filosofia

7
A Importância da Filosofia no mundo de hoje? Nascida na Grécia antiga entre os séculos VII e VI a.c a Filosofia ainda é de suma importância no mundo de hoje, mesmo que muitos não saibam seu significado e acreditem que ela não serve pra nada, sendo até mesmo desprezada, a Filosofia é na verdade uma forma de aprender a pensar já que pensar nos leva a refletir,a raciocinar despertando o nosso senso crítico o que nos auxilia na construção de uma visão mais ampla do mundo. A Filosofia nos leva a quebrar as barreiras do conhecimento e aumenta nosso poder de argumentação que é outra importante característica dessa ciência, além de nos ajudar a esclarecer a história da nossa existência. O homem continua sendo o principal objeto da Filosofia e quando este não tem o mínimo de entendimento da mesma está fadado a viver amarrado aos conceitos do senso comum, pois é a Filosofia que dá ao homem o desejo de conhecimento, conhecimento este que buscamos até hoje. Assim como na Grécia antiga a Filosofia ainda é fonte de incomodo aos dominantes da sociedade, pois para eles não é interessante que o homem liberte-se da ignorância adotando assim uma postura crítica e questionadora. A Filosofia estimula consciência e nos ajuda na formulação de nosso caráter moral. O texto: O Mito da Caverna (Platão, A República, V.II, p.105-109) estudado na aula passada pode ser utilizado como exemplo até hoje, pois representa muito bem o efeito da Filosofia em nossas vidas ajudando-nos a nos libertar do mundo das trevas e da ignorância através do conhecimento. A verdadeira importância da Filosofia está no efeito que a mesma causa sobre as pessoas tornando-as mais livres, por esses e outros motivos a Filosofia ainda é tão importante no mundo atual ajudando-nos a desenvolver uma visão mais humanística. Introdução A filosofia na educação e na escola é essencial, pois dá o estímulo à consciência, o pensamento e alimenta sempre uma posição questionadora entre os homens, no caso professor, aluno e sociedade. Temos a possibilidade de ir além do aprender, nos da espaço para grandes questionamentos.

Upload: cassio-landher-alves

Post on 05-Dec-2014

381 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

filosofar

TRANSCRIPT

Page 1: Filosofia

A Importância da Filosofia no mundo de hoje? 

Nascida na Grécia antiga entre os séculos VII e VI a.c a Filosofia ainda é de suma importância no mundo de hoje, mesmo que muitos não saibam seu significado e acreditem que ela não serve pra nada, sendo até mesmo desprezada, a Filosofia é na verdade uma forma de aprender a pensar já que pensar nos leva a refletir,a raciocinar despertando o nosso senso crítico o que nos auxilia na construção de uma visão mais ampla do mundo. A Filosofia nos leva a quebrar as barreiras do conhecimento e aumenta nosso poder de argumentação que é outra importante característica dessa ciência, além de nos ajudar a esclarecer a história da nossa existência. O homem continua sendo o principal objeto da Filosofia e quando este não tem o mínimo de entendimento da mesma está fadado a viver amarrado aos conceitos do senso comum, pois é a Filosofia que dá ao homem o desejo de conhecimento, conhecimento este que buscamos até hoje. Assim como na Grécia antiga a Filosofia ainda é fonte de incomodo aos dominantes da sociedade, pois para eles não é interessante que o homem liberte-se da ignorância adotando assim uma postura crítica e questionadora. A Filosofia estimula consciência e nos ajuda na formulação de nosso caráter moral. O texto: O Mito da Caverna (Platão, A República, V.II, p.105-109) estudado na aula passada pode ser utilizado como exemplo até hoje, pois representa muito bem o efeito da Filosofia em nossas vidas ajudando-nos a nos libertar do mundo das trevas e da ignorância através do conhecimento. A verdadeira importância da Filosofia está no efeito que a mesma causa sobre as pessoas tornando-as mais livres, por esses e outros motivos a Filosofia ainda é tão importante no mundo atual ajudando-nos a desenvolver uma visão mais humanística.

Introdução

A filosofia na educação e na escola é essencial, pois dá o estímulo à consciência, o pensamento e alimenta sempre uma posição questionadora entre os homens, no caso professor, aluno e sociedade. Temos a possibilidade de ir além do aprender, nos da espaço para grandes questionamentos.Mas a dificuldade existe diante dessa disciplina, como: a falta de conhecimento em relação aos conteúdos de outras disciplinas, dificuldades de relacionamento com a administração escolar e ausência de coordenação pedagógica entre as ações docentes, além do desinteresse e indisciplina dos alunos.E assim, com base no que foi pesquisado até então, percebemos com clareza a. tamanha importância que a filosofia possui para com a educação, sendo que esta, como principal responsável pela transformação da sociedade necessita formar cidadãos críticos e construtivos, o que na certeza, é ressaltado pela filosofia, pois um ser não filósofo também pode se considerar um ser não social. 

A Importância da Filosofia no mundo Atual. 

Page 2: Filosofia

A Filosofia nos leva a quebrar as barreiras do conhecimento e aumenta nosso poder de argumentação que é outra importante característica dessa ciência, além de nos ajudar a esclarecer a história da nossa existência. O homem continua sendo o principal objeto da Filosofia e quando este não tem o mínimo de entendimento da mesma está fardado a viver amarrado aos conceitos do senso comum, pois é a Filosofia que dá ao homem o desejo de conhecimento, conhecimento este que buscamos até hoje. Assim como na Grécia antiga a Filosofia ainda é fonte de incomodo aos dominantes da sociedade, pois para eles não é interessante que o homem liberte-se da ignorância adotando assim uma postura crítica e questionadora. A Filosofia estimula consciência e nos ajuda na formulação de nosso caráter moral. A Filosofia em nossas vidas ajudando-nos a nos libertar do mundo das trevas e da ignorância através do conhecimento. Filosofia é o amor pelo conhecimento. A filosofia está embutida em todas as matérias que envolvem pensamento... Na ciência, na física, e nas artes. Estudar apenas 'filosofia' é como treinar seu cérebro para pensar de uma forma inovativa Pela filosofia você aprende as raízes de como pensar. Ignorar a filosofia é como dizer que o passado não importa, vamos olhar apenas ao futuro. Historicamente nós vemos como isso não está certo. Na pratica, o estudo da filosofia é um excelente complemento a qualquer matéria que alguém possa querer explorar, pois você geralmente procura respostas diferentes e vê a matéria de uma forma mais aberta e plana do que pessoas que sempre se focaram apenas na dita matéria. 

A importância do ensino da Filosofia na educação básica. 

É papel essencial da escola, oferecer uma formação que leve ao aprimoramento constante da racionalidade, e a filosofia leva a esse aprimoramento, já que conduz o aluno a pensar de maneira critica e de forma livre de preconceitos, sobre diversos temas que fazem parte do dia a dia do aluno. A filosofia torna o ser humano melhor, já que não o obriga a pensar de uma maneira limitada, mas o leva a conhecer diversas formas de pensamentos, dando a ele a capacidade de escolher aquilo que ele diante do seu conhecimento adquirido e melhor para ele, respeitando as diferenças de pensamento. Excluídas do ensino nas escolas em 1971, durante a ditadura militar, a disciplina de filosofia, voltou ao ensino em 2009. Com a volta da filosofia na educação básica, podemos acreditar na formação de um ser humano mais completo, com maior capacidade de reflexão e escolha. Em tempos com tantas diversidades culturais, étnicas, sexuais, religiosas e tec. A filosofia vem como uma luz, que não revela o caminho, mas o indica, tornando o aluno capaz de pensar sem ser manipulado. Não só no ensino médio, a filosofia deveria ser incluída desde o primeiro ano da vida escolar (e claro que, atendendo e respeitando cada fase da vida do aluno), pois ela ajuda é muito na formação do ser humano. Disciplinas como a filosofia, são uma espécie de linguagem auxiliar à reflexão, à análise e interpretação das coisas do conhecimento e das coisas mundo, dimensões fundamentais para o pleno exercício da cidadania. 

Page 3: Filosofia

A filosofia na formação do educador 

A filosofia desempenha papel imprescindível na formação do educador. Tanto que a Filosofia da Educação figura como disciplina obrigatória do currículo mínimo dos cursos de pedagogia. O ponto de partida da filosofia é o problema, o objetivo, aquilo de que trata a filosofia que leva o homem a filosofar: são os problemas que o homem enfrenta no transcurso de sua existência. Os usos correntes da palavra “Problema”: Um dos usos mais freqüentes da palavra problema é aquele que a considera como sinônimo de questão. Qualquer pergunta ou indagação é considerada problema. De acordo com o dicionário, problema significa tudo aquilo que se desconhece “coisa inexplicável, incompreensível”, mistério, enigma. A vida cotidiana assim como a história da ciência e da filosofia nos oferece inúmeras ilustrações da “duvida não problemática”. Estariam excluídos da noção de problema as questões simples. Necessidades de se recuperar a problemática do “Problema” O uso comum e corrente da palavra problema nos conduz à seguinte conclusão “o problema não é problemático”. Se o problema deixou de ser problemático, cumpre, então, recuperar a problemática do problema. A tarefa da ciência e da filosofia é captar a verdadeira concreticidade e destruir a “pseudo-concreticidade”. A essência do problema é a necessidade. O conceito de problema implica tanto a conscientização de uma situação de necessidade (aspecto subjetivo) como uma situação conscientizadora da necessidade (aspecto objetivo). Muitas das questões que integram os currículos escolares são destituídas de conteúdo problemático. Problema, apesar do desgaste determinado pelo uso excessivo do termo, possui u sentido profundamente vital e altamente dramático para a existência humana, pois indica uma situação de impasse. Noção de reflexão Reflexão vem do verbo latino “reflectere” que significa “voltar atrás”. É um repensar ou um pensamento em segundo grau, se toda reflexão é pensamento, nem todo pensamento é reflexão. A atitude filosófica é simples, uma vez que é uma reflexão sobre os problemas e todos tem problemas é naturalmente levado a refletir, portanto, a filosofar. As exigências da reflexão filosófica A filosofia é realmente uma reflexão sobre os problemas. Para que uma reflexão possa ser adjetivada de filosofia, é preciso que se satisfaçam exigências tais como, a radicalidade, o rigor e a globalidade. Em primeiro lugar, é preciso que se vá ate as raízes da questão, até seus fundamentos, em segundo lugar, deve-se proceder com rigor e em terceiro lugar, o problema não pode ser examinado de modo parcial. Enquanto a ciência isola o seu aspecto do contexto e o analisa separadamente, a filosofia insere-a no contexto e a examina em função do conjunto. É necessária uma observação sobre a expressão bastante difundida, “problema

Page 4: Filosofia

filosófico”. Eles não são outra coisa senão aquelas questões de que se têm ocupado os filósofos. Não se deve esquecer, porém, que não é porque os filósofos se ocupam com tais assuntos que eles são problemas; mas, ao contrario: é porque eles são (ou foram) problemas que os filósofos se ocupam e se preocupam com eles. Noção de filosofia Filosofia não seria outra coisa senão uma reflexão (radical, rigorosa e de conjunto) sobre os problemas que a realidade educacional apresenta. Noção de “Filosofia de Vida” A palavra filosofia refere-se aí a orientação, aos princípios e normas que regem aquelas entidades. A todos os momentos estamos fazendo escolhas, mas não significa que estamos refletindo. Tudo ocorre normalmente, naturalmente, espontaneamente, sem problemas, isso é a “filosofia de vida”. Todos e cada um de nós temos a nossa “filosofia de vida”. Esta se constitui a partir da família, do ambiente em que somos criados. Noção de “Ideologia” Ideologia estrutura-se então uma orientação, princípios são estabelecidos, objetivos são definidos e a ação toma rumos novos tornando-se compreensível, temos consciência do porque fazemos assim e não de outro modo. Esquematização da dialética “Ação-Problema-Reflexão-Ação” Para facilitar a compreensão veja o diagrama: 1. Ação (fundada na filosofia de vida) suscita 2. Problema (exige reflexão: a filosofia) que leva a 3. Ideologia (conseqüência da reflexão) que acarreta 4. Ação (fundada na ideologia). Não se trata de uma seqüência lógica ou cronológica; é uma seqüência dialética. A filosofia é sempre necessária e a ideologia será sempre parcial fragmentária e superável. Assim continua o diagrama da seguinte forma: 5. Ação (fundada na ideologia) suscita 6. Novos Problemas (exigem reflexão: a filosofia) que leva a 7. Reformulação da ideologia (organização da ação) que acarreta 8. Reformulação da ação (fundada na ideologia reformulada). Noção de filosofia da educação O que conhecemos pelo nome de filosofia da educação não é propriamente, mas identifica-se (de acordo com a terminologia proposta). O que é que leva o educador a filosofar? São os problemas. A tarefa da filosofia da educação será oferecer aos educadores um método de reflexão que penetra na complexidade e encaminha a solução de questões como: o conflito entre “filosofia de vida” e “ideologia” na atividade do educador. Se o educador não desenvolver uma capacidade de refletir profundamente, rigorosamente e globalmente, suas possibilidades de êxito estarão bastante diminuídas. 

Função do ensino do médio de filosofia da educação 

Page 5: Filosofia

E de história da educação 

A disciplina filosofia da educação tem sido colocada ultimamente nos cursos de Licenciatura e sendo desenvolvida durante um semestre nos cursos de Letras, Geografia, História, Matemática, Física, Ciências Sociais, Psicologia, etc. Quanto à disciplina de História da Educação, esta não aparece em outros cursos que não o de pedagogia. A filosofia é entendida como tendo, “a priori”, um significado próprio e isto não é passível de questionamento: o que se questiona e com posso eu dominar o campo que a filosofia abrange. O mesmo se diga em relação à história. Na filosofia da educação constatam-se, então, a preocupação de se mostrar o pensamento grego, o pensamento medieval, as correntes do pensamento moderno e do pensamento contemporâneo. Se centrarmos nossa atenção na Educação, ou na problemática educacional, possivelmente teremos, a partir daí, condições para esclarecer o significado da Filosofia e da História. Se nós nos preocuparmos com a problemática educacional, a partir daí em que a Filosofia pode a esclarecer os problemas da educação e em a História pode ajudar a entender esta problemática educacional que nos preocupa. O fundamental, portanto, é que os alunos assumam essa atitude filosófica; que eles sejam capaz de refletir sobre os problemas com os quais eles se defrontam e, no caso da Educação, que eles sejam capazez de refletir os problemas educacionais. Cabe observar um curso de Filosofia da Educação ou História da Educação assumirá características marcantes diversas das tradicionais.