Ética na política - 2ª edição

6
Convido você, a participar: nós podemos fazer um Brasil melhor.

Upload: alexsandro-souza

Post on 26-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Ética na Política - 2ª Edição

TRANSCRIPT

Page 1: Ética na Política - 2ª Edição

Convido você,

a participar:

nós podemos fazer

um Brasil melhor.

Page 2: Ética na Política - 2ª Edição
Page 3: Ética na Política - 2ª Edição

Wesley Collyer

ÉTICANA POLÍTICA

A indignação de quem trabalhapor um Brasil melhor

Page 4: Ética na Política - 2ª Edição

Copyright © 2010 por Wesley Collyer

preparo de originaisKeyser Collyer e Eliane A. L. Guimarães

revisãoRodrigo Brasil

capa, projeto gráfico e diagramaçãoAnderson Barbosa - 48 9167 [email protected]

impressãoGráfica Nova Letra

DIREITOS E PERMISSÃO DE UTILIZAÇÃO

É permitida a reprodução com a identificação da fonte.

ContatosFone: (48) 3039.1023

[email protected]

Catalogação na Publicação: Bibliotecária Cristina G. de Amorim CRB-14/898

C715e Collyer, Wesley. Ética na Política. A indignação de quem trabalha por um Brasil melhor /

Wesley Collyer, Florianópolis: Editora Modelo , 2010.

104p. 21cm

ISBN 978-85-7874-168-6

1. Política. 2. Crônicas jornalísticas. I. Título.CDU 320-5

Page 5: Ética na Política - 2ª Edição

5Ética na Política

Nação sem raízes

Laudelino José SardáJornalista e professor, Dr.

A histórica série de imoralidades na política brasileira não de-corre da fragilidade das leis. A origem é a corrupção dos ho-mens. Enquanto a Nação não atacar essa perversão em suas raízes, não haverá leis constitucionais capazes de tornar o tripé da democracia – executivo, legislativo e judiciário – a sustenta-ção de uma sociedade decente, moral e igualitária.

O livro “Ética na Política”, de Wesley Collyer, caracteriza-se como mais uma arma de combate à corrupção, em um cenário onde não se enxergam limites à indecência, nem mesmo dos tantos eleitos que se comprometeram, em discursos de palan-que, a colocar a Nação no trilho da moralidade pública.

É necessário entender a ética como uma necessidade indivi-dual, e todas as ações do homem são avaliadas pela sua própria consciência de valor. Mas, como observa Gilles Lipovetsky, em seu livro “Crepúsculo do Dever”, a moral foi posta de lado no pós-modernismo, enquanto os deveres individuais se sobrepõem aos coletivos. Os desejos se tornaram imediatistas em um mundo inteiramente consumista, em que o descartável dificulta a visão do real humano.

Collyer diz, no artigo “Um filme chamado Brasil”, que o es-cândalo nasce e morre nos meios de comunicação e os ladrões continuam impunes. Sim, os desejos dos políticos são avalizados pela impunidade, permitida pela própria complexidade do poder público. As leis e a jurisprudência ensejam armadilhas verbais e a conivência da autoridade. As estruturas da falsa democracia são

Prefácio

Page 6: Ética na Política - 2ª Edição

6 Wesley Collyer

viciadas desde o advento da República, atropelada, ao longo de mais de cem anos, por golpes e contragolpes de militares vampi-ros e de civis de quepe.

A corrupção é endêmica e histórica no Brasil e contamina todos os níveis hierárquicos das organizações públicas, estatais e privadas. Se fossem somados todos os recursos desviados nos úl-timos 50 anos, seria possível construir mais de 10 cidades como Brasília, dotar o país de uma invejável malha ferroviária e tripli-car as pistas de todas as rodovias. Além disso, a nossa Nação não estaria ainda exibindo cerca de 30 milhões de brasileiros que se alimentam três vezes por semana, além da miséria da saúde e do deplorável estado da maioria das escolas públicas.

A ética funde-se numa hierarquia absoluta de valores em que se encarna a vontade do poder, como observa Nietzsche. E é no poder que se camuflam o egoísmo e a hipocrisia de políticos. Ora, a política é, justamente, a doutrina do direito e da moral, como está exposto na ética de Aristóteles. Mas, infelizmente, não há raízes na formação humana brasileira que ramifiquem o bem em nome de uma sociedade justa e moral. A força do bem é insuficiente para vencer o mal que se alastra no império político brasileiro, sob a escolta de autoridades trânsfu-gas que fragilizam as leis.

O livro de Wesley Collyer reúne vários de seus artigos, mos-trando a podridão da política do Brasil, que corrói os tecidos sociais e desestrutura os governos. Vivemos em uma Nação sem perspectivas de acabar com a impunidade e as prisões especiais, e nem de tornar as leis mais severas, sem distinção. Infelizmente, as eleições ainda não ajudam o Brasil a remover seus entulhos políticos, porque é justamente no dia do voto que a corrupção ganha ainda mais força. Logo, só uma justiça ética seria capaz de pôr a Nação no caminho da dignidade do ser político.