filosofia platônica

27
Filosofia Filosofia Platônica Platônica Prof. Fábio Mesquita Prof. Fábio Mesquita

Upload: ethel

Post on 06-Jan-2016

24 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Filosofia Platônica. Prof. Fábio Mesquita. Alma e Corpo. ALMA Essência Ex: fotos de ações que demonstram suas características que não podem ser percebidas pelos sentidos. Fotos de ações virtuosas, ajudando um amigo, com a família, um ato de coragem, alegria, felicidade, etc. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: Filosofia Platônica

Filosofia PlatônicaFilosofia Platônica

Prof. Fábio MesquitaProf. Fábio Mesquita

Page 2: Filosofia Platônica

Alma e CorpoAlma e Corpo

ALMAALMA EssênciaEssência

Ex: fotos de ações que Ex: fotos de ações que demonstram suas demonstram suas características que não características que não podem ser percebidas pelos podem ser percebidas pelos sentidos. Fotos de ações sentidos. Fotos de ações virtuosas, ajudando um virtuosas, ajudando um amigo, com a família, um amigo, com a família, um ato de coragem, alegria, ato de coragem, alegria, felicidade, etc.felicidade, etc.

Virtudes, qualidades,razão, Virtudes, qualidades,razão, conhecimentoconhecimento

CORPOCORPO AparênciaAparência

Ex: Fotos do rosto, corpo; Ex: Fotos do rosto, corpo; fotos de como as pessoas fotos de como as pessoas te enxergam, expressando te enxergam, expressando características e características e habilidades corporais, habilidades corporais, fotos de práticas fotos de práticas esportivas, etc.esportivas, etc.

Desejos, apetites, defeitos, Desejos, apetites, defeitos, ignorância. (Ocorre quando a ignorância. (Ocorre quando a alma racional é dominada)alma racional é dominada)

Page 3: Filosofia Platônica
Page 4: Filosofia Platônica
Page 5: Filosofia Platônica
Page 6: Filosofia Platônica
Page 7: Filosofia Platônica
Page 8: Filosofia Platônica
Page 9: Filosofia Platônica
Page 10: Filosofia Platônica
Page 11: Filosofia Platônica

Mundo das ideias Mundo sensívelMundo das ideias Mundo sensível UniversalUniversal VerdadeVerdade ImutávelImutável Eterno e InfinitoEterno e Infinito EssênciaEssência PerfeitoPerfeito

Conhecimento e Conhecimento e razãorazão

AlmaAlma

RelativoRelativo Mentira (Ilusão)Mentira (Ilusão) Mutável- Tudo se Mutável- Tudo se

transformatransforma FinitoFinito AparênciaAparência ImperfeitoImperfeito

CorpoCorpo

Page 12: Filosofia Platônica

Mundo das ideiasMundo das ideias

O mundo das ideias é o mundo perfeito, O mundo das ideias é o mundo perfeito, onde as essências e as ideias universais onde as essências e as ideias universais estão.estão.

O mundo sensível seria uma mera cópia O mundo sensível seria uma mera cópia imperfeita do mundo das ideias.imperfeita do mundo das ideias.

O mundo das artes seria uma cópia do O mundo das artes seria uma cópia do mundo sensível, que por sua vez, é mundo sensível, que por sua vez, é cópia do mundo das ideias.cópia do mundo das ideias.

Page 13: Filosofia Platônica

Cavalos do mundo Sensível Cavalos do mundo Sensível e a ideia de cavaloe a ideia de cavalo

Quais dos cavalos é mais universal?Quais dos cavalos é mais universal?

Page 14: Filosofia Platônica

Mito da CavernaMito da Caverna

Page 15: Filosofia Platônica
Page 16: Filosofia Platônica
Page 17: Filosofia Platônica

Julgar pela aparência:Julgar pela aparência:

Construo Doxas Construo Doxas (opiniões) sobre as (opiniões) sobre as coisas e por muitas coisas e por muitas das vezes, elas das vezes, elas podem me induzir ao podem me induzir ao erro.erro.

Page 18: Filosofia Platônica
Page 19: Filosofia Platônica

AlmaAlma Essência humanaEssência humana RazãoRazão Ações virtuosasAções virtuosas BemBem Não valorizá-la é Não valorizá-la é

negar a razão e negar a razão e afirmar a ignorância.afirmar a ignorância.

Pela ignorância Pela ignorância somos induzidos aos somos induzidos aos erros, vícios e males. erros, vícios e males. Alguns deles Alguns deles motivados pelo motivados pelo corpo.corpo.

CorpoCorpo Aparência humanaAparência humana MatériaMatéria Corpo sem alma não é Corpo sem alma não é

nadanada Alguns desejos e Alguns desejos e

apetites nascem na apetites nascem na alma por influência do alma por influência do corpo.corpo.

Esses desejos e Esses desejos e apetites, podem ser apetites, podem ser vícios e defeitos. vícios e defeitos.

Eles surgem pela Eles surgem pela ignorância e pela não ignorância e pela não valorização da alma.valorização da alma.

Page 20: Filosofia Platônica

Divisões da Alma para PlatãoDivisões da Alma para Platão ALMA APETITIVA ou concupiscente: busca comidas, bebidas, sexo, ALMA APETITIVA ou concupiscente: busca comidas, bebidas, sexo,

prazeres, isto é, tudo o que é necessário para a conservação do corpo e prazeres, isto é, tudo o que é necessário para a conservação do corpo e para a geração de outros corpos; é irracional, termina com a morte do para a geração de outros corpos; é irracional, termina com a morte do corpo, sendo, portanto, mortal; é nossa parte passional, sempre sequiosa corpo, sendo, portanto, mortal; é nossa parte passional, sempre sequiosa e insatisfeita, sempre à procura de novos objetos de prazer. (Diretamente e insatisfeita, sempre à procura de novos objetos de prazer. (Diretamente ligada ao corpo)ligada ao corpo)

ALMA COLÉRICA: se irrita contra tudo quanto possa ameaçar a ALMA COLÉRICA: se irrita contra tudo quanto possa ameaçar a segurança do corpo e da vida, tudo quanto cause dor e sofrimento; segurança do corpo e da vida, tudo quanto cause dor e sofrimento; porque incita a combater perigos contra a vida; é mortal, pois existe para porque incita a combater perigos contra a vida; é mortal, pois existe para defender o corpo contra agressões á vida corporal e, como a alma defender o corpo contra agressões á vida corporal e, como a alma concupiscente, é irracional. (Diretamente ligada ao corpo)concupiscente, é irracional. (Diretamente ligada ao corpo)

ALMA RACIONAL: faculdade do conhecimento, parte espiritual e imortal, ALMA RACIONAL: faculdade do conhecimento, parte espiritual e imortal, sede do pensamento e situada na cabeça; é a faculdade ativa e superior, sede do pensamento e situada na cabeça; é a faculdade ativa e superior, o princípio divino em nós. Conhece o Bem e o Mal, a Verdade e as o princípio divino em nós. Conhece o Bem e o Mal, a Verdade e as Idéias. Idéias.

Page 21: Filosofia Platônica

AlmaAlma Alma racional (Valorização do bem, da razão, Alma racional (Valorização do bem, da razão,

da virtude – eterna e imutável)da virtude – eterna e imutável)

Alma colérica (Valorização da preservação do Alma colérica (Valorização da preservação do corpo – Raiva, ódio, sofrimento – imortal e corpo – Raiva, ódio, sofrimento – imortal e mutável)mutável)

Alma apetitiva (Valorização dos apetites e dos Alma apetitiva (Valorização dos apetites e dos desejos carnais – sexo, bebidas, prazeres – desejos carnais – sexo, bebidas, prazeres – mortal e mutável)mortal e mutável)

Page 22: Filosofia Platônica
Page 23: Filosofia Platônica

Virtude (alma racional)Virtude (alma racional)

Mas o que se entende por virtude?Mas o que se entende por virtude?

Virtudes são as características formadoras da moralidade Virtudes são as características formadoras da moralidade humana, são as virtudes dos homens que determinam seu humana, são as virtudes dos homens que determinam seu comportamento social, sua conduta como homens. Justamente comportamento social, sua conduta como homens. Justamente as virtudes sustentadas por Platão como as de maior importância, as virtudes sustentadas por Platão como as de maior importância, ou seja, a justiça associada à moderação, à coragem e à ou seja, a justiça associada à moderação, à coragem e à sabedoria, formando o quádruplo das mais importantes, podem sabedoria, formando o quádruplo das mais importantes, podem ser abaladas pelas ser abaladas pelas paixões com as quais qualquer paixões com as quais qualquer indivíduo indivíduo pode, em algum tempo, se deixar envolver.pode, em algum tempo, se deixar envolver.

Page 24: Filosofia Platônica

- Como negar a ignorância e afirmar a razão?- Como negar a ignorância e afirmar a razão?- Como fazer o bem?- Como fazer o bem?- Como valorizar as virtudes?- Como valorizar as virtudes?- Como atingir as verdades universais?- Como atingir as verdades universais?

1) Método dialético1) Método dialético2) Educação2) Educação

Page 25: Filosofia Platônica

Método Dialético - PlatãoMétodo Dialético - Platão

Tese Vs. Antítese = SínteseTese Vs. Antítese = Síntese Síntese = Tese’Síntese = Tese’ Tese’ Vs. Antítese’ = Síntese’Tese’ Vs. Antítese’ = Síntese’ Síntese’ = Tese”Síntese’ = Tese” Tese” Vs. Antítese” = Síntese”Tese” Vs. Antítese” = Síntese” Método infinito: busca verdades mais Método infinito: busca verdades mais

universais.universais.

Page 26: Filosofia Platônica

DialéticaDialética

Page 27: Filosofia Platônica

EducaçãoEducação

AritméticaAritmética Geometria plana Geometria plana Geometria espacialGeometria espacial AstronomiaAstronomia MúsicaMúsica Arte da GuerraArte da Guerra