exallievi newsflash · vêm-me à mente as palavras que deus dirigiu a abraão: «sai da tua terra,...

30
E E X X A A L L L L I I E E V V I I N N E E W W S S F F L L A A S S H H ANNO 6 - NUMERO 27 - SETEMBRO 2017 Eventos atuais religiosas e periódica social da Confederação Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco CONFEDERAÇÃO MUNDIAL DOS ANTIGOS ALUNOS/AS DE DOM BOSCO 2 CARTA DO PAPA FRANCIS AOS JOVENS 3 VISITA DE ANIMAÇÃO NA TAILÂNDIA MENSAGEM DO REITOR-MOR 20 130 ANOS DE PRESENÇA SALESIANA NO CHILE Edição português 24 12-13 5 DE OUTUBRO MEMÓRIA LITÚRGICA DO BEATO ALBERTO MARVELLI

Upload: phamliem

Post on 02-Dec-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

EEEE XXXX AAAA LLLL LLLL IIII EEEE VVVV IIIINNNN EEEE WWWW SSSS FFFF LLLL AAAA SSSS HHHH

ANNO 6 - NUMERO 27 - SETEMBRO 2017Eventos atuais religiosas e periódica social da

Confederação Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco

CONFEDERAÇÃO MUNDIALDOS ANTIGOS ALUNOS/AS

DE DOM BOSCO

2CARTA DO PAPA FRANCIS AOS JOVENS

3

VISITA DE ANIMAÇÃO NA TAILÂNDIA

MENSAGEM DO REITOR-MOR

20130 ANOS DE PRESENÇA SALESIANA NO CHILE

Edição português

24

12-13 5 DE OUTUBRO

MEMÓRIA LITÚRGICA DOBEATO ALBERTO MARVELLI

Page 2: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

2

CARTA DO PAPAAOS JOVENS

Caríssimos jovens!

É-me grato anunciar-vos que em outubro de 2018 se celebrará o Sínodo dos Bispos sobre o tema «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional». Eu quisque vós estivésseis no centro da atenção, porque vos trago no coração. Exatamente hoje é apresentado o Documento preparatório, que confio tambéma vós como «bússola» ao longo deste caminho.

Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»(Gn 12, 1). Hoje estas palavras são dirigidas também a vós: são palavras de um Pai que vos convida a «sair» a fim de vos lançardes em direção de um fu-turo desconhecido, mas portador de realizações seguras, ao encontro do qual Ele mesmo vos acompanha. Convido-vos a ouvir a voz de Deus que ressoanos vossos corações através do sopro do Espírito Santo.

Quando Deus disse a Abraão «Sai!», o que é que lhe queria dizer? Certamente, não para fugir dos seus, nem do mundo. O seu foi um convite forte, umaprovocação, a fim de que deixasse tudo e partisse para uma nova terra. Qual é para nós hoje esta nova terra, a não ser uma sociedade mais justa e fra-terna, à qual vós aspirais profundamente e que desejais construir até às periferias do mundo?

Mas hoje, infelizmente, o «Sai!» adquire inclusive um significado diferente. O da prevaricação, da injustiça e da guerra. Muitos de vós, jovens, estão sub-metidos à chantagem da violência e são forçados a fugir da sua terra natal. O seu clamor sobe até Deus, como aquele de Israel, escravo da opressão doFaraó (cf. Êx 2, 23).Desejo recordar-vos também as palavras que certo dia Jesus dirigiu aos discípulos, que lhe perguntavam: «Rabi, onde moras?». Ele respondeu: «Vindee vede!» (cf. Jo 1, 38-39). Jesus dirige o seu olhar também a vós, convidando-vos a caminhar com Ele. Caríssimos jovens, encontrastes este olhar? Ou-vistes esta voz? Sentistes este impulso a pôr-vos a caminho? Estou convicto de que, não obstante a confusão e o atordoamento deem a impressão dereinar no mundo, este apelo continua a ressoar no vosso espírito para o abrir à alegria completa. Isto será possível na medida em que, inclusive atra-vés do acompanhamento de guias especializados, souberdes empreender um itinerário de discernimento para descobrir o projeto de Deus na vossa vida.Mesmo quando o vosso caminho estiver marcado pela precariedade e pela queda, Deus rico de misericórdia estende a sua mão para vos erguer.

Na inauguração da última Jornada Mundial da Juventude, em Cracóvia, perguntei-vos várias vezes: «As coisas podem mudar?». E juntos, vós gritastesum «Sim!» retumbante. Aquele brado nasce do vosso jovem coração, que não suporta a injustiça e não pode submeter-se à cultura do descartável, nemceder à globalização da indiferença. Escutai aquele clamor que provém do vosso íntimo! Mesmo quando sentirdes, como o profeta Jeremias, a inexpe-riência da vossa jovem idade, Deus encoraja-vos a ir para onde Ele vos envia: «Não deves ter [...] porque Eu estarei contigo para te libertar» (cf. Jr 1, 8).

Um mundo melhor constrói-se também graças a vós, ao vosso desejo de mudança e à vossa generosidade. Não tenhais medo de ouvir o Espírito que vossugere escolhas audazes, não hesiteis quando a consciência vos pedir que arrisqueis para seguir o Mestre. Também a Igreja deseja colocar-se à escutada vossa voz, da vossa sensibilidade, da vossa fé; até das vossas dúvidas e das vossas críticas. Fazei ouvir o vosso grito, deixai-o ressoar nas comuni-dades e fazei-o chegar aos pastores. São Bento recomendava aos abades que, antes de cada decisão importante, consultassem também os jovens por-que «muitas vezes é exatamente ao mais jovem que o Senhor revela a melhor solução» (Regra de São Bento III, 3).

Assim, inclusive através do caminho deste Sínodo, eu e os meus irmãos Bispos queremos, ainda mais, «contribuir para a vossa alegria» (2 Cor 1, 24).Confio-vos a Maria de Nazaré, uma jovem como vós, à qual Deus dirigiu o seu olhar amoroso, a fim de que vos tome pela mão e vos guie para a alegriade um «Eis-me!» pleno e generoso (cf. Lc 1, 38).

Com afeto paterno, FRANCISCO

Vaticano, 13 de janeiro de 2017

Page 3: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

3

SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE

MENSAGEM DO REITOR-MORAOS SALESIANOS ACERCA DOSÍNODO SOBRE OS JOVENS

rios níveis de reflexão.

Relembra, outrossim, a necessidade demandar ao Dicastério da PJ as respostasao Questionário anexo ao Documento Pre-paratório.

Acrescenta por fim três perguntas espe-cíficas para os ambientes salesianos.

Caríssimos Antigos Alunos e Amigos de Dom BoscoÉ com grande prazer que apresento as minhas saudações, satisfeito agora por abrir convosco um novo número do nosso Ex-Alunos New-sflash.Terminou o período de verão deste ano. Nós prosseguimos com os desafios e os projetos em que todos devemos sentir-nos envolvidos. A Família Salesiana passou por situações menos agradáveis e tem de superá-las , com sempre. Como membros que somos, tudo nos diz re-speito. Só estas duas notas: teve de ser fechado o acolhedor ‘Salesianum’ da Casa Generalícia, na Pisana, em Roma; os Salesianos foram sur-preendidos (e nós com eles), pela morte improvisa do ex-delegado mundial para os AA, Padre Adriano Bregolin (ou melhor, quero dizer o quefoi Vigário do Reitor-Mor, Padre Pascual Chávez,). Que alma de Dom Bregolin repouse em paz na mão de Deus Pai e com Nossa senhora eos santos da FS interceda por nós.Não nos esqueçamos de recorrer a Maria, nossa Mãe celeste e a Dom Bosco, nosso patrono, para que nos protejam e guiem. Foi-nos dadomuito. Portanto, temos de encontrar maneiras de agradecer e retribuir toda a riqueza com que fomos gratuitamente beneficiados.Convido-vos a interpelar-nos: - O que poderemos fazer pelos irmãos e irmãs do nosso País, ou pela Família Salesiana? Que posso pessoal-mente fazer pela ‘minha Comunidade’ e a minha família? Que tenho eu para oferecer? - Não hesites em partilhar as tuas potencialidades como mundo carente que te rodeia.Já iniciámos a experiência com o nosso data-base; assim, esperamos que fique preparado em breve, para ser utilizado em todo o mundo.Continuamos com as comunicações no Facebook, no site Web, em rede, na plataforma de Business, com as novas Associações Nacionais.Finalmente desafio-vos a ler as notícias sobre os frutos de algumas realidades dos sonhos de Dom Bosco, levados a efeito pelos Antigos Alu-nos nas diversas partes do mundo. Desfrutai, com gosto este novo Newsflash.

Michal Hort

bro de 2018).

Reconhecendo na atual quadra da Igreja«um tempo propício para o nosso serviçoe a comunhão eclesial», o Reitor-Mor exa-mina em primeiro lugar a estrutura fun-damental do Documento Preparatório doSínodo e, mais, exorta tanto a estudá-lofundamente quanto a partilhar-lhe os vá-

«Perante a convocação deste Sínodo e apublicação do Documento Preparatório,como nos sentimos desafiados em nossaexperiência carismática?» – esta a per-gunta que o Reitor-Mor, P. Ángel FernándezArtime, faz em carta enviada a todos osseus Coirmãos no mundo, tendo em vistao próximo Sínodo dos Bispos “Os Jovens,a Fé e o Discernimento vocacional” (outu-

Page 4: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

4

P. AP. ADRIANODRIANO BBREGOLINREGOLIN

O P. Adriano Bregolinvolta à Casa do Pai

rio inspetorial no triênio 1988-1991.Em maio de 1996 foi feito Inspetor da IVOaté ao ano de 2002, quando, durante oCG25, foi eleito Conselheiro Regional paraa Itália-Oriente Médio.

No dia 27 de dezembro de 2003, após ànomeação do P. Luc Van Looy para bispode Gante (Bélgica), foi chamado pelo Rei-tor-Mor a assumir a incumbência de Vigá-rio do Reitor-Mor.

Desde 20 de junho de 2014 era Diretor doInstituto Salesiano, em Florença.

dia 28 de maio de 1977 e sacerdote em 27de maio de 1978.Dedicou os primeiros anos do seu mini-stério ao trabalho pastoral e vocacionalnas comunidades de Trento e de Verona-San Zeno, assumindo poucos anos maistarde o encargo de diretor das duas casassalesianas.

Laureado em Letras Modernas em março1980, pela Universidade de Pádua, o P.Bregolin desempenhou também o cargo deConselheiro da Inspetoria da Itália-VênetaOeste (IVO), sendo sucessivamente Vigá-

(ANS - Roma) - 23 agosto 2017

Esta manhã, durante um passeio pelasmontanhas, atingido por improviso infarto,morreu o P. Adriano Bregolin.

O P. Bregolin, nascido em Cona, provínciade Veneza, no dia 16 de outubro de 1948,tornou-se salesiano em 16 de agosto de1966, depois de fazer o noviciado em Al-baré.

Completados os estudos teológicos em Ve-rona e em Trento, foi ordenado diácono no

21 de março de 2013 - O Reitor-Maior, Don PascualChavez, e seu Vigário, Pe. Adriano Bregolin, recebidospelo Papa Francis

Page 5: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

5

OMAECOMAEC

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE ANTIGOS/AS ALUNOS/ASDO ENSINO CATÓLICO

XV CONGRESSO OMAEC

Caras amigas e caros amigos,

de 22 a 25 de outubro de 2017realiza-se em Roma, por ocasião do 50.º da fundação da OMAEC, o seu 25.º Congresso. No dia 25 de outubroterá lugar na Sala Capitolina, uma audiência privada do Santo Padre, o Papa Francisco.

Em anexo, consta a documentação relativa a este Congresso e à modalidades de participação. A quem pretender participar, solicito que meseja enviada também a mim a respetiva ficha de inscrição, além de ser expedida diretamente aos destinatários nela indicados. Esclareço que a audiência do Papa Francisco é reservada a um número limitado de pessoas, pelo que não está garantida a participação detodos os congressistas, o que implica a adoção de critérios seletivos.

Aproveito a oportunidade para recordar que a UNAEC EUROPE já tem um site web e uma página Facebook a fim de facilitar o intercâmbio deinformações e, ao mesmo tempo promover a nossa Associação.WEB -> www.unaec-europe.org Facebok -> UNAEC Europe =

Convido-vos a visitar uma e outra, a comunicar as vossas iniciativas e a inscrever-vos para disporem das nossas informações.

Com as melhores saudações amigas.Giuseppe Mariano

Presidente da UNAEC/Europa

Strada della Vetta 6 - 10020 Pecetto Torinese TO)Tel. 0039 011 8610370 - Cell. 0039 347 2559362

11:30 "ALÉM DA ESCOLA": idosos. mis tempo.Mensagem dos representantes da nos-sa Congregações.Perguntas e Diálogo

13:00 Almoço16:00 Reuniões do grupo de trabalho20:00 Jantar de gala.

25 de outubro - quarta-feira

08:00 - 13:00 ORAÇÃO - AUDIÇÃO PRIVADADE OMAEC POR PAPE FRANÇOISNA SALA CAPITOLINA DO VATI-CANO

Missa de ação de graças no Vaticano-Visita ao Instituto Cervantes -Roma - Itália.

Almoço grátis

11:30 Saudação por S.E. cardeal GiuseppeVersalde Prefeito da Congregação paraEducação Católica"OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO CATÓLICAEM SOCIEDADE INTERCONFESSIONAL "Perguntas e Diálogo

13:00 Almoço16:00 Plano Estratégico OMAEC - Missão -

Visão - Valores17:30 Assembléia Geral do OMAEC19:00 Preço

24 de outubro - terça-feira

07:20 Eucarestia08:30 Pequeno-almoço10:00 Colloque de Témoignages11:00 Break - Caffe

22 de outubro - domingo

~ Chegada dos delegados~ 16:00 Registro e entrega de documentação~ Jantar grátis

23 de outubro - segunda-feira

07:00 Eucharistia08:30 Pequeno-almoço09:00 Bem-vindo.

Entrega de documentação.Registro de outros delegados

10:00 Abertura do XV Congresso~ Bem-vindo do Presidente~ 50 anos de reconhecimento~ OMAEC no século XXI

11:00 Break - Caffe

Page 6: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

6

RREGIÕESEGIÕES

JapãoJapãoCongresso EAODon Bosco Alumnino Japão começou

deração Mundial em breve.

No dia 19, a equipe de beisebol de HyugaGakuin em Miyazaki venceu o jogo de quar-tas-feiras da eliminação da prefeição do99º Campeonato do Japão de Basqueteboldo Japão.

Na reunião, os participantes compartilha-ram o sentimento feliz sobre isso entre sicomo os irmãos Bosconians, Past Pupil. Éum fruto maravilhoso da Federação Japo-nesa estabelecida em 2015.

Mr Chihiro Okawa, EXDB

foram nomeados de cada aluno da escolana reunião do conselho agendada em ou-tubro próximo.

A equipe de trabalho vai considerar as vá-rias tarefas a serem resolvidas para o de-senvolvimento da federação, por exemplo,comunicação social, captação de recur-sos, incorporação, envolvimento de estu-dantes passados universitários e, claro, opróximo 12º Congresso EAO dos ex-alunossalesianos no Japão.

E aprovamos as 7 prioridades dos Alumnino Japão, que serão enviadas para a Fe-

Tóquio, Japão, 19 de julho de 2017

A Reunião Anual de Presidente e Vice-Pre-sidente da Federação Japonesa de AlunosDom Bosco, presidida pelo Presidente, Sr.Hiroshi Yoshida, na presença da SDB Pro-vincial Pe. Mario Yamanouchi, foi realizadona Casa Provincial em Yotsuya, Tóquio.

Os representantes de todos os 5 ex-alu-nos da Escola Salesiana no Japão se jun-taram lá.

Nós decidimos formar uma equipe de tra-balho de alunos da mais nova geração que

Page 7: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

7

RREGIÕESEGIÕES

JapãoJapãoNa Escola

Hyuga Gakuin

Japão - Nagasaki - 12 de agosto de 2017

Na Escola Hyuga Gakuin, havia 200 ex-alunos.

Além disso, professores e professores aposentados no horário.

Na reunião, houve uma performance da banda de alunos e a loteria anual foi realizada..

Page 8: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

88

RREGIÕESEGIÕES

IndiaIndiaAssociaçãi de PadresPassos de Don Bosco

3. Escola Secundária Superior Dom Bosco,Irinjalakuda, Trissur

Em média, a delegação nacional dirigiucerca de 1800 estudantes que apresenta-ram grande entusiasmo durante o encon-tro.Além das três instituições mencionadasacima, os ex-alunos também organizaramos delegados para visitar Sneha Bhavan eDom Bosco, Palluruthy, kochi.A visita a Sneha Bhavan - a casa das crian-ças foi o destaque da visita; Os presos dacasa são crianças indigentes da vizinhançade Kochi / Ernakulam na faixa etária de 5a 14 anos.

A unidade dos Povos Passados da casaestá ativamente envolvida no apoio à co-

tornarem e contribuir ativamente paraespalhar o espírito, os valores de DonBosco E missão que eles haviam imobili-zado durante a sua estadia nas institui-ções salesianas.

Instituições visitadas

Com o acima exposto, o Presidente, o Vice-Presidente (Sr.) eo Delegado Nacional ex-trovertido conheceram estudantes dasseguintes instituições:

1.Dom Bosco, Vaduthalla, Kochi:uma. Escola secundária sêniorb. Escola Técnica (ITI)2. Don Bosco Bhavan, Mannuthy, Trissuruma. Escola Secundária Superiorb. ICSE

Na sequência da condução da reunião doComitê Executivo Nacional dos Ex-Alunosdo Dom Bosco - Federação Nacional daÍndia em Chennai nos dias 01 e 02 de julhode 2017, o Presidente Sr. Ketan Gala, Vice-Presidente (Sr.) Sr. Glen Brass e o extro-vertido Delegado Nacional Pe.Noel Madichetty decidiu visitar algumasdas principais instituições do estado deKerala (província de Bangalore) nos dias03 e 04 de julho de 2017.

Propósito da visita

O objetivo principal da viagem foi visitarescolas proeminentes e dirigirse aos alu-nos dos anos de Stds.9 a 12 / PUC I & IIcom o objetivo de motiválos a se juntaremao movimento dos alunos passados e se

Page 9: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

99

RREGIÕESEGIÕES

tárias aos olhos.5. Campanha anual de apreciação deOsteoporose, que inclui consulta, testegratuito, e distribuição grátis de remédios.6. Campanha de estomatologia, com ava-liações periódicas, incluindo controlo etratamento gratuito dos dentes, sendo asconsultas e a distribuição de fármacostambém gratuitamente.7. Administração periódica de vacinas quesalvam a vida, como a hepatite A, B, C, etc.Enquanto discípulos do DBPC, timbramospara que a nossa escola se sinta orgul-hosa de nós.

Temos sempre procurado restituir à So-ciedade e demonstrar que a herança deDom Bosco não acaba quando saímos daescola. Precisamos da tua ajuda, da ajudade todos para continuarmos, com os nos-sos esforços, a prestação do ‘serviço so-cial’. Esperamos os vossos donativos.Pedimos que sejam encaminhados me-diante preenchimento de formulário ade-quado de controlo ou de pedido/oferta,endossando a: DON BOSCO ALUMNI-PARICACIRCUS - UNIT-PROGET

nuare con i nostri sforzi di servizio sociale.Si prega di donare per questa causa. Siprega di effettuare tutti i pagamenti tra-mite bozze di controllo o di richiesta, dapagare a: DON BOSCO ALUMNI - PARICACIRCUS UNIT-PROGETTI

´campeão doador de sangue’; campanhasde cuidados oftalmológicos, com ‘rastreioà vista’ e adesão voluntária a operaçõesaos olhos; campanha de estomatologiapara tratamento dos dentes; campanha derastreio à osteoporose, etc., etc. Além dagestão de um dispensário gratuito, aos do-mingos, na escola.

Mas o maior projeto que temos é o da al-fabetização de adultos para o que foi im-plementado um plano de ‘escola gratuita’para cerca de 150-200 jovens analfabetasdo quarteirão onde, durante três anos, mi-nistramos o ensino básico de Hindi, Mate-mática, Inglês, Cucito, Artesanato, etc.Em síntese, todos os programas sociaisque desenvolvemos (sendo a maior partecom a duração de um ano):1. Programa de alfabetização de adultos(abrange entre 150 a 200 meninas pobresda localidade, sendo a instrução total-mente gratuita.2. Médico semanal gratuito e Dispensáriopara todos os pobres da localidade. Esteprograma está em atividade há mais dedez anos. O senhor Bikash Kataruka é oúnico responsável por este projeto. Aju-damos com as equipas de recolha de me-dicamentos.3. Campanha anual de doação de sangue.4. Campanha anual de controlo oftalmoló-gico incluindo avaliações gratuitas à vista,distribuição de óculos e operações volun-

munidade salesiana no atendimento dascrianças.

De Sneha Bhavan, os delegados foram le-vados ao centro de apoio Psico-social DonBosco, que realiza aulas noturnas, pro-gramas de conscientização sobre que-stões relacionadas à criança, treinamentoem informática para crianças necessita-das e várias outras iniciativas para pre-parar as crianças da área.

Reconhecimentos

O presidente nacional da DBPPA, o vice-presidente (Sr.) e o delegado nacional ex-trovertido estão em dívida com Rev.Fr.Martin, o delegado provincial, o Sr. Je-rome Manjila, o presidente e os portadoresdo escritório da província de Bangalore eagradeço-lhes profusamente os excelen-tes arranjos feitos Por eles para a visita;A comunhão, reuniões e passeios nas noi-tes com os principais membros da comu-nidade de alunos passados foi umaindicação clara de que o espírito de DomBosco está muito vivo e presente nas co-munidades e nos movimentos dos alunospassados em Kerala.

Um Contributo social

Todos os anos, na nossa União levam-se aefeito diversos projetos sociais, como o do

Page 10: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

1010

RREGIÕESEGIÕES

PortugalPortugal65° dia nacional

do Antigo Aluno Salesiano

namização que os tempos requerem emtodos os sentidos de partilha e ‘interven-ção coerente e corresponsável’, com o te-stemunho de ‘bons cristãos e honestoscidadãos’.

Nesta linha do compromisso, fomos desa-fiados, mais uma vez, a considerar as in-terpelações do Papa Francisco e doReitor-Mor, confrontando-nos com os pro-pósitos pessoais que levam à prestaçãovoluntaria, colaborando e desenvolvendoações conjuntas que conduzam à realiza-ção da ‘missão’. Unidos e também autono-mamente, com o carisma que nosdistingue, concretizando o efetivo e espe-rado contributo às Obras Salesianas,especialmente as mais carecidas de ajuda,teremos em consideração a juventudemais pobre e marginalizada. A Congrega-ção, a Igreja e a Sociedade dos nossosdias precisam de testemunhos e de refe-rências (visíveis e credíveis), a nossa pre-sença ousada em ações conjugadas pelajustiça pela paz e com amor.

Concluída que foi a sessão de abertura, oscerca de duas centenas de participantesno DIA NACIONAL tomaram parte no jan-tar-convívio no recreio do antigo Colégiodos Órfãos. Um autêntico Show com ‘mú-sica ao vivo’ danças e cantares de um

tendo-se em funções os atuais Órgãos,cujo mandato caducara.Vão ser criados um GT (Grupo de Trabalho)restrito e um CC (Conselho Consultivo)alargado, onde poderão contribuir os AAque voluntária e generosamente se dispo-nibilizem para prestarem algum contributoválido em ordem a ser estudada e propo-sta a renovação a implementar, primeira-mente a nível dos Centros (ou Uniões)Locais das Casas Salesianas, a fim dedarem consistência à reestruturação daFederação, sem se perderem de vista osprincipais objetivos das associações noâmbito da ‘pertença’ à FS. Reavivou-se acerteza de sermos partícipes da sua espi-ritualidade e da sua ‘missão’. Daqui a di-

Todos os discursos dirigidos aos partici-pantes tiveram como objetivo formar e in-formar, esclarecer e propor,especialmente o fortalecimento da orga-nização associativa, em consonância como nosso carisma e segundo os Estatutostambém da Confederação Mundial homo-logados pelo reitor Mor em 2015.Por ser um ponto do Programa que não iaconcretizar-se neste encontro, dado nãoestarem reunidas as condições para o atoeleitoral, considerou-se o convenienteadiamento das eleições dos Órgãos So-ciais da Federação.

Todos entenderam e aceitaram comagrado a prorrogação do prazo, man-

Page 11: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

1111

RREGIÕESEGIÕES

Bosco.E a manhã concluiu-se com a celebraçãoda Eucaristia, presidida pelo Provincial, P.Artur G. Pereira, concelebrada pelo atuale antigo Diretor do Colégio, pelos delega-dos da FS locais e o Nacional, P. Taveira,que orientou a Liturgia.E depois, bem. Depois, a ‘agape fraterna’que é sempre o ‘almoço de confraterniza-ção’ tão tipicamente ‘à Antigo Aluno Sale-siano de D. Bosco’!...E as despedidas sempre ‘custosas e pe-nosas’, com intercâmbio de endereços te-lefónicos e e-mails… com o abraço deirmãos e a promessa de nos revermos.Até à próxima.

A. G. Pires

quem tem Deus consigo. Lembrámos o seudesprendimento, o valor da mortificaçãosem queixume, a dedicação ao desporto.Revimos o perfil de dirigente a nível locale nacional, as qualidades que o tornaramadmirado e estimado por todos na FamíliaSalesiana - que era a ‘sua família’ - e porquem teve a dita de o conhecer ou com eleconviveu de perto. Todos lucrámos, col-hendo da riqueza dos seus dons os exem-plos de piedade e compaixão, do bem quefazia discretamente sem descriminar nin-guém. Podemos considerar o nosso Júlio,o Júlio de toda a gente, como verdadeiro’bom cristão e honesto cidadão’ compro-metido com a Congregação, em Igreja e naSociedade, fidel a quanto preconizou D.

grupo folclórico criado e gerido por Anti-gos Alunos, animou a refeição típica destaépoca das Festas Populares, onde não fal-taram sardinhas, bifanas e não só… tão doagrado de todos.No dia seguinte, domingo, de manhã, par-tiu-se de autocarro ‘turístico’ para umavisita breve a alguns dos pontos mais no-táveis da Capital do Norte, a partir da vistapanorâmica que oferece a cidade de Gaia.Intencional e extremamente motivados,em grande grupo, dirigimo-nos como ro-meiros em peregrinação ao Cemitérioonde estão sepultados diversos Salesia-nos que trabalharam com a juventude nasCasas do Porto. Fomos unidos e gratosprestar a nossa HOMENAGEM. Rezou-se emcoro por alma de todos e depôs-se umagrinalda de flores no jazigo dos filhos deD. Bosco. De seguida dirigimo-nos silen-ciosos e comovidos para junto do túmulodo Júlio Geraldes, um bom e, porqueexemplar Antigo Aluno, um santo ‘comquem era fácil conviver mas a quem serádifícil esquecer’.

A Homenagem a este Homem íntegro, comuma vida de entrega e doação, a todos ostítulos edificante, imbuído no ‘carisma dasalesianidade’ a alto grau, trouxe-nos àmemória a sua contagiante alegria, que ir-radiava, dialogante com a simplicidade de

Page 12: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

12

5 de outubro de 1946

MEMÓRIA LITÚRGICA DOBEATO ALBERTO MARVELLI

HHISTÓRIAISTÓRIA

«O presente trabalho é dedicado aos caríssimos Antigos Alunos Salesianos de Itália, que viveme atuam segundo o espírito de Dom Bosco. Eles sabem que não é nada fácil manter a distânciaconveniente para poder escrever com objetividade sobre um ex-aluno com o perfil de Marvelli.O Delegado Nacional dos Antigos Alunos Salesianos, Padre Arcádio Vacalebre, sugeriu e bem, queo Servo de Deus Alberto Marvelli, devia ser considerado o modelo de comportamento para os jo-vens de Dom Bosco, assim como Domingos Sávio o é para os adolescentes.[...] a dificuldade em escrever a propósito, sem influência emocional, é enorme e decorre do fa-scínio que emana de uma tal ‘obra prima’ da Graça e da Natureza, à semelhança de quanto se de-preende do próprio Dom Bosco.[...] Aliás, se nos entusiasmamos tanto com os panoramas que a Natureza nos oferece, como é que podíamos ficar alheios perante aquelesque o Espírito Santo cria?[...] Maria Auxiliadora, na sua materna bondade, concede à Família Salesiana mais esta grande Graça: dá, como prenda, um modelo de com-portamento para os jovens, Alberto Marvelli, tesouro valioso e vivo do Espírito Santo.» - Sorrento, Festa de Imaculada, 1977). (ADOLFO L’ARCO, Alberto Marvelli - construtor da Cidade de Deus – Prefácio da elle di ci editrice, LDC - 1978).

No liceu, o segundo à esquerda, emcima. O primeiro à direita na segundafila é Federico Fellini

O realizador cinematográfico Federico Fellini foi compan-heiro de Alberto desde o ensino primário ao liceal. Testemun-hou: «Recordo-o bem: era louro, muito afável, As mãesapontavam-no como um ótimo rapaz e aluno exemplar».

Possuindo um notável sentido de justiça social, Albertopreferia, como Dom Bosco, a juventude mais carenciada.Em sua casa havia uma orientação: «Aos pobres, abrem-selogo as portas; os outros podem esperar».

Na praia, com os pais, Alfredo eMaria

Junho de 1941. Aluno Oficial no Cen-tro Automobilístico de Trieste, com ou-tros camaradas de armas

Page 13: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

13

HHISTÓRIAISTÓRIA

Alberto Marvelli nasce em Ferrara no dia 21 de março de 1918; com a idade de 12 anos transfere-se com a família para Rimini, onde morredia 5 de fevereiro de 1946, com 28 anos apenas, num acidente rodoviário. Viveu, como protagonista, os grandes acontecimentos históricos da época,antecipando profeticamente o papel e a vocação do cristão leigo, propo-sto, depois, pelo Concilio Vaticano II. Alberto foi um jovem amigo dos jo-vens, amante da vida, dos homens, de Deus. Sempre presente no meio da juventude, com os pobres, junto de quemsofria. Altruísta nos Oratórios Festivos, intrépido no desporto, empen-hado nos estudos. Em 7 de julho de 2003 a Congregação para a Causa dosSantos reconheceu um milagre atribuído à sua intercessão.Foi proclamado Beato em 5 de setembro de 2004 por João Paulo II, em Lo-reto. A celebração litúrgica ocorre no dia 5 de outubro.A sua tumba está na Igreja de Santo Agostinho, em Rimini. A Igreja pro-põe Alberto Marvelli como modelo de ‘santidade do quotidiano’ para os cristãos do terceiro milénio.

Dom Bosco com os seusDom Bosco com os seusex-alunos Sacerdotesex-alunos Sacerdotes

Turim, Itália – 1885

Ao pé da foto: “Penúltima demon-stração filial dos antigos alunos, aoinesquecível e querido P. João Bosco,em Turim-Valdocco”.

Na foto, ao centro, a figura de DomBosco com o P. Miguel Rua sentado àsua esquerda.

Um dos amigos íntimos de Alberto, con-fidenciou: - «A morte de Alberto pareceu-

me um desastre incompreensível, até sob oponto de vista da Divina Providência; porém,pelo facto de que ele hoje volta a fazer falar desi e é proposto como exemplo aos jovens, con-sigo compreender agora o mistério da Provi-dência».Jesus disse: «Se a semente de trigo não for lan-çada à terra e não morrer, não dará fruto. Semorrer, então, dará muito fruto. Garanto-vos». (Jo. 12,24).

Alberto com a sua inseparável bici-cleta

A Primeira Comunhão de Al-berto Marvelli

Page 14: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

14

Salesianos e SchneiderElectric juntospara os Jovens

CambojaCamboja

NNOTÍCIAOTÍCIA

ção energética de países limítrofes, e que,por isso, conta com muitas áreas ruraiseletricamente isoladas, ou limitadas. A for-mação dos alunos dos Salesianos nessepeculiar âmbito proporcionará umagrande contribuição ao desenvolvimentocambojano, além de ajudar os Salesianosa garantir uma formação de qualidade aosjovens mais vulneráveis.

«Schneider Electric partilha o mesmo ob-jetivo da Fundação Dom Bosco, do Cam-boja: desenvolver indivíduos e sociedade,através da educação e da formação téc-nica, a fim de que as pessoas possam mel-horar-se a si e auto-sustentar-se»comentou o P. Soto.

O salesiano evidenciou outrossim na oca-sião o triunfo de um ex-aluno dos cursosde eletrotécnica do Centro salesiano, oqual, findos os estudos, deu início uma suaprópria empresa. Começou adquirindouma motocicleta com a qual, ele e seus co-laboradores, se deslocavam de casa emcasa para prestar pequenas manutençõeselétricas. Depois cinco anos, a sua pe-quena empresa havia crescido, tornando-se coordenadora de obras elétricas nasconstruções.Nessa história de sucesso, a formação ga-rantida pelos Salesianos através da Fun-dação Dom Bosco desempenhou um papelcentral, permitindo aos jovens das áreasrurais quebrar o círculo vicioso da po-breza. Fonte: AustraLasia

P. Albeiro Rodas, SDB

Dom Bosco, de Phnom Penh, à presença daComunidade educativo-pastoral e de Re-presentantes da multinacional.

Schneider Electric desenvolve tecnologias,e oferece soluções para administrar aenergia e os processos energéticos.Nesse sentido pode apoiar de maneira si-gnificativa os projetos técnico-educativosdos Salesianos, no Camboja, contribuindopara a atualização da oferta formativa nosetor elétrico e para o melhoramento daaparelhagem e da formação de professo-res e alunos. O projeto, além disso, intro-duz no Centro salesiano uma fonte deenergia renovável, com a bomba hídrica aenergia solar.As energias renováveis estão se tornandouma opção importante para um país comoo Camboja que tanto depende da importa-

(ANS – Phnom Penh)

A divisão cambojana da multinacional deenergia ‘Schneider Electric’ firmou umconvênio com a Fundação Dom Bosco, doCamboja, relativamente a abastecimentoelétrico e à construção de uma bomba hí-drica à energia solar, junto à Escola téc-nica salesiana, de Phnom Penh. O acordoconstitui um primeiro passo pelo rumo deuma extensão dessa colaboração que visaenvolver também os Departamentos deformação elétrica dos Centros salesianosde Poipet, Sihanoukville, Battambang e Kep.

O P. Roel Soto, Delegado Inspetorial para oCamboja, e o Dr. Ang Koon San, DiretorGeral de Schneider para a Camboja, fir-maram um acordo no dia 7 de julho numacerimônia feita nos ambientes do Instituto

Sr. Koon Ang San, diretor da Schneider Electricno Camboja

Da esquerda para a direita, Meriem Kellou, Diretor de Re-sponsabilidade Social, Schneider East Asia e Japão, Fr RoelSoto, Don Bosco, Koon Ang San, Diretor Schneider no Cam-boja e Celeste Messina, Vice-Presidente Executivo desenvol-vimento Schneider

Page 15: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

15

NNOTÍCIAOTÍCIA

Os melhores professorespara os CFP salesianos

VietnãVietnã

Qual a contribuição que julga ter dadoao CFP?

«Depois de três meses de trabalho dei-meconta de que havia necessidade de acol-her um maior número de alunos como in-ternos: falei com a Comunidades salesiana,que alugou mais um edifício. Agora temosperto de 60 beneficiários a mais».

Algum sonho para os Ex-Alunos de DomBosco em Phuoc Loc?

«Gostaria que tivéssemos um pequenoCentro Local de EEAA com que ajudar osSalesianos: creio que poderemos colabo-rar na acolhença dos novos alunos, naorientação laboral dos internos, na cria-ção de rede com os outros Ex-Alunos, nocuidado das Famílias dos alunos...E mais: propondo atividades espirituais,encorajando à generosidade para com oCFP salesiano».

Fonte: AustraLasia

mais gostou?

«No colégio salesiano de Phuoc Loc, alémdas disciplinas técnicas, os Salesianos en-sinaram-nos a conviver serenamente, abrincar e jogar, e a fazer as chamadas‘ocupações’ de casa... Nesse lugar sentia-me como em minha casa, numa como se-gunda família».

Como foi que se tornou Mestre no CFPde Phouc Loc?

«Enquanto frequentava o curso intermé-dio de Mecânica, o Salesiano Irmão Sr.Gioakim Pham Dinh Truong me disse: “Sequiser melhorar sua vida, deve continuaros estudos, até os mais altos”, isto é, aUniversidade. Assim, depois de mais qua-tro anos, em 2014, formei-me em Engen-haria Mecânica pela Universidade para aEducação Técnica, de Ho-Chi-Minh City.Então, o P. Joseph Quang, na época Diretordo Centro, hoje Inspetor do Vietnã, propôs-me ensinar aqui».

(ANS – Tan Phuoc)

Phan Dinh Thuc é Mestre de Mecânica noCentro de Formação Profissional (CFP) sa-lesiano, de Phuoc Loc, em Tan Phuoc. Con-heceu graças aos Salesianos o espírito defamília, cresceu em profissionalismo atéformar-se na Universidade. Eis o seu te-stemunho como ex-aluno.

Como chegou a trabalhar no CFP dePhuoc Loc?«Nasci numa família católica. Com osmeus familiares participávamos das ativi-dades da Paróquia de Duc Le em Dakmil,Província de Daknong. Em 2006, depois dereceber o diploma no Primeiro Grau, o P.Isidoro Le Huong SDB, nosso pároco, su-geriu-me visitar o Centro de FormaçãoProfissional de Phuoc Loc. Fui e o acheimuito interessante: decidi matricular-meem abril de 2006, diplomando-me em julhode 2008».

De qual aspecto da educação salesiana

Estudantes da Escola Técnica DomBosco em Phnom Penh com P. RoelSoto, executivos e professores daSchneider Electric Cambodia

Page 16: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

NNOTÍCIAOTÍCIA

16

Atualização dapresença salesiana

CambojaCamboja

(ANS – Phnom Penh)Desde 1991, cerca de 25.000 jovens rece-beram educação salesiana nas sete Esco-las de Dom Bosco, no Camboja, e muitosoutros milhares nas Escolas das Filhas deMaria Auxiliadora (FMA).

Durante a breve visita de animação donosso Conselheiro Regional EAO, P. V. Kle-ment, feita na noite de 15 de agosto, orga-nizou-se um breve encontro com aComissão Executiva dos nossos Ex-alunos,na Secretaria de Phnom Penh.

O nosso Regional, pois, sublinhou a im-portância de estar coligados à Confede-ração Mundial e nos preparou para apróxima visita do Vice-Presidente Mundial,Sr. Ángel Gudiña, que se dará no próximodia 27 de agosto de 2017. Está, nesse meiotempo, à disposição dos grupos locais enacionais dos ex-alunos das nossas esco-las, muito material para animação e for-

Page 17: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

17

NNOTÍCIAOTÍCIA

mação.

A nossa Escola Técnica Dom Bosco, emPhnom Penh, tem perto de 10.000 diplo-mados de Curso Colegial (2º Grau). 1000deles atuam envolvidamente em atividadesanuais e ordinárias, nas celebrações eserviços. Três diferentes grupos de líde-res se reúnem regularmente e a EscolaTécnica tornar-se-á, muito provavelmente,um como modelo para as demais seisEscolas salesianas no Camboja (as quaistiveram início, exatamente graças à ani-mação dos seus ex-alunos, em Sihanouk-ville, Kep, Battambang e Poipet).

Pela sua experiência no Canadá, o P. Gigiexplicou que poderia nascer uma Federa-ção Nacional, fazendo notar que os ex-alu-nos de Dom Bosco anseiam por ver nascerlogo uma Federação Cambojana dos Ex-Alunos de Dom Bosco.

Fr. Gigi Ravasco, SDB

Page 18: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

18

Don Bosco Bukavu:avaliação de dois anos

de atividades

R.D. CongoR.D. Congo

NNOTÍCIAOTÍCIA

A acolhida dos menores. Temos agora, soba nossa responsabilidade, dez meninos derua ou em conflito com a lei que estão noCentro Dom Bosco.

Apoio à distância para as despesasescolaresO Centro Dom Bosco apoia as famílias quenão podem pagar as taxas escolares pú-blicas para seus filhos. Conforme o graude vulnerabilidade, o Centro interveio parapagar metade ou todas as taxas escolaresde cerca de 150 crianças da escola pri-mária e secundária.

A Família SalesianaEm Bukavu, depois de quase dois anos deformação, 16 pessoas emitiram a pro-messa como membros da Associação Sa-lesianos Cooperadores. Outros vinteaspirantes continuam a própria formação.Uma dúzia de ex-alunos que frequenta-ram uma escola salesiana em outros lu-gares reúnem-se uma vez por mês emnossa casa e colaboram com as nossasatividades. Um pequeno grupo de jovensestá pondo as bases do Movimento Juve-nil Salesiano.

Os aspirantesNeste ano, continuamos a receber deze-nas de pedidos de jovens que querem serSalesianos. Nós os acompanhamos du-rante dois anos, tempo necessário e sufi-ciente para discernir se têm as qualidadespara corresponder à vocação. Neste ano,cinco jovens de Bukavu foram admitidosao noviciado, e 8 ao pré-noviciado.

ficado em2016, quase todos os pedreiros emarceneiros encontraram um trabalho. Osmecânicos, porém, tiveram mais dificul-dade. O coordenador também contatou osdonos das oficinas, empresas, canteirosde obras para pedir que acolhessem os fi-nalistas deste ano 2016-2017 para umestágio de três meses. No dia 17 de ago-sto, convidou 29 empresários para umareunião de informação e troca de impres-sões no Centro Dom Bosco ao final do qualfoi decidido criar uma plataforma de co-laboração entre o Centro e os empresá-rios.

A acolhida dos menores em conflitocom a leiEm 15 de agosto de 2016 assinamos umprotocolo com a Divisão provincial da Ju-stiça do Kivu do Sul e, no dia 3 de novem-bro de 2016 um protocolo de colaboraçãocom o Tribunal para os menores de Bu-kavu. Empenhamo-nos em acolher comointernos 10 menores em conflito com a leie 30 menores na escola profissional, e ga-rantir uma presença de animação naseção especial para menores anexa à pri-são central de Bukavu.

Aos domingos vários aspirantes partici-pam da Missa celebrada para os menores,conversam com eles e, ocasionalmente,animam atividades recreativas. Queremosreforçar essa presença, pois nos permiteconhecer os menores em conflito com alei, e propor-lhes a acolhida em nossaescola profissional quando saírem da ses-são especiali.

(ANS – Bukavu) – A comunidade sale-siana Don Bosco de Bukavu chegou ao finaldo segundo ano de presença nessa locali-dade. O Salesiano P. Piero Gavioli, enviou aANS uma avaliação dos dois anos de ativi-dades da missão, “Agradecemos ao Sen-hor que nos guiou e nos permitiu realizara nossa missão a serviço dos jovens vul-neráveis apesar da situação crítica dopaís”.

2016-2017 na escola profissional TuweWafundiApesar do contexto geral do País, o anoescolar foi em geral tranquilo. A qualidadedo ensino melhorou. Abrimos a nova seçãode ajustagem e solda, e para as jovens,uma formação experimental de cabelei-reira nos locais do Centro Nyota. 54aprendizes obtiveram o diploma, 8 foramreprovados, mas podem retomar o curso.Entre 116 aprendizes que iniciaram aescola profissional em novembro de 2016,muitos se retiraram.

Embora a escola seja totalmente gratuitae sejam dadas as refeições, os jovens vul-neráveis encontram motivos para aban-donar diante das primeiras dificuldades.

Avaliação de 2015-2016Um projeto apoiado pela Bélgica permitiu-nos abrir um Escritório de Emprego. O co-ordenador do escritório fez umasondagem para ver quantos aprendizesque receberam a formação profissional noCentro Dom Bosco encontraram trabalho.Dos 42 aprendizes que obtiveram o certi-

Page 19: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

19

NNOTÍCIAOTÍCIA

Como tributode saudade e gratidão

PortugalPortugal

bate da ’pertença’ não só à FS mas aogrupo com que nos identificamos enquantoex-alunos. E as conclusões foram exata-mente nesse sentido. Elegeu-se uma co-missão incumbida de formalizar aconstituição da ‘União de Antigos Alunosmarcados pelo carisma de D. Bosco’. Essacomissão entrou logo em funções eaguarda-se que a elaboração dos Estatu-tos e do Regulamento seja em breve umarealidade com agendamento do próximoencontro.

Numa iniciativa de solidariedade recolheu-se e foi oferecido à Comunidade umaquantia em dinheiro para ajudar a custeara substituição de cadeiras notavelmentefracas do Pavilhão Multiusos onde reuni-mos.

Resumindo: em Portugal depois de algunsanos de expetativa, está em formaçãomais uma ‘união’ de AAS vindos de am-bientes particularmente ricos de ‘salesia-nidade’.

Por isso se esperam substanciais contri-butos para ajudar na implementação dorenovamento da estrutura e dinamizaçãodos Centros ou uniões locais e da própriaFederação Nacional que bem precisa de seatualizar e assegurar a consistência. Que D. Rinaldi dê uma mãozinha à eficáciada reorganização.

António G. Pires

grado na sociedade de hoje em que vive eatua.Mas também se abordou, tanto no Santuá-rio Nacional de Nossa Senhora Auxiliadora,onde decorreu a cerimónia religiosa, comono Pavilhão Gimnodesportivo da atualescola salesiana, onde decorreu a sessãorecreativa, a conveniente convergênciapara o associativismo na Família Salesianaa que pertencemos.

Ou seja, sublinhou-se um dos principaisobjetivos deste encontro que consistia emcriar uma estrutura de continuidade.

A ‘ágape fraterna’ foi animadíssima, comementa a preceito – não estivéssemos nósna região da Bairrada – e não nos brin-dassem elementos da Família Salesiana deMogofores que cozinharam e serviram alauta refeição.

Revisitaram-se as instalações, que algunsde nós gostosamente confrontaram coma realidade de outros tempos.

Por fim, a sessão à moda antiga – ‘Saraumúsico-literário’, onde nem faltou a re-presentação teatralizada de um expec-tante D. Bosco em visita especial, falandoitaliano e piemontês, com apelos à pros-secução da caminhada, com ele, integra-dos na sua/nossa família.

Revestiu-se de particular interesse o de-

No dia 8 de julho do ano em curso, acon-teceu mais um dos belíssimos encontroscom que bastantes ex-seminaristas e ex-professos, souberam dar brilho com todaa pompa e circunstância, levando por mote‘AAS marcados pelo carisma de D. Bosco’.

Do programa, recheado de encantamen-tos pelo conteúdo da memória e o senti-mento de gratidão, fez parte um tempo dereencontro e de saudade; a celebração daEucaristia fez com que se recordassem eforam interpretadas antigos trechos mu-sicais do imenso repertório com que nou-tros tempos se animavam as celebraçõeslitúrgicas em Poiares, Arouca, Mogoforese Manique.

Presidiu o então ainda Vigário Provincial,tendo concelebrado o Delegado Nacionalda FS, o Director da Comunidade local ealguns dos Delegados Salesianos para osAA dos Centros.

O maestro-regente surgiu voluntário deentre os participantes mais competentes,para breves ensaios e improvisações, comcoro e assistência (perto da centena) e foium êxito total: - organista, solistas eacompanhantes instrumentais, assumiramas funções a sério e o resultado foi mesmode sonho ‘polifónico’.

Na homilia, com o Evangelho do dia, foiressaltado o papel do Antigo Aluno inte-

Um encontro de Antigos Alunos Portuguesesdas Casas de FormaçãoOs Alunos das Casas de Treinamento que se reuni-

ram na Convenção de Mogofores - no Santuário Na-cional de Maria Auxiliadora - no Centenário dasAparições de Nossa Senhora em Fátima

Page 20: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

20

NNOTÍCIAOTÍCIA

Mais de 5000 ‘salesianos’desfilam para celebrar

os 130 Anos dePresença no Chile

ChileChile

um orgulho para nós!» – sublinhou feliz.

Por sua vez, o Alcaide de Punta Arenas,Claudio Radonich, presente à cerimônia,comentou: «Os salesianos são fundamen-tais na historia da nossa região. A historiade Punta Arenas foi escrita por eles. E porisso é importante reconhecer seu esforço,o seu trabalho. Não somente pela dimen-são evangelizadora mas também pela con-tribuição educativa. Os primeiros estudoscientíficos – tanto geográficos quanto dosdiferentes grupos humanos que viviam emnossa região – foram feitos pelos Sale-sianos».

E acrescentou: «Sua historia está emnossa sociedade. Por isso é importanteacompanhá-los neste desfile, unindo-nosà toda a Comunidade Educativa Salesiana.São quatro colégios que vêm participandoativamente na sociedade através dos seusAlunos e Ex-Alunos. Sinto-me muitíssimofeliz por estar presente a esta celebra-ção».Fonte: Elpinguino.com

nos primeiros passos aqui dados por qua-tro salesianos, é para nós um grande or-gulho».

Na cerimônia dominical, confluíram aolugar do desfile um grande número de imi-

(ANS – Punta Arenas) – Por ocasião dos130 Anos da chegada dos primeiros sale-sianos a Magalhães, fez-se um desfile quereuniu mais de cinco mil pessoas da amplafamília salesiana (Alunos, Professores, Re-presentantes, Pais de Família e Ex-alunos

salesianos).Participaram o Liceu Salesiano São José,o Instituto Dom Bosco, o Instituto SagradaFamília e o Liceu Maria Auxiliadora; e con-tou com a presença da banda de músicosdos Ex-alunos salesianos e do InstitutoDom Bosco.

Na emotiva cerimônia falou o Diretor doColégio São José e do Instituto Dom Bosco,P. Vicente Soccorso SDB, que disse: «Esta-mos a celebrar os 130 Anos da chegadados primeiros quatro salesianos a PuntaArenas, quando na cidade havia quatrocasas e 850 habitantes. Ver hoje cinco miljovens marchando para o futuro e pensar

grantes. «Na primeira Escola, do São José– explicou o Diretor –, havia alunos de novenacionalidades. Hoje desfilam haitianos ecolombianos. E nos sentimos felizes porqueestmos a viver um só carisma salesiano:

Page 21: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

21

G G EE XX

Timor LesteTimor Leste

semelhante com o SDB no futuro próximo).No último sábado, 17 de junho de em Dili -Comoro (Timor Leste) Tivemos uma ses-são sobre "Liderança e Juventude". Foiuma boa oportunidade para apresentarGEX e seus programas, exatamente aEscola de Líderes na área Ásia-Oceânia.

Alberto Piedade

gina em breve.

Em junho, GEX EAO estabeleceu uma liga-ção com FMA de identificar líderes poten-ciais de animadores (ou seja, 60 jovensanimadores de todas as sete comunidadesFMA em Timor-Leste. No entanto animado-res SDB ainda não estavam presentes.Vamos para olhar Estabelecer abordagem

Dili, Timor-Leste, 17 de junho 2017 - Emmaio foi estabelecido GEX Ásia-OceaniaGrupo e Facebook Actualmente ainda noprogresso de todos os relevantes Adiçãode Ex-Alunos de Representantes e DB SDBque são responsáveis para gerir os DonBosco Ex-Alunos na nossa Região.(Https://www.facebook.com/groups/ge-xasia). website GEX EAO será publicado pá-

2015.

Convidamos todos os nossos presentes efuturas Delegados SDB para conseguirconhecer nossos novos Estatutos e ajudara crescer a nossa Associação ao longo dossete golos (ed 2.015): Crescimento emestruturas sustentável, Formação e for-mação, promoção de jovens ex-alunos(GEX), Som estratégia financeira, apoio àfamília, Compromisso dentro da FamíliaSalesiana e as relações de comunicação eexternas. Também o nosso NewsFlash(world wide bimestral revista digital) estádisponível online (Boscolink)

Alberto Piedade

Alumni? Como iniciar a formação do nossoex-Bosconians? Como envolver activa-mente no âmbito da Família Salesiana?

A partir da primeira animação do Vice-presidente Mundial da visita DB Alumni Mr.Angel Gudina a Tailândia e Laos no final deagosto, tentamos ajudar a Salesianos SDB(nossos delegados) e DB Alumni na EAO re-gião para o crescimento da sua identidade,missão e comunicação mais estreita e re-lações dentro da Família Salesiana.

Há já muitos recursos úteis para a Asso-ciação de Estudantes na Boscolink - espe-cialmente a apresentação em power pointfeito para as províncias EAO:.Recursos: Animação de Dom Bosco Alumnina EAO; Estatutos Associação Mundial ed.

Dili, Timor Leste, 4 de agosto de 2017Quase 10 meses após a bem sucedida Con-gresso Regional dos Família Salesiana Ex-Alunos em Dili, Timor Leste (Outubro de2016) nossa Associação está melhor equi-pado para a animação, formação e espe-cialmente para a assistência a algunsprovíncias EAO para iniciar a organizaçãobásica de Dom Bosco Ex-alunos.

Quem são os Dom Bosco alunos (Alumni,Old Boys, Bosconians, salesianos)? Esta éuma das perguntas básicas. Contamoscerca de 15 milhões de nossos ex-alu-nos em todo o mundo, mas a Confedera-ção Mundial de Dom Bosco Ex-Alunos falasobre 100.000 membros (ativos) somente.O que faz a diferença? Como iniciar umaunidade local (associação) de Dom Bosco

Comunicação,Liderança e Formação:Caminho para o Futuro

Treinamento para todoso jovem exílio

Page 22: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

22

TTOUROUR DEDE ANIMAÇÃOANIMAÇÃO

Visita de animaçãode alunos anteriores

CambojaCamboja

para apoiar Federações Nacionais e Sin-dicatos Locais: Diretrizes para estabele-cer novos sindicatos locais, como motivarjovens alunos passados no Leste Asiáticoda Oceania, como estabelecer um NegócioPlataforma (União de Pupilas Empresa-riais) para apoiar a Missão Salesiana.

A conclusão, após duas sessões muito in-tensas, é que a Associação cambojana dosex-alunos está na direção certa, trabal-hando duro e os materiais recebidosserão muito úteis para continuar aumen-tando o envolvimento dos alunos anterio-res e o crescimento e impacto daAssociação.

Na segunda-feira 28, seguindo o convitedo Pe. Roel Soto, o Sr. Gudiña, deu o bomdia conversando com os alunos, insistindono tesouro que é a educação salesiana, agratidão que ele sentiu por recebê-lo e o

do Pe. O aniversário de John Visser (an-teriormente compartilhado no BoscoLink),a doação de toneladas de arroz para esco-las salesianas em todo o país, a formaçãode upskilling ou os serviços de colocação.

Do lado vice-presidente GEX, começou aapresentar o Plano Estratégico da Confe-deração Mundial, insistindo na necessi-dade de planejar objetivos claros e comoforma de inspirar a Federação a planejarseu futuro próximo.

Posteriormente, o World Staute, aprovadoem 2015, foi apresentado aos alunos pas-sados do Camboja e aceitou o desafio deadaptar alguns conceitos que possamcaber na sua realidade.

A segunda parte da sessão de treinamentofoi dedicada a materiais mais concretosque a Confederação Mundial preparou

Phnom Penh, Camboja

De 27 de agosto a 2 de setembro, realiza-se a Visita de Animação de dois membrosda Presidência da Confederação Mundialde Ex-Alunos de Dom Bosco, Alberto AlvesPiedade, Conselheiro Asiático da GEX eAngel Gudiña Canicoba, Vice-PresidenteGEX, Que visitará os três países: Tailândia,Camboja e Laos.

No dia 27 de agosto, ambos os Conselhei-ros chegaram à Tailândia e o Sr. Gudiña sedirigiu para Phnom Penh, para se encon-trar com a Presidência cambojana duranteuma intensa sessão da tarde.

Após uma apresentação de todos os par-ticipantes, o Sr. Sovannarith Cheam, Pre-sidente Cambojano dos Ex-Povos, explicoua situação atual do movimento no país eas atividades mais recentes: a celebração

Page 23: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

23

TTOUROUR DEDE ANIMAÇÃOANIMAÇÃO

dever de passar para as próximas gera-ções.

Um dever que qualquer Aluno Passado,como seus professores ou ele mesmo,pague em suas vidas profissionais, apo-iando os salesianos na educação dos jo-vens.

Mais tarde, ele teve a chance de abordaros alunos do último curso em uma sessãomais longa, em que ele explicou em detal-hes o que significa ser um jovem ex-alunoe desafiou-os a voltar no próximo anocomo ex-alunos e começarem a organizaratividades para outros jovens como Eles eenvolvidos para ajudar outros jovens emnecessidade.

Angel GudiñaDom Bosco Ex-Confederação

Mundial de Alunos - Vice-Presidente, GEX

Page 24: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

24

TTOUROUR DEDE ANIMAÇÃOANIMAÇÃO

Ex-alunos deAnimação Visitana Tailândia

TailândiaTailândia

avançados, as condições de elevados pa-drões em termos de suas metodologiaseducacionais de ensino e sistema deaprendizagem. Esta escola é dirigida porFr. Paul Manoon, SDB e à comunidade sa-lesiana.

Em segundo lugar, Colégio Dom Bosco Te-chnological que era exatamente o opostodo St. Escola Domingos em Bangkok. Estaescola profissional foi destinado a estu-dantes que não podem pagar suas taxasescolares, de áreas tribais e os jovenscom prejudicar a audição. Com a ajuda doPe Joseph Manachai, SDB eo Sr. WichaiSrisura (Secretário-Geral dos Ex-Alunosde DB na Tailândia) - uma reunião organi-zada com mais de 20 alunos sobre GEXtornou-se possível. Em seguida, um pas-seio pela escola técnica foi fornecido peloSr. Srisura para expor o aprender fazendoiniciativa e fornecimento direto a empre-sas e serviços foram de alguma forma im-pressionante. Estes jovens estudantesrealmente produziu produtos de alta qua-lidade e também up-to-date com a era da

agosto, na Casa Provincial em Hua Mak,Bangkok - Tailândia.

No primeiro dia desde a chegada, o Pro-vincial da THA Província organizou algu-mas visitas ao local em 27 de agosto,

acompanhados por Bro. Worawut J. Domi-nic Savio, SDB a três instituições sob a su-pervisão Salesiana.Primeiro, Escola de S. Domingos em Ban-gkok. Uma escola com mais de 2000 alu-nos do ensino fundamental ao nívelsecundário, equipados com recursos

Bangkok, Tailândia, 29 de agosto 2017Com a chegada de GEX Conselheiro para aÁsia, na Tailândia, Alberto Piedade foi ca-lorosamente recebido na Casa Provincialpelo Pe Theparat Pitisant, SDB e outrosconferers. Nesta visita também está pre-

sente pelo Vice-Presidente da GEX, senhorAngel Gudiña com os objectivos de se reu-nir com os ex-alunos e fornecer formaçãoem: 1) Mundial Confederação Estatute, 2)Plano Estratégico, 3) Plataforma de Negó-cios e 4) introdução ao GEX. Esta reuniãofoi agendada para ter lugar em 30 e 31 de

Page 25: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

25

TTOUROUR DEDE ANIMAÇÃOANIMAÇÃO

globalização em termos de tecnologia deautomative, mecânico, artes visuais paraimpressão. Ele também introduziu umacooperação interessante entre tambémAlemanha-tailandês que vai trazer maisvantagens e perspectivas de emprego fu-turo para nossa juventude.

Depois disso, mudou-se para o terceirolocal - o 'Centro de Vocação Pakkred forthe Blind'. No centro, Bro. Joseph Suwan,SDB desde um passeio em torno das in-stalações e actividades (AprendizagemCarta Bell, Digitando no computador, Mas-sajar, Knitting, Plantar, Frog & MushroomAgricultura). O fato de que este centro nãosó é treiná-los, mas o mais importantefornecendo-lhes apoio moral e emocional,enquanto preparando-os para ser massa-gistas profissionais e capazes de ter seuspróprios negócios concluída uma vez dedois (2) anos de treinamento no centro.Este centro está cuidando de thosw com avisão prejudicada com a idade variando de15-40 com várias causas de sua deficiên-cia.

~ para onde vai?~ por que é importante ter GEX?apresentação semelhante em GEX (bemcomo serão fornecidos em nossa reuniãocom o Presidente dos Ex-Alunos em THAProvíncia juntamente com outros mem-

bros das assciations nesses próximos doisdias. Por favor, orem para a nossa missãoe mais visitas à região Ásia-Oceania em ospróximos anos.

Alberto Sequeira Alves PiedadeConfederação Mundial de Don BoscoConsultor GEX para Ásia-Oceania

Em geral, a primeira experiência do dia foiuma tremenda lição a aprender sobre otrabalho do salesiano cobrindo a educa-ção da fase muito precoce de estudantesa profissionais e jovens com necessidadesespeciais. Outra descoberta interessante

sobre os jovens ex-alunos é que não pre-cisa de esforço para re-estabelecer e re-desperto o espírito dos jovens, apesar dadificuldade para tê-los envolvidos antes daidade de 40 anos. No entanto, um outro ob-jectivo desta visita são também para:~ introduzir o que é GEX?

Page 26: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

26

CanadáCanadá“Cirque du Soleil”:a experiência de

trabalho de um ex-aluno

HHONESTOSONESTOS CIDADÃOSCIDADÃOS EE BONSBONS CRISTÃOSCRISTÃOS

Cirque du Soleil quer estimular os limitesdo que se faz no cenário, envolvem tecno-logia de todo tipo que habitualmente nãose relaciona com o circo ou mesmo com omundo do espetáculo.Por isso, a engenharia tem um papel-chave no fato de estas ideias poderem serpostas em prática, pois são necessáriosdesenhos específicos que devem durar,em nosso caso, ao redor de 12 anos, comos quais se farão inúmeras montagens edesmontagem».

Quais aspectos concretos do circo nosquais se podem identificar aspectos re-lacionados com a engenharia?

«Há uma relação muito direta e identifi-cável rapidamente com o âmbito da auto-matização. Usam-se motores para moverobjetos cênicos, estruturas, cenografiase, também, pessoas que fazem acrobacias;e tudo isso deve ser controlado de tal ma-neira que seja fácil operar pelos técnicose, também seja seguro e robusto».

porém, fez com que pudesse ascender auma posição mais elevada para poderaproveitar meus conhecimentos, recursose experiência».

O Cirque du Soleil destacou alguma ap-tidão relacionada com a sua formaçãoacadêmica?

«Creio que sem o título, os conhecimen-tos e as aptidões profissionais que meforam dadas pela universidade não teriasido tão fácil entrar na empresa e teriasido impossível buscar uma posição de de-senhista ou diretor técnico. É aqui que re-almente se deve aprender rapidamente eas habilidades adquiridas nos anos de uni-versidade tornam-se, logo, mais úteis doque eu pensava».

Que relação há entre a engenharia e omundo do circo?

«As necessidades tecnológicas que seapresentam quando uma empresa como

(ANS – Montreal)

Miquel Llull, ex-aluno da Escola Universi-tária Salesiana de Sarriá (EUSS), Espanha,trabalha no “Cirque du Soleil” em Mon-treal, Canadá, fala da ligação que há entreo mundo do circo e a engenharia, e o iti-nerário que seguiu para trabalhar no “Cir-que du Soleil”.

Como você conseguiu este trabalho equal a ligação que tem com seus estu-dos?

«Esta é uma empresa internacional emuito grande, que atua no mundo todo. Eunão conhecia ninguém que estivesse en-volvido e me pudesse dar alguma pistasobre como entrar; então, simplesmente,coloquei meu currículo na web e me con-trataram depois de algum tempo.

Mesmo assim, passei por várias fases deentrevistas para ser chefe de manuten-ção. O fato de ter estudado engenharia,

Page 27: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

27

SSOLIDARIEDADEOLIDARIEDADE

ItáliaItáliaAlunos

e requerentes de asilo

correta, enquanto que o acolhimento depobres e estranhos à comunidade é con-siderado um ‘delito’ a punir e de afastarcom todos os meios. Nós pensamos que Dom Bosco quer contarconnosco, com a nossa coragem, paraprosseguir com a sua obra. Ele, que é umdos santos mais amados, inspirou-nos aagir e a ‘falar claro’ mesmo quando temosde denunciar situações de injustiça sociale atitudes desagradáveis e incoerentes.Que Dom Bosco nos perdoe por aquilo quenão temos sido capazes de realizar em be-nefício de tantos jovens que precisam de-sesperadamente de ajuda. A nossavontade não vai esmorecer».

Paolo Ginelli

A Associação tem sofrido críticas e pres-sões de todo o tipo: o que mais entristeceé ver pessoas sem condições de sobrevi-vência buscando asilo, a serem tratadascomo causa de todas as desgraças e‘bodes expiatórios’ destas efetivas e atuaisproblemáticas. O Presidente, Paolo Ginelli, tem suportadotanto a nível da sua vida social e familiarcomo até no trabalho, fortes e incompre-ensíveis críticas e imposições para que seabandone a ideia e se acabe com esta‘obra’ social de acolhimento, onde se em-pregam e sentem integradas umas 12 pes-soas, quase todas extremamente carentese com muitas limitações. A xenofobia pa-rece ser aceite como a atitude normal e

Ripalta Arpina, 18 de julho de 2017Escreve-nos Paolo Ginelli, Presidente doCentro de Fraternidade Ex-Alunos deDom Bosco – Associação Alberto Mar-velli – de Ripalta Arpina (Cremona - Itá-lia).«Há já alguns anos que o nosso empenha-mento se centra na Diocese de Crema eCremona, prestando ajuda para solucio-nar o problema de quem busca asilo e sãoos mais necessitados e frágeis, tantasvezes escorraçados e privados de tudo;ultimamente estamos a prestar maioratenção aos que chegam sem terem paranada nem lugar para se abrigarem, pro-venientes de diversas nações de três con-tinentes.

Com a companhia de um jovem da Associação'Alberto Marvelli’, um elemento da Cáritas deCremona e uma jovem da Cooperativa ’Ipogrifo’de Vescovato, passámos uma semana emRoma para uma visita turística e encontros deinteresse. Foi significativo aquele que tivemos(usando 4 línguas: italiano, inglês, francês eespanhol) com o caríssimo Reitor-Mor Emérito,Padre Pascual Chávez. Falou-se muito e referi-ram-se diversos testemunhos dos que esperamefetivo acolhimento e inserção no nosso territó-rio de Cremona

Procurar e dar asilo a quem precisa – como contribuir para ajudar a resolver a problemática das migrações - O acol-himento é solidariedade prática.(Cristo nos diz: ‘Quem recebe um destes mais carentes é a mim que recebe’ – Mat. 25,31-46).

Page 28: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

28

Capítulo II

Pertença, compromissoe formação na Associação

22Sempre que os Ex-alunos pertencentes a outras religiões decidirem realizar aOração-promessa do Ex-aluno, esta pode ser adaptada pela Federação de acordocom o Delegado Mundial dos Ex-alunos.

EESTATUTOSTATUTO MUNDOMUNDO

~ cumprindo os compromissos contraídos com a Associa-ção a nível económico, ético e moral;

~ participando afetiva e efetivamente nos projetos sociaise educativos promovidos pela Associação;

~ testemunhando os valores do Sistema Preventivo na fa-mília, no trabalho e na sociedade;

~ participando na missão da Igreja.

e) A inscrição na mesma tem lugar através das Associações lo-cais e exige que o ex-Aluno assuma as finalidades e os ob-jetivos segundo os Estatutos e os respetivos regulamentosnacionais.

Art. 5 - Compromisso de pertença

a) No momento em que um Ex-aluno decide livremente com-prometer-se na Associação emite a Oração-Promessa22 doEx-aluno.

b) O significado e sentido da Oração-Promessa do Ex-aluno deDom Bosco é exprimir a própria vontade de viver diaria-mente em profundidade a laicidade na sociedade e na Igrejae tornar presente Dom Bosco onde quer que se estejai.

Art. 4 - Pertença e formação

a) Àqueles que decidiram viver a pertença como “uma opção,uma missão” ou “um projeto de vida”, a Associação garanteum itinerário de formação e ao mesmo tempo personali-zado.

b) O Provincial salesiano, pai espiritual da Família Salesiana naProvíncia, nomeia a pessoa ou as pessoas responsáveis pelaformação e pelo acompanhamento espiritual dos Ex-alunosa nível local e provincial na própria Província.

c) A Associação para levar por diante os itinerários formati-vos dos associados tomará em consideração os membrosqualificados da Família Salesiana.

d) A pertença à Associação por parte de qualquer ex-alunodeve ser vivida mediante sinais concretos:~ participação ativa na vida da associação;~ promovendo o sentido de pertença das novas geraçõesà Associação;

Estatutos daEstatutos daConfederaçãoConfederação

MundialMundialPræit ac tuetur / Precede e Protege

Roma, 5 dezembro 2015

Page 29: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

29

23A oração-promessa pode ser feita por qualquer Ex-aluno pessoalmente e em fa-mília; aconselha-se também que se faça no início e no fim de qualquer encontroa nível local, provincial e mundial. Pode adaptar-se segundo as diversas situaçõesdesde que se respeite o conteúdo. Cada Federação provincial ou nacional podemandar imprimi-la para distribuir a todos os Ex-alunos.

EESTATUTOSTATUTO MUNDOMUNDO

(Continua na próxima edição)

ORAÇÃO - PROMESSA DO EX-ALUNOE DA EX-ALUNA DE DOM BOSCO23

Ó DEUS PAI, PELA MEDIAÇÃO DO VOSSO FILHO JESUS E PELA INTERCESSÃO

DE SÃO JOÃO BOSCOouvi as súplicas dos Ex-Alunos e Ex-Alunas de todo o Mundo.

NÓS VOS AGRADECEMOSpelo tesouro educativo que recebemos,sob a guia iluminada dos Salesianosi,e que nos modelou a vida com a Sua espiritualidade.

CONFIANTES VOS PEDIMOS- DAI-NOS FORÇA E CORAGEM para cumprir, na Igreja e na Sociedadea Vossa mensagem humana e cristã;- AJUDAI-NOS A SER a diventare “honestos cidadãos e bons cristãos”;- AJUDAI-NOS A VIVER a solidariedade e a caridadedentro e fora da Associação;- AUMENTAI A NOSSA FÉ, Esperança e Caridade.

NÓS VOS PROMETEMOS empenhar-nos- EM COMBATER a injustiça e a exploração,a superficialidade e a indiferença;- EM DEFENDER, a todo o custo,através da ação política, econômica e social,os valores aprendidos do Seu ensinamento,sobretudo a vida, a liberdade e a verdade;- EM SER “sal da terra e luz do mundo”,com forte incidência na Sociedade e na Igreja.

VELAI, NÓS VOS SUPLICAMOSpela Família Salesiana, pelos nossos entes queridos e por todosnós.Amém.

Page 30: EXALLIEVI NEWSFLASH · Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!»

30

CCALENDÁRIOALENDÁRIO SALESIANOSALESIANO

OOUTUBROUTUBRO NNOVEMBROOVEMBRO DDEZEMBROEZEMBRO

13 - Beato Artemide Zatti15 - Beata Maddalena Morano

5 - Beato Filippo Rinaldi8 - Immacolata Concezione25 - Santo Natale

AS NOMEAÇÕES FEDERAIS

OOUTUBROUTUBRO

12-15Samoëns (França) - Eurobosco

EXALLIEVI NEWSFLASHEventos atuais religiosas e periódica social da Confederação Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco

Direção e EdiçãoSalesiani - Via della Pisana 1111 - C.P. 18333 - 00163 Roma - Italiatel. + 39 06 656 12609E-mail: [email protected]: www.exallievi.org

Coordenação editorialPierluigi Lazzarini

Secretário de EditorialSilvia Bruni, Silvia Ciamarra

Colaboradores desta questãoPapa Francesco, don Ángel Fernández Artime, Michal Hort, Stefan Bosnak, José Antonio Cecilia, Vito Gentili, Paolo Ginelli, AngelGudiña, Yeudy Jiménez, Peter Kovac, Giuseppe Mariano, Chihiro Okawa, Alberto Sequeira Alves Piedade, Fr. Gigi Ravasco sdb,P. Albeiro Rodas sdb, Gian Francesco Romano

TraduçõesInglês (Pietro Riparbelli), Espanhol (Angel Gudiña), Francês (Editorial jornalístico), Português (António Guilhermino Pires), Ita-liano (Editorial jornalístico)

Fotos e imagensArquivo ANS, AustraLasia, Elpinguino.com

5 - Beato Alberto Marvelli13 - Beata Alexandrina M. da Costa24 - San Luigi Guanella29 - Beato Michele Rua

NÚMERO DE NOSSA CONTA

Name: Confederation of Past Pupils of Don BoscoBank: Lombard Bank Malta p.l.c.Address: Balzan, MaltaIBAN: MT 08 LBMA 0500 0000 0000 0144 0520 986SWIFT Code: LBMAMTMTBank Account Number: 01440520986