ficha ciclopesquisas 2015h

5
ESPAÇO DE INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA FICHA DE INSCRIÇÃO CICLO DE PESQUISAS 2015 Pequenas observações: 1. Por favor, note que a inscrição é destinada à artistas, curadores, críticos, escritores, antropólogos, historiadores, músicos, arquitetos, bailarinos ou qualquer outro pesquisador que queira participar desse diálogo desde que tenha disponibilidade para participar de todas as etapas e encontros do programa. 2. Por favor, não altere a formatação da inscrição e não exceda o número de palavras determinadas. 3. Esperamos que todo o texto seja escrito na primeira pessoa e em Português. 1. SOBRE VOCÊ: Nome Completo: Renan Marcondes Cevales Nome Artístico: Renan Marcondes Data de nascimento: 09/12/1991 Local de nascimento: São Bernardo do Campo Telefone: (11)976776832 Email: [email protected] Áreas de atuação: (ex: pintura, fotografia, vídeo, história, dança, curadoria) Performance; dança; coreografia

Upload: renan-marcondes

Post on 25-Sep-2015

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

ac

TRANSCRIPT

ESPAO DE INVESTIGAO ARTSTICA

Ficha de Inscrio ciclo de PESQUISAS 2015

Pequenas observaes:

1. Por favor, note que a inscrio destinada artistas, curadores, crticos, escritores, antroplogos, historiadores, msicos, arquitetos, bailarinos ou qualquer outro pesquisador que queira participar desse dilogo desde que tenha disponibilidade para participar de todas as etapas e encontros do programa.

2. Por favor, no altere a formatao da inscrio e no exceda o nmero de palavras determinadas.

3. Esperamos que todo o texto seja escrito na primeira pessoa e em Portugus.

1. SOBRE VOC:

Nome Completo:

Renan Marcondes Cevales

Nome Artstico:

Renan Marcondes

Data de nascimento:

09/12/1991

Local de nascimento:

So Bernardo do Campo

Telefone:

(11)976776832

Email:

[email protected]

reas de atuao: (ex: pintura, fotografia, vdeo, histria, dana, curadoria)

Performance; dana; coreografia

2. PORTFLIO (O envio de portflio opcional. Voc pode escolher enviar um portflio e/ou escrever sobre sua trajetria na questo 3)

ONLINE: ( x ) ENDEREO: http://cargocollective.com/renanmarcondes | http://issuu.com/renanmarcondes/docs/portf__lio_renan_marcondes_2014_com

PDF: ( ) OBS: Mximo 5Mb, enviado no mesmo e-mail3. TRAJETRIA

Discorra sobre sua trajetria, seus processos de pesquisa e ltimos trabalhos realizados. Caso voc no tenha enviado um portflio essa questo se torna obrigatria, caso tenha enviado um portflio ela se torna opcional. (mximo: 800 palavras)

( )

4. MOTIVAO e PESQUISA EM ANDAMENTO

Discorra sobre seu interesse em participar do programa Ciclo de Pesquisas 2015 da Casa Tomada e descreva de que forma essa srie de encontros pode contribuir para a sua pesquisa em andamento. (mximo: 500 palavras)

( Venho me interessando cada vez mais pelos processos de reificao de produtos artsticos, principalmente no caso de produtos que so atualizados a cada nova apresentao pblica (teatro, dana, msica e performance). A arte da performance aparenta ser um dos casos mais delicados e controversos, pois baseia grande parte de seu discurso (que tem na terica Pheggy Phelan seu expoente) na irreprodutibilidade de sua execuo, na potncia do corpo vivo e principalmente na ideia de que a relao momentnea entre espectador e performer possui um potencial transformador maior que outras artes. Desacreditando desses trs itens, venho mobilizando minha pesquisa atravs de uma reafirmao da condio objetual estabelecida a partir do surgimento recente da arte da performance (e atualmente explorada por artistas como Santiago Sierra, Tino Sehgal, etc). Como mote para meu mais recente trabalho, venho me debruando na imagem do artista americano Andy Warhol, a fim de observar dois aparecimentos de sua figura em obras de outros dois artistas, seja na forma de citao direta ou de relao subliminar: o dramaturgo Heiner Muller e o diretor de teatro Romeo Castellucci. No primeiro caso, Warhol figura como espectro da mquina desejada enquanto figura corporal pelo ator-Hamlet de Hamlet-mquina; no segundo, a figura de Warhol aparece personificada em um dos atores da pea Inferno, parte da adaptao teatral dA divina comdia de Dante realizada por Castellucci no Festival de Avignon. Pretende-se com esse estudo refletir sobre qual a transformao no imaginrio cultural operada pelo artista no que diz respeito s imagens de morte e objetificao corporal, seja atravs de sua produo ou da prpria constituio de sua imagem fenmenos diretamente interligados.)

2