filosofia

2
Nosso curso começou com uma reflexão sobre o fato de que atualmente vivemos uma espécie de "Era científico- tecnológica", o que Granger chamava de Idade da Ciência. Nosso modo de vida contemporâneo é em larga medida fruto dos avanços da ciência. Todavia, grandes poderes envolvem também grandes responsabilidades. Com efeito, há novas questões de cunho ético, relativas às aplicações tecnológicas, que precisam ser consideradas. A seguir fizemos a distinção entre o "contexto da descoberta" e o "contexto da justificação". O contexto da descoberta envolve toda a constelação de fatores psicológicos, sociológicos, políticos e econômicos que de alguma maneira influenciam a pesquisa propriamente dita. Já o contexto da justificação envolve aqueles fatores de natureza lógica e metodológica que garantem a fidedignidade do conhecimento adquirido. Ciência significa conhecer de maneira tal que sabemos as reais causas dos fenômenos. Na terceira unidade discutimos duas visões sobre como justificar o conhecimento científico. De um lado, há o verificacionismo, segundo o qual as teorias científicas são confirmadas pela experimentação. De outro lado, há o falsificacionismo, segundo o qual o mais importante é que o conhecimento científico seja falseável, isto é, esteja sempre aberto ao exame crítico. Esse assunto, na realidade, é um dos pontos centrais da noção de método científico. Ocorre que a ciência, como visto na última leitura, não é uma atividade que se desenvolve independente do meio social em que está inserida. As forças do mercado e a geopolítica, por exemplo, condicionam como a atividade científica se desenvolve. Com isso, acabamos voltando aos problemas mencionados no ínicio do curso. Vivemos uma "Era científico-tecnológica" condicionada por interesses os mais diversos, os quais não pertencem exclusivamente ao contexto da justificação (ao método científico propriamente dito, digamos assim).

Upload: oourdory-fernandes

Post on 09-Sep-2015

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Questões

TRANSCRIPT

Nosso curso comeou com uma reflexo sobre o fato de que atualmente vivemos uma espcie de "Era cientfico-tecnolgica", o que Granger chamava de Idade da Cincia. Nosso modo de vida contemporneo em larga medida fruto dos avanos da cincia. Todavia, grandes poderes envolvem tambm grandes responsabilidades. Com efeito, h novas questes de cunho tico, relativas s aplicaes tecnolgicas, que precisam ser consideradas.A seguir fizemos a distino entre o "contexto da descoberta" e o "contexto da justificao". O contexto da descoberta envolve toda a constelao de fatores psicolgicos, sociolgicos, polticos e econmicos que de alguma maneira influenciam a pesquisa propriamente dita. J o contexto da justificao envolve aqueles fatores de natureza lgica e metodolgica que garantem a fidedignidade do conhecimento adquirido. Cincia significa conhecer de maneira tal que sabemos as reais causas dos fenmenos.Na terceira unidade discutimos duas vises sobre como justificar o conhecimento cientfico. De um lado, h o verificacionismo, segundo o qual as teorias cientficas so confirmadas pela experimentao. De outro lado, h o falsificacionismo, segundo o qual o mais importante que o conhecimento cientfico seja falsevel, isto , esteja sempre aberto ao exame crtico. Esse assunto, na realidade, um dos pontos centrais da noo de mtodo cientfico.Ocorre que a cincia, como visto na ltima leitura, no uma atividade que se desenvolve independente do meio social em que est inserida. As foras do mercado e a geopoltica, por exemplo, condicionamcomoa atividade cientfica se desenvolve. Com isso, acabamos voltando aos problemas mencionados no nicio do curso. Vivemos uma "Era cientfico-tecnolgica" condicionada por interesses os mais diversos, os quais no pertencem exclusivamente ao contexto da justificao (ao mtodo cientfico propriamente dito, digamos assim).Com base nas reflexes desenvolvidas no curso e nos textos estudados, vocs devero no dia da Avaliao Presencial (04/07/15), responder as seguintes perguntas (com at 30 linhas para cada pergunta).

1) Qual a principal diferena entre o mtodo proposto pelo positivistas lgicos e o mtodo proposto por Karl Popper? Como essa diferena repercute na questo da demarcao sobre o que (e o que no ) cincia? (Consultar o texto French_cap4)2) De que maneira(s) os fatores sociais podem determinar a atividade cientfica? (Consultar o texto French_cap9).Nessa tarefas voces devem realizar o experimentos e entregar um relatrio tcnico do experimento que dever conter os seguintes itens: 1) Introduo: breve contextualizao terica sobre a aula proposta. 2) Objetivos: o que dever ser realizado na prtica. O objetivo deve ser objetivo !!!!