evoluÇÃo da linguagem publicitÁria. os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na...

33
EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA

Upload: internet

Post on 17-Apr-2015

169 views

Category:

Documents


51 download

TRANSCRIPT

Page 1: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)

EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA

Page 2: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)

Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)

1º FASE Anúncios com:- linguagem simples- sem artifícios de convencimento- informação objetiva e bem adjetivada(assemelha-se com a linguagem usada em Portugal)- de acordo com o gosto da sociedade daquele tempo

Page 3: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)

Primeiros reclames ilustrados com desenhos e litogravuras datam de 1875 nos jornais Mequetrefe e O Mosquito

No final do século XIX, alguns jornaisjá apresentavam páginas inteirasde reclames como os classificadosde hoje

Page 4: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)

Outdoors: origem nas paredes (tapumes) de construções

Letreiros ou painéis públicos – linguagem própria e ilustração (difundidos pelos desenhistas franceses)

Touluse-Lautrec, 1893

Page 5: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)
Page 6: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)
Page 7: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)
Page 8: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)
Page 9: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)
Page 10: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)

1º agência de propaganda fundada em 1891 – Empresa de Publicidade e Comércio:- corretagem de anúncios

Page 11: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)

Anúncios na revista A Cigarra:

“Sede sempre breve e conciso nas vossas reclames, assim provareis que sois homem de negócio e não literato.Não copieis a reclame dos outros: não é isso correto e sereis desprezado.Um bello letreiro de negócio chama attenção como uma bella senhora.”

Page 12: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)

No início do século XX – a propaganda destaca-se:

- pela criatividade- linguajar mais apurado e

persuasivo(Assemelha-se com o modelo norte-americano)

Page 13: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)

Década de 20 “Departamentos de propaganda”

nas empresas: Mesbla, GE, GM Agências estrangeiras: destaque

para J. Walter Thompson

Page 14: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)
Page 15: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)
Page 16: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)
Page 17: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)

Década de 30 Criação de Associações de classe (ABP – Associação Brasileira de Propaganda)

2º FASEParticipação de escritores e poetas, com textos literários, quadrinhas – Monteiro Lobato, Bastos Tigre (“Se é Bayer é bom”); além de jornalistas e artistas na elaboração dos anúncios.

Page 18: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)

Surgimento do outdoor de oito folhas – gerou impulso para o meio com a vida de anunciantes multinacionais (Rhodia, Alpagartas, Sidney Ross – Melhoral, Sonrisal e Sal de Fruta Andrews);

Page 19: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)
Page 20: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)

"Veja, ilustre passageiro, o belo tipo faceiro que o senhor tem a seu lado; no entanto acredite, quase morreu de bronquite; salvou-o o

Rhum Creosodato".

Page 21: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)

Cartazes das décadas de 30 e 40:

bondes, cafés, teatros, estações – atração do público pela

originalidade e colorido de suas mensagens.

Page 22: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)

1949 – ABAP e 1º Congresso Brasileiro de Propaganda

1952 – Primeira Escola de Propaganda (MAM) e em 1961 passa a chamar-se Escola Superior de Propaganda de São Paulo e em 1970 transforma-se em ESPM

Page 23: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)

Os anúncios progrediram com a arte e a linguagem da imprensa e da comunicação de massa – tornando-se peças artísticas e técnicas sofisticadas.

A publicidade torna-se: - menos arte e mais técnica- fantasia e imaginação funcionam com o

conhecimento das tecnologias (mundo da imagem, do som, do marketing e da produção

Page 24: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)
Page 25: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)

A linguagem publicitária toma outros rumos e apresenta mais requinte, mais apuro nas construções frásicas com o uso de jogo de palavras, polissemia, figuras e neologismos.

Page 26: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)

Atualmente: 3º FASE

aplicação de recursos estilísticos vindos da Semântica, Semiótica,

Estilística e RetóricaCriatividade, inovação, busca de

recursos inusitadosPresença maior de profissionais

formados em escolas de comunicação

Page 27: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)

Passamos dos reclames aparentemente ingênuos para

os comerciais sofisticados.

Page 28: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)
Page 29: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)
Page 30: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)
Page 31: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)

Existe linguagem Publicitária?

Não há língua própria, masdeterminadas habilidades e técnicas linguísticas nos textos publicitários;Modalidade técnica que se adequou

à mensagem a ser expressa.

Page 32: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)

Surge a linguagem publicitária para apresentar:

- Características reais do produto,- Características subjetivas

Finalidade: argumentar para persuadir e mudar as atitudes para consumir o que está anunciado.

Page 33: EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA. Os anúncios mais antigos para divulgação surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro (Diário Fluminense/ Diário Oficial)

A propaganda utiliza:

- Nova linguagem (mutações nos modismos, nos costumes)

- Originalidade nas mensagens (gosto pelo novo)

- Promoção de novo consumo