exercícios de revisão i - colégio magno/mágico de oz · sua formulação em outras linguagens...

16
Geografia Geografia Geografia Geografia Geografia Exercícios de Revisão I Exercícios de Revisão I Exercícios de Revisão I Exercícios de Revisão I Exercícios de Revisão I exgeog3cm_soc030809.pmd : e m o N n o : : o n i s n E : e i r é S : a m r u T : a t a D : ) a ( f o r P Médio Diogo 3 a O ENEM veio para ficar e é uma prova diferente, pois privilegia o raciocínio, não a “decoreba”. O ENEM avalia as 5 competências e as 21 habilidades previstas na Matriz de Competências criadas pelo Ministério da Educação. Os alunos sem deixar de estudar os conteúdos, têm agora que melhorar seu desempenho, entendendo e treinando as 21 habilidades. Então, sem perda de tempo, vamos treinar. 1) HABILIDADE 01 – COMPREENDER E UTILIZAR VARIÁVEIS. Análise oficial da questão: o item foi, talvez surpreendentemente, muito difícil para os participantes, com apenas 17% de acerto. Enem-2004: Um leitor encontra o seguinte anúncio entre os classificados de um jornal: Interessado no terreno, o leitor vai ao endereço indicado e, lá chegando, observa um painel com a planta a seguir, onde estavam destacados os terrenos ainda não vendidos, numerados de I a V:

Upload: hoangnhan

Post on 09-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

GeografiaGeografiaGeografiaGeografiaGeografiaExercícios de Revisão IExercícios de Revisão IExercícios de Revisão IExercícios de Revisão IExercícios de Revisão I

exge

og3c

m_s

oc03

0809

.pm

d

:emoN no:

:onisnE :eiréS :amruT :ataD

:)a(forP

Médio

Diogo

3a

O ENEM veio para ficar e é uma prova diferente, pois privilegia o raciocínio, não a“decoreba”. O ENEM avalia as 5 competências e as 21 habilidades previstas na Matriz deCompetências criadas pelo Ministério da Educação.

Os alunos sem deixar de estudar os conteúdos, têm agora que melhorar seu desempenho,entendendo e treinando as 21 habilidades. Então, sem perda de tempo, vamos treinar.

1) HABILIDADE 01 – COMPREENDER E UTILIZAR VARIÁVEIS.

Análise oficial da questão: o item foi, talvez surpreendentemente, muito difícil para osparticipantes, com apenas 17% de acerto.

Enem-2004: Um leitor encontra o seguinte anúncio entre os classificados de um jornal:

Interessado no terreno, o leitor vai ao endereço indicado e, lá chegando, observa umpainel com a planta a seguir, onde estavam destacados os terrenos ainda não vendidos,numerados de I a V:

2

exge

og3c

m_s

oc03

0809

.pm

d

Considerando as informações do jornal, é possível afirmar que o terreno anunciado é o:

a) I

b) II

c) III

d) IV

e) V

2) HABILIDADE 2 – COMPREENDER E UTILIZAR GRÁFICOS.

Análise oficial da questão – a questão foi difícil, com apenas 17% de acertos.

Enem – 2006 – Nos últimos anos, ocorreu redução gradativa da taxa de crescimentopopulacional em quase todos os continentes. A seguir, são apresentados dados relativosaos países mais populosos em 2000 e também as projeções para 2050.

3

exge

og3c

m_s

oc03

0809

.pm

d

Com base nas informações acima, é correto afirmar que no período de 2000 a 2050.

a) a taxa de crescimento populacional da China será negativa.

b) a população do Brasil duplicará.

c) a taxa de crescimento da população da Indonésia será menor que a dos EUA.

d) a população do Paquistão crescerá mais de 100%.

e) a China será o país com a maior taxa de crescimento populacional do mundo.

3) HABILIDADE 3 – ANALISAR DADOS ESTASTÍSTICOS.

Análise oficial – o percentual de acertos no item foi bastante baixo: 27%.

Enem 2003 – O quadro abaixo mostra a taxa de crescimento natural da populaçãobrasileira no século XX.

Analisando os dados podemos caracterizar o período entre:

a) 1920 e 1960, como de crescimento do planejamento familiar.

b) 1950 e 1970, como de nítida explosão demográfica.

c) 1960 e 1980, como de crescimento da taxa de fertilidade.

d) 1970 e 1990, como de crescimento da densidade demográfica.

e) 1980 e 2000, como de estabilização do crescimento demográfico.

4) Habilidade 4 – INTER-RELACIONAR LINGUAGENS: dada uma situação-problema,apresentada em uma linguagem de determinada área de conhecimento, relacioná-la comsua formulação em outras linguagens ou vice–versa.

4

exge

og3c

m_s

oc03

0809

.pm

d

Análise oficial: a grande incidência de opção foi pela alternativa C, posssivelmente devi-do à associação que normalmente se faz entre idade adulta e cabelos brancos.

ENEM –2002 – Em reportagem sobre crescimento da população, uma revista de divulga-ção científica publicou tabela com a participação relativa de grupos etários na populaçãobrasileira, no período de 1970 a 2050 (projeção), em três faixas de idade: abaixo de 15 anos;entre 15 e 65 anos; e acima de 65 anos.

Admitindo-se que o título da reportagem se refira ao grupo etário cuja população cres-ceu sempre, ao longo do período registrado, um título adequado poderia ser:

a) O Brasil de fraldas.

b) Brasil: ainda um país de adolescentes.

c) O Brasil chega à idade adulta.

d) O Brasil troca a escola pela fábrica.

e) O Brasil de cabelos brancos.

5) HABILIDADE 5 – CONTEXTUALIZAR ARTE E LITERATURA: a partir da leitura de textosliterários consagrados e de informações sobre concepções artísticas, estabelecer relaçõesentre eles e seu contexto histórico, social, político ou cultural.

6) HABILIDADE 6 – com base em um texto, analisar as funções da linguagem, identificarmarcas de variantes linguísticas de natureza sociocultural, regional, de registro ou de estilo,e explorar as relações entre as linguagens coloquial e formal.

7) HABILIDADE 7 – COMPREENDER A GERAÇÃO E O USO DE ENERGIA: identificar e carac-terizar a conservação e as transformações de energia em diferentes processos de sua ge-ração e uso social, e comparar diferentes recursos e opções energéticas.

Análise oficial: é uma questão com um alto índice de dificuldade, com apenas 30% deacertos.

ENEM – 2004 – Há estudos que apontam razões econômicas e ambientais para que ogás natural possa vir a tornar-se, ao longo deste século, a principal fonte de energia emlugar do petróleo. Justifica-se essa previsão, entre outros motivos, porque o gás natural.

5

exge

og3c

m_s

oc03

0809

.pm

d

a) além de muito abundante na natureza é um combustível renovável.

b) tem novas jazidas sendo exploradas e é menos poluente que o petróleo.

c) vem sendo produzido com sucesso a partir do carvão mineral.

d) pode ser renovado em escala de tempo muito inferior à do petróleo.

e) não produz CO2 em sua queima, impedindo o efeito estufa.

8) HABILIDADE 8 – COMPREENDER A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS: analisarcriticamente, de forma qualitativa ou quantitativa, as implicações ambientais, sociais eeconômicas dos processos de utilização dos recursos naturais, materiais ou energéticos.

Análise oficial: os participantes deveriam reconhecer os efeitos ambientais decorrentesdo alagamento e formação de barragens para a construção de uma usina hidrelétrica, dentreum conjunto apresentado como resultante dessa construção. Questão sem muita dificuldade.

ENEM – 2000 – No ciclo da água, usado para produzir eletricidade, a água de lagos eoceanos, irradiada pelo sol, evapora-se dando origens a nuvens e se precipita como chuva.É então represada, corre de alto a baixo e move turbinas de uma usina, acionando gerado-res. A eletricidade produzida é transmitida através de cabos e fios e é utilizada em motorese outros aparelhos elétricos. Assim, para que o ciclo seja aproveitado na geração de ener-gia elétrica, constrói-se uma barragem para represar a água. Entre os possíveis impactosambientais causados por essa construção, devem ser destacados:

a) aumento do nível dos oceanos e chuva ácida.

b) chuva ácida e efeito estufa.

c) alagamentos e intensificação do efeito estufa.

d) alagamentos e desequilíbrio da fauna e da flora.

e) alteração do curso natural dos rios e poluição atmosférica.

9) HABILIDADE 9 – COMPREENDER A ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA: para a manutenção davida, em sua relação com condições socioambientais, sabendo quantificar variações detemperatura e mudanças de fase em processos naturais e de intervenção humana.

Análise oficial: item com dificuldade mediana, com 49% de acerto.

ENEM – 2004 – “ Por que o nível dos mares não sobe, mesmo recebendo continuamenteas águas dos rios?”

Essa questão já foi formulada por sábios da Grécia antiga. Hoje responderíamos que:

a) a evaporação da água dos oceanos e o deslocamento do vapor e das nuvenscompensam as águas dos rios que deságuam no mar.

6

exge

og3c

m_s

oc03

0809

.pm

d

b) a formação de geleiras com água dos oceanos, nos polos, contrabalança as águasdos rios que deságuam no mar.

c) as águas dos rios provocam as marés, que as transferem para outras regiões maisrasas, durante a vazante.

d) o volume de água dos rios é insignificante para os oceanos e a água doce diminui devolume ao receber sal marinho.

e) as águas dos rios afundam no mar devido a sua maior densidade, onde sãocomprimidas pela enorme pressão resultante da coluna de água.

10) HABILIDADE 10 – COMPREENDER AS ESCALAS DE TEMPO: utilizar e interpretar dife-rentes escalas de tempo para situar e descrever transformações na atmosfera, biosfera,hidrosfera e litosfera, origem e evolução da vida, variações populacionais e modificaçõesno espaço geográfico.

Análise oficial: pouco mais da metade dos participantes (51%) escolheu a alternativacorreta. A solução para o problema proposto requeria que o participante analisasse acoerência entre as várias alternativas apresentadas e as informações contidas no gráfico.

ENEM – 2000 – O gráfico abaixo representa a evolução da quantidade de oxigênio naatmosfera no curso dos tempos geológicos. O número 100 sugere a quantidade atual deoxigênio na atmosfera, e os demais valores indicam diferentes porcentagens dessaquantidade.

De acordo com o gráfico é correto afirmar que:

a) as primeiras formas de vida surgiram na ausência de 02.

b) a atmosfera primitiva apresentava 1% de teor de oxigênio.

c) após o início da fotossíntese, o teor de oxigênio na atmosfera mantém-se estável.

d) desde o Pré-cambriano, a atmosfera mantém os mesmos níveis de teor de oxigênio.

e) na escala evolutiva da vida, quando surgiram os anfíbios, o teor de oxigênioatmosférico já se havia estabilizado.

7

exge

og3c

m_s

oc03

0809

.pm

d

11) HABILIDADE 11 – COMPREENDER A DIVERSIDADE DA VIDA: analisar do ponto de vistabiológico, físico ou químico, padrões comuns nas estruturas e nos processos que garantema continuidade e a evolução dos seres vivos.

Análise oficial: este item apresenta a distribuição biogeográfica do maior felino dasAméricas e pretende que o participante faça associações entre possíveis características danatureza ecológica desse animal com seu padrão de distribuição.

ENEM 2002 – O Puma concolor (suçuarana, puma, leão da montanha) é o maior felinodas Américas, com uma distribuição biogeográfica que se estende da Patagônia ao Canadá.

O padrão de distribuição mostrado na figura está associado a possíveis característicasdesse felino:

I – É muito resistente a doenças.

II – É facilmente domesticável e criado em cativeiro.

III – É tolerante a condições climáticas diversas.

IV – Ocupa diversos tipos de formações vegetais.

Características desse felino compatíveis com sua distribuição biogeográfica são:

a) I e II

b) I e IV

c) III e IV

d) I, II e IV

e) II, III e IV

8

exge

og3c

m_s

oc03

0809

.pm

d

12) HABILIDADE 12 – UTILIZAR INDICADORES SOCIAIS – analisar fatores socioeconômicose ambientais associados ao desenvolvimento, às condições de vida e saúde de populaçõeshumanas, por meio da interpretação de diferentes indicadores.

Análise oficial: nessa questão, o participante deveria ter demonstrado a capacidade deidentificar uma solução adequada para um problema que relaciona condiçõesgeomorfológicas com tecnologia agrícola.

ENEM – 1999 – Um agricultor adquiriu alguns alqueires de terra para cultivar e residir nolocal. O desenho abaixo representa parte de suas terras.

Pensando em construir sua moradia no lado I do rio e plantar no lado II, o agricultorconsultou seus vizinhos e escutou as frases abaixo. Assinale a frase do vizinho que deu asugestão mais correta.

a) “o terreno só se presta ao plantio, revolvendo o solo com arado”

b) “não plante neste local, porque é impossível evitar a erosão”

c) “pode ser utilizado, desde que se plante em curvas de nível”

d) “você perderá sua plantação, quando as chuvas provocarem inundação”

e) “ plante forragem para pasto”

13) HABILIDADE 13 – COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA BIODIVERSIDADE – para a pre-servação da vida, relacionando condições do meio e intervenção humana.

Análise oficial: reconhecer impactos de dispersão de poluentes no ambiente e identifi-car procedimentos capazes de minimizar os efeitos da poluição.

ENEM – 2001 – Uma região industrial lança ao ar gases como o dióxido de enxofre eóxidos de nitrogênio, causadores da chuva ácida. A figura mostra a dispersão desses gasespoluentes.

9

exge

og3c

m_s

oc03

0809

.pm

d

Considerando o ciclo da água e a dispersão dos gases, analise as seguintes posssibilidades:

I- As águas de escoamento superficial e de precipitação que atingem o manancialpoderiam causar aumento de acidez da água do manancial e provocar a morte depeixes.

II- A precipitação na região rural poderia causar aumento de acidez do solo e exigirprocedimentos corretivos, como a calagem.

III- A precipitação na região rural, embora ácida, não afetaria o ecossistema, pois atranspiração dos vegetais neutralizaria o excesso de ácido.

Dessas possibilidades:

a) pode ocorrer apenas a I.

b) pode ocorrer apenas a II.

c) podem ocorrer tanto a I quanto a II.

d) podem ocorrer tanto a I quanto a III.

e) podem ocorrer tanto a II quanto a III.

10

exge

og3c

m_s

oc03

0809

.pm

d

14) HABILIADE 14 – CONHECER AS FORMAS GEOMÉTRICAS – utilizar o conhecimento geo-métrico para leitura, compreensão e ação sobre a realidade.

Análise oficial: o item foi bastante difícil para os participantes, com apenas 20% de acertos.

ENEM – 2007 – Os gráficos abaixo, extraídos do sítio eletrônico do IBGE, apresentam adistribuição da população brasileira por sexo e faixa etária no ano de 1990 e projeçõesdessa população para 2010 e 2030.

Se forem confirmadas as projeções apresentadas, a população brasileira com até 80anos de idade será, em 2030.

a) menor que 170 milhões de habitantes.

b) maior que 170 milhões e menor que 210 milhões de habitantes.

c) maior que 210 milhões e menor que 290 milhões de habitantes.

d) maior que 290 milhões e menor que 370 milhões de habitantes.

e) maior que 370 milhões de habitantes.

11

exge

og3c

m_s

oc03

0809

.pm

d

15) HABILIDADE – 15 – UTILIZAR NOÇÕES DE PROBABILIDADE: reconhecer o caráter alea-tório de fenômenos naturais ou não e utilizar em situações-problema processos de conta-gem, representação de frequências relativas, construção de espaços amostrais, distribui-ção e cálculo de probabilidades.

Análise oficial: a resolução dessa questão exigia que o participante demonstrasse en-tender o caráter aleatório da ocorrência de um evento.

ENEM – 1999 – Uma estação distribuidora de energia elétrica foi atingida por um raio.Esse fato provocou escuridão em uma extensa área. Segundo estatísticas, ocorre em mé-dia a cada 10 anos um fato desse tipo. Com base nessa informação, pode-se afirmar que:

a) a estação está em funcionamento há no máximo 10 anos.

b) daqui a dez anos deverá cair outro raio na mesma estação.

c) se a estação já existe há mais de dez anos, brevemente deverá cair outro raio nela.

d) a probabilidade de ocorrência de um raio na estação independe do seu tempo deexistência.

e) é impossível a estação existir há mais de 30 anos sem que um raio já a tenha atingidoanteriormente.

16) HABILIDADE 16 – COMPREENDER AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃOAMBIENTAL: analisar, de forma qualitativa ou quantitativa, situações-problema referentesa perturbações ambientais, identificando fonte, transporte e destino dos poluentes, reco-nhecendo suas transformações; prever efeitos nos ecossistemas e no sistema produtivo epropor formas de intervenção para reduzir e controlar os efeitos da poluição ambiental.

Análise oficial: a situação-problema proposta nessa questão requeria do participante oconhecimento das perturbações ambientais decorrentes do lixo e a tomada de decisõessobre possíveis soluções.

ENEM – 2000 – Um dos grandes problemas das regiões urbanas é o acúmulo de lixosólido e sua disposição. Há vários processos para a disposição do lixo, dentre eles o aterrosanitário, o depósito a céu aberto e a incineração. Cada um deles apresenta vantagens edesvantagens.

Considere as seguintes vantagens de métodos de disposição do lixo:

I – diminuição do contato humano direto com o lixo.

II – produção de adubo para agricultura.

III – baixo custo operacional do processo.

IV – redução do volume de lixo.

12

exge

og3c

m_s

oc03

0809

.pm

d

A relação correta entre cada um dos processos para a disposição do lixo e as vantagensapontadas é

17) HABILIDADE 17 – ENTENDER OS PROCESSOS E IMPLICAÇÕES DA PRODUÇÃO DE ENER-GIA: na obtenção e produção de materiais e de insumos energéticos, identificar etapas,calcular rendimentos, taxas e índices, e analisar implicações sociais, econômicas eambientais.

Análise oficial: o item apresentou dificuldade mediana, com 38% de acerto. Para res-ponder à questão, os participantes deveriam analisar o gráfico dado e perceber que a efici-ência cresce à medida que diminui a energia consumida por passageiro e por km. Dessemodo, os transportes coletivos com ocupação máxima são os mais eficientes.

ENEM – 2004 – O excesso de veículos e os congestionamentos em grandes cidades sãotemas de frequentes reportagens. Os meios de transportes utilizados e a forma como sãoocupados têm reflexos nesses congestionamentos, além de problemas ambientais eeconômicos. No gráfico a seguir, podem-se observar valores médios do consumo de energiapor passageiro e por quilômetro rodado, em diferentes meios de transportes, para veículosem duas condições de ocupação (número de passageiro): ocupação típica e ocupaçãomáxima.

Esses dados indicam que políticas de transportes urbano devem também levar em con-ta que a maior eficiência no uso de energia ocorre para os:

a) ônibus, com ocupação típica.

b) automóveis, com poucos passageiros.

c) transportes coletivos, com ocupação máxima.

d) automóveis, com ocupação máxima.

e) trens, com poucos passageiros.

13

exge

og3c

m_s

oc03

0809

.pm

d

18) HABILIDADE 18 – VALORIZAR DIVERSIDADE CULTURAL: identificando suas manifesta-ções e representações em diferentes sociedades, épocas e lugares.

Análise oficial: houve 40% de acerto. De fato, a globalização impõe comportamentosmais uniformes às pessoas, que consomem os mesmos produtos e fazem as mesmas coi-sas, independente do país em que vivem, o que faz com que peculiaridades culturais dospovos da terra venham diminuindo.

Você está fazendo uma pesquisa sobre a globalização e lê a seguinte passagem,em um livro:

A SOCIEDADE GLOBAL

As pessoas se alimentam, se vestem, moram, se comunicam, se divertem, por meio debens e serviços mundiais, utilizando mercadorias produzidas pelo capitalismo mundial,globalizado. Suponhamos que você vá com seus amigos comer Big Mac e tomar Coca-Colano McDonald's. Em seguida, assiste a um filme de Steven Spielberg e volta para casa numônibus de marca Mercedes. Ao chegar em casa, liga seu aparelho de TV Phillips para ver ovideoclip de Michael Jackson e, em seguida, deve ouvir um CD do grupo Simply Red, gravadopela BMG Ariola Discos em seu equipamento AIWA.

Veja quantas empresas transnacionais estiveram presentes nesse seu curto programade algumas horas.

(adaptado, Praxedes et alli, 1997. O MERCOSUL. SP: Ed. Ática,1997)

ENEM – 1998 – Com base no texto e em seus conhecimentos de Geografia e História,marque a resposta correta.

a) o capitalismo globalizado está eliminando as particularidades culturais dos povos daTerra.

b) a cultura, transmitida por empresas transnacionais, tornou-se um fenômeno criadordas novas nações.

c) a globalização do capitalismo neutralizou o surgimento de movimentos nacionalistasde forte cunho cultural e divisionista.

d) o capitalismo globalizado atinge apenas a Europa e a América do Norte.

e) empresas transnacionais pertencem a países de uma mesma cultura.

19) HABILIDADE 19 – COMPREENDER OS DIFERENTES PONTOS DE VISTA: confrontarinterpretações diversas de situações ou fatos de natureza histórico-geográfica, técnico-ci-entífica, artístico-cultural ou do cotidiano, comparando diferentes pontos de vista, identifi-cando os pressupostos de cada interpretação e analisando a validade dos argumentos utili-zados.

14

exge

og3c

m_s

oc03

0809

.pm

d

Análise oficial: o participante deveria demonstrar sua capacidade de compreensão dotexto proposto que fornece os elementos principais de duas teorias populacionais.

Em material para análise de determinado marketing político, lê-se a seguinte con-clusão:

A explosão demográfica que ocorreu a partir dos anos 50, especialmente no TerceiroMundo, suscitou teorias ou políticas demográficas divergentes. Uma primeira teoria, dosneomalthusianos, defende que o crescimento demográfico dificulta o desenvolvimentoeconômico, já que provoca uma diminuição na renda nacional per capita e desvia osinvestimentos do Estado para setores menos produtivos. Diante disso, o país deveriadesenvolver uma rígida política de controle de natalidade.

Uma segunda, a teoria reformista, argumenta que o problema não está na renda percapita e sim na distribuição irregular da renda, que não permite o acesso à educação esaúde. Diante disso o país deve promover a igualdade econômica e a justiça social.

ENEM – 1999 – Qual dos slogans abaixo poderia ser utilizado para defender o ponto devista neomalthusiano?

a) “ controle populacional – nosso passaporte para o desenvolvimento”

b) “ sem reformas sociais o país se reproduz e não produz”

c) “ População abundante, país forte”

d) “ O crescimento gera fraternidade e riqueza para todos”

e) “ Justiça social, sinônimo de desenvolvimento.

20) HABILIDADE 20 – CONTEXTUALIZAR PROCESSOS HISTÓRICA E GEOGRAFICAMENTE -comparar processos de formação socioeconômica, relacionando-os com seu contextohistórico e geográfico.

Análise oficial: essa questão procura relacionar as informações de um texto e de umacharge com o conceito de divisão do trabalho na indústria e o desconhecimento do operáriosobre a totalidade do processo de produção.

ENEM – 2001 –” Um operário desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro corta,um quarto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça doalfinete requerem 3 ou 4 operações diferentes;...”

(SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. Investigação sobre a sua natureza e suas Causas. Vol. I . São Paulo:Nova Cultural,1985)

15

exge

og3c

m_s

oc03

0809

.pm

d

A respeito do texto e do quadrinho são feitas as seguintes afirmações:

I- Ambos retratam a intensa divisão do trabalho, à qual são submetidos os operários.

II- O texto refere-se à produção informatizada e o quadrinho, à produção artesanal.

III-Ambos contêm a ideia de que o produto da atividade industrial não depende doconhecimento de todo o processo por parte do operário.

Dentre essas afirmações, apenas

a) I está correta.

b) II está correta.

c) III está correta.

d) I e II estão corretas.

e) I e III estão corretas.

21) HABILIDADE 21 – COMPREENDER DADOS HISTÓRICOS E GEOGRÁFICOS – dado umconjunto de informações sobre uma realidade histórico-geográfica, contextualizar e ordenaros eventos registrados, compreendendo a importância dos fatores sociais, econômicos,políticos ou culturais.

Análise oficial: para resolver a situação-problema proposta, o participante deveriademonstrar um conhecimento circunstancial da geopolítica palestina e o domínio de leituracartográfica, principalmente de “corte” e “perfil”. O corte, no mapa, apresenta a Cisjordânia,área litigiosa.

ENEM – 2001 – A figura apresenta as fronteiras entre os países envolvidos na QuestãoPalestina e um corte, no mapa, da área indicada.

.

16

exge

og3c

m_s

oc03

0809

.pm

d

Com base na análise dessa figura e considerando o conflito entre árabes e israelenses,pode-se afirmar que, para Israel, é importante manter ocupada a área litigiosa por tratar--se de uma região

a) de planície, propícia à atividade agropecuária.

b) estratégica, dado que abrange as duas margens do rio Jordão.

c) habitada, majoritariamente, por colônias israelenses.

d) que garante a hegemonia israelense sobre o mar Mediterrâneo.

e) estrategicamente situada devido ao relevo e aos recursos hídricos.