fernanda marinela - direito administrativo - caderno de questões (2013)

Upload: rafael-luz

Post on 13-Oct-2015

159 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Caderno deQuestes

    Este caderno parte integrante da obra Direito Administrativo.

    caderno_questao.indd 1 20/02/2013 17:17:49

  • caderno_questao.indd 2 20/02/2013 17:17:49

  • CAPTULO I NOES INTRODUTRIAS

    1. (Cespe 2012 TJ-RR Administrador) Julgue o item.

    O Estado formado por trs elementos: o povo, o territrio e o governo soberano, constituindo este ltimo o elemento condutor que detm e exerce o poder absoluto de autodeterminao e auto-organizao emanado do povo.

    2. (Cespe 2012 MPE-PI Analista Ministerial) Julgue o item.

    O direito administrativo, ao reger as relaes jurdicas entre as pessoas e os rgos do Estado, visa tutela dos interesses privados.

    3. (Defensor Pblico do Estado do Amazonas Instituto Cidades 2011) De acordo com a doutrina nacional, os rgos e agentes pblicos esto compreendidos no sentido de Administrao Publica:

    a) subjetivo;

    b) objetivo;

    c) de atividade administrativa;

    d) de atividade poltica;

    e) de atividade poltica e administrativa.

    4. (Defensor Pblico do Estado do Amazonas Instituto Cidades 2011) No campo do Direito Administrativo, a relao jurdico-administrativa:

    a) regida pelo princpio do pacta sunt servanda, no havendo casos em que a Administrao Pblica pode modificar, unilateralmente, um contrato previamente assinado entre as partes;

    b) submete a Administrao Pblica vontade exclusiva dos governantes, pois cabe a estes apontar os rumos que a Administrao Pblica deve seguir;

    c) deve sempre estar vinculada finalidade pblica, vontade do administrador e vontade das pessoas pblicas;

    d) implica em uma predominncia da propriedade pblica sobre a propriedade privada, ainda que a propriedade privada esteja a servio de um interesse pblico;

    e) implica em atuao de ofcio na consecuo e proteo dos interesses pblicos contidos na esfera de competncias atribudas pela lei ao administrador.

    caderno_questao.indd 3 20/02/2013 17:17:49

  • 4Fernanda Marinela

    5. (Delegado de Polcia Cespe 2011) Em sentido material ou objetivo, a administrao pblica compreende o conjunto de rgos e pessoas jurdicas encarregadas, por determinao legal, do exerccio da funo administrativa do Estado.

    6. (Analista de Correios Advogado Cespe 2011) A respeito do conceito e dos direitos e deveres dos agentes administrativos, julgue o item seguinte.

    Em sentido subjetivo, a administrao pblica compreende o conjunto de rgos e de pessoas jurdicas ao qual a lei confere o exerccio da funo administrativa do Estado.

    7. (TRE-AM Analista Judicirio FCC 2010) A propsito da atividade administrativa, considere.

    I. A administrao pblica tem natureza de mnus pblico para quem a exerce, isto , de encargo de defesa, conservao e aprimoramento dos bens, servios e interesses da coletividade.

    II. No desempenho dos encargos administrativos o agente do Poder Pblico tem liberdade de procurar qualquer objetivo, ou de dar fim diverso do previsto em lei, desde que atenda aos interesses do Governo.

    III. Dentre os princpios bsicos da Administrao no se incluem o da publicidade e o da eficincia.

    IV. O princpio da legalidade significa que o administrador pblico est, em toda a sua atividade funcional, sujeito a mandamentos da lei e s exigncias do bem comum.

    V. Enquanto no Direito Privado o poder de agir uma faculdade, no Direito Pblico uma imposio, um dever para o agente que o detm, traduzindo-se, portanto, num poder-dever.

    Est correto o que se afirma APENAS em:

    a) I, II e III;

    b) I, IV e V;

    c) II, IV e V;

    d) III e IV;

    e) III e V.

    caderno_questao.indd 4 20/02/2013 17:17:49

  • Caderno de Questes

    5

    8. (Ministrio da Sade Superior Cespe 2010) Julgue o item.

    Conceitua-se administrao pblica, no sentido estrito, como o conjunto de agentes, rgos e pessoas jurdicas destinado execuo das atividades administrativas e polticas do Estado.

    9. (TJDF Analista Judicirio rea Administrativa Cespe 2008) Julgue o item.

    Para a identificao da funo administrativa como funo do Estado, os doutrinadores administrativistas tm se valido dos mais diversos critrios, como o subjetivo, o objetivo material e o objetivo formal.

    10. (AGU Advogado Cespe 2009) Relativamente aos critrios de delimitao do mbito do Direito Administrativo, julgue o item a seguir.

    Na Frana, formou-se a denominada Escola do Servio Pblico, inspirada na jurisprudncia do Conselho de Estado, segundo a qual a competncia dos tribunais administrativos passou a ser fixada em funo da execuo de servios pblicos.

    1. CERTA 6. CERTA

    2. ERRADA 7. LETRA B

    3. LETRA A 8. ERRADA

    4. LETRA E 9. CERTA

    5. ERRADA 10. CERTA

    caderno_questao.indd 5 20/02/2013 17:17:49

  • 6Fernanda Marinela

    CAPTULO II REGIME JURDICO ADMINISTRATIVO

    1. (ESAF 2012 CGU Analista de Finanas e Controle) A impossibilidade de o particular prestador de servio pblico por delegao interromper sua prestao restrio que decorre do seguinte princpio:

    a) legalidade;

    b) autotutela;

    c) proporcionalidade;

    d) continuidade do servio pblico;

    e) moralidade.

    2. (ESAF 2012 CGU Analista de Finanas e Controle) O princpio que instrumentaliza a Administrao para a reviso de seus prprios atos, consubstanciando um meio adicional de controle da sua atuao e, no que toca ao controle de legalidade, representando potencial reduo do congestionamento do Poder Judicirio, denomina-se:

    a) razoabilidade;

    b) proporcionalidade;

    c) autotutela;

    d) eficincia;

    e) eficcia.

    3. (ESAF 2012 MDIC Analista de Comrcio Exterior ) Determinado municpio da federao brasileira, visando dar cumprimento a sua estratgia organizacional, implantou o programa denominado Administrao Transparente. Uma das aes do referido programa consistiu na divulgao da remunerao bruta mensal, com o respectivo nome de cada servidor da municipalidade em stio eletrnico da internet.

    A partir da leitura do caso concreto acima narrado, assinale a opo que melhor exprima a posio do Supremo Tribunal Federal STF acerca do tema.

    a) A atuao do municpio encontra-se em consonncia com o princpio da publicidade administrativa.

    b) A atuao do municpio viola a segurana dos servidores.

    caderno_questao.indd 6 20/02/2013 17:17:50

  • Caderno de Questes

    7

    c) A atuao do municpio fere a intimidade dos servidores.

    d) A remunerao bruta mensal no um dado diretamente ligado funo pblica.

    e) Em nome da transparncia, o municpio est autorizado a proceder a divulgao da remunerao bruta do servidor e do respectivo CPF.

    4. (ESAF 2012 MDIC Analista de Comrcio Exterior) Fundamentada no seu poder de autotutela administrativa, a Administrao pblica Federal procedeu reviso nas vantagens concedidas a servidor pblico que repercutiu diretamente na sua esfera patrimonial, ocasionando-lhe diminuio remuneratria. A partir do caso concreto acima narrado, assinale a opo que exprime a posio do Supremo Tribunal Federal STF acerca do tema.

    a) A autotutela administrativa, per si, afasta a necessidade de abertura de procedimento administrativo garantidor do contraditrio.

    b) O devido processo legal administrativo exigvel tanto nos casos de anulao quanto de revogao do ato administrativo.

    c) O acesso ao Poder Judicirio j representa a garantia do contraditrio e da ampla defesa, estando a Administrao desincumbida de faz-lo.

    d) Somente nos casos de revogao do ato administrativo a Administrao deve garantir o contraditrio e a ampla defesa.

    e) Considerando-se que o ato da administrao retirava do servidor pagamento indevido, a executoriedade autorizava-lhe a suspender o referido pagamento sem o devido processo legal.

    5. (CEPERJ 2012 PROCON-RJ Advogado) A Administrao Pblica atua mediante a aplicao de princpios, dos quais alguns tm fundamento constitucional expresso. Se escolhe a empresa W diretamente para prestar servios quando deveria proceder a licitao pblica, o prefeito do Municpio Y est violando o princpio da:

    a) publicidade;

    b) eficincia;

    c) impessoalidade;

    d) autotutela;

    e) continuidade.

    caderno_questao.indd 7 20/02/2013 17:17:50

  • 8Fernanda Marinela

    6. (FCC 2012 DPE-SP Defensor Pblico) Com relao aos princpios constitucionais da Administrao Pblica, est em conformidade com a:

    a) moralidade o ato administrativo praticado por agente pblico em favorecimento prprio, desde que revestido de legalidade;

    b) eficincia a prestao de servio pblico que satisfaa em parte s necessidades dos administrados, desde que realizados com rapidez e prontido;

    c) publicidade o sigilo imprescindvel segurana da sociedade e do Estado ou o indispensvel defesa da intimidade;

    d) impessoalidade a violao da ordem cronolgica dos precatrios para o pagamento dos crditos de natureza comum;

    e) legalidade a inobservncia a quaisquer atos normativos que no sejam lei em sentido estrito e provindos de autoridades administrativas.

    7. (Instituto Cidades 2012 TCM-GO Auditor de Controle Externo) O princpio a que se refere o art. 37, caput, da CF/1988, que exige observncia da lei na atuao administrativa, conhecido como:

    a) Princpio da Segurana Jurdica;

    b) Princpio da Legalidade Geral;

    c) Princpio da Moralidade Administrativa;

    d) Princpio da Legalidade Estrita;

    e) Princpio da Razoabilidade.

    8. (PC-SP 2011 PC-SP Delegado de Polcia) Resultados prticos de produtividade e reduo de desperdcios na Administrao Pblica so medidas obtidas por observncia ao princpio da:

    a) finalidade;

    b) moralidade;

    c) eficincia;

    d) razoabilidade;

    e) supremacia do interesse pblico.

    9. (MPE-SC 2012 MPE-SC Promotor de Justia)

    I. A tese da reserva do possvel sustenta que a satisfao dos direitos fundamentais limitada pela capacidade oramentria do Estado.

    caderno_questao.indd 8 20/02/2013 17:17:50

  • Caderno de Questes

    9

    II. Quando a Administrao Pblica pratica atos administrativos em situao de igualdade com os particulares, sem usar sua supremacia sobre os destinatrios, para conservao de seu patrimnio e desenvolvimento de seus servios, aqueles so classificados como atos de gesto.

    III. As clusulas exorbitantes caracterizam o contrato administrativo e excepcionam seu regime jurdico no que se refere s prerrogativas da Administrao Pblica, aproximando-o do contrato privado.

    IV. Em observncia ao princpio da continuidade, o particular no pode invocar a exceo do contrato no cumprido em face da Administrao Pblica.

    V. A ocupao temporria da propriedade particular, quando realizada em caso de perigo pblico iminente, exime a Administrao Pblica de eventual indenizao.

    a) Apenas as assertivas IV e V esto corretas.

    b) Apenas as assertivas II, III e IV esto corretas.

    c) Apenas as assertivas I e II esto corretas.

    d) Apenas as assertivas I, III e V esto corretas.

    e) Todas as assertivas esto corretas.

    10. (TRT 21R (RN) 2012 TRT 21 Regio (RN) Juiz ) Sobre os princpos que regem a administrao pblica, incorreto afirmar:

    a) o princpio da moralidade exige que o administrador se paute por conceitos ticos;

    b) corolrio do princpio da igualdade a vedao de se estabelecer diferenas em razo da sede ou domiclio dos licitantes;

    c) o princpio da supremacia do interesse pblico decorre da posio privilegiada dos rgos e entes pblicos encarregados da preservao do interesse pblico;

    d) em decorrncia do princpio da hierarquia, que restrito s funes administrativas e no aplicveis s funes tipicamente legislativas e judiciais, a Administrao Pblica possui a prerrogativa de avocar atribuies, e tambm de rever os atos dos subordinados;

    e) a Constituio Federal prev, expressamente, os princpios da legalidade, publicidade, impessoalidade, moralidade, eficincia e razoabilidade.

    caderno_questao.indd 9 20/02/2013 17:17:50

  • 10

    Fernanda Marinela

    11. (Defensor Pblico do Estado do Amazonas Instituto Cidades 2011)

    Afirma-se, a respeito do princpio da eficincia da Administrao Pblica, que ele foi inserido na atual Constituio Federal com o intuito de:

    a) estabelecer um modelo gerencial de Administrao;

    b) fazer prevalecer o modelo burocrtico de Administrao;

    c) valorizar a organizao hierrquica;

    d) fazer prevalecer a valorizao da rigidez da forma;

    e) restringir a participao popular de gesto.

    12. (TJ-PB Juiz Cespe 2011) Acerca dos princpios que regem a administrao pblica, assinale a opo correta.

    a) De acordo com precedente histrico do STF, possvel, sem ofensa ao princpio da indisponibilidade do interesse pblico, a Unio firmar compromisso arbitral, mesmo em situao excepcional, desde que relativamente a direitos patrimoniais do Estado.

    b) Consoante a jurisprudncia do STF, possvel a arguio do princpio da isonomia como fundamento de pedido de servidor pblico, pretendendo benefcio ilegalmente concedido a outros servidores.

    c) De acordo com o STF, atende razoabilidade e aos princpios previstos no art. 37, caput, da CF norma estadual que determine a obrigatoriedade de o custo da publicidade constar dos comunicados oficiais.

    d) Conforme deciso do STF, prescindvel a edio de lei que fixe a idade limite para o ingresso nas Foras Armadas, de modo que no ofende o princpio da legalidade norma, nesse sentido, estipulada somente em edital de concurso da administrao pblica.

    e) Ainda que muito discutido na doutrina brasileira, o princpio da proteo confiana legtima do administrado no adotado pelo STF, que privilegia o princpio da legalidade.

    13. (PG-DF Analista Jurdico Iades 2011) Prescreve o caput do art. 37 da Constituio Federal que a Administrao Pblica Direta e Indireta de qualquer dos poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. A respeito dos princpios da Administrao Pblica, assinale a alternativa incorreta.

    caderno_questao.indd 10 20/02/2013 17:17:50

  • Caderno de Questes

    11

    a) O princpio da legalidade significa estar a Administrao Pblica, em toda a sua atividade, adstrita aos mandamentos da lei, deles no podendo se afastar, sob pena de invalidade do ato. Assim, se a lei nada dispuser, no poder a Administrao agir, salvo em situaes excepcionais. Ainda que se trate de ato discricionrio, h de se observar o referido princpio.

    b) Segundo a doutrina majoritria e deciso hodierna do STF, o rol de princpios previstos no art. 37, caput, do texto constitucional taxativo, ou seja, a Administrao Pblica, em razo da legalidade e taxatividade no poder nortear-se por outros princpios que no os previamentes estabelecidos no referido dispositivo.

    c) A Constituio Federal de 1988 no art. 37, 1, dispe sobre a forma de como deve ser feita a publicidade dos atos estatais estabelecendo que a publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos.

    d) O princpio da eficincia foi inserido positivamente na Constituio Federal via emenda constitucional.

    e) O STF reiteradamente tem proclamado o dever de submisso da Administrao Pblica ao princpio da moralidade. Como exemplo, cita-se o julgado em que o Pretrio Excelso entendeu pela vedao ao nepotismo na Administrao, no se exigindo edio de lei formal a esse respeito, por decorrer diretamente de princpios constitucionais estabelecidos, sobretudo o da moralidade da Administrao.

    14. (TCE-RS Auditor Pblico Externo Cincias Jurdicas e Sociais FMP-RS 2011) Sobre os princpios constitucionais da Administrao Pblica:

    I. O princpio da legalidade estabelece que a Administrao Pblica pode fazer tudo aquilo que est previsto em lei e em atos administrativos de carter normativo.

    II. A Administrao Pblica, em todos os nveis, deve obedecer ao princpio da impessoalidade, no podendo agir com o objetivo de prejudicar ou beneficiar indevidamente os cidados.

    III. Os atos administrativos discricionrios, pelas suas caractersticas peculiares, no esto submetidos ao princpio da motivao.

    IV. Os princpios da segurana jurdica e da boa-f, muito embora no estejam previstos no art. 37, caput, da Constituio Federal, devem ser utilizados no controle dos atos administrativos.

    caderno_questao.indd 11 20/02/2013 17:17:50

  • 12

    Fernanda Marinela

    V. O princpio da eficincia importante princpio constitucional que regula a atividade da Administrao Pblica, mas no pode importar violao do princpio da legalidade, sob pena de comprometer o Estado de Direito.

    Assinale a nica alternativa correta.

    a) As assertivas I e II esto corretas.

    b) As assertivas II, IV e V esto corretas.

    c) As assertivas III e IV esto corretas.

    d) Somente a assertiva IV est correta.

    e) Somente a assertiva V est correta.

    15. (TRE-AP Analista Judicirio rea Judiciria FCC 2011) A conduta do agente pblico que se vale da publicidade oficial para realizar promoo pessoal atenta contra os seguintes princpios da Administrao Pblica:

    a) razoabilidade e legalidade;

    b) eficincia e publicidade;

    c) publicidade e proporcionalidade;

    d) motivao e eficincia;

    e) impessoalidade e moralidade.

    16. (TCE-MT Auditor Pblico Externo FMP-RS 2011) Sobre os princpios bsicos que regem a Administrao Pblica, assinale a assertiva correta.

    a) O princpio da legalidade significa que a Administrao somente no pode fazer o que a lei probe.

    b) O princpio da publicidade absoluto, porquanto no admite qualquer restrio.

    c) O princpio da supremacia do interesse pblico sobre o privado coloca a Administrao Pblica sempre em condies de superioridade em face dos interesses privados.

    d) A obrigatoriedade de concursos pblicos instrumento de efetivao do princpio da impessoalidade.

    e) A proibio do preenchimento de cargos em comisso por cnjuges e parentes de servidores pblicos medida que se exige em observncia ao princpio da eficincia.

    caderno_questao.indd 12 20/02/2013 17:17:50

  • Caderno de Questes

    13

    17. (TRE-AM Analista Judicirio FCC 2010.) A respeito dos princpios bsicos da Administrao, correto afirmar.

    a) Em razo do princpio da moralidade o administrador pblico deve exercer as suas atividades administrativas com presteza, perfeio e rendimento funcional.

    b) Os princpios da segurana jurdica e da supremacia do interesse pblico no esto expressamente previstos na Constituio Federal.

    c) A publicidade elemento formativo do ato e serve para convalidar ato praticado com irregularidade quanto origem.

    d) Por fora do princpio da publicidade todo e qualquer ato administrativo, sem exceo, deve ser publicado em jornal oficial.

    e) O princpio da segurana jurdica permite a aplicao retroativa de nova interpretao de norma administrativa.

    18. (Aneel Superior Cespe 2010) Julgue o item.

    O princpio da moralidade administrativa tem existncia autnoma no ordenamento jurdico nacional e deve ser observado no somente pelo administrador pblico, como tambm pelo particular que se relaciona com a administrao pblica.

    19. (TRE-RN Analista Judicirio FCC 2011) O princpio segundo o qual a Administrao Pblica Direta fiscaliza as atividades dos entes da Administrao Indireta denomina-se:

    a) finalidade;

    b) controle;

    c) autotutela;

    d) supremacia do interesse pblico;

    e) legalidade.

    20. (TRT-ES 17 Regio Cespe 2009) Julgue o item.

    As sociedades de economia mista e as empresas pblicas que prestam servios pblicos esto sujeitas ao princpio da publicidade tanto quanto os rgos que compem a administrao direta, razo pela qual vedado, nas suas campanhas publicitrias, mencionar nomes e veicular smbolos ou imagens que possam caracterizar promoo pessoal de autoridade ou servidor dessas entidades.

    caderno_questao.indd 13 20/02/2013 17:17:50

  • 14

    Fernanda Marinela

    21. (MP-GO 2009) Julgue o item.

    Pode-se afirmar que, em decorrncia do princpio da impessoalidade, os efeitos dos atos e provimentos administrativos so imputveis no ao agente pblico que os pratica, mas sim ao rgo ou entidade administrativa em nome do qual aquele age.

    22.(TRE-MT Cespe 2010) Julgue o item.

    O princpio da finalidade, explicitado no art. 37 da CF, define que, se o gestor pblico praticar atos fora dos fins expressa ou implicitamente contidos na regra de competncia, praticar desvio de finalidade. E se tal ato atentar contra os princpios da administrao pblica ao visar fim proibido em lei ou demais normas, constituir ato de improbidade administrativa.

    23. (FUB Cespe 2011) Acerca de direito administrativo, julgue o item subsecutivo.

    Tanto na administrao pblica quanto na particular, o administrador, para que o rgo pblico ou a empresa alcance os objetivos pretendidos, goza de liberdade para fazer o que for necessrio, desde que a lei no proba.

    24. (TRT 9 Regio FCC 2010) Julgue o item.

    Todo ato administrativo deve ser publicado, s se admitindo sigilo nos casos de segurana nacional, investigaes policiais, ou interesse superior da Administrao a ser preservado em processo previamente declarado sigiloso.

    25.(TRE-MT Cespe 2010) Julgue o item.

    A publicidade dos atos administrativos requisito de sua eficcia, sua forma e sua moralidade, propiciando ao gestor pblico a transparncia em suas atuaes e possibilitando aos administrados a defesa de seus direitos.

    26.(MP-MG 2010). Julgue o item.

    possvel considerar inconstitucional uma lei que no guarde proporo adequada entre os meios que emprega e a finalidade pblica almejada.

    27. (TRT 6 Regio PE Magistratura 2010) Tendo em vista os princpios da Administrao Pblica, leia atentamente as assertivas abaixo e, depois, assinale a alternativa CORRETA.

    caderno_questao.indd 14 20/02/2013 17:17:50

  • Caderno de Questes

    15

    I. De acordo com o princpio da legalidade, a Administrao Pblica s pode fazer o que a lei permite. A Constituio Federal de 1988 confere garantia a esse princpio, consagrando a inafastabilidade do Poder Judicirio diante de ameaa de leso, ou leso, mesmo que decorra dos atos da Administrao Pblica.

    II. O princpio da impessoalidade molda os atos administrativos de sorte que no venham a prejudicar ou beneficiar determinadas pessoas. O princpio se aplica tanto para o administrado como para a prpria Administrao.

    III. O princpio da especialidade decorre dos princpios da legalidade e da indisponibilidade do interesse pblico e tem relao com a descentralizao dos servios pblicos.

    IV. O princpio da continuidade do servio pblico consiste em que os servios essenciais coletividade no podem parar. Consectrio desse princpio a faculdade que se reconhece Administrao Pblica de utilizar equipamentos e instalaes da empresa contratada para assegurar a continuidade do servio pblico.

    V. O princpio da eficincia impe ao agente pblico um modo de atuar que produza resultados favorveis consecuo das metas administrativas.

    a) Apenas as assertivas I e II esto corretas.

    b) Apenas as assertivas II, III e IV esto corretas.

    c) Apenas a assertiva IV est correta.

    d) Todas as assertivas esto corretas.

    e) Apenas a assertiva V est correta.

    28. (Procurador Municipal PI FCC 2010) Princpios da Administrao Pblica.

    I. Dos princpios da legalidade e da indisponibilidade do interesse pblico decorre, dentre outros, o da especialidade, concernente ideia de desconcentrao administrativa.

    II. O princpio da presuno de legitimidade ou de veracidade dos atos administrativos trata de presuno relativa, sendo o efeito de tal presuno o de inverter o nus da prova.

    III. Como decorrncia do princpio da autotutela, a Administrao Pblica direta fiscaliza as atividades exercidas pelos entes da Administrao indireta.

    IV. A motivao, em regra, no exige formas especficas, podendo ser ou no concomitante com o ato, alm de ser feita, muitas vezes, por rgo diverso daquele que proferiu a deciso.

    caderno_questao.indd 15 20/02/2013 17:17:50

  • 16

    Fernanda Marinela

    SOMENTE esto corretas as assertivas:

    a) II e IV;

    b) I e II;

    c) I e III;

    d) I e IV;

    e) II e III.

    29. (Sejus PI Agente Penitencirio Nucepe 2010) So princpios constitutivos da Administrao Pblica, EXCETO:

    a) especialidade;

    b) autotutela;

    c) territorialidade;

    d) razoabilidade;

    e) proporcionalidade.

    30. (TRT 8 Regio Analista Judicirio FCC 2010) Agente pblico que, sendo competente e adotando regular processo disciplinar com direito ao contraditrio e ampla defesa, aplica sano administrativa de demisso a servidor que se ausentou do servio durante o expediente, sem autorizao do chefe imediato, infringe, dentre outros, o princpio da:

    a) razoabilidade;

    b) supremacia do interesse pblico;

    c) motivao;

    d) impessoalidade;

    e) eficincia.

    31. (TRT 22 Regio (PI) Analista Judicirio FCC 2010) Sobre os princpios bsicos da Administrao Pblica, INCORRETO afirmar.

    a) O princpio da eficincia alcana apenas os servios pblicos prestados diretamente coletividade e impe que a execuo de tais servios seja realizada com presteza, perfeio e rendimento funcional.

    b) Em observncia ao princpio da impessoalidade, a Administrao no pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que sempre o interesse pblico que tem que nortear o seu comportamento.

    caderno_questao.indd 16 20/02/2013 17:17:50

  • Caderno de Questes

    17

    c) Embora no se identifique com a legalidade, pois a lei pode ser imoral e a moral pode ultrapassar o mbito da lei, a imoralidade administrativa produz efeitos jurdicos porque acarreta a invalidade do ato que pode ser decretada pela prpria Administrao ou pelo Judicirio.

    d) O princpio da segurana jurdica veda a aplicao retroativa de nova interpretao de lei no mbito da Administrao Pblica, preservando assim, situaes j reconhecidas e consolidadas na vigncia de orientao anterior.

    e) Em decorrncia do princpio da legalidade, a Administrao Pblica no pode, por simples ato administrativo, conceder direitos de qualquer espcie, criar obrigaes ou impor vedaes aos administrados; para tanto, ela depende de lei.

    32. (Cespe PC-ES Perito Papiloscpico 2011) A respeito dos princpios que regem o direito administrativo, julgue o item seguinte.

    O concurso pblico para ingresso em cargo ou emprego pblico um exemplo de aplicao do princpio da impessoalidade.

    33. (Abin Agente Tcnico de Inteligncia Cespe 2010) Julgue o item. O princpio da impessoalidade decorre, em ltima anlise, do princpio da isonomia e da supremacia do interesse pblico, no podendo, por exemplo, a administrao pblica conceder privilgios injustificados em concursos pblicos e licitaes nem utilizar publicidade oficial para veicular promoo pessoal.

    34. (BDMG Analista Fumarc 2011) Assinale a afirmativa INCORRETA, considerando os princpios que regem a Administrao Pblica.

    a) O princpio da legalidade determina que a Administrao Pblica s poder fazer o que a lei permite, distinguindo, por isso, do princpio da autonomia da vontade.

    b) O princpio da impessoalidade deve ser aplicado para os administrados e prpria Administrao.

    c) Atravs do princpio da autotutela, a Administrao exerce controle sobre os atos de outra pessoa jurdica por ela mesma instituda.

    d) O princpio da eficincia versa sobre o modo de atuao do agente pblico bem como o modo de organizao da Administrao Pblica.

    caderno_questao.indd 17 20/02/2013 17:17:50

  • 18

    Fernanda Marinela

    35. (TRE-ES Cespe 2011) Acerca da administrao pblica e de seus princpios, julgue o prximo item.

    Os princpios elencados na Constituio Federal, tais como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia, aplicam-se administrao pblica direta, autrquica e fundacional, mas no s empresas pblicas e sociedades de economia mista que explorem atividade econmica.

    36. (TCE-AP Procurador FCC 2010) O princpio constitucional da eficincia, que rege a Administrao Pblica, apresenta-se em:

    a) nvel materialmente superior ao princpio da legalidade, uma vez que autoriza a Administrao Pblica a adotar medidas formalmente em desacordo com a lei em prol do aumento de produtividade e agilidade;

    b) hierarquia superior aos demais princpios constitucionais, uma vez que deve nortear toda a atuao da Administrao Pblica;

    c) relao ao modo de estruturao da Administrao Pblica, uma vez que autoriza a derrogao do regime jurdico de direito pblico e a aplicao do direito privado quando este se mostrar financeiramente mais atrativo;

    d) mesmo nvel de hierarquia do princpio da supremacia do interesse pblico, eis que tambm possui prevalncia superior apriorstica;

    e) relao ao modo de organizar, estruturar e disciplinar a Administrao Pblica, no apenas em relao a atuao do agente pblico.

    37. (TCE-RO Auditor FCC 2010) O art. 5, inciso LV, da Constituio Federal estabelece que aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados, em geral, so assegurados o contraditrio e a ampla defesa, com os meios e recursos a eles inerentes. Os princpios do contraditrio e da ampla defesa:

    a) aplicam-se exclusivamente aos processos administrativos disciplinares;

    b) pressupem a existncia de litgio instaurado, podendo ser invocados somente aps formalizao de acusao;

    c) aplicam-se nos processos administrativos, dentre outros casos, sempre que houver a possibilidade de repercusso desfavorvel na esfera jurdica dos envolvidos;

    d) podem ser dispensados especialmente quando no houver repercusso patrimonial no processo administrativo;

    caderno_questao.indd 18 20/02/2013 17:17:50

  • Caderno de Questes

    19

    e) no ensejam, no processo administrativo, a anulao dos atos e decises proferidas, salvo na hiptese de comprovado prejuzo funcional ao servidor envolvido.

    38. (Detran PE Analista de Trnsito Funcab 2010) De acordo com os princpios que regem a Administrao Pblica, assinale a alternativa INCORRETA.

    a) Segundo o princpio da legalidade, enquanto os indivduos no campo privado podem fazer tudo o que a lei no veda, o administrador s pode atuar onde a lei autoriza.

    b) O princpio da publicidade indica que os atos administrativos devem ser amplamente divulgados entre os administrados, de modo a possibilitar o controle de legitimidade da conduta dos agentes administrativos.

    c) O princpio da impessoalidade visa igualdade de tratamento que a Administrao deve dispensar aos administrados que se encontrem em situao jurdica idntica.

    d) Pelo princpio da eficincia, o administrador pblico deve distinguir, em sua conduta, o que honesto do que desonesto.

    e) De acordo com o princpio da indisponibilidade, os bens e interesses pblicos no pertencem Administrao, cabendo aos agentes administrativos apenas geri-los e conserv-los em prol da coletividade.

    39. (Agente Tcnico Legislativo Especializado AL-SP FCC 2010) A respeito dos princpios da administrao pblica correto afirmar que:

    a) se aplicam tambm s entidades integrantes da Administrao indireta, exceto quelas submetidas ao regime jurdico de direito privado;

    b) possuem uma ordem de prevalncia, situando-se em primeiro lugar os princpios da legalidade e da supremacia do interesse pblico sobre o privado;

    c) o princpio da eficincia com o advento da Emenda Constitucional n 19/98 ganhou acento constitucional, passando a sobrepor-se aos demais princpios gerais aplicveis Administrao;

    d) se aplicam, em igual medida e de acordo com as ponderaes determinadas pela situao concreta, a todas as entidades integrantes da Administrao direta e indireta;

    e) o princpio da moralidade considerado um princpio prevalente e a ele se subordinam o princpio da legalidade e o da eficincia.

    caderno_questao.indd 19 20/02/2013 17:17:50

  • 20

    Fernanda Marinela

    40. (TRE-AC Tcnico Judicirio rea Administrativa FCC 2010)

    Quando se fala em vedao de imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico, est-se referindo ao princpio da:

    a) legalidade;

    b) motivao;

    c) proporcionalidade;

    d) moralidade;

    e) impessoalidade.

    1. LETRA D 11. LETRA A 21. CERTA 31. LETRA A

    2. LETRA C 12. LETRA A 22. ERRADA 32. CERTA

    3. LETRA A 13. LETRA B 23. ERRADA 33. CERTA

    4. LETRA B 14. LETRA B 24. CERTA 34. LETRA C

    5. LETRA C 15. LETRA E 25. CERTA 35. ERRADA

    6. LETRA C 16. LETRA D 26. CERTA 36. LETRA E

    7. LETRA D 17. LETRA B 27. LETRA D 37. LETRA C

    8. LETRA C 18. CERTA 28. LETRA A 38. LETRA D

    9. LETRA C 19. LETRA B 29. LETRA C 39. LETRA D

    10. LETRA E 20. CERTA 30. LETRA A 40. LETRA C

    caderno_questao.indd 20 20/02/2013 17:17:50

  • Caderno de Questes

    21

    CAPTULO III ORGANIZAO ADMINISTRATIVA

    1. (FCC 2012 TRT 4 Regio (RS) Juiz do Trabalho) O regime jurdico a que se submete a Administrao Pblica caracterizado por algumas prerrogativas e sujeies, que podem ser assim exemplificadas:

    a) impenhorabilidade dos bens de titularidade da Administrao direta e das autarquias e fundaes pblicas;

    b) submisso a processo especial de execuo judicial e juzo privativo, para as entidades integrantes da Administrao direta e indireta;

    c) obrigatoriedade de concurso pblico para contratao de pessoal, exceto para as sociedades de economia mista que atuam em regime de competio com empresas privadas;

    d) sujeio ao controle externo pelo Tribunal de Contas, exceto em relao s empresas controladas pelo Estado que no recebam recursos para despesas de custeio;

    e) submisso das empresas pblicas a regime jurdico prprio, diverso do aplicvel s empresas privadas, derrogatrio da legislao trabalhista e tributria.

    2. (Cespe 2012 TJ-CE Juiz) Assinale a opo correta acerca dos conceitos que envolvem a administrao pblica direta e indireta, os agentes de fato, a avocao e delegao de competncia no mbito federal.

    a) O agente de fato tem direito percepo de remunerao pelas funes que exerce no mbito da administrao, na presuno de que elas so legtimas, ainda que sua investidura no cargo no tenha obedecido ao procedimento legal exigido.

    b) A avocao, que decorre do sistema hierrquico, independe de justificativa, sendo admitida sempre que a autoridade superior entender que pode substituir-se ao agente subalterno.

    c) Um rgo administrativo e seu titular esto autorizados a delegar parte da sua competncia a outros rgos ou titulares, no se admitindo, porm, que rgos colegiados deleguem competncia a agentes singulares, como, por exemplo, a seus respectivos presidentes.

    d) A administrao pblica, sob o aspecto orgnico, ou subjetivo, designa a prpria funo administrativa, que, exercida pelos rgos e agentes estatais, incumbe, predominantemente, ao Poder Executivo.

    caderno_questao.indd 21 20/02/2013 17:17:50

  • 22

    Fernanda Marinela

    e) As autarquias exercem atividades tipicamente administrativas que requerem, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira sob regime de direito pblico, razo pela qual se considera que elas integram a administrao centralizada.

    3. (MPE-SC MPE-SC Promotor de Justia 2012)

    I. Dotados de personalidade jurdica prpria, os rgos pblicos so unidades de atuao da Administrao Pblica, composto por pessoas e meios materiais para realizao de determinadas atribuies.

    II. Os cargos em comisso destinam-se to somente s atribuies de assessoramento, chefia e direo, a serem preenchidos por servidores de carreira, nos casos, percentuais e condies mnimas previstos em lei.

    III. Como regra geral, a Fazenda Pblica, quando parte em juzo, dispe de prazo em dobro para contestar e em qudruplo para recorrer, salvo excees previstas em leis especficas.

    IV. Os bens pblicos de uso especial no admitem utilizao, ainda que parcial, de forma exclusiva por particulares.

    V. Os recursos administrativos so um modo de controle interno da Administrao Pblica, todavia inexiste uniformidade em seus prazos de interposio, sendo estes estabelecidos por cada lei ou decreto regulador de determinada matria.

    a) Apenas as assertivas I, III e IV esto corretas.

    b) Apenas as assertivas II e V esto corretas.

    c) Apenas as assertivas II, III e IV esto corretas.

    d) Apenas as assertivas I e V esto corretas.

    e) Todas as assertivas esto corretas.

    4. (Cespe TJ-PI Juiz 2012) Assinale a opo correta com referncia administrao direta e indireta.

    a) As autarquias so institudas por lei, iniciando-se a sua existncia legal com a inscrio, no registro prprio, de seu ato constitutivo.

    b) As empresas pblicas, as autarquias e as fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico so beneficirias do princpio da imunidade tributria, no que se refere aos impostos sobre a renda, o patrimnio e os servios federais, estaduais e municipais.

    caderno_questao.indd 22 20/02/2013 17:17:50

  • Caderno de Questes

    23

    c) As sociedades de economia mista podem revestir-se de qualquer forma admitida em direito, como, por exemplo, a de sociedade unipessoal ou pluripessoal.

    d) Caracterizadas pela CF como atividades essenciais ao funcionamento do Estado, as administraes tributrias da Unio, dos Estados, do DF e dos Municpios devem atuar de forma integrada, inclusive no que concerne ao compartilhamento de dados cadastrais e de informaes fiscais, na forma de lei ou de convnio.

    e) O princpio da reserva legal, segundo o qual todas as entidades integrantes da administrao indireta, independentemente da esfera federativa a que estejam vinculadas, devem ser institudas por lei, aplica-se s empresas pblicas e s sociedades de economia mista, mas no s suas subsidirias.

    5. (FCC TJ-PE Analista Judicirio rea Judiciria 2012) Dentre as caractersticas da Administrao Pblica, correto afirmar que esta:

    a) tem amplo poder de deciso, mesmo fora da rea de suas atribuies, e com faculdade de opo poltica sobre qualquer matria objeto da apreciao;

    b) no pode ser considerada uma atividade neutra, normalmente vinculada lei ou norma tcnica, mas sim atividade poltica e discricionria;

    c) comanda os administrados com responsabilidade constitucional e poltica, mas sem responsabilidade profissional pela execuo;

    d) dotada de conduta independente, motivo pelo qual no tem cabimento uma conduta de natureza hierarquizada;

    e) no pratica atos de governo; mas pratica to somente atos de execuo, com maior ou menor autonomia funcional, segundo a competncia do rgo e de seus agentes.

    6. (FCC TRT 11 Regio (AM) Juiz do Trabalho 2012) Segundo tendncia jurisprudencial mais recente no Supremo Tribunal Federal, a responsabilidade civil das pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servio pblico :

    a) objetiva relativamente a terceiros usurios, e no existe em relao a no usurios do servio;

    b) subjetiva relativamente a terceiros usurios, e no existe em relao a no usurios do servio;

    caderno_questao.indd 23 20/02/2013 17:17:50

  • 24

    Fernanda Marinela

    c) subjetiva relativamente a terceiros usurios, e objetiva em relao a no usurios do servio;

    d) objetiva relativamente a terceiros usurios, e subjetiva em relao a no usurios do servio;

    e) objetiva relativamente a terceiros usurios e no usurios do servio.

    7. (FCC TRT 11 Regio (AM) Juiz do Trabalho 2012) Suponha uma sociedade de economia mista e uma empresa pblica, ambas explorando atividades econmicas de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios. Nos termos da Constituio:

    a) ambas estaro sujeitas ao regime jurdico prprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigaes civis, comerciais, trabalhistas e tributrios;

    b) ambas estaro sujeitas ao regime jurdico prprio das empresas privadas quanto aos direitos e obrigaes civis e comerciais, mas seguiro regras aplicveis s entidades da Administrao direta quanto s matrias trabalhista e tributria;

    c) ambas estaro sujeitas ao regime jurdico prprio das empresas privadas quanto aos direitos e obrigaes civis, comerciais e tributrias, mas seguiro regras aplicveis s entidades da Administrao direta quanto matria trabalhista;

    d) a empresa pblica estar sujeita ao regime jurdico prprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigaes civis, comerciais, trabalhistas e tributrios, mas a sociedade de economia mista estar sujeita ao regime jurdico de direito pblico;

    e) ambas estaro sujeitas ao regime jurdico prprio das empresas privadas quanto aos direitos e obrigaes civis, comerciais e trabalhistas, mas seguiro regras aplicveis s entidades da Administrao direta quanto matria tributria.

    8. (FCC TRT 4 Regio (RS) Juiz do Trabalho 2012) De acordo com a Constituio Federal, a criao de empresa pblica ou sociedade de economia mista:

    a) prescinde de autorizao legislativa, a qual exigida na hiptese de alienao do controle acionrio ou participao em empresa privada;

    caderno_questao.indd 24 20/02/2013 17:17:50

  • Caderno de Questes

    25

    b) feita por decreto governamental, no caso de empresas prestadoras de servio pblico de titularidade do ente instituidor, dependendo de lei autorizativa nas demais hipteses;

    c) feita por decreto governamental, salvo no caso de ser cometida empresa o exerccio de atividade em regime de monoplio, hiptese em que a criao depende de lei especfica;

    d) depende de autorizao legislativa para aquelas que atuem no domnio econmico e de decreto governamental para as prestadoras de servio pblico;

    e) depende de autorizao legislativa, assim como a criao de suas subsidirias ou a participao em empresa privada.

    9. (FCC TRT 4 Regio (RS) Juiz do Trabalho 2012) O regime jurdico a que se submete a Administrao Pblica caracterizado por algumas prerrogativas e sujeies, que podem ser assim exemplificadas:

    a) impenhorabilidade dos bens de titularidade da Administrao direta e das autarquias e fundaes pblicas;

    b) submisso a processo especial de execuo judicial e juzo privativo, para as entidades integrantes da Administrao direta e indireta;

    c) obrigatoriedade de concurso pblico para contratao de pessoal, exceto para as sociedades de economia mista que atuam em regime de competio com empresas privadas;

    d) sujeio ao controle externo pelo Tribunal de Contas, exceto em relao s empresas controladas pelo Estado que no recebam recursos para despesas de custeio;

    e) submisso das empresas pblicas a regime jurdico prprio, diverso do aplicvel s empresas privadas, derrogatrio da legislao trabalhista e tributria.

    10. (Cespe AGU Advogado 2012) Julgue o item que se segue, a respeito da administrao indireta e do terceiro setor.

    A qualificao de agncia executiva federal conferida, mediante ato discricionrio do presidente da Repblica, a autarquia ou fundao que apresente plano estratgico de reestruturao e de desenvolvimento institucional em andamento e celebre contrato de gesto com o ministrio supervisor respectivo.

    caderno_questao.indd 25 20/02/2013 17:17:50

  • 26

    Fernanda Marinela

    11. (Cespe AGU Advogado 2012) Julgue o item que se segue, a respeito da administrao indireta e do terceiro setor.

    As empresas pblicas e as sociedades de economia mista no se sujeitam falncia e, ao contrrio destas, aquelas podem obter do Estado imunidade tributria e de impostos sobre patrimnio, renda e servios vinculados s suas finalidades essenciais ou delas decorrentes.

    12. (FCC TJ-GO Juiz 2012) Recentemente, por meio da Lei Federal n 12.396/2011, foram ratificados os termos do Protocolo de Intenes celebrado entre a Unio, o Estado do Rio de Janeiro e o Municpio do Rio de Janeiro, com o fim de criar a Autoridade Pblica Olmpica, entidade de direito pblico que ser responsvel pela coordenao das atividades necessrias preparao das Olimpadas Rio 2016. Referida entidade :

    a) fundao pblica multipatrocinada;

    b) consrcio pblico, na modalidade de associao pblica;

    c) agncia executiva;

    d) empresa pblica interfederativa;

    e) parceria pblico-privada, na modalidade de concesso administrativa.

    13. (TRT 15 Regio Juiz 2012) Assinale a assertiva incorreta, considerando o art. 173 da CF 88 que dispe: Ressalvados os casos previstos nesta Constituio, a explorao direta de atividade econmica pelo Estado s ser permitida quando necessria aos imperativos da segurana nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.

    a) A explorao de atividade econmica pelo Estado pode ocorrer atravs de empresa pblica e sociedade de econmica mista.

    b) A despedida de empregados de empresa pblica e de sociedade de economia mista, admitidos por concurso pblico, depende de ato motivado para sua validade, salvo em se tratando de empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos.

    c) A empresa pblica e pessoa jurdica de Direito Privado, embora seja constituda de capital exclusivamente pblico.

    d) A vedao constitucional de acumulao remunerada de cargos pblicos tambm se estende s sociedades de economia mista.

    e) A admisso de pessoal pelas empresas pblicas e sociedade de economia mista, salvo para cargos ou funo de confiana, depende de concurso pblico.

    caderno_questao.indd 26 20/02/2013 17:17:51

  • Caderno de Questes

    27

    14. (Cespe STJ Analista Judicirio rea Judiciria 2012) Considerando a disciplina legal sobre a administrao indireta, julgue os itens a seguir.

    Os consrcios pblicos, quando assumem personalidade jurdica de direito pblico, constituem-se como associaes pblicas, passando, assim, a integrar a administrao indireta dos entes federativos consorciados.

    15. (Vunesp TJ-MG Juiz 2012) Com relao ao entendimento do Supremo Tribunal Federal acerca dos servios postais, assinale a alternativa correta.

    a) O servio postal servio pblico exclusivo da Unio, prestado pela Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos (ECT) em situao de privilgio.

    b) Os veculos utilizados pela ECT para prestao dos servios postais podem ser penhorados, desde que em decorrncia de execuo fiscal pelo no pagamento do IPVA.

    c) A ECT empresa pblica submetida ao regime privado, razo pela qual suas dvidas judiciais no se submetem ao regime de precatrio.

    d) O Estado de Minas Gerais pode cobrar o ICMS incidente sobre o servio de transporte de encomendas realizado pela ECT, tendo em vista que a imunidade tributria do art. 150, VI, a, CF, no se aplica s empresas privadas.

    16. (OAB Exame de Ordem Unificado FGV 2011) correto afirmar que a desconcentrao administrativa ocorre quando um ente poltico:

    a) cria, mediante lei, rgos internos em sua prpria estrutura para organizar a gesto administrativa;

    b) cria, por lei especfica, uma nova pessoa jurdica de direito pblico para auxiliar a administrao pblica direta;

    c) autoriza a criao, por lei e por prazo indeterminado, de uma nova pessoa jurdica de direito privado para auxiliar a administrao pblica;

    d) contrata, mediante concesso de servio pblico, por prazo determinado, uma pessoa jurdica de direito pblico ou privado para desempenhar uma atividade tpica da administrao pblica.

    17. (TRF 5 Regio Juiz Cespe 2011) A respeito do regime jurdico e das caractersticas das empresas estatais empresas pblicas e sociedades de economia mista , assinale a opo correta.

    caderno_questao.indd 27 20/02/2013 17:17:51

  • 28

    Fernanda Marinela

    a) A instituio de empresa estatal pode ser realizada no mesmo ato jurdico de criao de secretaria de um Estado-membro da Federao.

    b) As empresas estatais no esto obrigadas a obedecer aos princpios de impessoalidade, moralidade, eficincia e publicidade.

    c) As empresas estatais exploradoras de atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios sujeitam-se ao regime jurdico prprio das empresas privadas.

    d) A responsabilidade civil das empresas estatais pelos atos ilcitos civis praticados por seus agentes objetiva.

    e) As empresas estatais podem ser dotadas de personalidade jurdica de direito privado ou de direito pblico.

    18. (Delegado de Polcia ES Cespe 2011) Julgue o item.

    A administrao pblica pode instituir empresas pblicas e sociedades de economia mista mediante autorizao legal, as quais estaro inteiramente sujeitas ao regime jurdico de direito privado, por fora de lei.

    19.(TRE-MT Cespe 2010) Julgue o item.

    A administrao pblica centralizada divide as suas atribuies e poderes necessrios para a efetiva prestao dos servios pblicos em uma estrutura interna composta por centros de competncia personificados e criados por lei, denominados autarquias.

    20. (MP-ES Cespe 2010). Julgue o item.

    Como compartimentos internos da pessoa pblica, os rgos pblicos, diferentemente das entidades, so criados e extintos somente pela vontade da administrao, sem a necessidade de lei em sentido formal.

    21. (TJ-SP Titular de Servios de Notas e de Registros Vunesp 2011) Sobre a administrao indireta, correto afirmar que:

    a) as sociedades de economia mista e as fundaes pblicas, por serem pessoas jurdicas de direito privado, no precisam respeitar o princpio da publicidade;

    b) as causas cveis em que parte a sociedade de economia mista so de competncia da Justia Federal;

    caderno_questao.indd 28 20/02/2013 17:17:51

  • Caderno de Questes

    29

    c) autarquia pessoa jurdica de direito pblico, criada por lei, com capacidade de autoadministrao, para o desempenho de servio pblico descentralizado, mediante controle administrativo exercido nos limites da lei;

    d) a fundao, por desempenhar atividade no mbito social, no est sujeita ao controle administrativo ou tutela por parte da administrao direta, sendo, por isso, dotada de autoadministrao.

    22. (TRE-PA Analista Judicirio FGV 2011) A respeito das entidades da Administrao Pblica Indireta, correto afirmar que:

    a) as reas de atuao das fundaes de direito pblico so determinadas via lei ordinria;

    b) as empresas pblicas so pessoas jurdicas de direito pblico criadas com o registro de seus atos constitutivos;

    c) somente por lei especfica poder ser criada autarquia e autorizada a instituio de empresa pblica, sociedade de economia mista e fundao;

    d) as autarquias possuem natureza jurdica de direito privado, sendo criadas diretamente por lei, sem necessidade de registro;

    e) com a entrada em vigor da lei instituidora de sociedade de economia mista, d-se o termo inicial de sua pessoa jurdica.

    23. (TRF 1 Regio Analista Judicirio) NO considerada caracterstica da sociedade de economia mista:

    a) a criao independente de lei especfica autorizadora;

    b) a personalidade jurdica de direito privado;

    c) a sujeio a controle estatal;

    d) a vinculao obrigatria aos fins definidos em lei;

    e) o desempenho de atividade de natureza econmica.

    24. (TRF 5 Regio Juiz Cespe 2011) Entre os setores do Estado, destaca-se o denominado terceiro setor conceito surgido com a reforma do Estado brasileiro , que compreende os servios no exclusivos do Estado e abrange a atuao simultnea do Estado com outras organizaes privadas e no estatais, como as organizaes sociais (OSs) e as organizaes da sociedade civil de interesse pblico (OSCIPs). Considerando as semelhanas e as diferenas entre essas duas entidades paraestatais, assinale a opo correta.

    caderno_questao.indd 29 20/02/2013 17:17:51

  • 30

    Fernanda Marinela

    a) O poder pblico deve celebrar contrato de gesto com a OSCIP.

    b) O processo de habilitao de OS deve tramitar no Ministrio da Justia.

    c) As OSs so regidas pela Lei n 9.790/1999.

    d) As OSCIPs so regidas pela Lei n 9.637/1998.

    e) Nem a OS nem a OSCIP podem ter fim lucrativo ou econmico.

    25.(MP-ES Cespe 2010) Julgue o item.

    As pessoas qualificadas como organizaes sociais, s quais incumbe a execuo de servios pblicos em regime de parceria com o poder pblico, formalizado por contratos de gesto, devem ter personalidade jurdica de direito privado e no podem ter fins lucrativos.

    26. (TCE-RO Procurador FCC 2010) As entidades integrantes da Administrao Pblica:

    a) sujeitam-se ao regime jurdico de direito pblico, independentemente de integrarem a Administrao direta ou indireta;

    b) sujeitam-se, todas, aos princpios fixados na Constituio Federal, porm apenas os entes polticos so constitudos sob a forma de pessoas jurdicas de direito pblico;

    c) sujeitam-se ao regime jurdico publicstico, exceto as empresas estatais, que so regidas, exclusivamente, pelo direito privado;

    d) possuem, todas, as mesmas prerrogativas da Fazenda Pblica, especialmente no que diz respeito imunidade tributria e impenhorabilidade de seus bens;

    e) sujeitam-se, quando empresas estatais, ao regime jurdico de direito privado, no obstante seus bens, se afetados a servio pblico, possam estar protegidos pelo regime jurdico de direito pblico.

    27. (TRT 20 Regio (SE) Analista Judicirio FCC 2011) Quanto classificao dos rgos pblicos, considere as seguintes assertivas.

    I. rgos pblicos locais so aqueles que atuam sobre uma parte do territrio, como as Delegacias Regionais da Receita Federal, as Delegacias de Polcia, os Postos de Sade, entre outros.

    II. Os rgos pblicos denominados superiores so rgos de direo, controle e comando; gozam de autonomia administrativa e financeira.

    caderno_questao.indd 30 20/02/2013 17:17:51

  • Caderno de Questes

    31

    III. A Presidncia da Repblica e a Diretoria de uma escola so exemplos de rgos pblicos singulares.

    Est correto o que se afirma em:

    a) I, apenas;

    b) I e II, apenas;

    c) I e III, apenas;

    d) II e III, apenas;

    e) I, II e III.

    28. (Cespe 2010 Abin Oficial Tcnico de Inteligncia rea de Direito) No que concerne administrao pblica, julgue o item a seguir.

    Embora, em regra, os rgos pblicos no tenham personalidade jurdica, a alguns rgos conferida a denominada capacidade processual, estando eles autorizados por lei a defender em juzo, em nome prprio, determinados interesses ou prerrogativas.

    29. (TRE-TO Analista Judicirio FCC 2011) Os rgos pblicos:

    a) confundem-se com as pessoas fsicas, porque congregam funes que estas vo exercer;

    b) so singulares quando constitudos por um nico centro de atribuies, sem subdivises internas, como ocorre com as sees integradas em rgos maiores;

    c) no so parte integrante da estrutura da Administrao Pblica;

    d) no tm personalidade jurdica prpria;

    e) so compostos quando constitudos por vrios agentes, sendo exemplo, o Tribunal de Impostos e Taxas.

    30 (Cespe 2010 MPU Analista Processual) No que diz respeito organizao administrativa federal, julgue o item abaixo.

    As entidades compreendidas na administrao indireta subordinam-se ao ministrio em cuja rea de competncia estiver enquadrada sua principal atividade, mantendo com este uma relao hierrquica de ndole poltico-administrativa, mas no funcional.

    caderno_questao.indd 31 20/02/2013 17:17:51

  • 32

    Fernanda Marinela

    31. (Cespe 2010 AGU Agente Administrativo) Com relao organizao administrativa e aos servios pblicos, julgue o prximo item.

    A autarquia uma pessoa jurdica criada somente por lei especfica para executar funes descentralizadas tpicas do Estado.

    32. (TRF 5 Regio Juiz Cespe 2011) caracterstica da natureza de autarquia especial conferida Agncia Nacional de Energia Eltrica, agncia reguladora criada pelo Estado brasileiro:

    a) a contratao de servidores no concursados para atribuies efetivas;

    b) a independncia administrativa;

    c) o mandato varivel de seus dirigentes;

    d) a exonerao sumria de seus dirigentes;

    e) a vinculao financeira a rgos da administrao direta.

    33. (TJ-MA Titular de Servios de Notas e de Registros Provimento por ingresso / Ieses 2011) De acordo com o Decreto-Lei n 200, de 25.2.1967, que disps sobre a organizao da administrao federal e estabeleceu diretrizes para a reforma administrativa, a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, com patrimnio prprio e capital exclusivo da Unio, criado por lei para a explorao de atividade econmica que o governo seja levado a exercer por fora de contingncia ou de convenincia administrativa, podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito, corresponde a:

    a) fundao pblica;

    b) empresa pblica;

    c) sociedade de economia mista;

    d) autarquia.

    34. (Nossa Caixa Desenvolvimento Advogado FCC 2011)

    No que concerne s agncias executivas, correto afirmar que:

    a) tais agncias no possuem autonomia de gesto, porm a lei assegura a disponibilidade de recursos oramentrios e financeiros para que possam cumprir suas metas e objetivos institucionais;

    b) trata-se de entidade preexistente, que receber a qualificao de agncia executiva atravs de ato do Ministro de Estado a que estiver vinculada;

    c) agncia executiva a qualificao dada somente s autarquias, desde que cumpridas as exigncias legais para tanto;

    caderno_questao.indd 32 20/02/2013 17:17:51

  • Caderno de Questes

    33

    d) a qualificao da entidade como agncia executiva permite que ela usufrua de determinadas vantagens previstas em lei, como, por exemplo, o aumento dos percentuais de dispensa de licitao, previsto na Lei n 8.666/93;

    e) para a qualificao em agncia executiva, necessrio o cumprimento de apenas um desses requisitos: ter plano estratgico de reestruturao e de desenvolvimento institucional em andamento ou ter celebrado contrato de gesto com o respectivo Ministrio supervisor.

    35. (PC-PI Delegado Uespi 2009) Em relao organizao administrativa, pode-se afirmar que:

    a) no mbito estadual, a criao de uma secretaria constitui exemplo de descentralizao administrativa;

    b) somente por lei especfica poder ser criada autarquia e autorizada a instituio de empresa pblica, de sociedade de economia mista e de fundao;

    c) exemplo de desconcentrao a criao de uma agncia reguladora;

    d) as organizaes sociais integram a Administrao Pblica descentralizada;

    e) as autarquias e as fundaes pblicas no podem ser qualificadas como agncias executivas.

    36. (MMA Analista Ambiental Cespe 2011) Acerca de direito administrativo e constitucional, julgue o item abaixo.

    No mbito da Unio, a administrao direta compreende os servios integrados na estrutura administrativa da Presidncia da Repblica e dos respectivos ministrios, enquanto a administrao indireta exercida por entidades dotadas de personalidade jurdica prpria.

    37. (TJ-CE Titular de Servios de Notas e de Registros Ieses 2011) Assinale a alternativa correta.

    a) O objeto das sociedades de economia mista pode ser, apenas e unicamente, um servio eminentemente pblico, sendo constitucionalmente vedada a prtica de qualquer atividade econmica empresarial por tais sociedades, sob pena de desvio de finalidade e cometimento de ato de improbidade administrativa.

    b) As denominadas agncias reguladoras, tais como a Aneel Agncia Nacional de Energia Eltrica e a Anatel Agncia Nacional de Telecomunicaes, possuem natureza jurdica equivalente quela

    caderno_questao.indd 33 20/02/2013 17:17:51

  • 34

    Fernanda Marinela

    emprestada s empresas pblicas, diferenciando-se to somente pelo fato de serem diretamente subordinadas aos Ministros de Estado da Infraestrutura e da Defesa.

    c) Tem-se entendido, modernamente e sem dissidncias, que servio desconcentrado todo aquele em que o Poder Pblico transfere sua titularidade ou, simplesmente, sua execuo, por outorga ou delegao, a autarquias, fundaes, empresas estatais, empresas privadas ou particulares individualmente e, tambm (a contar da edio da Lei n 11.107/2005), aos consrcios pblicos.

    d) A distino entre servio outorgado e servio delegado fundamental, porque aquele transferido por lei e s por lei pode ser retirado ou modificado, e este tem apenas sua execuo traspassada terceiro, por ato administrativo (bilateral ou unilateral), pelo que pode ser revogado, modificado e anulado. Assim, delegao menos que outorga, porque esta traz uma presuno de definitividade e aquela de transitoriedade.

    38. (TRF 2 Regio Juiz Cespe 2011) No que concerne administrao pblica direta, a rgos pblicos e a entidades da administrao indireta, julgue o item a seguir (Adaptada).

    Embora dotada de personalidade jurdica prpria, a autarquia no dispe de capacidade de autoadministrao, caracterstica da pessoa poltica que a constituiu.

    39. (Cespe 2010 TRE-BA Tcnico Judicirio) Acerca da organizao administrativa e dos conceitos relativos administrao direta e indireta, julgue o item que se segue.

    A criao de uma autarquia para executar determinado servio pblico representa uma descentralizao das atividades estatais. Essa criao somente se promove por meio da edio de lei especfica para esse fim.

    40. (FCC 2010 TRE-AM Analista Judicirio rea Judiciria) Sobre as entidades polticas, os rgos e os agentes pblicos, considere.

    I. As empresas pblicas e sociedades de economia mista no so criadas por lei, mas, a sua instituio depende de autorizao legislativa.

    II. Entidades estatais so pessoas jurdicas de Direito Pblico que integram a estrutura constitucional do Estado, mas, no tm poderes polticos nem administrativos.

    caderno_questao.indd 34 20/02/2013 17:17:51

  • Caderno de Questes

    35

    III. rgos subalternos so os que exercem atribuies de mera execuo, sempre subordinados a vrios nveis hierrquicos superiores.

    IV. rgos pblicos so centros de competncia institudos para o desempenho de funes estatais, dotados de personalidade jurdica e de vontade prpria.

    V. Agentes pblicos so todas as pessoas fsicas incumbidas, definitiva ou transitoriamente, do exerccio de alguma funo estatal.

    Est correto o que se afirma APENAS em:

    a) I, III e V;

    b) I, II e IV;

    c) III, IV e V;

    d) III e IV;

    e) IV e V.

    41. (FCC 2008 TRT 19 Regio (AL) Analista Judicirio rea Administrativa) Quando celebram termo de parceria com a Administrao Pblica, as Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico, OSCIPs, como entidades do terceiro setor:

    a) passam a integrar a Administrao Direta;

    b) exercem atividade privada de interesse pblico;

    c) transformam-se em empresas estatais;

    d) exercem atividade de direito pblico;

    e) no esto sujeitas a fiscalizao por parte do Tribunal de Contas.

    42. (ESAF 2009 Receita Federal Auditor Fiscal da Receita Federal) Quanto organizao administrativa brasileira, analise as assertivas abaixo e assinale a opo correta.

    I. A administrao pblica federal brasileira indireta composta por autarquias, fundaes, sociedades de economia mista, empresas pblicas e entidades paraestatais.

    II. Diferentemente das pessoas jurdicas de direito privado, as entidades da administrao pblica indireta de personalidade jurdica de direito pblico so criadas por lei especfica.

    III. Em regra, a execuo judicial contra o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA enquanto autarquia federal est sujeita ao regime de precatrios previsto no art. 100 da Constituio Federal, respeitadas as excees.

    caderno_questao.indd 35 20/02/2013 17:17:51

  • 36

    Fernanda Marinela

    IV. A Caixa Econmica Federal enquanto empresa pblica exemplo do que se passou a chamar, pela doutrina do direito administrativo, de desconcentrao da atividade estatal.

    V. O Instituto Nacional do Seguro Social INSS enquanto autarquia vinculada ao Ministrio da Previdncia Social est subordinada sua hierarquia e sua superviso.

    a) Apenas os itens I e II esto corretos.

    b) Apenas os itens II e III esto corretos.

    c) Apenas os itens III e IV esto corretos.

    d) Apenas os itens IV e V esto corretos.

    e) Apenas os itens II e V esto corretos.

    43. (Cespe INSS Analista do Seguro Social 2008) Julgue o prximo item.

    Em razo de o INSS ser autarquia especial de interveno no domnio econmico, nos aspectos de ingerncia no setor privado, ele no se submeter a procedimentos licitatrios.

    44. (Cespe TRT 17 Regio (ES) Analista Judicirio rea Judiciria Execuo de Mandados 2009) A respeito da administrao pblica brasileira, julgue o item subsequente.

    Como regra, a criao e a extino de rgos pblicos no pode acontecer por decreto do chefe do Poder Executivo, mas apenas por lei.

    45. (Cespe TRT 17 Regio (ES) Analista Judicirio rea Judiciria Execuo de Mandados 2009) A respeito da administrao pblica brasileira, julgue o item subsequente.

    Como pessoas jurdicas de direito pblico, as autarquias tm personalidade jurdica, patrimnio e receita prprios e so criadas com a finalidade de desempenhar atividades prprias e tpicas da administrao pblica.

    46. (Cespe STF Tcnico Judicirio rea Administrativa 2008) Joo, inspetor do trabalho, servidor do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE), fiscalizou a empresa Beta e, aps detectar diversas irregularidades, lavrou auto de infrao, fixando multa. A empresa entendeu que o auto de infrao no era cabvel, pois, na sua viso, no havia qualquer irregularidade que a

    caderno_questao.indd 36 20/02/2013 17:17:51

  • Caderno de Questes

    37

    justificasse. A empresa, ento, resolveu recorrer no prazo legal. Entretanto, ao protocolar o recurso, teve notcia de que deveria realizar prvio depsito de 30% do valor da multa fixada para poder recorrer. Tendo como referncia a situao hipottica apresentada, julgue o item.

    O MTE exemplo de entidade administrativa, ou seja, unidade de atuao dotada de personalidade jurdica.

    47. (Cespe TCU Analista de Controle Externo Auditoria de Obras Pblicas 2009) Acerca da organizao administrativa da Unio, julgue o item seguinte.

    Em regra, os rgos, por no terem personalidade jurdica, no tm capacidade processual, salvo nas hipteses em que os rgos so titulares de direitos subjetivos, o que lhes confere capacidade processual para a defesa de suas prerrogativas e competncias.

    48. (Cespe ANAC Analista Administrativo 2009) Acerca dos princpios da administrao pblica e da administrao direta e indireta, julgue o item.

    No que diz respeito forma de organizao, h determinao para que a sociedade de economia mista seja estruturada sob a forma de sociedade annima e a empresa pblica, sob qualquer das formas admitidas em direito.

    49. (TJ-MA Titular de Servios de Notas e de Registros Provimento por remoo Ieses 2011)

    Dado o seguinte perodo: O Poder Pblico pode realizar (1) ______ seus prprios servios, por meio dos rgos da (2) ______, ou prest-los (3) ______, atravs (4) ______, que integram a (5) ______, ou, ainda, por meio de entes parestatais de cooperao que no compem a Administrao direta nem a indireta (servios sociais autnomos e outros) e, finalmente, por (6) ______ e particulares individualmente, quais sejam: concessionrias, (7) ______.

    Assinale, dentre as opes abaixo, aquela que contm em sequncia o preenchimento correto dos espaos em branco:

    a) (1) descentralizadamente (2) Administrao indireta (3) atravs da Administrao direta (4) sociedades de economia mista e fundaes (5) as empresas pblicas (6) meio de empresas privadas (7) permissionrias e autorizatrias.

    caderno_questao.indd 37 20/02/2013 17:17:51

  • 38

    Fernanda Marinela

    b) (1) centralizadamente (2) Administrao direta (3) descentralizadamente (4) das autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes (5) Administrao indireta (6) empresas privadas (7) permissionrias e autorizatrias.

    c) (1) centralizadamente (2) Administrao indireta (3) por empresas privadas (4) permissionrias e autorizatrias (5) Administrao direta (6) descentralizao (7) sociedades de economia mista e fundaes.

    d) (1) descentralizadamente (2) Administrao direta (3) centralizadamente (4) por meio das autarquias, empresas pblicas, permissionrias e autorizatrias (5) Administrao indireta (6) empresas privadas (7) sociedades de economia mista e fundaes.

    50. (Cespe DPF Agente da Polcia Federal 2009) No que se refere organizao administrativa da Unio e ao regime jurdico dos servidores pblicos civis federais, julgue o item seguinte.

    A empresa pblica e a sociedade de economia mista podem ser estruturadas mediante a adoo de qualquer uma das formas societrias admitidas em direito.

    1. LETRA A 14. CERTA 27. LETRA D 40. LETRA A

    2. LETRA A 15. LETRA A 28. CERTA 41. LETRA B

    3. LETRA B 16. LETRA A 29. LETRA D 42. LETRA B

    4. LETRA D 17. LETRA C 30. ERRADA 43. ERRADA

    5. LETRA E 18. ERRADA 31. LETRA C 44. CERTA

    6. LETRA E 19. ERRADA 32. LETRA B 45. CERTA

    7. LETRA A 20. ERRADA 33. LETRA B 46. ERRADA

    8. LETRA E 21. LETRA C 34. LETRA D 47. CERTA

    9. LETRA A 22. LETRAC 35. LETRA B 48. CERTA

    10. CERTA 23. LETRA A 36. CERTA 49. LETRA B

    11. ERRADA 24. LETRA E 37. LETRA D 50. ERRADA

    12. LETRA B 25. CERTA 38. ERRADA

    13. LETRA B 26. LETRA E 39. CERTA

    caderno_questao.indd 38 20/02/2013 17:17:51

  • Caderno de Questes

    39

    CAPTULO IV PODERES DA ADMINISTRAO

    1. (FCC INSS Perito Mdico Previdencirio 2012) Quando a Administrao Pblica limita direitos ou atividades de particulares sem qualquer vnculo com a Administrao, com base na lei, est atuando como expresso de seu poder:

    a) hierrquico;

    b) de polcia;

    c) normativo;

    d) regulamentar;

    e) disciplinar.

    2. (Consulplan TSE Tcnico Judicirio 2012) Em relao aos poderes administrativos, correto afirmar que:

    a) entre ente federativo e autarquia h poder hierrquico;

    b) entre um superior e seu subordinado em uma repartio h poder hierrquico;

    c) a multa aplicada a um particular que avana o sinal tem fundamento no poder hierrquico;

    d) a multa aplicada pelo poder concedente a uma concessionria de servio pblico tem base no poder hierrquico.

    3. (Consulplan TSE Tcnico Judicirio 2012) Sobre Ato Administrativo, Abuso de Poder e Poder de Polcia, analise cada uma das afirmativas, assinalando aquela que for verdadeira.

    a) O mrito do ato administrativo est sempre presente nos atos discricionrios, o que no acontece nos atos vinculados.

    b) So exemplos de atos administrativos discricionrios a licena para construir e a autorizao para porte de arma.

    c) Na Administrao Pblica, o abuso de poder apresenta-se unicamente de forma comissiva, seja por excesso ou desvio de poder.

    d) O poder de polcia exercido com vinculao estrita, obedecendo s limitaes da lei relativamente competncia, forma, fins, motivos e objeto.

    caderno_questao.indd 39 20/02/2013 17:17:51

  • 40

    Fernanda Marinela

    4. (Consulplan TSE Tcnico Judicirio 2012) Sobre o tema poderes administrativos, marque a alternativa correta.

    a) pacfico o entendimento de que os poderes administrativos so renunciveis.

    b) Regulamento autnomo aquele que complementa a lei, permitindo a sua fiel execuo.

    c) Hierarquia o escalonamento em plano horizontal dos rgos e agentes da Administrao, estabelecendo uma relao de coordenao.

    d) O poder disciplinar permite a aplicao de sanes dos servidores da Administrao Pblica por infrao funcional.

    5. (FCC TRE-PR Analista Judicirio 2012) De acordo com Maria Sylvia Zanella Di Pietro, o poder regulamentar uma das formas de expresso da competncia normativa da Administrao Pblica. Referido poder regulamentar, de acordo com a Constituio Federal:

    a) competncia exclusiva do Chefe do Poder Executivo, que tambm pode editar decretos autnomos, nos casos previstos;

    b) admite apenas a edio de decretos executivos, complementares lei;

    c) compreende a edio de decretos regulamentares autnomos sempre que houver lacuna na lei;

    d) admite a delegao da competncia originria em carter geral e definitivo;

    e) compreende a edio de decretos autnomos e regulamentares, quando houver lacuna na lei.

    6. (FCC TRE-PR Analista Judicirio 2012) Considerando que sejam atributos do poder de polcia a discricionariedade, a coercibilidade e a autoexecutoriedade, da qual so desdobramentos a exigibilidade e a executoriedade, correto afirmar.

    a) A discricionariedade est presente em todos os atos emanados do poder de polcia.

    b) A exigibilidade compreende a necessidade de provocao judicial para adoo de medidas de polcia.

    c) A autoexecutoriedade prescinde da coercibilidade, que pode ou no estar presente nos atos de polcia.

    caderno_questao.indd 40 20/02/2013 17:17:51

  • Caderno de Questes

    41

    d) A coercibilidade traduz-se na caracterizao do ato de polcia como sendo uma atividade negativa, na medida em que se presta a limitar a atuao do particular.

    e) O poder de polcia pode ser exercido por meio de atos vinculados ou de atos discricionrios, neste caso quando houver certa margem de apreciao deixada pela lei.

    7. (TRT 3 Regio (MG) Juiz do Trabalho 2012) So atributos do poder de polcia, exceto:

    a) discricionariedade;

    b) exigibilidade;

    c) executoriedade;

    d) atividade positiva;

    e) coercibilidade.

    8. (FCC TRE-CE Tcnico Judicirio 2012) Analise as assertivas abaixo concernentes ao poder de polcia.

    I. O poder de polcia s poder reduzir os direitos individuais quando em conflito com interesses maiores da coletividade e na medida estritamente necessria consecuo dos fins estatais.

    II. Constituem meios de atuao do poder de polcia, dentre outros, as medidas repressivas, como, por exemplo, dissoluo de reunio, interdio de atividade e apreenso de mercadorias deterioradas.

    III. A medida de polcia, quando discricionria, no esbarra em algumas limitaes impostas pela lei, como por exemplo, no que concerne competncia e finalidade.

    IV. O poder de polcia tanto pode ser discricionrio, como vinculado, ressaltando-se que ele vinculado na maior parte dos casos.

    Est correto o que se afirma APENAS em:

    a) I, II e III;

    b) II, III e IV;

    c) I e IV;

    d) III e IV;

    e) I e II.

    caderno_questao.indd 41 20/02/2013 17:17:51

  • 42

    Fernanda Marinela

    9. (FCC TRE-CE Tcnico Judicirio 2012) No que diz respeito ao poder disciplinar, a apurao regular de infrao disciplinar e a motivao da punio disciplinar, so, respectivamente,

    a) Indispensvel para a legalidade da punio interna da Administrao e prescindvel para a validade da pena, em razo da discricionariedade do poder disciplinar.

    b) Faculdade da Administrao Pblica, em razo da discricionariedade presente no poder disciplinar e imprescindvel para a validade da pena.

    c) Indispensvel para a legalidade da punio interna da Administrao e imprescindvel para a validade da pena.

    d) Faculdade da Administrao Pblica, em razo da discricionariedade presente no poder disciplinar e prescindvel para a validade da pena, vez que a motivao tanto pode ser resumida, como suprimida em alguns casos.

    e) Dispensvel para a aplicao de penalidade, se houver prova contundente acerca do cometimento da infrao e imprescindvel para a validade da pena.

    10. (FCC TJ-PE Analista Judicirio 2012) Considere sob o foco do poder hierrquico.

    I. Chamar a si funes originariamente atribudas a um subordinado significa avocar, e s deve ser adotada pelo superior hierrquico e por motivo relevante.

    II. A reviso hierrquica possvel, desde que o ato j tenha se tornado definitivo para a Administrao ou criado direito subjetivo para o particular.

    III. As delegaes quando possveis, no podem ser recusadas pelo inferior, como tambm no podem ser subdelegadas sem expressa autorizao do delegante.

    IV. A subordinao e a vinculao poltica significam o mesmo fenmeno e no admitem todos os meios de controle do superior sobre o inferior hierrquico.

    Est correto o que se afirma APENAS em:

    a) II, III e IV; d) I e III;

    b) II e IV; e) I, III e IV.

    c) I, II e III;

    11. (TRT 20 Regio (SE) Analista Judicirio FCC 2011) NO constitui caracterstica do poder hierrquico:

    a) delegar atribuies que no lhe sejam privativas;

    b) dar ordens aos subordinados, que implica o dever de obedincia, para estes ltimos, salvo para as ordens manifestamente ilegais;

    caderno_questao.indd 42 20/02/2013 17:17:51

  • Caderno de Questes

    43

    c) controlar a atividade dos rgos inferiores, tendo o poder de anular e de revogar atos administrativos;

    d) avocar atribuies, desde que estas no sejam da competncia exclusiva do rgo subordinado;

    e) editar atos normativos que podero ser de efeitos internos e externos.

    12. (MPE-MG Promotor de Justia Fundep 2011) Em relao ao poder de polcia administrativo, CORRETO afirmar que:

    a) a discricionariedade, a autoexecutoriedade e a coercibilidade podem ser apontados como seus atributos;

    b) constitui prerrogativa exclusiva de rgos da administrao direta da Unio, dos Estados e do Distrito Federal, ressalvadas as Polcias Legislativas e as Guardas Municipais, onde houver;

    c) os rgos administrativos que o exercem atuam sempre de modo preventivo, ficando seus atos sujeitos ao controle de legalidade exercido pelas polcias judicirias;

    d) segundo a Lei, as sanes impostas em decorrncia de seu regular exerccio so imprescritveis, impenhorveis e impassveis de onerao.

    13. (MPE-MG Promotor de Justia Fundep 2011) Um agente fiscal de determinado rgo da Administrao Pblica deparou-se com a venda de produtos aparentemente imprprios ao consumo e que causam risco vida e sade das pessoas. A empresa responsvel foi autuada por prtica infrativa e os produtos tidos como imprprios foram imediatamente apreendidos. Partindo do pressuposto de que a atividade fiscalizatria levada a efeito se desenvolveu de maneira regular sob todos os aspectos, assinale a assertiva CORRETA.

    a) A apreenso dos produtos, nesse caso, deriva do poder de polcia administrativo.

    b) A apreenso dos produtos foi possvel graas ao poder hierrquico inerente Administrao e que decorre do princpio da supremacia do interesse pblico.

    c) A apreenso dos produtos foi possvel graas aos poderes normativo e regulador exercidos pelo agente fiscal na ocasio.

    d) A apreenso dos produtos, nesse caso, derivada da interveno do Estado sobre a propriedade e bens particulares em razo da inobservncia de sua funo social.

    caderno_questao.indd 43 20/02/2013 17:17:51

  • 44

    Fernanda Marinela

    14. (TJ-PB Juiz / Direito Administrativo Cespe 2011) No que concerne aos poderes da administrao, assinale a opo correta.

    a) O STF emitiu deciso favorvel delegao do poder de polcia, mediante edio de lei, a pessoa jurdica de direito privado.

    b) Forma de conferir liberdade ao administrador pblico, o poder discricionrio permite que a autoridade, mediante os critrios de convenincia e oportunidade, opte pela ao que melhor propicie a consecuo do interesse pblico, atuao que se sobrepe aos limites da lei.

    c) O poder regulamentar permite que o ato normativo derivado inove e aumente os direitos e obrigaes previstos no ato de natureza primria que o autoriza, desde que tenha por objetivo o cumprimento das determinaes legais.

    d) Segundo o STF, inconstitucional, por ofensa ao princpio da livre concorrncia, lei municipal que impea a instalao de estabelecimentos comerciais do mesmo ramo em determinada rea.

    e) O poder de polcia no ordenamento jurdico brasileiro tratado, exclusivamente, no mbito infraconstitucional.

    15. (TRT 1 Regio Juiz do Trabalho 2010) Assinale a opo correta acerca dos poderes disciplinar,hierrquico, regulamentar e de polcia administrativa.

    a) No campo disciplinar, o direito administrativo utiliza, como regra, o sistema da rgida tipicidade, prevendo cada conduta ilcita e a sano respectiva.

    b) O poder de polcia atividade discricionria que no envolve competncias vinculadas.

    c) Decorre da hierarquia o poder que o rgo administrativo hierarquicamente superior possui de, em qualquer circunstncia e sem necessidade de justificao, avocar temporariamente a competncia atribuda a rgo inferior.

    d) Em razo do sistema de jurisdio nica adotado no Brasil, cabe ao Poder Judicirio, com exclusividade, a prerrogativa de controlar os atos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar.

    e) Os processos de natureza disciplinar, mesmo que redundem na aplicao de penalidades de advertncia e de suspenso de at trinta dias, esto submetidos ao princpio da ampla defesa e do contraditrio, sendo inconstitucional qualquer dispositivo legal que dispense essa exigncia.

    caderno_questao.indd 44 20/02/2013 17:17:52

  • Caderno de Questes

    45

    16. (DPE-PI Cespe 2009) Em razo da impossibilidade de que as leis prevejam todas as contingncias que possam surgir na sua execuo, em especial nas diversas situaes que a administrao encontrar para cumprir as suas tarefas e optar pela melhor soluo, necessria a utilizao do poder administrativo denominado poder:

    a) hierrquico;

    b) de polcia;

    c) vinculado;

    d) regulamentar;

    e) disciplinar.

    17. (DPE-AL Cespe 2009) Julgue o item.

    A relao hierrquica constitui elemento essencial na organizao administrativa, razo pela qual deve estar presente em toda a atividade desenvolvida no mbito da administrao pblica.

    18. (TRE-BA Tcnico 2010) Julgue o item.

    O poder de polcia manifesta-se apenas por meio de medidas repressivas.

    19. (DPU Cespe 2010) Julgue o item.

    O poder disciplinar aquele pelo qual a administrao pblica apura infraes e aplica penalidades aos servidores pblicos e a pessoas sujeitas disciplina administrativa, sendo o processo administrativo disciplinar obrigatrio para a hiptese de aplicao da pena de demisso.

    20. (Aneel Cespe 2010) Julgue o item.

    Com fundamento no poder disciplinar, a administrao pblica, ao ter conhecimento de prtica de falta por servidor pblico, pode escolher entre a instaurao ou no de procedimento destinado a promover a correspondente apurao da infrao.

    21. (TRT 8 Regio Analista FCC 2010) O Poder Legislativo aprova lei que probe fumar em lugares fechados, cujo texto prev o seu detalhamento por ato do Poder Executivo. Sancionando a Lei, o Chefe do Poder Executivo edita, imediatamente, decreto detalhando a aplicao da norma, conforme previsto. Ao faz-lo o Chefe do Poder Executivo exerce o poder:

    a) disciplinar;

    b) regulamentar;

    caderno_questao.indd 45 20/02/2013 17:17:52

  • 46

    Fernanda Marinela

    c) discricionrio;

    d) de polcia;

    e) hierrquico.

    22. (Abin Cespe 2008) Julgue o item.

    O ato normativo do Poder Executivo que contenha uma parte que exorbite o exerccio de poder regulamentar poder ser anulado na sua integralidade pelo Congresso Nacional.

    23. (TJ-MA Titular de Servios de Notas e de Registros Provimento por ingresso / Ieses 2011) Para bem atender ao interesse pblico, a Administrao dotada de poderes administrativos, que so instrumentos de trabalho adequados realizao das tarefas administrativas. Esses poderes se apresentam diversificados segundo as exigncias do servio pblico, o interesse da coletividade e os objetivos a que se dirigem. Dentre eles est o poder de polcia. Assinale a opo abaixo que corresponde ao correto conceito desse poder de polcia.

    a) a faculdade de que dispe o Executivo para distribuir e escalonar as funes de seus rgos, ordenar e rever a atuao de seus agentes, estabelecendo a relao de subordinao entre os servidores do seu quadro de pessoal.

    b) a faculdade de que dispem os Chefes de Executivo (Presidente da Repblica, Governadores e Prefeitos) de explicar a lei para sua correta execuo, ou de expedir decretos autnomos sobre matria de sua competncia ainda no disciplinada por lei.

    c) a faculdade de que dispe a Administrao Pblica para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefcio da coletividade ou do prprio Estado.

    d) a faculdade de punir internamente as infraes funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas disciplina dos rgos e servios da Administrao.

    24. (PC-RN Cespe 2009) Julgue o item.

    O poder vinculado significa que a lei deixou propositadamente certa faixa de opo para o exerccio da vontade psicolgica do agente, limitado entretanto a escolha dos meios e da oportunidade para a concretizao do ato administrativo.

    caderno_questao.indd 46 20/02/2013 17:17:52

  • Caderno de Questes

    47

    25. (PC-RN Cespe 2009) Julgue o item.

    O poder disciplinar consiste em distribuir e escalonar as funes, ordenar e rever as atuaes e estabelecer as relaes de subordinao entre os rgos, inclusive seus agentes.

    26. (PC-RN Cespe 2009) Julgue o item.

    O poder discricionrio conferido administrao de forma expressa e explcita, com a norma legal j trazendo em si prpria a determinao dos elementos e requisitos para a prtica dos respectivos atos.

    27. (TCE-RO PROCURADOR FCC 2010) O poder normativo conferido Administrao Pblica compreende a:

    a) edio de decretos autnomos para criao e extino de rgos pblicos, na medida em que so traduo de seu poder de auto-organizao;

    b) edio de atos normativos de competncia exclusiva do Chefe do Executivo, tais como, decretos regulamentares, resolues, portarias, deliberaes e instrues;

    c) promulgao de atos normativos originrios e derivados, sendo os primeiros os regulamentos executivos e os segundos, os regulamentos autnomos;

    d) promulgao de atos legislativos de efeitos concretos, desde que se refiram a objeto passvel de ser disposto por meio de decreto regulamentar;

    e) edio de decretos autnomos, restringindo-se estes s hipteses decorrentes de exerccio de competncia prpria, outorgada diretamente pela Constituio.

    28. (TRT 14 Regio (RO e AC) Analista Judicirio FCC 2011) O poder de polcia:

    a) possui, como meio de atuao, apenas medidas de carter repressivo;

    b) delegado limitado aos termos da delegao e se caracteriza por atos de execuo;

    c) sempre discricionrio;

    d) no inerente a toda Administrao, no estando presente, por exemplo, na esfera administrativa dos Municpios;

    e) no tem como um de seus limites a necessidade de observncia aos princpios da proporcionalidade e razoabilidade.

    caderno_questao.indd 47 20/02/2013 17:17:52

  • 48

    Fernanda Marinela

    29. (TRE-ES Analista Judicirio rea Judiciria Cespe 2011) Acerca de direito administrativo, julgue o item a seguir.

    Ainda que no lhe seja permitido delegar o poder de polcia a particulares, em determinadas situaes, faculta-se ao Estado a possibilidade de, mediante contrato celebrado, atribuir a pessoas da iniciativa privada o exerccio do poder de polcia fiscalizatrio para constatao de infraes administrativas estipuladas pelo prprio Estado.

    30. (DPU Cespe 2010) Julgue o item.

    O poder de polcia exercido pela administrao pblica em matria ambiental, desempenhado por profissionais e tcnicos de formao civil, tem carter unicamente repressivo.

    31. (PC-ES Delegado de Polcia Cespe 2011) Julgue o item.

    A atividade do Estado que condiciona a liberdade e a propriedade do indivduo aos interesses coletivos tem por fundamento o denominado poder hierrquico.

    32. (DPE-MA FCC 2009) Dentre os chamados Poderes da Administrao, aquele que pode ser qualificado como autnomo e originrio em determinadas situaes previstas na Constituio Federal o poder:

    a) hierrquico, que permite autoridade superior a possibilidade de punio disciplinar independentemente de expressa previso legal;

    b) disciplinar, na medida que permite a imposio de sanes no previstas em lei;

    c) regulamentar, que permite o exerccio da funo normativa do Poder Executivo c