faça lá um poema! 2010

79

Click here to load reader

Upload: isabel-da-costa

Post on 16-Apr-2017

19.394 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Faça Lá Um Poema! 2010

Faça lá um poema!(PNL)

2009-2010

Secção Portuguesa do LI

Page 2: Faça Lá Um Poema! 2010

caju

Page 3: Faça Lá Um Poema! 2010

lolo

UMA AULA

Cadernos abertos,Canetas na mão,Uma sala de aulasCom 17 alunosUma professora sempre a ensinarE nós sempre a escutar!

Page 4: Faça Lá Um Poema! 2010

lolo

Page 5: Faça Lá Um Poema! 2010

laj

Page 6: Faça Lá Um Poema! 2010

sandra pereira

Page 7: Faça Lá Um Poema! 2010

victor

PIPOCA Sou delicada e branquinhaSalgada ou até docinhaTenho cheiro agradávelE sabor admirável. Por toda parte estou:Parques, cinemas e zoo,Até macaco ou criançasColocam-me em suas panças. Sou também bom alimentoPois dou muita energiaSe queres saber meu nomeDigo com muita alegria: PIPOCA!

Page 8: Faça Lá Um Poema! 2010

leticia

POEMA Neve a cairCrianças a sorrirSó pensam em brincarNa neve a brilharA Malo quer fazerUm boneco a escreverO Lucas quer atirarBolas de neve para o arA Joana quer saltar eNa neve deslizarE eu quero me rirDe ver todos a cair

Page 9: Faça Lá Um Poema! 2010

francisco

PESCADOR Pescador vai ao marVai ao mar, vai ao marVai no seu barquinhoA remar, a remar A mulher do pescadorFica em casa, fica em casaFica em casa a cozinharCom o seu filhinho a chorar A prima do pescadorChora, chora, choraPorque o seu maridoFoi-se embora, foi-se embora No fim do dia com alegriaForam todos jantarO peixinho que o pescadorFoi pescar

Page 10: Faça Lá Um Poema! 2010

matildel

UM POEMA Um poema é escrito em versos,Pode ter rimas e belas letrasQue se encontram na palavra “rua”Um poema tem um sonho.

Page 11: Faça Lá Um Poema! 2010

benfica

A NEVE Estava a olhar a janelaVi a neve a cairPus-me a pensarEstá o Inverno a vir Saí de casa a correrFui chamar os meus amigosFomos todos festejarQue dia de alegria!

Page 12: Faça Lá Um Poema! 2010

nody

O INVERNO Neve a cair,é meninos a brincar!Meninos a brincaré meninos a sujar! Lareira acesaé casa friorenta!Gente em casaé gente constipada! A neveé para brincarmos uns com os outros…Mas neve no arninguém quer comprar!

Page 13: Faça Lá Um Poema! 2010

l.b.

AS CORES DAS ESTAÇÕES Linda PrimaveraCom floresDe todas as cores Lindo VerãoO amareloNo azul do céu Lindo OutonoÁrvores castanhasE folhas de muitas cores Lindo InvernoNeve toda branquinhaCom o sorriso do Pai Natal

Há cores em todas as estações

Page 14: Faça Lá Um Poema! 2010

noddy

A GATA

A minha gatinha chama-se Nina,Ela é muito fofinha.Ela tem dois grandes olhos verdes,que se acendem à noite.Eu gosto muito da minha gatinha!

Page 15: Faça Lá Um Poema! 2010

dia

AS FLORES

Há muitas variedades de flores.São lindas e têm um perfume agradável.Todo o ano podemos ter flores.Em casa ou no jardim.No Inverno, háAmores-perfeitos,Anémonas,Rosas de Natal…Na Primavera, háLilás,Junquilhos…No Verão, háMalmequeres,Rosas,Lavandas…No Outono, háTulipas…Todas elas têm um perfume especial.De especial temos também o cravo vermelho que foie éo símbolo da liberdadeno dia vinte e cinco de Abril!

Page 16: Faça Lá Um Poema! 2010

catarina

BRINCAR As andorinhas brincam no céuAs crianças brincam no parqueOs bebés brincam na barriga das mãesAs mães brincam com os filhosOs actores brincam a fazer filmesO adultos brincam à bola.

Page 17: Faça Lá Um Poema! 2010

gr

AS FLORES Eu não tenho jardim.Por isso não cheiro a jasmim… Gostava tanto de colher rosas,Elas são tão graciosas! As rosas podem ter qualquer cor,Significam sempre amor… Mesmo os seus espinhos,Na verdade são anjinhos!

Page 18: Faça Lá Um Poema! 2010

lg

MAR

O belo marDa areia da praia a contemplarO azul no horizonte a admirarA linha do infinitoO belo mar

Page 19: Faça Lá Um Poema! 2010

catarina rebelo

ANO NOVO Trinta e um de DezembroO ano acabou.Adeus 2009!Contigoo ano foi divertido Dia 1 de JaneiroO ano novo se festejou.2010 chegou!Cheio de surpresas boas.

Que sejam para todasAs pessoas.

Page 20: Faça Lá Um Poema! 2010

cm2

FADA Ó fada onde estás?Vem, vem até mimSem ti, não sou capaz!De chegar até ao fim.Menina dos meus sonhosEternamente bela e jovem Vem, não tenhas medo!Vem contar-me um segredo.O teu berço, a luaO meu, a solidão!Nesta noite fria e nua,Traz a vara de condão.Alimenta o meu sonhoUm sonho de infânciaPreenche-me o coração,Vem cantar-me uma canção!No silêncio da noiteDanças à luz do berçoPercorre as estrelas E, vem eu te peço!

Page 21: Faça Lá Um Poema! 2010

ac

PRIMAVERA A PrimaveraQue bela estaçãoChegam os passarinhosDa sua migração! É a boa épocaEm que tudo cresceNesta estaçãoTudo floresce! É uma alegriaVer flores a nascerÉ felicidadeVer crianças a correr!

Page 22: Faça Lá Um Poema! 2010

ad

O VERÃO O Verão chegouA Primavera acabouA escola terminouNinguém chumbou! Dias de festa intermináveisE gelados à vontade!Meninos a saltarE alegria a pairar. Todo o mundo a dançar Há muita paixão no arO Verão acabouE o Outono chegou!

Page 23: Faça Lá Um Poema! 2010

ninguém

A NOITE E O DIA Ao luar da lua cheiaAs estrelas brilham de mil fogosComo se nos ajudassem a encontrar o caminhoPela noite fora As nuvens Friasprotegem os anjosde tantos raiosque o sol lhes envia

Page 24: Faça Lá Um Poema! 2010

magalhães

LER

Ler um livro,Quinze minutos,Quinze minutos de sonho.Ler uma poesia,Dois minutos,Dois minutos de imaginação.Ler uma B.-D.,Cinco minutos,Cinco minutos de riso.Ler é bom,Ler é giro,Ler é uma aventura.

Page 25: Faça Lá Um Poema! 2010

CR

Page 26: Faça Lá Um Poema! 2010

pipoquita azul

A PRAIA Eu gosto muito da praia e do marDe à tarde ir para lá brincarMas tenho de ter cuidado para não me queimar.Gosto de pescar, brincar e de ver os navios a navegar.

Page 27: Faça Lá Um Poema! 2010

bubu1998

POEMA DE “POEMA” Se de rima me acercarEm constante explosãoÉ porque lhe sinto o cheiroQue me rega a inspiraçãoMas de palavras sou fraca,E de saber muito menos;Não gosto de quem me atacaQuando os erros são pequenos.

Page 28: Faça Lá Um Poema! 2010

mickael

Page 29: Faça Lá Um Poema! 2010

titi

VIAJAR As ondas do mareu quero galgarNum barco partirE a brisa sentirDe manhã acordarCom sereias a cantarDe tarde percorreras ilhas até quererÀ noite me deitarcom as estrelas a brilhar.Pelas estrelas me guiarEu quero galgaras ondas do marCom os peixes aprenderA nunca esmorecerA vida aceitarCom coragem lutarPelos sonhos, pela paixãoQue temos lá no fundodo nosso coração.

Page 30: Faça Lá Um Poema! 2010

Alzira Fernandes

Page 31: Faça Lá Um Poema! 2010

mata88

O OUTONO O Outono é beloe muito amareloas folhas caemà espera que o Inverno as afastemé tanta a frescuracomo a verduraamarelada

Page 32: Faça Lá Um Poema! 2010

le roi dragon

GATOS Um gato pretoUm gato brancoMordendo pelo ventoAssanhando pela terra Um gato correndoUm gato voandoPelo chãoPelo ar Eu gosto de todos os tipos degatos.

Page 33: Faça Lá Um Poema! 2010

catateu

A AMIZADE Lá no fundo do coraçãoHavia uma amizade eterna,E quando cantava aquela canção,A minha voz era muito terna A minha guitarra toca baixinhoEsta música tão bela,Tenho o meu coração pequeninoDas saudades que tenho dela.

Page 34: Faça Lá Um Poema! 2010

brino

POEMA

Dos meus olhosuma lágrima caiuna flor que eu estava a cheirarQuando abri os olhosvi na lágrima a imagem da pessoaque eu tanto queria amar.

Page 35: Faça Lá Um Poema! 2010

evita

LISBOA O Eléctrico amarelo da Carreira 28Sobre e desce pelas ruas estreitas de LisboaVai do Chiado até AlfamaE deixou-me no largo de Santa LuziaQuando fui visitar o Castelo de São Jorge. Cabe pouca gente, vamos como sardinhas,mas dentro do Eléctrico amarelovão todos cantando fadoe contando a história de LisboaAi! Que alegria Nossa Senhora! De alfacinhas a lisboetasO Eléctrico amarelo viu muita gente a entrar e a sairdesde crianças agarradas sem bilhetea turistas encantados pela cidade coloridaeste poema é para ti, linda Lisboa!

Page 36: Faça Lá Um Poema! 2010

xana

O MAR E AS NUVENS Nas nuvens,imaginam-sepessoas e animaisNo mar,peixes a viajaroutros a passeargolfinhos a saltare pessoas a mergulhar.O mar agitadoparece estar zangado.As nuvens chorampor estarem tristes Ambos podem ser estranhosMas também muito bonitos.

Page 37: Faça Lá Um Poema! 2010

skate

O ESPORTE O esporte, aquela famosaPrática que te deixa forte.Se já estiver pensando naMorte, pratique esporte, paraViver mais e ele te daráesta sorte! «Corra para lá!»«Volte para cá!»«Faça cem flexões!»«Estoure cem balões!»«Agora está cansado,Vá deitar em casaQue eu durmo ao seu lado!»

Page 38: Faça Lá Um Poema! 2010

bibi

A MINHA PRAIA O Sol espalha-se pelo marTornando-o um espelho atraenteToda a gente faz sonharEm mergulhar naquela água quente A areia dourada e finaDaquela praia desertaEspanta-me cada diaDeixando-me boquiaberta Adeus Inverno cinzentoJá não te suporto maisQuero voltar àquela praiaOnde sou feliz demais

Page 39: Faça Lá Um Poema! 2010

RM

PENA AZUL Vai leve essa pena azulA voar no arVai leve essa pena azulA pousar em ribeiras e fontes Vai leve essa pena azulA voar sem poluirVai leve essa pena azulA pousar em montanhas e árvores Vai leve essa pena azulSempre a voar e a pousar sem parar.

Page 40: Faça Lá Um Poema! 2010

mnm’s

Page 41: Faça Lá Um Poema! 2010

darkrai

A MINHA SEMANA

Eu estive doente Durante uma semanaE por isso fiquei na minha cama. A minha mãe Com muito amorFez-me comida De valor. Mas como eu não queria ficar Sem fazer nadaEu trabalhava Depois do jantar.

Na sexta-feiraVoltei para a escolaE recupereiO meu atraso.

Page 42: Faça Lá Um Poema! 2010

lolipop

FESTA SURPRESA Dia 28, seu aniversário, vamos comemorar.Para um dia especial, uma surpresa vamos preparar.Já que não podemos uma festa organizar,Um dia diferente vamos planejar.Não adianta reclamar, xingar ou brigar.Tentar adivinhar ou questionar.Basta o dia todo se disponibilizarE em casa esperar.Ao despertar suas dúvidas vão cessar.Deixe se levar.......Nós só queremos festejar!

Page 43: Faça Lá Um Poema! 2010

força-portugal78

A TERRA O sol apareceO sol desaparece O homem nasceO homem morre O barco vaiO barco regressa Assimo mundo vai passando.

Page 44: Faça Lá Um Poema! 2010

mistyck

NIAGARA

Um dia te encontrei,Minha gata,No meu jardimÀ espera de mim. EstavasCom tua famíliaEm frente da nossa portaÀ espera de nós. Tu nascesteE uma luz acendeu-seNo meu coração.No dia da festa dos vizinhos

TuFazias parte da famíliaPequeno anjoNo meu paraíso. Mas um dia,O anjo fugiuO paraíso acabou-seE a luz apagou-se.

Page 45: Faça Lá Um Poema! 2010

biscotte

A FALAR E A RIMAR A tia LinaPôs gasolinaNo carro cor de clementinaDa prima MarinaQue era pura e simplesmenteFilha de tia ReginaQue nem com aspirinaSe safava das dores que tinhaDe ter caído na piscinaBatendo com a cabeça na esquina O Liceu InternacionalQue Deus ajude a avançarDê força aos professoresQue vêm de Portugal.

Page 46: Faça Lá Um Poema! 2010

chupachups

A VIDA NO LICEU

Segunda, Terça, Quarta, Quinta, SextaVamos todos estudar… Segunda-feira,Tenho que subir e descer tantas escadasQue no fim fico cansada,Mas tudo isso não me impede de rir;Quando chego ao pé da professoraJá estou prontinha! Terça-feira,Vamos lá fazer desporto,Correr e saltarAté cansar. Quarta-feira,Ensaio com a professora ConceiçãoMas cuidado,não se pode fazer barulho…A Dina chegouE toda a gente se calou!

Quinta-feira,Aula de HistóriaPeguem numa folha,Teste!Pois não aprenderam a lição!

Sexta-feira,Dia de gramática,Devemos compreenderHomófonas e homógrafasTemos que saber!

A semana acabouDois dias para descansarMas depoisToca a trabalhar!

Page 47: Faça Lá Um Poema! 2010

eva

OS QUATRO TEMPOS O sol levanta-se no céu,Ilumina toda a cidade,Brilha em todo o mundo,E toda a gente gosta dele. A neve cai do céu,Recobre toda a erva.Com a neve fazem-se bonecos de nevePor isso as crianças gostam dela. A chuva cai das nuvens,Porque elas estão a chorar.Os homens magoaram-nasAgora pagam o que devem pagar. A trovoada é o chocar das nuvens,Que nos pode machucarSabemos que não somos perfeitosPor isso ela está a ralhar.

Page 48: Faça Lá Um Poema! 2010

the best

O CARRO Lindo carro branco,Saíste da garagemCom este homem sentadoNo teu lindo assento.

Page 49: Faça Lá Um Poema! 2010

titou

A ÁRVORE A árvore, grande e linda,Empurrada pelo vento, ela inclina-seMolhada pela chuva, ela tremeQueimada pelo sol, ela morre.Uma árvore caídaÉ uma alma sem vida.

Page 50: Faça Lá Um Poema! 2010

VM

CADERNO DE POESIAS Caderno de poesiasÉ um belo lugar.Tantas coisas lindasQue eu gostaria de falar.Eu falo em forma de versosPara todos poderem escutar.Agora você já sabePor que os poetas passam os diasEscrevendo em seus cadernos de poesias.

Page 51: Faça Lá Um Poema! 2010

benfiquista

PORTUGAL Portugal, PortugalQuem não conhece Portugal?Este país no fundo da EuropaO país onde o mar reflecte o sol De D. Afonso Henriques a Cavaco SilvaA história avançou…Morreram guerreiros na guerraMas a guerra acabou Antes era a MonarquiaAgora é a Democracia

VIVA PORTUGAL!

Page 52: Faça Lá Um Poema! 2010

JN

MENINOS E MENINAS

André, que rapaz tão esquisito,Faz pouco desporto,E é pouco comilãoSó gosta de queijo com pão. O Timóteo, que parvo ele é,Não trabalha, só brincaE gosta de bater no André.

O Tomás, que rapaz tão lindo!É pena seu feitioNão ser nada bonito. A Carolina, que linda,Enamorada estás,Pelo belo Tomás. O Timóteo gosta delaMas ela, que é linda,Escapa às suas diabrurasPorque tem pinta. Todos amigos sãoE amigos ficarão.

Page 53: Faça Lá Um Poema! 2010

baltazar picsou

SE O AMOR TIVESSE LIMITES

Se o amor tivesse limitesEu excederia as mil vezes

Se o amor estivesse proibidoEu seria o pior dos bandidos

Mas o amor está aqui, nesta escola,Na forma da menina mais bela do mundo

Minha atracção por ti é um ilimitado magnetismoEu seguir-te-ei até ao fundo dos cem universos

Por ti viverei no irrealismoTu tens de estar em meus pequenos versos

Falo bem de ti na minha poesia!Posso ser teu irmão, teu marido, tua tia

O que desejo é estar perto de tiQuando estou ao teu lado, um mês reduz-se a um minuto

De amor por ti eu sou maluco!

Page 54: Faça Lá Um Poema! 2010

t.g.v.

PRIMAVERA Chega discreta e sem pressaNuma metamorfose diurnaCom seus encantosSua belezaSeus perfumes variadosCom seu jeito peculiarDá vida à natureza,Numa eclosão de cores. Leve brisa que enterneceCrianças brincando na relvaRostos sorridentesOlhares felizesPulsando os movimentosPassarinhos chilreandoNum azulado brilhante. Que ternuraQue paixãoQue satisfaçãoA bela e doce Primavera.

Page 55: Faça Lá Um Poema! 2010

anita

ARCO-ÍRIS No céu há misturasAtómicas ou belíssimasHoje é a história,Duma mistura belíssimaQue vou contar. A chuva duma tempestade,Com o sol duma tardeQuando se misturamSete cores aparecemPara iluminar nossos sorrisos. Do vermelho do amor,Ao roxo das violetas,Passando pelo verde da grama,E o azul do céu,Mas não é para esquecer,O amarelo do sol,E o cor-de-laranja das laranjas,Sem contar o índigo como o mar Tudo isso para dizerQue não se deve esquecerQue no céuHá uma coisaMaravilhosa chamada

ARCO-ÍRIS

Page 56: Faça Lá Um Poema! 2010

junii

CÉU MEU CÉU Esta noite inspiraste-metanto, tanto,com tantas estrelas no céuapeteceu-me comê-las, apanhá-las,desenhá-las, contá-las e atédançar com elas no céu. Estrelas inspiraram-metanto, tanto,quase ia ficando cegocom a beleza do teu céucom tantas, tantasestrelas no céu… Os meus olhos fixadosno céu infinitobem redondos e admiradospelas tuas estrelasencantadas de luzbrilhavam, brilhavam,no meu olhar infinito. Céu meu Céusenti meu pensamentovoar, voar,sem parare até às tuas estrelas chegarno teu céu infinitocontinuarei a sonhar.

Page 57: Faça Lá Um Poema! 2010

andy

AMIZADE Não importa onde eu estejaPois nos dias tristes e infelizesCom quem posso contar…Foi com ela que ri e choreiAgora que estamos juntasNão existem medos Pois eu sei que guarda todos os segredosNum tesouro chamado amizadeAmizade é amor e verdadeNão se procura, ganha-seAgora que estamos juntasNão existem medos Quando o dia nasce e o céu tristeFaz lembrar uma tristeza antigaEu não choro porque sei que existeMas agora estamos juntasUm abraço e já foiEstamos juntas e não existem medos. Amizade amor e verdadeSão um tesouroNão se procura, ganha-seAgora que estamos juntasNão existem medosJuntas estaremos sempre.

Page 58: Faça Lá Um Poema! 2010

falar verdade na vida

Page 59: Faça Lá Um Poema! 2010

falar verdade na vida

A CIDADE DE PARIS P de PreciosaA como AdmirávelR que faz lembrar ReconfortoI que parece ImensoS que é semelhante a Sensacional

Page 60: Faça Lá Um Poema! 2010

caro

Page 61: Faça Lá Um Poema! 2010

clarinha

POEMA EM PORTUGUÊS Meu coração é uma caixaDe segredos bem guardadosFechei-a a sete chavesPois não quero desvendá-los. Escondi-a bem no fundoDe uma arca de pau-santoNo porão de um navioNo mais sombrio recanto. Meu coração é tão frágilNão foi feito pra brincarSó darei as sete chavesA quem por ele lutar. Voga prestes, meu navioGalga as ondas do marLeva meu coração contigoNão o deixes naufragar.

Page 62: Faça Lá Um Poema! 2010

falar verdade na vida

PEGA, LARGA, QUEBRA Pega, Larga, QuebraA menina choraPega, Larga, QuebraA borboleta vai emboraPega. Larga, QuebraO último suspiro da vida acaba

Page 63: Faça Lá Um Poema! 2010

didi

A MAGIA DAS CORES DO INVERNO Sobre o lago azulCai a neve branquinhaMorrem as folhas amarelasDeixando nus os ramos castanhosAs ervas verdes desaparecemDebaixo do sol cor-de-laranjaMas aquele vai-se emboraE a lua apareceO céu cobre-se de negroE desaparecem as nuvens vermelhasVoando com o vento

Page 64: Faça Lá Um Poema! 2010

danu

MEMÓRIAS Lembras-te de quando tinha seis anos?A ida para a escola, os primeiros colegas.Os dois mais dois igual a quatroe os desenhos no quadro.Mas depressa cresceste, até depressa demaise com o tempo, sem pena e sem medo,todos estes momentos se foram da tua memória,deixando um espaço vazio,um grande espaço em branco. Branco esse que prega partidas,partidas à tua memória.Mas talvez um dia as memórias voltem,Numa reviravolta.

Page 65: Faça Lá Um Poema! 2010

lolo

RIO DE JANEIRO Rio de Janeiro, cidade maravilhosaRio de Janeiro está no meu coraçãoRio de Janeiro, cidade glamorosaRio de Janeiro é alegriaQue está no meu coraçãoRio de Janeiro, calor e paixão.

Page 66: Faça Lá Um Poema! 2010

vicky

POEMA Chocolate era um gato,Um gato pequeno e fofo,Pequeno como um passarinhoFofo como algodão doce. Brincava com uma bola de lãUma bola redondaRedonda como a LuaBranca como a neveLimpa como o céu numa tarde de Verão.

Page 67: Faça Lá Um Poema! 2010

lisi

A AMIZADE A Amizade é sagradaÉ uma qualidade que se faz raraNão devemos desprezá-la A Amizade é um coração que se abreE nunca se fechaÉ um sentimento eterno,Um tesouro que devemos proteger. A Amizade é uma flor que se ofereceDevemos acarinhá-la e conservá-la. A Amizade é mais do que uma palavra de sete letrasÉ um sentimento preciosoQue define cumplicidade, sinceridade e fidelidade.

Page 68: Faça Lá Um Poema! 2010

GNS

ANGOLA Não nasci do teu ventremas amei-te em cada Primaveracom a exuberância da semente. Não nasci do teu ventremas foi em ti que sepulteias minhas saudadese sofri as tempestadesde flor transplantadaprematuramente.

Não nasci do teu ventremas bebi o teu sortilégioem noites de poesiatransparente. Não nasci do teu ventremas foi à tua sombraque fecundei rebentos novose abri os braçospara um destino transcendente. Angola,não serás terra do meu berçomas és terra do meu ventre!

Page 69: Faça Lá Um Poema! 2010

jsp78

AMOR Rosa é uma cor,Rosa é um nome,Rosa é uma flor,como tu, meu amor. O amor é um sentimento,O amor é o que sinto,O amor é uma saudade,Quando tu não estás. Tu és a razão do meu ser,Tu és o porquê do meu sorriso,Tu és a minha rosa, o meu amor,Tu és tu.Tu és tudo para mim,O que sinto éAMOR

Page 70: Faça Lá Um Poema! 2010

eduardinho

POEMA Ela morava em CoimbraEsta cidade examinada por mimCom esta cor do calorEla andava bem com este tamanho tão grandeCom esta universidade velha d’idade

Page 71: Faça Lá Um Poema! 2010

japlli

UMA OMELETA CHEIROSA Quais são os ingredientes para fazerUma omeleta para toda a família?Seis doses de orégãos e de prazerTreze minutos de cozedura e de paciênciaEstá quase pronto! A omeleta está a fazerPouco tempo depois subiapelos nossos narizes um cheiro,nem posso explicaraté que ponto era uma delícia…e a minha omeleta posso trazer?

Page 72: Faça Lá Um Poema! 2010

youpi

UMA LINHA Uma linha é uma linha.Pequena ou grande fica uma linha.Umas palavras, umas atrás das outras,e a linha fica feita. Mas aqui entra a frase.A frase não é só linha.A frase é uma linha,Mas com algum sentido. Prosa, versos ou falas,Em tudo entra a frase.Pode ser pequena ou grande,séria ou engraçada,acaba sempre por ser uma frase

A minha vai ser curta,Simples e eficaz:Este meu poemaaqui e agora acaba.

Page 73: Faça Lá Um Poema! 2010

slb

POESIA Que bela era a PrimaveraQue nascendo as floresE estando nessa eraOlhando para o espectáculo passavam as dores. Já passou o frioE as nuvens,Mas já se vê o brilho do rioE as árvores florescidas e jovens.

Os rouxinóis voltam a cantarE também a voar,Eles gostam de ensinarE põem todos a dançar. Às árvores florescidasVêm comer as abelhinhas,Para fazer melE levar farnel. Tão depressa acaba,E já lá vem o VerãoTão quente e aborrecidoQue não quer acabar o serão.

Page 74: Faça Lá Um Poema! 2010

green day

POEMA Sol, sol, sol…Quando te levantas rasgas a noiteSol, sol, solQuando estás a meio do dia, cegas-nos com o teu fulgorSol, sol, solQuando estás em frente de mim, lembras-me um brilhoSol, sol, solEsse brilho são os teus olhos

Page 75: Faça Lá Um Poema! 2010

alimacak

POEMA DE TEMA LIVRE A sociedade de consumoque tem por objectivomanter-nos dependentesdo inútilSó pioraa nossa consciênciae não nos faz recordarque devemos nos contentarcom o que temos e pararde querer sempre maisdo que é necessário.

Page 76: Faça Lá Um Poema! 2010

mcg

Tudo é possível É possível dançar, sem ter música É possível brincar, sem se divertir É possível fazer compras, sem sair Se te apetece brincar, não tenhas medo: brinca!!! É possível andar sem olhar para trás É possível partilhar com um amigoUma grande amizade pode existir Se tens vontade de brilhar, brilha comigo!!! É possível viver com magia É possível transformar a geografia.É possível, com vontade, ter a liberdadeÉ possível amar a qualquer idade. Não te deixes dominar.Não deixes que te intimidem.É possível viver sem fingirÉ possível ser alguém. Tudo é possível!!!!

Page 77: Faça Lá Um Poema! 2010

dm

Foi num dia de Verão,Que eu distingui uma flor,E ardeu-me o coração,Aturar este calor, Como uma pedra já me sentia,Mirando esta beleza,Como qualquer um ficaria,Se ressentisse àquela defesa, Esta mulher tinha a doçura,Que hoje os homens procuram no coração,Mas ele teria loucura,Para buscar esta paixão, Porque o amor é segredo,Escondido no passado,Que, se não se tiver medo,Pode-se pretender ser o aliado.

Page 78: Faça Lá Um Poema! 2010

mam

Haiti na misériaOh maldita sejas tu , miséria ! Maldita a hora em que surgiste nesta ilha.Será que o estado de penúria,A pobreza e a fraqueza não eram demasiadas?Será que o Haiti merecia mais uma catástrofe?

Oh maldita sejas tu, miséria!Maldita a hora em que provocaste este terramotoQue milhares e milhares de pessoas matou,Que hospitais e morgues lotou,Que crianças abandonadas deixou.Maldosa foi a mãe natureza Que sem reagir os olhou!

Oh maldita sejas tu, miséria!Que em um minuto a vida de um povo destruíste!Mover, fazer tremer a terra com sucesso conseguiste.De maneira horrível e injusta reagiste.Egoísta é o que foste, o que és, e o que sempre serás.

Oh maldita sejas tu, misériaComo foste capaz no meio de tanto sofrimento,Continuar insensível aos olhares de criançasÓrfãs, famintas, abandonadas e traumatizadas?Como foste capaz de abandonar aquela criança,Que de mãos abertas choramingava?

Oh miséria!Que culpa têm elesPara que martirizes estas crianças mal amadas,Sacrificadas e sem família?

E agora? Que devemos nós, seres humanos fazer?Será que temos que ser do mesmo país para que nosmobilizemos?Da mesma cor para que nos comovamos?

Difícil crer que Deus tenha o poder Sobre tantas vidas inocentes.Eles não tinham grande coisa.E agora não têm nada.

Page 79: Faça Lá Um Poema! 2010

ca

Portugal País pequeno, coração enormeVárias ditaduras, mas enfim livreGuerras e combates; revoltas populares; revoltas

militaresTornaram-te independente.Portugal está unido, nunca mais será vencido. Mesmo na fome e na epidemia continuaste honradoGanhaste as guerras e deste as liberdadesO teu charme?! As aldeias e as cidades.Portugal está unido, nunca mais será vencido. Muitos emigraram, mas nunca te deixaramPelas estradas procuram-te.A vitória da liberdadeDeu-te a mocidade e a maturidadeTornando-te num país exemplar.Portugal está unido, nunca mais será vencido.

Os conquistadores muito te ameaçaram,Nunca te venceram !...Sentimos honra, sentimos orgulhoDa nacionalidade bem portuguesaPaís de grande natureza.Portugal está unido, nunca mais será vencido. Tua língua latina,Muito evoluiu.Com as conquistas:Mostras novos mundos,Novas culturasQue ficarão sempre no nosso coração.Com a sua integração:Mostras a tua força;Revelas o teu carácter.Portugal está unido, nunca mais será vencido.