executive sumary - trade radar 2017

21
Trade Radar Sumário Executivo - Pivot 2017

Upload: joao-gabriel-chebante

Post on 22-Jan-2018

123 views

Category:

Small Business & Entrepreneurship


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Executive Sumary - Trade Radar 2017

Trade RadarSumário Executivo - Pivot 2017

Page 2: Executive Sumary - Trade Radar 2017

Objetivo do trabalho

A Trade Radar foi criada com o objetivo de ser uma plataforma robusta e interessante de análise de cotações e oscilações de valores na Bolsa de Valores.

No entanto o aumento da concorrência no segmento, bem como o mapeamento de novas oportunidades no macro e microambiente de negócio trouxe como vislumbre fazer o pivot do negócio para uma nova proposta de valor.

A casa continuaria sendo de análises financeiras, mas focada não somente no mercado nacional. A Nova Trade Radar seria uma plataforma para levar o investidor brasileiro aos maiores mercados globais.

Page 3: Executive Sumary - Trade Radar 2017

Etapas da proposta

Contexto atualSugestão de escopo de

trabalho e análise do negócio

Próximos passos

Page 4: Executive Sumary - Trade Radar 2017

Reflexões iniciais sobre o mercado de capitais - acesso e oscilações• Mercado de ações em 2016 vem num movimento de retomada de índices antes vistos em 2014. O IBOVESPA teve

avanço de 18% no 1S16 e deve continuar a trajetória de alta no 2S16 a medida que a economia brasileira deve trazer sinais de melhora: crescimento do PIB, redução da inflação e juros SELIC, retomada do consumo e queda do índice de desemprego. Tem quem aposte em 72mil pontos em 2017, muito próximo do maior índice da Bolsa Brasileira.

• Mas por quê estou falando isso vocês? Apenas para reforçar que, a medida que o mercado acionário se torna mais atraente, a procura por ele segue a mesma tangente por quem quer entrar e “aproveitar a onda”: estamos falando de novos investidores. Entre dezembro e abril deste ano, a participação de investidores pessoa física saltou de 11,9% para 16% - e a tendência é que este movimento se mantenha em trajetória ascendente a medida que novos sinais de evolução da economia e do mercado financeiro sejam apresentados.

• Ou seja, vivemos um momento de retomada do mercado acionário por parte do grande público. Some-se a isso a alguns movimentos como o rápido avanço da XP Investimentos e o modelo de negocio de “Agentes de Investimento” tomando crescimento vertiginoso, e o GAP histórico entre formação de poupança/patrimônio do público brasileiro, que será mote de campanhas publicitárias a partir do final de 2016.

Page 5: Executive Sumary - Trade Radar 2017

•Podemos dizer que a Trade Radar tem dois espectros de concorreria - direta e indireta: • Direta: O grande competidor no segmento e trade information, oferecendo um mix de

visualização gráfica ou relatórios fundamentalista, bem como educação financeira para a melhor tomada de decisão é a Toro Radar - conforme reportado em reunião. Outras plataformas semelhantes atuam mais focadas em Forex e outros nichos, mas nenhuma tem a projeção que a empresa de Belo Horizonte.

• Indireta 1 - Conteúdo: Ainda que não ofereça a oferta completa de visualizações e analises, sites e portais de informações orientadas ao mercado financeiro podem ser um substituto indireto para a aquisição de uma plataforma como a Trade Radar. Neste sentido, o Info Money tem sua posição de liderança, ainda que tenhamos um forte barulho feito por outros agentes do mercado como Empiricus e seus relatórios “bombásticos” e com alto senso de urgência, bem como blogs, analistas e videos - além da própria plataforma de outras corretoras.

• Indireta 2 - Forma: As corretoras que possuem o serviço de Home Broker - como a XP Investimentos e outras possuem ferramentas de análise e avaliação do mercado, bem como conteúdo para auxiliar o processo de decisão de seus clientes.

Reflexões iniciais sobre o mercado de capitais - concorrência

Page 6: Executive Sumary - Trade Radar 2017

Por outro lado… Oportunidades indo além da Research House (e do país).•Com 400 empresas e índices ligados aos principais metais preciosos e commodities agrícolas, BOVESPA

representa cerca de 1% do mercado acionário global.

•Somente a bolsa de NY corresponde a 50%, com a presença de empresas de diversos países, segmentos e contextos de mercado que permitem uma construção muito mais elaborada de uma estratégia tanto de blindagem quanto de construção de patrimônio. •Ex: Não existem unicórnios na BOVESPA (Startups com valuation > USD 1Bi). Elas são a maioria nos IPOs da

NASDAQ/NYSE.

•Soma-se a isso o fato da quantidade de brasileiros que operam globalmente é ínfima, num mundo onde ainda que o Brasil seja uma oportunidade de médio prazo sempre existirá seu risco independente do quão eficiente sejam as empresas listadas; ao mesmo tempo a quantidade de oportunidades em mercados internacionais é muito maior.

•Se a concorrência entre casas independentes de research é ainda maior, poucas são as empresas que compilam formação, informação e atuação gerando uma plataforma completa para que o investidor possa operar, a partir da sua base, em qualquer lugar do mundo.

Page 7: Executive Sumary - Trade Radar 2017

Fatores críticos de sucesso - Nova Trade Radar

Comunicação p/ captação de clientes Educação ao mercado

Inbound Marketing + conteúdo para base atual e potencial de vendas (ex: Vídeos, e-books, live

streaming, entrevistas).

Palestras e conteúdo para catequização do mercado.

Comunicação em redes sociais + revisão completa do site para torná-lo mais atraente a

novos usuários

Cursos online e presenciais para apresentação dos passos básicos a avançados de operação

na bolsa.

Publicidade online (Adwords) Conteúdo sobre oportunidades e pontos a evitar no mercado financeiro.

Parceria com corretoras de valores para venda de “combo”: assinatura a partir de valor fechado

de custódia + corretagem e assessoria.Livros, e-books e papers com breve análise

dentro e fora da plataforma.

Assessoria de imprensa e outros formatos para mídia (digital, impressa e afins).

Uso de embaixadores e parceiros para assinar a autoridade e assertividade da marca e sua

plataforma.

Aqui apresentamos os fatores críticos de sucesso para uma marca como a Trade Radar e

algumas das melhores práticas que podemos adotar

para amortizá-las no desenvolvimento da

plataforma.

Page 8: Executive Sumary - Trade Radar 2017

Etapas da proposta

Contexto atualSugestão de escopo de

trabalho e análise do negócio

Próximos passos

Page 9: Executive Sumary - Trade Radar 2017

João Gabriel Chebante é CEO e fundador da Chebante Brand Strategy - consultoria pioneira em Inteligência de Mercado. Formado em administração com ênfase em marketing na ESPM-SP, com especialização em modelagem de negócios pela mesma faculdade e gestão de marcas (branding) pela FGV.

Possui doze anos de experiência em marketing, atuando em inteligência de mercado e gestão de marcas como profissional e como consultor de empresas como Henkel, Braskem, Colgate-Palmolive e São Paulo FC. Nos últimos dois anos se especializou em construção de marcas e estratégia para o mercado financeiro, atuando com Agentes Autônomos, DTVM e startups.

Além do histórico profissional, é professor de Inteligência de Mercado e Métricas de Marketing pela ESPM-SP.

CEO - João Gabriel ChebanteUm pouco mais sobre o profissional que liderará o pivot da nova Trade Radar

Page 10: Executive Sumary - Trade Radar 2017

Por quê?(A causa)

Como?(A maneira)

O quê?(Produto/Serviço)

O círculo de ouro da Trade Radar - Nosso discurso ao mercado

O Brasil é um país repleto de oportunidades no segmento financeiro, que é talvez o principal para acumulação de patrimônio neste país. Mas acreditamos que para quem quer aumentar o patrimônio, o mundo tem de ser o palco para buscar este objetivo.

Faremos isso através de três pilares: formação de investidores com repertório global, distribuição de informações para otimizar o processo de decisões e disponibilizar as melhores plataformas para operação nacional e internacional.

A nova Trade Radar é um marketplace de soluções para investidores, com cursos, relatórios e parcerias para oferecer o melhor ambiente para investir no Brasil e exterior.

Page 11: Executive Sumary - Trade Radar 2017

Sugestão DNA: Trade Radar

MissãoA Trade Radar é uma empresa que fornece todo o know-how para ser um investidor global, a partir de

formação, informação e operação das nossas plataformas parceiras e/

ou próprias.

Visão - 2018A Trade Radar quer chegar no final

de 2018 a principal referência nacional de marketplace para

investidores, seja ele pequeno para operar dentro de casa em ações da BOVESPA quanto organizações que

almejam ter operações globais.

Propósito - O Brasil é um país repleto de oportunidades, mas para quê ficar fechado nele, se a partir de uma base de formação você pode

desenvolver estratégias globais para aumentar seu patrimônio?

Valores - Repertório, agilidade, suporte aos stakeholders e educação.

Page 12: Executive Sumary - Trade Radar 2017

Business Model Canvas - Nova Trade Radar• A Trade Radar possui um propósito transformador de ser

a plataforma que vai levar o investidor brasileiro às melhores oportunidades em mercados globais.

• Neste sentido temos claramente o desmatamento do negocio em três etapas: • Trilha de cursos e capacitações, gerando educação e

catequese sobre o aumento da amplitude de investimento no Brasil e exterior.

• Linhas de assinaturas de serviços de informações para auxílio à tomada de decisões sobre a construção ou blindagem do patrimônio.

• Alianças com casas de investimentos para distribuir a plataforma (Broker) para operação do investidor ao redor do mundo - Brasil e exterior.

• O negócio pode ter como público-alvo tanto o operador/investidor independente quanto as casas que demandam os três pilares, de forma a gerar diferentes fontes de renda enquanto se constitui a curva de adoção da marca e seu marketplace.

Parcerias Principais Atividades Chave

Recursos Principais

Proposta de Valor Relacionamento com Clientes

Segmentos de Clientes

Canais

Custos Receitas

Quem são nossos principais parceiros? Quem são os fornecedores?Que recursos estamos adquirindo que não sáo entregues por um fornecedor normal, mas sim por um verdadeiro parceiro, que entrega algo especial para meu negócio ou entrega de uma maneira que só eu desejo?

Que atividades-chave a proposta de valor requer para ser entregue? Que tarefas precisam ser feitas para atender as expectativas do cliente?

Qual é razão do negócio existir? Que valor entregamos ao cliente?Qual problema resolvemos?Que necessidades satisfazemos? Quais são os produtos e serviços que oferecendo para cada segmento de cliente?

Que tipo de relacionamento cada segmento de cliente espera?Como ele quer ser atendido?Como nos diferenciamos? Como se integram ao restante do nosso Modelo de Negócios?

Como se agrupam os clientes? Que necessidades específicas eles tem? Para quem estamos criando valor?Quais são os nossos consumidores mais importantes?

Que recursos nossa Proposta de Valor necessita para acontecer? Que materiais, equipamentos, enfim, recursos serão necessários para fazer acontecer?

Por meio de quais canais os Clientes querem ser contatados?Como os Canais se organizam e se integram?Qual funcionam melhor? Em que momento do relacionamento?Quais apresentam melhor custo-benefício?

Quais os custos mais importantes?O que preciso pagar para que meu modelo de negócio funcione?

Como eu monetizo meu modelo de negócio? Pelo que nossos clientes querem pagar? Por tempo? Por uso? Por posse? Como nossos clientes querem pagar? O quanto cada Fonte de Receita contribui para o total da receita?

Canvas de Modelo de Negócio Nova Trade RadarCriado para:

ChebanteCriado por: Em: dd/mm/aaaa

Iteração #

www.businessmodelgeneration.com. Adaptado livremente por www.laboratorium.com.brThis work is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported License.

Digite seu texto

Digite seu texto

Digite seu textoDigite seu

texto

Digite seu texto

PARA USAR ESTE TEMPLATE:

1. Na barra de menu, clique em "File"

2. Selecione a opção "New Copy"

3. Pronto, você pode usar esta nova cópia para criar seu próprio

canvas

Analistas & Operadores

financeiros que almejam operar

ao redor do mundo.

Ser a plataforma de entrada do

operador brasileiro para

trabalhar ao redor do mundo.

Associações e Clubes de

Investimento

Trilha de Cursos e Certificações

Marketing &Comunicação(captação de

clientes)

Capital Humano

Plataforma de distribuição de

informações para trade on/offshore

Empresas interessadas

em vislumbrar oportunidades

ao redor do planeta para seus clientes.

Principal fonte de informações, ferramentas e

capacitação para operar no mercado

financeiro global.

Mundo Globalizado =

Oportunidades de lucros Brasil

afora.

InboundOutboundMarketing

Portal de informações de trade em escala global - “Nosso

Infomoney”

Plataforma de dados e

ferramentas para empresas

desenvolverem operações on/offshore

FinancialResearchHouses

(Worldwide)

Estratégia globalMaior amplitude para blindagem de patrimônio

HomeBrokerp/ operação

global(distribuição)

Relacionamento com plataformas e research houses

Assinatura de pacote de

informações

Assinatura de plataforma de investimento

(Broker)

Page 13: Executive Sumary - Trade Radar 2017

Matriz SWOT atual da Trade Radar

Pontos Fortes

• Estrutura extremamente enxuta, composta de gestor + equipe de aceleração da marca (digital)

• Macroambiente: mercado financeiro em momento de virada no país, com oportunidades na BOVESPA + mercado global em momento de liquidez

• Abertura às casas dos três pilares (formação, informação e atuação) para parcerias que acelerem o processo de vendas.

Pontos Fracos

• Marca em processo de pivotagem para nova proposta.

• Curva de aprendizado e desenvolvimento de “oportunidades em mercados globais” ao investidor local.

Oportunidades

• Desenvolver uma plataforma convergente para auxiliar no processo de educação e operação de valores no país + exterior.

• Desenvolvimento de combos de produtos para público PF e PJ - marca própria ou White Label.

• Desenvolvimento de estratégia parruda de marketing e comunicação digital para construção de marca + educação do mercado (funil de vendas).

Ameaças

• Desenvolvimento de outras plataformas completas para operação regional/global.

• Reversão do quadro econômico, com nova depressão que afugente novos investidores e/ou usuários de plataformas ao informações e subsídio à tomada de decisão.

• Desafios de comunicação do conceito completo do negócio vista as resoluções da CVM.

Page 14: Executive Sumary - Trade Radar 2017

Inbound x Outbound Marketing

Acredito que o desenvolvimento da Trade Radar pode passar por investimentos em inbound e outboud marketing, mas

primordialmente o primeiro que trará usuários para a plataforma - e deve priorizar os esforços pessoais e financeiros.

Neste aspecto, aproveitar o que já está sendo feito pela empresa

será interessante, mas com melhor planejamento para tornar o trabalho mais reconhecido pelo nicho de mercado que queremos

atingir em primeira mão.

Aí não tem segredo: o conteúdo que produziremos será fundamental para trazer uma base de interessados para a nossa

plataforma - começando por pílulas grátis mas trazendo rapidamente para o funil de vendas.

Page 15: Executive Sumary - Trade Radar 2017

Personas Atual e potencial - Nova Trade Radar• Idade: entre 35-50 anos • Casado • Filhos • Classe A/B • Brasileiro, mas posteriormente há potencial de morar de qualquer lugar do mundo para investir em qualquer

lugar (menos geográfico, mais comportamental). • Investidor não-novato (já detém conhecimento acima da média) ou empresa que possui este perfil na base. • Opera em grande parte sozinho - não depende de uma empresa para fazer suas movimentações. • De olho na busca por oportunidades no curto prazo de maximizar seu patrimônio. • A procura de algo além da analise do dia-a-dia da “Hard News” (portais de finanças). • Em busca de embasamento mais técnico dos movimentos do mercado. • Alto grau de engajamento e interesse em novidades, com confiança no trabalho que lhe traz resultados (barreira

de saída média). • Não gosta de chamar a atenção sobre suas descobertas para ganho financeiro.

Oportunidades• Novo investidor técnico: trilha de cursos para formação e entrada no mercado financeiro “grafista” • Empresas de equity research: opção de menor custo e maior assertividade, conforme perfil da organização. • Investidor individual ou empresa do segmento (corretagem, DTVM) em busca de novos segmentos para

atuação (mercados internacionais, por exemplo).

Page 16: Executive Sumary - Trade Radar 2017

Inbound x Outbound Marketing

Desenvolvimento de conteúdo (textos e vídeos - até um curso introdutório) gratuito para geração de contatos para posterior prospecção. Será necessário sazonalidade e cadência para gerar bastante contatos e novidades nesta etapa.

Os leads que mais engajam com o nosso conteúdo deve receber maior atenção e contato - se for empresa, já vale a abordagem pessoal (outbound) para desenvolvimento de proposta. Se for pessoa física, começar a apresentar os aspectos de preço e vantagens de trabalhar com a gente.

Aqui é a venda propriamente dita. Pode ser feita através de período de testes, como a Toro Radar, ou geração de capacitação sobre operações e estratégia no Brasil + Mercados Globais ou no combo com a assinatura de um curso mais parrudo e presencial. A venda para empresas também pode ter um “mimo” para ser fator de fechamento.

O pós-vendas deve ter o acompanhamento tanto operacional quanto comercial, para gerar testemunhos, endosso e ser um fator para nutrir todo o sistema novamente. Será que já temos quem possa “defender” nosso modelo de trabalho?

Page 17: Executive Sumary - Trade Radar 2017

Trilha do aprendizado para operar em mercados globais& Parceiros Trade Radar nesta etapa (Abril de 2017).

Formação(Educação)

Informação(Análises & Estratégia)

Atuação(Operação)

Page 18: Executive Sumary - Trade Radar 2017

Etapas do projeto

Contexto Atual e Perspectivas

Solução (modelo de negócio e

perfil)Próximos passos

Page 19: Executive Sumary - Trade Radar 2017

Etapas do escopo do trabalho - Business Development…Porém estamos falando de uma startup, onde há variáveis para validar o modelo de negócio da Trade Radar. Neste sentido o Customer Development seria a melhor opção:

Validação do negócio Escala do negócio

Bibliografia

Page 20: Executive Sumary - Trade Radar 2017

- Branding: Reconstrução da marca via portal de informações internacionais - blog perfil “O Antagonista”

- Macroambiente: Revisão do contexto atual de mercado (entrevistas Pés)

- Microambiente:Pivot do negócio + pesquisa com atual base + públicos de interesse.

Customer Discovery

Customer Validation

Customer Creation

Company Building

Etapas do escopo do trabalho - Cruzando as metodologias

Acreditamos, para o caso Trade Radar, num

cruzamento entre as metodologias de Inteligência

de Mercado com Customer Development, proporcionando

um desenvolvimento mais sólido da marca e sua

plataforma.- Operação-Base: Formatação de parcerias nos

três pilares (formação, informação e operação) para nick-off do MVP no fim do 2T17.

- ExecuçãoeControle: UUlização da metodologia de OKRs e Cronograma de ações para desenvolvimento e conferência dos resultados.

Escala do negócio Formação de equipe e expansão geográfica

Page 21: Executive Sumary - Trade Radar 2017

João Gabriel Chebante(11) 985-999-937 | [email protected]