faz acontecer - fevereiro de 2011

12
Jornal da Prefeitura de Itabirito-MG Fevereiro de 2011 06 Neste ano, a animação está garantida com um recorde de 39 shows ao vivo e mais de 20 blocos tradicionais agitando o 1,5 km de circuito oficial do Carnaval 2011. Com mais de 50 anos de folia democrática e segura pelas ruas, a cidade promove uma Ten- da Alternativa, para quem gosta de curtir Rock em qualquer período do ano, e o Salão de Baile resgatará as marchinhas e mati- nês que embalaram foliões há décadas. Entre você também nesse Jogo de Ilusões! Pág. 11 e 12 Conquistas pela saúde Trabalho de prevenção à doenças recebe um grande refor- ço com a aquisição do novo mamógrafo, de última geração, que acaba de substituir o antigo equipamento, comprado há oito anos. O aparelho possibilita a realização de cerca de 30 exames por dia e atenderá às mulheres de toda a região. Pág. 9 Nova frota Unindo economia e valorização do patri- mônio público, a Prefeitura adquiriu 24 no- vos veículos, que estão reforçando a saúde, a segurança e o serviço de transporte esco- lar municipal. Pág. 2 Juventude Núcleo de Assistência à Juventude oferece mais de 40 opções de cursos para jovens de 15 a 35 anos e seus pais. Além disso, inaugurou sua Bi- blioteca e está com o Programa Stu- dio Jovem no ar. Pág. 5 Pág. 3 Obras trazem qualidade de vida Organização e recorde de shows são destaques no Carnaval 2011 Anos de espera estão chegando ao fim com ações que priorizam as necessi- dades da população. Sem esquecer dos anseios da zona rural, iniciativas estão melhorando o trânsito no Centro da cidade, criando mais alternativas de estacionamento livre e melhorando a estrutura de diversas ruas e estradas de Itabirito.

Upload: agnaldo-montesso

Post on 28-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal da Prefeitura de Itabirito - ano II - nº 6.

TRANSCRIPT

Jornal da Prefeitura de Itabirito-MG

Fevereiro de 201106

Neste ano, a animação está garantida com um recorde de 39 shows ao vivo e mais de 20 blocos tradicionais agitando o 1,5 km de circuito oficial do Carnaval 2011. Com mais de 50 anos de folia democrática e segura pelas ruas, a cidade promove uma Ten-da Alternativa, para quem gosta de curtir Rock em qualquer período do ano, e o Salão de Baile resgatará as marchinhas e mati-nês que embalaram foliões há décadas. Entre você também nesse Jogo de Ilusões!

Pág. 11 e 12

Conquistas pela saúdeTrabalho de prevenção à doenças recebe um grande refor-ço com a aquisição do novo mamógrafo, de última geração, que acaba de substituir o antigo equipamento, comprado há oito anos. O aparelho possibilita a realização de cerca de 30 exames por dia e atenderá às mulheres de toda a região.

Pág. 9

Nova frotaUnindo economia e valorização do patri-mônio público, a Prefeitura adquiriu 24 no-vos veículos, que estão reforçando a saúde, a segurança e o serviço de transporte esco-lar municipal.

Pág. 2

JuventudeNúcleo de Assistência à Juventude oferece mais de 40 opções de cursos para jovens de 15 a 35 anos e seus pais. Além disso, inaugurou sua Bi-blioteca e está com o Programa Stu-dio Jovem no ar.

Pág. 5 Pág. 3

Obras trazem qualidade de vida

Organização e recorde de shows são destaques

no Carnaval 2011

Anos de espera estão chegando ao fim com ações que priorizam as necessi-dades da população. Sem esquecer dos anseios da zona rural, iniciativas estão melhorando o trânsito no Centro da cidade, criando mais alternativas de estacionamento livre e melhorando a estrutura de diversas ruas e estradas de Itabirito.

Faz Acontecer Jornal da Prefeitura de Itabirito-MG 2

Expediente:Jornal da Prefeitura de Itabirito-MGPrefeito: Manoel da Mota • Vice: RildoxJornal produzido pela Secretaria de Comunicação SocialSecretário de Comunicação: João de CarvalhoJornalista Responsável: Mayra Michel • MG 13823 JP

Redação: Agnaldo Montesso, Jordana Mapa, Marina Leão e Mayra MichelEquipe de apoio: Leonardo Carvalho, Kelly Faria e Pablo DiasProjeto Gráfico: Agência Ilha ComunicaçãoDiagramação: Agnaldo Montesso e Mayra MichelFotos: acervo da Secretaria Municipal de Comunicação SocialTiragem: 15 mil Impressão: Sempre Editora

Secretaria Municipal de Comunicação SocialEndereço: Av. Queiroz Júnior, 635 - Praia35.450-000 • Itabirito/MGContato: (31) 3561-4030E-mail: [email protected]

www.itabirito.mg.gov.br

Gestão

Prefeito Manoel da Mota é reeleito Presidente do CoderiO Prefeito Manoel da Mota

foi eleito para o segundo manda-to como Presidente do Consórcio de Desenvolvimento da Região dos Inconfidentes (Coderi). A reu-nião contou com representantes de Mariana, Ouro Preto, Catas Al-tas e Santa Bárbara, que discuti-ram ações para o desenvolvimen-to da região. “Estamos aqui para trabalhar pelo bem-estar da po-pulação. Nossa intenção é, cada vez mais, integrar ações na área de saúde e segurança pública em benefício de nossa região”, desta-cou Manoel da Mota, Prefeito de Itabirito, em seu discurso.

Dentre as ações para a melho-ria da qualidade de vida dos cida-dãos, está o Plano Regional de Sa-neamento, com um investimento de R$ 610 mil, proveniente do Mi-nistério das Cidades. Foi anuncia-

da também a instalação de uma Usina Geradora de Energia Elétri-ca, utilizando resíduos hospita-

Consórcio reúne cinco municípios para o desenvolvimento da Região dos Inconfidentes

Mais de vinte novos veículos fortalecem frotaFuncionários integram corpo jurídico do Fórum

Por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, o Fórum Municipal recebeu dez novos funcionários para integrarem o cor-po jurídico do município. “Queremos agradecer à Prefeitura, que nos ajudou na seleção desses funcionários. Sabemos das dificuldades que en-frentam, mas, dentro das exigências legais, nos ajudou com essas contratações”, disse Alceu Ba-tista, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Itabirito, na cerimônia de assinatura do convênio.

Com a parceria, a Prefeitura fica responsá-vel pelas obrigações decorrentes do vínculo em-pregatício dessas pessoas e, ao Tribunal, repre-sentado pelo Juiz Diretor do Foro da Comarca de Itabirito, Dr. Antônio Francisco Gonçalves, cabe treinar e determinar as condições de atuação dos contratados. “Que Deus ilumine esses pro-fissionais, que já conhecem o serviço e gostam de Itabirito, para continuarem prestando esse trabalho maravilhoso”, desejou o Prefeito Mano-el da Mota.

Uma das novas contratadas, Gleice Apare-cida Santana, fez questão de agradecer a opor-tunidade. “Obrigada a todos, principalmente ao Prefeito, pela confiança. Com certeza, tentare-mos fazer o melhor”, disse.

Atender à população de forma ágil e cor-reta foi o objetivo do Curso Treinamento e Ca-pacitação em Gestão Pública, oferecido a 30 servidores da Prefeitura. A ação é uma par-ceria das secretarias de Administração e de Planejamento e Captação de Recursos e foi desenvolvida pela Chess Consulting and Busi-ness Strategy Ltda.

Para o secretário de Planejamento e Cap-tação de Recursos, José Antônio Aboim, o trei-namento quis “adequar e atualizar as pessoas com relação às mudanças ocorridas na cultu-ra da administração pública, promovendo a homogeneidade da equipe”.

Cada vez mais segurança e qualidade de vida estão ga-rantidas aos itabiritenses com a aquisição de 24 veículos, que passam a fortalecer a fro-ta municipal. “Nossa adminis-tração, pautada na humilda-de e na seriedade, continuará trazendo benefícios para Ita-birito. O trabalho prossegue, se Deus quiser, vamos conse-guir outras melhorias para o município e nosso povo”, res-salta o Prefeito Manoel da Mota.

Entre as novas aquisições, 15 Kombis, adquiridas por meio do Plano Nacional de Educação do Governo Federal, estão atendendo aos alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal. “Queremos que as mães e pais fiquem tranquilos, porque terão seus filhos entregues em casa, com a alegria de estarem estudan-do e com segurança”, afirma Manoel da Mota.

Outras conquistas foram a doação de duas viaturas à Po-lícia Militar, a partir da devo-

lução de recursos da Câmara; cinco Pálios; e uma nova am-bulância, por meio de um con-vênio com o Governo de Mi-nas e uma caminhonete para a Guarda Municipal.

SegurançaAntes do início das aulas,

os motoristas do transporte escolar passaram pelo Curso de Capacitação de Condutores de Veículos de Transporte Es-colar, do Serviço Nacional de

Aprendizagem do Transpor-te (Senat). As aulas focaram o relacionamento interpessoal, primeiros socorros, meio am-biente, direção defensiva, re-lacionamento e Leis de trânsi-to. “Estes motoristas têm que ser educadores também, pes-soas preocupadas em ensinar os alunos a terem respeito e como se comportarem”, des-taca Ricardo Francisco, secre-tário de Educação da Prefeitu-ra de Itabirito.

Quinze Kombis trazem mais segurança aos estudantes

O Juiz de Itabirito, Dr. Antônio Gonçalves, e o Prefeito Manoel da Mota oficializam a parceria

Servidores cada vez mais capacitados

Trinta funcionários participaram do curso

lares, domiciliares e da constru-ção civil dos cinco municípios do consórcio e que será instalada em

Itabirito. “A cidade foi escolhida por apresentar um grande cres-cimento e expansão de empresas, como a Vale e a Delphi, mas este investimento beneficiará toda a região”, afirma o Prefeito. A em-presa HE Energia disponibiliza-rá cerca de R$ 300 milhões, com uma tecnologia pioneira em Mi-nas e uma das primeiras no Bra-sil. A expectativa é que as obras comecem no 1º semestre.

Os representantes do Consór-cio também encaminharam, ao Governo de Minas Gerais, um pe-dido de urgência para o asfalta-mento do trecho de 26 km da Ro-dovia União Indústria, que liga Itabirito a Rio Acima. “Nosso ob-jetivo é apresentar alternativas de tráfego entre os municípios e a capital Belo Horizonte”, destacou Manoel da Mota.

Fevereiro de 2011 3

A Prefeitura de Itabirito cria mais uma alternativa para os motoristas de Itabirito, com mais de 50 novas vagas em um estacio-namento gratuito na Praça Coronel Baêta, atrás do Cine Teatro Pax. O diretor de Trans-porte e Trânsito, Anisío Bueno, explica que o local tem uma grande área de 1000 m2, em um ponto nobre da cidade. “A importância do estacionamento é maior disponibilidade de vagas para quem vem ao centro comercial, além da economia. Com a nossa vivência nos problemas do trânsito, logo relacionei a me-lhoria e o benefício para a população, se fos-se construído um estacionamento no local”, destaca o diretor.

Obras

Conquista pela melhoria do trânsitoUma solicitação antiga da população agora é

realidade. No início de fevereiro, a Prefeitura rea-lizou uma intervenção em frente à Praça da Ban-deira, com o alargamento da Rua Pio XII, que tra-rá melhorias ao fluxo de veículos e pedestres no Centro, aumentando a qualidade de vida da popu-lação. “Agradeço à família da nossa querida Emí-lia Soares Ribeiro, que nos cedeu parte do seu ter-reno em prol da população itabiritense. Estamos evoluindo com a ajuda da sociedade, que enten-de que a nossa administração está fazendo me-lhorias pelo município”, enfatiza o Prefeito Mano-el da Mota.

O secretário de Segurança e Trânsito, Denil-son Braga, explica que, com a obra, “iremos me-lhorar o trânsito, dando mais segurança, agilida-de e visibilidade para os motoristas que passam no local, evitando congestionamentos”. Segundo o vice-prefeito e secretário de Obras e Serviços, Rildox, “prevaleceram o bom diálogo da adminis-

tração e a credibilidade que temos com a popula-ção”. “É um sonho antigo do município que está sendo concluído agora. Graças ao nosso empenho, estamos fazendo obras importantes pela cidade”, destaca Rildox.

Doação do terreno foi feita sem ônus à Prefeitura

Espaço deve gerar cerca de 50 novas vagas

Após anos de descaso, a Prefeitura me-lhorou a estrutura da Rua Geraldo Bastos Bittencourt, no bairro de Lourdes. “Estáva-mos esperando essa obra há cinco anos. É uma grande satisfação ver que agora sim está sendo concluída”, conta Múcio Gurgel, proprietário de uma empresa instalada na rua. “Intervenções como esta estão sendo realizadas, no intuito de minimizar os pro-blemas da comunidade. São elas que melho-ram a qualidade de vida das pessoas”, res-salta Rildox, secretário de Obras e Serviços.

Itabirito comemorou a volta das ativi-dades religiosas na Igreja de Santa Rita, reunindo centenas de devotos em mis-sas especiais. A Igreja recebeu pintura nas partes interna e externa, novas instala-ções elétricas, melhorias na iluminação, novo sistema de som, reforma dos bancos e uma limpeza caprichada. O Presidente da Associação Comunitária, Antônio Bos-co, conta que sonhava com essa obra há dois anos. “Desejava melhorar nossa ca-pelinha. Antes de começar a reformar, procurei a Prefeitura e, sem essa ajuda, isso não seria possível”, relata.

Melhorias na zona rural trazem mais segurança e qualidade de vida

A Prefeitura está investindo na recuperação das estradas rurais da cidade, trazendo melho-rias no acesso e na qualidade de vida dos mo-radores. “Iremos sempre olhar para a zona rural com todo cuidado, ela é a marca da nossa ges-tão”, afirma Rildox, secretário de Obras e Servi-ços e vice-prefeito.

Na estrada do Córrego do Bação foi feita a contenção de um barranco, com pneus, que ajudará na prevenção de mais deslizamentos de terra no local. Os trechos que dão acesso ao distrito de São Gonçalo do Bação, a Serra da Ja-guara, Acuruí, Bonsucesso e Calado estão sendo melhorados, com alargamento das vias, reves-timento com cascalho e recuperação das dre-nagens.

Também, estão sendo feitos projetos para a reconstrução de duas pontes no Córrego do Ba-ção e uma no distrito do Saboeiro, além do alar-gamento de pista em locais estratégicos para

melhor segurança dos motoristas e pedestres. “A Prefeitura ainda está buscando recursos para pavimentar a estrada do Córrego do Bação, da MG 30 até a Associação Comunitária. Também iremos realizar os muros gabiões, evitando que a rua principal seja destruída”, finaliza Rildox.

Igreja de Santa Rita

Moradores do bairro Portões já podem comemorar a pavimentação de quase 11 km de vias que beneficiam o acesso ao lo-cal. Por meio de um convênio com a Code-vasf, a Prefeitura garantiu a verba de mais de R$2 milhões, para asfaltar os acessos pelos bairros São José, Itaubira e Quinta dos Inconfidentes, além de algumas ruas dentro dos Portões. Segundo Rildox, “esse é um sonho antigo da comunidade, que só foi possível com um governo sério e que se preocupa com a população”.

Alternativa de estacionamento livre

Benefício à população

Acesso aos Portões

Contenção de erosões em vias no Córrego do Bação

Estradas para São Gonçalo recebem melhorias Distrito de Saboeiro receberá reforma na ponte

Faz Acontecer Jornal da Prefeitura de Itabirito-MG 4 SocialMais cidadania para os portadores de necessidades especiais

Portadores de necessidades es-peciais estão tendo melhor aces-so ao transporte coletivo munici-pal. Isso porque, a Turin Transporte, prestadora de serviço da Prefeitura, adquiriu dois ônibus adaptados com plataforma elevatória. “Essa acessi-bilidade que estamos proporcionan-do é uma das minhas promessas de campanha. Faço isso com o coração bem alegre e podem estar certos que a Prefeitura irá continuar buscando o que o povo de Itabirito tem direito”, destacou o Prefeito Manoel da Mota, na solenidade de entrega.

Os veículos são equipados com elevador, espaço reservado para ca-deira de rodas e para pessoas com baixa mobilidade. Segundo Aristó-teles de Almeida, cadeirante que inaugurou o equipamento, a nova aquisição trará grandes benefícios. “Acredito que vai melhorar muito a minha locomoção. É uma gran-

de conquista para todos nós”, conta. Os ônibus têm sinalizações internas e externas e os motoristas e cobra-dores receberam treinamento para operação dos equipamentos e auxí-lio aos passageiros.

Vagas especiaisEm uma iniciativa pioneira no

município, a Prefeitura instituiu va-gas de estacionamento exclusivas para portadores de necessidades es-peciais. Segundo o secretário de Se-gurança e Trânsito, Denilson Braga, “a ação visa atender a resolução do Conselho Nacional de Trânsito, que estabelece uma reserva de 2% das vagas”. A princípio, seis vagas foram estrategicamente marcadas e iden-tificadas no Centro de Itabirito. Para ter direito ao benefício, os portadores de necessidades especiais devem se cadastrar na Secretaria de Seguran-ça e Trânsito.

Novos ônibus adaptados trarão mais conforto e facilidade de locomoção

A Prefeitura, em parceria com toda a população, concluiu o Pla-no Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS, que visa promover o planejamento das ações do se-tor habitacional. Com esse plano, o Prefeito pode traçar metas para os próximos 10 anos, levando Itabirito ao déficit habitacional zero. “Agora o município possui um diagnóstico da realidade habitacional, possibi-litando a identificação e a solução dos problemas”, ressalta Arlindo Nogueira, diretor de Planejamento e Gestão Social.

Aprovado pelo Conselho Mu-nicipal de Habitação de Interes-se Social, o plano foi elaborado em parceria com a sociedade. Para a secretária de Assistência Social,

Itabirito conclui Plano Local de Habitação de Interesse Social

Cynthia Esteves, “a realização do PLHIS demonstrou, de forma parti-cipativa, a nossa preocupação em diminuir o déficit habitacional do nosso país, a partir do nosso muni-cípio”, conclui a secretária.

PMI recebeu sugestões da população

A implantação do Estaciona-mento Rotativo está proporcio-nando o primeiro emprego aos jo-vens de Itabirito. Com a iniciativa, vinte novos postos de trabalho fo-ram criados, dentro do Projeto Pa-caprof, o Programa Adolescentes a Caminho da Profissionalização, antigo Gideões Mirins. “O Estacio-namento Rotativo não só melhora o trânsito, como passa a ter uma função social de qualificar e tirar os jovens da ociosidade e dos des-vios de conduta”, explica Denilson Braga, secretário de Segurança e Trânsito.

Implantação do Rotativo incentiva primeiro emprego em Itabirito

Os novos profissionais têm a responsabilidade de orientar e ad-vertir os motoristas. A estudan-te Lidiane Ferreira Mariano conta que está feliz com a oportunidade. “Agora, posso trabalhar, ter meu próprio dinheiro e ainda ajudar minha família”, conta. O Estacio-namento Rotativo é da Praça da Bandeira até a Praça Dr. Guilher-me, as ruas Belmiro Martins Pa-ranhos e João Pessoa. A folha do estacionamento custa apenas R$ 1,00 e o motorista poderá adqui-rir em um dos 48 postos de venda identificados com um adesivo.

Cada dia mais próximo da co-munidade, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) lan-çou o Grupo Café com Prosa, com o objetivo de convidar as famílias atendidas para conversar sobre assuntos de interesse da comuni-dade.

De acordo com a psicóloga e técnica do Cras, Simone Gurgel, uma vez por semana, adultos e

Vinte jovens receberam capacitação para entrar no mercado de trabalho

Cras lança grupo de discussãoidosos da comunidade se encon-tram para degustar um saboroso café e discutir temas como educa-ção dos filhos, violência, direitos sociais e relacionamento. “O pro-pósito do grupo é fortalecer a fun-ção prestativa da família, contri-buindo para melhorar a qualidade de vida e prevenir a ruptura da vi-vência familiar e comunitária”, ex-plica a psicóloga.

Os alunos e o professor da Oficina de Pintura em Tela, oferecida pelo Cen-tro de Referência de Assistência Social, o Cras, realizaram uma exposição na Casa de Cultura Maestro Dungas, com cerca de 20 telas. “O Cras tem como foco a valorização do ser humano e esta exposição valoriza o poten-cial de cada aluno e mostra o trabalho sério que é desenvolvido”, afirma a secretária de Assistência Social, Cynthia Esteves.

No final de 2010, Itabirito conheceu os novos membros do Conselho Tu-telar Municipal, empossados no gabinete do Prefeito Manoel da Mota. Os cinco conselheiros, eleitos por mais de 3,3 mil pessoas, assumiram o car-go no início de janeiro, para um mandato de três anos. Durante a assi-natura do termo de posse, a secretária de Assistência Social, Cynthia Es-teves, colocou os serviços da sua equipe à disposição do novo Conselho.

Fevereiro de 2011 5Juventude

Cerca de 40 opções de capacitação e quali-ficação profissional estão sendo oferecidas pelo Núcleo de Assistência à Juventude. Em 2011, mais alunos estão tendo a oportunidade de es-pecialização, com o aumento da idade limite para 35 anos e a abertura de cursos para os pais. Cerca de 3.600 vagas estão disponíveis em cur-sos como Instalação Automotiva, Cabeleireiro e Informática, além das novidades: Elétrica, Hote-laria, Auxiliar de Publicidade e Propaganda, Me-talurgia e Auxiliar de Imprensa. “Os jovens con-tarão, sempre, com apoio em nosso governo para a realização de suas conquistas, pois temos uma população eminentemente jovem e promissora em Itabirito”, destaca Manoel da Mota, Prefeito de Itabirito.

Os jovens de 15 a 35 anos também podem se

inscrever em cursos que desenvolvem os talen-tos artísticos de Itabirito gratuitamente, com au-las de Dança do Ventre, Violão, Teatro e Dança de Salão. Outros destaques são as aulas de In-glês e Espanhol, que promovem conhecimento e um diferencial no currículo dos alunos: a se-gunda língua. Ivanete Coimbra dos Anjos, de 27 anos, declara sua satisfação por poder participar do curso de Cabeleireiro. “Nossa, estou emocio-nada! Eu espero me profissionalizar e conseguir uma chance no mercado de trabalho. E, futura-mente, abrir meu próprio salão”, diz.

Incrementado a oferta, parcerias com a in-dústria e comércio locais foram firmadas para o oferecimento do curso de Operador de Produção, junto à Delphi, e o de Iniciação para o Comércio, com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Novos cursos para mais pessoas em 2011

Mais de 3.600 vagas são oferecidas à população

O Núcleo de Assistência à Juventude inaugurou em fevereiro a biblioteca “Desenvolvendo no Mun-do das Letras”, com cerca de mil livros que estão sendo disponibilizados aos mais de três mil jovens atendidos pelo projeto. “Ler é cultivar a inteligência. Por isso, hoje estamos aqui fazendo isso com mui-to orgulho e muita dedicação. Eu peço a Deus, que ilumine a cada um de vocês nas suas vo-cações. Vocês serão o futuro de Itabirito”, de-clarou o Prefeito Manoel da Mota, durante a inauguração.

A biblioteca, que tem um acervo doado por alu-nos e pela sociedade, foi instalada na recepção do Nú-cleo, com diversas publicações voltadas à capacitação dos jovens, literatura, revistas e jornais. “Fico até sem palavras, porque, em Itabirito, nunca tinham feito tanto pela juventude. Nós estávamos esquecidos”, afirma o aluno Aloísio Alves Soares.

Para contribuir, leve o material no Núcleo, à Rua Rio Branco, nº 11, Centro. Informações pelo (31) 3563-1765.

Manoel da Mota e alunas inauguraram biblioteca com mais de mil livros

Atelier, palco de jovens atores

Sorteado entre mais de 2.600 alunos do Nú-cleo de Assistência à Juventude, Wellington Mi-randa Xavier, formando do curso de Mineração, recebeu uma viagem para Porto Seguro/BA das mãos do Prefeito Manoel da Mota. “Nosso objeti-vo é estimular os jovens a continuar estudando e adquirindo conhecimento. Parabéns! A Prefeitu-ra estará de portas abertas para continuar uma administração que trabalha por jovens como você”, destacou Manoel da Mota. O prêmio foi uma doação da empresa Bravitur Turismo.

Programa Studio Jovem está no arMuita música, descontração e

jovens talentos são os destaques do Programa Studio Jovem, que está no ar pela Rádio Cidade FM 87,9. A iniciativa é do Núcleo de Assistência à Juventude da Pre-feitura de Itabirito e está sen-do apresentada, semanalmente, ao vivo, das 13h às 15h, pelo ges-tor do Núcleo, Gilmar Inácio. “Es-tamos fazendo algo para que os jovens sintam-se integrados na sociedade. O núcleo, junto com o programa, está conseguindo isso”, destacou o gestor, durante a estreia.

A iniciativa tem um caráter inovador, com diversos quadros que trazem informação e descon-tração, no estilo da juventude de

Núcleo inaugura bibliotecapara mais de 3 mil jovens

Itabirito. Assuntos como depres-são e tratamento, autoestima e prevenção contra as drogas já fo-ram discutidos no programa, que, a cada semana, leva especialis-tas, pais e jovens para debaterem sobre os temas. Não perca o pró-ximo Studio Jovem!

Na estreia do programa, três jovens apresentaram números musicais

Juventude passa a ter voz na mídia

As dependências do Atelier de Artes Integradas da Prefeitura de Itabirito transformaram-se, no dia 5 de fevereiro, em palco para a peça

“Tudo que queria te dizer”, baseada no livro da jornalista e escritora Mar-

tha Medeiros. O espetáculo foi a ati-vidade final dos alunos do Curso Pre-

paratório de Teatro, ministrado pela professora Ana Nery. “Trouxemos o pú-blico para dentro das cenas para desper-tar sentimentos por meio dos sentidos”, descreve a atriz Tainá de Melo Men-donça Ribeiro, de 15 anos.

Em 2010, o Atelier formou cer-ca de 360 jovens em aulas de teatro e ballet. Nos dias 19 e 20 de março, estreia “As Mãos Entrelaçadas”, na

Casa de Cultura Maestro Dungas. “Temos a pre-visão de estrear, ainda esse ano, um espetáculo infantil e um adulto. Estamos sempre renovan-do”, conta Carlos Renatto, diretor Teatral.

Familiares e amigos prestigiaram a peça dos jovens

Faz Acontecer Jornal da Prefeitura de Itabirito-MG 6 Meio Ambiente

A Prefeitura de Itabirito garante mais um grande passo na constru-ção do novo matadouro municipal. No final de dezembro, o Conselho Estadual de Política Ambiental do Governo de Minas Gerais cedeu à Prefeitura a licença prévia para a atividade de abate de médios e grandes animais. “Itabirito está cada vez mais perto de ter um aba-tedouro licenciado e ambiental-mente correto”, explica José Agosti-nho Antunes, diretor da Divisão de Agropecuária.

Novo abatedouro de Itabirito mais próximo da realidadeCom a construção, localiza-

da no Córrego do Bação, os bene-fícios serão a geração de novos empregos, aumento na arrecada-ção de impostos e a garantia dos licenciamentos ambientais e da saúde animal. O secretário de De-senvolvimento Econômico, Geral-do Magno, explica que essa par-ceria é pioneira na região. “Com o apoio da Prefeitura, o abatedouro terá o custeio e a manutenção re-alizados pela iniciativa privada”, diz o secretário. Parceria para a construção do abatedouro de Itabirito é pioneira na região

Por meio de uma verba disponi-bilizada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a Secretaria de Meio Ambiente e Desen-volvimento Sustentável ga-rantiu R$ 200 mil para a As-sociação dos Catadores de Materiais Recicláveis (As-cito). “Realmente precisa-mos melhorar. Agora, de-pende da gente querer e ter boa vontade de traba-lhar, porque uma oportu-nidade assim não aparece toda hora”, diz Rosângela de Assis, vice-presidente da Ascito.

Com o dinheiro, serão adquiri-

Mais verba para a Ascitodos equipamentos como prensas, um veículo, empilhadeira, balan-ças, um elevador para carga e uma

esteira de triagem. A secretária de Meio Ambiente, Marina Sardinha, conta que, além de todo o ganho ambiental, o investimento proporcio-na qualidade de vida aos associados. “Logo podere-mos ampliar a coleta sele-tiva para toda a cidade. A Ascito é uma empresa de-

tentora de um processo pro-dutivo e tem sempre que es-

tar se modernizando”, ressalta Marina Sardinha.

Alternativa para o óleo vegetalEm prol do meio ambiente, a

Prefeitura de Itabirito, por meio o Centro de Educação Ambiental (CEA) da Secretaria de Meio Am-biente e Desenvolvimento Susten-tável, firmou parceria com a em-presa Recóleo, responsável pela coleta e reciclagem do óleo vege-tal usado. Para a secretária de Meio Ambiente, Marina Sardinha, “o des-carte correto garante o reaprovei-tamento do óleo para a produção

de sabão e, em consequência, a do-ação do material de limpeza para escolas ou para pessoas mais ne-cessitadas”.

Dois contendedores estão dis-poníveis no CEA para a população descartar o óleo usado, de terça a sexta, de 8h as 17h. O centro fica dentro do Parque Ecológico, à Av. Queiroz Júnior, nº 1500, bairro San-to Antônio. Mais informações pelo (31) 3563-4980.

Desde janeiro, com o apoio da Prefeitura, o bairro Inconfidentes recebe, semanalmente, a visita do caminhão que recolhe o material reciclável, separado pelos mora-dores. “Cuidar do meio ambiente é uma prioridade para o crescimento responsável de Itabirito e é isso que estamos fazendo dentro da Prefei-tura”, destaca Manoel da Mota, Pre-feito de Itabirito.

A implementação da coleta se-

letiva foi possível devido à mobili-zação e interesse dos próprios mo-radores. Para a secretária de Meio Ambiente, Marina Sardinha, parti-cipando do projeto, os moradores “contribuem com a Associação dos Catadores de Material Reciclado de Itabirito, a Ascito, além de preser-var o meio ambiente, deixando de encaminhar resíduos recicláveis ou reaproveitáveis para o aterro sani-tário”.

Coleta seletiva no bairro Inconfidentes

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), da Prefeitura de Itabirito, in-vestiu na qualidade de vida dos moradores dos bairros Padre Adelmo e Novo Itabirito, ao demarcar e cercar mais de dois mil m² de área de proteção am-biental. Segundo o assistente técnico do Saae, Ricardo Graciano, a verba foi disponibilizada pela instituição. “Anualmente, o Saae precisa investir em ações em prol do meio ambiente”, justifica.

De acordo com o técnico, a colocação da cerca é uma medida de compen-sação para reparar os danos causados pelas obras de instalação dos intercep-tores de esgoto, que garantirá 98% de eficiência do tratamento em Itabirito. “Cercando e demarcando áreas verdes, é possível conservar o micro clima local e garantir a permeabilidade da água da chuva”, explica Daniel Sudano, asses-sor da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Segundo o Saae, a ação visa, futuramente, o plantio de mudas de espécies nativas.

Saae de Itabirito investe em ações para preservação do meio ambiente

Oficinas com material reciclável são destaque no Férias no Parque

Oficinas com materiais recicláveis são sucesso no Férias no Parque

Iniciativa gera economia e cuidado com a preservação do meio ambiente

Cercamento de áreas verdes colabora com a conservação do micro clima local

Em janeiro, pessoas de várias idades se divertiram no Projeto Fé-rias no Parque, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desen-volvimento Sustentável. Dentre as atividades oferecidas, as oficinas com material reciclável foram as mais procuradas pelas crianças. “Acho o projeto criativo, sinto que meu filho está se divertindo”, contou Maria Nascimento, mãe do participante Enzo, de 8 anos.

Junto às lições de reciclagem e conscientização ambiental, fo-ram oferecidas oficinas de flor de pet, puff, brinquedos, papel reci-clado, lápis e bloquinho de papel, furador e sabão.

“Selecionamos as oficinas de maior sucesso e organizamos ati-vidades para trabalhar a coletividade”, explica Marina Sardinha, se-cretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Fevereiro de 2011 7Comunicação e Desenvolvimento

Mais de 360 empregos diretos e um investimento de cerca de R$ 20 milhões estão garantidos para Ita-birito com a expansão da Delphi Automotive Systems. A ação é uma parceria com a Prefeitura, que dis-ponibilizou uma área de 23.814,72 m2, contínua à atual sede da orga-nização. “A expansão já estava de-finida para Ouro Preto. Em 2007, ela havia sido oferecida a Itabirito, mas indeferida por opção do governo da época. Assim que entramos na Prefeitura, procuramos a empresa e reconquistamos esse grande be-nefício para nossa cidade”, destaca Geraldo Magno de Almeida, secre-tário de Desenvolvimento Econô-mico.

As obras de expansão devem ser concluídas ainda neste semes-

Expansão da Delphi já disponibiliza centenas de novos empregostre. O Presidente da Delphi para a América do Sul, Gábor Deák, pon-tua que “essa contribuição foi mui-to importante para que a Delphi pudesse realizar seus planos de au-mento de capacidade e ainda gerar novos empregos para a região”.

“Também reconquistamos para o município, sem nenhum custo, a área da Pif Paf - que a gestão passa-da vendeu por um preço irrisório, e repassamos o galpão para a Delphi, que já está gerando 100 novos em-pregos e trazendo mais recursos”, ressalta Geraldo Magno. A área se transformará no Centro Avançado Tecnológico de Lançamento de No-vos Produtos, com o treinamento de centenas de engenheiros e pes-quisadores, que atuarão no desen-volvimento de novas tecnologias. Área de mais de 23 mil m2 foi disponibilizada para a expansão da empresa

Ações e projetos da Prefeitura são destaques na mídiaCom um trabalho constante de melho-

rias para a população, a Prefeitura de Itabi-rito vem sendo destaque na mídia. Notícias sobre a organização e sucesso do Carnaval e JuliFest, ações pela saúde e desenvolvimento, como o fim da fila pela cirurgia de Catarata e a compra da Fábrica Velha, já atraíram o in-teresse das emissoras Globo, Band Minas, Re-cord e Rede Minas. “Sabemos que a imprensa livre são os olhos e os ouvidos da população, mas isso, quando o trabalho é feito com ética, como é a imprensa de fato”, ressalta o Prefei-to Manoel da Mota.

A mídia escrita é outra grande divulga-dora, publicando gratuitamente iniciativas como a renovação da frota municipal, obras reivindicadas há anos pela população - como da Rua Geraldo Bastos Bittencourt, o desta-que do município como principal gerador de empregos da região, além das belezas turísti-cas de Itabirito, em jornais de projeção nacio-nal, como O Tempo, Estado de Minas, Edição do Brasil, Hoje em Dia, Aqui e Super Notícias. “Enviamos uma média de 12 releases por se-mana para toda a mídia, com informações sobre eventos, projetos e conquistas da Pre-feitura. Isso garante um bom volume de pu-

Rede Minas noticiou ações do Núcleo da Juventude

blicações de boas notícias sobre a cidade”, explica Mayra Michel, diretora de Comuni-cação.

A mídia regional também destaca as no-vidades de Itabirito. Os sites Agito Mais, Por-tal Itabirito, Almanaque Itabirito e Portal Itabirito Cultural, além dos jornais A Gaze-ta, O Liberal, Voz Ativa, Tribuna Livre e Jor-nal do Povo frequentemente publicam as pautas enviadas pela Prefeitura, deixando a população bem informada sobre tudo o que acontece na cidade. “A Rádio Cidade ainda abre espaço para entrevistas todas as terças e quintas, de 11h30 as 12h, além de divulgar mais de 10 notas diárias enviadas pela Co-municação”, completa Pablo Dias, relações públicas da Prefeitura.

Saúde, empregos, desenvolvimento e um trabalho inédito realizado para a juventu-de de Itabirito foram os destaques da Band Minas, dia 22 de janeiro. O Prefeito Mano-el da Mota foi o anfitrião da visita pela ci-dade, mostrando realizações como o fim da fila de espera pela cirurgia de Catarata, o passe escolar gratuito para mais de 800 be-neficiados e a compra da Fábrica Velha, que

Itabirito na Band Minas

valorizaram o patrimônio público e garanti-ram os direitos trabalhistas dos ex-empre-gados. “Nós temos que trabalhar com dedi-cação para todos e Deus vai nos iluminar para fazermos de Itabirito uma cidade cada vez melhor”, declarou o Prefeito.

O trabalho pela saúde foi destaque com o recorde da contratação de médicos e no número de atendidos pelos projetos da PMI, além das construções das novas UPA e Uaps. “Queremos fazer para Itabirito uma saúde de referência”, ressaltou Manoel da Mota. A Delphi e a Fábrica Velha foram cenários para destacar o desenvolvimento de Itabiri-to. “Com todas as parcerias que estamos fa-zendo, teremos mais 4.300 novos empregos reais até 2012”, anunciou o prefeito.

A capacitação profissional esteve em foco com o sucesso do Núcleo de Assistên-cia à Juventude e, na Escola Municipal Lau-ra Queiroz, foi divulgado que “cerca de 6 mil jovens estão sendo diretamente beneficia-dos pela Prefeitura de Itabirito”, anunciou o repórter. Ao final, Manoel da Mota mostrou a nova frota e contou que já está sendo pro-videnciada uma viatura para a Guarda Mu-nicipal.

Atrações turísticas de Itabirito estão nosprincipais veículos de comunicação Prefeito Manoel da Mota destacou projetos e ações

A Prefeitura inaugurou o jornal mural Acontece, com mais informação e intera-ção para seus funcionários. A cada sema-na, são divulgados informações oficiais, cursos, datas comemorativas, eventos e benefícios conquistados para todos os ser-

vidores. “A ideia é incentivar o diálogo den-tro da Prefeitura, além de divulgar as no-tícias de interesse de todos que trabalham aqui”, conta Mayra Michel, diretora de Co-municação.

Para a execução do projeto, a equipe da

Comunicação fez uma pesquisa com se-tores da Prefeitura, perguntando aos funcionários quais os assuntos de maior interesse, onde seria o melhor local para a instalação dos murais e a periodicida-de ideal. Para as próximas edições, os funcionários podem continuar contri-buindo com suas ideias e sugestões para a Secretaria de Comunicação Social.

Cada vez mais próxima do servidor

Faz Acontecer Jornal da Prefeitura de Itabirito-MG 8 Esporte

Crianças de 4 a 6 anos estão tendo a oportunidade de começar a praticar esportes, com a abertu-ra da escolinha de Iniciação Des-portiva da Prefeitura de Itabirito. E, para continuar com o hábito da prática esportiva, a Secretaria de Esporte e Lazer também ofere-ce aulas gratuitas de Futsal, Vôlei, Basquete e Handebol, para crian-ças e adolescentes de 7 a 16 anos. Empolgado com a oportunidade, Leandro Mirim, da Escola Munici-

pal José Ferreira Bastos, fez várias perguntas para a equipe da Prefei-tura, quando foi divulgar os pro-jetos em sua sala. “Me interessei bastante, vou falar para os meus pais. Acho bacana poder praticar atividades esportivas”, destacou o jovem.

As inscrições para as escolhi-nhas são no Poliesportivo Pedro Cardoso, no bairro Nossa Senhora de Fátima, das 8h às 18h. Mais in-formações: (31) 3563-1956.

Em 2011, a prática esportivacomeça mais cedo em Itabirito

Lucas Almeida enfatiza a importância da prática esportiva desde a infância

Participaram mais de 2 mil pessoas

A equipe de Vôlei da Prefeitura venceu todos os jogos da Liga Mi-neira de Voleibol, no final de 2010. “Agradeço ao Prefeito por acreditar em nosso trabalho. Somos campe-ões de um torneio bastante impor-tante para o esporte”, destaca Ro-drigo Espigão, secretário de Esporte e Lazer.

Durante a competição, o talento das atletas da Prefeitura, com 13 a 17 anos, chamou a atenção do pú-blico e Marina Oliveira de Sousa, de 18 anos, já está sendo avaliada para treinar nos EUA. “Fiquei impressio-nada quando recebi o convite. Sem-pre quis ter esta oportunidade. Se

Atletas do município se destacam em competição estadual de Vôlei

der certo, com certeza eu irei!”, co-memora a atleta.

Premiação simbólica O Prefeito Manoel da Mota, o

vice Rildox e Rodrigo Espigão rece-beram a equipe de vôlei da Prefeitu-ra para uma homenagem em reco-nhecimento pela vitória. “Agradeço a vocês por representarem Itabi-rito! Vocês podem ter certeza que nossa administração, pautada den-tro da simplicidade e da humilda-de, dará todo o apoio a vocês para que continuem trazendo alegria para nossa cidade”, ressaltou o Pre-feito durante o encontro.

Equipe entregou ao Prefeito as medalhas e o trófeu conquistados na competição

Nos dias 19 a 27 de fevereiro, a Prefeitura está realizando o 1º Torneio Itabirito Vôlei de Areia, na Praça de Esportes do Itabirense Es-porte Clube. Até o final do cam-peonato, duas mil pessoas, entre competidores e público, partici-pam desse evento inédito no mu-nicípio. “A repercussão foi muito boa, tanto com os atletas quanto com o público. Iremos continuar com iniciativas como essa e já es-tamos trabalhando em torneios de Futevôlei e Futebol de Areia”, des-taca Rodrigo Espigão, secretário de Esporte e Lazer.

Para o competidor Fabiano Tei-xeira Garcia, a iniciativa da Prefei-tura proporcionou diversão para

os atletas e uma nova atração para a cidade. “Achei o torneio muito bom. Os jovens tiveram oportu-nidade de participar do esporte e ainda interagir com a sociedade”, conta Fabiano.

1º Torneio Itabirito Vôlei de Areia atrai amantes do esporte

Alunos do Núcleo de Treina-mento de Ginástica Olímpica, Rít-mica e Artes Marciais da Prefeitu-ra conquistaram 11 medalhas na 7ª Copa da Solidariedade de Ta-ekwondo, realizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). Com o 1º lugar na Categoria Fraldinha, Victor Reis Sans de Carvalho (foto), de 7 anos, diz que ficou muito feliz com a oportunidade de competir. “Ganhei medalha de ouro. Meus pais me deram parabéns, porque fui muito bem”, conta. A Prefeitura ainda apoiou as academias do mu-nicípio, Sport Defense e Pro Fight, que obtiveram o 5º lugar geral da competição.

Alunos do Núcleo de Ginásticaconquistam 11 medalhas em Copa

Muita criatividade e talento mar-caram o Festival Olímpico 2010, re-alizado pela Prefeitura de Itabirito. Durante mais de duas horas, o Po-liesportivo Pedro Cardoso foi palco de apresentações de Ginástica, Ar-tes Marciais e Aeróbica de mais de 200 alunos do Núcleo de Treinamen-to de Ginástica Olímpica, Rítmica e Artes Marciais, encerrando os traba-

Festival Olímpico apresenta mais de 200 alunos entre 4 e 60 anos

lhos do ano. “Em 2010, aumentamos em 300% o número de alunos aten-didos pelos projetos de esporte e la-zer da Prefeitura, o que significa 711 novas oportunidades de desenvolver os talentos de Itabirito”, destacou o Prefeito Manoel da Mota.

Atualmente, mais de 500 alunos, entre 4 e 60 anos, participam das au-las oferecidas pelo Núcleo.

Jovens atletas de Itabirito mostraram a evolução conquistada em 2010

Cerca de 350 alunos, de 6 a 13 anos, das escolinhas espor-tivas da Prefeitura de Itabiri-to, participaram do 1º Festival Semel de Futsal de Base 2010, em 49 jogos disputados em outubro de 2010. “Com estas competições, temos a oportu-nidade de conhecer os jovens talentos que poderão, em um futuro próximo, representar nossa cidade”, afirma Rodrigo

Espigão, secretário de Esporte e Lazer.

O torneio envolveu 24 equipes e os campeões Grem-ber, na categoria Iniciante; Prefeitura, na Pré-Mirim; e Praia, na Mirim foram premia-dos com troféus e medalhas, junto aos segundos e terceiros lugares. Os artilheiros e os go-leiros “menos vazados” tam-bém receberam homenagens.

Festival Semel de Futsal de Base reúne mais de 350 esportistas

Vitor, 7 anos, conquistou o 1º lugar

Fevereiro de 2011 9Saúde

A nova instalação do Centro Municipal de Reabilitação e Fisiote-rapia é mais uma conquista da Pre-feitura em 2011. “Buscamos um lo-cal que ofereça uma condição mais favorável aos pacientes e dotado de mais recursos para os serviços de fi-sioterapia, além da melhor localiza-ção e facilidade de acesso”, ressalta Guilherme Carvalho, secretário de Saúde.

Segundo o coordenador do Cen-tro, Emanuel Simões, com um am-

Melhor estrutura e atendimentobiente maior, abre-se oportunidades para a implantação de novas técni-cas e tratamentos, além de espa-ço para novos equipamentos. “Hoje temos a possibilidade de atender mais pessoas e oferecer mais con-forto aos nossos pacientes e funcio-nários”, diz Emanuel. O Centro de Reabilitação conta com 18 profis-sionais, entre fisioterapeutas, fono-audiólogos e terapeuta ocupacional e, somente em 2010, realizou cerca de 19 mil atendimentos.

Novo Centro de Reabilitação está funcionando à Rua Pio XII, nº77, no Centro

Unidades de Saúde trabalham para a promoção da saúde

Para a Prefeitura de Itabirito, a saúde está em primeiro lugar. Por isso, quinzenalmente, as Unida-des de Atenção Primária à Saúde (Uaps) organizam palestras para os diabéticos e hipertensos terem um momento de informação e es-clarecimento de dúvidas. “Além disso, percebemos que muitos pa-cientes passaram a controlar a do-ença”, conta Fernanda Varela, co-ordenadora de Atenção Primária à Saúde.

Temas como nutrição, cuida-dos, mitos e atividades físicas são debatidos nesses encontros. Para participar das palestras, procure a Uaps mais próxima de sua casa.

Cuide da saúde no Parque EcológicoUma parceria entre a Secreta-

ria de Saúde e o Centro de Educa-ção Ambiental (Cea) da Prefeitura está promovendo ações educativas de promoção à saúde para toda a população. O Programa de Ativi-dades Educativas e Preventivas

Ações de promoção à saúde

acontece mensalmente, no Parque Ecológico, das 7h às 9h30, com afe-rição de pressão, glicemia capilar e orientações para hipertensos e diabéticos.

As amigas Simone Rocha e Je-nipher Cássia estavam caminhan-do no Parque, quando decidiram usar os serviços. “Nunca tive o há-bito de acompanhar minha pres-são e a glicose. Adorei a iniciativa”, afirmou Jenipher. Para Simone, “a ação incentiva as pessoas a fica-rem com a saúde em dia”. As pró-ximas ações acontecem em 17 de março e 19 de abril.

Pessoas puderam aferir a pressão

Homem volta a falar após 2 anosA Prefeitura de Itabirito

realizou o sonho do pacien-te Marcelo Claret, do Centro de Reabilitação e Fisioterapia, que recebeu, das mãos do se-cretário de Saúde, Guilherme de Carvalho, um aparelho cha-mado “laringe eletrônica”, que

tornou possível que Marcelo voltasse a falar, após dois anos de tratamentos sem resulta-dos significativos. “Estou fe-liz demais da conta. Hoje é um dia de muita felicidade, é a re-alização de um sonho”, disse o paciente.

Emocionado, Marcelo experimenta o aparelho doado pela Prefeitura

Em fevereiro, Itabirito co-memorou o início de mais uma turma do Grupo de Combate ao Tabagismo, oferecido pelo Mi-nistério da Saúde em parceria com a Prefeitura. “O municí-pio está de parabéns pela iniciativa. É importan-te que a comunidade saiba que existe uma equipe multiprofissio-nal que quer ajudar”, afirma Cassiano Reis, médico da rede municipal de Saúde.

A iniciativa reúne interessa-dos em parar de fumar, em oito

encontros semanais, quando assistem a palestras sobre os prejuízos do uso do cigarro e os benefícios de parar de fumar. O secretário de Saúde, Guilherme

Carvalho, participou da 1ª reunião. “Há 35 anos eu

não fumo mais. Agora é a hora de pensar se-riamente na melhora da qualidade de vida

de vocês”, contou o se-cretário. Se você também

deseja parar de fumar, pro-cure a UAPS de cobertura do seu bairro e deixe nome e tele-fone.

Incentivo para parar de fumar

Mamógrafo reforça saúdeA saúde de Itabirito recebeu

mais um reforço com a aquisição do novo aparelho de mamogra-fia, cedido pela Secretaria de Es-tado de Saúde para a Prefeitura. O mamógrafo é de última geração e substitui o antigo aparelho ad-quirido há oito anos, no 2º man-dato do Prefeito Manoel da Mota. “Essa conquista é motivo de mui-ta alegria, pois é a oportunidade de oferecermos, à demanda da microrregião, o acesso à medicina preventiva”, diz Manoel da Mota.

O aparelho está funcio-nando no Centro Viva Vida e, de acordo com o secretário de Saúde, Guilherme Carvalho, “o novo equipamento possibilita um exame mais detalhado, fa-cilitando a descoberta de qual-quer alteração”. “Para agilizar o tratamento, a Prefeitura está em entendimento com o Hospi-tal São Vicente de Paulo, favore-cendo o acesso do mastologista ao bloco cirúrgico, quando ne-cessário”, completa.

Cerca de 30 exames são realizados por dia com novo equipamento

Itabirito contra a DengueEm 2011, a parceria com a população é o

foco da Prefeitura no trabalho de combate à Dengue. Agora, além dos mutirões de limpe-za, que estão percorrendo os bairros de Itabi-rito, a administração municipal também está realizando mobilizações, com cama elástica e distribuição de pipoca e algodão doce, em um momento de lazer e informação sobre como evitar a doença. “Combater a Dengue é uma de nossas prioridades”, ressalta Guilher-me Carvalho, secretário de Saúde. Entre você também nessa luta!

Personagens da TV orientaram as crianças

Faz Acontecer Jornal da Prefeitura de Itabirito-MG 10 Educação

Abertura do ano letivo discute papel do educadorCerca de mil profissionais do

ensino se reuniram para a aber-tura do ano letivo de 2011, com a palestra “O professor educador: relações afetivas no sistema ensi-no-aprendizagem”. “Qual é a fun-ção do educador? É fazer pensar, é desenvolver o potencial e acreditar na formação dos alunos. Educar é tornar o homem um cidadão”, ex-plicou o palestrante Júlio Machado, ex-professor da UFMG, estudioso em Filosofia e pesquisador do com-portamento humano.

“O que o professor marca no co-ração de uma criança nunca desva-

nece ou apaga. Sabemos que temos que valorizar os professores, pois são vocês que constroem o país do futuro”, destacou o Prefeito Manoel da Mota em seu discurso. O secre-tário de Educação, Ricardo Francis-co, ressaltou os investimentos que estão sendo feitos na atual admi-nistração. “Em 2011, haverá uma série de novidades que trarão gran-des melhorias para a educação em nossa cidade. A volta da Ufop, as novas Kombis para transporte dos alunos e a inauguração da creche da Vila Gonçalo são algumas de-las”, disse Ricardo Francisco.

Escolas de Itabirito destacam-se em avaliaçãoA Rede Escolar de Itabirito obteve os melho-

res índices no Programa de Avaliação da Alfabeti-zação (ProAlfa) 2010, dentre os cinco municípios que compõem a Superintendência de Ensino de Ouro Preto. “Itabirito foi muito elogiada pelo índi-ce destaque na região. As escolas em geral estão muito boas”, destaca Ricardo Francisco, secretário de Educação.

O primeiro lugar na rede municipal ficou com a Escola Rural Professora Olímpia M. Malheiros. Para a diretora das escolas rurais, Salete Vascon-celos, “este bom índice reflete o trabalho desen-volvido pelas professoras, que, assim que veem as dificuldades dos alunos, já fazem intervenções”.

A Escola Municipal Laura Queiroz ficou em segundo lugar. A diretora Maria Estela Pedrosa Braga, conta que “o índice deve-se às aulas em

Diretoras comemoraram bons resultados de 2010

Alunos recebem diploma do Proerd

Cerca de 250 alunos das escolas municipais Laura Queiroz, Ana Amélia Queiroz, Guilherme Hallais França e Manoel Salvador de Oliveira rece-beram diplomas do Programa Educacional de Re-sistência às Drogas e à Violência – Proerd, oferecido pelo 52º Batalhão da Polícia Militar, com o apoio da Prefeitura. “Esse trabalho é muito importante para o município e a ideia é que, em 2011, esse programa seja ampliado para todas as escolas de Itabirito”, afirma Ricardo Francisco, secretário de Educação.

O Proerd tem o objetivo de envolver a polícia, escola, família e a comunidade, desenvolvendo uma ação pedagógica de prevenção ao uso de dro-gas e da violência. “Eu vejo que a educação é a prin-cipal alternativa para solucionar os problemas da violência. Queremos afastar as crianças e os jovens do mundo das drogas, por meio da informação”, destaca o Tenente Jaime Pacheco, da Polícia Militar.

Sete escolas, 17 pré-escolas e quatro creches municipais foram contempladas com mais de mil mesas e cadeiras estudantis, 99 estantes para biblioteca, 96 armários de aço, 79 mesas para professores, entre outros itens que somam 2.835 objetos. “A aquisição do novo mobiliário facilitou a organização, resultando na melho-ria do atendimento à toda comunidade esco-lar”, destaca Luana Etelvimar Rosendo de Lima, diretora da Escola Municipal Natália Donada Melillo. Com um investimento de mais de R$ 262 mil, os novos equipamentos supriram a deman-da existente e substituíram móveis antigos. Os re-

Rede Municipal recebe novo mobiliário

período integral, além de projetos como o Música na Escola, que contribuem para a concentração dos alunos”. Na Rede Estadual, os estudantes da Escola Estadual Dr. Raul Soares foram destaque com a melhor nota.

cursos são do Fundo de Manutenção e Desenvol-vimento da Educação Básica, do Governo Federal.

O investimento nas escolas foi mais de R$ 260 mil

Cerca de 250 crianças participaram do Programa

A Secretaria de Educação reuniu cen-tenas de funcionários no Jantar de En-cerramento do Ano Letivo, que come-morou os excelentes resultados obtidos pela Rede Municipal de Ensino no ano de 2010. “A educação é a arma mais podero-sa do mundo. Por isso, o trabalho de cada um de vocês durante este ano foi impor-tante para a construção de uma Itabiri-to cada vez melhor e com cidadãos mais conscientes de seu papel”, destacou o Prefeito Manoel da Mota, durante a co-memoração.

Cumprindo mais um compromisso, a Prefeitura de Itabirito inaugura a Creche Municipal Cantinho Feliz, para mais de 70 crianças, de 1 a 3 anos, no bairro Vila Gon-çalo. Com abertura prevista para março, a casa foi totalmente adaptada para trazer mais conforto e segurança. “Chamamos de Cantinho Feliz, porque elas chegarão às 7h e só sairão às 17h. Estamos preparando um ambiente muito agradável e estimu-lante, para que as mães fiquem tranqui-las”, conta Ricardo Francisco, secretário de Educação de Itabirito.

A Rede Municipal de Ensino receberá 256 novos computadores no mês de abril, um investimento de, aproximadamente, R$ 1 milhão na educação básica de Itabi-rito. Os recursos são provenientes do Fun-do de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), do Governo Fe-deral. “Vamos adquirir computadores de última geração para os estudantes. Cada escola terá um laboratório com 20 compu-tadores, todos conectados à Internet”, des-taca Daniel Garrido, diretor da Central de Processamento de Dados da PMI.

Mais de mil educadores participaram da palestra de abertura do ano letivo

Fevereiro de 2011 11Carnaval 2011

Pela primeira vez, o Carnaval de Itabirito também terá shows ao vivo nos distritos de Acuruí e São Gonçalo do Bação, agitando a folia a partir de sexta-feira, dia 4. “O Go-verno é reconhecido por trabalhar pela zona rural e, no Carnaval, não

seria diferente. O público dos dis-tritos podem esperar muita música e organização durante toda a folia”, afirma Ivacy Simões, secretário de Patrimônio Cultural e Turismo.

Mantendo a democracia da fes-ta mais popular de Itabirito, a Ten-

da Alternativa e o Salão de Baile animarão os foliões com o Festi-val de Rock e a apresentação das marchinhas de maior sucesso de todos os tempos, no Complexo Tu-rístico da Estação. “Adorei a Tenda! Foi uma boa iniciativa da Prefeitura

ter música eletrônica no Carnaval”, destacou Hudson Faria, morador do bairro de Lourdes. A intenção é aproveitar todas as possibilidades do circuito no Carnaval, organizan-do o público em diversos pontos com atrações para todos os gostos.

Carnaval promete ser o melhor de todos os tempos

Matinê é sucesso entre criançasRecorde de Bandas é destaque em 2011 Shows ao vivo agitarão os distritos Festival de Rock é atração da Tenda

Neste ano, a animação estará garantida com um recorde de ban-das tocando ao vivo pelo circuito da folia: serão 39 grupos musicais trazendo mais alegria e diversão já na quinta-feira. “Será um Carna-val que vai ficar nos anais da histó-ria de Itabirito. Uma festa simples, mas muito bem feita! Eu tenho cer-teza que todos que vierem a Itabi-rito levarão uma lembrança mui-to boa daqui”, afirma Manoel da

Mota, Prefeito de Itabirito.O secretário de Patrimônio Cul-

tural e Turismo, Ivacy Simões, con-ta que todas as bandas de Itabirito que solicitaram tocar no Carna-val fazem parte da programação. “Queremos dar oportunidade para que as pratas da casa mostrem seu talento”, enfatiza. A lista de bandas contratadas ainda conta com ban-das da Bahia e das cidades de Belo Horizonte e Ouro Preto.

Recorde de bandas animam público

Tradicional Bloco da Bandalheira reúne centenas de criativos foliões

Mais de 340 profissionais es-tarão empenhados para garantir a segurança do Carnaval 2011. Além de todo o efetivo dos Bom-beiros e da Guarda Municipais, mais 150 seguranças contrata-dos fortalecerão a equipe. A Po-lícia Militar também receberá re-forço de 80 policiais da região e 10 cavalarianos.

Além da ajuda das câmeras de segurança instaladas ao lon-

go do percurso da festa, o Carna-val de Itabirito ganha um reforço com a Polícia Ambiental de Nova Lima, que patrulhará as áreas de preservação ambiental da região.

Número oficial de profissio-nais da Segurança Pública:

• 150 seguranças de apoio• 140 Policiais Militares • 20 Bombeiros Municipais • 12 Bombeiros Militares• 23 Guardas Municipais

Segurança garantida

Com o objetivo de fazer do Car-naval uma das melhores folias de todos os tempos, a Prefeitura de Itabirito investe em ações para que a organização seja destaque. Para isto, os ambulantes recebe-ram uma capacitação, que segun-do o membro da Comissão Orga-nizadora do Comércio Ambulante do Carnaval 2011, Pablo Dias, “foi importante, principalmente para os novos comerciantes, pois ajuda a garantir o padrão de qualidade do atendimento e da alimentação para os foliões”, afirma o funcioná-rio da Secretaria de Comunicação Social.

Com 11 barracas a mais que 2010, os ambulantes receberam orientações sobre as técnicas de hi-gienização e manipulação dos ali-mentos, cuidados com embalagens, combate às bactérias e normas e

regras para obter o alvará de fun-cionamento. “É o meu 1º ano traba-lhando no Carnaval. Com a opor-tunidade, espero melhorar minha renda familiar e também unir mais ainda minha família, já que vamos todos trabalhar juntos”, conta Ire-ne Silva dos Reis, ambulante mora-dora do bairro Veneza.

Sorteio Com democracia e transparên-

cia, a Prefeitura sorteou 19 conces-sões para a instalação de barracas no Carnaval 2011, entre as mais de 100 inscrições. “Agradeço a todos por acreditarem no nosso trabalho. Acredito que esse será um dos me-lhores carnavais da cidade, pois es-tamos priorizando a organização”, afirmou Ivacy Simões, secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, aos ambulantes.

Mais organização e treinamento

Vinte sorteados receberam a concessão para trabalhar durante os dias de folia

Com uma decoração inovado-ra e criativa, a Prefeitura está or-namentando toda a cidade para receber os mais de 200 mil turis-tas e itabiritenses esperados para o Carnaval 2011. Em um jogo de ilu-sões, os enfeites remetem à tradi-

ção das fantasias e da possibilida-de de cada folião poder ser o que quiser durante os seis dias da Festa de Momo. Toda a estrutura foi ide-alizada pelo artista itabiritense co-nhecido como Zezé Dureza. Entre você também nessa ilusão!

Jogo de Ilusões é tema de 2011

Faz Acontecer Jornal da Prefeitura de Itabirito-MG 12 xxxx