etica na ef escolar.pdf

6
1 A ÉTICA APLICADA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DE LEONARDO BOFF A EDGAR MORIN Heraldo Simões Ferreira 1 José Jackson Coelho Sampaio 2 Laryssa Sampaio Praciano 3 RESUMO Este artigo possui como objetivo trazer aos professores de educação física uma reflexão acerca da aplicabilidade da ética do ser humano na teoria da referida disciplina. Utilizamos um estudo bibliográfico tendo como referência a obra de Leonardo Boff - Saber Cuidar: A Ética do Humano – Compaixão pela Terra (1999) e a de Edgar Morin - Os sete saberes necessários à educação do futuro – Cortez; UNESCO (2000). Utilizamos a teoria de Boff, que afirma que um dos maiores problemas que afeta a humanidade é a falta de cuidado, aliado ao sétimo saber de Morin, a ética do gênero humano, para entendermos que existe uma necessidade de se repensar as práticas dos professores de Educação Física no que tange ao processo de humanização da sociedade e ao saber cuidar do próximo e ao do meio ambiente. Palavras-chave: Ética, Cuidar, Educação Física. 1 Introdução Este ensaio bibliográfico visa responder questionamentos que fizemos no decorrer de nossa atuação como professores de Educação Física e que nos levaram a dúvida em relação à finalidade ética da disciplina que atuamos. Durante esta trajetória, pudemos acompanhar diversas etapas de ensino, da educação infantil, passando pelo ensino fundamental, médio e superior. Nesse espaço de tempo, através dos objetivos da Educação Física, estimulava-se o cuidar do corpo (físico) dos alunos. Posteriormente a Educação Física evoluiu, passando também a cuidar do corpo e da mente de forma conjunta. Porém, sentia-se a falta de algo mais 1 Professor de Educação Física. Mestre em Educação em Saúde (UNIFOR). Aluno do Doutorado em Saúde Coletiva (UECE/UFC). Professor Assistente da Universidade Estadual do Ceará (UECE). 2 Médico psiquiatra. Mestre em Medicina Social (UERJ). Doutor em Medicina Preventiva (USP). Docente do Doutorado em saúde Coletiva (UECE/UFC). Professor Titular da Universidade Estadual do Ceará. 3 Discente do curso de graduação em Educação Física da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Upload: alysson-henrique

Post on 09-Sep-2015

216 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

  • 1

    A TICA APLICADA A EDUCAO FSICA ESCOLAR: DE LEONARDO BOFF A EDGAR MORIN

    Heraldo Simes Ferreira1 Jos Jackson Coelho Sampaio2

    Laryssa Sampaio Praciano3

    RESUMO Este artigo possui como objetivo trazer aos professores de educao fsica uma reflexo acerca da aplicabilidade da tica do ser humano na teoria da referida disciplina. Utilizamos um estudo bibliogrfico tendo como referncia a obra de Leonardo Boff - Saber Cuidar: A tica do Humano Compaixo pela Terra (1999) e a de Edgar Morin - Os sete saberes necessrios educao do futuro Cortez; UNESCO (2000). Utilizamos a teoria de Boff, que afirma que um dos maiores problemas que afeta a humanidade a falta de cuidado, aliado ao stimo saber de Morin, a tica do gnero humano, para entendermos que existe uma necessidade de se repensar as prticas dos professores de Educao Fsica no que tange ao processo de humanizao da sociedade e ao saber cuidar do prximo e ao do meio ambiente.

    Palavras-chave: tica, Cuidar, Educao Fsica.

    1 Introduo

    Este ensaio bibliogrfico visa responder questionamentos que fizemos no decorrer de nossa atuao como professores de Educao Fsica e que nos levaram a dvida em relao finalidade tica da disciplina que atuamos.

    Durante esta trajetria, pudemos acompanhar diversas etapas de ensino, da educao infantil, passando pelo ensino fundamental, mdio e superior. Nesse espao de tempo, atravs dos objetivos da Educao Fsica, estimulava-se o cuidar do corpo (fsico) dos alunos. Posteriormente a Educao Fsica evoluiu, passando tambm a cuidar do corpo e da mente de forma conjunta. Porm, sentia-se a falta de algo mais

    1 Professor de Educao Fsica. Mestre em Educao em Sade (UNIFOR). Aluno do Doutorado em

    Sade Coletiva (UECE/UFC). Professor Assistente da Universidade Estadual do Cear (UECE). 2 Mdico psiquiatra. Mestre em Medicina Social (UERJ). Doutor em Medicina Preventiva (USP).

    Docente do Doutorado em sade Coletiva (UECE/UFC). Professor Titular da Universidade Estadual do Cear. 3 Discente do curso de graduao em Educao Fsica da Universidade Estadual do Cear (UECE).

  • 2

    consistente, algo que elevasse a Educao Fsica, que pudesse transpor seus fins curriculares e envolvesse a preocupao tica com o outro e com o meio ambiente.

    A idia que compartilhamos a de que a Educao Fsica pode auxiliar no processo de aprendizagem do cuidar, pois, por se tratar de uma disciplina onde o contato corporal existente, o ldico uma ferramenta constante e a satisfao percebida, podemos utilizar os momentos da prtica e recorrer a atividades que envolvam o cuidar e assim alterar a cultura atual da disciplina. De acordo com Daolio (2004: 9), a Educao Fsica, pode ampliar seus horizontes, abandonando a idia de rea que estuda o movimento humano (...) para vir a ser uma rea que considera o ser humano eminentemente cultural

    A reviso de literatura confirmou que existe uma grande escassez de pesquisas envolvendo a aprendizagem do cuidar tico atravs da Educao Fsica, pesquisamos nos bancos de teses e dissertaes da Universidade de So Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no endereo eletrnico da CAPES e da NUTESES e nenhum registro foi encontrado.

    Entretanto, atravs da pesquisa entramos em contato com os livro do telogo Leonardo Boff - Saber Cuidar: A tica do Humano (1999), e do antroplogo, socilogo e filsofo Edgar Morin - Os sete saberes necessrios educao do futuro (2000), que nos permitiu conhecer a base para ensinar a tica na Educao Fsica

    Apesar de acreditarmos na busca incessante por parte dos professores de Educao Fsica em oferecer a aprendizagem do cuidar do bem-estar, da sade, da boa qualidade de vida, pouco se tem analisado o cuidar tico no que se refere ao prximo e ao ambiente relacionado disciplina em questo.

    Diante do exposto, resolvemos empreender este estudo com o objetivo de promover uma reflexo acerca da possibilidade do desenvolvimento da tica do ser humano, o saber cuidar do outro e do Planeta Terra atravs da Educao Fsica Escolar.

    2 A Antropo-tica

    Para Morin (2000), a concepo complexa do ser humano comporta uma trade denominada por indivduo/sociedade/espcie. Os indivduos no s garantem o processo reprodutor da espcie humana a cada gerao, como, tambm, so produtos desse processo.

  • 3

    O autor argumenta que atravs da interao entre indivduos que se produz a sociedade e esta, incide sobre os mesmos. por meio dessa interao, indivduo-indivduo, que se permite a perpetuao da cultura e a auto-organizao da sociedade. Dessa forma a trade, indivduo/sociedade/espcie, so inseparveis e co-produtoras um do outro. no seio dessa trade que nasce a conscincia. A tica humana, antropo-tica, stimo saber necessrio educao do futuro, deve ser entendida como a tica da cadeia de trs termos indivduos/sociedade/espcie. Essa base para ensinar a tica do futuro (MORIN, 2000) Torna-se evidente, portanto, que a Educao Fsica deve voltar-se para uma tica voltada a humanizao da humanidade, ao saber cuidar, no s do corpo e da mente, mas tambm do outro e do meio ambiente. Essa tica, segundo Morin (2000), a antropo-tica.

    3 O Saber Cuidar, segundo Leonardo Boff, e a Educao Fsica.

    Uma das preocupaes de Boff (1999) a crise que afeta a humanidade pela falta de cuidado. Para sair desta crise, segundo o autor, precisamos de uma nova tica, ela deve nascer de algo essencial ao ser humano, reside mais no cuidado do que na razo e na vontade.

    A Educao Fsica por sua vez, tambm sofre pela sua dicotomia, antes orientada pelo cuidar do corpo, depois pelo cuidar do corpo e da mente, porm ambas as propostas individualistas.

    Segundo os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN), um dos objetivos da Educao Fsica saber cuidar e conhecer o prprio corpo ou, outra citao do texto, cuidar de si mesmo como um elemento integrante do meio ambiente em que vive (BRASIL, 1998).

    Em nenhum momento citado o cuidar do outro. Apresentamos-nos contrrios s idias do texto quando cessam neste ponto. Acreditamos que a Educao Fsica pode e deve proporcionar o ensino do cuidado com o outro. Entretanto segundo o Coletivo de Autores (1992: 51) cuidar do corpo significa tambm cuidar da nova sociedade em construo.

    Voltando ao livro de Boff (1999), aqui j citado, o autor comenta a necessidade do ser humano em desenvolver a capacidade de cuidar de si, das pessoas e de toda a

  • 4

    natureza, pois a falta de cuidado se apresenta constante em nossos dias. Uma soluo seria a busca de uma nova filosofia com enfoque holstico.

    Reportando-nos outra vez aos PCN, e desta vez concordando, o documento refora a idia de que o respeito mtuo, a justia, a dignidade e a solidariedade podem ser exercidos durante as aulas de Educao Fsica (BRASIL, 1998: 34). Esta afirmao nos remete as idias de Boff (1999) em relao tica do ser humano e a filosofia holstica que prega.

    Outra semelhana desponta no que se refere ao meio ambiente, quando os PCN relatam que o cuidado com nosso planeta pode representar um grande diferencial, pois desperta para a percepo de que os seres humanos so partes integrantes do meio ambiente (BRASIL, 1998: 40).

    Boff (1999) defende a opo pelo cuidado. Cuidar, como ele diz, mais que um ato, uma atitude de preocupao, de responsabilidade e de envolvimento afetivo com o outro. As pessoas, no possuem somente corpo e mente, so seres espirituais. Assim,

    devemos valorizar esse lado espiritual atravs do sentimento e do cuidado com o nosso planeta.

    Relacionando o pargrafo anterior com a Educao Fsica, observamos que esta disciplina evoluiu em suas propostas, saindo do cuidar apenas corporal, passando a preocupar-se tambm com os aspectos psquicos. Porm ainda falta atingir outro estgio, a preocupao com o espiritual, com o cuidado com a vida e com o meio ambiente em que vivemos.

    Acreditamos que existe uma lacuna na Educao Fsica, uma nova abordagem deve ser urgentemente apresentada, a teoria da Educao Fsica associada ao saber cuidar.

    Mas como deve ser esse cuidado? Boff (1999) relata mais que ter cuidado, o homem o prprio cuidado, pois, sem ele o homem deixa de ser humano. Cuidado assim pode ser representado pelo carinho, solidariedade, perdo, ateno e cooperao com os outros, animais e com o meio ambiente.

    Boff (1999) observa que o capitalismo reinante promove a falta de respeito com as condies bsicas do ser humano, pois a explorao visando lucros a grande ferramenta do sistema atual. Assim preciso que o cuidado com o prximo seja ativado para o resgate do respeito e do sentimento por todos. Para isso necessria a nfase no sentimento, j que a razo est ameaada pelo capital.

  • 5

    A Educao Fsica no pode mais ser regida apenas pelo ato de realizar movimentos. necessria prtica da Educao Fsica atividades que envolvam os sentimentos. As idias mecanicistas, biolgicas e fisiolgicas da disciplina devem ser superadas.

    Corroboramos a idia de Fonseca (2002), quando afirma que precisamos buscar uma perspectiva didtico-pedaggica para a ao docente do professor de Educao Fsica e que esta proposta no se reduza a apenas buscar uma metodologia do tipo receita ou uma didtica meramente instrumental, pretendemos propor uma reflexo que supere a idia do apenas saber fazer ou do como fazer. O que necessitamos so formar alunos questionadores que procurem respostas s questes do por que e para que fazer?.

    Atravs destas questes, os alunos podem ultrapassar a idia de cuidar apenas de si, de seu corpo e mente. As respostas podem trazer a reflexo e o cuidar do prximo e do planeta em que vivemos pode ser a soluo para o viver bem, em paz e harmonia, a nfase deve ser no emocional.

    A Educao Fsica atual nega a excluso e procura um substituto da competio. Busca a prtica da atividade fsica regada pelo sentimento e pelo amor.

    Boff (1999) acredita que na tica que o equilbrio deve ser alcanado, para atingir objetivos que busquem melhoras para o planeta e para os excludos.

    O cuidado com os oprimidos deve ser realizado no ato do amor. De acordo com Freire (1987: 36), s nesta plenitude que a solidariedade verdadeira se constitui. A Educao Fsica, atravs de projetos sociais promovidos com alunos, pode auxiliar os oprimidos atravs de palestras scio-educativas, promoo de momentos de lazer e prestao de servios de sade.

    4 Reflexes Conclusivas

    Boff (1999)e Morin (2000) defendem a idia de que necessrio preservar o meio ambiente, cuidar de si, dos outros e viver com amor. A antropo-tica proposta por Morin (2000) representa uma nova teoria para a Educao Fsica. Ambas as abordagens devem estar presente nos debates sobre Educao Fsica e tica.

    Sugerimos aos professores, um esforo maior para adquirir conhecimentos tico-humanistas, buscando o desenvolvimento integral de seus alunos, superando o cuidar fsico e atingindo o cuidar do outro e do planeta em que vivemos.

  • 6

    Encerramos este debate, ainda inacabado, aberto a novas discusses, com a certeza de que os professores de Educao Fsica ainda tem muito que avanar para que as suas prticas, aliadas a uma teoria questionadora, ultrapassem a tendncia apenas tcnica e fsica desta modalidade de ensino, que atravs de suas aulas possam oferecer uma aprendizagem do saber cuidar do prximo, que apliquem seus contedos proporcionando o saber cuidar do meio ambiente.

    REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

    BOFF, L. Saber Cuidar: tica do humano - compaixo pela Terra. Petrpolis: Vozes, 1999. BRASIL, Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais - Educao Fsica. Braslia: MEC, 1998 COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educao Fsica. So Paulo: Cortez, 1992. DAOLIO, J. Educao Fsica e o conceito de cultura. Campinas: Autores associados, 2004. FONSECA, D.G. Educao Fsica: para dentro e para alm do movimento. Porto Alegre: Mediao, 1999. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. So Paulo: Paz e Terra, 1987. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessrios educao do futuro. So Paulo: Cortez; Braslia: UNESCO, 2000.