faz acontecer - outubro de 2010

12
Mais cultura para Itabirito A Escola de Bailados de Itabirito está de volta. Sob a direção de Cristina Helena, delegada do Conselho Brasileiro da Dança, a iniciativa atenderá cerca de 200 alunos, no Atelier de Artes Integradas. “Com o apoio incondicional do Prefeito, Sr. Manoel da Mota, a escola vol- ta, dia 20 de outubro, com força total”, afirma Márcio Melo, um dos representantes da Esco- la. Os alunos terão lições de ballet clássico e jazz, gratuitamente. Jornal da Prefeitura de Itabirito-MG Outubro de 2010 05 A Prefeitura de Itabirito, por meio do Projeto de Lei do dia 29 de setembro de 2010, está ad- quirindo a sede da Cia Industrial Itabira do Campo, a Fábrica Velha. A área tem 37.525 m 2 e abrange galpões industriais, prédios administrativos, casas e barracões com cerca de 9 mil m 2 de área construída, que serão transformadas em um Centro Social, Cultural, Turístico, Econômico e Educacional. A proposta já foi encaminhada para a Câmara Municipal e está sendo avaliada pela Comissão de Legislação e Justiça. O valor pago pela Prefeitura será, obrigatoriamente, para garantir o pagamento dos direi- tos trabalhistas dos cerca de 150 funcionários demitidos pela fábrica. A Prefeitura colabo- rou também com a recolocação profissional da maior parte dos funcionários. Futuro para Fábrica Velha Em agosto, mais de 13.500 pessoas prestigiaram a 6ª Semana de Desen- volvimento Econômico de Itabirito. Uma parceria entre a Prefeitura e a Adesita, que promoveu oportunida- des de negócio e de empreendedo- rismo, por meio de minicursos, pa- lestras e seminários. Capital do Desenvolvimento Página 2 Festa da Cidade Em comemoração aos 87 anos de emancipação política de Itabirito e 301 anos de fundação, a Prefeitura organizou um mês inteiro de cul- tura e entretenimento para a popu- lação. Teatros, Festival Internacio- nal de Corais e shows marcaram esta grande festa. Página 7 Todos contra a Dengue Campanha prevê ações de combate ao mosquito em parceria com a população. Participe! Página 10 Com a receita opera- cional líquida – 89ª no ranking nacional, in- vestimentos que estão 12,8% acima do exercí- cio anterior e novos pro- jetos, o Saae de Itabirito foi classificado como uma das melhores em- presas de saneamento do Brasil. Página 12 Saae: qualidade reconhecida

Upload: agnaldo-montesso

Post on 30-Jun-2015

88 views

Category:

Documents


15 download

DESCRIPTION

Jornal da Prefeitura de Itabirito - MG.

TRANSCRIPT

Page 1: Faz Acontecer - Outubro de 2010

Mais cultura para ItabiritoA Escola de Bailados de Itabirito está de volta. Sob a direção de Cristina Helena, delegada do Conselho Brasileiro da Dança, a iniciativa atenderá cerca de 200 alunos, no Atelier de Artes Integradas. “Com o apoio incondicional do Prefeito, Sr. Manoel da Mota, a escola vol-ta, dia 20 de outubro, com força total”, afirma Márcio Melo, um dos representantes da Esco-la. Os alunos terão lições de ballet clássico e jazz, gratuitamente.

Jornal da Prefeitura de Itabirito-MG

Outubro de 201005

A Prefeitura de Itabirito, por meio do Projeto de Lei do dia 29 de setembro de 2010, está ad-quirindo a sede da Cia Industrial Itabira do Campo, a Fábrica Velha. A área tem 37.525 m2 e abrange galpões industriais, prédios administrativos, casas e barracões com cerca de 9 mil m2 de área construída, que serão transformadas em um Centro Social, Cultural, Turístico, Econômico e Educacional. A proposta já foi encaminhada para a Câmara Municipal e está sendo avaliada pela Comissão de Legislação e Justiça. O valor pago pela Prefeitura será, obrigatoriamente, para garantir o pagamento dos direi-tos trabalhistas dos cerca de 150 funcionários demitidos pela fábrica. A Prefeitura colabo-rou também com a recolocação profissional da maior parte dos funcionários.

Futuro para Fábrica Velha

Em agosto, mais de 13.500 pessoas prestigiaram a 6ª Semana de Desen-volvimento Econômico de Itabirito. Uma parceria entre a Prefeitura e a Adesita, que promoveu oportunida-des de negócio e de empreendedo-rismo, por meio de minicursos, pa-lestras e seminários.

Capital do Desenvolvimento

Página 2

Festa da CidadeEm comemoração aos 87 anos de emancipação política de Itabirito e 301 anos de fundação, a Prefeitura organizou um mês inteiro de cul-tura e entretenimento para a popu-lação. Teatros, Festival Internacio-nal de Corais e shows marcaram esta grande festa.

Página 7

Todos contra a DengueCampanha prevê ações de combate ao mosquito em parceria com a população. Participe!

Página 10

Com a receita opera-cional líquida – 89ª no ranking nacional, in-vestimentos que estão 12,8% acima do exercí-cio anterior e novos pro-jetos, o Saae de Itabirito foi classificado como uma das melhores em-presas de saneamento do Brasil.

Página 12

Saae: qualidade reconhecida

Page 2: Faz Acontecer - Outubro de 2010

Faz Acontecer Jornal da Prefeitura de Itabirito-MG 2

Mais de 13.500 pessoas prestigiaram a 6ª Semana de Desenvolvimento Econômico, que reuniu, em agosto, oportunidades de ne-gócio e de empreendedorismo por meio de minicursos, palestras e seminários, voltados para o desenvolvimento sustentável de Ita-birito e região. Segundo o Prefeito Manoel da Mota, a iniciativa é importante, porque “as micro e pequenas empresas representam grande parte da contratação de mão de obra em todo o país”. “Em Itabirito, nós sempre as apoiaremos para a promoção do bem-estar da nossa população”, completa.

O evento foi realizado pela Prefeitura e a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Itabirito (Adesita), e focou no apri-moramento profissional e reciclagem de co-nhecimento, com destaque para a palestra “Entusiasmo: mola mestra para os resulta-dos”, proferida por um dos maiores confe-rencistas de motivação do país, Daniel Go-dri, que atraiu cerca de mil participantes. “A Semana de Desenvolvimento reflete a mag-nitude da nossa cultura e do nosso povo. Por isso, Itabirito torna-se a capital mineira do desenvolvimento”, disse Geraldo Magno, se-cretário de Desenvolvimento Econômico.

Para o diretor da Unipac de Itabirito, Henrique Malheiros, que participou com um dos 53 estandes da Feira das Empresas do Comércio, Indústria, Prestação de Serviço e Turismo, “a semana ganhou um salto de qualidade em relação ao local e à infraestru-tura. Foi uma grande oportunidade de mos-trarmos nossos serviços para a população”,

avaliou. Neste ano, a Prefeitura inovou com um estande de 50m2, que apresentou os pro-jetos desenvolvidos pela administração mu-nicipal à população.

No encerramento, a Prefeitura home-nageou 15 famílias que contribuíram para o crescimento de Itabirito. “Meu pai via e fazia o progresso de Itabirito. Queria ver a cidade crescer e progredir! Essa homenagem ficará marcada, pois é como se meu pai estivesse aqui”, conta, emocionada, Elisa Elza Rodri-gues Bittencourt, conhecida como Tia Loli-nha, que recebeu o Diploma de Mérito JK, em nome da família Agostinho Rodrigues.

Convênios para o desenvolvimentoA oficialização do convênio entre a Pre-

feitura de Itabirito e a Delphi Automotive Systems marcou o evento, possibilitando a expansão da empresa, que trará o aumen-to de 360 novos empregos diretos. “Este é um momento histórico, em que a Prefeitura e a Câmara de Itabirito entenderam que a parceria com a Delphi trará melhorias para a qualidade de vida da população”, destaca Ricardo Martins, diretor de Relações Gover-namentais da Delphi para a América do Sul.

Outra parceria estabelecida durante a Semana foi para a construção do Matadouro Municipal, que será executado pela Prefei-tura e o FrigoIta, em um projeto elaborado pela Fundação Gorceix, da Ufop, que é um dos mais modernos do país, tanto para o processamento da carne como do ponto de vista ambiental.

Semana de Desenvolvimento Econômico é sucesso em Itabirito

Daniel Godri falou sobre motivação para mais de mil pessoas

Novos projetos foram expostos no estande da Prefeitura

Prefeito Manoel da Mota prestigiou a abertura da Semana

Repasse da Câmara Municipalreforça segurança pública

No início de setembro, o Pre-feito de Itabirito, Manoel da Mota, se reuniu com o Presidente da Câ-mara Municipal, Hélio Garcia (Pri-mo), e os vereadores, Ilacy Simões, Geraldo Mendanha e Edgar Frazen de Lima (Edgar Boca Preta), para receber um repasse de R$150 mil, que será aplicado na compra de uma viatura e equipamentos para o Corpo de Bombeiros Municipal. “Agradeço a seriedade do Presi-dente, que hoje está cumprindo o que conversamos há poucos me-

ses. Essa oportunidade vai ajudar não só a Prefeitura, mas toda a população de Itabirito”, ressaltou Manoel da Mota.

Após a assinatura do cheque, Primo afirmou que o repasse sig-nifica economia na Câmara. “A en-trega desse dinheiro é sinal que o Presidente está preocupado com a segurança pública e que trabalha-mos em parceria com a Prefeitura. Tenho certeza que o recurso será muito bem-vindo”, finalizou o ve-reador Primo.

Parceria entre a Prefeitura e a Câmara garante melhorias para a segurança pública

Novos policiais militaresgarantem qualidade de vida

Itabirito passou a contar com um reforço de dez novos policiais militares a partir do mês de agosto. “A ação destes valorosos e dedicados homens vai ajudar a promover a paz, a tranquilidade e o bom atendi-mento a toda população de nos-sa cidade”, afirmou o Prefeito Manoel da Mota, ao dar as boas-vindas aos policiais.

No total, serão 35 policiais

militares distribuídos nas cida-des de Itabirito, Mariana e Ouro Preto, mas que atuarão de for-ma integrada na segurança da Região dos Inconfidentes. “É a garantia de uma melhor atu-ação em ações preventivas e dinamismo na ação contra de-litos”, destacou o Tenente Co-ronel Baião, comandante da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar.

Novos policiais militares colaboram com a segurança na Região dos Inconfidentes

Expediente:Jornal da Prefeitura de Itabirito-MG

Prefeito: Manoel da Mota • Vice: RildoxJornal produzido pela Secretaria de Comunicação SocialJornalista responsável: Mayra Michel • MG 13823 JP

Redação: Agnaldo Montesso, Jordana Mapa, Ivacy Simões, Marina Leão e Mayra Michel - Equipe de apoio: Leonardo Carvalho, Kelly Faria, Pablo Dias e João de CarvalhoProjeto Gráfico: Agência Ilha ComunicaçãoDiagramação: Agnaldo Montesso e Mayra MichelFotos: acervo da Secretaria Municipal de Comunicação SocialTiragem: 15 mil • Impressão: Sempre Editora

Secretaria Municipal de Comunicação SocialEndereço: Av. Queiroz Júnior, 635 - Praia35.450-000 • Itabirito/MGContato: (31) 3561-4030E-mail: [email protected]

www.itabirito.mg.gov.br

Desenvolvimento

Page 3: Faz Acontecer - Outubro de 2010

Outubro de 2010 3

Reabertura do refeitório beneficia dois mil servidores municipais

Após uma reforma com-pleta na estrutura e a licitação da fornecedora, em agosto, a Prefeitura reabriu o refeitório municipal, que passa a servir alimentação de mais qualida-de e menor custo para mais de dois mil servidores. “Minha ale-gria é essa: ver que a Prefeitura está fazendo o bem a cada um de vocês”, afirmou o Prefeito Manoel da Mota, na reabertura do refeitório municipal.

Entre as melhorias rea-lizadas estão a construção de lavatórios, a troca de pisos, a pintura do local e a reforma de bancos e cadeiras, que aten-dem às exigências da Vigilân-cia Sanitária e proporcionam mais conforto aos funcionários que passam a utilizar o local. “O refeitório foi construído em nossa administração e eu vou almoçar aqui com vocês, como sempre fiz”, destacou o Prefeito.

Refeitório tem melhor estrutura e alimentação de qualidade com menor custo

Prefeitura melhora atendimentoBuscando melhorar

o atendimento oferecido aos cidadãos que procu-ram os serviços disponi-bilizados pela Prefeitura de Itabirito, a Secretaria de Administração orga-nizou o curso “Estraté-gias de Sucesso no Aten-dimento ao Telefone”, para 30 pessoas, entre telefonistas e atendentes de diversas secretarias. O curso foi ministrado pelo instrutor da Federação do Comér-cio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais, Benjamim Pereira, em parceria com a Sincovita. O se-cretário de Administração, Valmir Pedrosa, explica que “iniciativas

como essa têm o objetivo de pres-tar o melhor atendimento possível para os munícipes”. “Estaremos sempre disponibilizando capacita-ções aos funcionários para benefí-cio da população”, finaliza.

Funcionários municipais aprenderam novas técnicas para melhor atender à população de Itabirito

Modernização de equipamentos agiliza atendimento aos cidadãos

A constante busca pela efici-ência na prestação de serviços à so-ciedade é umas das prioridades da administração municipal. Com esse objetivo, servidores e alunos da rede escolar estão recebendo 90 novos equipamentos, que estão garantin-do mais praticidade, modernização e eficiência nas atividades operacio-nais e no atendimento à população. “Somos servidores de Itabirito e, por isso, essa gestão vai sempre buscar fazer o melhor trabalho para a po-pulação. Com esses equipamentos que a Prefeitura tanto precisava, se Deus quiser, nosso trabalho de ser-vir estará ainda mais eficaz”, afirma o Prefeito Manoel da Mota.

De acordo com o diretor do Departamento de Processamento de Dados, Daniel Garrido, os novos materiais já estão sendo utilizados pelos funcionários e pela rede esco-lar. São 52 computadores e 38 equi-

pamentos sendo eles, impressoras multifuncionais (impressora, xérox, scanner e fax), quatro copiadoras de grande porte, oito impressoras e nove duplicadores. “Cerca de 1500 funcionários serão beneficiados com os novos equipamentos”, enfa-tiza Daniel Garrido.

Melhorias para o Corpo deBombeiros e a Guarda Municipal

Dois novos computadores completos foram entregues ao Cor-po de Bombeiros e à Guarda Muni-

cipal, auxiliando no tra-balho das corporações e no atendimento à popu-lação. “Isto é uma pro-va do trabalho sério da Prefeitura. A informati-zação agiliza nosso con-trole interno e melhora as condições de trabalho, tornando a prestação dos serviços cada vez mais eficiente”, destaca De-nilson Francisco Braga, o Rocha, secretário de Se-gurança e Trânsito.Denilson Braga entrega computadores para as equipes

Trabalho de mais de 1500 funcionários é beneficiado com os novos equipamentos

Torneio interno Celso Matos é sucesso entre os servidores

A Prefeitura de Ita-birito realizou o Torneio Interno de Futebol de Sa-lão Celso Matos da Silva, de 13 de setembro a 6 de outubro. Os jogos foram disputados por 150 fun-cionários ligados à PMI, com entrada gratuita em todo o campeonato. “Queremos incentivar a prática de esportes en-tre os funcionários, dan-do uma oportunidade de interação entre todos os setores da Prefeitura”, explica Rodrigo Espi-gão, secretário de Esporte e Lazer.

Durante a abertura do campe-onato, a administração municipal homenageou a família do ex-pre-feito Celso Matos, entregando um certificado de agradecimento pelo trabalho desempenhado. “Agradeço ao Rodrigo Espigão pela lembrança. Com certeza, meu pai teria orgulho de estar apoiando o governo atual”, disse Cláudio Matos, filho de Celso.

O 1º lugar foi para a equi-pe da Polícia Militar, seguida pela equipe da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), Secretaria de Saú-de e equipe da Guarda Municipal, que ganharam troféus e medalhas. Também foram premiados o time da Polícia Militar como mais disci-plinado, melhor artilheiro foi Car-los Frederico (PM), como melhor jogador ganhou Leonardo (PM) e os melhores goleiros foram Lucas Almeida e Joviano Antônio (Semel).

Decisão aconteceu entre a PM e a Secretaria de Esporte

Capacitar os professores para saberem lidar com a diversidade dentro da escola e contribuir para a luta contra o preconceito são objetivos do curso de aperfeiçoamento “Educação na Diversidade e Cidadania”, do qual participam cerca de 70 educadores da rede mu-nicipal. “É por meio deste projeto que os professores vão expandir seus horizontes e entender nosso mundo hoje. Essa ação vai se mul-tiplicar para toda a nossa cidade, contribuindo para a luta contra o preconceito”, ressalta Ricardo Francisco, secretário de Educação. O projeto é uma parceria com o Programa Ufop na Escola, da Univer-sidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e terá a duração de oito meses.

Por dentro da PMI

Page 4: Faz Acontecer - Outubro de 2010

Faz Acontecer Jornal da Prefeitura de Itabirito-MG 4

Evento atraiu atletas de várias partes do estado em iniciativa inédita no município

Com o apoio da Prefeitura de Itabirito, aproximadamente 200 atletas de várias cidades minei-ras se reuniram para competir o 2º Open Fight de Taekwondo, dia 22 de agosto, no Clube da Vale. O evento foi promovido pela Aca-demia Pro Fight e prestigiado por

2º Open Fight de Taekwondoreúne 200 atletas de todo o estado

esportistas de Itabirito, Cachoeira do Campo, Governador Valadares e Belo Horizonte. Dentre os atle-tas, estavam 25 alunos do Núcleo de Ginástica Artística, Rítmica e Artes Marciais, que garantiram 37 medalhas, sendo 20 de ouro, 13 de prata e 4 de bronze.

Quase 200 atletas de várias cidades mineiras se reuniram no 2º Open Fight de Tkd

Os apaixonados pelo esporte conferiram a 3ª Taça Itabirito de Futsal, conquistada pela equipe do Tapajós no final de agosto. “O torneio foi muito importante para incentivar o futebol de salão de Itabirito, que já foi referência na região, mas ao longo dos últimos anos vinha perdendo força”, des-taca Rodrigo Espigão, secretário de Esporte e Lazer. O vice-campeão da Fase A foi a Vila e o 3º lugar fi-

Prefeitura realiza 3ª Taça Itabirito de Futsal com 21 times da região

cou com o time Coró.O torneio teve início em mar-

ço, com a participação de 21 equi-pes de Itabirito, sendo 9 na série A e 12 na série B, somando mais de 350 atletas na disputa. “Foi muito importante vencer esse torneio, fi-quei fora de competições, por isso hoje agradeço à Prefeitura pelo evento e parabenizo pela organi-zação”, ressalta Valter Diniz, trei-nador do Tapajós.

Atletas da equipe do Tapajós, vencedora da competição, exibem troféu de premiação

Incentivando novos ta-lentos e proporcionando mo-mentos radicais para o público, a Copa Minas de MotoCross Jú-nior movimentou Itabirito em se-tembro, no Córre-go do Bação, onde quase 80 pilotos apre-sentaram um espetá-culo de técnica para centenas de pes-soas. “A realização dessa prova é mui-to importante para Itabirito. Enquanto poder público, pre-cisamos incentivar o esporte, encami-nhar os jovens para o bem”, disse o vice-prefeito Rildox.

A prova foi validada pela Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais e realizada em uma pista,

reformada com o apoio da Prefeitura, especial-

mente para a prática do esporte. “A pis-ta do Córrego do Bação foi cons-

truída de acordo com nosso plano de go-verno e, atendendo a inúmeros pedidos

dos pilotos da cidade, a pista já era uma

referência na re-gião, antes mes-mo de ser inau-gurada”, disse Rodrigo Espigão, secretário de Es-

porte e Lazer.

MotoCross leva grande público ao Córrego do Bação

O Centro de Itabirito se trans-formou em pista para quase 200 atletas, que disputaram a 1ª Corrida de Rua dos Inconfidentes, realizada pela Academia Thiago Araújo Per-sonal, com o apoio da Prefeitura de Itabirito, dia 5 de setembro. A ação fez parte do Aniversário da Cidade e teve um percurso de 5 km, com lar-gada na Praça da Estação. “Apoian-do o evento, estamos incentivando o atletismo na cidade. Tenho cer-teza que mais pessoas vão praticar

o esporte”, explicou o secretário de Esporte e Lazer, Rodrigo Espigão.

Além dos corredores de Itabi-rito, participaram pessoas de Belo Horizonte, Betim, Ouro Preto e Ma-riana. Todos os atletas ganharam medalha de participação e os três primeiros colocados das categorias masculina e feminina receberam troféus. Os atletas do Cruzeiro Es-porte Clube, Sander Luis Santos e Berenice Dias de Meira fizeram o melhor tempo.

2ª Copa Minas Gerais de Karatê agitou domingo em Itabirito

Dentro das comemorações do 87º Aniversário da Cidade, Itabirito sediou a 2ª Copa Minas Gerais Kyokushinkaikan Karatê, com atletas de todo o estado, dia 12 de setembro. “Apoiar um evento assim é de suma impor-tância, porque envolve atletas do município e de outras cida-des, divulgando Itabirito e pro-movendo o intercâmbio espor-tivo”, afirma Rodrigo Espigão, secretário de Esporte e Lazer.

O torneio foi disputado por 150 atletas de 4 a 34 anos. “O Karatê ensina os competidores a terem disciplina, retendo o espírito agressivo e traz benefí-cios como o autocontrole. Amo o esporte, por isso tenho tanto prazer em ajudar as pessoas e acredito que ainda tenho muito o que fazer, junto à Prefeitura, que já está fazendo sua parte”, enfatizou Ailton Heleno, organi-zador do torneio. 150 competidores de todo o estado disputaram o torneio apoiado pela Prefeitura

1ª corrida de rua em Itabirito

Rafael Mesquita

Esporte

Page 5: Faz Acontecer - Outubro de 2010

Outubro de 2010 5

O Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, marcou a volta do Projeto Berçário Verde, que estava paralizado desde abril de 2009. Todo mês, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável oferecerá 60 mudas de plantas para o Hospital São Vicen-

te de Paulo, doa-das pelo viveiro da

Prefeitura às mães de todos os bebês

nascidos no local.Alexandra Apa-

recida Fernandes e Júlio César Rodrigues Braga,

pais de João Vitor, part ic iparam do projeto, le-

vando para casa uma muda de Amora. Para eles, a iniciativa marcará o nascimento da criança. “Adorei a ideia. Vou levar para casa, plantar e acompanhar o crescimento da árvo-re junto com o meu filho. Quando ele crescer, tenho certeza que ele vai achar importante ter ajudado o meio ambiente”, contou a mãe.

De acordo com Marina Sardinha, secre-tária de Meio Ambiente, a prioridade das do-ações serão as plantas nativas, como Ipê e Quaresmeira e o plantio terá a orientação da equipe da secretaria. “Iremos guiar as pessoas sobre todo o processo de plantio dessas mu-das. Pretendemos arborizar o centro urbano e, complementando esse projeto, vamos marcar dias e fazer uma grande mobilização de plan-tio”, finaliza Marina.

Projeto Berçário Verde está de volta à cidade

A cada mês, serão doadas 60 mudas para o Hospital São Vicente de Paulo, por meio da parceria com a Prefeitura

Inovação e sustentabilidade são os objetivos da Prefeitura com a construção do Centro de Geren-ciamento de Resíduos, no bair-ro Marzagão. O centro será ideal para receber detritos da constru-ção civil, do corte e da poda de plantas e o material reciclável, já recolhido atualmente pela Asso-ciação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itabirito (Ascito). “A ideia é que os moradores desse bairro, por meio da associação co-munitária, administrem o centro

e gerem renda”, explicou Hum-berto Braz, assessor de Desenvol-vimento Econômico.

Com essa iniciativa, a Pre-feitura economiza e cria meca-nismos para redução do impacto ambiental. “Já é previsto em lei o gerenciamento correto dos re-síduos da construção civil e, em relação aos municípios vizinhos, Itabirito está bem à frente nessa questão”, explica Marina Sardi-nha, secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Centro de Gerenciamento de Resíduos reduz custos para a cidade

Centro processará resíduos da construção civil, do corte e poda de plantas e recicláveis

Familiares e membros da Associação dos Deficientes de Itabirito (ADI) comemoraram o Dia das Crianças no Parque Ecológico Municipal. Os atendidos se divertiram em brinquedos e se deliciaram em um saboroso piquenique. “Tenho certeza que, hoje, o sentimento das minhas filhas é de alegria e satisfação”, conta Fernanda Carolina, mãe das gêmeas Lorrayne e Lorena, beneficiadas pela ADI.

Valorizando o papel desem-penhado pela Associação de Cata-dores de Materiais Recicláveis de Itabirito (Ascito) e o resultado ge-rado pela coleta seletiva na cidade, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Saúde, está desen-volvendo um projeto de reestrutu-ração do processo de recolhimento do lixo e da entidade.

O projeto é apoiado pela Vale e, em novembro, está prevista a rea-lização de mesa redonda, envolven-do entidades públicas e privadas, comércio, lojistas, entidades educa-

cionais e a Ascito. “Nesse momento, serão apresentados os resultados da pesquisa que estamos fazendo com a população, para avaliar suas necessidades; além dos relatórios realizados pela equipe”, adianta Marina Sardinha, secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sus-tentável.

A ação propõe a reestrutura-ção física da Ascito, com a aquisição de novos equipamentos de trabalho, para o refeitório e vestiário. Já a co-leta seletiva, de acordo com o pro-jeto, deverá ser realizada em todas as ruas da cidade, até julho de 2011.

Desenvolvimento sustentável é foco de novo projeto da Prefeitura

Projeto prevê que, até julho de 2011, todos os bairros da cidade tenham a coleta seletiva

Para festejar, com alegria, a Semana da Criança, o Parque Ecológico Municipal pre-parou um cronograma repleto de ativi-dades, entre os dias 12 e 17 de outubro. A diversão foi completa com di-versas brincadeiras, oficinas, teatro, piquenique e sessão cineminha. Durante o mês de

outubro, o parque está sendo visitado por centenas de alu-nos de escolas municipais e particulares, creches e pelos membros da Associação dos Deficientes de Itabirito (ADI).

Semana da Criança divertida no Parque Ecológico

Meio Ambiente

Page 6: Faz Acontecer - Outubro de 2010

Faz Acontecer Jornal da Prefeitura de Itabirito-MG 6

A criação de um programa de educação patrimonial, a elabora-ção de inventário de proteção ao acervo cultural, além de investi-mentos em bens e manifestações culturais foram os responsáveis pela boa pontuação de Itabirito no Imposto sobre Circulação de

Mercadorias e Serviços (ICMS Cul-tural). A nota 18,5, conferida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Ge-rais (Iepha/MG), resultou no in-vestimento de mais de R$ 200 mil .

Segundo o chefe da Divisão de Memória e Patrimônio, Igor An-dré Gonçalves, os recursos serão revertidos na preservação do pa-trimônio e promoção da cultura. Para 2011, a meta é que Itabirito se torne umas das primeiras colo-cadas no ranking do estado. Igor ainda lembra que os dados foram encaminhados em janeiro, com somente um mês de trabalho da atual administração.

Incentivo à arte e à cultura de Itabirito

A Casa de Cultura Maes-tro Dungas recebeu na noite de quinta-feira, dia 17 de setembro, muitas das pessoas responsáveis pelas ações de arte e cultura em Itabirito. Eles foram receber os certificados da Lei de Incentivo à Cultura, concedidos pela Se-cretaria Municipal de Patrimônio Cultural e Turismo da Prefeitura, que investiu mais de R$ 160 mil em 29 projetos inscritos. “A cultu-ra é uma forma de prosperidade para toda a comunidade. Por isso, queremos contemplar um núme-ro maior de projetos, que será re-vertido em benefícios para toda a população”, afirmou Rildox, vice-prefeito, durante a cerimônia. O

incentivo foi concedido a projetos exclusivamente de itabiritenses, como novos livros, CDs, estrutu-ração de corporações musicais, sites, teatros e oficinas culturais.

Foram contemplados 29 projetos das mais diversas áreas culturais e artísticas

Rildox destacou a importância destas ações para fomentar a cultura na cidade

Reunião de apaixonados por carrosQuem prestigiou o II Mega En-

contro Automotivo de Itabirito teve a oportunidade de conferir dezenas de carros totalmente personaliza-dos, expostos na área da JuliFest, em agosto. A iniciativa reuniu cen-tenas de admiradores dos veículos customizados, como o jovem Da-vidson Batista, de Belo Horizonte. “Achei ótimo esse tipo de evento, gostaria que valorizassem mais o trabalho que essas pessoas têm com seus carros. A cidade precisa cada vez mais de acontecimentos como esse”, destaca.

Sons potentes e acessórios variados como turbo, lataria, para-choques e lanternas customizadas foram apresentados durante todo o domingo. O empresário Paulo Cé-sar da Silva, que participa desses eventos por todo o estado, levou

sua caminhonete Ford F250 perso-nalizada para o encontro. Segundo o apaixonado por carro, o estilo dos veículos montados pelos seus do-nos valoriza as disputas de som e traz novidades para o mercado. “Por isso, desenvolvi a corneta de alumí-nio polida, que é um importante componente para o enriquecimen-to das competições”, ressalta.

Diversos modelos de automóveis estiveram em exposição na Praça dos Inconfidentes

Evento atraiu público apaixonado por carros em encontro apoiado pela Prefeitura

Motos tomam o centro da cidadeO Anjos do Asfalto MotoClube e a Prefeitura de Itabirito re-

alizaram o 1º Encontro Nacional de Motociclistas da cidade, que reuniu mais de 3 mil pessoas no Complexo Turístico da Estação, com shows, exposições de motos e muita animação, em 18 e 19 de setembro. “Trazer um encontro como este para Itabirito é uma forma muito importante de divulgação de nossa cidade e de interação com os demais motociclistas da região e do país”, afirmou o vice-prefeito Rildox, que participou do evento.

Para receber o público, a Prefeitura disponibilizou uma es-trutura completa para a realização do encontro, incluindo áreas reservadas para estacionamento das motos e camping. Segundo o Presidente do Anjos do Asfalto Motoclube, Joaquim Ferreira da Cunha, “este primeiro encontro superou todas as nossas expec-tativas”. Foram 86 motoclubes inscritos, de diversas cidades de Minas, além de participantes do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, que conheceram Itabirito e estão levando o nome da cidade para todo o país.

PMI garante verba do ICMS Cultural

Recursos serão revertidos no patrimônio da cidade, como a Igreja do Matozinhos

nº Representante Projeto

019/2010 Academia Libre Cantare Libre Cantare de Roupa Nova Vestindo um Sonho

028/2010 Adriano Santório Dias dos Reis Gravação do SMD Dona Benedita

025/2010 Ana Maria Domingos M. Silva Cordas, Sopros e Sonhos Ano V

036/2010 Ass. Itabiritense de Artistas e Artesãos Artesanato

029/2010 Associação O adolescer para a vida Adolescer com Arte Novos Elementos

035/2010 Augusto César Fortes Teatro Musical Meu Jardim de fantasias

037/2010 Carlos Eduardo da C. Rodrigues CD Tindolelê Vou Pra Pagodeira

002/2010 Corp. Musical União Itabiritense Manutenção da Corporação

003/2010 Fabrício Fagundes de Brito Gravação do EP-Supertape

013/2010 Geralda Aparecida Luz Campos Modelagem e Pintura Maria Conga e Philó

017/2010 Gilson Fernandes A. Martins Filme de Curta Metragem Quatro por Quatro

015/2010 Hudson Gomes de O. SantanaTurnê do Espetáculo Laura e a Incrível História da Porca Que Tinha Ataques de Vontade

026/2010 Jamile Elias Isaac Machado Canarinhos Para Sempre

014/2010 José da Silva Pires Ivan, Meu Filho, Meu Mestre

021/2010 José Martins de Assis Banda Velha 114 anos

020/2010 José Roberto Vaz Livro Alma Leve

022/2010 Keila Cristina Marques Moreira Show lançamento do CD Chamados para Fora

009/2010 Lauro José Rodrigues B. Bittencourt 1ª Oficina de Vídeo Documentário de Itabirito

018/2010 Leandro Henrique Dantas CD Canções Folclóricas do Brasil

006/2010 Luiz Carlos de Souza Besteirol com Classe

016/2010 Marcelo Lima de Carvalho Souza Espetáculo Musical Cachaça ConVida

033/2010 Maria Alzira Biciate Tolentino Dois olhares sobre Florbela Espanca

004/2010 Obras Sociais Paróquia N.S. Boa Viagem Conservação e Restauração Imagens Sacras

027/2010 Paulo Fernando Sacramento Turnê CD Caminho Musical

010/2010 Thays Peneda Simões 2ª Oficina de Música

001/2010 Thelmo Antônio G. Miranda Lins Manutenção do Portal Itabirito Cultural

005/2010 Thiago Luiz Mendonça Damasceno Festival de Inverno S.G.Bação

007/2010 Valéria Cristina Gurgel Amor de um Sonho Real

008/2010 Valtenir Gomes de Almeida Manutenção do MOJI

Cultura

Page 7: Faz Acontecer - Outubro de 2010

Outubro de 2010 7

Grandes atrações no 87º Aniversário de Itabirito

Alê Magalhães trouxe o melhor do Pop Rock Banda Pega Leve animou o público com forró Nasi fez uma restrospectiva com seus maiores sucessos

Uma série de shows marcou os dias 10 e 11 de setembro, na programação do Aniversário de 87 anos de emancipação política de Itabirito. Em um momento de reli-giosidade e comemoração, o públi-co também contou com novidades como a rua de lazer montada no local, atendimento médico e jurí-dico, oficinas de reciclagem e comi-da típica preparada nas barracas. “Agradeço à Prefeitura de Itabirito por este apoio. Sem ele, não conse-guiríamos realizar este espaço para exaltar e glorificar ao Senhor”, afir-mou o Pastor João da Silva, Presi-dente do Conselho das Lideranças Evangélicas de Itabirito (Colei).

O vice-prefeito Rildox abriu a festa destacando a importância do trabalho em equipe entre a ad-ministração municipal e lideranças religiosas. “Parcerias como a que foi feita com o Colei são muito im-portantes para que o poder público cumpra o seu papel de melhorar a vida das pessoas sem discrimi-nações”, destacou Rildox. A festa contou com a apresentação de gru-pos da cidade e região, com encer-ramento do cantor Fernandinho e participação especial do americano Chris McClarney, lotando a antiga área da JuliFest na noite de sábado.

Momento de fé

Cantor Fernandinho foi um dos destaques da programação

Festival Internacional de Corais encanta Itabirito

Canarinhos de Itabirito animou o público na primeira apresentação

Lô Borges agitou o Cine Pax, no encerramento do FIC em Itabirito

Público aplaudiu de pé o final das apresentações do Festival de Corais

Desfile cívico atrai grande público para as ruas

À frente do desfile, o Prefeito Manoel da Mota, o vice Rildox e autoridades

Escola Laura Queiroz comemorou seus 100 anos e levou ex-alunos ao desfile

Shows e atrações culturais por toda a cidade marcaram

o mês de comemoração do Aniversário de 87 anos de emancipação política de Itabirito e

301 de fundação. A festa contou com apresenta-

ções de bandas locais e regionais, como a itabiritense Paulinho Sacra

e Daniel B, Kafeína, Pega Leve, San-diego e Banda (Contagem), o cantor

Alê Magalhães (BH) e o grande show com o

cantor Nasi, ex-vocalista do IRA!. “Ano que vem a festa será ainda maior. Vocês podem ter certeza disso, Itabirito terá ainda mais o que comemorar”, garante o Prefeito Manoel da Mota.

Durante o mês, a cultura foi destaque com atrações teatrais para todo tipo de públi-co, em parceria com o Projeto Seu Bairro é um Palco, que levou alegria e cultura aos bairros e distritos de Itabirito. O público ainda conferiu a apresentação do concerto Cordas, Sopros e Sonhos e o lançamento do CD Feminino em Canto - Talentos Musicais de Itabirito.

O Complexo Turístico da Estação também foi palco da festa, recebendo a 4º edição do Al-ternativo Rock Festival, En-contro de Seresteiros, Bai-le do Itabiritense Ausente e o tradicional Domingo é Dia de Banda. Andréia da Sil-va, de Belo Horizonte, elogiou a organização e a programação da festa. “É a primeira vez que venho a um show em Itabiri-to. Estou adorando!”, afirmou a visitante.

Incrementando a Festa da Cidade, o Festival Internacional de Corais (FIC) trouxe, para Itabi-rito, as mais belas vozes de cinco corais nacionais e internacionais, além do grupo Vocal Bocapella, da Venezuela, nos dias 19 e 24 de setembro. O cantor Lô Borges encerrou o festival, lembrando as antigas músicas do Clube da Es-

quina. “Estou honrado pelo con-vite de estar junto com os corais em Itabirito”, ressaltou o cantor.

Durante a realização do festival, a Igreja Matriz de Nos-sa Senhora da Boa Viagem e o Cine Teatro Pax foram palco das apresentações que emocionaram mais de mil pessoas. Participa-ram do evento os corais: Coro de

Câmara Sura, da Costa Rica; An-gelis, de Santa Luzia; e os itabiri-tenses Academia Libre Cantare e Canarinhos de Itabirito. “Adorei Itabirito, muito gostosa a cidade de vocês. Quero voltar todos os anos”, conta Bruno Malatrasi, do Coral Santa Marcelina, de Botuca-tu (SP), outro participante do fes-tival em Itabirito.

Durante a manhã do dia 7 de setembro, cerca de oito mil pessoas acompanharam e par-ticiparam do Desfile Cívico, em comemoração à Independência do Brasil e ao aniversário de 87 anos de emancipação política de Itabirito. Na ocasião, o Prefeito Manoel da Mota enfatizou a im-portância da cidadania e do pa-triotismo. “A educação é a força mais poderosa de mudar o mun-do, só assim teremos cidadãos com plena dignidade para luta-rem por um país mais digno e por uma Itabirito melhor”, disse.

“Para comemorar o aniver-sário de Itabirito, a Secretaria de Educação preparou um desfile temático. As pessoas puderam conhecer um pouco da história

de nossa cidade”, explica Ricardo Francisco, secretário de Educa-ção. As escolas ainda fizeram ho-menagens a personalidades ita-biritenses, como o autor do livro “Memórias Vivas de Itabirito”, Jarbas Nazaré; e comemoraram os 100 anos da Escola Munici-pal Laura Queiroz. “Desfilar para a minha ex-escola, que é muito importante para a educação em Itabirito, foi emocionante. Pude reencontrar meus colegas e me senti como no primeiro dia de aula”, diz José Otávio Goes Filho.

A vibração do público tam-bém foi destaque. “O desfile está maravilhoso, muito bonito e bem organizado!”, conta Sônia Apare-cida de Souza, moradora do bair-ro Padre Adelmo.

Cultura

Page 8: Faz Acontecer - Outubro de 2010

Faz Acontecer Jornal da Prefeitura de Itabirito-MG 8

No dia 30 de setembro, a Pro-motoria de Justiça e a Prefeitura se reuniram com donos e respon-sáveis por bares e restaurantes da cidade para assinarem o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que pretende combater a venda e o con-sumo de bebidas alcoólicas e cigar-ros às crianças e adolescentes de

Itabirito diz ‘não’ à venda de bebidas e cigarros para menores

Itabirito. O termo prevê responsabi-lidades para a família, a sociedade e o Estado, a fim de evitar a ocorrên-cia do crime. “A bebida está com-prometendo os nossos lares, por isso buscamos a parceria com cada um de vocês para minimizarmos o problema”, disse Cynthia Esteves, secretária de Assistência Social.

Donos de bares e restaurantes de Itabirito se mobilizaram no combate ao crime

Dia 1º de outubro, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Assistência Social, comemorou o Dia Nacional do Idoso, com uma grande festa para os participantes do Grupo Fim de Tarde e a popula-ção da melhor idade do município. Durante todo o dia, cerca de 220 pessoas participaram de atividades como bingo educativo, realização de exames e um almoço de confrater-nização com o Prefeito Manoel da Mota, o vice Rildox e secretários da administração municipal. “Come-morar o Dia do Idoso é uma grande

Prefeitura realiza atividades no Dia Nacional do Idoso

satisfação! Vocês podem ter certe-za que a Prefeitura continua traba-lhando para a qualidade de vida de cada um de vocês”, enfatizou o Pre-feito Manoel da Mota.

Durante a comemoração, a Secretaria de Saúde disponibilizou um técnico em enfermagem para aferição de pressão e testes de gli-cemia nos participantes do evento. Para agitar o público, atividades físi-cas com o Programa Mexa-se foram realizadas, conscientizando sobre os benefícios do alongamento e da prática de exercícios.

Prefeitura proporcionou atividades e um almoço de confraternização aos participantes

Com o objetivo de propor-cionar um dia feliz para as crian-ças, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) realizou a Campanha “Doe brinquedos. Adote sorrisos!”, que arrecadou brinquedos para os pequenos beneficiados do Cras. A entrega aconteceu durante a Festa do Dia das Crianças, dia 15 de outubro. “Essa iniciativa é uma manei-ra das pessoas participarem de projetos sociais da cidade, bene-ficiando quem precisa de muito carinho”, destaca Simone Gurgel, psicóloga e técnica do Cras.

OficinasComo novidade, o Cras

anuncia que adultos e idosos estão convidados a participar da Oficina de Bordado em Pon-to Cruz, com inscrições abertas para as aulas de quinta-feira, das

Dia das Crianças mais feliz no Cras15 às 17h. Já os jovens a partir de 15 anos têm a oportunidade de aprender uma nova profissão na Oficina de DJ, que está com as últi-mas vagas disponíveis. As ativida-des são destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social e os interessados devem procurar o Cras, à Rua Ana Maria Teixeira, nº 453, Santa Efigênia. Outras in-formações: (31) 3563-1716.

Em agosto, a Associação dos Deficientes de Itabirito (ADI), com o apoio da Prefeitura, inaugurou a Sala de Integração Sensorial, com quatro equi-pamentos doados pelo grupo Semil Serviços e Manutenção, beneficiando cerca de 20 crian-ças com até 12 anos. “Esta par-ceria entre as entidades e a so-ciedade civil é importante para ampliarmos os serviços e be-neficiar os usuários”, analisou Cynthia Esteves, secretária de Assistência Social.

Segundo a coordenadora geral de projetos e fonoaudiólo-ga da ADI, Cristiane Lopes Bar-bosa, os novos equipamentos, únicos em Itabirito, “estimulam todos os sentidos da criança, acelerando o tratamento e me-lhorando a qualidade de vida”. Hoje, a ADI tem 150 associados, portadores de deficiência física, visual, auditiva e/ou mental, que recebem o apoio da Prefei-tura, com profissionais de fi-sioterapia, fonoaudiologia e te-rapia ocupacional.

Novos equipamentos melhoram atendimento da ADI

Os equipamentos contribuem com o tratamento e melhoram qualidade de vida das 20 crianças atendidas

Itabirito participa do Programa De Volta para Casa

Desenvolver ações para que crianças abri-gadas retornem ao lar e convivam em um am-biente saudável e fami-liar é um dos objetivos do Programa De Volta para Casa, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, com execução da Associa-ção não-governamental “Casa No-vella”, em parceria com Prefeitura de Itabirito.

Em setembro, técnicos da Prefeitura e de entidades ligadas à garantia dos direitos das crianças e adolescentes foram capacitados para integrar e melhorar a rede de atendimento aos menores com problemas familiares. “Queremos que, somente em último caso, haja adoção, por isso temos que traba-lhar a família para que ela tenha

condições de receber as crianças da melhor forma possível”, ressal-ta Cynthia Esteves, secretária de Assistência Social.

De acordo com Cynthia, a partir de novembro, a Prefeitura passa a se dedicar à elaboração do “Plano Municipal de Promoção, Proteção e Defesa do Direito da Criança e do Adolescente à Con-vivência Familiar e Comunitária”, que fará um diagnóstico da reali-dade do município.

Objetivo é evitar que crianças e adolescentes sejam encaminhados para abrigos

Equipamentos únicos na região contribuem com a eficácia do tratamento e melhoram a qualidade de vida dos 150 atendidos pela ADI, em parceria com a Prefeitura de Itabirito

Social

Page 9: Faz Acontecer - Outubro de 2010

Outubro de 2010 9

Cet-Cefet comemora 10 anos“Nossa escola é extremamen-

te importante para o desenvolvi-mento de Itabirito. Formamos gran-des profissionais para as empresas e grandes seres humanos para a cidade”, afirmou Lucílio Luís Sil-va, diretor do Centro de Educação Tecnológica de Itabirito (Cet-Cefet), durante a cerimônia em comemo-ração aos 10 anos de fundação do Centro, realizada no dia 28 de se-tembro. Na ocasião, Lucílio Silva destacou os avanços obtidos neste ano, como a utilização do sistema online Qualidata, a retomada do uso da quadra de esportes e a me-lhoria do sistema de informática.

A noite foi marcada pela inau-guração dos novos laboratórios de mineração, da sala de multimeios e do site http://memorial-cefetitabiri-to.webnode.com.br, que resgata toda a história do Cet em Itabirito. “O es-tudo é a luz da vida e os professo-res são os lampiões que iluminam a mente dos jovens para progredir na vida”, ressaltou o Prefeito Mano-el da Mota em seu discurso, após o descerramento da placa comemo-rativa dos 10 anos.

O diretor de Educação Profis-sional e Tecnológica do Cefet-MG, professor Eduardo Lacerda Couti-

nho, elogiou toda a parte estrutu-ral e pedagógica, sinalizando para a possibilidade da federalização da instituição. “A unidade de Itabirito reúne todas as condições para isso, pois posso afirmar que é um dos únicos CETs que deram certo no estado”, afirmou.

Determinação marca a vinda do Cefet para Itabirito

Na ocasião, o primeiro diretor do Cet-Cefet e ex-assessor do Dire-tor Geral do Cefet-MG, Reni Arruda, destacou a atuação marcante do

Prefeito Manoel da Mota nas arti-culações para a vinda de uma uni-dade para Itabirito. “Naquela época, o processo era muito mais difícil do que é hoje. O apoio dado pela Pre-feitura em todos os momentos foi primordial”, destacou.

A trajetória começou em 2000, com os contatos do Prefeito Manoel da Mota com o Conselho Diretor do Cefet. Neste mesmo ano, houve a aprovação que possibilitou a vinda dos cursos. Desde então, o Cet de Itabirito cresceu e o desafio, hoje, é a sua federalização.

Autoridades fazem o descerramento da placa comemorativa aos 10 anos do Cet-Cefet

Jovens e qualificação profissionalBuscando prepa-

rar os jovens para o mercado de trabalho, o Núcleo de Assistência à Juventude de Itabiri-to está realizando o 1º Seminário “Juventude na Qualificação Profis-sional”, entre os dias 18 e 22 de outubro. De acordo com o gestor do Núcleo, Gilmar Pereira do Carmo, os participantes tam-bém podem conhecer e sugerir op-ções de cursos para 2011. “Esse será um momento de participação dos jovens na política pública”, explica.

Para o futuro, Gilmar adianta que em novembro, os alunos do

curso de Instalação Automotiva re-alizarão uma mostra para os pais e, em dezembro, acontece a 1ª Mostra Integrada do Núcleo de Assistência à Juventude, com apresentações de todo o aprendizado dos mais de três mil beneficiados pelo projeto.

Oportunidades à população

Uma parceria entre a Pre-feitura, o Serviço Social da In-dústria (Sesi) e a Associação Co-mercial Empresarial de Itabirito (Acei) está promovendo uma nova oportunidade de concluir os estudos, com duas novas salas de telecurso e aulas o dia inteiro, oferecidas no Centro de Atendimento ao Trabalhador José Galo, do Sesi. “O curso é voltado para o desenvolvimen-to de competências no mundo do trabalho e para a formação da cidadania”, ressalta José Nil-son Ribeiro, coordenador do Te-lecurso

Para Glauciane Gomes, de 27 anos, além da flexibilida-de de horário, a metodologia é outra vantagem do curso. “Fa-zemos as discussões por disci-plina, o que permite um apro-fundamento e concentração maiores”, destaca. Interessados em se formar pelo Telecurso devem procurar a Secretaria de Educação, no começo do ano.

Meeting de atletismo escolar Uma iniciativa inédita no es-

porte em Itabirito reuniu nove esco-las da rede pública e particular para o 1º Meeting de Atletismo Escolar da cidade, dias 18 e 19 de setembro. Corridas, salto em distância, arre-messo de peso e a minimaratona

agitaram mais de 750 atletas, como João Paulo Costa, 14 anos, que con-quistou o 1º Lugar em Arremesso de Peso e recebeu sua medalha pelas mãos do Prefeito Manoel da Mota. “Tive muito empenho e estava con-fiante. Eu estava focado na prova e é muito bom conseguir o 1º lugar”, conta o estudante.

Segundo o secretário de Es-porte e Lazer, Rodrigo Espigão, a iniciativa pretende criar o hábito do treinamento e prática de diver-sas modalidades desportivas nas escolas, com o objetivo de aumen-tar o número de alunos com mais chances de conquistar prêmios em campeonatos regionais e nacionais.

Núcleo oferece 26 cursos para mais de três mil jovens

João Paulo foi premiado pelo Prefeito

Escola Laura Queiroz ensi-na aos alunos ações de susten-tabilidade, como coleta seletiva e teatro educativo, com o apoio da Prefeitura e da Vale.

Projeto Concertos na Escola proporcionou a oportunidade de escutar músicas eruditas e canti-gas folclóricas. No Cemi, cerca de 70 alunos ouviram os estudantes de Música da UEMG.

Este ano, as escolas munici-pais realizam a Hora Cívica, uma vez por semana, quando os alu-nos praticam a cidadania, como na Escola Ana Amélia Queiroz.

Em setembro, cerca de duas mil pessoas visitaram a Feira de Literatura da Escola José Ferreira Bastos. Trabalhos de 582 estudan-tes, do 1º ao 5º ano, entre histó-ria em quadrinhos, propagandas, acrósticos, folclore, além da his-tória do nosso tradicional pastel de angu e do Pico de Itabirito fo-ram temas apresentados. Os pais ainda participaram de oficinas para a confecção de almofadas e conferiram a apresentação de bonecos feitos com materiais re-cicláveis. “É um dia especial para a família, uma interação bonita, que gera bons resultados”, diz Ra-quel Santana, diretora da escola.

Educação

Page 10: Faz Acontecer - Outubro de 2010

Faz Acontecer Jornal da Prefeitura de Itabirito-MG 10

Itabirito se prepara para combater a DengueAtenta ao início do período

das chuvas, no final de setembro, a Prefeitura realizou um encon-tro abordando o tema “Combate à Dengue: ação e responsabilidade coletiva”, com os presidentes das associações de bairros, diretores de escolas e equipes técnicas das secretarias. “Vamos incentivar para que toda a sociedade seja responsável. Todo mundo deve colaborar no combate à Dengue”, destaca Sabrina Leite, coordena-dora de educação em saúde de Itabirito.

Para sensibilizar os jovens, a Secretaria de Saúde, em parceria com as secretarias de Educação e Comunicação Social, está promo-vendo um concurso com todos os estudantes das escolas muni-cipais de Itabirito, nas categorias desenho, frases e redação. O pri-meiro colocado em cada catego-ria ganhará uma bolsa de estudos no Instituto Santo Antônio de Pá-dua (Isap).

“Combater a Dengue é uma de nossas prioridades. Esse é um movimento de conscientização,

de chamar a responsabilida-de também para a população”, afirma o secretário de Saúde, Guilherme Carvalho. Outra ação planejada no encontro é a limpeza dos bairros com maior número de notifica-ções de casos de Dengue, advertência aos donos de lotes abandonados, além da parceria entre todas as secretarias. Faça sua parte e garanta a saúde de todos. A Prefeitura de Itabirito estará nessa parceria com você!

Curso ajuda e prepara futuras mamães

“Já tenho quatro filhos e nunca havia recebido atenção e informações como está aconte-cendo agora”, destaca Suzama-ra Cristina dos Reis, de 31 anos, moradora do bairro São José. Ela é uma das 36 gestantes do bairro, que participam de um curso para a conscientização e acompanhamento das grá-vidas, feito pela equipe da Se-cretaria de Saúde. “Verificamos esta demanda e queremos tra-zer mais informações a essas mulheres, para que possam ter uma gravidez mais tranquila”, destaca Marcela Tabari, enfer-meira responsável pela equipe do PSF I do São José.

O primeiro encontro acon-teceu em setembro, no salão

comunitário, com informações sobre o sistema de seguridade social. O curso será realizado até fevereiro de 2011, em en-contros mensais, com temas importantes para a saúde da mãe e do bebê. A expectati-va é expandir o projeto, como forma de ação preventiva. “A Secretaria de Saúde incentiva estes grupos, pois os pacientes podem esclarecer suas dúvi-das e obter mais informações”, destaca Fernanda Varela Lima, coordenadora de Atenção Pri-mária. Mais informações sobre como participar do projeto pelo telefone: (31) 3561-4013.

A cada encontro, o grupo discute temas importantes para a saúde da mãe e do bebê

Desde o início de outubro, a Unidade de Atenção Primária à Saú-de do bairro Vila Gonçalo está realizando o Teste do Pezinho. De acordo com Analice Lopes, coordenadora do local, “em breve o ser-viço estará disponível em todas as unidades”. A coleta é realizada a partir do 3º dia de vida da criança, de preferência no 5º dia. É ne-cessário que a mãe ou o acompanhante leve o cartão de vacinação ou certidão de nascimento da criança.

Com o objetivo de mostrar que o cigarro e um coração saudá-vel não combinam, a Campanha Eu respiro saúde e você?, da Prefeitura de Itabirito, foi destaque no Canal Minas Saúde, veículo de comunica-ção da Secretaria Estadual de Saú-de. No dia 30 de setembro, a equipe técnica da emissora conversou com os participantes do Grupo de Com-bate ao Tabagismo e gravou ima-gens.

Segundo Ana Luísa Bicalho, produtora da emissora, Itabirito foi escolhida para ilustrar a maté-ria sobre riscos e prevenção da hi-pertensão. “O tabagismo é um fator de risco da doença e o Grupo de Combate ao Tabagismo foi indicado pelo coordenador Estadual de Hi-pertensão e Diabetes como modelo e exemplo para toda Minas Gerais”, explicou Ana.

“Temos que promo-ver ações preventivas. Por isso, o trabalho do grupo é de fundamental impor-tância para a saúde públi-ca do município”, destaca Guilherme Carvalho, se-cretário de Saúde. O canal Minas Saúde é transmiti-do em mais de 4.200 pon-

tos, distribuídos entre hospitais e postos de saúde da rede pública e também na internet. As imagens do grupo foram veiculadas no progra-ma Gestão Microrregional e estão disponíveis no site www.portalmi-nassaude.com.br.

Para participarO grupo já atendeu mais de 230

pessoas e faz parte do Programa de Combate ao Tabagismo, realizado pelo Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Câncer, SUS e Governo Federal. Os encontros acontecem uma vez por semana, totalizando oito reuniões. Os interessados de-vem procurar a Uaps (antiga UBS) de cobertura do seu bairro e deixar nome e telefone para contato com a equipe de enfermagem.

Grupo de Combate ao Tabagismo de Itabirito é destaque no estado

Itabirito foi escolhida para ilustrar a matéria sobre os fatores de risco e prevenção da hipertensão

Nos dias 29 de agosto e 12 de setembro, a Prefeitura de Itabirito realizou a vacinação Antirrábica em cães e gatos por toda a cida-de. Nesta ação, 5.074 doses foram aplicadas. “Agora vamos começar outro tipo de ação: as pessoas que perderam o dia da campanha e se cadastraram por meio do telefone da Zoonoses, podem trazer seus animais à Vigilância em Saúde, até o dia 30 de outubro, onde receberão

Campanha de vacinação contra a raiva continua em Itabirito

a dose da vacina”, esclarece Rodri-go Corrêa Borges, coordenador téc-nico da Zoonoses.

Saúde

Page 11: Faz Acontecer - Outubro de 2010

Outubro de 2010 11

Mais uma vez a saúde em Ita-birito segue à frente de toda a re-gião. Desta vez, o município se des-taca por ser o único da Microrregião que proporciona, gratuitamente, órteses ortopédicas para membros superiores, destinados a prevenir e corrigir deformidades ou melhorar a função das partes móveis do cor-po. “É sinônimo que Itabirito busca

a excelência em saúde, preocupan-do com o bem-estar da população”, comemora Guilherme Carvalho, secretário de Saúde.

“Oferecer esse serviço é um privilégio que o município tem. Fazemos dispositivos de ótima qualidade, tudo custeado pelo município”, explica Juliana Sales, fisioterapeuta e terapeuta ocupa-

Serviço oferecido pela Prefeitura auxilia na recuperação de pacientescional do Centro de Reabilitação e Fisioterapia da Prefeitura. Ela conta que o uso do aparelho, associado à fisioterapia, acelera a recuperação dos pacientes, como Jurandir Pires Gurgel, que usa o aparelho há dois meses e está satisfeito com o resul-tado. “Quando recebi minha órtese fiquei muito aliviado, porque esta-va sentindo muita dor”.

Jurandir Pires, paciente do Centro, recebeu sua órtese há 2 meses

Com empenho e trabalho em equipe, a Prefeitura de Itabirito al-cançou a meta na Campanha Na-cional de Multivacinação contra a Poliomielite, vacinando mais de 97% das crianças de até quatro anos, totalizando mais de seis mil doses. “O resultado foi muito sa-tisfatório, uma vez que a meta es-tabelecida pelo Ministério da Saú-de foi de 95% das crianças. Esse resultado só foi alcançado devido ao trabalho em con-junto e muita dedicação”, comemorou Adriana Gurgel Conrado, diretora de Vigilância em Saúde.

Nos dias da aplicação da va-

cina, todas as Uaps (antiga UBS) da cidade funcionaram e, para fortale-cer a campanha, foi montado um posto na Praça da Estação. Animan-do a criançada, ainda houve a dis-tribuição de pipoca e a presença do Zé Gotinha em todos os pontos.

Itabirito ultrapassa meta federal devacinação contra a Poliomielite

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) realiza a Se-mana da Odontologia, com o tema Para um Sorriso Melhor, nos dias 25 e 26 de outubro, das 8h às 16h, na Praça da Estação. Apresentação de teatro, escovação realizada pela equipe de saúde bucal e exposição de trabalhos educativos das pré-escolas fazem parte da programa-ção gratuita. Participe!

Ceo realiza atividades para comemorar o Dia do Dentista

ServiçoO CEO realiza cerca de 1.300

tratamentos mensais, em pacientes encaminhados pelas Uaps’s (antiga UBS), para tratamentos complexos de forma gratuita. “O Centro tem o objetivo de buscar a integridade da atenção à saúde bucal, fundamen-tal para a saúde geral e qualidade de vida”, esclarece Cristiane Carnei-ro Pena, coordenadora do Ceo.

Prezando pela saúde e mel-horia da qualidade do atendi-mento ao cidadão, a Prefeitura de Itabirito reutilizará o micro-ônibus, equipado para ser uma Unidade Móvel de Saúde, que está parado, desde 2009, por não cumprir a legislação sanitária vigente. “Nossa preocupação é dar a melhor destinação a esse microônibus e seus equipamen-tos, fazendo que eles tenham utilidade aos usuários do nosso

sistema de saúde”, esclareceu Guilherme Carvalho, secretário de Saúde.

Após inspeção, realizada em fevereiro deste ano, pela Vigilância Sanitária da Secre-taria Estadual de Saúde, foi comprovado que o veículo, usa-do para prestação de serviços médicos e odontológicos, não apresenta condições adequadas para um atendimento de quali-dade à população.

Unidade móvel interditada terá nova utilidade para saúde

Por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado, Itabirito re-ceberá uma ambulância para reforço na saúde do município. Segundo o secretário de Saúde, Guilherme Carvalho, o veículo será um Dobló e a documen-

Itabirito recebe nova ambulânciatação já está regularizada na Secretaria de Saúde. “A ambu-lância fortalecerá e ampliará o atendimento aos cidadãos de Itabirito. Porém, ainda conti-nuamos precisando expandir a nossa frota e isso será feito”, explicou o secretário.

Semana Nacional do Trânsito conscientiza a população

Em comemoração à Sema-na Nacional do Trânsito, com o tema Cinto de Segurança e Uso da Cadeirinha, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, pro-moveu palestras educativas nas escolas municipais e estaduais da cidade, transitolândia, blitz educativa, exposição de slides educativos e demonstração de acidente pelo Centro da cidade, entre os dias 20 e 24 de setem-bro. “A iniciativa visa educar e conscientizar crianças, jovens e adolescentes sobre os peri-gos da imprudência na rua e no trânsito”, esclarece Denilson

Braga, secretário de Segurança e Trânsito.

Futuro em discussãoO rumo do trânsito em

Itabirito foi destaque de uma Audiência Pública, realizada no auditório do Cefet, dia 23 de se-tembro. Temas como a utiliza-ção de som muito alto durante a noite, “pegas” nas ruas da cida-de, rebaixamento de carros e as linhas de ônibus foram alguns dos assuntos discutidos pelos participantes da ação, que apro-ximou a administração munici-pal de toda a população, ouvin-do as sugestões de todos.

Equipe da Secretaria de Segurança e Trânsito simulou um acidente e prestação de socorro, visando informar a importancia do uso do cinto de segurança

Crianças também podem contar com o atendimento gratuito e de qualidade do CEO

Saúde e Trânsito

Page 12: Faz Acontecer - Outubro de 2010

Faz Acontecer Jornal da Prefeitura de Itabirito-MG 12

Melhoria da qualidade de vida

Pavimentação na Rua Josino Matias Esteves

“Isso para nós é um sonho! Estamos esperando por esta obra há anos”, comemora José de Paula (foto), mo-rador do bairro São José, ao descrever sua felicidade ao ver a Rua Josino Matias Esteves receber 80 metros de calçamento. “Possibilitar a acessibilidade é trazer digni-dade aos moradores desta rua e do bairro. É o poder pú-blico cumprindo o seu papel de aumentar a qualidade

de vida da população”, afirma Rildox, durante visita à região. A obra beneficia 26 famílias do bairro e, por meio de uma parceria com os moradores,

um muro de arrimo viabilizará o alargamento da Rua José Augusto França. “Será muito bom para o bairro como um todo”, destaca Cléber Mendanha, que está fazendo o muro com os materiais fornecidos pela Prefeitura. Para completar o trabalho de melhorias, dois postes que atrapalham a circulação de veículos também serão trocados de lugar.

“Queremos um local onde todos os serviços de apoio ao trabalhador estejam juntos, facili-tando assim o atendimento e a sinergia entre os setores de desenvolvimento em Itabirito”, relata Humberto Braz, assessor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura. Esta é a proposta do Centro Integrado de Desenvolvimento, que está em fase de implantação pela Secretaria de Desen-volvimento Econômico (Semde), com o objetivo de reunir o Sistema Nacional de Emprego (Sine), a própria Semde e as instalações do Cepep.

Toda a infraestrutura será reformada e mo-dernizada para o atendimento mais confortável e ágil aos cidadãos, além do acesso mais facilitado dos deficientes físicos. Haverá também a Sala do Empreendendor, um espaço de apoio às micro e pequenas empresas e para os empreendedores individuais. O projeto está em fase de captação de recursos e deve ser iniciado nos próximos meses.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) da Prefeitura de Itabirito continua trabalhando na instalação de interceptores de esgoto por toda a cidade, o que permitirá que todo o material que hoje é lançado no Rio Itabirito seja levado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), construí-da no bairro Marzagão. “Graças aos novos recur-sos que a gestão atual pleiteou ao Governo Fede-ral. Em 2012, o esgoto de Itabirito chegará a 98% de eficiência no tratamento”, destaca Doris Garisto Lins, diretora do Saae.

Ao todo, serão instalados 4.561m de inter-ceptores de esgoto na região central do município. As obras começaram em junho e serão realizadas durante todo o ano. “Com o ritmo acelerado, cer-tamente Itabirito terá essa conquista no sanea-mento e na melhoria da qualidade de vida da po-pulação”, destaca Dóris Lins.

Obras para despoluição do Rio Itabirito

São mais de 4,5 mil metros de interceptores de esgoto

Sede para o incentivoao desenvolvimento

Centro trará melhor atendimento aos trabalhadores

Melhoria no Bela Vista

Outra obra foi realizada no Cruzeiro do Bairro Bela Vista, com o alargamento de oito metros da pista e a construção de um canteiro central. “A obra trará mais segurança aos moto-ristas, diminuindo a quantidade de acidentes, que sempre aconteciam aqui”, destaca Rildox.

Operação tapa buracos atinge toda a cidade

Possibilitar maior acessibilidade é o objetivo da operação tapa buracos que está sendo realizada pela Prefeitura de Ita-birito. Segundo o chefe da Divisão do Departamento de Vias Públicas, Mauro Aurélio Senra, todas as ruas passarão por melhorias até o final do ano. “Serão mais de 700 toneladas de massa asfáltica, que colaborarão com a maior acessibilidade da população aos bairros”, diz.

Melhorias são realizadas no Portal de entrada

Visando tornar ainda mais atrativo o cartão de visita do município, a Prefeitura está realizando melhorias na estrutura do portal do acesso 1, com um projeto paisagís-tico que ressalta a estrutura do local. “É muito bom ver que nossa cidade está sendo bem cuidada, com um am-biente agradável para todos”, destaca Vânia Campidele, moradora do bairro Saudade.

Obra leva água à escola rural

Os 50 alunos da Escola Rural do Saboeiro passam a ter uma merenda melhor pela garantia de fornecimento de água, graças aos 800 m de novos canos colocados no mês de agosto. “Sempre faltava água e com a obra foi melhorada a distribuição para a escola”, destaca Maria Salete Vasconcelos, diretora das Escolas Rurais.

Capina e limpeza nos bairros Padre Adelmo e São José

“Nunca foi feita uma capina como esta, que ajudou na limpeza do bairro e diminuiu a quantidade de ratos, bara-tas, cobras”, ressalta Jurany dos Santos Lima, Presidente da Associação do Padre Adelmo.

Calçamento Rua Almeida Júnior

A Rua Almeida Júnior, no bairro Agostinho Rodrigues, recebeu 100 m de rua calçada com blocos PVS, em um investimento que possibi-litará o acesso mais cômodo dos moradores e de diversos serviços, como correios e transporte de cargas.

Saae de Itabirito entre os melhores do Brasil

O Saae de Itabirito foi classificado, pela re-vista Saneamento Ambiental, como uma das melhores empresas de saneamento do Brasil. Os destaques apontados foram: a receita operacional líquida – 89ª no ranking nacional; os investimen-tos, que estão 12,8% acima do exercício anterior; e os novos projetos, que resultarão em expressivas melhorias para o saneamento de Itabirito.

Obras

“Trabalhamos muito, mesmo com os poucos recursos que tínhamos. A população pode esperar para o próximo ano muitas obras. Já estamos fazendo o planejamento para a constru-ção na Escola do São José, a UBS Santa Rita e a Nova UPA”, destaca Rildox, vice-prefeito e secre-tário de Obras e Serviços. “Nossas obras priorizaram a qualidade de vida da população, como a capina e limpeza de bairros e na instalação de muros para um grande número de famílias. São pequenas ações, mas que fazem a diferença”, conclui Rildox. Confira algumas obras: