fantÁstico a maior revista semanal do...

8
PROPRIEDADES DE ARENA NO MOTOVELOCIDADE RIO O Motovelocidade 2003 desembarca no Rio em 20/9 para o GP mais empolgante do ano, que será mostrado ao vivo pela Globo. Você pode inserir propriedades de arena em Jacarepaguá. Consulte nosso Atendimento. Uma publicação da Superintendência Comercial da Rede Globo http://sucom.redeglobo.com.br Nº 477 Setembro de 2003 bip i i b p p FANTÁSTICO A maior revista semanal do Brasil Desde a sua estréia, há trinta anos, o Fantástico fixou-se como o programa de referência da TV brasileira. É para ele que conver- gem todas as atenções do público, e seus quadros e reportagens cer- tamente estarão no centro dos as- suntos da semana, influenciando as pautas de toda a mídia. Nada mais natural, portanto, que o programa das noites de do- mingo da Globo atraia para si os grandes lançamentos publicitários da semana, o que se justifica ple- namente pela eficiência comercial do programa, seja pela grande massa e qualificação de público que detém, seja pela atenção, envolvimento e empatia que con- quistou ao longo dos anos. Em média, segundo dados do Ibope Telereport, 28,5 mi- lhões de telespectadores em todo o país acompanham as edições do Fantástico, dos quais 21 mi- lhões pertencem às classes ABC. Em julho, o programa alcançou 37 pontos de audiência em Mercado Nacional e SP1 e 59% e 57% de share, respectivamen- te. Índices de afinidade espe- cialmente favoráveis são obser- vados junto aos targets Mulhe- res, 18 anos ou mais de idade e Classes ABC. Consulte o Atendimento Co- mercial da Rede Globo e saiba mais sobre o Fantástico e as opor- tunidades oferecidas pelos seus intervalos comerciais.

Upload: duongthuan

Post on 30-Nov-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: FANTÁSTICO A maior revista semanal do Brasilcomercial2.redeglobo.com.br/biponline/BIP/bip477.pdf · rique. “Calculamos que 300 mil pessoas tenham provado o limão siciliano num

PROPRIEDADES DE ARENA NO

MOTOVELOCIDADERIO

O Motovelocidade2003 desembarca noRio em 20/9 para o

GP mais empolgantedo ano, que será

mostrado ao vivo pelaGlobo. Você pode

inserir propriedadesde arena em

Jacarepaguá. Consultenosso Atendimento.

Uma publicação da SuperintendênciaComercial da Rede Globohttp://sucom.redeglobo.com.br

Nº 477Setembro de 2003

bipi i bp p FANTÁSTICO

A maior revistasemanal do Brasil

Desde a sua estréia, há trintaanos, o Fantástico fixou-se comoo programa de referência da TVbrasileira. É para ele que conver-gem todas as atenções do público,e seus quadros e reportagens cer-tamente estarão no centro dos as-suntos da semana, influenciandoas pautas de toda a mídia.

Nada mais natural, portanto,que o programa das noites de do-mingo da Globo atraia para si osgrandes lançamentos publicitáriosda semana, o que se justifica ple-namente pela eficiência comercialdo programa, seja pela grandemassa e qualificação de públicoque detém, seja pela atenção,envolvimento e empatia que con-quistou ao longo dos anos.

Em média, segundo dados do Ibope Telereport, 28,5 mi-lhões de telespectadores em todoo país acompanham as edições do Fantástico, dos quais 21 mi-lhões pertencem às classes ABC.Em julho, o programa alcançou37 pontos de audiência emMercado Nacional e SP1 e 59% e 57% de share, respectivamen-te. Índices de afinidade espe-cialmente favoráveis são obser-vados junto aos targets Mulhe-res, 18 anos ou mais de idade eClasses ABC.

Consulte o Atendimento Co-mercial da Rede Globo e saibamais sobre o Fantástico e as opor-tunidades oferecidas pelos seusintervalos comerciais.

Page 2: FANTÁSTICO A maior revista semanal do Brasilcomercial2.redeglobo.com.br/biponline/BIP/bip477.pdf · rique. “Calculamos que 300 mil pessoas tenham provado o limão siciliano num

SET2003 2

bipi i bp p BOTUCATU CITRUS

Ousadia paraanunciar frutas na TV

Ousadia e confiança no meioTV levaram a Botucatu Citrus auma iniciativa pouco usual: inves-tir em publicidade para divulgar,via Globo, uma fruta até entãopouco conhecida no mercadobrasileiro: o limão siciliano.

A empresa produz 1,5 milhãode caixas da fruta ao ano, usadasprincipalmente para finalidades industriais. Em busca também doconsumidor final, a Botucatu resol-veu investir na venda do limão sici-liano nos supermer-cados. “Sabíamos nãoser uma tarefa fácil,pois o consumidorbrasileiro, de manei-ra geral, está habitua-do ao taiti”, explicaHenrique Cardoso deMenezes Navarro, daBotucatu Citrus.

Na fase piloto daexperiência, aindano ano passado, aempresa destinou 3mil caixas de 18 qui-los do limão a super-mercados seleciona-dos do Rio e de São Paulo, que fo-ram vendidas em três meses.

“Este ano, resolvemos fazer al-go que pudesse tornar o produtomais conhecido e desejado, provo-cando a degustação. Nessas condi-ções, o limão siciliano levaria gran-de vantagem, pois é mais saboroso,dura mais e não interfere tanto no

paladar da comida”, diz Henrique.“Mas como tínhamos uma

verba pequena, era preciso inven-tar uma coisa louca”, continua.“Por isso, contratamos a agênciaInternad, do Rio, que desenvolveuum filme de 15 segundos estrela-do por Rodolfo Bottino e veicula-do exclusivamente na Rede Glo-bo, em programas como Mais Vo-cê, Jornal Hoje e Programa do Jô.Foi sucesso instantâneo. Eu entra-va no supermercado e via as pes-

soas cheirando afruta, repetindo ogesto de Bottino nofilme”. Resultado: 6mil caixas do limãosiciliano foram ven-didas em junho.“Foiuma resposta fan-tástica”, afirma Hen-rique. “Calculamosque 300 mil pessoastenham provado olimão siciliano numcurtíssimo intervalode tempo. E as ven-das se mantiveramaceleradas após o

período em que o filme esteve noar.” Henrique acredita que, abrin-do mais pontos-de-vendas, a Bo-tucatu pode chegar a 30 ou 40 milcaixas vendidas até o final do anoe, em 2004, chegar a 100 mil cai-xas, ampliando as possibilidadesde exportação da fruta por contados ganhos de escala.

Henrique Cardoso deMenezes, da Botucatu Citrus

BOLETIM DE INFORMAÇÃO PARAPUBLICITÁRIOS

Uma publicação mensal da Superintendência Comercial da Rede Globo.

Produzido para a Central Globo de Marketing pela Porto Palavra EditoresAssociados

DIRETORES RESPONSÁVEISAnco Márcio Saraiva eRicardo Esturaro

JORNALISTA RESPONSÁVELMonica Oliveira

PROJETO GRÁFICO EEDIÇÃO DE ARTEMoema Kuyumjian

DESK-TOP E FOTOLITOSElisete G. Carrilho Pereira

ASSINATURASPodem ser solicitadas pelo e-mail:[email protected]

Page 3: FANTÁSTICO A maior revista semanal do Brasilcomercial2.redeglobo.com.br/biponline/BIP/bip477.pdf · rique. “Calculamos que 300 mil pessoas tenham provado o limão siciliano num

bipi i bp p ACCELERATED GENETICS

Pioneirismo bemrecompensado

A Accelerated Genetics, de Ri-beirão Preto, é há vários anos umadas empresas líderes na produção,importação e distribuição de sê-men bovino no mercado brasilei-ro, tanto em volume de vendasquanto em qualidade genética pa-ra gado de corte e leite. Nem porisso ela dispensa a inovação.

No final do ano passado,a empresa se tornou provavel-mente a primeira do segmento a anunciar os seus produtos eserviços nos intervalos comer-ciais da Rede Globo. “Sabíamosque era um bom negócio esabíamos que a Globo era o veícu-lo certo, pela sua credibilidade eaudiência. Quando recebemos aproposta para divulgar nossaempresa no Módulo de Agribu-siness, as pontas se juntaram”, dizCarlos Vivacqua, um dos sóciosda Accelerated Genetics.

Inicialmente, ela veiculou seufilme nas edições dominicais doGlobo Rural em catorze emissorasda Rede Globo. Os resultadosforam especialmente positivos e aempresa repetiu a dose, dessa vezconcentrando suas forças apenasem Ribeirão Preto, coincidindocom a realização do Agrishow nacidade, entre o final de abril e co-meço de maio.

Os programas selecionadosforam Bom Dia São Paulo e Bom

Dia Brasil. “Queríamos atrair osempresários do setor rural para o nosso stand no Agrishow e sabíamos que eles, antes de sedirigirem para a Feira, certamen-te assistiriam aos programas jor-nalísticos da Globo. E acertamosem cheio”, comemora Vivacqua.“O retorno foi fantástico e a fi-xação da nossa marca ficoupatente. Pudemos sentir o im-pacto positivo do nosso comercialna Globo de forma imediata, se-ja pelo grande volume de co-mentários espontâneos que rece-bemos, seja pelas vendas, que su-peraram as nossas expectativasmais otimistas.”

A Accelerated Genetics está es-tabelecida há sete anos em RibeirãoPreto, mas sua equipe conta maisde vinte em experiência no seg-mento. A empresa importa sêmendos Estados Unidos, sendo res-ponsável, sozinha, por 30% dasexportações de material genéticoda raça Angus dos Estados Unidospara o Brasil.

O crescimento da AcceleratedGenetics tem sido expressivo,principalmente nas raças zebuí-nas, onde bate seguidos recordes,com vendas até 40% maiores emvolume do que em 2002.

A empresa está presente emtodo o Brasil por meio de 42 dis-tribuidores.

SET20033

Accelerated Genetics

Uma empresa de melhoramento animal

®

Page 4: FANTÁSTICO A maior revista semanal do Brasilcomercial2.redeglobo.com.br/biponline/BIP/bip477.pdf · rique. “Calculamos que 300 mil pessoas tenham provado o limão siciliano num

SET2003 4

bipi i bp p JOGOS MUNDIAIS DE VERÃO

Para aproveitar bem oaquecimento do consumo

Que tal juntar num únicopacote de patrocínio eventos es-portivos de forte apelo jovem, co-mo: atletismo, futsal, beach soccer, vôlei de praia, ciclismo enatação, além de eventos de fasttriatlo e esportes radicais, e colo-cá-los na tela da Globo, num pe-ríodo em que as vendas aceleramnaturalmente?

É exatamente isso o que fa-zem os Jogos Mundiais de Verão,em sua 13ª temporada a partir denovembro até março de 2003.

São 22 eventos e campeona-tos, com transmissões ao vivo decompetições como a Volta Inter-nacional da Pampulha, a Corridada São Silvestre, o Copa Américae Mundial de Beach Soccer, CopaAmérica de Ciclismo, Copa doMundo de Natação, Desafio dosReis e Rainhas do Vôlei de Praia emuito mais.

Empolgação garantida para o público, eficiência e economiaidem para anunciantes interes-sados em estabelecer comu-nicação junto a uma faixa de perfil jovem com alto poderaquisitivo.

O plano de patrocínio dosJogos Mundiais de Verão ofereceuma excepcional visibilidade pa-

ra marcas e produtos. São quasemil inserções na programação daGlobo, SporTV e Globo Interna-cional. Só na Globo, os patro-cinadores terão perto de qui-nhentas inserções, entre vinhetasde abertura, encerramento e pas-sagem, chamadas distribuídas aolongo de toda a programação, in-serts de vídeo, inserções no sitedos Jogos, publicidade virtual ecomerciais de trinta segundos.

Estão disponíveis cinco cotasnacionais de patrocínio.

Quem investiu na edição pas-sada dos Jogos Mundiais de Verãoteve bons motivos para comemo-rar os resultados.

Considerando-se apenas asinserções nacionais, os patrocina-dores dos Jogos conquistaram na-da menos do que 6.350 GRPs do-miciliares, com alcance de até98,2%, em março de 2003, comfreqüência média de 65.

Os Jogos impactaram em suaversão 2002/2003 um público de167 milhões de pessoas, sendo114 milhões das classes ABC.

Consulte o Atendimento Co-mercial da Globo de sua cidadehoje mesmo e saiba mais sobre aspossibilidades abertas pelos JogosMundiais de Verão.

Page 5: FANTÁSTICO A maior revista semanal do Brasilcomercial2.redeglobo.com.br/biponline/BIP/bip477.pdf · rique. “Calculamos que 300 mil pessoas tenham provado o limão siciliano num

bipi i bp p QUANT DESCRIÇÃO

ACOMPANHAMENTO JORNALÍSTICOGLOBO ESPORTE 27 ABERT/ENCER BLOCO

27 COMERCIAIS DE 30”JORNAL DA GLOBO 10 ABERT/ENCER BLOCO

10 COMERCIAIS DE 30”BOM DIA BRASIL 20 ABERT/ENCER BLOCO

20 COMERCIAIS DE 30”TRANSMISSÃO DO EVENTO 27 ABERT/ENCER BLOCO

26 VINHETAS DE PASSAGEM120 CHAMADAS INSCRIÇÃO/PÚBLICO68 CHAMADAS TRANSMISSÃO25 INSERTS DE VÍDEO INTEGRADO33 COMERCIAIS DE 30”24 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS42 PUBLICIDADE VIRTUAL

FANTÁSTICO 3 ABERT/ENCER BLOCO1 COMERCIAL DE 30”

PRAÇA TV 2ª EDIÇÃO (SP1, RJ, BH, REC e DF) 4 ABERT/ENCER BLOCO4 COMERCIAIS DE 30”

JORNAL NACIONAL 1 ABERT/ENCER BLOCO1 COMERCIAL DE 30”

TOTAL GLOBO 92 ABERT/ENCER BLOCO26 VINHETAS DE PASSAGEM120 CHAMADAS INSCRIÇÃO/PÚBLICO68 CHAMADAS TRANSMISSÃO25 INSERTS DE VÍDEO INTEGRADOS96 COMERCIAIS DE 30”24 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS42 PUBLICIDADE VIRTUAL

TOTAL DE INSERÇÕES DA GLOBO 493TOTAL DE INSERÇÕES DA SPORTV 410TOTAL DE INSERÇÕES DA GLOBO INTERNACIONAL 85TOTAL GERAL DE INSERÇÕES 988

JOGOS MUNDIAIS DE VERÃO

TOTAL DE

INSERÇÕES

988

SET20035

Page 6: FANTÁSTICO A maior revista semanal do Brasilcomercial2.redeglobo.com.br/biponline/BIP/bip477.pdf · rique. “Calculamos que 300 mil pessoas tenham provado o limão siciliano num

JAN

59

2827

62

28

59

29

59

29

55

29

55

29

56

FEV MAR ABR MAIO JUN JUL

SET2003 6

bipi i bp p MALHAÇÃO

Sucesso que se renovanos finais de tarde

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA17h35

Sigla no Siscom MALH

Preço de 30” Consulte Listade Preços

Coeficiente p/ 15” 0,50

PLANO DE PATROCÍNIO

1 Cota local

1 Abertura caracterizada de 7”1 Encerramento caracterizado de 7”

Valor da cota: para cálculo do patrocínio,multiplique o valor do comercial de 30”de MALH por 16,50 (índice de conversão) na praça de interesse.

Obs.: O prazo mínimo estabelecidopara a venda do patrocínio é de trêsmeses.

ESQUEMA COMERCIAL

AUDIÊNCIA SHARE (%)Fonte: Ibope Telereport – PNT 2003.

A nova temporada de Malha-ção, caracterizada pela entrada denovos personagens e pela abor-dagem de temas totalmente no-vos, preservou e ampliou o suces-so de público conquistado peloprograma. Depois de começar oano com média de 27 pontos deaudiência em mercado nacionalem janeiro, Malhação atingiu emabril e vem mantendo desde en-tão 29 pontos, segundo dados doIbope PNT. Em julho, o programaalcançou share de 56% em suafaixa horária.

Na nova fase de Malhação,Maitê Proença interpreta Danie-la, professora de matemática ca-sada com o especialista em infor-

mática Rômulo (Evandro Mes-quita). Os dois são pais do caris-mático Victor (Sergio Marone) ede Bruno (Kaian Raia), o caçulaque resolve estudar balé e levantaa discussão do preconceito natrama. Mas a grande história deamor de Malhação fica por contade Victor (Marone) e Luísa (Ma-nuela do Monte), menina extro-vertida e irônica, filha do jorna-lista Paulo (José de Abreu). Osdestinos de ambos se cruzamquando suas fotos são trocadasem uma loja. Um se apaixonapela imagem do outro, paixãoque é reforçada quando eles seconhecem.

Malhação é escrita por Ri-cardo Hofstetter, com supervisãode Andrea Maltarolli, e tem di-reção de Edson Spinello e Rober-to Vaz, com direção geral deEdson Spinello e direção de nú-cleo de Ricardo Waddington.

Page 7: FANTÁSTICO A maior revista semanal do Brasilcomercial2.redeglobo.com.br/biponline/BIP/bip477.pdf · rique. “Calculamos que 300 mil pessoas tenham provado o limão siciliano num

bipi i bp p

SET20037

CALDEIRÃO DO HUCK

Eficiência garantidanas tardes de sábado

O Caldeirão do Huck, compa-rado com o seu principal concor-rente no horário, atinge mais teles-pectadores e tem menor custo pormil. O programa alcança duas ve-zes mais telespectadores em mer-cado nacional e uma vez e meia ostelespectadores do seu principalconcorrente no mercado SP1.

Para atingir cada mil telespec-tadores do Caldeirão do Huck, oanunciante investe pouco mais deR$ 3 em mercado nacional e pou-co mais de R$ 7 no mercado SP1;no principal concorrente, o inves-timento é três vezes maior emmercado nacional e duas vezesmaior em SP1.

SÁBADO14h15

Sigla no Siscom HUCK

Preço de 30” Consulte Listade Preços

Conversão p/ 15” 0,50

PLANO DE PATROCÍNIO

1 Cota local

1 Abertura caracterizada de 7”1 Encerramento caracterizado de 7”

Valor da cota: para cálculo do patrocínio,multiplique o valor do comercial de 30”de HUCK por 3,25 (índice de conversão) na praça de interesse

Obs.: O prazo mínimo estabelecido paraa venda do patrocínio é de três meses.

ESQUEMA COMERCIAL

O show do sábado à tarde é no Caldeirão

CALDEIRÃO DO HUCK PRINCIPAL CONCORRENTE CALDEIRÃO DO HUCK PRINCIPAL CONCORRENTEPNT NO HORÁRIO/PNT SP1 NO HORÁRIO/SP1

TOTAL TELESPECTADORES 8,4 MILHÕES 3,6 MILHÕES 890 MIL 602 MIL% CLASSE ABC 69 63 78 70CPM TELESPECTADORES R$ 3,66 R$ 12,34 R$ 7,68 R$ 17,79

Fonte: Ibope Telereport / Tabelas Emissoras – junho/03.

Page 8: FANTÁSTICO A maior revista semanal do Brasilcomercial2.redeglobo.com.br/biponline/BIP/bip477.pdf · rique. “Calculamos que 300 mil pessoas tenham provado o limão siciliano num

bipi i bp p SUPERCINE

Uma sessão de cinemapara 12 milhões

Tão tradicional quanto efi-ciente, Supercine, a sessão de cine-ma da Globo nas noites de sábado,dá um verdadeiro banho em seusconcorrentes na faixa horária.

A simulação de uma campa-nha publicitária por três mesesenvolvendo Supercine e seu prin-cipal concorrente no horáriomostra a superioridade da Globojunto ao target Ambos os sexos,ABCDE, de 18 a 49 anos. A Globoalcança 46% mais pessoas no tar-get, com GRP 73% superior ao doprograma concorrente.

Exibindo longas-metragensde sucesso, Supercine tem grandeestabilidade de audiência e shareem todo o país, atingin-do médias de audiência de até 20 pontos e share de até 59% em mercado nacional. São pelomenos 12 milhões de pessoas em todo o Brasil, segundo dadosdo Ibope.

Entre os sucessos exibidos nasessão, Exterminador do Futu-ro 2, Dias Melhores Virão, Fantas-mas, As Oito Condenadas e O Po-der da Mente, fazem do Supercineum bom programa para o sábadoà noite.

Peça mais informações sobrea simulação ao Atendimento Co-mercial da Globo e associe vocêtambém suas marcas e produtos aSupercine.

SÁBADO23H00

Sigla no Siscom SUCI

Preço de 30” Consulte Lista de Preços

Coeficiente p/ 15” 0,75

PLANO DE PATROCÍNIO

1 Cota mercado nacional

1 Abertura caracterizada de 7”1 Encerramento caracterizado de 7”2 Vinhetas de passagem de 7”3 Inserts de vídeo10 Chamadas de 7” por mês

Closed Caption: Programa transmitidocom Closed Caption; no preço mensaljá está incluída a utilização deste recurso

Internet: Full banner na página principaldo site do programa

Obs.: O prazo mínimo estabelecidopara a venda do patrocínio é de 3 meses.

ESQUEMA COMERCIAL

audiência share

Mercado Nacional Mercado SP1

19%18%

42%44%

Fonte: Ibope Telereport – junho/03.