 14/04/2014 - 16:43

Sem querer jogar água no chopp, mas um exemplo claro do que é um governo sem Norte, sem Rumo esem Estrela é quando ele faz exatamente o contrário do que os que lucram e progridem fazem.

A industria naval faz água por todos os cantos do planeta e nós aqui investindo os parcos recursos danação em tecnologias e industrias obsoletas e ruinosas sem qualquer critério a não ser é claro o demanter as obras públicas com o pouco fiscalizado dinheiro do povo.

Até quando?

Baltic Dry Index – Collapse in World Trade – Thank you Harry ReidPosted on April 13,2014 by Martin Armstrong

Page 5: Fluxo de Caixa no Excel · alguns dos maiores grupos empresariais locais e internacionais, são parceiros e atuam em projetos conjuntamente com grande s empresas internacionais. Esses

04/11/2017 Renovação da frota colocou o Brasil entre as quatro maiores indústrias navais | GGN

https://jornalggn.com.br/noticia/renovacao-da-frota-colocou-o-brasil-entre-as-quatro-maiores-industrias-navais 5/14

[...] ver mais

The Baltic Dry Index falls for fourteen days in a row and is on a record low.The index shows the volume ofworld trade by sea. The collapse of the index warns shipbuilders are in the crisis,

Follow the money, follow the power.

LINK PERMANENTE RESPONDER

Maria Izabel L Silva

Então os chineses sãoter, 15/04/2014 - 12:34

Então os chineses são completamente retardados e só o senhor é muito, mas muito sabido mesmo,seu Alexandre ...

LINK PERMANENTE RESPONDER

Alexandre Weber - Santos -SP

Chineses?ter, 15/04/2014 - 22:25

O que os chineses têm a ver com a indústria naval brasileira? A senhora é que parece ser muitosabida e bidu.

Follow the money, follow the power.

LINK PERMANENTE RESPONDER

Maria Izabel L Silva

Vixe. Vou desenhar. Osqua, 16/04/2014 - 08:14

Vixe. Vou desenhar. Os chineses são os primeiros do ranking, de um ramo de negocio que é aconstrução naval, o qual senhor afirma estar falido e sem futuro. São todos idiotas: oPT, governo e os chineses. Menos o senhor. Capice?

LINK PERMANENTE RESPONDER

Luís CPPrudente

Bidu mesmo é o Weber!qua, 16/04/2014 - 21:15

Sábio e bidu é somente ele, o neo-liberal Alexandre Weber, tão sábio e bidu quanto ofinado FHC e todo o PSDB. Talvez seja esse grande notório saber que une os neo-liberaisWeber e o finado FHC (Weber seria entreguista como o finado FHC? Pelas suasargumentações entreguistas, digo, neo-liberais digo que sim. Repito novamente, isto não éxingamento, mas uma característica ideológica de um neo-liberal).

LINK PERMANENTE RESPONDER

Álvaro Noites

Não estranharei se defenderter, 15/04/2014 - 12:08

Não estranharei se defender aqui a utilização do transporte rodoviário pela Petrobrás / Transpetro.

LINK PERMANENTE RESPONDER

Alexandre Weber - Santos -SP

Existe escândalo na Transpetro também?ter, 15/04/2014 - 22:27

Pelo visto está saindo pior do que a encomenda. Qual o problema da Transpetro?

Page 6: Fluxo de Caixa no Excel · alguns dos maiores grupos empresariais locais e internacionais, são parceiros e atuam em projetos conjuntamente com grande s empresas internacionais. Esses

04/11/2017 Renovação da frota colocou o Brasil entre as quatro maiores indústrias navais | GGN

https://jornalggn.com.br/noticia/renovacao-da-frota-colocou-o-brasil-entre-as-quatro-maiores-industrias-navais 6/14

Follow the money, follow the power.

LINK PERMANENTE RESPONDER

Marco St.

Meu voto para o pior e maisseg, 14/04/2014 - 22:17

Meu voto para o pior e mais sem noção comentário do ano vai para esse aí de cima. Vai ser difícilalguém bate-lo até o final do ano.

LINK PERMANENTE RESPONDER

jose carlos lima...

Fonte estrambólicaseg, 14/04/2014 - 23:11

Marco St., sem noção mesmo, o cara não colocou o link para esconder a fonte: Esse MartinArmstrong vê comunista debaixo da cama, para ele a agenda de Obama é marxista, nem o Olavode Carvalho e o Tio Rei chegam a tanto, que coisa heim....

http://armstrongeconomics.com/author/armstrongeconomics/page/2/

...spin

LINK PERMANENTE RESPONDER

Alexandre Weber - Santos -SP

Me digas com quem andas e direis quem ésseg, 14/04/2014 - 23:52

Pelo visto você é bem familiarizado como Tio Rei e quetais, mas não conhece o Armstrong.Agora me chingar só demonstra o seu desespero pela falta de argumento, de forma nenhumaresolve o seu problema e lhe deixa sozinho, nem os fanáticos do PT lhe acompanham nesta.

Vai estudar e vê se contribui com algo de útil para as discussões.

Follow the money, follow the power.

LINK PERMANENTE RESPONDER

Alexandre Weber - Santos -SP

Negócio é negócioseg, 14/04/2014 - 22:55

Mau negócio é feito tanto por particulares como pelo Estado.

Agora o problema de jogar dinheiro fora do povo só existe quando o Estado faz ou financia mausnegócios, como este de construir navios hoje.

Follow the money, follow the power.

LINK PERMANENTE RESPONDER

Luís CPPrudente

Alexandre Weber e o complexo de vira-lata doentilter, 15/04/2014 - 12:30

O PSDB, os udenistas e todos os integrantes do Governo FHC pensam como você: "Agora oproblema de jogar dinheiro fora do povo só existe quando o Estado faz ou financia mausnegócios, como este de construir navios hoje." (by Alexandre Weber ou seria finado FHC?)

Para os tucanos, os udenistas, o finado FHC (e seria o caso do Alexandre Weber?) dinheiropúblico deve ser colocado no superávit primário e ser utilizado para pagar os jurosexorbitantes administrados pelos banqueiros.Os tucanos têm complexo de vira-lata doentil

Page 7: Fluxo de Caixa no Excel · alguns dos maiores grupos empresariais locais e internacionais, são parceiros e atuam em projetos conjuntamente com grande s empresas internacionais. Esses

04/11/2017 Renovação da frota colocou o Brasil entre as quatro maiores indústrias navais | GGN

https://jornalggn.com.br/noticia/renovacao-da-frota-colocou-o-brasil-entre-as-quatro-maiores-industrias-navais 7/14

p q p(seria o caso também do Alexandre Weber?)

LINK PERMANENTE RESPONDER

Alexandre Weber - Santos -SP

No assunto nada, só xingamentos e ilaçõesmaldosaster, 15/04/2014 - 22:31

Me prove como é bom negócio hoje no planeta construir navios com o BDI despencando?Traga subsídios para a discução, onde todos possam ter melhor entendimento do assuntoe formar uma opinião que valha o nome. Sua linha de argumentação não lhe socorre,muito pelo contrário, o denigre.

Follow the money, follow the power.

LINK PERMANENTE RESPONDER

Luís CPPrudente

[...] ver mais

A minha discussão é com dois esses, a sua édiscução!qua, 16/04/2014 - 21:01

É bom negócio para um país fabricar navios no seu próprio território, pois usará mãode obra nacional na construção dos navios, criará conhecimento técnico para aprodução de melhores navios, usando tecnologia nacional e peças fabricadas nopróprio país. Mais empregos no Brasil, mais gira a roda da economia. Mais construçãode navios no Brasil, mais conhecimentos técnicos serão assimilados pelos brasileiros. Aindústria brasileira produzirá mais peças que serão usadas na construção dos navios,consequentemente gerará mais empregos (diretos e indiretos).

O neo-liberal (isto não é xingamento, é um predicado do) Alexandre Weber diz que otal do BDI (sei lá o que é isto, não sou economista) está despencando? Esse neo-liberal (é um predicado do Weber que eu não quero ter, pois acho isto muito

LINK PERMANENTE RESPONDER

Alexandre Weber - Santos -SP

[...] ver mais

All This And World War, Too?seg, 14/04/2014 - 23:01

The situation in Ukraine hotted up this weekend and threatens to blow this morning with theKiev government affecting to send “anti-terrorist” troops into the eastern cities where ethnicRussians seized buildings. (In the olden times of Europe, they had witches and devils. Now,thanks to our example, they have “terrorists.”) While this impending civil war would berather dire for Ukraine, it presents the obvious questions: 1) does it matter toanyone outside the region? And in particular, 2) is it any business of the USA?

War hawk kibitzers on the sidelines (e.g. The New York Times) are making a big deal of the40,000 Russian troops marshaled around the border of eastern Ukraine. So what? That’s just afew thousand more than the 33,000 US troops deployed to Afghanistan, America’s

Follow the money, follow the power.

LINK PERMANENTE RESPONDER

Marcelo de Sousa Nascimento

Porta-vozseg, 14/04/2014 - 22:43

Marco, o cara ai é porta-voz de interesses americanos.

LINK PERMANENTE RESPONDER

Alexandre Weber - Santos -SP

Não sou porta-voz de ninguémter, 15/04/2014 - 22:21

De onde você tirou isto?

Page 8: Fluxo de Caixa no Excel · alguns dos maiores grupos empresariais locais e internacionais, são parceiros e atuam em projetos conjuntamente com grande s empresas internacionais. Esses

04/11/2017 Renovação da frota colocou o Brasil entre as quatro maiores indústrias navais | GGN

https://jornalggn.com.br/noticia/renovacao-da-frota-colocou-o-brasil-entre-as-quatro-maiores-industrias-navais 8/14

Follow the money, follow the power.

LINK PERMANENTE RESPONDER

aliancaliberal

"Não sou porta-voz dequa, 16/04/2014 - 16:27

"Não sou porta-voz de ninguém" claro que é, e porta voz da sua conciência, dos seusvalores, dos seus principios que comungam com o da maioria dos brasileiros.

LINK PERMANENTE RESPONDER

Silvio Luiz Morais

Pirulito com a bandeira dos EUAqui, 27/03/2014 - 17:23

Ganha um pirulito com a bandeira dos EUA quem adivinhar o destino da indústria naval brasileira com avitória do PSDB.

LINK PERMANENTE RESPONDER

Gersier

Huuummmmseg, 14/04/2014 - 16:41

Estava eu hospedado num hotel em Copacabana onde fiz amizade com um motorista de uma linhade ônibus que circulava entre aquele bairro e ia até Pça. Mauá. Me convidou pra dar um passeio ”para conhecer melhor a orla”,segundo ele. Lá chegando, entramos em um barzinho onde pergunteiporque aquela área parecia tão abandonada e perigosa e ele respondeu culpa:aqui já teve maisvida,culpa do Fernando Henrique que acabou com a “indústria naval”.

Dispenso o pirulito.

LINK PERMANENTE RESPONDER

aliancaliberal

[...] ver mais

Menos ativismo e maisqui, 27/03/2014 - 16:55

Menos ativismo e mais realismo. Muitos vão entender como má fé minha e que torço para quanto piormelhor, quem pensa assim é cego pela ideologia.

Um setor que necessita de subsidio para se tornar viável não pode ser comemorado como vitória dogoverno ou do país.

Você forçando a transferência entre setores da economia, ou seja, um setor vai ganhar menos pq o outro vai ganhar mais,forçando maior renda em um com menor renda em outro, isso NÃO É GANHO DEPRODUTIVIDADE.

Este modelo de desenvolvimento não torna o país mais rico, apenas faz alguém ganhar e outro perder.Isso gera distorções que ao fim do dia nos torna todos mais pobres.

A difusão desdes subsidios, seja por proteções ,desonerações, crédito subsidiado ou outro mecanismo detransferência geram grupos de interesse com grande

LINK PERMANENTE RESPONDER

EduardoR

Tá.... então explica pra nós,ter, 15/04/2014 - 12:27

Tá.... então explica pra nós, óh grande especilaista, quem PERDE no caso da reconstrução daindústria naval?

LINK PERMANENTE RESPONDER

Esta no ultimo paragrafo doqua, 16/04/2014 - 13:34

Page 9: Fluxo de Caixa no Excel · alguns dos maiores grupos empresariais locais e internacionais, são parceiros e atuam em projetos conjuntamente com grande s empresas internacionais. Esses

04/11/2017 Renovação da frota colocou o Brasil entre as quatro maiores indústrias navais | GGN

https://jornalggn.com.br/noticia/renovacao-da-frota-colocou-o-brasil-entre-as-quatro-maiores-industrias-navais 9/14

aliancaliberal

Esta no ultimo paragrafo do texto.

"Se ao fim do processo o país tenha uma industria naval sólida com uma produtividade quecontribua com o pais e justifique o investimento da sociedade, teremos uma vitória, ate lá menosativismo e mais seriedade, ficar de olho nas contrapartidas e se os recursos aplicados estão dandoresultados esperados, ou seja aumento da produtividade."

Se a industria conseguir fabricar navios mais baratos e de melhor qualidade quem ganha e o paíscomo um todo.

Caso contrário é transferência de renda negativa, ou seja do mais pobre para o mais rico.

LINK PERMANENTE RESPONDER

Luís CPPrudente

Os neo-liberais e tucano-pefelês perdemter, 15/04/2014 - 21:34

Quem perde é o PSDB-PFL, os grupos udenistas que querem desmontar a indústria brasileira e anossa imprensa mafiosa do PIG.

Quem ganha somos nós, povo brasileiro, que teremos mais empregos por aqui, mais dinheirogirando por aqui e criando mais empregos indiretos no Brasil.

LINK PERMANENTE RESPONDER

Álvaro Noites

"Um setor que necessita deter, 15/04/2014 - 12:15

"Um setor que necessita de subsidio para se tornar viável não pode ser comemorado comovitória do governo ou do país."

Diga isto aos Marinhos, Civitas, Frias et caterva.

Ou diga isto à Lockheed, Boeing, Dassault etc.

LINK PERMANENTE RESPONDER

cesarT

Quanta bobagem, por questõesseg, 14/04/2014 - 15:51

Quanta bobagem, por questões estratégicas, China e Coreia, que estão na vanguarda, subsidiam suaindustria naval a "séculos". Vejo que vc ainda esta magoado com os PTistas por terem expulsado osdemotucanos na prefeitura ai na sua cidade, consequentemente perdeu a "boquinha" de fornecedor.

LINK PERMANENTE RESPONDER

cesarT

Quanta bobagem, por questõesseg, 14/04/2014 - 15:51

Quanta bobagem, por questões estratégicas, China e Coreia, que estão na vanguarda, subsidiam suaindustria naval a "séculos". Vejo que vc ainda esta magoado com os PTistas por terem expulsado osdemotucanos na prefeitura ai na sua cidade, consequentemente perdeu a "boquinha" de fornecedor.

LINK PERMANENTE RESPONDER

aliancaliberal

Não dependo de qualquerseg, 14/04/2014 - 19:38

Não dependo de qualquer governo para viver o contrário sim.

Page 10: Fluxo de Caixa no Excel · alguns dos maiores grupos empresariais locais e internacionais, são parceiros e atuam em projetos conjuntamente com grande s empresas internacionais. Esses

04/11/2017 Renovação da frota colocou o Brasil entre as quatro maiores indústrias navais | GGN

https://jornalggn.com.br/noticia/renovacao-da-frota-colocou-o-brasil-entre-as-quatro-maiores-industrias-navais 10/14

LINK PERMANENTE RESPONDER

Fernando Augusto

É um direito meu nãoseg, 14/04/2014 - 21:24

É um direito meu não acreditar na sua afirmação. O seu passado de postador te condena. Háque saudades do Serra e Cia.

LINK PERMANENTE RESPONDER

Gilson Raslan

Você tem razão,seg, 14/04/2014 - 15:27

Você tem razão, aliancaliberal, melhor seria importar navios, dando empregos em outros países,mandando as 70 mil pessoas que trabalham em nossos estaleiros plantar batata no Saara, fechandoas fabricas fornecedoras de componentes e outras coisitas mais para aplausos de pessoas sem carátercomo você.

Com certeza você foi criado por uma madastra má. Vá se tratar, rapaz, pois você é um doente.

Você é tão sem noção que não faz diferença entre subsídio e desoneração tributária.

LINK PERMANENTE RESPONDER

aliancaliberal

Olha este video não é deseg, 14/04/2014 - 19:53

Olha este video não é de nenhum "liberal" e do ex secretário de politica economica do governoLula, Marcos Lisboa, e do atual secretário de politica economica o Márcio Holland, mais oeconomista Mansueto de Almeida(IPEIA) video de iniciativa do PMDB.

O video e o 4/9 e pode ir direto para os 6 min. Claro se desejar pode iniciar do 3/9 os doisprimeiros é apresentação etc.

I Seminário de análise da política macroeco…

LINK PERMANENTE RESPONDER

Luís CPPrudente

Vá se tratar AliançaNeoLiberalter, 15/04/2014 - 21:27

"Com certeza você foi criado por uma madastra má. Vá se tratar, rapaz, pois você é umdoente.

Você é tão sem noção que não faz diferença entre subsídio e desoneração tributária. " (byGilson Raslan)

Eu quero que o Brasil crie empregos no Brasil e não lá fora como querem os neo-liberais.

LINK PERMANENTE RESPONDER

marcos nunes

Niterói é aqui pertoqui, 27/03/2014 - 11:48

Em considerando todas as controvérsias sobre a questão, não dá para contestar o fato de quem, em

Page 11: Fluxo de Caixa no Excel · alguns dos maiores grupos empresariais locais e internacionais, são parceiros e atuam em projetos conjuntamente com grande s empresas internacionais. Esses

04/11/2017 Renovação da frota colocou o Brasil entre as quatro maiores indústrias navais | GGN

https://jornalggn.com.br/noticia/renovacao-da-frota-colocou-o-brasil-entre-as-quatro-maiores-industrias-navais 11/14

Niterói, a indústria naval foi de quase inexistente para pujante, empregando milhares de trabalhadores,gerando renda e qualidade de vida. Não importa a posição no ranking, importa o crescimento de renda eemprego.

Perplexidade aflita diante da perspectiva caótica

LINK PERMANENTE RESPONDER

Joel Miranda

[...] ver mais

Petrobrasqui, 27/03/2014 - 09:42

Brasil Os inimigos da Petrobras escondem o seu valor e depreciam sua imagem pra forçar a sua privatização, praentregar nosso maior patrimônio a grupos econômicos estrangeiros! O PIG é traidor do Brasil, pois não está nem aí pra o que é nosso, nossa grande conquista! Comanda esta campanha infame! Lembremos o que disse o Papa, a mídia é mentirosa! O PSDB de FHC já fez a sua parte suja, acabou com o nosso monopólio de extração do óleo e produção doscombustíveis. Tentou vender a Petrobras, fatiando a empresa, inclusive quis mudar o nome para Petrobrax! O povo deve estar atento com esta campanha de desconstrução, aproveitando fatos circunstanciais, gerados pelacrise mundial, sobre a empresa. O governo de FHC sucateou a nossa industria naval, mas a

LINK PERMANENTE RESPONDER

Manoel Pinheiro

Como não sou especialista noqui, 27/03/2014 - 01:57

Como não sou especialista no assunto, digo: É Dilma no 1º turno.

LINK PERMANENTE RESPONDER

Motta Araujo

http://www.marineinsight.com/qua, 26/03/2014 - 23:15

http://www.marineinsight.com/marine/marine-news/headline/top-10-shipbuil...

Mas que fajutagem estatistica, estatistica de construção de navios se mede em TONELAGEM, não emnumero de navios.

Só um estaleiro, a Hyundai, produziu 30 vezes o que o Brasil produziu, o Brasil jamais poderia ser o 4º domundo em tonelagem, numero de navios inclui rebocadores e chatas, não mede o tamanho da industrianaval.

LINK PERMANENTE RESPONDER

junior50

[...] ver mais

Meu caro,qui, 27/03/2014 - 01:05

Sempre são edificantes, suas contribuições ao debate, por principio somos "avis raras" neste sitio,mas permito-me a discordar de vc., pois atualmente a simples tonelagem não representa o quesignifica a industria de construção naval ou de montagem (assemblage) de estruturas maritimas,destinadas a industria petrolifera off-shore.

Vc. em parte esta correto, como sempre, não é o numero ordinario de navios, que representam umaindustria naval, a tonelagem representou, hj. não mais, o importante é "manter as carreiras",absorver tecnologia externa, alem do simples peso de casco, mas a tecnologia que é empregada nosmeios flutuantes.

Tecnologia: ponto básico, de origem - Produzir ou montar no Brasil, meros transportadores de gazese/ou fluidos, é como montar um "

junior50

Page 12: Fluxo de Caixa no Excel · alguns dos maiores grupos empresariais locais e internacionais, são parceiros e atuam em projetos conjuntamente com grande s empresas internacionais. Esses

04/11/2017 Renovação da frota colocou o Brasil entre as quatro maiores indústrias navais | GGN

https://jornalggn.com.br/noticia/renovacao-da-frota-colocou-o-brasil-entre-as-quatro-maiores-industrias-navais 12/14

LINK PERMANENTE RESPONDER

Motta Araujo

Meu caro Junior, suasqui, 27/03/2014 - 09:46

Meu caro Junior, suas considerações são perfeitamente logicas mas a minha referencia é aoRANKING DE CONSTRUÇÃO NAVAL, que é o titulo do post e esse ranking mundialmente se faz portonelagem, porque é o metodo de uniformização mais aproximado da capacidade produtiva nessaindustria.

LINK PERMANENTE RESPONDER

EJ

Empregosseg, 14/04/2014 - 16:17

Acho que ambos têm razão mas, para mim e, acredito, para a maioria dos leigos como eu,que não entendem do assunto, o que interessa é para onde vão ou, no caso, onde ficam osempregos. E, agora, ficam no Brasil, inclusive aqui no Nordeste.

LINK PERMANENTE RESPONDER

junior50

[...] ver mais

Caro Daniel Mori,qua, 26/03/2014 - 23:08

Sei que sou chato, mas acho que um jornalista tem o dever de explicar direito, ainda mais parabrasileiros, que detestam exatas, pois colocar navios apenas como "suezmax" ou "panamax", é falho senão se explica o que significam estas classificações, pois praticamente todos "panamax", tambem são"suezmax", portanto;

Panamax: navios que podem passar pelas eclusas do Canal do Panamá, com um maximo de: 289 mtsde comprimento, 32,3 de largura, e 12,0 mts de calado ( parte submersa de embarcação).

Suezmax: o máximo permitido para trafego no Canal de Suez, cuja unica diferença com um"panamax", seria o calado, o Suez permite até 16,0 mts - portanto um "panamax", geralmente é umsuezmax.

junior50

LINK PERMANENTE RESPONDER

peregrino

por uma visão integrada...qua, 26/03/2014 - 21:30

acredito que já passamos de 100 mil trabalhadores na área

LINK PERMANENTE RESPONDER

Marco St.

Acho que já estamos na faixaqua, 26/03/2014 - 22:02

Acho que já estamos na faixa dos 80 mil. Só que tem o seguinte, os estaleiros já não estão dandoconta. Muitos estaleiros ainda estão sendo ampliados e outros novos sendo construídos. A Marinha doBrasil,por exemplo, não consegue vagas para a reforma e construção de seus navios. A carteira dosestaleiros já está lotada até 2017. A demanda é fortíssima e muito provavelmente empresas como aPetrobrás e a própria Marinha terão que recorrer a estaleiros internacionais.

A explosão desse setor, veja você, acabou por criar um problema ao Brasil. Um bom problema éverdade, mas temos que investir mais nesse setor. Urgente!

LINK PERMANENTE RESPONDER

Page 13: Fluxo de Caixa no Excel · alguns dos maiores grupos empresariais locais e internacionais, são parceiros e atuam em projetos conjuntamente com grande s empresas internacionais. Esses

04/11/2017 Renovação da frota colocou o Brasil entre as quatro maiores indústrias navais | GGN

https://jornalggn.com.br/noticia/renovacao-da-frota-colocou-o-brasil-entre-as-quatro-maiores-industrias-navais 13/14

1 2 próximo › �m »

SEU NOME: *

EMAIL: *

SUA PÁGINA:

ASSUNTO:

COMENTÁRIO: *

junior50

[...] ver mais

Nova Corvetaqua, 26/03/2014 - 22:37

A MB conseguiu uma "brechinha" na concorrencia com os "Petros", o edital MB 01/2013 da novaclasse de corvetas oceanicas, uma evolução das "Barroso", que a Dona Dilma aprovou anopassado, foi vencida em 13/02/2014, pelo estaleiro VARD - Niterói ( é a Finncantiere no Brasil).

Quanto aos demais meios "leves" - corvetas e patrulhas ( Barrosos, Macaés, Amazonas), a MBnão concorre com estes estaleiros em relação a espaço de "carreiras" ou "diques", pois o EISA- RJe o AMRJ podem "fazer o serviço" de casco, o problema é que o AMRJ da MB, perdeu muitosfuncionários para estes grandes estaleiros.

Qual é a idéia para o AMRJ-MB, a ideal: NÃO construir navios, cascos pelados, mas recebe-losprontos e com pouco pessoal, mas altamente especializado, até terceirizado,

junior50

LINK PERMANENTE RESPONDER

carlos alberto dias

Os nomes de batismo dos navios brasileiros são maravilhosos!qua, 26/03/2014 - 20:58

Pessoal,

e na hipótese remota e totalmente impossível de acontecer, de o PSDB e demais aliados como DEM e PPScogitassem em reerguer a indústria naval brasileira, e ao invés de nomeá-los com personagensbrasileiros fascinantes ( Zumbi dos Palmares, Celso Furtado, Niemeyer,João Candido e todos os citados nareportagem) qual seria o nome de batismo dos navios?

Aposto que seriam Kennedy 1 , Kennedy 2, Rockfeller, Walt Disney, Montgomery, etc

LINK PERMANENTE RESPONDER

Page 14: Fluxo de Caixa no Excel · alguns dos maiores grupos empresariais locais e internacionais, são parceiros e atuam em projetos conjuntamente com grande s empresas internacionais. Esses

04/11/2017 Renovação da frota colocou o Brasil entre as quatro maiores indústrias navais | GGN

https://jornalggn.com.br/noticia/renovacao-da-frota-colocou-o-brasil-entre-as-quatro-maiores-industrias-navais 14/14

Desabilitar editor de texto

CAPTCHA

Não sou um robôreCAPTCHA

Privacidade - Termos

Salvar Pré-visualizar

Editorias

Política

Desenvolvimento

Economia

Cultura

Consumidor

Cidadania

GGN

Fora de Pauta

Multimidia

Blogs

Grupos

Membros

Seminários

Mutirões

Luis Nassif Online

Blog

Postagens do dia

Postagens da semana

Mais comentados do dia

Mais comentados da semana

Mais comentados do mês

RSS Luis Nassif Online

Redes Sociais

/jornalggn

/jornalggn

Equipe GGN Notícias

Jornal GGN

RSS

#jornalggn

© 2013-2017 GGN - O Jornal de Todos os Brasis ANUNCIE INSTITUCIONAL FAQ CONTATO