exaltação da santa cruz · exaltação da santa cruz no tempo de jesus, ... gou aos ombros, com o...

4
BOLETIM INFORMATIVO DAS PARÓQUIAS DE BOLETIM INFORMATIVO DAS PARÓQUIAS DE GAULA GAULA E E LOMBADA LOMBADA nº 38 - 03 de setembro de 2017 - 22ª semana do Tempo Comum A edição do boletim “A SEMENTE”, durante este mês de setembro, será mensal. O mesmo acontecerá com a emissão online da “A SEMENTE|Rádio”. As edições semanais retomarão a sua normalidade no dia 01 de outubro. Boas férias! Exaltação da Santa Cruz No tempo de Jesus, assim como nos nossos dias, falar da cruz é ainda motivo de escândalo, visto que num primeiro pensamento, aquilo que nos ressalta é a ideia de sofrimento, de dor e de angústia, de conde- nação. Quando somos interpelados a olhar a Cruz do Se- nhor Jesus, encontramos nela um sentido novo, ainda que não estando isento do seu significado menos bom. Na verdade, olhar a Cruz do Senhor deve ser para nós motivo de força. Reconhecendo que o Senhor entregou-Se por amor, também nós somos motivados a esta entrega livre e total, de quem se deixa to- car verdadeiramente pelo amor de Deus. Tendo enviado o Seu Filho ao mundo, Deus quis restaurar a humanidade. Quis transformar o coração humano e devolver-lhe a dignidade inicial, de sermos filhos amados. Deste modo, Deus enviou ao mundo o Seu Filho, para que todo aquele que acredite n´Ele, não pereça, mas tenha a vida eterna. A Cruz do Senhor é fonte de vida. É nela que Cristo estendeu os braços e derramou o Seu sangue. É lá que Cristo revela a Sua total entrega por nós, sem reservas. A Cruz assume hoje a imagem de uma porta. Também nós, a trazemos sobre os nossos ombros, de tal modo que frequentemente afirmamos não conseguir carrega-la sozinhos. Passar pela cruz e saber suportá-la, é causa de crescimento espiritual e aproximação a Deus. O próprio Jesus convida-nos a tomá-la aos om- bros para O seguirmos. Com Cristo, aprendemos a olhar a cruz como fonte de vida. É dela que o lado de Cristo transborda o sangue da vida eterna. A vida pode ter para nós o peso de muitas cruzes, no entanto, nunca será tão pesada, como a dor que Cristo carre- gou aos ombros, com o peso da miséria de toda a humanidade. Sérgio Fernandes - Paróquia da Lombada

Upload: tranque

Post on 29-May-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Exaltação da Santa Cruz · Exaltação da Santa Cruz No tempo de Jesus, ... gou aos ombros, com o peso da miséria de toda a humanidade. Sérgio Fernandes -Paróquia da Lombada

BOLETIM INFORMATIVO DAS PARÓQUIAS DE BOLETIM INFORMATIVO DAS PARÓQUIAS DE GAULA GAULA E E LOMBADALOMBADA

nº 38 - 03 de setembro de 2017 - 22ª semana do Tempo Comum

A edição do boletim “A SEMENTE”, durante este mês de setembro, será mensal. O mesmo acontecerá com a emissão online da “A SEMENTE|Rádio”.

As edições semanais retomarão a sua normalidade no dia 01 de outubro. Boas férias!

Exaltação da Santa Cruz

No tempo de Jesus, assim como nos nossos dias, falar da cruz é ainda motivo de escândalo, visto que num primeiro pensamento, aquilo que nos ressalta é a ideia de sofrimento, de dor e de angústia, de conde-nação.

Quando somos interpelados a olhar a Cruz do Se-nhor Jesus, encontramos nela um sentido novo, ainda que não estando isento do seu significado menos bom. Na verdade, olhar a Cruz do Senhor deve ser

para nós motivo de força. Reconhecendo que o Senhor entregou-Se por amor, também nós somos motivados a esta entrega livre e total, de quem se deixa to-car verdadeiramente pelo amor de Deus.

Tendo enviado o Seu Filho ao mundo, Deus quis restaurar a humanidade. Quis transformar o coração humano e devolver-lhe a dignidade inicial, de sermos filhos amados. Deste modo, Deus enviou ao mundo o Seu Filho, para que todo aquele que acredite n´Ele, não pereça, mas tenha a vida eterna. A Cruz do Senhor é fonte de vida. É nela que Cristo estendeu os braços e derramou o Seu sangue. É lá que Cristo revela a Sua total entrega por nós, sem reservas.

A Cruz assume hoje a imagem de uma porta. Também nós, a trazemos sobre os nossos ombros, de tal modo que frequentemente afirmamos não conseguir carrega-la sozinhos. Passar pela cruz e saber suportá-la, é causa de crescimento espiritual e aproximação a Deus. O próprio Jesus convida-nos a tomá-la aos om-bros para O seguirmos.

Com Cristo, aprendemos a olhar a cruz como fonte de vida. É dela que o lado de Cristo transborda o sangue da vida eterna. A vida pode ter para nós o peso de muitas cruzes, no entanto, nunca será tão pesada, como a dor que Cristo carre-gou aos ombros, com o peso da miséria de toda a humanidade.

Sérgio Fernandes - Paróquia da Lombada

Page 2: Exaltação da Santa Cruz · Exaltação da Santa Cruz No tempo de Jesus, ... gou aos ombros, com o peso da miséria de toda a humanidade. Sérgio Fernandes -Paróquia da Lombada

2

22º Domingo do Tempo Comum 22º Domingo do Tempo Comum -- 03 de setembro de 201703 de setembro de 2017

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus Mt 16, 21-27

Jesus disse então aos seus discípulos: «Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida há-de perdê-la; mas quem perder a sua vida por minha causa, há-de encontrá-la.

23º Domingo do Tempo Comum 23º Domingo do Tempo Comum -- 10 de setembro de 201710 de setembro de 2017

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus Mt 18, 15-20

Em verdade vos digo: Tudo o que ligardes na terra será ligado no Céu; e tudo o que desligardes na terra será desligado no Céu. Digo-vos ainda: Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus. Na ver-dade, onde estão dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles».

24º Domingo do Tempo Comum 24º Domingo do Tempo Comum -- 17 de setembro de 201717 de setembro de 2017

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Mt 18, 21-35

«Se meu irmão me ofender, quantas vezes deverei perdoar-lhe? Até sete vezes?». Jesus respondeu: «Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.

25º Domingo do Tempo Comum 25º Domingo do Tempo Comum -- 24 de setembro de 201724 de setembro de 2017

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Mt 20, 1-16a

Não me será permitido fazer o que quero do que é meu? Ou serão maus os teus olhos porque eu sou bom?’. As-sim, os últimos serão os primei-ros e os primeiros serão os últimos».

Page 3: Exaltação da Santa Cruz · Exaltação da Santa Cruz No tempo de Jesus, ... gou aos ombros, com o peso da miséria de toda a humanidade. Sérgio Fernandes -Paróquia da Lombada

3

38 - Como vê a Igreja os media? Os media são uma pedra de construção necessária das socie-dades modernas. Não têm um fim em si mesmos; como mei-os de comunicação social, servem sobretudo os Homens e a sua compreensão recíproca. Os media – e aqueles que os produzem e propagam – estão subordinados a padrões éti-cos. Eles têm de alinhar o seu uso tendo como fim a promo-

ção da compreensão mútua. O que é que promove esta compreensão, o que é que a impede? Como é que podem promover os Homens e as suas relações soci-ais? Que desenvolvimentos servem o bem-estar público, isto é, a livre troca de opiniões e informações? O Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, fundado em 1948, ocupa-se intensivamente com a questão, por um lado, de como é que a fé pode ser anunciada de um modo adequado nos media, e, por outro, de como é que os media podem ser usados de um modo «correto».

- Reuniões de Catequistas: Paróquia da Lombada, dia 19 de setembro, terça-feira às 20:00h no salão paroquial e Paróquia de Gaula, dia 20 de setembro, quarta-feira às 20:00h na sala da catequese. Eucaristia de apre-sentação e compromisso dos catequistas, domingo, 24 de setembro, às 09:15h na Paróquia da Lombada e às 10: 30h na Paróquia de Gaula.

FESTA DE NOSSA SENHORA DA LUZ 16 e 17 de setembro 2017

Programa:

Sábado, 16 de setembro

12:00h| Girândola de Fogo 16:00h| Banda Municipal de Santa Cruz

20:00h| NOVENA E EUCARISTIA 21:30h| Conjunto Musical: IMPACTO

01:00h| Encerramento

Domingo, 17 de setembro 14:00h| Banda Municipal de Santa Cruz

16:00h| EUCARISTIA E PROCISSÃO 18:00h| Grupo de Folclore: CASA DO POVO DE GAULA

20:00h| Conjunto Musical: ANIMATURA 00:00h| Encerramento

Page 4: Exaltação da Santa Cruz · Exaltação da Santa Cruz No tempo de Jesus, ... gou aos ombros, com o peso da miséria de toda a humanidade. Sérgio Fernandes -Paróquia da Lombada

03 de setembro a 01 de outubro de 2017

Responsável: Pároco; Colaboradores: Leigos das paróquias de Gaula e Lombada Morada: Sítio do Povo, 9100-070, Gaula

e-mail: [email protected] Blog da PARÓQUIA DA LOMBADA: https://paroquiadalombada.wordpress.com

Também temos páginas no FACEBOOK: procurar por PARÓQUIA DE GAULA ou por PARÓQUIA DA LOMBADA.

Tiragem de 250 exemplares / Distribuição Gratuita

Gaula Lombada

DOMINGO - 03-09 22º domingo do Tempo Comum

10:30h 09:15h

Segunda-feira - 04-09 ———————— ————————

Terça-feira - 05-09 ———————— 18:00h | não há cartório

Quarta-feira - 06-09 Não há Eucaristia | não há cartório ————————

Quinta-feira - 07-09 15:00h | na capela do Lar ————————

Sexta-feira - 08-09 Natividade de Nossa Senhora 19:00h ————————

Sábado - 09-09 18:00h ———————— DOMINGO - 10-09 23º domingo do Tempo Comum 08:00h excepcionalmente 09:15h

Segunda-feira - 11-09 ———————— ————————

Terça-feira - 12-09 ———————— 19:00h | cartório até às 20:00h

Quarta-feira - 13-09 São João Crisóstomo 19:00h | cartório até às 20:00h ————————

Quinta-feira - 14-09 Exaltação da Santa Cruz 15:00h | na capela do Lar ————————

Sexta-feira - 15-09 Nossa Senhora das Dores

09:30h ————————

Sábado - 16-09 S. Cornélio e S. Cipriano

20:00h Festa de n. s. luz ————————

DOMINGO - 17-09 24º domingo do Tempo Comum

16:00h Festa de n. s. luz 09:15h

Segunda-feira - 18-09 ———————— ————————

Terça-feira - 19-09 ———————— 19:00h | cartório até às 20:00h

Quarta-feira - 20-09 SS. André Kim Taegon e companheiros mártires 19:00h | cartório até às 20:00h ————————

Quinta-feira - 21-09 São Mateus 15:00h | na capela do Lar ————————

Sexta-feira - 22-09 09:30h ———————— Sábado - 23-09

São Pio de Pietrelcina 18:00h ————————

DOMINGO - 24-09 25º domingo do Tempo Comum

10:30h 09:15h

Segunda-feira - 25-09 ———————— ————————

Terça-feira - 26-09 ———————— 19:00h | cartório até às 20:00h

Quarta-feira - 27-09 São Vicente de Paulo

Não há Eucaristia | não há cartório ————————

Quinta-feira - 28-09 ———————— ———————— Sexta-feira - 29-09

S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael, arcanjos Não há Eucaristia ————————

Sábado - 30-09 São Jerónimo 18:00h ————————

DOMINGO - 01-10 26º domingo do Tempo Comum

10:30h 09:15h